domingo, 15 de dezembro de 2013

Jogador do Raja desdenha de Ronaldinho e garante que vai à final

Vivien Mabide diz que não teme craque brasileiro e questiona seu momento: ‘Não é mais aquele que jogava no Barcelona. É só nome hoje’

Por Direto de Agadir, Marrocos

Mabide Raja Casablanca (Foto: Reuters)Mabide, do Raja Casablanca, não teme encontro com Ronaldinho Gaúcho (Foto: Reuters)

Personalidade não falta a Vivien Mabide, 31 anos, meio-campista reserva e um dos líderes do elenco do Raja Casablanca. Depois de ir a campo no segundo tempo da vitória de 2 a 1 sobre o Monterrey, do México, o jogador da equipe marroquina garantiu que seu time também passará pelo Atlético-MG e irá à final do Mundial. E desdenhou de Ronaldinho Gaúcho.

O atleta da seleção da República Centro-Africana, e que defende o Raja Casablanca desde o ano passado, foi questionado sobre a oportunidade de duelar com o craque do Galo na próxima quarta-feira. E fez pouco caso. Afirmou que o atual Ronaldinho não tem relação com aquele que se tornou o melhor do mundo no Barcelona.


- Eu já enfrentei Messi. Se já enfrentei Messi, como vou temer Ronaldinho? Ele não é mais aquele Ronaldinho que jogava no Barcelona. É só nome hoje - afirmou.

A confiança é mais escancarada ainda quando o jogador fala sobre a oportunidade de disputar a decisão. Mabide se mostra convicto de que o Raja Casablanca vai passar pelo Atlético-MG.

- Por que não? Vamos chegar à final. Penso que vamos, sim. Confio nisso.

Atlético-MG e Raja Casablanca duelarão na próxima quarta-feira, em Marrakesh, em busca de vaga na decisão do Mundial. O vencedor pegará na final o ganhador do jogo entre o Bayern de Munique, da Alemanha, e o Guanghzou Evergrande, da China.



Mabide, Raja Casablanca x CF Monterrey (Foto: Getty Images) 
Mabide acredita que Raja pode vencer o Galo e
 chegar à final do Mundial (Foto: Getty Images)

FONTE:

Ao lado da namorada, joia do Peixe prestigia casamento de Galhardo

Após um ano com muitas conquistas pessoais, Gustavo Henrique aproveita as férias e comparece ao casamento do lateral direito Rafael Galhardo, no último sábado

Por Santos, SP

Gustavo Henrique casamento galhardo (Foto: Reprodução Instagram)Gustavo Henrique ao lado da namorada Letícia (Foto: Reprodução Instagram)
 
Titular da zaga santista ao lado do capitão Edu Dracena em boa parte do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Gustavo Henrique esteve presente no casamento do lateral Rafael Galhardo com a noiva Priscila Gomes, no último sábado, no Rio de Janeiro.

Esbanjando elegância na companhia da namorada Letícia, o jovem, de 1,93m, que desbancou o 'xerife' Durval no decorrer da temporada, aproveitou o momento ao lado da amada para prestigiar a união matrimonial do seu companheiro de clube. Gustavo postou uma foto com a seguinte mensagem em uma rede social.

- Casamento dos "Galhardos" com meu amor - disse o zagueiro.

Gustavo Henrique realizou 30 jogos e marcou três gols com a camisa do Peixe.

Namorada de Daniel Alves relaxa na piscina e posta foto de biquíni

Atriz Thaissa Carvalho compartilhou imagem em seu Instagram neste domingo, 15.

Do EGO, em São Paulo

Thaissa Carvalho aproveitou esse domingo, 15, para relaxar na piscina. A atriz, que é namorada do jogador do Barcelona Daniel Alves, postou a foto em seu Instagram e compartilhou o momento de paz com seus seguidores. "Peace", escreveu na legenda.

Thaissa Carvalho (Foto: Instagram / Reprodução) 
Thaissa Carvalho (Foto: Instagram / Reprodução)
 
FONTE:

Justiça determina interdição de obra na Arena da Amazônia, no AM

Órgão acatou o pedido do MPT feito na noite do sábado (14).
Decisão vem após morte de operário, que caiu de uma altura de 35 metros.

Do G1 AM

A Justiça do Trabalho determinou a interdição das obras em altura na Arena da Amazônia, que receberá os jogos da Copa do Mundo de 2014, em Manaus (AM). O órgão acatou o pedido do Ministério Público do Trabalho da 11ª região (MPT 11ª região) feito na noite do sábado (14), devido a riscos à vida de operários da obra. A decisão ocorreu após morte de um trabalhador que caiu de uma altura de 35 metros durante a madrugada. Em março deste ano, um outro operário morreu ao se desequilibrar e cair de uma altura de cinco metros após tentar passar de uma coluna para o andaime.

No documento, os procuradores Maria Nely Bezerra de Oliveira, Renan Bernardi Kalil e Jorsinei Dourado do Nascimento afirmam que o pedido de interdição das obras está baseado na reincidência de acidentes no local. Segundo eles, os operários foram vítimas de acidente de trabalho devido ao descumprimento de normas de segurança.

"A partir do meio dia de hoje a obra está interditada. Nós acompanhamos o processo de entrega da notificação. Amanhã [segunda-feira[ será feita perícia a partir das 8h [hora local]", disse o procurador Jorsinei Dourado do Nascimento.


Visita à obra
No fim da manhã do domingo (15), os procuradores acompanharam a entrega da notificação da empresa responsável pelas obras na Arena da Amazônia, estádio de Manaus para a Copa do Mundo de 2014.


O pedido de interdição imediata de todos os setores da obra da Arena da Amazônia que envolvem atividades em altura foi protocolado na tarde desse sábado, após a morte de um operário.

A Construtora responsável pela obra terá que apresentar um atestado de atendimento dos requisitos mínimos e das medidas de proteção para trabalho em altura, previstos nas Normas Regulamentadoras nº 35 e 18 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com MPT, em caso de descumprimento do previsto, a empresa deverá pagar multa no valor diário R$ 200 mil, para o caso de descumprimento da medida judicial de interdição.

O G1 tentou contato com a Unidade Gestora do Projeto (UGP) Copa e com a Construtura Andrade Gutierrez, em Manaus, mas as ligações não foram atendidas.


Arena da Amazônia está com 91% das obras concluídas (Foto: Silvio Lima) 
Obra da Arena da Amazônia em Manaus 
(Foto: Silvio Lima)
 
Mortes
O operário da Arena da Amazônia Marcleudo de Melo Ferreira, de 22 anos, caiu de uma altura de 35 metros por volta das 4h deste sábado (14). Ele foi encaminhado a um hospital, mas faleceu nesta manhã. Um outro trabalhador, José Antônio da Silva Nascimento, de 49 anos, morreu enquanto trabalhava nas obras do Centro de Convenções do Amazonas (CCA), ao lado da Arena da Amazônia, no fim da manhã. Agência de Comunicação do Amazonas (Agecom) confirmou a causa da morte por infarto.


Em março deste ano, outro operário da arena, Raimundo Nonato Lima da Costa, de 49 anos, morreu enquanto trabalhava. Ele teria se desequilibrado e caído de uma altura estimada de cinco metros após tentar passar de uma coluna para o andaime, segundo a Polícia Militar (PM). A morte foi ocasionada por traumatismo craniano.

Fifa lamenta
Após a morte do operário Marcleudo de Melo Ferreira na Arena da Amazônia, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, lamentou a fatalidade em um comunicado no Twitter. "Muito triste com a morte trágica de um jovem trabalhador na Arena Amazônia hoje. Meus sentimentos à família dele", disse.


FONTE:
http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/12/procuradores-do-mpt-fiscalizam-arena-da-amazonia-em-manaus.html

Fla dá entrada em pedido como 3º interessado no processo da Lusa

Advogado explica que Portuguesa usará argumentos sustentados também pelo Rubro-Negro e, por isso, espera ter a palavra no julgamento dela, que será o primeiro

Por Rio de Janeiro

Michel Assef Filho, dir. Jurídico do Flamengo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Michel Assef Filho (E), dir. Jurídico do Flamengo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)
 
Nesta segunda-feira, Flamengo e Portuguesa serão submetidos ao julgamento do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que pode mudar a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A Portuguesa corre o risco de perder quatro pontos e cair - o que salvaria o Fluminense - por ter usado o jogador Héverton na última rodada do Brasileirão, diante do Grêmio. Suspenso por dois jogos, o atleta havia cumprido apenas um e não poderia ter atuado na partida. O início da pauta está marcado para 17h. O caso da Lusa está previsto para ser o primeiro em pauta. O Flamengo, que também pode perder quatro pontos pela escalação do lateral-esquerdo André Santos contra o Cruzeiro, pela última rodada (ele teria de ter cumprido a suspensão de um jogo nessa partida), contudo, deu entrada em pedido para ser homologado como terceiro interessado no processo da Lusa na última sexta-feira.
 
Como a Lusa usa argumentos que também serão sustentados pelos rubro-negros, o advogado que defenderá o clube da Gávea, Michel Asseff Filho, entrou com o pedido no tribunal para poder fazer uma sustentação desses argumentos em comum já no julgamento do clube paulista, para não exaurir o tema antes do início da análise do processo de infração do Flamengo. A Portuguesa será defendida pelo advogado do Corinthians, João Zanforlin. O Fluminense também deu entrada em pedido para ser registrado como parte interessada.

O detalhe é que o Flamengo também corre risco de rebaixamento. Se for punido, e a Portuguesa, absolvida, o clube rubro-negro entrará para a zona de rebaixamento, com 45 pontos ganhos, livrando da queda o Fluminense, que terminou a campanha com 46.
 
Durante a semana, o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, mostrou indignação pelo que chamou de “tentativa de golpe” e rechaçou qualquer possibilidade de queda do Fla.
 
 - Nem vamos falar de queda, porque tenho certeza que não vai acontecer. Mas meu sentimento é de indignação. Estávamos em uma tentativa de moralizar o esporte e, de repente, vemos uma tentativa de golpe contra os princípios éticos e morais que deveriam reger o esporte - disse o mandatário, na ocasião em Assunção para o sorteio dos grupos da Libertadores, em entrevista à Band News.

Bandeira disse ainda que não houve erro por parte do Flamengo na escalação de André Santos, principalmente porque o jogo contra o Cruzeiro já não valia nada para ambas as equipes. Apesar das críticas, o presidente disse confiar na decisão do STJD.

- Temos razão nesse caso. Não houve nada errado. Admitindo que os membros do Tribunal entendam que Portuguesa e Flamengo erraram, não existe nada nem ninguém que obrigue a perda de pontos. Foram jogos praticamente amistosos, ninguém se beneficiou da escalação desses jogadores. Confio na decisão do STJD, mas temos que nos perguntar qual é a definição de Justiça Desportiva. Ela deve trabalhar para que os interesses esportivos se sobreponham a outros interesses. É uma situação extremamente desagradável.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/12/fla-da-entrada-em-pedido-como-3-interessado-no-processo-da-lusa.html

Dante diz que R10 animou Bayern: 'Não sabiam que ele jogava no Galo'

Zagueiro revela que presença do craque é motivação para os jogadores alemães, que pediram ao brasileiro informações sobre o Atlético-MG. Jô vira preocupação

Por Munique, Alemanha

Desde que Dante revelou aos companheiros do Bayern de Munique que Ronaldinho Gaúcho atuava no Atlético-MG, possível adversário dos alemães na decisão do Mundial de Clubes, no dia 21 de dezembro, a expressão dos bávaros mudou radicalmente. “Eles ficaram animados”, adiantou o zagueiro baiano, explicando que os companheiros não sabiam da presença de R10 no Galo porque “não dão muita importância ao Mundial de Clubes”.

– Falei para eles e coloquei logo uma pimentinha para se motivarem. Eles ficaram animados e me perguntaram como foi a campanha do Atlético na Libertadores. Contei que o time possui vários jogadores de classe além do Ronaldinho, como Gilberto Silva, Josué, Jô. Tem muitos bons jogadores, um ótimo goleiro também. Do Jô nem se fala. Ele vai ficar dando trabalho lá na frente. É meu parceiro, mas vou ter que chegar duro, porque esse negão é matador. Já falei para os caras como vai ser, e eles têm de ficar atentos ao Jô, a todo o time, porque o Galo é bom – disse o camisa 4 dos alemães.


Dante Bayern de Munique (Foto: Claudia Garcia) 
Dante antes do embarque do Bayern de Munique 
para o Marrocos (Foto: Cláudia Garcia)
 
Embora o Bayern de Munique tenha conquistado todas as competições este ano, Dante afirmou que o time chega ao Marrocos com humildade para trazer um troféu que seria a consolidação de uma temporada de glórias. Em entrevista ao GloboEsporte.com, em Munique, o zagueiro falou também da relação com o técnico Guardiola. Sobre o catalão, revelou um episódio curioso que ilustra bem o trabalho do treinador. 

– É complicado entregar um segredo do cara. Mas teve um dia que o time não estava jogando tão bem, apesar de estar vencendo por 1 a 0. No intervalo, ele entrou no vestiário e chutou tudo. Chutou a caixa, tudo. Estava bravo. Aí falou: “Olha, se vocês não querem ser campeões, me falem, porque desse jeito não vai dar". Ficou muito bravo, nós voltamos a campo e vencemos por 4 a 0.
 
Dante Bayern de Munique (Foto: Agência AP) 
Olha o Ronaldinho: Dante prega atenção ao 
craque e também a Jô (Foto: Agência AP)

O que se tem falado no vestiário sobre o Mundial de Clubes?
Já conversamos um pouco, depois de saírem algumas notícias nos jornais, o assunto ficou mais quente. Mas, como sabemos, aqui não dão tanta importância para o torneio como na América do Sul. Mas vamos entrar fortes e concentrados, respeitando todos os adversários jogando o nosso futebol para nos sagrarmos campeões.

A derrota para o Manchester City pode ser um indicador de esperança para o Galo?
Pode até ser. Saber que não somos imbatíveis. Mas, por outro lado, nós estamos com espírito de vingança, queremos ganhar de qualquer jeito os próximos jogos.

Por que o Guardiola disse após o jogo com o City que, às vezes, é necessário perder?
Porque é o segredo do futebol e da vida. Nós só aprendemos com os erros. E depois de termos ganhado tudo, é difícil tirar uma aprendizagem dos pontos negativos. É bom para todos sabermos que não somos imbatíveis, que entendermos que temos de continuar trabalhando forte. Todos querem ganhar desse time, que vem fazendo história, e nós queremos continuar focados no nosso trabalho.


Ronaldinho comemora gol e faz continência para o presidente Kalil (Foto: Reprodução / Premiere FC)Presença de Ronaldinho no Mundial motiva atletas do Bayern (Foto: Reprodução / Premiere FC)
 
O que o elenco do Bayern tem perguntado para você sobre o Galo?
Eu falei do Ronaldinho e do Jô, que também já passou pelo futebol europeu, e eles ficaram animados ao saber que o Ronaldinho está no time.

Eles não sabiam que o Ronaldinho jogava no Atlético?
Não, eles não sabiam. Falei para eles e coloquei logo uma pimentinha para se motivarem. Eles ficaram animados e me perguntaram como foi a campanha do Atlético na Libertadores. Contei que o time possui vários jogadores de classe além do Ronaldinho, como Gilberto Silva, Josué, Jô. Tem muitos bons jogadores, um ótimo goleiro também. Do Jô nem se fala. Ele vai ficar dando trabalho lá na frente. É meu parceiro, mas vou ter que chegar duro, porque esse negão é matador. Já falei para os caras como vai ser, e eles têm de ficar atentos ao Jô, a todo o time, porque o Galo é bom.

Já tem alguma aposta ou brincadeira com Réver, Victor e Jô, seus companheiros da Seleção?
Ainda não. Conversamos bastante sobre o torneio, e disse para se prepararem bem, porque vamos chegar muito fortes no Mundial. Mas ainda dá tempo de fazer uma apostinha.

O Bayern está desfalcado. Schweinsteiger e Robben vão fazer falta?
São dois jogadores de classe mundial, que fariam falta em qualquer clube do mundo. Sim, vão fazer falta, mesmo o Bayern tendo um grupo de alta qualidade como o nosso, porque são jogadores importantes. Infelizmente não vão estar, mas os que vão entrar darão tudo e farão um grande trabalho.

Desde que Guardiola chegou a Munique, fez várias mudanças. O time continua ganhando, mas parece ainda não ter uma ideia clara de quem será o camisa 9.


Não, ele somente analisa muito bem os adversários. Para cada rival, tem uma ideia de quem pode ser o melhor homem na frente. É um cara que analisa muito bem o jogo de cada equipe, é muito inteligente, e não vamos ser nós a duvidar das decisões dele. As alterações de jogo para jogo são uma opção dele mesmo. O Pep tem firmeza do que quer.


Bayer de Munique  Pep Guardiola treino (Foto: Reuters) 
Elogiado por Dante, Guardiola prepara Bayern para
 o Mundial de Clubes (Foto: Reuters)

Como é que ele mostra para vocês as análises que fez do adversário?
Com vídeos, jogadas preparadas, muitas estatísticas também. E não coloca só a parte frágil do adversário, mas já nos mostra qual é a melhor forma para atacar cada um. É muito inteligente, cada adversário tem uma história diferente para ele.

O que é que ele faz de inovador na véspera do jogo?
Ele sempre tem uma palavra, uma frase e um discurso que nos motiva. Algo que ele tira não sei de onde, mas que sempre toca onde nós precisamos ser tocados.

Você pode nos revelar uma dessas frases motivadoras?
É complicado entregar um segredo do cara. Mas teve um dia que o time não estava jogando tão bem, apesar de estar vencendo por 1 a 0. No intervalo, ele entrou no vestiário e chutou tudo. Chutou a caixa, tudo. Estava bravo. Aí falou: “Olha, se vocês não querem ser campeões, me falem, porque desse jeito não vai dar". Ficou muito bravo, nós voltamos a campo e vencemos por 4 a 0.

E o que ele falou para o time no intervalo do jogo com o Borussia, que vocês venceram por 3 a 0 (os três gols marcados no segundo tempo)?
Ele nos deu confiança, disse que estávamos jogando bem, mas que tínhamos de jogar entre as linhas para poder tirar a bola do meio-campo do Borussia, fazer pressão para conseguirmos um bom contra-ataque. E isso aconteceu.

O Bayern de Munique atravessa o melhor momento da sua história?
Depois dos títulos que ganhamos, depois de todos os recordes que conseguimos bater esse ano, com certeza. Mas temos ainda muito trabalho pela frente, precisamos continuar com os pés no chão e, neste momento, esquecer esse lance de que estamos escrevendo uma história no clube.

Uma vitória no Mundial de Clubes seria a consolidação de um ano de glória para o Bayern. Os jogadores têm essa noção?
Temos noção que falta esse título. Precisamos fazer de tudo pelo nosso torcedor, pelo clube e pelas pessoas que trabalham aqui há muito tempo. Tudo para dar mais uma felicidade a eles.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2013/12/dante-diz-que-r10-animou-bayern-nao-sabiam-que-ele-jogava-no-galo.html

Personagens centrais do julgamento da Lusa já defenderam teses opostas

No passado, advogado do Fluminense sustentou teoria semelhante à atual defesa da Portuguesa, e procurador-geral do STJD descarta contradição no caso Tartá em 2010

Por Rio de Janeiro

Saem os jogadores, entram os advogados. Em semana agitada com a expectativa pelo julgamento da Portuguesa, que acontecerá nesta segunda-feira, eles estiveram sob os holofotes. Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e autor da denúncia da irregularidade do jogador Héverton (após notícia de infração feita pela CBF), Paulo Schmitt foi um dos protagonistas. Na sexta-feira, circulou uma declaração sua de 2010, na qual a posição difere da adotada atualmente. O procurador, contudo, nega ter caído em contradição e chegou a enviar uma nota oficial para explicar a questão. Outros dos três personagens do julgamento desta segunda, como o advogado do Fluminense Mário Bittencourt, parte interessada no processo que pode livrar o clube do rebaixamento, já defendeu tese oposta ao que seu atual cliente alega.

Em 2010, Bittencourt esteve do outro lado. O seu escritório era contratado pelo Grêmio Prudente, que perdeu três pontos no Brasileirão por ter escalado irregularmente o jogador Paulão na derrota para o Flamengo. O caso é bastante semelhante ao da Lusa, já que na sexta-feira anterior ao jogo o atleta havia sido suspenso pelo STJD. A tese foi elaborada pelo escritório de Mário Bittencourt e sustentada no julgamento pelo advogado Pedro Vasconcellos.

Bittencourt explicou que construiu a tese a pedido do cliente, reconhecendo ser bastante semelhante aos argumentos atuais da Portuguesa, mas ressaltou que saiu derrotado do tribunal com essa defesa. Por isso, acredita que o mesmo acontecerá com o time paulista nesta segunda-feira.


 – Na época, quem atuou diretamente no caso foi o doutor Pedro Vasconcellos, que trabalhava conosco. A pedido do cliente, construímos uma tese bastante semelhante a esta que a Portuguesa vai defender agora. Perdemos. O que me faz ter a convicção de que o STJD manterá seu entendimento e a Portuguesa perderá os quatro pontos neste caso. Mas nosso cliente se convenceu de que fizemos o possível para defendê-lo, apesar de termos perdido, não prosperando a tese defendida que era frágil diante do que diz a lei, o regulamento e toda a jurisprudência do tribunal. Até mesmo por isso o cliente manteve o contrato com nosso escritório – disse Mário Bittencourt.

documento Grêmio Prudente advogado (Foto: Reprodução) 
 
Parte da defesa do Grêmio Prudente em 2010: clube 
perdeu três pontos por escalação irregular
 (Foto: Reprodução)
 
Agora, terminado o campeonato, o Fluminense torce pela perda dos pontos da Portuguesa. Se a Lusa for punida por ter colocado o suspenso Héverton para atuar contra o Grêmio, perderá quatro pontos e será rebaixada, livrando o time das Laranjeiras de disputar a Série B. Na última quinta-feira, o Tricolor entrou com o pedido de habilitação no STJD para participar do julgamento como parte interessada do caso.

Construímos uma tese bastante semelhante a esta que a Portuguesa vai defender agora. Perdemos. O que me faz ter a convicção de que o STJD manterá seu entendimento e a Portuguesa perderá os quatro pontos
Mário Bittencourt

A Portuguesa será defendida no tribunal por João Zanforlin, advogado do Corinthians. Em outubro, o advogado viu a corte, numa sexta-feira, punir o atacante Emerson por um jogo. Ligou para o clube paulista avisando para não escalá-lo na partida do dia seguinte contra o Criciúma. Agora, precisará convencer os auditores de que não houve dolo por parte da Lusa em escalar Héverton.

–  Eu vou levar essa contradição do Paulo Schmitt ao julgamento no STJD. Isso vai ser importante para a nossa defesa. Em 2010, ele achou que o vermelho era vermelho. Agora, ele diz que o vermelho é amarelo. Como ele é o fiscal da lei, a mudança de opinião do Paulo Schmitt vai ser levada em consideração. A opinião dele que vale é a de 2010, claramente – disse Zanforlin.
A opinião a que se refere o advogado foi a que circulou na última sexta-feira e deixou irritado o procurador do STJD (veja vídeo acima). Em 2010, após o título do Fluminense, foi ventilada a hipótese de que o Tricolor teria escalado o atacante Tartá de forma irregular. Porém, não houve erro por parte do clube carioca, e o caso sequer foi a julgamento. Na ocasião, Paulo Schmitt deu a seguinte opinião sobre o caso.

Se clubes não puderem perder pontos quando culpados, passa a ideia de que se faz julgamento político.
Paulo Schmitt

- Não acredito que haja condição moral, disciplinar até (de tirar os pontos do Fluminense). Pode ter (condição) técnica. Técnica e jurídica, com base em uma jurisprudência. Mas moralidade… Rediscutir o título que foi conquistado no campo de jogo, da forma como foi, agora, abrindo um precedente… Essa decisão poderia ser em algum momento revista, mas isso seria um caos.

Ao saber que o advogado João Zanforlin utilizaria suas supostas contradições de 2010 no processo deste ano, o procurador-geral afirmou.


– Já manifestei em nota e pela TV. Podem usar o que quiserem. Nada mudou. Se está irregular tem que ser julgado. É para preservar o resultado de campo, sim, que seria outro se atletas punidos tivessem atuado sem cumprir suas penas, como fizeram Portuguesa e Flamengo. Em 2010, não havia irregularidade. Seria um caos fazer recontagem de cartões de todos os clubes com base no julgamento do Duque, que não gerava precedente algum.

Se é para falar em jurisprudência, temos em 2013 onze irregularidades de atletas julgadas, sendo nove condenações e duas absolvições. Uma delas, a do Cruzeiro, aguardando recurso. A única absolvição do ano foi do Duque (novamente ele), porque a CBF admitiu anotar errado no BID (Boletim Informativo Diário) por falha de sistema, e foi até investigada por isso. Em suma, são nove condenações. E se é para fazer comparações, entre essas condenações tem o caso do Naviraiese deste ano, defendido pelo doutor Zanforlin. O clube foi punido por irregularidade de atleta e deu lugar ao Paysandu na Copa do Brasil. Contra o Naviraiense pode, mas contra a Portuguesa não? Simplesmente porque vai beneficiar o Fluminense? Inadmissível! - rebateu Schmitt.

Pivô de polêmica já ganhou pontos no tribunal

Osvaldo Sestário, advogado (Foto: Reprodução SporTV)Osvaldo Sestário, advogado da Lusa no julgamento de Héverton no STJD (Foto: Reprodução SporTV)
 
Advogado da Portuguesa no julgamento em que Héverton foi suspenso por dois jogos, Osvaldo Sestário foi dispensado do clube após a polêmica, já que é acusado pela Lusa de não ter passado corretamente o resultado. No passado, o advogado já esteve em audiências nas quais defendeu clubes interessados em tirar pontos dos adversários. E ganhou.

Em 2007, o Rio Branco-PR se classificou diante do Avaí na primeira fase da Copa do Brasil ao empatar o primeiro jogo em 1 a 1 e vencer o segundo confronto por 1 a 0. Os paranaenses chegaram a enfrentar o Villa Nova-MG pela fase seguinte e venceram por 3 a 0 no jogo de ida. Mas devido à escalação irregular do jogador Paulo Massaro, o Rio Branco-PR foi eliminado, e os catarinenses avançaram na competição. Em 2013, outro caso semelhante. O Paysandu retornou à Copa do Brasil após ser eliminado pelo Naviraiense na segunda fase, porque o adversário havia escalado jogadores irregulares – Paulo Sérgio e Bahia.

– Já houve casos de equipes voltarem para a Copa do Brasil. Lembro um episódio do Avaí com o Rio Branco de Paranaguá, a conseguimos voltar o Avaí para a Copa do Brasil. Esse ano teve o Paysandu, que voltou porque conseguimos a eliminação do clube do Mato Grosso por problema de documentação. É cheio de coisas, talvez não vou lembrar detalhes. São muitos julgamentos importantes, e tenho isso com muito carinho, porque obtivemos muitos resultados favoráveis – disse Sestário, que não participará do processo de segunda-feira.

O julgamento da Portuguesa acontecerá às 17h (de Brasília) desta segunda, na sede do STJD, no Centro do Rio de Janeiro. Na mesma sessão, o Flamengo será julgado por ter escalado o lateral-esquerdo André Santos irregularmente na última rodada do Brasileiro. Se for punido, o Rubro-Negro também perderá quatro pontos, mas não será rebaixado. Vai encerrar o nacional com 45 pontos, em 16º lugar. A Lusa, se punida, ficará em 17º, com 44 pontos.

Veja o texto da defesa assinada por Mário Bittencourt para o Grêmio Prudente:
Mário Bittencourt advogado Fluminense julgamento Fred (Foto: Globoesporte.com)Mário Bittencourt, advogado do Fluminense, em julgamento de Fred (Foto: Globoesporte.com)
 
"No presente Código não consta qualquer dispositivo que mencione que será o dia seguinte à condenação independente de ser ou não dia útil, e com o entendimento do voto vencedor que não importa em dia últil, o princípio da ampla defesa preconizado pelo Primeiro Inciso do artigo 2º do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva) encontra-se plenamente confrontado, eis que em casos semelhantes ao do apresentado na lide o condenado jamais terá o direito de recorrer de sua suspensão sem cumprir ao menos uma partida de suspensão.

Logo, resta demonstrada a contradição da referida decisão com o princípio da ampla defesa, sem mencionar o periculum in mora que neste caso também não seria respeitado, uma vez que o prazo de execução já teria se inciado, sem que o mesmo tivesse iniciado o seu prazo para recurso, consequentemente a possibilidade de efeito suspensivo.

A segunda é corroborada pelo brilhante entendimento do Dr. Alberto Puga que votou no sentido de absolver o embargante nas penas do artigo 214 do CBJD, uma vez que o atleta entrou apenas no meio do segundo tempo da partida de sábado, e ao fazê-lo cumprir a suspensão na partida de quarta-feira comprovou sua boa-fé quanto ao caso, e de que em nada queria desrespeitar a decisão proferida, razão pela qual o mesmo estaria amparado pelo artigo 282 do CBJD.

Senão vejamos:

Artigo 282 - A interpretação das normas deste Código far-se-á com a observância das regras gerais de hermenêutica, visando à defesa da disciplina, moralidade do desporto e do espírito desportivo.

Ou seja, o atleta, ao cumprir a suspensão na quarta-feira e ao ser colocado apenas no final do jogo de sábado, comprovou que em nada feriu o que visa punir o artigo 214 do CBJD, qual seja a defesa da disciplina, da moralidade do desporto e do espírito desportivo, o mesmo por ter agido de plena boa-fé não merece a condenação a que lhe foi imposta, razão pela qual os presentes embargos merecem ser conhecidos".

Veja a íntegra da nota de esclarecimento emitida pelo procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt:

"Vamos esclarecer de uma vez por todas esses casos de 2010 e de hoje, e minhas declarações. Mas vamos fazer um acordo, as pessoas de bem e que buscam a verdade, não aquelas que querem "ganhar" a discussão, tem que poupar o tribunal e os abnegados que lá atuam de críticas infundadas e ou levianas. Lá não é um circo, não tem nenhum palhaço, não tem tapetão ou se faz viradas de mesa. É um lugar de respeito, de pessoas honestas e probas, capitaneadas por um Presidente, Dr Flávio Zveiter, calmo, sereno, inteligente, preocupado com julgamentos sempre técnicos e em melhorar as condições de atuação de todos, e que emprestam voluntariamente seu tempo e conhecimento em prol de um futebol sem máculas, na proporção que ele é dentro de campo e representa para nosso país e toda sociedade.

Vamos aos casos e o que eu disse e continuo dizendo e defendendo, sempre:

Em 2010 a CBF encaminhou comunicado de irregularidade de um atleta do Duque de Caxias, identificando que ele não havia cumprido impedimento automático pelo acúmulo de 3 cartões amarelos. A defesa do clube logrou êxito em demonstrar que seria impossível para saber acerca de cartões aplicados a atletas de outras agremiações, devendo constar essa informação no documento de transferência do atleta. O que fez o tribunal? Absolveu por essa razão, e não porque entendeu que se um atleta vier de outro clube transferido não deve carregar seus cartões de origem. Com o resultado desse julgamento, campeonato encerrado, quase um mês depois fui procurado pelo SporTV e disse que isso seria um caos, rediscutir um certame encerrado com um campeão já homologado e sem nenhuma irregularidade, apenas porque alguns defendiam que o precedente do Duque de Caxias possibilitava rever pontos conquistados em campo.

Daí o que eu disse de ser imoral, pois teríamos que recontar todos os cartões, e desconsiderar os cartões de atletas transferidos, mesmo que eu tivesse um prazo de 60 dias das datas dos fatos e jogos para oferecer denúncias. Seriam dezenas de clubes eventualmente punidos com perda de pontos, concordam? Afinal são muitos os atletas transferidos de um clube para outro no mesmo campeonato, sendo que todos se submetem a esse tipo de contagem de cartões, tanto que a CBF nunca jamais em tempo algum enviou a irregularidade do Tartá. Justamente porque seguiu o parâmetro correto, e esse atleta sempre cumpriu suas automáticas. Ele e, fora o do Duque, todos os demais aliás sempre desfalcaram suas equipes a cada 3 amarelos ou 1 vermelho, considerando o que fora aplicado de cartão em clubes de origem. A jurisprudência do tribunal e minha fala portanto não tem nada de incoerente, pois nunca o STJD fixou entendimento de que um cartão aplicado em clube anterior quando o atleta for transferido não pode ser considerado. Isso seria contra as normas. Apenas entendeu que NO CASO CONCRETO (o que não faz jurisprudência) o Duque não tinha como saber desses cartões se nada constava da ficha de transferência do atleta.

Difícil de entender? Com um pouco de boa vontade não E o que temos agora? Os clubes não sabiam das punições de seus atletas no tribunal? Sim sabiam, pois foram intimados para a sessão e se fizeram representar por advogados. Os atletas cumpriram suas penas? Não! E como ficam todos os atletas de 2010 e agora em 2013, para fazer um comparativo, que cumpriram suas penas e desfalcaram suas equipes? Tem reflexo técnico, seria modificar resultado de campo? Sem dúvida que sim! É disso que estamos falando. Processo, julgamento, irregularidade, cumprimento de penas para todos, sem exceção, senão causa um desequilíbrio, favorecimento indevido a quem não cumpre as penas impostas.

Em 2010 não houve irregularidade de Tartá, não houve julgamento, não houve pena. E a irregularidade do Duque não deixou de existir, apenas foi isento de culpa o clube por inexigibilidade de conduta diversa por entenderem os auditores que o clube de destino deve receber informação oficial sobre cartões aplicados em atletas transferidos de clube de origem. Abre precedente para agora? Para mim não, são casos totalmente diferentes. Temos dois atletas punidos, cujos clubes tinham ciência através de seus advogados, que simplesmente não cumpriram suas penas. Imoral? Caos? Sim, tanto em 2010 se fôssemos recontar cartões para punir todos os clubes, apenas porque o tribunal absolveu o Duque da forma como foi (sem desconsiderar o controle correto diga-se), como agora em 2013 quando atletas punidos pelo STJD, não cumpriram suas penas. Se perderem pontos, como pretende a Procuradoria, será justo porque não se trata da relevância ou fase que um jogador entrou ou não em campo, ou mesmo se ficou no banco, mas sim de tantos outros que se soubessem que não era para cumprir poderiam ter auxiliados suas equipes em campo, por melhores resultados.

Desculpem se não me fiz entender anteriormente mas é difícil lembrar de milhares de casos julgados em tantos anos de tribunal. A minha fala de 2010 na matéria do Sportv no mínimo descontextualizada. É assim mesmo, te pegam nas mais diversas situações por telefone. Hoje mesmo, em um estúdio, na Globo, para o GE, houve muita edição. Você fala 15 as vezes 20 minutos, e editam, colocam apenas poucos minutos ou segundos. Em outros programas pode sair na íntegra talvez. Tudo depende do tempo de cada programa, matérias a serem veiculadas, enfim.

Fiquem certos porém que estamos sempre tentado acertar, ser coerentes, e não camaleônicos, mudando de opinião conforme o freguês da vez. Isso é inadmissível pensar. Não temos compromisso com nossos erros, ninguém tem, e não apenas pode como deve mudar de opinião quem achar que errou no passado. Mas isso está longe, anos-luz, de ocorrer nessas comparações esdrúxulas de 2010 para 2013.

Agora vamos aos julgamentos, e que venham as defesas, acusações, as argumentações e sejam os auditores iluminados para que decidam de acordo com as provas e suas convicções, como deve ser".


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/12/personagens-do-julgamento-da-lusa-ja-defenderam-teses-opostas.html

Maringá quebra jejum e supera Volta Redonda fora de casa pela Superliga

Time, que estava há quatro jogos sem vencer, levou a melhor por 3 sets a 0; partida aconteceu na noite de sábado, no ginásio da Ilha São João, no Sul do Rio de Janeiro

Por Volta Redonda, RJ

A partida não era em casa, mas isso não pareceu importar para o Maringá, que atropelou o Volta Redonda na noite de sábado pela Superliga Masculina. O time do Paraná venceu por 3 sets a 0 o confronto realizado no ginásio da Ilha São João, no Sul do Rio de Janeiro. As parciais foram 22/24, 17/21 e 17/21.

Com o resultado, Maringá quebrou o jejum de vitórias que o acompanhava há quatro jogos. A partida encerrou o primeiro turno da disputa, o que faz com que a equipe paranaense feche a fase na 7º colocação da tabela, com 15 pontos. O Volta Redonda, que venceu apenas dois jogos no turno, está na 11ª posição, com 6 pontos.

Os times voltam à quadra no fim de semana. No sábado, às 21h30, Maringá irá enfrentar o Rio de Janeiro em casa, o Ginásio Chico Neto. Antes, na sexta-feira, Volta Redonda terá de encarar o Canoas, na Ilha São João. O confronto está marcado para as 19h.


Volta Redonda Maringá Superliga Masculina de Vôlei (Foto: Kenia Pinheiro/TV Rio Sul) 
Volta Redonda e Maringá no ginásio da Ilha São João 
(Foto: Kenia Pinheiro/TV Rio Sul)

FONTE:

'Trio parada dura', Mari Paraíba, Luciane Escouto e Natasha pegam sol

Atletas recém-contratadas pelo Barueri mostram sintonia e aproveitam a folga juntas

Por Barueri, SP

Mari Paraíba, Luciene Escouto e Natasha (Foto: Reprodução Instagram)Mari Paraíba, Luciene Escouto e Natasha (Foto: Reprodução Instagram)
 
Trio de musas da equipe do Barueri, Mari Paraíba, Luciane Escouto e Nastaha Valentas já estão inseparáveis. As atletas, recém-contratadas pela equipe, aproveitaram o tempo livre para pegar sol e mostraram, como de costume, boa forma nas redes sociais. Mari, que deixou o vôlei de praia, confessou que estava com saudades de pegar um bronzeado.

- #saudadodorio - postou a loira. 
As três atletas foram apresentadas oficialmente nesta quarta-feira, na sede do Barueri. Miss Rio Grande do Sul, Luciane defendeu o Rio de Janeiro na campanha vitoriosa da última Superliga.

Natasha Valente, por sua vez, era parceira de Mari Paraíba nas areias. 

- Trio parada dura ativando o bronze - publicou Luciane Escouto.
 
Em sua primeira temporada, o Barueri tem tido um bom começo de Superliga. A equipe foi montada às pressas, com elenco formado quase todo por jogadoras que atuariam pelo Jacareí, que, por problemas financeiros, desistiu de participar da Superliga.
 

Amor incondicional: Paula Pequeno emociona fãs e distribui simpatia

Ponteira do Brasília é a mais assediada por torcedores cariocas e se diz abençoada após confissão de criança: ‘Isto me faz completa’

Por Rio de Janeiro

Final de partida entre Rio de Janeiro e Brasília na Cidade Maravilhosa, a equipe brasiliense sai derrotada pela sexta vez em dez jogos na Superliga. A torcida da casa faz a festa, enquanto as visitantes uma a uma vão deixando a quadra em direção ao vestiário. Apenas Paula Pequeno permanece na quadra. O motivo? Seus fãs. Isso mesmo, por onde passa, a ponteira arrasta dezenas, centenas de apaixonados, independentemente do CEP, credo, idade ou orientação sexual. De pequeno, apenas o sobrenome.

Paula Pequeno vôlei (Foto: Fabio Leme) 
Paula retribuiu com atenção o carinho dos fãs 
(Foto: Fabio Leme)

Durante 20 minutos, a musa distribui autógrafos, tira fotos, ganha CD, faixa, calor humano. Sorri, sorri muito e provoca choro, gritos, comoção. Já na rua, depois de tomar banho, à espera do ônibus que vai levar a delegação para o hotel, a jogadora é cercada para outra coleção de elogios, pedidos e carinho. Este é o efeito Paula Pequeno que contagia homens, mulheres e crianças. De uma, até ouviu que escolheu o vôlei como esporte predileto por causa dela. A notícia emociona alguém que já emocionou o Brasil.

Paula Pequeno vôlei (Foto: Fabio Leme)A ponteira é cercada antes de entrar no ônibus da delegação do Brasília (Foto: Fabio Leme)
 
- Eu estava perto de uma criança, que me fez um depoimento dizendo que começou a praticar vôlei por minha causa. Essas coisas me emocionam, cheguei a ficar com os olhos marejados. Isto me faz completa – descreveu a jogadora.

Repletas de histórias de superação ao longo de uma carreira marcada por títulos, prêmios individuais, como a MVP das Olimpíadas de Pequim, em 2008, e sérias lesões, a camisa 4 candanga só quer ser feliz. Aos 32 anos, longe da seleção e de um time mais tradicional, o jeito de ser é o mesmo de quando todos os holofotes eram voltados para si. Ao ver o que o vôlei lhe deu, a bicampeã olímpica se diz abençoada.

- É um mix de carisma e conquistas. Tenho uma história bonita, onde sempre lutei pelos meus ideais. Fiz as coisas que eu achava que eram corretas. Hoje, por onde eu ando, recebo este carinho dos meus fãs, que sempre estiveram comigo - falou.

Em um momento em que o Brasil está incrédulo pela barbárie de Joinville, onde vândalos tentavam matar uns aos outros, em rede nacional, durante uma partida de futebol, como se fossem gladiadores do século 21, o amor incondicional dos amantes do vôlei para Paula Pequeno é um grande exemplo de como o esporte deva ser encarado.

Paula Pequeno vôlei (Foto: Fabio Leme) 
Única atleta do Brasília ainda em quadra após a partida,
Paula exibe a homenagem da torcida (Foto: Fabio Leme)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/amor-incondicional-paula-pequeno-emociona-fas-e-distribui-simpatia.html

Brasileiras param nas quartas, e dupla chinesa leva Open feminino de Durba

Thaís e Duda derrotam compatriotas Fernanda Berti e Elize Maia nas oitavas, mas não resistem à Mersmann/Schneider na fase seguinte na África do Sul

Por Durban, África do Sul

vôlei de praia Elize, Fernanda Berti e Thaís Durban (Foto: FIVB) 
Fernanda Berti no ataque: dupla com Elize Maia é
eliminada por Thaís e Duda nas oitavas (Foto: FIVB)
 
Mais jovens representantes do Brasil no Open feminino de Durban, na África do Sul, Thaís e Duda se despediram da competição do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013 nas quartas de final. Depois de vencerem o confronto de compatriotas com Fernanda Berti e Elize Maia, as jovens de 22 e 15 anos, respectivamente, foram superadas pelas alemãs Mersmann e Schneider por 2 sets a 0. O título da etapa ficou com as chinesas Chen Xue e Xinyi Xia, que venceram os quatro jogos disputados neste sábado, derrotando as alemãs Laboureus e Sude na disputa pela medalha de ouro.

Invictas na fase de grupos, Thaís e Duda impuseram o segundo revés a Fernanda e Elize na competição – a dupla encarou a repescagem para chegar às oitavas de final. Sem sentir a pressão, as meninas eliminaram as compatriotas após 37 minutos de partida, com parciais de 21/15 e 21/17 no placar.

vôlei de praia Jana Kohler e Duda Durban (Foto: FIVB) 
Jana Kohler ataca enquanto Duda observa: alemãs eliminam
 brasileiras, mas ficam fora do pódio (Foto: FIVB)
 
Nas quartas, no entanto, as brasileiras não resistiram à Mersmann e Schneider. Em sets diretos, as alemãs puseram fim ao sonho do pódio verde-amarelo com 21/15 e 21/18 no marcador. A alegria das europeias, no entanto, durou pouco. Derrotadas nos dois jogos seguintes, as duas ficaram fora do pódio da etapa.

vôlei de praia Xia e Xue Durban (Foto: FIVB) 
Xia e Xue se sagram campeãs do Open feminino 
de Durban (Foto: FIVB)
 
FONTE:

Letões levam título da etapa e de 2013; Bruno/Pedro se despede com bronze

Smedins e Samoilovs conquistam temporada com vitória no primeiro dos quatro jogos do dia e coroam campanha com ouro contra compatriotas

Por Durban, África do Sul

A combinação para conquistar o ouro era improvável e estava além dos próprios esforços. Pedro Solberg e Bruno Schmidt, que encerraram oficialmente a breve e vitoriosa parceria neste sábado, não conseguiram evitar que Smedins e Samoilovs faturassem o título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2013. Quando, no confronto direto, tiveram a chance de carimbar a faixa dos rivais, os brasileiros falharam. Os letões finalizaram a temporada brilhante também no topo do pódio do Open de Durban, na África do Sul, enquanto o carioca e o capixaba ficam com o bronze na etapa.

vôlei de praia Smedins e Samoilovs Durban (Foto: FIVB) 
Smedins e Samoilovs vencem quatro jogos neste sábado,
 faturam título em Durban e da temporada (Foto: FIVB)

Smedins e Samoilovs conquistaram o título do Circuito no primeiro jogo do dia, quando venceram os franceses Cès e Rowlandson por duplo 21/12. Garantidos nas quartas, eles já somariam pontos suficientes para não serem alcançados pelos brasileiros no ranking mundial. Entre as duplas brasileiras, Alison e Vitor Felipe foram os primeiros a dar adeus à competição. Contra os chineses Xi e Li, perderam por 21/16 e 21/19.


vôlei de praia Bruno Schmidt e Smedins Durban (Foto: FIVB) 
Bruno encara Smedins na rede: dupla brasileira vai
mal no segundo set e cai nas semis (Foto: FIVB)
 
Nas quartas, foi a vez de Thiago e Oscar se despedirem. A dupla de cariocas, classificada após vencer os alemães Bergman e Stiel nas oitavas, fez jogo duro com os tchecos Kubala e Dumek, mas foi superada após 47 minutos de duelo. O placar marcou 21/19 e 21/18 a favor dos europeus.

Pedro e Bruno abriram o dia passando pelos suíços Kovatsch e Kissling em sets diretos (21/14 e 21/19). Na segunda partida, bateram com facilidade os americanos Olson e Bourne por 21/17 e 21/15. Mas no confronto com os rivais no ranking, levaram a pior. Na quadra principal, os brasileiros fizeram um primeiro set parelho com Smedins e Samoilovs, mas perderam feio no segundo: 28/26 e 21/14. Com a desistência de Kubala e Dumek, Pedro e Bruno nem precisaram entrar em quadra para levar o bronze. Os letões levaram o ouro com vitória de virada sobre os compatriotas Plavins e Solovejs, com parciais de 15/21, 21/17 e 15/10.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/12/letoes-levam-titulo-da-etapa-e-de-2013-brunopedro-se-despede-com-bronze.html

Com Wallace devastador, Cruzeiro bate o Rio de Janeiro e segue invicto

Oposto marca 21 pontos na vitória do time mineiro em reedição da última final. Com salários atrasados, atuais campeões perdem terceira partida e estão em terceiro lugar

Por Contagem, MG
 
Há exatos oito meses, em abril, o Rio de Janeiro vencia o Cruzeiro e conquistava o título da Superliga no Maracanãzinho. Neste sábado, na cidade mineira de Contagem, as situações dos dois times eram distintas. De um lado, os donos da casa invictos, líderes e confiantes pelo título mundial. Do outro, o atual campeão debilitado pelos atrasos de salário após a saída do principal patrocinador. Após dois sets arrasadores dos anfitriões, o time carioca equilibrou a partida, mas não foi páreo diante de um inspirado Wallace, que fez 21 pontos e comandou a vitória por 3 sets 1, parciais de . O líder chegou aos 30 pontos e o Rio de Janeiro sofreu a terceira derrota e segue com 24, em terceiro lugar, atrás do Sesi-SP.

No final da partida, Wallace recebeu o troféu Viva Vôlei de melhor jogador em quadra e deu para Luís Dias, que substituiu Leal, apesar dos protestos da torcida para que o cubano voltasse à quadra, mesmo contundido.

- Nosso time está em uma excelente fase, mantendo um foco e qualidade muito alto. No terceiro set nós erramos o saque. No quarto set viemos mais cautelosos e erramos menos. Isso fez a diferença no jogo.

 
Wallace vôlei Wallace Cruzeiro x RJ (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Wallace vence o bloqueio de Vini: oposto marcou 
21 pontos contra o Rio de Janeiro (Foto: 
Alexandre Arruda / CBV)

O levantador Bruninho lamentou a terceira derrota do Rio de Janeiro e tentou minimizar os problemas extra-quadra:

- A gente pode jogar bem dentro de quadra. Só isso vai funcionar pra gente. A gente tem que deixar o resto para a direção correr atrás. Há uma certa angústia.

O JOGO

vôlei Wallace Cruzeiro x RJ (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Rodrigão (18) tenta vencer o bloqueio do Cruzeiro (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
Com Wallace no saque - maior pontuador da Superliga - o Cruzeiro abriu 8/3 facilmente. Eder e Leal completavam o trio avassalador. O cubano saiu de quadra contundido no tornozelo, mas seu substituto, Luiz Diaz, manteve o ritmo. Em uma deixadinha, o venezuelano levou o Cruzeiro para o segundo tempo técnico em vantagem de 14/7. O Rio de Janeiro passou a forçar o saque e ensaiou uma reação. Mas Wallace recuperava bolas perdidas e o time mineiro fechou o set em 21/12, com 12 pontos de ataque contra 4 dos visitantes.

Após um começo equilibrado, o Cruzeiro deslanchou novamente no segundo set. Leandro Vissotto tentava algo no lado do Rio de Janeiro, mas o time da casa contava com erros do adversário para virar bolas complicadas. Os pontos do time carioca saiam com muito esforço. No tempo técnico, o Cruzeiro vencia por 14/8. Mas a bordo dos bloqueios de Bruninho, o Rio de Janeiro ensaiou nova reação, diminuindo a vantagem para 14/11. Em uma discutida invasão de Wallace, a diferença caiu para dois pontos: 19/17. Mas o oposto da seleção brasileira deixou o Cruzeiro com o set point. Filipe explorou o bloqueio e fez 21/18, 2 a 0 para o Cruzeiro.  

 
O equilíbrio seguiu no terceiro set. Com uma boa atuação no ataque de Vini, pela primeira vez o Rio de Janeiro foi para o tempo técnico na frente: 7/5. Mas o Cruzeiro tem William, que levantou de efeito e de manchete, e Wallace, que virava as bolas nos momentos mais difíceis. E Eder, que em uma deixada achou espaços na defesa adversária. Mas o Rio de Janeiro era valente. Vini salvou uma bola quase perdida, Bruninho pegou Filipe no bloqueio e o time carioca chegou a18/17. Wallace foi bloqueado e o Rio fechou a parcial em 21/19.

A partida seguiu equilibrada no quarto set. O técnico do Rio, Marcelo Fronckowiak, pedia mais carinho aos jogadores nos contra-ataques, quando o Cruzeiro vencia por 7/6. Mas Wallace seguia impossível. No rally do jogo, que durou 37s (confira no vídeo acima), o time da casa se salvou três vezes e chegou a 18/11, acabando de vez com as esperanças do Rio de Janeiro. Coube a Luiz Diaz fechar o set em 21/13 e o jogo em 3 a 1.

Outros resultados:

Minas 3 x 1 Taubaté
Sesi-SP 3 x 2 Montes Claros
Canoas 3 x 2 São Bernardo
Volta Redonda 0 x 3 Maringá


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/12/com-wallace-devastador-cruzeiro-bate-o-rio-de-janeiro.html

Ibrahimovic e Cavani marcam, PSG vence e amplia vantagem no topo

Equipe derrota o Rennes por 3 a 1, fora de casa, e se mantém isolada na ponta

Por Rennes, França

 
A derrota por 2 a 0 para o Évian, duas rodadas atrás, deixou o Paris Saint-Germain em alerta. Apesar de não ter perdido o posto de líder, a equipe voltou para o jogo seguinte com outra postura e goleou o Bordeaux por 5 a 0. Neste sábado, novo triunfo pelo Campeonato Francês: o time visitou o Rennes e venceu por 3 a 1, com gols do brasileiro Thiago Motta, naturalizado italiano, do sueco Zlatan Ibrahimovic, de pênalti, e do uruguaio Cavani. (Veja os gols no vídeo acima),

Com o resultado, o PSG se mantém isolado na liderança da competição, com 43 pontos. O segundo colocado é o Monaco, com 38, que enfrenta o Guingamp também neste sábado, às 17 horas. Já o Rennes permanece na 13ª colocação, com 21 pontos. Na próxima rodada, a equipe parisiense recebe o Lille, terceiro colocado, no Parque dos Príncipes.

THIAGO MOTTA, IBRA E CAVANI DECIDEM

O PSG mostrou superioridade no início da partida. Apostando nos contra-ataques rápidos, a equipe criava boas chances. O único gol do primeiro tempo foi aos 19 minutos. Após cobrança de escanteio, Thiago Motta recebeu no bico direito da grande área, cortou para o meio e chutou com categoria. A bola fez uma bela curva e entrou no canto direito de Costil.

O segundo tempo começou agitado. Aos sete minutos, Verratti deu um lindo toque de calcanhar para Matuidi, que invadiu a área e foi derrubado. Pênalti incontestável. Ibrahimovic pegou a bola para cobrar e não fez feio: pelota no canto direito, e arqueiro no esquerdo.

Ibrahimovic, Rennes x PSG (Foto: AFP) 
De pênalti, Ibra deixa sua marca na vitória sobre
o Rennes (Foto: AFP)

Inferior em campo, o Rennes não se abateu e buscou o gol para diminuir a vantagem dos visitantes. Alessandrini aproveitou uma falta na intermediária para cobrar rasteiro e com força. A bola passou pela barreira e quase parou nas mãos de Sirigu, que não conseguiu segurá-la.
Já nos acréscimos, Cavani, que não fez uma boa partida, conseguiu se redimir. O uruguaio recebeu passe em profundidade, invadiu a grande área e chutou no canto direito, sem chances para Costil. Um bonito gol para fechar o placar da partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2013/12/ibrahimovic-e-cavani-marcam-psg-vence-e-amplia-vantagem-na-lideranca.html

Cobiçado pelo Santos, Diego marca e ajuda Wolfsburg a vencer Stuttgart

Meia conta com ajuda de rival para fazer de falta na vitória por 3 a 1, em casa

Por Wolfsburgo, Alemanha

Sonho de consumo do Santos para 2014, o meia Diego balançou a rede neste sábado e ajudou o Wolfsburg a vencer o Stuttgart por 3 a 1, em casa, pela 16ª rodada do Campeonato Alemão. O resultado deixou o time do brasileiro em quinto lugar, com 29 pontos.

O gol de Diego saiu aos oito minutos do segundo tempo, de falta, com ajuda do rival: o camisa 10 cobrou de direita, Gentner, na barreira, tentou cortar e acabou desviando, tirando o goleiro Ulreich da jogada.

O Wolfsburg abriu o placar também de falta, aos 38 do primeiro tempo, quando Ricardo Rodriguez cobrou da direita, a bola passou por todos na área e entrou. Werner descontou para o Stuttgart aos 12 do segundo, mas Perisic fez 3 a 1 para os donos da casa 33 da etapa final.

Diego gol Wolfsburg (Foto: AFP) 
Após bola desviar na barreira, Diego comemora o gol 
de falta pelo Wolfsburg contra o Stuttgart (Foto: AFP)

Revelado pelo Santos, Diego deixou o Brasil em 2004 e passou por Porto, Werder Bremen e Juventus antes de chegar ao Wolfsburg em 2010 (entre 2011 e 2012, foi emprestado pelo clube ao Atlético de Madri). Além do Peixe, o Flamengo demonstrou interesse no meia, mas desistiu da negociação.
 
- Houve esse contato (com o Santos). Mas até este momento não fui procurado pelo Flamengo. Há várias possibilidades, mas nada concreto. É preciso ter muita calma. O Wolfsburg está vivendo um momento importante na Bundesliga e espero que permaneça assim - disse Diego, durante a semana, ao GloboEsporte.com.

FONT:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/12/cobicado-pelo-santos-diego-marca-e-ajuda-wolfsburg-vencer-stuttgart.html

Eleito o melhor em campo, Conca celebra a chance de enfrentar Bayern

Meia argentino marcou o segundo gol da vitória do Guangzhou Evergrande sobre o Al Ahly em Agadir. Elkeson, autor do primeiro, homenageia irmão

Por Agadir, Marrocos

O gol marcado e os bons passes deram a Darío Conca o prêmio de melhor em campo na vitória do Guangzhou Evergrande sobre o Al Ahly, por 2 a 0, neste sábado, no Stade Adrar, pelas quartas de final do Mundial de Clubes. Satisfeito com sua atuação e também do time chinês, o meia argentino celebrou a passagem à próxima fase. Na terça, o camisa 15 e seus companheiros enfrentarão o poderoso Bayern de Munique, novamente em Agadir, em jogo com transmissão em Tempo Real do GloboEsporte.com. A bola rola às 17h30m (de Brasília).

Conca comemora, Guangzhou x Al Ahly (Foto: EFE)Conca comemora o gol neste sábado: reforço do Fluminense para 2014 (Foto: EFE)
 
- Geralmente eu acabo criando as oportunidades para os atacantes marcarem os gols, mas é sempre bom quando também consigo fazer o meu. Fico feliz pelo prêmio de melhor jogador em campo. Numa competição como essa, em que a classificação é decidida em apenas um jogo, temos que jogar com inteligência e foi isso que fizemos hoje. Defendemos bem, trabalhamos a bola e aproveitamos os contra ataques. Vamos ter provavelmente nosso desafio mais complicado do ano contra o Bayern, mas estamos preparados para enfrenta-los e tentar fazer um bom papel na terça – disse o camisa 15, que irá voltar a defender o Fluminense em 2014.

Elkeson, autor do gol que abriu o triunfo para os comandados de Marcello Lippi, aproveitou a oportunidade para homenagear o irmão, presente no estádio, e também à namorada.

- Foi uma emoção enorme marcar um gol numa competição tão importante como o Mundial de Clubes. Fiquei muito feliz por ter aproveitado a oportunidade. Dediquei o gol à minha namorada Luísa, que estava no estádio com meu irmão, Eliwilson, e imagino a alegria deles por mim naquele momento. Agora teremos um jogo ainda mais duro, contra o time que conquistou a Liga dos Campeões da Europa e é apontado por muitos como o favorito ao título. Será um confronto extremamente difícil e temos que nos preparar muito bem para tentamos surpreendê-los – encerrou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2013/12/eleito-o-melhor-em-campo-conca-celebra-chance-de-enfrentar-bayern.html