quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Indicado por Tite, Ibson vira 'última opção' no Corinthians

Volante perde espaço até para jogadores que não são concorrentes diretos e segue na mira da torcida. Contratação teve aval do treinador

Por São Paulo


Ibson treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Ibson perdeu espaço no meio de campo alvinegro (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Ibson foi contratado pelo Corinthians para reforçar o plantel no segundo semestre deste ano. Depois de rescindir contrato com o Flamengo no início de junho, o volante chegou ao Parque São Jorge sob desconfiança. Após mais de três meses em ação pelo Timão, o jogador virou alvo de críticas da torcida e acabou sacado da equipe. Hoje, o técnico Tite prefere adaptar outros atletas no posto de segundo volante a colocá-lo na formação principal.

O empate sem gols com o Náutico, no dia 8, no estádio Pacaembu, foi a última vez que Ibson entrou em campo como titular do Timão. Vaiado pela atuação abaixo do esperado, ele deu lugar Edenílson no confronto seguinte, contra o Botafogo. No momento, o volante deixou de ser opção mesmo em seu setor.
Contra a Ponte Preta, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), Tite utilizará Maldonado, acostumado a atuar como primeiro volante, focado na marcação, no lugar antes ocupado por Ibson. A experiência do ex-flamenguista, que teve de entrar na equipe na derrota por 2 a 1 para o Goiás, no último domingo, já que Alessandro se machucou logo no início do jogo, não foi nada agradável. Ele foi vaiado a cada vez em que tocou na bola.

Tite evita qualquer espécie de crítica direcionada a jogadores do seu elenco, mas é evidente que a insatisfação com o rendimento do volante também passa pela comissão técnica. Escalado como titular no lugar de Guilherme, que sofreu grave lesão no tendão da coxa esquerda e ficará fora até o fim de outubro, Ibson não manteve o nível do companheiro de elenco na equipe. Ainda assim, o técnico o defendeu.

– O Guilherme também precisou de um tempo de ajuste, coisa que o Ibson não teve, porque acabou aparecendo a chance – afirmou.

A contratação de Ibson se deu, em grande parte, pelo fato de Tite gostar do futebol do volante. O jogador foi recomendado pelo técnico à diretoria, que tratou de acertar sua transferência do Flamengo, onde vinha enfrentando conflitos financeiros. Em diversas oportunidades, o comandante disse que o plano era mantê-lo como titular, mas as críticas se intensificaram, e Ibson acabou sacado.

Até aqui, o volante não respondeu às críticas em nenhum momento. Questionado sobre como se sentia ao ouvir vaias da torcida, ele disse que se tratava de algo natural e lembrou que o antigo dono do posto era Paulinho, vendido ao Tottenham, da Inglaterra, fato que aumenta o nível de exigência dos torcedores.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/09/indicado-por-tite-ibson-vira-ultima-opcao-no-corinthians.html

Na estreia de Willian, Chelsea sofre virada e perde para o Basel em casa

Oscar abre o placar no fim do primeiro tempo, mas equipe de José Mourinho acaba sofrendo dois gols na etapa final no Stamford Bridge

Por Londres


Depois de uma eliminação surpreendente na primeira fase da última Liga dos Campeões, quando defendia o título, o Chelsea retornou para a competição desapontando mais uma vez os torcedores. Na tarde desta quarta-feira, a equipe do técnico José Mourinho chegou a abrir o placar diante do Basel, com Oscar, mas acabou levando a virada no segundo tempo e saiu derrotada, no estádio Stamford Bridge, em Londres. A partida marcou a estreia do brasileiro Willian com a camisa dos "Blues".

O Chelsea não jogou bem e, consequentemente, encontrou muitas dificuldades para penetrar na defesa do Basel, que se defendeu o tempo todo. Mourinho ainda tentou algumas substituições na etapa final, mas não impediu a derrota. Mohamed Salah e Marco Streller fizeram os gols dos visitantes.

Na outra partida do Grupo E, o Schalke 04 passou com facilidade pelo modesto Steaua Bucareste: 3 a 0. Assim, lidera de forma isolada. Na próxima rodada, os Blues visitam o Steaua Bucareste, na Arena Nacional Bucareste, em 1 de outubro. No mesmo dia, o Basel recebe o Schalke 04, no St. Jakob-Park.


Comemoração do Basel contra o Chelsea (Foto: Agência AP)Jogadores do Basel comemoram segundo gol diante do Chelsea (Foto: Agência AP)

Como era de se esperar, o primeiro tempo foi dominado pelo Chelsea. Mesmo assim, a equipe do técnico José Mourinho encontrou muitas dificuldades para penetrar da forte marcação do Basel, que tinha praticamente todos os jogadores atrás da linha da bola.

Willian e Oscar se movimentaram bastante e procuraram as jogadas do time, mas a primeira boa chance do Chelsea veio nos pés de Hazard, aos 24 minutos. O atacante recebeu na entrada da área, cortou para o meio e chutou forte, mas por cima do gol. Nesse momento, os Blues já tinham 66% de posse da bola.

A única oportunidade do Basel aconteceu aos 29. Após um contra-ataque, Salah avançou pela esquerda, cortou para o meio, mas errou o chute. O Chelsea não se assustou e, de tanto tentar, fez o gol. Aos 44, David Luiz avançou pelo meio e achou Lampard na entrada da área. Com muita inteligência, o experiente jogador deixou Oscar na cara de Yann Sommer. O brasileiro chutou cruzado e fez.


Oscar Comemoração do Chelsea contra o Basel (Foto: Getty Images)Oscar fez o primeiro gol do jogo(Foto: Getty Images)

Basel vira na etapa final
Assim como no primeiro tempo, o segundo começou com o domínio do Chelsea, que quase ampliou aos 12. Oscar recebeu no bico da grande área, viu o goleiro adiantado e bateu. A bola explodiu no travessão. O jogo parecia que seria fácil. Parecia.

Aos 25, após um ataque rápido, Mohamed Salah recebeu na entrada da área e bateu com categoria no canto de Cech, que não conseguiu impedir o empate. Silêncio no estádio Stamford Bridge. O Chelsea saiu para o ataque e ficou exposto. Assim, aos 36, levou o segundo. Marco Streller aproveitou um cruzamento de escanteio e raspou de cabeça para desempatar a partida. Perdido em campo, o time de José Mourinho não conseguiu reagir a saiu de campo com a derrota por 2 a 1 na estreia na Liga dos Campeões.


FINTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/09/na-estreia-de-willian-chelsea-sofre-virada-e-perde-para-o-basel-em-casa.html

Em busca de Raúl, Messi faz três gols e garante goleada do Barça na estreia

A nove gols de igualar o ídolo do Real, argentino brilha na vitória por 4 a 0 sobre o Ajax. Neymar inicia trajetória na Champions com uma assistência

Por Barcelona, Espanha


Um dia após Cristiano Ronaldo marcar três gols e ganhar a capa dos jornais da Espanha, Lionel Messi tratou de colocar água no chope do rival. Nesta quarta-feira, ele fez outros três e foi o nome da vitória do Barcelona por 4 a 0 sobre o Ajax, no Camp Nou, pela primeira rodada do H da Liga dos Campeões. Coadjuvante, Neymar estreou bem na competição e, muito esforçado, deu a assistência para Piqué completar a goleada.

Mas outro ídolo merengue também não deve ter gostado lá muita coisa da atuação brilhante do argentino. Com o hat-trick, Messi chegou ao gol de número 62 na Liga dos Campeões, ficando a nove de igualar o recorde de Raúl como o maior artilheiro da competição. Cristiano é o quarto dessa lista, com 53 - três a menos que o holandês Van Nistelrooy.


Messi gol Barcelona contra Ajax (Foto: EFE)Messi é destaque da vitória do Barcelona com três gols marcados contra o Ajax (Foto: EFE)

No outro jogo do grupo, o Milan derrotou o Celtic em casa por 2 a 0, resultado que os deixou empatados na liderança com o Barça. A liderança, ainda assim, é da equipe culé por conta da vantagem no saldo de gols contruída com a goleada desta quarta-feira.

O próximo compromisso das equipes pela Liga dos Campeões será daqui a duas semanas. No dia primeiro de outrubro, Messi, Neymar e companhia vão à Escócia enfrentar o Celtic, enquanto o Ajax recebe o Milan na Amsterdã Arena. Antes disso, o Barça volta suas atenções para o Campeonato Espanhol, no qual disputa a liderança com o Atlético de Madri e terá um confronto no próximo sábado contra o Rayo Vallecano.


Neymar jogo Barcelona e Ajax (Foto: Getty Images)Neymar mostra vontade e é premiado com uma assitência para o gol de Piqué (Foto: Getty Images)

O duelo foi o primeiro que colocou Barcelona e Ajax frente a frente em competições oficiais. Com quatro títulos de Champions para cada lado, as equipes, que já compartilharam 20 jogadores e quatro treinadores ao longo da história, nunca haviam duelado para valer.

Neymar fez sua estreia na Liga dos Campeões justamente no jogo em que completou 300 partidas como profissional. Além do camisa 11, outros dois brasileiros iniciaram a partida com a camisa culé: os laterais Daniel Alves e Adriano - esse último foi promovido entre os titulares com a lesão de Alba.
Messi abre o placar de bola parada


Messi comemora gol Barcelona e Ajax (Foto: Reuters)Messi abraça Daniel Alves ao marcar um de seustrês gols na partida no Camp Nou (Foto: Reuters)

Jogando bem aberto pela esquerda, Neymar iniciou a partida bem participativo e foi o responsável pela primeira finalização, que ficou nas mãos do goleiro Vermeer. Na primeira metade da etapa inicial, o time catalão teve um domínio quase absoluto, mas, diante de um rival fechado com dez homens no campo de defesa, teve dificuldade para criar boas jogadas.
Com isso, o jeito foi furar o bloqueio adversário na base da bola parada, e Messi, que andava sumido, abriu o marcador aos 21 minutos com um golaço. Em cobrança de falta caprichada, ele tirou da barreira, e a bola carimbou a trave direita de Vermeer antes de morrer no fundo do barbante.

Com a desvantagem, o Ajax teve que buscar o ataque e foi relativamente bem-sucedido nessa missão. Se não balançou as redes, o time holandês assustou Valdés em duas ocasiões antes da saída para o intervalo. Primeiro, com Van Rhijn e, em seguida, com Lerin Duarte - ambos pararam no goleiro espanhol. O Barça, em contrapartida, respondia com a dupla Neymar e Messi, cada um aberto em um dos lados do campo, com Fàbregas e Sànchez pelo meio.

Barça aplica goleada na etapa final
O Barcelona voltou mais atento do vestiário e retomou rapidamente aquele domínio do início. Logo no início, Neymar quase teve a sua chance após cruzamento de Daniel Alves, mas a defesa cortou antes. Sendo assim, coube a Messi marcar o segundo aos nove. Após receber de Busquets, ele teve a tranquilidade necessária para tirar da defesa e dar um toque mortal para vencer Vermeer.

No minuto seguinte, o argentino por muito pouco não marcou o seu terceiro gol na partida. Ele recebeu cruzamento à meia altura de Neymar e colocou o joelho na bola, que, com muito perigo, passou à direita da meta do goleiro do Ajax. Aos 23, então, o camisa 11 trabalhou bem como garçom. Ele cruzou na medida para Piqué vencer a defesa adversária pelo alto e ampliar a diferença.


Messi comemora gol Barcelona e Ajax (Foto: AFP)Faltam nove: Messi fica mais perto de superar Raúl como maior artilheiro da Champions (Foto: AFP)

Apesar da vontade em balançar as redes, Neymar foi substituído logo em seguida para dar lugar a Pedro e deixou o gramado aplaudido pelo Camp Nou. Como Messi ficou em campo, ele teve tempo para marcar o seu terceiro gol na partida - seu 62º com a camisa do Barça na competição europeia. O argentino recebeu de Xavi Hernández e teve a tranquilidade para colocar no canto do goleiro do Ajax, aumentando a diferença.

O Ajax poderia ter diminuído a diferença logo depois. Mascherano derrubou Serero na área, e Sigthórsson foi para cobrança. Só que o camisa 9 do Ajax bateu na bola com certa displicência e viu Victor Valdés fazer a defesa para, tal como Neymar minutos antes, ter seu nome gritado pelo torcida. Depois, o goleiro ainda fez mais duas boas defesas, assegurando a bola vitória do Barça na partida.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/09/em-busca-de-raul-messi-faz-tres-gols-e-garante-goleada-do-barca-na-estreia.html

Botafogo domina convocações da Seleção Brasileira sub-15

Dos 26 selecionados, quatro são da equipe carioca

Por Itu, São Paulo


Atual campeão carioca e vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Botafogo tem bons motivos para esperar por novos títulos nos próximos anos. O clube tem o maior número de convocados na Seleção Brasileira sub-15, que passa a semana em Itu (SP), em preparação para o Sul-Americano da categoria, que ocorre em novembro. Foram convocados um lateral e três atacantes. Para efeito de comparação, o São Paulo, famoso pelas equipes de base do centro de treinamento de Cotia, tem apena um atleta na lista.

Pablo, Luis Henrique, Lucas César e Mateus Jorge: botafoguenses na Seleção (Foto: Pedro Martins / Globoesporte.com)Pablo, Luis Henrique, Lucas César e Mateus Jorge: botafoguenses na Seleção (Foto: Pedro Martins / Globoesporte.com)

Para o lateral Lucas César, o sucesso do Botafogo não é novidade.

– A gente já esperava por isso. Temos uma preparação boa, treinos fortes e uma estrutura completa lá no Rio. Na verdade, além de nós quatro, outros companheiros também teriam condições de estar aqui – disse o lateral.

A predominância botafoguense chama ainda mais atenção quando se olha apenas para o ataque. Dos sete convocados, três são do clube, inclusive o centroavante Luis Henrique, que recebeu a disputada camisa 9 do técnico Caio Zanardi. O treinador reconhece a qualidade dos atletas do clube, mas ressalta que observa jogadores de todo o país.

– Não existe uma preferência por times do Rio ou de qualquer outro lugar. Normalmente, os clubes dos grandes centros conseguem oferecer uma estrutura melhor, mas a comissão está atenta aos jogos e campeonatos de todos os estados – disse o treinador.

Caio Zanardi já tem uma boa ideia da equipe que vai levar ao Sul-Americano sub-15, em novembro. O técnico lembra que essa foi a última convocação antes do torneio e, por isso, a maioria dos que estão concentrados no interior paulista estará também no torneio regional, que ocorre na Bolívia. Maior vencedor da história do torneio com três títulos, o Brasil é também o atual campeão da competição, que foi disputada pela última vez em 2011.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/noticia/2013/09/botafogo-domina-convocacoes-da-selecao-brasileira-sub-15.html

Fábio Júnior lamenta derrota para o Icasa: ‘Péssimo resultado’

Tropeço em casa deixa Coelho mais longe do G-4 da Série B do Brasileiro

Por Belo Horizonte

O atacante Fábio Júnior, um dos mais experientes do América-MG, foi direto ao analisar a derrota para o Icasa, por 2 a 1, de virada, no Independência, nessa terça-feira (veja o vídeo acima). Para Fábio Júnior, o Coelho não poderia ter vacilado em casa. Para o atacante, o resultado foi péssimo para a sequência na Série B do Campeonato Brasileiro.

- Não podíamos perder dentro de casa. Sabíamos que eles estavam perto na tabela e da importância da vitória. Vacilamos duas vezes no segundo tempo, eles aproveitaram, e não conseguimos reverter.

Depois de um bom primeiro tempo, o Coelho não repetiu a atuação na segunda etapa e levou a virada. O atacante do América-MG lamentou a falta de tranquilidade para administrar o resultado.

- É difícil de explicar. Contra o Icasa, particularmente, quando nosso time fez 1 a 0, faltou um pouco de tranquilidade para trabalhar a bola. Levamos um gol no início do segundo tempo, e a equipe se desesperou um pouco. Mas tínhamos bastante tempo ainda para reagir.

Com a derrota, o time americano caiu da sexta para a oitava colocação na Série B. A próxima partida será nesta sexta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Oeste, em Itápolis.

Raio-X: Cruzeiro tem leve vantagem no duelo homem a homem com Bota

Comentaristas apontam quais jogadores consideram os melhores de suas posições, e Raposa vence por 6 a 5. Líder e vice se enfrentam nesta quarta

Por Rio de Janeiro


Embora jogadores de Cruzeiro e Botafogo evitem tratar o duelo desta quarta-feira como decisão, a partida pode ditar os rumos da edição 2013 do Campeonato Brasileiro. Uma vitória isola os mineiros com sete pontos de vantagem em relação aos cariocas, que mesmo se perderem vão continuar em segundo lugar. Já o Glorioso pode encurtar a diferença para um ponto em caso de triunfo. Quem tem o time melhor para esse jogaço? O GLOBOESPORTE.COM preparou um Raio-X, perguntando a três comentaristas quem são os melhores das duas equipes em suas respectivas posições. O Cruzeiro superou o rival pela vantagem mínima: 6 a 5.

Os comentaristas Bob Faria e Caio Ribeiro, ambos da Rede Globo, apontaram a Raposa como melhor no confronto por posições. Ambos escalaram em seus times sete cruzeirenses e quatro botafoguenses. Mas não lançaram mão de formações idênticas, divergindo no gol, nas laterais e no ataque. Caio foi o único a escolher Jefferson, já Bob ficou com os laterais alvinegros. Na frente, Caio selecionou Rafael Marques enquanto Bob ficou com Willian.

Edinho, comentarista do SporTV, foi o único a selecionar mais botafoguenses do que cruzeirenses, mas a vitória carioca foi apertada: 6 a 5. O ex-jogador também foi quem mais fez opções exclusivas, escalando Marcelo Mattos, Lucas Silva e Lodeiro, jogadores que não foram escolhidos por Caio e Bob.

Diante de tanto equilíbrio, Caio Ribeiro apostou no empate, mas admitiu existir um leve favoritismo do Cruzeiro no Mineirão, onde o time está invicto desde a reabertura - em 19 jogos, foram 18 vitórias e apenas um empate, além de 51 gols marcados e 11 sofridos.

- Acho que o Botafogo é uma realidade, vai disputar uma final antecipada que não define nada mas que quem sair vitorioso cresce muito na competição. Acho que o fator campo pode ser decisivo, o Cruzeiro está jogando muito no Mineirão, tem um aproveitamento fantástico lá. Apostaria no empate, mas há um pouquinho de vantagem para o Cruzeiro, o que não significa que o Botafogo não pode vencer - disse Caio.

No primeiro turno, o Botafogo derrotou o time mineiro por 2 a 1, em Volta Redonda. Assista aos gols no vídeo acima.


RaioX_CRUZEIRO X BOTAFOGO (Foto: Infoesporte)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/raio-x-cruzeiro-tem-leve-vantagem-no-duelo-homem-homem-com-bota.html

Mãe, esposa e amiga: há 4 anos, Vanessa é o 'braço direito' de Walter

Artilheiro do Goiás conta com a parceria da mulher desde 2009. Sobre o 'assunto peso', ela diz: 'Ele tem muito mais qualidades para se falar'

Por Rio de Janeiro

Os torcedores colorados lembrarão de Vanessa. À época, era apenas namorada. Depois, tornou-se esposa. E mãe. Em março de 2010, foi ela quem acompanhou o momento conturbado do atacante Walter. Após desentendimentos com o treinador Jorge Fossati e alegando questões financeiras, o atual goleador do Goiás enclausurou-se em seu apartamento em Porto Alegre, de onde só saiu após 10 dias. E foi Vanessa o seu braço direito. Amiga, parceira, conselheira. Tudo parte de uma relação "super tranquila", como a própria define, e que, naquele momento, recém dava os primeiros passos.

- Temos uma relação super tranquila. O Walter é muito carinhoso, de família mesmo, somos muito amigos. Ele me liga toda hora. Naquela época, estávamos recém nos conhecendo, não morávamos juntos. Ficamos super de boa em casa, esperando as coisas se resolverem - relembra, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM.

O namoro começou em julho de 2009, quando Walter ainda se recuperava de uma grave lesão no joelho. O retorno do jogador aos gramados aconteceu somente no ano seguinte, com o time B do Inter no Gauchão. Com boas atuações, o atacante foi inscrito na Libertadores. E foi decisivo naquela conquista. Foi dele, por exemplo, o gol que garantiu a classificação em cima do Banfield-ARG, nas oitavas de final da competição. Aí vieram os problemas e a consequente transferência para o Porto. Vanessa, sempre presente, foi junto para Portugal. E o casamento, enfim, teve data. Em dezembro de 2010, os dois subiram ao altar. E fizeram questão de firmar compromisso no Rio Grande do Sul, terra da noiva - Walter é de Recife.

Vanessa e Walter se casaram em dezembro de 2010 (Foto: Reprodução/Instagram)Vanessa e Walter se casaram em dezembro de 2010 (Foto: Reprodução/Instagram)

Mais tarde, viria um dos maiores presentes para o casal. Em 2011, Catarina Vitória, hoje com 2 anos e 3 meses, nascia em solo luso. Com dificuldades, é verdade, já que, prematura, precisou passar 90 dias na UTI até ter alta. Agora, em Goiás, é uma das maiores fãs do pai. Assiste aos jogos, vai ao estádio e grita "Papai, papai!" cada vez que vê Walter na televisão.

- Ela ainda fala pouco. Fala mais é 'mamãe' e 'papai'. Aliás, fala mais 'papai' que 'mamãe' - brinca Vanessa, que completa: - Sempre que os jogos são em casa, vamos ao estádio. Ela adora ir. Fica toda empolgada só de passar na frente. Quando vemos pela televisão, ela sempre reconhece ele e diz 'papai!'. Comemora os gols também, grita 'goooool'.

Adaptação rápida a nova cidade
Que dentro de campo Walter está mais do que adaptado ao novo clube, todos já sabem. Mas e a família? Vanessa garante que também. Uma cidade "muito tranquila e aconchegante", na opinião da esposa. Moram em Goiânia há pouco mais de um ano. E devem permanecer lá por mais tempo, já que o desejo do atacante é seguir no Brasil - o contrato é de empréstimo.

'Caseiro', o casal curte mais o tempo na cidade com a filha ou com casais de amigos. Baladas? Apenas em raras oportunidades. Quem sabe um show de alguma banda do gosto de ambos. A preferência, no entanto, é pelas sessões de cinema e jantares em restaurantes.

- Quando temos tempo, vamos ao cinema, saímos para jantar. Às vezes levamos a nossa filha para ver os filmes que ela gosta também, de desenho. Bem raro saírmos fora isso, talvez em show de alguma banda. Fora isso, não - revela.

Vanessa, a gremista da relação (Foto: Reprodução/Instagram)Vanessa, a gremista (Foto: Reprodução/Instagram)

Discussão em casa? Só pelo time
Gremista, Vanessa admite que, no início do relacionamento, era um "problema" ver o amado vestindo a camisa do maior rival. Mesmo assim, soube aceitar o profissionalismo do namorado e o apoiou em todas as situações. Menos na hora do Gre-Nal.

- Era um problema. Queria muito que ele jogasse no Grêmio. Mas ele jogava no Inter, né. Não tinha o que fazer. Mas respeito o time, nunca tive nada contra. Ia ao estádio torcer por ele mesmo assim. Só em Gre-Nal é que ficava com o coração muito dividido - fala.

Agora, mesmo longe de Porto Alegre, a "discussão" pelo futebol segue. Na 18ª rodada, o Grêmio foi derrotado no Serra Dourada pelo Goiás. Gols de quem? Walter, duas vezes. Ao chegar em casa, veio a reclamação - em tom de brincadeira, claro:

- Pô, amor, brincadeira. Que feio. Não podia fazer gol no Inter, não? Tinha que ser no Grêmio? Mas tudo bem, está perdoado.

E o polêmico excesso de peso? 'Amo ele assim'

Desde de que começou no futebol profissional, em Porto Alegre, um tópico em específico norteia praticamente todas as reportagens e comentários acerca de Walter. O peso acima do normal - e ideal - para os atletas é uma constante na vida do jogador. Nunca escondeu, por exemplo, que adorava - e ainda adora - comer bolachas recheadas e tomar refrigerante. Mesmo assim, é o goleador do Goiás no Brasileirão. São oito gols e quatro assistências até agora. Mais do que muito atacante por aí.

Para a apaixonada Vanessa, o assunto incomoda. E é chato. Preferível falar do bom momento no futebol em vez dos quilos a mais, que sempre o acompanharam.

- Esse é o biotipo dele. Até a nossa filha é assim, um pouco mais 'fofinha'. Isso incomoda muito. Só sabem falar disso. Ele tem muito mais qualidades para se falar do que só o peso. Acho que ele está super bem, feliz do jeito que está.

 Ele está feliz com a fase, no clube, o grupo deixa ele muito a vontade - afirma.

E o gosto pessoal?
- Eu conheci ele assim e amo ele assim. Não tenho nada para reclamar.

Mosaico Walter e namorada (Foto: Editoria de Arte)

GUIA DA RODADA #22: muito além de uma final antecipada

Jogão entre Cruzeiro e Botafogo centraliza atenções de uma rodada que tem outros jogos muito importantes

Por Rio de Janeiro


Gabriel e Everton Ribeiro, Botafogo x Cruzeiro (Foto: Luciano Belford/Agência Estado)Cruzeiro e Botafogo fazem o grande jogo da rodada(Foto: Luciano Belford/Agência Estado)

Lá em dezembro, quando soubermos quem é o campeão brasileiro de 2013, é bastante provável que olhemos para trás e pensemos neste 18 de setembro como uma data emblemática da luta pelo título nacional. O jogão entre Cruzeiro e Botafogo, no Mineirão, dirá muito sobre o que esperar do restante do campeonato. Se a Raposa vencer, dará enorme passo rumo à taça; caso o Alvinegro ganhe, ele impulsionará suas chances de ultrapassagem e também dará esperanças ao bloco de times atrás dele no campeonato - clubes como Grêmio, Atlético-PR e Inter.

E o melhor é que a rodada está longe de se resumir ao jogo com pinta de final em Belo Horizonte. Há outros jogos muito importantes, especialmente na luta contra o rebaixamento - casos de Vasco x Vitória e Criciúma x Fluminense. É impressionante: apenas seis pontos separam o sexto colocado, o campeão do mundo Corinthians, da zona de queda.

Destaque na rodada também para o encontro entre Coritiba e Goiás, dois times de campanhas quase gêmeas no campeonato, e para as partidas dos gaúchos. O Grêmio recebe o Santos e pode se aproveitar do duelo direto entre os dois primeiros colocados para se aproximar deles. O Inter visita o Bahia e tem a chance de entrar no G-4 - mas depende de tropeço do Atlético-PR, envolvido em outra partida muito interessante, contra o Flamengo, no Maracanã.

VASCO x VITÓRIA
confronto guia da rodada bolinha Vasco x Vitória (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 19H30M - SÃO JANUÁRIO
Houve um momento em que o Vasco parecia se livrar dos riscos de rebaixamento. Era engano. O time carioca entra na 22ª rodada entre os integrantes da área de queda, depois de perambular pelo grupo dos dez primeiros. Não é por acaso: nos últimos oito jogos, os cruzmaltinos só ganharam um. Nem a presença de Juninho Pernnambucano, o jogador de melhor média no campeonato até agora no Troféu Armando Nogueira, vem sendo capaz de amenizar a visível fragilidade da equipe. O momento é de enorme pressão. O goleiro Diogo Silva foi hostilizado por torcedores nesta terça-feira. Bater o Vitória é uma obrigação para o Vasco, até porque o adversário também batalha para não cair. O triunfo sobre o Náutico, na última rodada, foi muito importante para os baianos em pontuação, mas não necessariamente em confiança - até porque os rubro-negros tiveram que virar o jogo depois de sair perdendo em casa para o moribundo lanterna. Antes, eram seis rodadas sem vencer. Ney Franco ainda tenta encontrar a formação mais confiável. Vander e Escudero disputam lugar no meio. Luís Alberto joga. Cáceres e Neto Coruja estão fora, por lesão.
Cartola FC: ciente da importância da partida para tirar o Vasco da situação complicada em que se encontra, Juninho Pernambucano deve chamar a responsabilidade diante do Vitória. O craque custa apenas C$ 10,53. No time baiano, destaque para o goleiro Wilson, que é quem mais faz defesas difíceis no campeonato, com 44 até o momento. A média é boa (4,09), e ele deve trabalhar bastante jogando fora de casa. Custa C$ 12,07.
Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Edinho.
Arbitragem: Célio Amorim (SC), com Vicente Romano Neto (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
Você sabia que... a média de gols do confronto entre as duas equipes é de quase três por jogo? Foram 98 gols (50 do Vitória e 48 do Vasco) em 33 partidas - 2,9 por encontro.

GRÊMIO x SANTOS
confronto guia da rodada bolinha Grêmio x Santos (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 19H30M - ARENA GRÊMIO
É uma rodada estratégica para o Grêmio. Apesar da derrota para o Atlético-MG na última rodada, o clube gaúcho pode ver o título no fim do túnel, já que as duas únicas equipes na frente dele no campeonato (Cruzeiro e Botafogo) se enfrentam. Uma delas perderá pontos - ou ambas, no caso de um empate. A distância para a ponta é de nove pontos, e pode disparar para 12 ou cair para seis. Isso, claro, depende de uma vitória tricolor. O tropeço da última rodada freou uma forte campanha do time gaúcho. De qualquer forma, nos últimos nove jogos, foram sete vitórias - um aproveitamento de 77%, superior ao rendimento geral do Cruzeiro. Souza e Kleber voltam ao time comandado por Renato Portaluppi, que vê seu elenco fortalecido com a presença de Elano, recuperado de lesão. Ele deve ficar no banco justamente contra seu ex-time, que teve campanha de recuperação no Nacional prejudicada por duas derrotas seguidas nas rodadas mais recentes - para Flamengo e Botafogo, ambas por 2 a 1. São sete pontos de distância para o G-4, e o Peixe tem um jogo a recuperar. Não é delírio pensar em vaga na Libertadores, portanto. A boa notícia para o time praiano é o retorno do argentino Montillo, ausente desde o final de agosto. Ele teve uma lesão muscular na coxa. Arouca também deve começar o jogo. Por outro lado, o lateral-direito Cicinho, muito bem contra o Botafogo, está suspenso. Vale lembrar que as duas equipes se enfrentaram pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e o Grêmio eliminou o Santos.
Cartola FC: Kleber é sinômino de intensidade dentro de campo. Briga, faz faltas, sofre faltas, faz gols... Por conta disso tudo, quando não tem problemas disciplinares, normalmente pontua bem. Seu preço não é tão caro assim: C$ 11,67. No Santos, vale apostar em Cícero. Com força ofensiva, ele tem sido uma das válvulas de escape do Peixe. Custa C$ 15,98 e tem feito 4,96 pontos por partida.
Na TV: SporTV (menos RS) e Premiere FC, com Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Péricles Bassols Cortez (RJ), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Você sabia que... as duas equipes não têm empatado recentemente? O Grêmio está há 12 jogos, ou um mês e meio, sem igualdades (desde 4 de agosto, o 1 a 1 com o Inter). O Santos tem nove partidas ou com vitórias, ou com derrotas.

CRICIÚMA x FLUMINENSE
confronto guia da rodada bolinha Criciúma x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - HERIBERTO HÜLSE
Outro jogo de efeito-dominó, cujo resultado interessa a metade dos times que disputam o Brasileirão - dado o tamanho do grupo ameaçado pelo rebaixamento. O Criciúma não consegue desgarrar das proximidades da queda. Nas últimas rodadas, entrou em uma realidade curiosa: vai melhor fora de casa do que dentro de seu estádio, historicamente um alçapão para os rivais. A derrota de 1 a 0 para o Inter foi decepcionante para os catarinenses, agora sob risco de entrar no Z-4 nesta rodada - só não estão entre os quatro últimos por causa dos critérios de desempate, já que a pontuação é a mesma do Vasco. A diretoria do Tigre tenta inflamar sua torcida com promoções. A compra de uma camisa (R$ 164,00) dá direito a um ingresso, que custa a bagatela de R$ 100,00 fora da oferta. João Vítor, Elton e Ewerton Páscoa são possíveis retornos no Criciúma, que segue sem o goleiro Galatto, lesionado. No Flu, a situação é um pouco mais animadora. São quatro jogos sem perder: empates com Atlético-MG e Atlético-PR e vitórias sobre Bahia e Portuguesa. Na última rodada, contra a Lusa, o time foi bipolar: muito mal no primeiro tempo, bem melhor na etapa final, quando conseguiu a virada. Vanderlei Luxemburgo, ainda sem Fred, pode manter a equipe que jogou sábado, mas depende da recuperação de Rafinha. Se ele não tiver condições de jogo, Igor Julião é a opção.
Cartola FC: o atacante Lins é o destaque do Tigre nesta temporada. Com cinco gols no Brasileiro, costuma se dar bem quando atua no Heriberto Hülse. Sua média no Cartola é de 5,86 pontos. No Fluminense, além de participar de boa parte das principais jogadas, Rhayner costuma pontuar bem devido ao alto número de faltas que sofre. Também tem um bom preço no mercado cartoleiro: custa C$ 7,03.
Na TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), com Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).
Você sabia que... o Criciúma não vence o Fluminense há dez anos? No período, porém, ocorreram apenas quatro jogos, com duas vitórias tricolores e dois empates.

CORITIBA x GOIÁS
confronto guia da rodada bolinha Coritiba x Goiás (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - COUTO PEREIRA
É curiosa a semelhança das campanhas dos dois times verdes no Campeonato Brasileiro: mesmo número de pontos (29), mesmo número de vitórias (sete), mesmo número de empates (oito), mesmo número de derrotas (seis), mesmo número de gols sofridos (25). O que diferencia Coritiba e Goiás é o número de gols marcados - 25 para os paranaenses, 22 para os goianos. As duas equipes fazem jogo muito importante. Vencer significa manter a confiança em nova aproximação do grupo de classificados para a Libertadores. O Coxa vive momento complicado, com apenas uma vitória nas últimas nove partidas. O Esmeraldino vem sendo mais regular e teve vitória muito expressiva na última rodada - 2 a 1 sobre o Corinthians fora de casa. O jogo reunirá dois dos principais destaques do Brasileirão: Alex pelo Coritiba, Walter pelo Goiás. Com o meia, o time paranaense tem campanha de G-4; sem ele, de rebaixado. Já o atacante é o artilheiro dos goianos no Brasileirão, com oito gols, além de quatro assistências.
Cartola FC: um dos melhores de sua posição no Brasileiro, o goleiro Vanderlei já soma 41 defesas difíceis na competição. Como o Coxa joga em casa, a chance de não levar gols aumenta. O paredão alviverde custa C$ 18,39. Renan Oliveira, do Goiás, começou a competição na reserva e conqusitou o seu espaço para comandar o meio-campo do time esmeraldino. Com bons passes e alguns gols, ele se firmou na equipe. Toda essa polivalência por apenas C$ 8,04.
Na TV: Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: Anderson Daronco (RS), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e José Eduardo Calza (RS).
Você sabia que... existe forte equilíbrio nos jogos entre as duas equipes pelo Brasileiro? Foram 23 encontros, com oito vitórias do Coritiba, sete do Goiás e oito empates.

SÃO PAULO x ATLÉTICO-MG
confronto guia da rodada bolinha São Paulo x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H50M - MORUMBI
Jogo com todo o potencial para ser um dos melhores da rodada. O São Paulo parece já ter superado seu momento de pavor no campeonato. Com duas vitórias seguidas, ambas depois da chegada de Muricy Ramalho, o time deixou o Z-4. Vive novo momento, novo ânimo. E agora reencontra o time que teve parcela importante de participação na crise que tomou conta do Morumbi este ano. Foi ao perder para o Atlético-MG na Libertadores que o Tricolor mais escancarou suas fragilidades. O Galo mergulhou na competição continental depois de eliminar os paulistas, conseguiu ser campeão da América e, naturalmente, deixou o Brasileirão de lado. Agora, ao voltar a tratar com carinho o campeonato nacional, os mineiros já mostram novamente a qualidade apresentada no primeiro semestre. O time de Cuca não perde há dez rodadas. Chegou a frequentar a zona de rebaixamento, mas agora ganha o conforto de que precisa para pensar no Mundial sem maiores sustos. São duas vitórias seguidas, sobre Coritiba (3 a 0) e Grêmio (1 a 0). A décima colocação é compreensível: no ano passado, o Corinthians estava no mesmo posto neste momento depois de ganhar a Libertadores - e com 28 pontos também. O Galo deve usar contra o São Paulo o mesmo time vitorioso na Arena gaúcha, e o Tricolor provavelmente terá novidades: Rodrigo Caio como zagueiro, já que Rafael Toloi está suspenso, Denilson de volta ao meio e Welliton no ataque.
Cartola FC: o jovem Rodrigo Caio mostra mais maturidade e confiança a cada jogo que encara. Com excelentes participações na defesa e algumas fugidas decisivas ao ataque, é o jogador do São Paulo com melhor média de pontos no Cartola: 6,16. No Atlético-MG, o recém-chegado Fernandinho virou titular quase de imediato. Com jogadas em velocidade, ele vem sofrendo muitas faltas. Além disso, já deu duas assistências e fez um gol no Brasileiro. Por C$ 10,48, pode ser uma boa aposta.
Na TV: TV Globo para Belo Horizonte-MG e Campinas-SP, com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Rezende de Feitas, e Premiere FC, com Jota Júnior e Belletti.
Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Wagner de Almeida Santos (RJ).
Você sabia que... se o Atlético vencer o jogo, o histórico de duelos entre as duas equipes no Brasileirão ficará totalmente equilibrado? Até agora, são 16 vitórias do São Paulo, 15 do Galo e 16 empates.

PONTE PRETA x CORINTHIANS
confronto guia da rodada bolinha Ponte Preta x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H50M - MOISÉS LUCARELLI
São dois times que decepcionam, ressalvadas as expectativas que cada um gera. O Corinthians, campeão da Libertadores e do mundo no ano passado, faz campeonato medíocre. Tem a melhor defesa do Brasileirão, mas também o segundo pior ataque. No sexto posto, o Timão não vence há quatro rodadas e tem duas derrotas seguidas. Até o trabalho de Tite começa a ser contestado. O alento é que do outro lado está um time que vem apresentando um futebol extremamente reticente. Depois de perder sete jogos seguidos, a Ponte Preta conseguiu sair na frente do Flamengo, jogando em casa, com um jogador a mais em campo. Incrível: cedeu o empate. Oito pontos já afastam a Macaca, penúltima colocada, do grupo salvo do rebaixamento. A queda parece questão de tempo, mas é justamente a existência de tempo hábil para recuperação que anima o time de Jorginho. Para ter o direito de sobreviver, a equipe campineira precisa dobrar seu aproveitamento - e, necessariamente, começar vencendo o Corinthians. Tite escala Maldonado como titular no Timão, e a Ponte não tem o zagueiro César e os meias Ramírez e Giovanni. Adrianinho deve continuar no meio.
Cartola FC: esperança de gols da Macaca, o atacante William espera voltar a marcar diante do Corinthians. Ele custa C$ 15,30. No Corinthians, o zagueiro Gil tem sido um dos jogadores mais regulares, sempre atuando em bom nível. Com boa antecipação, costuma ser ladrão de bolas. O xerife corintiano vale C$ 14,76 no Cartola.
Na TV: TV Globo (para SP, menos Campinas), com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Paulo Cesar de Oliveira (SP), com Celso Barbosa de Oliveira (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)
Você sabia que... apesar de estar em situação muito pior na tabela, a Ponte tem mais gols que o Corinthians no Brasileirão-2013? A Macaca marcou 21 vezes, contra 20 do Timão.

CRUZEIRO x BOTAFOGO
confronto guia da rodada bolinha Cruzeiro x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H50M - MINEIRÃO
A brincadeira de gato e rato entre Cruzeiro e Botafogo chega a seu ápice. Mais do que o maior jogo da rodada, o duelo desta quarta-feira, no Mineirão, é a partida mais importante do campeonato até agora. É o enfrentamento entre a explosão técnica e a intensidade do líder com a solidez e a organização quase matemática do vice. A distância de quatro pontos pode ser catapultada a sete ou reduzida a apenas um. É um duelo em que tudo pode acontecer, vide o encontro do primeiro turno, com vitória alvinegra, mas ótima atuação cruzeirense em Volta Redonda. A perseguição do Alvinegro à Raposa é incansável. Nas últimas quatro rodadas, o Cruzeiro venceu todas, e o Botafogo fez o mesmo. Os mineiros têm sete vitórias consecutivas, e os cariocas, no mesmo período, só tiveram um empate como furão na série de triunfos. Marcelo Oliveira decidiu colocar Ceará na lateral direita do time da casa, que terá Ricardo Goulart entre os 11 e Júlio Baptista no banco. Oswaldo de Oliveira deve escalar os visitantes com Lodeiro como titular.
Cartola FC: o artilheiro Borges não tem vivido em lua-de-mel com as redes. Mesmo assim, com o faro de gol que tem, é um jogador a ser analisado com carinho para colocar em seu time do Cartola. O atacante vale C$ 15,94, um pouco menos que Seedorf, que vem devendo boas atuações nos últimos jogos. Mas o holandês costuma brilhar em partidas de maior peso. Aposte no maestro alvinegro por C$ 17,47. A média de pontos do craque é de 4,68
Na TV: TV Globo (para RJ, MG - menos Belo Horizonte -, ES, GO, TO e regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), com Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.
Arbitragem: Luiz Flavio de Oliveira (SP), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Marcelo Bertanha Barison (RS).
Você sabia que... se o Cruzeiro vencer o jogo, terá a melhor pontuação da história dos pontos corridos em 22 rodadas, com 49 pontos? O recorde é do São Paulo, em 2007, com 47.

FLAMENGO x ATLÉTICO-PR
confronto guia da rodada bolinha Flamengo x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)QUINTA, 19H30M - MARACANÃ
O Flamengo volta ao Maracanã, seu palco encantado, para tentar vencer outra vez. Foi assim nos dois últimos jogos como mandante. O desempenho, porém, ainda é preocupante. O time de Mano Menezes esteve em vias de ser derrotado pela Ponte Preta, um dos piores participantes do campeonato. A boa notícia é que, com um jogador a menos, soube reagir e buscar o empate em Campinas. Apenas dois pontos distante da zona de rebaixamento, o Fla ainda está atento aos riscos de queda - e um eventual tropeço contra o Atlético-PR pode assustar. Os cariocas têm o goleiro Felipe, o lateral-direito Léo Moura e o zagueiro Chicão como dúvidas. No Furacão, as três partidas sem vitórias começam a pesar, e o time corre o risco de deixar o G-4 se não vencer no Rio de Janeiro. O Inter, quinto colocado, está apenas um ponto atrás. O Atlético tem o provável retorno de Paulo Baier no Maracanã e ainda pode ter modificações no setor ofensivo, com Marcelo e Ederson (artilheiro do Brasileirão) sendo ameaçados por Dellatorre e Roger.
Cartola FC: as últimas duas vitórias do Flamengo contaram com os gols de Hernane e foram no Maracanã. Portanto, o Brocador é uma excelente aposta para o confronto de rubro-negros. O camisa 9 custa C$ 13,58. No Atlético-PR, do jeito que a fase anda boa, é bem possível que Ederson volte a marcar nesta quinta-feira. Depois da derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, o Furacão conta com o artilheiro para voltar a vencer. Ele custa C$ 17,08 e tem rendido 6,72 por partida.
Na TV: Premiere FC, com Júlio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Fábio Pereira (TO) e Janette Mara Arcanjo (MG).
Você sabia que... o Flamengo ainda não perdeu no novo Maracanã? Em cinco jogos, foram quatro vitórias e um empate.


BAHIA x INTER
confronto guia da rodada bolinha Bahia x Inter (Foto: Editoria de Arte)QUINTA, 21H - ARENA FONTE NOVA
O Inter tem apenas três derrotas no Brasileirão, e uma delas foi para o Bahia - 2 a 1 em Caxias do Sul. O reencontro acontece em momento de forte aproximação dos gaúchos ao G-4. A distância caiu para apenas um ponto. Mas os colorados têm um enorme problema para a partida desta quinta-feira: D'Alessandro, lesionado, está fora. Ele é absolutamente decisivo para o time de Dunga. O argentino é quem mais jogou com a camisa vermelha em 2013: 42 jogos, com 17 gols e 11 assistências. Alan Patrick pode pintar no time, que vem de vitória sobre o Criciúma. No Bahia, a meta é quebrar a sequência de cinco partidas sem vitórias, que derrubou o time para as cercanias da zona de rebaixamento. O Tricolor está apenas um ponto à frente do Z-4. O garoto Erick, do time sub-20, pode ser a novidade da equipe na lateral esquerda.
Cartola FC: voltando a viver boa fase, o atacante Wallyson é boa opção para o seu Cartola no Tricolor baiano. Além de fazer gols com regularidade, é um jogador que finaliza com muita frequência. Ele custa C$ 9,36. No Inter, Alex ainda não reeditou as grandes atuações desde que voltou ao clube. Mesmo assim, vale o investimento: custa C$ 14,77, sofre faltas e bate bem de fora da área.
Na TV: SporTV (menos BA) e PremiereFC, com Luiz Carlos Júnior e Carlos Eduardo Lino.
Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Kleber Lucio Gil (SC) e Evandro Gomes Ferreira (GO).
Você sabia que... o Bahia venceu apenas 10% dos jogos contra o Inter pelo Brasileirão? Foram três em um universo de 30. Os gaúchos ganharam 17, e ocorreram dez empates. Porém, o Tricolor venceu o Nacional de 1988 sobre o Colorado.

PORTUGUESA x NÁUTICO
confronto guia da rodada bolinha Portuguesa x Náutico (Foto: Editoria de Arte)QUINTA, 21H - CANINDÉ
O rendimento da Portuguesa dá esperanças ao torcedor. Mesmo quando não vence, a Lusa apresenta sinais de recuperação, como no caso do bom primeiro tempo contra o Fluminense - soterrado pela reação do rival, com virada na etapa final. Nesta quinta-feira, o time paulista tem um daqueles jogos que não deixam opção: é vencer ou vencer. Se conseguir, a Portuguesa pode sair do Z-4. O técnico Guto Ferreira não terá o atacante Diogo, um de seus principais jogadores, suspenso. O zagueiro Rogério, que atua como lateral-esquerdo, também está fora. O Náutico, lanterna disparado do campeonato, com apenas nove pontos (15 atrás do primeiro não-rebaixado), ainda tenta confiar em um milagre, mas o desempenho atesta contra a esperança do elenco. O Timbu não vence há 11 jogos. Martinez e Elicarlos desfalcam a equipe do técnico Levi Gomes.
Cartola FC: Gilberto é o artilheiro da Lusa no Brasileiro e tem boa chance de ampliar essa condição. Custa apenas C$ 6,25. Já no deserto de inspiração que tem sido o Timbu, o atacante Hugo desponta como uma boa opção. Agora titular, ele custa somente C$ 3,99 e conquistou 8,10 na última partida do Alvirrubro.
Na TV: Premiere FC, com Henrique Gudi e Luiz Ademar.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Pablo Almeida da Costa (MG) e Rafael Trombeta (PR).
Você sabia que... a Portuguesa venceu os três últimos jogos que disputou em casa no Brasileirão? Bateu Bahia, Ponte Preta e Vasco no Canindé.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/09/guia-da-rodada-22-muito-alem-de-uma-final-antecipada.html

Messi completa nesta terça metade de sua vida dedicada ao Barcelona

Em 17 de setembro de 2000, o craque argentino, então com 13 anos, chegava para a base do clube catalão

Por Barcelona, Espanha


Lionel messi barcelona gol valencia (Foto: Agência AP)Messi tem metade de seus 26 anos dedicados ao Barça (Foto: Agência AP)

Esta terça-feira é um dia especial para Lionel Messi. Há exatos 13 anos, o astro argentino chegava ao Barcelona acompanhado do pai para iniciar sua brilhante trajetória no clube espanhol. Colecionando campeonatos com a equipe e títulos individuais, o jogador tem metade de sua vida dedicada ao Blaugrana.

A imprensa catalã destaca a data, lembrando a relação praticamente desassociada entre Messi e o Barça, um casamento que rendeu e segue rendendo glórias a ambos. O "Mundo Deportivo" lembra, em especial, três partidas emblemáticas no início da carreira do craque entre os profissionais: a estreia no amistoso contra o Porto (2003), o primeiro duelo pela Liga contra o Espanyol (2004) e o jogo que “apresentou” Messi à Europa, contra o Juventus pelo Troféu Joan Gamper (2005).

Dia especial à parte, Messi permanece com seu objetivo de seguir brilhando no Barça. Com 100 % de aproveitamento após quatro rodadas, o time tem os mesmos 12 pontos que o líder Atlético de Madri (à frente pelo saldo de gols), e o Pulga já ponteia a artilharia com seis gols, dois a mais que os segundos colocados Diego Costa (Atlético de Madri) e Rodri (Almería).

Nesta quarta o quadro culé inicia sua caminhada na Liga dos Campeões da Europa recebendo o Ajax, no Camp Nou. O Barcelona e o craque argentino buscam o quarto título da competição continental, vencida em 2005/06, 2008/09 e 2010/11.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/09/messi-completa-nesta-terca-metade-de-sua-vida-dedicada-ao-barcelona.html

Ataque badalado e milionário do Timão é segundo pior do Brasileiro

Apesar dos sete gols de Alexandre Pato, setor ofensivo naufraga e deixa time cada vez mais longe do G-4: são 25 gols a menos do que o Cruzeiro

Por São Paulo


Alexandre Pato, Guerrero e Sheik. Um ataque de respeito em qualquer disputa no videogame, mas que, misteriosamente, não tem obtido sucesso no Campeonato Brasileiro. O Corinthians só fez mais gols do que o Náutico, lanterna da competição. Foram 20, mesmo número do São Paulo, ameaçado de rebaixamento.

 Todas as outras equipes marcaram mais vezes, e a grande maioria, para não dizer todas, tem jogadores mais baratos e menos badalados em seus setores ofensivos.

No último domingo, o Timão perdeu por 2 a 1 para o Goiás, e manteve sua média inferior a um gol por jogo no campeonato. As sete finalizações erradas foram um dos pontos fundamentais para o mau resultado. Pato, Guerrero, Romarinho, Sheik e até o zagueiro Gil tiveram chances claras, mas faltou competência para marcar.

Alexandre Pato Corinthians e Goias  (Foto: Marcos Ribolli)
Alexandre Pato marcou seu sétimo gol no Brasileiro, mas não evitou derrota para Goiás (Foto: Marcos Ribolli)

Há um abismo de diferença para o impressionante ataque do Cruzeiro, melhor do Brasileiro até agora. Foram 45 gols, mais do que o dobro do Timão. Mas há uma ressalva. Nenhum jogador do líder mineiro balançou as redes mais vezes do que Alexandre Pato. Contratado por R$ 40 milhões do Milan, o renomado atacante ainda não caiu nas graças da torcida, que reclama do seu comportamento um tanto quanto frio, mas já fez sete gols, praticamente um terço do total marcado pelo Corinthians na competição. Mesmo assim, ele diz que precisa fazer mais e justifica com a ajuda que dá aos companheiros.

- Não posso falar que estou feliz errando o gol, mas posso falar que estou marcando, ajudando o time. O gol vai acontecer. Contra o Goiás eu errei dois, mas fiz um. Estou me esforçando. Quem não gosta de fazer cinco, seis gols em um jogo? Mas, se eu fizer um e conseguir ajudar meu companheiro a fazer outro, está excelente. Tenho trabalhado muito a finalização. Sempre trabalho muito o que preciso melhorar. O gol é importante, mas a vitória é mais - disse o atacante, convidado do programa "Bem, Amigos".

A diferença é que somente nove jogadores do time alvinegro fizeram gols (e um deles, o volante Paulinho, já foi negociado), enquanto 17 cruzeirenses comemoraram ao menos uma vez depois de 21 rodadas. Ricardo Goulart é o artilheiro da equipe, com seis gols, à frente dos atacantes Luan e Vinícius Araújo, e do volante Nilton, que têm cinco. Isso se reflete na tabela. A Raposa tem 46 pontos, 16 a mais do que o Timão, sexto colocado.

Os mesmos R$ 40 milhões usados pelo atual campeão mundial para contratar Pato foram o valor total gasto pelo Cruzeiro para montar o grupo de 2013. O atacante Willian, por exemplo, veio do Metalist como parte do pagamento pela venda do meia Diego Souza. Negociação comemorada pela diretoria e pelos torcedores.

Botafogo, Atlético-PR e Internacional vêm em seguida, com 35 gols. Com exceção ao Colorado, que investe alto para bancar jogadores como Leandro Damião, Forlán, D'Alessandro e Scocco (contratado durante o Brasileirão por cerca de R$ 14,5 milhões, e salários de R$ 400 mil), os outros dois times também possuem elencos mais modestos. Os cariocas, vice-líderes do Brasileiro, têm em Rafael Marques, renegado até pouco tempo pela própria torcida, o seu artilheiro. O astro Seedorf também colabora, além de jogadores que se destacaram em clubes menores, casos de Elias e Hyuri.

Ederson gol Atlético-PR (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
Ederson comemora um de seus 13 gols no Brasileirão (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)

Ainda mais surpreendente é o Furacão de Ederson, goleador do campeonato com 13 gols. Ele chegou ao clube ainda nas categorias de base. Depois atuou por empréstimo em equipes do Nordeste, e voltou para ser um dos principais nomes do Brasileiro, mesmo sem a fama dos colegas de posição que atuam no Corinthians.

O sucesso fez o Atlético renovar o contrato de Ederson até 2017. Seu novo salário não foi revelado, mas estima-se que seja inferior ao dos mais antigos e conhecidos jogadores do grupo: o zagueiro Manoel e o meia Paulo Baier.

Além de Pato, que voltou a ser convocado para a seleção brasileira em razão da lesão de Fred, o Timão tem Paolo Guerrero, grande ídolo da seleção peruana. Ele fez quatro gols no Brasileiro, mas tem longa imunidade com os torcedores. E é fácil de explicar. Foi ele quem marcou o gol do título mundial no ano passado, sobre o Chelsea, no Japão.

Outros dois atletas que vivem situação curiosa no campeonato são Sheik e Romarinho. O primeiro conquistou títulos nacionais por Flamengo, Fluminense e Corinthians, em sequência, e fez os dois gols da vitória alvinegra diante do Boca Juniors, na final da Libertadores, no Pacaembu. Porém, no atual Brasileiro, só marcou duas vezes. Um dos motivos - e também consequência - disso pode ser o fato de Emerson ter perdido a condição de titular absoluto.

Romarinho também ficou marcado por gols importantes, em clássicos contra Palmeiras e São Paulo, e na Bombonera, na primeira decisão da Libertadores contra o Boca. No Brasileiro fez só um. Contra o Goiás, ele e Sheik perderam chances incríveis.

Ricardo Goulart comemoração jogo Cruzeiro contra Flamengo (Foto: Washington Alves / Vipcomm)
Líder Cruzeiro tem 17 jogadores que já fizeram gols no Brasileirão (Foto: Washington Alves / Vipcomm)

FONTE:

Tata exalta adaptação de Neymar: 'Parece que joga aqui há muitos anos'

Treinador fica sabendo da morte de seu pai antes de entrevista, mas estará à beira do campo contra o Ajax e viajará em seguida para a Argentina

Por Barcelona, Espanha

Neymar barcelona treino (Foto: Agência Reuters)Neymar treina antes de estreia na Champions(Foto: Agência Reuters)

Em sua primeira temporada no Barcelona, Neymar está prestes a superar mais uma etapa: o primeiro jogo de sua carreira em uma Liga dos Campeões, diante do Ajax, nesta quarta-feira. E, para o técnico Tata Martino - também estreante no torneio - o camisa 11, apesar de ainda ser iniciante, já demonstra muita segurança e deve manter tal postura no jogo pela competição continental.
- Este jogo vai ficar na lista das partidas da Liga dos Campeões, de Liga e Copa do Mundo que Neymar jogará em toda a sua carreira, que certamente serão muitAs. A carreira de Neymar na Europa está apenas começando, mas parece que já é longa. É como se ele jogasse aqui há muitos anos. Estamos muito contentes com ele, está nos dando muitas alternativas, não só no ataque, mas também na defesa e recuperação de bolas - afirmou o argentino.
Apesar de ter tudo para ser especial para a dupla de novatos, o jogo contra o Ajax marcará a carreira de Tata Martino de uma forma indesejada. O treinador recebeu a notícia da morte de seu pai antes da entrevista coletiva desta terça e ficará à beira do campo na partida de quarta - em seguida, viajará à Argentina para se despedir.

Tentando se concentrar em seu trabalho, Tata afirmou que as semifinais são o objetivo mínimo a ser alcançando pelo clube, assim como ocorreu nos últimos cinco anos. O treinador também deixou claro que os catalães pretendem levar os três troféus que disputam: Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões

- Quando assumi o cargo de treinador do Barcelona, eu disse que se o clube não ganhasse nenhum título este ano, seria um fracasso. Cheguei aqui com esse objetivo. Vamos lutar pelos três títulos, porque acredito que o Barcelona tem tudo para continuar ganhando. Estar entre os quatro primeiros da Europa, como no passado, é um bom resultado. Ser eliminado nessa fase pelo Bayern de Munique pode acontecer, talvez não da mesma forma como se perdeu, mas pode acontecer, porque são times muito parecidos. Hoje ninguém pode negar que o Bayern de Munique é equiparável ao Barcelona - observou.

Gerardo Martino barcelona coletiva (Foto: Agência EFE)Tata Martino: morte do pai não impedirá trabalho contra o Ajax (Foto: Agência EFE)

No primeiro passo da caminhada para alcançar, pelo menos as semifinais da Liga dos Campeões, o Barcelona tem pela frente ao Ajax, o Milan e o Celtic, adversários conhecidos pelo conjunto catalão, que coleciona quatro vitórias em quatro confrontos de Liga. Uma marca que já não impressiona os críticos. A equipe de Tata Martino ainda não convenceu a imprensa catalã, sobretudo pela facilidade com que sofre gols diante de adversários mais frágeis. Os jogadores pedem tempo, mas Tata recorda que falta assimilar alguns ajustes.
- Estamos trabalhando as diferentes fases do jogo e, quando os jogadores assimilarem essas questões, tenho certeza que tudo será mais fácil. Temos de distinguir quando é momento de segurar a bola e quando é momento de atacar.

Nos últimos 15 minutos frente ao Sevilla não conseguimos controlar a bola, tentamos atacar e sofremos gol. Nem parecia o Barcelona dos últimos anos. A equipe também tem um problema de marcação à zona e marcação individual. Na minha opinião, é um problema de envergadura física, e isso não podemos mudar, mas temos de escolher a melhor forma de defender e fazer isso o melhor possível, concluiu.

Barcelona e Ajax se enfrentam nesta quarta-feira, às 15h45m (de Brasília), no Camp Nou, pela primeira rodada do grupo H da Liga dos Campeões 2013/14. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real.

Icasa vira jogo e finda invencibilidade do América-MG no segundo turno

Além de vencer Coelho fora de casa por 2 a 1, Verdão do Cariri ainda passa time mineiro na classificação da Série B, alcançando a sexta colocação

 A CRÔNICA

por Rafael Araújo


O Icasa se recuperou da derrota diante do Avaí, na última rodada, com uma grande vitória fora de casa, de virada, por 2 a 1, sobre o América-MG, pela 23ª rodada da Série B. Já o Coelho repetiu o filme de outras partidas jogando no Independência e acabou perdendo mais uma na competição. O time mineiro dominou o todo o jogo, mas falhou nos principais momentos e permitiu a reação da equipe cearense na segunda etapa.


Com os três pontos conquistados em Belo Horizonte, o Icasa passou o América-MG, chegou aos 35 pontos (6ª colocação) e ainda tirou a invencibilidade do técnico Silas, que tinha duas vitórias e um empate desde que assumiu o comando do Coelho.

Radamés comemora gol do Icasa contra o América-MG (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)Radamés comemora gol do Icasa contra o América-MG (Foto: Paulo Fonseca / Futura Press)

FONTE:

Terreno do União foi penhorado e leiloado por 4% do valor de mercado

Área correspondente a 13 campos de futebol fez muita gente sonhar com o 'Thermas' do União Futebol Clube, mas o clube 'sangrou' até perder o local

Por Mogi das Cruzes, SP


No dia 15 de outubro de 1975, o União Mogi comprou, em um terreno situado no Bairro do Caputera, uma área de 12,82 hectares, ou 128.200m², o equivalente a 13 campos de futebol. Adquirido do casal Yoneka Sakata e Tadao Sakata, segundo a escritura, o clube pagou na época Cr$ 50 mil. O equivalente hoje, de acordo com o INCC, a R$ 80,5 mil.
Para o local conhecido como terreno da Vila da Prata, os dirigentes do União tiveram grandes pretensões mas, por sucessivas brigas internas e más administrações, o terreno foi penhorado para pagar dívidas trabalhistas.

União Mogi no Vila da Prata 1993 - Centenário (Foto: Arquivo Pessoal José Pieroccetti)Elenco do União Mogi na Vila da Prata em 1993. Tamanho da área equivale a aproximadamente 13 campos de futebol (Foto: Arquivo Pessoal/José Pieroccetti)

Com o inédito título de 2006 da Segunda Divisão do Paulista e o acesso à Série A3, conquistados com a parceria da empresa DARM, que fazia a gestão do futebol do clube, a ideia era construir um Centro de Treinamento no local.

- Eles queriam construir um CT. O plano da DARM era um contrato de dez anos, construir quatro campos de futebol, refeitório, alojamento. Só que o terreno estava penhorado. A intenção era tirar a penhora do terreno para eles poderem construir, inclusive já tinham contato com uma rede de fast food famosa aqui no Brasil para construir ali também. E alguns conselheiros não foram a favor disso - lembrou o presidente do União na época, Atílio Suarti.

Por essa imposição, segundo Suarti, a parceria foi desfeita e a DARM não seguiu na gestão do futebol do clube a partir de 2007.
Thermas

Título de Sócio do União Mogi - Centenário (Foto: Petterson Rodrigues)Goveia mostra o seu título do "Thermas" do União(Foto: Petterson Rodrigues)

Não foi o primeiro projeto frustrado. Na década de 80, o União pretendia construir o "União F.C. Complexo Aquático Poli-Esportivo", lançado pelo então presidente José Guerra. Títulos foram comercializados por uma empresa especializada, que mantinha uma equipe de vendas para projetar o empreendimento.

- Naquela ocasião, o clube vendeu muitos títulos, acredito que foram mais de quatro mil. A maioria comprou a prazo, uma parte direto com o clube e outra com a empresa que vendia os títulos - contou Delmiro Goveia, ex-conselheiro e ex-presidente do clube.

Conheça a história do União em dez capítulos interativos

De acordo com Goveia, o dinheiro das vendas ficou aplicado, mas veio o Plano Collor, o confisco da poupança e o projeto foi literalmente por água abaixo.

- O dinheiro foi devolvido, mas quando foi liberado já não valia muito por causa da inflação. E muitos que compraram pagaram a primeira parcela e não pagaram as restantes.

Panfleto União Mogi - centenário (Foto: Petterson Rodrigues)Complexo prometia a gravação do nome dos sócios remidos no hall de entrada (Foto: Petterson Rodrigues)

O episódio rendeu ao clube, na ocasião, alguns processos na justiça para devolução do dinheiro pago pelo título. Muitos ganharam as ações, mas nunca viram o dinheiro de volta, uma vez que o União não tinha como pagar.

- Muitos compraram e não pagaram também. Alguns ainda tinham esperança de que o complexo fosse feito. Outros demoraram a entrar na justiça e perderam, porque viram seus direitos prescritos - recordou Delmiro, que não foi o único prejudicado.

- Eu paguei o título integralmente. Falaram que seria um clube social, com piscinas, toboágua, restaurante e etc. Tentaram fazer escavação nos locais das piscinas, possivelmente ainda há bombas velhas de água lá. Não devolveram o dinheiro e acabaram com tudo - relatou Senerito de Souza, atual presidente do clube e dono do título de número 1633, adquirido em 18 de agosto de 1983.

Vila da Prata - União Mogi - Centenário (Foto: Pedro Vieira)Terreno na Vila da Prata está sem uso pelo atual proprietário (Foto: Pedro Vieira)

As formigas e a penhora
O time chegou a usar o local como estrutura de treinamento e alojamento (para jogadores que vinham de longe) durante algumas temporadas nos anos 2000, porém, os atletas sofriam com as condições precárias, além de 'ligeiros adversários', que insistentemente pegavam no pé e nas canelas dos atletas unionistas: as formigas que fizeram do campo de treinamento uma grande 'comunidade' (veja abaixo reportagem do Esporte D exibida no dia 29 de fevereiro de 2008).


O pior veio em janeiro de 2006, quando o terreno foi arrematado por R$ 200 mil em um leilão judicial, após penhora para pagamento de uma dívida trabalhista movida pelo ex-funcionário do clube, João Francisco da Silva. Na ocasião, conforme informado por um oficial de justiça por meio de certidão, o terreno acumulava dívidas fiscais com o município de Mogi das Cruzes em R$ 1.504.528,36. Pelos registros da época, o terreno valia, no mercado imobiliário, cerca de R$ 5 milhões, ou seja, foi arrematado por 4% do valor avaliado.

Um dos conselheiros do clube na época, Claudio Martins, contou que ainda tentou sugerir uma saída antes do terreno ser penhorado.

- Em uma reunião do União, propus que cerca de 40.000m², da parte da frente do terreno, fosse loteado e vendido. Fiz um estudo e daria algo em torno de R$ 5 milhões. Mas minha ideia foi rechaçada por outros conselheiros que não aceitavam ver o União com uma área menor na Vila da Prata.

Até meados de 2009, representantes do clube entraram com recurso para anular o leilão, com a alegação de irregularidades no processo. A briga judicial se alastrou até agosto de 2008, quando a justiça deu ganho de causa ao arrematador do leilão e colocou um ponto final na história. O novo dono do terreno ainda aceitou um acordo para que o clube utilizasse a área até junho de 2009 para treinamento de suas equipes, que tiveram que conviver com um local sem água, luz e banheiros. As formigas, verdadeiras donas do CT da Vila da Prata, foram testemunhas.

União Mogi - Certidão de Leião perda Vila da Prata  (Foto: Reprodução)Certidão do leilão que arrematou o terreno da Vila da Prata (Foto: Reprodução)