sexta-feira, 12 de julho de 2013

Soares compara domínio dos irmãos Bryan à 'Era Federer': 'Fora do normal'

Brasileiro, que venceu apenas um de cinco jogos contra rivais neste ano, elogia fase dos americanos, campeões em Wimbledon sobre Marcelo Melo

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
 
Bruno Soares tênis coletiva (Foto: João Gabriel Rodrigues) 
Bruno Soares fez elogios à fase dos irmãos Bryanem coletiva (Foto: João Gabriel Rodrigues)
 
Por um momento, ao lado de Ivan Dodig, Marcelo Melo esteve próximo de um feito e tanto. Na final de Wimbledon, o brasileiro chegou a ganhar o primeiro set, mas viu Bob e Mike Bryan ampliarem ainda mais o domínio do circuito. Foi o terceiro título de Grand Slams dos americanos neste ano, o quarto em sequência. Em 2013, Bruno Soares enfrentou os rivais cinco vezes, com apenas uma vitória – justamente ao lado de Melo, na Copa Davis. E, diante da supremacia imposta pelos irmãos, o brasileiro compara a parceria a outro tenista que já foi soberano no circuito: Roger Federer.

Com o título em Wimbledon, os irmãos Bryan se tornaram a primeira dupla a conquistar consecutivamente os quatro principais torneios do circuito na Era Aberta (desde 1968), contando o US Open do ano passado. Se vencerem novamente a competição em Nova York, em setembro, serão os primeiros desde 1951 a faturar Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open em uma só temporada. Bob e Mike, que também são os atuais campeões olímpicos, não perdem há 24 jogos e já somam 15 títulos nas principais competições.

Durante muito tempo, Roger Federer reinou soberano no circuito. Entre fevereiro de 2004 e novembro de 2008, permaneceu no topo do ranking da ATP. No total, são 302 semanas como líder da lista, além de 17 títulos de Grand Slams. Soares compara o domínio dos americanos ao do suíço e procura uma forma de impedir que os rivais permaneçam imbatíveis.

- Eu acho que é como quando o Federer dominou o circuito. É o tipo de coisa que todo mundo quer saber a resposta (como pará-los). É uma tarefa não muito fácil. Conhecer os Bryan, eu conheço mais do que todo mundo, como eles jogam, o que tem de tentar fazer para ganhar. Mas, da mesma forma que nós estamos evoluindo, eles continuam essa evolução também. Nesse ano, estão jogando fora do normal. Melhoraram aspectos que pecavam e não estou vendo essas brechas – disse.

tenis wimbledon bob mike bryan (Foto: Getty Images) 
Bob e Mike Bryan comemoram título em Wimbledon (Foto: Getty Images)
 
Soares, porém, acredita que o domínio dos irmãos Bryan pode ajudar na evolução das outras duplas no circuito. O brasileiro espera que o nível mostrado pelos americanos inspire as outras parcerias.

- Eu acredito que isso, para o tênis, seja muito bom. Eles estão sempre nos puxando para melhorar e conquistar coisas diferentes para que possamos enfrentá-los e ganhá-los. Mas acho que estamos chegando perto. Daqui a pouco, vamos bater. Só que eles são diferenciados, dominando o esporte no mais alto nível possível. São gênios. Acho que eles fazem muito bem para o esporte, principalmente para as duplas. Eles nos fazem melhorar e querer chegar mais perto deles. É um momento muito legal deles. Eles estão batendo recordes, fazendo coisas absurdas. Só quem está no meio sabe o quanto é difícil – afirmou.

Ao lado do austríaco Alexander Peya, Soares ocupa a segunda posição no ranking da temporada, atrás justamente dos irmãos Bryan. O bom momento faz com que o brasileiro esteja praticamente garantido no ATP Finals, que reunirá os melhores tenistas da temporada em Londres, em dezembro. O brasileiro diz que só vai comemorar a classificação quando for confirmada, mas também torce para que Marcelo Melo, vice-campeão em Wimbledon, conquiste uma das vagas.

- Eu só vou comemorar 100% quando a ATP anunciar que eu estou classificado. Mas, se você pegar números e a situação, a gente está bem. Desde que eu acompanho as duplas de perto, o corte nunca foi acima de 3.500 pontos. Hoje, já temos mais. Tem muita coisa para acontecer, mas estamos num momento que não precisamos nos preocupar com isso. É só continuar o trabalho e vamos estar lá. Com esse resultado do Marcelo, seria algo fantástico ele ir também. Seria mais uma coisa histórica para o Brasil. Colocar dois jogadores no Finals. Eles estavam correndo por fora, mas esse resultado os colocou na briga.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/soares-compara-dominio-dos-irmaos-bryan-era-federer-fora-do-normal.html

Sharapova se embeleza para evento de marca de automóveis nos EUA

Tenista vai prestigiar reabertura de loja após anúncio de fim de parceria com Thomas Hogstedt, por quem foi treinada durante quase três anos

Por GLOBOESPORTE.COM Beverly Hills, EUA
 
maria sharapova  (Foto: Reprodução / Facebook) 
 Russa terá novo treinador nos próximos dias (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Enquanto o WTA de Stanford, nos EUA, está distante, Maria Sharapova não para de trabalhar fora de quadra. Depois de publicar uma foto durante um tratamento de maquiagem corporal (para ser fotografada para uma revista), a musa russa foi clicada passando por um processo de embelezamento para o próximo compromisso da agenda. De acordo com o que postou nas redes sociais, a tenista russa vai prestigiar a reabertura de uma loja em Beverly Hills, nos EUA, de uma marca de automóveis alemã, a mesma que a presenteou com um carro depois que ela foi campeã do WTA de Stuttgart, em abril, e com a qual firmou parceria no mesmo mês.

Fim de parceria de quase três anos
Enquanto trabalha no lado extra-quadra, Sharapova também pensa no lado esportivo, mesmo que o WTA de Stanford comece apenas no dia 22 de julho. Por meio de um comunicado no seu site oficial, a número 2 do mundo anunciou que não vai ser mais treinada pelo ex-tenista sueco Thomas Hogstedt.

- Devido a problemas pessoais, ele não poderia viajar no futuro próximo e ambos decidimos que era o momento certo para andarmos em direções opostas. Sou muito agradecida por todo o trabalho dele e lhe desejo muito sucesso daqui para frente. Vou anunciar meu futuro técnico nos próximos dias. Estou ansiosa! - escreveu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/07/sharapova-se-embeleza-para-evento-de-marca-de-automoveis-nos-eua.html

Pato no 'Arena' e decisão no futsal são destaques da sexta-feira no SporTV

Canal Campeão recebe jogador do Timão, mostra AABB x Corinthians, pela Liga Paulista de Futsal, além de Série B do Brasileiro e Liga Mundial de vôlei

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 
Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Alexandre Pato participa do "Arena SporTV" nesta tarde (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
 
A sexta-feira está cheia de atrações no SporTV. Tem jogos de diferentes modalidades e a presença de uma estrela do futebol brasileiro no programa "Arena SporTV", que vai receber o atacante Alexandre Pato, do Corinthians, a partir das 14h. Outro destaque do dia é a decisão da Liga Paulista de Futsal, entre AABB e Corinthians pela Liga Paulista de Futsal. O Canal Campeão também transmite ao vivo o jogo entre Atlético-GO e Figueirense, pela Série B do Brasileirão, além de um amistoso internacional e um duelo pela Liga Mundial de vôlei.

A programação ainda traz todas as notícias do mundo do esporte com os programas ao vivo. Além do "Arena SporTV", são três edições do "SporTV News", além de "Redação SporTV", "É Gol!!!" e "Tá na Área". Saiba mais sobre cada um dos nossos eventos e programe-se!

Vantagem do Timão
 Depois da derrota por 1 a 0 na primeira partida, a AABB recebe o Corinthians para o segundo confronto da final da Liga Paulista de Futsal. O time alvinegro joga por um empate na casa dos rivais para conquistar o título. Já a AABB precisa repetir o placar da vitória do Corinthians no jogo de ida. Eduardo Moreno narra o duelo e conta com os comentários de Marcelo Rodrigues para o jogo que começa às 18h30, no SporTV. Felipe Brisola acompanha as equipes de perto e traz as informações direto da quadra.

Schumacher e Paulinho Japonês comemoram o gol do Timão (Foto: Ronaldo Santos (divulgação)) 
Schumacher e Paulinho Japonês comemoram o gol do Timão no jogo de ida (Foto: Ronaldo Santos (divulgação)
 
Amistoso na Áustria  
 A partir das 13h30 (de Brasília) começa o amistoso entre PSG e Rapid Viena, no SporTV 2. Roby Porto comanda a transmissão do jogo, que acontece na Áustria, ao lado de Edinho.

Vale vaga
Às 14h, Bulgária e Polônia se enfrentam pela Liga Mundial de vôlei, no SporTV 3. Com 14 e 13 pontos, as equipes estão no 3º e 4º lugares do Grupo A, brigando por uma classificação para a fase final - apenas os dois primeiros avançam. O Brasil já garantiu a vaga antecipadamente. A narração é de Sérgio Maurício, com comentários de Carlão.

Futebol brasileiro
Às 21h, a bola rola para Atlético-GO (10º colocado da tabela) e Figueirense (4º) pela Série B do Campeonato Brasileiro, no SporTV. A partida terá a narração de Julio Oliveira e os comentários de André Loffredo. Os repórteres Marcelo Siqueira e Thais Freitas acompanham as equipes e trazem as informações direto do gramado do estádio Serra Dourada.

Assista aos vídeos do "SporTV News"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/07/pato-no-arena-e-decisao-no-futsal-sao-destaques-da-sexta-feira-no-sportv.html

Thaísa é retratada por fã em desenho de 'pose de espelho': 'Amei muitão'

Acostumada a divulgar para os fãs fotos tiradas com o celular, bicampeã olímpica recebe homenagem de tradicional pose

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Focada na seleção brasileira, que vai fazer três amistosos contra a Holanda em Maceio e Natal nesta semana, a central Thaísa, do Osasco, ganhou uma homenagem de um fã nesta quarta-feira. A bicampeã olímpica recebeu um desenho de presente que a retrata com a famosa pose de frente para o espelho, que normalmente é tirada com o celular. Nos últimos meses, a jogadora passou a divulgar nas redes sociais várias fotos com a tradicional pose, normalmente após treinos físicos.

- Desenho que um fã querido fez!! Amei muitãooo! Bjokas - disse a atleta em uma postagem nas redes sociais acompanhada da imagem.

Desenho thaisa vôlei (Foto: Reprodução / Facebook) 
Desenho de Thaísa é feito por fã. Musa posta imagem na internet (Foto: Reprodução / Facebook)
 
Recentemente, Thaísa tem postado fotos mostrando uma ''barriga negativa'', que se tornou a nova obsessão entre as mulheres que buscam um corpo sarado. No início do mês, ela publicou uma imagem de frente para um espelho no Centro de Treinamento de Saquarema, o Aryzão, onde treina com a seleção feminina. O desenho lembra bastante a foto.
 
Thaís sensualiza em espelho (Foto: Reprodução/Facebook) 
Thaísa mostra boa forma física em frente ao espelho (Foto: Reprodução/Facebook)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/thaisa-e-retratada-por-fa-em-desenho-de-pose-de-espelho-amei-muitao.html

Com time 'gigante', Bernardinho busca manter rapidez e surpresas

Seleção masculina de vôlei tem a maior média de altura da sua história, lidera seu grupo na Liga Mundial. Mas treinador quer o time mais veloz

Por SporTV.com Rio de Janeiro
 

Desde o início da Liga Mundial, o Brasil perdeu apenas um jogo, contra a França. Líder do Grupo A, a equipe já conquistou uma vaga fase final da competição, que acontece na Argentina, e os jovens talentos da seleção contam com um trunfo. Além da técnica, a equipe é uma das mais altas do torneio e a estatura facilita na execução de um fundamento essencial, o bloqueio. Mas, para o técnico Bernardinho, o time não pode perder a velocidade e a capacidade de surpreender os rivais (assista ao vídeo).
 
- O que a gente não pode é apenas buscar altura e mudar totalmente nossa característica. Jogamos em velocidade, temos a questão dessas surpresas da renovação e não podemos deixar de fazer isso para não cair em uma igualdade - afirmou o treinador, em entrevista ao "SporTV News".

Com 2,17m, Buiatti faz Bruninho (de 1,90m) parecer baixo (Foto: Reprodução SporTV) 
Com 2,17m, Buiatti (dir.) faz Bruninho, de 1,90m, parecer baixo (Foto: Reprodução SporTV)
 
Nas Olimpíadas de Pequim, a média de altura da seleção era de 1,95m. Em 2012, subiu para 1,97m. Com a renovação dos jogadores em 2013, o time atingiu a maior média da história: 1,99m. Ao todo, são oito jogadores com mais de 2m de altura. Aos 23 anos, o oposto Renan Buiatti mede 2,17m, é o maior jogador atuando no vôlei nacional. Disputando sua primeira Liga Mundial, o atacante sabe tirar proveito dessa característica.

- Fica mais fácil, você já está lá em cima. Às vezes, em um bloqueio, você está no chão, mas só estica a mão e já consegue bloquear uma bola largada - disse.

A seleção mais alta da história vem dado resultados em quadra. No último jogo contra a Bulgária a equipe marcou 13 pontos de bloqueio. Os adversários, tradicionalmente muito eficientes nesse quesito, conseguiram interceptar nove bolas apenas. Mas, o trabalho precisa mudar um pouco, principalmente o do levantador. Ele precisa se adaptar às novas medidas da equipe.
- A velocidade diminui um pouco, só que você tem que jogar muito mais alto, existe uma diferença - afirmou Bruninho.

Neste sábado, às 10h, a seleção brasileira encara os Estados Unidos, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A partida terá transmissão do SporTV ao vivo. No domingo, no mesmo horário, as duas equipes voltam a se enfrentar, no SporTV2.

Após acerto frustrado na Itália, Theo fecha com UPCN e vai para Argentina

Oposto assina contrato e vai defender campeão sul-americano no Mundial

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Vôlei Theo (Foto: Divulgação / CBV) 
Theo vai defender o UPCN (Foto: Divulgação / CBV)
 
O acerto frustrado com o New Matter Castellana Grotte, que, falido, não vai disputar o próximo campeonato italiano, não impediu que Theo desistisse da ideia de jogar no exterior. Nesta quinta-feira, o oposto confirmou o contrato com o UPCN e vai jogar na Argentina na nova temporada. O clube é o atual tricampeão nacional e campeão sul-americano, depois de desbancar o Rio de Janeiro, ex-clube do jogador, e o Minas, em Belo Horizonte.

Com o título continental, o UPCN, de San Juan, tem vaga garantida no Mundial de Clubes deste ano. Esta será a segunda experiência de Theo no exterior. Entre 2009 e 2011, o jogador disputou a liga japonesa, pelo Suntory Birds.

Após boas temporadas no Japão e convocações frequentes para a seleção brasileira em 2011, Theo foi contratado pelo Rio de Janeiro para o primeiro ano da equipe na Superliga. Após a eliminação do time nas semifinais, sobreviveu à reformulação do grupo ao lado de Dante e Riad. O novo elenco, que passou a ser comandado por Marcelo Fronckowiak, derrubou o então campeão Cruzeiro e conquistou o título nacional. Agora, o jogador, recém-casado, tenta repetir o sucesso na liga argentina.

- Quero agradecer à torcida do Rio de Janeiro, que nos abraçou de maneira incrível, que já deixa muita saudade, e ao clube. Vou ficar com boas lembranças desse time maravilhoso, que era feito de amigos, vivemos muitos momentos felizes e isso é marcante na minha carreira. Agora, tenho um novo desafio pela frente, algo novo para mim que é atuar na Argentina, uma liga que vem crescendo, e espero ajudar o UPCN a fazer uma boa temporada, lutando pelo tetracampeonato nacional e pelo título mundial de clubes. Estou bastante motivado, vindo de um ano excelente e vivendo um momento pessoal muito feliz - afirmou Theo, que conquistou o bicampeonato estadual com o Rio (2011/2012) e o título da última Superliga (2012/2013).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/apos-acerto-frustrado-na-italia-theo-fecha-com-upcn-e-vai-para-argentina.html
 

Fora do Mundial, Juliana vai jogar etapa do Circuito Russo em julho

Bloqueadora santista terá Maria Prokopeva como parceira em Anapa

Por Helena Rebello Rio de Janeiro
 
Juliana treino vôlei de praia (Foto: Divulgação / CBV) 
Afastada da equipe brasileira, Juliana vai disputar etapa do campeonato russo (Divulgação / CBV)
 
Apesar de não poder representar o Brasil no Circuito Mundial, Juliana atuará em ao menos uma competição no exterior antes do início da temporada 2013/2014 do Circuito Brasileiro. Convidada por diversas confederações estrangeiras para disputar seus respectivos campeonatos nacionais, a bloqueadora aceitou a proposta para jogar a etapa de Anapa, penúltima do calendário do vôlei de praia russo neste ano, de 18 a 21 de julho. Em quadra, sua parceira será Maria Prokopeva.
- Estou trabalhando bem, e jogar este torneio possibilita partidas internacionais em bom nível, de maneira a deixar meu treinamento ainda mais forte. Conheço algumas adversárias, e o povo russo sempre me tratou muito bem. Certamente voltarei desta etapa com uma experiência interessante e alguns aprendizados, motivos estes que também colaboraram para que eu aceitasse o convite – disse Juliana, por e-mail.

Prokopeva, parceira da brasileira no evento, jogou o Mundial de Stare Jablonki com a compatriota Svetlana Popova e terminou em 37º lugar, eliminada ainda na fase de grupos. Ao lado de Iria Chaika, conquistou seu melhor resultado na temporada: o nono lugar no Grand Slam de Corrientes, na Argentina.

vôlei de praia Maria Prokopeva Rússia (Foto: Divulgação / FIVB) 
Maria Prokopeva será a parceira de Juliana na Rússia (Foto: Divulgação / FIVB)
 
Entenda os motivos do afastamento de Juliana da seleção

Eleita a melhor jogadora da última edição do Circuito Brasileiro, Juliana está impedida de representar o país em competições organizadas pela Federação Internacional de Vôlei por estar fora da seleção comandada por Marcos Miranda. Com a criação das seleções de vôlei de praia, a santista foi convocada juntamente com mais 11 jogadoras para integrar o grupo feminino que treinaria no Centro do Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema.

A jogadora não se apresentou - posteriormente alegou ter avisado à entidade por e-mail - e foi cortada pela CBV. Reconvocada em março, a santista treinou por três dias até dar duras declarações à imprensa, criticando o novo formato.  A direção da CBV não gostou do tom das declarações e optou pelo desligamento da atleta novamente, impedindo que ela defendesse seu título Mundial, conquistado há dois anos em Roma, em Stare Jablonki, na Polônia, em julho. No feminino, o Brasil se despediu da competição com um bronze para Lili e Bárbara Seixas como melhor resultado.

Apesar do clamor dos torcedores e até de atletas internacionais, o técnico Marcos Miranda afirmou que considera difícil o retorno da jogadora ao grupo nacional ainda este ano.

- A porta para a Juliana está sempre aberta mas, diante das coisas que ocorreram ao longo do ano, acredito que seja difícil a volta dela este ano. Até porque as duplas que estão aqui estão representando muito bem o Brasil – disse.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/fora-do-mundial-juliana-vai-jogar-etapa-do-circuito-russo-em-julho.html

Às vésperas do Dia Mundial do Rock, Lucão e Éder encontram Detonautas

Rockeiros da seleção de vôlei, centrais recebem visita ilustre no treino desta quinta-feira antes dos confrontos com os Estados Unidos pela Liga Mundial

Por Marcello Pires Rio de Janeiro
 
O treino da seleção brasileira masculina de vôlei teve uma visita ilustre na manhã desta quinta-feira, no Maracanãzinho. O vocalista Tico Santa Cruz e o guitarrista Renato Rocha, ambos da banda Detonautas, prestigiaram a equipe do técnico Bernardinho e bateram um papo descontraído com os centrais Lucão e Éder, os dois rockeiros do elenco. O encontro foi realizado às vésperas do Dia Mundial do Rock, no sábado, quando o Brasil entra em quadra contra os Estados Unidos, às 9h50m, pela Liga Mundial, no Rio de Janeiro. A TV Globo transmitirá a partida ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanhará em tempo real com vídeos dos principais lances.

Lucão e Eder com Tico Santa Cruz dia mundial do rock (Foto: Reprodução Redes Sociais) 
Eder ao lado do guitarrista Renato Rocha, o vocalista Tico Santa Cruz e Lucão após o treino da seleção masculina de vôlei (Foto: Reprodução Redes Sociais)
 
As diferenças e semelhanças entre a desgastante rotina de atletas e músicos foram o principal assunto da conversa entre os astros. Mesmo em terrenos distintos, jogadores e artistas destacaram que estão sempre na estrada e têm uma preparação intensa para dar show, seja nos treinos antes de entrar em quadra ou nos ensaios antes de subir ao palco.

- Muito legal receber a visita deles aqui. Temos rotinas bem parecidas, a única diferença é que trabalhamos de dia e eles à noite. Mas a correria é a mesma - disse Lucão, que além de elogiar o CD acústico dos visitantes, é fã do som das bandas Metallica, Iron Maiden, Sepultura e Raimundos.

Mesmo de longe, os músicos esperam que no sábado a comemoração do Dia Mundial do Rock seja dos jogadores da seleção brasileira, que vão garantir a primeira colocação do Grupo A se vencerem os americanos. Garantidos no time que será escalado por Bernardinho para encarar os Estados Unidos, Lucão e Éder esperam arrumar um tempinho entre um jogo e outro da Superliga para voltar ao Rio de Janeiro e prestigiar o show dos novos amigos rockeiros no segundo dia do Rock in Rio, no dia 14 de setembro.

- Vamos estar no meio da Superliga na época do Rock in Rio, mas se der eu pretendo vir ao Rio para assistir pelo menos um dia do festival. Acho que esporte e música tem tudo a ver. Eu, por exemplo, gosto de me concentrar antes dos jogos escutando um som bem pauleira - revelou Éder, que curte Metallica, AC/DC, Pearl Jam e Black Sabbath.
Músicos dos Detonautas visitam seleção de vôlei (Foto: Marcello Pires) 
Músicos dos Detonautas visitam a seleção masculinade vôlei (Foto: Marcello Pires)
 
Embora o visual em nada lembre um atleta, Tico Santa Cruz recordou que também já teve sua fase de esportista. Com dezenas de tatuagens espalhadas pelo corpo e uma guitarra nas mãos, o líder da banda Detonautas enalteceu o trabalho dos comandados de Bernardinho e lamentou não poder prestigiar os confrontos diante dos americanos.

-  Pode não parecer, mas já corri maratona e pratiquei basquete e vôlei no colégio. Adoro esporte e fico muito feliz de poder prestigiar o treino da seleção brasileira de vôlei. Esses caras nos deram muitas alegrias nos últimos anos. Pena que no sábado teremos um show tarde na noite longe do Rio de Janeiro - disse Tico Santa Cruz, que ao lado de Zeca Baleiro e Zélia Duncan, prestará uma homenagem ao eterno Raul Seixas no palco Sunset, dia 14 de setembro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/antes-do-dia-mundial-do-rock-detonautas-visitam-treino-do-brasil.html

Com Mari Paraíba, Brasil enfrentará novamente a Argentina em exibição

Fábio Luiz, Fernandão e Natasha completam e equipe para o desafio 4x4

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 

Mari paraiba e natasha volei de praia Manaus (Foto: Divulgação/Instagram) 
Mari Paraíba e Natasha  Foto: Divulgação/Instagram)
 
Após estrear nas areias com vitória sobre a Argentina em jogo-exibição, Mari Paraíba vai defender o Brasil novamente contra os argentinos em mais um desafio 4x4, que será realizado neste domingo, às 11h (horário de Brasília), em Porto Velho, Rondônia. Fábio Luiz, Fernandão e Natasha completam a equipe brasileira. Já os representantes do grupo adversário são Juan Zorrilla, Santiago Etchegaray, Virginia Zonta e Alejandra Graino. Esse é o segundo confronto de um total de quatro partidas que serão realizadas este ano.

Os irmãos Fábio Luiz e Fernandão disputarão novamente uma partida juntos, a última oportunidade foi também em um jogo-exibição, realizado em 2011, no Maranhão.

- Eu não pude ir, e o Bruno foi no meu lugar. Fico muito feliz em poder jogar novamente ao lado do meu irmão. O que só aconteceu uma única vez, justamente num jogo-exibição, em 2011, no Maranhão. Só que ainda era em um outro sistema, com jogadores da praia contra os da quadra. Eu e o Fábio formamos o quarteto com Franco e Pará. Nalbert e Marcelo Negrão tiveram que completar o time deles com dois atletas das areias, o Oscar e o Jan - recordou Fernandão.

Brasil Argentina desafio vôlei de praia Manaus (Foto: Isabella Pina) 
Equipe brasileira enfrenta novamente a Argentina em jogo-exibição (Foto: Isabella Pina)
 
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim, Fábio Luiz rasgou elogios ao desempenho de Mari Paraíba, que trocou a quadra pela areia.

- A Mari traz sua experiência da quadra, já jogou Superliga, e acho que será uma das grandes jogadoras do nosso vôlei de praia. Ela tem o biotipo de uma atleta de alto rendimento. Fiquei impressionado com a técnica dela no primeiro desafio contra a Argentina. E não tinha medo de defender as pancadas dos homens. E, como um veterano no meio dos jovens, estou sempre aprendendo um pouco com cada um deles - disse Fábio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/com-mari-paraiba-brasil-enfrentara-novamente-argentina-em-exibicao.html

Mestre e discípulo: parceria de Victor e Chiquinho rende frutos no Galo

Goleiro do Atlético-MG afirma que preparador é muito exigente nos treinos, mas garante que tudo é em prol do bom desempenho em campo

Por Léo Simonini Belo Horizonte
 
Muitos enxergam o goleiro como o mais solitário dos jogadores. Quase sempre, está isolado debaixo das traves. Na verdade, só é lembrado quando o time que defende passa por algum sufoco ou perigo. De longe, tem comportamento semelhante ao de um torcedor, já que quer a bola o máximo de tempo no campo adversário. Porém, no dia a dia de trabalho, é ele quem tem praticamente toda a atenção de um treinador específico. O preparador de goleiros, em clubes de alto rendimento, é considerado um papel fundamental. No Galo, a supervisão fica a cargo de Francisco Cerzózimo, ou apenas Chiquinho, como é conhecido. Além de Victor, Chiquinho prepara Giovanni, Lee e Paulo Victor, os quatro goleiros do time profissional.

Victor e Chiquinho Atlético-MG (Foto: Fernando Martins) 
Victor e Chiquinho se entendem muito bem no Galo (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)
 
Com passagem pela Seleção, nos tempos de Mano Menezes, Chiquinho chegou ao Galo em abril de 2012, para compor a comissão técnica permanente do clube, ao lado, por exemplo, do preparador físico Carlinhos Neves. E bastaram pouco mais de três meses para que Chiquinho se encontrasse com um velho conhecido dos tempos de Grêmio, com quem trabalhou por mais de quatro temporadas: o goleiro Victor.

- Nos conhecemos desde 2008, quando o Victor foi contratado para jogar no Grêmio. De lá para cá, esta parceria tem dado bons frutos. Por isso, estamos satisfeitos com o trabalho.



O trabalho é tão bem feito, que, hoje em dia, se uma pesquisa fosse feita com o torcedor atleticano, Victor estaria bem perto ou até à frente de Ronaldinho Gaúcho, Bernard ou Diego Tardelli, como maior ídolo do clube. Tudo graças ao desempenho na Libertadores. Nas classificações dramáticas das quartas de final e das semifinais da competição sul-americana, o goleiro teve atuação impressionante e pegou dois pênaltis decisivos, na última hora. Humilde, fez questão de agradecer ao mestre.

- É um grande profissional, muito atento a todos os detalhes, sempre cobra muito, nunca deixa diminuir o trabalho, é sempre disciplinador. Isso nos ajuda muito, no sentido de cobrança, de sempre querer evoluir. Minha evolução como goleiro se deve muito ao trabalho do Chico, explicou Victor.

Mas não foi somente Chiquinho quem teve participação especial no momento mais importante do Galo até aqui. O auxiliar de tecnologia Alexandre Ceolin também ajudou, conforme explicou o preparador.

- Temos, aqui no Atlético-MG, um profissional, o Alexandre Ceolin, que vê os times e conversa sobre detalhes de posicionamento, de quantas vezes bateu em determinado canto, além de coisas internas que conversamos, como naquela decisão de pênaltis.



Chiquinho relembrou que precisou tirar Victor do centro do campo para conseguir passar as instruções, todas anotadas em papéis que ele levou para o pupilo (veja o vídeo).

- É tudo rápido, e tive que tirar o Victor para conversar e trocar ideias  sobre o canto favorito do batedor. Mas também tem o sentimento do goleiro, e isso tem que ser respeitado. Nessa conversa, antes das cobranças, passei para ele ficar concentrado e atento a todas as situações que treinamos, vimos e revimos em vídeos.



Victor também contou o que tentou fazer diante de Maxi Rodriguez, melhor jogador do Newell’s e que desperdiçou a última cobrança.


- Tentei me lembrar do jeito que cada cobrador bateu diante do Boca, mas também teve o feeling ali na hora. Fiz a leitura da preparação do batedor. Tenho que viver o momento, que tentar desestabilizar o batedor de alguma forma. Foi o que tentei fazer, lembrou o goleiro.

Mesmo no papel de herói nas duas últimas fases, Victor espera menos agonia na grande decisão, apesar de acreditar que, em momentos decisivos, a tendência é que os jogos sejam emocionantes.

- Os detalhes decidem o campeão, e estamos atentos. Vou me preparar para mais emoção. Ninguém dá nada de graça para ninguém. Por isso, vou me preparar, porque tudo pode acontecer. Serão os jogos mais importantes da minha vida e também os mais importantes da história do Atlético-MG.


Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/07/mestre-e-discipulo-parceria-de-victor-e-chiquinho-rende-frutos-no-galo.html

De contrato assinado, Juninho volta ao campo de São Januário

Presidente Roberto Dinamite assiste ao treino no campo. Apresentação do Reizinho será após as atividades desta sexta-feira

Por Raphael Zarko Rio de Janeiro
 
 
O Reizinho voltou, definitivamente. Juninho reapareceu na frente dos torcedores do Vasco às 10h40 do treino desta sexta-feira em São Januário. As atividades começaram com uma hora de atraso, devido a uma conversa no vestiário entre jogadores, comissão técnica e diretoria. O meia de 38 anos assinou contrato com o clube até o fim do ano antes de subir para o treino.
Ao lado de Wendel e observado pelo presidente Roberto Dinamite, que estava no campo, o jogador já está integrado ao grupo vascaíno. Ele correu com os novos companheiros - alguns já estavam na última passagem do jogador por São Januário - e participou das atividades físicas no início do treinamento.

O jogador assinou para receber um salário mínimo, mais a renegociação da dívida de mais de R$ 500 mil que o clube deve ao jogador da sua última passagem. Juninho e o Vasco também estabeleceram metas para premiações atingidas pelo jogador.
  •  
juninho pernambucano vasco treino (Foto: Raphael Zarko) 
Juninho corre no meio do grupo de jogadores do Vasco em São Januário (Foto: Raphael Zarko)
 
FONTE:

Alex é regularizado na Ferj e já pode voltar a atuar pelo Botafogo

Atacante, de 22 anos, passa por cirurgia cardíaca, mas já treina com o grupo e está à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira para jogar

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Alex botafogo coletiva (Foto: Satiro Sodré / SSPress) 
Alex estava emprestado a um clube dos EmiradosÁrabes (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
O atacante Alex, de 22 anos, teve seu contrato reativado nesta quinta-feira e já está liberado para ser utilizado no Botafogo pelo técnico Oswaldo de Oliveira. O jogador, que tem compromisso até setembro do ano que vem com o clube carioca, estava emprestado ao Dibba, dos Emirados Árabes, onde teve bom desempenho, mas não evitou o rebaixamento de seu time.
Apesar de ter sido regularizado apenas nesta quinta-feira, Alex vem treinando com o grupo há algum tempo. O jogador foi submetido no fim do mês a uma cirurgia cardíaca para corrigir uma arritmia, mas já está liberado para ser utilizado por Oswaldo.


A concorrência no grupo, no entanto, é grande. Alex vai disputar espaço com Rafael Marques, atual titular do ataque, Elias, Sassá, Bruno Mendes e Henrique. Todos os jogadores já tiveram oportunidades de atuar pelo Botafogo nesta temporada.

Neste domingo, o Botafogo entra em campo para enfrentar o Grêmio, em Porto Alegre, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. O time lidera a competição, com 13 pontos, um a mais do que o Coritiba.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/alex-e-regularizado-na-ferj-e-ja-pode-voltar-atuar-pelo-botafogo.html

Acordo para jogar em São Januário deixa jogadores do Bota satisfeitos

Time vai voltar a jogar na cidade do Rio de Janeiro contra o Náutico, dia 20, depois de quase três meses atuando em Volta Redonda e Pernambuco

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
Estádio são januário vazio vasco e frigurguense (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado) 
São Januário será palco de Botafogo x Náutico (Foto: Dhavid Normando / Agência Estado)
 
O anúncio de que o jogo contra o Náutico, dia 20, pela oitava rodada, será realizado em São Januário deixou os jogadores do Botafogo satisfeitos, principalmente por evitar o desgaste de uma nova viagem para Volta Redonda, local inicialmente previsto para  o confronto. Será a primeira vez em que o time atuará na cidade do Rio de Janeiro desde o dia 14 de abril, quando venceu por 4 a 1 o Nova Iguaçu, em Moça Bonita, ainda pela fase de classificação da Taça Rio.
Com a interdição do Engenhão e a impossibilidade de usar o Maracanã, o Botafogo precisou procurar alternativas. O time fez então sete jogos em Volta Redonda e um na Arena Pernambuco, tendo vencido todos. São Januário havia ficado fora dos planos depois de o Vasco se recusar a ceder o estádio depois de um desentendimento sobre clássicos no local em virtude da distribuição das torcidas na arquibancada.

- É realmente uma vitória para a gente. Mas, independentemente de onde jogarmos, estamos focados no título. Pelo menos, vai cessar um pouco de viagem e podemos fazer valer o nosso mando de campo - disse o goleiro Jefferson, capitão do time.

A esperança dos jogadores é de que a torcida comece a acompanhar mais de perto o time. Líder do Campeonato Brasileiro, com 13 pontos, o Botafogo tem a terceira pior média de público pagante, com 3.918, depois de seis rodadas. O record foi no clássico com O Fluminense, com 7.882, na Arena Pernambuco, domingo passado.

- Nossa torcida vai apoiar mais de perto o time. Será uma vantagem importante se ela for ao jogo - afirmou o uruguaio Lodeiro.

No ano passado, como mandante, o Botafogo não teve um grande desempenho, com apenas 54% de aproveitamento. Como visitante, esse número foi de 42%. Para efeito de comparação, o campeão Fluminense teve 66,6% como mandante e 68% como visitante. Esse equilíbrio determinou a conquista do título. Primeiro adversário do time na cidade do Rio, o Náutico é o atual lanterna do Campeonato Brasileiro.

- Não tem como escolher adversário. É preciso manter o foco. O Náutico também vai ser difícil. Depende do que você vai querer no Brasileiro. Nos últimos anos, temos atuado bem fora de casa, o time se impõe, mantendo seu sistema de jogo e não se intimida com o torcedor. Foi assim contra o Corinthians no Pacaembu (1 a 1 na primeira rodada). O Botafogo está preparado para jogar em qualquer lugar - comentou Jefferson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/acordo-para-jogar-em-sao-januario-deixa-jogadores-do-bota-satisfeitos.html

Lodeiro busca melhor forma para crescer: 'Posso jogar ainda mais'

Jogador uruguaio é o artilheiro do time no ano, com 10 gols marcados em 23 jogos. Próximo duelo é contra o Grêmio, domingo, em Porto Alegre

Por Thales Soares Rio de Janeiro
 
lodeiro botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / SSPress) 
Lodeiro atuou em um jogo na Copa dasConfederações (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
Lodeiro já marcou dez gols este ano com a camisa do Botafogo e deu seis assistências. Tudo isso em 23 jogos disputados na temporada. Sua importância para o time é indiscutível, tanto que na única derrota no Campeonato Brasileiro ele não esteve em campo (2 a 1 para o Bahia, em Aracaju). Depois de ficar a serviço da seleção do Uruguai, voltou a jogar na competição na vitória por 1 a 0 do Alvinegro sobre o Fluminense.

O tempo que passou na Copa das Confederações com o Uruguai tirou um pouco do seu ritmo, já que disputou apenas alguns minutos do jogo com a Espanha e atuou como titular contra o Taiti. Lodeiro tem procurado se dedicar para voltar rapidamente ao melhor de sua forma e poder produzir novamente.

- Posso jogar ainda mais. Para a minha carreira, está sendo positivo defender o Botafogo. Espero seguir crescendo em um campeonato competitivo como o Brasileiro. Se eu for bem, a sequência na seleção uruguaia vem sozinha - explicou Lodeiro.


Contra o Grêmio, domingo, em Porto Alegre, pelo Brasileiro, o Botafogo fará seu terceiro jogo sem Fellype Gabriel, negociado com o Sharjah, dos Emirados Árabes. Lodeiro reconhece a importância do jogador, mas acredita que o time está se saindo bem.

Sem dúvida, tenho vontade e estou com saudade de fazer gol. Se não acontecer e o time vencer, fico feliz do mesmo jeito. Não é um objetivo pessoal continuar sendo artilheiro, mas todo jogador gosta de fazer gols"
 Lodeiro
 
- Oswaldo pede para eu e Vitinho atuarmos da mesma forma no ataque e na defesa. Por sorte, Seedorf e Rafael Marques ajudam e são importantes para nós. Fiquei um tempo parado na Copa das Confederações e posso sentir um desgaste maior, mas no decorrer dos jogos vai melhorar - afirmou Lodeiro.

Antes de defender o Botafogo, Lodeiro não era conhecido por fazer gols, mas por sua condição física e movimentação intensa. Artilheiro do time na temporada, ele espera voltar a balançar a rede novamente, mesmo garantindo que o mais importante é sair de campo com a vitória.
- Sem dúvida, tenho vontade e estou com saudade de fazer gol. Se não acontecer e o time vencer, fico feliz do mesmo jeito. Não é um objetivo pessoal continuar sendo artilheiro, mas todo jogador gosta de fazer gols. O importante é o momento do time, líder, crescendo na competição - afirmou Lodeiro, que fez um gol pelo Uruguai na vitória sobre o Taiti.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/07/lodeiro-busca-melhor-forma-para-crescer-com-o-bota-posso-dar-mais.html

Dinamite confirma saída de Carlos Alberto: 'Não faz mais parte do grupo'

Presidente pede a palavra na apresentação de Dorival Júnior e antecipa fim do contrato do meia-atacante, em dia de acerto da volta de Juninho

Por Raphael Zarko Rio de Janeiro
 
Carlos Alberto treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco) 
Carlos Alberto não treina mais com o grupo do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)
 
No dia em que acertou a volta de Juninho Pernambucano, o Vasco decidiu oficializar a saída de outro jogador com vasta história no clube. Carlos Alberto está fora dos planos e não terá seu contrato renovado. O presidente Roberto Dinamite confirmou o fato durante a coletiva de apresentação do técnico Dorival Júnior, nesta quinta-feira, em São Januário.

- Na condição de presidente, informo que o Carlos Alberto não vai mais fazer parte do grupo. Vamos nos reunir com os representantes dele para acertar tudo e para que ele tenha os direitos preservados e possa seguir o caminho dele - resumiu Dinamite, pedindo a palavra quando um jornalista questionava o novo treinador sobre o meia-atacante, com quem trabalhou em harmonia em 2009.

O vínculo do então camisa 10 vai até o dia 2 de agosto, e o próprio já havia cobrado uma posição da diretoria a respeito de seu futuro. Com salário na casa dos R$ 300 mil, Carlos Alberto teria de topar uma redução drástica. Ainda assim, a chegada de Juninho e a presença de Montoya, comprado por R$ 3 milhões, contribuíram para afastá-lo de São Januário.

Pouco depois, Dinamite reforçou que se tratava de uma decisão do clube, não tomada junto com a nova comissão técnica. Dorival elogiou o ex-pupilo e se esquivou do caso.

Dorival junior carlos alberto vasco treino (Foto: Fernando Maia / Agência O Globo) 
Carlos Alberto, principal estrela em 2009, não trabalhará com Dorival (Foto: Fernando Maia / Agência O Globo)
 
- Eu fui comunicado da decisão, gosto muito do Carlos, lamentei, mas tenho que entender a situação. Agradeço a tudo que ele fez pelo Vasco nesse tempo todo - resumiu.

Há ainda uma agravante. O jogador foi flagrado em um exame antidoping em março, no clássico contra o Fluminense, e luta na justiça para provar sua inocência. Até aqui, foram duas vitórias nos tribunais, sob a alegação de que houve contaminação, e não má-fé. Mas o caso deve ser julgado na corte da Fifa, na Suíça. A punição pode chegar a dois anos.

O meia-atacante fez 120 jogos com a camisa cruz-maltina e marcou 26 gols. Conquistou apenas o título da Série B, em 2009, e se dividiu entre boas atuações e polêmicas, como a o fez ser emprestado ao Grêmio, no início de 2011, após discutir com o presidente no vestiário.

O Vasco ainda divulgou uma nota oficial para registrar a decisão. Leia abaixo:

"A direção do Club de Regatas Vasco da Gama  vem informar que não renovará o contrato do atleta Carlos Alberto.

Agradecemos os serviços prestados e desejamos sucesso na continuidade de sua carreira. O clube informa ainda que o atleta Carlos Alberto está liberado dos treinamentos até o fim do seu contrato."


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/07/dinamite-revela-dispensa-de-carlos-alberto-nao-faz-mais-parte-do-grupo.html

GUIA DA RODADA #7: tempos de clássicos e estreias de técnicos

Campeonato começa a ganhar forma enquanto times tentam se acertar. Rodada tem clássicos regionais: Vasco x Flamengo e Coritiba x Atlético-PR

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro
 
Seedorf  botafogo x fluminense (Foto: Hans von Manteuffel/Agência Globo) 
Seedorf comanda o Botafogo, líder do Brasileiro (Foto: Hans von Manteuffel/Agência Globo)
 
Ao final da sexta rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o G-4 era composto por dois clubes que seguiriam nele até terminar a competição (Atlético-MG e Grêmio) e por outros dois que perderiam fôlego no decorrer da disputa (Cruzeiro e Vasco). Entre os rebaixados, já estavam dois times que realmente cairiam (Palmeiras e Atlético-GO) e outros dois que escapuliriam dali (Corinthians e Santos). É bem verdade que campeonato ainda é um recém-nascido, ainda não cumpriu sequer 20% de seu trajeto, mas talvez o desenho que ele apresente agora, como aconteceu em 2012, seja mais do que um rabisco, mais do que um rascunho. E vencer é tão necessário agora, neste fim de semana de clássicos e estreias de técnicos, quanto lá na frente, quando a tabela já estiver mais clara.

É uma rodada de três duelos regionais (dois deles grandes clássicos) e bons confrontos nacionais. Destaque para o Botafogo, líder do campeonato, que desafia o Grêmio no reencontro entre Renato Portaluppi e a torcida que o idolatra, e para a rivalidade colocada à prova em Coritiba x Atlético-PR e Vasco x Flamengo.

O fim de semana tem ares de novidade para quatro treinadores. Dorival Junior reestreia no Vasco, Paulo Autuori volta a comandar o São Paulo, Vagner Mancini assiste ao duelo do Furacão com o Coxa e Renato conhece o ambiente de seu novo lar, a Arena - ele voltou ao Grêmio fora de casa, contra o Atlético-PR.

FLUMINENSE X INTER

Confronto bolinhas Guia da Rodada - fluminense x internacional (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - MOACYRZÃO
Jogo para as duas equipes se desgrudarem na tabela. Teóricos candidatos às primeiras colocações, Fluminense e Inter somam nove pontos cada na classificação. Os cariocas tentam se recuperar da derrota para o Botafogo na última rodada - resultado injusto com o clube de Laranjeiras, superior ao rival no primeiro tempo. Já os gaúchos buscam aproveitar o bom momento ofensivo e corrigir as falhas na defesa - dualidade observada na vitória de 5 a 3 sobre o Vasco na última rodada. A equipe de Dunga tem o melhor ataque do Brasileirão, com 13 gols, mas também vem sendo bastante vazado - levou dez gols. No Tricolor, é interessante o efeito ioiô, com uma vitória sendo sempre seguida por uma derrota na competição: venceu Atlético-PR, Criciúma e Goiás, perdeu para Portuguesa, Coritiba e Botafogo.
Cartola FC: pouco badalado no forte elenco do Fluminense, o zagueiro Digão vem fazendo um excelente início de Brasileirão. Por apenas C$ 9,58, você colocará em seu time um jogador com média de 7,48 pontos por jogo. Experiente e eficiente nos cruzamentos, Kleber é uma boa aposta pelo lado colorado. Ele está valendo apenas C$ 5,18 no mercado cartoleiro.
Na TV: SporTV (menos RJ), com Roby Porto e Edinho.
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (SC), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Ivan Carlos Bohn (PR).
Você sabia que... existe enorme equilíbrio entre as duas equipes no Brasileirão? Ocorreram 46 jogos, com 16 vitórias coloradas, 15 triunfos tricolores e 15 empates. Os cariocas marcaram um gol a mais: 56 a 55.


SANTOS X PORTUGUESA
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Santos x Portuguesa (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - VILA BELMIRO
Já é hora de se observar o Santos com atenção. A recente fragilidade exibida pela equipe deixou a impressão de que o Peixe teria caminhada fraca no Brasileirão, especialmente depois da saída de Neymar. Mas os resultados recentes são mais animadores. Com duas vitórias seguidas, sobre Atlético-MG e São Paulo, o clube praiano ensaia uma arrancada no campeonato, novamente apostando em jogadores saídos das categorias de base - caso, por exemplo, do atacante Neilton, de 19 anos. Já a Portuguesa tenta desencantar em uma competição na qual vem patinando com empates. Foram quatro igualdades em seis rodadas, o suficiente para afetar a campanha da Lusa na disputa. Com apenas sete pontos, a equipe da capital paulista chega ao fim de semana no 15º lugar, perto da zona de rebaixamento.
Cartola FC: o Santos encara a Portuguesa na Vila e leva certo favoritismo por conta disso. Portanto, o goleiro Aranha é um bom nome para ser explorado do lado do Peixe. Ele custa somente C$ 5,41. Um dos principais destaques da Lusa é o lateral-direito Luís Ricardo. Por apenas C$ 7,56, você pode colocá-lo em sua equipe no fantasy game.
Na TV: Premiere FC, com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar.
Arbitragem: Rodrigo Guarizo do Amaral (SP), com Vicente Romano Neto (SP) e Tatiani dos Santos Camargo (SP).
Você sabia que... os ataques e as defesas dos dois times têm os mesmos números no Brasileirão de 2013? Cada equipe fez seis gols e levou outros seis.


PONTE PRETA X BAHIA
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Ponte Preta x Bahia (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - MOISÉS LUCARELLI
Jogo interessante. O Bahia vem construindo a trajetória mais surpreendente do Brasileirão, com uma reação impressionante, impulsionada pela presença do técnico Cristóvão Borges. O Tricolor emergiu da crise para alcançar as primeiras colocações. Na quarta-feira, confirmou a boa fase ao bater o São Paulo no Morumbi, em jogo antecipado da 11ª rodada - que serviu para amenizar a derrota para o Corinthians. Pulou para o terceiro lugar, com 11 pontos - uma façanha e tanto para um time que parecia condenado a se estapear com o rebaixamento. Agora, os baianos desafiam a Ponte Preta, que tenta ganhar novo embalo com a chegada do técnico Paulo Cesar Carpegiani. O começo foi bom: a Macaca bateu o Náutico fora de casa na rodada passada. O problema é que veio a Copa do Brasil, e a derrota de 1 a 0 para o Nacional-AM em casa jogou nova carga de desconfiança sobre o time de Campinas, 16º colocado no Nacional, beirando a zona de rebaixamento.
Cartola FC: a Macaca ainda não venceu em casa neste Brasileiro e encara o Bahia, que vem aprontando como visitante. Para fazer valer a força do Moisés Lucarelli, a Ponte conta com os gols do artilheiro William, que custa C$ 15,70. Pelo time baiano, uma boa indicação é o meia-atacante Marquinhos Gabriel. Além de dar assistências, ele é um jogador que sofre muitas faltas. Seu preço é C$ 7,39.
Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN), com Kleber Lúcio Gil (SC) e Lorival Cândido das Flores (RN).
Você sabia que... as duas equipes só se enfrentaram dez vezes pelo Brasileirão? A vantagem é do Bahia, com cinco vitórias, contra três da Ponte. Ainda ocorreram dois empates.


CORINTHIANS X ATLÉTICO-MG
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Corinthians x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - PACAEMBU
A partida vale os mesmos três pontos para as duas equipes, mas deve ter atleticano que sequer lembra da existência dela. É natural que o jogo seja muito mais importante para o Corinthians do que para o Galo. Afinal, os mineiros estão em meio à euforia/agonia de sua primeira final de Libertadores - a memória recente dos corintianos é compreensiva com o sentimento dos adversários. Mesmo com o desinteresse do Atlético, é um jogo a se assistir. E vale a pena ficar especialmente ligado em Alexandre Pato. Contra o Bahia, ele fez dois gols, como que numa sinopse daquilo que a Fiel espera dele - talento, como no domínio do primeiro gol, e faro de matador, como no segundo. O Timão entra na rodada com nove pontos, na oitava colocação, à frente do Galo, que tem sete, em 13º. Apesar do foco na Libertadores, o Atlético venceu na última rodada pelo Nacional. Fez 3 a 2 no Criciúma.
Cartola FC: Romarinho é um dos trunfos do Corinthians para derrotar o Atlético-MG, que usará reservas por conta da Libertadores. O atacante vale C$ 6,59.  Herói atleticano na competição sul-americana até aqui, o goleiro Victor deve ser escalado contra o Timão. E não está tão caro assim: C$ 10,42. Vale o investimento.
Na TV: TV Globo (para MG), com Rogério Corrêa, Bob Faria e Márcio Resende de Freitas, e Premiere FC, com Milton Leite e Maurício Noriega.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... faz quase dez anos que o Atlético-MG não vence o Corinthians em São Paulo? O último triunfo foi em 30/07/2003, por 2 a 0. Desde então, ocorreram sete partidas, com cinco vitórias do Timão e dois empates.


VITÓRIA X SÃO PAULO
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Vitória x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - BARRADÃO
É o recomeço da relação entre o São Paulo e o treinador com o qual foi campeão da América e do mundo pela última vez, em 2005. Paulo Autuori reestreia no comando do Tricolor em um jogo extremamente complicado. Tenta tirar sua equipe da crise - algo que não conseguiu na curta passagem pelo Vasco. Habitualmente forte no Brasileirão, o clube do Morumbi agora sofre com repetidos resultados ruins - a gota d'água foi a derrota para o Bahia nesta quarta-feira, em jogo antecipado da 11ª rodada. O São Paulo, com um jogo a mais, é o décimo no Nacional, com oito pontos. Vive situação oposta à de seu adversário, que se sustenta no G-4 mesmo depois da derrota para o Goiás no domingo passado. O Vitória fará seu quarto jogo em casa no campeonato. Nos três anteriores, venceu dois e empatou um.
Cartola FC: o volante Luís Cáceres ainda não tem muito renome no futebol brasileiro, mas vem sendo um dos pilares da boa campanha do Vitória. Ele custa apenas C$  6,76 e merece a sua aposta. Sem o suspenso Luis Fabiano, Aloísio ganha responsabilidade dobrada. E ele não costuma medir esforços para ir bem. Por C$ 9,03, você terá um atacante brigador e goleador em seu time.
Na TV: TV Globo (para SP, Porto Alegre-RS, PE, SE, GO e TO), com Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Darino Sena.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Rodrigo Henrique Corrêa (RJ) e Pedro Santos de Araújo (AL).
Você sabia que... o Vitória tem um dos artilheiros do Brasileirão? É Maxi Biancucchi, que divide o posto com Fernandão (Bahia), Éderson (Atlético-PR) e William (Ponte Preta), todos com quatro gols.


GRÊMIO X BOTAFOGO
Confronto bolinhas Guia da Rodada - gremio x botafogo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - ARENA GRÊMIO
Tem potencial para ser o melhor jogo da rodada. São dois bons times, um tentando entrar nos eixos, outro consolidado. Será a primeira partida do Grêmio na Arena depois do retorno de Renato Portaluppi, ídolo supremo do clube, ao comando da equipe. Ele estreou com empate contra o Atlético-PR fora de casa e agora tenta alavancar seus comandados para as primeiras colocações. O Tricolor entra na rodada com o nono posto, resultado dos nove pontos que conquistou. São quatro a menos que o Botafogo, líder da competição e alimentado pela vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense na última rodada. Mas vale o alerta: o campeão carioca foi dominado pelo rival em boa parte do duelo. O jogo deste domingo também tem o encontro entre Zé Roberto e Seedorf, dois jogadores de idade já avançada que impressionam ao comandar suas equipes.
Cartola FC: apesar de ainda não ter mostrado o futebol que desempenhou pelo Universidad de Chile, o atacante Vargas tem potencial para fazer parte do seu time. Jogador de garra e categoria, ele custa C$ 13,39. Acostumado a enfrentar o Grêmio nos tempos de Inter, o zagueiro Bolívar vai fazer de tudo para não perder para o antigo rival. E ele está num bom preço: C$ 9,07.
Na TV: TV Globo (para RJ, DF, ES, RS - menos Porto Alegre -, PR, SC, BA, CE, RN, AL, PB, PI, MA, MT, MS, PA, AM, RO, AC, RR e AP), com Luís Roberto, Junior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Linhares Jr. e Batista.
Arbitragem: Paulo César de Oliveira (SP), com Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP).
Você sabia que... uma partida entre Grêmio e Botafogo pelo Brasileirão não termina empatada por 0 a 0 há 41 anos? Foram 38 jogos com pelo menos um gol desde 1972.


CORITIBA X ATLÉTICO-PR
Confronto bolinhas Guia da Rodada -  Coritiba x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - COUTO PEREIRA
Em clássico, sempre vale a ressalva de que o momento de cada time não diz tudo. Mas é inegável que o Coritiba chega muito mais firme para o jogo deste domingo. Parece ter tudo a seu favor: o mando de campo, o dobro da pontuação do rival, a estabilidade no comando técnico e a presença de um diferencial no time - o meia Alex, claro, autor de um gol e dono do passe para outro no empate por 2 a 2 com o Flamengo na última rodada. O Coxa, com 12 pontos, briga pela ponta do Brasileirão. Entra na rodada atrás apenas do Botafogo, líder da disputa. É a mesma situação do Atlético-PR, desde que a tabela seja virada de cabeça para baixo. O Furacão é o vice-lanterna, não apresenta um time confiável nesta largada de campeonato e vive momento de mudança de treinador, com a chegada de Vagner Mancini para o lugar de Ricardo Drubscky, demitido após o empate por 1 a 1 com o Grêmio. O novo comandante, porém, apenas assistirá ao clássico. Ainda não comandará o time rubro-negro.
Cartola FC: recuado para a zaga e efetivado na posição, Chico enfrentará o ex-clube para tentar devolver a liderança ao Coritiba. Por somente C$ 6,10, ele estará no seu time. O Furacão tem em Bruno Silva a raça necessária para sair vencedor do clássico. Será o primeiro jogo do atleta com a camisa rubro-negra. Ele custa C$ 5,91.
Na TV: Premiere FC, com Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), com Bruno Boschilia (PR) e Luiz Souza Santos Renesto (PR).
Você sabia que... este é o quinto Atletiba do ano? Até agora, foram duas vitórias do Coritiba (2 a 1 e 3 a 1), um triunfo do Atlético-PR (3 a 1) e um empate (2 a 2) em 2013.


VASCO X FLAMENGO
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Vasco x Flamengo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MANÉ GARRINCHA
É um clássico fora de lugar. E não necessariamente por ser em outra cidade, em outro estado. É fora de lugar pela situação de Vasco e Flamengo no Brasileirão. O time cruz-maltino, em profunda crise, ronda a zona de rebaixamento e estreia seu novo técnico depois de Paulo Autuori perder a paciência com a falta de estrutura e o atraso de salários e pular fora do barco. O substituto é Dorival Júnior, recentemente demitido justamente do Flamengo, que tem Mano Menezes ainda em início de trabalho. Na frieza da tabela, a situação rubro-negra é ainda pior do que a do rival. O Fla está entre os rebaixados, com seis pontos, um a menos que o Vasco, mas sua instabilidade parece menor - até pela vitória de 2 a 0 sobre o ASA, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil. O clássico, de mando vascaíno, será disputado em Brasília, no estádio Mané Garrincha, onde o Flamengo já fez duas partidas no Brasileirão - empates com Santos (0 a 0) e Coritiba (2 a 2). O Vasco joga lá pela primeira vez neste campeonato.
Cartola FC: o atacante Eder Luis volta ao time do Vasco com a chegada de Dorival Júnior. Ele costuma dar sorte contra o Flamengo e vale a sua aposta por apenas C$ 9,53. O lateral-esquerdo João Paulo tem potencial para pontuar bem, principalmente por aproveitar as bolas paradas. Ele custa somente C$ 6,41.
Na TV: Premiere FC, com Julio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha (RJ), com Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Jackson Massarra dos Santos (RJ).
Você sabia que... este é o primeiro clássico oficial entre Vasco e Flamengo fora do Rio de Janeiro? Mas ocorreram 12 partidas amistosas, com sete vitórias cruz-maltinas, quatro triunfos rubro-negros e um empate.


CRICIÚMA X GOIÁS
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Criciúma x Goiás (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - HERIBERTO HÜLSE
Campeão e vice da Série B do ano passado se reencontram, desta vez na primeira divisão. O Criciúma, segundo colocado em 2012, tenta fazer valer seu fator local. Os únicos seis pontos do Tigre no Brasileirão foram conquistados em casa. É na pressão da torcida que o time catarinense aposta para sobreviver no campeonato, já que o rendimento como visitante vem sendo sofrível  - três derrotas em três jogos. Neste domingo, o adversário é o Goiás, em busca de uma escalada na tabela. O time esmeraldino confia novamente em Walter, seu atacante sempre fora de peso e oportunista. Foi dele o gol do triunfo sobre o Vitória, que levou a equipe de Goiânia à 12ª colocação, com oito pontos. O Criciúma, com seis, é o 17º.
Cartola FC: recém-chegado ao Criciúma, Wellington Paulista tem ciência de que terá de ser protagonista para que o Tigre faça um bom papel na Série A. Em seu primeiro jogo oficial em casa pelo novo clube, ele tem tudo para deixar a sua marca. O atacante está valendo C$ 6,79. Por ser um jogador que finaliza muito e muitas vezes faz gols, Walter é sempre uma boa aposta pelo Goiás. O valor de mercado dele é de C$ 4,79.
Na TV: Premiere FC, com André Lino e Paulinho Criciúma.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Paulo César Silva Faria (MT).

ocê sabia que... o Criciúma é o time que mais levou gols no Brasileirão? Foram 13, ao lado de Atlético-PR e Vasco.

CRUZEIRO X NÁUTICO
Confronto bolinhas Guia da Rodada - Cruzeiro x Náutico (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MINEIRÃO
É o jogo da rodada que mais escancara um favorito. Por mais que o Cruzeiro ainda oscile no campeonato, as fragilidades apresentadas pelo Náutico deixam claro que o duelo, pelo menos teoricamente, pende bastante para os mineiros. A Raposa teve começo promissor no Brasileirão, com bom desempenho e resultados positivos, mas patinou nas duas últimas rodadas, com empates contra Inter e Portuguesa. Agora, volta a jogar no Mineirão, onde venceu os dez jogos que disputou desde que o estádio foi reinaugurado. Enfrenta um adversário assustado com o péssimo momento que vive no campeonato. O Náutico é o lanterna do Brasileiro. Tem apenas quatro pontos. Perdeu as duas últimas partidas que disputou, para Coritiba (1 a 0) e Ponte Preta (3 a 1). Para estancar a defesa, o Timbu estreia o goleiro Ricardo Berna, ex-Fluminense.
Cartola FC: bom nas bolas paradas, Souza tem se destacado desde que chegou ao Cruzeiro, que tem pleno favoritismo contra o Náutico. Ele custa C$ 8,65. O atacante Olivera fará a sua estreia pelo Timbu. O uruguaio fez sucesso pelo Peñarol e custa somente C$ 2,00. Pode surpreender.
Na TV: SporTV (menos MG), com Eduardo Moreno e Lédio Carmona.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que... o Náutico tem o pior ataque do Brasileirão? Marcou apenas quatro vezes, contra 12 do Cruzeiro - o triplo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/guia-da-rodada-7-tempos-de-classicos-e-estreias-de-tecnicos.html