quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pivô e musa do Paraná abandona vida de modelo para se dedicar ao futsal

Letícia Esteves, representante do Colégio Nobel de Londrina, troca as passarelas pelas quadras e participa pela primeira vez dos Jogos Escolares da Juventude

Por Direto de Belém, Pará

Letícia Esteves do Futsal do Paraná (Foto: Juliana Vicente)Letícia desistiu da carreira de modelo para se dedicar ao futsal (Foto: Juliana Vicente)

Desfiles, fotos, roupas lindas e muito glamour. Para uma adolescente, a vida de modelo se assemelha a um verdadeiro conto de fadas e talvez por isso seja uma das carreiras mais procuradas pelas belas jovens de todo o país. Com Letícia Esteves, de 17 anos, não foi diferente. No entanto, a paixão pelo futsal falou mais alto e fez a estudante do Colégio Nobel, de Londrina, trocar as passarelas pelas quadras e desembarcar em Belém, no Pará, para defender a delegação do Paraná nos Jogos Escolares da Juventude.

- No começo, ser modelo não era o que eu planejava. Eu tinha 12 anos, um dia eu estava andando na rua com a minha mãe, e um olheiro me chamou. Eu fui fazer umas fotos, e gostaram muito. Eu segui por um tempo na carreira, mas chegou uma hora em que eles me pediram para mudar de cidade e ir para São Paulo. Aí eu não quis deixar minha família e o futsal.

O interesse pela modalidade surgiu aos 8 anos, ao ver o pai jogando em um time de Londrina. A jovem afirma que, inicialmente, a mãe não gostou muito da ideia de ver a filha com uma bola nos pés, mas acabou se acostumando. Hoje, ela é uma de suas maiores incentivadoras de Letícia.

- Bem antes da carreira de modelo eu já jogava com os meninos, até que aos 13 anos conheci o time da Jayne (técnica). Meus pais me apoiaram no meu começo no esporte, mas minha mãe achou que meu interesse duraria uns cinco meses e eu iria desistir de ideia. Mas não foi o que aconteceu e eu estou até hoje aqui.

Letícia Esteves do Futsal do Paraná (Foto: Juliana Vicente) 
Estudante do Paraná venceu o preconceito e é uma das 
artilheiras do time (Foto: Josi Schmidt)

A rotina de modelo de Letícia incluía fotos e cursos de passarela. Agora, a atleta se divide entre os treinos de musculação e o futsal, em sessões de 4 horas diárias. A jogadora garante que não se arrepende da troca.

-  Não deu para juntar as duas coisas, porque eu estudo, vou para a academia e treino. Isso toma o meu dia inteiro e não daria para encaixar a rotina de uma modelo na minha vida atual. Então eu desisti para focar só no esporte. 


Treinando até os 13 anos com o time masculino do São Caetano de Londrina, no futebol society, a estudante já participou de competições em que era a única menina. Ela afirma que já escutou todo tipo de provocação dentro e fora dos ginásios.

- Eu já sofri preconceito por ter escolhido jogar futsal, mas, principalmente, das mães dos meninos que eu enfrentava. Elas me falavam que eu não tinha que estar ali, que o lugar de menina era lavando louça. Isso aconteceu muitas vezes comigo e eu tinha apenas uns 9, 10 anos. Meu time era muito bom, e elas não aceitavam que os filhos perdessem para mim.

Nada disso abalou a pivô, que participa pela primeira vez dos Jogos Escolares e espera poder ajudar o time do Paraná a se classificar para disputar a primeira divisão no ano que vem, já que a equipe disputa a "série b" na etapa de Belém.


O mundo da moda perdeu uma grande modelo, mas o mundo do esporte ganhou uma grande atleta.
Jayne Borim, técnica de Letícia

 - Essa é a primeira vez que participo dos Jogos Escolares. Já tentei vir para essa competição três vezes, mas nunca deu certo porque o calendário confrontava com outros campeonatos. Já estamos acostumadas com o nível das meninas daqui, mas acho que quando chegarem as semifinais vai ficar mais apertado.

Para Jayne Borim, que já foi atleta da seleção brasileira feminina e hoje treina a equipe do Colégio Nobel de Londrina, a procura pelo futsal aumento bastante entre as meninas com o passar do tempo.

- Quando eu comecei, tive uma dificuldade imensa na hora de montar a escolinha. Tinha que sair na captura de talentos e hoje em dia as pessoas buscam mais. Já lidei com muito preconceito, mas elas não sofrem nem um terço do que se passava antigamente. Algumas mães não querem a filha jogando bola, mas eu percebo que a criança ganhou voz para fazer o que tem vontade, coisa que era bem difícil de acontecer há alguns anos.

No caso de Letícia, Jayne é só elogios e afirma que é um dos grandes talentos do time do Paraná que está em Belém.

- A forma física dela foge um pouco da categoria. Ela se destaca por ser uma artilheira nata, além de uma menina decidida. Se você for pensar em uma carreira de modelo, financeiramente é muito mais lucrativo do que a de uma atleta. O mundo da moda perdeu uma grande modelo, mas o mundo do esporte ganhou uma grande atleta, eu tenho certeza.


Letícia Esteves do Futsal do Paraná (Foto: Juliana Vicente) 
Letícia Esteves chama a atenção pela beleza e 
pela habilidade com a bola de futsal (Foto: 
Juliana Vicente)

FONTE:

Chicão acusa o árbitro de ofender o Flamengo: 'Disse para a gente c...'

Zagueiro rubro-negro afirma que Alício Pena Júnior debochou da equipe. Meia Elias confirma linguajar ofensivo e pede renovação

Por Itu, SP

O Flamengo perdeu para o São Paulo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Novelli Júnior, resultado que deixou o time insatisfeito e alguns jogadores irritados. O zagueiro Chicão não poupou palavras após a partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, mas a bronca maior foi com o árbitro Alício Pena Júnior, acusado pelo zagueiro de distribuir ofensas aos flamenguistas durante o jogo. Chicão criticou a postura de Alício na marcação do pênalti que terminou em gol de Rogério Ceni, o primeiro da vitória do Tricolor Paulista (assista ao vídeo).

- Não sei se foi pênalti ou não, cada um tem uma opinião, mas um árbitro como esse apitando um jogo, chamando nosso time de fraco, mandando a equipe do Flamengo "chupar" porque o São Paulo estava ganhando, não pode estar apitando Campeonato Brasileiro. Todo mundo sabe o histórico dele e que não passa de um babaca apitando jogos - afirmou.

O lance questionado por Chicão aconteceu no início do segundo tempo, quando Elias derrubou Luis Fabiano na área. O árbitro marcou pênalti e Rogério Ceni colocou o São Paulo na frente. Ademilson ampliou a vantagem aos 17 minutos.

O volante Elias também questionou o pênalti e disse ter ficado assustado com as palavras do árbitro, segundo ele, direcionadas ao zagueiro Chicão.

Alicio Pena e Rogério Ceni São Paulo e Flamengo (Foto: Ale Vianna / Agência estado) 
Alicio Pena e Chicão antes do jogo: atrito
(Foto: Ale Vianna / Agência estado)
 
- Pessoas assim no futebol (Alício Pena Junior), tem que tirar. Sem contar o linguajar que ele usou com o Chicão, fiquei até assustado. Só o lance do pênalti achei meio duvidoso. Tem que começar a colocar gente nova para apitar, o pessoal meio antigo já está ultrapassado - considerou.

O narrador Odinei Ribeiro lembrou que Chicão possui um "atrito" com Alício desde a decisão da Copa do Brasil de 2008, entre Corinthians e Sport, quando o zagueiro defendia o Timão e também criticou o árbitro pela maneira como falava com os jogadores .

- De lá para cá tem um "probleminha" entre os dois ou entre o clube Corinthians e o árbitro - lembrou.

Alício Pena Júnior é mineiro e já pertenceu ao quadro da Fifa entre 2003 e 2009.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/11/chicao-faz-acusacoes-contra-arbitro-apos-derrota-do-flamengo-babaca.html

De última hora, Bruno Schmidt festeja convite para Guarujá: ‘Inesperado’

Após término da parceria com Pedro Solberg, brasiliense não havia conseguido formar nova parceira até receber convite de Edson Filipe

Por Guarujá, SP
 
Após anunciar o fim da dupla com Pedro Solberg, o brasiliense Bruno Schmidt não conseguiu encontrar um novo parceiro a tempo de se inscrever para a próxima etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, que será disputada no Guarujá, litoral de São Paulo, neste fim de semana. Mas uma ligação de última hora mudou os planos do jogador de 27 anos, radicado em Vila Velha, no Espírito Santo.

Na noite desta quarta-feira, Bruno recebeu um convite inesperado para jogar ao lado do capixaba Edson Filipe, que faz dupla com o paraibano Álvaro Filho na competição. Alvinho se sentiu indisposto e precisou cancelar sua participação na etapa paulista. O sobrinho do ídolo Oscar Schmidt, que é o atual campeão do torneio ao lado do ex-parceiro Pedro, chegou a relutar sobre a oportunidade inesperada, mas a vontade de entrar na areia acabou falando mais alto.

montagem - Bruno Schmidt e Edson Felipe (Foto: Editoria de Arte) 
Bruno Schmidt vai jogar ao lado de Edson Filipe 
(Foto: Editoria de Arte)
 
 
- O convite surgiu muito em cima da hora, que quase disse não, por ter sido tão inesperado. Mas depois de alguns minutos me bateu aquela sensação boa de competição que eu gosto tanto. Então, retornei a ligação confirmando - disse Bruno, que comprou sua passagem às 22h de quarta-feira, poucas horas antes de desembarcar no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para seguir viagem até o Guarujá.

A decisão de encerrar a parceira com Pedro Solberg, após 160 jogos, 129 vitórias e 11 títulos, foi tomada principalmente pela dificuldade em se locomover constantemente entre Vila Velha e o Rio de Janeiro, onde a dupla treinava. Questionado se o “conterrâneo” Edson Filipe poderia ser uma opção viável para o ciclo olímpico que visa os Jogos de 2016, Bruno não economizou elogios ao parceiro temporário.

- Claro que é uma opção. O Edson é um jogador de bloqueio com muito potencial, e bem novo. O jogo dele está evoluindo muito no decorrer da seleção - avaliou.

Os rumores que circulam nos bastidores da principal competição do vôlei de praia nacional também apontam para uma negociação com outro capixaba, o "Mamute" Alison, que atualmente joga com Emanuel, seu parceiro na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Por enquanto, Bruno prefere não revelar muitas pistas sobre o futuro. Com a cabeça na etapa do Guarujá, ele afirma que vai priorizar a diversão no litoral paulista, aproveitando que não sentirá a pressão por uma vitória.

- Sem dúvida, jogar de forma tão inesperada vai ser a parte difícil. Vou ter que, em pouco tempo, me concentrar de novo para uma competição que eu estava fora. O segredo de jogar assim é que, sem dúvida, não temos pressão nenhuma por resultado e desempenho. O único objetivo é jogar bem e se divertir - afirmou o jogador.

Depois da etapa na Praia da Enseada, em um dos pontos mais badalados do litoral paulista, Bruno volta as atenções para o Circuito Mundial, onde é vice-líder com Pedro e ainda tem chances de vitória. A parceria deve se despedir em Durban, na África do Sul, na última etapa da temporada, marcada para a segunda semana de dezembro.


* O repórter viajou a convite da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/11/de-ultima-hora-bruno-schmidt-festeja-convite-para-guaruja-inesperado.html

Muricy interrompe coletiva para atender celular: 'Oi, meu bem'

Esposa liga para o técnico durante a entrevista, e ele brinca: 'Se eu não atender, eu caio'

Por Itu, SP

A entrevista coletiva de Muricy Ramalho transcorria normalmente no vestiário do São Paulo em Itu, após a vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando, de repente, tocou o telefone celular do treinador. Ele olhou o número e, sem cerimônia, atendeu. Era a esposa dele, Rose.

- Oi, meu bem. Você (esposa) está aqui na coletiva ao vivo (risos)... - disse Muricy.
- Está tudo bem aí? Então tá bom! Beijo, ao vivo - emendou.

O técnico brincou com os jornalistas:
- Se eu não atender, eu caio (risos).

Sobre a atuação do São Paulo, o treinador lembrou a mudança de astral da equipe, que lutava para não cair e hoje ocupa a sétima colocação no Brasileiro, além de estar classificada para as semifinais da Copa Sul-Americana:

- Se fôssemos pensar há dois meses, a situação era complicada. Os jogadores estão de parabéns porque compraram a ideia. Estávamos devendo. Não podemos nos empolgar, um clube desse tamanho não pode lutar contra o rebaixamento. Podemos dormir um pouco agora e parar de fazer contas.

Muricy Ramalho São Paulo e Flamengo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net) 
Muricy Ramalho, durante o jogo entre São Paulo e Flamengo 
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)
 
FONTE:

Com os dias contados no Corinthians, Tite se diz tranquilo: 'Em paz comigo'

Após ser comunicado pela diretoria de que não terá seu contrato renovado, treinador comanda um de seus últimos treinos e demonstra calma

Por São Paulo
 
Após ser comunicado pela diretoria do Corinthians que não terá seu contrato renovado, o técnico Tite foi a campo para comandar o treino apenas com reservas (quem atuou contra o Coritiba, na última quarta-feira, em Curitiba, ganhou folga). Ao passar perto dos jornalistas, Tite ouviu perguntas sobre o seu futuro. 

 Ele não quis entrar em detalhes sobre a reunião com a diretoria. Disse apenas que está tranquilo.

- Existe uma hierarquia e eu não posso falar nada por enquanto. Eu estou em paz comigo mesmo - afirmou.

O treinador foi abordado também por alguns fãs que assistiam ao treino e posou para fotos.

 
Tite no treino do Corinthians (Foto: Rodrigo Faber) 
Tite se diz tranquilo após reunião que selou sua saída 
ao fim do Brasileirão (Foto: Rodrigo Faber)

Rivalidade: Galo publica anúncio parabenizando 'campeões nacionais'

No dia seguinte à conquista do Brasileiro pelo Cruzeiro, Atlético lista todos os times que conquistaram títulos nas Américas este ano

Por Belo Horizonte

Anúncio atlético-mg parabeniza o título do Cruzeiro (Foto: Globoesporte.com) 
Anúncio publicado pelo Atlético-MG em jornais
mineiros (Foto: Reprodução/Globoesporte.com)
 
No dia seguinte à conquista do Campeonato Brasileiro pelo rival Cruzeiro, o Atlético-MG publicou, nos principais jornais mineiros, um anúncio de página inteira parabenizando os times que conquistaram campeonatos nacionais em 2013. Em letras garrafais, estava escrito "O campeão das Américas", logo abaixo uma foto dos jogadores carregando a taça da Libertadores, seguida do restante da frase: "Saúda os campeões nacionais".

Na publicação, estão listados os campeões dos países que disputam a Libertadores: Vélez Sársfield (Argentina), Bolívar (Bolívia), Cruzeiro, Unión Espanhola (Chile), Atlético Nacional (Colômbia), Emelec (Equador), América (México), Nacional (Paraguai), Real Garcilaso (Peru), Peñarol (Uruguai) e Zamora (Venezuela).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2013/11/rivalidade-galo-publica-anuncio-parabenizando-campeoes-nacionais.html

Tite não terá contrato renovado, e Mano volta ao Corinthians em 2014

Em reunião nesta quinta, direção avisa a técnico que seu contrato não será renovado. Após passar por Seleção e Flamengo, Mano retorna ao clube

Por São Paulo

Mano Menezes jogo Flamengo contra o Cruzeiro (Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado) 
Mano Menezes retorna ao Timão após quatro anos
(Foto: Paulo Fonseca / Ag. Estado)
 
Mano Menezes vai comandar o Corinthians na temporada 2014. Em reunião realizada nesta quinta-feira, no CT Joaquim Grava, a diretoria do Timão comunicou a Tite que seu contrato não será renovado. O comandante alvinegro nas conquistas da Taça Libertadores e do Mundial de Clubes no ano passado tem proposta tentadora do Shandong Luneng, da China, equipe do atacante brasileiro Vágner Love.

O acordo com Mano está fechado. Técnico que comandou o Timão na campanha do retorno à Série A, em 2008, e na conquista da Copa do Brasil de 2009, ele retorna após passagens ruins pela Seleção e pelo Flamengo.
Participaram do encontro com Tite o presidente Mário Gobbi Filho, o diretor de futebol Roberto de Andrade, o adjunto Duílio Monteiro Alves e o gerente Edu Gaspar. Os dirigentes consideram que era o momento de mudar porque o técnico não conseguiu fazer a equipe reagir durante a má fase no Campeonato Brasileiro.

A decisão da cúpula corintiana deixou o treinador contrariado. Tite havia manifestado a pessoas que trabalham no clube seu desejo de renovar contrato por, pelo menos, mais um ano.

Funcionários do CT Joaquim Grava revelaram que o técnico se mostrou bastante chateado com o anúncio feito pela diretoria.

Tite treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Tite deixa o Corinthians após passagem vitoriosa
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
 
O clima também não é dos melhores com os jogadores. Alguns deles reprovaram a mudança por serem homens de confiança de Tite e acreditarem que o elenco pudesse responder à altura em 2014 – o Timão é o nono colocado no Brasileirão e tem chances remotas de se classificar para a Taça Libertadores.

O futuro de Tite pode ser a Ásia. O treinador recebeu uma proposta milionária do Shandong Luneng, da China, por dois anos de contrato. Os valores oferecidos ultrapassariam os R$ 15 milhões anuais. O treinador preferiu não abrir negociações em virtude do desejo de seguir no Timão, mas, com a decisão tomada pela direção, os contatos serão retomados.


O clube chinês, aliás, pode promover um verdadeiro desmanche na comissão técnica do Corinthians. Além de Tite, o auxiliares Cleber Xavier e Fábio Carille, o preparador de goleiros Mauri Costa Lima, o preparador físico Fábio Mahseredjian e o fisioterapeuta Bruno Mazziotti também foram procurados e podem acertar caso o treinador aceite o convite.

Apesar dos salários elevados, pesa contra a ida para a China o fato de Tite querer descansar. O treinador não esconde que está bastante cansado com os anos de pressão no Corinthians e gostaria de relaxar com a família por alguns meses. Há pouco tempo, ele recebeu uma proposta do Internacional, mas se recusou a conversar com os diretores colorados.

Na história

Foi a segunda passagem de Tite pelo Corinthians (a primeira havia sido entre 2004 e 2005). E provavelmente também foi a atuação mais vencedora de um técnico em 103 anos de vida do clube.

Contratado novamente em 2010, ele contou com a compreensão da diretoria, mais especificamente do então presidente Andrés Sanchez, que o manteve no cargo mesmo sendo eliminado na primeira fase da Taça Libertadores da América de 2011, ao perder para o Tolima, da Colômbia. A aposta deu certo. Depois daquele episódio, Tite ganhou cinco títulos: Brasileiro (2011), Libertadores e Mundial (2012), Paulista e Recopa (2013).

Pouco antes de seu desligamento, Tite tinha escrito seu nome em mais um capítulo da história do Corinthians. Contra a Portuguesa, ele se tornou o segundo técnico com mais partidas dirigidas no Timão: 257. Apenas Oswaldo Brandão, treinador em cinco oportunidades, tem mais jogos: 441. Tite comandou o Timão em 268 partidas até agora e chegará a 272 caso fique mesmo até o fim de seu contrato.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/11/tite-nao-tera-contrato-renovado-e-mano-volta-ao-corinthians-em-2014.html

Com data definida, Praia Clube vai contar com gêmeas na final do Mineiro

Michele e Monique retornam da Copa dos Campeões com a seleção brasileira, em 20 de novembro e estarão disponíveis para disputa do estadual, dia 22

Por Uberlândia, MG

Michelle e Monique Pavão do Praia Clube (Foto: Gullit Pacielle) 
Michelle e Monique Pavão vão integrar o elenco do
Praia na final do Mineiro (Foto: Gullit Pacielle)
 
A final do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei será disputada em jogo único, no dia 22 de novembro, às 19h30m, na Arena Praia, em Uberlândia. A informação foi divulgada por meio de nota oficial da Federação Mineira de Voleibol.

A equipe comandada pelo técnico Spencer Lee busca o terceiro título da competição na categoria adulta, após levantar o caneco em 2006 e 2011.


Apesar das gêmeas Michelle e Monique Pavão estarem com a seleção brasileira disputando a Copa dos Campeões, que termia no dia 19, o Praia Clube vai contar com as irmãs para a final do Mineiro.

- Elas chegam aqui no dia 20 e estarão na final do Campeonato Mineiro – afirmou o gerente de voleibol do Praia, André Lelis.

Superliga
Com a da Copa dos Campeões, disputada pela seleção brasileira neste mês de novembro, no Japão, o Praia Clube só entra em quadra pela Superliga no dia 29, contra Campinas. Na competição, a equipe conquistou até o momento quatro vitórias em cinco jogos. O time de Uberlândia só perdeu para Pinheiros, por 3 sets a 1.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2013/11/com-data-definida-praia-clube-vai-contar-com-gemeas-na-final-do-mineiro.html

Na etapa do Guarujá, Ricardo espera manter hegemonia no litoral de SP

Nas duas etapas que a cidade paulista sediou, o campeão olímpico venceu ao lado do paraibano Zé Marco e depois com o atual cearense Márcio

Por João Pessoa

Ricardo, vôlei de praia (Foto: Lucas Barros/Globoesporte.com/pb) 
Ricardo espera manter hegemonia no Guarujá
(Foto: Lucas Barros/Globoesporte.com/pb)
 
Nas duas únicas etapas do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia que aconteceram no Guarujá, em São Paulo, o baiano Ricardo conseguiu sair vencedor. A primeira vez foi em 1997, na estreia ao lado do paraibano Zé Marco, e a segunda, 14 anos depois, com o seu atual parceiro, o cearense Márcio. Nesta sexta-feira, o campeão olímpico volta às areias do litoral paulista para disputar o Open em busca de manter a hegemonia na cidade.

Atualmente, Ricardo e Márcio ocupam a terceira colocação do Circuito Brasileiro com 920 pontos. Com o fim da dupla Pedro Solberg e Bruno Schmidt, eles subiram uma posição na classificação. Nas três etapas já realizadas na temporada 2013, a parceria subiu ao pódio uma vez, na abertura do torneio nacional em Recife, conquistando o segundo lugar.

- Vou para vencer. Temos um time competitivo e forte. Em todas as etapas deste ano, conseguimos ir para as semifinais. Espero subir ao pódio e poder continuar nesse ritmo de nunca ter perdido no Guarujá - destacou Ricardo.


Vou para vencer. (...) Espero subir ao pódio e poder continuar nesse ritmo de nunca ter perdido no Guarujá"
Ricardo
 
Uma das maiores lembranças de Ricardo no Guarujá é ao lado do paraibano Zé Marco em 1997, ano em que os dois estreavam a dupla. E no primeiro torneio juntos, conseguiram chegar à decisão. Venceram Guilherme/Pará por 2 sets a 0, que era considerada uma das parcerias mais fortes na época, logo na terceira temporada do baiano como profissional.

- É um local especial. Foi a primeira etapa que eu venci junto com Zé Marco. Foi ali que eu vivenciei o gostinho de, pela primeira vez, saber o que é ser um campeão. E comecei a seguir uma carreira, fortalecendo meu sonho.

Já em 2011, Ricardo voltou a vencer no Guarujá. O título foi conquistado ao lado do cearense Márcio - parceiro com quem ele retomou dupla para a temporada deste ano. Na final, a vitória foi sobre Pedro Cunha e Pedro Solberg.

- Retorno com mais experiência de todos esses anos vividos. Experiência de muitas parcerias e por ter conquistado vários títulos. Mas, mesmo assim, o primeiro título é sempre marcante para o atleta. E poder voltar a esse ambiente será diferente. Vou tentar curtir ao máximo e poder vivenciar aquele momento de anos atrás.

Márcio retomou a parceria com Ricardo em busca de uma vaga no Rio 2016 (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Márcio e Ricardo foram segundo lugar na abertura 
da temporada em Recife (Foto: Paulo Frank/CBV)
 
Além de Ricardo/Márcio (BA/CE), as duplas que também estão na disputa masculina são: Alison/Emanuel (ES/PR), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Bruno/Hevaldo (AM/CE), Moisés/Gilmário (BA/PB), Harley/Renatão (DF/PB), Benjamin/Fernandão (MS/ES), Thiago/Oscar (SC/RJ), Edson Filipe/Álvaro Filho (ES/PB), Jorge/Luciano (PB/ES), Bernardo Lima/Ramon Gomes (CE/RJ), Jô/Averaldo (PB/TO), Léo Gomes/Beto Pitta (RJ), João 
Paulo/Bernardo (CE/RJ), Léo/Carlos Luciano (PB/RJ) e Felipe Cavazin/Daniel Lazzari (PR/SC).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/11/na-etapa-do-guaruja-ricardo-espera-manter-hegemonia-no-litoral-de-sp.html

Com seis times, Superliga B estreia disputa feminina na temporada 2014

Torneio de acesso à Série A terá chave com equipes femininas na próxima edição

Por Rio de Janeiro

Competição de acesso à Série A, a Superliga B anunciou nesta terça-feira que terá um torneio com equipes femininas na temporada 2014, após duas edições somente com times masculinos. Entre as mulheres, seis equipes duelarão pelo caneco. A disputa dos homens, que tem o Monte Cristo, de Goiânia (GO), como atual campeão, conta com oito times.
 
- Este é mais um importante passo para o voleibol nacional. Teremos mais uma competição de alto nível no calendário, o que já vínhamos buscando desde a formação da Superliga B. Isso reforça a importância do evento - avaliou o superintendente técnico da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Renato D’Avila.

O São Paulo é um dos seis times que disputam a Superliga B feminina em 2014 (Foto: Reprodução / Facebook) 
O São Paulo é um dos seis times que disputam a Superliga B 
feminina em 2014 (Foto: Reprodução / Facebook)

O calendário e o regulamento da competição serão definidos em uma plenária que terá a participação de todos os clubes inscritos, marcada para o próximo dia 21. A Superliga B foi criada em 2012 para substituir a Liga Nacional. O torneio classifica o campeão e o vice para a disputa da chave principal do campeonato.
 
Confira a relação das equipes participantes:
Masculino:
Bento Gonçalves (RS)
Novo Hamburgo (RS)
Santo André (SP)
Rio Claro (SP)
Belo Horizonte (MG)
São José dos Campos (SP)
Sesi-SP (SP)
Brasília (DF)


Feminino:
Santa Maria (RS)
São Paulo (SP)
São José dos Campos (SP)
Bauru (SP)
Cascavel (PR)
Brasília (DF)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/com-seis-times-superliga-b-estreia-disputa-feminina-na-temporada-2014.html

Walewska chora em volta à seleção na Copa dos Campeões: 'Emoção nova'

Aos 34 anos, veterana deixa aposentadoria do time nacional e reestreia em vitória sobre a Tailândia, por 3 sets a 0. Técnico Zé Roberto elogia atuação de central

Por Tóquio

 Aos 34 anos, a central Walewska voltou a se sentir como uma novata nesta quarta-feira. Sem defender a seleção brasileira de vôlei desde o fim das Olimpíadas de Pequim, em 2008, quando saiu com o ouro e anunciou sua aposentadoria da equipe para ficar mais perto da família, ela reestreou em quadra com o time nacional na vitória por 3 sets a 0 sobre a Tailândia, parciais de 25/18, 25/17 e 25/17), em duelo válido pela Copa dos Campeões, no Japão. E a lágrima que escorreu pelo seu rosto após o término do duelo evidenciou as forte emoções que a experiente atleta sentiu.

- Foi muito bacana. No início me senti fora do jogo, mas depois estava tudo normal. Passei muito tempo sem vestir essa camisa e hoje pareceu uma novidade. Estar sentindo essa emoção nova com 34 anos é legal. Sinto que as meninas estão contentes por eu estar aqui e isso me faz feliz - afirmou a atleta do Campinas, por meio de assessoria de imprensa.


Seleção brasileira feminina de vôlei, Walwska, Copa dos Campeões (Foto: Divulgação / FIVB) 
Walewska sente a emoção de voltar à seleção brasileira 
(Foto: Divulgação / FIVB)

O técnico José Roberto Guimarães já havia tentado persuadir Walewska a voltar à seleção brasileira em outras ocasiões. Desta vez, só conseguiu por se tratar de um competição curta e ter tido desfalques de última hora, como os pedidos de dispensa de Juciely, Thaísa e Gabi. Ele se mostrou bastante contente com a atuação da central.

- Tentei durante alguns anos essa volta da Walewska. É uma jogadora que ainda tem muito a oferecer para a seleção. Apesar da idade, ela sempre se cuidou. Ela é uma grande atleta e está jogando de igual para igual com qualquer jogadora no mundo. Foi importante ela ter vindo e mostrado para essa juventude o significado de vestir a camisa da seleção - comemorou.

Após vencer os Estados Unidos na estreia e a Tailândia na sequência, o Brasil encara agora a República Dominicana, equipe convidada pela organização do torneio, na sexta-feira, em Tóquio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/11/walewska-chora-em-volta-selecao-na-copa-dos-campeoes-emocao-nova.html

Atletas do Coritiba querem esquecer tristeza por revés e pensar só no Tigre

Derrota para o Corinthians coloca o Verdão em uma situação delicada, com uma distância para a zona do rebaixamento que pode chegar a dois pontos

Por Curitiba

Uma vitória poderia colocar o Coritiba em uma situação confortável. Mas a derrota para o Corinthians por 1 a 0, em casa, deixou o Coxa em alerta extremo novamente. A atual distância para o grupo da degola é de quatro pontos. Porém, uma possível vitória do Fluminense sobre o Náutico na quinta-feira pode fazer a distância cair para apenas dois pontos.

O terceiro revés do Coritiba em casa deixou um abalo nos jogadores, principalmente na saída de campo. O time paranaense dominou o segundo tempo, mas não conseguiu marcar. Um contra-ataque rápido do Timão pegou a defesa alviverde desprevenida, e Guilherme marcou o gol da vitória.

Apesar da tristeza, os atletas coxas-brancas tentaram não demonstrar o abatimento, lembrando que o confronto contra o Criciúma será de extrema importância. O Tigre deixou o Z-4 com uma vitória sobre o Atlético-PR e pode até ultrapassar o Coxa no sábado. O clube alviverde encara o Criciúma em casa, às 21h (de Brasília).

- Vamos para a próxima. Temos que pensar na frente. Não adianta ficar triste. Mas não criamos tanto quanto deveriamos ter criados. Tivemos chances que não conseguimos concluir - disse o volante Willian.

O goleiro Vanderlei ressaltou que o Coritiba merecia uma vitória pelo que apresentou em campo, mas criticou a defesa alviverde pelo "gol bobo" que tomou no segundo tempo.

- Merecia pelo que jogou. Tomamos um gol bobo, de lateral que não dá para tomar. Depois perdemos o poder de reação - completou.

Willian Coritiba e Corinthians (Foto: Heuler Andrey / Agência estado) 
Willian disse que Coxa tem que esquecer tristeza e pensar 
no Tigre (Foto: Heuler Andrey / Agência Estado)
 
FONTE:

Corinthians ganha embalo para voltar ao Pacaembu após 53 dias

Instável no Campeonato Brasileiro, Timão vence duas partidas consecutivas e volta a atuar na capital 'com moral' diante da Fiel

Por São Paulo

A vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Coritiba marca um momento raro da equipe no Campeonato Brasileiro: foi a segunda vitória consecutiva (já havia batido o Fluminense pelo mesmo placar, no domingo), fato que só havia ocorrido em uma oportunidade no torneio: entre a 10ª e a 11ª rodada, quando o Timão venceu Grêmio e Criciúma. Para embalar ainda mais os alvinegros, no próximo fim de semana a equipe voltará ao estádio do Pacaembu, após quase dois meses.

A última partida pelo Campeonato Brasileiro foi o empate sem gols com o Cruzeiro, no dia 22 de setembro. Três dias depois, o Corinthians também ficou no 0 a 0 com o Grêmio, mas pela Copa do Brasil. Desde então, atuou como mandante apenas do interior de São Paulo, por conta de duas punições impostas pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

Torcida Corinthians Pacaembu (Foto: Marcos Ribolli) 
Corinthians voltará ao Pacaembu contra o Vasco no 
próximo domingo (Foto: Marcos Ribolli)
 
O primeiro gancho do Timão aconteceu devido à briga entre torcedores nas arquibancadas do estádio Mané Garrincha, em Brasília, no empate por 1 a 1 com o Vasco, no dia 25 de agosto. Sentenciado com quatro partidas longe de São Paulo, o Corinthians mandou dois jogos em Mogi Mirim (contra Bahia e Atlético-PR), um em Itu (contra o Criciúma) e outro em Araraquara (contra o Santos).

Quando tudo parecia encaminhado para retornar ao Pacaembu, o clube do Parque São Jorge voltou ao Tribunal por conta de uma garrafa d’água atirada no assistente Bruno Salgado Rizo, na goleada sofrida por 4 a 0 para a Portuguesa, em Campo Grande. Desta vez, a pena foi menor: apenas uma partida, contra o Fluminense, em Araraquara – cumprida no último domingo. A hora do reencontro com a Fiel, enfim, chegou.

Criticado pelos torcedores pela postura pouco aguerrida e pela suposta falta de vontade, o Corinthians sofreu com diversos protestos ao longo do Brasileirão. A pressão sobre o elenco, que não rendeu o esperado pela torcida e também pela diretoria, deverá se transformar em apoio no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), contra o Vasco. Afastado da zona de rebaixamento, o Timão sonha chegar ao G-4.

Nona colocada, a equipe ainda terá mais um jogo no Pacaembu além do confronto deste fim de semana. No dia 1º de dezembro, o Corinthians faz sua última partida em casa na temporada, contra o Internacional, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Fora, o Timão ainda encara Flamengo e Náutico.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/11/corinthians-ganha-embalo-para-voltar-ao-pacaembu-apos-53-dias.html

Corinthians vence e atinge zona de conforto; Coritiba segue ameaçado

Com gol do volante Guilherme, Timão vence a segunda consecutiva e se afasta da zona de rebaixamento. Coxa marca passo e se preocupa

A CRÔNICA 
 
por Diego Ribeiro

O Corinthians só havia vencido dois jogos seguidos em uma oportunidade no Campeonato Brasileiro, há mais de três meses (contra Criciúma e Grêmio, ambos por 2 a 0, pela 10ª e 11ª rodada). O jejum acabou nesta quarta-feira. Após bater o Fluminense, no último domingo, o Timão conquistou a rara sequência ao bater o Coritiba por 1 a 0, no estádio Couto Pereira. O volante Guilherme marcou o gol que fez a equipe alcançar a zona de conforto da competição. Para o Coxa, a degola segue como ameaça real.

Intenso por poucos minutos no início do primeiro tempo e dominado na maior parte do segundo, o Corinthians sofreu para segurar o resultado. Jogou por uma bola, e a encontrou, em jogada rápida de Romarinho, que passou para Guilherme dar a vitória ao Alvinegro. Com Alex inspirado, o Coritiba tentou pressionar. O problema é que o camisa 10 jogou sozinho: seus companheiros não acompanharam o seu raciocínio.

Com 48 pontos, o Timão sobe para a nona colocação do Brasileirão, enquanto o Coxa cai para a 14ª posição, estacionado nos 41 pontos. No próximo sábado, a equipe paranaense viaja para enfrentar o Criciúma, às 21h (horário de Brasília), no estádio Heriberto Hulse, em Florianópolis. Já no domingo, às 17h, o Corinthians recebe o Vasco, no Pacaembu.

Willian Coritiba e Corinthians (Foto: Heuler Andrey / Agência estado) 
Willian e Danilo disputam a bola durante confronto 
em Curitiba (Foto: Heuler Andrey / Agência estado)
 
Início intenso
Dono do segundo pior ataque do Campeonato Brasileiro, o Corinthians surpreendeu nos dez primeiros minutos: mostrou iniciativa e foi para cima do Coritiba. Alexandre Pato e Emerson Sheik arriscaram chutes de fora da área, bem defendidos por Vanderlei. Porém, o trabalho do goleiro alviverde se resumiria a isso no primeiro tempo: o ritmo do Timão caiu, e as chances de gol desapareceram instantaneamente.

O estilo dos donos da casa não era diferente. Comandado por Alex, que criou as únicas jogadas perigosas para a equipe, o Coritiba apostava no contra-ataque, mas errava na conclusão. O excesso de passes errados prejudicava o Alviverde, deixando o Corinthians com maior posse de bola e poder de finalização: foram oito tentativas dos paulistas, contra apenas duas dos paranaenses na etapa inicial.

Coxa cresce, mas Timão marca
A saída de Deivid para a entrada de Diogo Goiano favoreceu o Coritiba. O panorama se alterou completamente a favor do time paranaense. Ainda sob a batuta de Alex – e com Emerson jogando do lado direito, ao contrário da etapa inicial – a equipe passou a ameaçar o gol defendido por Walter. O ânimo corintiano dos 45 minutos iniciais parecia ter passado para o outro lado.

 O  Corinthians avançava pelo lado esquerdo do setor ofensivo, baseado na velocidade de Romarinho. E foi justamente assim que o Timão calou o animado estádio alviverde aos 19 minutos: o atacante recebeu dentro da área e encontrou Guilherme. Sem marcação, o volante disparou chute forte, no canto direito de Vanderlei.

O recuo alvinegro foi natural. Com a vantagem no placar, o Corinthians tentava prender a bola no campo de ataque, mas encontrava dificuldades. Enquanto Tite lançou o lateral Diego Macedo no lugar do atacante Alexandre Pato, Péricles Chamusca mandou o Coritiba para o ataque com a entrada de Keirrison, substituindo Emerson. Melhor para os visitantes, que seguraram o resultado.

 
FONTE:

Maestro artilheiro: Baier faz o 100° nos pontos corridos e é ovacionado

Experiente meia marca contra o ex-clube, mas não evita a derrota rubro-negra. Ele é o maior goleador da era dos pontos corridos do Brasileirão

Por Criciúma

A idade, a maratona de jogos e as defesas adversárias não foram suficientes para estragar o sonho de Paulo Baier. Ele tinha o objetivo de chegar aos 100 gols na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro (de 2003 para cá). E conseguiu. O maestro alcançou a marca na derrota por 2 a 1 para o Criciúma, na noite desta quarta-feira, no Heriberto Hülse, pela 34ª rodada. Com passagem pelo Tigre, ele não comemorou. Os companheiros levantaram ele, e a torcida carvoeira, em respeito, aplaudiu o camisa 30.

- Não comemorei por respeito ao clube, onde comecei, e pelo carinho que tenho pela cidade. O respeito é fundamental. Eu queria a vitória. Infelizmente, não aconteceu. Consegui fazer um belo gol. Isso (carinho) é o bacana do futebol, ter respeito do torcedor pela história que tive aqui, assim como tenho carinho do nosso torcedor - comentou o jogador na saída do campo.

Ano Clube Gols
2003 Criciúma 9
2004 Goiás 15
2005 Goiás 8
2006 Palmeiras 10
2007 Goiás 13
2008 Goiás 14
2009 Atlético-PR 8
2010 Atlético-PR 10
2011 Atlético-PR 5
2012 Atlético-PR 0*
2013 Atlético-PR 8

A curiosidade é que o primeiro gol de Paulo Baier tinha sido feito com a camisa do Criciúma, justamente contra o Atlético-PR. Na ocasião, pelo Campeonato Brasilerio de 2003, ele marcou o segundo gol do Tigre, mas viu o time levar a virada do Furacão: 5 a 2 no final.

Com 100 gols, Paulo Baier abre vantagem no topo de lista dos maiores artilheiros da era dos pontos corridos. Borges, hoje no Cruzeiro, é o segundo colocado, com 91 gols. Fred, do Fluminense, tem 86. E Alecsandro, do Atlético-MG, tem 85. Outra curiosidade é que todos os concorrentes do meia rubro-negro, que era lateral-direito no início da carreira, são atacantes de referência.

Com o tento anotado diante do Criciúma, Paulo Baier chega aos 31 gols no Brasileirão com a camisa do Atlético-PR, clube que ele defende desde 2009. Os outros 69 gols tinham sido marcados por Criciúma, Goiás e Palmeiras (confira todos os números na tabela ao lado).

Com contrato renovado até o final de 2014, o maestro do Furacão terá a chance de aumentar ainda mais a marca. Ao fim da próxima temporada, quando terá 40 anos, ele deverá pendurar as chuteiras.

- Não vai parar por aqui, né? Agora, a gente joga até mais tranquilo. Estou muito feliz, muito satisfeito. Espero que saiam mais gols até o final do campeonato - concluiu.
* Em 2012, o Furacão estava na Série B.

Paulo Baier, do Atlético-PR, faz 100° gol em Criciúma (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira) 
Companheiros levantam, e torcida aplaude Paulo Baier 
(Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
 
FONTE:

Argel saúda jogadores do Criciúma após saída do Z-4: ‘Time de soldados’

Para o treinador, equipe ‘não ganhou por acaso’ do Atlético-PR, mas não alivia na tarefa que o time tem: ‘A pressão só acaba dia 8 de dezembro’

Por Criciúma, SC

O Criciúma está fora da zona de rebaixamento após 12 rodadas. O êxito ocorreu com o triunfo por 2 a 1 sobre o Atlético-PR, na noite desta quarta-feira, no Heriberto Hülse (veja os melhores momentos  no vídeo ao lado). Foi a segunda vitória seguida e ânimo mais que renovado para conquistar a permanência na primeira divisão. Argel Fucks, técnico do Tigre, fez dois destaques na entrevista coletiva após a partida. Para ele, o resultado positivo em campo foi conquistado por merecimento. Mas alertou que a saída da zona de rebaixamento não deve iludir seus comandados. Segundo o treinador, a pressão segue.

Foi a primeira rodada em que Argel fica fora da zona de rebaixamento. Para isso, ele acredita que a partida contra o Furacão foi uma das melhores atuações do Criciúma sob seu comando. A vitória, em sua visão, foi fruto do espírito aguerrido do time.


Argel Criciúma (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press) 
Argel acredita que exibição na vitória sobre o Atlético-PR 
foi a melhor do Criciúma desde que assumiu ocomando 
técnico da  equipe catarinense (Foto: Fernando Ribeiro/
Futura Press)
 
- Fizemos uma grande partida em todo momento, não deixamos ao adversário respirar. Nossa  criação foi melhor, fizemos os gols e ficamos em cima. Mesmo com o 2 a 1, buscamos o gol e jogamos equilibrados, com uma marcação espetacular. Conseguimos ganhar com superioridade do Atlético-PR. Não ganhamos por acaso. Pra mim, foi a melhor partida desde que cheguei. Preciso enaltecer o espírito, a garra e o comprometimento. Não é fácil ganhar de um vice-líder. Mas o mais importante é que a equipe foi guerreira e foi time de soldados, é isso que a gente prega todo o dia. Nossa equipe não se acuou em nenhum momento - definiu Argel.

O resultado porém, não ilude o treinador e ele mandou o recado para os jogadores do Criciúma. Apesar de respirar fora da zona de rebaixamento, a pressão por vencer e o discurso de uma decisão por jogo continua.

- Temos quatro jogos pela frente e precisamos no mínimo fazer o dever de casa. É um campeonato muito difícil, não tem jogo fácil. A pressão só acaba no dia 8 de dezembro (quanto o Tigre faz a última partida, diante do Botafogo). Vai continuar a mesma,com todos trabalhando e dando as mãos.


Na hora de resumir a partida, Argel Fucks lembrou que sob seu comando o Criciúma já havia batido um vice-líder, o Grêmio na 27ª rodada, e que poderia ter ocorrido o mesmo diante do líder Cruzeiro, no final do mês passado. Porém, em casa, o Tigre não conseguiu superar Portuguesa ou Ponte Preta. Situação que faz o treinador crer que tem nas mãos um time que ganha força quando encara confrontos diante de times em melhores colocações.

- Nossa equipe parece talhada para jogar grandes jogos. Fizemos grandes partidas contra grandes clubes. Nossa equipe cresce e é nos grandes jogos que se vê grandes  jogadores, treinadores e clubes. Às vezes não conseguimos render o que se esperava nos jogos  teoricamente mais fáceis, mas o Campeonato Brasileiro é o mais difícil do mundo. Nossa equipe é talhada para grandes desafios, já comprovamos e temos que comprovar daqui para frente. Só temos times grandes pela frente e vamos com este espírito.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/criciuma/noticia/2013/11/argel-sauda-jogadores-do-criciuma-apos-saida-do-z-4-time-de-soldados.html

Criciúma bate o Atlético-PR em casa, sai do Z-4 e dá o titulo ao Cruzeiro

Tigre dá passo importante na fuga da degola e ainda ajuda a Raposa, em jogo com gols importantes: um do ‘cruzeirense’ WP9 e o 100º de Paulo Baier
 
A CRÔNICA
por João Lucas Cardoso

Ainda que sua luta fosse na parte de baixo da tabela, o Criciúma definiu o topo da classificação. A vitória do Tigre sobre o Atlético-PR não apenas fez com que os catarinenses saíssem da zona de rebaixamento. O 2 a 1 sobre o Furacão, no Heriberto Hülse, deu a taça do Campeonato Brasileiro ao Cruzeiro antes que o jogo do líder acabasse e espaço fora do Z-4 aos carvoeiros – após 12 rodadas dentro. O rubro-negro do Paraná não tem mais como conter a Raposa. Resta a briga por vaga na Libertadores, que também tem outra frente, a Copa do Brasil. Ficou o 100º gol de Paulo Baier em Campeonatos Brasileiros.


Ajudar o Cruzeiro era secundário. O Criciúma corria para sair da zona de rebaixamento. Com sangue nos olhos, o Criciúma começou em cima e na frente, com o gol de Fábio Ferreira. Mesmo que o ritmo tenha diminuído, conseguiu o segundo com pênalti convertido por Wellington Paulista – emprestado da Raposa ao Tigre. No segundo tempo, o Atlético-PR cresceu, pressionou e teve apenas uma marca histórica para comemorar, não a vitória. Com um golaço, Paulo Baier assinalou seu tento de número 100 na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa resistiram ao sufoco e fizeram a maioria dos 9.206 torcedores comemorarem a saída da zona de rebaixamento.


A vitória valeu muito ao Tigre, porque conseguiu sair do Z-4 e ainda foi dormir na 15ª colocação. Para tentar continuar fora da zona de rebaixamento, tenta ao menos somar pontos diante de outro paranaense. O Criciúma encara o Coritiba às 21h de sábado, no Couto Pereira. O Atlético-PR pode ter permitido a festa em Minas Gerais, mas segue na segunda colocação e na briga pela Libertadores, embora Grêmio e Goiás tenham encostado com suas vitórias nesta quarta. O Furacão pode se manter na segunda colocação caso vença o Botafogo em embate também no sábado, mas às 19h30m e no Maracanã.

Wellington Paulista comemora gol do Criciuma contra o Atlético-PR (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press) 
Wellington Paulista comemora gol do Criciuma contra 
o Atlético-PR (Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press)
 
Parceiro de negócios

O Cruzeiro emprestou cinco jogadores ao longo do ano ao Criciúma. A vitória do time da casa seria uma forma de retribuir a parceria e fazer com que a Raposa ficasse com o título nesta quarta-feira, embora apenas dois atletas ainda estejam no elenco. Mas o Tigre tinha um motivo mais importante que gentileza, a necessidade de vencer para sair da zona de rebaixamento nesta rodada, diante a derrota do Vasco para o Grêmio. Com vontade e uma torcida que não se abala com a situação do time na tabela, os tricolores saíram na frente e cedo, aos seis. Na bola levantada, Fábio Ferreira saltou no meio da área e desviou de costas o cruzamento. Quando olhou para o gol, a bola estava dentro.

O mistão do Atlético-PR, com cinco desfalques entre suspenso e poupados, respondia com faltas da intermediária para a área e escanteios. Numa delas, Luiz Alberto finalizou na trave. Com a pressão diminuída em virtude da vantagem, o Criciúma abdicava da gana e ia na trama para tentar ampliar. Foi com troca de passes que seria gerado o segundo. Deivid derrubou João Vitor quando o volante surgiu para invadir a área. Penalidade assinalada e convertida por Wellington Paulista – coincidentemente o principal jogador do Cruzeiro emprestado ao Tigre.


Paulo Baier, do Atlético-PR, faz 100° gol em Criciúma (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira) 
Paulo Baier faz 100° gol no brasileirão em Criciúma
(Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
 
Cem vezes Baier
Ausente no primeiro tempo, o equilíbrio deu as caras no segundo. O CAP tinha o atacante Ciro no lugar do volante João Paulo. No começo da etapa inicial, uma chance para cada lado, mas o Atlético-PR crescia e teria seu ponto alto aos 15. Paulo Baier pegou uma bola rebatida na intermediária e soltou a patada. Foi o 100º gol dele em Campeonatos Brasileiros. A comemoração não foi maior não apenas porque seu time seguia atrás no placar. Foi no Criciúma que ele se projetou ao futebol nacional. Simplesmente, apontou os dedos aos céus e foi reconhecido pelos 9.206 torcedores no Heriberto Hülse.

Os atleticanos cresceram. O Criciúma não conseguia mais jogar e transferiu aflição aos tricolores das arquibancadas. Só aos 35 minutos os torcedores voltaram a se manifestar, com o Tigre reforçado por alterações para segurar o placar enquanto Vágner Mancini fazia o que podia para dar mais ofensividade ao time rubro-negro, com entradas do meia Felipe e do espanhol Fran Mérida. O jogo ficou dramático, e o aperto no peito dos jogadores e torcedores da casa só foi embora quando o árbitro Francisco de Assis Almeida Filho apitou o fim do jogo. O Carvoeiro venceu e saiu da zona de rebaixamento – triunfo também celebrado pelo Cruzeiro em Salvador.


 
FONTE:

Chicão acusa o árbitro de ofender o Flamengo: 'Disse para a gente c...'

Zagueiro rubro-negro afirma que Alício Pena Júnior debochou da equipe.Meia Elias confirma linguajar ofensivo e pede renovação

Por Itu, SP976 comentários


O Flamengo perdeu para o São Paulo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Novelli Júnior, resultado que deixou o time insatisfeito e alguns jogadores irritados. O zagueiro Chicão não poupou palavras após a partida, válida pelo Campeonato Brasileiro, mas a bronca maior foi com o árbitro Alício Pena Júnior, acusado pelo zagueiro de distribuir ofensas aos flamenguistas durante o jogo. Chicão criticou a postura de Alício na marcação do pênalti que terminou em gol de Rogério Ceni, o primeiro da vitória do Tricolor Paulista (assista ao vídeo).


- Não sei se foi pênalti ou não, cada um tem uma opinião, mas um árbitro como esse apitando um jogo, chamando nosso time de fraco, mandando a equipe do Flamengo "chupar" porque o São Paulo estava ganhando, não pode estar apitando Campeonato Brasileiro. Todo mundo sabe o histórico dele e que não passa de um babaca apitando jogos - afirmou.

O lance questionado por Chicão aconteceu no início do segundo tempo, quando Elias derrubou Luis Fabiano na área. O árbitro marcou pênalti e Rogério Ceni colocou o São Paulo na frente. Ademilson ampliou a vantagem aos 17 minutos.
O volante Elias também questionou o pênalti e disse ter ficado assustado com as palavras do árbitro, segundo ele, direcionadas ao zagueiro Chicão.

Alicio Pena e Rogério Ceni São Paulo e Flamengo (Foto: Ale Vianna / Agência estado) 
Alicio Pena e Chicão antes do jogo: atrito
(Foto: Ale Vianna / Agência estado)


- Pessoas assim no futebol (Alício Pena Junior), tem que tirar. Sem contar o linguajar que ele usou com o Chicão, fiquei até assustado. Só o lance do pênalti achei meio duvidoso. Tem que começar a colocar gente nova para apitar, o pessoal meio antigo já está ultrapassado - considerou.

O narrador Odinei Ribeiro lembrou que Chicão possui um "atrito" com Alício desde a decisão da Copa do Brasil de 2008, entre Corinthians e Sport, quando o zagueiro defendia o Timão e também criticou o árbitro pela maneira como falava com os jogadores .

- De lá para cá tem um "probleminha" entre os dois ou entre o clube Corinthians e o árbitro - lembrou.

Alício Pena Júnior é mineiro e já pertenceu ao quadro da Fifa entre 2003 e 2009.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/11/chicao-faz-acusacoes-contra-arbitro-apos-derrota-do-flamengo-babaca.html

Pacotão do Fla: protesto, esguicho d'água e bobeada de André Santos

Rubro-Negro é derrotado em partida marcada por manifestação do Bom Senso FC, irrigação fora de hora, erro do lateral-esquerdo, boas saídas de PV e má pontaria

Por Rio de Janeiro

Na rodada anterior, quando o Fla enfrentou o Goiás no Rio, foram muitos titulares poupados. Nesta quarta, contra o São Paulo, em Itu, o Rubro-Negro usou os titulares, mas o resultado foi a derrota por 2 a 0 para o São Paulo, pela 34ª rodada do Brasileirão. Jogando de forma sonolenta, o Rubro-Negro foi envolvido pelo Tricolor, que contou com um erro do lateral-esquerdo André Santos no segundo gol dos donos da casa e com a má pontaria dos jogadores cariocas para sair vitorioso do Novelli Júnior.

Completam o pacotão do Fla o protesto feito pelos dois times no início da partida, a ativação do sistema de irrigação do estádio fora de hora e as boas saídas do goleiro Paulo Victor do gol.

Confira.o protesto
Assim como aconteceu nas partidas das 19h30m desta quarta-feira, entre Grêmio e Vasco, e Goiás e Ponte Preta, a manifestação do Bom Senso FC por mudanças na estrutura do futebol brasileiro também esteve presente no jogo entre São Paulo e Flamengo. Logo após o apito inicial de Alício Pena Júnior, os jogadores ficaram parados, limitando-se a tocar de lado, até que Rogério Ceni mandou a bola para o campo de defesa do Fla, que, por sua vez, a devolveu. E foi assim por quase um minuto, até que os jogadores começaram a partida de fato.

a intrusa
O relógio marcava dois minutos e Léo Moura se preparava para cobrar um lateral quando, por um problema técnico, o sistema de irrigação do estádio Novelli Júnior foi acionado e atralhou a partida, inclusive molhando parte do banco rubro-negro. Foram quase seis minutos de jogo parado até que a água fosse contida. E não foram poucas as tentativas de consertar o problema. Porém, por se tratar de um sistema automático, foi necessário contatar os representantes do Ituano - dono do estádio - para que ele pudesse ser desligado.

a bobeada
A máxima de que "defesa não é lugar para brincadeira" parece ter sido esquecida por André Santos na partida desta noite. Aos 17 minutos do segundo tempo, o lateral-esquerdo tentou um passe de chaleira ao sair jogando próximo à grande área do Flamengo e deu a bola de graça nos pés do são-paulino Paulo Henrique Ganso. O meia dominou, viu Ademilson passando em velocidade e teve apenas o trabalho de rolar a bola para o atacante marcar o segundo gol do Tricolor no jogo.

a mira torta
Foram finalizações - mais que o São Paulo, que teve sete -, mas o Flamengo quase não conseguiu assustar o goleiro Rogério Ceni. De todos os arremates realizados, apenas dois foram na meta tricolor, enquanto outros seis saíram direto pela linha de fundo. Três delas, de forma bizarra. Na primeira, Luiz Antonio cobrou falta de longe e isolou. Na segunda, Léo Moura recebeu passe na grande área, dominou sozinho e chutou por cima do gol. Na última, Elias arriscou da entrada da área e mandou a bola perto da bandeirinha de escanteio. É, parece que a mira dos rubro-negros não estava boa nesta noite.

as saídas
O Flamengo perdeu por 2 a 0, mas nenhum dos gols pode ser colocado na conta do goleiro Paulo Victor. O camisa 48, que vem substituindo o titular Felipe, lesionado, teve uma atuação segura diante do Tricolor e se sobressaiu nas saídas do gol. Ao todo foram cinco saídas certas - e nenhuma errada -, algumas delas evitando o que poderia ser um gol do adversário. A principal aconteceu aos 21 minutos do primeiro tempo, quando PV se atirou nos pés de Luis Fabiano para impedir que o atacante finalizasse.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/11/pacotao-do-fla-protesto-esguicho-dagua-e-bobeada-de-andre-santos.html