segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Jogadoras do Maranhão pedem apoio da torcida para vencer na Superliga

Equipe maranhense fará o primeiro jogo em casa na temporada e busca vitória inédita no torneio

Por São Luís

Yael Castiglione vôlei  (Foto: Divulgação / Facebook Oficial) 
Yael desfalcará o Maranhão diante do Brasília
(Foto: Divulgação / Facebook Oficial)
 
Após dois derrotas consecutivas nas primeiras rodadas da Superliga Feminina, o Maranhão irá fazer sua estreia em casa, no Ginásio Castelinho. Apesar dos resultados no início do torneio, as jogadores da equipe maranhense esperam contar com o apoio da torcida na busca pela vitória inédita na competição.

- Sabemos que a nossa competição começa agora. Estávamos cientes da qualidade das nossas duas primeiras adversárias e jogamos com o intuito de tentar somar pontos. Já a equipe do Brasília tem um nível técnico bem parecido com o nosso. Se jogarmos bem, temos condições de vencer em casa. Esperamos que a torcida maranhense compareça para nos ajudar neste jogo e mostre sua força em casa - disse a oposto Fran.

Para o confronto contra o Brasília, o técnico Chicão não poderá contar com a argentina Yael, convocada pela seleção. Os ingressos para o jogo estão sendo vendidos nas bilheterias do Castelinho, pelo preço promocional de R$ 5.

Com duas derrotas a equipe maranhense ocupa a vice-lanterna da Superliga. Na primeira fase as 14 equipes jogam entre si, com as oito melhores avançando para as quartas de final do torneio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ma/noticia/2013/10/jogadoras-do-maranhao-pedem-apoio-da-torcida-para-vencer-na-superliga.html
 

Em jogo movimentado, Campinas vence Osasco fora pelo Paulista

No encontro entre os finalistas do último Paulista, time de Zé Roberto Guimarães leva a melhor e vence o atual campeão por 3 sets a 1

Por Osasco, SP

Osasco e Campinas em quadra é sempre sinônimo de jogaço. E desta vez não foi diferente. Em partida muito disputada, o vice-campeão paulista, comandado por Zé Roberto Guimarães, se deu bem e bateu o Osasco, atual campeão, por 3 sets a 1, parciais de 23/21, 21/17, 14/21 e 21/15, em 1h58min, chegando a sexta vitória no Campeonato Paulista, com apenas uma derrota. Já o time da casa conheceu sua segunda derrota. A equipe de Luizomar de Moura venceu quatro duelos. O clássico foi disputado no Ginásio José Liberati, pela primeira fase da competição.

- A gente conseguiu neutralizar o jogo delas. Quando a gente joga contra um time como o Osasco, o ânimo é muito grande e a gente consegue protagonizar um jogo muito gostoso para a torcida. Eu sabia que o pessoal ia pegar no meu pé. É o terceiro ano que saí de Osasco, mas torcida é assim mesmo. É só focar no que eu estou fazendo e não ligar para a torcida - disse a ponteira Natália, do Campinas.

O jogo
O Campinas comandou o placar no primeiro set, mas o Osasco sempre se recuperava e não deixava o adversário impor mais do que três pontos de vantagem. Se Sheilla era a bola de segurança do Osasco, a jovem italiana Caterina Bosetti errava bastante. O time de Luizomar Moura vencia o set por 19/17, mas vacilou na recepção do saque, fundamento em que ia muito bem, e levou a virada em um bloqueio de Adenizia. Coube à Natália soltar o braço para definir o set para o Campinas fechar a parcial em 23/21.

Osasco x Vôlei Amil CAMPEONATO PAULISTA (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação) 
Carol Gataz apareceu no bloqueio, mas também foi bem no ataque
(Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)
 
O equilíbrio se manteve no segundo set, com menos erros. Os passes das duas equipes melhorou. E o bloqueio de Campinas cresceu. Caterina e Thaísa ficaram na marcação e o time de José Roberto Guimarães abriu 14/7. A reação do Osasco veio com os erros de ataque e de passe de Natália. A diferença caiu para um ponto: 17/16. Mas a própria Natália retomou a vantagem para Campinas, que fez 2 sets a 0 em um bloqueio de Tandara: 21/17.

Osasco triunfa no terceiro set, mas Campinas acorda
Com um bloqueio avassalador, principalmente de Adenízia, e um saque agressivo de Thaísa, Osasco abriu incríveis 8/0 no terceiro set, para delírio de sua torcida. De nada adiantaram os dois tempos pedidos por Zé Roberto. Dava tudo certo do lado do time da casa, e Fabíola fez 10/1 em uma bola de segunda. Até de manchete Sheilla pontuava. O Campinas foi readquirindo confiança e diminuindo a vantagem: 15/9. Claudinha quebrava o passe do Osasco, Tandara acertava no bloqueio e Natália contra-atacava com eficiência. A diferença chegou a cair para cinco pontos, mas Sheilla tratou de colocar a bola no chão e o Osasco levou a parcial por 21/14 com um ataque da ponta de Gabi.

Osasco x Vôlei Amil CAMPEONATO PAULISTA (Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação) 
Fabíola festeja vitória no terceiro set, mas Osasco acabou perdendo
(Foto: Luiz Pires/FotoJump/Divulgação)
 
No quarto set, o bloqueio do Osasco continuou funcionando. Assim, após mais um paredão de Thaísa e Adenízia, o time de Luizomar abriu 5/3 no marcador. Atrás do placar, Campinas parou o jogo e Zé Roberto Guimarães colocou a casa em ordem. Voltando ao jogo, o time se reequilibrou e passou a liderar em 10/8 após o primeiro tempo técnico. Aos poucos, Campinas conseguiu abrir e chegou a 17/13. Com o jogo na mão, Natália conseguiu o ponto da partida em bela jogada na ponta: 20/14. Osasco ainda tentou uma arrancada, mas acabou vendo Carol Gataz acabar com o jogo em uma bola de meio: 21/15.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/em-jogo-movimentado-campinas-vence-osasco-fora-pelo-paulista.html

Aos 15 anos, caçula da Superliga vê chance no Maranhão como um sonho

Ainda bastante tímida, ponta Nyeme se destaca em subidas para o ataque e quer honrar nome de sua terra natal: 'Vou tentar aproveitar ao máximo', diz

Por Rio de Janeiro

A média de idade do recém-formado time do Maranhão Vôlei é uma das mais baixas de toda a Superliga: 22,7 anos. A equipe mescla algumas jogadoras com experiência internacional, como a levantadora argentina Yael Castiglione, a ponta Liz Hintemann e a meio de rede Dani Suco, com algumas meninas bem novas, ainda no começo da carreira, aproveitadas principalmente após as boas atuações na campanha que terminou com a terceira colocação na Liga Nacional Sub-23.
Uma delas é a ponta Nyeme, caçula de toda a competição, com apenas 15 anos de idade.

equipe de vôlei do Maranhão (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Nyeme é a atleta mais jovem da atual edição da Superliga (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Ainda bastante tímida na hora de dar entrevistas, Nyeme demonstra em quadra, principalmente na hora de atacar, apesar de ter apenas 1,75m. Neste sábado, ela teve a oportunidade de estar frente a frente com a mais experiente atleta em atividade na Superliga, a levantadora Fofão, de 43 anos, que defende o time do Rio de Janeiro, e também começou muito cedo no profissional, com 14 anos. O jogo acabou em 3 sets a 0 para o time carioca, com parciais de 21/16, 21/16 e 21/15.

É um sonho para qualquer pessoa disputar a Superliga. Imagina para mim?"
Nyeme, do Maranhão
 
- Tenho 15 anos, e é um sonho para qualquer pessoa poder estar na Superliga. Imagina para mim? Eu tive essa oportunidade e vou tentar aproveitar ao máximo. É maravilhoso, mas vou tentar sempre dar o meu melhor e esquecer quem está do outro lado - relatou Nyeme, que fez aniversário no último dia 11 e também começou entre as adultas com 14 anos.

Das 17 atletas do elenco maranhense, apenas Nyeme e mais duas nasceram no estado. Por isso, para ela, a responsabilidade é maior por ter como um dos objetivos carregar o nome do Maranhão pelas quadras do Brasil sendo tão nova. Ela, inclusive, é a única do elenco que não reside no hotel com as companheiras, e sim com os pais.

- Eu moro com meus pais, sou uma das únicas daqui do Maranhão. É uma responsabilidade muito grande poder representar o meu estado na Superliga, têm muito poucas meninas do Maranhão jogando. Fico muito feliz - contou a jovem.

equipe de vôlei do Maranhão (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Equipe de vôlei do Maranhão tem muitas atletas jovens e média de 22,73 anos
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Enquanto Nyeme dava a entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, a ponta Fran ficou ao lado dela, tentou ajudá-la e deu alguns "toques" na companheira. Ela até brincou que era assessora de imprensa da jovem.

- Ela é uma menininha mesmo, uma moleca de tudo, sabe? No nosso time todo mundo é muito respeitado. Há muitas atletas experientes, mas muito mais jovens. Ninguém fica zoando.Ela não está à toa com a gente. A Nyeme se impõe demais, apesar de ser nova. Tentamos passar nossa experiência para ela, que escuta muito, e tem um grande potencial - concluiu a atleta.

Nyeme é jovem e começa a trilhar seu caminho entre as profissionais, mas já brilhou na base. Ela se destacou no colégio Upaon-Açu, em São Luís. Em pouco mais de um ano e meio no vôlei, chamou atenção nas Olimpíadas Escolares, defendeu a seleção do estado e ainda foi eleita a melhor atleta do Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/aos-15-anos-cacula-da-superliga-ve-chance-no-maranhao-como-um-sonho.html

Sem Dani Lins, seleção é convocada para a Copa dos Campeões

Lista não conta com levantadora campeã olímpica que se recupera de uma lesão no pé esquerdo; torneio será disputado em novembro no Japão

Por Rio de Janeiro

Campinas Vôlei Zé Roberto Guimarães (Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil) 
Zé Roberto Guimarães convoca 14 jogadoras
(Foto: Felipe Christ / Vôlei Amil)
 
Depois de conquistar os títulos dos torneios de Montreux, Alassio, do Grand Prix e do Sul-Americano, a seleção brasileira busca um novo troféu na temporada. Nesta segunda-feira, o técnico José Roberto Guimarães convocou 14 jogadoras para o período de preparação para a Copa dos Campeões. A competição será disputada de 12 a 17 de novembro no Japão. Em fase de recuperação de uma lesão no pé esquerdo, a levantadora Dani Lins não terá condição de jogo. Para o  lugar da campeã olímpica em Londres foi chamada Claudinha.

A equipe iniciará os treinamentos no dia 29 de outubro no CT de Saquarema, no Rio de Janeiro. A lista conta ainda com a também levantadora Fabíola; com as opostas Sheilla e Monique Pavão; as ponteiras Natália, Gabi, Fernanda Garay e Tandara; as centrais Juciely, Adenízia, Fabiana e Thaísa; e com as líberos Fabi e Camila Brait.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/sem-dani-lins-selecao-e-convocada-para-copa-dos-campeoes.html

Em domingo de praia, Maria Clara e Carol faturam título inédito em casa

Filhas da ex-jogadora Isabel Salgado, irmãs cariocas desbancam a melhor dupla do mundo e triunfam nas areias da Praia do Leme, no Rio de Janeiro

Por Rio de Janeiro

O domingo foi de praia no Rio de Janeiro. Em Copacabana, o sol forte marcou presença e deixou as cariocas Maria Clara e Carol ainda mais à vontade em casa. As irmãs, filhas da ex-jogadora Isabel Salgado, contaram com o apoio da arquibancada da arena montada na praia mais famosa do Brasil para desbancar a melhor dupla do mundo, Talita e Taiana. O inédito título jogando no Rio veio por 2 sets a 0, com parciais de 21/19 e 21/10.

- É uma conquista muito importante para a nossa dupla, porque batemos na trave por duas vezes aqui no Rio. Finalmente chegar a essa vitória em casa é uma emoção indescritível. Ter essa torcida toda aqui para gente, meu filho na arquibancada, é muito especial. Depois que eu voltei da gravidez, a minha parceria com a Maria Clara ficou ainda mais forte - comemorou Carol, abraçada pelo filho José, de 1 aninho.

- A torcida empurrando a gente, minha família e meus amigos, isso tudo com certeza me alimenta. O jogo de ontem foi muito longo, uma partida realmente difícil, e ainda por cima a gente dormiu pouco, porque tivemos uma hora a menos por causa do horário de verão. Então sabíamos que o jogo de hoje seria complicado. Mas toda essa motivação de jogar em casa fez a diferença - completou Maria Clara.

Vôlei Talita e Taiana x Maria Clara e Carol (Foto: Tulio Moreira) 
As irmãs Maria Clara e Carol, ao fundo, levaram a melhor sobre Talita e Taiana e faturaram a etapa do Rio de Janeiro do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia (Foto: Túlio Moreira)
 
Campeãs do Grand Slam de Moscou, em agosto, as irmãs embarcam ainda neste domingo para Xiamen, na China, onde disputam a próxima etapa do Circuito Mundial. A mãe e técnica Isabel acredita que a vitória especial no Rio afastará o cansaço e motivará ainda mais as filhas na competição internacional.

- Ganhar é sempre bom, mas vencer aqui tem um sabor especial e dá um gás a mais para todas nós. A gente cresceu no vôlei de praia aqui no Rio, começamos muito novos nas praias dessa cidade. Eu sou muito suspeita para falar, mas vencer aqui realmente tem um sabor diferente - festejou Isabel.

O JOGO
Talita e Taiana despontaram no placar logo no início do primeiro set, abrindo uma frente de quatro pontos e virando muitas bolas em sequência. Mas o bloqueio eficiente de Talita não intimidou as irmãs cariocas, que reagiram e estabeleceram o equilíbrio na partida. Os pontos finais foram disputados em condições de igualdade, mas a torcida da casa fez a diferença e embalou a virada de Maria Clara e Carol, que venceram a parcial por 21/19.

Maria Clara e a ex-jogadora de volei Isabel Salgado (Foto: Túlio Moreira) 
Maria Clara e a ex-jogadora de volei Isabel Salgado
comemoram o título em casa (Foto: Túlio Moreira)
Empolgadas pelo início promissor, as irmãs cariocas não titubearam no segundo set, e assumiram a liderança do placar desde o início. Poderosa no bloqueio, Carol impediu que os ataques de Taiana surtissem efeito nas areias de Copacabana. Já desfrutando de uma ampla vantagem no placar, Maria Clara soltou o braço para consolidar o tão sonhado título em casa, fechando a parcial por 21/10.

Na disputa pelo terceiro lugar, a carioca Bárbara Seixas e a paranaense Ágatha levaram a melhor sobre a capixaba Lili e a cearense Rebecca. Derrotadas por Maria Clara e Carol nas semifinais, as atuais campeãs do Circuito Brasileiro garantiram a medalha de bronze por 2 sets a 0, com parciais de 21/14 e 21/18.

Vôlei de Praia Circuito Banco de Brasil Feminino (Foto: Túlio Moreira) 
Carol no pódio com o filho José no colo (Foto: Túlio Moreira)
 
FONTE:

Na estreia pela Liga Turca, Fê Garay é maior pontuadora com o Fenerbahçe

Na Turquia até maio de 2014, ponteira da seleção brasileira joga primeira partida com o clube de Istambul e marca 19 pontos no duelo contra o Eregli

Por Istambul

Fernanda Garay caiu nas graças da torcida do Fenerbahçe em sua estreia pelo clube turco. A ponteira da seleção brasileira, que embarcou para a Turquia no fim de setembro, foi a maior pontuadora do confronto contra o Eregli Belediye neste domingo, pela primeira rodada da nova temporada da Liga Turca. Com 19 pontos, a jogadora gaúcha foi o destaque da vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25/10, 25/9 e 25/16.

- Estou muito feliz, foi uma ótima primeira impressão, fui muito bem recebida. Tem tudo para dar certo essa primeira temporada - comemorou a campeã olímpica.

Na Liga Turca, Fernanda Garay foi a maior pontuadora em sua estreia pelo Fenerbahçe (Foto: Divulgação/ Fenerbahçe) 
Na Liga Turca, Fê Garay (camisa 16) foi a maior pontuadora
em sua estreia no Fenerbahçe (Foto: Divulgação)
 
Na Turquia desde o fim de setembro, a ponteira de 27 anos tem contrato com o Fenerbahçe até maio de 2014. Além de defender o clube estrangeiro na Liga Turca e na Liga dos Campeões, Fernanda continua sob o comando de Zé Roberto na seleção brasileira. Em novembro, a jogadora embarca para o Japão, onde o Brasil disputará a Copa dos Campeões da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

Eleita melhor passadora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, Fernanda defendeu o Osasco na última Superliga feminina, quando o clube paulista ficou com o vice-campeonato do torneio. A gaúcha foi a segunda maior pontuadora da competição, com 326 pontos assinalados. No primeiro turno, a ponteira comandou a virada do Osasco sobre o Sesi-SP e marcou 36 pontos, quebrando o recorde da Superliga.

Grávida de 7 meses, Jaqueline mostra barrigão e faz ensaio ao lado de Murilo

Casal está à espera de seu primeiro filho, que deve nascer no fim do ano

Por Rio de Janeiro

O casal mais famoso do vôlei brasileiro vive um momento especial. Grávida de sete meses, Jaqueline e o marido, Murilo, fizeram um ensaio fotográfico, usando referências do esporte que os consagrou nas quadras. À espera de um menino, que se chamará Arthur, a bicampeã olímpica se afastou do esporte no fim da temporada 2012/13 e esperou o tempo certo para revelar a gravidez. Em 2011, Jaqueline e Murilo enfrentaram um de seus maiores traumas. A jogadora havia se afastado das quadras para ter seu primeiro filho, mas viu sua gravidez ser interrompida. Desta vez, a gestação não teve problemas. O nascimento está previsto para os últimos dias de 2013.

Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação) 
Jaqueline e Murilo aguardam a chegada de Arthur, o primogênito
(Foto: Divulgação)
 
O casal posou para fotos com o uniforme da seleção brasileira de vôlei e com uma bola dourada. Murilo, jogador do Sesi-SP que se recupera de uma cirurgia no ombro, brincou imitando o movimento de uma manchete na barriga da esposa, que seria a bola. As imagens foram feitas no Estúdio Raiô Bebê.

A ponteira recebe o carinho de seus fãs e promete retornar logo à ativa. Ela pode voltar a jogar já na final da Superliga 2013/14. Tudo depende de como seu corpo responderá após o parto. O Osasco, ex-clube de Jaqueline, já avisou que as portas estão abertas para o seu retorno. A inscrição para a fase final do torneio será em janeiro, e a ponteira tem até lá para definir seu futuro.

O elenco do técnico Luizomar de Moura perdeu duas jogadoras importantes em relação ao da última temporada. Além de Jaqueline, Fernanda Garay deixou o time para jogar no Fenerbahçe, da Turquia. Para o lugar, o clube contratou as ponteiras Sanja Malagurski, da Sérvia, e Caterina Bosetti, da Itália.

jaqueline ensaio fotográfico volei gravida (Foto: Divulgação) 
Jaqueline capricha nas poses durante o ensaio (Foto: Divulgação)
 
Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação) 
Jaqueline, com sete meses de gravidez, mostra o barrigão
(Foto: Divulgação)
 
Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação)
Jaqueline e Murilo casal vôlei ensaio (Foto: Divulgação) 
Jaqueline e Murilo fazem ensaio fotográfico antes da chegada do
primeiro filho (Foto: Divulgação)
 
FONTE:
 

Juninho é punido com dois jogos de suspensão, e Dorival acaba absolvido

Reizinho pega uma partida de gancho por gesto obsceno no clássico contra o Flamengo e outra por jogada violenta. Vasco ainda estuda se vai recorrer

Por Rio de Janeiro

Dorival Junior Depoimento Stjd (Foto: Rafael Cavaliere) 
Dorival Júnior depõe: ele foi absolvido. Juninho
não foi ao STJD (Foto: Rafael Cavalieri)
 
Dorival Júnior e Juninho Pernambucano foram julgados nesta segunda-feira pelos acontecimentos no clássico entre Vasco e Flamengo, dia 6 de outubro, no Mané Garrincha, em Brasília. O treinador, presente no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), foi absolvido. Ele havia sido denunciado no artigo 243-F do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em função de ofensas ao árbitro Ricardo Marques após ser expulso na partida. Já o Reizinho terá de cumprir uma partida pela falta dura em cima de Paulinho (denunciado no artigo 254 - praticar jogada violenta)  e uma outra por ter feito gestos obscenos para a torcida - ele foi fotografado por um torcedor antes de cobrar um escanteio, denúncia no artigo 258-A, provocar o público. O Vasco ainda estuda se vai recorrer da decisão. Caso não o faça, Juninho vai ficar fora das duas próximas rodadas do Brasileirão, contra Ponte Preta e Coritiba.

- Essa é uma decisão (de entrar com recurso) que não posso tomar sozinho e nem posso responder agora. Vamos esperar. Vou conversar com os demais membros do departamento jurídico do Vasco e ver a posição que será tomada - explicou o advogado Thiago Amaro, do Vasco, após o julgamento.

Juninho gesto obsceno Vasco x Flamengo (Foto: Reprodução) 
O gesto fez com que Juninho pegasse um jogo de gancho.
Por falta violenta, outro (Foto: Reprodução)
 
Juninho não foi ao STJD. O advogado Thiago Amaro, em sua defesa, mencionou o tempo todo que o gesto do Reizinho foi direcionado para a torcida do Vasco (é o símbolo de uma organizada do clube) e por isso não poderia ser considerado uma ofensa ou um ato grave, já que não houve uma vítima.
- Vou discordar mais uma vez da procuradoria em relação ao gesto. Mais uma vez querem tirar do contexto do futebol. Um gesto pode significar coisas diferentes em várias situações. Não se pode tirar e falar que aquilo é obsceno. Provocar o público? O gesto foi pra torcida do Vasco. Em momento algum foi para a torcida do Flamengo - afirmou.

Os argumentos, porém, não foram suficientes para fazer Juninho escapar de um jogo de punição, que somado a mais um pela entrada violenta (assista ao vídeo) faz com que o veterano fique fora de duas partidas do Vasco, caso não haja recurso.

A votação dividiu opiniões. Dois auditores optaram pela pena de uma partida, um pediu dois jogos e outro absolveu. Prevaleceu a maioria dos votos. Sobre o lance em cima de Paulinho, a defesa do Vasco pediu absolvição, alegando que Juninho já tinha sido punido na partida com o cartão amarelo. No entanto, a violência da infração falou mais alto. Os auditores lembraram que ele só não foi expulso porque a visão do árbitro estava prejudicada no momento.

Dorival escapa
Em seu depoimento, Dorival Júnior não negou que disse as palavras "p..." e "c...". No entanto, ele citou que nunca teve como objetivo ofender a honra do árbitro. O treinador considera as palavras comuns no mundo do futebol e disse que quem deveria ter sido era Wallace, por ter colocado a mão na bola em dois momentos diferentes. Sua posição foi ratificada pelo advogado do Vasco, Thiago Amaro.

Nesse momento tem que existir uma superação ainda maior e buscarmos aí dentro do grupo uma condição de um atleta que também possa, de repente, compor o que o Juninho desempenha na equipe"
Dorival, sobre a punição a Juninho
 
- Falei sim. Gritando e gesticulando pela distância que nos encontrávamos. De resto, p... é uma palavra comum no futebol - disse Dorival.

O treinador foi absolvido quase que por unanimidade. Em apenas um voto foi pedida uma advertência para o comandante cruz-maltino. Dorival lamentou a punição a Juninho.
- Toda situação prejudica, principalmente a perda de um jogador como o Juninho. É natural que sentiremos muito, mas nesse momento tem que existir uma superação ainda maior e buscarmos aí dentro do grupo uma condição de um atleta que também possa, de repente, compor o que o Juninho desempenha na equipe - analisou.

Árbitro é absolvido
O árbitro Ricardo Marques também foi julgado e absolvido. A acusação era de não ter cumprido a regra na falta de Juninho em cima de Paulinho (deu apenas cartão amarelo, e foi questionado sobre o porquê de não ter mostrado o vermelho).

* Colaborou Thiago Benevenutte, estagiário

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/10/juninho-e-punido-com-dois-jogos-de-suspensao-e-dorival-acaba-absolvido.html

Em Istambul, Serena alerta rivais: 'Ainda estou procurando melhorar'

Com 10 títulos em 2013, número 1 do mundo estreia nesta terça no WTA Championship, contra Kerber. Azarenka tenta destronar americana

Por Istambul, Turquia

Serena Williams se tornou a tenista a ser batida no circuito. Dona de potentes ataques e de um vigor físico invejável para o tênis feminino, a número 1 do mundo pode fechar uma temporada sensacional com chave de ouro nesta semana, no WTA Championship, em Istambul. Já de olho no próximo ano, a americana avisou que, embora tenha mantido o alto desempenho na maioria das partidas, ainda pretende se aperfeiçoar ainda mais.

tênis serena williams wta championship (Foto: AFP) 
Serena, que estreia nesta terça em Istambul, quer melhorar
ainda mais em 2014 (Foto: AFP)
 
- É definitivamente um dos melhores anos que tive. Ainda estou procurando melhorar. Tenho bastante espaço para aprimorar. Estou ansiosa para o ano que vem para levar meu jogo a um novo nível - disse a campeã do torneio em 2001, 2009 e 2012.

Dona de 10 títulos nesta temporada, Serena estreia nesta terça-feira no WTA Championship. Cabeça de chave do Grupo Vermelho, a americana enfrenta a alemã Angelique Kerber, número 9 do mundo. Também na mesma chave, a polonesa Agnieszka Radwanska (#4) pega a tcheca Petra Kvitova (#6).

Vika tenta superar Serena
Principal oponente da líder do ranking em Istambul, Victoria Azarenka está confiante na luta pelo título. A número 2 do mundo é a única a ter vencido a americana duas vezes em 2013 (finais de Doha e de Cincinnati) e quer obter um terceiro triunfo para manchar um pouco o final de ano da rival.

tênis victoria azarenka wta championship (Foto: AP) 
Azarenka foi vice-campeã em 2011 (Foto: AP)
 
- Às vezes, quando você não quer ir à academia ou para quadra e brigar, há alguém acima de você que você quer alcançar e roubar o lugar. Definitivamente essa é uma grande motivação - apontou a vice-campeã de 2011.

Azarenka é a única outra vencedora de Grand Slam em 2013 presente no WTA Championship. Vika faturou o Aberto da Austrália, e Serena levou Roland Garros e US Open. A francesa Marion Bartoli, campeã de Wimbledon, está aposentada.

Azarenka abre a programação desta terça. A cabeça de chave do Grupo Branco encara a italiana Sara Errani, enquanto a chinesa Na Li e a sérvia Jelena Jankovic têm o dia de folga.

FPNTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/em-istambul-serena-alerta-rivais-ainda-estou-procurando-melhorar.html

Melo e Dodig garantem vaga, e Brasil volta a ter dois tenistas no ATP Finals

Em janeiro de 1984, Cássio Motta e Carlos Kirmayr jogaram antiga Masters Grand Prix. Bruno Soares, ao lado de Peya, também estará presente

Por Rio de Janeiro

Após quase 30 anos, o Brasil terá, pela segunda vez na história, dois representantes no ATP Finals. A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) anunciou nesta segunda-feira que Marcelo Melo e Ivan Dodig se classificaram para a competição, que reúne as oito melhores duplas da temporada, em Londres, em novembro. O mineiro, que forma a terceira melhor parceria do ano ao lado croata, se junta a outro conterrâneo no torneio. Bruno Soares, que joga com o austríaco Alexander Peya, já havia obtido vaga para o campeonato.

tênis Marcelo Melo e Ivan Dodig master 1000 de Xangai (Foto: Agência AFP) 
Melo e Dodig conquistaram vaga no ATP Finals após uma semana
em que não jogaram (Foto: AFP)
 
A última vez (e única até então) que o Brasil teve dois tenistas no ATP Finals foi no torneio disputado em janeiro de 1984, na antiga Masters Grand Prix. Naquela ocasião, a dupla brasileira Cássio Motta e Carlos Kirmayr perdeu logo na estreia, nas quartas de final, e foi eliminada do campeonato, disputado no sistema mata-mata. Em outros três anos o país foi representado, mas na simples. Gustavo Kuerten participou entre 1999 e 2001, se sagrando campeão em 2000, título que o elevaria ao posto de número 1 do mundo.

Melo e Dodig conquistaram, em outubro, o primeiro título de Masters 1.000 da carreira de cada um, em Xangai. A dupla jogaria o ATP 250 de Estocolmo na semana seguinte, mas o mineiro sentiu uma dor abdominal e voltou ao Brasil para tratar a leve lesão. Apesar da ausência na Suécia, eles, que só voltam ao circuito no Masters 1.000 de Paris, na próxima semana, conseguiram a vaga antecipada.

O ATP Finals está com cinco duplas já garantidas: Bob Bryan/Mike Bryan (EUA), Bruno Soares/Alexander Peya, Marcelo Melo/Ivan Dodig, Marcel Granollers/Marc López (ESP) e Leander Paes (IND)/Radek Stepanek (TCH). Ainda restam três vagas em aberto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/melo-e-dodig-garantem-vaga-e-brasil-volta-ter-dois-tenistas-no-atp-finals.html

Após quatro anos, Bellucci não é mais primeiro do Brasil no ranking

Atleta despenca para 152ª posição na atualização da lista da ATP e Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, assume a primeira colocação do país

Por Rio de Janeiro

tênis copa davis thomaz bellucci (Foto: AFP) 
Thomaz Bellucci não é mais o primeiro tenista do
Brasil no ranking da ATP (Foto: AFP)
 
Thomaz Bellucci não é mais o tenista brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP. Na atualização desta segunda-feira, o brasileiro despencou 33 posições e chegou à 152ª colocação, sendo ultrapassado após quatro anos, por Rogério Dutra Silva. Rogerinho se manteve na 127ª posição e agora figura como número 1 do Brasil. O paulista de Tietê foi superado inclusive por João Souza, o Feijão, que está atualmente em 131º lugar.

A perda de mais de 30 posições se deve a uma semana em que Bellucci não entrou em quadra. Sem jogar nos últimos dias, ele não defendeu os 150 pontos do vice-campeonato no ATP 250 de Moscou do ano passado. Por isso, acabou tendo essa pontuação descontada.

Após uma temporada sem resultados expressivos, Bellucci ocupa a classificação mais baixa desde fevereiro de 2008, quando chegou a ficar com a 183ª colocação. Em 2013, o melhor desempenho do brasileiro na simples foi em abril, quando se classificou para as quartas de final no ATP 500 de Barcelona. Foi também no torneio da Espanha que o tenista teve uma lesão abdominal que o afastou das quadras por três meses. Já nas duplas, o brasileiro conquistou o título do ATP 250 de Stuttgart, em julho.

Foi justamente em Moscou a última vez que Bellucci chegou a uma decisão. Ele foi derrotado pelo italiano Andreas Seppi por 2 sets a 1. Nesta segunda-feira, o tenista, que se recuperou de uma tendinite no ombro direito, estreia contra o uruguaio Pablo Cuevas no Challenger de Buenos Aire. Rogerinho e Feijão também estão no campeonato, a exemplo de André Ghem, Guilherme Clezar e Ricardo Hocevar.

Poucas mudanças no topo dos rankings
No top 10 da  ATP, o suíço Roger Federer, que estava em sétimo, trocou de posição com o tcheco Tomas Berdych e agora ocupa a 6ª posição. O ex-líder do ranking disputa nesta semana o ATP 500 da Basileia, em casa. Já o também suíço Stanislas Wawrinka ganhou um posto e está em 8º, seguido pelo francês Jo-Wilfried Tsonga.

Sem modificações entre os cinco primeiro colocados, o espanhol Rafael Nadal e o sérvio Novak Djokovic esperam a disputa do Masters 1.000 de Paris para continuar a luta pela posição de melhor tenista do mundo, já que não estarão em ação nesta semana nem na Basileia nem no ATP 500 de Valência, na Espanha.

Na atualização do ranking da WTA, a tcheca Petra Kvitova subiu uma posição e chegou a 6º, trocando de lugar com a italiana Sara Errani. Já a alemã Angelique Kerber agora ocupa o nono lugar, seguida pela dinamarquesa Caroline Wozniacki. A brasileira Teliana Pereira, melhor do país, perdeu um posto e está em 88º.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/apos-quatro-anos-bellucci-nao-e-mais-primeiro-do-brasil-no-ranking.html

Federer disfarça sobre aposentadoria e diz sonhar em jogar no Rio 2016

Ex-número 1 do mundo minimiza temporada ruim e aponta objetivo de disputar mais uma Olimpíada na carreira: 'É algo que eu gostaria de realizar'

Por Basileia, Suíça

Roger Federer tênis Londres 2012 Olimpíadas semi (Foto: Reuters) 
Federer pretende estar na disputa pela medalha de
ouro nos Jogos do Rio 2016 (Foto: Reuters)
 
O ano de 2013 para Roger Federer não tem sido dos mais felizes. Com apenas um titulo e uma coleção de derrotas surpreendentes, pairaram dúvidas sobre o tenista de 32 anos se a ruim temporada já não era um indício de que sua aposentadoria chegaria em breve. Questionado sobre o tema, na coletiva pré-ATP 500 da Basileia, em seu país natal, o suíço disfarçou e foi além do discurso de que jogaria enquanto se sentisse fisicamente bem. O desejo do ex-número 1 do mundo é poder competir em mais uma Olimpíada, nos Jogos do Rio 2016.

- Enquanto meu corpo e meu espírito estiverem dispostos a viajar, fico feliz de fazer o que faço. Ainda jogarei por algum tempo, e não são seis meses difíceis que me fizeram mudar de opinião. Disputar os Jogos Olímpicos do Rio é algo que eu gostaria de realizar. Isso não quer dizer que eu encerrarei minha carreira lá, ou antes disso. É apenas uma ideia.

Federer é presença constante em Olimpíadas desde Sydney 2000. Ao lado do compatriota Stanislas Wawrinka, foi medalhista de ouro nas duplas em Pequim 2008, e em Londres 2012 foi prata ao perder na final para o britânico Andy Murray.

Na primeiro partida sem treinador, Federer estreia com vitória na Basileia

Suíço sofre quebra com dupla falta e apresenta baixo aproveitamento de segundo serviço no primeiro set, mas avança com tranquilidade às oitavas

Por Basileia, Suíça e Valência, Espanha

tênis roger federer basileia (Foto: AFP) 
Em casa, Federer tenta abrir vantagem para
concorrentes para o ATP Finals (Foto: AFP)
 
Roger Federer fez nesta segunda-feira a primeira partida sem o comando do treinador americano Paul Annacone, com quem rompeu uma parceria que durava três anos. E, apesar de poucas falhas bobas, saiu de quadra com a vitória, na estreia no ATP 500 da Basileia, na Suíça. Com as parciais de 6/4 e 6/2, em 1h11m, o número 6 do mundo derrotou o francês Adrian Mannarino (#62) e se classificou para as oitavas de final. O uzbeque Denis Istomin (#48) ou o argentino Horacio Zeballos (#51), que se enfrentam nesta terça, será o próximo adversário do tenista da casa.
Federer teve uma estreia tranquila, salvo alguns deslizes. O ex-líder do ranking começou a partida quebrando o saque de Mannarino, mas permitiu o empate em 2/2 ao cometer uma dupla falta. O suíço se recuperou, se impôs com belas jogadas, conquistou uma segunda quebra e fechou o primeiro set, onde teve um aproveitamento de apenas 50% nos pontos de segundo serviço.

Na segunda parcial, a tarefa foi um pouco mais fácil. O francês vendeu duro uma quebra após ter defendido o saque com sucesso duas vezes, lutando bastante contra o ex-número 1. Mesmo com o esforço do adversário, o suíço o quebrou duas vezes seguidas e garantiu a classificação.

Federer tem a chance de, na Basileia, construir uma boa vantagem na corrida para o ATP Finals. Atual oitavo melhor tenista da temporada (e sétimo na zona de classificação, devido ao abandono de Andy Murray), o suíço tem 90 pontos de frente para o francês Jo-Wilfried Tsonga, primeiro tenista fora do G-8 e que não está em ação nesta semana para não forçar o joelho esquerdo, recém-recuperado de lesão. A vitória na estreia rende mais 45 pontos para o ex-número 1 do mundo, que pode chegar à soma de 500 se for campeão em casa.
Soares vence em Valência

Segunda melhor dupla da temporada e já garantida no ATP Finals, Bruno Soares e Alexander Peya deixaram para trás a eliminação nas quartas de final no ATP 250 de Viena, na semana passada. Na estreia no ATP 500 de Valência, na Espanha, nesta segunda-feira, o brasileiro e o austríaco venceram por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6(2), os espanhóis Pablo Andujar e Guillermo Garcia-Loprez.

- Bela estreia aqui (em Valência). Jogo duro contra dois caras muito sólidos. Feliz com mais uma vitória e cada dia que passa jogando melhor - comemorou o brasileiro, no Twitter.

Atuais campeões do torneio, Soares e Peya estão a três vitórias de defender com sucesso o título.
 Nas quartas de final, eles pegam ou os alemães Philipp Kohlschreiber e Florian Mayer ou o americano John Isner e o espanhol Feliciano López, que se enfrentam na tarde desta segunda.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/na-primeiro-partida-sem-treinador-federer-estreia-com-vitoria-na-basileia.html

Liminar obtida pelo Betim suspende duelo entre Mogi Mirim e Santa Cruz

Oficial de Justiça vai ao Estádio Romildo Ferreira, no interior paulista, e não deixa bola rolar. Mineiros pretendem voltar à disputa da Série C do Brasileiro

Por Mogi Mirim, SP

A partida entre Mogi Mirim e Santa Cruz está suspensa. Uma liminar conseguida pelo Betim - equipe excluída da Série C do Campeonato Brasileiro, graças a uma punição da Fifa - chegou às mãos do diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, e impediu que a bola rolasse na noite desta segunda-feira, em Mogi Mirim, em duelo válido pelas quartas de final. O delegado da Federação Paulista de Futebol (FPF), Abel Barroso Sobrinho, foi ao estádio e informou representantes dos dois clubes. Em seguida, o site oficial da CBF emitiu uma nota oficial sobre o caso (leia abaixo).

Mogi Mirim x Santa Cruz Série C Romildão (Foto: Guto Marchiori) 
Delegado da CBF, José Coelho, e da FPF, Abel Sobrinho, em Mogi
(Foto: Rafael Bertanha/ E Aí ? Produções)
 
Com a liminar, o Betim conseguiu recuperar os seis pontos tirados pela Fifa durante a primeira fase da competição - o time mineiro foi punido pela FIfa por uma dívida com o The Strongest-BOL em uma negociação envolvendo o atacante Pablo Escobar, em 2008. Desta forma, o Mogi Mirim perde novamente o lugar nas quartas de final da Série C. A CBF deve informar nos próximos dias a data do novo confronto entre mineiros e pernambucanos.

- Recebemos um comunicado da CBF de que o jogo está suspenso. Ainda hoje (segunda) deve ter uma definição da data do novo jogo. A única coisa que não sabemos é sobre o adversário do Santa Cruz - afirmou Sobrinho, no gramado do Romildão.

O imbróglio envolvendo os três clubes já dura dias. Eliminado na semana passada, o Betim entrou com uma liminar, que saiu apenas nesta segunda-feira à tarde. O presidente do clube mineiro, Jaider Moreira, foi à sede da CBF e entregou o documento nas mãos de Virgílio Elísio, confiante na volta do time à disputa.

Mogi Mirim x Santa Cruz Série C Romildão (Foto: Guto Marchiori) 
Atletas do Mogi esperam para entrar em campo
nesta segunda, em casa (Foto: Rafael Bertanha)
 
Em Mogi Mirim, porém, os jogadores não ficaram sabendo da decisão até momentos antes de entrarem em campo. Atletas de Mogi e Santa Cruz, inclusive, fizeram aquecimento normalmente no Romildão e ficaram esperando o início da partida. O clube pernambucano foi informado primeiro e criticou a desorganização para a realização da partida.

- O Santa Cruz não tem nada a ver com isso. A gente faz manobra para jogar em Betim, depois suspende o jogo, daí vem para Mogi Mirim, e não tem jogo também. Os atletas se desgastam assim. A CBF tem que ser muito rápida e a Justiça tem que entender que em lugar nenhum do mundo tem essa interferência. A entidade máxima tem que reger o futebol. Se não for assim, qualquer clube pode entrar com uma liminar e ganhar - afirmou o presidente Antonio Luiz Neto.
A diretoria do Mogi Mirim ainda não se pronunciou oficialmente sobre a decisão e espera a provável remarcação da partida entre Santa Cruz e Betim para entrar no assunto.

Santa Cruz Estádio Romildo Ferreira Série C (Foto: Guto Marchiori) 
Profissionais do Santa Cruz esperam: para cartola, time é o mais
prejudicado de tudo (Foto: Rafael Bertanha)
 
Confira a nota oficial na íntegra:
A partida Mogi Mirim x Santa Cruz, válida pelo Campeonato Brasileiro da Série C, está suspensa. Em acatamento ao determinado pelo mandado de cumprimento de Carta Precatória nº 2648/2013/MND, foram restituído ao Betim os seis pontos na tabela da classificação da competição.
Nos próximos dias será divulgada a data da realização do jogo válido pelas quartas de final da Série C, entre o Santa Cruz e o Betim.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/10/liminar-obtida-pelo-betim-cancela-duelo-entre-mogi-mirim-e-santa-cruz.html

Ibrahimovic descreve golaço: 'Antes de a bola chegar já sabia o que fazer'

Sueco acertou finalização de chaleira que abriu a vitória do PSG sobre Bastia: 'Foi provavelmente um dos gols mais bonitos que fiz. Mas eu já fiz muitos golaços'

Por Paris

O currículo de Zlatan Ibrahimovic é extenso quando o assunto é a beleza de seus gols. No sábado, ele adicionou mais um lance à lista com o golpe de chaleira que abriu a vitória do Paris Saint-Germain sobre o Bastia. Nesta segunda-feira, a pedido do próprio clube francês, o centroavante sueco sentou-se para analisar o lance.

- Lucas veio pelo lado, fez o cruzamento, acho que alguém desviou, a bola foi para o alto, tentei achar minha posição. E antes de chegar eu já sabia o que fazer. Se você olhar o movimento, vou contra o defensor para criar espaço e fazer o golpe. Foi perfeito. Todos estavam felizes e especialmente eu. Foi provavelmente um dos gols mais bonitos que fiz. Mas eu já fiz muitos golaços, posso olhar para trás e ver - disse, bem-humorado, o faixa-preta de taekwondo - o que pode explicar a origem de algumas de suas pinturas.
 
 Ibrahimovic, que ainda marcou outro gol (de cabeça) na vitória por 4 a 0, descreveu a jogada como "incrível" e gostou da narração da TV francesa.

- Acho que foi um gol incrível. Porque quando se faz gols que não acontecem com muita frequência, será um gol que você lembrará por muito tempo. E você percebe a reação dos jogadores, do narrador gritando, é um grande sentimento. Significa que você fez algo que não era esperado. E foi o que aconteceu - encerrou.

FRAME Ibrahimovic comentando gol do PSG (Foto: Reprodução) 
Ibrahimovic, ao seu estilo, analisa o golaço marcado pelo PSG
(Foto: Reprodução)
 
FONTE:

Após longas filas, 35 mil ingressos são vendidos para Fla x Bota decisivo

Engenhão e Maracanã lotam de rubro-negros em busca de um lugar no clássico da Copa do Brasil de quarta-feira. Procura alvinegra é bem menor

Por Rio de Janeiro

Fora de campo, o Flamengo começou em vantagem a decisão da vaga na semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, no Maracanã, contra o Botafogo. A torcida do clube fez grandes filas nas bilheterias do próprio Maracanã e no Engenhão, e 35 mil ingressos já foram vendidos para a partida. São 71.131 bilhetes à disposição para o confronto, e a venda começou na sexta-feira, via internet.

Nestes locais, a procura para o setor Sul, destinado ao Botafogo, foi muito baixa nesta segunda-feira. Gávea e General Severiano também estão vendendo ingressos para o jogo.

Fila ingressos Maracanã Botafogo x Flamengo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo) 
Fila de torcedores do Fla nesta segunda-feira no Maracanã
(Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
 
Nas redes sociais, há uma intensa reclamação com relação ao programa de sócio-torcedor do Botafogo. Os torcedores questionam o processo de cadastro e a dificuldade de entrar em contato pelo telefone com a administradora do processo.

Engenhao Setor norte do Botafogo (Foto: Fred Huber) 
Bilheteria do Engenhão destinada a torcedores do Botafogo
na tarde desta segunda-feira (Foto: Fred Huber)
 
No jogo de ida, houve empate em 1 a 1 e, neste confronto, o gol como visitante não conta como critério de desempate. No Campeonato Brasileiro, o Botafogo está na quarta colocação, com 50 pontos, 10 à frente do Flamengo, 11º colocado.

Confira os preços:
Superior Norte nível 2 - Flamengo
Torcedor comum: R$ 80
Sócios: R$ 40

Inferior Norte - Flamengo
Torcedor comum: R$ 80
Sócios: R$ 50

Superior Sul - Botafogo
R$ 80 (meia R$ 40)

Inferior Sul - Botafogo
R$ 80 (meia R$ 40)

Superior Leste - setor misto
Torcedor comum: R$ 100
Sócios: R$ 50

Inferior Leste - setor misto
Torcedor comum: R$ 140
Sócios: R$ 70

Maracanã Mais (com R$ 40 de taxa de serviço inclusa) - setor misto
Torcedor comum: R$ 200
Sócios: R$ 120


Pontos de troca e venda para os torcedores do Flamengo:
Maracanã (bilheteria 4) - a partir de segunda-feira
Gávea
Engenhão (bilheteria Sul)

Pontos de venda e troca para sócios do Flamengo:
Maracanã (container ao lado do Portão E)
Gávea
Espaço Rubro-Negro
Fla Boutique
www.flamengo.com.br (até 22h do dia 22/10)


Pontos de troca e venda para os torcedores do Botafogo:
Maracanã (bilheteria 1) - a partir de segunda-feira
Engenhão (bilheteria Norte)
General Severiano


Fila ingressos gavea flamengo x botafogo (Foto: Cahê Mota) 
Boa procura também na Gávea para Flamengo x Botafogo (Foto: Cahê Mota)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/10/torcida-do-flamengo-faz-filas-por-ingresso-baixa-procura-no-botafogo.html

Teve Isso! Bom senso, bola no 'teto', água do rival e gol do meio-campo







Curiosidades do futebol brasileiro no fim de semana têm ainda jogadores da mesma equipe brigando e torcida saindo do estádio antes do intervalo

Por Rio de Janeiro




O fim de semana do futebol brasileiro foi marcado por alguns fatos curiosos como o abraço dado por todos os jogadores antes das partidas do Brasileirão como forma de mostrar o seu apoio ao movimento Bom Senso Futebol Clube, que pretende discutir medidas para melhorar o calendário; o jogador que bebeu água atirada por torcedor rival; os atletas do mesmo time que brigaram em campo; a torcida que saiu do estádio antes do intervalo inconformada com goleada; o zagueiro que mandou a bola no 'teto' do estádio; e o lateral que marcou gol do meio-campo. Quer saber tudo o que rolou? Então não deixe de conferir o Teve Isso desta segunda-feira.

Bom senso
Em todas as partidas válidas pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro realizadas neste fim de semana, os jogadores das duas equipes se abraçaram e fizeram uma roda no centro do gramado, respeitando um minuto de silêncio. A atitude faz parte do movimento conhecido como Bom Senso Futebol Clube, criado por atletas após a divulgação do calendário do ano que vem. O grupo, que reivindica melhorias no futebol brasileiro, enviou um ofício à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no início do mês, com mais de 300 assinaturas, querendo discutir assuntos como calendário, férias, pré-temporada e dívidas dos clubes.

Jogadores de Atlético-MG e Flamengo se abraçam no meio do campo (Foto: Reprodução / Premiere FC) 
Jogadores de Atlético-MG e Flamengo se abraçam no meio do campo
(Foto: Reprodução / Premiere FC)
Torcida vai embora no primeiro tempo
Inconformados com a derrota parcial de 4 a 0 para o Santos, na Arena Pernambuco, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, os torcedores do Náutico começaram a deixar o estádio antes mesmo do final da primeira etapa. Eles acabaram não vendo o quinto gol do Peixe e o gol de honra do Timbu, ambos marcados no segundo tempo. Satisfeita com a goleada fora de casa por 5 a 1, a torcida santista ainda gritou "olé". Com o resultado, o Náutico amargou a sua 21ª derrota na competição

Alex é ovacionado pelo rival
Ao entrar no gramado para fazer o aquecimento antes da partida contra o Cruzeiro, no Estádio Couto Pereira, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o meia Alex foi ovacionado pelos torcedores da Raposa, que pediram o seu retorno para o clube mineiro. No início do ano, o Cruzeiro chegou a fazer uma proposta ao jogador, que preferiu voltar para o time que o revelou para o futebol. Mesmo com a demonstração de carinho pelo ídolo, o Cruzeiro acabou sendo derrotado por 2 a 1.

Torcedores do Cruzeiro presentes no Couto Pereira (Foto: Reprodução / Premiere FC) 
Torcedores do Cruzeiro ovacionam Alex no Couto Pereira
(Foto: Reprodução / Premiere FC)
Carinho pelo ex-técnico
O técnico Marcelo Oliveira dirige atualmente o Cruzeiro, líder isolado do Campeonato Brasileiro com 62 pontos, mas sua passagem pelo Coritiba, onde realizou boas campanhas, não foi esquecida pelos torcedores do Coxa, que fizeram questão de aplaudi-lo na partida contra a equipe mineira, no Estádio Couto Pereira, pela 30ª rodada da competição. Apesar da boa recepção na sua antiga casa, o treinador não conseguiu evitar a derrota da Raposa por 2 a 1.

A volta de Keirrison
O jogo do Coritiba contra o Cruzeiro, no Estádio Couto Pereira, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi especial para o atacante Keirrison, do Coxa. Afinal de contas, ele que não fazia um gol desde 5 de outubro de 2011, quando ainda atuava justamente pela Raposa, marcou o gol da vitória da equipe paranaense por 2 a 1. Um gol que além de poder representar a sua volta por cima após uma série de contusões também pode ser muito importante para o Coritiba na sua luta contra o rebaixamento.

Renato Gaúcho xinga torcida do Inter e Vargas imita saci
Todo Gre-Nal mexe com a emoção de torcedores, dirigentes, técnicos e jogadores das duas equipes, que sempre tentam encontrar uma maneira de provocar o rival. No Gre-Nal 398, disputado no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, não foi diferente. O técnico Renato Gaúcho, por exemplo, após os dois gols do Grêmio se virou para a arquibancada e xingou a torcida colorada. Já o atacante Vargas imitou um saci após marcar o segundo gol. O jogo foi digno de um autêntico Gre-Nal e acabou empatado em 2 a 2.

Torcedor cai da arquibancada

Um torcedor do Inter caiu da arquibancada do Centenário antes de o clássico Gre-Nal de número 398 começar, em Caxias. O homem desabou de uma das estruturas localizadas atrás de um dos gols do estádio. Ele recebeu atendimento médico ainda deitado no chão e foi encaminhado de ambulância para o hospital.

Torcedor do Inter cai da arquibancada do Centenário (Foto: Hector Werlang) 
Torcedor do Inter cai da arquibancada do Centenário
(Foto: Hector Werlang)
Bebendo água do rival
O lateral-esquerdo Alex Telles, do Grêmio, protagonizou um lance no mínimo curioso na partida contra o Internacional, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Aos 27 minutos da primeira etapa, ele bebeu um um copo d’água jogado por um torcedor colorado perto da bandeira de escanteio. Resta saber se Alex fez isso por conta do calor ou para provocar a torcida adversária. O jogo terminou empatado em 2 a 2.

Violência antes do Gre-Nal
Antes do Gre-Nal 398, dois ônibus que levavam torcedores colorados até Caxias do Sul foram apedrejados na RS-122, em Farroupilha, na serra gaúcha. Felizmente não houve feridos. Segundo Paulo Peres, membro da torcida organizada Fico, sete pessoas sem camisa, mas que tinham tatuagens do Grêmio, se aproximaram num Celta branco, cercaram os veículos e jogaram pedras, sobretudo contra a área do motorista. Cerca de 5 quilômetros depois do ocorrido, o grupo foi detido pela polícia. Dentro de campo, Inter-RS e Grêmio empataram em 2 a 2.

Ônibus com torcedores do Inter são apedrejados antes de chegar a Caxias (Foto: Tomás Hammes/GLOBOESPORTE.COM) 
Ônibus com torcedores do Inter é apedrejado (Foto: Tomás Hammes/GLOBOESPORTE.COM)
Juninho repete gesto obsceno
Na véspera da partida entre o Vasco da Gama Patriotas e o Flamengo FA, pelo torneio Touchdown, principal competição do futebol americano no país, o meia Juninho Pernambucano visitou os jogadores do clube de São Januário. O Reizinho virou padrinho da equipe. No encontro, ele conversou sobre as características da modalidade e a rivalidade histórica entre os clubes da Colina e da Gávea. Após o bate-papo descontraído, ele repetiu o polêmico gesto de uma torcida organizada do Vasco, feito durante a partida contra o próprio Flamengo, no último dia 06 de outubro, que lhe rendeu uma denúncia do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O julgamento, inclusive, está marcado para esta segunda-feira.

Frame Juninho vasco (Foto: Reprodução ) 
Juninho repete gesto obsceno feito na partida contra o Flamengo
(Foto: Reprodução )
Que calor!
Para muitas pessoas, uma hora a mais ou a menos no fuso não faz diferença. No entanto, no primeiro dia com jogos do Campeonato Brasileiro após a implantação do horário de verão, os jogadores sofreram em várias partidas por conta do calor provocado pelo sol forte. Na vitória do Goiás por 3 a 0 sobre o Atlético-PR, no Serra Dourada, os jogadores das duas equipes aproveitaram uma interrupção na partida para receberem orientações dos seus treinadores e, acima de tudo, se hidratarem na beira do gramado.

Bombas fazem árbitro interromper partida
Na partida entre Goiás e Atlético-PR, no Estádio Serra Dourada, válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o árbitro Péricles Bassols paralisou o jogo aos 16 minutos da segunda etapa por conta do barulho provocado pelas bombas que explodiam na arquibancada durante confusão entre torcedores e policiais. Dois minutos depois, os jogadores João Paulo e Manoel, do Furacão, entregaram ao juiz um objeto arremessado no campo. Na tentativa de evitar que o clube goiano seja punido, o zagueiro Rodrigo fez um apelo para que a torcida parasse com a violência.

Walter marca, mas não comemora
O atacante Walter, do Goiás, marcou o terceiro gol da equipe esmeraldina na partida contra o Atlético-PR, no Estádio Serra Dourada, em partida válida pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, para surpresa de muitos torcedores o jogador não comemorou. Após o jogo, ele explicou que não vibrou por causa do mau exemplo dado pelos torcedores, que promoverem uma grande confusão na arquibancada. Na opinião de Walter, este tipo de situação é uma grande palhaçada que só serve para diminuir o público nos estádios. Ao invés de brigar, Walter acha que a torcida deveria apoiar o time para conquistar uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Clima quente em Campina Grande
Duas confusões envolvendo a delegação do Vila Nova foram registradas neste domingo no Estádio Presidente Vargas. Antes da partida, que acabou com a vitória do Treze por 1 a 0, o ônibus com a delegação goiana foi atacado por alguns torcedores alvinegros que estavam na esntrada do PV e uma das janelas do ônibus acabou sendo quebrada, após ser atingida por uma garrafa. Já dentro do estádio, após o final do jogo, um princípio de confusão foi registrado com alguns jogadores do Vila se estranhando com membros da diretoria do Treze. A situação só não tomou proporções maiores porque homens da tropa de Choque da Polícia Militar interviram e acalmaram os ânimos.

ônibus do Vila Nova teve janela quebrada (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb) 
Ônibus do Vila Nova teve janela quebrada
 (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)
Bola pro ‘teto’ que é o jogo é de campeonato

O duelo entre Paysandu e Avaí começou a marcar sua presença no Teve Isso! nos minutos finais do primeiro tempo. Mas, até então, nenhuma confusão havia ocorrido. Aos 44 minutos da primeira etapa, os gandulas do jogo na Curuzu enfrentaram um grande problema. Após um ataque do Paysandu, a zaga do Avaí afastou de qualquer maneira a bola. A vontade foi tamanha do defensor da equipe catarinense que a pelota foi parar no telhado do estádio (veja o vídeo).

Revolta, confusão e caos
A bola no telhado foi só um aperitivo na Curuzu. A vitória por 2 a 0 do Avaí em cima do Paysandu foi marcada quebra-quebra, bombas no gramado, confusão e jogo encerrado antes da hora. Cinco minutos após o segundo gol do Leão, feito por Cleber Santana - o primeiro foi de Betinho - parte da torcida do Papão presente no estádio passou a jogar objetos no gramado. O grupo ganhou força, e a partida foi paralisada. Uma bomba chegou a ser atirada em campo, e a partir daí a polícia atuou com mais rigor.

Após minutos de tensão, o árbitro da partida, Grazianni Maciel Rocha, encerrou o jogo por falta de segurança. Após o término da partida, alguns torcedores, não satisfeitos com o que haviam feito na Curuzu, quebraram alguns veículos de jogadores e dirigentes do Paysandu. O juiz do confronto relatou a confusão na súmula, e o Papão deve ser denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

Paysandu x Avaí  (Foto: Paulo Akira/O Liberal) 
Um torcedor jogou uma bomba no gramado da Curuzu
(Foto: Paulo Akira/O Liberal)
No entanto, o clube paraense está confiante em se livrar de uma grande punição. Um dos advogados do Paysandu, Maurício Martins, seguiu direto para a delegacia após o jogo e registrou um boletim de ocorrência contra o jovem que arremessou a bomba em direção ao gramado e acredita que isso pode abrandar a pena. Porém, segundo o diretor jurídico do Papão, Alberto Maia, a delegada plantonista já havia liberado o torcedor.

Eliminação e revolta no America-RJ
Confusão também não faltou na Copa Rio, competição que vale uma vaga na Copa do Brasil para os clubes do Rio de Janeiro. Após a derrota por 3 a 1 para o Ceres, a torcida do tradicional America, que foi eliminado com o resultado, se revoltou. Alguns torcedores invadiram o gramado do estádio Giulite Coutinho e, com pedaços de pau e até uma pá, foram em direção ao vestiário.

Confusão tomou conta do jogo do America-rj na Copa Rio (Foto: Futrio.net) 
Confusão tomou conta do jogo do America-RJ na Copa Rio (Foto: Futrio.net)
Antes de a partida terminar, gritos de "acabou o amor, isso aqui vai virar um inferno" eram entoados das arquibancadas. Logo após o apito final do duelo, que era uma briga direta pela vaga, cerca de 60 alvirrubros conseguiram quebrar o cadeado do portão que dá acesso ao gramado. Na tentativa de arrombar a porta do vestiário, uma bomba foi jogada, mas ninguém ficou ferido.

A confusão ficou maior quando os jogadores saíram do vestiário e, também munidos de pedaços de pau, tentaram revidar os ataques. Segundo testemunhas, só não houve agressão devido a um grupo de cerca de dez pessoas, que ficou entre os torcedores revoltados e os atletas. De acordo com o diretor de futebol do Ceres, Winston Soares, o policiamento que estava presente no estádio foi embora logo depois do fim da partida.

Briga entre companheiros e golaço do meio-campo

A vitória por 4 a 2 do Guaratinguetá em cima do ABC também deu boas contribuições ao ‘Teve Isso!’. Tudo começou com uma confusão entre dois jogadores do ABC. A partida estava empatada por 1 a 1 e, aos 32 minutos, em uma falta no meio-campo, Flávio Boaventura foi tirar satisfação com seu companheiro Giovanni Augusto. A discussão ficou acalorada e os dois trocaram tapas no meio do campo. Após consultar o assistente, o árbitro amarelou os dois e, como Boaventura já havia sido advertido, foi expulso de campo.

Mas o pior castigo estaria por vir na sequência do lance. Na cobrança da falta, Ruan viu o goleiro Wilson Junior adiantado e arriscou de pé esquerdo ali mesmo do meio-campo. A bola entrou caprichosamente no fundo das redes do goleiro do Mais Querido, abrindo espaço para a boa vitória da Garça fora de casa, que quebrou a reação do time potiguar e se afastou mais da zona de rebaixamento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/10/teve-isso-bom-senso-bola-no-teto-agua-do-rival-e-gol-do-meio-campo.html