quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Ruim para os dois: Azulão e Coelho empatam no Anacleto Campanella

Resultado de 1 a 1 impede América-MG de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro da Série B e mantém São Caetano na vice-lanterna do torneio

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM



Um resultado ruim para São Caetano e América-MG. O empate por 1 a 1 na noite desta terça-feira, no Anacleto Campanella, na abertura da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, não foi bom para as pretensões de paulistas e mineiros na reta final da competição nacional - o Azulão se manteve na vice-lanterna, com 32 pontos e quatro atrás do ABC, o 16º colocado, e o Coelho foi aos 52 e continuou fora do G-4, o Icasa está na 4ª posição com 53 pontos.

O duelo em São Caetano do Sul colocou frente a frente duas equipes que precisavam do triunfo para manterem os sonhos vivos na Segundona. Buscando uma vaga no grupo de acesso, o América demorou pouco mais de um minuto para abrir o marcador. Na luta contra o rebaixamento para a Série C, o São Caetano empatou dez minutos depois, com Cassiano.

Apesar do excesso de vontade de ambos os lados, os erros de passe e de finalização - e também a boa atuação do goleiro Rafael Santos no segundo tempo -, serviram para manter o placar empatado por 1 a 1 até o fim.

Na próxima rodada, o América-MG volta a campo na terça-feira, às 21h50m, para encarar o América-RN, no estádio Nazarenão, em Goianinha (RN). No mesmo dia, mas às 19h30m, o São Caetano viaja para Minas para enfrentar o Boa Esporte, em Varginha.

Andrei São Caetano e América-MG (Foto: Valeska Silva) 
Chute de Andrei venceu a defesa do Azulão e abriu 
placar no Anacleto (Foto: Divulgação/América-MG)
Começo de jogo agitado no Anacleto
Dono da segunda melhor campanha como visitante da Série B, o América-MG não demorou para fazer valer seu retrospecto e ampliar ainda mais a crise do lado do São Caetano. Logo no primeiro minuto, o volante Andrei arriscou de fora da área e, mesmo sem muita força, viu a bola passar pela defesa rival e pelo goleiro Rafael Santos antes de morrer no canto esquerdo.
Em fase muito complicada no torneio, os donos da casa sentiram o duro golpe. Mas, mesmo desorganizado, o Azulão foi ao ataque e se aproveitou da retranca do Coelho para pressionar. Sem muita criatividade, e na base da insistência, os paulistas empataram. Aos 12, Cassiano criou pela esquerda e na entrada da área e bateu colocado para fazer um belo gol: 1 a 1.

Com as duas equipes precisando de um resultado positivo, os rivais mantiveram a pegada, mas ambos esbarraram nos constantes erros de criação. Na ausência de qualidade no toque de bola, o América-MG passou a apostar nas jogadas pelo alto. Foi num desses lances que os visitantes criaram a última boa chance da primeira etapa. Aos 27, após cruzamento de escanteio da esquerda, Leandro Ferreira ganhou dos defensores do Azulão e do goleiro Rafael Santos e cabeceou na trave.

Rafael Santos segura o ataque do América
Com a sombra da Série C cada vez mais próxima, o São Caetano voltou para a segunda etapa procurando mais o campo de ataque. Com Bruno Veiga na vaga de Marcelo Soares, os paulistas tentaram criar mais volume de jogo no setor ofensivo, principalmente com Cassiano pelas alas, mas o mesmo problema voltou a atormentar a criação: os constantes erros de passe. A opção para o time do técnico Pintado foi apostar nas bolas paradas. Assim, Éder e Bruno Aguiar conseguiram levar perigo, antes dos 20 minutos. Mas foi do América-MG a grande chance de recuperar vantagem no marcador.

Em lance digno da série "Inacreditável Futebol Clube", aos 12 minutos, Jailton cabeceou dentro da grande área e Rafael Santos espalmou. A bola sobrou para Vitor Hugo, que, com o goleiro caído, conseguiu chutar por cima do gol e desperdiçar a grande chance do Coelho na segunda etapa.

A empolgação do São Caetano foi diminuindo de acordo que o tempo foi passando no Anacleto. Bem postados na defesa, os visitantes levaram muito perigo nos contra-ataques. Foi aí que a estrela do goleiro Rafael Santos falou mais alto, salvando o Azulão de um resultado ainda pior. Azar do América-MG, que perdeu grande chance de entrar no G-4 do Campeonato Brasileiro da Série B.


FONTE: