domingo, 24 de novembro de 2013

Renato Gaúcho se irrita com toque de telefone e abandona entrevista

Depois do empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, treinador aparece para conversar com jornalistas, mas interrompe resposta e sai após 5 minutos

Por Campinas, SP
 
O empate com a Ponte Preta em 1 a 1, neste domingo, parece ter modificado mais do que a posição do Grêmio na tabela. Além de ter feito o time cair para terceiro lugar, o resultado tirou o bom humor do técnico tricolor.

Renato Gaúcho apareceu para conceder entrevista coletiva depois da partida, mas não chegou a concluí-la - a conversa com o técnico durou apenas cinco minutos. No momento em que respondia sobre o desempenho do ataque, o telefone de um dos repórteres tocou. Renato interrompeu a resposta e reclamou:

- Assim não dá. Vamos nos entender, gente - disse. - Vocês querem entrevista e falar ao mesmo tempo.

Quando voltou a falar, porém, não completou sua frase. Se irritou mais uma vez e saiu em direção ao vestiário, reclamando da conduta dos jornalistas.

- Me desculpem, mas assim não dá.

Renato jogo Ponte Preta e Grêmio (Foto: Rodrigo Villalba / Agência Estado) 
Renato em jogo com a Ponte Preta (Foto: Rodrigo 
Villalba / Agência Estado)
 
Antes de ter se irritado, o treinador chegou a analisar a partida. Acredita que o time se comportou bem e teve "inúmeras chances de matar o jogo". Destacou, ainda, que o jogo contra o Góias, em casa, no próximo domingo, deixa viva a chance de vaga direta para a Libertadores da América.

- Não tomamos o gol porque queríamos. Foi a única falha e a Ponte Preta se aproveitou disso.

Durante a partida, o Grêmio esteve muito bem. Tivemos inúmeras oportnidades, mas é sempre difícil jogar com esses times (que lutam para não cair).

 A Ponte jogou a vida - apontou. -Queríamos os três pontos, não deu, levamos um ponto e agora temos a condição de jogar contra o Goiás em frente a nossa torcida. É um jogo de seis pontos.

Na 36ª rodada, o Tricolor acabou ultrapassado pelo Atlético-PR, que goleou o rebaixado Náutico em 6 a 1. Ambos tem 61 pontos, mas o Furacão ficou com a vice-liderança pelo saldo de gols.

Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs

Jorginho joga toalha, aceita queda da Ponte Preta e foca na Sul-Americana

Após empate por 1 a 1 com o Grêmio, técnico da Macaca prefere não trabalhar com as mínimas chances de permanência na elite: 'A gente não conta mais com isso'

Por Campinas, SP

Jorginho cansou de lutar contra os números. O otimismo que acompanhou o técnico ao longo de todo o drama da Ponte Preta no Campeonato Brasileiro deu lugar a um discurso realista após o empate por 1 a 1 com o Grêmio, na tarde deste domingo, no Majestoso (assista aos melhores momentos no vídeo ao lado). O resultado praticamente sacramentou o rebaixamento. Só um verdadeiro milagre salva a Macaca. Jorginho, no entanto, prefere não alimentar ilusões e jogou a toalha, aceitando a iminente queda e deixando o caminho livre para o foco exclusivo na Sul-Americana.

- A gente sabe que matematicamente tem uma possibilidade, mas a gente não conta mais com isso. Agora é pensar na Sul-Americana. Eu fico muito triste. Queria muito deixar a Ponte na Série A. Queria agradecer muito o apoio da torcida. Mas é ficar triste até meia noite de hoje só. Amanhã já é pensar no São Paulo. O nosso torcedor merece e precisa de uma alegria na quarta-feira – afirmou, em entrevista coletiva. 


Eu fico muito triste. Queria muito deixar a Ponte na Série A
Jorginho, técnico da Ponte Preta

 Jorginho trabalhava com três vitórias nas três partidas finais para sonhar em escapar. Além disso, precisaria contar com tropeços de Vasco, Coritiba e Fluminense. Agora, a situação é ainda pior. Além de a Macaca ter de fazer 100% contra Portuguesa, em casa, e Internacional, fora, Fluminense e Coritiba têm de perder os jogos restantes, e o Vasco só pode somar um ponto, além de tirar uma grande diferença de saldo. Uma combinação improvável e que não anima nenhum um pouco Jorginho. A Ponte é a vice-lanterna, com 36 pontos, a seis do Fluminense, o primeiro fora de degola. O Coxa também tem 42, um a mais que o Vasco.

- A gente teve todas as oportunidades de sair dessa situação. Não adianta colocar a culpa em ninguém. A pontuação no primeiro turno foi muito ruim. Eu assumo toda a responsabilidade, seja no jogo de hoje, como nos outros jogos. Foram detalhes ao longo da campanha que nos rebaixaram, como o jogo contra o Flamengo, o do Náutico e o de hoje – analisou o comandante alvinegro. 


 As partidas às quais o técnico da Macaca se refere aconteceram no segundo turno. Nas três, a equipe saiu na frente, mas não conseguiu segurar o resultado. Contra o Flamengo, a Ponte vencia em casa, com um a mais, até os 44 minutos do segundo tempo, quando levou o empate. Diante do lanterna e saco de pancadas Náutico, a Macaca levou a virada  no fim do segundo tempo. Por fim, neste domingo, foi para o intervalo em vantagem, mas cedeu a igualdade para o Grêmio no início da etapa final. 

Com a situação praticamente irreversível no Brasileirão, a Ponte pode, enfim, priorizar a Sul-Americana, na qual está na semifinal, com boas possibilidades de avançar à decisão e buscar o primeiro título em 113 anos de história. Quarta-feira, a Macaca decide a vaga para a final contra o São Paulo, em Mogi Mirim, com a vantagem de ter vencido a ida por 3 a 1, no Morumbi. Caso confirme a classificação, as duas rodadas finais da Série A virarão mera formalidade, independentemente das mínimas chances de permanência na elite. 

- Diante da pequena possibilidade que a gente tem (de escapar), a gente precisa dar total atenção à Sul-Americana. Se passar do São Paulo, com certeza todos os jogadores titulares vão descansar para a final e não vão jogar mais no Brasileiro. Mas repito: ainda é preciso confirmar a classificação. O São Paulo é um grande time. Não tem nada ganho – finalizou Jorginho.
  
Jorginho, técnico da Ponte Preta (Foto: Carlos Velardi/ EPTV) 
Jorginho jogou a toalha na luta contra o rebaixamento 
no Campeonato Brasileiro (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)

FONTE:



Empate praticamente rebaixa a Ponte e coloca Grêmio em alerta no G-4

Macaca sai na frente no primeiro tempo, mas Tricolor empata na etapa final. Só milagre salva os paulistas. Gaúchos perdem a vice-liderança da Série A

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

Os números insistem em adiar o que parece inevitável. A conta da Ponte Preta para pensar em escapar do rebaixamento passava por três vitórias nas três partidas finais. A Macaca sequer conseguiu cumprir com a primeira parte da missão e ficou no empate por 1 a 1 com o Grêmio na tarde deste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O placar não é bom para ninguém, mas pior para os paulistas, que só não caíram ainda graças à derrota do Fluminense para o Santos e ao empate do Coritiba com o Internacional. Para o Grêmio, a igualdade custou a vice-liderança e embolou a briga pelo G-4.

Com o resultado, a Ponte chegou aos 36 pontos, na vice-lanterna, e depende de um verdadeiro milagre para permanecer na elite nacional. Além de fazer 100% contra Portuguesa, em casa, e Internacional, fora, Fluminense e Coritiba precisam perder os dois jogos, e o Vasco só pode somar um ponto. Flu, o primeiro fora do Z-4, e Coxa têm 42 pontos, um a mais que o Vasco. Sem contar a diferença de 11 gols no saldo em relação ao Fluminense que a Ponte terá de tirar para deixar a degola. Uma combinação improvável.

- Nossa situação é muito complicada. Não conseguimos fazer nossa parte em casa. Infelizmente é a nossa situação, agora é torcer por um milagre – disse Diego Sacoman, praticamente conformado com o rebaixamento.

Na parte de cima da tabela, o Grêmio viu a série de duas vitórias consecutivas ser quebrada e o Atlético-PR tomar a segunda colocação. Ambos têm 61 pontos, mas o Furacão leva vantagem no saldo de gols (13 contra 6). Em terceiro, o Tricolor gaúcho tem um confronto direto pelo G-4 no próximo domingo, quando recebe o quarto colocado Goiás, com 59 pontos. Para Zé Roberto, o que ficou de positivo foi a postura da equipe.

- Não conseguimos criar tantas chances, mas o volume de jogo foi bom, adiantamos a marcação, pressionamos. O empate ficou de bom tamanho pela entrega na partida.

O domingo até começou animador para a Macaca. Adaílton colocou a Ponte na frente no primeiro tempo, mas Vargas deixou tudo igual para os gaúchos no início da etapa final. Do drama do Brasileiro, a Alvinegra campineira agora se concentra na Sul-Americana. Quarta-feira, às 21h50, em Mogi Mirim, o time decide uma vaga na decisão do torneio continental contra o São Paulo, com a vantagem de ter vencido no Morumbi por 3 a 1. O comportamento da torcida ao apito final, aplaudindo e apoiando a equipe, mostrou que o que importa daqui para a frente é a busca pelo primeiro título em 113 anos de história.

Barcos jogo Ponte Preta e Grêmio (Foto: Rodrigo Villalba / Futura Press) 
Ferron e Barcos disputam lance: empate ruim para os 
dois (Foto: Rodrigo Villalba / Futura Press)
 
Eficiência da Ponte decide primeiro tempo
Deu para contar nos dedos de uma mão os lances de lucidez de Ponte e Grêmio no primeiro tempo. Foram três para os gaúchos e um para a Macaca. Como nem sempre quantidade quer dizer qualidade, a eficiência garantiu a vantagem aos campineiros antes do intervalo. Os erros de passe e a condição do gramado, encharcado em alguns pontos devido à chuva que castigou Campinas no início da tarde, atrapalharam os times.

Após um início sonolento, com as duas equipes se estudando, o Grêmio deu o cartão de visitas com Kleber. Após investida consciente de Alex Telles pela esquerda, o atacante pegou de primeira, mas parou em Edson Bastos. A resposta da Ponte foi imediata. E fatal. Adrianinho puxou contra-ataque de três pontepretanos contra dois gremistas. Com Adaílton pela esquerda e Fellipe Bastos pela direita, preferiu o primeiro, que ajeitou e bateu cruzado para abrir o placar, aos 15 minutos.

Foi a primeira e única chance clara da Ponte na etapa inicial. O domínio territorial foi gremista, mas a trave, em chute de Vargas, e a má pontaria de Barcos, após passe preciso de Zé Roberto, impediram o empate tricolor.

Grêmio aumenta drama da Ponte com empate
A Ponte recuou demais no início do segundo tempo, apostando exclusivamente em uma bola para tentar matar o jogo. A bola poderia ser a que sobrou nos pés de Fellipe Bastos, dentro da área, mas a defesa gremista travou na hora. A excessiva postura defensiva da Ponte chamou o Grêmio, que não demorou a empatar. Em jogada individual de Zé Roberto, Vargas completou cruzamento de cabeça e ainda contou com o desvio de Uendel para balançar as redes, aos nove minutos.

Precisando da vitória, Jorginho partiu para cima ao tirar o volante Alef e colocar um terceiro atacante: Rafael Ratão. Também trocou o armador. Saiu Adrianinho e entrou Elias. Do lado do Grêmio, Renato Gaúcho apostou em Maxi Rodriguez e Elano nos lugares de Kleber e Zé Roberto. A necessidade de ambos deixou o jogo aberto.

Rafael Ratão teve a oportunidade de recolocar a Macaca na frente, mas cabeceou por cima, na entrada da pequena área. Elano, em chute forte, obrigou Edson Bastos a trabalhar. Foi lá e cá nos minutos finais, mas ninguém conseguiu tirar o 1 a 1 do placar. Bressan, no último lance, esteve perto de selar o rebaixamento da Ponte, mas Edson Bastos, com a ponta dos dedos, evitou a queda antecipada. Ruim para os dois. Pior para a Macaca, ainda mais abraçada com a Série B de 2014.

 
FONTE:
 

Seleção lança uniforme da Copa, e Felipão diz: 'Falta a sexta estrela'

Luiz Gustavo apresenta camisa com poucas mudanças em relação à atual. Principal alteração é a gola retrô verde, da mesma cor de detalhe na ponta das mangas

Por Rio de Janeiro

camisa Seleção Brasileira apresentação Luiz Gustavo (Foto: Cintia Barlem)Luiz Gustavo com a tradicional combinação: camisa amarela e calção azul (Foto: Cintia Barlem)
 
A anfitriã da grande festa do futebol mundial já tem traje de gala para usar na Copa do Mundo de 2014. Na tarde deste domingo, no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, a fornecedora de material esportivo da CBF lançou os uniformes da seleção brasileira para o Mundial. Único dos jogadores ultimamente convocados presente no lançamento, o volante Luiz Gustavo, do Wolfsburg, da Alemanha, foi o responsável por servir de modelo e vestir a amarelinha, fazendo a apresentação com o técnico Luiz Felipe Scolari.

- Adorei o que vi. Só posso fazer um único comentário. Falta alguma coisa: a sexta estrela. Temos que colocá-la após a Copa do Mundo - afirmou Felipão.

A principal novidade do modelo novo foi na gola, estilo "retrô" na cor verde, combinando com o detalhe da mesma cor, agora mais fino, nas mangas. O escudo também sofreu alteração, ficando um pouco maior do que os anteriores e ganhando um tom brilhante na parte amarela. Também estão diferentes os números, com bordas fluorescentes, e as letras usadas nos nomes dos jogadores. Ambos apresentam grafia mais fina do que anteriormente.

- É uma honra vestir a camisa da nossa Seleção. Fico feliz pela oportunidade de representar aqui milhares de jogadores que querem disputar a Copa do Mundo. Vou ter essa oportunidade e darei o meu melhor.

camisa Seleção Brasileira apresentação Luiz Gustavo (Foto: Cintia Barlem) 
Letras e números da camisa da seleção brasileira 
são diferentes dos usados anteriormente 
(Foto: Cintia Barlem)

Membro do Comitê Organizador Local da Copa de 2014, o ex-jogador Ronaldo também participou do lançamento. Campeão e artilheiro do Mundial de 2002, recordista de gols na história do torneio, e ainda vice em 1998, o atacante brincou sobre a sua condição atual de aposentado dos gramados.

- Ficou bem justinha nele (Luiz Gustavo). Não daria mais em mim não (risos). Está linda. Tenho uma historia fantástica com essa camisa. Tenho saudades. Passei os melhores momentos da minha vida com essa camisa. Mas entendo e aceito completamente que não dá mais (risos) – disse o Fenômeno, arrancado risos dos presentes no evento no Forte de Copacabana.

Ronaldo apresentação camisa Seleção Brasileira (Foto: Cintia Barlem) 
Ronaldo em frente a um telão com sua imagem na 
Copa de 1998: (Foto: Cintia Barlem)

Antes da apresentação, o presidente da Nike, Trevor Edward, fez um discurso de exaltação ao talento brasileiro com a bola nos pés.

- Toda vez que visito este país incrível, vejo esta paixão fantástica dos brasileiros por esporte. Se a Nike fosse um país, seria o Brasil. Ninguém joga futebol como o Brasil. Nós só entendemos o futebol quando o olhamos com os olhos dos brasileiros. A torcida, os jogadores, a mágica. O mundo ama o futebol brasileiro. A Copa do Mundo será uma grande oportunidade de os melhores jogadores do mundo jogarem no Brasil, o país do futebol - disse Trevor Edward antes de apresentar a camisa.

O uniforme também é recheado de tecnologia para facilitar a vida dos craques brasileiros. É possível notar pequenos buracos feitos a laser nas laterais para ajudar na ventilação.

A Seleção vai usar o uniforme novo pela primeira vez em 5 de março do ano que vem, no único amistoso programado antes da Copa do Mundo. No Soccer City, em Joanesburgo, o Brasil enfrenta a África do Sul, anfitriã da última Copa.

O evento de lançamento, batizado "Nike Festival do Esporte", começou no Forte de Copacabana, mas vai durar até a noite deste domingo. A Nike preparou um grande show para apresentar o uniforme para o grande público, no Aterro do Flamengo. A festa contará com shows de artistas como a cantora Ivete Sangalo, o sambista Thiaguinho, os funkeiros MC Naldo e Anitta, além dos rappers Marcelo D2 e Emicida.

camisa Seleção Brasileira apresentação jogadores (Foto: Cintia Barlem) 
Paulinho, Thiago Silva, Neymar, David Luiz e Bernard em 
painel com a nova camisa da Seleção (Foto: Cintia Barlem)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/11/uniforme-da-selecao-para-copa-e-apresentado-por-fornecedor-no-rio.html

Torcida pede Herrera e cubana se emociona com retorno à Arena Praia

Atacante faz primeira partida em casa, após lesão sofrida no ano passado. Retorno é coroado com título do Campeonato Mineiro em cima do Minas

Por Uberlândia, MG

Herrera, ponteira do Praia Clube (Foto: Divulgação/Praia Clube) 
Herrera foi ovacionada pela torcida praiana
(Foto: Divulgação/Praia Clube)
 
Parecia que a torcida do Praia Clube não seria presenteada com o retorno da cubana Herrera na final do Campeonato Mineiro. No primeiro set, o técnico Spencer Lee deixou a jogadora apenas torcendo no banco de reservas.

Na segunda etapa, Herrera iniciou um aquecimento, porém, o treinador não a colocou e deixou todos ainda mais apreensivos.

O desejo era tão grande de ver a principal atacante do time em quadra que, antes mesmo do primeiro ponto do terceiro set, os gritos pedindo a cubana em quadra tomaram conta da arquibancada: “ Herrera, Herrera, Herrera!".

Mas o pedido não foi aceito de imediato. Spencer preferiu corrigir o posicionamento do time, voltou para o banco, dialogou com o assistente Amorival Gonçalves, até que, na metade do set, a camisa 12 foi chamada. O ginásio veio abaixo. Herrera entrou, fez três pontos em seu melhor estilo, com pancadas, e deixou uma ótima impressão para a sequência da temporada 2013/14.

- A volta dela é um processo natural. A Herrera participou, nesta semana, de dois jogos com o Brasília, jogando dois sets no primeiro jogo e praticamente o tempo inteiro na segunda partida. Ela está voltando, está motivada e considero a Herrera é um grande ídolo do esporte de Uberlândia. E ouvir seu nome gritado com certeza vai dar a ela uma injeção de ânimo – disse o técnico Spencer Lee.


Com os pontos e o apoio incondicional da torcida, Herrera comemorou o retorno aos jogos em Uberlândia e se emocionou após a partida.
 

" A Herrera é um grande ídolo do esporte de Uberlândia. E ver seu nome gritado com certeza dar a ela uma injeção de ânimo
Spencer Lee
 
- Me senti muito feliz com torcida. Estou voltando agora de cirurgia e tenho que ter calma. Não posso jogar uma partida completa, pois tenho que entrar devagar para ganhar ritmo de jogo. Ainda preciso de mais força.  Fiquei muito feliz com a vitória, pelo fato de ser campeã mineira e ter o apoio de todos aqui de Uberlândia – agradeceu a atacante.

O Praia Clube venceu o Minas na noite de sexta-feira pela final do Campeonato Mineiro, por 3 sets a 0. Este foi o primeiro jogo de Herrera em Uberlândia depois da lesão sofrida no fim de 2012. Antes, ela esteve em Brasília enfrentando a equipe da casa, em duas partidas amistosas. A expectativa agora é pela reestreia na Superliga, que pode ocorrer na próxima sexta-feira, diante do Campinas, fora de casa.


Praia Clube (Foto: Rosângela Borges/Praia Clube) 
Jogando em casa, o Praia Clube bateu o Minas 
e conquistou o tricampeonato mineiro(Foto: 
Rosângela Borges/Praia Clube)
 

Mari Paraíba pega buquê em casamento e brinca nas redes sociais

Com todo seu charme, jogadora do vôlei de praia posta foto durante festa

Por Rio de Janeiro

Beldade do vôlei de praia, a jogadora Mari Paraíba mostrou todos seu bom humor através das redes sociais. Neste sábado, a atleta postou uma foto em sua conta no Instagram após pegar o buquê em um casamento. Esbanjando charme de vestido longo, Mari fez piada.
 
- Peguei o buquê... #quantasorte #logoagora #faltaonoivo #chegalogo #ounão #voucasar #soquenão - publicou.

Mari Paraiba (Foto: Reprodução / Instagram) 
Mari posta foto com buquê e brinca com fãs nas redes 
sociais (Foto: Reprodução / Instagram)

Durante a semana, Mari Paraíba aproveitou o tempo fora do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 

para visitar os familiares em Salvador. Na última sexta-feira, pelas redes sociais, a musa do vôlei de praia postou fotos ao lado da família na Praia de Pitanga. Ela não disputou a última etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em Guarujá.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/mari-paraiba-pega-buque-em-casamento-e-brinca-nas-redes-sociais.html

Sesi-SP passa pelo Campinas e sai na frente na semifinal do Paulista

Mais equilibrada, equipe leva a melhor no jogo 1; próximo confronto será na terça

Por Sâo Paulo

O primeiro passo foi dado. De olho em sua primeira final do Campeonato Paulista em três anos de atividade, o Sesi-SP fez o dever de casa e saiu na frente na semifinal contra o Campinas. Neste domingo, na Vila Leopoldina, venceu por 3 sets a 1, parciais de 21/19, 21/19, 17/21 e 21/18. O jogo 2 será na terça-feira, no interior de São Paulo, com transmissão do SporTV. Em caso de uma vitória para cada lado, a vaga na decisão será disputada no golden set, logo após a partida.

- Conseguimos anular as principais bolas delas. Valeu, mas não definiu nada. Na terça tem outra pedreira e temos que estar focados para ganhar lá - disse o técnico Talmo Oliveira.

O jogo
Os erros de passe do Campinas foram facilitando a vida das anfitriãs. As duas falhas de Tandara no ataque também contribuíram para que o Sesi-SP abrisse 13/7. Natália reagiu. Fez dois pontos seguidos e acordou o time. Talmo pediu tempo. As adversárias marcaram mais um ponto (13/11), mas pararam por ali. Dani Lins, que voltou ao grupo depois de um período se recuperando de uma fratura no pé esquerdo, distribuía bem as jogadas, o bloqueio funcionava e a equipe da casa voltava a fugir no placar (18/12). Outra vez o Campinas subiu de produção e teve em Natália sua principal arma. O time fez seis pontos seguidos, dois deles em duas oportunidades de ataque desperdiçadas por Pri Daroit. Tudo igual (18/18). Na reta final, o Sesi-SP retomou o controle e fechou o set: 21/19. 

Vôlei Sesi-Sp e Amil (Foto: Reprodução / Facebook ) 
Bloqueio do Sesi-SP fecha a porta para o ataque 
de Tandara (Foto: Reprodução / Facebook )

Com um postura mais agressiva, o Campinas se impôs na parcial seguinte. Talmo trocava as peças, mas a situação não mudava. A diferença chegava aos sete pontos (11/4). Até que a combinação de bloqueio começou a funcionar. Nem Natália nem Tandara conseguiam passar pelo paredão que se erguia do outro lado da rede. Graças a ele, o Sesi-SP voltou para o jogo. E não demorou a conseguir a virada (18/17). José Roberto Guimarães pedia atenção. Só que Bia e Neneca também estavam atentas e, acionadas por Dani Lins no momento decisivo, corresponderam: 21/19.

As campeãs olímpicas Walewska e Natália chamavam o time campineiro. As companheiras respondiam e se mantinham na frente no terceiro set (10/7). O bloqueio das anfitriãs voltou a funcionar bem e abriu caminho para a virada (14/13). As visitantes não se entregaram. Com a boa passagem de Kristin pelo saque, retomaram o comando do placar e não olharam mais para trás: 21/17 para o Campinas.
    
Dani Lins Sesi-Sp e Amil (Foto: Reprodução / Facebook ) 
Dani Lins comemora mais um ponto da equipe no j
ogo 1 (Foto: Reprodução / Facebook )

Mordido, o Sesi-SP tentava consertar o rumo. O Campinas se empenhava na defesa e equilibrava o jogo. Depois de dois grandes ralis, a equipe da capital contou com bom momento de Bia para abrir 14/11. O time de Zé Roberto já errava mais e ainda era parado no bloqueio. Com dificuldades de virar as bolas, viu as adversárias comemorarem a vantagem na série: 21/18.
 
- O Sesi jogou melhor taticamente, e nosso time cometeu erros que foram cruciais. Vamos ver agora o jogo que terça-feira - disse Zé Roberto.  

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/sesi-sp-passa-pelo-campinas-e-sai-na-frente-na-semifinal-do-paulista.html

Bernardinho valoriza conquista após desgaste emocional contra a Rússia

Brasil se recupera de virada no penúltimo jogo, segura reação da Itália e embolsa o título da Copa dos Campeões. Treinador destaca experiência rumo aos Jogos do Rio

Por GLOBOESPORTE.COMTóquio, Japão

Bernardinho vôlei jogo Brasil x Japão (Foto: AP)Bernardinho dá instruções para Wallace na Copa dos Campeões, em Tóquio, no Japão (Foto: AP)

Apesar do susto diante da Itália, que imprimiu uma reação ao ver o Brasil abrir 2 a 0, levando a disputa para o tie-break, o time comandado por Bernardinho se recuperou a tempo de conquistar um título de grande expressão no vôlei. Após garantir a medalha de prata nos Jogos de Londres e na Liga Mundial deste ano, em Mar Del Plata, a seleção brasileira superou os italianos por 3 a 2, e ergueu a taça da Copa dos Campeões, em Tóquio, no Japão.

O técnico verde e amarelo elogiou o desempenho dos jogadores, principalmente, depois do tropeço contra a Rússia, no dia anterior. Na ocasião, a seleção entrou em quadra podendo ser campeã de forma antecipada, abriu 2 a 0 e tinha três pontos de vantagem no terceiro, mas sucumbiu à pressão dos atuais campeões olímpicos, levou a virada e precisou se contentar com a derrota.

- Como o grupo iria sobreviver depois da derrota de contra a Rússia era muito importante. Um jogo como aquele nos consome física e emocionalmente. Voltar à quadra e jogar um bom voleibol, mesmo que ainda com emoções, saber resistir a tudo aquilo e vencer uma partida é algo que há de ser louvado. A equipe foi um time, os jogadores que entraram deram conta do recado, como o Lipe e o Eder, e todos colaboraram no projeto - analisou Bernardinho.


Brasil festeja o tetra da Copa dos Campeões de vôlei (Foto: Divulgação/FIVB) 
Brasil festeja o tetra da Copa dos Campeões, 
na madrugada do último domingo, em Tóquio 
(Foto: Divulgação/FIVB)

O treinador destacou ainda a importância deste título para o ciclo olímpico em busca de bons resultados nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.A conquista trouxe experiência para a nova geração de jogadores ao longo do processo de renovação.

- Suprir as ausências de Dante e Vissotto, que participaram do ciclo anterior, também foi importante. Muito se fala que todas as seleções estão renovadas, mas nenhuma delas carrega o peso que esses rapazes que estão aqui têm. Eles carregam, certamente, um peso maior. Fico feliz pela capacidade dos jogadores que resistiram a uma batalha como a de hoje e por terem vivido tudo isso. Todas as situações vividas aqui nessa competição geraram, sem dúvida, uma experiência muito grande a esse grupo - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/apos-derrota-traumatica-bernardinho-elogia-reabilitacao-algo-ser-louvado.html

Vitor Belfort: 'Minha luta pelo título do UFC será em um estádio de futebol'

Desafiante número um ao cinturão dos médios, veterano diz que esgotará a lotação contra qualquer que seja o seu adversário. Até mesmo do Maracanã

Por Rio de Janeiro

Apontado como o próximo desafiante ao cinturão dos pesos-médios do UFC, Vitor Belfort não pretende torcer para Chris Weidman ou Anderson Silva na luta do UFC 168 que definirá seu próximo oponente. O "Fenômeno", que vem de três vitórias espetaculares, curiosamente conquistadas com chutes altos em um tempo somado de apenas 10m16s (6m27s contra Michael Bisping, 2m32s contra Luke Rockhold e 1m17 contra Dan Henderson), garantiu em entrevista ao site "MMA Fighting" que não cria expectativas sobre quem enfrentará, mas acredita que, qualquer que seja o adversário, a luta acontecerá em um estádio de futebol.

FRAME Vitor Belfort igreja (Foto: Reprodução) 
Vitor Belfort acredita que disputará o cinturão dos médios
 do UFC em um estádio no Brasil (Foto: Reprodução)
 
- A luta será em um estádio de futebol. Tenho certeza que podemos lotar o Maracanã ou qualquer outro estádio no Brasil. Seria muito interessante. Sei que o UFC virá com a melhor ideia possível, porque eles estão muito focados no Brasil. Quanto a mim, só estou esperando o vencedor. Não crio expectativas para não me frustrar mais tarde. Conquistei o direito de disputar o cinturão, e lutarei contra quem vencer a luta de dezembro. Só quero entrar lá e ouvir: 'O novo campeão dos pesos-médios...". Eu tenho um objetivo, que é derrotar o campeão e conquistar o título.

Mais Combate.com: confira as últimas notícias do mundo do MMA
Para o veterano de 36 anos de idade, Chris Weidman não pode deixar Anderson Silva controlar a luta.

- Weidman não pode deixar Anderson Silva ditar o ritmo da luta. Anderson é o tipo de lutador que leva o adversário a fazer o jogo que ele quer. Weidman tem que fazer a sua luta. Vou assistir à esse combate sem me importar contra qual deles vou lutar. O certo é que estarei ainda melhor quando voltar ao octógono. Sei que é difícil de acreditar que farei mais do que fiz nas últimas lutas, mas eu vou fazer. Venho trabalhando muito, e tem muitas coisas que ainda não executei. Meu melhor ainda está por vir. Meu jogo de chão está melhorando cada vez mais desde que comecei a treinar com Gilbert Durinho, e nem falo mais sobre wrestling, já que trabalho com o Michael Jordan do wrestling, Kenny Monday. O certo é que vou treinar focado tanto no Anderson quanto no Weidman, e concentrado também nas minhas habilidades - finalizou.

Banner UFC Combate (Foto: Combate)
 

Torcida do Sport faz a festa no Recife com volta do time à Série A em 2014

Rubro-negros comemoram volta por cima do Leão na chegada dos atletas à capital pernambucana; acesso foi conquistado no último sábado, em MG

Por Thiago Ribeiro Recife

Os jogadores do Sport, único clube de Pernambuco na Série A em 2014, já estão no Recife. Os atletas rubro-negros desembarcaram há pouco na capital pernambucana, mas não tiveram contato com nenhum torcedor no aeroporto. Os jogadores subiram no ônibus ainda na pista de pouso e decolagem e de lá seguiram para a Av. Mascarenhas de Morais para um cortejo em veículo aberto até a sede do clube.

Torcida Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Torcida toma as ruas da capital pernambucana desde 
cedo (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
Nas imediações do aeroporto, uma multidão vestida de vermelho e preto tomou conta das ruas. Segundo a Polícia Militar, estima-se que cerca 50 mil pessoas ocuparam as ruas do Recife. Murilo Martins, pai de Murilo, sete anos, levou o filho para recepcionar os jogadores do Sport.
Torcida Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Ônibus rubro-negro é cercado pela multidão (Foto: 
Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
- É uma maravilha trazer a garotada para comemorar junto com a torcida. Essa é a primeira vez que trago meu filho para este tipo de festa e desde cedo ele está muito empolgando, sempre repetindo que o Sport está na primeira divisão.

Os jogadores por sua vez se comportaram como verdadeiros torcedores. Alguns sem camisa, cantavam o característico "cazá, cazá, cazá" da torcida do Sport. Outros lembram que o Sport sempre renasce e usaram a máscara de Jason, que passou a ser utilizada pelos rubro-negros em algumas partidas.


Torcida Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Torcida do Sport toma conta das ruas do Recife; 
Polícia Militar estima 50 mil pessoas na comemoração 
(Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
No Sport desde 2006 e maior ídolo da torcida rubro-negra atualmente, o goleiro Magrão não conseguia esconder a emoção.

- É muito bom poder fazer parte dessa conquista. Eu sinto uma sensação muito boa, parecida com a que eu vivi quando fui campeão aqui no Sport. Temos que agradecer a essa torcida por tudo que ela fez por nós. As ruas estão lindas.

Empolgado com a presença dos torcedores nas ruas, o atacante Marcos Aurélio, grande nome da equipe na competição não cansava de comemorar.

- Estou explodindo de felicidade. Isso aqui é demais. Todos estão de parabéns, principalmente essa torcida maravilhosa que veio nos receber.

O técnico Geninho também celebrou a festa da torcida do Sport.

- Vim para o Sport com a ideia de recuperar o time da situação que vivia. Já conheço o clube e a torcida, mas a festa de hoje está muito linda - disse o treinador rubro-negro.

Torcida Sport (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press) 
Jogadores do Sport se divertem no caminho do aeroporto 
até a Ilha (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)
 
FONTE:

Vettel vence em SP e iguala recordes; Massa é penalizado no adeus à Ferrar

Alemão alcança nove vitórias consecutivas e 13 na temporada em dobradinha com Webber, que se despede da Fórmula 1. Brasileiro termina em sétimo em Interlagos

Por São Paulo

a largadaFelipe Massa ganha três posições, e Rosberg passa Vettel
 
massa é punido 
Brasileiro é penalizado com drive-through e perde posições 
 
despedida 
Em seus últimos metros na Fórmula 1, Webber anda sem capacete





Chuva “indecisa”, despedida do companheiro de equipe, problema no pit stop. Nada disso segurou o ímpeto de Sebastian Vettel no GP do Brasil, que encerrou a temporada 2013 da Fórmula 1 como de costume: à frente de todos os seus rivais. Com a 13ª vitória no ano, o alemão igualou dois recordes: o de maior número de vitórias consecutivas (nove), que durava seis décadas em poder do italiano Alberto Ascari, e o de triunfos em uma mesma temporada, chegando à mesma marca alcançada por seu compatriota Michael Schumacher em 2004. Uma festa com direito a dobradinha, já que Mark Webber superou a largada ruim e terminou a prova de Interlagos na segunda posição em seu 215º e último GP na Fórmula 1. O australiano celebrou o fim de sua carreira de forma inusitada, guiando o carro sem capacete em uma imagem antológica.

E no dia da despedida de Felipe Massa da Ferrari, a equipe italiana voltou ao pódio com Fernando Alonso após cinco corridas de ausência. Antes da prova, o espanhol declarou que gostaria de ajudar o brasileiro. E até certo ponto tinha a oportunidade de brindar o companheiro, que vinha em quarto, com um pódio diante de sua torcida. Porém, Massa foi punido por ultrapassar a linha branca na saída dos boxes após um pit stop e terminou apenas em sétimo lugar.


- Estava sendo uma excelente corrida. Uma pena o que aconteceu. Tomar drive drive-through por isso, nunca vi, primeira vez. Uma pena porque o resultado seria bem diferente de um sétimo lugar. Talvez até um pódio. Uma pena - disse Massa.

Mesmo com Nico Rosberg e Lewis Hamilton fora do pódio, em quinto e nono, respectivamente, a Mercedes assegurou o vice-campeonato do Mundial de Construtores, levando a melhor sobre a Ferrari.


F1 GP do Brasil vettel (Foto: Agência Reuters) 
Vettel chega em primeiro e iguala recordes de Alberto 
Ascari e Michael Schumacher (Foto: Agência Reuters)

a largada
Vettel não tracionou bem na largada e foi surpreendido por Rosberg, que assumiu a ponta. Alonso também tentou dar o bote, mas não conseguiu ganhar posições e ainda perdeu o terceiro lugar para Hamilton, que já tinha deixado Webber para trás. Reconhecidamente bom em largadas, Massa protagonizou mais uma boa partida, sua última partida pela Ferrari. Deixou Grosjean, Ricciardo e Vergne para trás, pulando de nono para sexto.

Mas Rosberg durou pouco na liderança. Logo no fim da primeira volta, Vettel deu o troco na reta principal e retomou a primeira colocação. Com o outro carro da Mercedes, Hamilton sofria ainda mais, perdendo terreno para Alonso e Webber.
 
O primeiro abandono veio já na quarta volta. O motor da Lotus de Romain Grosjean estourou e deixou um rastro de fumaça na "Subida do Café", atrapalhando a visão dos demais competidores (confira no vídeo ao lado). Assim como Hamilton, Rosberg sofria para se defender com uma Mercedes não tão veloz na reta. Em três voltas, ele perdeu posições para Alonso e Webber, caindo para quarto.


Enquanto isso, com pista livre, Vettel voava na frente. Em apenas dez voltas, a vantagem dele para o vice-líder Alonso já era de oito segundos. Webber era terceiro, seguido por Rosberg, Hamilton e Massa. Na 11ª volta, Hamilton deixou para trás seu companheiro de Mercedes, Rosberg, e assumiu o quarto lugar. Dois giros depois, foi a vez de Webber tomar a segunda colocação de Alonso. Mais atrás, Pérez e Bottas protagonizavam um bom duelo por uma vaga na zona de pontuação.
massa é punido e perde posições

F1 GP do Brasil Felipe Massa (Foto: EfeServicios) 
Após ganhar posições na rodada de pit stops, Massa 
perde colocações ao ser penalizado (Foto: EfeServicios)

Nesta mesma volta, Vergne inaugurou o trabalho nos boxes. O primeiro dos ponteiros a fazer sua parada foi Massa, no 20º giro da prova. O brasileiro retornou à pista em nono e começou a pisar fundo. Vettel fechou a primeira rodada de pit stops na 24ª volta e manteve a ponta com tranquilidade. Alonso recuperou a posição de Webber nos boxes e subiu para segundo. Mas quem mais lucrou foi Massa, que, com a parada precoce, conseguiu ganhar duas colocações, de Hamilton e Rosberg.

Com 30 voltas completadas, Vettel possuía exatos dez segundos de vantagem sobre o segundo colocado Webber. Alonso era o terceiro, logo à frente de Massa. O brasileiro vinha fazendo uma bela prova de despedida pela Ferrari, mas um detalhe acabou o prejudicando consideravelmente. Ele foi penalizado com um drive-through por tocar a linha branca na saída de seu pit stop (veja o vídeo ao lado e entenda melhor) e precisou cumprir uma passagem obrigatória pelos boxes.
 
Ao ser avisado pelo rádio sobre a punição, o piloto reclamou bastante: "Inacreditável". Ao pagar a penalidade, passou pelo pit lane acenando com a mão deixando evidente a sua insatisfação. Massa voltou à pista em oitavo, perdendo colocações para Hamilton, Button, Rosberg e Pérez.

hamilton e bottas tocam rodas
Folgado na liderança, Vettel passou a administrar a ponta e manteve os dez segundos de diferença para Webber até o fim da 40ª volta. Alonso seguia em terceiro, acompanhado por Hamilton, Button e Rosberg. Com a corrida prejudicada, Massa fez sua segunda troca de pneus, na 20ª volta.
 
E por falar em pneus, Bottas e Hamilton tocaram rodas e ambos se deram mal. A borracha do pneu traseiro esquerdo do finlandês da Williams se soltou completamente na hora, e ele acabou abandonando. Já o britânico da Mercedes viu seu pneu traseiro direito furar, mas pelo menos conseguiu levar o carro até os boxes. Hamilton foi punido com um drive-through pelo incidente. 

Nesse mesmo momento, a RBR se enrolava no pit stop do líder Vettel. Os mecânicos demoraram a levar o pneu dianteiro direito fazendo o alemão perder tempo. Webber, que entrara nos boxes logo atrás, teve que ficar esperando no pit lane (veja a trapalhada no vídeo acima.
 
E para adicionar mais ingredientes a uma corrida que já estava agitada, a chuva começou a dar as caras. Nas represas que cercam o autódromo, era possível ver as nuvens carregadas. Os primeiros pingos começaram a cair, primeiro na entrada da reta oposta e, pouco depois, em todo o circuito.

chuva dá toque de drama
A leve chuva deu contornos dramáticos às últimas voltas. Como o asfalto não estava muito molhado, os pilotos seguiram com pneus para pista seca, mas precisavam segurar seus carros na ponta dos dedos para não escapar. Após a confusão em seu pit stop, Vettel viu o companheiro Webber reduzir a diferença de dez para seis segundos.
 
Mas o alemão manteve seu costumeiro sangue frio e voltou a abrir vantagem para o australiano. Em terceiro aparecia Alonso, com uma grande margem à frente de um surpreendente Button, que alcançava o melhor resultado da McLaren no ano. Colado no britânico vinha Rosberg, seguido de perto por Pérez e Massa.

A chuva ameaçou, mas não chegou com força. Os pingos ainda caíam, mas não o suficiente para atrapalhar os pilotos. Vettel levou sua RBR com categoria até a bandeirada, para vencer mais uma corrida, alcançando mais dois recordes. Em sua última prova na F-1, Webber completou a dobradinha da RBR. Depois, tirou o capacete e percorreu seus últimos metros na categoria sentindo o vento no rosto. Alonso fechou o pódio, e Massa cruzou em sétimo.

resultados

1) Sebastian Vettel   (ALE/RBR)  - 1h32m36s300
 2) Mark Webber        (AUS/RBR)    + 10s452
 3) Fernando Alonso    (ESP/Ferrari)    +  18s9
 4) Jenson Button      (ING/McLaren)   +   37s3
 5) Nico Rosberg       (ALE/Mercedes   +   39s0
 6) Sergio Pérez       (MEX/McLaren)   +   44s0
 7) Felipe Massa       (BRA/Ferrari)  +  49s1
 8) Nico Hulkenberg    (ALE/Sauber)    + 1m04s2
 9) Lewis Hamilton     (ING/Mercedes)   +  1m12s9
10) Daniel Ricciardo   (AUS/STR)   + 1 volta
11) Paul di Resta      (ESC/Force India) + 1 volta
12) Esteban Gutiérrez  (MEX/Sauber)  + 1 volta
13) Adrian Sutil       (ALE/Force India) + 1 volta
14) Heikki Kovalainen  (FIN/Lotus)  + 1 volta
15) Jean-Eric Vergne   (FRA/STR)  + 1 volta
16) Pastor Maldonado   (VEN/Williams) + 1 volta
17) Jules Bianchi      (FRAMarussia)   + 2 voltas
18) Giedo van der Garde (HOL/Caterham)  +  2 voltas
19) Max Chilton   (ING/Marussia)  +   2 voltas


Abandonaram
20) Charles Pic    (FRA/Caterham)
21) Valtteri Bottas   (FIN/Williams) 
22) Romain Grosjean  (FRA/Lotus)


FONTE:

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/11/vettel-vence-em-sp-e-iguala-recordes-massa-e-penalizado-no-adeus-ferrari.html

Itália desafia autoridade do Brasil, mas seleção vence e fatura tetra no Japão

Após derrota dramática diante da Rússia, equipe de Bernardinho se enrola em partida decisiva e usa força de Lucão e Wallace para assegurar título da Copa dos Campeões

Por Japão

Após marcar 25/22 nos dois primeiros sets do duelo contra a Itália pelo título da Copa dos Campeões, o Brasil parecia caminhar para uma vitória tranquila, garantindo o tetracampeonato na competição disputada em Tóquio. Mas, depois do drama vivido diante da Rússia, no dia anterior, a equipe comandada por Bernardinho não conseguiu esconder o abatimento e permitiu que os rivais italianos encostassem no placar. Em um tie-break de tirar o fôlego, a seleção brasileira finalmente conteve a ansiedade, voltou a jogar com agressividade e consolidou a vitória por 3 sets a 2, com parciais de 25/22, 25/22, 23/25, 20/25 e 15/11.

- Precisávamos muito desse título. Batemos na trave na Olimpíada, depois de novo na Liga Mundial desse ano, então era muito importante começar um ciclo olímpico com um título de peso como esse. Enfrentamos as melhores seleções do mundo e estamos muito felizes. Sinto que cada vez mais estou amadurecendo e o mais importante é que temos outros líderes em quadra. O Lucão também contagia o grupo, o Sidão tem esse papel e fico feliz por ver que os caras que estão chegando estão entendendo bem a filosofia de trabalho. Por isso tudo conseguimos conquistar esse título - comemorou Bruninho.


Com 21 pontos, Lucão foi escolhido como melhor jogador da final (Foto: Divulgação / FIVB) 
Com 21 pontos, Lucão foi escolhido como melhor 
jogador da final (Foto: Divulgação / FIVB)

Mesmo diante da dramática virada da Rússia, o Brasil dependia apenas de qualquer vitória para assegurar o título, graças à liderança consistente na competição, com 10 pontos. Mas a Itália, que possuía oito, também entrou em quadra disposta a brigar pelo caneco do torneio, realizado desde 1993 e disputado em sistema de pontos corridos. Com o triunfo deste domingo, o Brasil foi a 12 pontos, enquanto a Itália chegou a nove.

Para desbancar os italianos, o Brasil contou com as atuações primordiais do oposto Wallace, maior pontuador da partida, com 28 pontos, e de Lucão, que marcou 21 e foi eleito como melhor jogador do confronto. 

- Hoje, conseguimos jogar com inteligência, paciência e acredito que o nosso grupo amadureceu muito nesse campeonato passando por situações difíceis. Soubemos construir a competição. Por ser por pontos corridos, não demos mole e conseguimos fazer bons jogos. Os jogadores que estão chegando tinham que sentir o gostinho de ser campeões com a camisa do Brasil em uma competição fora do nosso continente - afirmou o central.

Além do título, a seleção brasileira ainda contou com destaques nas premiações individuais. O capitão Bruninho foi eleito o melhor levantador do campeonato, e o oposto Wallace, o melhor jogador na sua posição.

Do lado adversário, o destaque ficou por conta do ponteiro Ivan Zaytsev, de origem russa, que anotou 27 pontos. Após bater o Brasil, a Rússia venceu os Estados Unidos por 3 sets a 0 (29/27, 25/22 e 25/19) e garantiu o segundo lugar na competição. No jogo que encerrou o torneio, o Irã assegurou o quarto lugar ao derrotar o lanterna Japão por 3 sets a 0.

Lucarelli impede bloqueio italiano na Copa dos Campeões (Foto: Divulgação/FIVB) 
Lucarelli impede bloqueio italiano na Copa dos Campeões 
(Foto: Divulgação/FIVB)
 
Brasil quase decide título em 3 a 0
Com um ataque preciso pelo meio, o capitão Birarelli marcou o primeiro ponto do jogo e puxou um início acelerado da Itália. Ainda um pouco travado, o Brasil demorou para oferecer perigo real aos rivais. Lucarelli esbanjou agilidade para explorar o bloqueio italiano, mas a seleção adversária conseguia demonstrar mais vibração em quadra. A reação brasileira começou quando Lucão segurou o ataque de Filippo Lanza e deixou o placar empatado em 10 a 10.

A partir daí, a seleção comandada por Bernardinho se soltou e passou a impor pressão. A Itália sentiu a mudança e falhou na tentativa de encaixar uma sequência de saques. Com um ace de Lucão e o braço implacável de Wallace na saída de rede, o Brasil aproveitou a queda de desempenho do oponente para fechar o primeiro set em 25/22.


O capitão Bruninho comemora ponto contra a Itália  (Foto: Divulgação / FIVB)O capitão Bruninho comemora ponto contra a Itália (Foto: Divulgação / FIVB)
 
A vantagem no placar revigorou a postura do Brasil em quadra. Logo no início do segundo set, a seleção italiana se atrapalhou na recepção de um saque de Maurício e indicou que havia sentido o golpe da parcial anterior. Com um show de Lucão no contra-ataque, o time brasileiro deslanchou de vez e adotou um comportamento mais agressivo, condizente com o título que estava em jogo.

Uma série de levantamentos espetaculares de Maurício e Bruninho desconcertou ainda mais os italianos, que não conseguiram retomar a precisão no saque e na defesa. Para dificultar de vez o cenário para os adversários, o Brasil estabeleceu um bloqueio quase intransponível com Lucão e Evandro. Tanta eficiência fez com que o grupo de Bernardinho se descuidasse da recepção, e a Itália encontrou forças para diminuir a diferença no placar, que chegou a oito pontos, para apenas três.

As pancadas de Ivan Zaytsev, de origem russa, não deixaram dúvidas de que a Itália estava disposta a acabar com a festa antecipada do Brasil. Mas a seleção brasileira conseguiu neutralizar a reação italiana e impediu que a tentativa de virada alterasse os rumos da partida. Lucão não titubeou quando teve a chance de mandar uma pancada no chão para fechar novamente em 25/22, deixando o Brasil a apenas um set do título.


Itália cresce e dificulta vida do Brasil
Com o tetracampeonato mais perto que nunca, a seleção voltou à quadra com pressa e logo abriu três pontos de vantagem com o desempenho irretocável de Wallace. Mas os contra-ataques colocaram a Itália na frente do placar e conseguiram tirar a concentração do Brasil. A tentativa de desarticular o bloqueio italiano não surtiu efeito, e os brasileiros assistiram à ascensão dos adversários sem esboçar uma reação rápida.

Foi com o 19º ponto marcado por Wallace na partida que a seleção conseguiu chegar ao empate e resgatar a esperança de decidir o campeonato em sets diretos. Um levantamento certeiro de Raphael confirmou que o Brasil estava mesmo de volta ao jogo, mas a pressão em decidir rapidamente o confronto alterou os ânimos dos jogadores. Apoiada na força do saque de Baranowicz, a Itália se beneficiou de uma série de erros dos brasileiros para fechar o set a seu favor, por 25/23, e adiou o título.


Jogadores brasileiros comemoram vitória sobre a Itália na Copa dos Campeões (Foto: Divulgação / FIVB) 
Jogadores brasileiros comemoram vitória sobre a 
Itália na Copa dos Campeões (Foto: Divulgação / FIVB)

Depois da reviravolta italiana, o Brasil sofreu um apagão geral em seus fundamentos, principalmente bloqueio e recepção. Ao mesmo tempo, a Itália cresceu no saque e não tardou para despontar no placar. Lucarelli e Maurício erraram sequências importantes, e Wallace também teve uma performance muito aquém da apresentada nas parciais anteriores. Para complicar a situação, Zaytsev aproveitou a queda brusca de rendimento do time de Bernardinho para consolidar mais uma vitória parcial da Itália, desta vez por 25/20, e aumentar o drama brasileiro.

Uma bola fora de Lucarelli no início do tie-break mostrou que a seleção estava tomada por uma ansiedade que poderia prejudicar a equipe no momento decisivo do campeonato. Mas três erros em sequência no saque da Itália deram abertura para que o Brasil pudesse finalmente recuperar a agressividade perdida nos dois sets anteriores. No tira-teima definitivo contra a seleção italiana, Wallace subiu na rede para impor o bloqueio, e Lucão disparou duas pancadas certeiras para marcar 15/11 e consolidar o quarto título brasileiro na Copa dos Campeões.

 
AS ESCALAÇÕES

BRASIL - Bruninho, Wallace, Sidão, Lucarelli, Lucão e Maurício Borges. Líbero - Mário Jr.
Entraram - Éder, Evandro, Lipe, Raphael.
Técnico: Bernardinho

ITÁLIA - Beretta, Kovar, Zaytsev, Lanza, Travica, Birarelli. Líbero - Rossini.
Entraram: Vettori, Dolfo, Baranowics e Sabbi.
Técnico: Mauro Berruyo.


FONTE:
ttp://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/italia-desafia-autoridade-do-brasil-mas-selecao-vence-e-fatura-tetra-no-japao.html

Após frase de Júlio Baptista, STJD analisará jogo entre Vasco e Cruzeiro

Meia disse ‘Faz logo outro’ a Cris quando os cruz-maltinos venciam por 2 a 0; procurador Paulo Schmitt não acredita em facilitação por parte da Raposa

Por Fred GomesRio de Janeiro

Júlio Baptista; Cruzeiro; Cris, Vasco; (Foto: Reprodução SporTV)Júlio Baptista diz a Cris: 'Faz logo outro' (Foto: Reprodução SporTV)
 
Aos quatro minutos do segundo tempo da partida entre Vasco e Cruzeiro, àquela altura com o placar em 2 a 0 a favor dos cruz-maltinos, o cruzeirense Júlio Baptista disse ao adversário Cris: "Faz logo outro". (veja vídeo abaixo) A frase suscitou polêmica que provocou enorme discussão nas redes sociais. Especialistas, torcedores e os protagonistas da discussão deram suas versões sobre o fato, mas as palavras do experiente meia podem resultar em denúncia por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, não acredita que a afirmação de Júlio indique uma possível facilitação do Cruzeiro, porém prometeu investigar o caso.

 - Em tese, esse tipo de declaração/afirmação, de forma isolada e fora de contexto, poderia sugerir uma entrega ou manipulação de resultado de partida. Tal conduta, se confirmada, configuraria infração aos artigos 243 e 243-A do CBJD. É improvável que isso tenha ocorrido, pois ninguém revelaria de forma tão inocente um esquema que prejudicaria vários outros clubes em benefício de um deles. De todo modo, como pouca coisa me surpreende ultimamente, iremos avaliar imagens e lances do jogo, que é mais importante nesse cenário do que qualquer diálogo ou provocação. E, caso haja facilitação, omissão em disputa, entre outros aspectos de impacto no resultado da partida, poderemos oferecer denúncia ou ao menos requerer uma investigação - afirmou Schmitt.

 
Perguntado sobre quem seria punido - Júlio Baptista isoladamente ou o Cruzeiro como um todo - se caso fosse comprovado qualquer tipo de manobra, Paulo reiterou não acreditar em má-fé por parte de nenhum dos envolvidos na vitória vascaína por 2 a 1.

Confira os artigos nos quais os envolvidos podem ser denunciados caso seja confirmada a suposta manipulação:

Art. 243. Atuar, deliberadamente, de modo prejudicial à equipe que defende.

PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e suspensão de cento e oitenta a trezentos e sessenta dias. (NR).


§ 1º Se a infração for cometida mediante pagamento ou promessa de qualquer vantagem, a pena será de suspensão de trezentos e sessenta a setecentos e vinte dias e eliminação no caso de reincidência, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).

§ 2º O autor da promessa ou da vantagem será punido com pena de eliminação, além de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais). (NR).

Art. 243-A. Atuar, de forma contrária à ética desportiva, com o fim de influenciar o resultado de partida, prova ou equivalente. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e suspensão de seis a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, ou pelo prazo de cento e oitenta a trezentos e sessenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código; no caso de reincidência, a pena será de eliminação. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

Parágrafo único. Se do procedimento atingir-se o resultado pretendido, o órgão judicante poderá anular a partida, prova ou equivalente, e as penas serão de multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e suspensão de doze a vinte e quatro partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, ou pelo prazo de trezentos e sessenta a setecentos e vinte dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código; no caso de reincidência, a pena será de eliminação. (Incluído pela Resolução CNE nº 29 de 2009). 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/apos-frase-de-julio-baptista-stjd-analisara-jogo-entre-vasco-e-cruzeiro.html