terça-feira, 16 de julho de 2013

Uruguaio Marcelo Martinez assina contrato com o Bota até o fim de 2014

Meia, de 18 anos, estava treinando nos juniores e deve ser um dos relacionados para a equipe que disputa a Weifang Cup, na China

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Martinez jogo Botafogo (Foto: Reprodução / Facebook Oficial) 
Martinez em um jogo do Botafogo no Engenhão (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)
 
O Botafogo acertou nesta terça-feira um contrato com o meia uruguaio Marcelo Martinez, de 18 anos, até dezembro de 2014. O jogador é conhecido como "Dinamita" e nasceu na mesma cidade de Loco Abreu (Minas). Ele chegou ao clube em fevereiro, vem treinando com os juniores desde então e mora em Caio Martins, onde foram alojados alguns atletas da base depois do fechamento de Marechal Hermes para obras.

A tendência é de que Marcelo Martinez participe da equipe do Botafogo que vai disputar a Weifang Cup, na China. A competição será disputada entre os dias 28 de julho e 4 de agosto e terá, além do Glorioso, clubes como o Porto-POR, São Paulo e Chivas-MEX. No grupo do Alvinegro estão o HK Rangers, Myanmar Youth e China Youth.

Marcelo Martinez é mais um da série de uruguaios que o Bota tem contratado nos últimos anos. Além dele e de Lodeiro, o clube ainda tem sob contrato Matías Tellechea, de 21 anos, que não teve chances de atuar no profissional. Ele foi emprestado ao Luziânia este ano.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/uruguaio-marcelo-martinez-assina-contrato-com-o-bota-ate-o-fim-de-2014.html

Dankler se apresenta e tem o primeiro contato com os novos companheiros

Zagueiro, de 21 anos, estava no Vitória e reforça a zaga do Botafogo para o restante do Campeonato Brasileiro

Por Fred Huber Rio de Janeiro

O zagueiro Dankler, ex-Vitória, se apresentou ao Botafogo nesta terça-feira e teve o primeiro contato com os novos companheiros. O jogador, de 21 anos, fez exames clínicos e foi para o campo cumprimentar Oswaldo de Oliveira e comissão técnica alvinegra. Em agosto ele completa um ano longe dos gramados por causa de uma divergência com o antigo clube.

Dankler fez duas festas de despedida na Bahia, a última delas no dia 6 de julho, em Madre de Deus, onde mora a família de sua mãe. Agora, volta suas atenções para o Botafogo depois de um clima tenso em sua saída do Vitória, que não aceitou a forma como perdeu o jogador.

Dankler botafogo treino (Foto: Fred Huber ) 
Dankler conversa com Oswaldo em seu primeiro dia de Botafogo (Foto: Fred Huber )
 
FONTE:

Após título de Murray, quadra central de Wimbledon está irreconhecível

Passados nove dias da conquista do britânico, grama está sendo renovada

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra

Nove dias após Andy Murray fazer história ao conquistar o título de Wimbledon, a quadra central onde o britânico derrotou Novak Djokovic está irreconhecível. A grama sagrada está sendo renovada pela equipe de piso, que está preparando o terreno para o processo de arejamento.

Trator quadra wimbledon (Foto: Reprodução / Twitter) 
Membro da equipe de piso cuida da quadra central de Wimbledon com um trator (Foto: Reprodução / Twitter)
 
Embora nas duas principais quadras não haja mais torneios no ano, as outras quadras continuam abertas aos sócios.

tênis andy murray e djokovic final wimbledon (Foto: Agência Getty Images) 
Andy Murray e Novak Djokovic na final de Wimbledon (Foto: Agência Getty Images)
 
Há 77 anos um britânico não era campeão da chave de simples masculina. Jejum que foi quebrado este ano pelo atual número dois do mundo.
 
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/apos-titulo-de-murray-quadra-central-de-wimbledon-esta-irreconhecivel.html

Bellucci reage, mas cai na estreia em Hamburgo; Teliana ganha na Suécia

Paulista perde para Granollers, quem havia batido nas duplas em Stuttgart, na semana passada. Pernambucana passa por Pfizenmaier de virada

Por GLOBOESPORTE.COM Bastad, Suécia e Hamburgo, Alemanha





Únicos brasileiros de simples em ação nesta semana, Thomaz Bellucci e Teliana Pereira, os dois tenistas  mais bem ranqueados do país, tiveram sentimentos opostos nesta terça-feira. O número 70 da ATP perdeu na primeira rodada do ATP 500 de Hamburgo, na Alemanha, enquanto a 105ª da WTA se classificou para as oitavas de final do WTA de Bastad, na Suécia.

O culpado pela eliminação de Bellucci deu o troco no paulista no saibro de Hamburgo. Número 51 do mundo, o espanhol Marcel Granollers, que havia perdido para o brasileiro, na semana passada, na primeira rodada das duplas do ATP 250 de Stuttgart, dessa vez bateu o algoz no simples. O tenista europeu o despachou por 2 sets a 1, com as parciais de 6/3, 5/7 e 6/3.

Agora Bellucci só terá a chave de duplas pela frente em Hamburgo. Ele e o francês Benoît Paire enfrentam nas oitavas de final os cabeças de chave nº 4 Julian Knowle, da Áustria, e Robert Lindstedt, da Suécia, nesta quarta-feira. O brasileiro vem de título de duplas em Stuttgart, ao lado do argentino Facundo Bagnis.

O ATP de Hamburgo conta com nomes como Roger Federer e Tommy Haas, que estreiam nesta quarta contra, respectivamente, o alemão Daniel Brands e o esloveno Blaz Kavcic, pela segunda rodada. O suíço e o veterano alemão são um dos 16 cabeças de chave, que não precisaram jogar a primeira rodada.

Teliana salva match points até vencer
Já em Bastad, Teliana Pereira se classificou para a segunda rodada de virada com direito a dois match points salvos. No duelo de estreia no saibro sueco, a pernambucana derrotou a alemã Dinah Pfizenmaier com as parciais de 3/6, 6/2 e 7/5. Nas oitavas de final, ela vai jogar contra a espanhola Lourdes Dominguez Lino, cabeça de chave nº 5 do torneio, nesta quarta.

- Estou muito feliz com a virada. Me mantive calma e não errei no final, sacando bem nos últimos games - comentou a tenista brasileira.

Caso vença novamente, Teliana pode se encontrar com a líder do ranking mundial Serena Williams nas quartas.

A pernambucana também se deu bem nas duplas. Na segunda vez em quadra nesta terça, ela jogou ao lado da colombiana Mariana Duque-Marino e a parceria bateu por 2 sets a 1, de virada (1/6, 6/1 e 10/5), as suecas Sofia Arvidsson e Johanna Larsson, pelas oitavas de final. As adversárias nas quartas serão a russa Alla Kudryavtseva e a ucraniana Olga Savchuk, cabeças de chave nº 3 do torneio.

 

Fora de torneio por causa de lesão, Sharapova mantém rotina de treinos

Após eliminação em Wimbledon, musa opta por adiar retorno às competições em decorrência de dores no quadril, mas continua com rotina na academia

Por GLOBOESPORTE.COM Bradenton, EUA

Após ser eliminada precocemente em Wimbledon pela portuguesa Michelle Brito, Maria Sharapova decidiu adiar seu retorno às quadras para tratar uma lesão no quadril. De acordo com o calendário inicial, a tenista russa disputaria o Torneio de Stanford, nos Estados Unidos, na próxima semana, mas optou por voltar a competir apenas no WTA de Toronto, no Canadá, a partir do dia 5 de agosto.

Apesar das dores no quadril, que tiveram início durante a campanha da número 2 do mundo em Wimbledon, a musa continua com a intensa rotina de treinamentos e preparação física. A bela loira postou uma foto no Facebook tirada durante sua sessão matinal na academia, em Bradenton, na Flórida, onde mora.

Apesar da lesão no quadril, Maria Sharapova continua rotina de treinos na academia (Foto: Reprodução / Facebook) 
Apesar da lesão no quadril, Sharapova continua rotina de treinos na academia (Foto: Reprodução / Facebook)
Em Stanford, a bela russa faria a estreia de Jimmy Connors como seu novo treinador. O ex-tenista de 60 anos, um dos maiores nomes da história do tênis e vencedor de oito títulos em Grand Slams, substituirá o sueco Thomas Hogstedt, que trabalhou com Sharapova nas últimas três temporadas.

Após o retorno em Toronto, a ex-número 1 do mundo deve focar em sua preparação para o US Open, último Grand Slam do ano. No torneio, que será disputado em Nova York a partir do dia 26 de agosto, Sharapova utilizará a experiência de Connors em quadras duras para brigar por seu segundo título no torneio americano. A russa venceu a edição de 2006.

A russa não descuida da forma física e mantém rotina de treinos (Foto: Reprodução / Facebook) 
A russa não descuida da forma física e frequenta diariamente a academia (Foto: Reprodução / Facebook)

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/fora-de-torneio-por-causa-de-lesao-sharapova-mantem-rotina-de-treinos.html

Murray se diverte jogando frescobol com namorada nas Bahamas

Após vencer Wimbledon, tenista e Kim Sears aproveitam férias nas praias paradisíacas do país

Por GLOBOESPORTE.COM Bahamas

Após derrotar Novak Djokovic na decisão de Wimbledon e quebrar um jejum britânico de 77 anos no Grand Slam, Andy Murray está aproveitando dias de dencanso com a namorada Kim Sears nas praias das Bahamas. Na tarde desta segunda-feira o tenista jogou frescobol e trocou carinhos com a amada, o que intensificou a especulação da imprensa internacional de que ele estaria se preparando para formalizar a relação após oitos anos de namoro.

Após a folga, Murray disputará o Masters 1000 de Montreal, que será realizado entre os dias 2 e 11 de agosto no Canadá, e em seguida retornará a Miami para se preparar para o US Open, que começa no dia 26 do mesmo mês.

tênis andy murray kim sears férias bahamas (Foto: Splash News) 
De férias nas Bahamas, Andy Murray e Kim Sears jogam frescobol na praia (Foto: Splash News)
 
tênis andy murray kim sears férias bahamas (Foto: Splash News) 
Tenista e namorada trocaram carinhos após a partida (Foto: Splash News)
 
FONTE:

Com 'lembrança' de Wimbledon, Serena atropela cazaque na Suécia

Americana se aquece com mesmo terninho branco que utilizou durante Grand Slam britânico. Teliana pode ser rival da número 1 do mundo nas quartas

Por GLOBOESPORTE.COM Bastad, Suécia

serena williams bastad tenis (Foto: Reprodução / Facebook) 
Serena usa terninho também na coletiva após a estreia em Bastad (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Pouco mais de duas semanas após a eliminação surpreendente nas oitavas de final de Wimbledon, Serena Williams não deu chances para o azar na estreia no WTA de Bastad, na Suécia. Diante da cazaque Sesil Karatantcheva, 131ª do ranking, a número 1 do mundo apenas sofreu uma quebra em toda a partida da primeira rodada, mas derrotou facilmente a adversária por 2 sets a 0, com as parciais de 6/1 e 6/2, em 1h04m. Se o resultado foi bastante diferente do 6/2, 1/6 e 6/4 tomados pela alemã Sabine Lisicki na grama do Grand Slam britânico, a tenista americana foi ao saibro sueco portando o mesmo terninho branco que utilizou no aquecimento em quadra antes dos duelos no All England Club, em Londres, neste ano.

Serena terá pela frente nas oitavas de final a georgiana Anna Tatishvili (104ª) nesta quinta-feira. A líder do ranking pode enfrentar a brasileira Teliana Pereira nas quartas de final. A pernambucana joga pelas oitavas contra a espanhola Lourdes Dominguez Lino, cabeça de chave nº 5 do torneio, nesta quarta. Ela estreou nesta terça-feira vencendo a alemã Dinah Pfizenmaier.

serena williams bastad tenis (Foto: AP) 
Serena não passou por dificuldades contra Karatantcheva (Foto: AP)
 
FONTE:

Martina Hingis deixa aposentadoria para jogar nas duplas em Carlsbad

Suíça fará parceria com Hantuchova, quase seis anos após deixar o tênis. Anúncio acontece depois de três dias que ela entrou no Hall da Fama

Por GLOBOESPORTE.COM Carlsbad, EUA

Três dias após entrar oficialmente no Hall da Fama do tênis, Martina Hingis vai voltar a disputar um torneio da WTA, quase seis anos após se aposentar do esporte, em setembro de 2007. A organização do WTA de Carlsbad, na Califórnia (EUA), anunciou que a suíça, dona de 15 Grand Slams na carreira, vai brigar pelo título da chave de duplas do torneio, que será disputada entre 29 de julho e 4 de agosto. A tenista de 32 anos jogará ao lado da eslovaca Daniela Hantuchova.

martina hingis tenis (Foto: AP) 
Martina Hingis vai jogar a nível WTA em Carlsbad, após quase seis anos da aposentadoria (Foto: AP)
 
- Estou muito ansiosa para fazer um retorno ao jogo competitivo no WTA de Carlsbad. Lembro-me de ganhar o simples e as duplas aqui em 1997 e de vencer o simples novamente em 1999. Esse sempre foi um dos meus eventos favoritos de jogar. Sinto-me em boa forma depois de jogar o World Tennis Team (uma liga de equipes de tenistas nos Estados Unidos). Meu espírito competitivo ainda está muito vivo e eu amo estar na quadra. O torneio em Carlsbad é o lugar perfeito para eu começar - comentou Hingis, que vai se juntar a nomes como Victoria Azarenka, Agnieszka Radwanska e Marion Bartoli que estarão em ação na quadra dura de Carlsbad.

Ao todo a suíça conquistou 43 títulos de simples e 37 de duplas na carreira. Ela venceu 15 Grand Slams. Foram cinco nos simples (Wimbledon e US Open, em 1997; e Aberto da Austrália, em 1997, 1998 e 1999), nove nas duplas e um de duplas mistas.

Em 1997, Hingis foi escolhida tenista número um do mundo com 16 anos. Ela foi a mais nova da história a alcançar o topo do ranking da WTA. Além disso, foi a mais jovem vencedora de um Grand Slam ao ganhar nas duplas de Wimbledon, em Londres, em 1996, com 15 anos e nove meses. A suíça abandonou o tênis em 2007, após um exame dar positivo para cocaína, fato negado por ela.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/martina-hingis-deixa-aposentadoria-para-jogar-nas-duplas-em-carlsbad.html

Ricardinho apresenta time de vôlei de Maringá: 'Sonho que estava na gaveta

Equipe conta com jogadores experientes como Lorena, Acácio e Quiroga. O técnico é o campeão olímpico Douglas Chiarotti

Por Erick Gimenes Maringá

Ricardinho à casa torna. O jogador apresentou em Maringá, no norte do Paraná, seu novo time para a disputa das próximas três temporadas da Superliga Masculina de Vôlei: o Moda Maringá, que representará a cidade e a expectativa é de que jogue na Superliga ainda neste ano. A equipe foi organizada por Ricardinho, que deixou o Vôlei Futuro para retornar à cidade onde começou a jogar e onde mora parte de sua família.

A equipe será treinada por Douglas Chiarotti, campeão olímpico em 1992, e mescla jogadores experientes, como o oposto Lorena e os meios-de-rede Felizardo e Acácio, com jovens apostas, como os campeões mundiais juvenis Najari e Rogerinho. Além deles, outros nomes de destaque como Cléber, campeão nacional pelo Sesi/SP, e Quiroga, capitão da seleção argentina de vôlei, também fazem parte do elenco. Ricardinho vai atuar como levantador e gestor.

- Vocês não sabem o tamanho da emoção que eu estou sentido agora. Era um sonho que estava na minha gaveta. Eu ainda tenho a imagem da torcida me apoiando aqui, quando comecei. É um projeto ousado, como eu sempre fui como jogador - afirma Ricardinho, que também vai atuar pelo time.

Moda Maringá Vôlei Ricardinho (Foto: Walter Fernandes) 
A equipe de Maringá tem jogadores consagrados e também apostas no futuro (Foto: Walter Fernandes)
 
Era um sonho que estava na minha gaveta"
Ricardinho
 
O ex-capitão da Seleção Brasileira diz que, acima de uma equipe competitiva, quis criar um time com amigos de longa data.

- Uma das coisas que pensei para esse projeto é que eu pudesse jogar com pessoas do meu convívio. São amigos de longa data, pessoas em quem eu confio. Liguei pessoalmente para convidar a maioria deles. Isso muda tudo – ressalta.
Lorena escolheu o time por amizade a Ricardinho

Um dos amigos pessoais de Ricardinho é Lorena, maior pontuador da última Superliga. Ele foi o primeiro a ser convidado pelo campeão olímpico e mundial para fazer parte do Moda Maringá.
- Estou morrendo de vontade de ver esse ginásio lotado e estrear pelo time. Estão acreditando muito em nós. Vou me doar 100% para a cidade”, garante Lorena.

O oposto conta que teve várias propostas de times do exterior, mas preferiu jogar por Maringá.

Ricardinho Moda Maringá Vôlei (Foto: Walter Fernandes) 
Ricardinho vai atuar como jogador e gestor do time (Foto: Walter Fernandes)
 
- Quando eu aceitei participar do time, foi porque acredito em tudo isso. É um projeto para a minha vida, quero ficar várias temporadas por aqui. Eu estou apaixonado pela cidade -, disse o ex-companheiro de Ricardinho no Vôlei Futuro, de Araçatuba (SP).

Para o meio-de-rede Acácio, finalista da Superliga por quatro vezes consecutivas, jogar no time maringaense é uma oportunidade de se reafirmar na carreira.

- Para quem nunca jogou em na seleção, como eu, é um imenso prazer jogar ao lado de jogadores do nível do Ricardinho. Ele poderia muito bem se aposentar, porque já conquistou tudo, mas ainda mantém a vontade de vencer. Ganhar vicia, ressalta o jogador de 34 anos.

O Moda Maringá vai ter investimento de R$ 6 milhões para as próximas três temporadas. O time já começou a treinar e estreia na Superliga no dia 7 setembro. O campeonato deste ano contará com outras 11 equipes e vai até o dia 15 de abril de 2014.

Maringá revelou Giba e o próprio Ricardinho
Maringá já teve times de vôlei de nível nacional. Na década de 1990, o Cocamar Maringá contava com os renomados Paulão e Pampa e com jovens promessas à época, como Giba e o próprio Ricardinho, que estreou pelo time com 18 anos.

A cidade voltou à liga nacional na temporada 2007/2008 com a denominação Purity/Cesumar, mas teve pouco sucesso. O time jogou apenas uma temporada e foi extinto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pr/noticia/2013/07/ricardinho-apresenta-time-de-volei-de-maringa-sonho-que-estava-na-gaveta.html

Cria do Floripa, Bruninho lamenta time fora da Superliga, e avisa: 'Volto'

Tetracampeão com time catarinense, levantador da seleção brasileira entende decisão do clube, sem patrocínio, e afirma: 'Voltarei a jogar pela cidade um dia'

Por Marcelo Silva Florianópolis

Tetracampeão com o time, até hoje o maior nome da franquia e exemplo para futuras gerações da equipe, o levantador Bruninho recebeu com tristeza a desistência do Florianópolis da edição 2013/14 da Superliga Masculina. É a primeira vez em 14 anos que a cidade não terá um time na principal competição do país. Em Mar del Plata, na Argentina, com a seleção brasileira, que inicia nesta quarta-feira as semifinais da Liga Mundial de vôlei, Bruninho falou sobre o assunto.

vôlei bruninho brasil treino ginásio nilson nelson (Foto: Fabrício Marques) 
Levantador titular da seleção brasileira, Bruninho tenta outro título da Liga Mundial (Foto: Fabrício Marques)
 
- Com certeza (recebi a notícia) com tristeza. Uma cidade que sempre foi referência no vôlei nacional sem um time na maior competição do país é triste. Mas sei e entendo que o Renan (Dal Zotto, gestor da equipe) e o pessoal da gestão estão fazendo isso após ter corrido atrás e tentado muito um patrocinador para a equipe - comentou, por e-mail, o camisa 1 da seleção brasileira de vôlei ao GLOBOESPORTE.COM.

Eleito por quatro vezes o melhor levantador da Superliga, consciente e já experiente, apesar de ainda jovem - completou 27 anos no começo do mês -, Bruninho segue a linha de pensamento de Renan Dal Zotto. Para o levantador, atualmente atleta do Rio de Janeiro, a decisão dos responsáveis pelo Floripa Esporte Clube, que gere a equipe de alto rendimento de vôlei de Florianópolis, foi a mais acertada, para não correr o risco de não cumprir com o prometido durante a competição.

Vôlei Bruninho Florianópolis x Vôlei Futuro (Foto: VIPCOMM) 
Por Floripa, Bruninho ganhou quatro Superligas (Foto: VIPCOMM)
 
- Concordo com ele (Renan Dal Zotto). As equipes em Floripa nunca deixaram de pagar jogadores ou faltar algum tipo de estrutura, e a decisão dele é muito sábia nesse sentido. Existem equipes que jogam a Superliga sem ter recursos para isso e ficam devendo a jogadores e tudo mais. Renan, por ser um cara responsável e de visão, jamais deixaria isso acontecer. E quando voltar, voltará melhor - comenta o levantador.

Ainda com fortes laços com Florianópolis - é sócio de um restaurante japonês na cidade, recentemente visitado por Neymar -, Bruninho não esconde a saudade em atuar na cidad, por isso, não titubeia ao afirmar.

- Muitas saudades. Os títulos e a torcida jamais sairão da minha memória. Tenho certeza que voltarei a defender a cidade um dia! - afirma Bruninho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2013/07/cria-do-floripa-bruninho-lamenta-time-fora-da-superliga-e-avisa-volto.html

Com cinco novidades, Superliga anuncia equipes para temporada 13/14

Com início em setembro, edição 2013/2014 da competição terá dois novos clubes na disputa masculina, e três estreias entre as equipes femininas

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Principal competição entre clubes do Brasil, a Superliga anunciou as equipes que disputarão a temporada 2013/2014. Em sua vigésima temporada, a competição terá 13 equipes femininas e 11 masculinas. O SporTV transmite os principais confrontos da competição ao vivo, a partir de setembro. As finais estão marcadas para abril de 2014.

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) confirmou duas novidades entre as equipes masculinas: o Monte Cristo, de Goiânia (GO), vencedor da última edição da Superliga B, e o Maringá, de Maringá (PR). O torneio disputado pelos homens terá duas baixas: o Vôlei Futuro e o Florianópolis anunciaram recentemente que não disputarão a competição este ano. Na última temporada, o Rio de Janeiro bateu o Cruzeiro e se sagrou campeão.
 
Moda Maringá Vôlei Ricardinho (Foto: Walter Fernandes) 
O Maringá, de Ricardinho, é uma das novidades para a Superliga masculina (Foto: Walter Fernandes)
 
A disputa entre as jogadoras terá três novos clubes na temporada, além do retorno das dez equipes que participaram da última edição. Os times de Jacareí (SP), Brasília (DF) e Maranhão (MA) são os reforços confirmados pela CBV. Na temporada passada, o Rio de Janeiro conquistou o oitavo título feminino ao superar o Osasco (SP) na final.

Confira os participantes da próxima edição da Superliga:
Superliga masculina 2013/2014:
Sesi (SP)
Taubaté (SP)
São Bernardo (SP)
Campinas (SP)
Cruzeiro (MG)
Juiz de Fora (MG)
Minas (MG)
Maringá (PR)
Rio de Janeiro (RJ)
Monte Cristo (GO)
Canoas (RS)


Superliga feminina 2013/2014:
Minas (MG)
Praia Clube (MG)
Campinas (SP)
Osasco (SP)
Pinheiros (SP)
São Bernardo (SP)
Sesi (SP)
São Caetano (SP)
Jacareí (SP)
Rio do Sul (SC)
Rio de Janeiro (RJ)
Brasília (DF)
Maranhão (MA)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/com-cinco-novidades-superliga-anuncia-equipes-para-nova-temporada.html

Bernardinho diz que pedido de Giba para voltar foi só 'uma brincadeira'

Treinador da seleção brasileira de vôlei afirma que foi mal-interpretado na coletiva de imprensa após vitória sobre os EUA, no Rio de Janeiro

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Bernardinho seleção vôlei Liga Mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Bernardinho orienta seleção durante treino antes da fase final da Liga (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
Um pedido, misturado a doses de saudade e brincadeira. Após a vitória contra os Estados Unidos no último sábado, em meio à coletiva de imprensa, Bernardinho citou uma conversa com Giba sobre um possível retorno à seleção. O treinador, porém, explica que foi mal-interpretado. Antes da estreia na fase final da Liga Mundial, nesta quarta, contra a Rússia, o técnico afirma que o ex-capitão apenas brincou ao pedir para voltar. O SporTV transmite a partida ao vivo, às 17h30m (horário de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

- Não foi o que eu disse. As pessoas pegam e repercutem a história. Na coletiva, o treinador americano falou de jogadores mais velhos, se deviam voltar à seleção ou não. Depois, eu citei Giba. Todos os jogadores veteranos adorariam voltar. Eles viveram a seleção. Acho que o Nalbert, que agora é comentarista, também adoraria. Mas não dá mais. Giba brincou. Disse: “Patrão, estou aí”. Mas chega uma hora que não dá mais. Giba não me procurou e disse: “Pelo amor de Deus, deixa eu voltar”. Eu não disse isso. Mas foi o que colocaram na manchete. Giba me procurou depois e eu expliquei que apenas tinha comentado uma brincadeira que ele tinha feito, dando sequência ao que o treinador americano disse - afirmou o treinador.

Após a vitória contra os Estados Unidos, no último sábado, Bernardinho teria dado a entender que Giba pedira para voltar à seleção. O treinador, porém, afirmou que o ex-capitão já não tinha condições de iniciar um novo ciclo olímpico.

- Talvez a gente tenha pecado um pouquinho nas últimas Olimpíadas na questão física. Os jogadores ainda querem, mas o corpo já não responde. Encontrei Giba outro dia depois de muito tempo e ele falou que queria voltar. A gente sabe do seu potencial e que a vontade dele é a maior possível, mas não dá mais, não vai conseguir. Fisicamente, ele não é sobre-humano. É um cara fantástico, um ponto fora da curva, mas chega uma hora que não dá mais – afirmou.

No dia seguinte, o próprio jogador afirmou que não teria mais condições de defender a seleção brasileira até os Jogos do Rio, em 2016.

- Só para deixar claro, os quase 20 anos de seleção foram inesquecíveis, mas agora é a hora da geração do Bruninho & Cia. Sentirei saudades, mas não voltarei para a seleção - disse o ponteiro.
Bernardinho acredita que Giba poderá ajudar o Brasil no caminho até os Jogos, mas fora da quadra. O treinador citou, por exemplo, uma reunião na qual Serginho, que também aposentou sua camisa da seleção, estava presente.

- As portas vão estar abertas para todos sempre, mas alguns não podem mais. Giba vai continuar ajudando. Serginho esteve conosco em uma reunião técnica, entre outros. É difícil que tenhamos um jogador de 40 e poucos anos nas Olimpíadas.

Giba se despediu do time do Brasil com a prata nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano passado. O currículo vitorioso do jogador se confunde com o da seleção brasileira. Nas conquistas do ouro em Atenas, do tricampeonato mundial (Argentina 2002, Japão 2006 e Itália 2010) e dos nove títulos da Liga Mundial, só para citar alguns dos feitos mais importantes do vôlei nacional, Giba só não fez parte do grupo que ganhou a Liga Mundial de 1993, em São Paulo, ainda sob o comando de Zé Roberto.

Ele ainda se mantém ativo nas competições entre clubes, apesar de ainda buscar um time para a temporada 2013/14 depois de passar pelo vôlei argentino. No Brasil, porém, Giba já passou o bastão. A responsabilidade de ser o capitão agora é do levantador Bruninho, e a de ser o grande ponteiro da seleção, pelo menos por ora, recai sobre Lucarelli, substituto de Murilo, que se recupera de uma cirurgia no ombro direito.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/bernardinho-diz-que-pedido-de-giba-para-voltar-foi-so-uma-brincadeira.html

As inscrições para o Musa do Brasileirão 2013 estão encerradas


As inscrições para o Musa do Brasileirão 2013 estão encerradas
Martina Spier, do Grêmio, foi eleita a Musa do Brasileirão 2012
Confira o ensaio exclusivo da beldade na Granja Comary
Veja algumas candidatas inscritas

Preterido no Nacional, Loco Abreu sente falta do carinho dos alvinegros

Atacante, ex-Botafogo, ficou fora da lista dos jogadores que viajaram para pré-temporada do time uruguaio e treina com jovens das categorias de base

Por Diego Rodrigues Rio de Janeiro
 
Loco Abreu Nacional (Foto: AFP) 
Loco Abreu fez dois gols pelo Nacional (Foto: AFP)
 
Loco Abreu teve a confirmação, na última sexta-feira, que estava fora da lista dos jogadores do Nacional-URU que viajaram para a Argentina na sequência da pré-temporada. O atacante ficou no Uruguai e segue treinando, agora com jogadores da base e o também preterido Alexander Medina. Será assim até o dia 25, quando o time principal retornará. Cinco atacantes, sendo dois deles Richard Porta e Santiago García, contratados recentemente, estavam na lista do técnico Rodolfo Arruabarena.

Antes incomodado com a sua situação no Nacional, Loco Abreu preferiu colocar panos quentes. No fim de junho ele declarou à rádio “Libre” que não era tão “filho da p... ou mau caráter” para perder a pré-temporada. No entanto, ao fazer mea culpa, o atacante admitiu que precisa recuperar a forma para poder voltar a ser uma opção.

  - Quando eu cheguei aqui era para fazer uma boa pré-temporada, mas não deu para fazer. Aí começaram as competições. Agora estamos fazendo a preparação para suportar os jogos. Eu estava mal fisicamente. Depois de três semanas de pré-temporada o físico está bom e começa agora a etapa do trabalho tático com a bola. Estou me sentindo bem e legal. Só tem que treinar e esperar o momento certo. Independentemente de jogar ou não, devo treinar e procurar sempre estar na melhor forma. Depois tem que ter o momento certo - admitiu, por telefone, o jogador.
Viver a instabilidade de ficar fora da equipe não tem preocupado Loco Abreu, aos menos no discurso. Mas se tem algo que faz falta do tempo em que atuou no Brasil é ter o carinho da torcida, como era recebido pelos torcedores do Botafogo, principalmente após cobrar o pênalti na decisão da Taça Rio de 2010 contra o Flamengo, o que garantiu o título estadual.

Loco Abreu Botafogo 2010 arquivo (Foto: O Globo) 
Loco Abreu fez o gol do título contra o Flamengo na decisão da Taça Rio de 2010 (Foto: O Globo)
 
- Estou com saudade do futebol brasileiro, principalmente do Botafogo pelo carinho das pessoas, que é inegável. Mas a realidade é que estou aqui.

Aliás, foi ainda no Botafogo o início do declínio de Loco. Ao lembrar do seu último ano, o atacante cita o que chama de favor ao entrar em campo contra a Ponte Preta, poucos dias antes de acertar o empréstimo para o Figueirense, em julho de 2012. Neste jogo, mesmo sem se encaixar na forma como Oswaldo de Oliveira gostaria que o time atuasse, Loco foi titular. Durante a partida sentiu um problema no joelho direito. Em seguida, foi para Santa Catarina e teve uma passagem apagada, repleta de lesões. Foram apenas sete jogos e um gol marcado no Figueira.

Em janeiro ele chegou durante a temporada para ajudar o Nacional. Aos 36 anos, não conseguiu render o esperado, fez apenas dois gols, porém garante estar em paz para recuperar o seu espaço.

- Tenho um mês e meio para trabalhar tudo que está faltando: força e o físico.

Apesar dos rumores de uma provável saída para o futebol mexicano, ele garante cumprir o contrato com o Nacional até o fim de 2015. Ainda não sabe se encerrará a carreira logo após o fim do compromisso, mas tem na ponta da língua qual caminho vai trilhar assim que pendurar as chuteiras.

- A ideia é trabalhar no futebol como treinador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/preterido-no-nacional-loco-abreu-sente-falta-do-carinho-dos-alvinegros.html

Sheik renova com Timão e afirma: 'Dinheiro nenhum me tira daqui'

Atacante conversa com diretor de futebol, gosta de proposta e assina novo vínculo com duração de um ano e meio. 'O louco ficou', brinca jogador

Por Cahe Mota e Diego Ribeiro Rio de Janeiro e São Paulo

Emerson Corinthians (Foto: Reprodução / Instagram / Emerson Sheik) 
Emerson postou imagem em rede social (Foto: Reprodução / Instagram / Emerson Sheik)
 
O atacante Emerson  acertou nesta terça-feira a renovação de seu contrato com o Corinthians por mais um ano e meio - o vínculo, que se encerraria em dezembro, agora vai até julho de 2015. Uma reunião entre o jogador e o diretor de futebol Roberto de Andrade serviu para resolver os últimos detalhes.

Sheik usou uma rede social para celebrar a renovação. Com uma montagem, segurando um papel com a hashtag "eufiquei", o jogador escreveu:

- Dinheiro nenhum me tira daqui ... O Louco ficou!!!

No Rio de Janeiro, pessoas próximas a Emerson explicaram que as duas partes cederam nas conversas. O Corinthians queria renovar por apenas uma temporada, enquanto o jogador queria um vínculo de dois anos. O acerto por um período intermediário foi satisfatório para todos os envolvidos.

O atual contrato de Emerson com o Corinthians iria até dezembro deste ano, e por isso ele já tinha liberdade para assinar um pré-contrato com qualquer outro clube. Em meio às conversas com o Timão, Flamengo e Vasco demonstraram interesse em contar com o jogador, que sempre afirmou que a permanência no clube paulista era sua prioridade.

Emerson estreou pelo Corinthians no empate em 1 a 1 com o Flamengo, no dia 05 de junho de 2011. Em 99 jogos, o atacante fez 22 gols. Os dois mais importantes foram marcados na partida final da Copa Libertadores da América de 2012, na conquista inédita e invicta do Timão, com a vitória de 2 a 0 sobre o Boca Juniors.

Além da Libertadores de 2012, Emerson ganhou outros três títulos no Corinthians: Brasileirão 2011, Mundial de Clubes da FIFA 2012 e Paulistão 2013.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/07/apos-reuniao-emerson-encaminha-renovacao-com-o-corinthians.html
 

Bernardinho vê Brasil leve antes da fase final, mas avisa: 'É outro torneio'

Técnico acredita que equipe chega fortalecida após vitórias contra Bulgária e Estados Unidos, mas alerta para a força de Rússia e Canadá na Liga

Por João Gabriel Rodrigues Direto de Mar del Plata, Argentina

Quando a bola não estava no ar, o clima permitia sorrisos fáceis dentro de quadra. Em seu primeiro treino no ginásio de Mar del Plata, a seleção brasileira mostrou bom humor à véspera da estreia na fase final da Liga Mundial. Com a melhor campanha da classificação, Bernardinho acredita que a equipe chega com o astral positivo depois de vitórias importantes contra Bulgária e Estados Unidos. Mas, nesta quarta-feira, diante da Rússia, algoz nos Jogos Olímpicos de Londres, o treinador avisa: o Brasil inicia uma nova competição. O SporTV transmite a partida ao vivo, às 17h30m (de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.

- Na fase de classificação, tivemos altos e baixos naturais, de testes, de uma fase de preparação depois de uma temporada longa, sem opção de descanso para os jogadores. Mas chegamos bem, leves, com astral bacana, o que é importante. As vitórias nos últimos jogos, contra a Bulgária e os Estados Unidos, permitiram isso. Mas, claro, chegando à fase final serão as equipes mais difíceis, que vão nos causar mais dificuldades. É um outro torneio que se inicia.

Bernardinho seleção vôlei Liga Mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Bernardinho vê seleção leve antes da estreia na fase final (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
A esperada estreia contra a Rússia não é encarada como uma revanche da final olímpica. Dos dois lados, equipes em fase de reformulação, com várias mudanças em relação às que entraram em quadra em Londres, no ano passado. Mas, apesar das peças diferentes, Bernardinho espera rivais tão fortes quanto os campeões olímpicos.

- Nós temos cinco, seis vice-campeões olímpicos jogando. Eles têm quatro. Mas a Rússia tem uma quantidade excepcional de grandes atletas. Sai um, entra outro no mesmo nível. Até dividiram a equipe para jogar na Universíade, que foi disputada em Kazan. Mas a base é a que vem jogando a Liga. A estreia é essa, a dificuldade é sempre enorme.

Treino seleção Mar del Plata vôlei Liga Mundial (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Bernardinho orienta seleção durante o treino em Mar del Plata (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
Ainda que a Rússia se apresente como a rival mais complicada, Bernardinho não despreza a força do outro rival na chave E. O Canadá, que derrotou o Brasil na estreia na Liga Mundial do ano passado, também preocupa o treinador.

- Estrear contra a Rússia, nem é preciso dizer nada. As duas equipes vão ter essa ansiedade natural, esse nervosismo. Mas também acredito muito no Canadá, que vem crescendo com um trabalho de muita seriedade, tem muitos atletas de alto nível e um treinador excepcional. Vai brigar pela classificação. Não é por enfrentar camisas mais fortes do outro lado que vai se entregar.

Na fase final da Liga Mundial, as seis equipes se dividiram em duas chaves (Argentina, Itália e Bulgária formam o grupo D). Os dois melhores times de cada disputa se classificam para as semifinais. Os vencedores se enfrentam na decisão de domingo em Mar del Plata.

ERRATA: diferentemente do publicado inicialmente, a Itália, e não a França, eliminada na primeira fase, está no grupo D ao lado de Argentina e Bulgária. O equívoco foi publicado às 17h11m e corrigido às 19h31m.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/bernardinho-ve-brasil-leve-antes-da-fase-final-mas-avisa-e-outro-torneio.html
 

Conmebol encerra discussão e define o Mineirão como palco da final

Entidade sul-americana garante que estádio Defensores del Chaco tem capacidade superior a 40 mil lugares, diferentemente do Independência

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

A Confederação Sul-Americana de Futebol, Conmebol, confirmou que a partida decisiva da Libertadores, entre Atlético-MG e Olimpia, do Paraguai, será mesmo realizada no Mineirão. Uma nota oficial foi enviada ao presidente da CBF, José Maria Marín, que havia solicitado que o Galo fosse atendido no desejo de realizar a partida da semana que vem no Independência, onde vinha mandando seus jogos na competição.

Mineirão Brasil x Uruguai (Foto: Getty Images) 
Mineirão será o palco da grande final da Libertadores (Foto: Getty Images)
 
O presidente do Galo, Alexandre Kalil, vinha tentando nos bastidores a manutenção do Independência como sede da final. A alegação era de que o Defensores Del Chaco, estádio do Olimpia, também não tem a capacidade mínima de 40 mil lugares exigida pela Conmebol - o jogo de ida está marcado para o Defensores na noite desta quarta.

A alegação da Conmebol para manter o estádio paraguaio é de que a capacidade oficial é de 40.759 lugares, apesar de não usar a totalidade dos assentos. O Independência tem apenas 23 mil lugares.

O secretário-executivo da Associação Paraguaia de Futebol, Francisco Brítez, já havia explicado que o Defensores del Chaco teria, além dos 32 mil ingressos colocados à venda, mais 8.759. Esses lugares estariam reservados para sócios-torcedores, convidados especiais e patrocinadores, além dos profissionais de imprensa. Assim, está encerrado o assunto, e o Galo terá mesmo que jogar no Mineirão.

Confira a íntegra da nota enviada à CBF nesta terça-feira:
“Estimado Presidente e amigo,

Em referência à sua carta de ontem, que fez menção às partidas finais da Taça Libertadores e aos estádios onde serão sediados os duelos entre Olimpia e Atlético-MG.

A este respeito, lhe comunicamos que, conforme informação da Associação Paraguaia de Futebol, o estádio Defensores del Chaco conta com 40.759 lugares, discriminados corretamente, de acordo com a documentação anexa, adequado para receber jogos finais.

Vale ressaltar que o estádio Defensores del Chaco já foi sede, em várias oportunidades, de partidas finais deste mesmo torneio e das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Fifa.

Quanto à razão pela qual a Conmebol determinou que a partida de volta seja realizada no estádio Mineirão, e não no Independência, é simplesmente pelo fato de que o citado estádio não cumpre com os requisitos estabelecidos pelo regulamento (art. 9.4), quanto à capacidade para uma partida final (40 mil pessoas). O Independência tem capacidade inferior (23 mil pessoas).

Espero que possa compreender que a posição se baseia em fundamentos, no regulamento vigente e, principalmente, para dar maior brilho e realce ao evento, o mais importante da Conmebol.

Com o apreço de sempre,

Eugênio Figueiredo
Presidente da Conmebol”


Veja os vídeos do Atlético-MG


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/conmebol-encerra-discussao-e-define-o-mineirao-como-palco-da-final.html

Parcial: Maxi brilha e diminui vantagem do líder Rafael Sobis

Argentino do Vitória marca duas vezes contra o São Paulo, alcança média de 7,05 e assume a segunda colocação. Atacante do Fluminense tem 7,21

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Os estrangeiros deram um show na sétima rodada do Campeonato Brasileiro anotando nove gols ao todo. Dois deles foram marcados pelo argentino Maxi Biancucchi, que tem ainda mais o que comemorar. Com a grande atuação no triunfo de 3 a 2 sobre o São Paulo (veja os gols ao lado), no Barradão, o atacante do Vitória, que é primo do craque Lionel Messi, recebeu uma nota 8,0 e subiu para segundo na disputa pelo Troféu Armando Nogueira desta temporada. O baixinho tem agora média de 7,05 na competição, diminuindo a vantagem do líder Rafael Sobis, do Fluminense, que tem 7,21.
O atacante do Tricolor não conseguiu evitar a derrota para o Internacional por 3 a 2, mas ainda assim teve um ótimo desempenho e conseguiu elevar sua média da rodada anterior que era de 6,17. Mesmo sem jogar por conta de uma lesão, Dagoberto, do Cruzeiro, segue entre os cinco melhores. Com 6,93, ele caiu uma posição e aparece em terceiro. Logo atrás vem o goleiro Vanderlei, do Coritiba, que brilhou no clássico contra o Atlético-PR, e agora tem 6,79. O meia Elano, do Grêmio, fecha o top 5, com 6,75.
saiba mais
  • Confira o ranking completo do Armandão
Posição por posição, somente a disputa entre os zagueiros teve mudança na ponta. Edu Dracena voltou de lesão, recebeu uma nota 7 por sua atuação na goleada do Santos sobre a Portuguesa por 4 a 1, e assumiu a liderança com uma média de 6,38. Em seguida aparece outra novidade. Mesmo com a derrota do Furacão para o Coxa, o veterano Luiz Alberto elevou sua pontuação para 6,33 e é o segundo colocado. Líder até a última rodada, Dedé não foi bem na vitória do Cruzeiro sobre o Náutico por 3 a 0 e agora divide a quarta colocação com o companheiro Bruno Rodrigo. A dupla tem média de 6,21. Bolívar, do Botafogo, Gil, do Corinthians, e Gum, do Fluminense, todos derrotados no fim de semana, deixaram o top 5.
Entre os goleiros, Renan, do Goiás, teve atuação de destaque no 0 a 0 diante do Criciúma (veja uma grande defesa de Renan ao lado) e assumiu a terceira posição com 6,5. Na lateral direita, Léo, do Atlético-PR, deixou o rival Victor Ferraz, do Coritiba, para trás e aparece em quinto com 6,0. Na esquerda, porém, o Coxa ganhou um representante entre os líderes com a entrada de Diogo Goiano (com 5,88) no lugar de Raul, do Bahia, que despencou para nona colocação.
O volante Júnior Urso foi outro a aproveitar a vitória do líder do campeonato no clássico paranaense para subir no ranking. Ele desponta em segundo na sua posição com 6,36. Ralf, do Corinthians, também subiu e aparece em quarto com 6,21.
Entre os meias, os velhinhos vêm dominando. Dos cinco primeiros, quatro tem mais de 30 anos: o líder Elano (32), o segundo colocado Seedorf (37), o terceiro Zé Roberto (38) e o quinto Alex (35). O quarto Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, tem 24.  Já no ataque, Forlán, do Inter, com 6,7, e Neílton, do Santos, com 6,48, entraram no top 5. Confira abaixo os cinco melhores de todas posições:
Parcial Armando Nogueira 15/07 - armandão (Foto: Editoria de Arte)
É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2013/07/parcial-maxi-brilha-e-diminui-vantagem-do-lider-rafael-sobis.html

Com 60% dos gols de bola aérea, Galo tem fórmula para vencer Olimpia

Principal arma do Atlético-MG na Libertadores é também o maior defeito da equipe paraguaia, que sofreu sete dos 11 gols em jogadas pelo alto

Por Thiago Quintella Rio de Janeiro
 
Sabe aquela máxima de que em time que está ganhando não se mexe? Pois é nisso que o Atlético-MG deve se basear para buscar o tão sonhado e inédito título da Libertadores da América. O modo como o Galo tem jogado e chegado aos gols ao longo da competição se encaixa perfeitamente com os maiores defeitos do Olimpia, adversário da decisão. No entanto, alguns detalhes não podem deixar de ser observados em uma análise tática e estatística entre as equipes.

Dos 27 gols marcados pelo Atlético-MG na Libertadores, 16 surgiram através de jogadas aéreas, o que significa 60% de todos os tentos da equipe. Essa estatística casa exatamente com a maior deficiência do Olimpia, que sofreu a maioria dos gols em bolas levantadas. O apoio de Marcos Rocha e Richarlyson será mais do que necessário para a construção das jogadas. O lateral-direito já é presença constante nos lances de ataque dos mineiros e pode se tornar peça importante para vencer a marcação dos laterais/alas paraguaios.

Desta forma, os laterais do Olimpia devem se resguardar na marcação. Afinal, o grande poderio dos times armados pelo técnico Cuca são as pontas de ataque. Sem Bernard, Luan assume o lado esquerdo ofensivo, enquanto Diego Tardelli cai pelo lado direito. O grande segredo para utilizar a velocidade desses jogadores está no setor central: o craque Ronaldinho Gaúcho. É pelos pés dele que sai boa parte das jogadas do Galo. Dos 27 gols marcados, 17 tiveram participação direta do meia, que costuma variar as jogadas pelas laterais com o lançamento direto para Jô fazer o papel de pivô.

Campinho_FINAL-LIBERTADORES2_2 (Foto: arte esporte)
Mais uma estatística que pesa a favor do Atlético é que, dos 14 gols sofridos pela equipe na Libertadores, apenas três foram de bolas aéreas, mostrando que o time também é forte defensivamente nesse quesito. Réver e Leonardo Silva são zagueiros altos e com bom posicionamento, dificultando a ação dos adversários. Isso pode minar uma das principais jogadas do Olimpia. Porém, Victor, herói do Galo até aqui, já demonstrou certa insegurança nos chutes de longa distância: foram dois gols de falta de longe e outros três sofridos através de rebotes do goleiro. Os poderosos chutes de fora de Salgueiro e Aranda devem ser evitados. As faltas próximas à área também são um cuidado que o time mineiro deve ter. Afinal, o zagueiro Miranda é um exímio cobrador e pode levar perigo.

O time do Olimpia, comandado por Ever Hugo Almeida, demonstrou um leque de opções táticas tanto ao longo da própria Libertadores quanto dentro das próprias partidas. De 4-4-2 ao 3-5-2, passando pelo provável 5-3-2, esquema mais sólido e consistente da equipe, que deve ser a tendência para a final contra o Atlético-MG. O treinador ainda tenta encontrar o melhor padrão após a saída do  volante Richard Ortiz, de 23 anos, que era capitão e um dos pilares do Olimpia, mas acertou transferência para o Toluca, do México, durante a pausa para a Copa das Confederações.

No lugar de Ortiz, a tendência é que Wilson Pittoni, que jogou até o ano passado no Brasil pelo Figueirense, assuma a vaga, a exemplo do que foi visto nos jogos contra o Santa Fe. O volante, com boa chegada no ataque, mantém o estilo de jogo do ex-capitão e já marcou dois gols pelo Decano nesta Libertadores - ambos contra o Deportivo Lara, na primeira fase. Completam o meio-campo o volante centralizado Eduardo Aranda, que, apesar de atuar mais fixo, vez ou outra surge próximo à área adversária e tem bom chute de longa distância. Na criação, a maior dúvida: o habilidoso Alejandro Silva deve assumir a vaga, mas não será surpresa se Matías Giménez seguir como titular.

Mais atrás, o goleiro Martín Silva é um dos pontos de segurança da equipe paraguaia. Reserva de Muslera na seleção do Uruguai, ele vive grande fase e passa segurança à sua defesa. A zaga é formada por três jogadores: Julio Manzur pela direita, Salustino Candia pela esquerda e Herminio Miranda, que atua como líbero, saindo para o jogo. Normalmente a defesa se dispõe em linha e encontra muita dificuldade para combater lançamentos frontais pelo alto. Certamente é o setor mais fraco da equipe. Dos 11 gols sofridos pelo Olimpia, sete foram através de cruzamentos ou bolas levantadas para a área, demonstrando uma grande falha neste quesito. Não foi raro ver os defensores "batendo cabeça". Vale lembrar que o gol do Fluminense - nas quartas de final - foi justamente através de um chutão para o alto, em que a defesa bateu cabeça, e Rhayner aproveitou para marcar (reveja no vídeo ao lado). Diante do Santa Fé, os paraguaios penaram com os cruzamentos dos colombianos.

A grande arma do Olimpia é o contra-ataque e, por ironia, a bola aérea ofensiva. Com Mazacotte pela direita e Nelson Benítez pela esquerda, os alas atuam com postura defensiva, completando a linha de cinco defensores. No entanto, quando o time tem a bola, não é raro vê-los chegando à intermediária de ataque para fazer cruzamentos. O ataque é o setor mais forte da equipe paraguaia. Fredy Bareiro é atacante oportunista e já marcou cinco gols na Libertadores, o mesmo número do craque do time: Juan Salgueiro. O uruguaio tem um cartel de possibilidades, sabe atuar como meia, sai muito da área para servir os companheiros, fazer tabelas, e também tem um bom chute de fora da área. Porém, ele volta de lesão e deve jogar no sacrifício.

Manuel Salgueiro Cavalieri gol Olimpia x Fluminense (Foto: AFP) 
Algoz do Fluminense, Salgueiro é o principal jogador do Olimpia na atual Libertadores (Foto: AFP)
 
Vale ficar de olho também na possível entrada de Ferreyra. O atacante costuma entrar no segundo tempo e é perigosíssimo na bola aérea. Com 1,91m, o argentino já marcou três vezes na Libertadores, todas de cabeça. No lado do Galo, o homem da segunda etapa deve ser Guilherme, que vem crescendo de produção e fez o segundo gol diante do Newell's Old Boys, na semifinal.
O que o Galo mais precisa se preocupar neste primeiro jogo é com a força dos paraguaios no Defensores del Chaco. O Olimpia marcou ao menos dois gols em seu estádio em todos os jogos desta Libertadores. Ao todo, foram 17 bolas na rede adversária em sete partidas sob seus domínios. Foram seis vitórias e apenas um empate, diante do Deportivo Lara, ainda na fase de grupos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/07/com-60-dos-gols-de-bola-aerea-galo-tem-formula-para-vencer-olimpia.html