domingo, 6 de outubro de 2013

André Loffredo diz que falta de elenco está custando caro ao Botafogo

Após mais uma derrota no Brasileirão, comentarista aponta enfraquecimento do grupo alvinegro como principal motivo da queda de produção da equipe

Por Rio de Janeiro

 
O Botafogo foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 na abertura da 26ª rodada do Brasileirão, na noite do último sábado no Maracanã. Com o resultado, a equipe de Oswaldo Oliveira chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição (quatro derrotas e um empate). Para o comentarista do SporTV André Loffredo, a queda de rendimento do time alvinegro pode ser explicada pelo enfraquecimento do elenco durante a competição. O clube perdeu o atacante Vitinho, os meias Fellype Gabriel e Andrezinho, além do volante Jadson (assista ao vídeo).

- O Botafogo foi se desmontando ao longo do campeonato. É um time que perdeu um jogador importante no ataque, que foi vendido, que é o Vitinho. Vinha tentando se recuperar com Elias e Hyuri, que não estiveram em campo hoje. E tem que procurar outros jogadores que não vinham fazendo parte da grande campanha, eram apenas complemento ou até jogadores fora do elenco.

Evidentemente o time sente, o time cai, a falta de elenco está custando caro ao Botafogo na reta final - afirmou o comentarista, no "Troca de Passes".


Seedorf Botafogo x Grêmio (Foto: Satiro Sodré) 
Seedorf teve má atuação diante do Grêmio e foi vaiado pela torcida no fim da jogo (Foto: Satiro Sodré)
 
Na opinião do comentarista Lédio Carmona, o Botafogo sofre de uma queda técnica de jogadores importantes, principalmente do trio formado por Lodeiro, Rafael Marques e Seedorf, que foi vaiado no fim da partida e mostrou abatimento com o momento vivido pela equipe na competição.

- Depois do gol do Grêmio ele caiu junto com todo time, ficou nervoso, sentiu demais as vaias no segundo tempo e voltou a jogar mal. É um Seedorf a cada rodada mais irreconhecível. Hoje deu sinais, no primeiro tempo, que se recuperaria. A queda do Botafogo é muito mais técnica do que física. O Lodeiro também muito mal, um jogador que não faz gol há 12 jogos. O Seedorf há 13 jogos. Rafael Marques que é outro jogador importantíssimo não marca há nove jogos. Tudo que esses três jogadores representavam ao Botafogo e a má fase dos três leva o time para o buraco.

Nesse momento eu fico na espera para ver o que vai acontecer com o Botafogo nesta reta final - concluiu.

O Botafogo estacionou nos 43 pontos, em terceiro, e corre o risco de ser ultrapassado pelo Atlético-PR neste domingo - o time paranaense encara o Coritiba, no Durival de Brito. Com a vitória, o Grêmio manteve o segundo lugar, agora com 48 pontos. Na próxima quarta-feira, o Glorioso encara o Náutico, às 21h50, na Arena Pernambuco. O Tricolor gaúcho recebe o Criciúma, às 19h30, na Arena Grêmio.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/2013/10/andre-loffredo-diz-que-falta-de-elenco-esta-custando-caro-ao-botafogo.html

Com um a menos, Grêmio, na raça, vence o Bota, e torcida vaia Seedorf

Gaúchos mostram defesa sólida no 1 a 0 e abrem vantagem de 5 pontos sobre rival, há 6 jogos sem vencer. Técnico Oswaldo de Oliveira passa mal

A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

Um jogo tenso, disputado, com direito a expulsão, golaço, vaias ao astro Seedorf e susto no fim com o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, que passou mal com dores no peito e teve de ser transferido para um hospital. O Botafogo x Grêmio deste sábado, no Maracanã, com renda de R$ 356.995,00, com 10.959 pagantes e 14.418 presentes, não teve como maior virtude a beleza. Mas, pelo intenso suor, parecia disputa pela liderança do Brasileiro, e não pelo segundo lugar, em poder da equipe gaúcha. Começando a partida a 11 pontos do líder Cruzeiro, foi justamente o Tricolor o vitorioso na abertura da 26ª rodada. Não importa se no segundo tempo os bicos para a frente soavam como um mantra e o gramado já dava sinais de desgaste. Com um a  menos desde os 29 minutos do primeiro tempo - Kleber, mais uma vez ele, foi para o chuveiro mais cedo -, sobraram ao time de Renato Gaúcho garra, disciplina tática e conjunto, com a defesa dando poucos espaços e um show de eficiência nas bolas aéreas.

A vitória com a marca da equipe gaúcha e o belo gol de Alex Telles, aos 37 minutos da primeira etapa, fez o Grêmio abrir mais a frente pelo segundo lugar na tabela, com 48 pontos, e mostrar que segue na competição à espera de tropeços do líder, por enquanto com oito pontos à frente. Pior para o Botafogo, há seis rodadas sem obter triunfo, estacionado nos 43. Sem recuperar o futebol que chegou a deixá-lo na liderança, o Alvinegro perde fôlego, principalmente o astro Seedorf. Com mais sinais de cansaço devido à maratona de jogos, o astro holandês foi vaiado no fim da partida. A torcida, revoltada, também pedia raça e gritava "Ô, ô, ô, atrasa o salário". Na próxima rodada, a equipe vai à Arena Pernambuco encarar o lanterna Náutico, na quarta-feira, com pressão maior pelos três pontos. Na saída do campo, Seedorf não escondeu a insatisfação com as vaias.

- As vaias são um grande pecado. Não afetam a mim, afetam o time. Hoje foi muito particular, todo mundo viu. Mas a gente vai ficar unido e lutar até o final. Faz parte do futebol. O Grêmio é um grande time. A gente paga caro por poucos erros que comete no jogo. Mas estou com muita vontade de virar essa situação

O Tricolor Gaúcho, que teve ao fim da partida os jogadores comemorando efusivamente os três pontos perto da pequena torcida gremista presente ao Maracanã, terá um encontro aparentemente mais fácil: receberá o Criciúma, no mesmo dia, na Arena do Grêmio. O zagueiro Werley, um dos destaques da equipe, deu o tom da expectativa quanto ao desfecho da rodada no domingo, quando a "missão" é secar a Raposa contra o lanterna Náutico na Arena Pernambuco.

- Fizemos a nossa parte. Estamos de parabéns. Vamos esperar o Cruzeiro tropeçar.

Barcos e Alex Telles gol Grêmio x Botafogo (Foto: Luciano Belford / Ag. Estado)Barcos corre para abraçar Alex Telles, autor do gol da vitória gremista (Foto: Luciano Belford / Ag. Estado)
 
Vantagem com menos um
Sabe aquele jogo que o time da casa tem a posse de bola,  joga a maior parte no campo do adversário, toca para os lados, gira mas não consegue encontrar espaços e no fim das contas recebe o bote? Foi assim mesmo o primeiro tempo de Botafogo x Grêmio. Era óbvio que os visitantes gaúchos, dois pontos à frente na tabela, armassem essa arapuca para os anfitriões. O mais surpreendente é que a vantagem de 1 a 0 foi obtida justamente quando já tinha desvantagem numérica, com a infantil expulsão de Kleber, com apenas 29 minutos.

O atacante por pouco não estragou a estratégia de sua equipe. Logo aos 12, o camisa 30, já às turras com a zaga alvinegra, ganhou cartão amarelo por reclamação. Dezessete minutos depois, a perna elevada após tentar um chute atingiu Dória com força. Não teve nem outro amarelo. O árbitro mostrou logo o vermelho. Àquela altura, o panorama já era o seguinte: o Botafogo tentava ultrapassar o bloqueio armado por Renato Gaúcho. Mas o trio de zaga gremista, formado por Werley, Rhodolfo e Bressan, tinha o belo auxílio na frente dos cães de guarda Souza e Riveros, auxiliados por Ramiro. Ali, a ordem era não dar tempo para os criativos Lodeiro e Seedorf respirarem.
  
Deu certo o ferrolho. O Botafogo, com Henrique mais à frente de Rafael Marques à espera de uma boa trama, sucumbiu ao vigor adversário. Marcelo Mattos e Renato não tinham como subir mais ao ataque. Os dois gringos da criação não fizeram aquele passe cirúrgico. E com Júlio César confuso pelo lado esquerdo, coube apenas a Gilberto, pela direita, os melhores momentos. O lateral foi quem levou mais perigo à defesa adversária, principalmente nos cruzamentos para a área. O problema é que, por suas costas, era executada a melhor jogada do Grêmio.  Passe longo para Alex Telles. E antes de abrir o placar, o lateral-esquerdo bem que tentou servir os companheiros, mais especificamente Werley, que em dois escanteios levou perigo a Jefferson.
Mas foi na jogada aos 37, após receber de Riveros, que o camisa 13 acertou um belíssimo chute fora do alcance de Jefferson. No fim do primeiro tempo, o herói gremista, num momento de fé, saiu com o terço na mão.

Seedorf Botafogo x Grêmio (Foto: Satiro Sodré)Seedorf é marcado por Alex Telles: holandês acabou vaiado (Foto: Satiro Sodré)
 
Grêmio segura pressão
Ao Botafogo também seria necessária muita fé, além de luta e precisão. Com Bruno Mendes no lugar de Lodeiro, que tinha cartão amarelo, a ordem era partir mais para o ataque. E se Rafael Marques só dera o único chute com perigo na primeira etapa aos 32, Renato logo abriu os trabalhos do sufoco aos 8, quando obrigou Dida a uma difícil defesa - como a bola ainda foi desviada por Rhodolfo, ele teve de mudar rapidamente de lado para pular.

O goleiro, por sinal, virou atração na segunda etapa, seja pela saída do gol para cortar uma bola de cabeça, seja por outra boa defesa, em tiro de Dória, seja para ganhar alguns minutos na troca de chuteira. Afinal, o Botafogo lutava contra o tempo para chegar ao empate. E por mais que as jogadas da linha de fundo procurassem Henrique, havia sempre um gremista na sobra para impedir a sequência do lance. Ou para cortar pelo alto, de cabeça.

Oswaldo de Oliveira bem que tentou. Mexeu mais duas vezes no time, ao trocar Marcelo Mattos e Henrique por Jefferson Paulista e Sassá. Nas arquibancadas, a torcida alvinegra perdia a paciência, e um torcedor exibia nota de R$ 2, exigindo mais raça. Melhor para Renato Gaúcho, que tirou o bravo Ramiro, um dos destaques, mas exausto, para fechar mais ainda o bloqueio com Adriano. Barcos, solitário na frente, marcando mais do que atacante, também ficou cansado e deu vez ao garoto Lucas Coelho. O Botafogo pressionava, Seedorf era vaiado. O Tricolor Gaúcho manteve a vantagem com o velho lema guerreiro. A pequena torcida presente ao Maracanã fazia a festa, com justiça. E, conforme e letra do hino, com o Grêmio, onde o Grêmio estiver.

 
FONTE:

Oswaldo sofre arritmia em jogo do Bota, vai a hospital, mas passa bem

Treinador tem dores no peito durante a derrota diante do Grêmio. Atendido no estádio, é transferido a casa de saúde. Ele pode ter alta já no domingo

Por Rio de J506 comentários


O técnico Oswaldo de Oliveira passou mal na noite deste sábado, no Maracanã, após o jogo do Botafogo contra o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. O treinador sentiu dores no peito durante segundo tempo, mas pemaneceu no banco de reservas. Logo após o apito final na derrota por 1 a 0 para os gaúchos, Oswaldo saiu caminhando e reclamando de dores. Em seguida, um funcionário do clube passou pelo campo em direção ao vestiário com um desfibrilador, o que causou grande preocupação com o estado do treinador. Ele, no entanto, passa bem.

Segundo a assessoria de imprensa do Botafogo, o treinador ficou consciente durante todo o tempo de atendimento no Maracanã. Depois, foi encaminhado para a Casa de Saúde São José, no bairro do Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Lá, foi constado que Oswaldo teve uma leve arritmia. 

Ficou decidido que o treinador vai passar a noite no local para realizar mais exames.

- Ele chegou bem, está estável. Estamos estudando as causas (da arritmia). O fato é que isso pode acontecer de forma corriqueira. O mais importante é que ele passa bem. Vai passar a noite na unidade coronariana por precaução, e a tendência é de que ele tenha alta amanhã (domingo) se a arritmia for revertida. Até o momento se torna improvável a possibilidade que tenha sido um infarto - disse Fabrício Braga, chefe da unidade coronariana do hospital.

Fabrício Braga e Rodrigo Kaz Botafogo (Foto: Fred Huber) 
Os médicos Fabrício Braga, do hospital, e Rodrigo Kaz, do Botafogo (Foto: Fred Huber)
 
Ao menos para a próxima partida do Botafogo, quarta-feira, contra o Náutico, Oswaldo não comandará a equipe no banco de reservas. O substituto do treinador só será informado pelo Botafogo na segunda-feira.

O mais importante é que ele passa bem. Vai passar a noite na unidade coronariana por precaução, e a tendência é de que ele tenha alta amanhã (domingo) se a arritmia for revertida"
Fabrício Braga, chefe da unidade coronariana do hospital no qual Oswaldo está internado
 
- Devemos recomentar em torno de 72 horas longe da atividade profissional. Só se a arritmia durar um pouco mais que podemos aumentar este prazo, mas não acreditamos nisso - acrescentou o médico Fabrício Braga.

Segundo informou Rodrigo Kaz, chefe do departamento médico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira tem histórico de hipertensão. O treinador faz uso de medicamento diariamente e andou esquecendo de tomar os remédios ultimamente, o que pode ter contribuído para o problema.

- No meio do segundo tempo ele sentiu uma sensação de palpitação, um desconforto no peito. Já fiquei ao lado dele e mediquei na beira do campo. Conseguiu ir até o fim do jogo. Estávamos com todo o aparato para o caso de algum problema. Ele nunca havia reclamado de algo parecido anteriormente - explicou Kaz.

René Simões visita Oswaldo: 'Demos boas risadas'

O presidente Maurício Assumpção e membros da diretoria do Botafogo foram para o hospital. O técnico René Simões, sem clube, soube do acontecido pela imprensa e saiu de casa para visitar o amigo.

- Conversei com o Oswaldo, está tudo bem. Saio daqui tranquilo. Já demos até algumas boas risadas - disse René Simões.

Com a derrota, o Botafogo segue em terceiro, com 43 pontos. Apesar de estar no G-4, a briga pelo título fica cada vez mais distante.


clínica são José (Foto: Fred Huber) 
 
Imprensa aguarda por informações na porta do hospital (Foto: Fred Huber)
 
FONTE:

Atuações: Antônio Carlos tem noite artilheira e resolve para o São Paulo

Zagueiro marca duas vezes no triunfo tricolor e é bem avaliado. Pelo Vitória, meias Renato Cajá e Escudero fazem jogo de pouco destaque

Por São Paulo

Header Sao Paulo (Foto: Infoesporte)
ROGÉRIO CENI – GOLEIRO
Não teve falha nos gols do Vitória, mas sofreu do mal posicionamento da zaga.
Nota: 6,0


PAULO MIRANDA – LATERAL-DIREITO
Destacado para sair mais para o jogo, faltou mais qualidade de passe.
Nota: 5,5


RODRIGO CAIO – ZAGUEIRO
Bom sentido de marcação e qualidade na chegada à frente.
Nota: 6,5 


ANTONIO CARLOS - ZAGUEIRO
Mostrou ser peça fundamental na conquista do resultado. Bela presença na área adversária.
Nota: 8,0

REINALDO – LATERAL-ESQUERDO
Discreto. Aparece pouco nas jogadas de linha de fundo. Pouca precisão nos cruzamentos.
Nota: 5,0


WELLINGTON – VOLANTE
Frágil na marcação. No segundo tempo teve boa participação no setor ofensivo.
Nota: 5,5


MAICON – VOLANTE
Tímido na armação, deixou Ganso sobrecarregado.
Nota: 4,5


PAULO HENRIQUE GANSO – MEIA
Boa movimentação na etapa inicial, quando foi o melhor articulador do time. O ritmo caiu no segundo. Esteve bem na bola parada.
Nota: 7


DOUGLAS – MEIA
Muita correria e pouca eficiência pelo lado direito.
Nota: 5,0

LUCAS EVANGELISTA - MEIA
Entrou bem no time. Fez boas jogadas pelo meio e abriu espaço para outros jogadores.
Nota: 6,0

ADEMILSON – ATACANTE
Fez duas boas jogadas, uma em cada tempo, incluindo a que resultou no gol de Luis Fabiano. Boa alternativa para Muricy.
Nota: 7

ALOISIO - ATACANTE
Mais uma vez solicitado pela torcida. Mas posiciona-se mal em campo.
Nota: 5,5

LUIS FABIANO – ATACANTE
Sacrificado por ter que sair da área. Quando se aproximou da mesma, marcou um dos gols.
Nota: 7


Header VITORIA (Foto: Infoesporte)
WILSON – GOLEIRO
Irregular nas bolas aéreas. Mas tem um bom comando sobre a sua zaga.
Nota: 6,0


AYRTON – LATERAL-DIREITO
Boa opção pelo lado direito. Chega com qualidade ao ataque.
Nota: 6,0


VICTOR RAMOS – ZAGUEIRO
Confuso ao acompanhar os atacantes são-paulinos.
Nota: 5,0


KADU - ZAGUEIRO
Abusou das faltas na tentativa de parar Ganso.
Nota: 5,5


JUAN – LATERAL-ESQUERDO
Fez, de pênalti, o primeiro gol do Vitória, mas não foi tão eficiente no apoio pelo lado esquerdo.
Nota: 6,5


LUÍS GUSTAVO – VOLANTE
Protegeu bem a entrada da área do Vitória, mas faltou fôlego na etapa final.
Nota: 6,0

WILLIAM HENRIQUE - ATACANTE
Pouco tempo para modificar o panorama do jogo.
Sem nota.

CÁCERES – VOLANTE
Destacado para ajudar na marcação, levou a melhor sobre Maicon.
Nota: 6,0


RENATO CAJÁ – MEIA
Entrou para ser o articulador, mas participou pouco das jogadas. Saiu na etapa final.
Nota: 5,0

VANDER - ATACANTE
Entrou aberto pela direita, mas sofreu com o recuo da equipe. Deu sorte na assistência para o segundo gol.
Nota: 5,0


ESCUDERO – MEIA
Sumido em campo. A noite infeliz de Renato Cajá dificultou a sua vida pelo lado esquerdo.
Nota: 4,5


MARQUINHOS – ATACANTE
Mostrou versatilidade para jogar pela direita e pelo meio.
Nota: 6,0


DINEI – ATACANTE
Boa presença de área. Mostrou oportunismo ao fazer o seu gol. Sofreu com a falta de amibição da equipe.
Nota: 6,5


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/10/atuacoes-antonio-carlos-tem-noite-artilheira-e-resolve-para-o-sao-paulo.html

Jogadores do Vitória culpam arbitragem por derrota no Morumbi

Elenco do clube baiano questiona a não marcação de uma falta no goleiro Wilson, no terceiro gol do São Paulo, na derrota do Leão por 3 a 2

Por Salvador


Após a derrota para o São Paulo por 3 a 2, neste sábado, no Morumbi, os jogadores do Vitória saíram de campo muito irritados com a arbitragem de Anderson Daronco, principalmente por conta da marcação do terceiro gol do São Paulo (veja vídeo acima).

O goleiro da equipe baiana foi atrapalhado por Paulo Miranda no lance que definiu a partida. Na saída do gramado, o atacante Dinei era um dos mais inconformados.

- Nem tem como falar. Deixa o espetáculo com a arbitragem é sacanagem. Falta foi escandalosa – reclamou.

Diretamente envolvido no lance, o goleiro disse que foi atrapalhado no lance. Ele disse ter sido atropelado na jogada.

- No momento que sai do gol, o Luís Fabiano acabou me atropelando – reclamou. Mas quem estava no lance era Paulo Miranda e não Luís Fabiano.

O lateral Aryton seguiu a linha de reclamação da maior parte do grupo.

- Foi um lance claríssimo e que prejudica muito o jogo – destacou.

O zagueiro Kadu foi mais um a lamentar o que considerou como um erro de arbitragem, mas preferiu focar na próxima partida.

- A bola acabou pegando em mim ali no lance do terceiro gol. Temos um jogo difícil na quarta-feira e temos que seguir em frente. Ainda temos muito campeonato pela frente.

Já o lateral Juan preferiu uma análise mais detalhada do jogo. Para ele, o São Paulo foi merecedor dos três pontos.

- Erramos e eles foram merecedores do triunfo. Eles conseguiram marcar os gols. Se a gente conseguisse segurar o jogo poderia ter tido mais tranquilidade e fazer o gol no segundo tempo, após o segundo empate - analisou.
 
O Vitória volta a campo na quarta-feira quando enfrenta o Bahia, pela 27ª rodada na Arena Fonte Nova, às 21h.

Clique aqui e assista a vídeos do Vitória

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vitoria/noticia/2013/10/jogadores-do-vitoria-culpam-arbitragem-por-derrota-no-morumbi.html

Muricy agradece o apoio da torcida e avisa: 'Vai ser assim até o fim'

Técnico pede paciência para os torcedores após a suada vitória por 3 a 2 sobre o Vitória, no Morumbi. Time deixou a zona do rebaixamento

Por São Paulo


Muricy Ramalho chegou à sala de imprensa do Morumbi aliviado após a vitória por 3 a 2 sobre o Vitória, neste sábado à noite. Não era para menos. O técnico sabia que seu time não podia vacilar em casa na luta contra o rebaixamento. Em suas primeiras palavras na sala de imprensa, o técnico agradeceu o apoio da torcida e avisou: vai ser assim até a 38ª rodada, em dezembro.

– A torcida precisa saber que é só dessa maneira que vamos sair dessa situação. Nós não temos um elenco numeroso, os atletas estão no limite físico e psicológico. Eles deram o máximo hoje e estão fazendo o que dá para fazer. Vai ser assim até o fim – avisou o treinador.

A vitória tirou o São Paulo da zona de rebaixamento. O time subiu para o 16º lugar, com dois pontos a mais que o Vasco (30 a 28). Neste domingo, o Tricolor seca o rival, que vai fazer o clássico contra o Flamengo, no Maracanã. Na próxima rodada, o São Paulo vai a Belo Horizonte enfrentar o líder Cruzeiro.

– Vai ser uma pedreira na quarta-feira, o Cruzeiro é o time diferente deste campeonato, montou um plantel grande, mas o São Paulo é um time grande, tem de ir pra lá com pensamento de vitória. Estamos com algumas dificuldades, mas a gente não desiste, não – completou o treinador.

Luís Fabiano do São Paulo e Victor Ramos do Vitória (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado) 
Luís Fabiano e Victor Ramos disputam bola na partida (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
 
FONTE:

Antônio Carlos marca dois, São Paulo bate o Vitória e sai do Z-4

Zagueiro tira Tricolor do sufoco e garante triunfo. Leão tem interrompida sua série invicta de sete jogos, e resultado põe Vasco na zona de rebaixamento

A CRÔNICA 
 
por Sergio Gandolphi
 
Com dois gols do zagueiro Antônio Carlos, o São Paulo superou o Vitória por 3 a 2, na noite deste sábado, no Morumbi, interrompeu uma sequência de três derrotas seguidas, saiu da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e deixou o Vasco no sufoco. O Tricolor subiu para o 16º lugar, com 30 pontos. O time carioca, com 28, está em 17º lugar e precisa vencer o Flamengo neste domingo para deixar novamente o Z-4. O Leão, que não perdia havia sete partidas, estaciona nos 37 pontos, em sexto. Luis Fabiano marcou o outro gol são-paulino. Juan e Dinei fizeram para o time baiano.

No duelo que marcou o encontro de Ney Franco com seu ex-clube, o destaque da partida foi o zagueiro Antônio Carlos, autor de dois gol e bons desarmes na defesa tricolor. A irritação de Rogério Ceni na saída para o intervalo e o azar são-paulino no lance do segundo gol do Vitória também marcaram a quarta vitória de Muricy Ramalho em seu retorno ao clube do Morumbi.
Na próxima quarta-feira, sem Ceni, suspenso, o São Paulo volta a campo contra o Cruzeiro, às 21h50m, no Mineirão. No mesmo dia, mas às 21h, o Vitória faz o clássico Ba-Vi contra o Bahia, na Fonte Nova.

Luis Fabiano gol São Paulo x Vitória (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado) 
Luis Fabiano festeja o segundo gol do São Paulo no Morumbi (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)
 
Ney? Ceni? Juan!
No jogo que começou com os holofotes em Ney Franco, que reencontrou o ex-clube, e Rogério Ceni, um dos mais críticos ao trabalho do seu ex-técnico, quem chamou a atenção no primeiro tempo foi o lateral-esquerdo Juan. Primeiro com faltas duras sobre Ganso, depois marcando o gol do empate do Vitória. O jogador começou o ano vinculado ao São Paulo. Sem espaço após ser devolvido pelo Santos, passou meses treinando sozinho no CT de Cotia, da base tricolor. Foi reintegrado ao elenco depois da eliminação do time na Taça Libertadores, disputou algumas partidas do Brasileirão (no primeiro turno, em Salvador, contra o Vitória, foi titular da equipe paulista na derrota por 3 a 2) e depois acabou negociado com o Leão.
 
Neste sábado, o lateral-esquerdo pegou a bola aos 34 minutos, depois de Rogério Ceni derrubar Dinei dentro da área, cometendo um pênalti claro em lance que começou com um erro de passe de Ganso. Naquele momento, o São Paulo vencia por 1 a 0, graças a uma boa cabeçada de Antônio Carlos, aos quatro minutos, após escanteio da direita. Juan correu para a bola, escorregou e, com o pé esquerdo, que já foi tão vaiado pela torcida tricolor, colocou a bola no gol: 1 a 1. A cobrança tirou Rogério Ceni do sério. O goleiro reclamou muito de dois toques do lateral-esquerdo, por causa de um escorregão antes de efetuar a cobrança. O árbitro gaúcho Anderson Daronco mandou o jogo seguir e validou o gol.

O São Paulo teve mais posse de bola e foi perigoso quando Ademílson esteve com ela nos pés. O atacante, que entrou no time na vaga de Osvaldo, foi o responsável por criar as principais jogadas do time, ora fazendo fila pelo lado direito, ora pressionando a saída de bola do Vitória. O time baiano foi cauteloso. Tentou segurar o adversário, não evitou o gol, mas conseguiu reagir quando colocou a bola no chão e acertou os passes.

Salvo pelo zagueiro
A torcida do São Paulo roía as unhas, nervosa com o empate em 2 a 2 até os 40 minutos do segundo tempo. Foi aí que Antônio Carlos aproveitou cruzamento da direita, de Ganso, e completou para o gol vazio: 3 a 2, festa no Morumbi e alívio dos torcedores. Este lance foi o desfecho de um segundo tempo muito sofrido para os são-paulinos. No atual momento da equipe, quando a fase está ruim, tudo tende a dar errado. Até chute errado do adversário vira assistência.

Foi isso que aconteceu aos 24. Vander deu um voleio torto, sem jeito, mas acabou servindo de maneira precisa a Dinei na pequena área. O camisa 9 do Vitória escorou firme para o gol e empatou o jogo no Morumbi: 2 a 2 e banho frio no Tricolor, que havia acabado de voltar à frente do placar. Minutos antes, o atacante Ademílson havia encontrado Luis Fabiano na área, sem marcação. O camisa 9 do Tricolor bateu rasteiro, na saída do goleiro Wilson, e colocou o São Paulo à frente. Festa no Morumbi para o gol 21 do atacante na temporada, o sexto neste Brasileirão.

O São Paulo fez uma blitz na saída de bola do Vitória. Aloísio e Lucas Evangelista foram a campo. A ideia era sufocar o time baiano no campo de defesa. O Tricolor teve chances para marcar, mas só conseguiu deixar o Morumbi aliviado depois que a bola chegou em Antônio Carlos, a minutos do apito final. O Vitória, que equilibrou todo o jogo, não teve forças para reagir.

 
FONTE:

Vettel vence prova agitada na Coreia e põe mão na taça. Massa roda e é 9º

Alemão fatura quarta prova seguida e pode ser campeão na próxima etapa, no Japão. Kimi e Grosjean completam pódio. Brasileiro reage e pontua

Por Yeongam, Coreia do Sul

O tufão não passou. A chuva forte nem deu as caras. E com o tempo aberto, sem espaço para imprevistos na Coreia do Sul neste domingo, foi impossível superar Sebastian Vettel e sua RBR. Com mais uma atuação impecável, o tricampeão conquistou mais uma vitória, a oitava no ano, quarta seguida (confira os melhores momentos no vídeo ao lado). Restando cinco provas para o fim da temporada, o garoto prodígio está cada vez mais perto de se tornar o tetracampeão mais jovem da história da Fórmula 1, aos 26 anos. Ele pode levar a taça já no próximo fim de semana, no Japão. Com 272 pontos, 77 a mais que o vice-líder Fernando Alonso, o alemão assegurará o título se vencer a corrida e o espanhol da Ferrari chegar, no máximo, em nono. Veja a tabela de classificação completa. De quebra, Vettel ainda anotou, pela segunda vez seguida, o chamado “Grand Chelem”, algo raro na categorias: pole, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas. Foi seu quarto na carreira, igualando Aysrton Senna, Nigel Mansell e Jackie Stewart. O recordista é Jim Clark, com oito.

Sebastian vettel RBR gp da coreia  (Foto: Agência Reuters) 
Virou rotina: Sebastian Vettel recebe mais uma bandeirada de vitória (Foto: Agência Reuters)
 
Voltando a este domingo: mesmo com mais um passeio de Vettel, a corrida em Yeongam não deixou de ser movimentada, com direito a pegas, batidas, entradas de safety car e fogo na outra RBR, a de Mark Webber. A dupla da Lotus completou o pódio. Kimi Raikkonen, frio e consistente, como sempre, chegou em segundo após largar em nono, enquanto seu parceiro Romain Grosjean terminou logo atrás.

Quem teve um dia particularmente agitado foi Felipe Massa. O brasileiro, que começara em sexto, rodou na primeira volta e caiu para último. Com uma boa corrida de recuperação, ainda arrancou dois pontinhos com o nono lugar, após um pega contra quatro rivais nos instantes finais. Seu companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, chegou em sexto, colado em Lewis Hamilton, da Mercedes.

Mas o carro de motor Ferrari mais bem colocado não foi o do espanhol, mas sim a Sauber, de Nico Hulkenberg. O badalado alemão, que concorre com Massa por uma vaga na Lotus, foi um dos destaques da prova, conquistando um expressivo quarto lugar.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana, com o GP do Japão, válido pela 15ª etapa da temporada e que pode decidir o título. Os treinos no tradicionalíssimo circuito de Suzuka começa na quinta-feira, 22h (horário de Brasília), com exibição no SporTV. A corrida é na madrugada de domingo, 3h, com transmissão ao vivo da TV Globo.

Header_corrida (Foto: arte esporte)
Massa roda na primeira volta
Dos circuitos da F-1,  Yeongam possui um dos mais curtos trechos entre a linha de largada e a primeira curva, dificultando a vida dos pilotos nos primeiros metros.  Vettel manteve a ponta com autoridade, seguido por Hamilton, Grosjean, Rosberg e Alonso. Já Massa acabou sendo surpreendido por Gutiérrez e caiu para sétimo.

A terceira curva é uma espécie de “segunda largada”. Com uma grande desaceleração após a longa reta oposta, diversos pilotos ficaram lado a lado para dividir a freada. E a confusão foi inevitável. Quem levou a pior foi Massa, que rodou sozinho e ficou atravessado na pista (vídeo). Não atingido por pouco, o brasileiro caiu para último. Alonso deu uma escapada e perdeu a posição para Hulkenberg, enquanto Button danificou o bico no tumulto. Grosjean foi esperto e tomou o segundo lugar de Hamilton. E quem mais lucrou na primeira volta foi Maldonado, que ganhou oito posições, subindo de 18º para décimo.

felipe massa ferrari gp da coreia (Foto: Agência Getty Images) 
Felipe Massa rodou na primeira volta em Yeongam (Foto: Getty Images)
 
Por precaução, a Ferrari se preparou para receber Massa nos boxes. Mas o brasileiro seguiu na pista e só fez seu primeiro pit stop na volta de número 16. Nos giros seguintes, os futuros companheiros de equipe Alonso e Raikkonen protagonizaram uma briga pelo sexto lugar. E na prévia de 2014, o “Homem de Gelo” ganhou o primeiro duelo. Enquanto isso, Webber que largara em 13º em razão da punição pela carona a Alonso em Cingapura já aprecia em oitavo.
Após 15 voltas, o único a não parar nos boxes era Daniel Ricciardo, da STR, que figurava na quarta posição. Vettel se mantinha na ponta, três segundos à frente de Grosjean e a quatro de Hamilton. Em quinto aparecia Rosberg, acompanhado por Hulk, Alonso, Raikkonen e Webber. Nesse momento, Massa era o 15º.

Ricciardo, enfim, fez seu pit stop na 18ª passagem, retornando em 13º. A partir daí, a grande atração da prova passou a ser o pelotão formado por Hulkenberg, Alonso, Kimi e Webber. O espanhol da Ferrari chegou a tirar fino do alemão da Sauber em uma freada mais forte na disputa pelo quinto lugar. Um pouco mais atrás, Massa descontava a ultrapassagem de Gutiérrez e assumia a 14ª posição.

Rosberg levanta faísca
Na 27ª volta, Paul di Resta estrelou a primeira batida do dia. Perdeu estranhamente o controle de sua Force India no miolo do circuito asiático e acertou a barreira de proteção. No pelotão da frente, o desgaste de pneus começava a pesar para alguns pilotos. Alonso perdeu o quinto lugar para Webber. Já Rosberg vinha tirando mais de 2s de diferença por volta de Hamilton. Porém, no momento em que foi passar seu companheiro de Mercedes para assumir o terceiro lugar, sua asa dianteira cedeu repentinamente e começou a arrastar o chão levantando faísca (vídeo). O alemão teve que ir para os boxes, acabando com suas chances de pódio. De tabela, o problema de Nico prejudicou também a corrida de Hamilton, que, com pneus em frangalhos, precisou se manter por mais uma volta na pista, e virou na casa de 1m50.

Pneu de Pérez fura: safety car
No 32º giro, o pneu de Pérez dechapou no meio da reta soltando a banda de rodagem. Webber precisou ser ágil para desviar dos fragmentos. O safety car teve que ser acionado para a retirada dos detritos da pista. Imediatamente, os pilotos que não haviam feito o segundo pit stop correram para os boxes. Webber, que havia parado uma volta antes resolveu visitar novamente os pits. Vettel fez sua parada e se manteve na ponta, seguido por Grosjean. Raikkonen, que havia feito o segundo pit stop há algumas voltas, já aparecia em terceiro, acompanhado por Hamilton, Hulkenberg e Alonso.

Carro de Webber pega fogo
O carro de segurança saiu de cena e a corrida recomeçou, mas por pouco tempo. Adrian Sutil perdeu o controle da Force India e atravessou a pista como uma bola de boliche. Sobrou para Webber, que foi acertado em cheio. Vivendo uma maré de azar, o australiano, que vinha fazendo uma boa prova de recuperação, abandonou e viu sua RBR ser tomada pelo fogo pela segunda corrida consecutiva. Com isso, a corrida precisou ser paralisada novamente. Dessa vez, o australiano voltou para o paddock com um fiscal, de moto, sem direito a carona de Alonso. Antes de o safety car entrar mais uma vez, deu tempo de Raikkonen passar Grosjean para assumir a segunda posição.

Hamilton e Alonso duelam
Na nova relargada, destaque para o duelo entre Alonso e Hamilton pelo quinto lugar. O espanhol da Ferrari chegou a ultrapassar o britânico da Mercedes, mas levou o troco curvas depois. Mais à frente, a dupla da Lotus formada por Kimi e Grosjean tentava não perder contato com o líder Vettel.

Massa se livra de bolo de rivais
Na meiúca, Massa, em 12º, se via no meio de um bolo com Gutiérrez, Maldonado, Pérez e Bottas. O brasileiro chegou a encostar no mexicano da McLaren ao se defender. Na sequência, aproveitou o enrosco entre o venezuelano da Williams e o piloto da Sauber para passar os dois e entrar na zona de pontuação.

A sete voltas do fim, Hamilton deu o bote e passou Hulkenberg para assumir o quarto lugar. Mas o alemão foi rápido e recuperou a posição na reta seguinte. Alonso se aproveitou para encostar e pressionar o britânico. Porém, sem sucesso em superar o rival. Lá na frente, Vettel recebia a bandeirada para mais uma vitória. Raikkonen e Grosjean cruzaram a linha de chegada na sequência, mostrando a boa forma da Lotus no circuito. Rosberg completou a prova em sétimo, acompanhado de Button. Com o abandono de Ricciardo a poucas voltas do fim, Massa ainda ganhou mais uma posição de bandeja, terminando em nono. Pérez fechou a zona de pontuação.

Header_resultado (Foto: arte esporte)
1) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 55 voltas em 1h43m13s701
2) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) + 4s200
3) Romain Grosjean (FRA/Lotus) + 4s900
4) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) + 24s100
5) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) + 25s200
6) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 26s100
7) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 26s600
8) Jenson Button (ING/McLaren) + 32s200
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari) + 34s300
10) Sergio Pérez (MEX/McLaren) + 35s100
11) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) + 35s900
12) Valtteri Bottas (FIN/Williams) + 47s000
13) Pastor Maldonado (VEN/Williams) + 50s000
14) Charles Pic (FRA/Caterham)   + 1m03s500
15) Giedo van der Garde (HOL/Caterham) + 1m04s500
16) Jules Bianchi (FRA/Marussia) + 1m07s900
17) Max Chilton (ING/Marussia) + 1m12s900
18) Jean-Eric Vergne (FRA/STR) + 2 voltas
19) Daniel Ricciardo (AUS/STR) + 3 voltas
20) Adrian Sutil (ALE/Force India) + 5 voltas


Não completaram a prova:
Mark Webber (AUS/RBR) 41 voltas
Paul Di Resta  (ING/Force India) 29 voltas


Volta mais rápida: Sebastian Vettel (RBR) 1m41s380
  •  
Arte circuito GP da Coreia do Sul (Foto: Infoesporte)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/10/vettel-vence-prova-agitada-na-coreia-e-poe-mao-na-taca-massa-chega-em-9.html