quarta-feira, 3 de julho de 2013

Com aval de Bernardinho, Pavan segue 'vida dupla' por sonho olímpico

Antes de voltar à quadra para a Superliga, canadense amplia experiência no vôlei de praia, modalidade em que tentará vaga nos Jogos do Rio 2016

Por Helena Rebello Direto de Stare Jablonki, Polônia
 
vôlei de praia Sarah Pavan (Foto: Divulgação / FIVB)Sarah Pavan se divide entre as praias e o time do
Riode Janeiro nas quadras (Foto: Divulgação / FIVB)
 
No celular, o número de Bernardinho no visor deixou Sarah Pavan nervosa. Após ser campeã da Superliga sob o comando do treinador, a canadense havia decidido apostar suas fichas no vôlei de praia para manter vivo o sonho olímpico, distante de se realizar na quadra. Em vez da reprovação, como imaginava, ouviu palavras de apoio e incentivo. Um alívio não só pelo rumo que a conversa tomou, mas pela certeza de que o aval de alguém com o currículo do brasileiro significava que ela havia escolhido o caminho correto.

No Rio de Janeiro desde o ano passado, a oposto renovou contato com a equipe da cidade por mais uma temporada. Mas a alternância entre o indoor e a areia não deve persistir por muito tempo. Só o suficiente para que a jogadora tenha certeza de que a opção pela praia pode de fato render os frutos esperados. Até ser chamada pela comissão técnica do Rio, seguirá atuando ao lado de Heather Bansley em busca de resultados mais expressivos e tem como seu primeiro grande desafio nas praias o Campeonato Mundial, que começou nesta segunda-feira, na Polônia. Na estreia, a dupla conseguiu uma vitória expressiva, de virada, sobre as russas Ukolova e Khomyakova, com parciais de 18/21, 21/14 e 15/10.

- Sou uma jogadora de vôlei de quadra, amo isso, e é meu trabalho. Quero manter o indoor porque é o meu primeiro esporte, mas é muito difícil para o Canadá chegar às Olimpíadas ali. Ir para aos Jogos sempre foi meu sonho, e sempre soube que, se tivesse uma chance de alcançar, seria através da praia. Eu preciso tentar todas as opções que tenho. Quando o Bernardinho me ligou e perguntou se eu ia mudar, fiquei meio nervosa. Mas aí ele falou que era uma grande ideia, que me ajudaria a manter a forma, no bloqueio e também com habilidades que preciso desenvolver na quadra. Ele ficou muito feliz, e eu, aliviada.

vôlei superliga Sarah Pavan rio de janeiro x rio do sul (Foto: Luiz Doro / Adoro) Sarah Pavan foi um dos pilares do Rio de Janeiro no título da Superliga 2012/13 (Foto: Luiz Doro / Adoro)
 
A classificação olímpica para a quadra se dá de quatro formas diferentes. O país sede garante está sempre automaticamente pré-qualificado, enquanto a Copa do Mundo dá vaga a outras três seleções, e os cinco torneios classificatórios continentais classificam seus campeões. As três vagas restantes são decididas em uma espécie de repescagem mundial. Apenas o 22º colocado no ranking feminino da FIVB, o Canadá enfrenta a concorrência de seleções mais tradicionais nas eliminatórias da Norceca (entidade responsável pelos times das Américas Central, do Norte e Caribe), como Estados Unidos, Cuba e República Dominicana.

Na prai,a o caminho de Pavan é teoricamente "mais fácil" porque cada país tem um limite máximo de duas duplas inscritas na competição, e seleções como Brasil e Estados Unidos, que frequentemente possuem várias duplas bem colocadas no ranking, veem times de posições mais baixas garantirem as 16 vagas disponíveis neste caminho - há ainda a Continental Cup e a World Cup Final como vias de obter a classificação.

vôlei de praia Sarah Pavan Roma (Foto: Divulgação / Fivb)Sarah Pavan faz dupla com Heather Bansley nas praias (Foto: Divulgação / Fivb)
 
Como ainda faltam três anos para os Jogos do Rio, em 2016, Pavan tenta focar apenas no aprendizado dos fundamentos da nova modalidade. Está retomando a prática do passe, que praticamente nunca usa por atuar como oposto, e aprendendo a fazer o reco (recuo da bloqueadora, que deixa a rede e remonta o posicionamento defensivo). Tem sofrido para se adaptar, e o melhor resultado que obteve até o momento foi o nono lugar no Grand Slam de Corrientes, na Argentina, em sua estreia. Sem desanimar, a atleta se inspira na líder do ranking para usar bem seu 1,96m para evoluir o mais breve possível.

- No indoor eu jogo na posição 2 (oposto),  então nunca recebo. Fazia muito tempo que eu não treinava passe e está sendo difícil. O reco é muito difícil e eu nunca havia feito antes. É uma habilidade tão diferente, tão particular, que não estou bem ainda. mas quero muito melhorar. Os brasileiros têm os melhores treinos no indoor e também têm uma reputação muito boa na praia. E por isso vejo muitos jogos das brasileiras para aprender. Gosto de ver a Talita porque é ótima bloqueadora e também muito boa no reco. Definitivamente tenho que aprender isso - disse a canadense, rindo.

No Grupo G do Mundial, Sarah Pavan e Heather enfrentam ainda as irmãs austríacas Doris e Stephanie Schwaiger,  nesta terça, e as australianas Artacho e Ngauamo, na quarta-feira.

vôlei de praia Sarah Pavan treino (Foto: Divulgação / FIVB)Sarah Pavan de prepara para disputar o Mundial de vôlei de praia, na Polônia (Foto: Divulgação / FIVB)
 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/07/com-aval-de-bernardinho-pavan-segue-vida-dupla-pelo-sonho-olimpico.html

Botafogo pega Figueirense e tenta manter sequência no Raulino

Cariocas têm 100% de aproveitamento em nove jogos no estádio neste ano. Catarinenses devem manter time que empatou com Coritiba em amistoso

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ
 
O Botafogo, sem poder contar com o Engenhão num curto prazo, já negocia realizar partidas no Maracanã e no Mané Garrincha. Enquanto isso, aposta na sua força no Raulino de Oliveira, onde realizou nove jogos neste ano e ganhou todos. Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), o Figueirense tentará interromper a sequência, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, após a pausa para a Copa das Confederações.

No lado carioca, Oswaldo de Oliveira terá o reforço de seus selecionáveis - Jefferson e Lodeiro, convocados para Brasil e Uruguai, respectivamente. Mas começará a ver como seu time reage sem Fellype Gabriel, o jogador mais importante taticamente do elenco, segundo o próprio treinador. Pelos catarinenses, Adilson Batista deve mandar a campo a mesma escalação do amistoso contra o Coritiba no último sábado - empate por 2 a 2.

Guilherme Ceretta de Lima (SP) será o árbitro do jogo e terá como assistentes Herman Brumel Vani e Fabio Rogerio Baesteiro. A TV Globo transmite para os estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Alagoas, Piauí, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá, além da cidade de Balsas (MA). O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real.


header as escalações 2

Botafogo: Oswaldo de Oliveira não fez mistério para escalar seu time. Se tem os retornos de Jefferson e Lodeiro, que disputaram a Copa das Confederações, e Dória, que estava com a seleção sub-20, o técnico não pode mais contar com Fellype Gabriel, Andrezinho e Jadson, que se transferiram. Vitinho será titular. O Bota entra em campo com: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Vitinho e Seedorf; Rafael Marques.
Figueirense: o técnico Adilson Batista deve escalar sua equipe com Tiago Volpi; André Rocha, Thiego, Douglas Silva e Wellington Saci; Ronaldo Tres, Nem, Maylson e Diguinho; Ricardinho e Rafael Costa. No gol, Tiago Volpi ganha a vaga de Ricardo.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: a equipe não tem à disposição o zagueiro Antônio Carlos e o lateral-direito Edilson, que se recuperam de problemas musculares, além do meia Cidinho, que fez uma cirurgia no joelho e não tem previsão de retorno aos gramados.
Figueirense: o atacante Marcelo Toscano, recuperado de uma lesão na coxa esquerda, está em processo de recondicionamento físico. O volante Hildo, também por um problema na coxa esquerda, ficará longe dos jogos por mais duas semanas.

 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Botafogo: ninguém.
Figueirense: Tinga.

 
header_na_historia (Foto: arte esporte)
Há seis anos, o Botafogo levava a melhor sobre o Figueirense, mas deixava o Maracanã eliminado e elegendo um vilão - na verdade, uma vilã. A assistente Ana Paula Oliveira anulou dois gols e causou a revolta dos cariocas, que fizeram 3 a 1 e perderam a vaga por causa do gol sofrido em casa. Na partida de ida, os catarinenses haviam vencido por 2 a 0. Zé Roberto abriu o placar, e André Lima ampliou a vantagem do Botafogo ainda no primeiro tempo. No fim do segundo, Cleiton Xavier contou com a ajuda do goleiro Julio Cesar para marcar o gol do Figueira. Vinicius (contra) deu números finais à partida, já nos acréscimos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-brasil/noticia/2013/07/botafogo-pega-figueirense-e-tenta-manter-sequencia-no-raulino.html

Agora musa da areia, Mari Paraíba quer conquistar espaço: 'Muito treino'

Beldade do vôlei faz balanço positivo da estreia na praia e intensifica rotina de treinamentos para consolidar carreira na nova modalidade

Por Túlio Moreira Rio de Janeiro
 
vôlei mari paraiba treino (Foto: Divulgação)Mari Paraíba ainda se adapta aos jogos na areia
(Foto: Divulgação)
 
A agitação e o barulho dos ginásios deram lugar à serenidade da areia, mas um detalhe permanece intacto na vida de Mari Paraíba. Assim que a partida termina, a musa do vôlei é cercada por dezenas de admiradores, que fazem questão de garantir fotos e autógrafos da jogadora. A beldade de 27 anos já está acostumada ao assédio da legião de fãs, que a acompanham desde o tempo das quadras. Ainda em adaptação para jogar na praia, a atleta comemora a estreia oficial na modalidade e intensifica a rotina de treinos para se aperfeiçoar no novo cenário.

- A estreia foi como eu e todos os que fazem parte da comissão técnica planejávamos. Tudo é muito novo e a primeira competição sempre gera muita ansiedade e nervosismo. Comecei tudo do zero novamente, mas fui me soltando e melhorando o desempenho com o decorrer dos jogos. Minha meta é evoluir e crescer como jogadora de vôlei de praia, melhorar os fundamentos e, pensando lá na frente, chegar ao nível das melhores. Isso requer tempo e vou me dedicar. É preciso ter paciência para que meu crescimento venha. Ainda tenho que melhorar muita coisa, me acostumar à nova realidade - avalia a musa.

Após pouco mais de cinco meses de treinamentos para se habituar à areia, Mari estreou em uma exibição de quartetos em Manaus, em junho. Ao lado de Natasha Valente, Bruno e Fábio Luiz, a bela venceu o time argentino por 2 sets a 1. A primeira partida em uma competição oficial aconteceu em Sobral, no Ceará. Novamente acompanhada por Natasha, a musa chegou até as quartas de final da última etapa do Circuito Sul-Americano. A participação da jogadora terminou com duas vitórias e duas derrotas. A dupla foi eliminada pelas argentinas Gallay e Klug, por 2 sets a 0.

Mari Paraiba volei de praia sul-americano (Foto: Luiz Queiroz/CBV)Na estreia em uma competição oficial, a musa chegou às quartas de final (Foto: Luiz Queiroz/CBV)
 
A areia exige mais do físico da atleta, que ainda está se adaptando à nova realidade. Quando Mari está no Rio de Janeiro, a rotina é marcada por treinos na Escola de Educação Física do Exército (Esefex), na Urca, de segunda a sexta - às vezes até aos sábados. A agenda ainda inclui viagens frequentes a Saquarema, onde faz um trabalho com as atletas da seleção brasileira. Por causa de um problema crônico no joelho esquerdo, que a impossibilitou de disputar as semifinais da Superliga pelo Minas no ano passado, a beldade fez um fortalecimento físico e aumentou a massa muscular, para evitar uma nova lesão.

- Fiz um trabalho todo voltado para meu joelho e não precisei operar. Talvez o fato de a areia ter muito menos impacto que a quadra tenha feito com que essas dores sumissem. Por outro lado, a areia realmente exige muito mais do físico. Na verdade, até hoje meu corpo está se adaptando. Estou começando a jogar agora e normalmente são dois jogos por dia. O desgaste é imenso, mas meus treinadores estão fazendo um trabalho muito bom na parte física e, aos poucos, meu corpo está suportando os desgastes - conta Mari.

Mari Paraíba vôlei de praia Manaus (Foto: Isabella Pina)A beldade  quer conquistar espaço no vôlei de
praia nacional (Foto: Isabella Pina)
 
Após as inúmeras vitórias e títulos conquistados no vôlei, a musa teve uma rápida passagem pelo mundo artístico. Mari estampou a capa de uma revista masculina, fez diversos ensaios fotográficos e se tornou presença constante em programas de televisão. A bela garante que não ficou deslumbrada com o universo das celebridades e revela que a melhor coisa desse período foi conhecer alguns de seus ídolos do show business:

- Minha incursão foi rápida. Aproveitei o momento que tive, mas é um mundo muito diferente do meu. O que mais me encantou foi conhecer pessoas como Jô Soares e Silvio Santos, entre tantos outros artistas que sempre tive vontade de conhecer. Não fiquei deslumbrada com nada e curti esse o momento que surgiu na minha vida - diz a bela jogadora.

Ao retomar os treinos, a beldade de 1,80m garante que está disposta a conquistar seu espaço nas areias. Enquanto não define os próximos passos de sua carreira no vôlei de praia, Mari Paraíba lembra com carinho de sua trajetória nas quadras e ressalta a importância que o esporte teve em sua formação pessoal. A bela também é rápida ao apontar o que mais sente falta daquele tempo:


- O que sinto mais falta é daquela barulheira toda nos treinos, um monte de mulheres juntas. Na areia não existe essa agitação, é tudo mais silencioso. Minha carreira na quadra foi ótima. Tudo o que sou hoje, a pessoa que me tornei, os aprendizados, o amadurecimento: devo tudo a esses anos que passei na quadra e fora de casa. O esporte faz você amadurecer muito rápido, você tem que ficar longe de casa, da família, e enfrentar tudo sozinha não é fácil. Por mais que os pais procurem estar sempre presentes, não é a mesma coisa de quando moramos com eles, ao nosso lado a todo momento. Tive oportunidades muito boas, de jogar ao lado de grandes jogadoras, técnicos, aprender um pouco com cada uma delas e deles. Isso levarei por toda a minha vida - reflete Mari

vôlei de praia mari paraiba treino (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)Durante os treinos no Rio, a bela exibe a ótima forma física (Foto: Alexandre Durão / Globoesporte.com)
 
O convite para jogar na praia veio por meio do Projeto Renovação, da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O objetivo do programa é atrair atletas altas que estejam dispostas a migrar para a modalidade outdoor. No projeto, Mari Paraíba tem a companhia de Fernanda Berti, que fez a transição entre os dois ambientes e também treina na Urca.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/07/agora-musa-da-areia-mari-paraiba-quer-conquistar-espaco-muito-treino.html

Após dez anos, clássico entre Tricolor e Timão volta a valer título

Rivais não se encontram em uma final desde 2003, quando disputaram o troféu do Paulistão. Agora, duelos valem a Recopa Sul-Americana

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo
 
Após dez anos, duas das maiores potências do futebol paulista voltam a protagonizar uma decisão de campeonato. Vencedor da Copa Sul-Americana de 2012, o São Paulo recebe o Corinthians, atual campeão da Taça Libertadores, nesta quarta, às 21h50 (horário de Brasília), no Morumbi, primeiro dos dois duelos da Recopa continental. A competição nem sempre merece atenção total das equipes, mas, envolvendo tricolores e alvinegros, deve mudar de figura. A última vez que os dois disputaram uma final foi em 2003, quando o Timão venceu e ficou com o Paulistão. O segundo confronto será no dia 17, no Pacaembu.

Os oponentes se encontram em momentos distintos. No São Paulo, a pressão é enorme. O técnico Ney Franco está longe de ser unanimidade e sabe que o resultado dessa disputa deverá 
determinar seu destino. Em caso de derrota, a chance de demissão é grande. Na escalação, o time entra em campo reforçado. Luis Fabiano acertou suas pendências com a diretoria e vai cumprir seu contrato, enquanto Jadson volta a vestir a camisa 10 após defender a seleção brasileira que conquistou a Copa das Confederações.

No Corinthians, o clima está mais tranquilo. O problema para o técnico Tite está dentro das quatro linhas. Isso porque, em pouquíssimo tempo, ele terá de remontar a equipe após a saída de seu principal jogador, Paulinho, que foi negociado com o Tottenham, da Inglaterra. Além disso, sua dupla de ataque não vive bom momento: Sheik, longe de um acordo para renovar seu contrato, pode estar de saída da equipe. Guerrero não marca há oito jogos. Experiente e normalmente destaque contra o São Paulo, o meia Danilo é uma das apostas para desequilibrar a primeira parte da decisão.

A partida será transmitida pela TV Globo para todo o estado de São Paulo. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 20h.

Montagem - São Paulo x Corinthians - Jadson e Danilo (Foto: Editoria de Arte)Jadson e Danilo: destaques do meio-campo no duelo desta quarta-feira (Foto: Editoria de Arte)
 
header as escalações 2São Paulo: Ney Franco resolveu adotar o mistério antes da decisão. Ele fechou os treinos de segunda e terça para não dar pistas do time que será escalado. O esquema tático definirá a escalação. Caso a opção seja pelo 4-2-3-1, Aloísio seguirá no ataque ao lado de Luis Fabiano e Osvaldo, enquanto Ganso ficará como opção no banco de reserva. Caso o técnico opte pelo 4-4-2, o ex-santista formará dupla de armadores com Jadson, que entraria na vaga de Osvaldo. O time provável terá: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Juan; Denilson, Rodrigo Caio e Jadson; Aloísio (Paulo Henrique Ganso), Luís Fabiano e Osvaldo.
Corinthians: Sem Paulinho, o técnico Tite optou pela escalação de Guilherme como volante parceiro de Ralf. Recuperado de lesão, após ficar três meses afastado dos gramados, Renato Augusto ficará no banco de reservas, assim como o atacante Alexandre Pato, que não faz um gol há 10 jogos. O Timão já tem escalação confirmada, com: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho, Danilo e Emerson Sheik; Paolo Guerrero.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: Paulo Miranda (fratura na mão esquerda)
Corinthians: Alessandro (lesão muscular na coxa direita) e Guilherme Andrade (recuperação de cirurgia no joelho direito)


header_na_historia (Foto: arte esporte)

Corinthians e São Paulo decidiram o Campeonato Paulista de 1998. Após vitória por 2 a 1 no jogo de ida, o Timão precisava de um empate na segunda partida para conquistar mais um título estadual sobre o rival. O Tricolor saiu na frente com Raí, então recém-contratado e inscrito somente para aquele confronto, mas Didi igualou o marcador para os alvinegros. França, inspirado, marcou duas vezes e deu o título aos são-paulinos. O Corinthians não havia perdido nenhuma partida durante todo o Paulistão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/noticia/2013/07/apos-dez-anos-classico-entre-tricolor-e-timao-volta-valer-titulo.html

Galo aposta no quarteto de ataque e visita o Newell’s de olho na final

R10, Tardelli, Bernard e Jô não atuam juntos desde a volta das quartas de final da Taça Libertadores e carregam a esperança da torcida alvinegra

Por Léo Simonini Rosário, Argentina
 
Diego Tardelli e Ronaldinho comemoram gol do Atlético-MG contra o Strongest (Foto: Reuters)Contra o Newell's, Diego Tardelli e Ronaldinho
Gaúcho terão apoio de Bernard e Jô (Foto: Reuters)
 
A noite desta quarta-feira reserva muitas emoções para argentinos e brasileiros. Pela primeira vez na história, Newell’s Old Boys e Atlético-MG se enfrentarão, logo em uma semifinal de Taça Libertadores. A partida, que traz enorme carga de ansiedade, está marcada para as 21h50m (de Brasília), no estádio Coloso Del Parque, em Rosário, que terá casa cheia, com cerca de 42 mil torcedores nas arquibancadas.

Alguns jogadores do Atlético-MG, como o atacante Diego Tardelli, entendem que o duelo contra o Newell's é o jogo mais importante de toda a história do clube. O técnico Cuca também falou a respeito e considera o confronto um jogo especial. Mesmo com três titulares fora, a confiança é de um bom jogo. Os zagueiros Réver, suspenso, e Leonardo Silva, contundido, estão fora. Além deles, o volante Leandro Donizete, lesionado, também terá de acompanhar o jogo de Belo Horizonte.

Porém, Cuca tem a seu favor o fato de poder contar novamente com o quarteto fantástico, que encantou o Brasil no primeiro semestre. Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Bernard e não atuam juntos desde o dia 30 de maio, quando o Galo eliminou, de forma dramática, o Tijuana, do México, no Independência, após o empate em 1 a 1. Bernard e Jô tiveram que deixar o time antes da parada do Campeonato Brasileiro, para se apresentarem à Seleção Brasileira, que conquistou a Copa das Confederações. Estão com o moral elevado.

Pelo lado argentino, o técnico Tata Martino, do Newell’s, terá força máxima, já que os três titulares, Heinze, Vergini e Scocco, que tiveram o contrato expirado no último dia 30, conseguiram uma prorrogação e não ficarão fora em um dos momentos mais importantes do clube. Com eles, a equipe tentará dar sequência à boa temporada. O Newell's, recentemente, conquistou o título do Torneio Clausura, embora tenha perdido para o Vélez Sarsfield a disputa da superfinal do Campeonato Argentino.

O cenário é este, e os atores estão confirmados. A TV Globo transmite a a partida, ao vivo e em alta definição, para todo o estado de Minas Gerais, logo depois de Amor à Vida. O Sportv também exibe o confronto. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 21h20m.


header as escalações 2

Newell’s Old Boys: depois de correr o risco de perder três titulares, mais um reserva, por falta de contrato, o técnico Tata Martino terá força máxima contra o Galo. Na dúvida entre Mateo e Cruzado, o comandante optou pelo primeiro. Com isso, o time terá Guzmán; Cáceres, Vergini, Heinze e Casco; Pérez, Mateo e Bernardi; Figueroa, Scocco e Maxi Rodríguez.

Atlético-MG: apesar de ter três desfalques, Cuca já tem a equipe que mandará a campo. Gilberto Silva, Rafael Marques e Josué ficarão com as vagas de Réver, Leonardo Silva e Leandro Donizete, respectivamente. Com isso, o time terá Victor; Marcos Rocha, Gilberto Silva, Rafael Marques e Richarlyson; Pierre, Josué, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Bernard; Jô.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Newell’s Old Boys: afastado, há mais tempo, por causa de uma lesão, Villalba já trabalha com bola, mas ainda não tem condições de jogar. Ele deverá voltar, pelo menos no banco de reservas, na partida de volta, no dia 10, em Belo Horizonte.

Atlético-MG: Réver terá de cumprir dois jogos de suspensão, pela expulsão após o apito final contra o Tijuana, do México. O reserva Rosinei está na mesma situação, porém pela expulsão contra o São Paulo, na partida de volta das oitavas de final. O volante já cumpriu duas partidas. Leonardo Silva, que rompeu os ligamentos do ombro em um treino também está fora e é dúvida para o jogo da próxima semana. Já Leandro Donizete, outro desfalque, sentiu a coxa, mas, pelo menos, deverá estar em campo no dia 10.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Newell’s Old Boys: dois jogadores da equipe argentina estão pendurados, o experiente zagueiro Heinze e o volante Pérez.

Atlético-MG: Marcos Rocha, Leandro Donizete e Diego Tardelli estão com dois cartões amarelos.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
O árbitro chileno Enrique Osses é um dos mais conceituados da América do Sul. Tanto que foi o escolhido para estar presente na Copa das Confederações. Foi ele que apitou a partida entre Brasil e Uruguai, no Mineirão, pela semifinal da competição. Enrique Osses, em 2012, ganhou o prêmio de melhor árbitro das Américas. Em relação aos clubes brasileiros, teve passagens importantes. Foi ele que apitou o primeiro jogo da final da Libertadores de 2012, entre Corinthians e Boca Juniors, na Bombonera, em Buenos Aires. Apitou também a polêmica final da Copa Sul-Americana de 2012, entre São Paulo e Tigre. O segundo tempo do jogo não foi realizado, já que os argentinos se recusaram a voltar ao gramado, sob a alegação de que teriam sido agredidos nos vestiários do Morumbi.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)
Newell's Old Boys: em casa, o time argentino vai tentar se aproveitar da pressão exercida pela torcida e tentar passar pela zaga reserva do Atlético-MG. Contra o Boca Juniors, pelas quartas de final, foram 11 chutes a gol, sendo que apenas quatro atingiram o alvo. A pouca efetividade no ataque pode ser uma das explicações para o placar em 0 a 0. O aproveitamento do Newell's, em casa, não é dos melhores. Em cinco jogos, foram duas vitórias, duas derrotas e um empate.

Atlético-MG: O Galo confia no retrospecto fora de casa, na atual edição da Taça Libertadores. Em cinco partidas, até o momento, foram três vitórias, um empate e apenas uma derrota, para o São Paulo, na última rodada da primeira fase, quando os mineiros já estavam classificados para as oitavas de final. Esta foi, inclusive, a única vez em que o Atlético-MG passou em branco no placar. Em cinco jogos fora de Belo Horizonte, o time marcou 11 gols.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/07/galo-aposta-no-quarteto-de-ataque-e-visita-o-newells-de-olho-na-final.html

Neymar faz golaço, 'entorta' Lugano, mas perde duelo contra Messi

Comandado por Zico, brasileiro rouba protagonismo do novo companheiro de Barça em jogo que teve goleiro Julio César atuando como um meia

Por GLOBOESPORTE.COM Lima
 
 
A torcida do Barcelona teve nesta quarta-feira mais um motivo para estar ansiosa para ver Messi e Neymar juntos. Os atacantes se enfrentaram pela primeira vez como companheiros de clube em um jogo beneficente realizado em Lima, no Peru, e, se depender do que os dois fizeram, o Barça deverá voltar com força para ganhar tudo o que disputar. Diante de um Estádio Nacional lotado, o time do argentino venceu por 8 a 5, mas o brasileiro foi o destaque, fazendo o gol mais bonito (veja no vídeo ao lado) e o drible mais espetacular. Ambos atuaram com a camisa 10 e foram capitães das respectivas equipes.

Na equipe formada pelos amigos de Messi, destaque para a dobradinha formada pelo melhor jogador do mundo e por Aimar, um dos grandes ídolos do craque do Barça. Comandado por Zico, o time do resto do mundo teve Julio César jogando na linha durante o primeiro tempo, e o zagueiro Materazzi, que sofreu a histórica cabeçada de Zidane na Copa do Mundo de 2006, no gol. Entre os brasileiros, também participaram Daniel Alves e Júlio Baptista. Muitas das estrelas convidadas, entretanto, não atuaram. Nomes como David Luiz, Robinho, Agüero, Fàbregas, Busquets, e Cavani acabaram não viajando.

Neymar e Messi - Jogo amigos Messi (Foto: AP)Neymar e Messi foram os capitães das equipes (Foto: AP)
 
Fã e ídolo desequilibram

Os amigos de Messi honraram o nome dado ao time e pareciam jogar juntos há muito tempo, especialmente o camisa 10 e Aimar. Ídolo e fã estavam em perfeita sintonia e, juntos, fizeram a diferença. Do outro lado, Neymar estava mais sorridente do que nunca, mas não se poupou. O problema é que estava em um time que demonstrava pouco intesse em se esforçar.


 Aos seis minutos, Messi apresentou seu cartão de visitas. Partiu para a tradicionalíssima arrancada com a bola colada nos pés e acionou Lavezzi na esquerda. O atacante do Paris Saint-Germain, entretanto, chutou mal. A dupla tentou outras jogadas, mas a parceria com "El Cholo" não funcionou.
Apesar do domínio, o primeiro gol saiu "apenas" aos dez minutos. O camisa 10 abriu o placar chutando colocado, meio sem jeito.  Messi nunca escondeu que Aimar é um dos jogadores em quem se espelhava quando era garoto. Quando os dois se encontraram em campo, a magia aconteceu.

Os craques protagonizaram muitas tabelinhas, fazendo o futebol parecer fácil. O segundo gol teve participação dos dois. Messi tablou com Mascherano e depois com Aimar para, em seguida, botar Abidal para correr em um corredor na esquerda. O francês cruzou, e Daniel Alves concluiu para o gol.

Amigos de Messi x Amigos de Neymar - AP (Foto: AP)Messi teve grande atuação, mas foi ofuscado por Neymar (Foto: AP)
 
Julio César, um estranho no ninho

No "Resto do Mundo", o goleiro Julio César atuava como um verdadeiro camisa 10 e, se não conseguiu impressionar, também não decepcionou. O arqueiro trocou de posição e de camisa com Materazzi, começando o amistoso na linha jogando com a camisa 23 do ex-companheiro de Inter de Milão. Nas poucas vezes em que tocou na bola, sempre tentava encontrar Neymar pela esquerda. O atacante era o único com um pouco de lucidez, mas jogando praticamente sozinho no ataque, pouco conseguia produzir.

 
Enquanto isso, Messi tinha mais sorte, ou quase. Em uma de suas melhores jogadas, aos 23, deixou quatro para trás, mas não teve o mesmo capricho no chute. Osvaldo pode ser considerado um atacante de sorte. Com Messi e Aimar o servindo, os gols saíram naturalmente. Aos 24 minutos, o argentino naturalizado italiano fez o terceiro ao aproveitar rebote de Materazzi.

Os esforços de Neymar começaram a dar frutos quando o atacante resolveu dar oportunidades aos companheiros. Malouda recebeu dois cruzamentos do brasuca, mas falhou na conclusão. Júlio Baptista também foi presenteado. Após cruzamento do compatriota, tentou uma bicicleta e quase diminuiu. Na jogada seguinte, nova dobradinha brasuca, e dessa vez o jogador do Málaga acertou a trave.

Amigos de Messi x Amigos de Neymar - AP (Foto: AP)Companheiros de Barça, Messi brinca com Daniel Alves, que 'virou a casaca'  (Foto: AP)
 
Neymar perde pênalti, mas faz time se recuperar

Mas a sorte estava com Messi e sua turma. O argentino fez o quarto aos 36 minutos. Faltava o gol de Neymar, que teve sua primeira boa chance aos 38. Júlio Baptista sofreu pênalti, o atacante cobrou e viu o goleiro uruguaio Muslera defender. Antes do intervalo, Aimar ainda fez o quinto.

amigos de messi x amigos de neymar (Foto: EFE)Neymar observa o argentino em ação (Foto: EFE)
 
Na segunda etapa, Julio César voltou para o gol, e Daniel Alves trocou de lado, passando para a equipe do resto do mundo. As mudanças tiveram efeito imediato, e Neymar finalmente tornou-se o protagonista. Logo aos três minutos, o moicano tocou de calcanhar para Gastón Ramírez fazer o primeiro gol. A alegria durou pouco, já que, logo depois, Lavezzi marcou o sexto para os amigos de Messi.

O gol não desanimou Neymar e companhia, que deslancharam. O melhor jogador da Copa das Confederações quase confirmou sua segunda assistência bem-sucedida quando levantou com categoria para Vargas chutar de primeira. A bola entrou, mas o árbitro marcou impedimento do peruano. O brasileiro fez o segundo gol do resto do mundo ao receber passe do "parça" Daniel Alves. Um minuto depois, cruzou para Malouda marcar o terceiro.

Messi ficava cada vez menos participativo, mas não menos brilhante. De seus pés saiu o sétimo gol. O atacante deixou o compatriota Buonanote na cara do gol para confirmar o feito. Lavezzi foi o autor do oitavo. A estrela da noite deixou o campo aos 22 minutos e não viu o melhor de seu novo companheiro de Barcelona.

Com golaço e drible desconcertante, Neymar vira o craque da partida

Lugano e Neymar (Foto: Reprodução SporTV)Lugano brinca com Neymar após o drible
(Foto: Reprodução SporTV)
 
O "Resto do Mundo" teve um novo pênalti, mas Neymar deixou Daniel Alves bater. O lateral não decepcionou e fez o quarto. O gol mais bonito do amistoso saiu dos pés do ex-santista. O astro da noite foi o autor do quinto, um golaço de fora da área que encobriu o goleiro Muslera. Segundo a imprensa peruana, o brasileiro estava a 40 metros do gol.

Pouco antes do apito final, sobrou para o experiente zagueiro Lugano, ex-São Paulo. Para se consagrar de vez, Neymar resolveu fazer embaixadinhas com a cabeça diante do rival. Ao colocar a bola no gramado, driblou o xerifão de forma humilhante. Após a jogada, o atacante cumprimentou sua vítima, que claramente estava sem graça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/07/neymar-faz-golaco-entorta-lugano-mas-perde-duelo-contra-messi.html