terça-feira, 19 de novembro de 2013

Marcelo Oliveira já planeja 2014 e elogia Marlone: 'É um ótimo jogador'

Técnico do Cruzeiro destaca a revelação do Vasco, mas afirma que o elenco da Raposa saiu-se muito bem este ano e que base será mantida

Por Belo Horizonte e São Paulo

Campeão e de contrato renovado, o técnico Marcelo Oliveira já começa a planejar como será a temporada de 2014 do Cruzeiro. Entre os nomes que estão sendo cogitados pela Raposa está o do meia Marlone, jovem vascaíno que é pretendido também pelo Santos e por outros clubes. No "Arena SporTV", o treinador cruzeirense não quis se comprometer com a contratação, mas fez elogios ao jogador, que comandou no ano passado, quando esteve à frente do time de São Januário (clique no vídeo e confira a entrevista)

 - O Marlone esteve na minha lista quando eu cheguei no Vasco. Assisti a um jogo dos juniores entre Vasco e Ponte Preta, em que ele fez um gol e jogou muito bem. Eu o trouxe para o profisisonal e dei as primeiras oportunidades a ele. É um ótimo jogador, mas é jogador do Vasco no momento - afirmou o treinador.

O técnico saiu pela tangente na hora de comentar possíveis reforços para o elenco azul, elogiou o atual grupo mas confirmou que um ou outro nome pode pintar na Toca da Raposa em 2014.

 - Eu não tenho interesse em falar de contratação nesse momento, ainda estamos jogando e em mobilização. Eu diria que estou muito satisfeito com a base do nosso elenco, com alguns atletas jovens. São, pelo menos, dez das categorias de base. Temos ainda outros atletas que vieram de equipes da Série B, ou de equipes que ficaram na parte intermediária no campeonato passado e outos atletas de melhor nível. Há sempre a possibilidade de você pontualmente trazer um ou outro, e acrescentar, ou até trocar um ou outro jogador. Mas a base certamente será esta, porque nós ficamos muito satisfeitos com o comprometimento, com os números e com o rendimento deste grupo - disse Marcelo.

Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro (Foto: Rafael Araújo / GloboEsporte.com) 
Marcelo Oliveira já planeja o 2014 cruzeirense 
(Foto: Rafael Araújo / GloboEsporte.com)
 
Dividido entra as comemorações pela conquista do Brasileirão e os últimos três compromissos do ano, Marcelo diz que já começa a traçar, internamente, as diretrizes que vão nortear os compromissos do Cruzeiro no ano que vem, que terá Libertadores e Campeonato Mineiro no primeiro semestre.

 - O momento é ainda de jogar com seriedade esses três últimos jogos. Eu não gosto de perder nem em coletivo, muito mais partidas oficiais do Campeonato Brasileiro com a camisa do Cruzeiro. Além disso, é uma possibilidade boa de observação. Outros clubes estão interessados também nos nossos resultados e pretendemos bater o recorde de pontuação, o que seria um desafio nesses três jogos. Estamos pensando nesses jogos e, como acertamos a renovação, internamente a gente vai passar a fazer um planejamento mais forte. A gente tem uma base de elenco muito boa, mas precisa acertar alguns pontos, principalmente em relação às competições. Campeonato Mineiro, quanto tempo a gente vai fazer de pré-temporada? Qual o primeiro time que vai jogar? Poderíamos alongar um pouquinho a pré-temporada de alguns jogadores por necessidade e tudo isso vai ser internamente discutido - encerrou o técnico.

O atual recorde no Brasileirão de pontos concorridos com 20 clubes pertence ao São Paulo, que conquistou 78 no ano de 2008. Com 75, o Cruzeiro precisa de apenas uma vitória e um empate em três rodadas para ultrapassar a marca. Neste domingo, o rival será o Vasco, no Rio de Janeiro. Uma semana depois, recebe o Bahia e, no dia 8, fecha sua participação diante do Flamengo, fora de casa.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2013/11/marcelo-oliveira-ja-planeja-2014-e-elogia-marlone-e-um-otimo-jogador.html

Roja volta ao palco da conquista de 2010, mas perde para a África do Sul

Seleção da Espanha é derrotada por 1 a 0 para sul-africanos, e Valdés se lesiona. Em Amsterdã, Holanda e Colômbia fazem jogo morno e não saem do 0 a 0

Por Joanesburgo

A seleção da Espanha tinha tudo para trazer uma nova boa lembrança de Joanesburgo. Ao voltar ao Soccer City, palco da conquista da Copa do Mundo de 2010, no entanto, a Roja foi derrotada por 1 a 0 para a África do Sul. No último amistoso do ano, os espanhóis decepcionaram sua torcida, que já não havia se animado muito com o placar da vitória por 2 a 1 sobre a modesta Guiné Equatorial, no sábado passado.

Ao contrário dos sul-africanos, a Espanha está classificada para a Copa do Mundo do Brasil. A seleção de Vicente del Bosque terminou as eliminatórias europeias em primeiro lugar do Grupo I e garantiu, sem muitas dificuldades, a vaga no Mundial.

O gol da África do Sul surgiu de uma boa troca de passes no ataque, aos 11 minutos do segundo tempo, pela esquerda, que deixou a defesa espanhola perdida. Parker foi o último a receber e empurrar para o fundo das redes.


Rantie e Sergio Ramos Espanha e Africa do Sul (Foto: Agência AP) 
Rantie ganha de Sergio Ramos: Espanha é derrotada 
para a África do Sul e falha no último teste do ano 
(Foto: Agência AP)

Além da derrota, a seleção espanhola volta para casa com uma notícia ruim: o goleiro Valdés, do Barcelona, se lesionou aos 30 minutos da etapa final e saiu de campo carregado, sem conseguir apoiar a perna direita no chão. Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", o arqueiro deve desfalcar o Barça no jogo contra o Granada, sábado, pelo Campeonato Espanhol.


HOLANDA E COLÔMBIA NÃO SAEM DO 0 A 0

Em outro amistoso do dia, Holanda e Colômbia não saíram do 0 a 0. Em Amsterdã, a expectativa era que as duas seleções fizessem um bom experimento, mas a partida foi morna. O atacante Falcao García, do Monaco, principal jogador dos colombianos, não encantou desta vez, como havia feito na partida contra a também cabeça de chave Bélgica, na última quinta-feira, ao marcar um gol na vitória por 2 a 0.


No lado dos holandeses, o técnico Van Gaal não pôde contar com o atacante Van Persie, do Manchester United, por causa de lesão. Truncado, o jogo teve quatro cartões amarelos (três para o time da Colômbia e um para os anfitriões). Além disso, o atacante Lens, da Laranja Mecânica, foi expulso após fazer uma falta dura no campo de ataque.


Falcao Garcia Colômbia e Holanda  (Foto: Agência AP ) 
Falcao García durante o empate em 0 a 0: jogador é a 
principal aposta dos colombianos (Foto: Agência AP )

FONTE:

Gana perde do Egito, mas consegue classificação para a Copa do Mundo

Como havia vencido primeiro jogo por 6 a 1, derrota por 2 a 1 na tarde desta terça-feira foi suficiente para levar o time para a competição do Brasil

Por Cairo


Depois da derrota por 6 a 1 no jogo de ida contra Gana, a tarefa do Egito de reverter o resultado na tarde desta terça-feira era praticamente impossível, levando em consideração que os adversários iniciaram o confronto da repescagem para a Copa do Mundo de 2014 como grandes favoritos. Apoiado pelos torcedores, que lotaram o June Stadium e acreditavam no "milagre", no Cairo, o time até que jogou bem, lutou até o final, mas a vitória por 2 a 1, é claro, não garantiu a vaga, que foi muito comemorada pelos adversários. Os gols da partida foram marcados por Zaki, aos 24 minutos do primeiro tempo, e Gedo, aos 39 do segundo. Boateng diminuiu para Gana, aos 43.

O destaque negativo da partida ficou por conta da quantidade de laser vindo das arquibancadas. O fato atrapalhou bastante os jogadores, principalmente o goleiro de Gana nas jogadas na área.

Michael Essien jogo Gana e Egito Eliminatórias (Foto: AFP) 
Michael Essien domina a bola e recebe no peito laser 
das arquibancadas (Foto: AFP)

Além de Gana, que vai disputar sua terceira Copa (antes, jogara em 2006 e 2010), outras três seleções africanas já garantiram suas respectivas vagas na Copa: Camarões, Nigéria e Costa do Marfim. Argélia x Burkina Faso ainda jogam nesta terça-feira.

Sobram apenas sete  vagas para a Copa de 2014. Além de uma africana, há ainda quatro seleções europeias e duas de repescagens mundiais - Uruguai e México são favoritíssimos após golearem Jordânia e Nova Zelândia, por 5 a 0 e 5 a 1, respectivamente. Todas as decisões serão realizadas até quarta-feira. O sorteio da fase de grupos acontecerá no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, na Bahia.


 Ahmed Fathy  jogo Egito contra Gana (Foto: AFP) 
Ahmed Fathy tenta roubar a bola de jogador de Gana 
(Foto: AFP)

O começo da partida teve bastante equilíbrio, com muitos desarmes e passes errados no meio de campo. Os dois times tiveram boas finalizações, com Muntari, aos quatro minutos, e Aboutrika, aos nove. Para tentar pressionar, os egípcios contaram com o forte apoio das arquibancadas, onde os torcedores faziam muito barulho e usavam diversos lasers para atrapalhar a visão dos ganeses e do árbitro Desiré Doué.

E aos 24 os donos da casa tiveram uma maior injeção de ânimo para tentar chegar ao difícil objetivo: após cobrança de falta de Aboutrika pela direita, Zaki aproveitou a falha de Dauda ao sair do gol para cabecear para o fundo das redes: 1 a 0. O Egito conseguiu manter o bom momento e Dauda se redimiu da falha ao defender ótimo chute de Zaki, aos 35.

Assim como no primeiro tempo, o Egito seguiu melhor, mas encontrava dificuldades para entrar na forte marcação de Gana. DE tanto pressionar, conseguiu o segundo gol aos 39. Aboutrika chegou pelo meio e tocou para Gedo, que chutou cruzado e marcou.

O que já era difícil ficou impossível três minutos depois. Boateng recebeu cruzamento pela direita e pegou de primeira para fazer o primeiro de Gana e confirmar a classificação.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-africa/noticia/2013/11/gana-perde-do-egito-mas-consegue-classificacao-para-copa-do-mundo.html

Argélia dá o troco em Burkina Faso, vence por 1 a 0 e se garante na Copa

Em partida rodeada de tensões, com show da torcida anfitriã, argelinos levam a melhor sobre burquinenses e se classificam pela quarta vez para o Mundial

Por Blida, Argélia

A quinta e última vaga das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo já está preenchida. Nesta terça-feira, em partida rodeada de tensões, a Argélia contou com o notável apoio de sua torcida para vencer Burkina Faso por 1 a 0, em Blida, e garantir lugar no Mundial do Brasil. O resultado é como uma vingança pelo jogo de ida, em que os burquinenses levaram a melhor, por 3 a 2, com gol após um pênalti polêmico.

Os torcedores argelinos foram as grandes protagonistas da noite. Horas antes da partida, o estádio Mustapha Tchaker já estava lotado, e as arquibancadas exibiam um enorme mosaico feito com fogo com o nome da seleção anfitriã. Durante o jogo, gritos incansáveis de apoio ao time e vaias ensurdecedoras ao adversário.

A seleção de Burkina Faso, que faria sua primeira participação em uma Copa caso passasse, deixa o sonho para daqui a quatro anos. Já a Argélia se classifica pela quarta vez: 1982, 1986 e 2010 foram as edições anteriores. Além dos argelinos, as seleções africanas já garantidas são as mesmas do Mundial da África do Sul: Nigéria, Camarões, Gana e Costa do Marfim.

Madjid Bougherra gol Argélia (Foto: AP) 
Capitão, Bougherra faz o único gol da partida e classifica 
Argélia para a Copa (Foto: AP)

GOL SALVADOR LEVA TORCIDA AO DELÍRIO

A tensão dominou o ambiente do estádio do início ao fim da partida. Em desvantagem no placar, por causa do primeiro jogo, o time argelino partiu para cima do adversário. Criou algumas chances de perigo, mas os burquinenses paravam as jogadas com constantes faltas, o que quase tirou a concentração da equipe anfitriã. Com os ânimos exaltados, o capitão argelino Bougherra levou o cartão amarelo por uma entrada muito dura. Mas, incessantemente apoiada por sua torcida, a Argélia manteve o foco. No primeiro tempo, muito truncado, 0 a 0.


O gol salvador veio aos logo aos quatro minutos da etapa final, para o alívio da torcida. Após levantamento na área, o capitão Bougherra conseguiu o desvio. O zagueiro ainda tentou tirar, mas a bola já havia entrado.

Já nos acréscimos, Burkina Faso pressionou na grande área. Todos os jogadores argelinos estavam no campo de defesa e conseguiram segurar a pressão. O árbitro apitou, e a festa tomou conta do estádio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-africa/noticia/2013/11/argelia-da-o-troco-em-burkina-faso-vence-por-1-0-e-se-garante-na-copa.html

Fifa amplia prazo para entrega de votos da Bola de Ouro de 2013

Entidade também vai permitir que votantes troquem escolhas que já foram feitas

Por Zurique, Suíça

Cristiano Ronaldo comemora, Suecia x Portugal (Foto: AP)Ronaldo poderá ser o grande beneficiado após atuação de gala contra a Suécia (Foto: AP)
 
A Fifa decidiu ampliar o prazo de votação para a Bola de Ouro de 2013, que teoricamente já havia sido encerrado. Com a mudança, anunciada nesta terça-feira, os votos poderão ser entregues até o próximo dia 29. A entidade também permitirá que os votantes que já se decidiram possam mudar a escolha, o que deverá beneficiar os jogadores que se destacaram nas repescagens continentais para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo o jornal "Mundo Deportivo", a Fifa teria tomado a decisão por causa dos poucos votos recebidos dentro do primeiro prazo estipulado, encerrado na semana passada. A novidade também permitirá que os jurados (treinadores, capitães das seleções e jornalistas da revista "France Football") analisem as atuações dos jogadores nos jogos de repescagem das eliminatórias para o Mundial que será realizado no Brasil.

A entidade que rege o futebol mundial garante que as escolhas recebidas após o novo prazo não serão computadas, e que todos os votos serão divulgados publicamente. Aqueles que não votarem também terão seus nomes anunciados na lista. A premiação acontecerá no dia 13 de janeiro em Zurique, na Suíça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/11/fifa-amplia-prazo-para-entrega-de-votos-da-bola-de-ouro-de-2013.html

Tubarão ataca embarcação da regata Jacques Vabre antes de chegar a SC

Equipe britânica Caterham Challenge foi atacada na altura de Cabo Verde, a caminho de Itajaí. Dupla precisou bater no animal, que pegou leme direito

Por Florianópolis

Caterham Challenge regata Jacques Vabre (Foto: Divulgação/Caterham Challenge) 
Britânicos do Caterham Challenge foram atacados por 
tubarão (Foto: Divulgação/Caterham Challenge)
 
A equipe britânica Caterham Challenge viveu uma situação inusitada, na madrugada desta terça-feira, na altura do arquipélago africano de Cabo Verde. O velejador Brian Thompson estava no seu turno quando sentiu que algo estava puxando o leme direito da embarcação de 40 pés: era um tubarão. O parceiro Mike Gascoyne foi chamado às pressas, e relatou o fato.

– Parecia um pedaço de borracha ou uma corda sendo arrastada. Tentei tirar aquilo do leme, mas não consegui. Decidimos desacelerar o barco e mudar o sentido dele para ver o que estava rolando. Foi possível ver a cabeça do tubarão, que deveria ter 1,5m. Tivemos que bater no bicho para tirá-lo do leme – relatou Gascoyne, que teve tempo de relatar, na página da equipe numa rede social, o que ele e seu parceiro tiveram como jantar após o ataque.

– Frango com curry e ovos.
Caterham Challenge regata Jacques Vabre (Foto: Divulgação/Caterham Challenge) 
Foto tirada um dia após ataque de tubarão ao
barco (Foto: Divulgação/Caterham Challenge)
 
O Caterham Challenge, barco cujo um dos componentes, Mike Gascoyne, é diretor técnico da equipe de mesmo nome da Formula 1, está em 10º lugar na Classe 40 da Transat Jacques Vabre, regata que tem como ponto final a cidade de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. A tripulação deve chegar à orla catarinense, depois de ter deixado a cidade francesa de Le Havre, apenas na primeira semana de dezembro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2013/11/tubarao-ataca-embarcacao-da-regata-jacques-vabre-antes-de-chegar-sc.html

Adversários acusam atual presidente de compra de votos na eleição da FPF

Caixa no pátio da Federação Paraense de Futebol endereçada à Liga de Santa Cruz do Arari é apontada como compra de votos por opositores

Por Belém

Ulisses Sereni (Foto: GLOBOESPORTE.COM) 
Sereni observa a caixa suspeita, que parece conter
materiais esportivos (Foto: globoesporte.com)
 
Um fato curioso chamou atenção no dia da inscrição dos candidatos à presidência da Federação Paraense de Futebol, que vai acontecer no próximo dia 29 de novembro. Uma caixa, aparentemente com material esportivo, estava no pátio da Federação. Até aí, tudo bem. O problema é que o remetente era denominado de Coronel Nunes (alcunha do atual presidente), com o destinatário sendo a Liga de Santa Cruz do Arari, na pessoa de João Roberto Pamplona (que tem apelido de Macho). Os candidatos adversários entenderam que a atitude esteja ligada à compra de votos por parte de Antônio Carlos Nunes, que está no comando da FPF há 16 anos.

– Falta de respeito total. Significa dizer que ele está pouco preocupado com quem está aqui dentro da Federação. As irregularidades estão presentes na cara de todos e não podemos achar que isso é normal. Os clubes e as ligam precisam fazer alguma coisa para que a Federação não fique nesta situação – disse Ulisses Sereni.
 
Luiz Omar Pinheiro, outro concorrente à eleição da FPF, também comentou o caso.
– Isso é compra de voto, muito triste. Essa prática vem sendo feita desde que se passou a falar em eleição. É a bola, camisa de Seleção, agasalho, telhas, isso tudo já foi distribuído. Isso é fruto da falta de respeito e da impunidade, pois o cara acha que está acima do bem e do mal. Ontem, o pessoal de Piriá veio falar comigo, foram desviados no caminho, pegaram uma caixa dessa e já não assinaram na minha lista – denunciou Luiz Omar Pinheiro.

caixa - paraense - fpf  (Foto: GLOBOESPORTE.COM) 
Caixa estava no pátio da Federação Paraense de Futebol 
(Foto: globoesporte.com)
 
Antônio Carlos Nunes foi procurado pela reportagem do GLOBOESPORTE.COM, mas o candidato à reeleição não quis gravar entrevista.

Achei! Fabíola da Silva, fenômeno dos patins, estreia no fisiculturismo

Aos 34 anos, sarada e agora loira, atleta participará de competição da modalidade Figure em 2014, mas garante que não vai abandonar esporte radical: 'Minhas paixões'

Por Rio de Janeiro

Fabíola da Silva campeão patins inline (Foto: Arquivo Pessoal)Fabíola da Silva mudou radicalmente: virou loira e ficou sarada (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Na segunda metade da década de 90, mais precisamente em 1996, uma brasileira chamou a atenção ao ganhar o mundo em cima de rodinhas enfileiradas. Com apenas 18 anos, Fabíola da Silva sagrou-se campeã mundial nos patins inline. A morena de 1,57m começou a ganhar espaço, fez disputas até com os homens e conquistou os X Games mais sete vezes (duas em 2000 e 2001, e uma em 1997, 1998, 2003), além de uma prata, em 2004. Agora, porém, ela também se dedica a uma outra área: o fisiculturismo.

A paulista conta que sempre gostou de academia, mas faltava orientação para ter resultados mais aparentes. Certo dia, foi procurada nas redes sociais pelo treinador Roberto Bueno, que possui um método de consultoria pela internet. Aos poucos, ela mudou sua alimentação e começou a tomar suplementos para ajudar nos treinos. No começo, sofreu. Levava a marmita com refeições saudáveis aonde quer que fosse. Com o tempo, aprendeu a fazer comidas gostosas e se acostumou. E o resultado apareceu. A atleta perdeu gordura e ganhou massa muscular. Além disso, melhorou sua recuperação em caso de lesões nas rampas e também sua resistência. Por isso, aflorou em Fabíola sua segunda paixão.
 
E, como reconhecimento do trabalho de Bueno, ela vai disputar sua primeira competição como fisiculturista, na modalidade Figure, em que é preciso ser musculosa, mas manter o corpo proporcional e, principalmente, não perder a feminilidade. A classe é a mesma da esposa de Roberto Bueno, Maitê, que já foi campeã. Mesmo entrando em um novo esporte, Fabíola garante: vai conciliar a atividade com os patins.

- Sempre gostei de academia e treinei, mas nunca tinha dado a devida importância à alimentação saudável. Por andar de patins, achava que já fazia exercício aeróbico. Mas se você quiser perder gordura e diminuir porcentagem, tem que se matar no aeróbico. Nos patins, eu ando e paro na rampa. No aeróbico, eu faço um trabalho contínuo. Há dez anos, um amigo falava: 'vem competir no Figure, olha seu físico, futuramente você vai ser dessa área'. O mínimo que posso fazer é mostrar meus resultados para o coach (Roberto Bueno). Estou forte, porém leve, com qualidade muscular. O que mais faço é andar de patins e ir à academia. São minhas paixões. Será em abril do ano que vem, acho que em Orange County (na Califórnia) - comentou, acrescentando que, apesar de ser apaixonada, sabe que musculação é "ingrata".

Mosaico - Entre o patins e o fisiculturismo (Foto: Editoria de arte) 
(Fotos: arquivo pessoal)

- Você fica meio fissurada. A academia é um esporte bacana. Se você fizer tudo certo, a resposta é rápida, mas é complicado. Se parar, perde. Quem quer ficar em forma tem que malhar o ano inteiro. Eu vou treinar para ficar bem comigo, para o meu bem estar, não para o verão, por exemplo. As pessoas ficam apaixonadas de ver os resultados. É como nos patins, conforme vir que estou aprendendo manobras, estou evoluindo, vou querer mais. Você vai se empolgando. Mas é muito difícil. Imagina você ir num lugar, todo mundo comer aqueles doces 'delícia', mas você pensa que não pode enfiar o pé na jaca total. As pessoas podem ter uma qualidade de vida melhor, depende só delas.
 
Aos 34 anos e morando em São Paulo, Fabíola parece outra pessoa, bem diferente daquela menina que apareceu internacionalmente desafiando até os homens nas pistas. Fora o físico, deixou os cabelos pretos pra trás, sem qualquer arrependimento, e apostou no loiro. Já está com o visual há cerca de três anos e diz que tem feito sucesso nas redes sociais.

- Não acho legal perder a feminilidade, apesar de fazer um esporte conhecido como masculino. Eu não sei, hoje me sinto mais bonita do que quando era adolescente. Hoje me sinto muito mais mulher. A galera elogia nas redes sociais, e eu acho que posso passar coisas positivas  Você pode ser motivação para outros que talvez estejam desanimados. As pessoas se espelham em você. Sempre teve assédio, mas com a internet, tem mais - concluiu.

Oito vezes campeã, Fabíola vê atuais X Games diferentes dos que disputava
Reconhecida mundialmente nos esportes radicais, Fabíola tem feito muitas exibições, fora de campeonatos, principalmente nos Estados Unidos. Na última, ficou cerca de um mês com John Parker, do BMX, em performances no Arizona. Os torneios, por outro lado, já não ocorrem com a mesma frequência. Os X Games, aliás, tiraram os patins inline de sua lista de modalidade. No lugar, rechearam o evento de esportes a motor.
 
- Meus últimos X Games foram em 2005, ano em que meu esporte saiu. Eles tomaram uma direção diferente do que quando começaram, foram acrescentando alguns e tirando outros. Tinham tirado também categorias incríveis de BMX. Para mim, é um campeonato muito voltado para a TV hoje em dia, é um show. Mas quem faz o evento são os atletas. Atualmente, tem muitos esportes a motor, que não existiam antes. Agora os competidores são convidados. Antes você passava por uma seletiva. Mas continua sendo um campeonato irado - relatou a loira.

Fabíola da Silva campeão patins inline (Foto: Arquivo Pessoal) 
Fabíola da Silva é oito vezes campeã dos X Games 
(Foto: Arquivo Pessoal)

Apesar da dedicação ao fisiculturismo e aos treinos na academia, Fabíola promete nunca parar de andar de patins. Em parceria com uma distribuidora de equipamentos para o esporte radical, ela está participando das gravações do projeto "Diário da Fabíola", em que mostra um pouco do seu cotidiano como patinadora. Além disso, ela ainda possui clínicas, escolinhas e até uma linha infantil de patins. Recentemente, teve uma participação na novela "Malhação", da Rede Globo, ao lado do ator Danilo Sacramento, que também anda de patins.
 
- Em 1996, quando vim para os X Games, o Danilo veio comigo. Ele anda até hoje, mas é ator, do elenco da Malhação. O David Lucas (que interpretou o Orelha em Malhação até a metade de 2013) também anda de patins. O Danilo sugeriu um campeonato na novela. Quando ele me falou, eu pirei. Nunca tinha feito dramaturgia. Contracenei com ele, que é meu amigo. Foi uma experiência totalmente nova - finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/noticia/2013/11/achei-fabiola-da-silva-fenomeno-dos-patins-estreia-no-fisiculturismo.html

Palmeirense Henrique está na mira do Villarreal, da Espanha, diz jornal

Zagueiro tem contrato com o Verdão até 2017, mas pode deixar o clube em 2014

Por São Paulo

henrique palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)Com proposta do Villarreal, Henrique pode deixar o Palmeiras, diz jornal (Foto: Marcos Ribolli)
 
O Palmeiras pode perder seu zagueiro e capitão para a próxima temporada. Henrique está na mira do Villarreal, da Espanha, e pode deixar o clube no início de 2014. Segundo informações do jornal "Diário de S.Paulo", o jogador se empolgou com os valores oferecidos - pouco menos que o dobro de seus atuais vencimentos - e pode dar adeus ao Verdão em breve.

Em julho deste ano, o Villarreal já havia tentado tirar o defensor do clube alviverde. Na ocasião, porém, Henrique, que tem contrato com o Verdão até 2017, recusou a oferta e decidiu permanecer no futebol brasileiro.

De acordo com a publicação, os espanhóis estariam dispostos a desembolsar cerca de R$ 10 milhões pela transferência. O atleta estaria mais disposto agora a aceitar a oferta por causa de uma dívida o Verdão tem com ele desde o seu retorno ao clube, de valores pouco superiores a R$ 1 milhão.

Caso aceite a proposta do Villarreal, Henrique vai tentar sua sorte no futebol pela terceira vez. Negociado com o Barcelona, em 2008, após se destacar com a camisa do Palmeiras, ele nunca chegou a jogar no time da Catalunha e passou a acumular empréstimos.
 
O defensor atuou no Bayer Leverkusen, da Alemanha, e Racing Santander, também da Espanha, antes de retornar ao Verdão, em 2011. Com a camisa palmeirense, ele fez 157 partidas, marcou 14 gols e conquistou três títulos: Paulistão de 2008, Copa do Brasil de 2012 e Série B de 2013.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/11/palmeirense-henrique-esta-na-mira-do-villarreal-da-espanha-diz-jornal.html

'Local' na Vila Capanema, Fla se livra de palco onde é freguês histórico

Fechada por obras para Copa, Arena da Baixada é estádio onde cariocas têm pior aproveitamento entre principais do país. No Durival Britto, time tem só uma derrota

Por Curitiba

A atmosfera prevista para o Flamengo na Vila Capanema, quarta-feira, para final da Copa do Brasil não é das melhores. Com os ingressos esgotados, cerca 16 mil torcedores prometem transformar o estádio Durival Britto em um verdadeiro caldeirão para apoiar o Atlético-PR.

Ainda assim, os rubro-negros cariocas têm o que comemorar. Afinal, poderia ser pior. Poderia ser na Arena da Baixada. As obras para Copa do Mundo de 2014 afastaram o Furacão de sua casa e, de quebra, impediram que o time do Rio de Janeiro começasse a decidir o título no palco onde tem pior aproveitamento entre os principais do Brasil.


Obras na Arena da Baixada, estádio do Atlético-PR (Foto: Fernando Freire) 
Arena da Baixada passa por obras para ser palco da 
Copa do Mundo de 2014 (Foto: Fernando Freire)

Desde que o estádio foi inaugurado, em junho de 1999, o Flamengo entrou em campo 13 vezes, e o aproveitamento é trágico: 15,3%. Para se ter ideia do baixo rendimento, no Beira-Rio e no Olímpico, que vêm em seguida no ranking, a equipe conquistou 24,6% e 27,6% dos pontos, respectivamente. Na Arena da Baixada, são nove derrotas, três empates e somente uma vitória, justamente na última vez em que o Rubro-Negro jogou por lá: 1 a 0, pela Copa Sul-Americana de 2011, gol de Ronaldinho Gaúcho.


 Fla na Arena da Baixada:
1 vitória
3 empates
9 derrotas
15,3% de aproveitamento

 Se levadas em conta partidas no antigo estádio Baixada da Água Verde, os cariocas ainda somam mais duas vitórias. Nenhuma delas, porém, diante do Atlético-PR: 7 a 1 sobre o Internacional do Paraná e 9 a 1 diante de uma seleção local, ambas no longínquo ano de 1914. Contra o Furacão, o único encontro antes da criação da Arena aconteceu em 1994, com derrota por 1 a 0. Para André Santos, porém, a troca de casa não diminui a força dos paranaenses em seus domínios.

- O Atlético-PR não vai estar jogando em casa, mas fez com que o Durival Britto fosse sua casa na maioria dos jogos esse ano. São detalhes que não vão pesar numa final, serão dois jogos difíceis. O Atlético está acostumado com a Vila Capanema, a torcida deles vai para lá incentivá-los. O Flamengo tem que se apegar em fazer o que vem fazendo, pregar humildade e fazer o melhor para  buscar o resultado lá em Curitiba.

E o lateral-esquerdo do Flamengo tem razão. Na temporada atual, o Atlético-PR disputou 20 partidas no Durival Britto e o retrospecto é de respeito: 14 vitórias, cinco empates e somente uma derrota - 5 a 3 para o Vitória, pelo Brasileirão. Ao todo, são 32 gols marcados, 14 sofridos e um aproveitamento de 78,3% dos pontos. O diferencial em relação a arena, porém, está nos números do Flamengo. Freguês na Baixada, o time carioca costuma aprontar para cima de times do Paraná na Vila Capanema.

 Fla na Vila Capanema
9 vitórias
6 empates
1 derrota
68,7% de aproveitamento


Nos últimos 60 anos, o Fla entrou em campo no estádio em 16 oportunidades - mesmo número se somadas as duas construções na Baixada - e o rendimento é digno de mandante: nove vitórias, seis empates e somente uma derrota. O revés, por sua vez, aconteceu justamente para o Furacão: 3 a 2 em amistoso realizado em 1962. De lá para cá, a invencibilidade é de 10 partidas, com quatro vitórias nas últimas visitas - todas sobre o Paraná.

As estatísticas, favoráveis ou não, são ignoradas por André Santos. Em sua quarta decisão de Copa do Brasil como titular (disputou uma pelo Figueirense e duas pelo Corinthians), o lateral sabe que o retrospecto não entra em campo e prefere se apegar a somente um número: 1.700, quantidade de torcedores do Flamengo prevista para decisão em Curitiba.

- É sempre difícil jogar fora de casa, longe do torcedor, mas o Flamengo tem torcedores em todos os lugares. Tenho certeza que a área destinada para a torcida do Flamengo vai estar cheia. O campo realmente é pequeno, mas trata-se de uma final. Não podemos nos deixar levar por nenhum detalhe. Estamos totalmente focados em ir para lá e fazer o nosso melhor.

Flamengo e Atlético-PR começam a decidir a Copa do Brasil às 21h50m (de Brasília), desta quarta-feira, no Durival Britto, em Curitiba. E se a previsão é de equilíbrio, os cariocas, supersticiosos ou não, entram em campo com uma boa notícia: pelo menos, não é na Baixada. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/11/local-na-vila-capanema-fla-se-livra-de-palco-onde-e-fregues-historico.html

Após ganhar camisa da seleção do Peru, Nadal vence Ferrer em exibição

Atual número 1 do mundo derrota compatriota, 3º do ranking, em Lima: 'Espero voltar, foi inesquecível'

Por Lima

tênis rafael nadal e David Ferrer camisa seleção do Peru (Foto: Agência EFE)Nadal e Ferrer ganham camisas com seus números no ranking mundial (Foto: Agência EFE)

Atual número 1 do mundo, o espanhol Rafael Nadal derrotou seu compatriota David Ferrer, por 2 sets a 0, em uma jogo-exibição, neste domingo, em Lima, no Peru. Os dois ainda ganharam camisas da seleção peruana personalizadas com seus nomes e números no ranking mundial.

- Foi um verdadeiro prazer jogar em Lima. Espero voltar, foi inesquecível - relatou Nadal no evento.

Terceiro colocado no ranking da ATP, Ferrer afirmou, em entrevista ao "El Comercio", que desfrutou bastante do duelo e aproveitou para elogiar a comida peruana. Ambos agradeceram aos locais que estiveram no Jockey Clube para presenciar o encontro entre os espanhois.

Essa foi a sétima vez em que os dois se encontraram em 2013. Ao todo, foram cinco vitórias de Nadal e apenas uma de Ferrer, no Masters 1000 de Paris, por 2 a 0 (6/3 e 7/5). O último duelo havia sido em Londres, no Torneio dos Campeões, com o número 1 marcando 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/2.


tênis Rafael Nadal david Ferrer jogo exibição (Foto: Agência EFE) 
Rafael Nadal vence Ferrer em Lima, no Peru (Foto: 
Agência EFE)

FONTE:

São Paulo encerra polêmica e diz que jogará segunda semifinal em Mogi

Vice-presidente tricolor afirma que o Ministério Público autorizou a realização da partida no estádio Romildo Gomes Ferreira

Por São Paulo

Embora a Conmebol ainda não tenha feito a confirmação, o São Paulo já trabalha com o fato de que o jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana, contra a Ponte Preta, marcado para o dia 27, será disputado no estádio Romildo Gomes Ferreira, em Mogi Mirim. Isso porque o Moisés Lucarelli foi vetado por não ter capacidade suficiente para realizar a partida.

– Para nós não tem mais problema, essa questão está definida. Houve uma reunião na Federação Paulista de Futebol, e o Ministério Público nos disse que o estádio de Mogi atende os requisitos para sediar o jogo. Com isso, está tudo encerrado e vamos jogar lá. Voltamos a dizer que o jogo saiu de Campinas porque o local não dá a segurança necessária para a realização da partida – afirmou o vice-presidente de futebol do clube do Morumbi, João Paulo de Jesus Lopes.

Mogi Mirim Corinthians e Bahia (Foto: Marcos Ribolli) 
Estádio Romildo Gomes Ferreira, em Mogi Mirim 
(Foto: Marcos Ribolli)
 
O dirigente não se mostrou preocupado com possíveis incidentes no novo palco da partida, que fica a 57 quilômetros de Campinas. Há o temor de que torcedores das duas equipes se encontrem na estrada.

– Fiquem tranquilos, vocês vão ver, não vai acontecer nada. Teremos até a Aeronáutica e o Exército trabalhando nesse jogo. Se acontecer algo, o São Paulo fez a sua parte, que foi alertar as autoridades competentes. O jogo será em Mogi porque quem manda deu aval para a realização – ressaltou o dirigente.

Questionado sobre a polêmica que dominou a semana, o técnico do São Paulo, Muricy Ramalho, ficou em cima do muro.

– Se fosse técnico da Ponte, também não estaria gostando do que aconteceu. Estamos cumprindo ordens. A gente joga onde mandam – finalizou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/11/sao-paulo-encerra-polemica-e-diz-que-jogara-segunda-semifinal-em-mogi.html

Nadal dá clínica para crianças na Argentina durante turnê de exibições

Espanhol faz a festa de residentes de La Rural antes de viajar para Santiago onde enfrenta Djokovic na quarta. Miúra volta ao país para jogos nos dias 21, 23 e 24

Por Buenos Aires

Durante a turnê de exibições que faz pela América do Sul, Rafael Nadal deu atenção especial aos torcedores mirins. O número 1 do mundo visitou o bairro de La Rural, na Argentina, nesta terça-feira e deu uma clínica de tênis para crianças de uma das regiões mais precárias de Buenos Aires.

A ação beneficente faz parte dos compromissos do espanhol pelo continente. No último domingo, ele derrotou o compatriota David Ferrer em um jogo-exibição em Lima. Nadal deixa a Argentina ainda nesta terça rumo a Santiago, onde enfrentará o sérvio Novak Djokovic na quarta. O Touro Miúra então retorna à Argentina para participar do evento de despedida de David Nalbandian, que anunciou a aposentadoria no começo de outubro. O líder do ranking joga contra o argentino em Córdoba, na quinta, e em Buenos Aires, no sábado. No próximo domingo, também na capital do país, o espanhol volta a encarar Djokovic.


Rafael Nadal tênis evento Argentina (Foto: EFE) 
Nadal visita La Rural, na Argentina, e recebe 
grande carinho dos fãs (Foto: EFE)
Rafael Nadal tênis evento Argentina (Foto: EFE) 
Clínica para crianças teve participação de palhaço 
com raquete e bola gigantes (Foto: EFE)

FONTE:

Em recuperação de lesão, Sharapova tieta Ursinho Pooh na Disneylândia

Atual número 4 do ranking da WTA, russa aproveita que está fora do circuito em 2013 e curte folga no parque temático na Califórnia: 'Não há lugar como a Disneylândia'

Por Califórnia, Estados Unidos

Em recuperação de uma lesão no ombro que a tirou do circuito mundial do tênis em 2013, a atual número 4 do ranking, Maria Sharapova, aproveitou sua folga para ir à Disneylândia, em Anaheim, na Califórnia. No primeiro parque temático de Walt Disney, inaugurado em julho de 1955, ela tietou o personagem Ursinho Pooh e postou uma imagem em sua conta nas redes sociais.

- Não há lugar como a Disneylândia - relatou a bela, que possui uma casa na Califórnia.

FACEBOOK sharapova com ursinho pooh (Foto: Reprodução / Facebook) 
Sharapova tieta o Ursinho Pooh com gorro natalino 
(Foto: Reprodução / Facebook)

Em 2013, Sharapova conquistou apenas dois títulos (Indian Wells e Stuttgart). Nos Grand Slams, foi vice-campeã de Roland Garros, semifinalista do Aberto da Austrália e eliminada na segunda rodada de Wimbledon. Ficou fora do US Open por causa da vigente contusão. O último jogo dela foi a derrota na estreia em Cincinnati, duas semanas antes do Slam americano.
 
A russa tem ainda três compromissos dentro das quadras neste ano. No dia 6 de dezembro, ela participa de um jogo-exibição com a sérvia Ana Ivanovic, em Bogotá. Ela também estará em eventos na Cidade do México e na Tailândia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/em-recuperacao-de-lesao-sharapova-tieta-ursinho-pooh-na-disneylandia.html

Teliana Pereira se garante na elite na Austrália e encerra jejum brasileiro

Pernambucana atinge feito ao terminar ano dentro do Top 100. Última tenista do país a jogar chave principal de um Grand Slam foi Andrea Vieira, no US Open de 1993

Por Rio de Janeiro

Após mais de 20 anos de espera, o tênis feminino brasileiro voltará a ter uma representante em um Grand Slam. A número 1 do Brasil, Teliana Pereira, fechou a temporada em 97º lugar do ranking mundial e garantiu presença na chave principal do Aberto da Austrália. O primeiro Grand Slam de 2014, que começa em janeiro, utiliza o ranking da WTA como critério para definir as 108 tenistas que recebem vaga direta na elite do torneio.

- Agora, sim, confirmada na chave principal do meu primeiro Grand Slam. Muito feliz e treinando duro para chegar bem preparada na Austrália - comemorou a pernambucana nas redes sociais.
Com a oportunidade de jogar a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez, Teliana coloca seu nome na história do tênis nacional. A última vez que uma tenista brasileira esteve na elite de um dos quatro maiores torneios do circuito profissional foi em 1993, com a paulista Andrea Vieira no US Open.

tênis teliana pereira sevilla (Foto: Brasil Tennis Cup / Cristiano Andujar) 
Teliana jogará a chave principal do Aberto da Austrália, 
em janeiro (Foto: Brasil Tennis Cup / Cristiano Andujar)
 
<b>Jejum quase foi quebrado em 2013</b>
A pernambucana chegou ao US Open na condição de número 105 do mundo. Ela precisava da desistência de duas tenistas antes de o Grand Slam começar para entrar direto na chave principal em Nova York. A campeã de Wimbledon, Marion Bartoli, ajudou quando anunciou a aposentadoria. Faltava mais uma. Porém, passaram-se os dias e ninguém abandonou. A brasileira então teve que tentar a vaga no qualifying, mas caiu logo na primeira rodada do classificatório.

Em Roland Garros, o cenário foi praticamente o mesmo. Ela perdeu na última rodada do qualifying e foi sorteada como a primeira "lucky-loser" (reserva) em Paris. Se alguém abandonasse antes de estrear na primeira rodada da chave principal, seria substituída pela brasileira, o que não aconteceu.

O posto de número 97 do mundo não é o mais alto de Teliana neste ano. A melhor tenista do país chegou a ser a 84ª colocada em outubro. Ele encerrou a temporada com cinco títulos, todos de nível ITF (menores que os da WTA): os Challengers de Perigueux, Denain, Mont-de-Marsan, Saint Malo - todos na França - e Sevilha, na Espanha.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/teliana-pereira-se-garante-na-elite-na-australia-e-encerra-jejum-brasileiro.html

Sem camisa, Murray entra em quadra e treina pela primeira vez após cirurgia

Número 4 do mundo volta às atividades, em Miami, e começa preparação para ficar em forma a tempo do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam de 2014, em janeiro

Por Miami

Andy Murray ainda não deu certeza se vai disputar o Aberto da Austrália, entre 13 e 26 de janeiro, mas ele já deu o pontapé inicial para garantir presença no primeiro Grand Slam de 2014. Nesta terça-feira, o número 4 do mundo e atual campeão de Wimbledon pisou na quadra dura do Centro de Tênis de Crandon Park, casa do Masters 1.000 de Miami, nos EUA, e treinou pela primeira vez depois da cirurgia nas costas a que foi submetido no final de setembro. Diante do forte sol americano, o britânico até realizou as atividades sem camisa.

- Sol brilhando. De volta às quadras. Hoje foi um bom dia - escreveu o tenista, nas redes sociais.

Por causa da cirurgia, Murray teve que abandonar cinco torneios que disputaria no final da temporada, incluindo o Torneio dos Campeões da ATP, em Londres, vencido por Novak Djokovic.

Nas poucas ações promocionais de que participou no tempo parado, o britânico desconversou sobre se teria condições de jogar o Aberto da Austrália.

tênis treino andy murray (Foto: Reprodução / Facebook) 
Murray treina sem camisa em Miami (Foto: Reprodução
 / Facebook)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/11/sem-camisa-murray-entra-em-quadra-e-treina-pela-primeira-vez-apos-cirurgia.html

Alemanha usa a cabeça e vence a pouca criativa Inglaterra, em Wembley

English Team domina a maior parte das ações no amistoso, mas esbarra na falta de poder ofensivo, sofre segunda derrota seguida em casa e termina mal o ano

Por Londres, Inglaterra

A eficiência germânica superou a falta de criatividade inglesa. No principal amistoso entre seleções desta quarta-feira, um simples gol de cabeça de Mertesacker, aos 39 minutos de partida, garantiu a vitória da Alemanha por 1 a 0 sobre o English Team, no estádio de Wembley.

Diante de 85.934 torcedores em seus domínios, a Inglaterra só conseguiu chegar perto de balançar a rede uma vez, num chute de fora da área de Townsend, apenas aos 13 minutos do segundo tempo. Antes e depois disso, teve no jogador do Tottenham o seu mais perigoso atacante. Apagado, Rooney só conseguiu finalizar uma vez, numa cabeçada por cima, aos 20 de jogo. A falta de pontaria, aliás, foi o principal problema do English Team, além dos erros no último passe.
A Alemanha finalizou mais vezes (11 contra oito) e com perigo maior (seis no gol, contra apenas a que os ingleses acertaram a trave). Hart precisou ficar atento aos contra-ataques rápidos germânicos e teve bem mais trabalho do que Weidenfeller.

 Per Mertesacker comemora, Inglaterra x Alemanha (Foto: Reuters) 
Capitão da Alemanha, Mertesacker comemora o gol da 
vitória diante de Rooney e Cleverly (Foto: Reuters)

O técnico Roy Hodgson vai ter muito trabalho no ano que vem. Classificada para a Copa do Mundo com dificuldades num grupo de eliminatórias com adversários bem menos tradicionais, como Ucrânia, Montenegro e Polônia, a seleção inglesa termina o ano com duas derrotas seguidas em casa. Na sexta-feira passada, perdeu para o Chile, por 2 a 0, em Wembley.

Enquanto isso, a Alemanha parte com moral para o ano da Copa. Segunda melhor das eliminatórias europeias, invicta com nove vitórias e um empate, a seleção germânica encerrou 2013 sem perder fora de casa em dois amistosos contra tradicionais adversários. Na sexta-feira passada, arrancou um empate com a Itália por 1 a 1, no San Siro.

As duas seleções voltam a campo apenas no dia 5 de março, única data prevista pela Fifa para testes antes da Copa do Mundo no ano que vem. A Alemanha recebe o Chile, em Stuttgart, e a Inglaterra joga contra a Dinamarca, de novo em Wembley.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/11/alemanha-usa-cabeca-e-vence-pouca-criativa-inglaterra-em-wembley.html

Com um a menos, Croácia domina a Islândia e disputará a sua quarta Copa

Mandzukic abre o placar, é expulso, mas nórdicos não conseguem reagir na etapa final

Por GLOBOESPORTE.COMZagreb, Croácia

A zebra gelada não fez maiores estragos, e a Croácia estará no Brasil para disputar sua quarta Copa do Mundo. Após o empate sem gols da última sexta-feira, Mandzukic, Modric e companhia levaram a melhor nesta terça, em Zagreb, com a vitória sobre a Islândia por 2 a 0 em duelo válido pelas repescagens europeias. O atacante do Bayern de Munique, inclusive, foi o grande nome do confronto (tanto para o bem quanto para o mal) ao marcar o primeiro gol do jogo e, em seguida, ser expulso ainda na etapa inicial - Srna completou o marcador na volta do intervalo.
 
Mandzukic comemora gol da Croácia contra a Islândia (Foto: Agência Reuters) 
Mandzukic faz gol, é expulso, e vem ao Brasil com a Croácia 
para disputar a Copa do Mundo (Foto: Agência Reuters)

A Croácia volta ao Mundial após não ter se classificado para a África do Sul. A melhor participação da equipe foi justamente na sua estreia em 1998, na França. Após perder nas semifinais para os anfitriões, que seriam campeões mundiais naquele ano, a seleção liderada pelo atacante Suker terminou a disputa na terceira posição.

Além de Mandzukic e Srna, os anfitriões contaram com força máxima e tiveram ainda na equipe nomes como Modric (que teve boa atuação) e Olic – o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva ficou no banco de reservas. Já a Islândia contou com o veterano Gudjohnsen, ex-Chelsea e Barcelona, que pouco fez em campo.

Com cerca de 300 mil habitantes, o equivalente a uma cidade brasileira de médio porte, a Islândia tentava se tornar a menor nação da história a disputar uma Copa do Mundo. O país menos populoso que já disputou a competição foi Trinidad e Tobago, em 2006, quando abrigava 1,2 milhão de pessoas.

Mandzukic: herói e vilão
 Darijo Srna comemora, Croácia x Islandia (Foto: Reuters) Srna marca na etapa final e garante a classificação croata (Foto: Reuters)
 
Pelo que apresentou nos primeiros minutos, a Islândia até deu a impressão de que poderia bater de frente com os croatas. Puro engano. Com o passar do tempo, os anfitriões fizeram jus ao favoritismo, dominaram os rivais, criaram as melhores chances e o gol foi apenas uma questão de tempo.
 
Aos 27, após a quinta cobrança de escanteio da Croácia no jogo, Rakitic mandou para a área, Perisic desviou no meio do caminho, e a bola sobrou para o artilheiro Mandzukic empurrar para o fundo do gol. O atacante do Bayern teve outra boa chance aos 36, mas não aproveitou e foi expulso no minuto seguinte, quando deixou a perna em Gudmundsson.

Croácia decide com um a menos
Com isso, a Islândia, que só tinha chutado uma vez até então, em um gol bem anulado de Finnbogason, abandonou a retranca e tentou ir, sem sucesso, para o ataque. Mas também deu mais espaço na defesa. Então, no primeiro minuto da etapa final, Kovacic fez uma jogada brilhante pelo meio e abriu na direita para Srna ampliar após belo chute de primeira.
 
Com um jogador a mais e pouca criatividade, a Islândia tentava assustar na base das bolas aéreas, sem muito sucesso. Perigo de verdade levava a Croácia. Além dos contra-ataques, Olic só não fez um golaço, ao tentar de voleio, porque parou no travessão. Depois, foi administrar o resultado e comemorar a chance de jogar o quarto mundial de sua história.

Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014_6 (Foto: Infoesporte)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-europa/noticia/2013/11/com-um-menos-croacia-domina-islandia-e-disputara-sua-quarta-copa.html

Grécia empata com a Romênia e vai à Copa do Mundo pela terceira vez

Gregos se valem da boa vantagem no jogo de ida e seguram a pressão romena

 Por Bucareste, Romênia

A Grécia está na Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, os gregos visitaram a Romênia com uma vantagem de 3 a 1 conquistada na ida, se arriscaram pouco, seguraram o rival e empataram por 1 a 1. Este será o terceiro Mundial que a seleção disputará na história após estrear na competição na edição de 1994, nos Estados Unidos. A equipe chegou à repescagem depois de ficar na segunda colocação do Grupo G das eliminatórias europeias. A Bósnia foi a líder da chave e se classificou diretamente.

O Mundial do Brasil será disputado entre os dias 12 de junho e 13 de julho do ano que vem. Os grupos serão sorteados no dia 6 de dezembro deste ano, na Costa do Sauípe, na Bahia.
 
Mitroglou comemora gol da Grécia contra a Romênia (Foto: Agência Reuters) 
Mitroglou foi o herói da classificação grega (Foto: 
Agência Reuters)
 
A Grécia entrou em campo para evitar riscos, sem inventar e com poucas investidas ao ataque. Apesar de tentar pressionar, a Romênia não ofereceu muito perigo à retranca grega. Quando viram que os romenos não partiriam para o tudo ou nada, os gregos começaram a se arriscar nos contra-ataques e, aos 22 minutos, conseguiram abrir o placar. Mitroglou recebeu sozinho por trás da defesa, ficou de frente para o goleiro e esperou o momento certo para chutar e marcar.

A Romênia seguiu atacando, mas tinha um arsenal fraco de jogadas ofensivas. Cruzamentos ou chutes de fora da área eram as opções. O goleiro grego tinha pouco trabalho apesar da pressão dos mandantes. No fim do primeiro tempo, os torcedores começaram a perder a paciência e atiraram um sinalizador no arqueiro rival. Para evitar que os ânimos se exaltassem ainda mais, o árbitro encerrou a etapa inicial logo após o incidente.

Karnezis goleiro Grécia (Foto: AP) 
Karnezis sofreu com a agressividade da torcida romena 
(Foto: AP)

A torcida romena continuou causando problemas na segunda etapa. Uma fumaça chegou a tomar parte do campo, mas o jogo seguiu normalmente, com a equipe da casa buscando o ataque. Mas o time precisou de uma ajuda dos adversários para continuar sonhando com uma reviravolta. Aos nove minutos, dois zagueiros gregos tentaram chutar ao mesmo tempo para afastar o perigo da defesa, e a bola foi em direção ao próprio gol.
 
Com o empate, a Grécia deu uma aula de como se valoriza o tempo de uma partida. Substituições, enrolações na hora de deixar o campo, lamentações por lesões... A Romênia tentava fazer sua parte, mas seguia inofensiva. Latovlevici chegou a arriscar bons chutes de longe, mas nenhum acertou o alvo. No fim, festa grega.

Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014_6 (Foto: Infoesporte)


FOMTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-europa/noticia/2013/11/grecia-empata-com-romenia-e-vai-copa-do-mundo-pela-terceira-vez.html

Camisa e Marselhesa pesam, França consegue o improvável e vai à Copa

Após ser derrotada por 2 a 0 no jogo de ida, seleção de Ribery joga bem, vence a Ucrânia por 3 a 0 no Stade de France e estará no Brasil em 2014

Por Saint-Denis, França
 
Não duvidem do peso de uma camisa. Não duvidem da força de uma torcida, que canta a plenos pulmões um hino (francês) como a Marselhesa. Nesta terça-feira, no Stade de France, a França conseguiu o improvável, venceu a Ucrânia por 3 a 0 a selou sua classificação para a Copa do Mundo de 2014. Após dois confrontos, o time de Ribery inverteu a vantagem ucraniana e venceu, no placar agregado, por 3 a 2. Sakho, Benzema e GuSev, contra, marcaram os gols da partida.
 
Foi a primeira vez na história das eliminatórias europeias para um Mundial que uma equipe inverteu, na repescagem, uma vantagem de dois gols. O resultado histórico e heroico evitou que a França ficasse fora de uma Copa do Mundo, algo que não acontecia desde 1994. Por sua vez, caso o Uruguai confirme sua vaga nesta quarta-feira (venceu a Jordânia no jogo de ida por 5 a 0), todas as seleções campeãs do mundo estarão no Brasil em 2014. Nesta terça, Portugal, Croácia e Grécia também confirmaram vaga no torneio.
    
Benzema comemora gol da França contra a Ucrânia (Foto: Agência Reuters) 
Benzema voltou ao time titular e ajudou a França 
a conseguir a classificação para a Copa de 2014 
(Foto: Agência Reuters)
 
 Primeiro tempo dos sonhos
                                                       
Apesar da situação delicadíssima, a torcida francesa fez sua parte e lotou o Stade de France. A ocasião, no entanto, exigia algo a mais dos franceses. E eles compraram a ideia. No momento da execução da Marselhesa (hino francês), cantaram a pleno pulmões. Durante toda a partida, cantaram alto e balançaram as inúmeras bandeiras do país e, algumas, do Brasil, em alusão ao Mundial, que será disputado em 2014.
 
Em campo, o time correspondeu ao apoio. Com apenas três minutos de jogo, os franceses já haviam levado perigo em três oportunidades. Em uma delas, Valbuena, novidade na equipe titular para o jogo de volta, chutou da entrada da área, mas o goleiro Pyatov operou um milagre. 
A França começou voando e não tirou o pé do acelerador em nenhum momento da primeira etapa. O primeiro gol demorou 20 minutos até a sair, tamanha a pressão francesa. E surpreendentemente, ele veio dos pés de um zagueiro. Ribery chutou forte da entrada da área, e Sakho completou no rebote do goleiro. Primeiro passo dado.
 
O gol inflamou ainda mais os franceses, e em campo a pressão continuou. Aos 29, Ribery encontrou Benzema em posição legal na área, e o atacante do Real Madrid mandou para as redes. No entanto, a arbitragem errou e anulou o lance.
 
Quatro minutos depois, como uma espécie de compensação, a França chegou ao segundo, desta vez, de maneira ilegal. Aos 33, Pogba chutou da entrada da área, e Valbuena desviou. A bola parou nos pés de Benzema que, em posição irregular, completou para o gol. O placar do primeiro jogo já estava igualado. Faltava o terceiro, o gol da classificação.
 
Torcedor França x Ucrânia (Foto: AP) 
Torcida francesa fez sua parte, lotou o Stade de France 
e apoiou o time durante 90 minutos (Foto: AP)

Expulsão facilita vida da França
No segundo tempo, a França teve o trabalho facilitado com menos de um minuto de bola rolando. Khacheridi, que já havia recebido cartão amarelo, deu uma entrada duríssima em Ribery e foi expulso. O cartão vermelho inflamou a torcida no Stade de France, mas o ritmo dos franceses já não era o mesmo, após a correria no primeiro tempo.
 
Cansados, já não criavam tantas chances de gols. Mesmo assim, eram melhores em campo e dominavam a assustada Ucrânia. Aos 27, no entanto, o tão esperado gol aconteceu. Após rebote do goleiro Pyatov, Matuidi deixou de calcanhar para Pagba. O volante do Juventus chutou cruzado e, Gusev, pressionado por Sakho, mandou contra o próprio gol. O tão sonhado milagre tinha virado realidade. A França, tradicional carrasca da seleção brasileira em Copas do Mundo (responsável por três das últimas cinco eliminações da equipe canarinho) estará no Brasil em 2014.

Info_PAISES-CLASSIFICADOS_Copa-2014_6 (Foto: Infoesporte) 
Confira os países classificados para a Copa (Foto: 
Infoesporte)
 
FONTE: