segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Análise: Rafael Marques supera André em duelo de estilos

Atacante alvinegro tem atuação mais completa, faz gols mas também cria jogadas para companheiros. Meio-campo abre caminho para vitória do Bota

Por Raphael Roque Rio de Janeiro

No clássico entre Vasco e Botafogo, nesse domingo, os holofotes estavam sobre Juninho e Seedorf, experientes líderes dos dois times. No entanto, um duelo particular no comando dos ataques chamou atenção, justamente pelas diferenças de André e Rafael Marques. Ambos marcaram duas vezes, mas o detalhe está em como colaboraram para suas equipes além de balançarem a rede.

O vascaíno se mostrou um centroavante mais tradicional, daqueles que jogam mais fixos e próximos ao gol. O alvinegro se mexe mais, busca o jogo, sai para dar combate e muitas vezes é visto longe da meta adversária - característica, inclusive, que nutriu implicância da torcida com ele.

No clássico de domingo, as características de Rafael Marques sobressaíram. Com uma atuação mais completa, fez os gols de que o time precisava, mas também criou chances para os companheiros. Como pivô, fez parceria envolvente com Vitinho. Quando a bola chegava ao camisa 20 de costas para o gol, ele estava pronto para servir alguém ou girar e finalizar (veja no vídeo acima). Para completar, também ajudou no combate, com quatro desarmes.

André é um atacante perigoso e já tem quatro gols no Brasileiro, mas não conseguiu se entender bem com os companheiros para dar sequência a jogadas. Mostrou faro de gol, marcou duas vezes no clássico (em três finalizações) e cumpriu bem sua função de matador. Porém, quando recebeu e precisou enfrentar a marcação adversária, se complicou (veja vídeo com lances de André). Característica pouco usual, se destacou nas roubadas de bola, com três.

Duelo no meio campo favorece o Botafogo
O duelo que se decidiu no ataque começou a ser vencido pelo Alvinegro no meio-campo. No intervalo, Juninho reclamou do espaço entre as linhas de ataque e meio do time vascaíno. O Botafogo se aproveitou bem disso e poderia ter saído com placar melhor do que os 2 a 1 do primeiro tempo. Com uma marcação adiantada, sempre com quatro homens na frente do grande círculo (geralmente Seedorf, Lodeiro, Rafael Marques e Vitinho), dificultava a saída de bola do rival. E, quando ela se aproximava da área de Jefferson, rapidamente Marcelo Mattos, Gabriel e Lodeiro ajudavam a fazer uma forte barreira.

Juninho, por sua vez, ajudava a formar o buraco que mencionou no intervalo. O meia muitas vezes deu o primeiro combate, à frente até mesmo de André. Pedro Ken voltava para ajudar a cobrir a lateral, e Eder Luis nem sempre fechava o espaço deixado pelo meia. Por ali, Lodeiro e Seedorf tinham liberdade, e Vitinho encontrava corredores para avançar até a entrada da área. Com esse constante deslocamento, não é de se estranhar que Juninho tenha sentido dores musculares e reclamado do desgaste após o jogo.

Análise Tática Botafogo e Vasco - Bota marca e Juninho marcando (Foto: Editoria de Arte) 
O Botafogo com sua marcação adiantada dificultou a saída de bola do Vasco. Do outro lado, Juninho muitas vezes deu o primeiro combate à frente de André, abrindo espaço mais atrás (Foto: Editoria de Arte)
 
Bolas paradas do Vasco e evolução de Vitinho

Uma das principais armas do time de Dorival Júnior foram as bolas paradas. Não chega a ser uma novidade, com a presença de Juninho. O jogador, que começou com excelente aproveitamento, criou pelo menos três boas chances com sua precisão no início do jogo (incluindo o gol anulado de André). Com o passar do tempo, no entanto, o desgaste parece ter afetado o Reizinho, que acertou bem menos no segundo tempo, quando já sofria com dores musculares (veja vídeo com lances).

Do outro lado, Seedorf jogava com inteligência, e se no primeiro tempo apareceu em todos os lugares do campo, no segundo se colocou mais pelo lado esquerdo, para aproveitar os espaços deixados pelo lateral Nei. A participação do holandês não se resumiu à bola rolando. Ele tem sido especial tutor de Vitinho, a quem tem ajudado com conselhos tanto na parte tática, como no comportamento. No clássico, a jovem promessa alvinegra voltou a prender bastante a bola e algumas vezes finalizou precipitadamente, irritando seus companheiros (veja vídeos com lances). Mas já mostrou clara evolução em algumas decisões, como no passe que deixou Seedorf livre para marcar seu primeiro gol no Maracanã.

Duelo pelas laterais e a aveinda deixada por Nei
Seedorf não parou do lado esquerdo alvinegro por acaso. No primeiro tempo o Botafogo praticamente se restringiu ao setor direito, com a chegada de Vitinho e os avanços de Gilberto. O Vasco, por sua vez, tentava aproveitar os espaços deixados, com Yotún e Pedro Ken. O meia tentou algumas vezes e conseguiu três oportunidades pelo setor. E o jogo ficou por ali, já que do outro lado Eder Luis não conseguia encaixar as jogadas.

Na etapa final, o Botafogo descobriu como era mais fácil explorar o campo livre deixado pelo lateral-direito Nei, que insistiu em afunilar para o miolo da zaga, embolando com Renato Silva e Rafael Vaz. Foi por ali que o time chegou ao terceiro gol, com Rafael Marques, e de onde Seedorf passou a organizar o jogo. Pedro Ken foi deslocado para ajudar, mas o dano já estava feito. Além do gol, foram três jogadas de linha de fundo por ali, fora outras que nasceram no setor e caíram para o meio.

Análise Tática Botafogo e Vasco - Pedro Ken e Rafael Marques (Foto: Editoria de Arte) 
 Pedro Ken aproveita espaços deixados por Gilberto. No segundo tempo, Botafogo chega à vitória nas costas do lateral Nei, que insistia em afunilar pelo meio da zaga (Foto: Editoria de Arte)
 
Nos avanços de Pedro Ken pela esquerda, Doria foi obrigado a correr para a cobertura a Gilberto pelo menos três vezes. O jovem zagueiro alvinegro se saiu bem e formou dupla segura com Bolívar. No Vasco, Rafael Vaz vai conquistando seu espaço. Mas vacilou no primeiro gol de Rafael Marques. Deu condição ao atacante e depois deixou-o sozinho. Renato Silva tentou sair para o combate, mas foi vencido muitas vezes e precisou apelar para faltas, como a feita em Lodeiro que rendeu seu cartão amarelo.
  • números

    Vitinho
    O meia-atacante soltou mais a bola perto da área. Ainda assim, das suas dez finalizações, em quatro ele tinha companheiro mais bem colocado.

  •  
    Juninho
    Arma do Vasco, a bola parada do meia foi bastante executada no clássico: 18 vezes, seja em córner ou falta. Cinco delas criaram chance de gol.
  •  
    Nei
    Nei foi mal na marcação, sobretudo no segundo tempo. Terminou o jogo com cinco faltas cometidas, o maior número entre os 28 jogadores.
Análises rápidas:
* Dorival ainda busca o jeito ideal de jogar, e o Vasco passou por algumas formações durante o jogo. Começou mais preso, soltou-se um pouco com a entrada de Wendel no lugar de Guiñazu, e no segundo tempo colocou o lateral Fagner no lugar do volante Sandro Silva, atuando praticamente com três zagueiros.

* André tentou dois toques de calcanhar nos primeiros 16 minutos de jogo. Depois que o Botafogo fez 1 a 0, ele desistiu de tentar as jogadas.

* O Vasco conseguiu bons resultados quando pegou o time do Botafogo de surpresa. No primeiro gol, Eder Luis ganhou espaço para fazer a jogada depois de uma roubada de bola de Pedro Ken. No segundo, o lateral cobrado rapidamente por Yotún - uma jogada tradicional do Botafogo - abriu o caminho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/08/analise-rafael-marques-supera-andre-em-duelo-de-estilos.html

Armandão: Rafael Marques dribla os críticos e é o craque da rodada#11

Ainda visto com desconfiança por muitos torcedores, atacante do Botafogo marca duas vezes no 3 a 2 sobre o Vasco e leva o Armandinho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Rafael Marques levou meses, mais precisamente 21 jogos, até marcar seu primeiro gol pelo Botafogo. Foi alvo de piadas, virou chacota na boca dos rivais e entre os próprios alvinegros, mas não há como negar que ele tem uma parcela respeitável na ascensão botafoguense. Gol do título carioca, sobre o Fluminense, gol sobre o Flamengo há uma semana e agora outros dois em cima do Vasco. É, ele sabe marcar em clássicos. Gols importantes e com categoria. Seu segundo nesse 3 a 2 diante do rival cruz-maltino prova isso. Drible e chute no ângulo para fincar o Glorioso na posição de líder. Numa banca de apostas, talvez só o técnico Oswaldo de Oliveira arriscasse que esse dia chegaria, mas chegou: com uma nota 8,5, Rafael Marques é o craque da Rodada#11 do Troféu Armando Nogueira.

O brilho do atacante alvinegro não impede, porém, o domínio rubro-negro nesta seleção.
 Capitaneados por Elias, outro grande nome do fim de semana, o volante Luiz Antônio e o novo titular do ataque rubro-negro Nixon integram o time da rodada. Reflexo do "baile" de 3 a 0, dado em cima do campeão da Libertadores, Atlético-MG. Dois cruzeirenses também garantiram lugar.
 Na lateral direita, o jovem Mayke foi crucial na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, e na zaga Bruno Rodrigo garantiu a firmeza necessária para sustentar o resultado magrinho, mas que mantém a Raposa entre os primeiros.

A seleção da rodada#11 se completa com o goleiro Roberto, que pegou um pênalti de Fred e segurou o empate por 1 a 1 da Ponte Preta contra o Fluminense; com o zagueiro Gil, do Corinthians; com o meia Juninho Pernambucano, do Vasco; além de dois jogadores de times baianos, no caso, o lateral esquerdo Danilo Tarracha, que fez um dos gols no 2 a 1 do Vitória sobre a Portuguesa, e o meia Anderson Talisca, que também deixou sua marca no 2 a 1 do Bahia sobre o São Paulo, em jogo que foi antecipado e disputado no dia 10 de julho.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio.

Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
Seleção da 11ª rodada do Brasileirão 2013 (Foto: Editoria de arte)
GOLEIRO
Não foi a primeira vez que alguém defendeu um pênalti cobrado por Fred. Longe disso, aliás. Na rodada anterior, o atacante do Fluminense já havia desperdiçado uma cobrança, contra o Cruzeiro. Ainda assim, vale colocar no currículo. E no caso de Roberto, da Ponte Preta, valeu também um lugar na seleção da rodada#11 do Troféu Armando Nogueira. Decisivo para o empate por 1 a 1, o goleiro levou 7,5, não superada por nenhum outro de sua posição. Além de pegar o pênalti do camisa 9 tricolor, Roberto demonstrou arrojo ao salvar outra finalização no rebote. Pegou ainda uma cabeçada forte de Carlinhos e um chute traiçoeiro de Rafael Sobis, que quicou perigosamente à sua frente. Menção honrosa a Wilson, do Vitória, que mais uma vez foi destaque da equipe baiana, no 2 a 1 sobre a Portuguesa.

LATERAL-DIREITO

Qualquer lateral para ser considerado completo precisa encontrar um equilíbrio entre defesa e ataque. Mayke, do Cruzeiro, mostrou como se faz diante do Coritiba, provando que será cada vez mais difícil para Ceará recuperar lugar entre os titulares celestes. No 1 a 0 sobre o Coxa, o garoto só faltou voar. Chegou à linha de fundo com naturalidade e foi premiado com a assistência para o gol de Luan. Atrás, foi salvador. Num centro perigoso do time paranaense, evitou, num desvio de calcanhar, um gol certo de Keirrison. Pelo conjunto da obra, ele recebeu 7,5 e garantiu sua vaga na seleção, superando Edenílson, do Corinthians, que levou um 7,0 por sua atuação no 2 a 0 sobre o Criciúma.

ZAGUEIROS

Se na lateral direita, um cruzeirense bateu um corintiano na disputa, na zaga há espaço para um de cada time. Representando o Timão, Gil. O zagueiro tomou conta da defesa no 2 a 0 diante do Criciúma, não dando chances a Wellington Paulista. Não à toa foi o único da posição a levar 7,5 na rodada. Bruno Rodrigo completa o setor com o 7,0 conquistado contra o Coritiba, em que a Raposa não levou gols (foi 1 a 0). Sua atuação foi acima de tudo com seriedade, sem abandonar o posicionamento nem enfeitar.

LATERAL-ESQUERDO

O fim de semana não foi tão produtivo para quem joga na lateral esquerda. Poucos conseguiram algum destaque. Salvou-se Danilo Tarracha, do Vitória, que nem fazia assim uma partida tão boa diante da Portuguesa, mas teve o mérito de aparecer na área, matar no peito o cruzamento feito por Biancucchi e acertar um belo chute de canhota, num dos gols rubro-negros na vitória por 2 a 1. Tarracha mareceu nota 7,0. Alex Telles, do Grêmio, também não foi mal. No Gre-nal, ele não chegou a ser o ponto de desequilíbrio a favor e viu o placar do clássico gaúcho terminar no 1 a 1, mas foi uma importante válvula de escape gremista. Não entra nos selecionados, mas deixa boa impressão.

VOLANTES

A cabeça de área é toda rubro-negra. O domínio do meio-campo do Flamengo na goleada de 3 a 0 no Atlético-MG, em Brasília, explica-se em grande parte pelas atuações de Elias e Luiz Antônio. Firmando-se entre os titulares, Luiz Antônio, que há uma semana ajudou a mudar o jogo diante do Botafogo, foi absoluto na marcação e mostrou dinamismo, subindo ao ataque quando pôde. Nota: 7,5. Elias, então, foi simplesmente o grande mentor da vitória folgada sobre o campeão da Libertadores. Foi bem na armação, no combate e não se privou de coordenar os demais jogadores do Flamengo. De quebra, coroou seu jogo fazendo o segundo gol. Atuação digna de um 8,5.
MEIAS
Para Juninho Pernambucano é preciso muito mais que algumas dores para sair de campo. Dessa vez, ele não só jogou muito, como ainda deu exemplo de dedicação ao permanecer no gramado, aparentemente sem condições físicas, devido ao Vasco já ter feito suas três substituições. Não foi possível fazer do Vasco vencedor do clássico - deu Botafogo por 3 a 2 -, mas Juninho reafirmou seu papel de líder. O lance do primeiro gol vascaíno, quando fez assistência para André, é a prova de seu talento. Resumo da ópera: um 8,0 na sua conta. Fazendo-lhe companhia na armação, o meia do Bahia, Anderson Talisca, cujo time atuou pela 11ª rodada (a partida foi antecipada), há mais de três semanas, mas que não foi esquecido. Talisca fez um dos gols e teve desempenho digno de um 7,5 na vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo.

ATACANTES

A redenção de Rafael Marques foi o ponto alto do líder. Seus dois gols no clássico contra o Vasco envaideceram Oswaldo de Oliveira (assista à entrevista do treinador, ao lado), aumentaram a confiança dos alvinegros num possível título e o fizeram levar o Armandinho com um 8,5. Mas o alvinegro não foi o único atacante que saiu de campo com mais prestígio do que entrou. No Flamengo, Nixon fez valer a confiança de Mano Menezes, que o escalou como titular diante do Atlético-MG. Com boa contribuição para o 3 a 0 sobre o Galo, ele  levou um 7,5 como nota e certamente dará trabalho para os concorrentes na posição.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2013/08/armandao-rafael-marques-dribla-os-criticos-e-e-o-craque-da-rodada11.html

Melhor defesa do Brasileirão, Timão festeja terceiro jogo sem sofrer gol

Desempenho 'perfeito' do sistema defensivo alvinegro contra Criciúma, Grêmio e São Paulo embala o Corinthians no Campeonato Brasileiro

Por *GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Corinthians treino grupo jogadores Ralf Danilo Gil (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Desempenho da defesa alvinegra empolga Timão (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
 
A vitória por 2 a 0 sobre o Criciúma foi o terceiro jogo consecutivo do Corinthians sem ser vazado no Campeonato Brasileiro (contra Grêmio e São Paulo também foi assim). Desta forma, o Timão conseguiu melhorar o que já era bom: a média de gols sofridos caiu de 0,5 para 0,45. É, de longe, a melhor defesa da competição, muito à frente do Cruzeiro, segundo melhor no quesito, que soma nove gols contra em 11 partidas disputadas.

Além da sequência invicta, o setor defensivo montado pelo técnico Tite também pode se orgulhar de ainda não ter sido vazado mais de uma vez durante um mesmo jogo neste Brasileirão. Desempenho que contribui para que o time seja o atual sétimo colocado na tabela, a apenas dois pontos de distância do G-4.

– São três jogos seguidos sem tomar gol já, é uma marca importante. O time vem em uma crescente boa, e isso (fato de ser a melhor defesa do campeonato) nos dá um gás maior. Mas tem muito a melhorar ainda – ponderou Ralf.

São três jogos seguidos sem tomar gol já, é uma marca importante. O time vem em uma crescente boa, e isso nos dá um gás maior"
Ralf
 
Uma das possíveis explicações para o bom aproveitamento da defesa corintiana é o fato de a equipe de Tite mudar pouco do meio para trás. O próprio Ralf se adaptou rapidamente com Guilherme, após a saída de Paulinho. Paulo André e Gil formam a zaga titular desde o início da temporada, assim como Cássio é o dono da meta alvinegra. Apenas Edenilson e Alessandro, vez ou outra, se alternam na lateral direita.

– Não é de hoje que vamos bem no setor. Desde que cheguei, temos sempre as melhores defesas do campeonato. Isso é reflexo de um time bem treinado – declarou o goleiro Cássio, que fez questão de dividir os méritos com toda a equipe titular.

– Ficamos felizes que o trabalho esteja sendo bem feito, mas não é uma vitória só da zaga. Todo mundo, do meio para frente, se compromete a defender.

Ao mesmo passo em que a defesa vai bem, o setor ofensivo começa a decolar. Depois dos quatro gols marcados, dois diante do Grêmio e mais dois contra o Criciúma, o Timão deixou de ser o pior ataque do campeonato, e tentará melhorar ambas as marcas nesta quarta, quando enfrenta o Santos na Vila Belmiro.

* Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de José Gonzalez

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/08/melhor-defesa-do-brasileirao-timao-festeja-terceiro-jogo-sem-sofrer-gol.html

Jogos das oitavas serão conhecidos nesta terça-feira: entenda o sorteio

Evento será realizado no Rio, com início às 12h e transmissão em Tempo Real, com vídeo, do GLOBOESPORTE.COM

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Ronaldinho Atlético-MG festa título Libertadores (Foto: AP) 
Campeão da Libertadores, Atlético-MG entra nas oitavas de final da Copa do Brasil  (Foto: AP)
 
Um novo regulamento, uma fase com novos clubes. Assim serão as oitavas de final da Copa do Brasil. Os confrontos serão conhecidos através de sorteio, a partir de 12h desta terça-feira, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A ordem dos jogos - quem decide em casa - será conhecida em outro sorteio, também nesta terça, mas às 16h. O GLOBOESPORTE.COM fará a transmissão em Tempo Real, com vídeo, dos dois eventos.

A primeira novidade em relação a edições anteriores é a entrada, nessa fase, dos times que disputaram a Libertadores - Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras. O São Paulo ficou fora porque já jogará a Sul-Americana - por ser o atual campeão - e foi substituído pelo Vasco, quinto colocado no último Brasileiro.

Info_SORTEIO_Copa-Brasil_01 (Foto: Infoesporte)

O primeio passo do sorteio é a divisão, em dois blocos, dos 16 times classificados para as oitavas.

No bloco A, estão os cinco brasileiros da Libertadores, mais o Vasco, e Flamengo e Inter, os dois clubes mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes da CBF entre os dez que chegaram da terceira fase da Copa do Brasil. No bloco B, estão os demais classificados: Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Goiás, Luverdense, Nacional-AM, Salgueiro e Santos.

Cada confronto das oitavas será necessariamente formado por um time do bloco A e um do bloco B. Primeiro, serão sorteados todos os times do bloco A, e só depois serão conhecidos seus adversários.

O sorteio do bloco A é dividido em quatro duplas, com base mais uma vez no posicionamento no Ranking Nacional de Clubes. A primeira dupla é formada por Fluminense (1º do ranking) e Corinthians (2º); a segunda, por Vasco (3º) e Grêmio (5º); a terceira, por Inter (6º) e Flamengo (7º); a quarta, por por Palmeiras (8º) e Atlético-MG (12º). Para cada time da dupla, será sorteado em que lado do diagrama ele ficará (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado ele fará (jogo 1, 2, 3 ou 4).

Info_SORTEIO_Copa-Brasil_02 (Foto: Infoesporte) 
 
Como o Fluminense irá para um lado do diagrama, e o Corinthians, para outro, é certo que eles só se encontrarão numa possível final. Isso vale para os times que formam cada dupla.
Depois de distribuídos no diagrama os times do bloco A, serão sorteados os do bloco B, seguindo a mesma mecânica. Neste caso, as duplas são formadas por Santos (9º) e Cruzeiro (10º); Atlético-PR (13º) e Botafogo (14º); Goiás (16º) e Luverdense (52º); e Salgueiro (55º) e Nacional-AM (82º).

Nas edições anteriores, era possível ver no diagrama da Copa do Brasil como seria o mata-mata do início ao fim. Neste ano, a competição ficou maior, ocupando o ano inteiro. Ela começou com 80 clubes, que participaram de três fases eliminatórias, até sobrarem dez. Eles se juntam aos cinco da Libertadores e ao Vasco, formando os 16 integrantes das oitavas de final.

Info_SORTEIO_Copa-Brasil_03 (Foto: Infoesporte) 
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/08/jogos-das-oitavas-serao-conhecidos-nesta-terca-feira-entenda-o-sorteio.html

Azarenka perde para Stosur e fica com o vice-campeonato em Carlsbad

Tenista de Belarus disputava primeiro torneio após lesão no joelho que sofreu em Wimbledon, em junho. Del Potro fatura título em Washington

Por GLOBOESPORTE.COM Carlsbad, EUA e Washington

Era uma boa semana para Victoria Azarenka, mas que não terminou do jeito que ela mais queria. No primeiro torneio após se recuperar de uma lesão no joelho direito que sofreu em Wimbledon, em junho, a tenista de Belarus conquistou três vitórias no WTA de Carlsbad, na Califórnia (EUA), porém não conseguiu o título da competição. Na decisão deste domingo, a ex-número 1 do mundo perdeu por 2 sets a 0 para a australiana Samantha Stosur, que triunfou com as parciais de 6/2 e 6/3.

No ATP de Washington, o argentino Juan Martín del Potro conquistou neste domingo o terceiro título dele no torneio. Campeão em 2008 e 2009, o atual número 7 do mundo superou o tenista da casa John Isner por 2 sets a 1, de virada (3/6, 6/1 e 6/2), para levantar novamente o troféu da competição.

samantha stosur victoria azarenka carlsbad tenis (Foto: Getty Images) 
Azarenka (D) é vice-campeão do WTA de Carlsbad (Foto: Getty Images)
 
FONTE:

Cuca no 'Arena', Brasileirão Série B e Sul-Americana agitam tela do SporTV

Além disso, Canal Campeão traz todos os detalhes do Masters 1000 de Montreal e o sorteio que vai definir os jogos das oitavas da Copa do Brasil

Por SporTV.com Rio de Janeiro, RJ

A semana está recheada de atrações esportivas pelo mundo, e o SporTV mostra muitos eventos ao vivo nesta terça-feira. O Canal Campeão exibe dois jogos da 13ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro (ASA x Sport e Paraná x Joinville), além de um jogo da primeira fase da Copa Sul-Americana (Universidade de Chile x Real Potosi) e o Masters 1000 de Montreal. Outro destaque da programação é sorteio da segunda fase da Copa do Brasil.

Durante o dia ainda tem nossa programação fixa com o "SporTV News", "Redação SporTV", "É Gol!!!", "Arena SporTV" e "Tá na Área". A partir das 14h, o  “Arena” segue homenageando o Atlético-MG e sua épica conquista na Libertadores. Para seguir a comemoração pelo título inédito, o programa receberá como convidado o técnico Cuca, que vai participar diretamente do Centro de Treinamento do clube, na cidade de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte. Ele também vai falar como pretende fazer para que o elenco do Galo retome a concentração após a conquista. Anote na sua agenda e não perca!

Icasa x São Caetano comemoração Série B RomeIRÃO (Foto: Michel Dantas/Agência MIséria de Comunicação) 
Série B do Brasileirão é atração no SporTV  (Foto: Michel Dantas/Agência MIséria de Comunicação)
 
Sorteio dos jogos da Copa do Brasil

Palmeiras título Copa do Brasil 2012 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Palmeiras é o atual campeão da Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
O SporTV transmite ao vivo nesta terça-feira, a partir do meio-dia, o sorteio que vai definir os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil 2013. Nesta fase, vão estrear no torneio cinco clubes que defenderam o país na Taça Libertadores: Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras. E mais o Vasco, melhor colocado no Brasileirão de 2012 entre os que não se classificaram para a Libertadores, que entra no lugar do São Paulo. O Tricolor Paulista, como atual campeão, vai jogar a Copa Sul-Americana.

Tênis agita o dia
Nesta terça-feira, a transmissão do Masters 1000 de Montreal, no Canadá, agita a tela do SporTV 2. O Canal Campeão exibe ao vivo a competição, a partir das 13h (horário de Brasília), com narração de Clayton Carvalho e Eusébio Resende, comentários de Narck Rodrigues e Dácio Campos.

ASA x Sport
sport x palmeiras (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press) 
Às 19h30, Sport visita o ASA, pela 13ª rodada, em Arapiraca (Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press)
 
Em situações opostas na tabela de classificação da Série B, ASA e Sport se enfrentam nesta terça-feira, às 19h30m, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, pela 13ª rodada da Serie B do Brasileirão. O Alvinegro vem de vitória em cima do Oeste, pelo placar de 2 a 1, de virada, e ocupa a 16ª sexta colocação. Do outro lado, o Leão vem de derrota, pelo mesmo placar e também de virada, contra a vice-líder Chapecoense. A partida será transmitida pelo SporTV, com narração de Rembrandt Junior, comentários de André Loffredo e reportagens de Renato Ferraz e Victor Bastos.

Universidade de Chile x Real Potosi
Campeã em 2011, a Universidad de Chile (CHI) recebe o Real Potosi (BOL), em Santiago, pela partida de volta da primeira fase da Copa Sul-americana. Nesta terça-feira, as duas equipes se enfrentam, às 20h15, no estádio Monumental, com transmissão do SporTV 3. A partida terá narração de Paulo Stein e comentários de Teixeira Heizer. No primeiro confronto, os chilenos encontraram muitas dificuldades com a altitude boliviana e saíram do estádio Victor Augustín Ugarte derrotados por 3 a 1.

Paraná x Joinville
Reinaldo gol Paraná (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado) 
Paraná enfrenta o Joinville, às 21h50, no Durival de  Britto (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)
 
Sem o atacante Felipe Amorim, o Paraná recebe o Joinville, nesta terça-feira, às 21h50, pela Série B do Brasileiro. O jogador foi vetado pelo departamento médico. Por outro lado, três retornos estão previstos: Reinaldo, Anderson e Ricardo Conceição estão à disposição do treinador. Além de defender a permanência no G-4, o tricolor entra em campo com a moral de não ter perdido nenhum jogo em casa na competição e defende uma invencibilidade de oito partidas seguidas: a última derrota foi na quarta rodada para o Paysandu. A partida será transmitida pelo SporTV, com narração de Luiz Augusto Xavier, comentários de Gil Rocha e reportagens de Robson de Lazzari e Lucas Rocha.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/08/cuca-no-arena-brasileirao-serie-b-e-sul-americana-agitam-tela-do-sportv.html

Com premiação recorde, US Open terá show do cantor Lenny Kravitz

Organização anuncia astro da música mundial como atração da cerimônia de abertura do último Grand Slam da temporada, no dia 26 de agosto

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York

O US Open 2013 promete ser o torneio de tênis mais grandioso da história. Após anunciar a maior premiação em dinheiro da temporada, a organização do último Grand Slam da temporada confirmou o cantor Lenny Kravitz como principal atração da cerimônia de abertura da competição, no dia 26 de agosto.

O astro da música, que já vendeu 38 milhões de discos, vai interpretar o hit “Are You Gonna Go My Way?” no Arthur Ashe Stadium, em Nova York. A noite de abertura também contará com a performance da cantora mirim Frenie Acoba, de 11 anos, que é estrela de musicais da Broadway e interpretará o hino nacional.

O cantor Lenny Kravitz será a grande atração da noite de abertura do US Open (Foto: Getty Images)O cantor Lenny Kravitz será a grande atração da noite de abertura do US Open (Foto: Getty Images)
 
Este ano, a competição distribuirá US$ 34,3 milhões (R$ 78,9 milhões) entre os participantes, valor 34% maior do que no ano passado. Os campeões do masculino e do feminino receberão a bolada de US$ 2,6 milhões (R$ 5,9 milhões) cada.

No ano passado, a premiação bateu a marca de US$ 25,5 milhões (cerca de R$ 58,6 milhões), e os campeões Andy Murray e Serena Williams levaram US$ 1,9 milhão (R$ 4,3 milhões) cada.
O US Open de 2013 será disputado de 26 de agosto a 9 de setembro, no Billie Jean King National Tennis Center, em Flushing Meadows, Nova York.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/com-premiacao-recorde-us-open-tera-show-do-cantor-lenny-kravitz.html

Sem mudanças no Top 10, Bellucci ganha uma posição no ranking da ATP



Com a atualização, brasileiro ocupa a 114ª colocação. Teliana Pereira cai dois postos e deixa o top 100 da WTA. Azarenka assume segundo lugar

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Thomaz Bellucci Masters 1000 Miami (Foto: AP) 
Thomaz Bellucci no Masters 1000 Miami (Foto: AP)
Atuzalizado nesta segunda-feira, o ranking da ATP não sofreu grandes modificações. Sem alteração no top 10, Novak Djokovic permanece na liderança, seguido por Andy Murray, David Ferrer, Rafael Nadal e Roger Federer. O brasileiro Thomaz Bellucci ganhou uma posição e agora ocupa o 114º lugar na tabela. Nas duplas, Marcelo Melo perdeu um posto e está em 15º. Já Bruno Soares continua em 8º.

No ranking da  WTA, a brasileira Teliana Pereira, que entrou no top 100 das melhores do mundo na semana passada, caiu duas colocações e está em 102º. Victoria Azarenka, vice-campeã no WTA de Carlsbad, na Califórnia, desbancou Maria Sharapova e está em segundo na tabela, que continua sendo liderada por Serena Williams.

Confira aqui o ranking atualizado da ATP e aqui o da WTA.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/ranking-da-atp-nao-tem-mudancas-no-top-10-belucci-ganha-uma-posicao.html
 

Sharapova é a atleta mais bem paga do mundo; tenistas dominam lista

Na relação da revista 'Forbes', top 10 conta ainda com Serena Williams, Na Li, Victoria Azarenka, Caroline Wozniacki, Agnieszka Radwanska e Ana Ivanovic

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Dona de uma marca de doces e estrela também fora de quadra, Maria Sharapova é a atleta mais bem paga do mundo pelo nono ano consecutivo, de acordo com a revista americana "Forbes". Entre o mês de junho do ano passado e o deste ano, a atual número 3 do ranking da WTA acumulou US$ 29 milhões e está bastante à frente da rival americana Serena Williams, que arrecadou US$ 20,5 milhões no mesmo período. Em terceiro lugar, aparece a chinesa Na Li, com US$ 18,2 milhões ganhos.

As tenistas realmente dominam o top 10 da lista, que só toma em consideração atletas do sexo feminino. Somente três mulheres do grupo não são do mundo da raquete e da bolinha: Danica Patrick (5ª), piloto de Nascar; Kim Yuna (6ª), patinadora artística; e Paula Creamer (10ª), golfista. Completam a elite de ricas esportistas: Victoria Azarenka (4ª), Caroline Wozniacki (7ª), Agnieszka Radwanska (8ª) e Ana Ivanovic (9ª).

O ranking da "Forbes" leva em conta prêmios em dinheiro conquistados em competições, cachês, contratos de publicidade e patrocínio e porcentagens de licenciamento.

maria sharapova Porsche tenis (Foto: Reprodução) 
Sharapova é a atleta mais bem paga do mundo pelo nono ano consecutivo (Foto: Reprodução)
 
Confira os ganhos das dez atletas mais bem pagas do mundo:
1) Maria Sharapova - US$ 29 milhões
2) Serena Williams - US$ 20,5 milhões
3) Na Li - US$ 18,2 milhões
4) Victoria Azarenka - US$ 15,7 milhões
5) Danica Patrick - US$ 15 milhões
6) Kim Yuna - US$ 14 milhões
7) Caroline Wozniacki - US$ 13,6 milhões
8) Agnieszka Radwanska - US$ 7,4 milhões
9) Ana Ivanovic - US$ 7 milhões
10) Paula Creamer - US$ 5,5 milhões


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/08/sharapova-e-atleta-mais-bem-paga-do-mundo-tenistas-dominam-lista.html

Bellucci perde em Montreal e completa dez derrotas em estreias na temporada

Brasileiro leva a pior contra Martin Klizan e segue sem boa sequência de jogos desde o retorno ao circuito, após recuperação de uma lesão abdominal

Por SporTV.com Montreal

Thomaz Bellucci ainda está à procura de uma boa sequência de partidas depois da recuperação da lesão no abdômen que contraíra em abril. Em um jogo disputado e equilibrado pelo alto número de erros não forçados (109 no total), nesta segunda-feira, o brasileiro mais bem colocado no ranking da ATP (114º) foi derrotado mais uma vez em uma estreia. Na primeira rodada do Masters 1.000 de Montreal, o eslovaco Martin Klizan (40º) dessa vez foi o responsável pela derrocada do paulista, se classificando para a segunda rodada por 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 7/6(6) em 2h34m de confronto.

Desde que voltou ao circuito em julho, Bellucci só venceu uma partida. Foi na estreia do ATP 250 de Stuttgart, contra o tcheco Lukas Rosol, na segunda semana de julho. Desde então, foram só derrotas: nas oitavas do torneio alemão e nas primeiras rodadas do ATP 500 de Hamburgo, do ATP 250 de Gstaad e do ATP 250 de Kitzbuhel. Com o resultado desta segunda-feira, ele já acumula dez derrotas em estreias nesta temporada de 2013.

O jogo
No mais importante torneio desde a volta de lesão, Bellucci demorou para engrenar. Nos primeiros games, ele precisou suar para confirmar os serviços. Inclusive salvou um triplo break point no quinto game. Mas depois o brasileiro foi se encontrando em quadra e tirou mais proveito do saque. Se nas trocas de bolas tanto Bellucci quanto Klizan variavam as jogadas, com direito até a deixadinhas matadoras, o eslovaco cometia mais erros não forçados cruciais. Exemplo disso foi quando ele sacava na desvantagem do 6/5. Depois de pegar mal na raquete e jogar a bola longe, o 40º do ranking atacou na rede no ponto seguinte, dando a primeira quebra da partida para o tenista paulista, que levou assim o primeiro set.

O esforço de Bellucci praticamente foi jogado no lixo. No terceiro game do segundo set, ele cometeu duas duplas faltas consecutivas e foi quebrado com dois erros não forçados. O brasileiro batalhou e devolveu a quebra na terceira chance que teve no sexto game, mas a situação de igualdade durou pouco. Com uma bola na rede, o paulista ficou novamente atrás do placar e até jogou a raquete no chão depois do erro. Dessa vez ele não conseguiu reagir, e Klizan segurou facilmente a vantagem para forçar o terceiro set.

No começo da parcial decisiva, parecia que Bellucci seria vítima do próprio psicológico. Numa bola super tranquila junto à rede, ele soltou um smash ruim que não passou para o outro lado da quadra (veja no vídeo ao lado). Apesar da falha, conseguiu abrir o set confirmando o serviço. Na sequência, o brasileiro desperdiçou um triplo break point.

O set se alongou com os tenistas defendendo o saque com sucesso. Quando tinha 5/4, Bellucci por pouco não conquistou um match point. Depois de uma deixadinha, ele tirou demais do eslovaco, e o voleio caiu fora. A partir de então, o brasileiro misturou bons saques com golpes afobados, o que o fez ter que salvar dois break points antes de ficar novamente a um game da vitória. A estratégia do paulista foi jogar em cima dos erros de Klizan, mas foi justamente por causa das próprias falhas do brasileiro que o jogo foi para o tie-break. A tensão do game de desempate acabou prejudicando mais Bellucci. Fechando a partida com 63 erros não forçados, ele foi eliminado mesmo depois de Klizan desperdiçar um match point com uma dupla falta.
Djokovic conhece adversário de estreia

Número 1 do mundo, Novak Djokovic conheceu nesta segunda o adversário de estreia em Montreal. O alemão Florian Mayer, 50º do ranking, será o rival do sérvio na segunda rodada, depois que garantiu a classificação ao vencer o australiano Bernard Tomic por 5/7, 6/3 e 6/3. O sérvio não precisou disputar a primeira rodada por ser um dos oito melhores cabeças de chave. O duelo está marcado para 21h (horário de Brasília).

Rafael Nadal e David Ferrer também entram em quadra nesta terça, mas pela chave de duplas. Os espanhóis se enfrentam na primeira rodada fazendo parceria com os compatriotas Pablo Andújar e Feliciano López, respectivamente. Quem vencer pode pegar Andy Murray na fase seguinte. O campeão de Wimbledon vai jogar as duplas ao lado do britânico Colin Fleming.

O SporTV2 transmite ao vivo os jogos desta terça-feira do Masters 1.000 de Montreal a partir das 13h (de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/08/bellucci-perde-em-montreal-e-completa-dez-derrotas-em-estreias-na-temporada.html

Recuperado de contusão, Ricardo vai disputar o Grand Slam de Berlim

Após ficar fora do Grand Slam de Long Beach, nos Estados Unidos, depois de uma lesão no abdômen, campeão olímpico retorna nesta terça

Por GLOBOESPORTE.COM João Pessoa

vôlei de praia Ricardo (Foto: FIVB) 
Ricardo volta as areias no Grand Slam de Berlim (Foto: FIVB)
 
Após ficar fora do Grand Slam de Long Beach, por causa de uma lesão no abdômen, Ricardo retorna às areias nesta terça-feira ao lado do paraibano Álvaro Filho, em Berlim, na Alemanha. Mesmo com as fortes dores de Ricardo, a dupla chegou até a final do Circuito Mundial, em Stare Jablonki, na Polônia, e conquistou a medalha de prata. No torneio seguinte, o Grand Slam de Gstaad, na Suíça, ainda com limitações nos movimentos, ele acabou campeão.

Com a ausência de Ricardo, o paraibano Álvaro Filho jogou ao lado do capixaba Edson Felipe em Long Beach. Por isso, a dupla caiu do segundo para o quarto lugar no ranking. Apesar de lamentar ter perdido uma etapa, o jogador sabe que ainda há tempo de lutar pelo título, que conquistou seis vezes na carreira: em 2000, ao lado de Zé Marco, e de 2003 a 2007, com Emanuel.

- Lesão como essa, de abrir o músculo, é apenas a segunda que tive como atleta. Na primeira, em 2009, foi no tríceps, quando fiquei um mês parado. Agora, foram apenas dez dias. Enquanto a seleção estava nos Estados Unidos, fiquei treinando em João Pessoa, mas sem saltar, ainda com receio, me doando ao máximo, mas me poupando. Não podia perder mais uma etapa. Fiz meu primeiro treino com salto em Saquarema, sacando e atacando, e não senti nada. Fico feliz - disse Ricardo.

Estávamos crescendo como equipe, vínhamos de dois grandes resultados seguidos e houve essa freada, o que dá uma esfriada"
Ricardo
 
Com experiência de sobra, com o ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), a prata em Sydney (2000) e o bronze em Pequim (2008), Ricardo tem a consciência de que o atleta nunca volta 100% depois de uma lesão, por testar seu corpo e se soltar aos poucos. Segundo ele, a confiança só vem novamente com os treinos.

- Estávamos crescendo como equipe, vínhamos de dois grandes resultados seguidos e houve essa freada, o que dá uma esfriada. E logo num torneio importante como o Grand Slam, em que a pontuação é mais alta. Em Berlim, a partir de quarta-feira, vamos tentar recuperar os pontos que a gente não pôde conquistar em Long Beach. O objetivo, primeiramente, é manter a regularidade para continuarmos entre os cinco na briga pelo título, o que já é muito difícil - declarou.

No momento, o ranking está assim: 1º) Bruno Schmidt/Pedro Solberg (BRA), com 4.740 pontos; 2º) Janis Smedins/Samoilovs (LET), 4.300; 3º) Gibb/Patterson (EUA), 4.250; 4º) Ricardo/Álvaro Filho (BRA), 4.050; 5º) Dalhausser/Rosenthal (EUA), 3.800.

- Bom para nós é que o time que ganhou na Califórnia estava bem abaixo da gente. E Pedro e Bruno, que ainda lideram, estão 700 pontos à nossa frente. É uma boa diferença, mas poderia ter sido pior. E eu também poderia ficar mais uma etapa fora, o que, graças a Deus, não vai acontecer. Tem muita competição pela frente ainda e vamos buscar - finalizou Ricardo.

ricardo alvaro volei de praia (Foto: FIVB) 
Álvaro Filho e Ricardo estão na quarta colocação no ranking mundial (Foto: FIVB)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/08/ja-recuperado-de-contusao-ricardo-vai-disputar-o-grand-slam-de-berlim.html

Fabíola pede dispensa por problemas familiares e está fora do Grand Prix

Levantadora conversou com o técnico José Roberto Guimarães, que garantiu nova convocação para a disputa do Sul-Americano, após a competição

Por João Gabriel Rodrigues Campinas, SP

Fabíola entrou no quarto set, quando as coisas não iam muito bem. Atrás no placar, José Roberto Guimarães resolveu mandar a levantadora e Sheilla para a quadra. A mudança deu certo: o Brasil conseguiu a virada e fechou a partida, garantindo a invencibilidade no Grand Prix. Mas, para a próxima fase, o técnico vai precisar se adaptar a outras alternativas. Com problemas particulares, a levantadora pediu dispensa da seleção e foi atendida pelo treinador.

- Estou com alguns problemas familiares e pedi para me ausentar nesse período do Grand Prix. Vou ficar aqui, torcendo e trabalhando. São motivos particulares que eu não posso entrar em detalhes – explicou a levantadora.

Fabíola seleção vôlei Grand Prix (Foto: Alexandre Arruda/CBV) 
Fabíola levanta para Juciely na vitória contra a Rússia (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
A jogadora será substituída por Claudinha, que ficou fora da etapa em Campinas. Zé Roberto, porém, garantiu que conta com Fabíola para as próximas competições.

- Ela vai voltar ao Sul-Americano. Temos de agradecer a ela. Principalmente por conta desse último jogo. A entrada dela foi extremamente importante para conseguirmos a virada e sairmos com a vitória.

Fabíola foi cortada da seleção pouco antes dos Jogos Olímpicos de Londres. Após a conquista do ouro, a levantadora foi chamada novamente por Zé Roberto. Agora, ela confia que a nova ausência não vai impedir o retorno após o Grand Prix.

- Ele me quer de volta no Sul-Americano. Eu fico feliz. Quero conquistar meu espaço aos poucos. Estou aqui, trabalhando sério, com vontade. Vai ser só esse período e depois quero retornar bem e forte.

Com oito pontos, o Brasil aguarda o fim das partidas das outras chaves para saber sua classificação após a primeira etapa do Grand Prix. A seleção embarca ainda neste domingo rumo a Porto Rico, onde vai enfrentar as donas da casa, a Bulgária e a República Dominicana no próximo fim de semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/fabiola-pede-dispensa-por-problemas-familiares-e-esta-fora-do-grand-prix.html

Entre risos e aplausos, Brasil esquece vice e se prepara para Sul-Americano

Para Bernardinho, campanha na Liga Mundial foi positiva, apenas atuação na decisão contra a Rússia deixou a desejar: 'Não há pressão sobre os jogadores'

Por Gabriel Fricke Direto de Cabo Frio, RJ
 
A seleção brasileira de vôlei chegou a Cabo Frio, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, em clima de descontração total. A derrota por 3 sets a 0 e a perda da Liga Mundial para a Rússia parecem ter ficado para trás. Na cabeça? Só a disputa do Campeonato Sul-Americano de vôlei masculino, que começa nesta terça-feira, contra o Chile, às 20h30m (de Brasília). A animação estava estampada nos rostos dos atletas no treino desta segunda no ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto.

No começo das atividades, os jogadores brincaram uns com os outros e riram bastante. Para Bernardinho, o elenco sabe que fez seu trabalho na Liga Mundial e não se sente pressionado por ter perdido para os russos na decisão.

- Eu vejo as pessoas levando um bronze em um Mundial, por exemplo, e ficando tristes. Você precisar comemorar esse bronze. Na Liga Mundial, a campanha foi boa, a final é que não foi bem jogada. A equipe toda sabe disso. A pressão existe em cima de mim, não dos atletas. Eu disse que seríamos competitivos, não que íamos ganhar sempre. Não há nenhum tipo de pressão sobre os jogadores. O clima é bom e eles estão muito tranquilos - relatou Bernardinho.

seleção brasileira de volei em cabo frio (Foto: Gabriel Fricke) 
Jogadores brincam entre si durante treino em Cabo Frio, no Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Fricke)
 
Um dos principais jogadores do time, o jovem ponteiro Lucarelli, de apenas 21 anos, fez eco à declaração de seu comandante. Para ele, ficou a frustração por saber que a seleção tinha condições de sair campeã, mas o momento é de demonstrar animação para a competição que começa nesta terça.

- Na semana em que ocorreu a derrota da Liga Mundial para a Rússia, ficamos abatidos. No avião, estávamos para baixo. Achamos que podíamos ter ido melhor, nos frustrou um pouco. Mas é bola para frente, não dá para voltar o campeonato. Temos que ser alegres como estávamos no treino hoje. Precisamos focar, evoluir e ficar sempre alegres por estar aqui na seleção - comentou o ponteiro.

O técnico Bernardinho treinou finalizações. Depois, com dois jogadores em quadra, comandou um trabalho de levantamento e recepção. E, mais tarde, focou mais uma vez na recepção, mas com três atletas recebendo bolas da rede.

O comandante aproveitou e paralisou bastante a atividade para dar orientações, principalmente em relação à cobertura das jogadas. William Arjona foi aplaudido pelos companheiros ao salvar uma bola bastante difícil que ia saindo de quadra. O mesmo aconteceu depois com Wallace, que não teve medo de se atirar no chão, e recebeu uma salva de palmas.

A estreia do Brasil será contra o Chile, na terça-feira, às 20h30m (de Brasília), no Ginásio Poliesportivo Alfredo Barreto, mesmo lugar onde a equipe nacional enfrentará a Colômbia, também às 20h30m, no dia seguinte, em confronto que fechará o Grupo A. No Grupo B estão Argentina, Venezuela e Paraguai. Os hermanos farão o jogo de estreia do torneio, na terça-feira, às 17h30m, contra o Paraguai.

De 29 edições realizadas até hoje, o Brasil venceu 28. A equipe só não participou da edição de 1964, na Argentina, cujo título ficou com os donos da casa.

Confira a tabela completa do Campeonato Sul-Americano:

Terça-feira, 06/08
17h30m - Argentina x Paraguai
20h30m - Brasil x Chile


Quarta-feira, dia 07/08
17h30m - Argentina x Venezuela
20h30m - Brasil x Colômbia


Quinta-feira, dia 08/08
17h30m - Venezuela x Paraguai
20h30m - Colômbia x Chile


Sexta-feira, dia 09/08 (semifinais)
Jogo 7 - 14h30m - 3º do Grupo A x 3º do Grupo B
Jogo 8 - 17h30m - 2º do Grupo A x 1º do Grupo B
Jogo 9 - 20h30m - 1º do Grupo A x 2º do Grupo B


Sábado, dia 10/08 (finais)
18h45m - Perdedor do jogo 8 x Perdedor do jogo 9 - 3º e 4º lugares
21h45m - Ganhador do jogo 8 x Ganhador do jogo 9 - Decisão


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/entre-risos-e-aplausos-brasil-esquece-vice-e-se-prepara-para-sul-americano.html

Fabiana incendeia jogo, pede alegria e guia Brasil à vitória: 'Minha obrigação'

Seleção passou a dominar EUA com entrada da central e se manteve invicta

Por João Gabriel Rodrigues Campinas, SP

Parecia que José Roberto Guimarães estava esperando o momento certo. Ainda fora de sua melhor forma, Fabiana havia entrado apenas por alguns pontos na vitória contra a Polônia. Mas, ao ver que precisava mudar o ritmo da seleção diante dos Estados Unidos, o treinador chamou sua capitã pouco após o início do segundo set. Vibrante, a central mudou o jogo e se mostrou fundamental para que a equipe fechasse a primeira etapa do Grand Prix invicta.

Mais do que oito pontos que fez na partida, Fabiana mudou o estilo de jogo da seleção. Chamou a responsabilidade e fez as companheiras jogarem mais soltas. Após a vitória, a central admitiu ter tentado mexer com o ânimo do time.


Fabiana seleção vôlei Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB) 
Fabiana comemora ponto na partida contra os EUA (Foto: Divulgação/FIVB)
 
- É que eu fico brincando com as meninas. Elas não têm responsabilidade nenhuma! Elas têm de se divertir. Quando entrei, falei: “Gente, não quero ver ninguém para baixo. Quero ver todo mundo para cima. Vocês têm de brincar, a responsabilidade é minha. Quando vocês estiverem para baixo, olhem para a minha cara que nós vamos com tudo e vamos ganhar (risos)”.  E elas começaram a ficar mais soltas, se divertindo. E minha obrigação é essa, passar essa tranquilidade. É vibrar com elas. Tenho certeza que se elas olharem para mim e eu estiver assim, elas vão estar mais tranquilas dentro de quadra.

Fabiana entrou em quadra quando o Brasil enfrentava problemas diante das americanas, logo depois de ter perdido o primeiro set. Zé Roberto festejou a atuação da capitã.

- Tivemos sorte na entrada da Fabi, que jogou muito bem. Abriu a bola por trás, porque elas estavam muito fechadas no bloqueio.

As outras jogadoras ressaltaram a liderança de Fabiana em quadra. Mais nova da equipe, Gabi, que saiu de quadra como um dos destaques da vitória, afirmou que a capitã pediu alegria à seleção durante a partida.

Fabiana seleção vôlei Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB) 
Fabiana, à esquerda, festeja vitória com companheiras (Foto: Divulgação/FIVB)
 
- A Fabi tem um espírito de liderança muito grande, não à toa é capitã da seleção. A partir do momento que ela entrou, nós começamos a falar mais, jogar mais alegres. E essa é a nossa maior virtude, jogar com alegria.

Outra central da seleção, Juciely também elogiou a entrada da capitã. Para a jogadora, Fabiana serve de referência às companheiras quando está em quadra.

- A Fabiana é uma referência para nós, é um espelho. Ela é uma bicampeã olímpica. Além de ser capitã, ajuda muito a gente com a visão de jogo que ela tem. E nós pegamos muita experiência com ela. E ela está de parabéns porque mudou o jogo.

Com oito pontos, o Brasil fechou a classificação em quinto lugar após a primeira etapa do Grand Prix. A seleção embarcou ainda no domingo rumo a Porto Rico, onde vai enfrentar as donas da casa, a Bulgária e a República Dominicana no próximo fim de semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/fabiana-incendeia-jogo-pede-alegria-e-guia-brasil-vitoria-minha-obrigacao.html

Com vista para o mar em Fortaleza, Larissa e Lili se casam de branco

Campeã mundial e parceira de Bárbara Seixas comemoram união em festa com vista para a praia. Despedida de solteiro teve animação de drag queen

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza
 
Larissa e Lili se casaram na noite do último sábado, em Fortaleza. Ambas com vestidos brancos e cada uma com um buquê de flores (vermelha e amarela) nas mãos, as duas comemoraram a união em um festão com vista para a praia do Porto das Dunas, na capital do Ceará. Recém-aposentada, a campeã mundial de vôlei de praia ao lado de Juliana e a atual parceira de Bárbara Seixas, bronze no Mundial da Polônia, estão juntas há cerca de dois anos.

Bastante animada, a despedida de solteiro aconteceu na sexta-feira e teve direito até a um show de humor com a drag queen Scarllet Anima, A Dama do Humor. De vestido longo, salto alto, peruca loira e lentes azuis, Scarllet comandou as brincadeiras com os convidados do casal.

Mosaico Casamento Larissa e Lili (Foto: Editoria de Arte)
Com mensagens de amor nas redes sociais, Larissa e Lili postaram fotos da cerimônia no Facebook: "Te amo!", "Só tenho olhos pra vc!!!". A cerimonialista do casamento, Dani Duarte, divulgou fotos da decoração e do visual que os amigos e familiares das jogadoras desfrutaram em Fortaleza.

- É com muuuita alegria, satisfação e realização profissional que venho comunicar aos meus amigos e parceiros do face, que tive a honra de ser escolhida para ser CERIMONIALISTA DO CASAMENTO DA CAMPEÃ MUNDIAL DE VOLEI LARISSA FRANÇA, que foi realizado ontem em um cenário de cerimônia belíssimo, onde eu e minha equipe desempenhamos um trabalho perfeito e inesquecível também para nós... - escreveu Dani Duarte em sua conta no Facebook.
]
A festa de noivado de Larissa e Lili contou com a animação da drag queen Scarllet Anima, A Dama do Humor. E clima de muita festa, a drag desejou felicidades às amigas, mas não conseguiu comparecer ao casamento.

A irmã de Larissa, Bruna França, aproveitou a data para também oficializar sua união com o marido, João Ricardo Moreira, em uma cerimônia conjunta. Bruna trabalha na empresa de buffet infantil de Larissa e Lili, La Li Boom.

Scarllet Anima festa noivado larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
A drag queen Scarllet Anima na festa de noivado de Larissa e Lili (Foto: Reprodução/Facebook)
 
Scarllet Anima festa noivado larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Scarllet Anima durante a festa de noivado das jogadoras Larissa e Lili (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Felizes, Larissa e Lili exibem os buquês vermelho e amarelo (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Lili posa com o buquê vermelho (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Larissa, à esquerda, e a irmã Bruna beijam a mãe, Fátima (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Cerimônia teve vista para o mar  (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Salão de festa do casamento de Larissa e Lili (Foto: Reprodução/Facebook)
 
casamento larissa e lili volei de praia (Foto: Reprodução/Facebook) 
Bolo de casamento teve quatro andares (Foto: Reprodução/Facebook)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/com-vista-para-o-mar-em-fortaleza-larissa-e-lili-se-casam-de-branco.html