sábado, 11 de outubro de 2014

Bottas ameaça, mas Hamilton garante pole. Com problemas, Massa cai no Q1


Na classificação para primeiro GP da Rússia, brasileiro tem com falha na bomba de combustível e fica apenas em 18º. Nico Rosberg completa dobradinha da Mercedes


Por Sochi, Rússia

No fim de semana do primeiro GP da história da Rússia, a Fórmula 1 se vê dividida entre a angústia com o drama de Jules Bianchi, internado em estado crítico desde o acidente no Japão no domingo passado, e as atrações do novíssimo circuito de Sochi, construído em meio ao parque olímpico que sediou os Jogos de Inverno no início deste ano. Na pista, o que se viu nesse sábado foi um treino classificatório movimentado, com direito a pole de Lewis Hamilton, problemas para Felipe Massa, e boas apresentações de Valtteri Bottas e o piloto da casa, Daniil Kvyat. Confira os melhores momentos no vídeo acima.


A TV Globo abre a transmissão para o GP da Rússia, domingo, às 7h35 (de Brasília)
 
Lewis Hamilton GP da Rússia Sochi 2014 (Foto: Getty Images)
Lewis Hamilton conquistou a primeira 
pole position da história do 
circuito de Sochi 
(Foto: Getty Images)



Bottas ameaça pole. Massa tem problemas

Destaque nos treinos livres, o líder do campeonato Lewis Hamilton era o grande favorito à pole position. Mais veloz no Q1 e no Q2, o britânico da Mercedes confirmou as expectativas ao garantir a posição de honra com o tempo de 1m38s513. Mas com o cronômetro zerado, quase foi surpreendido por Valtteri Bottas. O companheiro de Felipe Massa na Williams chegou a fazer melhor tempo que o inglês nos dois primeiros setores do circuito, mas espalhou na última curva e acabou com o terceiro lugar (veja no vídeo), atrás também de Nico Rosberg, que completou a dobradinha das Flechas de Prata.

Felipe Massa, por sua vez, viu a maré de azar – que tinha dado uma folga – voltar a atingi-lo. Com um problema de pressão na bomba de combustível de sua Williams, o brasileiro não pôde tirar o máximo do motor do FW36. E com o tempo de 1m43s064, acabou eliminado logo no Q1, e terá que largar na 18ª colocação. 
Quem também caiu fora precocemente foi Sebastian Vettel. Já em clima de despedida da RBR, o tetracampeão ficou com 11º tempo e não conseguiu avançar à superpole. Ele largará em 10º em razão da punição a Kevin Magnussen, que fez a sexta marca, mas perde cinco posições no grid por ter trocado o câmbio de sua McLaren. 
E por falar em Vettel, seu sucessor na RBR, o jovem Daniil Kvyat, de 20 anos, tem sido uma das grandes revelações deste fim de semana. Empurrado pela torcida russa, o único representante do país na Fórmula 1 levou a STR à quinta colocação, ficando à frente de todos os demais carros apoiados pela companhia de energéticos: Daniel Ricciardo (RBR) larga em sexto, e Jean-Eric Vergne (STR), em nono. Outro destaque deste sábado foi Jenson Button, quarto colocado com a McLaren. A dupla da Ferrari foi discreta: Fernando Alonso alcançou o sétimo lugar no grid, logo à frente de Kimi Raikkonen.

q1 
- com problemas, felipe massa é eliminado
Logo que foi para a pista, Felipe Massa percebeu que havia algo errado com sua Williams. O brasileiro foi informado que seu carro estava com um problema de pressão na bomba de combustível, que resultava em uma redução da potência do motor de seu FW36. Sem ter condições de imprimir um ritmo forte, o brasileiro fazia o máximo para, pelo menos conseguir avançar ao Q2. Em vão. Massa chegou até a ser mais rápido que Kobayashi (Caterham), Maldonado (Lotus) e Chilton (Marussia), mas acabou ficando com o 18º tempo (1m43s064) e foi eliminado no Q1. Quem também caiu fora foi Ericsson (Caterham). Como a Marussia participar com apenas um carro em respeito a Jules Bianchi, dessa vez, somente cinco pilotos não se classificaram para o Q2. Hamilton foi o mais veloz com 1m38s759, seguido por Rosberg, 1m39s076. Companheiro de Massa, Bottas foi o terceiro com 1m39s125.  

 
q2 
- Vettel decepciona e cai no q2
No Q2, a frustração ficou por conta de Vettel. Já se despedindo da RBR, o tetracampeão falhou ao tentar avançar à superpole. O piloto alemão fez 1m40s052 e ficou a 123 milésimos do tempo de Jean-Eric Vergne, que garantiu a última vaga para o Q3. Junto com Vettel, o 11º, caíram também Hulkenberg, Pérez, Gutiérrez, Sutil e Grosjean. Lá na frente, Hamilton continuou comandando as atividades com 1m38s338, à frente de Rosberg (1m38s606). Também se classificaram para a disputa da pole: Bottas, Magnussen, Kvyat, Button, Ricciardo, Alonso e Raikkonen.


q3 
- bottas quase tira pole de hamilton
Ricciardo foi o primeiro a marcar tempo no Q3, mas ainda na casa de 1m40s. Na sequência, Hamilton subiu para primeiro ao anotar 1m39s980. O tempo, no entanto, era insuficiente para lhe garantir a pole, tanto que Rosberg, logo na sequência, colocou 1s de vantagem e assumiu a ponta provisória. Bottas, Button, Ricciardo, Alonso e Kvyat ainda empurraram o britânico para o sétimo lugar. Mas o líder do campeonato, enfim, encaixou uma boa volta (1m38s647) e pulou para o primeiro lugar. Nico tentou dar o troco, mas ficou a 0s267.

Hamilton ainda baixou deu tempo para 1m38s513. Rosberg também melhorou sua marca, mas ainda ficou a 0s200 do parceiro. Tudo caminhava para uma dobradinha da Mercedes. Mas a dupla não contava com o veloz Bottas. Na tentativa final, o finlandês da Williams chegou a fazer uma volta melhor que Hamilton nos dois primeiros setores do circuito de Sochi. Mas nos trechos finais, o parceiro de Massa acabou balançando algumas vezes e espalhou na  última curva, ficando com o terceiro lugar.

grid de largada
Grid de largada - GP da Rússia (Foto: GloboEsporte.com)
Grid de largada - GP da Rússia 
(Foto: GloboEsporte.com)


* Kevin Magnussen (Mclaren), Nico Hulkenberg (Force India) e Max Chilton (Marussia) perderam cinco posições no grid de largada por terem trocado o câmbio
** Pastor Maldonado (Lotus) possuía cinco posições para pagar por ter estourado o limite permitido de motores para a temporada
Circuito de Sochi, palco do primeiro GP da Rússia de Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)




FONTE:

Nenhum comentário: