sábado, 11 de outubro de 2014

Heroico, Bota vence o Timão em noite de Helton Leite e ganha fôlego no Z-4

Bolatti é expulso em decisão rigorosa do árbitro, e Alvinegro segura pressão para deixar a lanterna. Corinthians reclama de pênalti marcado e acréscimo


 A CRÔNICA


por GloboEsporte.com


O Botafogo está vivo no Campeonato Brasileiro. Depois das três derrotas seguidas que o levaram à lanterna, o Alvinegro venceu o Corinthians por 1 a 0 na noite deste sábado, na Arena da Amazônia, em Manaus, com uma atuação heroica e valiosa. Com um a menos desde os 26 minutos do segundo tempo, quando Bolatti foi expulso em decisão rigorosa do árbitro André Luiz de Freitas Castro, os cariocas resistiram ao Timão, que pressionou muito e esbarrou num inspirado Helton Leite. Wallyson, de pênalti, fez o gol do triunfo.


saiba mais


Com o resultado, o Alvinegro chegou a 29 pontos e deixou a lanterna, alcançando a 17ª colocação – no entanto, pode ser ultrapassado por Vitória e Criciúma, que neste domingo enfrentam Sport e Santos, respectivamente. Com 46 pontos, o Corinthians pode perder a quinta colocação para o Atlético-MG, que tem dois a menos e encara o São Paulo.

gol do Botafogo x Corinthians (Foto: Reprodução)
Jogadores comemoram o gol de Wallyson,
 que garantiu a vitória do Botafogo 
(Foto: Reprodução)


Na próxima rodada, o Botafogo recebe o Sport no domingo, às 18h30, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. No mesmo dia, mas às 16h, o Corinthians, novamente visitante, vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional, no Beira-Rio. Antes, no entanto, as duas equipes jogam pela Copa do Brasil. Na quarta-feira, os paulistas enfrentam o Atlético-MG no Mineirão, às 22h. No dia seguinte, o Alvinegro encara o Santos no Pacaembu, às 21h30.

Em tempo equilibrado, Bota aproveita pênalti

O Corinthians começou senhor das ações na Arena da Amazônia, chegando a 70% de posse de bola com 10 minutos. Aos dois, aliás, já havia levado muito perigo em chute de Bruno Henrique. A bola parou no travessão de Helton Leite, que fez golpe de vista esquisito. O Botafogo saía para o ataque com o volante Gabriel, tinha em Rodrigo Souto um pilar defensivo e apostava nas arrancadas de Yuri Mamute, que sempre levava dois ou três marcadores, mas era improdutivo.

Os cariocas aproveitaram melhor o momento em que eram superiores. Gabriel tentou cruzamento para a área, e a bola parou na mão de Fábio Santos, que abriu o braço deliberadamente no lance. Pênalti bem marcado por Freitas Castro. Wallyson bateu bem: bola num lado, Cássio no outro. Depois do gol, o jogo perdeu em emoção, porém tornou-se intenso e tenso. Não faltaram discussões, desentendimentos e reclamações contra a arbitragem na etapa inicial.

Segundo tempo heróico

Na etapa final, Mano Menezes resolveu adiantar o Corinthians e trocou o volante Guilherme Andrade pelo atacante Malcom. Conseguiu novamente o domínio da posse de bola, mas o time pouco finalizava. Enquanto isso, o garoto botafoguense Murilo quase surpreendeu Cássio num contra-ataque ao chutar cruzado. Com Jadson no lugar de Fagner, o Timão ampliou seu domínio territorial a partir dos 26, quando Bolatti foi expulso ao fazer sua segunda falta no jogo – o cartão vermelho veio com o segundo amarelo, numa decisão rigorosa do árbitro. Aí começou a pressão corinthiana. E a grande atuação de Helton Leite.

Malcom exigiu defesaça do camisa 12 alvinegro aos 30. Dez minutos depois, o goleiro apareceu para impedir o gol de Gustavo Tocantins, que apareceu livre em sua frente. Após muito tempo encurralado, o Botafogo teve excelente chance aos 42. Murilo recebeu na área, driblou Felipe e parou em ótima intervenção de Cássio. Helton Leite ainda teve tempo de brilhar novamente aos 46, evitando gol em cabeçada de Tocantins, na pequena área, e garantindo uma vitória que faz time e torcedida respirarem à espera de dias melhores na briga contra o rebaixamento.




Nenhum comentário: