domingo, 21 de julho de 2013

Rússia impõe novo pesadelo e, sem perdão, derruba Brasil na final da Liga

Seleção de Bernardinho larga bem no primeiro set, mas atuais campeões olímpicos embolsam rivais em noite impecável em Mar del Plata: 3 sets a 0

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Quando o grandalhão Muserskiy mandou sua pancada e fechou o segundo set, o mais otimista dos brasileiros poderia pensar em um roteiro olímpico às avessas. Se durante toda a semana a palavra “revanche” foi desprezada, o desespero a fez reviver. Àquela altura, o sonho de devolver a virada da final em Londres era a chance derradeira de evitar um novo desgosto. A realidade, porém, logo puxou qualquer devaneio de encontro à quadra do ginásio de Mar del Plata. Uma noite que poderia ser da afirmação se transformou em mais um pesadelo. Dominado, o Brasil voltou a cair diante de uma Rússia impiedosa na decisão da Liga Mundial. Não deu nem para respirar: um 3 a 0 seco, com as parciais 25/23, 25/19 e 25/19. Os campeões olímpicos, então, reafirmam sua soberania no vôlei mundial.

- Os russos jogaram muito bem, isso é fato. Sacaram bem e defenderam bem a bola. Fomos dominados por uma equipe que mostrou diferencial em alguns fundamentos - admitiu o técnico Bernardinho logo após a partida.

Foi o primeiro revés do Brasil por 3 sets a 0 em uma final de Liga Mundial. A seleção, que lutava por seu décimo título, teve de se contentar com seu quarto vice-campeonato. A Rússia levanta pela terceira vez o troféu da competição.

vôlei liga mundial rússia campeã (Foto: Agência EFE) 
Russos comemoram o incontestável título da Liga Mundial (Foto: Agência EFE)
 
A equipe de Bernardinho fechou a final com 61 pontos no jogo. O ataque, porém, não funcionou. Do total, 26 foram dados de graça pela Rússia. Lucarelli fez oito, enquanto Wallace, tão bem nas partidas anteriores, marcou apenas seis vezes. O oposto Nikolay Pavlov se apresentou como mais um carrasco do lado de lá: 22 pontos. Evgeny Sivozhelez fez 14, enquanto Muserskiy pontuou 11 vezes.

Brasil abre 5/0, mas cai sem perdão


Tudo começou fácil demais para o Brasil. E sem grande esforço. A Rússia entrou em quadra com um nervosismo fora do normal. Tanto que o Brasil abriu 5 a 0 com facilidade, ganhando quatro pontos de graça dos rivais e fazendo apenas um, em bloqueio de Isac. Mas não havia dúvidas de que não seria assim tão simples. Ainda que os russos errassem mais, a equipe de Bernardinho não estava bem e logo permitiu que a vantagem virasse pó.

Quando Dante ficou no bloqueio, a Rússia passou à frente pela primeira vez: 10/9. Os brasileiros acusaram o golpe. A seleção parecia sentir a falta dos ataques de Wallace, que não marcara nenhum ponto até então. Mas, ainda assim, a equipe de Bernardinho conseguiu buscar a diferença em um primeiro momento. Chegou, inclusive, a deixar tudo igual (22/22). Mas não foi suficiente. Os russos retomaram a dianteira e fecharam o set em um erro de Lucarelli: 25/23.

Os erros seguiram pautando o jogo. Apalikov mandou seu saque para fora, mas o Brasil respondeu da mesma forma com Isac. Dante, na sequência, atacou mal, e a Rússia largou na frente. Spiridonov subiu à rede e soltou o braço, fazendo sua seleção marcar 6/2. O Tintim russo controlou a provocação, mas não segurou na hora de comemorar. Os campeões olímpicos mantiveram o ritmo e chegaram ao primeiro tempo técnico em vantagem: 8/5.

Na arquibancada, um grupo de brasileiros gritava: “Gigante, gigante”, na tentativa de acordar a seleção. Não faltava esforço, mas sobravam os erros. Quando encostava no placar, o time pecava em ataques simples e permitia que a Rússia voltasse a disparar. Muserskiy subiu sozinho no meio e soltou o braço: 18/12. Logo depois, Pavlov voou mais uma vez, sem defesa do outro lado.

vôlei  Muserskiy rússia brasil liga mundial (Foto: Agência EFE) 
Muserskiy disputa bola com Lucão na rede; Lucarelli tenta se aproximar (Foto: Agência EFE)
 
A cada ponto próprio, a seleção tentava puxar o ânimo. Mas a Rússia se mostrava segura demais para voltar a errar. Quando o ataque de Sivozhelez resvalou no bloqueio de Isac, Bernardinho pediu tempo. Na reserva, Lipe pedia que a equipe reagisse. No último ponto, Lucarelli conseguiu devolver uma bola com o peito, mas, na sequência, Muserskiy subiu sem piedade para fechar: 25/19.

A esperança clamava por uma revanche na mesma moeda. Mas, enquanto sonhava, o Brasil foi acordado de forma brusca. Bernardinho tirou Wallace, que não conseguia repetir as boas atuações anteriores, e mandou Vissotto - às voltas com um edema no joelho direito - à quadra. Os ataques, porém, cismavam em não cair. A Rússia mostrava força, mas, acima de tudo, dava uma aula de frieza. Esqueça as provocações de Spiridonov: elas não existiram. Para derrubar a seleção brasileira, os campeões olímpicos jogaram bola.

Enquanto o Brasil fazia o possível para se reerguer, a Rússia atacava sem um sorriso no rosto. E, assim, foi construindo uma vitória com uma facilidade inesperada. Abriu 9/3 sem dó. E nem adiantava tentar buscar. Na noite deste domingo, a festa já estava pronta do outro lado. Pavlov soltou o braço e, enfim, os russos festejaram: 25/19, e título garantido.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/russia-impoe-novo-pesadelo-e-sem-perdao-derruba-brasil-na-final-da-liga.html

Cavalieri admite que fase do Flu não condiz com a qualidade do elenco

Camisa 1 tricolor cobra melhora para que equipe consiga reverter situação complicada: 'O torcedor hoje está com uma interrogação na cabeça'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

 A derrota para o Vasco neste domingo por 3 a 1 foi a quarta seguida do Fluminense, que não vive bom momento no Brasileirão - o clube atualmente é o 14º colocado. Preocupado com o momento da equipe, Diego Cavalieri, um dos poucos que teve algum lampejo no clássico com boas defesas, frisou a importância de o time manter a calma e consertar os erros (veja o vídeo com melhores momentos). 

- É difícil falar individualmente pois somos um grupo. A fase está complicada, o time até vem jogando bem, mas certos erros que têm nos custado as vitórias vêm acontecendo com frequência. Acho que o torcedor hoje está com uma interrogação na cabeça, pois somos um elenco forte, de qualidade, que foi campeão no ano passado, mas que esse ano ainda não mostrou um bom futebol.

Carlos tenório vasco gol fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Cavalieri não consegue evitar o gol de Tenorio para o Vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Ainda de acordo com o goleiro, o mais importante neste momento é o time não se abalar por conta da sequência negativa.

- Somos um grupo. Quando ganhamos todos ganham, e quando perdemos todos perdem. O importante é não deixar o moral cair. Precisamos conversar para não deixar os maus resultados abalarem o grupo - finalizou o camisa 1, que realizou três defesas difíceis contra o Cruz-Maltino.
A próxima chance de o Fluminense tentar reverter este momento é no domingo, quando o clube enfrenta o Grêmio, às 16h, no Rio Grande do Sul.

FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/07/cavalieri-admite-que-fase-do-time-nao-condiz-com-qualidade-do-elenco.html

Em meio à crise, diretoria diz que intenção 'a princípio' é manter Abel

Rodrigo Caetano fala sobre situação do treinador após a quarta derrota seguida, mas frisa que 'nenhuma decisão será tomada de cabeça quente'

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

A quarta derrota seguida do Fluminense aumentou a má fase da equipe e a pressão sobre o técnico Abel Braga, que ocupa o cargo há mais de dois anos. O resultado negativo diante do Vasco neste domingo jogou o Tricolor para a 14ª posição do Campeonato Brasileiro. Após o clássico, o diretor executivo de futebol do Tricolor, Rodrigo Caetano, disse que a intenção é manter o treinador. Mas deixou claro que nenhuma decisão será tomada de cabeça quente.

Abel braga fluminense vasco brasileirão (Foto: Carlos Moraes / Agência Estado) 
Abel durante o clássico contra o Vasco: crise e pressão no Flu (Foto: Carlos Moraes / Agência Estado)
 
- A princípio ele continua. Não vamos fazer nada de cabeça quente ou decepcionados com o resultado de um jogo. Não é a conduta ideal e não vai ser a nossa. A intenção é que ele permaneça, não resta a menor dúvida disso - frisou Rodrigo.

Dono de dois títulos e um 3ª lugar nos últimos três Campeonato Brasileiros, o Fluminense vive sua pior crise desde 2010. Foram nove gols sofridos na série de quarto derrotas seguidas (média de 2,25 por jogo), sendo seis apenas contra a dupla Internacional e Vasco. O próximo desafio será mais uma vez complicado: contra o Grêmio, no domingo, em Porto Alegre. Nesta partida, Abel não poderá contar com o capitão Fred, que cumprirá suspensão automática pela expulsão contra o Cruz-Maltino.

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/07/diretoria-do-flu-mostra-intencao-de-manter-abel-principio-ele-continua.html

Abel fala em mudanças após quarta derrota e garante: 'Vamos virar isso'

Técnico lamenta novas falhas da defesa, classifica resultado como justo e assume responsabilidade pela má fase do Flu: 'Acredito nos jogadores'

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro
 
A cara do técnico Abel Braga era de poucos amigos. Também pudera: a derrota para o Vasco por 3 a 1, na noite deste domingo, foi a quarta seguida do Fluminense no Campeonato Brasileiro (veja os melhores momentos no vídeo). O novo resultado negativo levou o Tricolor para a 14ª colocação da competição, com nove pontos. Após a partida, o comandante falou em mudanças. Disse que se for preciso, vai até virar o time ao avesso. Mas garantiu: o clube das Laranjeiras vai sair da fase complicada.

- Clássico é decidido no detalhe, na concentração... Enquanto não nos concentrarmos, não dá para facilitar em momento nenhum. Mas vamos virar isso. Nem que eu precise virar a equipe pelo lado ao avesso. Mas as coisas vão mudar. Não pode ficar assim. Eu sou o responsável pela derrota. Tivemos falhas, mas não cito nomes. A responsabilidade é minha. Melhorando ou não, ela vai continuar sendo minha. Acredito em mim e nos meus jogadores - resumiu Abel.

Perguntado sobre possíveis alterações no time titular para a partida contra o Grêmio, no próximo domingo, às 16h (de Brasília), em Porto Alegre, o treinador manteve o mistério. Certo é que no Sul ele não poderá contar com o atacante Fred, expulso ainda no primeiro tempo do clássico.
Não falo como, mas as coisas vão mudar. Mas tudo aquilo que tiver de ser resolvido será entre nós. Tem sido sempre assim".
 
 Abel Braga
 
- Não falo como, mas as coisas vão mudar. Mas tudo aquilo que tiver de ser resolvido será entre nós. Tem sido sempre assim. Por isso nosso grupo é forte e eu o defendo sempre. Alguma coisa tem de ser feito. As coisas não vão ficar no 0 a 0. Tenho jogadores capazes de entrar e ajudar em um momento que não é positivo - garantiu.

O resultado de 3 a 1 para o Vasco foi considerado justo por Abel. Segundo o treinador tricolor, aliás, poderia até ter sido de mais.

- As circunstâncias do jogo determinaram esse resultado. Em um clássico, com dois a menos, com as falhas individuais que apresentamos... Não temos o que contestar. Poderia até ter sido de mais. Apesar de que os jogadores tiveram um caráter extraordinário. O que combinamos de fazer no segundo tempo não deu nem para sentir. O segundo gol do Vasco saiu muito rápido. Ainda descontamos. Ali era um momento importante. Pressionamos, mas ai veio a outra expulsão. O resultado foi justo - encerrou.

Mesmo com a quarta derrota seguida no Campeonato Brasileiro, a diretoria tricolor vai manter a programação que previa folga para o elenco na segunda-feira. Os jogadores se reapresentam nas Laranjeiras apenas na próxima terça-feira.

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FOBTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/07/abel-fala-em-mudancas-apos-quarta-derrota-e-garante-vamos-virar-isso.html

Dorival revela surpresa pela evolução de Juninho, herói do clássico

Técnico diz que não esperava contar com o jogador neste domingo depois de sua primeira conversa, mas que semana de trabalho mudou os planos

Por Thales Soares Rio de Janeiro

 A presença de Juninho em campo no clássico com o Fluminense deu ao Vasco o toque de experiência e identidade que o time precisava em um momento de dificuldade extrema no Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 a 1 neste domingo sobre o rival deixou para trás a zona de rebaixamento e deu novo alento para o futuro.

Essa confiança no ídolo o técnico Dorival Junior já tem. Mas o comandante do time admitiu que Juninho o surpreendeu por ter conseguido ficar em condições físicas ideais para atuar no clássico. O jogador fez seu primeiro treinamento no dia 12.

- A primeira conversa que tivemos, o Juninho citou que não se sentia bem na última equipe nem vinha vem fisicamente. Mas a semana de trabalho mostrou outra situação e ele me surpreendeu. Não esperava contar com Juninho no clássico, mas ao longo da semana mudamos - disse Dorival.
Mesmo garantindo que Juninho teve uma evolução surpreendente para estar em campo neste domingo, o treinador afirmou que vai trabalhar a forma como utilizá-lo melhor na sequência da competição. Contra o Criciúma, sábado, ele deve estar em campo, desta vez, para fazer sua reestreia em São Januário.

- Não tendo jogos no meio de semana, a tendência é que usemos mais o Juninho. Do contrário, vamos dosar. Não sei como fazer, pois o Juninho gosta sempre de estar nos treinos e jogos. Precisamos ter esse cuidado. Jogando ou não, espero que esteja sempre em todas as partidas dentro de suas condições - comentou o comandante.

As atitudes de Juninho nesse primeiro contato com o treinador deixaram a melhor das impressões. Ele incluiu o jogador em uma lista de repatriados com sucesso pelos clubes brasileiros.

- Juninho, Zé Roberto, Alex, Juan estão dando respostas positivas, retornando ao futebol brasileiro e mantendo o nível acima da média. Eles fizeram uma história se mantendo como profissionais e referências. Juninho vai acrescentar muito e espero que se mantenha competitivo por muito tempo - afirmou Dorival.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/07/dorival-revela-surpresa-pela-evolucao-de-juninho-heroi-do-classico.html

Atuações: Juninho lidera vitória do Vasco; Fred e Digão prejudicam Flu

Em seu retorno ao clube cruz-maltino, Reizinho desequilibra o clássico com um gol e uma assistência, enquanto artilheiro tricolor agride rival e é expulso

Por Paulo Cesar Vasconcellos Rio de Janeiro

Header Fluminense (Foto: Infoesporte)
 
DIEGO CAVALIERI - GOLEIRO
Melhor jogador do Fluminense no clássico.
Nota: 8,0


BRUNO - LATERAL-DIREITO
Discreto no apoio ao ataque e com algumas falhas na marcação.
Nota: 4,0

GUM - ZAGUEIRO

Esteve bem inseguro. Falhou bastante na marcação.
Nota: 3,0


DIGÃO - ZAGUEIRO
Não ganhou uma jogada sequer e ainda prejudicou a equipe com sua expulsão.
Nota: 1,0


CARLINHOS - LATERAL-ESQUERDO
Eficiente tanto nas subidas ao ataque, quanto na marcação.
Nota: 7,0


EDINHO - VOLANTE
Completamente perdido nos dois primeiros gols do Vasco. Deu lugar a Marcos Júnior.
Nota: 4,0


MARCOS JÚNIOR
Entrou em lugar de Edinho, mas não conseguiu dar ao time o ritmo que o técnico gostaria.
Nota: 2,0


JEAN - VOLANTE
Bem discreto na organização das jogadas.
Nota: 4,0


WAGNER - MEIA
Omisso em campo. Não se encontrou em nenhum momento.
Nota: 3,0


DECO - MEIA
Atuação apagada nos 45 minutos em que esteve em campo. Saiu para a entrada de Rhayner.
Nota: 3,0


RHAYNER - MEIA
Deu mais velocidade ao time tricolor, ao entrar na vaga de Deco.
Nota: 5,0


RAFAEL SOBIS - ATACANTE
Não conseguiu se encontrar, mas pelo menos se mexeu bem.
Nota: 5,0


FRED - ATACANTE
Ficou somente 20 minutos em campo e saiu expulso.
Nota: 1,0


Header Vasco (Foto: Infoesporte) 
 
DIOGO SILVA – GOLEIRO
Falhou em um dos gols, mas realizou duas boas defesas.
Nota: 6,0


NEI – LATERAL-DIREITO
Foi bem no apoio ao ataque, mas falho na marcação.
Nota: 5,0


JOMAR – ZAGUEIRO
Não sentiu o peso da responsabilidade.
Nota: 6,0


RAFAEL VAZ – ZAGUEIRO
O melhor jogador da defesa vascaína.
Nota: 7,0


HENRIQUE – LATERAL-ESQUERDO
Atuação bastante discreta. Saiu para dar lugar a Felipe Soutto.
Nota: 4,0


FELIPE SOUTTO –  VOLANTE
Entrou na vaga de Henrique e fez uma marcação eficiente.
Nota: 5,0


SANDRO SILVA – VOLANTE
Protegeu bem a defesa. Cumpriu seu papel.
Nota: 6,0


WENDEL – VOLANTE
Atuou melhor quando foi deslocado para a lateral, após a entrada de Felipe Soutto em lugar de Henrique.
Nota: 5,0


PEDRO KEN – MEIA
Participou da jogada do primeiro gol e buscou organizar o Vasco.
Nota: 6,0


JUNINHO – MEIA
Simplesmente o melhor jogador em campo, com gol, assistência e liderança em campo. Saiu na etapa final, dando lugar a Fábio Lima.
Nota: 9,0


FÁBIO LIMA - MEIA
Entrou na vaga de Juninho e não foi mal. Ajudou na organização do time.
Nota: 6,0


EDER LUIS – ATACANTE
Poderia render mais nos contra-ataque que surgiram.
Nota: 5,0



TENÓRIO - ATACANTE
Apareceu bem para marcar o terceiro gol do Vasco.
Nota: 6,0


ANDRÉ – ATACANTE
Discreto no primeiro tempo, mas eficiente na etapa final, quando fez o segundo gol do time.
Nota: 7,0


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/atuacoes-juninho-lidera-vitoria-do-vasco-fred-e-digao-prejudicam-flu.html

Juninho marca e manda recado para tricolores: 'Esse lado aqui é nosso'

Após marcar primeiro gol no clássico, meia se dirigiu à torcida do Flu. E afirmou que vascaínos deveriam ficar em local tradicional 'por respeito'

Por SporTV.com Rio de Janeiro

No seu retorno ao Vasco, Juninho Pernambucano deixou a sua marca, fazendo o primeiro gol do Vasco na vitória por 3 a 1 no clássico diante do Fluminense, neste domingo, no Maracanã. Após balançar a rede no gol à direita do setor destinado à imprensa, o experiente meia apontou e falou em direção à torcida do Fluminense, que ocupou o espaço atrás da meta, tradicionalmente usado pelos vascaínos:

- Esse lugar aqui é nosso - disse, se referindo à polêmica sobre os setores destinados aos torcedores dos dois clubes, que gerou atrito entre as duas diretorias.

Questionado pela reportagem do SporTV no intervalo da partida, Juninho explicou o motivo da reação.

- Só para lembrar que este lado o Vasco da Gama conquistou por ter sido o primeiro campeão (carioca) da Era Maracanã. Por respeito, pelo mesmo neste último semestre, a torcida merecia ter ficado ali - afirmou.

Sobre o gol que marcou no seu retorno ao Vasco, Juninho indicou que foi um misto de sorte e precisão.

- A bola sobrou ali, foi um pouquinho de sorte, porque desviou em alguém no primeiro pau. Acompanhei a jogada. Parece fácil, mas tem que atacar a bola sem medo de errar.

juninho pernambucano  vasco gol fluminense série a (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Juninho apontou para a torcida do Flu ao abrir o placar no clássico (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
FONTE:

Juninho reina na volta ao Maracanã, Vasco derrota o Flu e sobe na tabela

Gol, assistência e aplausos: Reizinho retorna com estilo, Cruz-Maltino faz 3 a 1 no clássico e deixa a zona de rebaixamento. Tricolor tem dois expulsos


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPOR379 comentários
 
A reabertura do Maracanã aos clubes teve show de um velho conhecido do estádio. Na reestreia pelo Vasco, Juninho Pernambucano voltou a ser protagonista após 12 anos longe de um dos palcos em que mais marcou sua carreira no clube. Na noite deste domingo, novo brilho: gol, assistência e aplausos para o camisa 8. André e Tenorio também marcaram, o Cruz-Maltino fez 3 a 1 sobre um Fluminense com menos dois - Fred e Digão foram expulsos - e se distanciou da zona de rebaixamento. O time agora é o 11º colocado, com dez pontos, e deixou para trás o Tricolor, que descontou com Carlinhos, com nove pontos na 14ª posição.

Antes do jogo, os tricolores provocaram o adversário com um mosaico na arquibancada com os dizeres "É o destino...", em referência à musica cantada pela torcida para se gabar quando leva vantagem sobre os vascaínos. Mas diante de um público de 34.634 pagantes (46.860 presentes), e renda de R$ 1.554.510,00, o Vasco se vingou em campo e reencontrou o caminho das vitórias após três jogos. Tenorio, que entrou no segundo tempo no lugar de Eder Luis e foi o autor do último gol do clássico, comemorou em dose dupla: pelo triunfo e pela volta de Juninho ao time.
- O Vasco fez uma boa partida. Em outros jogos cometemos erros que nos levaram à derrota. Mas não podemos relaxar, temos que trabalhar ainda mais forte para seguir melhorando. Ainda estamos lá embaixo da tabela.

Já o Fluminense chega a sua terceira derrota seguida e se vê próximo da zona de rebaixamento. Com a volta de Deco, o time começou bem, mas a expulsão de Fred, logo aos 25 minutos do primeiro tempo, pesou para a atuação. E o técnico Abel Braga, que viu o Flu sofrer mais três gols no campeonato - já são 13 em oito jogos - lamentou com uma frase forte no intervalo.

- Está muito fácil fazer gol no Fluminense - observou.

juninho pernambucano vasco gol fluminense série a (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado) 
Juninho reencontrou o Maracanã com gol, assistência e aplausos (Foto: Dhavid Normando/Agência Estado)
 
Na próxima rodada, o Vasco recebe o Criciúma no sábado, às 18h30m (de Brasília), em São Januário. No dia seguinte, o Fluminense visita o Grêmio às 16h, na Arena do Grêmio.

Juninho revive reinado no Maraca, e Fred é expulso

Que diferença faz um meia de criação, cada vez mais raro no futebol brasileiro. Fluminense e Vasco tiveram o privilégio de ter um de cada lado no clássico: Deco e Juninho. O Tricolor, logo aos dois minutos de jogo, deu início a uma ótima oportunidade: com um passe na medida, achou Wagner na área. Ele cruzou, Carlinhos aproveitou bobeada de Jomar e rolou para Sobis chutar e ver Rafael Vaz salvar quase em cima da linha. Já o vascaíno também organizava os ataques, mas foi ainda mais decisivo. Em jogada de Wendel pela esquerda, e após falha de Edinho, Pedro Ken cruzou para a conclusão certeira do Reizinho. Gol no estádio que foi palco de grandes momentos de seu reinado no Cruz-Maltino.

Rafael Vaz queria parar Fred para ficar famoso. Jomar, surpresa na escalação no lugar de um gripado Renato Silva, também quis, mas conseguiu de outra forma. Após deixar a mão numa dividida e acertar o olho do atacante, o camisa 9 do Flu caiu em campo, foi atendido e não gostou. Não demorou muito a revidar: deixou o cotovelo no rosto do zagueiro. E o árbitro Marcelo de Lima Henrique, que já havia aplicado dois cartões amarelos em menos de 15 minutos, não teve dúvidas em mostrar o vermelho para Fred. A expulsão fez cair a intensidade do duelo dos homens de criação, já que o Fluminense precisou recuar, e Deco perdeu a função sem a posse de bola.
Apesar da vantagem numérica, o Vasco não agrediu. E o Flu assustava com Edinho. O volante apareceu duas vezes à frente sem marcação e quase empatou com duas pancadas de longe: a primeira caiu em cima do travessão, e a segunda raspou a trave de Diogo Silva. O Cruz-Maltino não aproveitava os contra-ataques e só conseguiu chegar com perigo no fim do primeiro tempo. Sandro Silva lançou André sozinho no ataque, ele bateu de fora da área, mas Cavalieri defendeu. Defesa que relembrou sua boa fase de 2012. Antes mesmo do fim do primeiro tempo, Abel indicou mudanças ao mandar seus atacantes do banco para o aquecimento.

André e Tenorio ampliam placar; Digão amplia desvantagem
O Flu voltou com Rhayner no lugar de Deco para tentar jogar na velocidade nos contra-ataques. Só que a marcação tricolor não conseguiu conter a primeira investida do Vasco, que ampliou o placar no primeiro minuto da etapa final. O gol foi de André, num toque por cobertura na saída de Cavalieri. A assistência? De Juninho. Quando o jogo parecia sob controle, Carlinhos recolocou o Flu no páreo. Ele aproveitou escanteio cobrado por Sobis e a saída errada de um afobado Diogo Silva para diminuir a diferença de cabeça.
Dorival fechou mais o meio, tirando o estreante Henrique para a entrada de Fillipe Soutto. Mas não conteve a empolgação do Tricolor, que esteve perto de empatar o jogo em duas bombas de Rafael Sobis. O Flu foi para o tudo ou nada com Marcos Junior no lugar de Edinho, mas a esperança caiu por terra quando Digão, já com amarelo, parou o contra-ataque vascaíno e também foi expulso. Com dois a menos, a tarefa de reagir ficou impossível.

Juninho, cansado, pediu para sair e deu lugar a Fabio Lima. O meia entrou bem, explorando os espaços nas laterais, mas quem deu números finais à partida foi Tenorio. O equatoriano, que substituiu Eder Luis no fim, usou a cabeça após escanteio para marcar o terceiro. Com o Fluminense nocauteado, o árbitro nem quis saber de acréscimo e terminou o clássico aos 45 minutos

 
FONTE:

Colorados destacam 1 a 0 'na raça' e elegem nova obsessão: a liderança

Juan marcou o único gol da partida aos 46 minutos do segundo tempo e deu a vitória ao Inter sobre o Flamengo em Caxias do Sul

Por GLOBOESPORTE.COM Caxias do Sul, RS

Foram algumas tentativas, grandes defesas, mas nenhuma bola metida dentro das redes. Em 90 minutos, parecia que Inter x Flamengo acabaria mesmo 0 a 0. Até que Juan tocou de cabeça, após cruzamento de Ednei, já nos acréscimos do segundo tempo e garantiu os três pontos ao Colorado neste domingo, em Caxias do Sul.

O gol no final da partida foi festejado pelos atletas, que veem nele o caminho rumo à liderança do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Inter subiu ao quatro lugar e está a um ponto do líder Botafogo. Na quarta-feira, contra o São Paulo, em jogo antecipado da 12ª rodada, poderá até colocar a equipe de Dunga no topo isolado da tabela.

- Todo mundo está de parabéns. É importante vencer sem tomar gols. Temos uma sequência de jogos fortes e decisivos pela frente. Vamos buscar (a liderança) e mais uma vitória na quarta-feira - disse o goleiro Muriel na saída de campo.

Leandro Damião foi outra novidade positiva para o clube e torcedor neste domingo. Recuperado de lesão, o atacante conseguiu fazer sua estreia no Brasileirão. Entrou aos 19 minutos do segundo tempo.

- Para buscar o título, tem que continuar assim. Foi uma volta importante. Tem que ser aos poucos, para cuidar. O importante é o time vencer e dar essa continuidade - afirmou.

Para D'Alessandro, um dos que mais festejou com a torcida a vitória após o apito final do árbitro, o Inter precisa ganhar seus jogos, independente de jogar bem ou mal.

- Jogando mal ou bem, na raça, com sacrifício, tem que ganhar. São três pontos, contra um time grande, do jeito que ganhamos... Foi um jogo muito parelho, de muita marcação. Mas tem que ganhar - pregou, depois da partida.

O duelo contra o São Paulo no meio da semana acontece às 21h, no Morumbi.

jorge henrique inter internacional flamengo centenário (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter) 
Jorge Henrique se movimentou bastante neste domingo (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
 
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/07/colorados-destacam-vitoria-na-raca-e-elegem-nova-obsessao-lideranca.html

Juan não vibra e reverencia torcida do Fla: 'Gol triste, feliz pela vitória'

Zagueiro do Inter marca aos 46 do segundo tempo, bate no peito e aponta à torcida rival, no Centenário: 'Tudo que tenho na vida devo ao Flamengo'

Por GLOBOESPORTE.COM Caxias do Sul, RS

Formado no Flamengo, Juan já havia colocado em dúvida se comemoria um eventual gol neste domingo. Na verdade, com uma vida longa na Europa, nem contava com esse reencontro. Mas o zagueiro, 35 anos, resolveu voltar ao Brasil no ano passado e só não enfrentou os cariocas no último Nacional por uma lesão. Neste domingo, foi inevitável. Jogou contra o clube que o revelou, pelo qual se declarou sempre apaixonado, e, para completar as idas e vindas de um destino cheio de surpresas e ironias, balançou as redes.

O gol de Juan, o único da partida, saiu aos 46 minutos do segundo tempo. Garantiu a vitória e ainda alçou o Inter ao G-4. Mesmo com o lance ganhando tamanha importância, virou gelo. Não comemorou. Firme, sem esboçar alegria no semblante, encaminhou-se à torcida do Flamengo no Centenário, em Caxias do Sul, bateu no peito e apontou para as arquibancadas. O gesto, na explicação do atleta, foi de puro respeito ao clube que lhe dera tudo na vida.
- Foi um gesto de respeito ao clube que me formou, que me fez homem. Tudo que tenho na vida devo ao Flamengo. Um carinho enorme, paixão forte. São coisas que acontecem quando se é profissional. Desejo toda felicidade ao Flamengo, mas acontece - disse, na saída de campo. - Um gol triste. Feliz pela vitória, mas uma sensação muito estranha. Mas é futebol, é profissionalismo.

Juan internacional gol flamengo (Foto: Luiz Munhoz / Futura Press) 
Juan bate no peito, reverencia torcida do Fla, derrotada com seu gol (Foto: Luiz Munhoz / Futura Press)
 
Depois de vários títulos e idolatria do Flamengo, de 1996 a 2002, foram dez anos na Europa atuando com as camisas de Bayer Leverkusen, da Alemanha, e do Roma, da Itália. No Inter, após um segundo semestre de 2012 com lesões, vive excelente fase, aos 34 anos. É titular absoluto e dono de cinco gols em 32 partidas.

No meio da semana, o Inter tem partida adiantada da 12ª rodada. Será contra o São Paulo, às 21h, no Morumbi. É quarto colocado, com 15 pontos, a um dos líderes Coritiba e Botafogo. Já o seu eterno clube do coração, o Flamengo, é o 15º, com nove pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/07/juan-nao-vibra-e-reverencia-torcida-do-fla-gol-triste-feliz-pela-vitoria.html

Dunga elogia garra do time e vitória contra 'mais um grande' no Brasileiro

Inter vence o Flamengo neste domingo por 1 a 0 com gol de Juan

Por GLOBOESPORTE.COM Caxias do Sul, RS

O jogo foi difícil, de muita marcação, poucos espaços e lances de perigo. De quebra, contra um "grande" do futebol brasileiro. E o Inter, dentro de casa, conseguiu garantir os três pontos. Juan, já nos acréscimos do segundo tempo, foi o autor do único gol da partida. As circunstâncias do confronto acabaram sendo as responsáveis pelo placar magrinho ao final dos 90 minutos. A postura dos atletas colorados, portanto, de não desistir em nenhum momento, foi elogiada pelo técnico Dunga.

- Desde o primeiro minuto, a equipe buscou a vitória. Foi até o final, sem desistir. Tanto que marcou o gol quase no final. Buscamos o gol em todo o momento e fomos premiados no final - avaliou, em entrevista coletiva ao final da partida.

dunga inter internacional flamengo centenário (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter) 
Dunga exalta esforço dos atletas (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)
 
Por diversas vezes, o comandante fez questão de frisar que, novamente, o Inter havia vencido de um dos grandes clubes brasileiros. Nas duas rodadas anteriores, derrotou também o Fluminense, no Moacyrzão (3 a 2), e o Vasco, no Centenário (5 a 3). Agora, somou sua terceira vitória. E na sequência. Motivo para se comemorar. Até porque, desta vez, o Colorado não sofreu nenhum gol.
- Vínhamos trabalhando em cima desse fator de não levar gol. No futebol, quando se vai ao ataque, se tem esse risco. Tínhamos que mostrar que éramos capazes (de não sofrer gols). E, além de tudo, ganhamos de um grande, mais uma vez, e isso é importante - afirmou.

O próximo duelo, coincidentemente, será novamente contra um dos grandes. Antecipado da 12ª rodada, o Inter enfrentará o São Paulo no Morumbi, na quarta-feira. A equipe do técnico Paulo Autuori, por outro lado, não vem tendo boas atuações no campeonato. Perdeu no sábado para o Cruzeiro e ocupa a 15ª posição. Será a chance do Inter embalar a sua quarta vitória seguida.

FONTE:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/07/dunga-elogia-garra-do-time-e-vitoria-contra-mais-um-grande-no-brasileiro.html

Elias vê Fla ‘taticamente perfeito’, mas admite ‘baque grande’ com derrota

Volante elogia atuação diante do Inter, não esconde abatimento com gol sofrido aos 46 minutos do segundo tempo e evita falar de arbitragem

Por Cahê Mota Caxias do Sul, RS

Sorteado para fazer exame antidoping no estádio Centenário, Elias teve tempo de sobra para refletir sozinho sobre a derrota por 1 a 0 do Flamengo para o Internacional, neste domingo, em Caxias do Sul. Ainda assim, porém, o camisa 8 não conseguiu digerir bem o revés. Satisfeito com o que chamou de atuação “taticamente perfeita”, o volante não escondeu o abatimento pelo gol marcado por Juan aos 46 minutos da etapa final.

- Pelo que o time jogou, correu e marcou, foi perfeito taticamente, foi um baque muito grande. Mas acontece. Sabemos que demos o nosso máximo, fizemos o melhor. Agora, temos uma semana longa para trabalhar, descansar, recuperar alguns jogadores e chegar bem para o domingo.

Ao contrário de Felipe e Marcelo Moreno, o volante evitou culpar a arbitragem pela derrota. Apesar de questionar algumas marcações, Elias preferiu deixar qualquer tipo de protesto para seus superiores.

- Não procuro reclamar. A análise quem tem que fazer são vocês (jornalistas). Jogamos bem e em alguns lances cruciais no fim do jogo foi complicado, mas não gosto de falar de arbitragem. Deixo para que a diretoria e o Mano falem.

Após a partida, a delegação rubro-negra deixou Caxias do Sul rumo a Porto Alegre, onde passa a noite antes de retornar ao Rio. Com nove pontos em oito jogos, o Flamengo é o 15º colocado no Brasileirão, e encara o líder Botafogo, domingo, no retorno ao Maracanã.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/07/elias-ve-fla-taticamente-perfeito-mas-admite-baque-grande-com-derrota.html

Mano elogia atuação 'sólida e consistente' e lamenta gol no fim

Treinador diz que o Flamengo sofreu poucos riscos até Juan definir partida e se mostra satisfeito com desempenho de Diego Silva e Bruninho

Por Cahê Mota Caxias do Sul, RS

Tristeza por uma derrota com um gol no minuto final, mas satisfação pelo futebol desempenhado. Dessa maneira, Mano Menezes deixa Caxias do Sul após o revés por 1 a 0 para o Internacional, neste domingo, no estádio Centenário, pela oitava rodada do Brasileirão. Ainda digerindo o gol de Juan, aos 46 minutos do segundo tempo, o treinador fez análise do confronto com o Colorado e apontou fatores positivos em sua equipe (veja o vídeo com os melhores momentos).

Apesar da derrota, Mano viu um Flamengo que sofreu poucos riscos diante de um rival com nomes como Forlán, Damião, D´Alessandro e Jorge Henrique. Na opinião do treinador, o Rubro-Negro, inclusive, poderia ter saído com a vitória caso aproveitasse os espaços para contragolpe no fim do jogo.

- Perder com um gol no final é sempre muito duro. A equipe se comprometeu muito com uma ideia de jogo, sofreu nos primeiros 15, 20 minutos e depois encaixou bem. Igualamos no primeiro tempo. No segundo, naturalmente, o Internacional forçou, até como mandante. Mas sempre tivemos essa situação muito controlada. Ao meu ver, nos últimos 15 minutos tivemos três ou quatro contra-ataques para matar o jogo. Em um deles, o árbitro inventou uma falta no Adryan, e isso que fui reclamar dele. Mas saímos convictos de que a evolução continuou. Perder ou ganhar faz parte de um campeonato duro. A equipe foi sólida e consistente.

Sem Cáceres e Gabriel, com lesões na coxa, o técnico apostou em Bruninho e Diego Silva, ambos contratados de clubes pequenos do interior paulista e gostou do que viu em campo.

- O Bruninho entrou para termos força pelo lado. Assim estamos jogando, com o Gabriel fazendo essa função. Contra o ASA, experimentamos o Val, mas o time perdeu potência ofensiva. Foi uma quase estreia e ele fez algumas coisas boas, em outras teve a dificuldade natural de enfrentar um jogador como o Kléber. O Diego se posicionou bem, roubou bem a bola, marcou bem D´Alessandro, o que é difícil. Os dois deram uma resposta positiva.

Após a partida, a delegação rubro-negra deixou Caxias do Sul rumo a Porto Alegre, onde passa a noite antes de retornar ao Rio. Com nove pontos em oito jogos, o Flamengo é o 15º colocado no Brasileirão, e encara o líder Botafogo, domingo, no retorno ao Maracanã.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/07/mano-elogia-atuacao-solida-e-consistente-e-lamenta-gol-no-fim.html

Com gol de ex-rubro-negro Juan, Inter vence o Fla e encosta na ponta

Zagueiro formado na Gávea não comemora ao fazer o 1 a 0 em Caxias do Sul e faz reverência à torcida do Flamengo presente ao estádio
 
A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

Em um duelo extremamente equilibrado durante quase todo o tempo, coube a um ex-ídolo do Flamengo decidir a partida a favor do Internacional. Nos acréscimos, o zagueiro Juan aproveitou uma saída em falso do goleiro Felipe e decretou a vitória do Colorado sobre o Rubro-Negro por 1 a 0 no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Como havia prometido, o defensor não comemorou o gol em respeito ao clube no qual foi formado e ainda fez reverência à torcida visitante com a mão no peito. Mesmo sob frio intenso - 6ºC em média - 8.038 pessoas pagaram ingresso, com renda de R$ 219.920,00.

O jogo marcou o encontro entre Dunga e Mano Menezes, os dois últimos técnicos da seleção brasileira, e foi bastante disputado. O time gaúcho manteve longa escrita diante do rival, para quem não perde no Rio Grande do Sul desde 2002. O Flamengo, por sua vez, viu ser encerrada sua série de seis jogos sem perder (cinco oficiais e um amistoso, contra o São Paulo) e sofreu seu primeiro revés sob o comando de Mano Menezes. O Colorado segue próximo aos líderes, em quarto lugar com 15 pontos ganhos, enquanto o Rubro-Negro parou nos nove pontos e permanece na metade de baixo da tabela, na 15ª posição.

Na próxima rodada, o Internacional visita o Náutico na Arena Pernambuco, no domingo, às 16h (de Brasília). Já o Flamengo faz seu retorno ao Maracanã no clássico contra o Botafogo, domingo, às 18h30m.

Juan internacional gol flamengo (Foto: Itamar Aguiar / Futura Press) 
Zagueiro Juan não comemora o gol contra o Flamengo (Foto: Itamar Aguiar / Futura Press)
 
Muito equilíbrio no primeiro tempo
O equilíbrio marcou o primeiro tempo, mas o Inter começou melhor, com D'Alessandro na armação e um ataque mais leve com a entrada de Jorge Henrique, buscando espaços na defesa do Flamengo. Em 15 minutos já tinha chegado duas vezes em condições de finalizar, com o próprio Jorge Henrique e com o zagueiro Juan. Aos poucos, no entanto, o time de Mano Menezes encontrou seu lugar em campo, talvez ainda se adaptando à baixa temperatura de Caxias do Sul. Mais organizado, passou a chegar ao ataque de forma mais constante.

A movimentação constante de Paulinho, Carlos Eduardo e Bruninho criava opções de passe e os laterais começaram a aparecer para as jogadas ofensivas. Ainda assim, o Rubro-Negro pecava no último lance da jogada e, por isso, criou poucas chances de gol. Na mais perigosa delas, Marcelo Moreno raspou de cabeça e o goleiro Muriel fez boa defesa, aos 46. Já o Colorado dependia muito da criatividade do armador argentino, que estava bem marcado. Quando conseguiu escapar, deixou Forlán na cara do gol, mas o uruguaio errou.

Recuperado de lesão, Damião volta ao Inter
O Internacional voltou mais ligado no segundo tempo e quase conseguiu aproveitar um cochilo do sistema defensivo rubro-negro para abrir o placar. Mas Fabrício jogou para fora chance incrível, dentro da pequena área e com o goleiro Felipe batido. O Colorado iniciava bem as jogadas, impulsionado pelas roubadas de bola de Willians (foram sete). No entanto, faltava presença de área. Por isso, Dunga promoveu a entrada de Leandro Damião, que voltou ao time depois de se recuperar da lesão na coxa que o tirou da Copa das Confederações.

Em menos de 10 minutos em campo, o atacante teve duas oportunidades de abrir o placar, e principalmente na segunda, a falta de ritmo de jogo falou mais alto. O Flamengo diminuiu o ritmo e Mano Menezes tentou dar sangue novo com a entrada do garoto Nixon. A partida perdeu um pouco da qualidade técnica e passou a ser disputada mais na base da vontade, e já nos acréscimos o zagueiro Juan aproveitou uma saída ruim do goleiro Felipe para decretar a vitória do Internacional, de cabeça. Depois do gol, nada de festa e mão no peito na direção da torcida rubro-negra.

 
FONTE:
 

Ouro em pó guardado na caixa: Seedorf, a preciosidade do Botafogo

Competitividade e jogadas ríspidas em campos pequenos despertam a preocupação de Oswaldo de Oliveira em relação ao holandês

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Seedorf não fez gol na vitória sobre o Náutico nem participou das jogadas que levaram o time a vencer por 2 a 0 (veja os gols ao lado), sábado, em São Januário. Mesmo assim, o holandês mostra claramente sua importância para o Botafogo em sua ânsia de conquistar o título do Campeonato Brasileiro, o que não acontece desde 1995.

Aos 37 anos de idade, Seedorf é o ponto de referência do Botafogo e desperta preocupação no técnico Oswaldo de Oliveira. Não que seu preparo físico esteja deixando a desejar, mas sim pelo que a competição exige.
  •  
Seedorf botafogo na saída de são januário (Foto: Thales Soares) 
Seedorf é assediado por torcedores na saída do vestiário em São Januário (Foto: Thales Soares)
 
A torcida também sabe disso. Ao fim do jogo, cerca de 20 botafoguenses foram recepcionar o holandês na saída do vestiário de São Januário. Ele teve paciência para tirar fotos com todos e autografar camisas do clube, mesmo tarde da noite.

- Quando fizemos o segundo gol, chegou a hora de organizar o time de forma mais contida. Seedorf estava sendo marcado individualmente e forçando muito. Ele é ouro em pó e a gente guarda na caixa - afirmou Oswaldo.

Na rodada passada, Seedorf recebeu uma forte entrada no tornozelo direito de Kleber na derrota por 2 a 1 para o Grêmio. O jogador saiu mancando para ser atendido fora do campo, mas voltou para terminar o jogo, pois o Botafogo já havia feito as três substituições.

- Seedorf é uma preciosidade. Tive muito medo domingo passado. Ele saiu com o pé inchado. Tenho uma preocupação grande nesse campeonato. São jogos muito competitivos, em campos diminutos, com jogadas ríspidas. Eu me preocupo não só com o Seedorf, mas com todos os grandes craques - comentou Oswaldo.

Se compararmos com outros campeonatos, estamos sendo brindados, apesar de toda a dificuldade de calendário, estádio, viagem e campo. Há uma alternância grande. Coritiba e Vitória nem eram citados no início como clubes pleiteando o título e estão ali, ainda que precocemente"
Oswaldo de Oliveira
 
O comportamento de Seedorf em campo foi mais uma vez elogiado pelo treinador. O holandês teve em seu encalço o volante Derley, responsável por uma intensa marcação individual, que exigiu ainda mais do meia do Botafogo.

- O Derley marcou muito bem e com lealdade. Não lembro de faltas que tenha feito. Mas mesmo assim o Seedorf conseguiu jogar. Com menor frequência, mas conseguiu - analisou o treinador do Botafogo.

Seedorf é usado por Oswaldo como exemplo do que o Campeonato Brasileiro tem apresentado. Segundo ele, esta edição é uma das melhores já disputadas entre as mais recentes, com jogadores de alto nível técnico, mesmo com todas as dificuldades impostas.

- Esse talento não é raro. Tem o Alex no Coritiba. O que é aquilo! Zé Roberto e Elano, no Grêmio, Ronaldinho Gaúcho. O Vasco trouxe o Juninho de volta. É muito jogador bom. Se compararmos com outros campeonatos, estamos sendo brindados, apesar de toda a dificuldade de calendário, estádio, viagem e campo. Há uma alternância grande. Coritiba e Vitória nem eram citados no início como clubes pleiteando o título e estão ali, ainda que precocemente - afirmou Oswaldo.

Mesmo com a preocupação em relação a Seedorf, o holandês estará em campo mais uma vez na quarta-feira, quando o Botafogo enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, pela terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, vitória carioca por 1 a 0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/ouro-em-po-guardado-na-caixa-seedorf-preciosidade-do-botafogo.html

Flu e Vasco reabrem Maracanã com apostas em veteranos por reabilitação

Times acumulam derrotas após retorno do Brasileirão. Deco vira titular no Tricolor, enquanto Juninho Pernambucano fará reestreia no Cruz-Maltino

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

deco fluminense vasco (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Deco estreou pelo Flu no Maracanã contra o Vascoem 2010 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
 
Nem tão novo assim. O sentimento de novidade em relação ao Maracanã se limitará ao imponente e agora moderno estádio e à disposição das torcidas no local, que será reaberto para os clubes neste domingo, às 18h30m, no duelo entre Fluminense e Vasco, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Em campo, no perfeito gramado do reformado palco, alguns rostos antigos é que darão as cartas no clássico. Em má fase no nacional, tricolores e vascaínos apostam nos veteranos Deco e Juninho Pernambucano para se reabilitarem e tomarem novos rumos em direção ao topo da tabela, algo distante para ambos no momento.

Vindo de três derrotas seguidas, o Fluminense caiu para a 11ª colocação, com nove pontos. Precisando mudar, Abel Braga resolveu apostar na categoria de Deco, que há quatro meses não inicia um jogo como titular. O reencontro será, curiosamente, contra o adversário de sua estreia há três anos, no mesmo palco, no empate por 2 a 2. Naquela partida, Juninho Pernambucano estava longe do Vasco. Voltou apenas um ano depois, saiu e, agora, retorna para provavelmente encerrar a carreira no fim da temporada, algo que também deverá ocorrer com Deco. Será titular em sua terceira estreia pelo clube e é a principal esperança para dar um toque de qualidade ao meio-campo. O time tem sete pontos e está na zona do rebaixamento.

O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos para o estado do Rio de Janeiro. O jogo será exibido para todo o país pelo PremiereFC, em sistema pay-per-view, e acompanhado em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM com vídeos exclusivos.


header as escalações 2

Fluminense: o técnico Abel Braga abriu mão do mistério e já confirmou a equipe que vai a campo no clássico. Em relação ao último jogo, apenas uma mudança: a entrada de Deco no lugar de Rhayner. Assim, o Fluminense irá a campo com Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Wagner; Rafael Sobis e Fred.

Vasco: com a volta de Juninho, Dorival Junior espera melhorar a articulação entre defesa, meio de campo e ataque. O jogador vai atuar como último homem de meio de campo, sem cumprir grandes obrigações defensivas. Na lateral esquerda entra Henrique, de 19 anos, que foi alçado ao profissional nesta semana. O time deve ser Diogo Silva, Nei, Renato Silva, Rafael Vaz, Henrique; Sandro Silva, Wendel, Pedro Ken e Juninho; Eder Luis e André.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Fluminense: o atacante Michael está cumprindo suspensão enquanto aguarda julgamento pelo caso de doping. Além dele, Abel também não poderá contar com o volante Valencia, que sofreu novo estiramento na panturrilha direita.
Vasco: o meia Bernardo segue em recuperação de operação no joelho. Rodolfo, que passou pela mesma cirurgia, está em fase final de tratamento. Outro zagueiro, Luan sentiu estiramento na coxa e também fica fora da equipe. Montoya não teve a situação regularizada e está fora.

 
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Fluminense: Diguinho e Edinho.
Vasco: Alisson, Elsinho, Luan e Sandro Silva.
 
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Marcelo de Lima Henrique (RJ) apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa (RJ) e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ). O árbitro participou de duas partidas neste Brasileiro: Vitória 3 x 2 Internacional e Santos 1 x 1 Grêmio. Ele tem média de 5,5 cartões amarelos aplicados e ainda não puxou o cartão vermelho. Marcelo de Lima Henrique tem média de 26 faltas assinaladas por confronto e já aplicou um pênalti. O campeonato tem média de 4,2 amarelos, 0,2 vermelho, 33,4 faltas e 0,2 pênalti por partida.

 

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Fluminense: dos seus 11 gols marcados, dois foram de pênalti e um de falta. Dos oito marcados com a bola em disputa, seis nasceram em jogadas aéreas. É significativo. E é uma fraqueza da defesa do Vasco. Uma nova oportunidade para Rafael Sóbis, que ergueu quatro dessas seis bolas que resultaram em gols. Sexto ataque que mais fez gols, é também o quinto que mais conseguiu finalizar (100). Se é apenas o 11º colocado na classificação, se deve por serem pouco eficazes essas tantas finalizações (11% viraram gols, apenas a nona melhor eficiência). Ao mesmo tempo, sua defesa está muito vulnerável. É a sétima equipe que mais gols sofreu (dez), apesar de ser a segunda que menos finalizações permitiu aos adversários (62). Esses números aparentemente baixos escondem uma realidade cruel: apenas o Atlético-PR tem um desempenho pior que o Flu no quesito finalizações do adversário que terminam em gol (16,1%). E logo a seguir vem o Vasco (14,5%).
 Vasco: dos 14 gols que sofreu (um de pênalti, dois após rebatidas), o Vasco levou sete em jogadas aéreas. Até o início da rodada, é o segundo time que mais sofreu gols dessa maneira (só o Náutico é pior). E essa é uma especialidade do Fluminense, o que faz esperar uma marcação reforçada sobre Rafael Sóbis. O ataque vascaíno é o que menos finalizações certas fez até aqui (20). Como os 90 minutos de um clássico constituem praticamente um universo paralelo, vale lembrar que na história do Campeonato Brasileiro, esse confronto teve 20 empates, 14 vitórias do Vasco e 14 vitórias do Fluminense, com 59 gols cruz-maltinos e 58 gols tricolores. Nos últimos três jogos, o Vasco venceu dois, e nos últimos sete, venceu três e houve dois empates.

 
header_na_historia (Foto: arte esporte)
 
A arrancada do Fluminense na reta final do Campeonato Brasileiro de 2002 contou com vitória emocionante diante do Vasco, por 2 a 1. A partida, ocorrida no dia 31 de outubro, uma quinta-feira à noite, foi decidida pelo meia Beto, que na época defendia o Tricolor, em cobrança de falta com violência no fim da partida. Àquela altura, o Tricolor jogava com um a menos, pois o volante Fabinho havia sido expulso. O Flu abriu o placar com gol do zagueiro César, mas o atacante Valdir, pouco depois, deixou tudo igual. No gol decisivo de Beto, vale reparar no meia Yan, que ameaça cobrar a falta e engana a barreira. Veja aqui a ficha do jogo na Futpédia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/flu-e-vasco-reabrem-maracana-com-apostas-em-veteranos-por-reabilitacao.html

Sétima derrota aumenta pressão por mudança na diretoria do São Paulo

Diretor de futebol Adalberto Baptista é homem de confiança de Juvenal, mas perde força. Contratação de gerente é debatida na pior série da história

Por Alexandre Lozetti e Carlos A. Ferrari São Paulo

O presidente Juvenal Juvêncio vive um dilema no São Paulo. Por um lado, ele confia muito em Adalberto Baptista, diretor de futebol. Dá a ele uma autonomia poucas vezes vista desde 2006, ano em que assumiu o comando do clube. Por outro, recebe pedidos de todos os lados para que Adalberto seja afastado do cargo. Outros dirigentes e até jogadores não aprovam seu trabalho. Nos bastidores já se cogita a hipótese de contratação de um gerente remunerado.
A derrota por 3 a 0 para o Cruzeiro,  no sábado, só agrava a situação - foi o sétimo revés consecutivo, a pior sequência na história do clube. Fora do Morumbi, torcedores pediram a saída de Juvenal, mas dentro do estádio as organizadas vetaram críticas ao dirigente. O cenário escureceu para Adalberto a partir do momento em que ele perdeu a briga para manter Ney Franco no Morumbi.

O ex-técnico era muito próximo do diretor, que bancou sua permanência por alguns meses, apesar do descontentamento de atletas, entre eles o goleiro Rogério Ceni, capitão e líder, de membros da comissão técnica e outros dirigentes. A atuação na derrota para o Corinthians, no primeiro jogo da Recopa, e as críticas de Ney ao grupo, acabaram com a paciência de Juvenal.

adalberto baptista sao paulo (Foto: Gustavo Serbonchini ) 
Adalberto Baptista de malas prontas? É o sonho de muitos no Tricolor... (Foto: Gustavo Serbonchini)
 
Adalberto lamentou muito a saída de Ney, mas participou ativamente da escolha de Paulo Autuori para sucedê-lo. O nome foi unanimidade entre os dirigentes principais, que sofreram pressão de conselheiros para que Muricy Ramalho fosse contratado.

Até o empresário Abílio Diniz tem protestado contra a diretoria doSão Paulo
 
Pressão semelhante à que Juvenal sofre agora para demitir seu homem de confiança, e que aumentou muito após sua crítica pública a Rogério Ceni. O goleiro disse que o São Paulo havia parado no tempo, e que o legado deixado por Ney Franco, protegido de Adalberto, era zero.
O “chefe” se irritou e atacou as reposições de bola do ídolo, além de ter citado a proximidade de sua aposentadoria, e uma lesão no pé direito, que estaria prejudicando seu desempenho. Foi a deixa para que Juvenal recebesse telefonemas pedindo sua cabeça.

Outros importantes cartolas tricolores atestam que Adalberto tem status de “imperador”. Até mesmo o empresário Abílio Diniz, são-paulino, tem protestado nas redes sociais. Após o jogo do último sábado, pediu a cabeça do diretor. Abílio foi um dos que indicaram Emerson Leão ao Tricolor em 2011. Sua contratação é vista até hoje como um erro por Juvenal.

protesto torcida são paulo (Foto: Mister Shadow / Agência Estado) 
Torcedores protestam fora do Morumbi após a derrota de sábado (Foto: Mister Shadow / Agência Estado)
 
Gerente remunerado?
Uma figura que poderá ganhar importância no clube nos próximos meses é a de um gerente remunerado para administrar o futebol e a relação entre elenco e diretoria. Algo semelhante ao que faz Edu Gaspar no Corinthians, rival que ganha elogios internos pela forma como estruturou seu departamento.

Os que pedem a saída de Adalberto gostariam da contratação desse profissional, mas acham que o diretor vetaria por receio de perder o poder. Por outro lado, já há uma tendência de buscar um gerente, com a concordância do diretor. Adalberto Baptista é visto como exímio negociador, capaz de conseguir vantagens ao clube em contratos diversos.

Foi ele quem costurou toda a negociação para que o São Paulo participasse da Copa Audi, nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Até lá, é provável que nada de novo seja feito, e que o celular de Juvenal continue tocando.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2013/07/setima-derrota-aumenta-pressao-por-mudanca-na-diretoria-do-sao-paulo.html

Serena aplica 'pneu' contra tcheca e garante vaga na decisão na Suécia

Americana bate Zakopalova e consegue 50ª vitória nesta temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Bastad, Suécia

Serena Williams se classificou neste sábado para a decisão do WTA de Bastad, na Suécia, com propriedade. Em 1h07m, a número 1 do mundo passou fácil pela tcheca Klara Zakopalova, 37ª do ranking e cabeça de chave nº do torneio. Com direito a 'pneu' (6/0) no primeiro set, a americana conquistou a vitória, a 50ª dela na temporada, com um 6/4 na segunda parcial, após ter o saque quebrado duas vezes. Em busca do sétimo título neste ano, ela vai jogar neste domingo contra a sueca Johanna Larsson (76ª), cabeça de chave nº 8 que passou pela italiana Flavia Penneta por 2/6, 6/3 e 6/4 para alcançar a final.

Contra Zakopalova, Serena teve um baixo aproveitamento nos pontos de segundo serviço. Ela pontuou somente em 37% das vezes em que precisou do saque adicional. O problema é que a tcheca não soube aproveitar o dia ruim da americana neste fundamento e teve um aproveitamento pior, de 33%. Quando botava a bola em jogo de primeira, Serena foi bem, levou a melhor em 80% dos pontos e aplicou sete aces para cima da adversária.

serena williams bastad tenis (Foto: AFP) 
Na 50ª vitória em 2013, Serena garantiu vaga na final do WTA de Bastad, na Suécia (Foto: AFP)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/serena-aplica-pneu-contra-tcheca-e-garante-vaga-na-decisao-na-suecia.html