sábado, 28 de dezembro de 2013

Bota ainda busca nomes para fechar a comissão antes da pré-temporada



Clube precisa definir quem serão os auxiliares de Eduardo Húngaro, os membros da preparação física que trabalharão com Ricardo Henriques e o novo fisiologista

Por Rio de Janeiro

apresentação Eduardo Hungaro botafogo (Foto: Vitor Silva/SSPress)Eduardo Húngaro encabeça mudanças para 2014 (Foto: Vitor Silva/SSPress)
 
Para 2014, o Botafogo mudou alguns nomes da comissão técnica, a começar por Oswaldo de Oliveira, que acabou indo para o Santos e foi substituído por Eduardo Hungaro. No entanto, ainda faltam peças para a preparação física e a fisiologia, além dos auxiliares do novo treinador.

A comissão técnica vem sofrendo mudanças desde o fim de 2012, quando todo o departamento médico foi reformulado, além da troca da  psicóloga Maíra Ruas pela dupla formada por Eduardo Cillo e José Anibal Marques.

Nesse processo, o auxiliar técnico Jair Ventura, filho de Jairzinho, o fisiologista Altamiro Bottino e os preparadores físicos Leandro Cardoso e Marlos de Almeida deixaram o clube no fim deste ano. O auxiliar Luiz Alberto, o analista de desempenho Gabriel de Oliveira, filho de Oswaldo, e o fisioterapeuta Alex Evangelista foram com o treinador para o Santos.

Dos nomes trazidos por Oswaldo, apenas o preparador físico Ricardo Henriques foi mantido no clube. Ele segue como funcionário do Botafogo e será o chefe de seu departamento.

A expectativa é de que esses nomes sejam anunciados antes do início da pré-temporada, no dia 3 de janeiro. A participação de um fisiologista nesse processo é considerada fundamental.



FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/12/bota-ainda-busca-nomes-para-fechar-comissao-antes-da-pre-temporada.html

Do brilho ao fiasco, Vasco faz 80 anos de história com gringos e revê tradição

Após período de escassez, clube volta a se firmar como importador e terá ao menos quatro estrangeiros no elenco novamente. Diretoria fala em 'oportunidade e carência'

Por Rio de Janeiro

Argentinos, uruguaios, portugueses, nigeriano, norte-americano... A lista é longa e torna-se até difícil lembrar de alguns nomes e das histórias pitorescas. Mas a verdade é que São Januário foi um celeiro de jogadores estrangeiros desde a profissionalização do futebol no Brasil, em 1934. Lá se vão 80 anos desde que o goleiro Roque Calocero, o meio-campista Salvador D´Alessandro e os atacantes Hugo Lamana e Valentin Navamuel (todos argentinos) foram contratados pelo Vasco. Na próxima temporada, o clube reafirma uma filosofia esquecida por tanto tempo e que já vinha sendo revitalizada, mesmo que timidamente. Assim como 2013, serão ao menos quatro estrangeiros no elenco, algo que não ocorria há 71 anos. E ainda há espaço para mais gringos.

Foi questão de duas semanas entre a confirmação de que o peruano Yotún e o equatoriano Tenorio não renovariam e o acerto com o uruguaio Martín Silva e o paraguaio Eduardo Aranda. Assim, como o argentino Guiñazu e o colombiano Montoya devem continuar sob contrato, o espanhol permanece como o segundo idioma do dia a dia. Note que, curiosamente, os seis citados representam seis países distintos da América do Sul, como prova de que o mercado é variado.

INFO jogadores estrangeiros Vasco (Foto: Editoria de Arte) 
Alguns dos jogadores estrangeiros que vestiram 
a camisa do Vasco (Foto: Editoria de Arte)

A diretoria, no entanto, evita dar relevância ao fato e o trata como uma oportunidade financeira, somada à carência de um time que sofrerá reformulação por ter caído para a Série B mais uma vez. Este ano já havia ficado claro que o clube passou a dar ouvidos a indicações e olheiros, responsáveis por "descobrir" Yotún e Montoya, então com mínimo destaque internacional.

- Foram oportunidades que apareceram. O goleiro é de alto nível. Tomara que faça o mesmo percurso de glórias que o Andrada fez. Todos viram na Libertadores o que ele pode fazer. E precisávamos agir nessa posição. No Brasil, as boas opções eram caras. O paraguaio também é um bom jogador, aguerrido e se enquadrou no perfil salarial. Teremos quatro no grupo de novo, mas não acho que representa uma mudança - explicou o vice de futebol, Ercolino de Luca.

Pedro Vera e Benitez apresentados no Vasco (Foto: Globoesporte.com)Pedro Vera e Benitez são apresentados no Vasco em 2009: só figuração (Foto: Globoesporte.com)
'Platinismo' e guinada de Cyro Aranha
A ligação com o exterior surgiu na época em que o futebol carioca acirrou a rivalidade e resolveu atravessar as fronteiras para investir em jogadores notoriamente mais qualificados que a maioria dos brasileiros. O Uruguai era a Celeste Olímpica, bi dos Jogos e campeão mundial em 1930, enquanto a Argentina batia na trave nas competições e produzia craques sem parar. Este movimento foi batizado de "platinismo" - que significa a admiração ao que é argentino. No título de 1939, por exemplo, foram sete gringos, entre os quais estava Bernardo Gandulla, que gerou o apelido dos apanhadores de bola por se prontificar a buscá-la sempre que ela saída de campo.

A intervenção de um dos presidentes mais admirados do Cruz-Maltino foi determinante para mexer com o cenário, que nunca mais voltaria a ser o mesmo. Cyro Aranha, cujo nome e frases emblemáticas estampam muros do estádio até hoje, estabeleceu que o Vasco daria um jeito de encontrar revelações por perto e garimpou ídolos como o pernambucano Ademir Menezes.

- Quando os jogadores que vinham da Argentina já não eram mais de primeira linha, porque a Europa começou a entrar com força, o Cyro Aranha, vendo que o Vasco não ganhava desde 1936, formou a base com outra filosofia. Não vamos importar tanto e vamos abrir os olhos para o Nordeste e para o Sul. Foi assim que o Ademir, após uma excursão com o Sport, foi contratado e virou um dos maiores ídolos da história - lembra o vice de relações especializadas, João Ernesto.

Vasco 1974 - Andrada; Miguel, Alcir, Fidélis, Moisés e Alfinete; Agachados: Jorginho Carvoeiro; Zanata, Ademir, Roberto Dinamite e Luis Carlos. (Foto: Agência Estado) 
Andrada lidera o Vasco multicampeão no início 
dos anos 70. Dinamite é o penúltimo agachado 
(Foto: Agência Estado)


De lá para cá, na contramão de rivais como Flamengo e, principalmente, os gaúchos Grêmio e Inter, o Vasco foi um dos brasileiros que menos se aventuraram com estrangeiros. E, quando o fez, viveu mais baixos do que altos. Foram os casos de Erreia, goleiro que brilhou no Boca Juniors e no Estudiantes e praticamente não atuou em 1971; dos portugueses Perez, Lito e Dominguez, reservas que não deixaram saudade na torcida; de Cobi Jones, Avalos e Maximo Tenório, que passaram incógnitos nos anos 90. A década de 80 é uma exceção, quando Daniel González, vice brasileiro em 1984, e Quiñonez, campeão nacional em 1989, foram os xerifes da zaga. Além deles, brilharam em diferentes épocas o zagueiro Rafagnelli, o goleiro Andrada e os meias Petkovic e Conca.

Recentemente, a relação coleciona mais fiascos, como o sérvio Tadic, amigo de Petkovic, os chilenos Frank Lobos e Salinas, em 2006, Villanueva, Pinilla e Abubakar, juntos em 2008, os paraguaios Benítez e Vera na Série B de 2009 e os argentinos Palermo, Chaparro e Abelairas. Entre os treinadores, foram oito nomes. Os mais famosos e de destaque são o uruguaio Ramón Platero (bicampeão carioca em 1923 e 1924), o inglês Henry Walfare e o argentino Filpo Nuñez.

Recordistas de gringos em 2013:

Inter: 5 (Bolatti, Dátolo, Scocco, Forlán e D'Alessandro)

Coritiba: 4 (Ibérbia, Bottinelli, Geraldo e Escudero)

Santos: 4 (Mena, Patito Rodríguez, Miralles e Montillo)
Regra possibilita mais gringos
Em novembro, a CBF estabeleceu uma mudança na regra sobre escalação de estrangeiros, que pulou de três para cinco. Clubes como o Inter se beneficiam, já que em 2013 a direção liberou Dátolo e pouco usou Bolatti no segundo semestre porque Forlán, Scocco e D´Alessandro eram preferidos. O empresário Régis Marques, que participa de negociações no mercado sul-americano, já ofereceu Maxi Biancucchi, ex-Flamengo e Vitória, após colocar Martín Silva e Aranda.

O Vasco também não descarta manter-se atento ao exterior para compor o esfacelado grupo do rebaixamento, que deve perder entre 11 e 14 jogadores. Bons valores nos mercados emergentes, como Colômbia, Equador e Paraguai, seguem em avaliação pela diretoria, que se aproveita do maior poder aquisitivo e da vitrine para a Europa que é o futebol brasileiro.

Confira a lista de estrangeiros que jogaram no Vasco desde 1960:
2014 - Martín Silva, Guiñazu, Aranda e Montoya
2013 - Yotún, Guiñazu, Montoya e Tenorio
2012 - Chaparro, Abelairas e Tenorio
2011 - Chaparro e Irrazábal
2010 - Matías Palermo e Irrazábal (não juntos)
2009 - Benítez e Pedro Vera
2008 - Villanueva, Pinilla e Abubakar (não juntos)
2007 - Dudar, Conca e Martín García
2006 - Dudar, Lobos e Salinas (os dois últimos não jogaram)
2005 - Dominguez e Vergara
2004 - Tadic e Petkovic
2003 - Petkovic
2002 - Petkovic
Década de 90: Cobi Jones (EUA) e Maximo Tenorio (COL), Ávalos (PAR). O último não jogou.
Década de 80: Daniel González (URU) e Quiñonez (EQU).
Década de 70: Andrada (ARG), Peres (POR), Lito (POR) e Washington Oliveira (URU)
Década de 60: Danilo Meneses (URU), Nestor Errea (ARG)
* Colaborou Eduardo Santos

Pinilla no treino do Vasco (Foto: VIPCOMM) 
Pinilla causou boa impressão nos poucos jogos 
que fez, mas o rebaixamento o tirou do clube 
(Foto: VIPCOMM)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/12/do-brilho-ao-fiasco-vasco-faz-80-anos-de-historia-com-gringos-e-reve-tradicao.html

Em nota, Portuguesa diz que não vai desistir de jogar a Série A em 2014

Lusa emite comunicado em seu site oficial e admite que buscará permanência na elite do futebol brasileiro na próxima temporada 'dentro das esferas legais'

Por São Paulo

Manuel da Lupa, presidente Portuguesa (Foto: Edgard Maciel de Sa)Portuguesa, de Manuel da Lupa, vai procurar a Justiça comum (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
Inconformada com o resultado do julgamento no Pleno do STJD na última sexta-feira, a diretoria da Portuguesa agora estuda quais medidas irá tomar daqui para frente. Depois de o presidente Manuel Da Lupa admitir a possibilidade de o clube buscar seus direitos na Justiça comum, a Lusa publicou em seu site oficial uma nota afirmando que “buscará recuperar o direito que conquistou em campo de disputar a Série A”.

De acordo com a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, a Portuguesa foi punida com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do meia Heverton na partida contra o Grêmio,  no dia 8 de dezembro, no estádio do Canindé, em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro e que terminou empatada sem gols.

Pela nova classificação da competição nacional, a Lusa caiu da 12ª posição para a 17ª colocação, agora integrando a zona de rebaixamento. Tal mudança beneficiou o Fluminense, que escapou da queda para a Segunda Divisão do futebol brasileiro.

Confira a íntegra da nota oficial:
"A Associação Portuguesa de Desportos vem a público afirmar que não está de acordo com a decisão tomada no Pleno do STJD no julgamento que se iniciou na manhã desta sexta-feira (27), e que buscará, dentro das esferas legais, recuperar o direito que conquistou em campo, que é jogar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2014."


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/em-nota-portuguesa-diz-que-nao-vai-desistir-de-jogar-serie-em-2014.html

Anderson Silva janta após pesagem e causa frisson ao deixar restaurante

Brasileiro recupera energias acompanhado de sua equipe e sai do local com seguranças. Spider atende alguns pedidos de fãs eufóricos no caminho

Por Direto de Las Vegas, EUA

Anderson Silva deixou a pesagem do UFC 168, onde teve uma encarada tensa com Chris Weidman, e foi para um restaurante no hotel e cassino MGM para recuperar um pouco de peso até a luta deste sábado. O Spider jantou acompanhado de toda sua equipe e deixou o restaurante antes dos demais companheiros. Ele saiu do local com seus dois seguranças e causou frisson em quem estava por perto. Os mais eufóricos gritaram o nome do lutador, que parou para dar autógrafos e tirar fotos com alguns fãs mirins.

Anderson Silva UFC 168 (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Anderson Silva deixa restaurante 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Anderson Silva UFC 168 (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Anderson acompanhado de seguranças 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Anderson Silva UFC 168 (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Fãs eufóricos tiram fotos do astro 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
  •  
Anderson Silva UFC 168 (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Spider para para atender alguns pedidos de fãs 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
O UFC 168 será realizado na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA), e Anderson tentará recuperar o cinturão dos médios (até 84kg). O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real.

O site ainda transmite ao vivo a primeira luta do card, entre os penas (até 66kg) Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmite os principais duelos do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos.

UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan


Banner UFC Combate (Foto: Combate)