terça-feira, 30 de julho de 2013

Número 15 do mundo, croata Marin Cilic é flagrado no exame antidopin

ATP ainda não confirma, mas imprensa da Croácia afirma que tenista teria se descuidado no uso de glicose. Agente dará explicações nos próximos dias

Por GLOBOESPORTE.COM Zagreb, Croácia

Marin Cilic tênis Munique semi (Foto: AP) 
Marin Cilic durante o torneio em Munique (Foto: AP)
 
Depois do sérvio Viktor Troicki ser suspenso por 18 meses do circuito por se recusar a fornecer uma amostra de sangue durante o Masters de Monte Carlo, o tenista croata Marin Cilic, número 15 do mundo, foi pego no exame antidoping, afirma a imprensa do país. Cilic teria falhado no teste feito durante um torneio em Munique, na Alemanha, duas semanas depois de ser testado e nada ser encontrado no Masters de Monte Carlo. O tenista, de 24 anos, foi informado e promete se explicar na próxima semana.

A Associação de Tenistas Profissionasi (ATP) não divulgou oficialmente a substância encontrada no sangue de Cilic, nem confirma oficialmente o caso, mas especula-se que ele tenha se descuidado no uso de glicose, diz o diário "Slobodna Dalmacija", da Croácia.

- Não há comentários até sermos capazes de comentar o que aconteceu - disse o agente de Cilic Vincent Stavaux.

De acordo com o mesmo jornal, Cilic descobriu que sua amostra testou positivo durante sua participação em Wimbledon, em Londres. E que por isso teria se retirado da partida diante do francês Kenny de Schepper. Na época, foi dito que o jogador teria sentido uma lesão no joelho esquerdo.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/numero-15-do-mundo-croata-marin-cilic-e-flagrado-no-exame-antidoping.html

Pai de Djokovic ataca atitudes de Federer e de Nadal contra o filho

Srdjan alega que suíço quis diminuir sucesso do atual número 1 do mundo e que espanhol acabou com amizade com sérvio após derrotas em 2011

Por GLOBOESPORTE.COM Belgrado e Mallorca, Espanha

Roger Federer e Rafael Nadal foram colocados contra a parede pelo pai de Novak Djokovic, Srdjan Djokovic. Em entrevista ao jornal sérvio "Kurir", ele questionou algumas atitudes dos ex-números 1 do mundo. Segundo ele, o suíço tentou desmerecer o sucesso do filho, e o espanhol deixou de ser amigo do sérvio quando sofreu várias derrotas em 2011.

- O Federer pode ainda ser o melhor jogador de tênis da história, mas como ser humano é exatamente o contrário. Ele atacou o Novak na Copa Davis, em Genebra, em 2006. O Roger percebeu que ele era o seu sucessor e de todas as maneiras tentou desacreditá-lo - disse Srdjan, lembrando o caso em que o suíço criticou o rival por ter pedido atendimento médico - estratégico, de acordo com o atual 5º do ranking - durante um duelo entre Sérvia e Suíça.

MONTAGEM - Tênis Federer Nadal e Djokovic (Foto: agência Reuters) 
Pai de Djokovic atacou comportamento fora de quadra de Federer e Nadal com sérvio (Foto: Agência Reuters)
 
O pai de Djokovic continuou as alfinetadas e garantiu que Nadal deixou de ser amigo do número 1 do mundo a partir de 2011. Naquele ano o Miúra perdeu todas as seis partidas que fez contra o sérvio e o viu assumir a liderança do ranking.

- Nadal era o seu melhor amigo enquanto liderava o ranking mundial e ganhava quase tudo. Depois, quando a situação mudou, a amizade não permaneceu. Para o Novak, o esporte não é assim e é uma pena que os outros jogadores não tenham a mesma atitude.

Ao saber das críticas de Srdjan, Nadal fez questão de rebatê-lo. O espanhol garantiu que não mudou o comportamento com o sérvio.

- O pai de Djokovic deveria conversar mais com o próprio filho. Meu relacionamento com ele sempre foi muito bom e permanece assim. Perdi muitos jogos para ele e vice-versa e nunca tivemos qualquer problema.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/pai-de-djokovic-ataca-atitudes-de-federer-e-de-nadal-contra-o-filho.html


Maria Sharapova fica fora do WTA de Toronto e adia retorno às quadras

Tenista russa afirma que ainda está em recuperação de lesão no quadril e continua sem jogar desde a eliminação em Wimbledon

Por GLOBOESPORTE.COM Toronto, Canadá

tênis maria sharapova Wimbledon (Foto: Agência Getty Images) 
Maria Sharapova não joga desde a eliminação em Wimbledon (Foto: Agência Getty Images)
 
O retorno de Maria Sharapova às quadras vai demorar um pouco mais do que o previsto. Sem jogar desde sua eliminação precoce em Wimbledon, a tenista russa anunciou que não disputará o WTA de Toronto por ainda estar em recuperação de uma lesão no quadril.

- Estou extremamente desapontada por não poder jogar em Toronto na próxima semana, já que é um dos melhores e mais importantes torneios do ano. Eu estava ansiosa por fazer um retorno saudável às quadras na frente dos meus fãs canadenses, mas infelizmente ainda não estou recuperada – afirmou a musa.

Este é o segundo ano consecutivo que Sharapova desiste de disputar o WTA no Canadá. Em 2012, quando o torneio foi em Montreal, a russa teve uma infecção estomacal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/ainda-em-recuperacao-sharapova-fica-fora-do-wta-de-toronto.html

Ex-número 1 do mundo, Hingis voltará a jogar simples, afirma ex-parceira

Aposentada oficialmente desde 2007, suíça anunciou retorno às duplas recentemente, mas estaria apenas retomando a forma para atuar sozinha

Por GLOBOESPORTE.COM Estados Unidos

martina hingis tenis aberto australia (Foto: Getty Images) 
Martina Hingis vai retomar carreira? (Foto: Getty Images)
 
Aposentada oficialmente desde 2007, a ex-número 1 do mundo, Martina Hingis, está prestes a voltar às disputas de simples aos 32 anos. Pelo menos é o que afirma sua ex-parceira de duplas, atualmente comentarista do "Tennis Channel", Lindsay Davenport, que venceu o torneio de Wimbledon feminino para convidados ao lado da suíça neste mês.

Davenport contou que a decisão de Hingis de atuar em pelo menos cinco torneios de duplas em 2013 - dois com Daniela Hantuchova, incluindo o US Open - é "apenas uma maneira de entrar em forma" antes de retornar às simples. A suíça está disputando o WTA de Carlsbad, nesta semana.
Ao todo, a suíça conquistou 43 títulos de simples e 37 de duplas na carreira. Ela venceu 15 Grand Slams. Foram cinco nos simples (Wimbledon e US Open, em 1997; e Aberto da Austrália, em 1997, 1998 e 1999), nove nas duplas e um de duplas mistas.

Em 1997, Hingis foi a tenista número um do mundo com 16 anos. Ela é a mais nova da história a  ter alcançado o topo do ranking da WTA. Além disso, foi a mais jovem vencedora de um Grand Slam ao ganhar nas duplas de Wimbledon, em Londres, em 1996, com 15 anos e nove meses. A suíça abandonou o tênis em 2007, após um exame dar positivo para cocaína, fato negado por ela.

No último fim de semana, Martina entrou oficialmente para o Hall da Fama do tênis, ao lado do sul-africano Cliff Drysdale, do porto-riquenho Charlie Pasarell e do romeno Ion Tiriac.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/ex-numero-1-do-mundo-hingis-voltara-jogar-simples-afirma-ex-parceira.html

Teliana entra no top 100, realiza sonho antigo e quebra jejum de 23 anos

Tenista de 25 anos é a 100ª do novo ranking divulgado pela WTA e acaba com hiato que vigorava desde 1990, quando Andrea Vieira foi a 95ª do mundo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Teliana Pereira tênis Bogotá semi (Foto: Reuters) 
Teliana Pereira é a primeira brasileira no top 100 após jejum de 23 anos (Foto: Reuters)
 
Teliana Pereira tinha apenas dois anos de idade quando Andrea Vieira figurava pela última vez no top 100 da WTA. Em 16 de abril de 1990, a então número 1 do Brasil ocupou a 95ª colocação do ranking mundial, caindo para a 102ª posição na semana seguinte. Desde então, nenhuma tenista brasileira havia conseguido repetir o feito de Dadá. Mas Teliana acaba de realizar o antigo sonho de estar entre as 100 melhores do mundo e, de quebra, colocar fim a um jejum de 23 anos. Com 660 pontos, a pernambucana de 25 anos subiu do 104º para o 100º lugar na tabela divulgada nesta segunda-feira pela WTA.

- Estou muito feliz, contente por estar atingindo minhas metas. Comemoro cada conquista, independente do tamanho. Não diria que senti uma pressão por conta desse jejum, e sim uma motivação a mais para atingir tal feito - disse Teliana.]

A confirmação da vaga entre as 100 melhores veio no domingo, com a derrota da israelense Shahar Peer para a ucraniana Elina Svitolina, de apenas 18 anos, na final do WTA de Baku. Peer ainda poderia ultrapassar a brasileira no ranking mundial, caso faturasse o título na capital do Azerbaijão.

A expectativa por um lugar no top 100 já tomava conta de Teliana nas últimas semanas. No início de julho, a brasileira venceu o Challenger de Denain, na França, e ganhou 13 colocações no ranking, passando a ser a 111ª do mundo. Ao longo do mês, a pernambucana conquistou vitórias importantes em torneios como o WTA de Bastad, quando somou 30 pontos por ter avançado até as oitavas de final e descartou 12 da campanha do ano anterior.

Radicada em Curitiba, Teliana inicia esta semana o treinamento em piso rápido, já de olho no calendário de competições do segundo semestre. Em agosto, a tenista disputa os qualifyings de Cincinnati e New Haven, antes de buscar uma vaga para o US Open, último Grand Slam do ano, em Nova York. Se jogar a chave principal do torneio, a pernambucana poderá acabar com outro jejum, ao se tornar a primeira brasileira em 20 anos a estar na elite de um Grand Slam. A última também foi Dadá Vieira, em 1993, justamente no US Open.

Entre as dez melhores do ranking, não houve mudanças. Serena Williams continua liderando a lista, com 11.705 pontos. Na sequência aparecem Maria Sharapova (9.010) e Victoria Azarenka (8.825).

Bellucci cai mais ainda

Eliminado logo na estreia no ATP 250 de Gstaad, na Suíça, Thomaz Bellucci amargou mais perda de posições no ranking da entidade. Depois de sair do Top 100 na semana passada, ele caiu mais duas colocações e agora é apenas o número 115 do mundo, com 495 pontos.

O Top 10 não teve mudanças. Novak Djokovic é o primeiro da lista, com 12.310 pontos. Andy Murray segue na vice-liderança, com 9.360, seguido por David Ferrer (7.120) e Rafael Nadal (6.860). Roger Federer, mesmo tendo perdido na estreia em Gstaad, permanece em 5º lugar, com 5.875 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/teliana-entra-no-top-100-realiza-sonho-antigo-e-quebra-jejum-de-23-anos.html

Ex-nº1 da ATP, Guga é homenageado: 'Sou peixe fora d'água nessa turma'

Entidade presta reverência a tenistas que terminaram temporada como líderes do ranking mundial, entre eles o tricampeão de Roland Garros

Por Thiago Lavinas São Paulo

Com o tradicional sorriso fácil no rosto e fininho como nos tempos de atleta, Gustavo Kuerten foi a estrela de um evento organizado pela ATP (Associação de Tenistas Profissionais), nesta terça-feira, em São Paulo, para homenagear os 16 tenistas que terminaram uma temporada como número 1 do mundo desde a criação do ranking profissional da entidade. Aos 36 anos, o maior tenista brasileiro de todos os tempos recebeu de presente um quadro e também teve a surpresa de ter um selo lançado pelos Correios. Em setembro, Guga é um dos convidados de uma festa de gala organizada pela ATP na comemoração dos 40 anos do ranking mundial, que vai reunir todas as estrelas da história do tênis internacional.

- É uma honra muito grande fazer parte desta turma seleta. Sou um peixe fora d'água nessa turma aí. Mas como gosto de praia, tudo bem (risos). Sou fã de muitos desses caras que estão aí. Estou ansioso para tirar a foto do lado de todos esses caras em Nova York. Não posso esquecer a minha câmera - disse.


tênis guga gustavo kuerten evento (Foto: Thiago Lavinas) 
Guga recebe quadro em homenagem aos tenistas que terminaram ano como nº 1 (Foto: Thiago Lavinas)
 
Guga mostrou-se emocionado com a homenagem. Lembrou de momentos marcantes da época de jogador. E afirmou que considera que o sérvio Novak Djokovic tem tudo para ser um dos maiores tenistas da história.

- Djokovic pode quebrar vários recordes do tênis. Ele tem tudo para isso nos próximos anos. Ele já tem seis títulos de Grand Slam, vai ganhar mais aí nos próximos anos. É o cara do momento.
Curiosamente, Djokovic sempre foi fã do brasileiro e revelou, em sua biografia, que se espelhava em Guga quando era criança. Inclusive, escolhia o tricampeão de Roland Garros para jogar videogame.

tênis guga gustavo kuerten evento (Foto: Thiago Lavinas) 
Guga vira selo comemorativo (Foto: Thiago Lavinas)
 
- Eu ainda não consigo entender isso tão claro. Na minha infância era igual. Jogava ping pong já que não tinha videogame e também escolhia o (John) McEnroe, o Boris Becker. É o lado imaginário que é fundamental para uma criança. É lindo isso. De um super-atleta do tênis me ter como referência. Ainda vai demorar alguns anos para entender tudo isso. 

Gustavo Kuerten terminou o ano de 2000 na liderança do ranking mundial. Além do brasileiro, a ATP está homenageando outros 15 tenistas: John McEnroe (1981, 82, 83, 84), Bjorn Borg (1979, 80), Jimmy Connors (1974, 75, 76, 77, 78), Ilie Nastase (1973), Novak Djokovic (2011, 12), Rafael Nadal (2008, 10), Roger Federer (2004, 05, 06, 07, 09), Pete Sampras (1993, 94, 95, 96, 97, 98), Andy Roddick (2003), Lleyton Hewitt (2001, 02), André Agassi (1999), Jim Courier (1992), Stefan Edberg (1990, 91), Mats Wilander (1988) e Ivan Lendl (1985, 86, 87, 89).

- Enfrentei o (Pete) Sampras, (Roger) Federer, (Lleyton) Hewitt, Andy Roddick, (Jim) Courier e o (André) Agassi. Acho que deles eu gostaria de ter enfrentado também o Nadal. Ele me faria sentir um pouco mais em casa por ser um duelo no saibro. Mas vamos deixá-lo ficar mais velhinho (risos) - disse Guga, que lembrou do duelo que fez e venceu contra o sérvio Novak Djokovic no ano passado no Rio de Janeiro.

Único tenista sul-americano na lista e dono de 20 títulos de simples no circuito mundial, Guga apostou que Andy Murray é, atualmente, o tenista com mais chances de entrar nesta seleta lista da ATP.

- Andy Murray seria o próximo atualmente, mas é difícil. O Murray já passou pelo maior desafio dele que era ganhar um Grand Slam em casa. A partir daí, num descuido do Djokovic, a tendência seria ele assumir o posto. Acho difícil ser o Ferrer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/guga-e-homenageado-pela-atp-sou-peixe-fora-dagua-nessa-turma.html

Filha de ex-boia-fria, Teliana deixa o Sertão para fazer história no tênis

Consagração de tenista pernambucana no Top 100 da WTA é fruto de história de superação familiar e dedicação total ao esporte: 'É preciso lutar sempre'

Por Matheus Tibúrcio e Túlio Moreira Rio de Janeiro

Parece até história de livro. A pessoa sai do semi-árido Sertão nordestino e faz o êxodo rumo ao sul do país, na esperança de obter uma vida melhor para ela e para a família. Vários brasileiros já tentaram a aventura, mas muitos viram os esforços serem em vão. Não o pai de uma jovem tenista brasileira que agora deve estar cheio de orgulho da filha. Aos sete anos de idade, Teliana Pereira deixou a terra seca de Barra de Tapera (PE) para se reencontrar com José Pereira da Silva, que havia achado em Curitiba.

Quase duas décadas depois, a atleta de 25 anos entrou pela primeira vez no Top 100 da WTA e atualmente é a 100ª melhor tenista do mundo. O percurso teve altos e baixos e envolveu muita superação, sobretudo fora das quadras, para que a brasileira quebrasse longos jejuns para o tênis feminino do país em torneios da WTA e no ranking mundial.

- Tenho esse sonho desde que me tornei profissional, em 2006. Infelizmente, em 2008 algumas lesões apareceram, tive que ficar fora das competições por dois anos, e essa foi minha maior dificuldade. Hoje em dia, já faço um trabalho físico muito bom, para evitar lesões, e isso está fazendo a diferença. Sempre procurei fazer o meu melhor e não pensar em mais nada. A cada treino procuro dar o máximo de mim, para chegar o mais longe possível - define a atleta.

Teliana Pereira comemoração Top 100 WTA (Foto: Reprodução / Facebook) 
Teliana Pereira comemoração Top 100 WTA (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Teliana passou os primeiros anos de vida em um lugar humilde. Ela nasceu em Santana do Ipanema (AL) porque em Barra de Tapera não havia maternidade. Um da família de seis irmãos naquela época chegou a morrer de desitração. Porém, quis o destino que o mundo do tênis a cercasse desde cedo. Quando o pai deixou o Nordeste em busca de melhores oportunidades, ele passou por Mato Grosso e São Paulo até que se fixou em Curitiba. E ali era dado o primeiro passo para a pernambucana se aventurar no esporte.

Seu José arranjou emprego na construção da academia de tênis de Didier Rayon e em seguida passou a cuidar da manutenção do local. Os filhos fizeram bico de boleiros dos alunos, mas Rayon viu talento nos jovens. Com raquetes emprestadas, primeiro foi Renato, irmão e atual treinador dela, que começou a treinar. Depois foi a vez da hoje 100ª do ranking dar seus primeiros passos.
A entrada de Teliana no tênis começou a lhe render frutos. Com 10 anos de idade, ganhou o primeiro torneio. Em 2005, virou profissional. Em 2007, com apenas 19 anos, se tornou a tenista número 1 do Brasil. Naquele ano foi medalhista de bronze nas duplas dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e chegou a assumir a 196ª posição do ranking mundial, melhor colocação até um episódio quase fatal.

Teliana Pereira quebrou jejum de 23 anos sem brasileiras no Top 100 (Foto: Divulgação) 
Teliana Pereira quebrou jejum de 23 anos sem brasileiras no Top 100 (Foto: Divulgação)
 
A carreira da pernambucana parecia que ia decolar, mas sofreu um grande baque em 2008. Com um grave problema no joelho, ela passou por duas cirurgias e ficou mais de um ano sem competir. Quando voltou, em julho de 2010, teve que disputar vários Challengers (torneios menores da WTA) para somar pontos e obter ranking novamente. E tudo isso com a ajuda de amigos, que lhe emprestavam dinheiro para custear as passagens e as inscrições nos campeonatos.

- Os desafios são os mesmos de qualquer profissão. Para ser o melhor, é preciso abdicar de muitas coisas, ter foco, e lutar sempre, além de ter uma grande equipe por trás - avalia Teliana.

A caminhada de volta ao topo foi dura, mas 2013 tem se mostrado um ano maravilhoso para a tenista. Teliana já pôs fim a dois jejuns neste ano. Em fevereiro, a pernambucana alcançou as semifinais do WTA de Bogotá. Há 24 anos nenhuma brasileira chegava tão longe em um torneio WTA - Niege Dias foi às semis do WTA de Niagara Falls, nos Estados Unidos, em 1989. Com a ajuda dos títulos dos Challengers de Perigueux e Denain, na França, em junho e julho, Teliana entrou no Top 100 pela primeira vez. De quebra, ela encerrou um período de 23 anos sem representantes do Brasil entre as 100 melhores do mundo - Andrea Vieira estava pela última vez no grupo em 1990, quando foi 95ª em abril.

A tenista Teliana Pereira espera que sua conquista possa incentivar o tênis feminino no Brasil (Foto: Divulgação) 
A tenista espera que sua conquista possa incentivar outras brasileiras (Foto: Marcelo Ruschel/POA Press)
 
Agora Teliana sonha em fazer ainda mais história. Em agosto, ela vai disputar os qualifyings dos WTAs de Cincinnati e New Haven e em seguida vem o classificatório do US Open, último Grand Slam da temporada. Se passar pelo quali do torneio em Nova York, ela será a primeira brasileira a estar na chave principal de um Grand Slam após 20 anos. Andrea Vieira foi a última, justamente no US Open de 1993. Ela chegou perto de obter vaga direta na elite do torneio, mas a 105ª colocação do ranking há duas semanas, quando foi divulgado a listagem de atletas para competição, não foi suficiente.

- Espero que a minha conquista possa motivar ainda mais outras tenistas brasileiras a buscarem um espaço maior no cenário internacional. O Brasil tem ótimas tenistas, todas estão crescendo, e acredito que daqui alguns anos terão outras no Top 100 - comemora a pernambucana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/filha-de-ex-boia-fria-teliana-deixa-o-sertao-para-fazer-historia-no-tenis.html
 

Renatinha treina a cabeça para se adaptar a set mais curto na Superliga

Mudança ainda não confirmada pela CBV já é assunto entre as atletas; oposto do Jacareí considera ponto mais valorizado

Por Arthur Costa Jacareí, SP

Oposta Renatinha Colombo do Jacareí Vôlei (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) Renatinha Colombo em treino do Jacareí
(Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
Ainda não confirmada, a mudança na duração dos sets da Superliga, que passariam de 25 para 21 pontos, é debatida por aqueles que mais seriam afetados pela alteração: os jogadores. Para se prevenir de um possível impacto quando a medida por oficializada, a oposto Renatinha Colombo, do caçula da temporada do vôlei feminino Jacareí, treina a ''cabeça'' para se adaptar à regra. Se antes, mesmo que inconscientemente, o foco aumentava quando uma das equipes chegava ao 20º ponto, a meta é chegar à segunda parada técnica, dos 16 pontos, com o nível máximo de concentração.

- Vai ser muito mais rápido. Teremos que prestar muita atenção. Um ponto será muito importante. Agora que reduziu, já não dá mais para buscar uma desvantagem grande. É trabalhar a cabeça porque realmente não dá mais para esperar chegar no 20. No 15, já temos que pensar em fechar o set - disse a atleta, que se mostrou favorável à medida caso ela sirva para aumentar a exposição do esporte.

- O que a gente pensa é: 'para quê (mudar)?' Se a TV aberta for passar, é ótimo. Como a gente vê futebol, as pessoas também querem ver o vôlei, um esporte que está em alta - completou.

Animada com o novo projeto na carreira, Renatinha está ansiosa para atuar ao lado da amiga Fernandinha, levantadora da equipe. Depois de atuarem juntas na seleção paulista, ainda como juvenis, elas reeditam a parceria na equipe do Vale do Paraíba. A oposto evita traçar uma meta para o primeiro ano de time. A intenção, segundo ela, é fazer uma boa temporada para que o projeto tenha continuidade.

- Acho que não tem essa de até onde podemos chegar. Nosso objetivo é fazer grandes jogos e incomodar o pessoal lá de cima. É difícil falar em posição. Temos que fazer um bom campeonato para que o projeto siga por vários anos - destacou.

Vôlei Feminino de Jacareí (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) 
Jacareí e São José voltam a se enfrentar em jogo-treino na terça-feira (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
Com um time formado por atletas que vieram de várias equipes que disputaram a Superliga na temporada passada, Renatinha acredita que a pré-temporada tenha papel importante no entrosamento do grupo, que estreia em uma competição oficial em 9 de agosto, pela Copa São Paulo, diante do Sesi, na Vila Leopoldina. Depois de um jogo-treino contra São José dos Campos na última quinta-feira, 25, as equipes voltam a se enfrentar nesta terça-feira, 30.

- Veio uma de cada tima, mais ou menos. Esses amistosos são muito importantes, é uma parte importante da preparação - completou.

Ao lado de namorado na praia, Mari Paraíba dá recado ao Papa Francisco

Atualmente no vôlei de praia, ponteira aparece com Riad vestindo camisa da Jornada Mundial: 'Essa é a juventude, Papa', afirma a loira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A ponteira Mari Paraíba, atualmente no vôlei de praia, mostrou mesmo que é devota do Papa Francisco. Neste domingo, a musa tirou fotos com o namorado, o jogador Riad, na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, onde, às 10h (de Brasília), acontece a Missa de Envio, com público aguardado de três milhões de pessoas.

- Essa é a juventude, Papa - afirmou a loira que, assim como o namorado, usa uma camisa com o logotipo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a expressão "Eu fui".


Mari Paraíba aparece com camisa da JMJ em Copacabana com Riad (Foto: Reprodução) 
Mari Paraíba aparece com camisa da JMJ em Copacabana com Riad (Foto: Reprodução)
 
Na segunda-feira, a atleta já havia mostrado um pouco de sua fé, sempre ao lado de Riad. Na ocasião, ela posou para um foto esperando o Papa Francisco no Centro do Rio de Janeiro. Ela vestia a camisa oficial da JMJ.

mari paraiba riad jornada mundial da juventude volei copacabana (Foto: Reprodução/Instagram) 
Mari Paraíba e Riad aparecem nas areias de Copacabana para ver o Papa (Foto: Reprodução/Instagram)
 
FONTE:

Amigos fora das quadras, paraibano e brasiliense formam time para 'dar trabalho'. Primeiro teste da dupla vai ser no Circuito Challenger, em Aracaju

Por Lucas Barros João Pessoa

renatão harley vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Amigos fora das quadras, Renatão e Harley agora serão parceiros também nas areias (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
A amizade do lado de fora das quadras influenciou bastante na formação de uma nova dupla do vôlei de praia: Renatão e Harley. Amigos de longa data, eles decidiram se unir e formar um time forte na luta por títulos, e quem sabe até "arrancar uma vaguinha" na seleção brasileira. O primeiro teste dos novos parceiros será no Circuito Challenger de Aracaju, daqui a duas semanas.
Harley era parceiro do sul-matogrossense Benjamin, de 40 anos. Mas para o brasiliense, o desempenho da dupla dentro de quadra não estava sendo satisfatório. Já o paraibano Renatão ficou sem um parceiro fixo desde o fim do Circuito Brasileiro da temporada 2012/2013, quando jogou ao lado do conterrâneo Gilmário.

- A nossa amizade influenciou muito. Graças a Deus as coisas aconteceram e contribuiram muito para isso. Ele veio morar aqui sem pretensão nenhuma. Mas as coisas foram acontecendo. Agora é aproveitar essa fase e o nosso time da melhor forma possível. Acredito que fechamos uma parceria vencedora. Vamos trabalhar para que os resultados aconteçam - comentou Renatão.
Há cerca de um mês Harley decidiu trocar o Rio de Janeiro por João Pessoa. E como o brasiliense se orgulha em dizer, a amizade entre eles ajudou para que ambos virassem parceiros nas areias.

- Sou amigo de Benjamin, mas acho que dentro de quadra as coisas já não estavam rendendo como a gente queria. Tanto eu quanto ele pensamos bastante nessa decisão. Tivemos uma conversa até para não influenciar na nossa amizade. Por isso, resolvemos nos separar. Estou feliz com o que está acontecendo. Com minha escolha de ter vindo para João Pessoa e minha parceria com Renatão. Ele está num grande crescimento e a nossa dupla está aí para dar trabalho - avaliou Harley.

harley vôlei de praia renatão (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
Harley e Renatão querem voltar a dar trabalho no Circuito de Vôlei de Praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
A estreia da nova dupla será no Circuito Challenger, entre os dias 8 e 11 de agosto, em Aracaju. A quarta etapa da competição vai servir como um teste de luxo, e a oportunidade deles acompanharem o desempenho na arena. O objetivo é deixar o time forte para as disputas do Circuito Brasileiro no final de agosto.

Eu e Renatão temos algo bom que é o lance de escutar e respeitar um ao outro"
Harley
 
- Vamos ver o que será preciso melhorar. Claro que no treino a gente vai tentando, mas o que vale mesmo é no jogo. Então vamos aproveitar o Challenger para nos arrumar e assim chegar no Circuito Brasileiro com uma parceria mais organizada - comentou o brasiliense.

Experiência
Aos 32 anos, Renatão vai formar uma dupla experiente com Harley, de 39. E entre os parceiros existe um diferencial, já que segundo eles mesmo ambos se escutam e se respeitam.

- As vezes você pode ver dois jogadores experientes e um quer falar mais do que o outro, comandar mais. Acho que é um pouco disso que estava acontecendo comigo e Benjamin. Mas eu e Renatão temos algo bom que é o lance de escutar e respeitar um ao outro. Se a gente transferir tudo para dentro de quadra vai ajudar bastante - afirmou Harley.


renatão harley vôlei de praia (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb) 
O primeiro treino da dupla foi nesta segunda-feira (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)
 
Seleção brasileira
Com a nova parceira, a dupla espera 'arrancar uma vaguinha' na seleção brasileira de vôlei de praia. Para conseguir, eles almejam estar entre os primeiros colocados no ranking brasileiro.
- Eu trabalho para fazer o meu melhor. Acredito que se eu voltar a ser número 1 ou número 2 do ranking brasileiro, podemos finalmente entrar na seleção brasileira  - pontuou Harley.

As principais conquistas de Harley nas areias foram o título do Circuito Mundial em 2008, Rei da Praia em 2010 e prata no Campeonato Mundial de 2009. Ele ainda foi eleito o melhor jogador do mundo em 2008 e 2009. Já Renatão ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Pequim representando a Geórgia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/07/renatao-e-o-novo-parceiro-de-harley-nossa-amizade-influenciou-muito.html

Campeã olímpica, Walewska retira tumor maligno e se recupera em casa

Atleta do Campinas foi diagnosticada com câncer na fase inicial, após exames de rotina. Em nota, clube diz que a ela não passará por quimioterapia

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Walewska, meio-de-rede do time feminino de vôlei do Campinas (Foto: Felipe Christ / Amil) 
Walewska, do Campinas, se recupera após retirada de tumor (Foto: Felipe Christ / Amil)
 
Diagnosticada com um tumor maligno na região do pescoço, a campeã olímpica Walewska, de 33 anos, passou por uma cirurgia na última quarta-feira para retirada do câncer. A atleta, que fez parte da campanha da seleção brasileira de vôlei em Pequim 2008, deixou o hospital dois dias depois do procedimento e já se recupera em casa, na companhia de seus familiares.
Walewska defende a equipe do Campinas, sob o comando do treinador Zé Roberto Guimarães, desde o ano passado. Segundo um comunicado oficial da equipe enviado ao GLOBOESPORTE.COM, a atleta descobriu o problema de saúde durante exames de rotina do clube, no fim do mês passado. A nota de esclarecimento também afirma que a cirurgia da meio de rede foi um sucesso e, de acordo com um diagnóstico inicial, ela não precisará passar por sessões de quimioterapia após cirurgia.

A atleta atuou durante 10 anos pela seleção brasileira. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim, ela participou da campanha da medalha de bronze em Atenas 2000. A sua atual equipe reiterou que espera a pronta recuperação e o retorno de Walewska às quadras para o Campeonato Paulista e a Superliga 2013/14.

Veja a nota completa enviada pela equipe do Campinas: 

"A direção do Vôlei Amil (Campinas) informa que a jogadora Walewska foi submetida, com sucesso, a uma cirurgia para retirada de um tumor na região do pescoço. A atleta recupera-se bem e, como o diagnóstico foi feito em fase inicial, a meio de rede não precisará ser submetida à quimioterapia. O Vôlei Amil reitera a confiança de que sua capitã estará, em breve, 100% recuperada para comandar a equipe em quadra na luta pelos títulos do Campeonato Paulista e da Superliga na temporada 2013/14."
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/campea-olimpica-walewska-retira-tumor-maligno-e-se-recupera-em-casa.html

Sem abrir mão de ser flamenguista, Luxa garante: 'Hoje quero bater neles'

Técnico, que divide opiniões no clube, não foge das perguntas sobre seu culbe do coração na primeira entrevista e elogia Abel: 'É um vencedor'

Por Edgard Maciel de Sá e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo não perdeu tempo. Quase 24 horas depois de Abel Braga deixar o comando técnico do Fluminense, o novo treinador assumiu o clube, arregaçou as mangas e foi para o campo. O primeiro treino teve orientação ao capitão Fred, ensaio de saída de bola, aprimoramento de cobranças de falta, pênaltis e algumas jogadas ensaiadas. Depois de colocar a mão na massa, o técnico concedeu entrevista coletiva para ser apresentado nas Laranjeiras e não fugiu das perguntas nem mesmo sobre sua identificação com o rival Flamengo. Torcedor assumido e com três passagens pela Gávea no currículo, Luxa garantiu que não vai deixar de ser flamenguista. Mas avisou: agora quer bater no rival.

- Todos nós temos um time. Cansei de ir ao estádio torcer pelo Flamengo na minha infância. Mas hoje sou profissional. O Fla é meu adversário, não meu inimigo. Em 1986 eu vivi uma situação engraçada quando trabalhei nas Laranjeiras. O presidente do Fluminense disse que no clube não entrava rubro-negro. Eu perguntei: 'Por onde saio (risos)'?. Eu não vou abrir mão de ser flamenguista. Mas hoje eu quero bater no Flamengo toda vez que enfrentá-lo no comando do Fluminense - avisou o treinador.

Com passagem pelo profissionais do Fluminense, Luxa teve a experiência, embora curta, de dirigir o time principal tricolor em sua carreira. Na década de 1980, o treinador, então comandante dos juniores do Flu, viajou com a equipe pó-de-arroz para excursão pela Europa e comandou o time contra o Manchester United, da Inglaterra, e o Bayern de Munique, da Alemanha, entre outros jogos. Agora ele espera reescrever a história e diminuir a rejeição por parte dos tricolores.

- A rotina de treinador é essa mesmo. A rejeição ontem era uma, hoje já diminuiu e amanhã, se vencermos, tudo melhora ainda mais. Não podemos esquecer que o Abel, mesmo com toda sua identificação com o Fluminense, foi questionado após algumas derrotas.

O novo técnico dividiu opiniões no clube também. Desejado pelo presidente da patrocinadora, Celso Barros, não ganhou a simpatia de algumas pessoas. O próprio presidente tricolor, Peter Siemsen, tinha suas restrições. O contrato vai até o fim do ano, data em que o mandato de Siemsen será encerrado.


- A opção do contrato foi porque o mandato da diretoria termina no fim do ano. Foi por isso.


 Queremos chegar à Libertadores e se posível conquistar algum título em 2013. Depois vamos conversar. No Grêmio tive esse problema. Fui contratado por um presidente e meses depois entrou uma nova diretoria - explicou.

Luxemburgo treino fluminense (Foto: Roberto Filho) 
Luxemburgo já comandou o treino do Fluminense  (Foto: Roberto Filho)
 
O desafio é grande. O treinador pega o time na zona de rebaixamento, com cinco derrotas seguidas. Para afastar a crise, Luxa espera repetir o sucesso do elenco campeão brasileiro no ano passado.

- Estou chegando para substituí-lo (Abel Braga) e dar continuidade a um trabalho vencedor. Um grupo de muita qualidade que está vivendo um momento ruim. Mas é um time que perdeu apenas três jogos até ser campeão brasileiro em 2012. Vamos tentar reviver isso e trazer o Fluminense de volta ao espaço que ele deve estar, no topo da tabela.

Um dos problemas apontas pelo treinador é o fato de a torcida ter se acostumado com títulos recentes. Em 2010 e 2012, vieram o Brasileiro. Também no ano passado, o Carioca.

- Um time que está acostumado a ganhar fica indignado com a derrota. Quem ganha muito relaxa inconscientemente. Tudo vai acontecer de forma natural. Ele vai ter que praticar ganhar. Você não ganha porque foi campeão no ano passado. Só vai ganhar se quiser ganhar. Esse é o ponto importante.


Luxemburgo chegou acompanhado do auxiliar técnico Junior Lopes e do preparador físico Antônio Mello. A nova comissão representará ainda um alívio para os cofres tricolores. O valor na folha de pagamento que será de responsabilidade do clube vai cair em cerca de R$ 120 mil em relação ao que era pago para a comissão técnica de Abel Braga. Aos funcionários demitidos na última segunda, o Tricolor deve mais de R$ 2 milhões em salários e premiações atrasadas.

Luxemburgo, fred e deco treino fluminense (Foto: Roberto Filho) 
Vanderlei Luxemburgo comandou o treino desta terça-feira no Fluminense (Foto: Roberto Filho)

Técnico busca volta por cima

Treinador que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro (venceu cinco no total: 1993/1994, com o Palmeiras; 1998, com o Corinthians; 2003, com o Cruzeiro e 2004, com o Santos), Vanderlei Luxemburgo vive um momento de baixa e busca a volta por cima na carreira. Desde 2006, só levantou taças estaduais. Foi campeão paulista três vezes, duas com o Santos e uma com o Palmeiras, campeão mineiro com o Atlético-MG e campeão carioca com o Flamengo.
Em seu último trabalho no Grêmio, os números até foram positivos. Luxa foi demitido há exatamente um mês, no dia 30 de junho, com 64,8% de aproveitamento: 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos. Mas foram as derrotas em momentos importantes que minaram o trabalho do treinador. Em um ano e meio, o clube foi eliminado antes da final de dois Campeonatos Gaúchos, caiu na semifinal da Copa do Brasil, nas quartas de final da sul-americana e nas oitavas da Libertadores. A única "conquista" foi o terceiro lugar no último Campeonato Brasileiro e a consequente vaga na competição sul-americana.

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/07/luxemburgo-chega-ao-fluminense-e-tenta-reviver-desempenho-de-2012.html

Tetra no Grand Prix, Sheilla elege melhor e pior momento do torneio

Às vésperas da edição 2013, oposto da seleção lembra com carinho do primeiro título, em 2005, e tenta esquecer trauma vivido pela equipe em 2007

Por Amanda Kestelman e Túlio Moreira Saquarema, RJ

Aos 30 anos, Sheilla se prepara para sua 11ª participação no Grand Prix (Foto: Divulgação/CBV) 
Aos 30 anos, Sheilla se prepara para sua 11ª participação no Grand Prix (Foto: Divulgação/CBV)
 
Em 2002, Sheilla ainda era uma promessa do vôlei brasileiro quando teve a oportunidade de vestir a camisa da seleção pela primeira vez. Em um curto espaço de tempo, a mineira, então com 19 anos, disputou o Grand Prix e o Mundial de Berlim, na Alemanha. O Brasil, liderado pelo técnico Marco Aurélio Motta, passava por uma fase conturbada e Sheilla abraçou a oportunidade de conquistar seu espaço na equipe, depois sob o comando de Zé Roberto Guimarães. Às vésperas do início do 11º Grand Prix de sua carreira, a oposto não titubeia na hora de escolher o melhor momento de sua trajetória no torneio:

- O melhor foi 2005, quando conquistei meu primeiro título. Não vou esquecer nunca. Era uma seleção pós-Olimpíadas, formada praticamente por jogadoras desconhecidas, e foi um ano perfeito para nosso grupo. Era sistema de pontos corridos e o último jogo foi contra a Itália. A gente venceu por 3 a 2. Se a gente vencesse a partida, ficaríamos com o título. Se perdêssemos, íamos ficar em terceiro ou quarto. Então foi mesmo muito emocionante, me marcou demais - relembra a jogadora.

Sheilla também é rápida para apontar o pior momento de sua passagem pela competição:

- O pior, sem dúvida, foi em 2007, quando terminamos em quinto. Esse é um recorde negativo nosso, que todo mundo quer apagar - brinca.

Tetracampeã do Grand Prix, nas edições de 2005, 2006, 2008 e 2009, Sheilla não se preocupa com o jejum de títulos da seleção brasileira, que vem sendo superada pelas americanas na final desde 2010. Para a jogadora, o vice-campeonato dos últimos três anos demonstra que o país conseguiu se manter em destaque na elite do voleibol mundial.

- Esse ano é de renovação para todas as seleções, então não posso falar como estarão os times de Rússia, Estados Unidos e Polônia, que são nossos adversários na primeira fase. Pela minha experiência no Grand Prix, acho que ficaram faltando apenas pequenos detalhes para a gente ganhar as últimas edições. Não vencemos, mas ficamos com o segundo lugar. Ou seja, isso mostra que temos um grupo forte, precisamos apenas de alguns ajustes para conseguir um novo título - avalia Sheilla.

A jogadora Sheilla se preparou para o Grand Prix em Saquarema, no estado do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/CBV) 
Além do bi olímpico, Sheilla tem quatro títulos do Grand Prix no currículo (Foto: Divulgação/CBV)
 
Após 10 participações na competição, a oposto exerce o papel de veterana, em um grupo que passa por renovação e já foca no tricampeonato olímpico, desta vez em casa, nos Jogos do Rio 2016.

- Eu vou para o meu 11º, mas tem jogadoras que estão indo para o primeiro. Eu acho que é legal misturar quem já é experiente com quem ainda está bem no início da carreira. Os olhinhos das novatas brilham diante de tantas novidades, é muito legal. O Grand Prix é uma competição que exige muito das jogadoras. A comida é diferente, há vários fusos, é um torneio muito longo. Então, é um momento em que as jogadoras que já foram várias vezes aproveitam para compartilhar suas experiências com as meninas mais novas - explica a jogadora.

Zé Roberto Sheilla vôlei (Foto: Divulgação / CBV) 
O treinador Zé Roberto e Sheilla durante partida da seleção brasileira (Foto: Divulgação / CBV)
 
Sheilla e as outras meninas da seleção de Zé Roberto já estão em Campinas (SP) para as partidas da primeira fase do Grand Prix. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real os jogos do Brasil no primeiro final de semana. Confira a seguir os horários das partidas do Grupo A:

02/08 - Rússia x Estados Unidos - 16h30m
02/08 - Brasil x Polônia - 19h (ao vivo pelo SporTV)
03/08 - Brasil x Rússia - 10h (ao vivo pela Rede Globo)
03/08 - Estados Unidos x Polônia - 12h30m
04/08 - Brasil x Estados Unidos - 10h (ao vivo pela Rede Globo)
04/08 - Rússia x Polônia - 12h30


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/tetra-no-grand-prix-sheilla-elege-melhor-e-pior-momento-do-torneio.html

Grávida, Jaqueline sonha com volta às quadras na fase final da Superliga

Osasco espera condições da ponteira, que terá primeiro filho em dezembro

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Jaqueline Murilo gravidez vôlei (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Jaqueline e Murilo aguardam definições sobre futuro na quadra (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
Durante todo o período de incerteza, Jaqueline ouviu os pedidos. Após a campanha que resultou no vice-campeonato nacional, a ponteira era vista como peça fundamental para o Osasco. Ela, no entanto, tinha outros planos, que acabaram se concretizando. Grávida, a jogadora vai se afastar das quadras até o fim do ano. Há, no entanto, a chance de jogar as finais da próxima Superliga, caso o clube paulista avance na competição. Tudo depende das condições que terá após ter seu primeiro filho, em dezembro.

- Quando eu falei pro pessoal do Osasco, ficaram muito felizes porque não prejudiquei a equipe em nenhum momento, não engravidei na metade do campeonato. Eu fiz tudo certinho. Quando a gente saiu de lá, o Luizomar falava tanto que me queria. E tem aquele certo interesse. Mas eu não sei como eu vou voltar. É meu primeiro bebê, estou me preparando para isso. Eu espero que eu volte bem fisicamente, estou fazendo uma musculação. Vamos ver o que vai acontecer.
Jaqueline não tem pressa para dar a resposta. A inscrição para a fase final da Superliga será em janeiro, e a ponteira tem até lá para se acertar com o clube.

- Eles me deixam muito tranquila quanto a isso. Eu não estou preocupada. Tenho até janeiro para decidir alguma coisa. Eles me deixaram livre para eu decidir o que fazer. Vai nascer em dezembro. Como vai ser depois, eu não sei. Deixa acontecer. Quero aproveitar o momento.
Enquanto espera, Jaqueline deve seguir o rumo de Murilo. O ponteiro, que disputou a última temporada pelo Sesi-SP, está próximo de fechar com o Rio de Janeiro, atual campeão da Superliga. Caso o acerto ocorra, o casal vai se mudar para a capital carioca.

- Tenho conversas adiantadíssimas com Rio, mas ainda não batemos o martlo, não fechamos. Mas estão bem adiantadas as negociações. Seria uma ótima oportunidade de voltar a um time que está disputando título.

O jogador ainda se recupera da cirurgia que fez no ombro direito, em maio. A expectativa é de que esteja pronto para entrar em quadra em dezembro, às vésperas de ter seu filho.

- A previsão não mudou. Já era de seis a oito meses, a recuperação está indo bem. Na minha cabeça, espero que em setembro já comece a treinar com bola. Em novembro, ataque, saque. E, em dezembro,  eu quero estar jogando. Essa é a programação na minha cabeça. Se isso acontecer, ótimo.

Jaqueline na partida de vôlei do Osasco contra o Minas (Foto: VIPCOMM) 
Jaqueline em ação pelo Osasco na última temporada (Foto: VIPCOMM)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/gravida-jaqueline-sonha-com-volta-quadras-na-fase-final-da-superliga.html

Chapéu de Raí e derrota no Mundial: Guardiola exalta São Paulo de 92

Antes do reencontro em Munique, técnico do Bayern diz que Barcelona não tinha condições de bater o Tricolor de Telê: 'Equipe fantástica'

Por Carlos Augusto Ferrari Munique, Alemanha

Enfrentar o São Paulo não traz boas lembranças a Pep Guardiola. Há mais de 20 anos, ainda como jogador do Barcelona, ele foi derrotado pelo Tricolor por 2 a 1, em Tóquio, pela decisão do Mundial de Clubes (assista ao vídeo sobre o confronto). Nesta quarta-feira, ele e o clube brasileiro vão se reencontrar, às 15h30m (de Brasília), em Munique, pela Copa Audi.

Durante a entrevista coletiva desta terça, ao lado dos outros três treinadores participantes do torneio – Massimiliano Allegri (Milan), Manuel Pellegrini (Manchester City) e Paulo Autuori -, o treinador do Bayern de Munique admitiu que o time paulista mereceu o título naquela ocasião.

– Eu me recordo bem dessa final. O São Paulo foi infinitamente superior a nós, tinha uma equipe fantástica, com Raí, Cerezo, Müller e não tínhamos condições de superar. Foi um time que dominou o futebol sul-americano por alguns anos – elogiou.


Famoso por valorizar o futebol bonito, Guardiola acabou vítima disso naquela partida. O defensor levou um chapéu de Raí, ídolo tricolor e decisivo na final. Stoichkov abriu o placar aos 11 minutos do primeiro tempo, mas o camisa 10 comandou a virada, de barriga, ainda aos 27, e batendo falta com precisão, aos 34 da etapa final.

Raí disputa jogada com o holandês Koeman. Jogo não sai da memória de Guardiola (Foto: Agência AFP)
 
Guardiola, aliás, nunca chegou a ter como jogador a mesma fama que carrega no banco de reservas. Depois de atuar pelo Barcelona, o único time de expressão que defendeu foi o Roma. Os outros foram Brescia, da Itália, Al Ahli, do Qatar, e Dorados, do México.

Desta vez, a situação é outra. Guardiola vem iniciando o trabalho na equipe que conquistou tudo na última temporada, sobretudo a Liga dos Campeões. Do outro lado, terá o São Paulo enfraquecido, há 12 partidas sem vencer, a pior série de resultados de sua história. Mesmo assim, o técnico mostra respeito.

– O futebol brasileiro sempre nos dá a garantia de bons jogadores. Surge um atrás do outro. O Paulo tem uma alta experiência, conta jogadores como Luis Fabiano, Jadson e Lúcio, que não veio. Será um bom jogo – disse.

Guardiola coletiva Bayern de Munique (Foto: EFE) 
Guardiola, técnico do Bayern de Munique, em entrevista coletiva nesta terça-feira (Foto: EFE)
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/chapeu-de-rai-e-derrota-no-mundial-guardiola-exalta-sao-paulo-de-92.html

Flu fecha com Luxa, Fred se empolga e clube ainda economiza R$ 120 mil

Nova comissão vai custar menos aos cofres do clube do que a comandada por Abel Braga. Contrato do treinador irá apenas até dezembro de 2013

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

Vanderlei Luxemburgo orienta Grêmio contra o Vitória (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA) 
Luxa já vai estrear na próxima quarta-feira contra o Cruzeiro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
 
Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Fluminense. O treinador vai comandar a atividade desta terça-feira, às 15h, nas Laranjeiras, e logo em seguida dará sua primeira entrevista coletiva na sala de imprensa do clube. A estreia será já na próxima quarta contra o Cruzeiro, às 19h30m (de Brasília), no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O contrato, por sua vez, terá validade apenas até dezembro de 2013. E a chegada do comandante empolgou o capitão e ídolo tricolor, Fred.

- Fred gostou muito quando soube da possibilidade. Ele já tinha dito há alguns dias que o Luxa era o seu nome preferido entre as opções. Para segurar a situação atual desse grupo, na zona do rebaixamento e com muitas estrelas, era o que tinha o perfil mais adequado mesmo - resumiu uma pessoa ligada ao clube.

Luxemburgo vai se apresentar ao Fluminense ao lado do auxiliar técnico Junior Lopes e do preparador físico Antônio Mello. A nova comissão representará ainda um alívio para os cofres tricolores. O valor na folha de pagamento que será de responsabilidade do clube vai cair em cerca de R$ 120 mil em relação ao que era pago para a comissão técnica de Abel Braga. Aos funcionários demitidos na última segunda, o Tricolor deve mais de R$ 2 milhões em salários e premiações atrasadas.

A escolha do novo treinador se deu em uma reunião que envolveu a alta cúpula de futebol tricolor e varou a madrugada desta terça-feira. Luxa sempre foi o nome preferido de Celso Barros, presidente da patrocinadora. Peter Siemsen, mandatário tricolor, buscava um nome capaz de fazer um trabalho a longo prazo - a princípio até o fim de 2014. Tentou nomes como Cristóvão Borges e Ney Franco. Depois de muita discussão, o presidente do Flu acabou convencido a aceitar Luxemburgo por causa do momento atual do clube, mas com um contrato de tiro curto somente até o próximo mês de dezembro.

Técnico busca volta por cima
Treinador que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro (venceu cinco no total: 1993/1994, com o Palmeiras; 1998, com o Corinthians; 2003, com o Cruzeiro e 2004, com o Santos), Vanderlei Luxemburgo vive um momento de baixa e busca a volta por cima na carreira. Desde 2006, só levantou taças estaduais. Foi campeão paulista três vezes, duas com o Santos e uma com o Palmeiras, campeão mineiro com o Atlético-MG e campeão carioca com o Flamengo.

Em seu último trabalho no Grêmio, os números até foram positivos. Luxa foi demitido há exatamente um mês, no dia 30 de junho, com 64,8% de aproveitamento: 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos. Mas foram as derrotas em momentos importantes que minaram o trabalho do treinador. Em um ano e meio, o clube foi eliminado antes da final de dois Campeonatos Gaúchos, caiu na semifinal da Copa do Brasil, nas quartas de final da sul-americana e nas oitavas da Libertadores. A única "conquista" foi o terceiro lugar no último Campeonato Brasileiro e a consequente vaga na competição sul-americana.


Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/07/luxa-e-do-flu-acerto-tem-economia-de-r-100-mil-e-empolgacao-de-fred.html

Com Neymar, Felipão chama 19 campeões e uma novidade: Maxwell

Convocação, divulgada pelo site da CBF, é para o amistoso diante da Suíça, no dia 14 de agosto, na Basiléia. Treinador convoca 20 jogadores

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na primeira convocação após o título da Copa das Confederações, o técnico Luiz Felipe Scolari chamou apenas 20 jogadores para o amistoso diante da Suíça, no dia 14 de agosto, na Basiléia. Além de Neymar, outros 18 campeões foram convocados. A lista, porém, traz uma novidade:Maxwell, do Paris Saint-Germain, foi lembrado pela primeira vez pelo treinador da seleção brasileira.

Entre os campeões da Copa das Confederações, quatro não figuram na lista divulgada nesta terça-feira no site da CBF: o goleiro Diego Cavalieri (Fluminense), o zagueiro Réver (Atlético-MG), Filipe Luís (Atlético de Madri) e o meia Jadson (São Paulo).

maxwell PSG gol montpellier (Foto: Agência AFP) 
Maxwell terá sua primeira oportunidade com Luiz Felipe Scolari (Foto: Agência AFP)
 
Felipão chamou 20 jogadores porque pretende utilizar todos os convocados no amistoso do dia 14. Além disso, o treinador fez questão de conversar com alguns atletas que normalmente seriam chamados e inciaram a pré-temporada em seus clubes recentemente. Tudo para saber quem está em boas condições de participar do jogo da Seleção.

A delegação do Brasil vai viajar para a Suíça no dia 11 de agosto. Felipão terá apenas um dia de atividade com os jogadores. No dia 13, o treino deverá acontecer no estádio onde acontecerá o confronto diante dos suíços, na Basiléia.

Além do duelo, a Seleção terá mais seis compromissos em 2013 - em outubro, setembro e novembro. A próxima edição do Superclássico das Américas, que seria disputada entre os meses de setembro e outubro, foi cancelada. Os confrontos contra a Argentina acontecerão apenas após a Copa do Mundo de 2014.

Felipão treino seleção brasileira (Foto: EFE) 
Felipão manteve a base do grupo campeão da Copa das Confederações (Foto: EFE)
 
O jogo entre Brasil e Suíça será transmitido ao vivo pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha a partida em Tempo Real.
Veja a relação dos 20 jogadores:

Goleiros:
Julio Cesar - Queens Park Rangers
Jefferson - Botafogo
Zagueiros:
Thiago Silva - Paris Saint Germain
David Luiz - Chelsea
Dante - Bayern de Munique
Laterais:
Daniel Alves - Barcelona
Jean - Fluminense
Marcelo - Real Madrid
Maxwell - Paris Saint Germain
Meio-campo:
Fernando - Shakhtar Donetsk
Hernanes - Lazio
Luiz Gustavo - Bayern de Munique
Paulinho - Tottenham Hotspur
Meia atacantes/ atacantes:
Oscar - Chelsea
Jô - Atlético Mineiro
Lucas - Paris Saint Germain
Hulk - Zenit
Bernard - Atlético Mineiro
Fred - Fluminense
Neymar - Barcelona
 

Bota acerta três jogos em Brasília e primeiro será contra o Goiás

Além do confronto do dia 10 de agosto, clube leva ainda clássicos com Flamengo e Vasco, no segundo turno do Brasileiro, para o Mané Garrincha

Por Thales Soares Rio de Janeiro

gramado Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques)Mané Garrincha será palco de três jogos do
Botafogo (Foto: Fabrício Marques)
 
O Botafogo acertou a realização de três jogos no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O primeiro deles será o confronto com o Goiás, dia 10 de agosto, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os outros serão os clássicos com Flamengo e Vasco, ambos no segundo turno, nos dias 13 e 20 de outubro.

Além destes três confrontos, o Botafogo ainda vive a expectativa de realizar mais três jogos, pelo menos, em Brasília. Inicialmente, a receita do clube será pela bilheteria dos jogos, mas as negociações ainda estão na reta final.

O clube ainda não fechou também o contrato de dois anos com o Maracanã. A intenção era anunciar o acordo na quinta-feira, quando o Botafogo enfrenta o Vitória no estádio em jogo negociado de forma isolada, mas a perspectiva não é das melhores para que o acordo seja selado até lá.

Além dos jogos já negociados com Maracanã e Brasília, o Botafogo ainda tem mais três jogos com locais a definir. São eles os confrontos com Internacional, dia 15 de agosto, São Paulo, dia 1 de setembro, e Coritiba, dia 4 de setembro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/bota-acerta-tres-jogos-em-brasilia-e-primeiro-sera-contra-o-goias.html