sábado, 29 de junho de 2013

Oswaldo diz que conta com Lodeiro e Jefferson para escalar time do Bota

Em jogo-treino com o Audax, técnico testa alternativa e observa a resposta da equipe sem a presença de Fellype Gabriel, negociado

Por Fred Huber Rio de Janeiro
 
sassá botafogo fabiano eller audax amistoso (Foto: Satiro Sodré / SSPress)Titular no jogo-treino, Sassá disputa a bola com
Fabiano Eller (Foto: Satiro Sodré / SSPress)
 
O Botafogo fez um jogo-treino com o Audax neste sábado, em Moça Bonita, como parte da preparação da equipe para o duelo com o Figueirense, na próxima quarta-feira, em Volta Redonda, pela Copa do Brasil. O placar terminou empatado em 1 a 1, mas o Alvinegro tem chance de ter ao menos duas modificações na escalação. O técnico Oswaldo de Oliveira afirmou que conta com Lodeiro e Jefferson para o confronto. Ambos entram em campo neste domingo pela Copa das Confederações.

O time que enfrentou o Audax iniciou com Renan, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Gabriel, Renato, Vitinho, Seedorf e Rafael Marques; Sassá.

- Já tenho sim (time na cabeça). Desde o século passado. Minha expectativa é de que, se não acontecer nada diferente no domingo, eles (Lodeiro e Jefferson) venham e entrem na equipe. Não vai ter nenhum problema neste aspecto, mas temos que esperar ver o que vai acontecer nos jogos pelas seleções - disse o comandante do Bota.

Oswaldo aproveitou o jogo-treino especialmente para observar como o time se apresentaria sem Fellype Gabriel, que foi para os Emirados Árabes. Com a entrada de Sassá no ataque, Rafael Marques jogou mais recuado, pelos lados do campo. Renato substituiu Marcelo Mattos.

- Foi o que vínhamos desenvolvendo para a equipe restabelecer ritmo de jogo. Este será nosso terceiro reinício no ano, e isso acaba destruindo completamente o trabalho. Precisamos de uma sequência para recuperar isso. No jogo-treino, observei uma formação que podemos usar mais na frente. A saída do Fellype Gabriel nos obriga a buscar outras saídas para nossa forma de jogar, e uma delas é com o Rafael Marques jogando pelos lados, coisa que ele já fez. Quando o Elias ou outro jogador estiver em condições, também podemos usar. Assim como a entrada do Renato no meio de campo. Hoje eu queria vê-lo nesta situação sem o Fellype para como o time ia se apresentar no aspecto defensivo.

Depois de fazer o duelo com o Figueirense, o Botafogo retorna ao Campeonato Brasileiro no dia 7 de julho, contra o Fluminense, na Arena Pernambuco. O Glorioso é o terceiro colocado da competição com dez pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/06/oswaldo-diz-que-conta-com-lodeiro-e-jefferson-para-escalar-time-do-bota.html

Com gol de Moreno, Flamengo vence São Paulo na estreia de Mano

Amistoso realizado em Uberlândia tem pênalti perdido por Leonardo Moura e poucos lances de emoção. São Paulo muda quase todo o time no intervalo


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
A exibição esteve longe de ser convincente e Mano Menezes sabe que terá muito trabalho pela frente no comando do Flamengo. Porém, mesmo longe do ideal, o time carioca venceu na estreia do treinador. Na noite deste sábado, o Rubro-Negro derrotou o São Paulo por 1 a 0, em amistoso sonolento realizado no Parque do Sabiá, em Uberlândia. O gol foi marcado pelo centroavante Marcelo Moreno, no segundo tempo, quando o Tricolor paulista já tinha em campo quase todo o time reserva (o Fla mantinha força máxima).

Agora, o comandante terá mais uma semana de treinos para preparar a equipe rubro-negra para o recomeço do Campeonato Brasileiro. No próximo sábado, às 18h30, em Brasília, o Flamengo encara o Coritiba, no estádio Mané Garrincha, pela sexta rodada. A preparação será realizada no Rio de Janeiro, ao contrário de boa parte dos 11 dias desde a chegada de Mano. O elenco passou a última semana trabalhando em Pinheiral, no sul fluminense.

- Como amistoso, com tantas trocas, vocês perde um pouco do jogo na parte final. Fizemos alguns ajustes no segundo tempo e fomos mais contundentes. Fiquei feliz com o poder de criação, mas precisamos melhorar a definição - analisou Mano Menezes.

O São Paulo, por sua vez, voltará a campo na quarta-feira. No Morumbi, às 22h, o time tricolor receberá o rival Corinthians para o duelo de ida da Recopa, decisão que reúne os atuais campeões da Sul-Americana e da Libertadores. Por conta disso, o técnico Ney Franco poupou bastante os jogadores no amistoso desta noite. O zagueiro Lúcio, os volantes Denílson e Wellington e o atacante Luis Fabiano sequer viajaram a Minas Gerais. No intervalo, o treinador trocou nove titulares.

Carlos Eduardo e Maicon jogo amistoso Flamengo São Paulo (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)Carlos Eduardo protege bola de Maicon no amistoso (Foto: Miguel Schincariol / Ag. Estado)
 
- Não fica enferrujado, mas acaba se machucando e temos um jogo importante quarta. Por isso vamos com mais cautela – disse após o primeiro tempo o meia Ganso, que teve atuação discreta nos 45 minutos em que atuou.

Marcelo Moreno perde gol sem goleiro

O Flamengo iniciou o jogo dando a falsa impressão de que empolgaria seu torcedor no primeiro tempo. Marcando sob pressão e no esquema 4-4-2, forçou o São Paulo a errar passes. No entanto, embora recuperasse a bola, o time carioca voltou a sofrer com um antigo mal: a falta de criatividade. Com Carlos Eduardo apagado, a equipe rondou a área tricolor e, sem penetração, se limitou a arriscar alguns chutes de fora, sem perigo.

Na única boa trama da primeira etapa, João Paulo deixou Marcelo Moreno na cara de Rogério Ceni. O boliviano driblou o goleiro e, com a meta aberta, se atrapalhou, mandando para fora, aos 16 minutos. A partir daí, o ímpeto carioca diminuiu e o jogo se arrastou. O São Paulo em momento algum assustou o goleiro Felipe. Osvaldo e Aloisio jogaram distantes um do outro e não esboçaram nenhuma tabela.

Boliviano se redime em linda jogada de Paulinho

Mano Menezes banco jogo amistoso Flamengo São Paulo (Foto: Gustavo Serbonchini)Mano Menezes observa a partida, sua primeira à frente do Flamengo (Foto: Gustavo Serbonchini)
 
Diante do quadro, o técnico Ney Franco fez nove alterações para o início do segundo tempo, mantendo apenas Rhodolfo e Maicon. O Flamengo, com todos os titulares, pressionou e teve pênalti a seu favor logo aos 10: Alício Penna Júnior assinalou empurrão de Allan em Cáceres dentro da área. Léo Moura bateu no canto e Denis defendeu. Menos mal para o lateral que Marcelo Moreno abriu o placar dois minutos depois. Méritos para Paulinho, que fez linda jogada ao aplicar lençol em Allan na intermediária e deixar o boliviano na cara de Rogério Ceni para balançar a rede.

Somente aos 23 Mano Menezes começou a mexer no Flamengo. De uma só vez tirou Cáceres, Carlos Eduardo e Gabriel e deu chances a Diego Silva, Val e Nixon. Paulinho, destaque do time, quase ampliou aos 27, mas Denis defendeu chute de fora da área. Foi só. Depois, as trocas continuaram dos dois lados e o duelo transcorreu sem maiores emoções.

 
FONTE:

Bernardinho assume culpa na derrota do Brasil para França na Liga Mundial

Treinador da seleção reconhece que defesa brasileira deixou a desejar; Bruninho elogia rivais e lamenta a perda da invencibilidade na competição

Por Marcos Guerra São Paulo
 

Se alguém estiver tentando encontrar um culpado para a derrota do Brasil para a França (3 a 1) na manhã deste sábado, no Ibirapuera, e, consequentemente, a perda da invencibilidade na Liga Mundial 2013, pode parar de procurar. Bernardinho assumiu a responsabilidade pela queda no segundo confronto em São Paulo e eximiu seus jogadores de culpa. O técnico reconheceu que a defesa brasileira deixou muito a desejar e apontou a recepção, que teve aproveitamento inferior a 50%, como o principal fator que complicou o trabalho do Brasil. (assista aos melhores momentos do jogo no vídeo acima)

- A defesa é o termômetro da equipe. Se o time está bem, está subindo bola. Não demonstramos isso, mostramos fragilidade. Na rodada de bola, fomos semelhantes. Eles subiram muito mais bolas que nós. Há de se enaltecer o volume de jogo da França, que foi muito bem e taticamente foi muito feliz. Assumo a responsabilidade. Seria muito fácil dizer que A, B ou C jogaram abaixo do esperado. Isso aconteceu porque não consegui preparar a equipe como deveria estar. Minha decisão do ajuste do time também não foi boa - disse o técnico.

Bernardinho e Bruninho coletiva de imprensa volei liga mundial (Foto: Divulgação/FIVB)Bruninho e Bernardinho com cara de poucos amigos na coletiva de imprensa (Foto: Divulgação/FIVB)
 
Decepcionado, Bruninho, ao lado dos outros jogadores, assistia cabisbaixo à entusiasmada comemoração dos franceses em um Ibirapuera lotado.

- Foi uma decepção grande para todos nós, estávamos com ginásio lotado, com todo o apoio e sucumbimos. A equipe da França teve total mérito, foi melhor do que nós em quase todos os fundamentos. Estamos muito aquém do que queremos e podemos - disse Bruninho, capitão da equipe.

bruninho brasil x frança volei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Time brasileiro não se encontrou em quadra
neste sábado (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
A França já havia assustado o Brasil na sexta-feira, quando estava vencendo no tie-break, mas levou uma virada na reta final. Desta vez, porém, os visitantes foram ainda mais abusados, voltaram a defender muito bem e passaram a aproveitar os contra-ataques. Grande diferencial dos franceses, a força na defesa foi ressaltada por Bruninho, que pediu para que seu time tome a derrota como uma lição nesse aspecto.

- Faltou muita coisa para nós. Foi uma lição para nós. Eles defenderam muito bem, com muita vontade. Temos que aprender com isso - disse o levantador.

Bernardinho tentará encontrar o ajuste fino da seleção brasileira nesta semana para voltar à quadra na próxima sexta e no sábado. O Brasil agora faz jogos chaves para levar uma vaga na fase final da Liga Mundial. A Bulgária será o adversário no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. A TV Globo transmite as partidas, às 10h.

FONT:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/bernardinho-assume-culpa-na-derrota-do-brasil-para-franca-na-liga-mundial.html

Vissotto elogia França: 'Se continuar assim, vai ser campeã mundial'

Oposto do Brasil rasga elogios ao algoz deste sábado: 'Foram fora de série, podem bater qualquer seleção'

Por Marcos Guerra São Paulo
Vissotto no ataque contra a França  (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Vissotto no ataque contra a França
(Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
A vibração dos franceses a cada ponto destoava com um ginásio do Ibirapuera tomado por torcedores vestidos de amarelo. Os visitantes não se intimidaram com a pressão das arquibancadas ou mesmo com o peso da camisa do atual campeão mundial do outro lado da rede. A França, que desde 2008 sequer chega à fase final da Liga Mundial de vôlei, montou uma defesa sólida para bater o Brasil por 3 a 1 neste sábado. Tamanha foi a entrega dos franceses no aspecto defensivo que o oposto Leandro Vissotto, surpreso, já aponta o algoz como um dos favoritos ao título do Mundial de 2014, na Polônia.

- Eu vi uma França fora de série, defendendo de uma forma como eu não vejo há muito tempo nos meus anos de vôlei e conseguindo virar os contra-ataques. Até brinquei com o Dante que, se eles continuarem assim, serão campeões mundiais. Com esse nível de jogo, podem bater qualquer seleção - elogiou o brasileiro.

Os franceses, que passam por um processo de renovação, já haviam assustado o Brasil na sexta-feira, quando venciam no tie-break, mas tomaram uma virada na reta final. O que mudou de um dia para o outro foi a confiança dos europeus para fazer com que a forte defesa resultasse em contra-ataques efetuados.

- Esperávamos uma França como na sexta-feira, defendendo muito bem, mas nós neutralizando os contra-ataques. Desta vez, eles também viraram as bolas. Foi uma partida muito difícil. Faz parte do processo. Vamos aprender com os erros e continuar crescendo - disse Vissotto.

O oposto lamenta a derrota em casa que acabou com a invencibilidade brasileira na Liga Mundial. No entanto, ele pede que o time junte os cacos e se apronte para o próximo desafio. O Brasil encara a Bulgária em Brasília, no próximo fim de semana.

- Perder sempre dói, mas a França teve um mérito muito grande. Lutamos, mas não deu. Agora precisamos levantar a cabeça e nos preparamos para pegar a Bulgária.

O oposto Vissotto se surpreendeu com a forma da França neste sábado (Foto: Alexandre Arruda/CBV)O oposto Vissotto se surpreendeu com a forma da França neste sábado (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/vissotto-elogia-franca-se-continuar-assim-vai-ser-campea-mundial.html

Em 'jogo de dois dias', Soares e Peya avançam às oitavas em Wimbledon

Brasileiro e austríaco vencem australianos por 3 sets a 2 e seguem vivos

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
Na sexta-feira, a chuva e o cair da noite não deixaram o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya avançarem às oitavas de final do Grand Slam de Wimbledon. O duelo diante dos australianos Paul Hanley e John-Patrick Smith vinha acirrado e empatado em 2 a 2, e por determinação da direção do torneio, a decisão sobre quem seguiria vivo na competição ficou para este sábado. Novamente em quadra, Soares e Peya, em encontro equilibrado, precisaram de quase uma hora, mas venceram o set decisivo por 10/8 e se classificaram: 4/6, 6/1, 6/7, 7/5 e 10/8.
No próximo round, a dupla do brasileiro terá pela frente o vencedor do duelo entre Daniel Brands/Lukas Rosol e Rohan Bopanna/Edouard Roger-Vasselin, que jogam neste sábado.
Pelas redes sociais, Soares comemorou a vitória suada em Wimbledon.

- Que loucuraaaaa. Jogo super tranquilo, sem nenhuma pressão. Vamos que vamos, vitória suada. Agora vamos curtir um belo domingo e segunda vamos com tudo - disse Bruno aos fãs.

Set decisivo teve quase uma hora

Na volta para a quadra, no início da tarde deste sábado em Wimbledon (manhã no Brasil), Soares e Peya encontraram uma dupla australiana empolgada e que dificultava cada game. Assim, o jogo foi se prolongando, e o empate persistiu até 8/8. No game seguinte, porém, depois de confirmar o serviço, Soares e Peya quebram o saque dos rivais e confirmaram a vitória.

Na sexta-feira, os australianos saíram na frente fechando o primeiro set em 6/4. Mas a segunda melhor dupla do ano deu o troco e quase conseguiu empatar o jogo, fazendo 6/1. Soares e Peya também venciam o terceiro set, por 3/1, quando o duelo teve de ser interrompido pela primeira vez, por causa da chuva que caia em Londres.

No recomeço, os australianos viraram o set para vencer no tie-break por 7/6 (8/6). Mais uma vez, o brasileiro e o austríaco buscaram o empate em mais um período acirrado e venceram por 7/5. No entanto, a noite já se anunciava em Londres e não havia mais luz o suficiente para o set decisivo ser realizado.

Juvenil

Na categoria juvenil, o brasileiro Marcelo Zormann perdeu para o russo Karen Khachanov, por 2 sets a 0, 6/3 e 6/2 e caiu na primeira rodada da chave masculina, após 48 minutos de partida. Além de Marcelo, disputam Wimbledon na categoria juvenil mais cinco brasileiros: Beatriz Haddad, Carolina Meligeni, Rafael Matos, João Walendowsky e João Menezes.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/em-jogo-de-dois-dias-soares-e-peya-avancam-oitavas-em-wimbledon.html

Del Potro se estica todo, rala o joelho, mas vence e avança em Wimbledon

Tenista argentino chega a cair no chão, mas rebate de forma espetacular o ataque do eslovaco Grega Zemlja, fecha jogo com 'pneu' e vai às oitavas

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra
 

Juan Martín Del Potro avançou às oitavas de final de Wimbledon após a vitória por 3 sets a 0 diante do eslovaco Grega Zemlja, com parciais de 7/5, 7/6 e 6/0. Mas o triunfo na grama quase "custou o joelho" do argentino. No último set, ao defender uma "deixadinha" de Grega, Del Proto se esticou todo, chegou a ficar em uma posição perigosa, com o tornozelo recebendo todo o peso do corpo, e para piorar, ainda ralou o joelho na grama.

No fim, foi apenas um susto. O argentino não só voltou para a partida, como confirmou o "pneu" para cima do eslovaco, vencendo bem a partida. Nas oitavas de final Del Potro terá pela frente o italiano Andreas Seppi, que venceu Kei Nishikori, do Japão, no terceiro round.

A queda de Del Potro não foi a primeira e nem deve ser a última no torneio. Os tenistas têm sofrido para ficar em pé na grama sagrada em 2013. Mais cedo, pelas duplas, o brasileiro Bruno Soares e o austríaco Alexander Peya venceram os australianos Paul Hanley e John-Patrick Smith por 3 sets a 2 e foram às oitavas de final em Wimbledon nas duplas masculinas.

juan martin Del Potro wimbledon tenis (Foto: Getty Images)Del Potro comemora mais uma vitória em Wimbledon (Foto: Getty Images)
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/del-potro-se-estica-todo-rala-o-joelho-mas-vence-e-avanca-em-wimbledon.html

'Sem suar' e puxando ola, Djokovic derruba Chardy e vai às oitavas

Sérvio vence por 3 sets a 0 em pouco menos de uma hora e meia, e agora pega Tommy Haas; David Ferrer também avança em jogo de três horas

Por GLOBOESPORTE.COM Londres
 
 
Novak Djokovic parece disposto a não deixar o bicampeonato de Wimbledon escapar. Com o caminho livre após as saídas precoces de Rafael Nadal e Roger Federer, mas com o britânico Andy Murray no encalço, o sérvio, número um do mundo, despachou sem dificuldades o francês Jeremy Chardy, número 28 do ranking, e avançou às oitavas de final do Grand Slam. Com um tênis consistente e seguro na grama, Djoko comandou todas as ações desde o início e venceu por 3 sets a 0, parciais de 6/3, 6/2 e 6/2, em menos de uma hora e meia de partida.

Nas oitavas, na segunda-feira, Novak, que no game final do jogo brincou com a torcida, "puxando" uma ola na quadra central de Wimbledon, terá pela frente uma parada mais dura do que o francês Chardy, vencido pelo número um do mundo em sete oportunidades. Vai encarar o alemão Tommy Haas, número 13 do mundo, que venceu o espanhol Feliciano Lopez na última partida.

tênis djokovic wimbledon (Foto: Agência Reuters)Djokovic venceu fácil o francês Jeremy Chardy, em pouco menos de uma hora e meia (Foto: Agência Reuters)
 
Passeio de Djokovic

O primeiro set, por incrível que possa parecer, começou equilibrado. Com o placar em 4 a 3, porém, Novak começou a aniquilar Chardy. Ele quebrou o serviço do rival e venceu por 6/3, contando com quatro duplas faltas e seis erros não forçados do francês. No segundo set, que durou apenas 27 minutos, o sérvio deu uma aula de tênis.  Conseguiu duas quebras de serviço para cima de Chardy, confirmou seu saque com muita facilidade e só deixou o rival vencer dois games, fechando em 6/2.

No terceiro e último set, Chardy até levou a melhor no maior rali do jogo, mas perdeu a partida. Logo no primeiro game, o sérvio quebrou o serviço do francês. Depois, abriu 3 a 1 e no game cinco viu seu rival não confirmar o saque. Com facilidade, Djoko fez 5 a 1, Chardy ainda confirmou seu saque, mas o sérvio fechou em 6/2, vencendo e avançando às oitavas de final.

Ferrer avança em duelo de mais de 3h


O espanhol David Ferrer penou para vencer o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 26º do ranking mundial. Em 3h12, o quarto do mundo venceu por 3 a 2, com parciais de 6/7 (6-8), 7/6 (7-2), 2/6, 6/1 e 6/2.

 O adversário das oitavas de final será o croata Ivan Dodig, que avançou após desistência do holandês Igor Sijsling. Dodig vencia o terceiro set por 1/0 após ter vencido os dois primeiros por 6/0 e 6/1.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/sem-suar-e-puxando-ola-djokovic-derruba-chardy-e-vai-oitavas.html

Em 1h, Serena bate japonesa 11 anos mais velha e chega à 600ª vitória

Com marca histórica na carreira, número 1 do mundo vai às oitavas de final após vencer recordista nipônica de 42 anos por 2 sets a 0, com direito a pneu

Por SporTV.com Londres
 

Em 1989, quando Kimiko Date-Krumm começou a disputar o circuito profissional da WTA, Serena Williams era apenas uma garotinha de 8 anos que ainda dava os primeiros passos no mundo do tênis. Uma partida entre atletas de gerações tão diferentes não é algo corriqueiro nos torneios de Grand Slam, e o público do All England Club teve a rara chance de acompanhar o duelo entre duas jogadoras de épocas distintas neste sábado. Onze anos mais nova, a número 1 do mundo levou a melhor, por 2 sets a 0 (6/2 e 6/0), mas não sem antes ser confrontada pela experiência e garra da japonesa de 42 anos.

Para chegar à 600ª vitória de sua carreira profissional, Serena partiu com artilharia pesada para cima da rival. A americana encaixou oito aces, foi superior nas bolas vencedoras (28 contra oito de Kimiko) e converteu seis break-points, com aproveitamento de 67%. Mas a japonesa também mostrou suas qualidades e, numa devolução para fora da número 1 do mundo, conseguiu anotar seu primeiro game no confronto. Quebrada apenas uma vez, Serena não deu abertura para que o volume de jogo da adversária pudesse crescer a ponto de oferecer riscos. Como resultado, a favorita ao título de Wimbledon conseguiu decidir o duelo em apenas 61 minutos, com direito a pneu no segundo set.

Ao derrotar a romena Alexandra Cadantu por 2 sets a 0, Kimiko se tornou a mais velha tenista a se classificar para a terceira rodada de Wimbledon. Atual número 84 da WTA, a jogadora nipônica alcançou o auge da carreira - a quarta colocação do ranking mundial - em 1995, mesmo ano em que Serena entrava para o circuito profissional. Kimiko se despediu das quadras em 1996, mas surpreendeu ao anunciar o retorno em 2008, aos 37 anos. Em 2011, na segunda rodada de Wimbledon, a japonesa protagonizou um duelo épico contra Venus, irmã de Serena. A americana venceu por 2 sets a 1, após uma batalha de nada menos que 2h55m.

Serena Williams cumprimenta Kimiko Date-Krumm após partida (Foto: Getty Images)Serena Williams cumprimenta Kimiko Date-Krumm após partida em Londres (Foto: Getty Images)
 
Após despachar Kimiko, Serena encara a alemã Sabine Lisicki, número 23 do ranking, nas oitavas de final. A próxima adversária da número 1 do mundo venceu a australiana Samantha Stosur de virada, por 4/6, 6/2 e 6/1. O retrospecto de embates entre elas é amplamente favorável à Serena, que venceu os dois duelos já realizados entre as duas. Campeã em 2012 e dona de cinco títulos em Wimbledon, a americana já soma 70 vitórias no All England Club e pode igualar a marca da irmã Venus se vencer Lisicki na próxima rodada.

O SporTV2 transmite o Grand Slam de Wimbledon, de 24 de junho a 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

 FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/serena-avanca-em-wimbledon-com-pneu-em-japonesa-11-anos-mais-velha.html

Bela x fera: Sabine Lisicki vence e entra na rota da pentacampeã Serena

Musa de 23 anos bate australiana Samantha Stosur, campeã do US Open em 2011, e se classifica às oitavas de final para enfrentar a número 1 do mundo

Por SporTV.com Londres
 

Sabine Lisicki correu, suou e, no fim, comemorou muito. Esbanjando beleza, a alemã de 23 anos, 1,78m e 70kg precisou de 1h40m para derrotar, neste sábado, a australiana Samantha Stosur, campeã do US Open em 2011, por 2 sets a 1 (4/6, 6/2 e 6/1), e avançar às oitavas de final do Grand Slam de Wimbledon, na Inglaterra. Agora, a bela, 24 do ranking da WTA, terá um encontro com a fera das quadras: a americana Serena Williams, número 1 do mundo.

Serena derrotou a japonesa Kimiko Date-Krumm por 2 a 0 (6/2 e 6/0) em pouco mais de uma hora. Com 31 anos, 1,75m e os mesmos 70kg da alemã, a americana vai em busca do seu sexto título na grama de Londres. Serena e Lisicki já se enfrentaram duas vezes, com duas vitírias da fera: na semifinal do WTA de Stanford em 2011 e nas quartas  de final do WTA de Charleston em 2012.

tênis Sabine Lisicki wimbledon (Foto: Agência Reuters)Sabine Lisicki mostra sua beleza: comemorando a vitória e vibrando com um ponto (Foto: Agência Reuters)
 
Sabine Lisicki tenis wimbledon (Foto: Reuters)A alemã de 23 anos mostra sua força ao rebater uma bola (Foto: Reuters)
 
tênis Sabine Lisicki wimbledon (Foto: Agência Reuters)Lisicki manda beijos e comemora muito a classificação para as oitavas (Foto: Agência Reuters)
 
tênis Sabine Lisicki wimbledon (Foto: Agência Reuters)Sabine Lisicki cumprimenta Samantha Stosur no fim do jogo (Foto: Agência Reuters)
 
tênis Sabine Lisicki wimbledon (Foto: Agência Reuters)A beldade não esconde a felicidade com a vaga nas oitavas em Wimbledon (Foto: Agência Reuters)
  
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/bela-x-fera-sabine-lisicki-vence-e-entra-na-rota-da-pentacampea-serena.html

Curtinha: Maracanã já tem bandeiras de Brasil e Espanha hasteadas

Seleções decidem Copa das Confederações neste domingo, às 19h

Por Richard Souza Rio de Janeiro
 
O Maracanã já começou a entrar no clima da final da Copa das Confederações. Brasil e Espanha disputam o título da competição neste domingo, às 19h, e as bandeiras dos dois países já foram hasteadas no estádio carioca. O gramado também recebe os últimos cuidados. A TV Globo, o GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem o jogo.

bandeiras Brasil Espanha Maracanã final (Foto: Richard Souza)Bandeiras de Brasil e Espanha já estão hasteadas para a final no Maracanã (Foto: Richard Souza)
 
campo tratamento Brasil Espanha Maracanã final (Foto: Richard Souza)Gramado recebe últimos cuidados para decisão da Copa das Confederações (Foto: Richard Souza)
 
FONTE:
 

Bolão das celebridades: Brasil vence a Espanha de goleada em palpites

Artistas, atletas, comentaristas, humoristas e personalidades em geral dão seus pitacos sobre a grande decisão da Copa das Confederações

Por Gabriel Fricke Rio de Janeiro

Brasil x Espanha. A tão esperada decisão da Copa das Confederações será neste domingo, às 19h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com um duelo que promete, recheado de estrelas como Neymar, Fred, Daniel Alves, Oscar, Xavi, Iniesta, Casillas e Piqué & cia., as celebridades não poderiam ficar fora. Por isso, o GLOBOESPORTE.COM resolveu fazer um bolão com a participação de grandes nomes da música, da televisão, do jornalismo, do esporte e do humor. E, para eles, a Seleção vai ser campeã. O placar dos palpites foi uma goleada difícil de imaginar dentro das quatro linhas: 24 a 0 (confira no infográfico abaixo).

Info_BOLAO-CELEBRIDADES4 (Foto: Infoesporte)

Entre os palpiteiros está o apresentador do reality show Big Brother Brasil, Pedro Bial. Fanático pelo Fluminense, ele apostou em um 3 a 1, com pelo menos um do atacante Fred.

- A Espanha vinha cansada, jogando um dia depois do Brasil, com prorrogação. Para jogar no ritmo que eles estão acostumados, precisam estar muito bem. Para manter a compactação e a posse, tem que estar bem fisicamente. E o Brasil no Maraca com a torcida, com Fred e Neymar, não vai ter jeito. Garanto que o Fred vai marcar - relatou Bial, apostando no mesmo placar da musa do Brasileirão e vencedora do programa Casa Bonita, Bianca Leão.

A atriz Nathalia Dill, prestes a voltar à telinha como vilã na nova novela das seis "Joia rara", acredita que o sufoco será maior. O Brasil, para ela, vencerá nos pênaltis após um apertado 1 a 1 no tempo regulamentar. A rubro-negra Christine Fernandes aposta num empate por 2 a 2. Ela diz que Paulinho fará um gol na prorrogação e será novamente o salvador.

A opinião é parecida com a da ex-bandeirinha Ana Paula Oliveira. Ela conta que o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira ajudará Felipão a montar um esquema forte de marcação, pois até já deu palestra sobre o Barcelona, base da seleção espanhola, na qual ela esteve presente. Para a ex-bandeirinha, será 1 a 1, com um gol no tempo extra, e Paulinho se tornará o herói. Já segundo o ator Juliano Cazarré, que interpreta o personagem Ninho na novela das nove "Amor à vida", a Seleção fará 2 a 1 no tempo normal.

Agora não temos tantas estrelas, mas é um time"
Juliano Cazarré, ator
 
- Vai ter um de Fred e outro de Neymar. Estou achando interessante que o Felipão conseguiu montar um time. Sempre falamos nas últimas Copas que tínhamos bons jogadores, mas não tínhamos um time. Agora não temos tantas estrelas, mas é um time. Eu estou achando bom isso, está dando vontade de torcer para a Seleção de novo - disse Cazarré, cuja opinião é parecida com a do ator Eri Johnson, que arriscou o mesmo placar no bolão, mas com gols de Neymar e Oscar.

Entre os humoristas Marcos Veras, Marcius Melhem e Hélio de La Peña, só deu Brasil. O primeiro aposta em um 3 a 1 com gols de Neymar, Fred e . O segundo vai no empate por 1 a 1 no tempo normal e vitória canarinha nos pênaltis, por 4 a 3. E o terceiro acredita que dará 2 a 1 para a Seleção, com Fred e Neymar marcando.

- E daqui a um ano vamos quebrar a escrita e ganhar a Copa do Mundo mesmo tendo faturado a Copa das Confederações. Falei com uma numeróloga que concordou com minhas previsões e pediu que lhe desse uma consultoria, já que ela não acompanhou o torneio - brincou.

Na música, o vocalista do grupo Sorriso Maroto, Bruno Cardoso, optou por um 2 a 1, com Neymar e Fred para o Brasil, e Fernando Torres para a Espanha. Sensação do momento, a cantora Anitta disse que não sabe se terá pique para ver o jogo - ela deixa o Rio direto dos shows que fará no sábado para viajar a Belém. A morena apostou no mesmo placar de Bruno Cardoso no bolão.

O mineiro João Bosco acredita no 1 a 0 e diz que vê a Seleção "vindo com bom de desempenho e em fase de crescimento". Para ele, "está na hora de o Brasil confirmar sua posição na história do futebol vencendo os espanhóis". O cantor e compositor Monarco vai de 2 a 0.
Perdemos em 1950. Mas agora não tem como"
Monarco, cantor e compositor
 
- Já perdemos em 1950 no Maracanã, jogaram água no nosso chope, foi uma tristeza danada. Mas agora não vamos perder, não tem como - comentou Monarco, cuja opinião é semelhante à do cantor Naldo, que diz que vai "ao Maraca ver ao vivo o 2 a 0 do Brasil com gols de Neymar e Fred".

A ginasta Jade Barbosa apostou em um 3 a 0 e desejou tranquilidade ao atacante Neymar. Sua companheira de seleção Daniele Hypolito foi de 2 a 1. Para ela, o Brasil surpreendeu pela união na competição. O surfista Danilo Couto optou pelo mesmo placar. De acordo com ele, "apesar do jogo aberto, com muito respeito pelas duas partes, o Brasil mostrará que o gigante acordou".

O lutador de UFC Erick Silva disse que o 2 a 0 surgirá por conta da motivação brasileira. A fisiculturista, ex-musa do bodyboard e tricolor, Dani Freitas, preferiu optar por um 3 a 1, com dois de seu xodó Fred e um de Neymar. A lutadora de taekwondo Raphaella Galacho foi de 3 a 2 para a Seleção.

O comentarista Caio Ribeiro marcou 2 a 1 "suado" no bolão. A apresentadora de TV e jornalista Dani Monteiro lembrou da derrota para a França, na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, e disse que verá uma vitória por 3 a 2, desta vez para "tirar o ranço daquela ocasião" em que esteve no estádio. Já a repórter Fernanda Gentil, que participou de toda a cobertura da Copa das Confederações, acredita no 2 a 0 para o Brasil, com um de Fred e outro de Neymar.

- Eu acho que a Espanha, teoricamente, vem com favoritismo por ser a sensação do futebol no mundo, a atual campeã europeia e do mundo. Mas o clima que nós vivemos no país todo, com toda a mobilização, e abraçando a Seleção por onde passou, pode fazer a diferença. Isso conta mais que qualquer título - concluiu.

A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem o confronto entre Brasil x Espanha ao vivo. O site também acompanha em Tempo Real com vídeos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/bolao-das-celebridades-brasil-vence-espanha-de-goleada-em-palpites.html

Valcke critica aeroportos e faz alerta a turistas sobre protesto: 'Não é o Brasil'

Secretário-geral da Fifa cogita mudança em estratégia de comunicação, cobra mais voos e instalações temporárias e não quer shows em estádios

Por Edson Viana e Vicente Seda Rio de Janeiro
 
Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, não esconde a empolgação com Neymar, com a paixão dos brasileiros pelo futebol e com o sucesso operacional da Copa das Confederações. Mas também não foge de assuntos mais espinhosos. Em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM na manhã deste sábado, no Rio de Janeiro, o homem que está à frente da organização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil enxerga problemas nos aeroportos e prevê a necessidade de instalações temporárias para que não haja complicação de deslocamento para os turistas. Sobre os protestos populares, não esconde a surpresa, mas afirma que houve compreensão dos parceiros comerciais e que os incidentes foram contornados. Em recado direto aos turistas que planejam ver o Mundial, o francês fez um pedido:

- Esqueça o que aconteceu, essas fotos que você viu, porque isso não é o Brasil, é parte de uma democracia haver manifestações. Venha para o Brasil no próximo ano. Será o lugar para estar, porque a Copa do Mundo será o evento mais maravilhoso se você ama futebol.

Jérôme Valcke entrevista Fifa (Foto: Vicente Seda)Valcke pede mais voos durante a Copa do Mundo entre as 12 cidades-sedes (Foto: Vicente Seda)
 
Para Valcke, a Copa é "em parte um pretexto" para as manifestações. Ele explica que nos próximos dias haverá reuniões para discutir não apenas os problemas operacionais que surgiram, mas também a estratégia de comunicação a ser adotada para 2014. Diz que o governo "tem de explicar onde é investido o dinheiro público". Ao justificar alguns dos problemas operacionais, reforçou que a causa de boa parte deles foi o atraso na entrega de estádios, frisando o prazo de 23 de dezembro para as seis arenas restantes para o Mundial e 24 de março de 2014 para finalização de eventuais instalações temporárias.

Respondendo sobre os gramados, afirmou que a Fifa está trabalhando com uma empresa irlandesa para garantir a qualidade dos campos na Copa do Mundo. Dentro do planejamento, está a proibição de outros eventos que não sejam futebol nas arenas que serão usadas na competição a partir do início de 2014 e ainda o fechamento completo dos estádios semanas antes do início do torneio.

Confira a íntegra da entrevista de Jérôme Valcke ao GLOBOESPORTE.COM:
Quão surpresa ficou a Fifa com os protestos no Brasil? Como esses protestos afetaram a Copa das Confederações e seus patrocinadores já que as manifestações foram exibidas por todo o mundo e relacionadas ao evento?

Eu penso que a surpresa não foi apenas para a Fifa. Quero dizer, foi para o Brasil, o tamanho das demonstrações. As pessoas estavam esperando manifestações, que sempre podem acontecer quando você organiza um grande evento que terá grande atenção da mídia, mas de novo a escala dessas demonstrações foram uma surpresa para todos. Ficamos tão surpresos quanto o governo e todos os outros brasileiros. Isso afetou, não diretamente, a organização. Houve mais segurança no entorno dos estádios, segurança arranjada pelo governo e as cidades-sede, então acho que esse foi o principal efeito das demonstrações populares no que diz respeito à organização da competição em si.

protesto jogo Espanha Itália Castelão (Foto: Reuters)Protesto antes de jogo entre Espanha e Itália em
Fortaleza, pela semifinal (Foto: Reuters)
 
Eu tive de dizer algumas coisas a todas as pessoas que estavam envolvidas, com parceiros comerciais e outros, porque eles todos entenderam o que estava acontecendo. Eles todos reconheceram que era um direito do país de demonstrar e expressar suas preocupações, e sair às ruas para fazer isso. Então nenhum dos parceiros comerciais, nenhuma das delegações, nenhum dos oficiais chegou e disse: "Isso é uma coisa que eu não entendo. É loucura, não é normal e estou deixando o país porque estou com medo disso". Então, obrigado pela compreensão de todos os envolvidos na organização da Copa das Confederações.

O senhor considera que houve algum tipo de erro na estratégia de comunicação da Fifa e do governo brasileiro que possa ter contribuído para os protestos? Haverá mudanças nessa abordagem para a Copa do Mundo?

Penso que a Copa das Confederações ou a Copa do Mundo são em parte um pretexto. Se você olhar o ranking das reivindicações das ruas, a Copa do Mundo não está realmente entre as primeiras. Você está falando da luta contra a corrupção, de maior investimento em programas de saúde, em programas de educação e em transporte público. Então, esses são os pontos principais que estão saindo das ruas e das manifestações. A Copa do Mundo é mais... Você acredita que faz sentido ter um evento desse porte enquanto há muitas coisas a se fazer no país? E acho que o governo, através do Aldo Rebelo, explicou muito bem onde a Copa do Mundo fica em meio a esses programas de investimento do governo para desenvolver o país. O Brasil é um país rico, em fase de desenvolvimento, e a Copa do Mundo é um desses eventos, a Olimpíada será outro, como também a visita do Papa e outros eventos que serão organizados nos próximos dez anos. Se você está falando de comunicação, com certeza há uma necessidade de talvez explicar, explicar, e explicar, de novo e de novo e de novo, o que significa para um país a Copa do Mundo, qual o benefício de organizar um evento tão importante, que a Copa do Mundo não está usando dinheiro público. Isso eu acho que tem de estar claro.

A Copa do Mundo não está usando dinheiro público. Isso eu acho que tem de estar claro"
Valcke, sobre as críticas aos gastos da Copa
 
A Copa do Mundo em si, os 64 jogos, a organização da Fifa não está usando nenhum dinheiro público. E 90% do dinheiro público, a ser investido de 2007 a 2014, é para infra-estrutura, melhorias para o país, e isso ficará após a Copa do Mundo, após a Fifa deixar o país. Então há uma mistura de coisas ao estabelecer uma base para os protestos, mas acho que sim, o governo deveria explicar para o Brasil, mais e mais, o que o governo está fazendo para o Brasil. Não somos nós que temos de dizer ao governo ou aos brasileiros o que fazer, mas concordamos que nos próximos dias teremos uma reunião sobre comunicação apenas para ter certeza de que há mensagens a serem transmitidas pelas diferentes entidades. Podemos falar de legado, o que está sendo organizado no país, o valor que deixaremos depois da Copa do Mundo, como esse dinheiro deveria ser usado, mas o governo tem de explicar também onde é investido o dinheiro público.
Houve alguns problemas no início da competição com o Uruguai em Recife e com a Itália, no Rio. Também houve questões menores com alguns serviços oferecidos e a retirada de ingressos. De uma maneira geral, quais são os ajustes considerados prioridade para a Fifa para a Copa do Mundo diante do que se observou na Copa das Confederações?

Eu concordo que a Copa das Confederações é um grande evento esportivo. Mas é de fato uma necessidade que nós temos para testar todas essas questões. O que vimos nos seis estádios é que um determinado número de coisas não funcionou. Coisas que não eram importantes para os fãs. Quando o controle de acesso eletrônico não está funcionando, não é um grande problema para os fãs, porque verificamos o ingresso e rasgamos um pedaço. Mas para nós é um problema, porque não temos o mesmo nível de controle e flexibilidade no sistema. Então todas essas coisas que não funcionaram é o que falaremos nos dias 2 e 3 de julho e de novo, a razão principal para que algumas coisas não funcionassem na Copa das Confederações é porque recebemos os estádios um pouco tarde. É por isso que estamos pressionando ao dizer: 23 de dezembro para os estádios, 24 de março para as instalações temporárias.

E a partir daí, também, não devemos ter outros eventos do estádio que não sejam futebol. Temos de proteger o campo. Quando você joga futebol, está ok, porque sabemos como usar o campo e recuperá-lo quando se joga futebol. Mas quando há um show, dez mil pessoas em um gramado coberto com uma sacolá plástica, a grama simplesmente morre e vai levar meses, ou pelo menos semanas, para ter um bom campo novamente. A coisa boa é que a Copa das Confederações deu muitos ensinamentos, não para a Fifa, porque sabemos como é organizar uma Copa do Mundo, mas o governo e o Comitê Organizador Local entenderam todos esses problemas que você potencialmente terá de enfrentar em um novo estádio.

Jérôme Valcke entrevista Fifa (Foto: Vicente Seda)Valcke terá reuniões na próxima semana com Fifa e COL sobre organização da Copa  (Foto: Vicente Seda)
 
Houve diversas reclamações de torcedores que compraram ingressos de categoria um e ficaram longe dos gramados, ou muito perto de outros torcedores com categorias mais baratas de ingressos. A Fifa pode mudar os critérios para atribuir os assentos de cada categoria?

A categoria um é onde você tem a melhor visão, querendo dizer que você está no meio do estádio"
Valcke, explicando preços dos ingressos
 
Não há possibilidade. Isso sempre acontecerá. Primeiro, é sobre os estádios. Em Brasília você tem a sensação de estar muito perto do campo. Recife é parecido. Já no Maracanã, parece que você está mais longe. Então está mais ligado ao estádio do que ao seu assento. Como a estrutura do estádio foi feita. Você sempre terá assentos de categoria um que estão na fronteira com o setor de categoria dois e assim por diante. Se você está no meio da categoria um, estará longe das demais, mas quando está do lado, estará perto da categoria dois. É assim que funciona, dividimos o estádio em diferentes categorias. Tem muita relação com a demanda. Se temos de repente uma demanda enorme de categoria quatro em vez de categoria três, com certeza aumentaremos o número de categoria quatro. Nosso objetivo é que os estádios estejam cheios, mas a categoria um é fixa, pois realmente são os melhores assentos se você analisar a estrutura do estádio. Não quer dizer que você não terá sol no rosto, não levará chuva, aí depende do teto, da estrutura do estádio.
 Mas a categoria um é onde você tem a melhor visão, querendo dizer que você está no meio do estádio. Categoria um quer dizer a melhor visão do campo.

Houve reclamação sobre alguns dos gramados da Copa das Confederações. O que a Fifa fará para prevenir problemas com gramados na Copa do Mundo?

Estamos trabalhando em conjunto com o COL e com os administradores dos estádios. O que faremos é determinar um período de tempo no qual os gramados não poderão ser usados. Estamos trabalhando com uma empresa especializada na grama, uma companhia irlandesa, para assegurar que o estádio e o campo serão usados por um período, protegidos em outro período, se chover demais, ter certeza que o campo não será usado para não ser destruído, então é um processo longo mas posso dizer que a Copa do Mundo terá gramados maravilhosos. Brasília era um gramado novo, que precisava de mais tempo para crescer. Por isso foi bom ter apenas um jogo lá, não destruímos muito o gramado. Haverá um período então que não faremos nada no gramado, algumas semanas, deverá ser o mesmo padrão não da Fifa, mas de todos os estádios, porque os times precisam jogar no mesmo nível de campo.

Qual a dimensão da preocupação da Fifa com atrasos na entrega de estádios para a Copa do Mundo?

Pela primeira vez eu vou dizer isso: eu acho que todas as outras seis cidades, quando viram o que aconteceu na Copa das Confederações, sonharam em ser uma cidade da Copa do Mundo. Não acredito que qualquer uma das outras seis cidades vá deixar de fazer o que tiver de fazer para ser uma sede da Copa do Mundo. A Copa das Confederações abriu a porta para toda essa paixão, esse entusiasmo, esse interesse, que as outras cidades vão dizes: "Não, não, não, temos de estar prontos".

Há uma investigação em curso, é um assunto para a Polícia Federal"
 Valcke, sobre as notícias de roubo e confusão de jogadores da Espanha nos hotéis
Alguns jornalistas na Espanha acusaram a mídia brasileira de criar histórias para desestabilizar a seleção espanhola. A Fifa sabe o que aconteceu em Fortaleza e Recife com os jogadores da Espanha? A polícia entrou em contato com a Fifa sobre os incidentes?

Há uma investigação em curso, é um assunto para a Polícia Federal. Enquanto estiverem investigando, não vamos intervir. Não vejo sentido em criar ruído entre a Fifa, a seleção espanhola e o Brasil. A Espanha se classificou, é a melhor final que se pode imaginar, os pentacampeões mundiais contra os atuais campeões mundiais, então é a melhor final que se poderia oferecer na Copa das Confederações e todo o resto são histórias que estão com a polícia, há uma investigação, e devemos aguardar o que eles vão dizer.

Como o senhor avalia a infra-estrutura brasileira diante do que foi observado na Copa das Confederações?

Funcionou para a Copa das Confederações, mas obviamente a Copa do Mundo é diferente porque esperamos que muito mais pessoas venham ao Brasil. Então se tivermos a sensação de que precisaremos acrescentar algumas instalações temporárias, devemos fazer. Sei que é um pouco prematuro dizer, mas acho que deveríamos ter mais voos entre o Rio de Janeiro e as cidades que receberão jogos. Deveríamos ter um sistema aéreo mais flexível durante a Copa do Mundo porque se você comparar o Brasil à Alemanha, a maior parte do transporte era por trem ou por carro. Você pode dirigir de Berlim a Munique sem qualquer problema. No Brasil, creio que não há outro meio de transporte entre as cidades sede além dos aviões. Por isso creio que precisaremos de mais aeronaves para facilitar o movimento das pessoas.

Estamos a um ano da Copa do Mundo e não deve haver muitas transformações. O senhor acha que o Brasil, portanto, está preparado para receber 32 seleções diante desse problema de deslocamento a que o senhor se referiu?

Creio que sim. Em primeiro lugar, para as seleções estará sempre certo, porque eles terão uma posição facilitada. Onze meses são suficientes para colocar instalações temporárias. Não estou dizendo que você pode refazer um aeroporto em 11 meses, definitivamente não. Mas você pode adicionar algumas coisas para garantir um modelo operacional mais flexível, mais fácil para todas as pessoas que vierem para o Brasil.

O que o senhor pode dizer sobre a competição em si e qual foi, até agora, o melhor jogador na sua opinião?

Esse time está jogando bem, tenho de parabenizar Scolari porque ele tem o seu time para a Copa do Mundo. Essa é a minha sensação"
Valcke, sobre a Seleção
 
O melhor dessas competições, para mim, é o apoio dos brasileiro. Quero dizer, tivemos todos os estádios cheios. Houve um recorde de venda de ingressos. Sempre haverá o México, com o estádio Azteca que cabe 100 mil pessoas, então é diferente, mas o apoio aqui foi único. E definitivamente muito maior do que tivemos em 2009 na África do Sul. A segundo coisa é o sucesso da seleção brasileira. Não somos os únicos criticados. A Seleção foi muito criticada antes do torneio. Quando jogaram contra a Inglaterra, receberam críticas, depois com a França foi melhor, porque venceram por 3 a 0, e quando o torneio começou, em alguns minutos o Neymar marcou um gol em Brasília e foi tipo: "Uau, começamos a competição e os brasileiros estão jogando bem". Esse time está jogando bem, tenho de parabenizar o (Luiz Felipe) Scolari porque ele tem o seu time para a Copa do Mundo. Essa é a minha sensação. Não sou jogador de futebol, mas como um torcedor tenho a sensação de que ele encontrou a equipe.

Outra coisa incrível também é o Neymar. Ele jogou muito bem, não tão bem o último jogo, mas é um jogador maravilhoso, é um jogador brasileiro. Sabe esses jogadores que, quando você ama futebol, você sabe que eles dançam com a bola. Não estão apenas chutando, estão brincando com a bola e é tão bom de ver. Outros times estão jogando muito bem, como a Itália. Então em termos de critérios esportivos é uma grande Copa das Confederações, talvez a melhor até hoje. Com a paixão dos torcedores, o entusiasmo dos brasileiros, o ótimo clima, o Brasil sendo a "Meca" do futebol, os 31 times que se juntarão ao Brasil na Copa, mais todas as pessoas que virão de todo o mundo... Esqueça o que aconteceu, essas fotos que você viu, porque isso não é o Brasil, é parte de uma democracia haver manifestações. Venha para o Brasil no próximo ano. Será o lugar para estar, porque a Copa do Mundo será o evento mais maravilhoso se você ama futebol.

Perto da separação, Xavi e Iniesta pegam Brasil pela primeira vez

Cérebros da melhor Espanha de todos os tempos devem se separar no ano que vem. Jogar no Brasil foi argumento para Xavi não abandonar a seleção

Por Alexandre Alliatti, Leandro Canônico e Victor Canedo Rio de Janeiro
 
Iniesta Xavi Espanha (Foto: AFP)Iniesta e Xavi: parceria histórica (Foto: AFP)
 
Xavi chegou para Vicente del Bosque, técnico da Espanha, em 30 de junho de 2012, e disse que estava decidido a não jogar mais pela seleção de seu país. Era a véspera da final da Eurocopa. Os dois estavam no gramado do estádio da decisão, em Kiev, na Ucrânia. O bigodão do treinador logo se moveu, em uma reação de surpresa:

- Você está em depressão????
 Não estava. Xavi estava cansado. Cansado de receber críticas, de ouvir comentários de que não era o mesmo, de que não estava jogando bem. Cansado de lidar com dores. E cansado do sistema de jogo, mais preso do que o do Barcelona. Del Bosque precisou bancar o psicólogo. E usou um argumento fatal.

- Que é isso, homem? Você vai jogar o Mundial no Brasil! Como não vai jogar lá?
O diálogo foi relatado pelo próprio Xavi, em entrevista ao jornal "El País". Naturalmente, o meia acabou convencido. Foi cerebral, como de costume, no dia seguinte, quando a Espanha goleou a Itália por 4 a 0 e ganhou nova Eurocopa. E agora está no Brasil: ainda não para a Copa do Mundo, mas para a Copa das Confederações. E para aquele que deve ser o penúltimo grande ato de uma parceria histórica. Como pensar em Xavi sem pensar em Iniesta?

A explosão de um está ligada à ascensão de outro. É assim no Barcelona e na Espanha. São inseparáveis. Os títulos da equipe catalã e da formação europeia estão atrelados à presença da dupla. Eles formam uma linha evolutiva desde meados da década passada. Ambos participaram, como reservas, da frustrada campanha espanhola na Copa do Mundo da Alemanha, com eliminação para a França nas oitavas de final. Mas logo começaram a reagir. E a crescer.

Na final da Liga dos Campeões 2005/2006, antes mesmo do Mundial, nenhum deles começou o jogo contra o Arsenal. Iniesta, porém, foi a campo no segundo tempo, e o Barça venceu por 2 a 1.
 Em dezembro, no Mundial, o gigante catalão foi derrotado pelo Inter. Iniesta já foi titular naquela partida. Xavi foi a campo no segundo tempo. Gol de Adriano Gabiru deu o título aos brasileiros.

xavi e iniesta barcelona gol valencia (Foto: agência Reuters)Ascensão do Barça passou pelo talento de Xavi e
Iniesta (Foto: agência Reuters)
 
Nas temporadas seguintes, eles se firmaram como referências tanto do Barcelona como da Espanha. Ganharam juntos da Alemanha na final da Eurocopa de 2008. Ganharam juntos do Manchester United na final da Liga dos Campeões de 2008/2009. Foram juntos a novo Mundial de Clubes, desta vez com vitória sobre o Estudiantes - Xavi foi titular, e Iniesta, lesionado, ficou fora.
O início da nova década trouxe a consagração definitiva para a dupla. Em 2010, eles comandaram a Espanha em seu primeiro título mundial, sempre como titulares. Pelo Barça, foram novamente campeões europeus sobre o Manchester United. E outra vez campeões do mundo, desta vez com goleada de 4 a 0 sobre o Santos.

A sequência foi mantida em 2012, com mais uma conquista de Eurocopa, no dia posterior ao diálogo em que Xavi comunicou a Del Bosque seu desejo de deixar a seleção espanhola. E agora cá estão eles, no Brasil, para enfrentar o país pentacampeão pela primeira vez.

O jeito é tentar anulá-los. O volante Luiz Gustavo tem essa experiência. Já os enfrentou pelo Bayern de Munique, e a equipe alemã se deu bem - é a atual campeã da Liga. Dá sinais de não temê-los.

- É difícil falar o que eu vou encontrar. Vou me preparar bem. Já tive a chance de jogar contra os dois. Sei a dificuldade e sei que posso fazer de forma a ajudar a nossa equipe. São dois bons jogadores, que têm o respeito do mundo todo. Todo cuidado é pouco. O Xavi distribuiu mais o jogo, e o Iniesta faz mais jogadas individuais. São dois jogadores com os quais precisamos ter cuidado - comentou o volante.

xavi vicente del bosque espanha (Foto: AFP)Xavi foi convencido por Vicente del Bosque a não abandonar a seleção (Foto: AFP)
 
Xavi tem mais de 100 jogos pela Espanha. É um símbolo, junto com Iniesta, da geração mais vencedora que o país já teve. E quase pendurou a camisa vermelha sem ter jogado contra o Brasil. Quase. No domingo, ele terá a chance - e talvez novamente na Copa de 2014, quando dará seu adeus definitiva à Roja.

Agora tenho a oportunidade de jogar contra o Brasil no Maracanã. São 123 jogos, e nunca enfrentei o Brasil! Sempre tenho algo que me motive"
Xavi
 
- Agora tenho a oportunidade de jogar contra o Brasil no Maracanã. São 123 jogos, e nunca enfrentei o Brasil! Sempre tenho algo que me motive - disse o atleta ao "El País".

Iniesta jogou 314 minutos nesta Copa das Confederações, em quatro partidas. Xavi, em três jogos, participou de 287 minutos. Eles têm números parecidos. Cada um deu sete chutes a gol. Iniesta deu 317 passes e acertou 87% deles; Xavi deu 298, com 88% de perícia. O primeiro arriscou 18 lançamentos; o segundo, 19. São quase gêmeos.

Parecidos e inseparáveis, Xavi e Iniesta estarão em campo contra o Brasil às 19h deste domingo, na grande final do Maracanã. A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitirão ao vivo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/espanha/noticia/2013/06/perto-da-separacao-xavi-e-iniesta-pegam-brasil-pela-primeira-vez.html

Na véspera da final, Felipão se arrisca com a bola e orienta time no Maracanã

Antes de enfrentar a Espanha, Seleção faz treino de reconhecimento no palco da decisão. Mesmo gripado, treinador é muito participativo

Por Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
 
Felipão com a bola treino reconhecimento Maracanã (Foto: AP)Apesar da gripe, Felipão mostra disposição e corre
com a bola em treino no Maracanã (Foto: AP)
 
Após 32 dias reunida, a seleção brasileira fez, neste sábado, seu último treino neste período de Copa das Confederações. No Maracanã, o técnico Luiz Felipe Scolari comandou um treino leve, de reconhecimento, no palco da decisão, neste domingo, às 19h (de Brasília), contra a Espanha. Na atividade, o treinador confirmou a mesma equipe que iniciou a semifinal contra o Uruguai e até se arriscou com a bola, mesmo gripado, para passar orientações a seus atletas.

O treino serviu para Felipão fazer os últimos ajustes e passar algumas dicas aos jogadores em relação ao adversário deste domingo. Após um rápido aquecimento, o treinador reuniu todo o grupo no centro do gramado e conversou durante alguns poucos minutos.

Em seguida, Scolari ficou apenas com os titulares em uma parte do gramado. O treinador, mais uma vez, usou o dom da palavra. Foram cerca de cinco minutos de conversa, quando foi possível notar o treinador gesticulando o tempo todo, passando orientações a seus jogadores. Logo depois, ele posicionou os atletas e passou novas dicas. Desta vez, no entanto, Felipão se arriscou rapidamente com a bola e mostrou o posicionamento correto que espera de cada titular.

Felipão jogadores treino reconhecimento Maracanã (Foto: EFE)Treinador conversa com os jogadores da Seleção no gramado do Maracanã (Foto: EFE)
 
Por fim, todo o grupo participou de um treino recreativo, em campo reduzido. Apenas o goleiro Julio César treinou à parte, com o preparador Carlos Pracidelli. Fred, Neymar, Hulk e Oscar ainda fizeram uma atividade específica de finalizações, sob o comando do auxiliar-técnico, Murtosa. Paulinho, que foi poupado do treino de sexta-feira por estar gripado, participou normalmente.

Se Felipão não aprontar alguma surpresa, o Brasil vai a campo neste domingo com Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred.

Brasil e Espanha decidem a Copa das Confederações, neste domingo, às 19h (de Brasília), no Maracanã. A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM transmitem o jogo. O site detalha todos os lances em Tempo Real.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/na-vespera-da-final-felipao-se-arrisca-com-bola-e-orienta-time-no-maracana.html

Bulgária cai para EUA por 3 a 0, e Brasil mantém liderança no Grupo A

Jogando fora, búlgaros perdem invencibilidade e a segunda colocação para os americanos. Irã derruba Itália e faz história no B

Por GLOBOESPORTE.COM Reno, EUA



A rodada desta sexta-feira manteve o Brasil na liderança do Grupo A da Liga Mundial de vôlei. Após vencer a França por apertados 3 a 2 em São Paulo, a equipe comandada por Bernardinho se beneficiou da derrota da Bulgária para os Estados Unidos por 3 a 0 (25/19, 25/22 e 25/21) em Reno-EUA e segue na ponta.

Com 13 pontos, e dois pontos de vantagem, a equipe brasileira torcia para que os búlgaros não conseguissem uma vitória de três pontos (3 a 0 ou 3 a 1) e conseguiram mais. O quadro visitante foi impiedosamente superado pelos americanos e agora divide a segunda posição justamente com os rivais, que levam vantagam no número de sets ganhos (13 a 12).

EUA 3 x 0 Bulgária, Liga Mundial de vôlei (Foto: FIVB / Divulgação)A seleção dos EUA não deu chances para os búlgaros e mantece o Brasil na ponta (Foto: FIVB / Divulgação)
Ainda pelo Grupo A, a atual campeã da Liga conquistou sua primeira vitória e deixou a lanterna.
 Em casa, a Polônia foi liderada por Bartosz Kurek e conseguiu levar a primeira parcial diante da Argentina apenas no quarto set point (26/24). O país-sede da fase final aproveitou o excesso de erros dos anfitriões e contou com a boa atuação da dupla Bruno Romanutti e Pablo Bengolea para ganhar os dois sets seguintes por 25/19. Só que Kurek, com 27 pontos na partida, teve a ajuda de Jakub Jarosz para puxar a reação polonesa. Depois de vencer o quarto set por 25/17, os donos da casa atropelaram no tie-break (15/8) para fechar o duelo em 3 a 2.

Visitantes abusados

O resultado mais surpreendente da sexta-feira, porém, foi o do confronto entre a tradicional Itália contra o Irã. Apesar de o confronto ter sido realizado na cidade italiana de Modena, os iranianos não tremeram e conquistaram uma vitória histórica no Grupo B. Liderados por Mohammad Mousavi, os visitantes venceram 3 a 1 (25/23, 25/22, 22/25 e 32/30).

Com a derrota, os europeus foram ultrapassados pela Rússia na liderança do grupo. Comandados por Nikolay Pavlov, os russos venceram Cuba fora de casa por 3 a 0 (25/20, 25/23 e 25/23).

Confira os resultados da rodada

Grupo A
Brasil 3 x 2 França
Polônia 3 x 2 Argentina
Estados Unidos 3 x 0 Bulgária

Grupo B
Itália 1 x 3 Irã
Cuba 0 x 3 Rússia

Grupo C
Finlândia 1 x 3 Canadá

Confira a classificação dos grupos

Grupo A
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Brasil 5 5 0 13
EUA 5 4 1 11
Bulgária 5 4 1 11
França 7 2 4 7
Polônia 5 1 5 5
Argentina 7 1 4 4
Grupo B
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Rússia 7 6 1 16
Itália 7 5 1 15
Sérvia 6 3 3 10
Alemanha 4 2 2 7
Irã 5 2 3 6
Cuba 7 0 7 0
 
Grupo C
Posição Equipe Jogos Vitórias Derrotas Pontos
Canadá 7 5 2 15
Holanda 6 4 2 13
Finlândia 7 3 3 9
Portugal 6 3 3 7
Coreia do Sul 6 2 4 7
Japão 6 2 4 6
  
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/bulgaria-cai-para-eua-por-3-0-e-brasil-mantem-lideranca-no-grupo.html