quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Com time de amadores, Paraguai tem 'sósias' de Cabañas e de Alex Escobar

Com seis jovens que atuaram pela primeira vez na seleção na derrota para o Brasil e auxílio da CBV para viajar, paraguaios querem mostrar garra

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

 presidente delegação paraguaia de voleibol (Foto: Gabriel Fricke) 
Presidente da delegação não desgruda do tereré (Foto: Gabriel Fricke)
 
A diferença é clara. Quando o Brasil chegou no ginásio Alfredo Barrreto, em Cabo Frio-RJ, para fazer seu primeiro treinamento de olho no Campeonato Sul-Americano, na segunda-feira, não faltaram fãs ao redor. Muito menos pedidos de autógrafos e pessoas gritando os nomes de Bruninho, Lucão & cia. nas arquibancadas da atividade aberta. Com diversos patrocinadores, uma comissão técnica recheada de profissionais e munida de equipamentos de alto nível, seguranças e até uma equipe médica, a seleção brasileira é a favorita da competição. Longe dos holofotes, o Paraguai luta para mostrar seu valor e sua garra no vôlei da América do Sul.
Para eles, nada de luxo, nem fãs ou cobertura da imprensa do país, muito menos apoio financeiro. A seleção só está na competição porque a própria Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) conseguiu ajudá-los a viajar. A estrutura do ginásio cabofriense, pequeno em relação ao Maracanãzinho, por exemplo, impressionou a delegação, formada por 12 jogadores, o presidente e alguns membros da modesta comissão técnica. Entre eles, um preparador físico que é também delegado oficial. O time, inclusive, só teve 15 dias para se preparar. E, após o Sul-Americano, vai se dissolver, já que nenhum dos atletas é profissional e todos precisam trabalhar em outros empregos para viver. Nesta terça-feira, perderam para o Brasil por 3 sets a 0, parciais de 25/7, 25/9 e 25/5, em um jogo que mostrou o grande abismo entre os dois times, mas se mostraram satisfeitos de poder participar.

- Como esportistas é uma grande oportunidade estar aqui, poder jogar no Brasil, um país com uma trajetória e que é uma lenda no voleibol mundial. É uma honra estar nesse ginásio maravilhoso. Estamos em transição, como o Chile e a Colômbia, por exemplo, e acho que podemos fazer frente a eles. A nossa seleção não é fixa, permanente. Depois do torneio, vamos nos dissolver. Seria muito importante termos isso, um time fechado - contou o presidente da delegação, Mirnel Bogarín.

 delegação paraguaia de voleibol (Foto: Gabriel Fricke) 
Quase sem apoio financeiro e badalação, Paraguai ainda sofre com falta de estrutura. Na foto do treino, um atleta utiliza a camisa da seleção espanhola de futebol (Foto: Gabriel Fricke)
 
Antes da estreia nesta terça, contra o time de Bernardinho, aconteceu uma situação curiosa protagonizada pelo técnico paraguaio Carlos Heyn. Ele pediu para que o comandante rival posasse para uma foto ao seu lado. O brasileiro prontamente atendeu e ainda deu um forte abraço no colega de profissão.

- Para qualquer treinador, é muito importante dirigir contra o Brasil. Para qualquer jogador é uma alegria, é fundamental ter diante de si a melhor equipe do mundo, com o melhor treinador do mundo. É uma grande oportunidade. Pedi a foto. Tenho uma foto com ele em Cuiabá em 2011, do Sul-Americano. Na ocasião, ele me deu sua camisa e ela tem um local muito especial na minha casa – festejou o técnico Carlos Heyn, parecendo nem ligar para atuação ruim de sua equipe, que só marcou 21 pontos em todo o jogo, sendo 14 em erros do Brasil.

Fã de Bernardinho, Heyn comanda o Paraguai diante do Brasil (Foto: Alexandre Arruda/CBV) 
Fã de Bernardinho, Heyn comanda o Paraguai diante do Brasil (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
- Acho que, para começar, é um time amador, não tem profissionais, são jogadores que tem outras ocupações e é uma mescla de veteranos com atletas que chegaram agora. Tem que ter respeito. O time jogou com seriedade com a equipe paraguaia. Não tivemos qualquer tipo de dificuldade, mas tivemos muito carinho. O treinador é uma pessoa incrível, maravilhosa, é muito generoso. Temos outras fotos. É normal, ele está no ambiente dele, nos vê jogando uma final de Liga Mundial, é uma admiração, como nós já tivemos por muitos treinadores. Já fomos mais fracos que muitas equipes. Acho que o respeito é a coisa mais importante – comentou o técnico Bernardinho, do Brasil, cuja torcida chegou apoiar o Paraguai em determinados momentos com palmas e gritos.
Gaona jogador Paraguai de voleibol (Foto: Gabriel Fricke) 
Gaona é o único que já jogou na Europa (Foto: Gabriel Fricke)
 
Para se ter uma ideia, enquanto muitos atletas brasileiros já tiveram experiências internacionais em grandes equipes, como Dante, que já jogou na Itália, na Grécia, na Rússia e agora vai para o Japão, ou até mesmo participações em Liga Mundial e Olimpíadas, o Paraguai tem seis jogadores jovens que atuaram pela primeira vez na seleção justamente contra o Brasil.

Um deles, Arturo Vazquez, defende o Villarrica Voleibol Club, e é o único atleta da história do vôlei paraguaio vindo de fora da capital Assunção. Somente o oposto Jose Luis Gaona, do Sport 27, teve a oportunidade de passar pelo voleibol europeu. Hoje, usa sua experiência para ajudar os mais novos. Ele fez apenas um ponto contra o Brasil.


- Muitos treinam pela primeira vez na seleção. Queremos mostrar nosso voleibol sofrido, mas aguerrido, de muita força. Tenho a função de guiá-los, conversar e ajudar. Precisamos de uma equipe junta - comentou o jogador de 2,02m.

O preparador físico Edgar Acevedo Giménez que, assim como o presidente da delegação, já foi jogador de vôlei, conta que praticamente não há apoio financeiro do governo do país. Agora, com a eleição de Horacio Cartes à presidência, a expectativa é de que o esporte seja mais valorizado no país e, consequentemente, o vôlei tenha possibilidades de crescer.

- O novo presidente que assume este mês deve dar mais apoio. Ele é ex-atleta e presidente do Libertad (desde 2001). Viemos com a ajuda da CBV. No governo anterior apresentaram muitas coisas, mas elas não foram adiante. Somos amadores e nunca tivemos apoio, mas temos muitos valores, muitos talentos que precisam ser mostrados - disse Edgar.

Paraguai tem 'Alex Escobar de 41 anos' e atleta cheinho que lembra Cabañas

Apesar de não contar com estrutura parecida com a da seleção brasileira, os paraguaios não ficam atrás em alegria e simpatia. Sempre munidos de uma garrafa térmica, uma bomba e uma cuia para beber o tereré - bebida característica do país, similar ao chimarrão - eles se divertiram com as comparações de seu levantador e capitão Roberto Bogado, de 41 anos, do Deportivo Colón, com o jornalista do Globo Esporte, Alex Escobar.


- É parecido, é parecido - brincou o presidente, rindo ao ver a foto de Escobar.
- Não precisa mostrar a foto não. Tem muita gente parecida comigo no Paraguai - afirmou Bogado, se divertindo ao lado do filho, que viajou para Cabo Frio com a delegação.
 Logo no terceiro ponto da partida diante do time de Bernardinho, em uma tentativa de saque bizarro, o camisa 8 tomou muita distância, calculou mal o salto e pegou a bola com as pontas dos dedos. Ela foi parar um pouco depois do banco do Paraguai. Visivelmente constrangido, ele segurou a ponta dos pés, acusando uma lesão, e pediu para sair.

montagem Roberto Bogado paraguai vôlei Alex Escobar (Foto: Editoria de Arte) 
Jogadores do Paraguai se divertiram com comparação com jornalista (Foto: Editoria de Arte)
 
Outro atleta do Paraguai, Juan Augustin Valdez, do Sport Venezuela, é um pouco cheinho e ganhou dos companheiros o apelido de Salvador Cabañas, que atualmente está no 12 de Octubre, conhecido no Brasil pela eliminação do Flamengo da Taça Libertadores da América de 2008 e por estar acima do peso na época. Ele marcou três gols no Maracanã na ocasião e ajudou o América-MEX a reverter um placar de 4 a 2 feito pelo Rubro-Negro no México.

- Ele é uma lenda do futebol no país, um grande jogador, mas não me acho parecido não - comentou Valdez.

- É sim, está cheinho e é meio feio como o Cabañas. Mas é uma grande pessoa, assim como o Cabanãs, que é um ídolo - brincou o preparador físico Edgar.

montagem Valdez vôlei Salvador Cabañas (Foto: Gabriel Fricke) 
Cheinho, Valdez lemba um pouco o conterrâneo Salvador Cabañas (Foto: Gabriel Fricke)
 
Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:
Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile
Brasil 3 x 0 Paraguai


Quarta-feira, 07/08
17h30 - Chile x Paraguai
20h30 - Brasil x Colômbia


Quinta-feira, 08/08
17h30 - Colômbia x Chile
20h30 - Argentina x Paraguai


Sexta-feira, 09/08
17h30 - Argentina x Colômbia
20h30 - Brasil x Chile


Sábado, 10/08
18h45 - Colômbia x Paraguai
21h45 - Brasil x Argentina

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/com-time-de-amadores-paraguai-tem-sosias-de-cabanas-e-de-alex-escobar.html

Líderes do ranking, Solberg e Schmidt vencem as duas na estreia em Berlim

Outras duplas brasileiras na disputa, Alison/Emanuel, Vitor Felipe/Evandro e Ricardo/Álvaro vencem uma e perdem outra; Ágatha e Maria Elisa avançam

Por Sportv.com Berlim, Alemanha

Pedro Solberg e Bruno Schimdt venceram os dois jogos do dia (Foto: Divulgação/FIVB) 
Pedro Solberg e Bruno Schimdt venceram os dois jogos do dia (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Pedro Solberg e Bruno Schmidt, líderes do ranking mundial, começaram com 100% de aproveitamento o Grand Slam de Berlim, válido pelo Circuito Mundial de Vôlei de Praia. A parceria venceu os dois jogos do dia e volta a jogar nesta quinta-feira para garantir o primeiro lugar do grupo, que dá vaga direta nas oitavas de final. Outras três duplas do Brasil também estão na disputa, e tiveram 50% de aproveitamento: Alison e Emanuel venceram uma e perderam outra, assim como Vitor Felipe e Evandro e Ricardo e Álvaro.

Todos os brasileiros voltam a atuar nesta quinta-feira, nos jogos que fecham a primeira fase do Grand Slam de Berlim. Alison e Emanuel encaram Dollinger e Windscheif, da Alemanha. Vitor Felipe e Evandro pegam Dittelbach e Koreng, também alemães. Já Ricardo e Álvaro terão pela frente Kantor e Losiak, da Polônia. Fechando a primeira fase, Pedro Solberg e Bruno Schmidt jogam contra Kadziola e Szalankiewicz, outra dupla polonesa inscrita.

Como foi o dia
Pedro Solberg e Bruno Schmidt venceram os dois jogos do dia. A dupla passou primeiro  pelos italianos Tomatis e Ranghieri por 2 set a 1, com parciais de 21/17, 18/21 e 15/10. No jogo da tarde, agora diante dos canadenses Saxton e Schalk, novo triunfo por 2 sets a 1, com um 21/19, 20/22 e 15/10.

Alison e Emanuel venceram na estreia os holandeses Nummerdor e Schuil, por 2 sets a 1, com parciais de 21/17, 19/21 e 18/16. No segundo jogo do dia, diante dos russos Semenov e Krasilnikov, os brasileiros foram derrotados por 2 sets a 0 (21/14 e 21/13).

Emanuel ataque diante da marcação holandesa (Foto: Divulgação/FIVB) 
Emanuel ataque diante da marcação holandesa (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Já Ricardo e Álvaro e Vitor Felipe e Evandro se enfrentaram pelo Grupo D. A vitória ficou com Vitor Felipe e Evandro, por 2 sets a 0, com parciais de 25/23 e 21/14. Eles, porém, foram derrotados mais tarde por Kantor e Losiak, da Polônia, por 2 sets a 1, com parciais de 15/21, 21/16 e 18/16. Após a derrota na estreia, Ricardo e Álvaro se recuperaram e venceram os alemães Dittelbach e Koreng por 2 sets a 0, com 21/18 e 21/19.

Ágatha e Maria Elisa passaram pelo qualifying (Foto: Divulgação/FIVB) 
Ágatha e Maria Elisa passaram pelo qualifying (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Ágatha e Maria Elisa avançam
Na chave feminina, a quarta-feira foi de qualifying. E mesmo em quinto no ranking mundial, as brasileiras Ágatha e Maria Elisa tiveram que passar por essas partidas para avançar ao torneio principal. Elas disputaram apenas um jogo no qualifying alemão. Com tranquilidade, em apenas 33 minutos, as brasileiras derrotaram as japonesas Sayaka Mizoe e Takemi Nishibori por 2 sets a 0, parciais de 21/13 e 21/18, para garantir a vaga.

- Estar no qualifying não é a situação que desejamos para nossa dupla, então vamos buscar um bom resultado aqui em Berlim para melhorar nossa posição no ranking. Estamos encarando este momento como uma grande motivação - disse Ágatha.

O Brasil conta com mais três duplas no feminino, entre elas Bárbara Seixas e Lili, terceiras colocadas no ranking mundial. Na fase principal, as disputas reunirão 32 duplas, de 16 países diferentes.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/08/lideres-do-ranking-solberg-e-schimdt-vencem-duas-na-estreia-em-berlim.html

Zé Roberto relembra tempos de atleta e treina com a seleção em Porto Rico

Técnico não se contenta em passar orientações e participa de primeira atividade em Mayaguez na preparação para segunda etapa do Grand Prix

Por GLOBOESPORTE.COM Mayaguez, Porto Rico

Não basta ser técnico, tem que participar. Pelo menos foi isso o que pensou José Roberto Guimarães nesta terça-feira. No primeiro treinamento da seleção feminina de vôlei no Palacio de Recreacion y Deportes, em Mayaguez, Porto Rico, o treinador não se contentou apenas em orientar as jogadoras em preparação para a segunda etapa do Grand Prix. Relembrando os tempos em que foi levantador, Zé Roberto treinou junto com suas comandadas, algo que não costuma fazer.

José Roberto Guimarães, treino seleção brasileira vôlei Porto Rico (Foto: Divulgação / CBV) 
José Roberto Guimarães participa ao lado das jogadoras no treino da seleção (Foto: Divulgação / CBV)
 
O Brasil encara a segunda etapa do Grand Prix, em Porto Rico, a partir desta sexta-feira. A seleção encara a República Dominicana, a Bulgária e, por último, a equipe anfitriã. Depois, as brasileiras seguem para o Cazaquistão, onde enfrentam as donas da casa, Holanda e Cuba, encerrando a primeira fase.

Invicta, com três vitórias em três jogos, a seleção brasileira ocupa a quinta colocação do Grand Prix depois de vencer a Polônia, a Rússia (por 3 a 2) e os Estados Unidos em Campinas, na primeira etapa.

José Roberto Guimarães, treino seleção brasileira vôlei Porto Rico (Foto: Divulgação / CBV)José Roberto Guimarães participou da primeira atividade do Brasil em Porto Rico (Foto: Divulgação / CBV)
 
José Roberto Guimarães, treino seleção brasileira vôlei Porto Rico (Foto: Divulgação / CBV) 
Técnico relembrou época como levantador, quando chegou a defender a seleção (Foto: Divulgação / CBV)
 
FONTE:

Bernardinho blinda badalado ponteiro Lucarelli: 'Não pode criar ilusão'

Técnico da seleção tenta evitar expectativa demasiada sobre o jogador de apenas 21 anos, que vem sendo tratado como grande talento do novo ciclo

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ

Com apenas 21 anos, ele tornou-se o mais jovem maior pontuador da história da Superliga, na edição 2012/2013. Defendendo as cores do Minas, fez 462 pontos, sendo 384 de ataque, 45 de bloqueio e 33 de saque. Esteve em Londres, em 2012, como espectador na conquista da prata olímpica. Depois, ganhou espaço na Liga Mundial, onde foi o segundo melhor ponteiro e ainda o atleta que mais pontuou pelo Brasil, com 50 pontos (43 de ataque, quatro de bloqueio e três de saque). Tudo isso deve mexer com a cabeça do jovem Ricardo Lucarelli. E é por isso que o experiente técnico Bernardinho quer blindar a badalação sobre seu camisa 8.

Vôlei Brasil e Paraguai Sul-Americano Masculino (Foto: Alexandre Arruda / CBV) 
Lucarelli observa companheiro Lipe dando manchete contra o Paraguai (Foto: Alexandre Arruda / CBV)
 
Em Cabo Frio, na Região dos Lagos, para a disputa do Campeonato Sul-Americano de vôlei, em que estreou com vitória por 3 sets a 0, parciais de 25/7, 25/9 e 25/5, sobre o atrapalhado e esforçado Paraguai, Bernardinho diz acreditar que é preciso baixar as expectativas. Afinal, Lucarelli começou a vestir a camisa do Brasil há pouco tempo e ter os holofotes virados para ele só aumenta a pressão.

- Me preocupo com os jovens, o Lucarelli, por exemplo. Tem muito talento, vem jogando muito bem e recebe espaço proporcional à produção que faz. Mas todo cuidado é pouco porque ele está apenas começando. Não podemos criar uma ilusão ou muita expectativa que ele não saiba lidar com ela. Ele fez uma grande Liga Mundial, mas na final jogou abaixo do que poda jogar. É natural. No Mundial juvenil, ele não foi bem, mas acreditamos nele. Falo dele, mas vale para todos. É um ciclo novo, mas é claro que precisamos dessa energia nesse momento de renovação – comentou o treinador.

A renovação a que se refere Bernardinho vem praticamente desde as Olimpíadas, em que o Brasil foi derrotado pela Rússia na final e ficou com a prata. Saíram nomes como Giba, Serginho, Rodrigão e Ricardinho. Novos líderes como Leandro Vissotto, Lucão e Bruninho apareceram. E os jovens talentos começaram a ter mais oportunidades. Além de Lucarelli, o meio-de-rede Isac, de 23 anos, é um dos garotos que prometem. Mesmo assim, o treinador também prefere frear as expectativas. No jogo contra o Paraguai, por exemplo, deixou o atleta fora do banco.

- O Isac é um potencial muito grande, mas o Sidão está voltando ao time agora. O Lucão é um pilar. O Mauricio Souza fez uma grande Superliga, teve menos oportunidades e precisamos dar chance para ele também. Lucarelli, Isac, Mauricio, Renan, Mauricio Borges, terão a chance de disputar a Copa Panamericana depois para atletas com menos de 24 anos. Eles vão ganhar mais espaço depois – avisou Bernardinho.


Volei - Seleção Brasil (Foto: CBV) 
Seleção de Bernardinho conta com jovens talentos (Foto: CBV)
 
O próprio Isac agradeceu ao treinador pela confiança de acreditar em seu potencial para o ciclo olímpico e o convocar tanto para a Liga Mundial quanto para o Sul-Americano de vôlei. O jogador, contudo, mantém os pés no chão, e sabe que as chances virão gradativamente.

- Segunda competição pela seleção profissional. Representa tudo para mim estar no meio de um grupo vencedor, com o pessoal que já está na seleção há muito tempo, tem experiência internacional. Isso vai valer pela minha carreira toda. Preciso observar tudo que eles fazem - concluiu Isac.

O Brasil volta a jogar nesta quarta-feira, contra a Colômbia, às 20h30m (de Brasília).

Confira a tabela completa e os resultados do Campeonato Sul-Americano:
Terça-feira, 06/08
Argentina 3 x 0 Chile
Brasil 3 x 0 Paraguai


Quarta-feira, 07/08
17h30 - Chile x Paraguai
20h30 - Brasil x Colômbia


Quinta-feira, 08/08
17h30 - Colômbia x Chile
20h30 - Argentina x Paraguai


Sexta-feira, 09/08
17h30 - Argentina x Colômbia
20h30 - Brasil x Chile


Sábado, 10/08
18h45 - Colômbia x Paraguai
21h45 - Brasil x Argentina


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/bernardinho-blinda-badalado-ponteiro-lucarelli-nao-pode-criar-ilusao.html

Após queda de Isner, EUA ficam fora do top 20 pela primeira vez em 40 anos

Derrota do atual número 20 do mundo na primeira rodada do Masters 1.000 de Montreal evidencia crise sem precedentes do país no tênis masculino

Por GLOBOESPORTE.COM Montreal

Atual número 1 do mundo, Serena Williams mantém viva a tradição americana no tênis. Entre os homens, no entanto, os Estados Unidos passam por uma “crise” sem precedentes. Na próxima segunda-feira, o país de ícones como John McEnroe, Pete Sampras e Andre Agassi ficará fora do top 20 da ATP pela primeira vez em 40 anos. Desde que o ranking foi criado, em agosto de 1973, sempre houve um representante americano entre os melhores do planeta.

A “culpa” do recorde negativo é de John Isner, atual número 20. O americano caiu diante do canadense Vasek Pospisil por 2 sets a 1 na primeira rodada do Masters 1.000 de Montreal, e deve perder duas posições no ranking, segundo projeções de sites especializados. Depois de Isner, Sam Querrey é o tenista dos Estados Unidos com melhor colocação, ocupando a 26ª posição atualmente.

Derrotado por canadense em Montreal, John Isner deixará top 20 na próxima semana (Foto: Getty Images) 
Derrotado por canadense em Montreal, John Isner deixará top 20 na próxima semana (Foto: Getty Images)
 
A expressividade dos Estados Unidos no tênis masculino começou a aparentar desgaste em agosto de 2010, quando o país ficou pela primeira vez sem representação no top 10. O país, que é recordista no número de tenistas que alcançaram o topo do ranking da ATP, com seis, não aparece na primeira posição desde fevereiro de 2004, quando Andy Roddick, aposentado em 2012, encerrou um período de 13 semanas como melhor do mundo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/apos-queda-de-isner-eua-ficam-fora-do-top-20-pela-primeira-vez-em-40-anos.html

Murray tem set ameaçado, mas bate espanhol na estreia em Montreal

Após segunda parcial mais complicada, britânico derrota Granollers na primeira partida após o título inédito e histórico do Grand Slam de Wimbledon

Por SporTV.com Montreal

Por pouco Andy Murray não teve que fazer uma partida de três sets na sua volta ao circuito após o título histórico de Wimbledon, na primeira semana de julho. Quando a pressão apareceu, o número 2 do mundo tratou de mandá-la para longe. Estreando no Masters 1.000 de Montreal já na segunda rodada, por ser um dos melhores oito cabeças de chave, o britânico derrotou por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6(2), o espanhol Marcel Granollers, 36º do ranking da ATP. Porém, para obter a vitória em 1h50m nesta quarta-feira, ele precisou se sobressair durante dois momentos do segundo set.

Murray fez um primeiro set bem controlado. Com a vantagem de duas quebras no começo da disputa, se deu ao luxo de ser quebrado uma vez antes de levar a parcial com facilidade. No set seguinte, o britânico perdeu eficiência no saque, enquanto Granollers achava seu jogo nas cruzadas de esquerda. Murray se viu na situação contrária ao set anterior e chegou a estar na devolução perdendo por 5/3. Mesmo pressionado, o campeão de Wimbledon conseguiu deslocar o adversário pelos lados da quadra e alcançou o empate. No tie-break, mesmo após um começo ruim por causa de um erro não forçado, o número 2 do mundo acelerou as bolas, pontuou sete vezes de forma consecutiva e garantiu a vitória.

Murray terá como adversário nas oitavas de final o letão Ernests Gulbis, que passou pelo italiano Fabio Fognini por 6/3, 16/6 e 6/1.

O SporTV2 transmite os confrontos das oitavas nesta quinta-feira, a partir das 13h (horário de Brasília).

Já nas duplas, atuando ao lado do compatriota Colin Fleming, Andy Murray derrotou o francês Julien Benneteau e o sérvio Nenad Zimonjic, no super tie-break, de virada, nesta quarta-feira e avançou às oitavas de final, fase em que vai encarar a dupla formada pelo indiano Leander Paes e pelo tcheco Radek Stepanek. As parciais foram de 1/6, 6/4 e 10/6.

Com esta vitória, o Masters 1000 de Montreal pode ter, nas quartas de final das duplas, o confronto entre Andy Murray e Rafael Nadal, que atua ao lado do espanhol Pablo Andújar.

andy murray montreal primeira rodada (Foto: AFP) 
Murray estreou com vitória em sets diretos na primeira partida após o título de Wimbledon (Foto: AFP)
 
FONTE:
 

Sharapova posa de shortinho, e revista estampa: 'Bumbum modelado'

Sem jogar desde junho, russa vira capa da edição de setembro da 'Shape'. Volta às quadras deve acontecer no WTA de Cincinnati, na próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

maria sharapova (Foto: Reprodução / Facebook) 
Para Sharapova, essa é uma das melhores fotosque tirou no ensaio (Foto: Reprodução / Facebook)
 
A última vez que Maria Sharapova disputou uma partida foi em Wimbledon, quando foi eliminada na segunda rodada do Grand Slam britânico, pela portuguesa Michelle Larcher de Brito, então apenas a 131ª do ranking da WTA. Desde então, a número 3 do mundo está fora do circuito por conta de uma lesão no quadril. Porém, a contusão não é capaz de conter o espírito de modelo da tenista. A russa postou, nas redes sociais, fotos em que aparece de shortinho. O ensaio foi para a edição de setembro da revista "Shape", que coloca na capa que a tenista tem um abdômen tonificado, um bumbum modelado e pernas enxutas.

- A revista vai sair nos próximos dias, mas não consegui manter segredo. Essa é uma das minhas fotos favoritas - escreveu a tenista, sobre a foto ao lado.

Por causa da lesão no quadril, Sharapova já amarga quase um mês e meio sem jogar. Ela havia marcado o retorno para o WTA de Toronto, no Canadá, torneio que está sendo disputado nesta semana e conta com a presença de Serena Williams, mas desistiu da competição por ainda não se sentir na plena forma física.

- Estou extremamente desapontada por não poder jogar em Toronto na próxima semana, já que é um dos melhores e mais importantes torneios do ano. Eu estava ansiosa por fazer um retorno saudável às quadras na frente dos meus fãs canadenses, mas infelizmente ainda não estou recuperada.

Na programação da tenista, o retorno deve acontecer no WTA de Cincinnati, nos Estados Unidos, que começa no dia 12.

maria sharapova revista (Foto: Reprodução / Twitter) 
Capa de revista, Sharapova não joga desde Wimbledon, em junho (Foto: Reprodução / Twitter)
 
FONTE:
 

Com direito a pneu, Nadal atropela convidado da casa e está nas oitavas

Espanhol derrota Jesse Levine facilmente por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0, pelo Masters 1.000 de Montreal e avança às oitavas de final do torneio

Por SporTV.com Montreal, Canadá

Tênis Nadal Montreal (Foto: Getty Images) 
Rafael Nadal venceu o canadense Jesse Levine em Montreal (Foto: Getty Images)
 
Depois de cair na estreia em Wimbledon, o espanhol Rafael Nadal derrotou facilmente o canadense Jesse Levine, pela segunda rodada do Masters 1.000 de Montreal, no Canadá, por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/0, nesta quarta-feira. O tenista da casa, número 132 do ranking, foi convidado para o torneio e tinha eliminado o belga Xavier Malisse na primeira rodada.
Nadal, que não precisou jogar na primeira rodada por ter entrado como bye, enfrenta nas oitavas de final o polonês Jerzy Janowicz, que venceu o canadense Frank Dancevic por 2 sets a 1, com parciais de 7/6, 3/6 e 6/4. Já nas duplas, o espanhol, jogando ao lado do compatriota Pablo Andújar, pode enfrentar Andy Murray nas quartas de final caso ambos avancem no torneio. O britânico atua ao lado do conterrâneo Colin Fleming.

No primeiro set, Nadal quebrou o saque do canadense Levine no quarto game, abrindo 3 a 1. No último game, o espanhol voltou a quebrar o saque do adversário, fechando em 6/2, em 44 minutos.
Nadal voltou arrasador para o segundo set e aplicou um pneu para cima de Levine: 6 a 0 sem dar chances ao adversário. (Confira, no vídeo acima, os pontos finais de cada set.)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/com-direito-pneu-nadal-atropela-convidado-da-casa-e-esta-nas-oitavas.html
 

Ex-presidente do Fla é condenado a devolver R$ 18,7 milhões ao clube

Edmundo dos Santos Silva, que sofreu impeachment na Gávea, foi condenado pela 4ª Câmara Cível em processo movido pelo Rubro-Negro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O desembargador Sidney Hartung, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, condenou em segunda instância o ex-presidente do Flamengo, Edmundo dos Santos Silva, a devolver R$ 18.771.671,73 ao clube no qual sofreu impeachment em 2002. O processo do clube  (0013668-60.2005.8.19.0001) contra Edmundo questiona as prestações de conta no período em que ocupou a presidência. A sentença foi proferida no dia 31 de julho. Ainda cabe recurso.
"Sentença que homologou as contas apuradas pelo ilustre perito do Juízo em seu laudo técnico, condenando o Réu ao pagamento da importância de R$ 18.771.671,73 (dezoito milhões, setecentos e setenta e um mil, seiscentos e setenta e um reais e setenta e três centavos) ou 9.690.105,167 Ufir/RJ, corrigidos monetariamente a partir da data da apuração, isto ocorrido em 07 de outubro de 2009, bem como juros legais, a partir da citação. Condenou, ainda, o Réu ao pagamento das custas e despesas processuais, e, honorários advocatícios fixados em 10% (dez por cento) sobre o valor da condenação", diz o texto do documento disponível no site do Tribunal de Justiça.

O ex-dirigente disse ao GLOBOESPORTE.COM que é "honesto, correto e trabalhador" e que vencerá a ação. Ele garantiu que não deve "absolutamente nada" e questionou pontos do processo, confirmando que irá recorrer.

- Essa sentença é proveniente de um processo que está correndo, ainda não acabou. Tem bastante recurso ainda e eu vou ganhar essa ação. Não devo absolutamente nada. A primeira coisa estranha é que o Flamengo, quando pediu prestação de contas, pediu corretamente contra mim e o vice-presidente de finanças. Porque no Flamengo o presidente não assina nada sozinho, isso é estatutário. Mas depois eles excluíram o vice de finanças. Segundo, toda a minha gestão foi auditada, por uma auditoria externa de renome. Alguns dos valores que estão pedindo prestação de contas até foram pagos. Se estão pedindo prestação, por que pagaram? Essas coisas vão ser questionadas.

Edmundo contou já ter conversado com o seu advogado, Geraldo Magela, e fez um desabafo:

- O meu advogado me tranquilizou, tem ainda recurso aqui e em Brasília. Ele me disse para ter calma. Mas calma nunca ninguém tem. Sou um cara honesto, correto, trabalhador, já fui muito prejudicado nessa história. A minha vida foi muito prejudicada, fiquei doente, pessoas da minha família ficaram doentes, mas é o preço por ter vaidade de ser dirigente de clube coisa que, nessa vida, afirmo que nunca mais serei - desabafou Edmundo.

O ex-presidente afirmou ainda que se trata de "perseguição política", citando a cobrança de prestação de contas de uma viagem autorizada por ele.

- Pediram a prestação de contas daquela viagem que o Flamengo na Copa dos Campeões (em 2001). Um monte de gente foi naquela viagem. Por que não pedem prestação de todo mundo? Isso é perseguição política, eu devo ter incomodado algumas pe


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/08/ex-presidente-do-fla-e-condenado-devolver-r-187-milhoes-ao-clube.html

CBF divulga datas, horários e locais das oitavas da Copa do Brasil

Apenas jogos do Vasco e do Flamengo ainda têm locais indefinidos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A CBF divulgou na noite desta quarta-feira datas, horários e locais dos confrontos válidos pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os jogos de ida se dividem entre os dias 20, 21 e 22 de agosto. A volta se dá entre os dias 28 e 29 de agosto.

Apenas os jogos do Vasco de ida contra o Nacional-AM e do Flamengo de volta contra o Cruzeiro ainda têm locais indefinidos. Em relação ao duelo do Cruz-Maltino, especula-se que pode ser realizado em Belém ou Brasília. O presidente do Nacional, entretanto, pretende mandar o jogo no estádio do Sesi, com capacidade para 6 mil pessoas, na capital manauara. O Flamengo, por sua vez, possui contrato para mandar jogos no Maracanã, mas tem atuado muitas vezes no Mané Garrincha, em Brasília, e ainda avalia a melhor opção.

Confira os jogos, horário e locais:
Jogos de ida:
20/08 (terça-feira)
21h50m - Nacional-AM x Vasco - local ainda indefinido

21/08 (quarta-feira)
19h30m - Santos x Grêmio - Vila Belmiro
19h30m - Palmeiras x Atlético-PR - Pacaembu
21h50m - Luverdense-MT x Corinthians - Passos da Ema
21h50m - Fluminense x Goiás - Maracanã
21h50m - Cruzeiro x Flamengo - Mineirão


22/08 (quinta-feira)
19h30m - Internacional x Salgueiro-PE - Do Vale (Novo Hamburgo-RS)
21h50m - Botafogo x Atlético-MG - Maracanã


Jogos de volta:
28/08 (quarta-feira)
19h30m - Goiás x Fluminense - Serra Dourada
19h30m - Atlético-MG x Botafogo - Independência
21h50m - Corinthians x Luverdense-MT - Pacaembu
21h50m - Grêmio x Santos - Arena do Grêmio
21h50m - Atlético-PR x Palmeiras - Durival Britto
21h50m - Flamengo x Cruzeiro - local ainda indefinido


29/08 (quinta-feira)
21h50m - Salgueiro-PE x Internacional - Cornélio de Barros (Salgueiro)
21h50m - Vasco x Nacional-AM - São Januário


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/08/cbf-divulga-datas-horarios-e-locais-das-oitavas-da-copa-do-brasil.html

Interessado em contratar Wesley, Atlético-MG consulta Palmeiras

Galo deseja meio-campista por empréstimo. Negociação pode ajudar o Verdão a aliviar sua folha salarial e reforçar o campeão da Libertadores

Por Gabriel Medeiros, Marcelo Hazan e Marcelo Prado Minas Gerais e São Paulo

Wesley Palmeiras (Foto: Marcelo Hazan)Wesley está na mira do Galo (Foto: Marcelo Hazan)
O meio-campista Wesley, do Palmeiras, pode deixar o clube rumo ao Atlético-MG. O Galo tem interesse em contratar o jogador, por empréstimo, e fez uma consulta à diretoria alviverde. Após superar lesão, má fase e questionamentos, o jogador deu a volta por cima e agora é titular absoluto do técnico Gilson Kleina.

Apesar do bom momento, Wesley tem salários altos. Membros do Palmeiras defendem a negociação exatamente por isso. O argumento é de que o clube ganharia um alívio em suas contas, já comprometidas. Além disso, há a esperança de que, jogando bem no Atlético-MG, que se prepara para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, o jogador se valorize e vire um ativo ainda mais significativo para o Verdão, que investiu cerca de R$ 14 milhões para contratá-lo.

Como de praxe, o Palmeiras não comenta as negociações publicamente. Já o Galo, por meio do diretor de futebol Eduardo Maluf, se pronunciou. Questionado sobre a possibilidade de a negociação ocorrer, o dirigente ficou exaltado.

- Você acha que se tivesse alguma coisa eu iria te falar? Eu não comento sobre contratação. Eu entendo que você quer a notícia. Só que eu não quero dar a notícia. Eu negocio as contratações. Revelar alguma coisa não iria facilitar em nada minha vida. Eu não confirmo e nem desminto a informação - disse.

Destaque no Verdão desde que voltou a atuar como segundo volante, posição de origem, Wesley já era alvo de interesse do Atlético-MG quando saiu do Werder Bremen para reforçar o Palmeiras, em 2012. Nessa temporada, ele soma sete assistências e dois gols. O atleta tem 26 anos e contrato até fevereiro de 2015.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/08/interessado-em-contratar-wesley-atletico-mg-consulta-palmeiras.html

Jogadores denunciam condições precárias de moradia e alimentação

Alojamento para 15 pessoas tinha 35 jogadores. Alguns atletas relataram ter comido apenas arroz no almoço de domingo, horas antes de partida

Por Cleber Akamine Franca, SP

A paciência dos jogadores da Francana chegou ao fim. Cansados de esperar por uma solução da diretoria, os atletas da Veterana entraram em contato com o Sindicato dos Atletas de São Paulo para denunciar o próprio clube. As principais reclamações entregues ao diretor do Sapesp, Mauro Costa, e encaminhadas ao Ministério Público do Trabalho, estavam ligadas à moradia à e alimentação.

A casa que serve como alojamento do clube, que está na Série A3 paulista, tem capacidade para receber 15 pessoas. Porém, 35 ocupam todos os cômodos da casa, dormindo nos quartos, na sala e até na cozinha. No último domingo, segundo Mauro Costa, alguns atletas teriam almoçado apenas um prato de arroz antes de entrar em campo para enfrentar o Noroeste, às 16h, no estádio Lancha Filho, em Franca. A partida, válida pela 4ª rodada da Copa Paulista, terminou empatada em 1 a 1.

- Um atleta não pode viver assim. Ele tem que ter o mínimo de condição. A torcida não entende isso. A torcida vai ver que o atleta não está rendendo, e vai falar, "ele está fazendo corpo mole". E não é isso. Ele está sem condição de exercer a função dele - comentou Mauro Costa.

Casa dos jogadores da Francana que era para abrir 15 jogadores, recebe até 35 (Foto: Lindomar Cailton / Diário da Franca) 
Moradia da Francana para 15 atletas, mas recebia 35 (Foto: Lindomar Cailton / Diário da Franca)
 
A solução encontrada pelo presidente da Francana, Fahim Youssef, assim que recebeu a denúncia, foi de dispensar parte do elenco. Dos 35 que estavam na casa, restaram apenas 20. De acordo com o mandatário da Veterana, alguns atletas já tinham sido orientados a deixar a casa, mas preferiram ficar.

- Essa situação já tinha sido definida na semana passada com os atletas, só que infelizmente eles ficaram fazendo teatro aqui. Isso é fruto de uma parceria mal feita que fizemos. Não disputaríamos a Copa Paulista. Nós estamos acertando com todo mundo. Vamos ratificar a dispensa com todos eles. De uma forma ou de outra, eles vão ter de sair do alojamento porque ele não comporta - comentou Fahim Youssef.

Jogadores dormem na sala do alojamento cedido pelo clube (Foto: Lindomar Cailton / Diário da Franca) 
Atletas dormem na sala do alojamento cedido pelo clube (Foto: Lindomar Cailton / Diário da Franca)
 
O lateral-direito Pacheco, que tem passagens por União São João, São José e Caxias-RS, antecipou-se à decisão e pediu para sair antes de ir a campo contra o Noroeste.

- Não temos um suporte suficiente para entrar em campo e fazer o que a gente sabe. Falta muita coisa. Se a culpa é do presidente ou não, não cabe a mim dizer. Pode ser que melhore? Tomara Deus que sim, mas está complicado. Não conseguimos render por não ter um bom suporte de alimentação, academia, aquilo que ajuda o jogador dentro de campo - comentou Pacheco, que atuou como titular nas três primeiras partidas da Francana nesta Copa Paulista.

A equipe ocupa o quinto lugar do grupo 1, fora da zona de classificação - o Noroeste, rival do último domingo, é o lanterna. Nesta quarta-feira, o diretor do Sapesp terá mais uma reunião com os jogadores que ficaram na casa para esclarecer dúvidas e expor direitos e deveres em relação ao clube. Outros atletas procurados pelo GLOBOESPORTE.COM, com medo de represálias, preferiram não falar sobre o assunto.

A culpa é de quem?
Além de reduzir o número de jogadores a fim de oferecer uma melhor estrutura aos atletas, o presidente da Francana explicou que o problema foi ocasionado por uma parceira mal conduzida.
- A posição da Francana é pura e simples. Fomos enganados, ingenuamente. Foi uma falha nossa. Mas o fato está aí, nas nossas costas, e nós, da melhor forma possível, vamos resolver para o clube e para os atletas - comentou Fahim Youssef, sem convencer o diretor do Sindicato dos Atletas de São Paulo.

Fahim Youssef Issa Neto, presidente da Francana (Foto: Reprodução EPTV) 
Presidente da Francana culpa empresários por descaso com atletas (Foto: Reprodução EPTV)
 
Segundo Mauro Costa, o fato de parceiros ou empresários não cumprirem o que prometem aos atletas não isenta o clube de culpa.

- Não importa para Federação, Ministério Público ou Sindicato se é uma parceria ou um empresário. É a Francana. Ela quem contratou os serviços, e ela é que deve oferecer o mínimo de condição. Não temos que ficar paparicando isso. Se o cara te deixou na mão, você fez o contrato errado - comentou.

FINTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/08/celio-de-barros-tem-pista-soterrada-e-passara-por-reforma-quase-total.html

Após errar passe com efeito, Lucas Evangelista aceita bronca de Ceni

Goleiro se irritou com garoto de 18 anos após ele tentar lance bonito no fim do jogo. Na sequência, Tricolor sofreu o terceiro gol do Kashima

Por Carlos Augusto Ferrari Kashima, Japão

Rogério Ceni concede entrevista na saída do Kashima Stadium (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM) 
Ceni dá bronca em atacante novato por firula (Foto: Carlos Augusto Ferrari )
 
O atacante Lucas Evangelista, do São Paulo, deixou o Kashima Soccer Stadium, no Japão, nesta quarta-feira, com as orelhas fervendo. Nos minutos finais da derrota por 3 a 2 para o Kashima Antlers, pela Copa Suruga, o jogador levou uma enorme bronca do goleiro Rogério Ceni depois de tentar um lance de efeito e perder a bola no ataque. Pouco depois, o São Paulo sofreu o terceiro gol. O garoto acredita que o capitão agiu corretamente ao repreendê-lo.

- Independentemente do resultado, não era o momento. Foi um pouco de falta de experiência. Acho que ele fez certo de me dar um toque. Um jogador com essa história me orientar é bom para mim - afirmou.

Lucas entrou no segundo tempo para dar mais velocidade ao time. No momento em que o Tricolor buscava a virada, ele tentou um passe com estilo: parou a bola com um dos pés e bateu nela com o outro. No entanto, a entregou para um adversário.

- Eu dominei a bola, vi que ninguém apareceu, rodei e pensei em chutar. Foi quando vi o Reinaldo passando. Tentei uma jogada natural, costumo forçar os efeitos. Infelizmente, não deu certo - contou.

Assim que o gol do adversário saiu, Rogério Ceni correu até Lucas Evangelista para cobrar. O mesmo aconteceu depois do apito final, quando os jogadores estavam sentados no gramado. O capitão gesticulou bastante apontando para o companheiro de apenas 18 anos. O meio-campista, porém, evitou entrar em detalhes sobre o que ouviu do experiente goleiro.

- Ele falou que nós tínhamos de ter mais posse de bola e fazer mais cruzamentos pelos lados – desconversou.

FOBNTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/08/apos-errar-passe-com-efeito-lucas-evangelista-aceita-bronca-de-ceni.html
 

Ceni sobre Ney: 'Se tivesse influência, ele estaria no olho da rua há tempos'

Goleiro do São Paulo rebate acusações e diz que, se pudesse opinar, o ex-técnico, com quem não tinha boa relação, teria sido demitido antes

Por Carlos Augusto Ferrari Kashima, Japão

Um dia após ter sido duramente criticado pelo ex-técnico Ney Franco, o goleiro e capitão do São Paulo, Rogério Ceni, resolveu rebater. E, como fez o treinador, bateu duro. Minutos após ver sua equipe perder a Copa Suruga para o Kashima Antlers por 3 a 2, no Japão, o camisa 1 concedeu entrevista coletiva e falou sobre o assunto.

- Não li tudo direito. Não tenho muito para falar do Ney Franco, nem o momento acho que cabe muito. Mas, para vocês não ficarem sem nada, só queria dizer que, se tivesse toda influência que ele acha que tenho, ele estaria no olho da rua há muito tempo. Não esperaria se tivesse o poder de decisão. Sou apenas um funcionário do clube, não decido, não mando. Mas se eu tivesse condições de ter a influência que ele acha que eu tenho, ele estaria longe há muito tempo – disse.
Em entrevista ao jornal "O Globo", Ney Franco atacou Rogério Ceni. Disse que não teve no goleiro o capitão que esperava para a temporada 2013. Além disso, contou que o jogador reclamava nos corredores do clube caso alguma contratação não fosse do agrado dele.
- Não tenho mais nada para falar do Ney. Ele faz parte do passado – completou o capitão.

rogerio ceni são paulo kashima antlers copa suruga (Foto: Agência Reuters)Rogério Ceni deixa claro que não tinha boa relação com Ney Franco (Foto: Agência Reuters)
 
Ceni falou rapidamente com a imprensa no Kashima Soccer Stadium e não quis se aprofundar nas declarações de que ele estaria “minando” o meia Paulo Henrique Ganso e o zagueiro Lúcio. O primeiro ainda não conseguiu engrenar no clube, embora tenha sido o melhor em campo pelo Tricolor no jogo desta quarta, enquanto o segundo acabou afastado pelo técnico Paulo Autuori após uma discussão. Também na saída do estádio, Ganso se esquivou e disse não ter visto a entrevista com o treinador.

Rogério Ceni concede entrevista na saída do Kashima Stadium (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM) 
Ceni fala após derrota para o Kashima (Foto: Carlos Augusto Ferrari)
 
- Não cheguei a ver. Não estou sabendo de nada. Falou que fui minado? Não vi. Não posso falar. Procuro nem ver esse tipo de matéria, só jogar tranquilo. Eu me sinto super bem no São Paulo - resumiu Ganso.

A relação entre Ney e Ceni começou a ficar ruim durante um jogo pela Copa Sul-Americana entre São Paulo e LDU de Loja, do Equador, em outubro de 2012. Na partida, o goleiro reprovou uma substituição feita pelo treinador, que colocou Willian José, enquanto o arqueiro pedia insistentemente pela entrada de Cícero. Após o jogo, Ney foi firme e reprovou a atitude.

O treinador foi demitido do Tricolor depois da derrota por 2 a 1 para o Corinthians, no Morumbi, na primeira partida da decisão da Recopa Sul-Americana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/08/ceni-ney-se-tivesse-influencia-ele-estaria-no-olho-da-rua-ha-muito-tempo.html

Atuações do São Paulo: Ganso acorda, comanda reação, mas...

...Tricolor perde do Kashima Antlers na Copa Suruga. Aloísio também se destaca. Zaga, mais uma vez, é o ponto fraco do time do Morumbi

Por Leandro Canônico São Paulo

paulo henrique ganso são paulo gol kashima antlers copa suruga (Foto: Agência Reuters) 
Ganso comemora o gol marcado na etapa final (Foto: Agência Reuters)
 
Rogério Ceni – goleiro
Falhou no primeiro gol, não teve culpa no segundo e foi punido com desvio no terceiro. Comandou a equipe na base da palavra e se adiantou em pênalti.
Nota: 6,0


Douglas – lateral-direito
Fez um primeiro tempo ruim, mas cresceu na etapa final e foi importante pelo lado direito, com cruzamentos e boas jogadas.
Nota: 5,5


Lucas Silva – zagueiro
Está muito cru para ser titular do São Paulo. Mal na marcação, ele deu espaços aos japoneses. Falhou em dois gols do Kashima Antlers.
Nota: 4,5


Edson Silva – zagueiro
Mal no primeiro tempo, um pouco melhor no segundo. Longe de ser uma opção segura para a defesa titular do São Paulo.
Nota: 5,0


Reinaldo – lateral-esquerdo
Tem feito atuações seguras pelo lado esquerdo. Colabora na defesa e ajuda no ataque. Sem muita firula, mas com segurança.
Nota: 5,5


Wellington – volante
Não comprometeu na marcação, mas perdeu chance incrível de fazer o que seria o gol da vitória são-paulina nos acréscimos. Na sequência, Kashima marcou.
Nota: 5,0


Rodrigo Caio – volante
Outro que não comprometeu na marcação, mas se perdeu no posicionamento durante a partida e errou passes importantes.
Nota: 5,0


Maicon – volante
Com a omissão no primeiro tempo, foi ele quem tentou armar a equipe. Sem sucesso. Saiu para a entrada de Lucas Evangelista.
Nota: 5,5


Ganso – meia
Fez um primeiro tempo apático, mas se recuperou na etapa final com um gol e uma assistência. Cresceu demais e comandou o São Paulo.
Nota: 6,5


Aloísio – atacante
É um dos mais voluntariosos do São Paulo. Peca muitas vezes pelo excesso de vontade. Nesta quarta-feira, ele fez o gol de empate.
Nota: 6,0


Ademilson – atacante
Criou apenas uma chance em 45 minutos. Tem tido mais oportunidades no time do que tem merecido pelo futebol apresentado.
Nota: 4,5


Silvinho – atacante
Entrou acelerado. Teve boas chances, mas, afobado, fez pênalti que poderia ter complicado o São Paulo mais cedo. Osako errou.
Nota: 5,0


Lucas Evangelista – meia
Fez muito pouco. Entrou no lugar de Maicon e pouco fez para melhorar o meio.
Nota: 5,0


Roni – meia
Entrou mais para o final do segundo tempo. Burocrático.
Nota: 5,0



KASHIMA ANTLERS
Aproveitou-se da apatia são-paulina no primeiro tempo, quando fez 2 a 0. Sentiu a reação tricolor e cedeu o empate, mas foi beneficiado por desvio de Osako, autor dos três gols, que matou Rogério Ceni.

Mostrou força nos contra-ataques.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/08/atuacoes-do-sao-paulo-ganso-acorda-comanda-reacao-mas.html

Autuori elogia reação do São Paulo: ‘Mostrou que tem caráter’

Apesar da derrota nos acréscimos da Copa Suruga, técnico do Tricolor valoriza poder de superação da equipe contra o Kashima Antlers

Por Carlos Augusto Ferrari Kashima, Japão

Osako kashima antlers paulo henrique ganso são paulo copa suruga (Foto: Agência Reuters) 
Ganso: personagem principal da reação tricolor (Foto: Agência Reuters)
 
No primeiro tempo, o São Paulo vacilou e levou 2 a 0 do Kashima Antlers. Na etapa final, sob o comando de Ganso, reagiu e chegou ao empate. Mas foi castigado aos 47 minutos do segundo tempo com um desvio de Osako, autor dos três gols japoneses na final da Copa Suruga. Paulo Autuori, porém, elogiou a equipe.

Principalmente por conta da reação apresentado pelo Tricolor. Em crise no Brasileirão e passando por uma reconstrução, o time fez boa etapa final.

- Temos de realçar a capacidade de reação da equipe mesmo depois de fazer quatro jogos em uma semana. Reagiu, mostrou caráter e às vezes para o preço da inexperiência – destacou o comandante da equipe tricolor.

No geral, apesar da derrota, a avaliação do técnico são-paulino da partida foi positiva. Principalmente em relação ao segundo tempo.

- Acho que foi um bom jogo. Nossa equipe não esteve bem no primeiro tempo. No segundo pudemos reagir, jogar mais na vertical. Mas na infelicidade sofremos o gol no momento que o jogo estava definido – finalizou Autuori.

O São Paulo volta a campo só no próximo domingo, pelo Brasileirão, contra a Portuguesa, às 18h30, no Canindé. O Tricolor está na zona do rebaixamento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/08/autuori-elogia-reacao-do-sao-paulo-mostrou-que-tem-carater.html

Nos acréscimos, São Paulo perde a Copa Suruga para o Kashima Antlers

Com três gols de Osako, o time japonês vence o Tricolor e é campeão. Equipe do Morumbi reage no segundo tempo com boa atuação de Ganso

Por Carlos Augusto Ferrari Kashima, Japão

A crise está longe de se afastar do São Paulo. Se a excursão internacional seria usada para esfriar os ânimos, os resultados mantêm o Tricolor mergulhado no período de instabilidade. Nesta quarta-feira, a chance de conquistar mais um título internacional foi frustrada nos acréscimos. Com três gols de Osako, o terceiro aos 47 do segundo tempo, a equipe paulista perdeu por 3 a 2 para o Kashima Antlers, no Kashima Soccer Stadium, pela Copa Suruga.

Os são-paulinos até tiveram um bom início de partida, controlando o jogo, mas faltou qualidade ofensiva para decidir. A defesa, elogiada pela evolução nos últimos confrontos, voltou a falhar. Ganso chamou a responsabilidade no segundo tempo,  descontou e deu passe para o gol de empate de Aloísio, mas a reação parou nisso. Osako ainda chutou para fora um pênalti que bateu duas vezes. Ceni, adiantado, pegou a primeira cobrança. No fim, o o japonês acabou tendo sua insistência premiada.

O São Paulo fecha a excursão com saldo negativo. Foram três derrotas e apenas uma vitória. Antes do duelo no Japão, havia perdido para Bayern (2 a 0) e Milan (1 a 0), pela Copa Audi, na Alemanha, e vencido o Benfica (2 a 0), pela Copa Eusébio, em Portugal. Foram seis gols sofridos e quatro marcados.

O Tricolor volta agora à realidade da zona do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O time precisa de uma reação imediata contra a Portuguesa, domingo, às 18h30m, no Canindé.

paulo henrique ganso são paulo gol kashima antlers copa suruga (Foto: Agência Reuters) 
Paulo Henrique Ganso comemora gol marcado contra o Kashima Antlers (Foto: Agência Reuters)
 
Tricolor começa bem, mas leva dois

Depois da retranca adotada contra Bayern, Milan e Benfica, o São Paulo mudou de postura para enfrentar o Kashima Antlers. O time que esperava ser atacado passou a atacar. Sem tanta força, é verdade, mas com poder para dominar os primeiros minutos. Parecia um Tricolor diferente das últimas partidas. A impressão inicial não durou muito.


O controle da bola não foi aproveitado. O São Paulo teve dificuldade para acertar o último passe. Aloísio correu, lutou, mas não pensou quando teve a bola nos pés. Ganso só apareceu aos 19, quando deu bom passe para Ademilson chutar em cima de Sogahata quase na pequena área.
O Kashima soube usar a paciência oriental. Após corrigir a marcação sobre Maicon, livre nos primeiros minutos, o time da casa viu a chance de crescer. Viu também a defesa rival bater cabeça com Edson Silva e o novato Lucas Silva. Em uma bobeira pela esquerda, aos 25, Ogasawara recebeu de Shibasaki e tocou para Osako. O centroavante escapou de Rogério Ceni e fez 1 a 0.
A desvantagem fez o São Paulo entrar em parafuso, como vem acontecendo normalmente em 2013. O ataque se perdeu de vez, e a defesa voltou a se complicar. Aos 39, Juninho escapou pela esquerda e cruzou. Osako se antecipou a Lucas Silva e desviou para fazer o segundo. Suficiente para a torcida tricolor, presente em bom número, pedir raça na saída para os vestiários.

Osako kashima antlers gol são paulo copa suruga (Foto: Agência Reuters) 
Osako marca contra o São Paulo na decisão da Copa Suruga, em Kashima (Foto: Agência Reuters)
 
São Paulo acorda com embalo de Ganso, mas Osako decide
Autuori trocou no segundo tempo o maior domínio de bola pela velocidade. Saíram Maicon e Ademilson para as entradas de Lucas Evangelista e Silvinho. O início foi empolgante. Logo no primeiro minuto, Aloísio fez boa jogada, e Silvinho finalizou forte para Sogahata espalmar. Aos 13, o gol. Ganso avançou pela intermediária e chutou rasteiro, acertando o canto direito do goleiro.

O Tricolor se animou, mas, ansioso pelo empate, abriu ainda mais a defesa. O time quase foi vítima da própria desorganização. Silvinho apareceu como um zagueiro. Sim, um zagueiro, e derrubou Osako na área. O centroavante bateu, e Rogério Ceni, muito adiantado, pegou. O árbitro ordenou a repetição, e o camisa 9 mandou a bola na arquibancada.

Era a chance que o São Paulo precisava para se encher de moral e tentar pressionar. Autuori arriscou de novo tirando o zagueiro Lucas Silva e colocando o meia Roni. Não demorou para o empate sair. Douglas passou por um marcador pela direita e cruzou rasteiro. Ganso desviou para o meio da área e Aloísio igualou o placar.

Depois do passe, Ganso se chocou com o poste que sustenta a rede e machucou a testa. Sangrando, foi atendido fora de campo e voltou com proteção. Mas voltou bem, da mesma maneira que começou a etapa final. O camisa 8 fez a diferença na busca pelo empate.
O Kashima se abalou com o crescimento adversário e permitiu que o Tricolor continuasse em cima. Os brasileiros controlaram o jogo. Wellington chutou nas mãos do goleiro depois de boa jogada individual. O castigo, porém, estava a caminho. Em seguida, aos 47, Shibasaki chutou de fora da área, a bola desviou em Osako, enganou Ceni e entrou. Não havia mais tempo. Título japonês.
kashima antlers 3 x 2 são paulo
Sogahata, Nishi, Yamamura, Aoki (Iwamasa) e Maeno (Nakata); Shibasaki, Endo (Nakamura), Shoma Doi (Nozawa), Ogasawara e Juninho (Umebachi); Osako. Rogério Ceni; Douglas, Lucas Silva (Roni), Edson Silva e Reinaldo; Wellington, Rodrigo Caio, Maicon (Lucas Evangelista) e Ganso; Aloísio e Ademilson (Silvinho).
Técnico: Toninho Cerezo. Técnico: Paulo Autuori
Gols: Osako, aos 25 e aos 39 minutos do primeiro tempo; Ganso, aos 13, Aloísio, aos 30, e Osako, aos 47 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Ogasawara, Iwamasa (Kashima)
Árbitro: Abudul Malik Abdul Bashir. Assistentes: Goh Gek Pheng Jeffrey e Lee Tzu Liang (todos de Cingapura)
Local: Kashima Soccer Stadium, em Kashima, Japão.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/08/nos-acrescimos-sao-paulo-perde-copa-suruga-para-o-kashima-antlers.html