sábado, 11 de janeiro de 2014

Com pouco de Messi e Neymar, Barça e Atlético empatam e seguem juntos

Equipes ficam no 0 a 0 no Vicente Calderón e continuam na liderança, agora com 50 pontos. Argentino e brasileiro começam no banco e entram só no segundo tempo

Por Madri, Espanha


saiba mais
O torcedor que esperava um jogo emocionante, valendo a liderança com direito a show de Messi, Neymar ou Diego Costa, saiu do Vicente Calderón decepcionado neste sábado. Com o empate de 0 a 0, Atlético de Madrid e Barcelona seguem juntos na ponta do Campeonato Espanhol, agora com 50 pontos em 19 rodadas (melhor no saldo de gols, o Barça lidera e faturou o "título" do primeiro turno). Messi e Neymar? Começaram no banco e atuaram apenas 27 minutos juntos no segundo tempo, sem brilho.

Após quase dois meses fora por lesão na coxa esquerda, Messi voltou a jogar na última quarta e brilhou com dois gols na vitória de 4 a 0 sobre o Getafe, pela Copa do Rei. Com gastroenterite, Neymar não foi utilizado pelo técnico Gerardo Martino no Camp Nou.


Neymar e Messi no banco de reservas Barcelona e Atlético de Madrid (Foto: Reuters) 
Messi e Neymar conversam no banco durante o 
primeiro tempo: dupla entrou apenas na etapa 
final (Foto: Reuters)
Neste sábado, o técnico argentino escalou o Barcelona com Victor Valdés, Daniel Alves, Piqué, Mascherano, Alba, Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro, Sánchez e Fàbregas. Messi entrou após o intervalo, enquanto Neymar siau do banco aos 21 do segundo tempo. No outro lado, Diego Simeone montou os donos da casa com Courtois, Juanfran, Miranda, Godín, Filipe Luís, Tiago Mendes, Gabi, Koke, Arda Turan, Diego Costa e David Villa.

Messi e Neymar sentaram lado a lado no banco de reservas. Aproveitando a presença das estrelas, um torcedor do Barça posicionou-se bem atrás da dupla e exibiu provocações ao Real Madrid: uma faixa escrita "antimadridista" e uma boneca inflável com a camisa de Cristiano Ronaldo. Na próxima segunda, o português e o argentino terão um duelo fora de campo: os dois disputam com o francês Ribéry, do Bayern de Munique, a Bola de Ouro da Fifa como melhor jogador do mundo em 2013.

Líderes com 50 pontos, Barça e Atlético voltam a campo durante a próxima semana, pela Copa do Rei. Na terça, o clube de Madri recebe o Valencia. Dois dias depois, a equipe catalã visita o Getafe. Em terceiro lugar com 44, o Real Madrid tem chance de diminuir a diferença no Espanhol no domingo, quando enfrenta o Espanyol, fora de casa, às 16h (de Brasília), com acompanhamento em Tempo Real no GloboEsporte.com.


Diego Costa completa três jogos seguidos sem marcar
Mesmo sem as duas estrelas do Barça em campo, o Atlético não conseguiu dominar o Barça em casa e teve apenas duas oportunidades de marcar. Ambas com Diego Costa, aos 5 e aos 27 minutos - a segunda com mais perigo, quase em cima da linha. O brasileiro naturalizado espanhol completou três jogos seguidos sem balançar a rede.


Diego Costa jogo Atlético de Madrid contra Barcelona (Foto: AFP) 
Diego Costa encara a marcação de Daniel Alves
 e Mascherano no Vicente Calderón (Foto: AFP)

No lado catalão, Pedro se destacava, mas a expectativa era pela entrada de Neymar e Messi. O camisa 10 foi a campo logo após o intervalo no lugar de Iniesta, que sentiu dores no joelho esquerdo e saiu para ser poupado (segundo o clube, o meia fará exames domingo para saber a gravidade).

O argentino apareceu pela primeira vez logo aos três, pela direita da área, mas parou em uma entrada de Diego Costa. A torcida do Barça teve que esperar até os 21 para ver Messi e Neymar juntos: o brasileiro substituiu Sánchez. Dois minutos depois, o camisa 10 teve sua primeira chance: iniciou a jogada e tocou na esquerda para Jordi Alba, que cruzou na cabeça do argentino, mas a bola foi para fora.

Aos 33, Valdés salvou o Barça com bela defesa após voleio de Koke. Dois minutos depois, Messi apareceu bem e quase abriu o placar no Vicente Calderón. Após falha da defesa do Atlético, o craque entrou sozinho na área e bateu de canhota, forte, mas o goleiro Courtois defendeu. Com três minutos de acréscimos até o final, Messi e Neymar ficaram apenas 27 minutos em campo juntos.


Messi jogo Atlético de Madrid e Barcelona (Foto: AFP) 
 Messi substitui Iniesta após o intervalo, mas 
não consegue tirar o zero do placar em Madri 
(Foto: AFP)


FONTE:

Em dia ruim de Ibra, PSG sofre para vencer o lanterna Ajaccio de virada

Equipe sofre gol logo no início, tem dificuldades em campo, mas consegue a vitória por 2 a 1, graças a Lavezzi e Matuidi, e abre cinco pontos de vantagem do Monaco

Por Córsega, França

 
A partida contra o Ajaccio parecia fácil para o Paris Saint-Germain. Afinal, era o líder contra o lanterna, e tudo conspirava a favor do time da capital: o PSG é dono do melhor ataque do Campeonato Francês. O Ajaccio tem o pior. A equipe parisiense possui a segunda melhor defesa. O time de Córsega, a segunda pior. Mas, num dia sem brilho do sueco Ibrahimovic, a maior estrela da companhia, o grupo de Laurent Blanc sofreu para vencer o adversário por 2 a 1, de virada, fora de casa. Os gols foram marcados pelo argentino Lavezzi e pelo francês Matuidi.

Com o resultado, o Paris Saint-Germain permanece na ponta, cinco pontos à frente do vice-líder Monaco, que cedeu o empate em 1 a 1 para o Montpellier, na sexta-feira. Já o Ajaccio continua na lanterna, com apenas nove pontos somados. Na próxima rodada, o PSG enfrenta o Nantes, no Parque dos Príncipes.

lavezzi PSG gol ibrahimovic ajaccio (Foto: Agência AFP) 
Ibra toca para Lavezzi marcar: sueco deu 
assistência para o gol do argentino, mas 
esteve em um dia ruim (Foto: Agência AFP)

ajaccio surpreende
O PSG foi surpreendido logo no início da etapa inicial. Aos cinco minutos, na primeira investida, o time da casa abriu o placar. E foi gol de brasileiro: após rápida jogada pela direita, Mostefa cruzou para o meio da área, Benjamin André desviou sozinho, e Eduardo, sem marcação, balançou as redes. A zaga parisiense não acompanhou o lance. Sirigu ainda tentou a defesa, mas não conseguiu bloquear o chute.

O gol complicou o jogo para o time da capital, que, apesar de manter a maior posse de bola, não estava caprichando no último passe. A ideia de empate começou a amadurecer com as rápidas jogavas de Lavezzi. Ibrahimovic teve duas grandes chances. Na primeira, o sueco cobrou falta com categoria, em chute rasteiro que bateu na trave à direita de Ochoa. Na segunda, o arqueiro mexicano fez defesa difícil após uma bomba do camisa 10 parisiense, de longa distância.

Aos 40, o empate: a jogada foi bem trabalhada pelo ataque do PSG. Começou com Ibrahimovic no meio de campo, que tirou dois marcadores do lance. Cavani ficou com a bola e tocou para Matuidi. O francês deu lindo passe infiltrado para o sueco, que entrava pela direita na área. O camisa 10 achou Lavezzi, que só empurrou para o gol.

CAvani PSG tonucci ajaccio (Foto: Agência AFP) 
Cavani é marcado: uruguaio teve atuação 
apagada (Foto: Agência AFP)

ENFIM, A VIRADA
O domínio do PSG era claro no segundo tempo. Era questão de tempo para o gol da virada sair, mas mesmo assim a equipe encontrava dificuldades. O Ajaccio, apesar da menor posse de bola, assustou em duas boas chances de Eduardo: um chute cruzado que obrigou uma bela defesa de Sirigu, e uma bola escorada após cobrança de escanteio.

O técnico Laurent Blanc tornou o time mais ofensivo, e as mudanças surtiram efeito. Lavezzi foi substituído por Lucas, e Pastore entrou no lugar de Alex. A jogada do gol da virada começou com o jovem argentino. Aos 29, ele driblou o defensor na entrada da área e cruzou para Ibrahimovic. O sueco cabeceou para o meio, Matuidi mergulhou para marcar de cabeça e fechar a vitória suada.


 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2014/01/em-dia-ruim-de-ibra-psg-sofre-mas-vence-lanterna-ajaccio-de-virada.html

Em partida cheia de pressão, Cruzeiro vira e bate São Bernardo na Superliga

Equipe mineira faz 3 sets a 2 na casa do time paulista e segue com a segunda colocação na tabela de classificação da competição

Por São Bernardo, SP

Mesmo com a torcida contra, o Cruzeiro não decepcionou na tarde deste sábado e venceu o São Bernardo por 3 sets a 2 (19/21, 21/17, 21/19, 19/21 e 15/10) fora de casa, em um jogo cheio de pressão e equilíbrio pela Superliga de Vôlei masculino. Com boas atuações, o ponteiro Filipe foi escolhido como o melhor jogador em quadra. Com o resultado, a equipe mineira segue com a segunda colocação na tabela de classificação e enfrenta o Rio de Janeiro na próxima rodada.

- O São Bernardo esta vindo em uma crescente e a gente não esperava um jogo com tanta pressão. Eles acabaram criando muitas dificuldades, mas nossa maturidade estava a nosso favor e conseguimos esse resultado - afirmou Filipe. 

vôlei são bernardo e cruzeiro superliga leozão (Foto: July Stanzioni / SM Press) 
Em partida equilibrada, Cruzeiro vence o São 
Bernardo no tie-break (Foto: July Stanzion
i / SM Press)

O jogo
A equipes começaram o primeiro tempo em equilíbrio. Com alguns erros do cruzeiro, o São Bernardo aproveitou as falhas adversárias para se manter próximo no placar. Com um ace de Wallace, a equipe mineira chegou a abrir dois pontos de vantagem no placar, mas logo foi alcançada pelo time paulista, que fortaleceu seus bloqueios e elevou o nível da partida.

Um ace de Matheus, seguido de um erro de recepção do Cruzeiro, fez com que o São Bernardo conseguisse abrir quatro pontos. Embalado e com boas atuações de Wallace, a equipe mineira igualou em 19 a 19, mas não foi o suficiente para segurar os paulistas, que fizeram mais dois pontos e fecharam o set em 21/19.

Forçando muito o meio de rede, o Cruzeiro começou o segundo set pontuando, mas assim como no primeiro tempo, o São Bernando explorou o bloqueio e com um pancada de Léozão chegou ao empate em 5/5. O time mineiro seguiu pressionando os adversários, abriu 20/16 de vantagem e com um pancada de Eder fechou o placar em 1 a 1, com parcial de 17/21.


vôlei são bernardo e cruzeiro superliga (Foto: July Stanzioni / SM Press)Com o resultado, equipe mineira segue em segundo na tabela (Foto: July Stanzioni / SM Press)
 
A equipe do São Bernardo voltou para o terceiro set desestabilizada pelo resultado anterior e o Cruzeiro, com boas jogadas de Filipe, conseguiu a vantagem, que logo foi reduzida pelo time paulista. Os mineiros investiram no bloqueio, alcançaram o set point e sem desperdiçar a chance, viraram em 2 a 1 (21/19).

O São Bernardo voltou para o quarto set em busca do empate e não demorou para a reação vir. Os jogadores do time paulista pressionaram o Cruzeiro e conseguiram abrir vantagem. Com o jogo em 18/20, os mineiros quebraram o set point, mas com uma bola cravada no meio da quadra, os donos da casa fecharam a parcial em 19/21 e levaram a parida para o tie-break.

O Cruzeiro foi para a decisão mantendo o estilo adotado durante toda a partida e forçando o meio de rede. O resultado foi positivo e a equipe mineira conseguiu se manter na frente no placar até o fim o jogo, que se encerrou com um erro de saque do time paulista, deixando a parcial em 10/15 e o placar em 3 a 2 para os visitantes. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/em-partida-cheia-de-pressao-cruzeiro-vira-e-bate-sao-bernardo-na-superliga.html

Rio de Janeiro retoma Superliga feminina com vitória sobre Araraquara

Apesar de ainda não mostrar o jogo consistente desejado por Bernardinho, cariocas começam returno vencendo em casa. Time disputa a Copa Brasil na próxima semana

Por Rio de Janeiro

Bernardinho balançou a cabeça em desaprovação mais vezes do que desejava. Nesta sexta-feira, no ginásio do Tijuca, na partida de retomada da Superliga feminina, o Rio de Janeiro ainda oscilou mais do que seu comandante gostaria, mas cumpriu a meta. Começou o ano de 2014 com vitória sobre o Araraquara por 3 sets a 0, parciais de 21/17, 21/15 e 21/13.
A levantadora Roberta, que entrou em quadra depois que Fofão sentiu dores na panturrilha esquerda, foi eleita a melhor jogadora do confronto.

- A gente saiu do primeiro turno com derrota para o Osasco, mas acho que já estamos conseguindo dar uma resposta aos treinamentos. Ainda tivemos falhas, alternamos bons e maus momentos, mas já senti o time diferente. E um 3 a 0 dá ânimo nessa retomada. Foi ótimo também eu ter podido entrar e ter conseguido ajudar a equipe. Entro muito como opção tática, na inversão do 5-1. Hoje foi um pouco diferente - disse Roberta.

O próximo compromisso da equipe carioca será na Copa Brasil, de 16 a 18 de janeiro, em Maringá (PR). O torneio reunirá os oito melhores times da edição passada da Superliga. Além do Rio de Janeiro, também estarão em quadra Osasco, Campinas, Sesi-SP, Praia Clube, Pinheiros, Minas e Rio do Sul. Nas duas edições anteriores, Rio de Janeiro (2007) e Osasco (2008) ergueram troféus.


Volei - Rio de Janeiro x Araraquara - Roberta (Foto: Alexandre Arruda/CBV) 
Apesar de oscilar durante o jogo, Rio superou o
 Araraquara por 3 sets a 0 (Foto: 
Alexandre Arruda/CBV)

O jogo
As anfitriãs demoraram a encaixar seu jogo. Mostravam dificuldade no passe, cometiam falhas na defesa e as visitantes tiravam proveito, abrindo 6/4. Bernardinho chamava o time, pedia mais atenção e, aos poucos, ia vendo a resposta ser dada. As palmas do treinador vieram após uma jogada que teve Sarah Pavan como protagonista. A canadense salvou uma bola que parecia perdida e logo depois não perdoou no ataque. O comando do placar estava em poder do Rio de Janeiro, agora com folga: 15/10.  

Volei - Rio de Janeiro x Araraquara (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Rio de Janeiro abriu o ano de 2014 com vitória (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
O bloqueio funcionava bem, a torcida fazia sua parte, as meninas também. Do outro lado, o Araraquara cometia erros de saque e de finalização no ataque. A técnica Sandra Mara Leão trocava as peças. A diferença diminuiu para três pontos (19/16). Carol pôs fim à reação. Subiu no bloqueio e deixou a equipe da casa perto de fechar o primeiro set. O time paulista se salvou. Na segunda chance que teve, Carol não desperdiçou: 21/17.

Na parcial seguinte, as adversárias não esmoreceram. Conseguiram equilibrar as ações no comecinho. Com a partida empatada, Bernardinho trocou Fofão por Roberta. A experiente levantadora se queixava de dores na panturrilha esquerda e assistiu ao resto do set sentada na lateral da quadra. Suas companheiras se esforçavam para sair da situação desconfortável. Aos poucos, o time foi crescendo e desgarrando no marcador.  Sem ser mais ameaçado, fez 2 a 0: 21/15.

Se Fofão era poupada, a sérvia Brankica Mihajlovic deixava o banco de reservas. Com a ajuda da ponteira, principalmente no saque, o Rio de Janeiro parecia jogar sua parcial mais tranquila (13/8). Mas voltou a cometer falhas bobas e viu o Araraquara encostar (13/11). As atuais campeãs superaram o mau momento e voltaram aos trilhos. A primeira vitória em 2014 estava garantida: 21/13.

Confira os resultados dos jogos desta sexta-feira:

Rio de Janeiro 3 x 0 Araraquara (21/17, 21/15 e 21/13)
Maranhão 0 x 3 Osasco (17/21, 12/21 e 15/21)
Campinas 3 x 0 São Bernardo (21/12, 21/14 e 21/13)
Praia Clube 3 x 0 Rio do Sul (21/11, 21/12 e 21/18)
Pinheiros 1 x 3 Minas (22/20, 14/21, 15/21 e 16/21)
Sesi-SP 3 x 0 São Caetano (21/13, 21/14 e 21/17)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2014/01/praia-vence-rio-do-sul-e-chega-sexta-vitoria-consecutiva-na-superliga.html

Pri Daroit sai chorando, mas Sesi-SP vence o São Caetano em duelo direto

Jogadora sente o joelho esquerdo e não volta mais para duelo, mas time consegue vencer o adversário e ganha uma posição na tabela, ficando em sexto, com 22 pontos

Por São Paulo


saiba mais
Em um duelo direto na Superliga Feminina de vôlei, Sesi-SP e São Caetano entraram em quadra, nesta sexta-feira, na Vila Leopoldina, em São Paulo, em jogo válido pela primeira rodada do segundo turno. E o time de vermelho levou a melhor por 3 sets a 0, parciais de 21 a 13, 21 a 14 e 21 a 17. No segundo set, contudo, a equipe sofreu a perda de Priscila Daroit, que havia feito uma ótima primeira parcial.

A jogadora sentiu o joelho esquerdo, saiu mancando e chorando (assista às imagens no video acima). No final de 2011, Pri Daroit já havia tido um problema no local. Na ocasião, a atleta sofreu rompimento parcial dos ligamentos colateral medial e do cruzado posterior da mesma perna. Para a sorte do Sesi-SP, a substituta Suelle deu conta do recado e ajudou bastante a equipe, assim como Dani Lins, com boas jogadas. Além delas, a líbero Suelen tomou conta da defesa e foi escolhida a melhor da partida.

- O primeiro turno nosso não foi muito bom. Começamos jogando muito mal e pegamos 2014 pensando em renovar tudo. Agora é esperar a Pri melhor, ela se machucou, mas acho que não foi nada demais não. Começamos bem 2014, isso que importa - concluiu Dani Lins, também se referindo à vitória sobre o Araraquara neste ano.


O jogo


O jogo começou bastante equilibrado. Pelo lado do São Caetano, Sabrina entrou bem, acertando todos os ataques em que era acionada. Do outro lado, Priscila Daroit também conseguiu marcar pontos. No meio do set, a experiência falou mais alto, e o Sesi-SP tomou o controle, abrindo boa vantagem: 17 a 12. Curiosamente, no primeiro ponto de bloqueio da partida, com paredão triplo. Em um primeiro set de poucos ralis, o Sesi-SP acabou com 21 a 13.

O São Caetano iniciou o segundo set com um jogo mais ofensivo e abriu dois pontos de vantagem. Mas, aos poucos, diminuiu o ritmo, e o Sesi-SP retomou a dianteira. Em dois toques de Diana, a equipe vermelha ampliou. O técnico Hairton Cabral pediu tempo técnico e orientou as meninas. Mas não adiantou muito. Deise deu uma pancada e marcou. Pri Daroit, que vinha muito bem, sentiu dores no joelho esquerdo, saiu chorando e não voltou mais para a partida. Depois, ela apareceu comemorando um ponto de Suelle, que entrou em seu lugar. Mais tarde, o Sesi-SP fechou a etapa em 21 a 14.

Volei Sesi-SP x São Caetano (Foto: Divulgação) 
Sesi-SP, de Suelle, que entrou no lugar de Pri 
Daroit, venceu o São Caetano (Foto: Divulgação)

No terceiro set, Suelle se chocou contra a companheira Ivna, mas ficou tudo bem. A jogadora que havia substituído Pri Daroit seguiu jogando bastante e ajudou o Sesi-SP a se manter na frente. Mas, diferentemente do segundo set, foi o São Caetano quem conseguiu uma virada: 13 a 12. Jogadora mais procurada da equipe, Thaisinha emplacou boas jogadas, mas, em seguida, teve um erro. A líbero Suelen liderou a defesa, o Sesi-SP então se aproveitou de falhas, atacou bem e conseguiu colocar 18 a 15 no placar. Com Bárbara, que entrou na quadra pela primeira vez, no saque, o time fechou em ponto de Fabi: 21 a 17 (veja os pontos finais do jogo acima).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/01/pri-daroit-sai-chorando-mas-sesi-sp-vence-o-sao-caetano-em-duelo-direto.html

Praia vence Rio do Sul e chega à sexta vitória consecutiva na Superliga

Time de Uberlândia faz 3 sets a 0 sem dificuldades, mantém boa fase e chega aos 29 pontos. Catarinenses não se encontram na partida e permanecem com oito pontos

Por Uberlândia, MG


Diante do Rio do Sul, o Praia Clube confirmou dois bons momentos vividos pelo clube. Primeiro, pela sequência de vitórias. Segundo, a boa fase da norte-americana Kim Glass. Na noite desta sexta-feira, na Arena Praia, as mineiras venceram as catarinenses por 3 sets a 0, com parciais de 21/11, 21/12, e 21/18, e conquistaram a sexta vitória consecutiva na Superliga Feminina.

Com o resultado, as praianas somam agora 29 pontos. O Rio do Sul permanece com oito pontos na tabela. A ponteira Kim Glass recebeu o troféu o Viva Vôlei depois de anotar seis pontos de ataque, três de bloqueio e um de saque.

Praia Clube Rio do Sul Uberlândia Superliga Feminina 2013/2014 (Foto: Gullit Pacielle) 
Em casa, Praia Clube não teve dificuldades para
 vencer Rio do Sul (Foto: Gullit Pacielle)
 

saiba mais

Na próxima a rodada, o Praia Clube volta a jogar fora de casa, diante do Minas, no dia 20 de janeiro. Um dia depois, o Rio do Sul encara o Sesi-SP, em São Paulo, pela segunda rodada do segundo turno.
domínio praiano

Praia Clube Rio do Sul Uberlândia Superliga Feminina 2013/2014 (Foto: Gullit Pacielle)Com boa defesa e passe na mão, mineiras dominaram a partida (Foto: Gullit Pacielle)
 
Dois pontos de bloqueio e duas bolas rápidas deram a dianteira no placar ao Praia Clube. O técnico do Rio do Sul, Rogério Portela, foi obrigado a pedir tempo para corrigir, no mínimo, a recepção da equipe. No time da casa, a oposta Monique se destacava junto com a central Nati. Desconcentradas, as meninas do Rio do Sul, não conseguiam passar pelo bloqueio praiano, que fez 10 a 3 no set. A vantagem foi mantida e a primeira etapa foi concluída em 18 minutos, com 21/11. Monique, do Praia, com seis pontos, foi a maior pontuadora do set.

A segunda etapa começou mais equilibrada. O Rio do Sul conseguiu corrigir alguns erros. A levantadora Jordânia encaixou bons contra-ataques com a oposta Natiele, que começou bem o set. Mesmo assim, a disparidade entre as equipes continuava evidente. Monique, Michelle e Kim Glass, além da boa defesa do Praia, deixavam as mineiras sempre à frente no marcador. Diferença que se fez notar no placar. Com o passe na mão, a levantadora Juliana Carrijo variou as jogadas e o Praia fez 2 sets a 0 com 21 a 12.

O terceiro set começou como os anteriores: Praia Clube na frente e Rio do Sul tentando tornar o duelo mais equilibrado. Na primeira parada técnica, o treinador mineiro Spencer Lee promoveu as entradas da campeã olímpica Mari e da levantadora Camila Torquette nos lugares de Monique e Juliana Carrijo, respectivamente. A levantadora reserva abusou das bolas de meio. E a estratégia deu certo. As centrais Mayhara e Nati executavam o movimento com maestria, e até a metade do set, haviam feito seis pontos, todos de ataque. No fim, nova vitória praiana, por 21/18, para fechar em 3 a 0.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2014/01/praia-vence-rio-do-sul-e-chega-sexta-vitoria-consecutiva-na-superliga.html

Em final austro-brasileira, Melo bate Soares e é campeão em Auckland

Com Julian Knowle como parceiro, número 7 do mundo nas duplas leva a melhor na decisão sobre o compatriota 3º do ranking, que jogou ao lado de Alexander Peya

Por Auckland, Nova Zelândia

Tenis Marcelo Melo e Julian Knowle campeões em Auckland (Foto: Reprodução/Instagram)Melo e Knowle exibem troféu de campeões de duplas de Auckland (Foto: 
Reprodução/Instagram)
Na final de duplas do ATP 250 de Auckland neste sábado (noite de sexta-feira no Brasil), uma coisa já era certa: um brasileiro e um austríaco seriam campeões. De um lado, o mineiro Bruno Soares, número 3 do mundo, e seu parceiro Alexander Peya, que formam a segunda melhor dupla da atualidade. Do outro, o também mineiro Marcelo Melo, 7º do ranking da ATP, e Julian Knowle, que substituía o croata Ivan Dodig como companheiro do brasileiro. E o time formado especialmente para o torneio neozelandês superou o entrosamento dos principais cabeças de chave. Melo e Knowle conquistaram o título de virada, pelas parciais de 4/6, 6/3 e 10-5.

O jogo foi repleto de quebras: oito no total. Só no segundo set, os quatro primeiros games foram todos vencidos pela equipe que estava na devolução. Também exageraram nas duplas faltas durante toda a partida: sete de Peya/Soares e seis de Knowle/Melo. No super tie-break, o número 7 do mundo dominou a rede e conquistou o título para ele e para o parceiro.

- Campeões aqui em Auckland. Semana incrível com o 'The King' - comemorou Marcelo em postagem no Instagram, se referindo a Knowle pelo apelido do austríaco.


Bruno Soares Marcelo Melo Julian Knowle Ivan Dodig Auckland (Foto: Getty Images) 
Duplas posam após a final em Auckland 
(Foto: Getty Images)

Soares e Melo já haviam se enfrentado na semana passada. Nas semifinais do ATP 250 de Doha, quem avançou de fase foi o número 3 do mundo e Peya, dessa vez batendo o 7º do ranking e Dodig. No torneio jogado no Catar, Soares e Peya também foram vice-campeões, perdendo para os tchecos Tomas Berdych e Jan Hajek na final.

Os tenistas mineiros agora viajam para Melbourne, onde disputam o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, a partir da próxima segunda-feira.


Americano leva o título no torneio de simples
O americano John Isner se sagrou o campeão masculino no torneio de simples ao vencer Yen-Hsun Lu, de Taiwan, por 2 sets a 0 (duplo 7/6) na madrugada de sábado. Este é o oitavo título da carreira do atual número 14 do mundo, sendo o segundo em Auckland.


John Isner Auckland (Foto: Getty Images) 
John Isner posa com o troféu 
(Foto: Getty Images)

FONTE:

Del Potro supera Bernard Tomic e conquista título do ATP de Sidney

Argentino derrota o australiano por 2 sets a 0 e garante o 18º troféu da carreira

Por Sidney, Austrália

Diante de uma torcida que estava a favor do seu adversário, Juan Martin Del Potro não se intimidou, venceu o australiano Bernard Tomic por 2 sets a 0 (6/3 e 6/1), e conquistou o título do ATP 250 de Sidney, na Austrália. O argentino precisou de apenas 53 minutos para garantir o 18º troféu da carreira e o primeiro no país.  

tênis juan martin del potro atp de sydney (Foto: Reprodução / Facebook) 
Juan Martin Del Potro conquista título do ATP
 de Sidney (Foto: Reprodução / Facebook)

Del Potro terminou a partida com seu oitavo ace e cometeu apenas quatro erros não-forçados durante o jogo. O argentino desanimou Tomic ao quebrar o saque adversário e fazer 4/1 no segundo set.

O caminho adiante, após o ATP 250 de Sidney, não parece mais fácil para Tomic, já que se eu próximo desafio será contra Rafael Nadal na primeira rodada do Aberto da Austrália, neste Domingo. Del Potro também está classificado para a competição e enfrenta o americano Rhyne Willians.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/del-potro-supera-bernard-tomic-e-conquista-titulo-do-atp-de-sidney.html

Pouco aproveitado no Milan, goleiro Marco Amelia pede para sair do clube

Em rede social, jogador, que tem contrato com o time italiano até junho de 2015, revela conversa com Adriano Galliani e diz que seria a melhor solução para todos

Por Milão, Itália

amelia milan real madrid (Foto: agência Reuters)Amelia em partida pelo Milan( Agência Reuters)
 
Pouco aproveitado nessa temporada pelo técnico Massimiliano Allegri, o goleiro Marco Amelia, de 31 anos,  pediu para ser liberado do Milan, que ainda conta com o titular Christian Abbiati e o brasileiro Gabriel. A confirmação foi feita pelo próprio jogador em uma rede social ao revelar que chegou a conversar com o diretor Adriano Galliani.

- Eu pedi ao Dr. Galliani para me deixar ir embora, com grande pesar, mas depois de nos últimos meses é a melhor solução para todos - publicou, Amelia.

Contratado junto ao Gênova, em 2011, Marco Amelia ainda tem contrato com o Milan até junho de 2015. Atualmente, o clube está na 11° colocação no Campeonato Italiano, 27 pontos atrás do líder Juventus de Turim.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2014/01/pouco-aproveitado-no-milan-goleiro-marco-amelia-pede-para-sair-do-clube.html

Ainda sem contar com Paulinho, Tottenham vence o Crystal Palace

Eriksen e Jermain Defoe garantem a vitória dos Spurs, que chegam aos 40 pontos na classificação do Campeonato Inglês. Brasileiro segue fora se recuperando de lesão

Por LOndres, Inglaterra


saiba mais
Com objetivos distintos na competição, Tottenham e Crystal Palace duelaram neste sábado, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Inglês e deu "Spurs". Jogando diante dos torcedores, no White Hart Lane, o time, que não contou com o brasileiro Paulinho com lesão no tornozelo, venceu por 2 a 0 e chegou aos 40 pontos, seis a menos que o líder Chelsea. Por outro lado, o rival permaneceu com 17 na zona do rebaixamento. Os gols do jogo foram marcados por Eriksen e Jermain Defoe. 

Na próxima rodada, o Tottenham visita o Swansea City, Já o Crystal Palace recebe o Stoke City.

eriksen tottenham gol Crystal palace (Foto: Agência Reuters) 
Eriksen (23) é cercado pelos companheiros após
 o primeiro gol do Tottenham sobre o Crysta
 palace (Foto: Agência Reuters)

Precisando vencer para escapar da zona do rebaixamento, o Crystal Palace teve a primeira grande chance aos sete minutos, quando Chamark entrou na grande área e foi derrubado. Puncheon foi para a cobrança e mandou a bola nas arquibancadas, levando os torcedores ao desespero.
Após o lance o jogo ficou morno, e o Tottenham só assustou aos 33. Bentaleb recebeu passe na entrada da área e chutou colocado. A bola bateu na trave e quase entrou, saindo rente ao poste contrário.
Se o primeiro tempo foi de poucas chances, a etapa final começou com a rede balançando. Logo aos cinco minutos, o dinamarquês Eriksen aproveitou desvio de Adebayor, invadiu a grande área, e bateu forte de perna canhota no ângulo no goleiro, abrindo o placar.

Os Spurs melhoraram consideravelmente e não tiveram dificuldades para chegar ao segundo gol. Aos 27, o atacante Defoe, que acertou transferência para o Toronto FC, clube da Major League Soccer (MLS), recebeu passe de Lenno na entrada da área e finalizou na saída do goleiro para dar números finais ao jogo.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/01/ainda-sem-contar-com-paulinho-tottenham-vence-o-crystal-palace.html

Isabel faz melhor resultado em Copa do Mundo e confirma vaga em Sochi

Brasileira conta com sorte na semifinal, vai à Big Final pela primeira vez na carreira, termina no sexto lugar e assegura a classificação para as Olimpíadas de Inverno

Por Vallnord, Andorra

A vaga de Isabel Clark para as Olimpíadas de Inverno de Sochi 2014 que estava praticamente garantida foi confirmada em grande estilo na manhã deste sábado. A brasileira conquistou seu melhor resultado em etapas da Copa do Mundo de snowboard cross, avançando à Big Final (disputa por medalhas) pela primeira vez na carreira. Na competição em Vallnord-Arcalis, em Andorra, a carioca acabou ficando na sexta colocação entre a seis que disputaram a bateria decisiva. A canadense Dominique Maltais venceu a prova, seguida pela búlgara Alexandra Jekova e pela americana Lindsey Jacobellis.

O resultado veio acompanhado também de um pouco de sorte. Na semifinal, a brasileira se beneficiou da queda de duas adversárias para conseguir a terceira colocação e a vaga na decisão.



Drama, sorte e boa disputa na final
O caminho da brasileira até a decisão teve doses de drama. Depois de fazer o 15º tempo na classificação de sexta-feira, Isabel Clark teve uma chegada acirrada nas quartas de final. Ela chegou lado a lado com a francesa Charlotte Bankes e teve sua terceira colocação confirmada após a análise das imagens.

Em uma semifinal marcada por quedas, a sorte sorriu para a snowboarder do Rio de Janeiro. A italiana Michela Moioli caiu logo na largada (sendo depois levada de helicóptero para o hospital), e Isabel ocupou a quinta colocação até que a tcheca Eva Samkova e a americana Jacqueline Hernandez se chocaram.

A brasileira herdou o terceiro lugar e caminhou sem problemas para a decisão. Isabel esteve perto de conseguir um resultado melhor ainda. A brasileira teve um bom início de prova, assumindo a quarta colocação após deixar a americana Lindsey Jacobellis e a norueguesa Helene Olafsen. No entanto, ela perdeu ritmo e acabou caindo para a sexta colocação.


FONTE:

Sem espaço, Cortez entra em acordo e rescinde seu contrato com o Benfica

Lateral diz não guardar mágoas da passagem por Portugal, mas espera voltar logo ao futebol brasileiro e ficar perto de seus familiares

Por Lisboa, Portugal

Andre Carrillo sporting Bruno Cortez benfica português (Foto: Agência Reuters)Andre Carrillo sporting Bruno Cortez benfica português (Foto: Agência Reuters)
 
Com poucas chances no Benfica, o brasileiro Cortez entrou em um acordo com o clube português e rescindiu seu contrato na noite desta sexta-feira. Após boas partidas no time de Lisboa, o lateral, segundo ele, acabou tendo dificuldades com a tática de jogo ministrada pelo técnico Jorge Jesus. 
 
- Na tática utilizada hoje no Benfica os laterais exercem uma função quase que exclusivamente defensiva e isso vinha dificultando minha busca por espaço na equipe, já que é uma maneira de atuar bastante diferente da que estou acostumado e jogamos no Brasil. Foi pelo meu diferencial de apoiar bem o ataque que eu consegui me destacar e cheguei até na Seleção Brasileira, então, em conjunto com meus empresários e com a direção do Benfica, decidimos que seria melhor para ambas as partes essa rescisão. Não tenho nada para reclamar do período em que defendi o Benfica, pelo contrário. Serei eternamente grato ao clube português por tudo o que fez por mim e ao Jorge Jesus pela oportunidade. As coisas não deram certo por questões que acontecem no futebol, mas tenho certeza que deixei as portas abertas.

Cortez tem contrato com o São Paulo até 2016 e diz que deseja voltar ao futebol brasileiro. 

- Ainda não sei onde vou jogar esse ano. Recebi muitas sondagens de clubes do Brasil e do exterior e os meus empresários estão definindo o melhor para minha carreira. Comentei com eles que gostaria de voltar ao futebol brasileiro para ficar perto dos meus familiares e também por acreditar que é o lugar ideal para mostrar tudo o que sei. Estou certo de que o melhor acontecerá e de que vou voltar a dar o que falar em 2014.



FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-portugues/noticia/2014/01/sem-espaco-cortez-entra-em-acordo-e-rescinde-seu-contrato-com-o-benfica.html

Hazard e Torres marcam, Chelsea vence o Hull City e assume a ponta

Blues levam sustos no primeiro tempo e só conseguem o gol na etapa final, com bela jogada de Ashley Cole e Hazard, que chegou ao nono no Inglês. Torres fez o segundo

Por Hull, Inglaterra


saiba mais
Mesmo entrando em campo com o favoritismo, o Chelsea suou muito para vencer o Hull City por 2 a 0, na manhã deste sábado, e, consequentemente, alcançar a liderança isolada do Campeonato Inglês, com 46 pontos. Os "Blues" começaram a partida, no Kingston Communications Stadium, com quatro brasileiros no meio de campo: Ramires, Oscar, Willian e David Luiz, que jogou de volante. Porém, o grande destaque foi o belga e rápido Hazard por fazer um golaço e chegar ao seu nono competição. Fernando Torres completou no fim.

A vitória também foi especial para Petr Čech. O jogador dos Blues tornou-se o goleiro com o maior número de jogos da história do clube sem tomar gols: 209. Na próxima rodada, o Chelsea recebe o Manchester United, Já a equipe do Hull City visita o Norwich City.

Com 45 pontos, o Arsenal ainda entra em campo neste domingo para enfrentar o Aston Villa, fora de casa. Quem também joga no mesmo dia e "longe" dos torcedores é o Manchester City, que tem 44 e visita o Newcastle.

Hazard chelsea gol hull city (Foto: Agência Reuters) 
Hazard comemora seu nono gol com a camisa do
Chelsea no Campeonato Inglês (Foto:
 Agência Reuters)

Com um meio campo de brasileiros, o Chelsea começou dominando o controle da bola e pressionando o Hull City, que entrou em campo para marcar e apostar nos contra-ataques. Mesmo assim, os "Blues" encontravam dificuldades para achar espaços na defesa rival.

Aos 21 minutos, porém, a primeira grande chance da partida foi do Hull City. Sagbo foi lançado, chegou na linha de fundo e cruzou para Livermore. O meia cortou para a direita e soltou a bomba, obrigando Cech a se atirar no canto esquerdo e mandar para escanteio. Os torcedores ganharam mais ânimo quatro minutos depois, quando Terry saiu errado e deixou a bola nos pés de Sagbo, que bateu forte e perdeu a maior chance do jogo.

O Chelsea só chegou com perigo mesmo aos 32. Hazard recebeu pela esquerda e tocou rasteiro para Oscar. O brasileiro dominou na grande área e chutou forte para a grande defesa de McGregor. David Luis ainda teve outra chance antes do fim da etapa inicial, quando bateu uma falta colocado e obrigou o goleiro do Hull City a salvar o time mais uma vez.

A impaciência de José Maurinho na beira do campo só foi contornada no segundo tempo. Aos 11, David Luiz avançou pela esquerda e tocou para Ashley Cole, que deixou de calcanhar para Hazard. O belga carregou pelo meio e arriscou a finalização rasteira na entrada da área. A bola entrou no cantinho: 1 a 0.

Com o resultado, a equipe do Hull City acabou saindo mais ao ataque e dando muitos espaços ao Chelsea. Assim, o time conseguiu liquidar a partida aos 42. Fernando Torres recebeu lançamento, ganhou na corrida do zagueiro e bateu de esquerda no canto de McGregor para decretar a vitória por 2 a 0.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/01/hazard-e-torres-marcam-chelsea-vence-o-hull-city-e-assume-lideranca.html

Em nota, Barça se diz 'indignado' com denúncia sobre o contrato de Neym

Clube afirma que situação criada por promotor espanhol é considerada infundada e imprudente. Segundo Perals, há informações controversas relativas a valores

Por Barcelona

Neymar treino do Barcelona (Foto: EFE)Neymar no treino do Barcelona (Foto: EFE)
Após a polêmica criada na Espanha por um sócio do Barcelona, que acusa o presidente do Sandro Rosell de ter desviado € 40 milhões (cerca de R$ 128 milhões) na negociação de Neymar, o que fez o promotor José Perals, da Audiência Nacional, solicitar a apresentação dos contratos entre as partes, o clube reagiu de forma dura. Em nota divulgada na manhã deste sábado, o Barça se diz "indignado" com a situação criada e que o processo é considerado infundado e imprudente.

Segundo Perals, há informações controversas relativas a valores nos documentos firmados, o que abre margem para que a investigação siga em frente. Porem, o clube diz que em dezembro já foi entregue toda a documentação contratual sobre a negociação para a Justiça e não existe mais motivos para uma nova ação do promotor.

Durante uma assembleia geral para os sócios do clube catalão, em outubro de 2013, o diretor financeiro do Barça, Javier Faus, revelou o gasto com a negociação atingiu € 65 milhões (cerca de R$ 194 milhões), mais do que os € 57 milhões (R$ 170 milhões) anunciados inicialmente, incluindo o pagamento de luvas a Neymar, além de comissões de empresários.
Confira parte da nota do Barcelona

O Futebol Clube Barcelona (FCB) quer expressar sua indignação mais forte em relação ao pedido do Promotor da audiência Nacional sobre a assinatura de Neymar da Silva Santos Junior emitido este na sexta-feira. É incomum que o Ministério público, após ter solicitado os contratos com o jogador e as contas anuais do clube, solicitar agora um novo procedimento. Tem se estendido desnecessariamente, um processo que sempre consideramos infundado e imprudente. A operação de Neymar Da Silva juntou Santos Junior era complexa, uma engenharia para negociar. Nossos concorrentes estavam dispostos a fazer a mesma operação e por muitos mais dinheiro, mas o FCB adiantou-se pela experiência e habilidade de sua equipe de negociação. Esta complexidade contratual, chamada pela acusação em seu relatório "simulação o contrato ", não constitui em si um crime. Acreditamos que no relatório, o Ministério público cometa um erro em entender o contrário. Perante a gravidade destes atos, apesar de contar com a boa ação da justiça, nós estamos fortes na defesa do Presidente.


Barcelona, sábado, 11 de janeiro de 2014


FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2014/01/em-nota-barca-se-diz-indignado-com-denuncia-sobre-o-contrato-de-neymar.html

Barcos se vê mal interpretado sobre salários atrasados: 'Falei pelo grupo'

Direção gremista encaminha o pagamento de vencimentos e direitos de imagem. Problema foi revelado pelo centroavante antes da última rodada do Brasileiro

Por Direto de Bento Gonçalves

Barcos, centroavante do Grêmio (Foto: Diego Guichard)Barcos reclamou da imprensa em entrevista coletiva (Foto: Diego Guichard)
 
Partiu de Barcos a revelação do problema de salários atrasados no Grêmio, ainda em dezembro, antes da última rodada do Brasileirão. E foi novamente o Pirata, capitão do grupo, o primeiro a falar sobre o assunto, durante pré-temporada realizada em Bento Gonçalves. Em entrevista coletiva concedida após o treino da manhã deste sábado, o centroavante reclamou. Não da diretoria gremista, mas da imprensa, com a alegação de que fora "mal interpretado".   

- Falo pelo grupo. Se não for eu, quem mais vai falar sobre isso? Sou o capitão do time, estou tranquilo. Teve quem interpretou de forma pessoal. Vi a notícia de que o Barcos se queixava do salário. Sempre que eu falar será pelo grupo - disse, na sala de imprensa improvisada no hotel Dall'onder Vittoria.


Por outro lado, esse assunto está praticamente vencido. Na sexta-feira, a diretoria do clube gaúcho encaminhou o pagamento dos vencimentos e direitos de imagem atrasados.  

- Teve atraso, sim. Graças a Deus, estamos arrumando tudo, já não há quase nenhum problema. Nós estamos tranquilos. O clube cumpriu o que falou - complementou.

Barcos e Souza em treino do Grêmio em Bento  (Foto: Diego Guichard) 
Barcos e Souza em treino do Grêmio em Bento 
(Foto: Diego Guichard)
 
De acordo com o diretor executivo de futebol Rui Costa, os pagamentos começaram a ser postos em dia ainda na quinta. Foi o caso, por exemplo, de Elano. Após se acertar com o Grêmio, pôde confirmar sua transferência por empréstimo ao Flamengo. Eram ao menos dois meses de salário de carteira atrasados, além dos direitos de imagem. 

Durante a manhã, o grupo gremista realizou baterias de treinamentos físicos no campo do São Paulo, de Bento Gonçalves. Os jogadores voltam a treinar durante à tarde, no Flamengo de São Valentim.
Confira as informações do esporte gaúcho no globoesporte.com.rs


saiba mais

Peixe vence Criciúma e fecha primeira fase com 100% e liderança do Grupo V

Com Stéfano Yuri inspirado, Alvinegro Praiano conquista sua terceira vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior e dá importante passo rumo ao bicampeonato do torneio

Por Santos, SP

Disposto a conquistar o bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Santos venceu o Criciúma por 3 a 1, neste sábado, na Vila Belmiro, pela terceira rodada do Grupo V, e encerrou a primeira rodada com 100% de aproveitamento.

A vitória do Peixe teve o atacante Stéfano Yuri como destaque. Ele marcou dois dos três gols do Alvinegro Praiano na partida. Diego Cardoso marcou o outro gol santista, enquanto Iago descontou para o Tigre.


saiba mais
Com o resultado, o Santos chegou a nove pontos e ficou com a liderança do Grupo V. O time paulista espera o fim da fase de grupos para saber quem será seu adversário na próxima etapa da competição. Já o Criciúma permaneceu com seis pontos e fica torcendo para entrar como um dos melhores segundos colocados.


Goleiro do Tigre fecha o gol...
Empolgado com o grande público presente na Vila Belmiro, o atual campeão da Copinha começou mandando na partida. Logo aos oito minutos, o meio-campo Serginho arriscou de fora da área e fez o goleiro David trabalhar espalmando para escanteio. Na sequência o camisa 10 santista quase marcou um golaço, ao aproveitar erro na saída de bola do Criciúma e chutar no ângulo direito de David, que fez mais uma grande defesa e espalmou para fora.

 Stefan Yuri santos gol cricúma copa são paulo de futebol junior (Foto: Mauricio de Souza / Agência Estado) 
Diego Cardoso, Stéfano Yuri e Serginho 
comemoram gol contra Cricúma 
(Foto: Mauricio de Souza/Agência Estado)

Mais efetivo no ataque, o time comandado pelo técnico Pepinho Macia marcou primeiro. Aos 35, Jorge Eduardo recebeu na entrada da grande área, driblou dois marcadores e tocou para Diego Cardoso quase em cima da linha apenas empurrar para o gol e abrir o placar.

Explorando os contra-ataques, os catarinenses passaram a dar trabalho para a zaga santista com as investidas de Bruno Lopes e Eduardo. Não demorou muito para o Criciúma empatar. Depois de escanteio cobrado por Willian pela direita, o zagueiro Iago subiu mais do que a zaga santista, se aproveitou da falha do goleiro do Peixe e igualou o placar.


... mas Stéfano Yuri mata o jogo
O segundo tempo iniciou bastante diferente do primeiro, com os catarinenses pressionando a saída de bola santista, e o time da casa explorando os contra ataques pelo lado direito com o lateral Daniel Guedes. Em um deles, o camisa 4 do Santos quase marcou um belo gol, finalizando com violência contra a meta de David, que mandou para escanteio. E foi depois do tiro de canto que Alvinegro Praiano chegou ao segundo gol: Daniel Guedes cruzou da direita, Naílson chutou em cima da defesa e, na sobra, Stéfano Yuri bateu firme para fazer 2 a 1.

Aos 35, Stéfano Yuri deixou mais um. Em outra jogada pelo lado direito, desta vez com Zé Carlos, a bola chegou na medida para o camisa nove marcar de cabeça o terceiro do Peixe e o quinto dele na Copinha.

Santos x Criciúma Copa São Paulo (Foto: Antonio Marcos) 
Stéfano Yuri, destaque do sábado, festeja um de
 seus gols com companheiros do Peixe (Foto:
 Antonio Marcos)


FONTE:

Bellucci passa por japonês e vai à chave principal do Aberto da Austrália

Brasileiro vence por 2 sets a 0 e garante vaga na elite do primeiro Grand Slam do ano

Por Melbourne, Austrália

Número 125 do mundo, Thomaz Bellucci jogará o primeiro Grand Slam da temporada 2014. Sem maiores dificuldades, o brasileiro venceu o japonês Taro Daniel (240º no ranking) na madrugada deste sábado, por 2 sets a 0 (parciais de 7/5 e 6/2), encerrou sua participação no qualifying e garantiu vaga na chave principal do Aberto da Austrália.

- A princípio, foi um jogo bem duro. Acabei perdendo algumas chances de fechar o primeiro set antes. No segundo, joguei melhor, consegui impor mais meu ritmo e ele (Taro) sentiu - afirmou Bellucci.

tênis thomaz bellucci qualyfing australian open (Foto: Mae Dumrigue / Tennis Australia) 
Thomaz Bellucci se classifica para a chave 
principal do Aberto da Austrália 
(Foto: Mae Dumrigue / Tennis Australia)

Esta será a sexta participação de Bellucci no primeiro Grand Slam do ano. O brasileiro disputou o qualifying pela primeira vez em sua carreira e na estreia passou pelo francês Maxime Teixeira (6/4 6/0). Depois, na segunda rodada, derrotou o austríaco Martin Fischer (4/6, 6/3 e 10-8), em uma virada dramática.

- Estou muito feliz de ter passado o qualifying. Foram três vitórias importantes, principalmente por ser início de temporada que, com certeza, vão me dar ritmo e confiança para a chave. Agora começa um novo torneio, com jogos melhor de cinco sets. Estou bastante motivado para seguir avançando aqui na Austrália - disse o tenista brasileiro. 

A chave principal do Aberto da Austrália terá início na noite de domingo e o primeiro desafio de Bellucci será contra o o alemão Julian Reister. No feminino, a brasileira Teliana Pereira pega a russa Anastasia Pavlyuchenkova. Já os confrontos de duplas ainda não foram divulgados pela organização do evento. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/01/bellucci-passa-por-japones-e-vai-chave-principal-do-aberto-da-australia.html

Advogados divergem sobre risco de punição a Fla e Lusa por liminares

Carlos Portinho diz que os clubes não podem se beneficiar das ações de terceiros na Justiça, enquanto outros especialistas afirmam que times não sofrerão qualquer pena

Por São Paulo e Rio de Janeiro

Michel Assef Filho advogado Flamengo STJD julgamento (Foto: Richard Souza)STJD retirou quatro pontos de Portuguesa e Flamengo (Foto: Richard Souza)
 
As liminares obtidas na sexta-feira por Flamengo e Portuguesa na 42ª Vara Cível de São Paulo podem causar punição aos clubes, segundo o advogado Carlos Portinho, especialista em direito desportivo. Ele sustenta que o artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) prevê que as equipes não podem se beneficiar da ação de terceiros na Justiça Comum. Já outros advogados ouvidos pelo GloboEsporte.com discordam da leitura de Portinho. De acordo com eles, as ações judiciais que conseguiram liminares não discutem as normas do CBJD, e sim o desrespeito ao Estatuto do Torcedor.

Há o risco de punição para todo e qualquer clube que for se beneficiar por terceiros, de aplicação da pena do artigo 231
Carlos Portinho

O artigo 231 prevê pena máxima de exclusão do campeonato que estiver disputando e multa de até R$ 100 mil. Portinho lembra um caso de 2004 para ilustrar sua argumentação.

- Há o risco de punição para todo e qualquer clube que for se beneficiar por terceiros, de aplicação da pena do artigo 231. Em 2004, houve uma invasão de campo no último jogo do Brasiliense na Série B. O time subiu para a Série A e a CBF determinou que o clube jogasse contra o Vasco com portões fechados na primeira rodada. Houve uma ação do Ministério Público, uma ação civil pública, que determinava a venda de ingressos. Advoguei para o clube na época e fiquei na dúvida se cumpriríamos a decisão da Justiça Comum. Houve a partida, e logo depois o Vasco entrou com uma ação. Na ocasião, Luiz Zveiter era o presidente do Tribunal, anulou o jogo e fez valer a decisão da Justiça Desportiva. Mandou repetir a partida, ou o Brasiliense sofreria as sanções do 231. Por isso que os clubes devem se submeter ao que assinaram no regulamento - afirmou o advogado.

Ainda segundo Portinho, para escapar das punições previstas no artigo 231, Flamengo e Portuguesa deveriam se manifestar para a CBF e para o tribunal dizendo que "não pretendem se valer da decisão da Justiça Comum".

Se a Justiça decidiu, acabou, Flamengo e Portuguesa não têm o que fazer, não há como o clube se recusar a cumprir
Luiz Roberto Martins Castro

Já outros especialistas enxergam a questão de maneira diferente da de Portinho. De acordo com Luiz Roberto Martins Castro, presidente do Conselho Deliberativo do IBDD (Instituto Brasileiro de Direito Desportivo), Flamengo e Portuguesa não correm risco.

- Até existe essa previsão no Código, mas esta sim, está inquestionavelmente contrária à lei. Se a Justiça decidiu, acabou, Flamengo e Portuguesa não têm o que fazer, não há como o clube se recusar a cumprir. 

A alegação de que o advogado que conseguiu a liminar já trabalhou para o Flamengo também é frágil na avaliação de Martins Castro. 

- Só porque o advogado já prestou algum serviço ao clube, não significa que seja ligado ainda hoje, que tenha feito isso a mando do Flamengo. Se alguém tentar derrubar as liminares com essas alegações, a Justiça Comum provavelmente não vai aceitar.

Flamengo e Portuguesa perderam quatro pontos no STJD por causa da escalação irregular de André Santos e Heverton, respectivamente, na última rodada do Brasileirão. Na sexta-feira, o juiz Marcello do Amaral Perino, da 42ª Vara Cível de São Paulo, concedeu liminar a torcedores dos dois clubes obrigando a CBF a devolver os pontos. Assim, a Lusa se manteria na Série A, e o Fluminense seria rebaixado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/01/advogados-divergem-sobre-risco-de-punicao-fla-e-lusa-por-liminares.html