quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Miguel Ángel Portugal confia na vaga, mas pede mais velocidade e ousadia

Atlético-PR precisa vencer por 1 a 0 ou pelo menos dois gols de diferença para passar à fase de grupos. Time tem uma semana até o segundo e decisivo jogo

Por Lima, Peru

O técnico Miguel Ángel Portugal falava, antes mesmo da derrota do Atlético-PR para o Sporting Cristal no jogo de ida da pré-Libertadores, em Lima, que a decisão teria 180 minutos. Após 90, o Furacão está em desvantagem de 2 a 1. Por isso, para avançar à fase de grupo, precisa vencer a partida de volta por 1 a 0 ou pelo menos dois gols de diferença. Para conquistar uma vitória e a classificação, o comandante rubro-negro pede mais ousadia ao time:

- Evidentemente, temos que ganhar a segunda partida. Então, teremos que ter uma proposta atrevida, de ataque. Penso que pode ser uma maneira de fazer um bom jogo. O segundo tempo é uma via. Uma via que vimos que é possível chegar ao gol do Sporting. Temos uma semana pela frente e vamos ver o que acontece - falou o técnico em entrevista coletiva após o jogo.

Miguel Ángel Portugal, técnico Atlético-PR (Foto: Fernando Freire) 
Miguel Ángel Portugal quer time ofensivo no jogo 
de volta (Foto: Fernando Freire)
 
 
Além de uma "proposta atrevisa", Miguel Ángel Portugal quer ver o Atlético-PR mais veloz no jogo da próxima quarta-feira. Ele também avalia que o resultado de 2 a 1 para o Sporting Cristal no primeiro jogo deixa o confronto aberto:

- Nós temos que imprimir velocidade ao jogo, imprimir profundidade e temos que superar o rival, porque outro resultado não serve. O resultado pode ser bom para as duas equipes. Para o Sporting, por ter vencido. Para o Atlético, por ter feito um gol fora de casa. Mas, às vezes, os resultados enganam. De qualquer forma, temos que trabalhar muito para vencer no nosso estádio - completou o comandante rubro-negro.

O jogo de volta entre Atlético-PR e Sporting Cristal está marcado para a próxima quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), na Vila Capanema. O Furacão terá que vencer por 1 a 0 ou dois gols de diferença para avançar. O classificado entra no grupo 1, que já conta com Vélez Sarsfield, Universitario e The Strongest.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/01/miguel-angel-portugal-confia-na-vaga-mas-pede-mais-velocidade-e-ousadia.html

Donizete lamenta gol perdido, mas dá crédito para El Tanque na volta

Chance de Ferreyra logo aos dois minutos em Quito foi a principal jogada do Boafogo na estreia pela Libertadores, mas Pantera destaca nervosismo do atacante

Por Rio de Janeiro

O jogo que marcou a estreia do Botafogo pela Libertadores começou quente logo nos primeiros minutos. E, se de cara Jefferson teve que se esticar para salvar nos momentos iniciais, aos 2 do primeiro tempo surgiu a maior chance alvinegra em toda a partida. Após bom passe de Lodeiro, o estreante Ferreyra apareceu cara a cara com o goleiro, mas demorou para se decidir no lance e acabou perdendo ótima oportunidade. Lance que, para um ex-atacante conhecido pela torcida, deveria ter originado o primeiro gol botafoguense na volta ao torneio.

Segundo Donizete Pantera, que assistiu ao jogo em um telão disponibilizado pelo Botafogo em sua sede em General Severiano, faltou velocidade de raciocínio para o argentino. Mas nada que o faça ser crucificado.

Donizete Botafogo General Severiano Libertadores (Foto: Globoesporte.com) 
Donizete sofre com derrota do Botafogo em 
Quito (Foto: Globoesporte.com)

- A gente não sabe como está lá dentro. Mas olhando daqui, ele deveria ter colocado mais velocidade e ter tirado do goleiro pelo lado direito. Não estou criticando o Ferreyra, é a estreia, falta ritmo. Se surgir essa oportunidade aqui no Maracanã, ele vai ter mais confiança e fará o gol – garantiu.

Campeão brasileiro pelo Alvinegro em 1995, o “Pantera” foi uma atração à parte durante a exibição do duelo contra o Deportivo Quito. Parado a todo instante durante o intervalo e após o fim da partida, foi ovacionado logo quando chegou.

- Que saudade eu sinto, daquele time de 95! – cantou a torcida.
 
Como reação natural de um ex-atacante, sobrou até para objetos que estavam na frente do pé de Donizete.

- Chutei a cadeira, chutei copo, tudo. Ali dentro da área tem que ser rápido. Definir, pensar rápido. Achei que foi um pouco lento no pensamento. Mas levei pelo nervosismo, estreia dele. Futebol é assim, e acho que no segundo jogo ele vai estar mais solto. E também não foi culpa só daquele gol – resumiu.

Outro campeão em 1995 chegou no decorrer da partida, e trocou figurinhas com Donizete. O ex-volante Moisés assistiu a boa parte do jogo, e não achou o resultado justo.

- O Botafogo mostrou que é uma equipe que tem plenas condições de avançar de fase. Agora é acreditar, vamos jogar em casa. Contamos com a torcida. Tive a oportunidade de jogar em Quito, sei como é. O Botafogo fez a melhor estratégia, se concentrou em Guayaquil, fez certo. O placar de hoje não foi merecido. Vamos em busca da classificação.

Donizete Moisés Botafogo General Severiano Libertadores (Foto: Globoesporte.com) 
Donizete e Moisés durante evento em General 
Severiano (Foto: Globoesporte.com)

No Maracanã, o Botafogo recebe o Deportivo Quito na próxima quarta-feira, dia 5 de fevereiro. Só uma vitória por dois gols de diferença classifica a equipe carioca, que ainda pode levar a decisão para os pênaltis caso vença por 1 a 0. Todos os outros placares dão a classificação ao clube equatoriano. Mais de 13 mil ingressos já foram vendidos para o jogo de volta.

*Thiago Benevenutte, estagiário, sob a supervisão de Jorge Natan

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2014/01/donizete-lamenta-gol-perdido-mas-da-credito-para-el-tanque-na-volta.html

Precisando de gols para avançar, Hungaro planeja formação ofensiva

Após a derrota por 1 a 0 para o Deportivo Quito, na quarta-feira, Botafogo tem que vencer por dois gols de diferença no Maracanã para avançar na Libertadores

Por Quito

Depois de perder por 1 a 0 para o Deportivo Quito, na quarta-feira, no Equador, o técnico Eduardo Hungaro reconheceu que o provável é de que ele adote uma formação mais ofensiva no jogo da volta, na próxima semana, no Maracanã. Na capital equatoriana, até por causa da altitude elevada, ele optou por um meio de campo mais combativo, com Marcelo Mattos, Gabriel e Rodrigo Souto.

No Rio, Eduardo Hungaro tem um leque de possibilidades. Por exemplo, pode tirar um dos volantes e colocar um meia, como Daniel, ou até mesmo um atacante, como Wallyson, que chegou a ser escalado no segundo tempo na vaga de Gabriel. Independente da sua escolha, o comandante alvinegro afirmou que está confiante na classificação.

- Tudo indica que será melhor utilizar um jogador mais ofensivo. Precisamos ver a linha dos volantes quais as melhores opções. Gostei muito do jogo do Marcelo Mattos e do Rodrigo Souto. Precisamos ser uma equipe corajosa, mas consciente. Se levarmos um gol nossa situação fica mais difícil. Temos totais condições de conseguir a classificação. Vamos jogar nas condições que estamos acostumados a jogar.

O treinador ainda deve ganhar a opção de mais uma peça para o meio de campo, mas que também tem características mais defensivas, o argentino Bolatti. O jogador não viajou para o Equador por causa de um problema no dedo do pé, mas está na lista dos 25 inscritos.


Eduardo Hungaro jogo Botafogo e Deportivo Quito pré-Libertadores (Foto: AP) 
Eduardo Hungaro pretende escalar time mais 
ofensivo no Rio (Foto: AP)
 
 
 
FONTE:

Em rede social, Santos provoca o Corinthians após goleada na Vila

Publicação brinca com 5 a 1 sobre o rival: "eu #5muito, digo, sinto muito". Veja abaixo!

Por Santos


provocação santos depois da goleada sobre o Corinthians (Foto: Reprodução)Perfil oficial do Santos provocou o rival, após a goleada por 5 a 1 na Vila (Foto:
Reprodução)
 
O perfil oficial do Santos no twitter (@santosfc) provocou o Corinthians nesta quinta-feira pela manhã, em virtude da goleada de quarta-feira à noite, por 5 a 1, na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Paulistão-2014.

Na publicação, além da imagem do volante Arouca festejando um dos gols, com uma montagem com o placar do duelo, o perfil do Peixe divulgou um texto bastante provocativo:
"Você esteve ontem na Vila Belmiro para apreciar o nosso baile de bola? Não?! Poxa...eu #5muito, digo, sinto muito" (veja acima).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2014/01/em-rede-social-santos-provoca-o-corinthians-apos-goleada-na-vila.html

Pai de Neymar diz 'não', e Santos vai à Justiça por abertura de contratos

Diretoria santista quer ter acesso a documentos dos acordos comerciais firmados entre o pai do atacante e o Barcelona. N&N teria recebido 40 milhões de euros

Por Santos, SP

Neymar, Barcelona x Celtic (Foto: Reutes)Santos vai à justiça por documentos de Neymar(Foto: Reutes)
 
O pai de Neymar não aceitou liberar o acesso do Santos aos documentos dos acordos comerciais do atacante com seu novo clube, o Barcelona. E o Peixe foi à Justiça para entender o que gerou os 40 milhões de euros (cerca de R$ 130 milhões) à N&N, uma das empresas em nome do pai do jogador. 

O presidente em exercício do Alvinegro, Odílio Rodrigues, se reuniu com o pai do camisa 11 na noite desta terça-feira e pediu para ver os contratos, mas ouviu que existe uma cláusula de confidencialidade que impede abertura.

– Existe uma forma para sabermos disso. O Santos fez um ofício a eles (estafe do Neymar) pedindo que enviassem os documentos e aquilo que faz referência à negociação. O pai do Neymar me ligou e disse que viria aqui. Ele alegou que há uma cláusula de confidencialidade, ou seja, ele pode falar, mas não pode mostrar. O Santos vai pleitear. Aguardamos uma resposta – explicou Odílio.

O mandatário acredita ainda que parte dos mais de 100 milhões de euros (R$ 333 milhões) que Neymar receberá nos cinco anos de contrato com o Barcelona seja de direito do time da Vila Belmiro, que recebeu 17,1 milhões de euros (R$ 57 milhões) com a venda do atacante em meados de 2013. Os santistas detinham 55% dos direitos econômicos do craque – os 45% restantes foram divididos entre a DIS (40%) e a Teisa (5%), parceiros do clube alvinegro na ocasião.


saiba mais

O restante dos 57 milhões de euros (R$ 190 milhões) divulgados pela equipe espanhola como gastos na compra do camisa 11 também é motivo de indignação de Odílio. A empresa N&N Sports, do pai de Neymar, recebeu 10 milhões de euros em novembro de 2011, um ano e meio antes da transferência, por um acordo comercial entre as duas partes. O restante dos 40 milhões de euros foram pagos após o acerto da transferência

– Quando você tem uma diferença de 40 milhões (de euros), o mínimo que acontece é suspeitar de todo mundo. Nos sentimos profundamente contrariados por essa manifestação do vice-presidente (do Barcelona, que divulgou os valores reais da negociação), porque não foi aquilo que tínhamos tratados – completou.

* Com supervisão de Alexandre Lopes
 
Info_VALORES-PAGOS_NEYMAR-3 (Foto: Infoesporte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2014/01/pai-de-neymar-diz-nao-e-santos-vai-justica-por-abertura-de-contratos.html

Choro e despedida: Hernanes deve reforçar Inter de Milão por R$ 50 mi

Meio-campista da seleção brasileira não segurou as lágrimas em encontro com torcedores no CT de Formello. Negócio pode ser concretizado nas próximas horas

Por Roma


saiba mais

Hernanes está de saída do Lazio. Uma saída emocionante. A caminho do Internazionale de Milão, o meio-campista da seleção brasileira não segurou o choro ao se despedir dos companheiros e torcedores no CT de Formello, nesta quinta-feira. Até a noite de sexta, quando se encerra a janela de transferências europeia de inverno, o jogador deverá ser confirmado como atleta dos nerazzuri em negócio de € 15 milhões (praticamente R$ 50 milhões).

A informações dos valores é do jornal "La Gazzetta dello Sport". O novo presidente do Inter de Milão, Erick Thohir, foi a Roma negociar pessoalmente com o clube da capital italiana depois que Mbaye, do Livorno, rejeitou ser envolvido na transação.

Hernanes, de 28 anos, é presença constante nas listas de Luiz Felipe Scolari e tem boas chances de disputar a Copa do Mundo no Brasil. Aos 28 anos, ele defende o Lazio desde 2010. Em maio, sagrou-se campeão da Copa da Itália contra o arquirrival Roma, em seu único título no time da capital.


Hernanes despedida da Lazio (Foto: Reprodução / youtube) 
Hernanes chora na despedida do Lazio 
(Foto: Reprodução / youtube)
 
 
FONTE:

Oficial: Porta-voz admite que Schumi está em processo de acordar do coma

Após classificar notícia como 'especulação', Sabine confirma redução de sedação e explica que família e médicos divulgariam notícia apenas quando fosse concluído

Por Grenoble, França

Assessora de Michael Schumacher, Sabine Kehm (Foto: AFP)Assessora de Schumi, Sabine Kehm (Foto: AFP)
 
Agora é oficial. Um dia após classificar como "especulação" a notícia do jornal francês L'Equipe de que Michael Schumacher estaria em processo de retirada do coma, a assessora do heptacampeão da Fórmula 1, Sabine Kehm, enviou um comunicado admitindo a informação. A porta-voz explicou que a família e os médicos do Hospital de Grenoble (França) haviam combinado de comunicar à imprensa apenas quando o procedimento fosse concluído. Porém, com o vazamento, Sabine optou por confirmar a informação. O procedimento de retirada do coma consiste na redução gradual  dos medicamentos de sedação até que o paciente acorde naturalmente, o que leva em média de duas a quatro semanas. A porta-voz avisou que não serão dadas informações sobre o decorrer do processo, sugerindo que um novo comunicado será feito apenas quando Schumi acordar.

- A sedação de Michael está sendo reduzida, a fim de permitir o início do processo de despertar, o que pode durar um longo tempo. Para proteção à família, foi originalmente acertado entre as partes interessadas, que fossem estas informações comunicadas apenas quando o processo fosse consolidado. Por favor, note que não serão dadas mais atualizações sobre etapas intermediárias.

michael schumacher esqui  (Foto: Agência EFE) 
Schumacher pratica esqui desde os tempos em que 
corria pela Ferrari na Fórmula 1 (Foto: EFE)


Nesta quarta-feira, Schumi completou um mês internado, desde o gravíssimo acidente de esqui que sofreu na estação de Méribel, sudeste da França, no dia 29 de dezembro, quando bateu a cabeça em uma rocha. Após realizarem coletivas nos primeiros dias, Sabine e os familiares do ex-piloto decidiram blindar Michael da imprensa e as informações sobre o quadro do heptacampeão passaram a ser escassas. No comunicado desta quinta-feira, a porta-voz voltou a pedir privacidade, mas ressaltou que a família de Schumacher agradeceu as manifestações de carinho ao redor do mundo.

 -  A família de Michael Schumacher novamente solicita respeito à privacidade e ao segredo médico e que não perturbe os médicos que tratam Michael em seu trabalho. Ao mesmo tempo, a família deseja expressar seu sincero apreço pela simpatia mundial.

info cronologia acidente Schumacher - 2 (Foto: infoesporte)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/01/oficial-porta-voz-confirma-que-schumi-esta-sendo-retirado-do-coma-induzido.html

Mano diz que goleada é inadmissível: 'A equipe não foi madura'

Técnico afirma que 'faltou tudo' ao Corinthians em derrota para o Santos, na Vila. Torcida protesta durante entrevista coletiva

Por Santos, SP

A goleada por 5 a 1 sofrida para o Santos, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, deixou suas marcas no Corinthians. Chateado após a dura derrota no clássico, o técnico Mano Menezes classificou a atuação de sua equipe como “inadmissível”, principalmente no segundo tempo. A falta de reação dos jogadores foi o que mais irritou o comandante, que foi massacrado nas redes sociais


– Perder por 1 a 0, como perdemos sábado passado, é até aceitável. Não gostamos, mas aceitamos. Mas o resultado de hoje não foi aceitável pelo nosso porte, pelos jogadores e capacidade que temos. É inadmissível – afirmou Mano.

O técnico não viu um ponto específico em que sua equipe falhou. No primeiro tempo, ele chegou a reclamar muito de um suposto pênalti de Gustavo Henrique em Guerrero, não marcado pelo árbitro Paulo César de Oliveira. Nem isso, porém, pôde ser utilizado como atenuante por Mano.




– Se ele marca o pênalti naquele momento, muda a história do jogo. Mas, pelo segundo tempo que fizemos, perdemos o direito de falar sobre a arbitragem – lamentou Mano.
– Tivemos um resultado inexplicável. Faltou tudo, fizemos quase tudo mal. Mas até quando vamos mal, precisamos saber perder. A equipe não foi madura, não poderíamos ter deixado o jogo chegar a esse ponto, porque fica muito mais difícil de resolver – completou.

Durante a entrevista coletiva, Mano teve de ouvir protestos dos torcedores do Corinthians que permaneceram na Vila Belmiro. Por questões de segurança, a torcida visitante deixou o estádio quase uma hora após o fim da partida. Os gritos foram os mesmos entoados durante a goleada, com cobranças a Alexandre Pato, Emerson Sheik e pedidos de raça ao elenco.

Mano Menezes jogo Corinthians e Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Mano Menezes não gostou da reação do 
Corinthians na Vila Belmiro (Foto: 
Marcos Ribolli / Globoesporte.com

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2014/01/mano-diz-que-goleada-e-inadmissivel-equipe-nao-foi-madura.html

Grêmio e São Paulo trocam Souza e Rhodolfo por empréstimo de um ano

Direção do clube gaúcho anuncia novo modelo de negócio, sem compra de direitos.
Emprestados, zagueiro e volante não poderão ser vendidos até o fim dos vínculos

Por Porto Alegre

Rhodolfo Souza Grêmio  (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Rhodolfo e Souza se separam neste 2014
(Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)
 
Só falta assinar. O Grêmio abriu o jogo na tarde desta quinta-feira e confirmou o troca-troca com o São Paulo entre Souza e Rhodolfo. A novidade é a formatação do negócio. Não haverá aquisição de direitos econômicos. O volante vai para o Morumbi e o zagueiro fica na Arena por empréstimos até o final desta temporada. 

O Grêmio ainda vai ganhar uma compensação financeira, que engloba a isenção do pagamento da prorrogação do empréstimo de Rhodolfo, que se encerraria em junho, e o perdão dos valores desembolsados pelo clube gaúcho sobre o primeiro contrato de empréstimo.

- Fizemos um novo modelo de negócio. Está formatado. Mas ainda não assinamos - disse o diretor executivo de futebol Rui Costa ao GloboEsporte.com.

O negócio está tão encaminhado que o Grêmio já não conta mais com Souza para a partida do final de semana, diante do Juventude, pelo Gauchão. O volante já havia se acertado com o São Paulo na quarta-feira. Nesta quinta, coube ao clube gaúcho combinar os valores do novo vínculo com Rhodolfo. Um último detalhe é a definição do valor a ser fixado dos direitos econômicos.

As fatias desses direitos não se alteram no momento: Rhodolfo segue dividido entre São Paulo e Atlético-PR e Souza se mantém atrelado a Grêmio, Porto-POR e seu empresário. Também está sacramentado que os clubes não podem vender os atletas antes do fim dos empréstimos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/01/gremio-e-sao-paulo-trocam-souza-e-rhodolfo-por-emprestimo-de-um-ano.html

Bom Senso espanhol: jogadores do Racing se recusam a disputar partida

Em protesto contra diretoria do clube, atletas entram em campo contra a Real Sociedad, pela Copa do Rei, mas se abraçam. Árbitro encerra jogo logo em seguida

Por Santander, Espanha


saiba mais

Não é só o futebol brasileiro que tem seu movimento de "Bom Senso". Na Espanha, no duelo entre Racing Santander e Real Sociedad, pelas quartas de final da Copa do Rei, os jogadores do Racing se recusaram a disputar a partida, no próprio estádio, El Sardinero, em protesto contra os salários atrasados e a diretoria do clube. Por conta disso, o árbitro encerrou o jogo poucos minutos após o apito inicial. Assim, a Real Sociedad será a adversária do Barcelona nas semifinais da competição. 

Os jogadores, aplaudidos pela torcida no retorno ao vestiário, já ameaçavam o boicote desde o início da semana. Alguns deles não são pagos desde agosto do ano passado. Uma das exigências do elenco era a demissão dos membros do Conselho de Administração do clube, medida acatada por todos os dirigentes, menos Ahsan Ali Syed, representante da empresa WGA, que tem a maioria das ações do Racing. O presidente da entidade, Ángel Lavín Harry, também não deixou o cargo, o que contrariou os atletas.

protesto jogo Real Sociedad e Racing  (Foto: AFP) 
Com jogadores do Racing abraçados, árbitro 
confirma o fim do jogo logo após o apito inicial 
(Foto: AFP)
 
- Tínhamos claro o que faríamos desde segunda-feira. É uma pena que tenhamos que ter chegado até aqui. Esperamos que não haja consequências - disse o zagueiro Javi Soria, na saída de campo. 
O elenco do Racing aguardava pela saída do mandatário até uma hora antes do jogo. Lavín chegou a se reunir com a diretoria na sede do clube, mas não oficializou sua saída. Assim, mesmo antes de entrarem em campo, os jogadores avisaram ao árbitro da partida e aos jogadores da Real Sociedad que não disputariam a partida.

protesto jogo Real Sociedad e Racing (Foto: AFP) 
Jogadores do Racing deixam o campo 
aplaudidos pela torcida (Foto: AFP)
 
Mesmo com o aviso, os atletas do Racing foram ao gramado para o aquecimento normalmente. Entretanto, com o apito inicial, não correram atrás da bola e se abraçaram no meio de campo. Na linha lateral, comissão técnica e reservas repetiram o gesto. O árbitro conversou com o capitão da equipe, Mario Fernández, que confirmou a intenção de não jogar, e então encerrou a partida.

O Racing disputa atualmente na terceira divisão espanhola, mas esteve na elite na temporada 2011/2012. Os seguidos problemas financeiros do clube causaram um novo rebaixamento na segunda divisão, em 2012/2013.  A princípio, o protesto deve custar à equipe a participação na Copa do Rei do próximo ano.

protesto jogo Real Sociedad e Racing (Foto: AFP) 
Jogadores da Real Sociedad cumprimentam 
atletas do Racing (Foto: AFP)


FONTE:

Lais Souza passa por nova cirurgia e se comunica por meio dos olhos

Após acidente, atleta brasileira é submetida a traqueostomia e gastrostomia e ganha o auxílio de um aparelho de comunicação através do movimento dos olhos

Por Salt Lake City, EUA

Lais Souza passou por um novo processo cirúrgico na tarde desta quinta-feira, em Salt Lake City, nos Estados Unidos. Internada desde segunda após grave acidente durante um treino para os Jogos Olímpicos de Sochi, a atleta brasileira foi submetida a uma traqueostomia, procedimento em que é realizada uma abertura na traqueia para facilitar a respiração do paciente, com ajuda de aparelhos. Além disso, a ex-ginasta ainda passou por uma gastrostomia, que consiste na colocação de uma sonda alimentar. 

Andrew Dailey médico coletiva estado Lais Souza (Foto: AP) 
Neurocirurgião Andrew Dailey explica a lesão 
da atleta brasileira Lais Souza durante a 
coletiva (Foto: AP)
 
A equipe médica explicou durante a conferência de imprensa realizada no Hospital Universitário de Utah que para facilitar a comunicação com a atleta foi instalado um aparelho (Communicator Device Screen) em que Lais consegue se comunicar por meio dos movimentos dos olhos diante de uma tela de computador. Há frases prontas em português, ícones e um teclado onde o paciente pode olhar e formar palavras. O sistema de comunicação é parecido com o usado pelo famoso físico britânico Stephen Hawking, portador de esclerose lateral amiotrófica (ELA) - uma rara doença degenerativa que paralisa os músculos do corpo sem, no entanto, atingir as funções cerebrais.

Andrew Dailey médico coletiva estado Lais Souza (Foto: AP)Andrew Dailey na coletiva em Utah (Foto: AP)
 
O neurocirurgião Andrew Dailey e a neurologista Holly Ledyard, ambos da Universidade de Utah, junto com Antônio Marttos Júnior, médico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), explicaram que é muito cedo para prever qualquer prognóstico a longo prazo sobre a recuperação de Lais Souza. E destacaram que a atleta brasileira ainda está em fase crítica e precisa de aparelhos para respirar e se alimentar.

A mãe de Lais, Odete Souza, chegou nesta quinta-feira à noite em Utah, mas ainda não tinha visto a filha antes da coletiva da junta médica.

Pelas redes sociais, a também atleta brasileira Josi Santos chegou a anunciar que Lais tinha movimentado os braços. No entanto, Marttos esclareceu que o movimento foi dos ombros, acarretando em um 
deslocamento do braço.


saiba mais

Lais Souza sofreu o acidente durante um treino. A atleta estava esquiando, sem praticar nenhum salto, quando perdeu o controle e se chocou contra uma árvore. O acidente provocou uma torção da 3ª vértebra da coluna cervical, que foi deslocada e realinhada após a primeira cirurgia, no mesmo dia da queda. A atividade servia como preparação para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, que começam no dia 6 de fevereiro. Lais disputaria a modalidade Aéreos do Esqui Estilo Livre.

Grande chance de sequelas
Antes da coletiva, o médico do Comitê Olímpico Brasileiro, Júlio Nardeli, afirmou que o risco de Lais Souza ter alguma sequela definitiva é considerável.

- O atleta é diferente da população normal. É diferente do motoqueiro que cai na rua e tem a mesma lesão que ela. Do cara que cai da laje e tem a mesma lesão. Atleta sempre pode surpreender e é nisso que estamos apostando. Mas, no contexto geral, a chance dela ter lesão com sequela definitiva é grande - afirmou em entrevista ao SporTV.

* Com informações de Paloma Fukusig


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2014/01/lais-souza-passa-por-nova-cirurgia-e-passa-bem-nos-estados-unidos.html

Lucão aposta em Mundial equilibrado e elogia amadurecimento da seleção

Central diz que time evoluiu no fim de 2013 e que caminhada do Brasil até o tetra não será fácil: 'Temos condições de vencer assim como outras quatro ou cinco equipes'

Por Rio de Janeiro

A passada de olho pela composição dos grupos do Mundial da Polônia só foi feita nesta terça-feira, um dia depois do sorteio. Se os adversários do Brasil na primeira fase não foram considerados tão complicados quanto os da chave da Itália, Lucão ainda assim mantém um discurso de cautela. Mesmo que o Brasil seja o atual tricampeão da competição, e tenha chegado à final da Liga Mundial e ao título da Copa dos Campeões no ano passado, o central lembra que o equilíbrio deverá marcar a competição, que será disputada de 30 de agosto a 21 de setembro.
 
LUCÃO brasil x eua volei masculino maracananzinho (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado) 
Lucão em ação na Liga Mundial do ano passado 
(Foto: Dhavid Normando/Futura 
Press/Agência Estado)

No início da caminhada em busca do inédito tetracampeonato (foi campeão em 2002, 2006 e 2010), na cidade de Katowice, a seleção terá de enfrentar no Grupo B a Alemanha, Finlândia, Coreia do Sul, além do vencedor da classificatória da África e o segundo colocado na da Norceca (América do Norte, Central e Caribe).
 
- A Coreia talvez seja o time mais fraco do grupo. Alemanha e Finlândia sempre complicaram partidas contra a gente. Geralmente conseguimos passar por eles, mas não tem mais time ruim. Como é um campeonato longo, vai ser difícil.  A Itália está numa chave um pouquinho mais complicada. As outras três estão bem equilibradas. E na nossa ainda poderá entrar Estados Unidos ou Canadá. Provavelmente será uma equipe bem difícil. Se for pegar o histórico do vôlei nos últimos tempos, tem Rússia perdendo para a Alemanha e equipes que você não imagina ganhando das mais fortes - disse.

Renovado e colocado à prova na temporada passada, o time comandado pelo técnico Bernardinho será testado novamente. Na metade do ciclo olímpico dos Jogos de 2016, o treinador espera agora ter algumas respostas naquele que considera ser um ano-chave. Além de promover a volta do capitão Murilo, recuperado de uma cirurgia no ombro, quer ter a confirmação de Wallace e Lucarelli como peças importantes.

- Acho que a equipe acabou o ano numa crescente, jogando o vôlei que todo mundo esperava. Jogamos a Liga Mundial bem acima da média do que esperavam. E, nesta temporada, vamos contar com a volta do Murilo. Ele ainda não está 100%, mas é essencial para o grupo e traz boas coisas. Vai ser um ano diferente porque conseguimos um título de novo (o da Copa dos Campeões) e o grupo viu como é ganhar, viu como é chegar a uma decisão e ser obrigada a vencer. A equipe amadureceu e tem muito a evoluir. Temos condições de ganhar esse título mundial assim como outras quatro ou cinco equipes. É muito complicado apontar um favorito porque está muito equilibrado, mas a Rússia ainda está um pouco na frente dos outros.

A Itália vem fazendo grandes campeonatos e a Polônia cresce dentro de casa.

sorteio grupos Mundial de Vôlei de 2014 (Foto: Reprodução) 
Confira os grupos do Mundial da Polônia 
(Foto: Reprodução)

Sobre a confirmação da realização do jogo de abertura da competição entre Polônia e Sérvia num estádio de futebol, com capacidade para quase 60 mil pessoas, Lucão considerou um acerto.
 
- Achei espetacular. A Polônia em termos de organização está um passo à frente e lá o vôlei é o primeiro esporte do país. Eles são apaixonados, os ginásios estão sempre lotados e também tem festa do lado de fora. Não tem lugar melhor para acontecer um jogo assim.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/lucao-aposta-em-mundial-equilibrado-e-elogia-amadurecimento-da-selecao.html

Abertura do Mundial relembra duelo épico entre Brasil e URSS no Maraca

Após 60 anos, Mundial tem jogo em estádio de futebol. Em 1983, time comandado por Bebeto de Freitas venceu soviéticos por 3 a 1, de virada, debaixo de temporal

Por Varsóvia, Polônia

show de inauguração do estádio Nacional na Varsóvia (Foto: Reuters)Estádio Nacional na Varsóvia tem teto retrátil e capacidade para cerca de 60 mil (Foto: Reuters)
 
Mais de 30 anos após o épico amistoso entre Brasil e União Soviética (URSS) em uma quadra montada no gramado do Maracanã, em 1983, um estádio de futebol voltará a ser palco de uma partida de vôlei. A abertura do Campeonato Mundial masculino, que colocará frente à frente Polônia e Sérvia, no dia 30 de agosto, será disputada no Estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia. Com capacidade para 58.100 pessoas, o estádio custou R$ 1 bilhão e recebeu jogos de futebol durante a Eurocopa 2012, como os de abertura, entre Polônia e Grécia, e a semifinal, com o confronto entre Alemanha e Itália. 

A última vez que um estádio fez parte de um Mundial de vôlei foi em agosto de 1952, em Moscou, na Rússia. Na ocasião, a URSS conquistou o seu segundo título mundial - o primeiro aconteceu na primeira edição do torneio, em 1949, na Tchecoslováquia. 


saiba mais

Na próxima edição do Mundial, que será disputado de 30 de agosto a 21 de setembro deste ano, o Brasil buscará o seu quarto título consecutivo. A equipe do técnico Bernardinho, cabeça de chave do Grupo B, terá como adversários na primeira fase Alemanha, Coreia do Sul, Finlândia e rivais que sairão da África (Cavb 1) e da América Central, do Norte e Caribe (Norceca 2). A Rússia, que herdou as conquistas da União Soviética, é a maior vencedora da competição, com seis medalhas de ouro.

O Estádio Nacional de Varsóvia conta com uma infraestrutura de primeira linha, que inclui gramado aquecido, campo de treinos, iluminação interna e externa, teto retrátil e um parque de estacionamento subterrâneo. Além de receber jogos, o espaço também é usado para diversas finalidades, como eventos culturais, comerciais e gastronômicos. A inauguração oficial ocorreu no dia 19 de janeiro de 2012, enquanto o primeiro jogo de futebol foi disputado em 29 de fevereiro do mesmo ano. Na ocasião, Polônia e Portugal empataram por 0 a 0. 

Estádio Nacional de Varsóvia final Liga Europa (Foto: Getty Images) 
Estádio Nacional de Varsóvia recebeu a 
abertura e a decisão da Eurocopa 2012 
(Foto: Getty Images)

Há 30 anos, recorde de público em amistoso no Maracanã

Considerado um dos jogos mais importantes da história da modalidade, o amistoso entre Brasil e União Soviética arrastou uma multidão, que lotou as arquibancadas do Maracanã. O "Grande Desafio de Vôlei" teve recorde de público:  95.800 pagantes. Até então, o maior número de pessoas reunidas pelo esporte olímpico (sem contar o futebol) havia sido de 90 mil espectadores, que assistiram à abertura dos Jogos de Tóquio, em 1964. Liderado por Bernard, Montanaro, Amauri, Renan, Xandó, Badalhoca, William e Bernardinho (reserva), o time canarinho derrotou os europeus por 3 sets a 1, de virada, com parciais de 14/16, 16/14, 15/7 e 15/10.


Volei Brasil x URSS Maracanã 1983 (Foto: Agência Estado) 
Amistoso entre Brasil e URSS no Maracanã, em 
1983, teve recorde de público: 95,8 mil pagantes 
(Foto: Agência Estado)
 
Após conquistar a inédita medalha de prata no Mundial de 1982, em Buenos Aires, a seleção brasileira entrava de vez no cenário internacional. Campeã olímpica e mundial na época, a URSS foi convidada pela CBV para uma série de quatro amistosos em São Paulo, Recife, Vitória e no Rio de Janeiro. Após a confirmação dos jogos, pesquisou-se o melhor período para o amistoso do Rio, no Maracanã (o primeiro envolvendo equipes de nível mundial a céu aberto). As pesquisas indicaram o mês de julho como o de menor índice pluviométrico dos últimos 10 anos. A princípio, a partida foi marcada para o dia 17 de julho de 1983, às 21h30m. Entretanto, o jogo precisou ser adiado devido à forte chuva. A quarta e última partida da série foi remarcada para 26 de julho. Apesar de mais um dilúvio, o duelo não pôde ser reagendado, pois a seleção soviética tinha compromissos na Europa.

Volei Brasil x URSS Maracanã 1983 (Foto: Agência Estado)Seleção brasileira venceu a URSS por 3 sets a 1, debaixo de forte chuva (Foto: Agência Estado)
 
Ainda no primeiro set, a forte chuva interrompeu a disputa. Viacheslaz Platanov, técnico do time do Leste Europeu, teve a ideia de pegar os tapetes que iam do vestiário até a quadra para forrar o espaço e continuar a partida. Uma fita de esparadrapo larga foi usada para fazer a marcação da linha dos 3 metros e do fundo da quadra. Quando a quadra ficava molhada, os atletas enxugavam o chão com as próprias toalhas. Em um determinado momento, Bernard trocou os tênis por um par de meias para ficar mais leve. O confronto ajudou na popularização do vôlei brasileiro, transformando a modalidade no segundo esporte mais popular no país. O técnico da amarelinha em 1983 era Bebeto de Freitas, que seria presidente do Botafogo entre 2003 e 2008. A vitória contra a URSS no Maracanã foi mais um importante passo rumo à evolução. No ano seguinte, a equipe sagrou-se vice-campeã olímpica, em Los Angeles, depois do revés para os Estados Unidos.

A quadra foi montada no centro do gramado do Maracanã por cerca de 200 profissionais, como carpinteiros, marceneiros, eletricistas, e carregadores, apoiados por caminhões e até helicópteros. Em pouco mais de 24 horas, estava armada a quadra, feita de material sintético cor de laranja sobre um tablado de 1.500 metros quadrados. Como era proibido esburacar o sagrado gramado, durante semanas, os engenheiros desenvolveram sistemas de encaixes.


Badalhoca na partida de vôlei do Brasil contra a URSS no Maracanãzinho (Foto: Arquivo / Ag. O Globo) 
Badalhoca na partida entre Brasil e URSS, na 
quadra montada sobre gramados do Maracanã 
(Foto: Arquivo / Ag. O Globo)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/abertura-do-mundial-relembra-duelo-epico-entre-brasil-e-urss-no-maraca.html

'Campeão de tudo', Cruzeiro se firma como potência do vôlei brasileiro

Com números impressionantes, equipe masculina, comandada pelo argentino Marcelo Mendez, soma dez títulos em 13 competições disputadas nos últimos quatro anos

Por Rio de Janeiro

Volei - Copa Brasil de Voleibol - Sesi x Cruzeiro - Cruzeiro Campeão (Foto: Ivan Amorin) 
Cruzeiro conquistou a Copa Brasil diante 
do Sesi-SP no último fim de semana 
(Foto: Ivan Amorin)
 
Hegemonia. Essa é a palavra que define os últimos quatro anos do Cruzeiro no vôlei masculino brasileiro. Em todas as 13 competições que disputou, a equipe celeste nunca deixou de estar em uma final. Já são dez títulos, o que representa um aproveitamento de 76,9%. O último deles, a Copa Brasil, foi conquistado no último sábado, com uma vitória por 3 sets a 2 diante do Sesi-SP. A parceria entre patrocinador (Sada) e Cruzeiro começou em 2009, quando a equipe deixou a cidade de Betim, no interior de Minas Gerais, e partiu para a capital Belo Horizonte. Para o remanescente do antigo projeto, o central Douglas Cordeiro, a soberania nas últimas temporadas não era algo fácil de imaginar.

- Quando eu cheguei em 2008 (ainda em Betim), já existia a proposta de crescimento da equipe. Naquela época era considerada mediana, chegava às semifinais, mas almejar um título era uma coisa mais complicada. Era uma equipe que pretendia ficar entre as quatro primeiras. Acho que nem nos nossos melhores sonhos a gente imaginava chegar em tantas finais - explica Douglas Cordeiro.


Além de jogadores conhecidos do torcedor como Wallace, William, Filipe, Douglas, Serginho entre outros, o Cruzeiro trouxe ainda em 2009 o treinador argentino Marcelo Mendez, que tem em seu currículo uma passagem pela seleção espanhola, além de clubes da Europa e da própria Argentina.

- Aqui me deram a chance de escolher todos os jogadores. O trabalho do dia a dia nos levou a ser um time ganhador, o segredo é ter objetivos claros. Fico muito orgulhoso do que já fizemos.  Me deram todas as coisas que são necessárias para um trabalho tranquilo, isso também é motivo de orgulho - comemora o técnico Marcelo Mendez.


Info NÚMEROS vôlei Cruzeiro (Foto: Infoesporte) 
Os números do Cruzeiro colocam o clube como 
principal potência do vôlei masculino brasileiro 
(Foto: Infoesporte)


Nem sempre um alto investimento financeiro é garantia de sucesso no esporte, mas a equipe mineira tem conseguido mostrar que uma gestão profissional aliada ao planejamento técnico, com contratações e estrutura de qualidade, é o caminho. Para o levantador William, que também chegou ao clube na temporada 2009/2010, essa hegemonia é fruto de uma mistura de fatores.


- A diretoria é competente e faz um trabalho sério também com a categoria de base, se preocupa com ações sociais e disponibiliza uma estrutura muito boa. Os jogadores do Cruzeiro só pensam em jogar vôlei, já que o clube paga em dia e faz tudo às claras. No decorrer dos quatro anos que estou aqui foram poucas, mas boas contratações, o objetivo é manter a filosofia. Aqui trocam poucas peças, isso ajuda quem está e quem chega. O grupo é comprometido e encara todos os torneios sempre para ganhar - explica William.
o desafio continua

vôlei William Cruzeiro (Foto: Cinara Piccolo / VIPCOMM)William chegou ao clube no mesmo período que o técnico Marcelo Mendez (Foto: Cinara Piccolo / VIPCOMM)
 
O Cruzeiro já ganhou tudo o que podia no vôlei, mas, entre títulos nacionais e internacionais, se engana quem acha que isso é motivo para relaxar. Apesar do aumento da cobrança, os atletas do grupo não escondem a empolgação em se manter como principal potência do vôlei brasileiro.

- O desafio mesmo a gente já está vivendo ao se manter há bastante tempo no topo. Tem clubes com mais investimento que o nosso, mas nós estamos sempre disputando títulos. É louvável se manter entre os melhores. Agora o desafio é ser bicampeão de tudo o que já conquistamos - revela William.

Para o oposto Wallace, que chegou à seleção brasileira após as boas exibições no Cruzeiro, em certo momento os jogadores se acostumam a ganhar, e superar as derrotas se torna um desafio maior.

- É muito difícil se manter lá em cima, vencendo toda hora, e quando perde sente um baque normal, porque não está mais acostumado a perder. O jeito é colocar a cabeça no lugar, lembrar que não vamos ganhar todas, mas focar que o objetivo do time é ser campeão.


filosofia de grupo
Uma das características do técnico Marcelo Mendez é se preocupar com o bom ambiente entre jogadores, comissão técnica e direção. Pensando em manter a filosofia que já vem dando certo no Cruzeiro, quando necessário o comandante busca contratações pontuais e jogadores da base, mas sempre preocupado com a personalidade do atleta.

- Convivemos muito juntos, sempre estamos em concentração, a vida acaba sendo mais intensa com os atletas do que com a própria família, um esporte como o vôlei é extremamente coletivo e psicológico. Saber contratar as pessoas certas é muito importante - explica Douglas Cordeiro.


vôlei marcelo mendez cruzeiro sesi (Foto: João Pires / Vipcomm) 
Marcelo Mendez está no Cruzeiro desde 2009 
quando reformulou a equipe 
(Foto: João Pires / Vipcomm)
 
O entrosamento entre os atletas é um dos grandes diferenciais do Cruzeiro. Para o oposto Wallace, os atritos existem, mas faz parte de qualquer relação entre amigos e profissionais.

- Só de olhar para o Filipe, William ou Douglas fica tudo mais fácil. Entrosamento vem em consequência de todos esses anos juntos. Ajuda até na amizade fora de quadra. Os jogadores se tornam sua família. É lógico que existem momentos de explosão, de estresse com um e com outro, mas é normal em qualquer lugar.



saiba mais

Disputa de egos e rixas pessoais podem acabar minando o desempenho de uma equipe que investe alto para a temporada. Claro que existem exceções, mas muitos exemplos em esportes coletivos mostram a fragilidade um um grupo dividido.

- Já participei de grandes equipes. Joguei no Minas com jogadores de seleção brasileira como Giovanni, Ricardinho e André Nascimento, mas a equipe nem foi para a final. Já são alguns anos de aprendizado para saber que não é só ter bons nomes em quadra. São vários aspectos, e o Marcelo (Mendez) sabe o ponto certo - revela Douglas Cordeiro.

Cruzeiro x seleção

lucão brasil x eua volei masculino maracananzinho (Foto: Fabio Motta/Agência Estado) 
Wallace tem sido nome frequente nas 
convocações de Bernardinho (Foto: Fabio Motta/Agência Estado)
 
As ótimas exibições com a camisa celeste credenciaram o oposto Wallace como um dos homens de confiança da renovada seleção brasileira de Bernardinho. O jogador de 26 anos sabe que o bom momento na carreira está aliado ao desempenho do clube, e elogiou sua preparação ao lado de dois técnicos vencedores.

- São trabalhos com técnicos bem distintos. Jogar com o Bernardo é sensacional. O cara tem estrela (risos). No que ele aponta o dedo dá certo. Sabe falar, sabe te dar a instrução e te motivar no momento ruim. O Marcelo é um cara que joga muito com o coração. Ele coloca emoção sempre e isso cativa todos os jogadores. Falando consegue passar tudo o que quer, sabe puxar a orelha e também elogiar o que foi bem feito. Na minha carreira devo praticamente 80% do que vivo hoje pelo trabalho feito com ele - explica Wallace.

Para encarar as potências internacionais, a seleção costuma apostar em jogadores de maior estatura. Para o levantador William, o sucesso do Cruzeiro mostra que não só a força física e jogadores mais altos sejam diferenciais diante dos estrangeiros.

- A seleção brasileira tem todo um investimento em base, tem quase um padrão de jogador, mas eu acredito que talvez o sucesso do Cruzeiro prove que não seja tão necessário assim esse padrão. Um caso claro foi a final do Mundial contra o time da Rússia (Lokomotiv Novosibirsk), se for comparar estatura e força física das equipes, teríamos tomado 3 a 0 e nem veríamos a cor da bola. Lógico que lá fora é diferente, mas o modo como o Brasil joga incomoda demais os adversários. O segredo é a mescla.


O Cruzeiro é o vice-líder da Superliga 2013/14, com 40 pontos, atrás apenas do Sesi-SP, que tem 43. Nesta quinta-feira, a equipe celeste entra em quadra contra o Montes Claros, às 19h30m, no ginásio Tancredo Neves, em jogo adiado da primeira rodada do segundo turno.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/campeao-de-tudo-cruzeiro-se-firma-como-potencia-do-volei-brasileiro.html

São Paulo confirma empréstimo de Toloi para o Roma por seis meses

Acordo entre Tricolor paulista e clube italiano é finalizado nesta quinta-feira. Jogador chega à Itália nesta sexta para assinar contrato

Por São Paulo

Rafael Toloi - São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Rafael Toloi deve chegar a Roma nesta sexta-feira (Foto: Marcos Ribolli)
 
O São Paulo confirmou nesta quinta-feira o empréstimo do zagueiro Rafael Toloi ao Roma por seis meses. O jogador sequer participou da reapresentação do elenco, no CT da Barra Funda. Ele chega à Itália nesta sexta para assinar. Frustração para o Fluminense, que tinha interesse no jogador.

Toloi se destacou na conquista da Copa Sul-Americana de 2012 formando a dupla de zaga com Rhodolfo, mas caiu de rendimento na temporada seguinte e perdeu espaço durante a crise da equipe no último Campeonato Brasileiro.

O zagueiro vem jogando pouco desde a chegada do técnico Muricy Ramalho e dificilmente reconquistaria uma vaga na equipe neste início de ano. Os titulares são Rodrigo Caio e Antônio Carlos, com Paulo Miranda, Edson Silva e Roger Carvalho como opções.

Nas últimas semanas, o Fluminense surgiu como interessado em levar o zagueiro, mas enfrentou a concorrência do Roma. As negociações com os cariocas só avançariam se a transação com os italianos não fosse concretizada em virtude do fechamento da janela de transferências, marcado para esta sexta-feira. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2014/01/toloi-fica-perto-do-roma-e-frustra-flu-faltam-detalhes-diz-vice-sao-paulino.html

Patrocinadora marca data de eleição, que pode mudar parceria com o Flu

Atual presidente Celso Barros tentará reeleição em 25 de fevereiro e promete manter parceria. Opositor Claudio Salles defende mudanças na relação entre empresa e clube

Por Rio de Janeiro

montagem Celso Barros e Claudio Salles candidatos Unimed (Foto: Editoria de Arte)Celso Barros (E) e Claudio Salles concorrem à presidência da Unimed (Editoria de Arte)
 
O Fluminense recém reelegeu Peter Siemsen, porém, um novo pleito pode mudar o futuro do clube. Marcada para 25 de fevereiro, a eleição da Unimed-Rio apontará o presidente pelos próximos quatro anos. Celso Barros, atual mandatário, tentará se manter no posto embora tenha concorrência de Claudio Salles. E, caso a oposição seja vitoriosa, o modelo de parceria entre empresa e clube será revisto.  

A Unimed virou patrocinadora do Flu em 1999, quando o clube disputou a Série C. Desde então, o Tricolor mudou de patamar. Ganhou a Copa do Brasil de 2007, foi vice da Libertadores em 2008 e levou dois Brasileiros (2010 e 2012), entre as principais conquistas. É a empresa que banca as contratações e salários dos principais atletas, atualmente casos de Fred e Conca. Deco, no passado, era outro. E, com o poderia econômico, o pediatra Celso Barros participa da administração do clube. Opina sobre nome de treinadores – foi quem bancou a volta de Renato Gaúcho – e de dirigentes – foi apontado como responsável pela recente saída do diretor executivo Felipe Ximenes.  
 
Esta maneira de atuar, porém, é contestada pela oposição. Batizada de ‘Segunda Opinião’, a chapa, que irá se inscrever nos próximos dias, promete rever o modelo de parceria. O cardiologista Claudio Salles deseja apenas patrocinar o clube sem ter interferência na administração e, com isto, reduzir o valor investido – estimado atualmente em R$ 70 milhões anuais. Celso Barros manteria o modelo. Ele encabeça a chapa ‘Unimed Competente’ e já se inscreveu para concorrer.  

O prazo para inscrição de chapas termina em 10 de fevereiro. Podem votar os médicos associados até um ano antes do pleito, número estimado em 5,3 mil. A chapa vencedora será aquela que somar o maior número de votos, e a eleição acontece em um único turno. Haverá sete locais de votação, espalhados pelo Rio, e a apuração acontecerá em assembleia no Hotel Windsor, a partir das 20h do dia 25. A posse será em 1º de abril. 
 
A Unimed é uma cooperativa com crescimento significativo ao longo dos últimos anos: passou de 264 mil clientes em 1998, primeiro ano de Celso Barros, para mais de 1,1 milhão no final de 2013, com um aumento de 28% apenas no último ano. Em 2013, pelo quarto ano consecutivo, foi a marca Top of Mind - Marcas do Rio, no segmento planos de saúde.


saiba mais