segunda-feira, 24 de junho de 2013

Pacotão: papelão de Scotti, golaço de Alba e 'speak too much' na rodada#3

Zagueiro uruguaio perde pênalti e sai expulso contra o Taiti. Lateral é protagonista da vitória da Espanha, e Luiz Gustavo dá bronca em Balotelli

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


 Andres Scotti  cartão vermelho jogo Uruguai Taiti (Foto: Reuters)Qual a graça? Scotti recebe o cartão vermelho do árbitro português Pedro Proença (Foto: Reuters)

A participação do Taiti em solo brasileiro terminou da mesma forma que começou, com goleada. Ao todo, foram 24 gols sofridos e só um a favor. Única equipe amadora na Copa das Confederações, a seleção campeã da Oceania foi um prato cheio para os adversários na primeira fase do torneio. Mas logo o jogador mais experiente do torneio não soube aproveitar a sua vez e protagonizou um papelão na Arena Pernambuco, no Recife. Aos 37 anos, o zagueiro uruguaio Scotti conseguiu perder um pênalti, receber dois cartões amarelos por faltas grosseiras e ser expulso diante do time que não representou perigo a adversário algum na competição. E ainda saiu sorrindo. Menos mal que, mesmo com os reservas em campo, a Celeste fez 8 a 0 e garantiu a vaga na semifinal contra o Brasil. E sem o defensor trapalhão desta vez.

Já no Castelão, em Fortaleza, o sorriso foi de todos os lados que vestiam vermelho. Da Espanha: a seleção fez 3 a 0 na Nigéria e garantiu a vaga para a semifinal contra a Itália. De Jordi Alba: o lateral-esquerdo balançou a rede duas vezes, com direito a um golaço passando por três marcadores, e foi o melhor em campo. De Fernando Torres: o atacante entrou no segundo tempo, deixou sua marca e se manteve como o artilheiro isolado da competição, com cinco gols. E da torcida: os fãs da Fúria têm cada vez mais certeza que os atuais campeões mundiais, comandados por Xavi e Iniesta, são os favoritos mesmo em solo brasileiro.


Mas o momento mais curioso da última rodada da fase de grupos não foi com a bola nos pés. Na vitória por 4 a 2 do Brasil sobre a Itália, na Arena Fonte Nova, em Salvador, Luiz Gustavo roubou a cena ao dar uma bronca em Balotelli. E em inglês. Ao passar pelo italiano, o volante brasileiro usou uma frase e um gesto famosos do técnico Tite, do Corinthians: "You speak too much" ("Você fala muito", em tradução livre), disse o camisa 17 da Seleção, repetindo o sermão outras duas vezes.

PACOTÃO copa das confederações  (Foto: arte esporte)
PERSONAGEM (Foto: Infoesporte)

O Uruguai fez oito gols, cumpriu sua missão contra o Taiti, ganhando pelos 8 a 0 necessários na Arena Pernambuco, mas um jogador celeste ainda conseguiu sair como vilão no meio de todo esse cenário favorável à seleção sul-americana. E foi justamente o mais experiente em ação na Copa das Confederações. Scotti, aos 37 anos, pediu para cobrar o pênalti sofrido por Aguirregaray. Perdeu e, dois minutos depois, recebeu o segundo amarelo e foi expulso por falta dura em Chong-Hue. Na partida mais fácil dos uruguaios dos últimos tempos, o zagueiro teve uma atuação para esquecer.

GOLACO (Foto: Infoesporte)

Neymar bem que tentou se manter pela terceira rodada seguida com o gol mais bonito. Mas desta vez a falta precisa cobrada pelo craque brasileiro contra a Itália não teve como competir com a tabela rápida e mortal da Espanha, coroada com um drible em três marcadores e a bola na rede na vitória por 3 a 0 sobre a Nigéria, no Castelão. No melhor estilo Fúria de ser, a jogada passou por Pedro, Xavi, Fàbregas, Iniesta, voltou para Fàbregas, de novo com Pedro, mais uma vez com Iniesta até chegar a Jordi Alba. O lateral-esquerdo passou no meio de dois, driblou mais um e bateu no cantinho de Enyeama. Um golaço coletivo.

Headers PACOTAO COPA GOL PERDIDO (Foto: arte esporte)

Diferente de Scotti, Abel Hernández soube aproveitar bem sua chance de jogar contra o Taiti. Na vitória do Uruguai por 8 a 0 na Arena Pernambuco, o centroavante reserva marcou quatro vezes e assumiu a vice-artilharia da competição. Mas poderia ter feito o quinto, não fosse uma furada dupla na cara do gol. Ele recebeu cruzamento de Gargano na pequena área, mas errou o chute de esquerda. A bola bateu na perna direita e voltou para nova falha de canhota. O esforço o fez perder o equilíbrio, e o atacante ainda caiu sentado na jogada.

Headers  PACOTAO COPA DRIBLE (Foto: arte esporte)

Uma "caneta" com dois minutos de jogo já foi o cartão de visitas da Espanha antes de saírem os três gols do triunfo por 3 a 0 sobre a Nigéria. Iniesta desfilou seu futebol no Castelão e aplicou o drible mais bonito da rodada. Pela esquerda do campo de ataque, tabelou com Fàbregas, que devolveu de primeira. Parou em frente a Ambrose, tirou o marcador para dançar e tocou entre as pernas do nigeriano. Completou o drible direto com um chute que Enyeama defendeu, evitando o que seria um golaço do camisa 6 espanhol.

Headers PACOTAO COPA sarrafo (Foto: arte esporte)

Neymar não tem se notabilizado só com as jogadas geniais nesta Copa das Confederações. Dedicando-se mais à marcação na saída de bola, o atacante brasileiro tem abusado das faltas. Com 13 infrações em três jogos, é o mais faltoso do torneio. E na vitória por 4 a 2 sobre a Itália, na Arena Fonte Nova, o brasileiro entrou forte numa jogada com Abate. Ao entrar solando, o camisa 10 da Seleção atingiu o italiano, que se machucou num movimento brusco e caiu estirado no gramado. Ele sofreu uma luxação no ombro direito e está fora da competição.

Headers PACOTAO COPA defesa (Foto: arte esporte)

Apesar da derrota por 3 a 0 para a Espanha no Castelão e a eliminação na Copa das Confederações, a Nigéria não foi uma presa fácil. A seleção campeã africana teve algumas boas chances de balançar a rede da Fúria. Enquanto o placar desfavorável era ainda de 1 a 0, Mba por pouco não empatou o jogo. O meia recebeu de Ideye na entrada da área, ajeitou e bateu bonito de direita. A bola fez a curva e foi no cantinho de Valdés, que se esticou todo e fez uma linda defesa em seu primeiro jogo no torneio.

MICO (Foto: Infoesporte)

No jogo dos eliminados no Mineirão, o México levou a melhor sobre o Japão por 2 a 1 e se despediu do Brasil com sua primeira vitória na competição. Mas alguns lances não foram muito agradáveis para os jogadores e torcedores mexicanos. Chicharito perdeu um pênalti, e Mier protagonizou a furada mais feia até agora da Copa das Confederações. O lateral-direito recebeu no fundo, dominou de direita, olhou para a área e... Errou! Na hora de cruzar na área, ele deu de canela na bola e mandou pela linha de fundo.

ERRO (Foto: Infoesporte)

O árbitro Ravshan Irmatov, do Uzbequistão, também fez o seu papelão na rodada. Na vitória do Brasil por 4 a 2 sobre a Itália, na Arena Fonte Nova, o juiz rasgou a regra do futebol ao dar vantagem num lance depois de ter marcado uma infração. Após o escanteio, ele viu pênalti de Luiz Gustavo em Balotelli e apitou. Mas no segundo seguinte, ao ver Chiellini chutar para o fundo da rede brasileira, o homem do apito simplesmente virou o braço apontado para a marca da cal em direção ao meio de campo, validando o gol. Mas Irmatov não foi orgulhoso e, no dia seguinte, reconheceu que errou.

   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/pacotao-papelao-de-scotti-golaco-de-alba-e-speak-too-much-na-rodada3.html