domingo, 7 de julho de 2013

Torcida apoia, incendeia Mané Garricha e vira o ‘melhor da noite’

Mano diz que incentivo foi o que de mais positivo ocorreu diante do Coxa. Fla se sente bem no estádio, mas Elias fala em 'definir logo a casa'

Por Cahê Mota Brasília

O Coritiba até jogou um balde de água fria. Bem gelada, na verdade. Mas nada foi capaz de apagar o caldeirão no qual se transformou o Mané Garrincha, em Brasília, no empate por 2 a 2 com o Flamengo, sábado, pela sexta rodada do Brasileirão. Com o prolongamento da negociação pelo retorno ao Maracanã, o Rubro-Negro adotou a capital federal como sua casa, e teve diante do Coxa uma amostra de que será pego no colo, independentemente do que apresente em campo. Pelo menos, em um primeiro instante.

Torcida Flamengo x Coritiba (Foto: Cahê Mota)Torcida do Flamengo fez a festa no Mané Garrincha contra o Coritiba (Foto: Cahê Mota)
 
Mesmo cerca de uma hora antes de a bola rolar, a maioria dos 55.110 presentes já tinha ocupado seus lugares e fazia festa a cada gol exibido no telão em propaganda do programa sócio-torcedor. O mesmo aconteceu na entrada em campo do time para aquecimento e durante todo o jogo. Entusiasmados com a proximidade da paixão normalmente tão distante, os brasilienses fizeram festa e incentivaram a equipe durante os 90 minutos. Ao apito final, porém, o empate frustrante gerou vaias.

No anúncio oficial das equipes, um “Uhhhhh” quase uníssono para os jogadores do Coritiba, em especial Alex – por sinal, o melhor em campo. No lado rubro-negro, Léo Moura foi o mais ovacionado, enquanto Carlos Eduardo ouviu uma divisão de vaias e aplausos. Bastou a bola rolar, porém, para o incentivo ser irrestrito. Gritos de “Mengo” foram constantes e alternavam com vaias no período em que o time paranaense tinha posse de bola.


 Cada roubada de bola era comemorada, assim como faltas a favor do Flamengo. O gol de Moreno, logo no início, incendiou ainda mais a massa, que celebrou ao som de “Sai do chão, sai do chão, a torcida do Mengão”. A sintonia era tanta que os torcedores jogaram a favor até para evitar um punição ao clube. Na metade do primeiro tempo, um copo foi arremessado no campo e atingiu um auxiliar. O árbitro Paulo César Oliveira interrompeu a partida e prontamente o público identificou o baderneiro para que fosse retirado, evitando problemas para o clube (veja o vídeo).

No segundo tempo, um episódio representou bem a condição de parceria proposta pelos brasilienses. Assim que Chico marcou de cabeça o primeiro gol do Coritiba, o estádio respondeu com gritos de “Mengo”. A reação não surtiu efeito na equipe, que manteve o “apagão” até o empate em gol de Alex, seguido de raros minutos de silêncio. Já na metade da etapa final, o apoio ao time se dividiu com gritos que pediam Rafinha. Mano Menezes atendeu, mas o camisa 7, que cresceu no Distrito Federal, não respondeu em campo.

O tropeço, após ter a vitória nas mãos, gerou vaias ao término do jogo, mas nada muito forte. Nas rampas de saída do estádio, o torcedor gritava e cantava como se tivesse conquistado uma vitória. O sistema de som ainda avisou: “Próximo jogo no Mané Garrincha: Vasco x Flamengo”, e a informação foi celebrada como um gol.

Hoje, precisamos mais do torcedor. Na frente, queremos
dar essa recompensa (as vitórias)."
Mano Menezes
 
Em entrevista coletiva, Mano Menezes comentou a participação da torcida na partida e a avaliou como o ponto alto da noite de sábado. O treinador deixou clara ainda a necessidade de dar uma vitória como contrapartida ao apoio. Até agora, o Fla jogou duas vezes no local e empatou com Santos e Coritiba.
- Foi o fator mais positivo do que vivenciamos aqui. O torcedor apoiou e entendeu as limitações em determinados momentos. Em um curto espaço de tempo, queremos vencer aqui para brindar essa torcida que está vindo, para que venham mais e em maior número.

Mano comparou a relação com um casamento e admitiu que, neste momento, o Flamengo precisa ser carregado no colo pelo torcedor de Brasília.

- Precisa haver um casamento entre torcida e time. E em um casamento em determinados momentos você precisa mais do parceiro. Hoje, precisamos mais do torcedor. Ainda vivemos momentos de afirmação e vamos passar por ele com esse apoio. Na frente, queremos dar essa recompensa.

Elias fez coro com o treinador e elogiou a participação da torcida. O camisa 8, por outro lado, deixou claro que o Flamengo precisa estabelecer um estádio definitivo o quanto antes.

- É longe do nosso público, que está acostumado a torcer para a gente. O torcedor em Brasília encheu o estádio e fez festa. Espero visitar Brasília novamente mais para frente, mas com a nossa casa já definida.
Nesta semana, o Flamengo viaja até Alagoas para enfrentar o ASA, em Arapiraca, quarta-feira, pela Copa do Brasil, mas retorna a Brasília na quinta para os confronto com o Vasco, domingo, e o próprio Asa, dia 17. Em breve, o clube anunciará ainda um pacote que prevê novas partidas no Mané Garrincha até que chegue ao fim a negociação pelo retorno ao Maracanã.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/07/torcida-apoia-incendeia-mane-garricha-e-vira-o-melhor-da-noite.html

Arena PE repete falhas da Copa das Confederações em primeiro clássico

No jogo entre Botafogo x Fluminense, estádio apresenta sujeira, desorganização e informações desencontradas para torcedores e jornalistas

Por Elton de Castro e Fred Huber São Lourenço da Mata, PE

Arena Pernambuco Botafogo x Fluminense (Foto: Elton de Castro)Arena Pernambuco ainda apresenta sujeira e obras
inacabadas (Foto: Elton de Castro)
 
No primeiro grande clássico após a Copa das Confederações, a Arena Pernambuco mostrou os mesmos problemas que apresentou durante a competição da Fifa: falta de informação, sujeira e desorganização. Embora contasse com um imenso contingente de funcionários destinados a orientar a torcida, que não compareceu em bom número, a falta de conhecimento sobre os setores do estádio complicou a entrada do público. Nem mesmo com o mapa do estádio os orientadores conseguiam guiar a plateia.

Logo na chegada, um grupo de 50 torcedores do Fluminense teve dificuldades para encontrar as bilheterias. Chateado com a falta de informação, o estudante Bruno Aguiar reclamou da passividade dos orientadores.
- Não existe isso. Um monte de gente para informar, mas ninguém sabe falar onde ficam as bilheterias – disse o tricolor, antes de ser auxiliado por uma das orientadoras do local.

Arena Pernambuco Botafogo x Fluminense (Foto: Elton de Castro)Orientadores, em grande quantidade, tentam auxiliar os torcedores no clássico entre Botafogo e Fluminense na Arena Pernambuco (Foto: Elton de Castro)
 
Os problemas que dificultaram a vida dos torcedores também atrapalharam os jornalistas que cobriram o evento. Sem sinalização e com informações truncadas, a entrada na Arena Pernambuco era praticamente impossível.

Dentro do local do jogo, a desorganização ficava mais evidente. Lixo nos corredores, fios soltos e alguns portões de acesso fechados. Na parte destinada à imprensa, mais problemas. Assim como aconteceu em outras arenas, as tomadas também foram retiradas, dificultando ainda mais o trabalho no local.

 FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/07/no-primeiro-classico-apos-copa-das-confederacoes-arena-repete-falhas.html

Seedorf veste camisa do Fluminense e divide gol com colegas

Holandês destaca coragem da equipe no segundo tempo e diz que bola ganhou velocidade no chute que resultou no gol

Por GLOBOESPORTE.COM São Lourenço da Mata, PE


Foi uma cena curiosa. Seedorf, segundos depois de vitimar o Fluminense com um gol de fora da área, deu entrevistas vestindo uma camisa tricolor neste domingo, na Arena Pernambuco. Ele não viu problema nisso. A assessoria do Bota manteve o hábito de dar uma camisa alvinegra aos jogadores depois da partida, para que eles não apareçam sem a marca do clube, mas o holandês preferiu deixar a peça sobre o ombro. Seguiu vestido com a camisa do Flu, que recebeu de Deco (veja no vídeo acima).

- Estou com a camisa do Fluminense e a do Botafogo. Clássico é sempre uma festa. Todo mundo se abraçou no meio-campo. O mais importante é a esportividade - disse ele.
O camisa 10 foi novamente decisivo. Em jogo equilibrado, até com leve predominância do Fluminense, o holandês acertou belo chute e deu a vitória e a liderança do Brasileirão ao Botafogo. Ele dividiu a vitória com os colegas.
- O grupo decidiu o jogo. No primeiro tempo, estávamos preocupados com o passe defensivo, e no segundo voltamos para tentar definir e manter a bola um pouco mais. Essa vitória nos dá confiança para acreditarmos que podemos lutar por mais no Brasileiro – disse o jogador.
Seedorf comentou o lance do gol. Ele observou que a bola ganhou velocidade ao bater no chão – assim, enganou Diego Cavalieri. O atleta também valorizou a reação do time no segundo tempo, após atuação tímida nos primeiros 45 minutos.

-  Eu estava esperando a bola chegar. Eu estava livre, tentei acertar o gol, a bola quicou e pegou velocidade. O time está de parabéns. No segundo tempo, jogou com coragem, mais na frente. No primeiro tempo, nos desgastamos muito correndo para trás – opinou.

O Botafogo foi a 13 pontos, um a mais que o Coritiba, vice-líder. No domingo, o Alvinegro visita o Grêmio na Arena, em Porto Alegre.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/seedorf-veste-camisa-do-fluminense-e-divide-gol-com-colegas.html

Seedorf sopra velinha com gol e liderança: 1 a 0 sobre o Fluminense

Um dia depois de completar um ano de sua chegada ao Brasil, holandês desequilibra jogo muito parelho, faz gol e dá vitória ao Botafogo em PE

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

O tempo só faz Clarence Seedorf melhorar. Um dia depois de completar um ano como jogador do Botafogo, o holandês foi novamente o diferencial de sua equipe. Graças a ele, o Alvinegro venceu clássico muito equilibrado contra o Fluminense, no início da noite deste domingo, na Arena Pernambuco, e pulou para a liderança do Campeonato Brasileiro. Foi do camisa 10 o único gol da partida, aos 39 minutos do segundo tempo.

Os tricolores poderão argumentar, com razão, que o placar foi um tanto cruel com o atual campeão brasileiro. O Flu foi melhor no primeiro tempo. No segundo, começou mal, mas logo equilibrou novamente a partida. E aí levou um gol fatal do craque adversário.

- Com o campo melhor (nos novos estádios) e a habilidade do brasileiro, o nível vai melhorar - afirmou Seedorf, que comentou o lance do gol. - Eu estava esperando a bola chegar, estava livre, tentei acertar o gol, a bola quicou e pegou velocidade. O time está de parabéns. No segundo tempo jogou com coragem, mais na frente. No primeiro tempo, nos desgastamos muito correndo para trás.

Fred, que com o clássico deste domingo tornou-se o primeiro jogador a atuar nos seis estádios usados na Copa das Confederações, vinha de um retrospecto altamente positivo contra o Botafogo: havia marcado dez vezes em 12 encontros. Encontrou forte marcação, ainda conseguiu finalizar três vezes, mas passou em branco.

- Nosso time tentou fazer o melhor, mas acho que jogamos muito pelo meio. Se abríssemos mais pelas laterais, com o Carlinhos e o Bruno, poderia ter sido melhor - comentou o atacante.

A vitória alçou o Botafogo a 13 pontos, um a mais que o Coritiba, agora vice-líder. O Flu, com nove, é o quarto. Na próxima rodada, os tricolores recebem o Inter no sábado, em Macaé, e os alvinegros encaram o Grêmio no domingo, na Arena.

Seedorf Botafogo x Fluminense (Foto: Allan Torres / Ag. Estado)Seedorf é novamente decisivo: gol e liderança na Arena Pernambuco (Foto: Allan Torres / Ag. Estado)
Flu é melhor no primeiro tempo

Se houvesse um júri que determinasse um vencedor para o primeiro tempo, os votos seriam para o Fluminense. Não foi avassalador, não houve esmagamentos, não teve nada de pressão insustentável, mas o Tricolor foi superior ao Botafogo na primeira metade do jogo. Os comandados de Abelão tiveram mais a bola (56% a 44%) e souberam o que fazer com ela (nove finalizações, contra três do adversário). Faltou o gol.

O Flu foi melhor desde o começo., explorando os lados do campo, especialmente a direita. Com três minutos, já teve a primeira chance, em bola alçada por Wagner e desviada por Fred, mas sem força para assustar Jefferson. O meia, pouco depois, arriscou chute forte, desviado na zaga. Conclusão de Bruno, chute de Fred e cabeceio de Gum foram outras boas oportunidades para os tricolores. Faltou perícia na hora de finalizar.

O Botafogo foi mais tímido. Saiu menos. Mesmo assim, teve alguns lampejos ofensivos. No melhor deles, Seedorf avançou pela direita e cruzou na área. Rafael Marques, porém, não conseguiu concluir.

Botafogo reage e vence o jogo

A largada do segundo tempo mostrou uma inversão de papéis entre as duas equipes. O Botafogo voltou dominante. Parecia outro time. Passou a rondar a área adversária, algo que não fizera no período anterior, e a arriscar a gol. Dois chutes quase sequenciais, um de Vitinho e outro de Dória, ameaçaram.

Mas o Flu, aos poucos, voltou para a partida. Rafael Sobis, aos 21 minutos, partiu em direção ao gol, foi acossado por Dória pelas costas e desarmado por Jefferson na frente. Pediu pênalti. Foi um lance duvidoso - o goleiro desvia a bola, mas atropela o atacante. Fred, bem marcado especialmente por Dória, guerreou por cada centímetro da área alvinegra, ciente de que qualquer detalhe poderia mudar o jogo. Mas não teve sucesso.

Parecia claro que o jogo terminaria empatado. Só parecia. Seedorf, aos 39 minutos, foi o ponto de desequilíbrio. Ele mandou chute forte de fora da área. A bola quicou e venceu o goleiro Diego Cavalieri. Gol do Botafogo. Gol da vitória.

 
FONTE
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2013/07-07-2013/botafogo-fluminense.html

No retorno de Renato, Barcos marca e Grêmio empata com Furacão: 1 a 1

Partida marca reestreia do técnico no Tricolor e fim do jejum de gols do Pirata. À beira da zona da degola, Atlético-PR segue sem vencer em c

A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
O futebol não foi dos melhores, quase sonolento. Alguma qualidade técnica dos dois times só apareceu a partir dos 20 minutos do segundo tempo. Mas quando tudo se encaminhava para uma vitória magra do Atlético-PR, veio um lampejo de Barcos. No retorno de Renato Gaúcho como técnico do Grêmio, o centroavante fez as pazes com o gol depois de 70 dias e garantiu o empate por 1 a 1 na noite deste sábado na Vila Capanema, em Curitiba, pela sexta rodada do Brasileirão.

Após um primeiro tempo sofrível, os times melhoraram na segunda etapa. O Furacão abriu o placar com Pedro Botelho. Aos 31 minutos, o lateral-esquerdo foi assistido por Felipe e bateu forte e cruzado para vencer Dida. O Tricolor não se assustou e conseguiu a igualdade. O uruguaio Máxi Rodriguez, que fez seu primeiro jogo oficial pelo clube gaúcho, lançou o Pirata, que driblou o marcador e, de perna esquerda, chutou forte e empatou.

Com o resultado, o Atlético-PR tem seu terceiro empate em três partidas como mandante. Os paranaenses somam seis pontos. O Grêmio chegou aos nove. Na próxima rodada, o Furacão tem o clássico com o Coritiba no domingo, às 16h, no Couto Pereira. O Tricolor, no mesmo horário, recebe o Botafogo na Arena.

Pouca qualidade, muita vaia

A partida começou com excesso de vontade das duas equipes. Porém, com pouca inspiração. Os erros de passe, as jogadas infrutíferas eram a marca do embate. Uma síntese dos problemas ocorreu aos 15 minutos do primeiro tempo. Adriano tentou driblar para dentro da área gremista, caiu no gramado e quase fez um pênalti em Éverton que, por sua vez, não conseguiu dominar a bola e saiu pela linha de fundo.

Pedro Botelho e Vargas Atlético-PR x Grêmio (Foto: Heuler Andrey / Ag. Estado)Pedro Botelho e Vargas disputam a bola no Paraná Foto: (Heuler Andrey / Ag. Estado)
 
O Grêmio esperava. Só conheceu a área de Weverton aos 22 minutos, quando Souza cruzou da direita para Barcos. O argentino cabeceou buscando a direita do gol do Atlético-PR, mas mandou para fora, no primeiro lance de perigo da partida. Oito minutos depois, Dida fez sua primeira defesa. A jogada, mais uma vez, nasceu em um erro de passe tricolor. A bola sobrou para Éderson, que arriscou de fora da área. O goleiro espalmou e Werley completou cedendo escanteio, que não teve efeito algum para os mandantes. Aos 32, o Furacão pediu pênalti após Bressan colocar a mão na bola, mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio deixou o jogo seguir.

O time de Renato Gaúcho até marcou. Após Weverton sair do gol, Barcos tocou para Zé Roberto, que chutou para o fundo das redes. A arbitragem anulou e deu impedimento . O fim da primeira etapa teve o mesmo roteiro. Balão para frente, passes errados e furadas em bola. E assim Wilton Pereira Sampaio apitou para as duas equipes conversarem com os técnicos no vestiário e tentar corrigir as defecções. O pouco futebol mereceu vaias da torcida.

Equipes avançam, melhoram e saem os gols

Os treinadores preferiram não mudar os times. E, sem alterações nas peças, sem transformações no andamento do começo da segunda etapa. O que se via era uma repetição dos 45 minutos iniciais. Nada de importante acontecia.

Pouco acionado, Vargas mostrou um lado desconhecido de sua personalidade. O atacante puxava a camisa de Manoel, tentando proteger a bola. Enquanto isso, o zagueiro permanecia próximo. Irritado, o chileno se irritou e acertou a barriga de Manoel, mas a arbitragem não viu.

O primeiro a resolver mudar foi Ricardo Drubsky. O técnico do Atlético-PR colocou o experiente Paulo Baier na vaga de Zezinho. Mas foi o Grêmio quem quase marcou. Aos 20 minutos, após cobrança de escanteio, Souza acertou o travessão. Os visitantes seguiram no ataque. Dois minutos depois, Barcos recebeu dentro da área. Mas, ao dividir com Weverton, não conseguiu marcar e viu a bola sair pela linha de fundo.

No entanto, quando o Grêmio era melhor, quem marcou foi o Furacão. Aos 31, Pedro Botelho recebeu passe de Felipe pela esquerda e chutou forte para o fundo das redes, abrindo o placar. O Tricolor não se assustou e manteve o futebol avançado. E acabou sendo coroado. O estreante Maxi Rodriguez, que acabara de entrar aos 33 minutos no lugar de Guilherme Biteco, lançou Barcos. O Pirata dominou e chutou cruzado, findando seu longo jejum sem balançar as redes, e deixando tudo igual no marcador, aos 38 minutos. As duas equipes continuaram atrás da vitória, mas nada mudou: 1 a 1.

 
FONTE:

Cinegrafista é atingido na cabeça por pneu de Webber e vai para hospital

Acidente ocorreu logo no início do GP da Alemanha deste domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Nürburg, Alemanha
 

Um cinegrafista da Formula One Management (FOM) - empresa que detém os direitos comerciais da F-1 - foi atingido na cabeça por um pneu durante o GP da Alemanha deste domingo. O acidente aconteceu durante o pit stop de Mark Webber, da RBR, na nona volta. A equipe liberou o australiano antes de os mecânicos conseguirem fixar corretamente o pneu traseiro direito do carro.  A roda logo se soltou, quicou e atingiu em cheio o cinegrafista, que estava de costas para o incidente. Sangrando no nariz, o homem foi logo encaminhado para um hospital em Koblenz, de acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Segundo informações do repórter Marcelo Courrege, da TV Globo, o cinegrafista estava consciente ao receber os socorros.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2013/07/cinegrafista-e-atingido-na-cabeca-por-pneu-de-webber-e-vai-para-hospital.html

Vettel segura ímpeto de Raikkonen e vence primeira diante da torcida alemã

Em corrida recheada de incidentes, tricampeão da RBR conquista triunfo inédito em casa. Massa abandona nas primeiras voltas em Nurburgring

Por GLOBOESPORTE.COM Nürburg, Alemanha
 

Sebastian Vettel tem apenas 26 anos, recém-completados na última quarta-feira, dia 3. E apesar de tão jovem é dono de um currículo que o garante no hall dos maiores da Fórmula 1. Dezenas de vitórias, pódios e três títulos mundiais. Mas em meio a tantos triunfos, faltava um. Talvez o de maior valor sentimental na carreira de um piloto. O alemão nunca havia sentido o gostinho de vencer diante de sua torcida. E o tão esperado triunfo chegou neste domingo, em Nurburgring. O garoto prodígio segurou a pressão de Kimi Raikkonen – seu possível companheiro na RBR em 2014 – nas voltas finais, venceu o GP da Alemanha, válido pela nona etapa da temporada, e finalmente pôde fazer a festa diante dos fãs que lotaram a arquibancada. O “Homem de Gelo” completou a prova apenas 1s atrás, seguido pelo seu companheiro de Lotus, Romain Grosjean, que fechou o pódio. Confira os melhores momentos da prova no vídeo acima.

Sebastian vettel rbr gp da alemanha (Foto: Agência Getty Images)Pela primeira vez na carreira, Sebastian Vettel vence um GP diante da torcida alemã (Foto: Getty Images)
 
A estratégia diferente da Ferrari até que se mostrou acertada, mas não foi o suficiente para a vitória. Fernando Alonso largou em oitavo e chegou em quarto. Entretanto, parou seu carro logo após cruzar a linha de chegada e deverá ser investigado, com a possibilidade de ser punido. Já Felipe Massa não pôde usufruir da tática. Logo na quarta volta, o brasileiro abandonou a corrida após rodar na curva 1 e seu carro apagar.

Felipe massa ferrari gp da alemanha (Foto: Agência AP)Felipe Massa abandonou a corrida logo nas primeiras voltas (Foto: Agência AP)
 
Esta foi a quarta vitória de Vettel na temporada, sua 30ª na carreira. Com o resultado, ele volta a se distanciar na liderança do campeonato, após ter abandonado o GP da Inglaterra.  O alemão da RBR chegou aos 157 pontos e aumentou sua vantagem para o vice-líder Fernando Alonso de 21 para 34 pontos. Confira a classificação completa.

Cinegrafista é atingido por pneu

O domingo foi marcado por dois imprevistos. Logo no começo da prova, um cinegrafista da Formula One Management (FOM) - empresa que detém os direitos comerciais da F-1 - foi atingido na cabeça por um pneu durante o pit stop de Mark Webber (RBR). O homem foi encaminhado de helicóptero para um centro médico da região

 Saiba mais.

 
Piloto 'fantasma' desce ladeira

Na 23ª volta, o motor de Jules Bianchi estourou e a Marussia começou a pegar fogo. O princípio de incêndio foi controlado rapidamente, mas quando o guindaste chegou para rebocar o carro, o bólido vazio começou a descer “de ré”, atravessando a pista e provocando a entrada do safety car.
Próxima etapa: GP da Hungria, 28 de julho

O próximo desafio dos pilotos é o GP da Hungria, dia 28 de julho, válido pela 10ª etapa da temporada. Antes disso, alguns deles voltam à pista para o teste de novatos, de 17 a 19 de julho em Silverstone, cuja participação de titulares foi liberada para ajudar no desenvolvimento dos novos pneus que serão implementados para evitar o “festival” de compostos furados vistos na Inglaterra. Veja o calendário.

Header_corrida (Foto: arte esporte)
 
Vettel assume a ponta na largada

Pole position, Hamilton foi engolido pela dupla da RBR logo na primeira curva. Vettel assumiu a ponta, seguido por Webber. Largando em sétimo, Massa passou Ricciardo e Grosjean, mas levou o troco do francês e completou a primeira volta em sexto, enquanto Alonso se manteve em oitavo. Já Rosberg perdeu uma posição, caindo para 12º.



 Massa abandona

Mas a corrida que prometia para o brasileiro acabou precocemente. Na abertura da quarta volta, Felipe Massa perdeu repentinamente o controle do carro na curva 1, rodou e saiu da pista. O motor da Ferrari apagou e ele teve que abandonar a prova. A escuderia de Maranello e o piloto ainda não se pronunciaram a respeito do que provocou o incidente.

felipe massa ferrari gp da alemanha (Foto: Agência AFP)felipe massa ferrari gp da alemanha (Foto: Agência AFP)
 
Como era de se esperar, a primeira rodada de pit stops começou cedo em razão do rápido desgaste dos pneus macios. Di Resta “estreou” os boxes na quinta volta. Dos ponteiros, Hamilton foi o primeiro a parar, na sétima volta. O líder Vettel fez seu pit na passagem seguinte.
Cinegrafista é atingido por pneu de Webber

Na parada de Mark Webber, na nona volta, um acidente. A equipe RBR liberou o australiano antes dos mecânicos conseguirem fixar corretamente o pneu traseiro direito do carro.  Em poucos metros, a roda se soltou, quicou e atingiu em cheio um cinegrafista, que estava de costas para o incidente, na cabeça. O homem foi encaminhado para o centro médico do autódromo e transferido de helicóptero para um hospital da região. Os mecânicos recolheram o carro de Webber que ficou parado no meio do pit, colocaram um novo pneu e o pilotou retornou para a prova.

A Ferrari, que esperava manter Alonso o máximo de tempo possível com pneus médios, decidiu antecipar a parada, chamando o espanhol para os boxes já na 13ª volta. Quem se deu bem na primeira rodada de pit stops foi Grosjean. Mesmo com compostos macios, o francês conseguiu se manter 14 voltas na pista e pulou da quinta para a segunda posição. Vettel permaneceu na ponta. Em terceiro aparecia Raikkonen, seguido por Hamilton e Alonso.

Ex-companheiros de McLaren, o britânico da McLaren e o espanhol da Ferrari então protagonizaram um belo duelo pela quarta posição. Alonso tentou ultrapassar Hamilton de diversas formas. Acionou a asa móvel, botou por dentro, por fora, mas não conseguiu. Ele só ganhou a posição quando o rival foi para os boxes.

Marussia pega fogo e provoca safety car

Na 23ª volta, uma cena inusitada. O motor de Jules Bianchi estourou e a Marussia teve um princípio de incêndio. O francês saiu do carro rapidamente e quando o guindaste se aproximou para fazer o reboque, o carro vazio começou a descer a ladeira de ré e atravessou a pista.
O safety car (carro de segurança) precisou entrar na pista.


jules bianchi marussia gp da alemanha (Foto: Agência EFE)Motor de Marussia de Jules Bianchi estoura e carro pega fogo (Foto: Agência EFE)
 
Com isso, a maioria dos pilotos aproveitou para correr para os boxes e colocar pneus novos. Neste momento, a classificação era: Vettel, Grosjean, Raikkonen e Alonso. Atrás deles, Button e Hulkenberg, ambos com apenas um pit stop, apareciam na frente de Hamilton. A relargada transcorreu normalmente, sem mudanças no pelotão dianteiro.

Ao ver Grosjean fazer o terceiro pit stop na 40ª volta, a RBR agiu rápido e mandou Vettel para os boxes logo na passagem seguinte. O alemão retornou em quinto, logo à frente do francês. 
Raikkonen assumiu a ponta, acompanhado por Alonso, Button e Hamilton.

Com pneus médios mais novos, Vettel ultrapassou Hamilton e assumiu a quarta posição. Grosjean foi no embalo e também superou o britânico que, com os compostos muito gastos, foi para os boxes. Buttou fez seu pit stop voltas depois, fazendo Vettel e Grosjean subirem para terceiro e quarto, respectivamente. Com paradas a menos, Raikkonen se mantinha na ponta, enquanto Alonso era o segundo.

 
Raikkonen pressiona no fim 

O “Homem de Gelo” e o espanhol, enfim, fizeram seus últimos pit stops e retornaram, respectivamente, em terceiro e quarto. Vettel retomou a liderança, acompanhado de perto por Grosjean. Com pneus macios e novos, o finlandês e o espanhol tinham dez voltas para tentar superar os dois primeiros colocados, que estavam 2s à frente, mas calçavam compostos médios um pouco mais desgastados. O francês da Lotus fez jogo de equipe e abriu caminho para o finlandês tentar atacar Vettel nas voltas finais. Kimi até se aproximou, mas não o suficiente para conseguir uma investida. O alemão recebeu a bandeirada em primeiro, 1s à frente do finlandês e pôde comemorar sua vitória em casa.

Anderson Silva, sobre revanche: 'Não penso agora. Talvez em 2 ou 3 meses'

Brasileiro garante que fez o melhor que poderia e elogia Chris Weidma por ter encaixado o golpe que o nocauteou: 'É normal perder ou ganhar'

Por Las Vegas, EUA
 


 
A derrota de Anderson Silva para Chris Weidman no UFC 162, neste sábado, no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas (EUA), não pareceu abalar o ex-campeão dos médios do Ultimate. Com postura tranquila na coletiva de imprensa após a luta, o Spider garantiu que fez o melhor que poderia fazer para manter o cinturão da categoria pela 11ª vez e declarou que não pensa em revanche agora, mas que pode cogitar o assunto em dois ou três meses.

Ainda no octógono, Anderson afirmou que não queria a revanche contra Weidman. Depois, em entrevista ao Canal Combate, chegou a cogitar a aposentadoria. Mas, na coletiva de imprensa, admitiu a possibilidade de enfrentar o americano mais uma vez.


- Primeiro temos que respeitar o campeão, ele me venceu e merece todas as glórias e respeito de todos. Agora não estou pensando na revanche. Estou pensando nos meus filhos e na minha casa. Talvez daqui a dois ou três meses, mas quero dar um tempo para mim mesmo, estou fazendo isso há muito tempo, e é muita pressão. Quero pensar em fazer os meus trabalhos extra-luta agora. As pessoas vão falar muita coisa. Que o Chris teve sorte, que eu o menosprezei. Mas eu dei o meu melhor e ele deu o melhor dele. Temos que respeitar o que ele fez e o que foi feito pelo esporte - declarou, durante a coletiva de imprensa do UFC 162.

Durante a mesma coletiva, Dana White garantiu que Anderson Silva quer a revanche, antes de o Spider aparecer na sala de imprensa. O lutador disse que não faltou com respeito a Weidman e que sua estratégia era induzir o americano ao erro.

- Eu costumo falar sempre com os meus treinadores que temos que dar o nosso melhor. Eu dei o meu melhor. Estava tentando induzir o Chris a fazer o que eu queria para fazer o meu jogo. Ele fez o jogo dele e o golpe entrou. É lógico que eu não queria perder. Treinei quatro meses para essa luta, mas ele foi o melhor hoje. É o novo campeão e temos que respeitar. Toda luta eu tento melhorar. Não foi a primeira vez que eu perdi na minha vida. É normal perder ou ganhar, apesar de sempre treinar para vencer. Eu estou tranquilo, eu fiz o meu trabalho. Temos os melhores lutadores do planeta nesse evento, e o Chris é um deles. - afirmou.

Questionado sobre o que falou para seus treinadores depois de ser nocauteado por Chris Weidman, Anderson disse que só lembra de ter pedido para não lamentarem o resultado.

- Eu nem me lembro, mas disse que não era para ninguém chorar, porque o trabalho foi feito. Lá dentro, quem luta é a gente. Eles podem dar o 100% deles fora, mas lá dentro é a gente que luta. Quando eu trabalho como treinador, eu fico triste quando acontece o que aconteceu hoje, mas lutando é um pouco diferente. Eu estou feliz com o trabalho que foi feito e o Chris foi melhor - concluiu.
 
Anderson Silva coletiva UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues)Anderson Silva na coletiva de imprensa do  UFC 162 (Foto: Evelyn Rodrigues)
banner matéria mma ufc (Foto: Reprodução)

Weidman luta sério, faz o impossível e vence Anderson Silva por nocaute

Americano não cede às provocações do brasileiro, segue plano de luta e, no fim de semana do feriado da independência do país, dá cinturão de presente ao pai

Por Las Vegas, EUA
 

O que seria maior do que enfrentar uma cirurgia e ter de superar uma tempestade que devastou a sua casa? Muitos diriam que nada. Mas Chris Weidman provou, neste sábado, que o impossível não existe. Com uma atuação taticamente perfeita e séria, ele fez diante de Anderson Silva o que prometeu: história. No fim de semana do feriado da independência americana, o lutador nascido na pequena cidade de Mineola, no estado de Nova York, deu um presente ao seu país ao ganhar o maior prêmio de sua carreira - o cinturão dos médios do UFC derrotando o maior lutador de MMA que já existiu. Com um nocaute devastador a 1m18s do segundo round diante de um adversário debochado e desrespeitoso ao extremo, Weidman teve o braço levantado, se manteve invicto com dez vitórias em dez lutas, chocou o mundo e acabou com um dos maiores reinados da história do MMA em todos os tempos. De quebra, impôs o primeiro nocaute da carreira do Spider, e a sua primeira derrota em mais de seis anos. Mas, acima de tudo, provou que a seriedade e o respeito ainda são o principal ensinamento da vida e das artes marciais, sejam elas mistas ou não.

Chris Weidman parecia não acreditar no que havia conquistado, mas disse que estava preparado para as provocações do brasileiro.

montagem Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Os golpes que nocautearam Anderson Silva e deram o título a Chris Weidman (Montagem: Getty Images)
- Achei que ele não deveria brincar comigo. Eu estava preparado para isso. Sabia que poderia fazer isso e consegui. Eu me sinto incrível por isso. Imaginei isso acontecendo. Ainda parece muito surreal. A única forma de isso acontecer era por Deus. Obrigado ao MMA.

O agora ex-campeão preferiu exaltar Chris Weidman e a sua conquista, e negou ter desrespeitado o adversário e também que queira se aposentar.

- Trabalhei duro para essa luta. Respeito todos no UFC, respeito os EUA. Meu grande sonho era trabalhar aqui. Quero dizer obrigado ao Lorenzo, ao Dana. Chris foi melhor hoje, ele é o melhor agora. Chris é o novo campeão.

Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Anderson Silva é atingido pela esquerda de Chris Weidman e é nocauteado no UFC 162 (Foto: Getty Images)
 
Antes da luta, Anderson Silva não tocou luvas com o desafiante. Quando o combate começou, o brasileiro fez a sua movimentação tradicional, saltando para os lados e evitando a aproximação de Weidman. O americano conseguiu encurtar a distância e rapidamente levou a luta para o chão, ficando por cima e aplicando alguns golpes, e transicionando para o ataque nas pernas. Após tentar uma chave de joelho e uma chave de calcanhar, o americano perdeu a posição e Anderson conseguiu desvancilhar-se da posição, voltando para a luta em pé.

A partir daí, começou o show de provocações do brasileiro, que se provou letal minutos depois.

Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Montagem sobre foto da Getty Images)Anderson Silva debocha de Chris Weidman na luta principal do UFC 162 (Foto: Getty Images)
 
Após baixar a guarda e pedir para Weidman golpeá-lo, Anderson Silva fingiu rir do adversário, colocou as mãos na cintura e chamou o americano para a luta, pedindo que ele o golpeasse. No fim do round, um beijo encerrou as ações.

Confira a galeria de fotos da derrota de Anderson Silva no UFC 162

No início do segundo round, Anderson chamou Weidman para a luta, pedindo que  o americano lutasse. Mas exagerou nas provocações, e perdeu o foco no combate. Dando o rosto para ser golpeado, o brasileiro fingiu tremer, dançou e riu, mas não contava com um um cruzado de esquerda seguido por uma sequência de socos que o derrubaram e forçaram o árbitro Herb Dean a encerrar o combate. Weidman cumpriu o que prometeu, conquistou o cinturão e festejou com a bandeira americana no centro do octógono, encerrando uma era e, talvez, iniciando uma nova.

Anderson Silva x Chris Weidman UFC 162 (Foto: Getty Images)Chris Weidman posa com o cinturão e a bandeira americana após vencer Anderson Silva (Foto: Getty Images)
 
Ao som de "Born in the USA", de Bruce Springsteen, os dois se abraçaram e se cumprimentaram antes de deixar o octógono.

 
banner matéria mma ufc (Foto: Reprodução)
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2013/07/chris-weidman-faz-o-impossivel-e-vence-anderson-silva-por-nocaute.html

Musa do Brasileirão 2013 já conta com belas candidatas inscritas

Torcedoras podem fazer suas inscrições até o dia 12 de julho

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
O já tradicional concurso Musa do Brasileirão chega em 2013 à sua oitava edição, e o número de belas inscritas não para de crescer. O prazo para participar se encerra no dia 12 de julho. Clique aqui e se inscreva.

Musas brasileirão 2013 montagem (Foto: Editoria de Arte)Candidatas para o Musa do Brasileirão 2013 são lindíssimas (Foto: Editoria de Arte)
 
Este ano, a candidata deve acessar o portal do concurso e aceitar o presente regulamento, bem como todas as regras e condições. Depois disso, cadastrar seus dados pessoais na ferramenta disponibilizada e responder às perguntas indicadas. Por fim, deve enviar, por meio da ferramenta, obrigatoriamente, no mínimo, uma foto própria, em qualquer dos formatos permitidos.

Confira imagens de algumas das lindas candidatas já inscritas:

Nayara Rocha (Cruzeiro)
Viviane Ferreira (Flamengo)
Adília de Araújo (Goiás) 
Denise Bueno (Corinthians)
Helena Cardoso (Grêmio)
Tâmara Cruz (Vitória)

De casamento marcado, 'Miss do vôlei' fatura nas férias como modelo

Luciane Escouto deixa o Rio de Janeiro após conquista da última Superliga e afirma que foto de biquíni não significa mudança para o vôlei de praia

Por Marcello Pires Rio de Janeiro
 
Luciane Escouto esbanja simpatia após sessão de fotos na praia (Foto: Reprodução)Luciane Escouto após sessão de fotos
na praia (Foto: Reprodução)
 
Quando Luciane Escouto postou uma foto de biquíni na última quarta-feira nas redes sociais, muita gente imaginou que a ex-Miss Rio Grande do Sul e Mais Bela Gaúcha de 2011 poderia estar em vias de trocar as quadras pela praia. Nada disso. Em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM nesta sexta-feira, a jogadora campeã da Superliga feminina pelo Rio de Janeiro na última temporada descartou a mudança de terreno, pelo menos por agora. Sem ter o contrato renovado pelo time carioca, a central de 26 anos e 1,85m revelou que pretende continuar nas quadras por muito tempo e que a imagem postada registrava apenas mais um trabalho publicitário concluído.

- Era apenas uma campanha publicitária, não estou indo para a praia. Eu não renovei meu contrato com o Rio de Janeiro, mas pretendo continuar jogando vôlei por mais algumas temporadas. Meu agente está ouvindo algumas propostas, mas nem eu sei quais são os times. Por enquanto, quero apenas curtir minhas férias e aproveitar o tempo livre para fazer outros trabalhos como modelo - afirmou a jogadora.

Embora a agenda de Luciane tenha ficado mais tranquila e menos concorrida após a disputa do título de Miss Brasil Mundo 2013, realizada em abril, em Mangaratiba, a gaúcha espera continuar conciliando suas atividades esportivas com suas escapadas pelas passarelas.
   
Era apenas uma campanha publicitária, não estou indo para a praia. Eu não renovei meu contrato com o Rio de Janeiro, mas pretendo continuar jogando vôlei por mais algumas temporadas"
Luciane Escouto
 
- Antes era mais complicado em razão do concurso de miss, mas agora minha rotina está bem mais calma e está dando para conciliar os trabalhos tranquilamente - explicou Luciane Escouto. 

Essa calmaria, entretanto, não deve durar muito. Namorada do fisioterapeuta Alison Monteiro há três anos, Luciane sabe que vai precisar reservar algumas horas a mais dos seus dias nos próximos dez meses para encaixar os preparativos de seu casamento na sua agenda de compromissos relacionados ao vôlei e às campanhas publicitárias.

- Eu queria casar ainda esse ano, mas acho que vai ficar muito corrido em razão dos compromissos que já tenho agendados. Por isso, deve ficar mesmo para o ano que vem. Provavelmente no comecinho de maio. Sei que ainda é muito cedo para sentir aquele friozinho na barriga, mas já estou começando a pensar nos preparativos (risos) - contou Luciane.

Luciane Escouto e o namorado Alison (Foto: Reprodução / Instagram)Juntos há três anos, Luciane Escouto e Alison se
casarão em 2014  (Foto: Reprodução / Instagram)
 
Apesar de ter jogado muito menos do que gostaria na temporada passada, a sexta colocada no Miss Mundo Brasil não tem do que se queixar. Além da faixa de campeã da Superliga, Luciane ganhou dicas importantes na convivência diária com o técnico Bernardinho.

- Quando fui contratado sabia que seria muito difícil jogar no time do Rio de Janeiro. Mas não me arrependo de nada. Meu intuito era aprender e evoluir como jogadora, e acho que consegui. Foi uma experiência maravilhosa que culminou com o título da Superliga. Quero definir logo meu futuro para colocar em prática na próxima temporada tudo que aprendi com o Bernardinho - afirmou Luciane.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/de-casamento-marcado-miss-do-volei-fatura-nas-ferias-como-modelo.html

Ricardo/Álvaro e Alison/Emanuel dão baile e fazem duelo brasileiro na semi

Duplas eliminam canadenses e espanhóis e garantem o Brasil na decisão

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
vôlei de praia alvaro e Ricardo etapa da Polônia (Foto: FIVB)Álvaro e Ricardo em ação na etapa da Circuito
Mundial de Vôlei de Praia (Foto: FIVB)
 
O dia inspirado de Ricardo e Álvaro Filho terminou com um baile na quadra central em Stare Jablonki. Com um sacode no primeiro set,  os brasileiros derrubaram os espanhóis Herrera e Gavira e garantiram vaga na semifinal masculina do Mundial de vôlei de praia. Com placar de 2 sets a 0, parciais de 21/9 e 21/18, a dupla nordestina marcou um confronto de compatriotas e ex-parceiros neste domingo. Por uma vaga na decisão, enfrentarão Alison e Emanuel, atuais detentores do título, que arrasaram os canadenses Schalk e Saxton mais cedo.

- Enfretamos dois grandes times, muito fortes. Conseguimos jogar muito bem na primeira partida. E, nesta segunda, conseguimos impor o ritmo que quisemos desde o princípio. Eles (Herrera e Gavira) acabaram errando muito. Conseguimos manter a pegada apesar de eu ter errado bastante no segundo set. Vou me recuperar ainda, mas estou dando o melhor de mim nesta competição junto com o Alvinho- disse Ricardo.

Ricardo e Álvaro dão olé em espanhóis

Ricardo abriu o jogo com um bloqueio desmoralizante. Herrera e Gavira demoraram a alcançar o ritmo imposto pelos brasileiros e viram o placar tornar-se elástico em poucos minutos. Álvaro catava todas as bolas na defesa e virava os contra-ataques, enquanto o veterano seguia firme junto à rede. A combinação feliz para o Brasil fez com que a vantagem passasse dos dez pontos. Os espanhóis ainda pediram tempo, mas não evitaram a lavada 21/9.


vôlei de praia alvaro e Ricardo etapa da Polônia (Foto: FIVB)Ricardo aplica manchete, enquanto é observado por Álvaro na Polônia (Foto: FIVB)
 
No segundo set, a história começou bem diferente. Herrera foi quem brilhou na defesa, e Gavira soltou o braço no ataque. A diferença de três pontos,  no entanto,  foi caindo conforme voltou a crescer junto à rede. Em um rali espetacular, a cortada espanhola para fora recolocou o Brasil à frente no placar em 8 a 7. Álvaro e Ricardo se alternaram nos pontos, e a vantagem voltou a crescer aos poucos. Coube ao campeão olímpico dar o último olé nos rivais: 21/18.

Alison e Emanuel sobram diante de canadenses

vôlei de praia Emanuel e alison etapa da Polônia (Foto: FIVB)Alison se estica para defender ataque de Schalk
e Saxro em etapa do Circuito Mundial (Foto: FIVB)
 
Schalk e Saxton se esforçaram, não há dúvidas. Até lideraram o placar no segundo set. Mas quando o jogo brasileiro encaixou, ficaram  perdidos em quadra. Emanuel saltou no fundo de quadra exibindo a saúde de um novato. Alison, com todo seu vigor físico, usou a força para parar os rivais. E assim os atuais campeões mundiais seguem vivos em busca do bicampeonato. Por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 22/20, eliminaram os adversários e se classificaram para as semifinais.

- Ali no final eu ousei em colocar o bloqueio na diagonal, mas o nosso time se dá a essa liberdade. Eu tenho muita confiança no Emanuel, e ele em mim. Foi um dia muito bom para nós, e agora vamos descansar para no domingo estarmos renovados - disse Alison.

vôlei de praia Emanuel e alison etapa da Polônia (Foto: FIVB)Alison aplica manchete, e Emanuel se prepara para o ataque (Foto: FIVB)
 
O primeiro set foi um jogo de erros e acertos. Enquanto os canadenses pecavam na pontaria, sobretudo no saque, os brasileiros viraram uma atrás da outra. Alison, no bloqueio, cumpriu seu papel sem fazer esforço. Emanuel, brilhante na defesa e preciso nos contra-ataques, virou tudo o que foi possível. E, em uma daquelas cortadas que deixam um buraco fundo no chão, o paranaense fechou o primeiro set em 21/17.

No segundo set, Saxton achou um buraco na defesa brasileira e abriu 3 a 1. Quando Alison se reencontrou no jogo, os canadenses penaram. Uma sequência com ace, bloqueio e contra-ataque perfeito recolocaram o Brasil na ponta do placar. Sem desanimar, Schalk se esforçou na defesa e deixou sua dupla à frente na parada técnica (11 a 10). Alison voltou da pausa com novo gás e contagiou Emanuel. Os dois se alternaram nos pontos até lideraram novamente. Os canadenses pararam o jogo mais uma vez e chegaram ao empate com bloqueio espetacular de Saxton. No saque, Alison desperdiçou um match point, mas se redimiu com um bloqueio monstruoso para fechar o jogo em 22/20.

Solberg/Schmidt e Evandro/Vitor Felipe caem


O sábado foi de despedida para Pedro Solberg/Bruno Schmidt e Evandro/Vitor Felipe. Depois de vitórias tranquilas nas oitavas de final, as duas duplas caíram nas quartas. Os líderes do ranking mundial, que sofreram na fase de grupos, foram eliminados pelos holandeses Brouwer e Meeuwsen em jogo duríssimo. Após 58 minutos, perderam no tie-break, parciais de 21/17, 19/21 e 21/19.


Estreantes em  Mundiais, Evandro e Vitor Felipe perderam para os alemães Erdmann e Matisyk em sets diretos, com parciais de 21/17 e 21/19, em 40 minutos de jogo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/alison-e-emanuel-sobram-diante-de-canadenses-e-vao-semis-no-mundial.html
 

Bernardinho: 'A partir do segundo set, foi nossa melhor partida em casa'

Treinador destaca capacidade de adaptação do time, que soube rever as dificuldades do primeiro set para vencer a Bulgária de virada, por 3 a 1

Por Fabrício Marques Brasília


Apesar de ter perdido o primeiro set, o técnico Bernardinho avaliou a vitória do Brasil por 3 a 1, em cima da Bulgária, neste sábado, como a melhor atuação do time em casa na atual edição da Liga Mundial. Com o resultado alcançado em Brasília, a seleção brasileira abriu vantagem na liderança do Grupo A da competição, com 19 pontos, cinco a mais que o próprio time búlgaro, que está na segunda colocação.

- O Brasil jogou, a partir do segundo set, a melhor partida em casa até agora. Então acho que isso é importante, pensando na classificação. Demos um passo importante, nos aproximamos da fase final, mas sabemos que a classificação ainda não é matemática - disse o técnico.

Antes do jogo deste sábado, como mandante, o Brasil já tinha vencido a mesma Bulgária (3-1), também em Brasília; contra a França, uma vitória (3-2) e uma derrota (1-3) , em São Paulo. Na última rodada da primeira fase, o Brasil enfrenta os Estados Unidos, nos dias 13 e 14 de julho, no Rio de Janeiro.

vôlei brasil e bulgária liga mundial brasília (Foto: FIVB)Brasil vence a segunda partida contra a Bulgária pela Liga Mundial de vôlei (Foto: FIVB)
 
Segundo o treinador, o time apresentou algumas falhas no primeiro set por conta da estratégia aplicada pelos búlgaros. Mas Bernardinho fez questão de destacar a capacidade do time de se adaptar às dificuldades impostas pelo adversário e voltar jogar dentro das características do vôlei brasileiro.

- Eles vieram com uma estratégia diferente, forçando o saque, com o Sokolov muito bem. E nós começamos falhando tanto no saque, quanto no passe. A rotação que eles começaram também, pensamos uma coisa, mas não deu tão certo, e fomos mudando durante o jogo. O importante foi termos conseguido dar continuidade e estabilizado o nosso passe. Eles se alimentam de bloqueio, de contra-ataque. Nós nos alimentamos de rodada de bola. Sempre fomos equipes de ataque, rotação de bola. É uma característica do vôlei brasileiro desde a década de 80. Quando a gente sofre nessa fração, condiciona muito o jogo como um todo. O primeiro set teve essa característica, mas conseguimos mudar isso estabilizando o passe e rodando a bola melhor do que ontem.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/bernardinho-partir-do-segundo-set-foi-nossa-melhor-partida-em-casa.html


Bulgária dá susto, mas show de Bruninho conduz Brasil à virada

Levantador faz a diferença na defesa, no ataque e ajuda seleção a conquistar novo triunfo na Liga Mundial. Vissotto e Lucarelli também brilham

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília


Parecia um filme repetido. Assim como no dia anterior, o Brasil levou um susto no primeiro set e começou a partida perdendo para a Bulgária, neste sábado. Mas através do multifacetado Bruninho e dos ataques precisos de Vissotto e Lucarelli, o time de Bernardinho levou a melhor por 3 sets a 1 (19/25, 25/21, 25/17, 25/19), venceu mais uma pela Liga Mundial e permanece na liderança da do Grupo A com 19 pontos. A Bulgária segue em segundo lugar, com 14, mas pode ser superada pelos EUA, que têm 12 e enfrentam a Polônia no domingo.

Sokolov chegou a desequilibrar. Mas o show do atacante búlgaro durou apenas um set. O suficiente para tirar o técnico Bernardinho do sério e deixar o time brasileiro mordido na partida. Impulsionada pelo apoio da torcida no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília, a seleção brasileira reagiu sobretudo pelos braços de Bruninho. O filho de Bernardinho se multiplicava em quadra: foi autor de importantes defesas, bloqueios, levantamentos precisos e até atacou quando necessário.

vôlei bruninho brasil e bulgária liga mundial brasília (Foto: FIVB)Bruninho foi peça chave do Brasil na vitória sobre a Bulgária em Brasília (Foto: FIVB)
 
Vissotto e o jovem Lucarelli também chamaram a respondabilidade. O primeiro voltou a ser o maior pontuador do jogo, com 18 marcados. Juntos, eles foram responsáveis por 32 pontos da seleção brasileira durante a partida. Do lado da Bulgária, Sokolov marcou 14.

O Brasil volta a entrar em ação pela Liga Mundial no próximo sábado, quando enfrenta os Estados Unidos, no Ginásio do Maracanãzinho, Rio de Janeiro. A TV Globo novamente transmite o duelo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

O jogo 

Nome da etapa inicial, o atacante Sokolov quase não errava. Foi através das mãos dele que saiu o quinto ponto de vantagem da Bulgária, ignorando o bloqueio: 5/10. Melhor sacador da última Superliga, Lucão marcou dois aces e forçou outro saque, encostando no marcador 10/12. Mas não foi o suficiente. Sokolov continuava jogando bolas potentes pela saída de rede, chegando a passar por um bloqueio triplo e marcando 19/16 para os búlgaros. Uma sequência de três erros de Maurício, no fim do primeiro set, eliminou as chances de a seleção iniciar a partida vencendo:19/25.

vôlei bruninho brasil e bulgária liga mundial brasília (Foto: FIVB)Brasileiros perdem o primeiro set, mas levam a melhor no fim da partida  (Foto: FIVB)
 
Vissotto chamou a responsabilidade na segunda etapa. Como Sokolov no primeiro set, ele desequilibrou no segundo, com seis pontos. Enquanto Bruninho mostrava uma impressionante precisão em cada um dos seus levantamentos, o oposto não desperdiçava as oportunidades que surgiam. Quem também brilhou foi Lucarelli. Além de um bonito ace no 16º ponto do Brasil, ele mostrava força nas bolas paralelas. Apesar de os búlgaros buscarem os espaços, o bloqueio brasileiro enfim surtiu efeito. Coube a Vissotto receber um passe preciso de Bruninho e mandar na diagonal sem chances de defesa: 25/21.
]
Aleksiev e Sokolov já não conseguiam mais carregar a Bulgária nas costas. O Brasil, como um todo, já tinha um padrão definido e o susto do primeiro set parecia ter ficado de lado. Na terceira etapa, só deu Lucarelli. O ponteiro de 21 anos mostrou vigor de um veterano. Com uma bonita diagonal sem muita força, ele fez 13/8 para o Brasil em um momento importante do set. Sokolov deixou a quadra, e a Bulgária passou a cometer erros bobos, parando no bloqueio de Lucão. Com justiça, coube a Lucarelli fechar a parcial. À la Giovani Gávio, ele sacou sem muita força, mas de forma precisa na quadra adversária. Nenhum búlgaro conseguiu alcançar: 25/17.

vôlei leandro vissotto brasil e bulgária liga mundial brasília (Foto: FIVB)Vissotto mostra poder de ataque ao enfrentar o bloqueio da Bulgária  (Foto: FIVB)
 
O bloqueio fez diferença no quarto set. Enquanto os búlgaros não conseguiam defender as pancadas dos brasileiros, um paredão era formado por Lucão e Bruninho. O meio de rede também apareceu mais no ataque, levando o ginásio ao delírio com uma pancada de diagonal impressionante no ponto 7/4 do Brasil. Depois de todos os bloqueios, defesas e levantamentos, Bruninho mostrou que também podia atacar. Após um rally, o levantador atacou no fundo: 9/5 para o Brasil.

O ponto do jogo chegou a ficar nas mãos de Lucarelli, que sacou para fora. No lance seguinte, Wallace recebeu mais um levantamento preciso, mandou na diagonal e não desperdiçou: 25/19.

Brasil: Bruninho, Vissotto, Lucarelli,  Maurício Souza, Lucão, Dante e Alan.
Entraram: William, Maurício e Wallace.


Bulgária: Bratoev, Samunev, Skrimov, Yosifov, Aleksiev, Sokolov e Salparov
Entraram: Penchev, Milushev e Dimitrov
  

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/bulgaria-da-susto-mas-show-de-bruninho-comanda-vitoria-do-brasil.html

Lili e Bárbara derrubam americanas e conquistam bronze em Stare Jablonki

Xue e Zhang Xi batem alemãs e levam título inédito para a China no Mundial

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
vôlei de praia Lili e Bárbara Seixas Polônia (Foto: FIVB)Lili e Bárbara Seixas vibram com feito inédito na
carreira de ambas: bronze no Mundial (Foto: FIVB)
 
Mais uma vez, a rivalidade entre Brasil e Estados Unidos foi posta à prova em uma briga por medalhas no Mundial de vôlei de praia. As protagonistas eram outras em relação à última edição, o metal disputado também, mas o espetáculo para a torcida foi o mesmo. Coube à mais jovem parceria feminina verde-amarela em Stare Jablonki, formada apenas para o Circuito Mundial, a honra e o mérito de celebrar no pódio. Lili e Bárbara Seixas, plenamente recuperadas da derrota na semifinal, derrotaram as americanas Ross e Pavlik em 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/15 e penduraram a medalha de bronze no  pescoço.

- Não adiantava ficar chorando se tínhamos um jogo tão importante pela frente. Ainda mais para nós que, somos um time novo, trazer uma medalha para o Brasil seria uma conquista e tanto. Não dava para  mudar, então decidimos fazer o que estava na nossa mão. Estávamos cansadas psicologicamente e fisicamente, mas conversamos muito, faltava só um. Então demos tudo o que tinhamos. Quando ganhamos o primeiro, fomos com tudo e mais um pouco para o segundo. Estou muito feliz. Agradeço muito à minha família, ao meu amor e aos meu patrocinadores. E um beijo para o Élmer, meu técnico (no Brasileiro), que faz aniversário neste sábado - disse Lili.

vôlei de praia Lili e Bárbara Seixas etapa da Polônia troféus (Foto: Agência EFE)Lili e Bárbara Seixas com os troféus da etapa da Polônia (Foto: Agência EFE)
 
Na decisão do título, as alemãs Borger e Büther saíram na frente, salvaram incríveis seis championship points, mas não resistiram às chinesas Chen Xue e Zhang Xi. Com parciais de 18/21, 21/17 e 21/19, a dupla oriental quebrou a sequência de títulos de Brasil e Estados Unidos no feminino e conquistou a medalha de ouro. Apesar da derrota, as europeias, comemoram o melhor resultado da Alemanha na história da competição feminina.

Lili no bloqueio, Bárbara nas largadas, e EUA no chão


Formada às pressa para o Mundial após a lesão de Jennifer Kessy, a parceria entre Ross e Pavlik começou o confronto pelo terceiro lugar de forma agressiva. O bloqueio de Lili, eficiente durante toda a competição, começou a cumprir seu papel rapidamente, evitando uma arrancada das rivais. Quando Bárbara se encaixou na cobertura, a canhotinha selou a virada. As largadinhas perfeitas da carioca deixaram o Brasil com quatro pontos de vantagem. Ross fintou o bloqueio e respondeu com pancadas até encostar no placar. As brasileiras pediram tempo, e o refresco  foi providencial. Em saque para fora, Ross entregou o primeiro set de presente: 21/18.

vôlei de praia Lili bloqueio Stare Jablonki (Foto: FIVB)Desempenho de Lili no bloqueio ajudou muito a construir a vantagem no placar (Foto: FIVB)

A segunda parcial teve um início tão disputado como a primeira, mas com Bárbara sendo mais acionada desde o princípio. Ross e Pavlik, atacando com frequência sobre Lili quando a bloqueadora recuava, mantiveram os Estados Unidos à frente até quase a metade do set. Com um saque que tocou na rede e matou as rivais, a capixaba colocou seu time na dianteira. Com dois belos bloqueios, Lili derrubou o ânimo das rivais. Bárbara, apostando nas largadas tanto curtas quanto longas, foi tornando a vitória palpável. No mesmo lance, Lili bloqueou duas vezes.


Desequilibrada, Pavlik mandou a terceira tentativa na rede e festa a festa do Brasil na Polônia: 21/15.

Todos os campeoes mundiais no  feminino


Los Angeles1997 – Jackie Silva e Sandra Pires (BRA)
Marselha 1999 – Adriana Behar e Shelda (BRA)
Klagenfurt 2001 – Adriana Behar e Shelda (BRA)
Rio de Janeiro 2003 – Walsh e May (EUA)
Berlim 2005 – Walsh e May (EUA)
Gstaad 2007 – Walsh e May (EUA)
Stavanger 2009 – Kessy e Ross (EUA)
Roma 2011 – Juliana e Larissa (BRA)
Stare Jablonki 2013 - Chen Xue e Zhang Xi (CHI)
 

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/lili-e-barbara-derrubam-americanas-e-conquistam-bronze-em-stare-jablonki.html