sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Companheira de Mari Paraíba, Natasha mostra boa forma na praia

Jogadora do Barueri aproveita a folga na Superliga para jogar vôlei na praia no Rio

Por Rio de Janeiro

Companheira de time de Mari Paraíba e de Luciane Escouto, Natasha Valente não esquece o vôlei nem mesmo na folga. Enquanto o Barueri não atua na Superliga feminina neste fim de ano, a musa aproveita seu tempo livre para curtir a sexta-feira de sol na praia, no Rio de Janeiro. Com uma bola na mão, ela aproveitou para matar as saudades do vôlei de praia e postou uma foto nas redes sociais mostrando que está em boa forma.

- Pq na folga meu descanso é esse! hahaha.. #amomt #terapia #voleidepraia #beachvolley #errejota #melhorlugardomundo - escreveu Natasha.

Natasha Valente praia vôlei boa forma (Foto: Reprodução/Instagram) 
Natasha Valente exibe boa forma em dia de 
praia no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução / 
Instagram)
 
A loira de 24 anos é carioca e foi criada nas areias de Copacabana. A paixão pelo vôlei começou ainda menina, na praia, mas logo alcançou as quadras. Natasha passou por clubes como Pinheiros, Força Olímpica, Banespa e Fluminense. Na última temporada, a bela jogadora foi parce

ira de Mari Paraíba no Circuito Nacional de vôlei de praia. Em 2014, de volta às quadras, Natasha continuará atuando ao lado da musa, desta vez no Barueri, que contará ainda com o reforço da miss Luciane Escouto.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/companheira-de-mari-paraiba-natasha-mostra-boa-forma-na-praia.html

Botafogo contrata laterais gêmeos que fizeram sucesso na base do Fla

Alex e Anderson, de 21 anos de idade, estavam no Vitesse, da Holanda, e chegam por empréstimo. Clube também fecha com volante Igor, de 23 anos, do Bangu

Por Rio de Janeiro

Gêmeos Alex e Anderson, do Vitesse, da Holanda (Foto: Divulgação)Gêmeos Alex e Anderson, do Vitesse, da Holanda (Foto: Divulgação)
 
O Botafogo não deve fazer grandes investimentos para a temporada e vai apostar na manutenção da base. Com isso, decidiu apostar na contratação dos gêmeos Alex e Anderson, que fizeram sucesso nas categorias de base do Flamengo e foram campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2011.

Os dois jogadores deixaram o Flamengo em litígio e foram para o Vitesse ainda em junho de 2011. Eles não entraram em acordo para renovar o seu contrato. No clube holandês não tiveram muitas oportunidades e voltam ao Brasil aos 21 anos.

Alex é lateral-direito e Anderson joga como lateral-esquerdo. Os dois foram cedidos por empréstimo de um ano e chegam ao clube para disputar posição. No momento, os titulares são Edílson e Julio Cesar, respectivamente.

A dupla estará na apresentação da primeira parte do elenco no dia 3 de janeiro. Esse grupo contará com a presença de 24 jogadores. Entre eles, o goleiro Helton Leite, do Criciúma, que também foi contratado para esta temporada e assinou por um ano.

Além deles, o Botafogo também contratou o volante Igor, do Bangu, de 23 anos. O jogador vai compor o elenco para a disputa do Campeonato Carioca e o departamento de futebol o considera uma aposta.

Ausência na lista é o atacante Alex. O jogador, de 23 anos, ainda tem contrato com o Botafogo até setembro de 2014 e será cedido mais uma vez ao Joinville-SC, por empréstimo.

No dia 6 de janeiro, a outra parte do grupo vai se apresentar, desta vez com 12 jogadores. Basicamente, os titulares durante a disputa do Campeonato Brasileiro, incluindo Seedorf e Jorge Wagner, principal contratação do clube até o momento.

Primeiro grupo: Alex Santos, Anderson Santos, André Bahia, Cidinho, Daniel, Dankler, Dedé, Fabiano, Gegê, Gilberto, Helton Leite, Henrique, Hyuri, Igor, Jeferson, Lima, Lucas, Matheus Menezes, Octávio, Renan, Renan Lemos, Sassá, Sidnei e Yguinho.

Segundo grupo: Bolívar, Edilson, Julio Cesar, Jefferson, Seedorf, Renato, Marcelo Mattos, Gabriel, Dória, Rafael Marques, Jorge Wagner, Lodeiro.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/12/botafogo-contrata-laterais-gemeos-que-fizeram-sucesso-na-base-do-fla.html

Torcedor solitário da Lusa sofre no STJD e promete ir à Justiça comum

De férias no Rio, paulista Júlio Caldeira mostra cartaz e pede mobilização para que a Portuguesa não seja rebaixada

Por Rio de Janeiro

Único torcedor da Portuguesa que acompanhou o julgamento do recurso do clube, diante da sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta sexta-feira, no Centro do Rio, o urbanista Júlio Caldeira garantiu que aficionados do clube paulista vão ingressar com ações na Justiça comum para tentar evitar o rebaixamento da Lusa para a Série B.

De férias no Rio para passar o fim de ano com familiares, o paulista Caldeira levou um cartaz para a porta da sede do tribunal, com os dizeres "STJD, se a Lusa cair, vamos à Justiça comum".

Torcedor Portuguesa Júlio Caldeira STJD (Foto: Reprodução SporTV) 
Júlio Caldeira promete entrar na Justiça
Comumcontra o rebaixamnto 
(Foto: Reprodução SporTV)
 
A decisão do Pleno do STJD, que manteve por unanimidade a perda de quatro pontos pela escalação do meia Héverton na partida contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e o consequente rebaixamento da Lusa, não surpreendeu ao torcedor solitário.

- Eu já estava bem desesperançoso que iria ocorrer algo diferente do que ocorreu na semana passada. A Justiça Desportiva não fez jus ao nome que carrega. Agora é ir para a Justiça comum. A torcida da Portuguesa se unir, como já está decidida a fazer, tentar pressionar a Justiça comum, tenta reverter essa situação. Conseguimos o resultado em campo - afirmou.

  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/12/torcedor-solitario-da-lusa-sofre-no-stjd-e-promete-ir-justica-comum.html

Sem Djoko, Copa Hopman inicia com destaque para Radwanska e Tsonga

Tradicional torneio-exibição vai deste sábado até 4 de janeiro. Polônia, França, EUA, Espanha, Rep. Tcheca, Austrália, Canadá e Itália disputam título desta temporada

Por Perth, Austrália

Presente em quatro edições (2006, 2008, 2011 e 2013), o sérvio Novak Djokovic não atuará na Copa Hopman desta temporada, que começa neste sábado e termina no dia 4 de janeiro, em Perth, na Austrália. Apesar da ausência da Sérvia e do tenista número 2 do mundo, o tradicional torneio-exibicão entre países, disputado desde 1989, conta com um seleto grupo de jogadores, divididos em dois grupos e liderados pela polonesa Agnieszka Radwanska, número 5 do ranking da WTA, e pelo francês Jo-Wilfried Tsonga, 10º colocado no ranking da ATP.

montagem Jo-Wilfried Tsonga e Agnieszka Radwanska (Foto: Getty Images) 
Tsonga e Radwanska são os principais tenistas
em ação na Copa Hopman desta temporada 
(Foto: Getty Images)
 
 
Além de não ter Nole, a própria Sérvia, atual vice-campeã, não será representada em Perth. No Grupo A, estão Austrália (Bernard Tomic e Samantha Stosur), Canadá (Milos Raonic e Eugenie Bouchard), Itália (Andreas Seppi e Flavia Pennetta) e a Polônia, de Radwanska e Grzegorz Panfil, que entrou no lugar de Jerzy Janowicz, lesionado no pé. Atual campeã, a Espanha, de Daniel Munoz-De La Nava (entrou no lugar de Tommy Robredo, que se retirou por dores no braço) e Anabel Medina Garrigues, está no Grupo B, junto com República Tcheca (Radek Stepanek e Petra Kvitova), França (Tsonga e Alize Cornet) e Estados Unidos (John Isner e Sloane Stephens).

As equipes se enfrentam em turno único dentro do grupo. São duas partidas de simples, uma de cada gênero, e um jogo de duplas mistas. O melhor país de cada chave se classifica para a final, disputada nos mesmos moldes da primeira fase.

Confira a programação do torneio (horários de Brasília):
Sábado, 28/12
0h - Polônia x Itália
7h30 - Canadá x Austrália

Domingo, 29/12
0h - República Tcheca x Espanha
7h30 - Polônia x Canadá

Segunda, 30/12
0h - Estados Unidos x Espanha
7h30 - França x República Tcheca

Terça, 31/12
0h - Itália x Austrália

Quarta, 1º/01
7h30 - Estados Unidos x França

Quinta, 2/01
0h - Itália x Canadá
7h30 - Polônia x Austrália

Sexta, 3/01
0h - França x Espanha
7h30 - República Tcheca x Estados Unidos

Sábado, 4/01
7h30 - Final


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/sem-djoko-copa-hopman-inicia-com-destaque-para-radwanska-e-tsonga.html

Thaísa aproveita as férias para malhar e curte sol com o noivo: 'Praia incrível'

Atleta do Osasco passa os dias livres em João Pessoa, na Paraíba, mas não descuida da boa forma e ainda passeia com o ator Rodrigo Medeiros

Por Rio de Janeiro

Em grande fase pelo Osasco, líder da Superliga feminina de vôlei e após um ano recheado de títulos pela seleção brasileira, a meio de rede Thaísa só quer saber de aproveitar as férias de fim de ano. Nesta sexta-feira, a loira de 1,96m usou seu tempo livre para malhar e manter a boa forma depois do Natal, além de ir à praia com o noivo, o ator Rodrigo Medeiros.

Primeiro, ela postou uma imagem em suas redes sociais ralando na academia com uma calça rosa e disse no comentário que era hora de ir à praia.

Thaísa aproveita férias para malhar (Foto: Reprodução / Instagram) 
haísa aproveita férias para malhar 
(Foto: Reprodução / Instagram)

Mais tarde, a jogadora publicou uma foto com o noivo nas areias da Praia do Bessa, em João Pessoa, na Paraíba, e escreveu: "Praia incrível com meu Gotoso!!!". 

Thaísa vai à Praia do Bessa, em João Pessoa (Foto: Reprodução / Instagram) 
Thaísa vai à Praia do Bessa, em João Pessoa 
(Foto: Reprodução / Instagram)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/thaisa-aproveita-ferias-para-malhar-e-curte-sol-com-o-noivo-praia-incrivel.html

Minotauro vê Spider comprometido e Weidman com 'peso' do cinturão

Peso-pesado dá crédito ao americano pela vitória no primeiro encontro com Anderson Silva, mas elogia foco do amigo nos treinos para a revanche

Por Direto de Las Vegas, EUA

Rodrigo Minotauro e Anderson Silva comemoração UFC luta  (Foto:  Inovafoto/ Divulgação/ UFC) 
Minotauro com Spider: peso-pesado gostou
da nova atitude do amigo (Foto: Inovafoto/ 
Divulgação/ UFC)
 
 
Um dos melhores amigos de Anderson Silva, sempre citado quando o ex-campeão do UFC fala de sua carreira, o peso-pesado Rodrigo Minotauro chegou a Las Vegas na quinta-feira para acompanhar o lutador paulista na revanche contra Chris Weidman, no próximo sábado. A lenda do MMA internacional também estava com o Spider na primeira luta contra o americano, em julho, e pôde acompanhar de perto o efeito que aquela derrota, a primeira em mais de sete anos, teve em seu amigo.

- A gente conversou logo após a luta, dois dias depois. Ele chamou todo mundo depois da luta, rezou, assumiu os erros dele, pediu desculpas à equipe inteira, e rezou, assim como fez em todas as defesas de título. Ele prometeu comprometimento numa nova luta pelo título e realmente cumpriu a parte dele, se comprometeu. Seria ruim ver ele não treinar, mas não foi isso o que aconteceu. A gente viu ele treinar diariamente, gritar com quem se atrasava ao treino, isso mostra o comprometimento e vontade - contou Minotauro ao Combate.com.

Minotauro fez questão de ressaltar que Anderson Silva lutou da mesma forma que sempre fez e que a vitória de Weidman foi mais mérito do americano do que "culpa" do brasileiro, mas vê seu compatriota mais leve e focado, ao mesmo tempo que achou o campeão já "incomodado" com a responsabilidade de defender o cinturão.

- A grande verdade é que o Chris Weidman ganhou, a gente tem que dar méritos. Ele foi melhor naquele dia, não foi falha do Anderson. O Chris Weidman é um garoto talentoso. Naquele último golpe, ele meteu uma vontade e foi andando para cima, um golpe meio inesperado. Geralmente, você perde o golpe e para; ele saiu de loucão andando para cima, na maluquice (risos), distribuindo mais, meteu uma vontade e ganhou a luta. O Anderson, nesta luta, realmente, está com mais vontade, a gente também pode falar. Ele estava um pouco desmotivado, sem aquela sensação de desafio, e agora é realmente um desafio ganhar o cinturão de volta. Ele está bem mentalmente, está com vontade. Vocês viram na entrevista (coletiva) que ele está tranquilo, tirou um pouquinho desse peso, e o Weidman está um pouquinho com esse peso do cinturão nas costas. Ele sabe disso, eles ficaram brincando passando o cinturão um para o outro, porque ele sabe que o cinturão é pesado. É um peso, e acho que o Anderson vai vir bem nessa luta - analisou o peso-pesado.

O UFC 168 será realizado na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site ainda transmite ao vivo a primeira luta do card, entre os penas (até 66kg) Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmite os principais duelos do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos. Nesta sexta, canal Combate e Combate.com transmitem a pesagem oficial a partir das 22h (de Brasília).

UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan


Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/12/minotauro-ve-spider-comprometido-e-weidman-com-peso-do-cinturao.html

Morango revela encontro tenso com Jim Miller: 'Medi dos pés à cabeça'

Brasileiro volta ao octógono depois de quase um ano e meio parado por conta de uma lesão no joelho, mas garante: 'Vai dar Morango na cabeça'

Por Direto de Las Vegas, EUA

Sem lutar desde julho de 2012, quando perdeu um duelo equilibrado para Melvin Guillard no UFC 148 e acabou lesionando o joelho direito, o brasileiro Fabrício Camões, o “Morango”, volta ao octógono neste sábado para enfrentar o americano Jim Miller, um dos principais nomes da categoria peso-leve, no UFC 168. Morango e Miller, inclusive, já se encontraram nos bastidores do evento nesta semana e acabaram protagonizando um momento de tensão na última terça-feira, conforme o brasileiro contou ao Combate.com durante uma sessão de treinos na filial da academia Gracie Humaitá em Las Vegas:

Fabrício Morango Camões MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Fabrício Morango faz aquecimento: peso-leve
está muito confiante para luta de sábado 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
 
- Foi engraçado, porque a gente fica estudando o cara por dois, três meses, vendo as lutas dele. E aí, exatamente na hora em que fiz o check-in no UFC no dia em que cheguei, cinco minutos depois, ele chegou também. E aí a gente já se encarou e foi daquele jeito. Eu gosto desse clima de um olhando para o outro. Eu pude medi-lo dos pés à cabeça, acho que nem ele se conhece tanto quanto eu o conheço agora! (risos). Já estou nessa brincadeira há bastante tempo e, para mim, é sempre muito divertido. Eu tinha dois sonhos quando comecei a treinar: um era ser faixa-preta de jiu-jítsu e o outro era lutar no UFC. Graças a Deus, eu tive a oportunidade de realizar os dois sonhos e é só alegria. Quando subo naquele octógono, não tem como ficar mais vivo, né? Acho que vai dar Morango na cabeça aí! - disse, animado.

Apesar de vir de derrota para Melvin Guillard e de ter ficado quase um ano e meio parado, Morango acredita que está na melhor forma de sua carreira e se diz completamente recuperado da lesão no joelho:

- Depois da minha última luta, eu rompi o (ligamento) cruzado anterior do joelho direito e, por conta da cirurgia, os médicos recomendaram que eu ficasse um ano afastado para ter uma recuperação certinha.

Graças a Deus, a cirurgia foi um sucesso e esse foi o tempo que eu estava programando para voltar. Não adianta você querer voltar antes do tempo, não estar totalmente preparado e correr o risco de  ter outra lesão em cima da lesão que já sofreu, que foi o que aconteceu com o Dominick Cruz. Ele teve o mesmo tipo de lesão que eu, fez o mesmo tipo de cirurgia e parece que voltou a treinar um pouco antes do que deveria, e acabou rompendo de novo e agora está afastado há dois anos. Quando eu me machuquei, o UFC me disse para fazer a cirurgia o quanto antes, porque eles me queriam de volta o mais rápido possível. A recuperação foi um sucesso, acho que tudo ocorreu de acordo com o programado. E poder voltar agora no final do ano nesse card antológico, para mim não tinha uma oportunidade melhor de fazer o meu retorno.

Fabrício Morango Camões MMA UFC (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Morango acredita que pode nocautear Miller
com umjogo em pé melhorado 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
 
Durante o tempo em que ficou afastado do octógono, Camões aproveitou para se dedicar mais aos seus projetos paralelos e também passou a focar na parte da preparação física, com a qual ele não se preocupava muito no passado. Além disso, deu um passo adiante em outras áreas de sua vida.

- Esse tempo em que eu fiquei afastado, por um lado foi ruim porque as pessoas não conseguiram me acompanhar e eu não tive outra oportunidade de lutar, mas por outro foi muito bom porque eu pude focar em outra parte da minha preparação, que eu nunca tinha focado muito, que é o condicionamento físico. Eu acho que fiquei muito mais forte porque fiz muita preparação física, não só para recuperar o joelho, mas toda a parte de condicionamento em si. Acho que o Morango que está voltando neste sábado está muito melhor preparado. Nesse tempo em que fiquei parado, eu pude reavaliar a minha carreira, pude focar nos meus pontos deficitários, melhorar ainda mais as coisas que eu já fazia bem, e também aconteceram várias coisas fora do octógono. Eu abri uma academia -  a Gracie South Bay, filial do Royler Gracie em San Diego - e, paralelo a isso, tinha várias coisas na minha vida que eu precisava resolver. Nunca é bom tirar essas férias das lutas, mas para mim foi necessário.

Esta é a segunda vez que Morango luta no mesmo evento que Anderson Silva no UFC. Os dois, inclusive,  omeçaram as suas carreiras mais ou menos na mesma época e já foram adversários no passado, em um duelo que aconteceu pelo extinto Brazilian Freestyle Circuit em 1997:

- Eu costumo falar que, na carreira de vale-tudo, a estrada é longa e tem muitas curvas. Você nunca sabe o que vai acontecer ali na frente. Eu via o Anderson como o lutador que ninguém ia conseguir vencer. E aí o Weidman vai lá e nocauteia o Anderson, que hoje virou desafiante. Eu achava que ele ia ficar com esse cinturão para o resto da vida, mas vida de lutador é assim. O próprio nome já diz: lutador, a gente luta para se superar cada vez mais. Eu enfrentei o Anderson em 1997 e, com certeza, poder ter começado com ele e vê-lo se tornar campeão do UFC e segurar esse cinturão por tanto tempo era algo completamente motivante. Eu pensava: “Comecei com esse cara, se ele está lá, eu tenho que estar também". Eu só me toquei e baixei de categoria, porque não dava para brigar com ele mais não (risos). Mas de ter começado com ele e ver aonde ele chegou, como melhor lutador do mundo, sou suspeito para falar. Eu sou fã do Anderson até hoje e poder lutar no mesmo card que ele é sempre uma honra.

No duelo deste sábado, o brasileiro sabe que terá pela frente uma tarefa difícil, pois seu adversário já esteve muito perto de disputar o cinturão por três vezes no UFC. Por outro lado, enxerga uma grande oportunidade de voltar à ativa já conquistando espaço na categoria.

- Ele é o número nove do ranking e eu devo estar lá no número 50. Então, se eu ganhar dele, eu pulei um monte de degraus. Eu treinei na Kings MMA com o mestre Rafael Cordeiro e tive vários atletas muito duros me ajudando nesse camp, como o Rafael dos Anjos, que é o número seis do ranking, e acho que o treinamento me deixou muito confiante. Eu respeito o Jim Miller como atleta, mas o Morango está indo com sede de vitória, e acho que vai ser difícil me parar ali dentro. Estou muito motivado e tenho consciência das minhas qualidades. Eu estou preparado para tudo o que ele trouxer para dentro do octógono. Sei da pedreira que ele é, mas pude me cercar de um bom treinamento para enfrentá-lo e vou buscar essa vitória.

Por ele buscar a luta, eu também sei que não vou ter aquela preocupação de ter que ficar correndo atrás dele lá dentro, pois sei que uma hora ou outra a gente vai se encontrar no meio do octógono e a chapa vai esquentar. Se Deus quiser, vou vencer antes dos três rounds - analisou.

O UFC 168 será realizado na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site ainda transmite ao vivo a primeira luta do card, entre os penas (até 66kg) Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmite os principais duelos do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos. Na sexta-feira, canal Combate e Combate.com transmitem a pesagem oficial a partir das 22h (de Brasília).

UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker

Robbie Peralta x Estevan Payan

Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 
 
 
FONTE:

Miesha supera ódio de Ronda, mas diz que não a respeita como pessoa

'Dentro do octógono ela é uma atleta fenomenal. Mas, quando fala, está denegrindo o esporte. Parece que só existe ela', afirma a desafiante

Por Direto de Las Vegas, EUA

Miesha Tate UFC 168 (Foto: Ivan Raupp) 
Miesha Tate fará o coevento principal do
UFC 168 contra Ronda Rousey 
(Foto: Ivan Raupp)
 
 
A última temporada do reality show The Ultimate Fighter acirrou ainda mais a grande rivalidade que já existia entre Ronda Rousey e Miesha Tate. As duas, que se tornaram praticamente inimigas na época em que se enfrentaram pela primeira vez, no início de 2012, entraram em atrito diversas vezes na casa do TUF americano. Neste sábado, vão se cruzar novamente, valendo o cinturão da categoria peso-galo (até 61kg) feminino. Enquanto a campeã Ronda parece odiar a rival, como mostra em entrevistas e comentários, 
Miesha garante que não tem ódio por ela, apesar de já ter tido anteriormente:

- Não, eu não a odeio. Eu diria que já a odiei em um ponto da minha carreira, no período em que estávamos perto de lutar e também um pouco depois da nossa luta. Eu estava realmente irritada. Aí eu vi que não é culpa de ninguém, a não ser minha, que eu perdi para ela. Eu percebi que não poderia vir para esta luta odiando a Ronda. Não é legal para mim, são emoções negativas. Acho que é muito melhor eu ser positiva. Quando eu decidi fazer isso, foi como tirar um peso das costas. Eu continuei amando o esporte, assim como fiz durante toda minha carreira, exceto por alguns meses em que eu o odiei por causa da Ronda (risos) - disse, em entrevista exclusiva ao Combate.com.


Se por um lado Miesha diz não odiar Ronda, por outro ela não poupa críticas à rival pelo comportamento dela fora do octógono, principalmente em relação às palavras:

Eu perdi muito respeito por ela como pessoa. Acho que ela,
quando está falando, dá um exemplo pobre do que o MMA feminino realmente é"
Miesha Tate, sobre a rival Ronda Rousey
 
- Eu perdi muito respeito por ela como pessoa. Acho que ela, quando está falando, dá um exemplo pobre do que o MMA feminino realmente é. Obviamente dentro do octógono ela é uma atleta fenomenal e faz coisas incríveis. Mas, quando fala, ela está denegrindo o esporte. A Ronda é desrespeitosa, parece que só existe ela e que não se preocupa com as outras lutadoras. Ela disse que se preocupa, mas acho que ações falam mais do que palavras.

Para Miesha, os fãs se decepcionaram com o comportamento que Ronda demonstrou ter no TUF. Ela, inclusive, atribui a isso o fato de ter derrotado a compatriota na primeira etapa de votação para eleger quem seria capa do novo jogo eletrônico do UFC ao lado de Jon Jones:

- Acho que os fãs de MMA ficaram tão chocados ao ver a verdadeira Ronda que não puderam ajudá-la. E isso é um pouco patético para mim, pois muita gente virou as costas para mim depois que ela conquistou o cinturão. Acharam que ela era a melhor de todas, a sensação, e que eu era uma pessoa invejosa por razão nenhuma. Mas o que eles não entendem é que essa é a Ronda com a qual estou lidando o tempo todo.

Como eu poderia estar numa posição diferente? Ela me pôs nessa posição e admitiu isso. Ela começou essa rivalidade. Eu não comecei e não tinha problema com a Ronda quando assisti às primeiras lutas dela. Ela estava indo bem, e eu fazia muitos elogios. Aí ela começou essa rivalidade, e eu entrei de cabeça. Mas os fãs não entendem isso. Ela ficou exposta no TUF, e os fãs ficaram muito surpresos de ver como ela pode ter várias cores diferentes.

Ronda Rousey encarada UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
onda Rousey e Miesha Tate se encaram pela
 primeira vez na semana 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Miesha Tate e Ronda Rousey farão o coevento principal do UFC 168, e por algum tempo estavam escaladas para fazer o evento principal em vez disso, até ser anunciada a revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman para o mesmo card. Miesha contou que chegou a ficar decepcionada quando soube que havia caído de posto, mas por pouco tempo:

- Primeiro fiquei chateada, porque tudo que eu escutava era que nós não faríamos mais a luta principal. Achei uma droga, mas depois ouvi que a luta principal seria Anderson Silva x Chris Weidman, e aí achei que isso funcionaria muito melhor. É uma honra lutar no mesmo card que eles, e acho que é um duplo evento principal. Não sinto que estou fazendo necessariamente o coevento principal. É como se tivesses duas lutas principais. Temos ganhado boa atenção da mídia.

O UFC 168 será realizado na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site ainda transmite ao vivo a primeira luta do card, entre os penas (até 66kg) Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmite os principais duelos do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos. Na sexta-feira, canal Combate e Combate.com transmitem a pesagem oficial a partir das 22h.

UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL

Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan


Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 

Ronda quase desistiu do MMA para trabalhar com resgate em alto mar

Campeã peso-galo feminino do UFC relembra primeiros passos no esporte e fala sobre os bastidores de sua nova carreira no cinema

Por Direto de Las Vegas, EUA

Em 2012, Ronda Rousey escreveu definitivamente o seu nome no MMA feminino ao se tornar a primeira mulher contratada pelo UFC e a primeira campeã da história da organização. Em 2013, ela continuou escrevendo essa história ao realizar a sua primeira defesa de cinturão contra Liz Carmouche, em fevereiro, e protagonizar, ao lado da arquirrival Miesha Tate, uma edição do reality show The Ultimate Fighter nos EUA como treinadora, na primeira vez em que o programa também teve lutadoras femininas disputando uma vaga no UFC.

Ronda Rousey coletiva UFC Las Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Ronda Rousey: pioneira do MMA feminino no
UFC quer seguir fazendo história 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Hoje, aos 26 anos de idade, Ronda sabe que já conquistou muito mais do que a maioria das mulheres que sonham um dia viver do esporte. A paixão pelas artes marciais foi uma herança da mãe, a também lutadora Ann Maria Rousey DeMars, que foi a primeira americana a vencer um campeonato mundial de judô, em 1984.

- Eu iniciei a minha carreira no judô meio que tentando seguir os passos da minha mãe, que sempre foi uma inspiração muito grande na minha vida. Aos 17 anos de idade, me tornei a atleta mais nova das Olimpíadas de Atenas. Depois fui medalha de ouro, prata e bronze nos Jogos Pan-Americanos de Judô de 2004, 2005 e 2006, e medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. Aí eu fiquei em segundo lugar no Campeonato Mundial de Judô no mesmo ano e consegui a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Resumidamente foi isso – relembra a lutadora em entrevista ao Combate.com.
Quando decidiu sair do judô, a agora campeã peso-galo do UFC passou por um momento de incertezas em sua carreira e quase seguiu um caminho bem diferente do MMA.

- Depois das Olimpíadas, eu não tinha uma motivação verdadeira. Eu não estava na universidade, não tinha nenhum trabalho e eu tinha vontade de trabalhar na guarda costeira realizando resgates em alto mar. Sabe quando o seu barco quebra ou naufraga e você precisa de alguém para te socorrer? Eu seria a pessoa que iria no helicóptero e pularia em alto mar,  nadaria até você e faria o seu resgate. Esse era o trabalho que eu queria – revela.

A medalhista olímpica conta que chegou até a participar de um treinamento para saber se era isso mesmo que queria:

- Os membros da guarda costeira foram muito legais e me levaram para a base deles em San Pedro e me mostraram onde os helicópteros ficavam. Eles até tentaram me colocar em um helicóptero, mas o chefe deles disse que cidadãos não podiam participar do treinamento. Então eles me colocaram dentro de um barco e me levaram para o mar e passaram a jogar cestas na água, pular para fora do barco e enfim… Isso parecia realmente um trabalho muito legal, mas a única coisa ruim é que eles são militares, então você tem que se mudar a cada quatro anos. Eu tinha passado tanto tempo lutando judô e morando longe de casa, que eu não queria me mudar novamente. Eu queria achar um jeito de ficar em casa e aí eu então pensei: “Quer saber, vou dar uma chance ao MMA. Se não der certo, aí eu volto para a guarda costeira”. E, aparentemente, minha carreira no MMA deu certo, né? (risos).

Início no MMA e paixão por Fedor Emelianenko

O início na carreira não foi dos mais fáceis e a ex-judoca confessa que passou por muitos momentos difíceis para conseguir fazer a transição para as artes marciais mistas:

- Quando você passa a ser eficiente em um esporte, é muito difícil admitir a sua ignorância e começar desde o início em outra área. Eu tive que me permitir muitas coisas, como, por exemplo, me sentir ridícula. Eu lembro a primeira vez que eu fui para uma academia para treinar trocação, eu me senti como uma pessoa completamente estúpida, não sabia socar e fiquei meses treinando até passar a me sentir menos desconfortável. Eu acho que é por isso que muitos lutadores têm dificuldades para fazer essa transição para o MMA, porque eles não estão acostumados a serem o peixe fora d’água.

Ronda Rousey ann maria de mars mma ufc (Foto: Julia Group) 
Ronda Rousey tem na mãe, Ann Maria, sua
mentora e inspiração (Foto: Julia Group)
 
Ronda fez a sua primeira luta como amadora em agosto de 2010 e, desde então, buscou inspiração no lutador russo Fedor Emelianenko, que foi campeão do extinto Pride de 2003 a 2006, chegando a acumular 28 vitórias seguidas e sendo, até hoje, considerado o melhor peso-pesado de todos os tempos.

- O único lutador no qual eu sempre me inspirei na vida foi Fedor Emelianenko. Ele me deixou maluca porque foi o primeiro vídeo de melhores momentos que eu assisti na vida e eu nunca tinha visto nada parecido. Eu amei o estilo dele, como ele veio de uma base de judô misturada com sambo. Até hoje eu ainda sou completamente apaixonada pelo Fedor e, infelizmente, ele é um dos poucos lutadores que eu nunca conheci. Fedor tem sido uma grande inspiração, pois eu sempre tento imitar o seu estilo, dentro do possível em uma luta. Eu gostaria de conseguir imitar o estilo dele nas entrevistas também, porque aí eu teria muito menos trabalho, mas infelizmente isso eu não consegui ainda - brinca, lembrando o jeito "seco" do russo de responder aos repórteres.

Outra inspiração constante na vida da campeã é a própria mãe.

- Eu tentei muito, ainda tento me inspirar no estilo da minha mãe. Na verdade, tentei ainda chegar mais perto do nível dela, pois isso, por si só, já seria uma grande conquista. Ela já fez tanto e continua fazendo tanto pelo esporte, que fica praticamente impossível concretizar esse objetivo. E, de uma certa forma, isso é bom, pois eu aprendi nas Olimpíadas que os objetivos que você quer conquistar, eles realmente não fazem nada por você depois que você os concretiza. Então, eu prefiro colocar os meus objetivos tão lá em cima, que vou passar muito tempo tentando concretizá-los. Isso ajuda a manter o foco e a lembrar sempre de onde você veio e para onde quer ir. Mas minha mãe é mais velha do que eu, então ela tem muita vantagem, porque começou muito antes. Então eu não sei se um dia eu vou conseguir alcançá-la (risos).

Carreira no cinema e objetivos futuros

Ronda Rousey com o ator Vin Diesel (Foto: Reprodução / Instagram) 
Ronda contracena com o ator Vin Diesel no
filme'Velozes e Furiosos' (Foto:
Reprodução/Instagram)
 
 
Apaixonada por desafios, Rousey teve a oportunidade de experimentar uma nova carreira em 2013. 

Convidada para integrar o elenco de “Os Mercenários 3” e “Velozes e Furiosos 7”, ela se dividiu entre as filmagens que ocorreram na Bulgária e em Atlanta, enquanto treinava e se preparava para o duelo deste sábado contra Miesha Tate, na sua segunda defesa do cinturão peso-galo feminino do UFC.

- Foi muito complicado fazer o camp de treinamento e filmar ao mesmo tempo, mas eu queria que essa luta fosse um desafio mais difícil do que a primeira, porque eu já venci a Miesha e já sou dona do cinturão do UFC. E foi justamente por isso que aceitei esse desafio, porque gosto quando as pessoas duvidam da minha capacidade de fazer as coisas, isso me motiva. Mas, falando das filmagens, posso dizer que, quando eu me aposentar, talvez eu possa seguir carreira nessa área de cinema e tudo vai parecer muito mais fácil se comparado a essa primeira experiência. É muito trabalho e muitas coisas que eu fiz ou tentei fazer foram completamente surreais. Eu nunca tinha feito cinema antes e foi fisicamente cansativo e desafiador. Não era apenas ficar ali em pé maquiada e arrumada decorando textos. Eu tive algumas cenas físicas e fiz coisas que pessoas que já tinham mais experiência do que eu disseram que eu era louca por me arriscar - conta, revelando que não teve medo de gravar as cenas de perseguições ou explosões.

- Eu mandei para o Dana White uma foto de quando estávamos filmando uma explosão na qual eu me machucava e voava pelo ar e ele ficou maluco, começou a me mandar mensagens do tipo: "O que é isso? O que você está fazendo? Enlouqueceu?”. E eu tive que acalmá-lo, dizendo para ele não se preocupar, porque não eram rochas de verdade, eram pedaços de isopor que pareciam muito, mas muito reais (risos). Ele me fez prometer não fazer nada muito perigoso, mas tinham algumas cenas nas quais eles tinham dublês, mas que eu queria fazer sem dublê, só que não podia fazer porque eu tinha essa luta. Em compensação, fiz todo mundo me prometer que vou poder fazer essas cenas no próximo filme sem dublê. Eu não tenho medo de cair, e as cenas pareciam tão divertidas!

Sobre os planos para o futuro, Ronda afirma que pretende continuar tocando as duas carreiras em paralelo - pelo menos por enquanto:

- Primeiro eu preciso vencer essa luta contra a Miesha, esse é o meu objetivo número um. O número dois é vencer a próxima luta. O terceiro é, provavelmente, fazer mais filmes  e o número quatro é vencer mais algumas lutas (risos).

O UFC 168 será realizado na noite deste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA). O canal Combate transmite o evento ao vivo a partir das 21h30 (horário de Brasília), e o Combate.com acompanha todos os detalhes em Tempo Real. O site ainda transmite ao vivo a primeira luta do card, entre os penas (até 66kg) Robbie Peralta e Estevan Payan. A TV Globo transmite os principais duelos do evento, por força contratual, com atraso de 30 minutos. Na sexta-feira, canal Combate e Combate.com transmitem a pesagem oficial a partir das 22h (de Brasília).

UFC 168
28 de dezembro de 2013, em Las Vegas (EUA)


CARD PRINCIPAL
Chris Weidman x Anderson Silva
Ronda Rousey x Miesha Tate
Josh Barnett x Travis Browne
Jim Miller x Fabrício Morango
Dustin Poirier x Diego Brandão


CARD PRELIMINAR
Chris Leben x Uriah Hall
Gleison Tibau x Michael Johnson
Dennis Siver x Manny Gamburyan
John Howard x Siyar Bahadurzada
William Patolino x Bobby Voelker
Robbie Peralta x Estevan Payan


Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/12/ronda-quase-desistiu-do-mma-para-trabalhar-com-resgate-em-alto-mar.html

Julgamento no STJD gera novas brincadeiras

x, 27/12/13
por meiodecampo |
categoria Sem categoria

Mal terminou o julgamento no STJD que rebaixou a Portuguesa para a Série B em 2014 – e as gracinhas já começaram a surgir nas redes sociais. Fluminense, Lusa, advogados e o próprio tribunal foram alvos da sanha dos internautas:











FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2013/12/27/julgamento-no-stjd-gera-novas-brincadeiras/

Em rede social, Portuguesa convoca para 'Missa de Sétimo Dia'

Julgamento no STJD que tirou quatro pontos da Lusa foi há exatamente uma semana

Por São Paulo

Uma semana após o julgamento no STJD que decretou a perda de quatro pontos por conta da escalação irregular do meia Héverton, em jogo contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, uma imagem postada no perfil oficial da Portuguesa retrata o clima de indignação dos torcedores do clube: 

- Missa de sétimo dia. Pela moralidade do futebol brasileiro.

A imagem é uma referência ao rebaixamento da Portuguesa, decretado pela perda dos pontos no STJD na sexta-feira passada e confirmada pelo Pleno do Tribunal nesta sexta. Nos comentários da foto, muitos torcedores deixaram clara a indignação com a diretoria da Lusa (pelo erro na escalação) e com o Fluminense (beneficiado com a queda do time paulista).

- O Fluminense é a vergonha do futebol brasileiro. Os demais times deviam fazer W.O. contra o Fluminense em todos os jogos, e dar o título de 2014 a eles. Seria o melhor jeito de sentirem a verdadeira vergonha que são. Levantar uma taça de um campeonato ao qual não pertencem - escreveu um torcedor.

protesto Portuguesa luto rebaixamento (Foto: Divulgação / Facebook Oficial) 
Protesto da Portuguesa pelo rebaixamento
(Foto: Divulgação / Facebook Oficial)



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/em-rede-social-portuguesa-convoca-para-missa-de-setimo-dia.html

Marcelo Oliveira revela momento em que teve certeza da conquista do título

Treinador acredita que trabalho e positividade fizeram elenco recém-formado dar resultado rapidamente

Por Belo Horizonte

Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro (Foto: Rafael Araújo / GloboEsporte.com)Invencibilidade de 12 jogos fez técnico acreditar (Foto: Rafael Araújo / GloboEsporte.com)
 
 
Basta juntar um punhado de reforços e colocar em campo para formar um time campeão? Nada disso. Apesar da equipe do Cruzeiro, tricampeã brasileira, ter sido formada no início de 2013, o título do Campeonato Brasileiro veio de forma incontestável. Para o treinador Marcelo Oliveira, a confiança, o pensamento positivo e o trabalho intenso foram as características principais para a conquista. Sem falsa modéstia, o técnico da Raposa revelou que no momento em que o Cruzeiro alcançou a marca de 12 partidas sem perder, entre a 15ª e a 27ª rodada, teve a certeza de que o título viria.

- O momento culminante para a conquista foram as 12 partidas invictas, com 11 vitórias e um empate. Isso é muito raro e ali a gente se fortaleceu muito, e tive a certeza do título.

O treinador do Cruzeiro entende a surpresa de muitos torcedores com o retorno rápido do elenco, que foi formado entre as temporadas 2012 e 2013. No entanto, o trabalho realizado diariamente na Toca da Raposa II é motivo suficiente para justificar a conquista do time na competição nacional.

- Tem o aspecto que é a formação de um novo elenco, depois de duas temporadas ruins, e cria-se uma expectativa de que pode encaixar imediatamente e gerar vitórias. Tem o outro lado, que quando se trabalha intensamente e com lealdade você pensa muito positivo. Então, foi extraordinário celebrar este título brasileiro. Coroou um trabalho de equipe do Cruzeiro muito bem feito.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/12/marcelo-oliveira-revela-momento-em-que-teve-certeza-da-conquista-do-titulo.html

Julgamento do Cruzeiro envolvendo goleiro acaba adiado para 2014

STJD retira da pauta processo de possível irregularidade na presença de Elisson na súmula de jogo contra o Vasco no Campeonato Brasileiro

Por Rio de Janeiro

João Zanforlin julgamento STJD brasileirão 2013 (Foto: Edgard Maciel de Sá)Procurador geral e presidente do STJD durante julgamentos nesta sexta (Foto: Edgard Maciel de Sá)
 
 
Em dia que o foco do futebol foi mais uma vez o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a pauta do Cruzeiro ficou para outro dia. O clube mineiro, absolvido na primeira instância, seria novamente julgado nesta sexta-feira por uma possível irregularidade na presença do goleiro Elisson na súmula do jogo contra o Vasco, pelo Brasileirão. No entanto, o relator do caso sentiu falta de alguns documentos e retirou o processo da pauta do dia. Um novo julgamento deve ser marcado em janeiro, quando a casa retomará as atividades após o recesso de fim de ano.

O Cruzeiro foi denunciado por ter relacionado o goleiro reserva Elisson sem contrato para o jogo contra o Vasco, no Maracanã, pela 36ª rodada do Brasileiro. A diretoria celeste diz ter encaminhado o contrato no dia 3 de junho à Federação Mineira de Futebol que, por sua vez, alega ter repassado as informações à CBF. No entanto, a data final do vínculo do atleta não estaria informada na documentação. O Cruzeiro foi absolvido pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD, mas a questão ainda aguarda julgamento do recurso no Pleno, o que ocorreria nesta sexta-feira.

Elisson treino Cruzeiro (Foto: Divulgação/Cruzeiro)Segundo a acusação, goleiro Elisson não teria contrato na data do jogo (Foto: Divulgação/Cruzeiro)
 
Absolvido no primeiro julgamento, o Cruzeiro poderia ser punido com a perda de três pontos, caso condenado. A punição não interferiria no resultado do campeonato, que teve o time mineiro como campeão.

Diferentemente, dos outros casos julgados nesta sexta. Por unanimidade, Portuguesa e Vasco foram novamente derrotados, confirmando a queda de Lusa e Vasco, e a permanência do Fluminense na série A.


FONTE:

Processo sobre conversa entre Julio Baptista e Cris é arquivado no STJD

Jogador do Cruzeiro disse para zagueiro do Vasco fazer 'logo outro (gol)' durante partida do Campeonato Brasileiro. Mas auditor argumenta com falta de provas

Por Rio de Janeiro

No dia em que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgou os recursos de Portuguesa, Flamengo, Vasco e retirou de pauta um do Cruzeiro, por ter escalado o goleiro Elisson supostamente de maneira irregular, um outro caso polêmico foi arquivado. Na vitória do Vasco por 2 a 1, pela 36ª rodada, contra a Raposa, o meia Julio Baptista disse direcionado ao zagueiro Cris:

“Faz logo outro.” O auditor Ronaldo Piacenti arquivou o caso por falta de provas.

Na ocasião, a equipe celeste já havia conquistado o Campeonato Brasileiro, e o Vasco lutava para não cair. No instante em que Julio Baptista falou com Cris, os cariocas já venciam por 2 a 0. Na época, os dois justificaram a conversa.

- A gente estava discutindo, e ele falou para amaciar: "Vai, amacia, pô". Falei: "Vai lá e faz o terceiro". Coisas do jogo, que acontecem. Poderiam pegar a frase inteira, pegaram só o momento que falei "faz o terceiro". É normal, as pessoas podem interpretar de qualquer forma que a gente está tentando amaciar, mas em nenhum momento isso aconteceu, tanto que tentamos fazer o segundo. O primeiro foi feito, o segundo não conseguimos fazer, e infelizmente acabamos perdendo o jogo - disse Julio Baptista na saída do estádio.   

O zagueiro vascaíno deu a mesma versão.


- Foi uma pequena discussão ali entre mim e Júlio, somos amigos, mas no calor do jogo é difícil. E eu pedindo para ele, pedindo, pedindo, pedindo (para parar de pressionar). Aí ele já virou para mim, numa discussão normal, e disse: "Então vai lá e faz o terceiro". Não teve nada de presente para o Vasco, como estão anunciando aí, foi um jogo duro - afirmou à TV Alterosa na época.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/processo-sobre-conversa-entre-julio-baptista-e-cris-e-arquivado-no-stjd.html

Pleno do STJD nega recurso, mantém resultado, e Vasco vai jogar a Série B

Decisão em julgamento faz coro com o presidente do órgão, que indeferira pedido de impugnação do jogo contra Atlético-PR, por conta da briga entre torcidas, duas vezes

Por Rio de Janeiro

O Vasco perdeu no tribunal, nesta sexta-feira, sua chance de tentar impugnar o resultado da partida contra o Atlético-PR (5 a 1), no dia 8 de dezembro, e assim não levou os três pontos que o salvariam do rebaixamento à Série B do Brasileirão. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) até acatou o pedido e permitiu que houvesse o julgamento de imediato, mas o recurso foi rejeitado por unanimidade de votos. Antes, o presidente do órgão, Flávio Zveiter, havia indeferido a ação por não ver base na mesma.

A decisão saiu depois de horas de julgamento dos outros casos, que confirmaram o rebaixamento da Portuguesa, livrando o Fluminense, e sustentou a perda dos pontos pelo Flamengo, que permanece na Série A. Ambos foram punidos por escalação de jogadores suspensos. Caso o Vasco obtivesse êxito, seria substituído no Z-4 justamente pelo rival rubro-negro.

- Acredito que o Vasco foi a vítima, e a vítima está sendo julgada, não tem direito de defesa e está indo para a Segunda Divisão, fato que é muito ruim para o clube. Agora vamos conversar com os nossos advogados, ver e buscar fazer o nosso melhor para permanecer na Primeira Divisão - afirmou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, sem deixar claro se se referia a recorrer à Justiça comum.


Roberto Dinamite presidente Vasco julgamento STJD (Foto: Wilton Junior/Agência Estado) 
Roberto Dinamite acompanha o julgamento em
que o Vasco saiu derrotado no STJD (Foto:
Wilton Junior/Agência Estado)

A alegação era que o Furacão, como mandante do confronto, tinha a responsabilidade de garantir a segurança e não o teria feito. Não havia policiais militares na arquibancada, o que facilitou a briga entre torcedores dos dois times.

A defesa, comandada pela advogada Luciana Lopes, ressaltou que os atleticanos originaram o grave incidente, que interrompeu a partida por 73 minutos, com a operação de socorro aos feridos e a devida separação do público. O regulamento da CBF recomenda que o árbitro opte pela suspensão da partida diante da falta de condições depois de ultrapassados 60 minutos.

O julgamento começou com a leitura do processo protocolado pelo Vasco pelo auditor-relator Ronaldo Botelho Piacente. Em seguida, o presidente Flávio Zveiter passou a palavra a Luciana Lopes ao não receber objeções dos presentes para que houvesse as argumentações.

A advogada usou a tese de que a parte psicológica dos atletas estava afetada por causa do ocorrido e, principalmente, de que a Arena Joinville não poderia abrigar o jogo, já que "nem mesmo extintor possuía" e "não havia área de escape para os torcedores". Ela também citou que a torcida do Furacão proibiu a presença de mulheres e crianças, prevendo um confronto.


O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, não concordou com a ação vascaína e, em seguida, enfatizou que o árbitro mineiro Ricardo Marques Ribeiro foi absolvido no plenário, no dia 13, e sequer houve recurso contra isto. Ele afirmou que talvez o jogo não devesse ter se iniciado, mas o reinício foi correto. O advogado do Furacão, Domingos Moro, disse que não havia amparo jurídico para a tentativa e ressaltou que a partida, disputada até o fim, acabou 5 a 1, e o adversário buscava a inversão do placar para 0 a 3, algo, em sua visão, sem cabimento.

Em seguida, um a um, os relatores mantiveram a posição de Zveiter ao apontar como improcedente a solicitação do Vasco. O primeiro a votar foi o leitor do processo, Ronaldo Botelho Piacente, que se baseou em documentos e relatórios provenientes do julgamentos dos mandos de campo, da polícia e dos autos do processo. Foi possível notar que Roberto Dinamite balançava a cabeça negativamente à medida em que as frases eram proferidas. Ele estava ao lado do vice geral, Antônio Peralta, e recebeu reverência dos auditores presentes.

Os recursos de Vasco e Atlético-PR a respeito das perdas de mando de campo (oito e 12, respectivamente) e das multas (R$ 80 mil e R$ 140 mil), por causa das brigas, serão julgados apenas em janeiro, em dia ainda não determinado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/pleno-do-stjd-rejeita-recurso-do-vasco-e-mantem-resultado-do-jogo.html

Advogado prevê Fla mais cauteloso daqui para frente: 'Claro que há lição'

Michel Assef Filho acredita que clube não repetirá escalação em novo caso como o de André Santos e pede maior clareza nos artigos que definem punições desportivas

Por Cahê MotaRio de Janeiro

Michel Assef Filho advogado Flamengo Julgamento STJD (Foto: Edgard Maciel de Sa)Michel Assef Filho em julgamento no STJD nesta sexta-feira (Foto: Edgard Maciel de Sa)
O Flamengo bate o pé. Mesmo com as duas derrotas por unanimidade na Justiça Desportiva, garante ter escalado André Santos em condições legais na partida contra o Cruzeiro e estuda até mesmo ir à Corte Arbitral do Esporte (CAS) com o episódio. Toda polêmica, no entanto, deixou uma certeza na Gávea: em caso de dúvidas, fuja do problema. Apesar de manter os argumentos debaixo do braço, o Rubro-Negro deixou o tribunal com uma lição para o futuro, na opinião do advogado Michel Assef Filho.

Apesar de não abrir mão de suas teses de defesa, o profissional acredita que a postura dos auditores no tribunal serve como exemplo para conduta em situações similares. Sendo assim, Assef Filho orienta cautela máxima daqui para frente.


 - Tenho certeza que a partir de agora a diretoria não vai escalar o atleta em uma situação como essa. Já sabe que o entendimento da Justiça Desportiva é esse, da procuradoria é esse. Claro que há a lição. Mesmo entendendo que há condição de jogo, interpretando a norma dessa maneira, o recomendável é não escalar.

Responsável por defender o Flamengo após a CBF apresentar a irregularidade para promotoria, o advogado se esquiva ao ser questionado quem foi o responsável pelo aval para escalação de André Santos. Por outro lado, reafirma que vê condições legais para tal após estudo do caso.

- Não tenho como dizer o que aconteceu para levar a diretoria a escalar. O fato é que escalou. Depois de escalado, o assunto foi passado para mim e entendo que o atleta tinha, sim, condição de jogo. Isso com toda sinceridade como profissional e como apaixonado pelo esporte. Todas as interpretações possíveis foram trazidas para o tribunal. Estudei o caso e entendi que o atleta tinha condição de jogo. A Justiça não entende assim.

As teses apresentadas no tribunal apontam para subjetividade do artigo que impõe a pena. De acordo com Michel Assef Filho, há interpretações que permitiam a escalação do lateral-esquerdo, já que o mesmo foi expulso pela Copa do Brasil.  Com o clube condenado, o advogado pede alterações que deixem a resolução mais clara.

- As normas dão margem para muitas interpretações. Acho que isso poderia ser um pouco mais resumido e simplificado para que todos pudessem cumprir. Foi exatamente assim que a diretoria escalou o atleta. Por cautela, poderia até deixar o atleta fora para não haver tudo isso, mas há necessidade, sim, de uma simplificação para facilitar o esporte e não dificultar que seja cumprido. Se há margem para diferentes interpretações, não há punição disciplinar. Mas está aí, o entendimento é esse. O recomendável, então, é não deixar o atleta jogar.

O Flamengo, que já havia sido condenado por unanimidade no último dia 16 pela escalação irregular de André Santos, encerra o Campeonato Brasileiro de 2013 com menos quatro pontos - três de punição, mais um que conquistou com o empate na partida contra o Cruzeiro -, na 16ª posição. No primeiro julgamento do dia, os auditores do Tribunal também mantiveram a pena da Portuguesa. Assim, o clube paulista teve o rebaixamento à Série B confirmado, salvando o Fluminense da degola.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/12/advogado-preve-fla-mais-cauteloso-daqui-para-frente-claro-que-ha-licao.html

Em sessão com 'Pequeno príncipe' e Mandela, Lusa cai e Flu se salva

Por unanimidade, Pleno do STJD mantém decisão de primeira instância e pune clube paulista com quatro pontos por escalar Heverton na partida contra o Grêmio

Por Rio de Janeiro

Nelson Mandela, Nelson Rodrigues e “Pequeno príncipe” foram personagens do julgamento no Pleno Tribunal do STJD que confirmou o rebaixamento da Portuguesa e a salvação do Fluminense. Por unanimidade, a decisão de primeira instância foi mantida. Foram oito votos pela condenação do time. Por conta da escalação de Heverton, que havia sido suspenso em julgamento dois dias antes, contra o Grêmio, a Lusa perdeu quatro pontos e, com isso, terá de disputar a Série B em 2014.

A equipe paulista ficou com 44 pontos, atrás do Fluminense, que terminou a competição com 46. Foi rebaixada ao lado de Vasco, Ponte Preta e Náutico. A Portuguesa mudou o rumo de sua defesa, o advogado João Zanforlin falou muito nos princípios do STJD, mas de nada adiantou num julgamento repleto de citações.

João Zanforlin julgamento STJD brasileirão 2013 (Foto: Edgard Maciel de Sá) 
Pleno do STJD manteve a punição para a
Portuguesa no julgamento desta sexta-
feira (Foto: Edgard Maciel de Sá)

O procurador geral Paulo Schmitt usou o falecido Nelson Mandela para defender o tribunal, enquanto o advogado do Fluminense, Mário Bittencourt, citou Nelson Rodrigues e um trecho do livro “Pequeno príncipe”.

O STJD alterou a ordem dos julgamentos e iniciou a sessão com o caso da Portuguesa. Um dos advogados do clube, Felipe Ezabella, pediu, em sua primeira manifestação, que o procurador geral do tribunal, Paulo Schmitt, fosse afastado do caso. Seu argumento é que Schmitt já havia se pronunciado na imprensa a favor da condenação da Lusa. O pedido foi negado por unanimidade.

João Zanforlin, encarregado de defender a equipe paulista, teve a palavra por 15 minutos. Ele contestou a redação do artigo que condenou a Portuguesa em primeira instância, e disse que ele é inconstitucional. Em seguida, usou como argumento o fato de o clube não ter tido má fé nem vantagem técnica ao utilizar Heverton contra o Grêmio.

- Ele é um atleta que atuou só em seis jogos, sempre entrando no segundo tempo. Ele é reserva, não tem qualidade técnica para desequilibrar uma partida.

Em seguida, Zanforlin citou entrevista do presidente da CBF, José Maria Marin, que disse que a decisão no campo deveria prevalecer. E afirmou que houve falha no sistema de informação da CBF aos clubes sobre impossibilidade de escalar o jogador.

Ao fim de sua explanação, o presidente do STJD, Flávio Zveiter, lhe concedeu mais dois minutos. Zanforlin aproveitou para citar o Estatuto do Torcedor, que determina que uma punição só se torna legal a partir do momento de sua publicação. No caso, o jogo foi disputado no domingo e a decisão do julgamento da sexta-feira foi publicada na segunda-feira.

Paulo Schmitt teve também 15 minutos para defender a condenação da Lusa. Exaltado, ele baseou boa parte de sua argumentação no fato de Heverton não ter comparecido ao julgamento.
- Esqueçam a boa fé, esse artigo nem fala de boa fé. A defesa que ele precisava era ter o atleta aqui e ele nunca veio - bradou.

Sugiro que façam como Nelson Mandela, tão sofrido, aconselhou a seu povo: perdoem, mas não esqueçam"
Paulo Schmitt

Até o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, falecido no início deste mês, foi citado no final do discurso de Schmitt, que pediu perdão aos que tentaram atingir a honra do tribunal.
- Sugiro que façam como Nelson Mandela, tão sofrido, aconselhou a seu povo: perdoem, mas não esqueçam.

As menções não pararam por aí. Mário Bittencourt, advogado do Fluminense, usou o escritor Nelson Rodrigues e o livro “Pequeno príncipe”.

- Nelson Rodrigues já dizia que nada é mais difícil e cansativo do que defender o óbvio. Estou estafado de ter que defender o óbvio, e imagino que os senhores também estejam - disse em direção aos membros do Pleno.

Bittencourt desqualificou a defesa da Portuguesa, disse que os argumentos de Zanforlin eram rasos e terminou o pedido de condenação do clube paulista, e a consequente salvação do Fluminense do rebaixamento, citando um trecho de “Pequeno príncipe” em que se diz que o regulamento não deve ser entendido, apenas cumprido.

O último advogado a se manifestar foi Michel Assef Filho, do Flamengo, também punido em primeira instância com a perda de quatro pontos pela escalação do lateral André Santos na última rodada. Ele havia sido expulso na final da Copa do Brasil e cumpriu a suspensão na partida seguinte do Brasileirão, mas foi escalado após ter sido punido em julgamento. 

Único a manter um tom de voz sereno durante sua argumentação, ele também criticou o sistema criado pela CBF para informar os clubes sobre quais atletas estão sem condições legais de atuar.

O relator Décio Neuhaus foi o primeiro a anunciar sua decisão. Ele admitiu que levou o voto pronto ao STJD, disse que poderia ter mudado de opinião após as manifestações dos advogados, e fez uma interminável explanação para votar pela condenação da Portuguesa.

Todos os demais sete integrantes acompanharam o voto do relator e a Lusa foi rebaixada. O Fluminense permaneceu na Série A.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/12/stjd-mantem-decisao-rebaixa-lusa-e-salva-flu-com-citacao-livro-e-mandela.html