segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Shaporava explica demissão de Connors: 'Apareceu na hora errada'

Ex-tenista comandou a número 4 do mundo em apenas uma partida. Em entrevista ao 'The New York Times', russa revela que sentia dores no ombro desde maio

Por Bradenton, EUA

Num ano marcado pela falta de títulos de Grand Slam e pela lesão no ombro direito que encerrou precocemente a temporada, Maria Sharapova esclareceu um dos episódios mais polêmicos do tênis mundial em 2013. Em entrevista ao jornal americano "The New York Times", a número 4 do mundo explicou que a demissão de Jimmy Connors, que só durou uma partida como técnico da russa, foi motivada mais por ela e pela contusão do que por algum desentendimento com o ex-tenista americano.

jimmy connors (Foto: AFP) 
Connors só durou um jogo como técnico de
Sharapova (Foto: AFP)

- Jimmy apareceu na hora errada e no lugar errado. Acho que quando ele assumiu no pós-Wimbledon, nenhum treinador conseguiria ter sucesso com o aspecto mental que eu tinha na época. Eu treinava e sentia que não conseguia sacar. E também sabia que haveria uma grande chance de não jogar o US Open - contou Sharapova, que revelou ter sentido as dores no ombro desde maio.

A primeira e única partida de Sharapova sob o comando de Connors foi na segunda rodada do WTA de Cincinnati, em agosto. Na partida de estreia no torneio, a russa foi derrotada de virada pela americana Sloane Stephens, Na mesma semana, a tenista decidiu romper com Connors. Ela seria treinada pelo próprio pai no US Open, mas ficou fora do último Grand Slam do ano e do restante da temporada por causa da lesão no ombro direito.

Após um longo tempo de recuperação, Sharapova participou de um jogo-exibição na Colômbia. Livre das dores, a russa foi derrotada pela sérvia Ana Ivanovic por 2 sets a 1, com as parciais de 6/1, 1/6 e 12/10.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/12/shaporava-explica-demissao-de-connors-apareceu-na-hora-errada.html

De turbante, Giba se arrisca no árabe ao lado do filho: 'Direto de Dubai'

Brasileiro, que assinou com o Al-Nasr, já mostra intimidade com o mundo árabe

Por Dubai, EAU

Menos de um mês após assinar contrato com o Al-Nasr, Giba já mostra intimidade com o mundo árabe. Nesta segunda-feira, o reforço brasileiro do clube de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, compartilhou uma foto nas redes sociais ao lado do filho Patrick, de 4 anos. Vestido com trajes típicos, o ponteiro de 36 anos saudou os fãs brasileiros se arriscando no idioma do país:
- ومساء الخير تأتي مباشرة من دبي (O boa tarde de hoje vem direto de Dubai) - escreveu o campeão olímpico de Atenas 2004.

Giba Facebook (Foto: Facebook) 
De turbante, Giba posa ao lado do filho Patrick, 
de quatro anos (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Giba se transferiu para o clube árabe após defender o Taubaté por apenas cinco partidas. Depois de ficar seis meses sem jogar no Dream Bolivar, da Argentina, o jogador chegou ao time do interior paulista em agosto, e ficou por dois meses aprimorando a forma física. Antes da decisão de ir para o Al-Nasr, Giba totalizou três meses defendendo a equipe na Superliga.

O ponteiro assinou um contrato de seis anos com a Federação de Vôlei dos Emirados Árabes Unidos, com o objetivo de promover a modalidade na região. O brasileiro vai atuar nos primeiros 12 meses como jogador e, no tempo restante, será consultor junto às outras equipes de vôlei do país.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/de-turbante-giba-se-arrisca-no-arabe-ao-lado-do-filho-direto-de-dubai.html

Com Mari Paraíba e Lu Escouto na torcida, Barueri perde para o Osasco

Das três musas que reforçaram a equipe, apenas Natasha Valente esteve em quadra. Time do técnico Luizomar chega a 11 vitórias em 11 partidas e é líder da Superliga

Por Barueri, SP

O Osasco vive um momento incrível na Superliga feminina de vôlei. Nesta segunda-feira, o time de Luizomar jogou fora de casa contra o Barueri, levou a melhor por 3 sets a 0, parciais de 21/12, 21/12 e 21/9, e ampliou seu domínio na competição. Até o momento, são 11 vitórias em 11 jogos e só cinco sets perdidos. Nem os reforços de Mari Paraíba e Luciane Escouto nas arquibancadas do ginásio José Correa e de Natasha Valente em quadra ajudaram o time da casa.

Recém-contratadas, as duas musas ainda não têm condição de jogo, mas estiveram na torcida da nova equipe. Mari Paraíba atuou no vôlei de praia durante a temporada. Já Luciane Escouto, que concilia a carreira de atleta com a de modelo, teve o Rio de Janeiro como último time. Natasha Valente, que foi dupla de Mari Paraíba nas areias, esteve em quadra, mas teve atuação tímida.

 
Volei - Barueri x Osasco (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação) 
Time do Osasco vence sem dificuldades e chega a 11 
vitórias (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)

Pelo lado do Osasco, foram muitos destaques, como Sheilla, Thaísa, Adenízia e Fabíola, mas foi Gabi quem levou o Troféu Viva Vôlei com melhor atleta em quadra. 

- Foram poucos erros e é assim que a equipe tem que crescer. A gente não quer perder, damos o nosso máximo dentro de quadra o tempo inteiro para alcançar o nosso objetivo - disse Gabi.
O Osasco encara o Brasília na próxima sexta-feira, às 21h30m (de Brasília), com transmissão do SporTV. Já o Barueri pega o Rio de Janeiro, às 19h, fora de casa.
 
O jogo

Volei - Barueri x Osasco (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)Meninas bloqueiam ataque rival
(Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)
 
Osasco começou melhor com Sheilla comandando as companheiras ofensivamente. O time também estava muito bem no saque. Adenízia, por exemplo, acertou uma bola entre a linha defensiva do Barueri, com duas jogadoras em posição de recepção. Thaísa ainda pontuou em um belo bloqueio individual na sequência, e Gabi usou sua agressividade para aumentar a vantagem no placar. Do outro lado, o rival errava demais e não conseguia pontuar em seus saques. Em um lance, ficou evidente o nervosismo da equipe da casa. Duda recebeu boa bola pela direita, mas isolou. No fim das contas, deu 21 a 12 para o Osasco.

O segundo set seguiu mais favorável ao visitante, mas com uma leve melhora do Barueri, que já errava menos. Fernandinha ajudou o time a encostar nas rivais, mas o líder da Superliga se recuperou com Thaísa pontuando pelo meio. Aos poucos, a superioridade ficou mais evidente. Mesmo com um erro de Sheilla no saque, o Osasco abriu vantagem de sete pontos, chegando a 18 a 12. Com Fabíola levantando, a atleta respondeu em uma bomba pela direita. Tiveram algumas substituições no final da etapa, e o time de Luizomar fechou em 21 a 12 em um ponto de saque.


Volei - Barueri x Osasco (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação) 
Adenízia comemora ponto com Gabi (Foto: 
Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)


A partida era mesmo do Osasco. O time seguiu com a mesma pegada dos outros sets, disposto a encerrar o jogo com 3 a 0 no placar. Com bons levantamentos de Camila Brait e os ataques fortes de Thaísa e Gabi, que também ajudavam no bloqueio, não houve dificuldades. Sheilla conseguiu 18 a 7 com um forte cortada pela direita, e o time fechou em 21 a 9.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/com-mari-paraiba-e-lu-escouto-na-torcida-barueri-perde-para-o-osasco.html

Morten freia euforia da seleção: 'Com esses erros não vencemos a Hungria'

Técnico elogia garra do Brasil na vitória sobre a Holanda, mas chama de 'abusrdo' as falhas no ataque e diz que repetição do cenário significa a eliminação do Mundial

Por Direto de Belgrado, Sérvia

Morten Soubak Brasil handebol Mundial sérvia (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Técnico ficou insatisfeito com o aproveitamento ofensivo do time (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
 
A fisionomia de Morten Soubak após a vitória diante da Holanda nas oitavas de final do Mundial mostra que o time não agradou o comandante. Nos primeiros 15 minutos, o Brasil falhou muito na marcação, e em todo o duelo, principalmente nos 15 minutos finais da segunda etapa, teve um baixo aproveitamento ofensivo. Tanto é que a goleira Jasmina Jankovic, que entrou no segundo tempo, teve um aproveitamento de 50% nas defesas, pegando oito das 16 bolas arremessadas pela seleção enquanto ela esteve em quadra. Esse cenário incomodou a Morten mais do que a atuação abaixo da média como um todo, o suficiente para o treinador dizer que a repetição da estatística contra a Hungria, rival das quartas de final, vai significar a eliminação da seleção do Mundial.

- Claro que estou satisfeito com a vitória, avançamos, mas não fomos tão bem como contra a Sérvia e a Dinamarca. Não faltou entrega, as meninas foram guerreiras mesmo quando as coisas não estavam dando certo, mas é um absurdo o nosso aproveitamento ofensivo depois que a outra goleira delas entrou (Jasmina Jankovic). Só conseguimos fazer 50% das 16 bolas que arremessamos. Com esses erros não vencemos a Hungria, a gente não passa, não passa mesmo, tenho certeza disso e elas também. Além disso, tomamos dez gols em 15 minutos, e não podemos tomar esses gols nesse tempo - frisou Morten Soubak.

Morten Soubak Brasil handebol Mundial sérvia (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia) 
Morten Soubak orienta jogadoras no duelo contra a 
Holanda (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

Sobre a Hungria, Morten espera outro jogo complicado. O treinador não via a Espanha, que eliminou o Brasil do Mundial de 2011, como favorita diante das húngaras. E por isso diz que
- A Hungria voltou a ser uma seleção top. Para mim não foi surpresa elas vencerem a Espanha.
Metade das meninas delas jogam com a Duda, e foram campeãs da Champions League. É uma equipe muito forte fisicamente, forte mesmo. Então vai ser um jogo complicado para a gente, mas o estudo e a preparação será a mesma dos jogos anteriores - disse Morten.

O Brasil encara a Hungria nesta quarta-feira, às 14h30 (de Brasília), pelas quartas de final do Mundial de handebol. Caso vença, o Brasil entra ao menos na briga pela medalha de bronze, o que já seria um feito inédito.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2013/12/morten-freia-euforia-da-selecao-com-esses-erros-nao-vencemos-hungria.html

Terça tem Bayern x Guangzhou e Prêmio Brasil Olímpico no SporTV

Alemães e chineses disputam primeira vaga na final do Mundial de Clubes

Por Rio de Janeiro

A terça-feira do SporTV tem como principais destaques a primeira semifinal do Mundial de Clubes, entre Bayern de Munique e Guangzhou Evergrande, e o Prêmio Brasil Olímpico, que vai escolher os melhores atletas do ano. Além disso, o Canal Campeão também vai transmitir as semifinais da Liga Nacional de handebol masculino, e o duelo entre Rio de Janeiro e Campinas, pela Superliga de vôlei feminino.

As principais notícias do esporte estão em destaque no “SporTV News”, “Redação SporTV”, “É Gol!!!”, “Arena SporTV” e “Tá na Área”.

Bayern de Munique x Guangzhou Evergrande
Bayern de Munique e Guangzhou Evergrande disputam nesta terça-feira, no Marrocos, a primeira vaga para a final do Mundial de Clubes. Os alemães fazem sua estreia na competição, enquanto os chineses, que contam com Elkeson, Conca e Muriqui, venceram o Al-Ahly por 2 a 0 no primeiro jogo. O vencedor pode ter o Atlético-MG como adversário na decisão, já que na outra semifinal o Galo enfrenta o Raja Casablanca. A partida terá transmissão do SporTV a partir das 17h30m (de Brasília), com narração de Luiz Carlos Jr., comentários de Lédio Carmona e Belletti, e reportagens de Edgar Alencar.

Ribéry, do Bayern de Munique, em coletiva no Marrocos (Foto: Reuters) 
Ribéry é o principal nome do Bayern de Munique
 no Mundial de Clubes (Foto: Reuters)
 
Liga Nacional de Handebol
O SporTV 3 exibe nesta terça-feira as partidas de ida das semifinais da Liga Nacional de handebol masculino, diretamente do Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, em Cabo Frio. Às 19h, a Metodista enfrenta o Maringá. Na sequência, às 21h, é a vez do duelo entre Taubaté e Pinheiros. Os jogos serão narrados por Guto Nejaim, com comentários de Bruno Souza, e reportagem de Ben Correia.

Prêmio COB
Grandes nomes do esporte brasileiro serão homenageados nesta terça-feira, no Prêmio Brasil Olímpico, que escolhe os melhores nomes de cada modalidade no país em 2013. O SporTV transmite diretamente de São Paulo, a partir das 20h, com narração de Eduardo Moreno, e reportagens de Joanna de Assis e Felipe Brisolla.

Superliga feminina
Para fechar o dia de eventos do SporTV, o Canal Campeão vai exibir o confronto entre Rio de Janeiro e Campinas, pela Superliga de vôlei feminino, no Maracanãzinho, às 21h30m, com narração de Sérgio Maurício, comentários de Marco Freitas, e reportagens de Marina Izidro e Guido Nunes.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/12/terca-tem-bayern-x-guangzhou-e-premio-brasil-olimpico-no-sportv.html

Rainha dos dribles revela inspiração no futebol brasileiro e em Ronaldinho

Dinamarquesa Anja Andersen, melhor do mundo em 1997, é considerada uma das maiores da história por sua habilidade, fintas e gols incríveis, assim como o Gaúcho

Por Direto de Nis, Sérvia

Ainda menina, no começo de carreira, Anja Andersen quicava a bola com força no chão e como num passe de mágica dava um lençol na rival para depois pegar a bola, voar para cima da goleira e fazer mais um belíssimo gol. Foram muitos, incontáveis gols como este. Aos 44 anos e atualmente comentarista de TV, a dinamarquesa ganhou tudo o que era possível na carreira. Foi campeã olímpica, mundial e bicampeã europeia por seu país. Habilidosa, a rainha dos dribles abusava das fintas, deixava as rivais no chão e inovava nos arremessos, passando a bola por debaixo das próprias pernas, de costas e fazendo até gol de cabeça. A inspiração, garante ela, vem do futebol brasileiro. Tanto é que a ex-craque, eleita a segunda maior jogadora do último século, não foge de uma comparação com Ronaldinho Gaúcho, craque que encantou o mundo quando atuava pelo Barcelona e hoje defende as cores do Atlético-MG, quando o assunto é o estilo de jogo.

Handebol, Anja Andersen 1997 (Foto: Getty Images) 
Eleita segunda maior jogadora do século XX, Anja Andersen
 é comparada a R10 quanto ao estilo de jogo (Getty Images)

- Eu acredito que handebol é magia, é arte. Eu amo o Brasil, amo o futebol. Sou da Dinamarca, mas o meu coração é brasileiro quando o assunto é futebol. O brasileiro joga com o coração, tem essa magia. E eu sempre busquei isso. É preciso ter coragem para buscar esse tipo de jogada, principalmente porque hoje os treinadores não gostam muito disso, preferem o jogo mais engessado. Eles proíbem as jogadoras de atuarem assim. Precisamos ver mais disso no handebol, mas as jogadoras ficam assustadas, com medo de fazer isso. O Brasil tem grandes técnicos, que na história do futebol conseguiram fazer com que seus atletas tivessem essa liberdade. Lembro do Ronaldinho, da época do Barcelona, e o que ele fazia era incrível.

Handebol, Anja Andersen, ex-jogadora (Foto: Thierry Gozzer)Anja parou de jogar aos 30 anos após um problema no coração (Foto: Thierry Gozzer)
 
Comentarista de TV, Anja está acompanhando o Mundial de Handebol feminino na Sérvia. Já foi treinadora e agora trabalha na frente das câmeras. Fora das quadras, viu a Dinamarca ser derrotada pelo Brasil na sexta-feira e terminar a primeira fase na terceira colocação do Grupo B, atrás das brasileiras e da Sérvia.

Para ela, o Brasil, que avançou às oitavas de final com 100% de aproveitamento, evoluiu muito e pode ir mais longe em Mundiais, como agora, na Sérvia, onde entra como um dos favoritos para brigar por uma medalha. O time brasileiro pega a Holanda, na segunda-feira, em Belgrado, na Arena Belgrado, às 15h (de Brasília). 

Além de falar bem da seleção como um todo, Anja elogia a melhor do mundo Alexandra Nascimento. Para ela, uma jogadora muito versátil.

- Acho que o Brasil tem um grande time de handebol, com grandes jogadoras, e está cada vez mais próximo de ir longe em campeonatos como o Mundial. A Alexandra Nascimento, por exemplo, é uma grande jogadora. Pode atuar como central, como armadora, nas alas, e eu gosto de jogadoras assim, que podem atuar em qualquer posição. Isso é muito importante para qualquer treinador. Sempre é bom ter uma jogadora assim.

Com 133 partidas pela seleção da Dinamarca, Anja fez 726 gols. De temperamento forte, foi expulsa de alguns jogos pelo seu país, inclusive nas Olimpíadas de 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, quando o time ficou com a medalha de ouro. Além do futebol brasileiro, ela inspirou seu jogo nos truques feitos pelo Harlem Globetrotters, time americano de basquete que abusa das jogadas de efeito para entreter o público. Com um problema cardíaco, ela encerrou a carreira em 1999, aos 30 anos.

- Como treinadora, tento dar liberdade para as minhas atletas. Quero e busco que elas possam usar suas habilidades. Afinal de contas, acredito que temos que jogar com o coração e buscar sempre a magia do esporte. Essa é a graça - frisa Anja Andersen.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2013/12/rainha-dos-dribles-revela-inspiracao-no-futebol-brasileiro-e-em-ronaldinho.html

Tudo pela vaidade: meninas do Brasil se produzem para os jogos na Sérvia

Jogadoras do Brasil ficam horas na frente do espelho antes de entrar em quadra pelo Mundial. Amanda, Mayara, Karol, Babi e Déborah Hannah apostam nas maquiagens

Por Direto de Nis, Sérvia

Handebol meninas arrumação (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Goleira Babi prepara o cabelo antes de jogar pelo Mundial (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
 
A verdade é que quando elas entram em quadra e não se lembram mais das unhas, do cabelo e da maquiagem. O handebol requer muito da parte física, e a briga para conseguir um espaço para o arremesso e para trabalhar o aspecto ofensivo vem na base de muitas trombadas, arranhões e roxos por todo o corpo. Antes da partida, porém, as meninas da seleção brasileira não economizam quando o assunto é vaidade. Elas se maquiam, fazem as unhas, produzem o cabelo. São horas e horas na frente do espelho. Tudo para chegarem "perfeitas" nos jogos do Mundial de Handebol feminino, disputado em Nis e Belgrado, na Sérvia, assim como será nesta segunda-feira, às 15h (de Brasília), quando pegam a Holanda nas oitavas de final, na Arena Belgrado.

Dara, a goleira Babi, a central Déborah, a estilosa Karol Souza e Alê, melhor jogadora do mundo, são algumas das que não poupam esforços. Déborah capricha na maquiagem, sempre bem pesada. Alê, nas trancinhas. Karol, com seus dreads, também se maquia, assim como Babi. Mayara, que ama estética e pensa em investir na área, também se cuida. Amanda, assim como suas companheiras, segue a tendência. Quando a supervisora Rita Orsi chama as meninas para o ônibus, todas já estão devidamente prontas, não só com os uniformes, mas produzidas para embarcarem rumo aos duelos.

- Na verdade, gostamos de estar sempre arrumadas. A vaidade faz parte da mulher, não que isso seja importante, que vá fazer a gente jogar melhor ou pior, é apenas um ritual que faz parte de nós mulheres. Acho que isso ajuda a mostrar a nossa autoconfiança. Eu não saio sem um rímel e um blush. Costumo falar que isso me deixa com uma cara saudável (risos). E para um jogo não vai ser diferente. Não fico sem - brincou Mayara.


Mosaico Handebol meninas arrumação (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia) 
Meninas se arrumam todas antes de entrar em quadra 
(Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

Amanda aposta na maquiagem também. Pesa na base e manda ver nos outros quesitos. Tudo pela vaidade feminina, que marca presença no handebol.

- Sempre me arrumo para jogar porque é algo que me faz bem. E é prazeroso estar jogando. Então, acho que nada melhor do que se arrumar para fazer aquilo que te faz bem - explicou Amanda ao falar da sua vaidade.


Melhor do mundo, Alexandra Nascimento também não se esquece da beleza. Mesmo admitindo que o handebol exige muito da força física de uma atleta, ela diz que as meninas não vão deixar de serem vaidosas por causa disso.

- O handebol é muito contato e força, mas não podemos esquecer da nossa parte feminina. E isso é muito importante. É sempre bom estar bonita para os jogos. Somos muito vaidosas - admite Alexandra.

Handebol meninas arrumação (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia) 
Alexandra termina de arrumar suas tranças para seguir
 para o jogo (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

Karol Souza, que joga na Dinamarca, tem seus dreads loiros que a acompanham. Ela precisa de tempo para cuidar dos cabelos. E também faz a maquiagem antes de sair para os jogos.
- Não é que eles dão tanto trabalho, mas é que como jogo, preciso lavar um dia sim e outro não. Ainda mais agora que eles estão ficando grandes. Então, gasto mais ou menos duas ou três horas. Mas não por serem os dreads, é mais porque eu atuo. E claro que a vaidade faz parte. Colocamos uma base para esconder as imperfeições, e alguma coisa no olho para não ficar tão para baixo (risos) - brincou Karol.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2013/12/tudo-pela-vaidade-meninas-do-brasil-se-produzem-para-os-jogos-na-servia.html

Mundial: França, Dinamarca, Polônia e Alemanha avançam às quartas

No jogo mais emocionante da noite, nórdicas vencem seleção de Montenegro nos últimos três segundos e agora pegam a Alemanha por vaga nas semifinais

Por Direto de Belgrado, Sérvia

Quatro seleções garantiram neste domingo vaga para as quartas de final do Mundial de handebol, na Sérvia. Assim como era esperado, França e Alemanha venceram Japão e Angola, sem maiores dificuldades. Nos dois jogos mais equilibrados do dia, Montenegro, atual campeão europeu, caiu diante da Dinamarca por 22 a 21, em jogo emocionante e decidido nos últimos segundos. Em outro duelo igual, a Polônia venceu a Romênia por 31 a 29 e também vai às quartas. Nesta segunda-feira, além de Brasil e Holanda, também jogam Espanha e Hungria, Sérvia e Coreia do Sul e Noruega e República Tcheca.

Handebol Dinamarca comemora (Foto: AP) 
Dinamarquesas comemoram bastante vitória por
um gol sobre Montenegro (Foto: AP)

No primeiro jogo do dia, a França teve problemas no primeiro tempo com o Japão, mas deslanchou na segunda etapa e venceu por 27 a 19. Já a Alemanha comandou o placar desde o início contra Angola e triunfou por 29 a 21. As francesas pegam as polonesas nas quartas. Já Montenegro, país vizinho à Sérvia, contou com torcida na Arena Belgrado para vencer a Dinamarca. E encara nas quartas de final a Alemanha.

A Noruega, atual campeã olímpica e mundial, só enfrenta o Brasil em uma possível final. Do jogo entre Espanha e Hungria sai o possível rival do Brasil nas quartas, caso o time vença a Holanda. E entre Dinamarca, Alemanha, Sérvia e Coreia do Sul sai um possível rival nas semifinais.

Veja os placares do dia:

França 27 x 19 Japão
Alemanha 29 x 21 Angola
Dinamarca 22 x 21 Montenegro
Polônia 31 x 29 Romênia. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2013/12/mundial-franca-dinamarca-polonia-e-alemanha-avancam-quartas.html

Poliglotas, meninas falam de russo a macedônio: 'Uma torre de babel'

Casada com um macedônio, Duda teve que aprender idioma na marra, assim como Alê, que atua na Áustria e fala alemão, Mayssa, que fala russo e mais três idiomas

Por Thierry GozzerDireto de Belgrado, Sérvia

A seleção brasileira terá um duro rival pela frente nas oitavas de final do Mundial de handebol. A rival desta segunda-feira, às 15h (de Brasília), na Arena Belgrado, será a Holanda, que eliminou a Rússia da fase de classificação para a competição. Dentro de quadra, porém, as meninas não contarão apenas com o talento para derrubar mais um oponente. Para vencer Dinamarca, Sérvia, e tendo como possíveis rivais adiante seleções como Montenegro, Noruega e França, o grupo brasileiro conta também com o idioma. É que as 16 meninas formam praticamente uma Torre de Babel, com jogadoras fluentes em várias línguas, eficientes quando o assunto é argumentar com a arbitragem e até mesmo provocar as adversárias. O GloboEsporte.com acompanha o duelo em Tempo Real.

A armadora esquerda Duda, por exemplo, é casada com um macedônio e fala fluentemente a língua local. Além disso, fala ainda húngaro, já que há quatro anos joga no Gyor Eto, da Hungria. Alexandra, jogando há dez anos na Áustria, é fluente no alemão, e assim, como melhor do mundo atualmente, se comunica com a imprensa europeia no Mundial. Mayssa, que joga na Rússia, arranha o idioma, mas também fala espanhol, inglês e francês. A armadora Karol, outra que atua na Europa, tem aprendido rapidamente o dinamarquês, já que joga no Tvis Holstebro.

Duda handebol mundial servia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Duda em ação no Gyor, time húngaro onde a jogadora
atua há quatro anos (Foto: Reprodução/Facebook)

- Não tive para onde correr. Quando cheguei na Áustria, tive seis meses para aprender o alemão, ao menos termos específicos de quadra e de treino, como posicionamento, e palavras que são usadas durante o jogo. E agora, depois de tanto tempo lá, já falo fluentemente e me comunico normalmente em alemão. O espanhol, idioma do meu marido (que é chileno) também aprendi. Somos quase uma Torre de Babel. Um pouquinho de cada coisa. O handebol nos proporcionou aprender vários idiomas - explica Alexandra Nascimento.

Mayssa nasceu na Paraíba, mas pode se dizer uma cidadã do mundo. Depois de passar por Espanha e França, agora está na Rússia. Onde se esforça para aprender o idioma e já aprendeu muita coisa.

Alexandra Nascimento e Fernanda na Winner's Cup de handebol (Foto: Foto: Hypo Nö/Divulgação)Alexandra Nascimento e Fernanda na Winner's Cup de handebol (Foto: Hypo Nö/Divulgação)
 
- Isso é bom culturalmente. As meninas que saíram do Brasil aprenderam bastante. Eu me vi com a obrigação de aprender as línguas. Quando estive na Espanha, fiz isso para me comunicar com minhas companheiras de equipe e treinador. E na França a mesma coisa. Não foi diferente. Agora que fui para a Rússia, me aprofundei mais no inglês para não chegar lá sem falar nada com ninguém. E agora estou aprendendo o russo também para me comunicar com minha equipe. É importante para a minha cultura e acredito que se estivesse no Brasil estudando línguas, com certeza não falaria fluentemente como falo agora - diz Mayssa.

A armadora Duda é outra que fala vários idiomas. Ela, porém, teve que aprender o macedônico de qualquer forma. Casado com um macedônio, ela fala o idioma dentro de casa, e por isso aprendeu rapidamente. Agora, jogando há quatro anos na Hungria, também pegou o húngaro com facilidade.

- Meu primeiro clube foi na Macedônia. Foi um pouco difícil porque não tem nada parecido com o português. Mas tive que aprender, porque tinha que treinar e o meu namorado, hoje meu atual marido, é da Macedônia, e não tem muita gente falando inglês. Em casa, a gente se fala em macedônico. Agora, um idioma mais difícil ainda é o húngaro. Falo como um índio fala português, mas já falo depois de jogar quatro anos lá. E também falo inglês e arranho o espanhol - brinca Duda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2013/12/poliglotas-meninas-falam-de-russo-macedonio-uma-torre-de-babel.html

 

handebol - Brasil supera nervosismo, vence Holanda, e pega Hungria nas quartas

Com grande jogo de Babi, Duda e Ana Paula, seleção vence por 29 a 23, derruba mais um rival e joga na quarta-feira por uma vaga nas semifinais da competição

Por Direto de Belgrado, Sérvia

Mundial de Handebol - Brasil x Holanda (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)Destaque do jogo, Duda luta contra marcação da Holanda (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)
 
Nos arremessos certeiros de Ana Paula, nas defesas salvadoras de Babi, na forte defesa imposta por Duda e Deonise. Funcionando coletivamente, o Brasil superou os primeiros 15 minutos irregulares, se fortaleceu dentro do jogo e venceu a Holanda na Arena Belgrado, por 29 a 23, avançando às quartas de final do Mundial de handebol disputado na Sérvia. Agora, a seleção brasileira encara a Hungria, que surpreendeu a Espanha e venceu por incontestáveis 28 a 21. As espanholas, até então favoritas, eliminaram o Brasil do Mundial de 2011, em São Paulo, justamente nas quartas de final, mas agora foram para casa mais cedo. O jogo será na quarta-feira, na capital sérvia, às 14h30m (de Brasília). Os outros duelos das quartas de final também foram definidos. A Noruega venceu a República Tcheca por 31 a 21 e pega a Sérvia, que derrubou a Coreia do Sul por 28 a 27 com um gol no último segundo de Jelena Eric.

- Agora, posso dizer que não fizemos o mesmo jogo que fizemos contra a Dinamarca, por exemplo, e contra a Sérvia. Tivemos 15 minutos de nervosismo e erramos muitas bolas, inclusive também no segundo tempo. As duas equipes estiveram assim. Mas é normal pela importância do próprio jogo. No handebol feminino, Brasil e Holanda não têm uma longa história no esporte, e sei que para elas jogos assim são especiais. Então, quem errasse menos venceria. E conseguimos ajeitar a defesa melhor. A Babi entrou melhor, e abrimos quatro gols. Mesmo assim, jogando bem ou mal, ninguém se entregou em momento algum - disse o técnico Morten Soubak.
Mayara fez coro.

- Erramos coisas que não são normais. Mas por ser oitavas de final, sabemos que quem perdesse estava fora, e isso acaba deixando os times assim. Mas depois acertamos nossa defesa e conseguimos avançar. Nosso objetivo é tentar uma medalha, e todos os jogos serão assim, com um pequeno nervosismo no início - afirmou a jogadora.

Erros e equilíbrio

No primeiro confronto de mata-mata do Mundial de handebol, Brasil e Holanda começaram cometendo erros. Do lado europeu, dois ataques não deram em gol. Do brasileiro, Fernanda, sozinha na ponta, encobriu a goleira Van Der Wal, mas colocou para fora. Porém, nos dois ataques seguintes, dois gols da seleção. Um de Fernanda e outro de Deonise, mas Groot descontou para as holandesas. Smeets, aos cinco minutos, empatou a partida: 2 a 2. Entretanto, um minuto depois a Holanda conseguiu virar com Abbingh e Groot para 4 a 3. Duda, aos oito, empatou de novo. Aos 15 minutos, as europeias ainda seguiam na frente com Groot e Luciano, apesar de Duda descontar.

 
 As holandesas trabalhavam bem nos arremessos de nove metros, e dificultavam o ataque do Brasil: 9 a 7. Alê, nos sete metros, trouxe a diferença para apenas um gol. Com o jogo em 10 a 8, Morten pediu tempo e voltou com Babi no gol brasileiro. A seleção finalmente empatou, de novo, a partida aos 19, com Fernanda e Dara. Duda virou em seguida: 11 a 10. Com quatro gols consecutivos de Ana Paula, o Brasil abriu três de vantagem aos 24 minutos: 15 a 12. E Babi, lá atrás, salvava mais uma vez a seleção. As adversárias, porém, não desistiam, e voltaram a marcar com Groot: 16 a 14, fechando assim o primeiro tempo.

Mundial de Handebol - Brasil x Holanda (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia) 
Alexandra, a melhor jogadora do mundo, em ação contra
 a Holanda (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)


Vantagem brasileira sob controle

A Holanda começou o segundo tempo diminuindo com dois gols de Abbingh, trazendo a diferença para apenas um gol: 17 a 16. Em dois momentos espetaculares, primeiro com Dani Piedade, que arremessou de costas, e depois com Alê, o Brasil voltou a abrir três gols: 19 a 16. Abbingh fez mais um, mas com Duda, Ana Paula (duas vezes) e Alê, a seleção finalmente abriu seis gols de frente: 23 a 17 aos oito minutos. Nos seis minutos seguintes, as duas seleções voltaram a errar bastante, mas o Brasil seguiu vencendo por 23 a 20, apesar de três gols das rivais com Groot, Smeets e Abbingh.

Com duas holandesas fora do jogo por dois minutos, o Brasil aproveitou para conter a pressão adversária com um gol de Samira. Quando a seleção levava outro sufoco, Babi salvou grande bola aos 20, mantendo o 24 a 21 no placar. Ana Paula fez outro. Groot diminuiu. E a seleção seguia com três gols de vantagem faltando oito para o fim. Dani, no rebote, marcou mais um. Samira, no contra-ataque, colocou o placar em 27 a 22. Em seguida, Babi, cara a cara, salvou de novo. Faltando um minuto, a Holanda descontou com Luciano, mas o Brasil fez mais um com Duda e outro com Mayara, dando números finais ao jogo: 29 a 23.

Escalações

Brasil: Mayssa; Deonise, Duda, Ana Paula, Fernanda, Alexandra e Dara. Entraram: Babi, Mayara, Samira e Dani Piedade.

Holanda: Van Der Wal; Groot, Luciano, Van Der Heijden, Snelder, Abbingh e Smeets. Entraram: Knippenborg, Polman, Kramer, Logtenberg e Broch.

Confrontos das quartas

Brasil x Hungria
Noruega x Sérvia
França x Polônia
Alemanha x Dinamarca


Mundial de Handebol - Brasil x Holanda (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia) 
Meninas do Brasil comemoram mais uma vitória no Mundial
 de handebol (Foto: Cinara Piccolo/Photo&Grafia)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/handebol/noticia/2013/12/brasil-supera-nervosismo-vence-holanda-e-pega-hungria-nas-quartas.html

Obras no moderno CT da Alemanha na Bahia seguem em ritmo acelerado

Complexo contará com 13 casas, com 65 quartos e uma "atmosfera de vila", um campo de futebol e um centro de imprensa

Por GloboEsporte.comBahia

Depois de anunciar a escolha de Santo André, na Bahia, como base da seleção de Joachim Löw na Copa do Mundo de 2014. A Federação Alemã de Futebol (DFB) segue com trabalhos acelerados para entregar o complexo, que contará com 13 casas, com 65 quartos e uma "atmosfera de vila", um campo de futebol e um centro de imprensa. A previsão é que a construção seja concluída em março.

Bahia obras vila sede Alemanha Copa 2014 (Foto: Reuters) 
Obras do complexo segue em ritmo acelerado na Bahia 
(Foto: Reuters)

Cabeça de chave do Grupo G da Copa do Mundo, a Alemanha vai enfrentar na primeira fase Portugal, em Salvador, em 16 de junho, Gana, dia 21, em Fortaleza, e Estados Unidos, dia 26, no Recife. A preparação da seleção começará na Itália, em 21 de maio. A equipe disputará amistosos em 1º e 6 de junho, e tem viagem marcada para o Brasil no dia 7. Antes, enfrentará o Chile em 5 de março e a Polônia em 13 de maio.

Bahia obras vila sede Alemanha Copa 2014 (Foto: Reuters) 
Casas são construídas para abrigar a delegação
alemão em 2014 (Foto: Reuters)

Por isso, a escolha pelo local na Bahia. A equipe poderia utilizar o aeroporto de Porto Seguro, situado a 30 quilômetros, cerca de 45 minutos, para os deslocamentos a Salvador, Recife e Fortaleza.

- Vimos na Copa do Mundo de 2010 que distâncias pequenas entre a sede da equipe, os campos de treinamentos e o centro de mídia são cruciais para todos os envolvidos. Foi importante para nós minimizar qualquer cansaço das viagens devido ao tamanho do país e das distâncias grandes entre as cidades - disse o gerente da equipe, o ex-atacante Oliver Bierhoff.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/12/obras-no-moderno-ct-da-alemanha-na-bahia-seguem-em-ritmo-acelerado.html

Brecha da Fifa pode jogar dedução de pontos para 2014 e salvar Portuguesa

Código internacional tem artigo que permite que pontos sejam subtraídos no ano seguinte. Procurador deixa questão com CBF, e especialista confirma possibilidade

Por Rio de Janeiro

Uma brecha no Código Disciplinar da Fifa pode, dependendo da avaliação dos auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), mudar os rumos do julgamento de Portuguesa e Flamengo a partir das 17h desta segunda-feira (o GloboEsporte.com acompanha em tempo real).
A perda de pontos dos dois times por escalação irregular de jogadores na última rodada implica em uma alteração na classificação que evitaria o rebaixamento do Fluminense e levaria a Lusa à Série B em 2014. Mas o artigo 30 do código internacional dá uma outra possibilidade ao caso: é possível fazer a dedução de pontos somente no ano seguinte.

Diz o artigo: "Dedução de pontos: Um clube pode ter pontos deduzidos daqueles já conquistados no campeonato corrente ou em um campeonato futuro". O advogado Marcos Motta, especialista em legislação internacional e que fez parecer que constará na defesa do Flamengo nesta tarde, afirma, ao ser questionado se isso pode de fato acontecer:

- Pode. Depende do tribunal - limitou-se a dizer.

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, vem tentando promover a incorporação do código internacional pela legislação brasileira e obteve sucesso no pedido de inclusão de cláusulas a respeito da violência em estádios no Regulamento Geral de Competições de 2014. Vasco e Atlético-PR, por exemplo, foram punidos por comissão do tribunal com metade da pena aplicada com portões fechados, o que só está previsto, após o pedido de Schmitt, para os campeonatos da próxima temporada.


É uma previsão genérica. O tribunal a meu ver deve se restringir a aplicar as penas previstas no CBJD, se for o caso. E deixar para a CBF uma eventual reclassificação, dedução de pontos etc.
Essa alteração na classificação final, se for a hipótese, é uma consequência da pena
Paulo Schmitt, procurador-geral do STJD, sobre chance de dedução de pontos em 2014
Consultado, ele falou em criatividade e deixou uma "eventual reclassificação" e "dedução de pontos" nas mãos da CBF.

- É uma previsão genérica. O tribunal a meu ver deve se restringir a aplicar as penas previstas no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), se for o caso. E deixar para a CBF uma eventual reclassificação, dedução de pontos etc. Essa alteração na classificação final, se for a hipótese, é uma consequência da pena. Temos todos que nos perguntar se as várias teses que surgem a cada minuto tem mais a ver com manter o Fluminense rebaixado. Em 2010 o Grêmio Prudente foi rebaixado e a punição por irregularidade de atleta contribuiu para a queda. E aí? Alguém desenvolveu teses tão criativas como agora? - questionou.

No Brasileirão de 2010, o Prudente perdeu três pontos e terminou na lanterna, com 28. Primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Avaí somou 42.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/12/brecha-da-fifa-pode-jogar-deducao-de-pontos-para-2014-e-salvar-portuguesa.html

Barcelona e Bayern têm duelos mais difíceis das oitavas da Champions

Time de Neymar e Messi enfrenta Manchester City, segundo colocado de melhor campanha na fase de grupos, e atuais campeões duelam com Arsenal, líder do Inglês

Por Nyon, Suíça

Dois dos principais favoritos ao título da Liga dos Campeões pegaram adversários difíceis nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Em sorteio realizado na manhã desta segunda-feira, o Barcelona caiu para enfrentar o Manchester City, segundo colocado de melhor desempenho na primeira fase na história do torneio e um dos mais temidos adversários para os campeões de grupo - o jogo de ida será no dia 18 de fevereiro, na Inglaterra. Atual campeão, o Bayern de Munique também não terá moleza. Vai duelar com o Arsenal, líder isolado do Campeonato Inglês e primeiro lugar de sua chave até a última rodada, numa reedição do confronto da mesma fase do torneio na temporada passada, quando o os alemães ganharam por 3 a 1 fora de casa e quase foram eliminados ao perder por 2 a 0 na Allianz Arena. A primeira partida está marcada para dia 19 de fevereiro, no Emirates Stadium, em Londres.

sorteio Liga dos Campeões confrontos (Foto: EFE) 
Os confrontos das oitavas de final da Champions (Foto: EFE)

Melhor time da fase de grupos, o Real Madrid terá um jogo mais fácil. Vai duelar com o Schalke 04. O jogo de ida será no dia 26 de fevereiro, na Alemanha. Atual vice-campeão, o Borussia Dortmund também teve sorte. Enfrentará o segundo colocado de pior performance entre os oito classificados. Duela com o Zenit, do brasileiro Hulk. O confronto começa na Rússia, dia 25 de fevereiro.

Terceiro time espanhol nas oitavas e um dos três invictos da primeira fase, ao lado de Real e Manchester United, o Atlético de Madrid vai enfrentar o Milan, disputando a primeira partida no San Siro, dia 19 de fevereiro. Outro confronto que promete ser equilibrado é entre Paris Saint-Germain, primeiro lugar do Grupo C com 13 pontos, com o Bayer Leverkusen, segundo do A, com dez. O jogo de ida será no dia 18 de fevereiro, na Alemanha.

Manchester United e Chelsea enfrentam adversários de menos tradição no torneio, mas traiçoeiros. Os Red Devils jogam contra o Olympiacos, da Grécia, primeiro na Grécia, no dia 25 de fevereiro. Os Blues duelam com o Galatasaray, da Turquia, começando as oitavas em Istambul, no dia 26 de fevereiro. Será o reencontro do treinador José Mourinho com dois de seus ex-comandados: o meia holandês Sneijder, ex-Internazionale, e o atacante marfinense Drogba, ex-Chelsea.

sorteio Liga dos Campeões taça (Foto: AFP) 
Taça da Champions, bolinhas e Figo: sorteio das oitavas 
reserva pedreiras para Barcelona e Bayern (Foto: AFP)

Gianni Infantino, secretário geral da UEFA, e Giorgio Marchetti, diretor de competições, auxiliados pelo ex-jogador português Figo, campeão europeu em 2002 pelo Real Madrid, foram os responsáveis pelo sorteio. Times do mesmo país e que faziam parte do mesmo grupo não podiam se enfrentar nas oitavas. Os campeões de cada chave disputam a primeira partida fora e decidem a vaga nas quartas de final em casa. Têm a vantagem, Barcelona, Bayern de Munique, Real Madrid, Atlético de Madrid, Manchester United, Chelsea, PSG e Borussia Dortmund.

As partidas que decidem a classificação para as quartas de final são apenas em março, nos dias 11, 12, 18 e 19. Logo depois, no dia 21, será feito o sorteio da próxima fase. E em 11 de abril, saem os confrontos das semifinais. A disputa do título é no dia 24 de maio, no Estádio da Luz, do Benfica, em Lisboa, capital de Portugal (assista no vídeo abaixo ao clipe da Uefa com os 16 clubes das oitavas de final).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/12/barcelona-enfrenta-manchester-city-nas-oitavas-da-liga-dos-campeoes.html

Arena Palmeiras: episódio de série mostra a nova arquibancada

Construtora divulga mais um capítulo do documentário sobre a reforma da nova casa do Verdão. Estádio deve ser inaugurado no segundo trimestre de 2014

Por São Paulo

Arena Palestra Palmeiras Allianz Parque (Foto: Divulgação / WTorre)Estádio deve ser inaugurado no segundo trimestre do ano que vem (Foto: Divulgação / WTorre)
 
O torcedor do Palmeiras ganhou nesta segunda-feira mais uma oportunidade de ver como está ficando a nova casa alviverde. A WTorre, construtora responsável pela obra, divulgou mais um episódio da série Intervalo, que retrata as transformações do antigo estádio Palestra Itália, agora chamado de Allianz Parque.

O oitavo episódio, intitulado de “360º”, mostra a finalização da construção do anel superior da arquibancada e a instalação da última viga mestra de sustentação da cobertura.


O estádio terá capacidade para até 45 mil torcedores em dias de jogos, e até 55 mil pessoas em eventos e shows. Atualmente, o Allianz Parque conta com mais de 70% das obras concluídas e deve ser inaugurado no segundo trimestre de 2014.

No total, dez capítulos vão contar a história da modernização da casa palmeirense. Até agora, além do "360", outros sete episódios foram publicados pela construtora: "Pontapé Inicial", "A Benção", "A Transformação", "Um dia na Nova Arena", "Uma obra de arte", "Nova Curva" e "Nas Alturas".

Mosaico Arena Palestra Allianz Parque (Foto: Felipe Zito)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/12/arena-palmeiras-episodio-de-serie-mostra-nova-arquibancada.html

Superesportivo de Ayrton Senna com 273 cv está à venda por 418 mil reais

Exemplar vermelho do NSX foi presenteado pela Honda ao tricampeão mundial, que contribuiu ativamente com o desenvolvimento do superesportivo no início dos anos 90

Por East Sussex, Inglaterra

Responsável por consagrar a fama dos motores Honda na principal categoria do automobilismo mundial, Ayrton Senna também foi um grande colaborador da fabricante japonesa fora das pistas da Fórmula 1. O saudoso ídolo brasileiro contribuiu ativamente para o desenvolvimento do superesportivo NSX, no início dos anos 1990. Como agradecimento, a montadora o presenteou com dois exemplares: um preto e um vermelho.

Ayton Senna carro Acura NSX do Senna (Foto: Reprodução / Ebay) 
Ayton Senna aproveita o momento de folga para lavar
seu Honda NSX vermelho (Foto: Reprodução / eBay)

O modelo vermelho está agora à venda na internet, pelo preço de 110 mil libras - o equivalente a 418 mil reais. De acordo com o anúncio publicado no site eBay, trata-se do NSX que Senna ganhou da fabricante nipônica e utilizou principalmente entre os anos de 1991 e 1992, quando o piloto da McLaren aproveitava os momentos de descanso em sua mansão à beira-mar em Algarve, no litoral português.
 
O vendedor, residente em East Sussex, Inglaterra, adquiriu o exemplar de uma concessionária Honda em Portugal, que havia comprado o carro em 1998. O velocímetro do NSX vermelho, que aparece na famosa fotografia em que Senna está lavando seu superesportivo, registra 30 mil milhas rodadas, o equivalente a 48 mil quilômetros. De acordo com o dono do anúncio, o veículo está em excelente estado de conservação.

Mosaico carro Ayrton Senna Acura NSX (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Os conhecimentos de Ayrton Senna foram cruciais durante o desenvolvimento do NSX. O piloto brasileiro contribuiu com os ajustes na dirigibilidade do superesportivo, equipado com um motor V6 de 273 cv de potência, principalmente por meio de testes no circuito de Suzuka, no Japão. O exemplar preto, que também foi presenteado pela Honda a Senna, está com a família do piloto em São Paulo, e registra apenas 6 mil quilômetros rodados.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/12/superesportivo-de-ayrton-senna-com-273-cv-esta-venda-por-418-mil-reais.html

Vasco leva R$ 3,2 milhões, lateral e Ken por venda de Marlone ao Cruzeiro

Negócio foi praticamente fechado no fim de semana com investidores e ainda vai passar pelo crivo dos jogadores que terão salários pagos pelo clube mineiro

Por Rio de Janeiro

Marlone no treino do Vasco (Foto: Bruno Gonzalez / Agência O Globo)Marlone está próximo do Cruzeiro
(Foto: Bruno Gonzalez / Agência O Globo)
 
Está por detalhes a venda dos direitos econômicos do meia-atacante Marlone por R$ 5,36 milhões para um grupo de investidores, que vai repassar o jogador para o Cruzeiro. Pela transação do jogador de 21 anos, praticamente fechada neste fim de semana, o clube carioca tem direito a 60% do valor - cerca de R$ 3,2 mi. O clube mineiro ainda deve emprestar aos cariocas o meia Pedro Ken, de 26 anos, e o lateral-esquerdo Everton, de 29. A definição do negócio ainda depende da concordância dos jogadores envolvidos, que terão os salários pagos pela Raposa durante um ano. Os departamentos jurídicos dos clubes, dos investidores e de Marlone já fazem os últimos ajustes para o fechamento da transação.



Marlone passa férias em Augustinópolis, interior do Tocantins. No fim de semana, ainda de camisa do Vasco, ele participou de jogo beneficente na sua cidade natal. O garoto repete a trajetória de Dedé, que foi vendido por R$ 14 milhões em maio do ano passado, mais a cessão por empréstimo de Pedro Ken. Ele vai assinar por cinco anos com o Cruzeiro e na Toca da Raposa vai reencontrar, além de Dedé, o cabeça de área Nilton. 

Com a contratação de Samudio, o Cruzeiro, que já tem Egídio para a lateral, disponibilizou Everton ao Vasco. O clube carioca vai contar apenas com jogadores da base para a posição: Henrique, de 19 anos, e Lorran, de 17. Como é dono de 60% dos direitos econômicos, o clube carioca vende sua parte - que ainda teve desconto de 20% do valor total da multa de cerca de R$ 6,7 milhões - e recebe dois jogadores em definitivo do Cruzeiro.


Pedro ken vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)No negócio, Pedro Ken deve ser ser repassado em definitivo ao Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)
 
O empresário do jogador Reginaldo Duarte, que está em Augustinópolis com Marlone, espera a definição do negócio até o fim da semana. O vice de futebol do Vasco, Ercolino de Luca, disse que ainda faltam detalhes para o fechamento do negócio - inclusive com os jogadores da Raposa -, mas que o acordo final estava mais perto.

- Agora depende mais da parte jurídica, dos investidores, do Vasco e da minha empresa. Depois, vamos direcionar, muito provavelmente, o jogador para o Cruzeiro - explica Reginaldo, dono de 40% dos direitos econômicos de Marlone.

Ao todo, foram 43 jogos e quatro gols com a camisa vascaína. A estreia foi com Marcelo Oliveira, seu próximo treinador no Cruzeiro, contra o Atlético-GO. O jogador virou titular absoluto com Dorival Júnior este ano, que o colocou de "surpresa", com a notícia na noite de sábado antes da partida contra o Corinthians, ainda no primeiro turno. O último técnico demitido pelo clube, aliás, o levou para treinar pela primeira vez, em 2009, quando ainda fazia a transição entre juvenil e juniores.

Clube, empresário e jogador não chegaram a um entendimento sobre o reajuste salarial e, consequentemente, o aumento da multa. Marlone recebia cerca de R$ 10 mil, e o Vasco chegou a propor aumento para R$ 50 mil, mais participação maior na venda dos direitos econômicos, mas não houve consenso entre as partes.


Nissan rompe contrato com Vasco após atos de violência da torcida

Montadora torna oficial e alega que cenas ocorridas em Joinville são 'incompatíveis com os valores da empresa' para justificar fim do patrocínio iniciado em julho

Por Rio de Janeiro

O Vasco sofreu mais um duro golpe nesta segunda-feira. Por meio de uma nota oficial, a Nissan anunciou que rompeu seu contrato de patrocínio com o clube. A alegação da montadora japonesa é que o recente caso de violência envolvendo a torcida cruz-maltina no jogo diante do Atlético-PR, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, em Joinville, "é incompatível com os valores e princípios sustentados e defendidos pela empresa em todo mundo". A parceria entre Vasco e Nissan havia sido iniciada em julho de 2013 e tinha previsão de duração de quatro anos.
 
Procurado pela reportagem do GloboEsporte.com, o vice-presidente jurídico do Vasco, Roberto Duque Estrada, foi pego de surpresa e afirmou não saber sobre o caso. O diretor jurídico, Gustavo Pinheiro, que costuma tratar das questões do dia a dia, não atendeu as ligações.

Porém, no sábado, Pinheiro havia se manifestado sobre o assunto, quando o blog Radar on-line, da revista Veja, informou que a decisão já fora tomada. Na ocasião, disse que não haver "fundamento jurídico" para o fato se concretizar. O Vasco receberia R$ 7 milhões por ano pelo contrato. Então, deixará de embolsar R$ 21 milhões até 2017. A marca é estampada na parte de trás da camisa do time de futebol, em uniformes de esportes olímpicos e nas sedes do clube.
- Não vejo fundamento jurídico para que o contrato seja rompido. A responsabilidade da segurança do jogo não era do Vasco. E apesar de alguns indivíduos terem se envolvido na briga, eles não representam o Vasco - afirmou Gustavo Pinheiro.

Mais cedo, a diretoria recebeu a notícia de que o presidente do STJD, Flavio Zveiter, rejeitou pela segunda vez o recurso para obter os pontos por meio de impugnação da partida contra o Furacão e manteve o rebaixamento do clube para a Série B sem haver julgamento. Em ação paralela, ainda houve a perda de oito mandos de campo e multa de R$ 80 mil.

Polêmica recente e crítica do governador
Em novembro, houve polêmica envolvendo uma suposta opinião do diretor Murilo Moreno em uma palestra. De acordo com o jornal "Monitor Mercantil", ele afirmou que seria "melhor ainda" se o Vasco caísse pelo destaque de um grande na Série B e também por dar à empresa o status de patrocinador do acesso. A declaração foi negada pela montadora, e o clube tentou minimizar.

Quem aproximou as partes foi o governador Sérgio Cabral, torcedor cruz-maltino, que esteve em contato direto com os representantes no ano passado sobre a inauguração da fábrica da montadora no estado. Cabral, no entanto, não está nada satisfeito com a diretoria do Vasco e alfinetou Roberto Dinamite esta semana ao dizer que "são necessários 350 quilos de dinamite para derrubar uma parede, enquanto bastou um "Dinamite" para derrubar um time inteiro". O político fez a analogia logo após uma implosão para abrir um túnel na obra da Linha 4 do metrô.
Veja abaixo a nota da montadora:

Nissan rescisão vasco (Foto: Reprodução/Facebook) 
O comunicado da Nissan que pegou o Vasco de 
surpresa (Foto: Reprodução/Facebook)
 
 
FONTE: