sábado, 21 de dezembro de 2013

Novak Djokovic e Serena Williams são eleitos os melhores do ano pela ITF

Federação Internacional de Tênis divulga vencedores, mas premiação acontece apenas em junho de 2014. Na Suíça, Wawrinka desbanca Federer em votação

Por Paris, França

Djokovic Serena Williamns Aberto da Austrália (Foto: Ben Solomon/Divulgação)Novak Djokovic e Serena Williams são os melhores de 2013 pela ITF (Foto: Ben Solomon/Divulgação)
 
Sem surpresas, o sérvio Novak Djokovic e a americana Serena Williams ganharam nesta quarta-feira, o título de melhores tenistas de 2013 pela Federação Internacional de Tênis (ITF). Entre os homens, é a terceira vez consecutiva que Djokovic, número 1 do ranking da ATP, é premiado. Já entre as mulheres, a número 1 do ranking da WTA foi eleita pela quarta vez na carreira a atleta do ano pela ITF.

- É uma honra ser nomeado como atleta do ano da ITF pelo terceiro ano consecutivo. Eu vivi uma grande temporada de 2013, e consegui terminar o ano em alta. Isso definitivamente vai servir como uma boa motivação para 2014 - disse Djokovic.

A melhor dupla masculina também é a líder do ranking mundial masculino: os irmãos Bob e Mike Bryan faturaram o prêmio pela décima vez nos últimos 11 anos. Entre as duplas femininas também não houve surpresa, as italianas Sara Errani e Roberta Vinci foram contempladas pelo segundo ano consecutivo.

Para julgar os melhores, a ITF utiliza uma tabela com todos os resultados dos tenistas no ano. Grand Slam, Copa Davis e Fed Cup tem um peso maior na pontuação geral. A premiação acontece no dia 3 de junho de 2014, em Paris, quando acontece a disputa do torneio de Roland Garros.

Federer é desbancado na Suíça

Se a premiação dos melhores do mundo pela ITF não teve muitas mudanças, a ótima campanha de Stanislas Wawrinka, número 8 do mundo, lhe rendeu uma posição melhor do que Roger Federer, número 6 do ranking da ATP, na premiação de "Melhor Atleta da Suíça" (Credit Suisse Sports Awards).


tênis Stanislas Wawrinka atp finals (Foto: Agência AP) 
Stanislas Wawrinka desbanca Federer em votação
na Suíça (Foto: Agência AP)
 
A participação até as semifinais do US Open e do ATP Finals colocou o atleta de 28 anos na segunda posição do prêmio suíço, atrás apenas do esquiador Dario Cologna, campeão nos 30km do Campeonato Mundial Cross-Country neste ano. Federer, que recebeu o prêmio de melhor atleta suíço em 2003, 2004, 2006, 2007 e 2012, ficou apenas com a sexta colocação.

Na estreia do segundo turno, Rio espera superar Maringá de Ricardinho

Carioca Bruninho vislumbra partida difícil diante de um adversário que costuma impor dificuldades atuando dentro de seus domínios e que tem um levantador 'diferenciado'

Por Maringá, Paraná

Na estreia do segundo turno da Superliga masculina de vôlei, o Maringá, de Ricardinho, recebe o Rio de Janeiro, de Bruninho, no ginásio Chico Neto, em partida que terá a transmissão do SporTV, às 21h30m, tentando sua segunda vitória consecutiva na competição e devolver a derrota do primeiro turno (assista aos melhores momentos).
 
Vindos de uma vitória diante do Volta Redonda, os paranaenses contam com o apoio da torcida para aproveitar o momento conturbado vivido pelos cariocas, que atravessam uma grave crise financeira fora da quadra e maus resultados dentro dela - são três derrotas nos últimos quatro jogos.

O confronto promete um duelo interessante na rede por causa dos levantadores. Atual dono da posição na seleção de Bernardinho, Bruninho sabe que terá em Ricardinho um oponente difícil de ser batido. Respeitando o ex-selecionável, o carioca faz questão de enaltecer o voleibol em alto nível ainda apresentado pelo rival desta noite.

- Esperamos um jogo difícil. Vamos enfrentar uma equipe que cresce jogando em casa e que conta com um levantador diferenciado, que é o Ricardinho. Sabemos que ele sempre pode fazer a diferença e, por isso, temos que estar atentos e focados para alcançarmos o objetivo, que é sair com mais uma vitória - disse Bruninho.

vôlei Bruninho Rio de Janeiro Ricardinho Maringá (Foto: montagem sobre foto do Inovafoto) 
Bruninho e Ricardinho ficarão frente a frente mais
uma vez nesta Superliga (Foto: montagem sobre
foto do Inovafoto)

Os problemas e resultados abaixo do esperado nas últimas rodadas em nada diminuem a preocupação dos paranaenses, que pedem respeito ao adversário.

- Tenho certeza que isso não vai interferir em nada. Conheço vários jogadores e sei bem do profissionalismo com que trabalham. Inclusive, acho que um momento como esse pode unir ainda mais um grupo e é isso que estou passando para os meus companheiros. Temos que ter ainda mais cuidado - afirmou Ricardinho, que lamenta toda a situação.

 - Fico chateado e muito triste em ver esse momento difícil não só para eles, como para o vôlei - concluiu.

Ainda em busca de uma afirmação na competição, o Maringá espera subir na tabela. Com cinco vitórias e seis derrotas, os paranaenses estão na sétima posição, quatro abaixo da dos cariocas, que conquistaram oito vitórias e acumularam três derrotas.


Confira os demais jogos pela primeira rodada do segundo turno:

Dia 20/12 - Volta Redonda 2 x 3 Canoas - Ilha do João
Dia 22/12 - Campinas x São Bernardo - Taquaral, às 13h
Dia 22/12 - Sesi-SP x Taubaté - Vila Leopoldina, às 20h
Dia 28/01 - Minas x Juiz de Fora - Arena Vivo, às 19h
Dia 30/01 - Montes Claros x Cruzeiro - Tancredo Neves, às 19h30m


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/na-estreia-do-segundo-turno-rio-espera-superar-maringa-de-ricardinho.html

Mãe faz sauna e ajuda lutadora a bater peso no sacrifício para o Jungle

Menstruação e confusão de horário atrapalham, e Larissa Pacheco perde 1,8kg com grande ajuda de Dona Lúcia. Ela enfrenta mexicana por cinturão

Por Belém

Larissa Pacheco chegou à pesagem do Jungle Fight 63, nesta sexta-feira, em Belém, como protagonista de um filme de terror. Ela confundiu o horário, chegou atrasada, perdeu 10% da bolsa e ainda ficou 1,8kg acima do limite de 61,2kg quando subiu à balança. Cabisbaixa e aparentemente com poucas forças, a lutadora de apenas 19 anos começou a chorar em desespero ao ver que a chance de disputar o cinturão da categoria peso-galo contra a mexicana Irene Aldana, que por sua vez bateu o peso com tranquilidade, estava indo embora. Mas ela teve o colo da mãe para se reerguer e buscar a recuperação. Literalmente. Dona Lúcia Moreira, de 39 anos, foi com a filha para a sauna e ficou ao lado dela durante as quase duas horas que foram necessárias para perder o peso. E o que era terror acabou ganhando um final feliz, ainda que à base de muito sacrifício.

MMA Jungle Fight - Larissa Pacheco e mãe (Foto: Ivan Raupp) 
Larissa Pacheco e a mãe, Lúcia Moreira, após a
lutadora bater o peso: alívio (Foto: Ivan Raupp)
 
- Na sauna ela estava dizendo: "Ai, mãe! Não aguento mais". Falei: "Não, filha. Você consegue. Eu estou com o coração despedaçado e só não chorei para não passar isso para ti". Aí ela me pediu calma e disse que iria conseguir - disse a mãe, em entrevista ao Combate.com.

Dona Lúcia contou que a filha ficou menstruada nesta sexta, o que contribuiu para a retenção de líquidos, algo negativo para quem está em processo de perda de peso. E elas acharam que a pesagem começaria às 17h. Quando souberam que era às 16h, saíram em disparada de carro, mas pegaram um grande engarrafamento. Tudo isso só aumentou o tamanho da vitória, que possivelmente não teria sido da mesma maneira sem o "mimo de mãe".

MMA Jungle Fight - Larissa Pacheco (Foto: Ivan Raupp) 
Larissa ficou 1,8kg acima do peso na primeira
tentativa em Belém (Foto: Ivan Raupp)
 
- Graças a Deus ela conseguiu bater o peso. Ela está um pouco debilitada, mas eu trouxe um litro de água de côco, pedialyte (para reidratação), e mimo de mãe ainda por cima, né? É minha única filha. Eu acompanho a carreira dela de perto. Para onde ela vai eu vou.

A mãe, que hoje é fã de MMA, não se abriu à ideia de ver a filha lutando a princípio. O sonho era vê-la dançando balé. Mas não deu certo. A menina só queria saber de esporte. Primeiro foi futebol, depois o vôlei. Até que um dia...

- Ela usa óculos desde pequena. Um dia um garoto de rua bateu nela. Ele deu um soco e quebrou os óculos dela. Ela tirou, foi para cima e bateu nele. Depois disso, a Larissa começou a fazer muay thai escondida de mim, com 15 anos. Quando fui ver, não tinha mais jeito. Aprendi a gostar por causa dela. Hoje, para mim, é um orgulho, uma alegria muito grande.

MMA Jungle Fight - Larissa Pacheco e Irene Aldana (Foto: Ivan Raupp) 
Encarada entre Larissa Pacheco e a mexicana
Irene Aldana (Foto: Ivan Raupp)
 
Dois atletas não batem peso, e Wallid separa encaradas
Assim como Larissa, dois lutadores também não bateram o peso na primeira tentativa. A diferença é que o peso-pena Thiago Passos e o peso-mosca Francis John não perderam o que faltava depois. O que perderam, de fato, são 20% da bolsa, que vão direto para seus adversários, respectivamente Douglas D'Silva e Rildeci Lima, e um ponto cada no primeiro round, ou seja, terão um ponto deduzido da contagem que os árbitros derem nos combates. Todos os demais atletas ficaram dentro do limite de peso de suas categorias, inclusive os meio-médios Rodrigo Monstro e Gabriel Gorilla, que disputam o cinturão da divisão.

MMA Jungle Fight - Michel Psicopata e Joel Aranha (Foto: Ivan Raupp) 
Wallid Ismailsepara encarada tensa entre Michel
Psicopata e Joel Aranha (Foto: Ivan Raupp)
 
E dois momentos chamaram a atenção na pesagem. O presidente do Jungle Fight, Wallid Ismail, teve de intervir quando viu tanto Michel Psicopata e Joel Aranha quanto Rivaldo Junior e Antonio Titan encostarem as testas e esquentarem o clima nas encaradas. O dirigente separou os lutadores imediatamente e emendeu seu discurso tradicional:

- Agora não! A porrada é amanhã! Só poder sair na mão amanhã!

O Jungle Fight 63 será realizado na noite deste sábado, a partir das 20h (horário de Brasília), no ginásio da Escola Superior de Educação Física, em Belém. O canal Combate e o SporTV vão transmitir o evento ao vivo. O Combate.com transmite em vídeo as duas primeiras lutas do card: Roberto Pato x Paulo Victor Cabal e Zeca Urubu x Rafa Thai da Silva.

Jungle Fight 63
21 de dezembro, em Belém
CARD DO EVENTO
Rodrigo Monstro x Gabriel Gorilla - disputa do cinturão dos meio-médios (77kg)
Larissa Pacheco x Irene Aldana - disputa do cinturão feminino dos galos (61kg)
Douglas D'Silva x Thiago Passos - penas (66kg)
Rivaldo Junior x Antonio Titan - galos (61kg)
Marcio Gemaque x José Suavecito - meio-médios (77kg)
Michel Psicopata x Joel Aranha - galos (61kg)
Iago Gomes x Nildo Katchal - moscas (57kg)
Francis John x Rildeci Lima moscas (57kg)
Breno “Zeca Urubu” x "Rafa Thai " da Silva - penas (66kg)
Robert Pato x Paulo Victor Cabal - meio-médios (77kg)


Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 

Miesha treina forte em Las Vegas e avisa: 'Vou nocautear a Ronda'

Lutadora relembra primeiro duelo com a campeã peso-galo e diz que arquirrival será presa mais fácil por estar emocionalmente instável

Por Direto de Las Vegas, EUA

Na última vez em que os caminhos de Miesha Tate e Ronda Rousey se cruzaram dentro do octógono, em março de 2012, as coisas não saíram da forma como “Cupcake” esperava. Além de perder o cinturão do Strikeforce para a medalhista olímpica, Miesha, que tinha passado boa parte do tempo anterior ao duelo tentando desqualificar a adversária, acabou vendo a arquirrival ganhar fama instantânea. Pouco mais tarde, Ronda se transformaria na primeira mulher contratada pela maior organização de MMA do mundo - o UFC. O tempo passou, hoje ambas as lutadoras estão na organização e, depois de atuarem como treinadoras do TUF 18, agora Tate e Rousey se enfrentam no dia 28 de dezembro na disputa pelo cinturão peso-galo feminino, no coevento principal do UFC 168, em Las Vegas.

Agora na pele de desafiante ao título, Miesha não quer apenas vencer o duelo, ela quer fazer isso de uma forma chocante para garantir o seu espaço e prestígio na organização. A tarefa não é das mais fáceis, pois Ronda está invicta há sete lutas na carreira e venceu todas elas por chave de braço. Tate, porém, acredita que está mais madura e que chegou o seu momento:

MMA treino Miesha Tate em Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Miesha esbanja confiança para o embate com Ronda
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
- Eu estou tão ansiosa para esse duelo que só quero que chegue o dia depois da luta. Eu estou esperando tanto por esse duelo,  só quero sentir aquele apoio do meu time quando me tornar campeã. Eu também me sinto muito animada, porque nunca me senti tão bem em um camp, nunca senti como se fosse assim tão completo e no tempo certo. Por mais que eu tenha tentado fazer isso na primeira luta contra a Ronda, eu acho que acabou funcionando melhor dessa forma, porque eu vou vencer essa luta e trata-se de um duelo muito maior, então vai ser maravilhoso. Eu estou preparada para fazer qualquer coisa que seja necessária para vencer a Ronda. Eu treinei de tudo, claro que eu tenho uma experiência de wrestling e acredito que eu tenha um jogo de chão muito forte que é muito subestimado. Também tentei melhorar algumas coisas que eu achava que tinha que melhorar, mas eu realmente só quero socá-la. E eu adoraria conseguir o meu primeiro nocaute limpo com as minhas mãos, com as pessoas assistindo pela TV e pelo pay-per-view do UFC 168, que vai ser imenso. Isso seria maravilhoso para mim, eu adoraria vê-la trocar comigo, mas não acho que ela vá fazer isso. Então vamos ver o que acontece - disse a desafiante ao título, afirmando que demorou, mas aprendeu a lidar com as diferenças fora do octógono entre ela e Rousey:

- Eu nunca vou chamá-la para tomar um café, para mim ela vai ser somente um corpo no caminho do meu título. E é assim que eu quero manter as coisas. Quero o nocaute porque eu quero provar que sou muito melhor do que ela e isso é um objetivo pessoal que não está necessariamente relacionado ao fato de quem ela é ou de que somos inimigas.

MMA treino Miesha Tate em Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
A lutadora treina forte em Las Vegas 
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
As declarações de Miesha ocorreram durante um treino aberto na academia do UFC , em Las Vegas, nesta sexta-feira. A lutadora chegou sorridente e aparentando bastante tranquilidade. Simpática, ela treinou por cerca de 20 minutos em um ringue de boxe e depois atendeu os jornalistas. (acompanhe no vídeo)

Confira os principais destaques da entrevista, divididos por tópicos:

Treinos para o duelo contra Ronda

"É fenomenal. Decidi treinar aqui em Vegas por causa dos treinadores. Trabalhar com o Jimmy Gifford foi algo que nem sei explicar. Ele tem me ajudado a melhorar imensamente a minha trocação. Eu me sinto tão confiante e tão melhor com as minhas mãos. Também treinei com o Robbert Follis na Xtreme Couture, grande treinador e estrategista de MMA. Além disso, tem o Ricky Lundell, fenomenal também, com um excelente jogo de chão. E por último, mas não menos importante, Brian Caraway, que tem estado comigo durante toda a minha carreira. Ele me conhece melhor do que ninguém, então eu também tenho aquele apoio emocional. Me sinto como se finalmente tivesse a mistura perfeita, um corpo de treinadores sólido. Eu acho que o melhor aspecto desse treino  foi trazer especialistas em judô para fazerem parte do meu camp. Juntando isso com o fato de eu ter um time tão forte ao meu redor, eu sinto que todos eles me construíram e me fizeram me sentir muito bem com esse treinamento. Eles levaram em consideração tudo o que eu queria. É tão importante para mim poder vencer essa luta e eu acho que esse se tornou um objetivo importante para eles também. Antes, quando eu trabalhava com outros treinadores, eu tinha a sensação de que eles não ligavam tanto quanto eu e isso é um saco. Essa é a maior oportunidade da minha vida e cada um dos meus treinadores falam comigo todos os dias por mensagem de texto, me ligam, eles querem ter certeza de que estou me sentindo bem, que estou bem e eles se importam. E esse sentimento é maravilhoso".

Preparação emocional para a revanche
"Eu me sinto muito bem, me sinto completamente em paz. Estou animada, sinto como se as minhas emoções estivessem no lugar certo, mentalmente estável, emocionalmente estável. Nunca me senti tão preparada. Se tivesse que escolher um tempo da minha vida para essa luta acontecer seria agora.  Eu não me sinto com as emoções à flor da pele, só tento levar. Ela estava fazendo uma guerra mental da primeira vez que nós lutamos e eu não. Pode parecer uma carta na manga, mas é algo que eu aprendi da forma mais difícil. Eu não olho para aquela luta de outro jeito que não seja uma experiência de aprendizado. Eu aprendi muito não só como lutadora, como ser mais técnica, mas também como crescer e amadurecer como pessoa. Todos aqueles sentimentos de animosidade foram uma escolha minha e agora eu escolho felicidade. Estou feliz e onde eu queria estar".
 

MMA treino Miesha Tate em Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Miesha confia no fator psicológico vencer Ronda
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Guerra mental contra Ronda
"Eu tenho que dar o crédito a ela, e Ronda definitivamente me ensinou algo nessa área. Eu não uso isso (a guerra mental) da mesma forma que ela, mas eu desenvolvi as habilidades necessárias para lidar com isso e foi exatamente o que eu fiz quando tive que passar seis semanas com ela dentro do TUF.  Ronda foi muito desagradável e terrível de se lidar e, sabe, tem que haver um jeito de se lidar com isso e eu aprendi. Precisa ser diferente da primeira vez, quando eu era a pessoa que estava irritada o tempo todo enquanto Ronda ria de mim porque eu estava tão brava. Mas eu superei. Eu não posso jogar a culpa em ninguém mas em mim mesma por perder aquela luta. Eu não posso apontar o dedo na cara dela e dizer que ela não conquistou as coisas que diz, porque ela conquistou. Então ela tem meu respeito nessa área, mas para mim não é mais sobre ela. Ronda tem o meu respeito como atleta e como lutadora e é isso".

"Eu aprendi isso muito antes da primeira luta. Eu não sabia naquele tempo, mas depois, Ronda disse que ela não era fake e que o time dela era o real e etc. Ela tem sido emocionalmente instável em tantos momentos. Eu costumava ser a irritada. Logo após aquela luta pelo título, eu a vi em eventos do Strikeforce e Ronda viria ao meu encontro de propósito dizendo coisas do tipo 'E aí amiga, como você está? Como você está Brian? E aí gente?'. Ela ia tentar se aproximar da gente e eu pensava: 'Ai meu Deus, eu odeio essa garota!'. Ela costumava ser a pessoa mais falsa de todas, e aí ela entra no TUF e o que aconteceu é que ela não era mais capaz de me manipular do jeito que ela conseguia antes. Porque antes ela iria se aproximar de mim com o jeito falso de ser legal e eu ficaria muito brava, como se o sol tivesse ido embora e, de repente, o céu tivesse ficado negro assim que ela pisasse no mesmo espaço que eu. E aí, quando eu decidi que eu não ía mais deixar ela fazer isso comigo, então parece que as coisas começaram a funcionar ao contrário. Mas eu não fiz com essa intenção, e sim porque eu queria tirar aquele peso dos meus ombros. Eu não queria ser daquele jeito, não é divertido ser miserável, e Ronda estava transformando o esporte em algo que eu não amava mais.  Então eu tive que mudar a minha mente e o que aconteceu foi que as regras mudaram. Então ela não podia chegar perto de mim tentando ser legal, porque eu era legal com ela.  Se ela tentasse ser legal, nós nos tornaríamos amigas, certo (risos)? Então não foi um esforço para irritá-la, foi só eu tentando ser real, não do jeito que costumava ser. E a Ronda começou a ser aquela irritada 100% do tempo, porque a guerra mental dela não estava mais funcionando. E foi isso que vocês viram no TUF".

"É uma lição para a vida toda. Não me ajudou só com essa situação com a Ronda, mas me ajudou a amadurecer, me sinto muito equilibrada. Quando você não tem equilíbrio emocional, você se torna uma presa fácil".

Experiência no TUF 18
"Foi bem difícil no começo, mas o TUF foi uma bênção dos céus, porque me ajudou a aprender a controlar minhas emoções e a não cair nesse jogo dela. E isso a frustrou muito e foi muito positivo para mim e muito negativo para ela. Eu estava feliz com a minha performance e com o meu time. Nós fomos humildes, ninguém estava falando besteira, Chris Holdsworth não estava falando besteira, não era a Julianna Peña quem estava dizendo 'Oh, Shayna não merece respirar o mesmo ar que eu'. Aquilo foi realmente muito longe, foi um insulto. Nós sofremos um pouco de bullying, acho que dá para dizer isso, e foi um prêmio ver que havia luz no fim do túnel e que você não precisa ser o cara mau para vencer. Os caras bons não perdem o tempo todo".

MMA treino Miesha Tate em Vegas (Foto: Evelyn Rodrigues) 
Miesha Tate usa camisa do UFC em treino
(Foto: Evelyn Rodrigues)
 
Possível mudança para Las Vegas
"Eu estou aberta a isso, mas eu tenho a minha outra metade que é o Brian e acho que ele precisa se sentir confortável onde estiver treinando também. Mas eu posso dizer que ele realmente gostou daqui, então estamos abertos à ideia de nos mudarmos para cá".

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Diferença da revanche para o primeiro duelo entre as duas
"Sei exatamente onde estou entrando agora. Eu já estive lá e já senti a força dela, o jeito que ela faz a chave de braço, que é um pouco diferente da tradicional. Eu não estava a par dessas coisas no começo. Eu cometi meus erros físicos ali no octógono porque eu estava fora do meu controle emocional. Então o plano de jogo era não entrar no judô, e foi exatamente o que eu fiz. Senti que o round estava perto de terminar, ela estava respirando pesado e eu pensei: 'Ela está tão cansada que eu vou deixar a minha marca no fim desse round e vou fazê-la não querer voltar para o segundo round', e aí acabei metendo os pés pelas mãos".

Ronda Rousey e Miesha Tate UFC TUF (Foto: Editoria de Arte) 
As rivais no TUF se reencontrarão no dia 28 
(Foto: Editoria de Arte)
 

"Eu acho que subestimei a Ronda um pouco e ela é melhor do que eu achei quando a enfrentei da primeira vez. Eu estava muito ocupada tentando descredenciá-la, dizendo que ela não merecia a chance ao título e explicando os motivos. Eu não quis dizer que ela não tinha as habilidades para fazer isso. Eu só acho que tinha uma ordem a ser seguida e tinham meninas com mais tempo e trabalho no esporte naquela época, as quais eu achava que mereciam a chance ao título antes da Ronda. Ela surgiu meio que do nada e passou na frente dessas pessoas. Não importa, pode existir uma lutadora amadora lá fora que pode me vencer ou vencer a Ronda hoje, mas não acho que ela deveria passar por cima de todas as meninas que estão no UFC. Ela tem que provar que merece e Ronda não tinha feito isso até então".


Opinião sobre a estratégia de Ronda para o próximo duelo
"Eu não sei. Se você olhar para todas as lutas dela pode pensar que sim (que ela vai vir com a mesma estratégia) , mas eu acho que eu tenho que estar preparada para tudo e quando ela não puder fazer o que quer, vai ter que usar o resto das suas habilidades. Então vou tentar fazer o que puder para deixar a luta onde eu quero".

Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 

Beleza de lutadoras mexicanas é atração à parte no Jungle Fight 63

Irene Aldana, que vai lutar por cinturão, e sua parceira de treinos Alexa Grasso defendem importância de as atletas não perderem a feminilidade

Por Belém

Irene Aldana e Alexa Grasso MMA (Foto: Ivan Raupp) 
Alexa Grasso e Irene Aldana, que vai disputar o
cinturão do Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)
 
Com o MMA feminino cada vez mais em evidência, o Jungle Fight vai colocar em jogo na noite deste sábado o primeiro cinturão para mulheres em toda sua história. A brasileira Larissa Pacheco, de apenas 19 anos, vai enfrentar a mexicana Irene Aldana, de 25 anos, pelo título da categoria dos galos (até 61kg) numa das lutas principais do card de Belém.

Ao passo que crescem os duelos femininos, cresce também a atenção em cima da beleza de algumas atletas em especial. Se Ronda Rousey e Miesha Tate brilham hoje no octógono do UFC e em ensaios fotográficos, uma dupla mexicana também se destacou no Jungle. Com as unhas das mãos e dos pés feitas e o cabelo arrumado, Irene Aldana e a parceira de treinos Alexa Grasso, que tem 20 anos, disseram que cuidam da aparência e defenderam que não é preciso deixar essa questão de lado para ser uma boa lutadora.

- Eu acho que temos sorte de ter um esporte tão bonito e poder combiná-lo com a beleza das mulheres. Entre os homens é um esporte muito agressivo, e entre as mulheres não podemos perder nossa feminilidade. Não se deve deixar de ser mulher - afirmou Irene, que elegeu a ex-Strikeforce Gina Carano como a lutadora mais bonita do mundo.

- Temos que fazer um balanço das coisas. Ser bonita e charmosa não quer dizer que você não pode ser forte nas lutas, porque muita gente vê o esporte como muito agressivo. Mas o esporte envolve mais do que isso. Envolve técnica, estratégia, alimentação e preparação adequadas... Por isso não precisamos perder a feminilidade - completou Alexa.

MMA Jungle Fight - Irene Aldana, Syllvia e Geisa (Foto: Ivan Raupp) 
Irene Aldana posa com as ring girls Syllvia Andrade
e Geisa Vitorino (Foto: Ivan Raupp)
 
Irene fez três lutas de MMA na carreira, enquanto Alexa fez quatro, e elas venceram todas, o que prova que a parceria em Guadalajara está dando certo. Alexa, por sinal, é filha de um dos principais técnicos de Irene e falou sobre os treinos:

- Nossos treinos são fortíssimos. Estamos sempre treinando juntas e nos ajudando para nossas lutas. Nós ficamos juntas na maior parte do tempo.

Mais uma disputa de cinturão em Belém
O evento não terá somente essa disputa de cinturão. O brasileiro Rodrigo Monstro e o mexicano Gabriel Gorilla vão lutar pelo título da categoria dos meio-médios (até 77kg), em mais um duelo entre os países, e prometeram muita empolgação. O posto de campeão está vago desde que Elias Silvério foi contratado pelo UFC, onde inclusive já estreou com vitória.

MMA Jungle Fight - Gabriel Gorilla e Rodrigo Monstro (Foto: Ivan Raupp) 
Gabriel Gorilla e Rodrigo Monstro disputam o 
cinturão dos meio-médios (Foto: Ivan Raupp)
 
O Jungle Fight 63 ocorre na noite deste sábado e tem início previsto para as 21h (de Brasília), no ginásio da Escola Superior de Educação Física, em Belém. O canal Combate e o SporTV vão transmitir o evento ao vivo. O Combate.com transmite em vídeo as duas primeiras lutas do card: Roberto Pato x Paulo Victor Cabal e Zeca Urubu x Rafa Thai da Silva.

Jungle Fight 63
21 de dezembro, em Belém
CARD DO EVENTO
Rodrigo Monstro x Gabriel Gorilla - disputa do cinturão dos meio-médios (77kg)
Larissa Pacheco x Irene Aldana - disputa do cinturão feminino dos galos (61kg)
Douglas D'Silva x Thiago Passos - penas (66kg)
Rivaldo Junior x Antonio Titan - galos (61kg)
Marcio Gemaque x José Suavecito - meio-médios (77kg)
Michel Psicopata x Joel Aranha - galos (61kg)
Iago Gomes x Nildo Katchal - moscas (57kg)
Francis John x Rildeci Lima moscas (57kg)
Breno “Zeca Urubu” x "Rafa Thai " da Silva - penas (66kg)
Robert Pato x Paulo Victor Cabal - meio-médios (77kg)


Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 

legistas encontram traços de drogas em exames de Del Rosario

Certidão de óbito indica que lutador morreu por causas naturais, mas que substâncias também contribuíram. Mais duas lutas são reveladas para 2014

Por Rio de Janeiro

Divulgado na última quarta-feira por médicos legistas de Orange County (EUA), a certidão de óbito de Shane Del Rosario apontou que a morte do lutador do UFC foi motivada por causas naturais. De acordo com os exames, o americano sofreu danos cerebrais por falta de oxigênio no cérebro, um ritmo anormal de batimentos no coração comumente associado a ataques cardíacos, além de uma doença cardíaca congênita. Também foram identificadas as presenças de cocaína, opiáceos e THC (princípio ativo da maconha) no organismo do lutador. Ainda segundo o laudo, as substâncias contribuíram, mas não foram a causa da morte. As informações são do site "MMAjunkie".

Shane Del Rosario sofreu um ataque cardíaco no dia 26 de novembro e teve morte cerebral oficialmente registrada no dia 3 de dezembro. o peso-pesado sofria de uma condição rara chamada Síndrome de QT Longo (LQTS), que pode resultar em morte súbita.

Spider ou Weidman?
A UFC 360, revista oficial do Ultimate, inovou na sua atual edição. Nela, o leitor pode escolher entre duas capas. Uma tem a frase "Eu estou com Anderson", e a outra vem com "Eu estou com Weidman". As cores também são diferentes. Enquanto a do brasileiro tem o amarelo como predominante, na do americano prevalece o vermelho. Todas as outras manchetes em destaque são iguais.

Anderson Silva e Chris Weidman ufc cartaz (Foto: Reprodução ) 
Capas da UFC 360 com Anderson Silva e Chris 
Weidman (Foto: Reprodução)
 
Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA

Lutador divulga sua própria luta no Twitter
Jason High enfrentaria Adlan Amagov no dia 15 de janeiro, em Atlanta (EUA), mas o adversário se machucou e saiu do card. Dois dias depois, o próprio High anunciou no Twitter que já tem um novo rival. Trata-se de Beneil Dariush, invicto com seis vitórias em seis lutas. O Ultimate por enquanto não confirmou o duelo dos meio-médios de forma oficial. Seria a primeira de Dariush na organização.

UFC: Rockhold x Philippou
15 de janeiro de 2014, em Atlanta (EUA)


CARD DO EVENTO
Luke Rockhold x Costa Philippou
Cole Miller x Sam Sicilia
TJ Dillashaw x Mike Easton
Lorenz Larkin x Brad Tavares
Trevor Smith x Brian Houston
Jason High x Beneil Dariush*
Ramsey Nijem x Justin Edwards
Yoel Romero x Derek Brunson
Vinc Pichel x Garett Whiteley
John Moraga x Dustin Ortiz
Isaac Vallie-Flagg x Elias Silvério

* Luta não confirmada oficialmente

Mais um estreante
Outro americano invicto, Andy Enz (7-0) vai estrear contra Clint Hester no UFC 169, que será em Newark (EUA) no dia 1º de fevereiro. Esta é oficial. Enz terá de brecar a boa sequência de Hestar no peso-médio. Foram duas vitórias em duas lutas do ex-TUF 17 na organização.
UFC 169

1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)


CARD DO EVENTO
Dominick Cruz x Renan Barão
José Aldo x Ricardo Lamas
Frank Mir x Alistair Overeem
John Lineker x Ali Bagautinov
Abel Trujillo x Bobby Green
John Makdessi x Alan Nuguette
Chris Cariaso x Kyoji Horiguch
Nick Catone x Tom Watson
Al Iaquinta x Kevin Lee
Clint Hester x Andy Enz
Tony Martin x Rashid Magomedov
Neil Magny x Gasan Umalatov


Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 

Defesa falha, Borussia sofre virada em casa e fica longe da liderança

No Westfalenstadion, vice-campeão europeu perde por 2 a 1 para o Hertha Berlim e pode terminar a rodada na quarta colocação do Campeonato Alemão

Por Dortmund, Alemanha

Após um início em que chegou a brigar ponto a ponto com o Bayern de Munique pela liderança do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund dá indícios de que não terá forças para concorrer ao título. Neste sábado, mesmo jogando em casa, no Westfalenstadion, perdeu de virada para o Hertha Berlim por 2 a 1. Marco Reus colocou o Borussia na frente, mas Adrian Ramos e Sami Allagui viraram ainda na etapa inicial.

A derrota afastou ainda mais o Borussia da liderança, e o atual vice-campeão europeu pode terminar a 17ª rodada na quarta colocação. Com 32 pontos, o Dortmund é o terceiro lugar, atrás de Bayer Leverkusen (37) e Bayern de Munique (44), e ainda pode ser ultrapassado pelo Borussia Mönchengladbach, quarto com os mesmos 32. O Hertha Berlim, por sua vez, chegou a 28 pontos e saltou para a sexta colocação.

Sebastian Kehl do Borussia Dortmund contra o Hertha Berlim (Foto: AP) 
Borussia perdeu em casa e vai ficando fora da
briga pelo título alemão (Foto: AP)

O início foi promissor para o Borussia. Logo aos sete minutos, Marco Reus foi lançado em profundidade e bateu na saída do goleiro: 1 a 0. Aos poucos, no entanto, a equipe se acomodou com a vantagem e recuou. A displicência foi fatal, duas falhas individuais custaram caro, e ainda no primeiro tempo, o Hertha reverteu o resultado.

Aos 25, em rápido contra-ataque, Adrian Ramos aproveitou cruzamento da direita e escorou para a rede. No fim do primeiro tempo, aos 45, foi a vez de Marian Sarr perder uma bola boba para o tunisiano Sami Allagui, que não teve trabalho para marcar o segundo.

Eljero Elia fantasiado de Papai Noel jogo Werder e Leverkusen (Foto: EFE) 
Eljero Elia fantasiado de Papai Noel após a vitória
do Werder sobre o Bayer Leverkusen (Foto: EFE)

Vice-líder do Campeonato Alemão, com 37 pontos, o Bayer Leverkusen também ficou devendo neste sábado. No Weserstadion, o time foi derrotado por 1 a 0 para o Werder Bremen e desperdiçou a chance de se aproximar do Bayern. A curiosidade da partida ficou por conta do holandês Eljero Elia. Após a partida, o atacante do Werder, vestido como Papai Noel, distribuiu bolas para os torcedores na arquibancada.

O Campeonato Alemão terá pausa de um mês e só volta a ser disputado a partir do dia 24 de janeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/12/defesa-falha-borussia-sofre-virada-em-casa-e-se-afasta-ainda-mais-do-bayern.html

Diretoria e patrocinador travam queda de braço na escolha do novo técnico

Renato Gaúcho tem custo total mais alto, mas com apoio da Unimed gasto mensal não aumentaria. Com Ney Franco, custo do clube cresceria 50%

Por Rio de Janeiro

Carrossel RENATO GAUCHO, TITE e NEY FRANCO - Fluminense (Foto: Infoesporte)Ney Franco e Renato Gaúcho são os mais cotados para ser o novo treinador do Fluminense (Foto: Infoesporte)
 
A escolha do novo treinador do Fluminense passa por uma queda de braço que vem esquentando os bastidores do clube. Enquanto o presidente Peter Siemsen quer Ney Franco, o presidente da Unimed, Celso Barros, bate o pé e, internamente, avisa que só coloca a mão no bolso por Renato Gaúcho. Cristóvão Borges, o terceiro da lista depois que Enderson Moreira fechou com o Grêmio, seria o único que o clube teria condições de pagar sem o dinheiro da empresa e sem aumentar os seus gastos com comissão técnica, que giram em torno de R$ 300 mil mensais.

Esse era aproximadamente o valor que a diretoria tricolor pagava para Vanderlei Luxemburgo - em um cenário semelhante ao que acontece agora. Na ocasião, Barros fez pressão pela saída de Abel Braga e, da mesma forma, avisou que só investiria na contratação de Luxemburgo, que tinha rejeição da cúpula da diretoria. Com o time em situação crítica no Brasileiro, Siemsen baixou a guarda e se vê novamente contra a parede agora.

 
Renato Gaúcho fez o pedido mais alto entre as opções. O total dos gastos com o treinador giraria em torno dos R$ 550 mil mensais - o pedido foi um dos motivos de não ter renovado com o Grêmio. Cristóvão Borges seria a escolha mais barata, custando cerca de R$ 150 mil por mês. A opção desejada por Siemsen, Ney Franco, significaria um custo de aproximadamente R$ 450 mil mensais e, dessa forma, sem a Unimed, o clube aumentaria em cerca de 50% os seus gastos com treinador para ter o profissional preferido da diretoria. Com Renato, apesar de o custo total ser mais alto, o Fluminense gastaria o mesmo valor de antes, e a Unimed bancaria o restante.

Celso Barros se movimenta nos bastidores. Na última quinta-feira, conversou com Renato Gaúcho, ouviu os valores desejados e deixou o acerto encaminhado. Mas disse ao treinador que a decisão final seria de Siemsen. Enquanto deixa a responsabilidade pela escolha com o dirigente, restringe a autonomia com a ameaça de frear os investimentos, o que não se resume à escolha do treinador, mas também dos jogadores a serem escolhidos pelo profissional que for contratado.

No meio do fogo cruzado, o diretor executivo Felipe Ximenes está de certa forma de mão atadas na questão, dependendo da postura que a diretoria adotará no caso. Contratado por Siemsen, enquanto seu antecessor, Rodrigo Caetano, tinha o respaldo de Barros, ele também apoia a escolha de Ney Franco. A reportagem do GloboEsporte.com tentou contato com Siemsen e com Barros, sem sucesso.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/12/diretoria-e-patrocinador-travam-queda-de-braco-na-escolha-do-novo-tecnico.html

Trajetória e camisa 9 de Ronaldo inspiram Ana Paula rumo ao título

Maranhense, central usa número para homenagear a mãe, também fã do ex-atacante da Seleção, e diz que sua motivação vem da história de superação do Fenômeno

Por Direto de Belgrado, Sérvia

Ana Paula servia handebol mundial (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Ana Paula veste a camisa 9 por influência de Ronaldo (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
 
A idolatria está até no número da camisa que usa na seleção brasileira de handebol. Acompanhando a paixão da mãe, Ana Paula levou para o esporte a fixação por Ronaldo. Aos 12 anos, quando começou na modalidade, ainda em São Luís, no Maranhão, a central não teve dúvidas. Escolheu a 9, mesma que a acompanha no histórico Mundial da Sérvia, e que ela vestirá neste domingo, às 14h15m (de Brasília), na decisão da competição diante das donas da casa em uma lotada Arena Belgrado - o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.
 
A motivação, ela confessa, também parte muito da história de vida de R9. Atormentado por lesões, o ex-atacante da Seleção Brasileira não se entregou. Mesmo quando muitos duvidaram, deu a volta por cima e conquistou os títulos mais importantes do futebol mundial. Para Ana Paula, um caminho parecido com o da seleção feminina de handebol, sempre contestada e com uma trajetória de sofrimento e superação.

- Eu sou fã dele, para mim o Ronaldo é um exemplo de atleta. Acho-o muito humilde, é ao menos o que passa nas entrevistas. É uma satisfação grande saber de onde o handebol veio e aonde chegamos. Vejo também que algumas coisas da vida dele foram difíceis até ele chegar aonde chegou. Ele passou por cima de lesões, superou e lembrar disso é uma motivação muito grande para mim - disse a central.

Ana Paula servia handebol mundial (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia) 
Ana Paula vibra com a vaga na final do Mundial de
handebol contra a Sérvia (Foto: Cinara Piccolo
/Photo&Grafia)

Diferentemente de Ronaldo, Ana, de 26 anos, não é artilheira. O posto ela deixa para Alexandra Nascimento. Seu papel é preparar as jogadas para o restante da equipe marcar. Volta e meia, porém, ela solta arremessos certeiros e decisivos, como os gols de Ronaldo que a inspiraram a usar a 9.

Ronaldo Corinthians x Portuguesa (Foto: Ag. Estado)Ronaldo em ação pelo Corinthians, time de coração de Ana Paula (Foto: Ag. Estado)
 
- Minha mãe também sempre gostou do Ronaldo, era muito fã dele. E falava dele o tempo todo. Como ele jogava com a 9, quando eu comecei a jogar handebol coloquei logo a mesma camisa e sempre segui com ela, até hoje, na seleção. Foi com 12, 13 anos, e com 14 já fui morar em São Paulo para jogar - contou a titular absoluta e jogadora de confiança de Morten Soubak.

O time de coração não tem qualquer influência de Ronaldo, mas, por coincidência, também passa por uma escolha que o atacante teve em sua vida profissional. Depois de voltar da Europa, Ronaldo treinou no Flamengo, time preferido de Ana Paula no Rio de Janeiro, mas assinou com o Corinthians, equipe que a jogadora adotou em São Paulo, onde foi morar e jogar.

- Sou meio errada nos times. Torta, se podemos dizer. Em São Paulo eu gosto do Corinthians e, no Rio de Janeiro, gosto do Flamengo. Não sei se isso é certo (risos), mas até nisso a gente combina.
Contra a Sérvia na decisão, Ana Paula quer fazer como Ronaldo. Não se acovardar e mesmo contra 20 mil pessoas, que lotarão a Arena, buscar um título longe de casa.

- Nós sabemos que temos talento e condições de vencer esse jogo. Sabemos de todas as dificuldades, das pressões que teremos, mas vamos, assim como o Ronaldo fez com a seleção de futebol, buscar esse título - finalizou a jogadora.

Diego Costa faz dois gols, reassume artilharia, e Atlético se isola na ponta

Brasileiro naturalizado espanhol chega a 19 no Campeonato Espanhol, supera Cristiano Ronaldo e seca Real e Barcelona no domingo para manter liderança

Por Madri, Espanha

O atacante Diego Costa fechou com chave de ouro o ano em que virou alvo de disputa entre a seleção brasileira e a espanhola. Neste sábado, no seu último jogo em 2013, fez dois gols e garantiu a vitória de virada do Atlético de Madrid sobre o Levante por 3 a 2, no estádio Vicente Calderón. De quebra, reassumiu a artilharia do Campeonato Espanhol, com 19, e deixou sua equipe isolada na liderança, com 46 pontos após 17 rodadas.

diego costa atletico madri x levante (Foto: Reuters) 
Diego Costa comemora gol do Atlético de Madrid
contra o Levante: artilheiro do Espanhol com 19
(Foto: Reuters)
 
No domingo, Diego Costa vai secar Barcelona e Real Madrid. Se o time da Catalunha tropeçar no Getafe, fora de casa, às 14h (de Brasília), o Atlético permanece sozinho no primeiro lugar - com 43 pontos, os blaugranas estavam à frente porque tinham o mesmo saldo de gols, mas haviam marcado mais um. Em relação ao rival da capital, o atacante precisa torcer para que Cristiano Ronaldo balance a rede no máximo uma vez diante do Valencia, fora de casa, às 18h (de Brasília) - o português tem 17 gols. Ambas as partidas terão cobertura em Tempo Real pelo GloboEsporte.com.

O Atlético de Madrid só volta a campo no dia 4 de janeiro. Pelo Espanhol, enfrenta o Málaga, fora de casa. Em 11º lugar com 20 pontos, podendo perder mais três posições até o fim da rodada, o Levante joga contra o Valencia, na mesma data.

REI DA GRANDE ÁREA
O Atlético de Madrid sofreu um susto logo no início da partida. Ivanschitz abriu o placar aos dois minutos. Mas, ainda antes do intervalo, conseguiu empatar. Aos 30, Godín igualou.

Foi no segundo tempo que Diego Costa brilhou. Logo aos dois minutos, virou o jogo para o Atlético, emendando de primeira perto da trave cobrança de falta na lateral direita. Aos 12, o Levante igualou novamente, com Pedro Ríos. Mas, aos 32, o atacante brasileiro naturalizado espanhol voltou a aparecer. Juanfran foi derrubado na área por Rubén García. Pênalti que o artilheiro converteu para decidir a partida. Em todos os seus gols no campeonato, as conclusões foram de dentro da área.

diego costa atletico madri x levante (Foto: Reuters) 
Diego Costa comemora gol pelo Atlético: todos os
18 gols do Espanhol em conclusões dentro da área
(Foto: Reuters)

Nos acréscimos, Juanfran ainda foi expulso, aos 46, e Diego Costa perdeu uma boa chance, aos 48. Mas a vitória do Atlético de Madrid não foi ameaçada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/12/diego-costa-faz-dois-gols-reassume-artilharia-e-atletico-se-isola-na-ponta.html

Cuca pretende contar com jogadores do Galo no Shandong: 'Vou levar dois'

Após o último jogo no comando do clube, treinador afirma em entrevista coletiva que atletas atleticanos podem acompanhá-los na China. Pierre e Luan são os favoritos

Por Direto de Marrakesh, Marrocos

Depois da vitória por 3 a 2 sobre o Guangzhou Evergrande em seu último jogo no comando do Atlético-MG (assista aos melhores momentos no vídeo), o técnico Cuca revelou durante a entrevista coletiva que vai levar dois jogadores do Galo para o Shandong Luneng, clube chinês que o treinador vai assumir em janeiro. Ao ser perguntado se já havia planos para sua nova equipe, Cuca disse que pretende reforçar o Shandong com nomes com quem já trabalhou no Alvinegro.

- Não posso dar dicas, mas vou levar dois. Vamos trabalhar nisso a partir de amanhã (domingo) - afirmou o treinador.

Segundo informações do repórter Guto Rabelo, da TV Globo Minas, os dois jogadores que Cuca pretende levar para a China são o volante Pierre e o meia Luan.

Cuca posa foto Luneng (Foto: Divulgação /Shandong Luneng)Cuca posa com cachecol e flâmula do novo clube (Foto: Divulgação /Shandong Luneng)
 
Perguntado novamente sobre o tema, o técnico foi mais evasivo e não garantiu a transferência de dois atletas do Galo para o Shandong.

- Foi falado no clube chinês que eu poderia levar dois. Vamos avaliar nomes. Não tem nada alinhavado. Nem pensei nisso.

O Shandong Luneng confirmou neste sábado, em seu site oficial, a contratação do novo treinador, que já posou para foto com cachecol e flâmula do novo clube. A notícia foi publicada pelo Shandong durante a disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes entre o Atlético e o Guangzhou Evergrande.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/12/cuca-pretende-contar-com-jogadores-do-galo-no-shandong-vou-levar-dois.html

Missão cumprida: brasileiros marcam, Bayern vence e conquista o mundo

Dante e Thiago Alcântara marcam no começo, freiam empolgação da torcida do Raja e garantem o quinto título do time alemão em ano com 50 vitórias em 56 partidas

Por Marrakesh, Marrocos

 
O ano de 2013 seria o de uma epopeia chamada Raja Casablanca. Os marroquinos encantaram o Mundial de Clubes, eliminaram o Atlético-MG de Ronaldinho Gaúcho e levaram a África até a final com o seu time menos badalado. Mas então surgiu o Bayern de Munique pelo caminho. O time de Guardiola, Ribéry, Müller e outros craques. E de Dante. O zagueiro brasileiro viveu neste sábado o seu dia de astro ao fazer o gol da vitória por 2 a 0, em Marrakesh, que selou a quinta missão para uma equipe avassaladora.

Thiago Alcântara, outro brasileiro - embora naturalizado espanhol -, completou o placar numa decisão que por algumas vezes teve pouca emoção. O Raja não foi páreo diante da alta estirpe alemã, mas pode se orgulhar por ter caído de pé. Os donos da casa terminaram a partida lamentando três chances ótimas de gol e ainda viram o goleiro Askri trabalhar menos do que o esperado.

lahm taça campeão bayern munique x raja casablanca (Foto: Reuters) 
Lahm ergue a taça à frente de Ribéry: alemães são
campeões de quase tudo no ano (Foto: Reuters)

Este é o terceiro título mundial do Bayern de Munique, o primeiro com a chancela da Fifa. Em 1976, os bávaros superaram o Cruzeiro em jogos de ida e volta na disputa do Mundial Interclubes. Em 2001, derrotaram o Boca Juniors, no Japão - e agora se igualam ao próprio time argentino, Inter de Milão, São Paulo, Real Madrid, Nacional e Peñarol. O Milan segue como maior campeão do torneio, com quatro canecos.

Talvez a conquista de 2013, porém, seja a mais especial delas, pois encerra um ano glorioso na história do clube. Ela simboliza o quinto título de seis possíveis (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões e Supercopa Europeia). Apenas a Supercopa da Alemanha escapou dos dedos para o rival Borussia Dortmund.

As taças são a recompensa pela eficiência ao longo do ano. Com Guardiola e o antecessor Jupp Heynckes, o Bayern fez 56 partidas ao longo de 2013. Venceu 50 vezes, empatou três e perdeu três. Apenas com o catalão à frente do time, são 29 jogos, 24 vitórias, três empates e duas derrotas. Números que falam por si só.

Sete minutos de sonho
Deus Alá foi piedoso com o Raja Casablanca ao longo do Mundial de Clubes. Gols nos acréscimos, na prorrogação, de pênalti a minutos do fim... Mas não seria ele o responsável por realizar o sonho marroquino numa final contra o todo poderoso Bayern de Munique. É daqueles casos que nem a força divina poderia decidir nas quatro linhas. Faltava ali algo que sobrava no time alemão: categoria.

 Mohammed VI rei marrocos bayern munique x raja casablanca (Foto: AFP) 
Rei Mohammed VI posa com o time do Raja antes
 da partida: empolgação marroquina dura pouco
 (Foto: AFP)

O Raja viveu últimas semanas mágicas, com todo um enredo pautado pela superação de um time que só disputou o torneio por ser o campeão do país-sede. A empolgação que comoveu Agadir e Marrakesh levou até mesmo o Rei Mohammed VI ao estádio, acompanhado por Joseph Blatter, Jêróme Valcke e sua trupe da Fifa. Havia um notório sentimento do “sí, se puede” na versão árabe. Mas o sonho durou exatos sete minutos.

Até o gol do brasileiro Dante, que na quinta-feira sequer sabia se seria titular, o estádio vivia os seus momentos de puro êxtase. Imaginem se o chute de Iajour, aos quatro, balançasse as redes de dentro - e não de fora. Imaginem se Karrouchy saísse um pouco antes da pequena área e não deixasse o zagueiro em condições para abrir o placar?
Não há muito que se lamentar, porém. O Bayern precisou de pouquíssimo tempo para mostrar que a diferença entre o melhor time da Europa e o do Marrocos era gigantesca, talvez do tamanho das contas bancárias de seus elencos. Aos 22, depois de quase balançar a rede com Müller e Alaba, saiu o segundo: o lateral-esquerdo avançou pela esquerda, cortou o marcador e rolou para Thiago Alcântara colocar no canto de Askri.

thiago alcantara alaba gol bayern munique x raja casablanca (Foto: AP) 
Thiago Alcântara abraça Alaba: autor de gol e 
maestro no meio de campo do Bayern de
Munique (Foto: AP)

A vantagem deu conforto ao Bayern – não acomodação. O time de Guardiola seguiu mordendo, marcando forte e foi dono da bola por um tempo precioso (75% de posse). Quando soube o que fazer com ela, criou chances, com Shaqiri e Thiago. Quando não soube, Neuer entregou um presentão para Chtibi, que quase levou a torcida ao delírio com um gol de fora da área.
MASSACRE?

Foi uma atuação digna do Raja neste Mundial. Quem esperava um massacre no segundo tempo viu os marroquinos quase diminuírem com Iajour, aos 11. Uma cabeçada potente, embora sem direção, que exigiu reflexo de Neuer. Entre sua sinfonia de toques envolventes, o Bayern também levou perigo. Shaqiri, a novidade de Pep no time titular, carimbou o travessão após cruzamento de Lahm. Thiago jogou o rebote para fora.

Os marroquinos se orgulhavam de seu papel. Cantaram mesmo sem enxergar alguma perspectiva de reação. Vaiaram os alemães quando já pareciam comemorar o título em alto e bom som. E cantaram de novo. Em campo, quase foram ao delírio com as chances desperdiçadas por Mabide, Moutaouali e Kachani. A taça estava mesmo destinada ao "Super Bayern".

torcida bayern munique x raja casablanca (Foto: Reuters) 
Torcida do Bayern marca presença no Marrocos: 
festa vermelha mais uma vez em 2013 (Foto: Reuters)
 
FONTE

Torcida da Lusa protesta na Paulista contra CBF, STJD e Fluminense

Alguns chegam a queimar camisas da Seleção e do Flu, mas logo são repreendidos pelos organizadores da manifestação, que é pacífica e tem apoio de rivais paulistas

Por São Paulo

Mais de 200 pessoas se concentraram no vão do Masp e caminharam pela Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste sábado, com faixas de protesto contra a CBF, o STJD e até a Fifa por conta do rebaixamento da Portuguesa no Campeonato Brasileiro, decidido em primeira instância pelo tribunal desportivo após a escalação irregular do meia Héverton, na última rodada da competição. O recurso será julgado na próxima sexta-feira, e até o Ministério Público de São Paulo decidiu abrir investigação.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO PROTESTO EM SÃO PAULO
 
portuguesa protesto (Foto: Rodrigo Faber) 
Torcedores lembram o 'Bom Senso FC' e se sentam
 no asfalto para protestar na Av. Paulista (Foto:
 Rodrigo Faber)
 
Corintianos, palmeirenses, santistas e são-paulinos se juntam a torcedores da Portuguesa na manifestação "contra o tapetão". Até simpatizantes do Juventus e do Barueri se juntaram ao grupo.
 
joão carlos martins maestro portuguesa protesto   (Foto: Rodrigo Faber) 
O 'Liberdade, Igualdade e Fraternidade', lema da 
Revolução Francesa, foi 'adaptado' pela torcedora
(Foto: Rodrigo Faber)
 
O único momento de tensão foi quando uma camisa da seleção brasileira e outra do Fluminense foram queimadas por torcedores mais exaltados. Isso aconteceu ainda na concentração no vão do Masp. Mas logo esse foco de revolta foi dispersado pelos próprios organizadores do protesto, na base do diálogo, e a manifestação seguiu de forma pacífica pela Avenida Paulista. As camisas queimadas foram recolhidas rapidamente. Os líderes do grupo lamentaram a atitude desses torcedores isolados e ressaltaram que a ideia da manifestação era chamar a atenção para o caso de forma pacífica.

portuguesa protesto (Foto: Rodrigo Faber) 
Torcedor da Portuguesa ironiza Fluminense:
 'Tricampeão do tapetão' (Foto: Rodrigo Faber)
 
Acompanhados de perto pela Polícia Militar, os manifestantes fecharam três faixas da Avenida Paulista, deixando só uma para os carros. O deputado estadual Fernando Capez, promotor de Justiça licenciado, fez parte da manifestação e ajudou a carregar uma faixa pedindo para a Fifa "combater a corrupção no futebol".

CAMISA SELECAO brasileira COM BANDAID (Foto: Rodrigo Faber) 
Camisa da seleção brasileira com um adesivo sobre o
escudo, como forma de protesto (Foto: Rodrigo Faber)
 
O cantor português Roberto Leal e o maestro João Carlos Martins, torcedores mais ilustres da Lusa, também participaram.

protesto torcida Portuguesa em São Paulo outros times (Foto: Rodrigo Faber) 
Santista e são-paulino se juntam a torcedores da Lusa
 em protesto na Av. Paulista (Foto: Rodrigo Faber)
- Todos os times de São Paulo gostam da Portuguesa. É o segundo time de todo mundo. É a Regina Duarte do futebol, a namoradinha - disse o maestro.

protesto torcida Portuguesa em São Paulo (Foto: Rodrigo Faber) 
O maestro João Carlos Martins (à esq.), com o
 deputado Capez, em protesto da torcida da
 Lusa (Foto: Rodrigo Faber)
 
Os gritos entoados pelos torcedores foram:
- Ão, ão, ão, diga não ao tapetão!

- Não é mole, não! Caiu no campo e quer subir no tapetão!

- Se o tapetão rolar, olê, olê, olá... a Copa vai parar!

Os torcedores lembraram ainda o movimento Bom Senso FC e, por alguns segundos, se sentaram no asfalto.

Roberto Leal protesto torcida Portuguesa em São Paulo (Foto: Rodrigo Faber) 
O cantor português Roberto Leal, no protesto da 
torcida da Lusa (Foto: Rodrigo Faber)
 
Depois de chegarem à Rua da Consolação, os torcedores deram meia-volta e tomaram a Avenida Paulista no sentido contrário, o do bairro do Paraíso. Segundo eles, haverá outro protesto no sábado que vem, caso o rebaixamento seja confirmado no novo julgamento, sexta-feira, no pleno do STJD.

Capez protesto torcida Portuguesa em São Paulo (Foto: Rodrigo Faber) 
Deputado Fernando Capez, de chapéu verde, carrega
cartaz pedindo que a Fifa 'puna a corrupção'
 (Foto: Rodrigo Faber)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/portuguesa/noticia/2013/12/torcida-da-lusa-protesta-na-paulista-e-queima-camisas-da-selecao-e-do-flu.html