sexta-feira, 21 de junho de 2013

Felipão se solta em coletiva, diz querer escalar Bernard e elogia Balotelli

Técnico da seleção brasileira afirma estar ‘vesgo’ por colocar o atleticano em campo e fala que gostaria de trabalhar com Balo: ‘Fora de série’

Por Leandro Canônico e Marcelo Baltar Salvador


Por um instante, o Felipão de antes, aquele mais ranzinza, pintou na coletiva desta sexta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Mas a face mais brava durou pouco. Apenas enquanto ele avisava da bronca que a CBF tomou da Fifa. De pergunta em pergunta, o bom humor apareceu. E o técnico da seleção brasileira arrancou risos, aplausos e fez revelações importantes, como o desejo de usar Bernard no time titular e a vontade de trabalhar com o italiano Mario Balotelli.

Felipão coletiva Brasil (Foto: Marcelo Baltar)Felipão mostrou bom humor na entrevista coletiva (Foto: Marcelo Baltar)

No caso do atacante do Atlético-MG, Felipão nem foi provocado a falar sobre ele. A questão era em relação à possibilidade de, assim como na Copa do Mundo de 2002, colocar todos os 23 jogadores para entrar em campo na competição. O técnico da seleção brasileira, no entanto, falou espontaneamente da intenção de colocar Bernard para jogar. Mas esse desejo esbarra em algumas coisas.


 - Estou doidinho, vesgo para colocar o Bernard para jogar. Que alegria nas pernas tem o guri. Mas do outro lado tem o Lucas. Ótimo para mim que tenho esses jogadores. Espero conseguir lançar todos nesses cinco jogos. Porque para mim e para eles, também é um teste para o Mundial – falou o comandante.

Entre uma questão e outra, Felipão fazia caras e bocas, brincava com os jornalistas com que tem mais intimidade, interrompia as perguntas para dizer algo...

Quando questionado sobre o atacante italiano Mario Balotelli, por exemplo, o treinador da seleção brasileira deu sua tradicional bufada antes de elogiar o atleta.

Bernard treino seleção brasil (Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)Bernard recebeu elogios de Felipão na entrevista desta sexta (Foto: Nilton Fukuda/Agência Estado)

- Muito bom. Ia penar um pouco comigo (se o enfrentasse, como zagueiro). Ia bater um pouquinho (risos). Gente boa demais. Se vocês tivessem a oportunidade de passar cinco minutinhos com ele, iam ver. É alegre, expressivo, fora de série. Gostaria de tê-lo conosco no Brasil. É espetacular – acrescentou Felipão.

O treinador do Brasil chegou até a comparar o atacante italiano com o ex-jogador Serginho Chulapa, de passagens destacadas por Santos, São Paulo e Seleção.



 - Lembra o (Serginho) Chulapa, sim. Tem todas as características, força, técnica. A diferença é que ela sai mais pelo lado direito, e o Chulapa caía mais pela esquerda. Mas tem o mesmo estilo. É irreverente, tem qualidade e é muito bom jogador – opinou o treinador verde e amarelo.

Na entrevista coletiva desta sexta-feira, véspera de Brasil e Itália, pela terceira rodada do Grupo A da Copa das Confederações, na Arena Fonte Nova, em Salvador, Felipão lembrou também sobre o aniversário da conquista do tricampeonato.

- Para quem não sabe, há 43 anos o Brasil foi campeão contra a Itália. E um dos tricampeões está ali do lado, Carlos Alberto Parreira (então preparador físico). Para que a gente fosse tetra e penta, tínhamos de ser tri. Essa lembrança é muito importante – discursou Felipão.

Parreira, então, recebeu aplausos da maioria dos jornalistas presentes.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/06/felipao-se-solta-em-coletiva-diz-querer-escalar-bernard-e-elogia-balotelli.html

Marcelo Mattos elogia semana de trabalho do Botafogo depois de folga

Time realiza sete sessões de treinamento e terá dois dias de folga. Primeiro jogo será contra o Figueirense, dia 3 de julho, pela Copa do Brasil

Por Thales Soares Rio de Janeiro


jogadores botafogo treino (Foto: Thales Soares)Jogadores do Botafogo participam de treino em General Severiano (Foto: Thales Soares)

Depois da folga de nove dias por causa da Copa das Confederações, o Botafogo completou nesta sexta-feira sua primeira série de treinamentos antes da volta aos gramados no dia 3 de julho, contra o Figueirense, pela Copa do Brasil, sem local definido. A comissão técnica enfrentou problemas para elaborar a programação, que antes previa uma concentração em Pinheiral até a manhã de sábado, e os jogadores acabaram participando de sete sessões de treinamentos

Mesmo com obstáculos, o trabalho foi produtivo, segundo Marcelo Mattos. O time não teve um local adequado para o treinamento, já que seis sessões foram realizadas no campo esburacado de General Severiano, e uma delas precisou ser cancelada para evitar transtornos com os protestos desta sexta-feira na Barra da Tijuca, onde mora a maioria do elenco.

O time ainda chegou a fazer um treinamento no Engenhão na tarde de quinta-feira, às escondidas, temendo uma ação do Comitê Organizador da Copa das Confederações, já que o estádio estava cedido à Fifa. Agora, os jogadores terão dois dias de folga e voltam a trabalhar na tarde de segunda-feira.

- Tivemos uma semana boa de trabalho, com todos os jogadores se dedicando. Às vezes, com esse tempo sem jogos, você acaba perdendo o foco, mas aqui ninguém perdeu. Dia 3 temos jogo e vamos continuar com on que fizemos até agora na temporada para não baixar a guarda - disse Marcelo Mattos.

Nesse período, foram sessões de treinamentos físicos mescladas com trabalhos de ataque contra defesa e até um momento de descontração, comandado pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Marcelo Mattos viu nas atividade um clima até de jogo quando a bola entrava em jogo.

- Tem que ser mais ou menos assim. É o melhor que pode acontecer no treinamento. Fico feliz em ver o treino do Botafogo pegado, pois no jogo é ainda mais pegado e os jogadores estarão acostumandos - afirmou Marcelo Mattos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/06/marcelo-mattos-elogia-semana-de-trabalho-do-botafogo-depois-de-folga.html

Oswaldo divulga nota negando agressão e cita descontrole da sogra

Técnico diz que mãe de sua mulher tentou retirar a queixa contra ele

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Acusado de agressão pela sogra, Oswaldo de Oliveira divulgou uma nota oficial, por meio de sua assessoria de imprensa, dando a sua versão. O técnico do Botafogo disse que houve um "pequeno incidente" e que a mãe de sua mulher estava, em suas palavras, muito transtornada e aparentando um descontrole anormal.

Segundo ele, a sogra já teria tentado retirar a queixa registrada na 42ª DP do Rio de Janeiro (Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste).

"Com relação à notícia veiculada a meu respeito no dia de hoje (21/06), esclareço que se trata de um pequeno incidente em que fui envolvido dentro da minha própria casa, quando a mãe de minha mulher, muito transtornada, aparentando um descontrole anormal, sem motivo me agrediu com muitos insultos, que me obrigaram a respondê-los sem qualquer violência. Não houve qualquer agressão física. Dias depois da queixa apresentada na delegacia, ela retornou buscando retirar a reclamação. Todos que me conhecem sabem perfeitamente da minha índole pacífica, incapaz de violência com qualquer pessoa", diz a nota.

Oswaldo teve de comparecer à 42ª Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro na noite de quinta-feira, por causa de um registro de ocorrência contra ele por supostas agressões à sogra e ao filho. Segundo informações obtidas na delegacia, a mãe de Jeniffer Setti estaria tentando extorquir o técnico, 

pedindo-lhe cerca de R$ 50 mil, e negou-se a fazer o exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).

Oswaldo de Oliveira, Botafogo x Cruzeiro (Foto: Luciano Belford/Agência Estado)Oswaldo de Oliveira nega ter agredido a mãe de sua mulher (Foto: Luciano Belford/Agência Estado)

FONTE:

Botafogo paga um mês de salários, e treino termina em brincadeira

Clima entre os jogadores e comissão técnica segue positivo, mas ainda há vencimentos em atraso, além das premiações

Por Thales Soares Rio de Janeiro


No fim do treinamento da manhã desta sexta-feira, em General Severiano, o técnico Oswaldo de Oliveira promoveu uma brincadeira entre os jogadores. Do meio do campo, ele chutava as bolas para o alto e eles precisavam cabecear. O último foi o volante Marcelo Mattos, que acabou tendo que dançar em campo diante de todo o grupo.

A brincadeira foi um sinal de boas notícias. O clube pagou um mês dos salários de CLT na quinta-feira e amenizou o problema. Um mês de imagem deve estar na conta até segunda-feira. No entanto, ainda há mais vencimentos em atraso, além de todas as premiações desta temporada.

- A gente já soube no vestiário, mas o importante é ver o profissionalismo de todos. Não vamos deixar de cobrar os nosso direitos, mas nossas carreiras estão em jogo e não podemos jogar fora esse ano por uma situação como essa. A diretoria está tentando resolver fora de campo. Dentro de campo, estamos dando retorno - disse o volante Marcelo Mattos.

Marcelo Mattos botafogo treino (Foto: Thales Soares)Marcelo Mattos ressaltou profissionalismo do elenco alvinegro (Foto: Thales Soares)

O Botafogo só volta a jogar no dia 3 de julho, contra o Figueirense, pela terceira fase da Copa do Brasil. Apesar de o clube carioca ser o mandante ainda não há local definido para o jogo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/06/botafogo-paga-um-mes-de-salarios-e-treino-termina-em-brincadeira.html

Alheia à Copa, aldeia hippie na Bahia troca Neymar por jegue 'Moleque'

Jegue é o ídolo das crianças em Arembepe, lugarejo que encantou Janis Joplin e Mick Jagger, não tem televisão, e bola fica de lado

Por Janir Júnior Arembepe, Salvador



Por ali não se escuta grito de gol. O canto de centenas de passarinhos é a sinfonia que impera. Naquela grande área entre rio, cachoeira e praia, quem manda não é Neymar, mas sim o jegue “Moleque”.  Uruguaio, Leandro só soube que a seleção do seu país vencera a Nigéria por 2 a 1, nesta quinta-feira, na Fonte Nova, por um acaso. Neste sábado, Brasil e Itália farão, em Salvador, o jogo mais badalado da primeira fase da Copa das Confederações. Enquanto a cidade ferve com a partida, com festejos de São João e protestos, uma aldeia hippie, em Arembepe, município de Camaçari, a 30 quilômetros do Centro de Salvador, segue ao ritmo de paz e amor. Ninguém respira futebol, mas, sim, a maresia do mar e muito verde.

Leandro mora na vila hippie há cinco anos. Chegou do Uruguai, se casou com uma brasileira com quem tem cinco filhos – todos com nomes alternativos - e não se interessa em dizer o sobrenome nem falar de futebol.

- Só soube que o Uruguai ganhou, pois ouvi falar por aí. Eles ganharam, eu não ganhei nada (risos). Essa chuva da Copa passa e não me molha. Para quem ganha dinheiro é um prato cheio. Mas tem turista que vem assistir ao futebol e nem chega por aqui. Fica com medo dos cabeludos e acha que todos dormem pelados juntos – brincou Leandro, com seus longos dreadlocks, enquanto preparava um prato de mingau para o filho.

Atualmente, a população da aldeia de Arembepe é calculada informalmente em 50 pessoas. Isso sem contar os que chegam, ficam por um tempo e somem. A vila hippie, a primeira do Brasil, surgiu em 1970. Nessa época, Janis Joplin passou algumas temporadas na beira da praia e com loucuras que viraram lendas. Caetano Veloso e Gilberto Gil também pousavam pelas areias. Mick Jagger foi outro que se apaixonou pela bucólica região que também tem fama de afrodisíaca.

vila Arembepe mosaico copa das confederações salvador (Foto: Janir Junior)O uruguaio Leandro, a família com mulher e cinco filhos, entre eles Queñoa, em cima do jegue Moleque, na vida alternativa da bela e 'afrodisíaca' Arembepe: por lá, nada de Copa das Confederações. (Foto: Janir Junior)

- Tem casal que vem, fica mais tempo do que o previsto e, anos depois, volta com seus filhos que dizem terem sido gerados aqui em Arembepe – contou um dos moradores.

As casas são de madeira, pedra, barro e palha. Os banheiros ficam do lado de fora e têm funcionamento orgânico. Nem todos os moradores têm energia elétrica. Carros não passam do portal da Aldeia, ainda de barro. Depois, o percurso é feito com uma caminhada pela areia. Bem próximo, funciona o Projeto Tamar, que mantém uma de suas principais bases para preservação de tartarugas-marinhas em Arembepe.

Na manhã desta sexta-feira, véspera de Brasil x Itália, um dos filhos de Leandro, Queñoa (que faz menção a uma planta com flor), até disse, sem entusiasmo, que gosta de futebol. Mas não tinha uma bola em casa. Nem esboçou qualquer reação quando ouviu o nome de Neymar. Porém, bastou o jegue de estimação da família aparecer para o menino de sete anos vibrar como se fosse um gol.

- O nome dele é "Moleque". "Moleque"! – afirmou Queñoa, enquanto já montava no bicho, brincava e levava uma mordida sem maior gravidade.
Moleque é mais um integrante da família. Come tapioca no prato sobre a mesa, circula livremente, encosta as longas orelhas na caixa de onde sai o som, derruba um copo de café e “rouba” as ervas separadas pelo patriarca da família para a feitura de um chá.

Mas o jegue em momento algum é repreendido. Mesmo com a pressão de ter feito algo que poderia ser considerado errado, recebe carinho e festa de fazer inveja a Neymar na Seleção.

vila Arembepe copa das confederações salvador (Foto: Janir Junior)Uruguaio, Leandro nem quer saber da Celeste: só da família e do jegue 'Moleque' (Foto: Janir Junior)

A irmã de Queñoa, Anahinayá (nome de duas flores), se confunde com a idade, não sabe dizer ao certo se tem 10 ou 11 anos. Está ainda mais desantenada quando o assunto é futebol. Na casa autossustentável da família não tem televisão. A energia elétrica é usada para um rádio ligado em música o tempo todo.

Encantada com simples folhas de um bloco de papel e caneta, ela revela um dos seus gostos.

- Gosto de desenhar – disse Anahinayá, enquanto rabiscava uma mistura de carro e nave espacial.

Artesãos e apoio a protestos espalhados pelo país

Grande parte dos moradores da aldeia hippie trabalha com artesanatos. Os filhos de Leandro aprenderam desde pequeno a fazer costurar em bolsas e talhar cocos que viram suvenires.

vila hippie em Arembepe Salvador (Foto: Janir Júnior)O jegue 'Moleque' tem vida boa com a família na vila hippie em Arembepe (Foto: Janir Júnior)

Domingues vive na aldeia há 15 anos. Toca violão e não curte muito sair do anonimato. Jarbas Souza foi um dos pioneiros do local. Um dedo de prosa é sempre feito com hospitalidade. Mas o assunto Copa das Confederações passa ao longe. Já as manifestações que assolam o país são debatidas e apoiadas.

- Gastam dinheiro com a Copa, e um dia desses um morador daqui deslocou o ombro e esperou mais de cinco horas no hospital. Tinham que fazer isso no estrangeiro, que é onde está o dinheiro – reclamou um dos vendedores de artesanato postado na entrada da aldeia.

O uruguaio Leandro também se mostra antenado com o momento do Brasil fora das quatro linhas. Apesar do tom de paz e amor, ele exalta a luta pelos direitos:

- Os governantes têm que sentir que o povo não está satisfeito. Tem que protestar mesmo.

Neste sábado, quando Brasil e Itália estiverem no gramado, é pouco provável que se escutem fogos de artifício na aldeia para celebrar a seleção. Caso aconteça, certamente será pelos festejos de São João, que tomam conta de Salvador. Certamente, o resulto do jogo vai aparecer novamente por um acaso, quase assobiado por um vizinho.

Naquele cantinho de Salvador, o ritmo é bem diferente do que vive o país, não só no momento atual, como ao longo do tempo. Muitos turistas e curiosos gostaram da aldeia, se arriscaram a ficar e tentaram virar hippies, 

contrariando o lema local de que “não existe você virar hippie, tem que nascer assim”. 

As crianças são alguns dos exemplos do espírito livre e o desapego ao futebol. Nenhuma delas tem o moicano de Neymar. Mas todas amam o jegue Moleque.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/alheia-copa-aldeia-hippie-na-bahia-troca-neymar-por-jegue-moleque.html

Roger Federer pode pegar Nadal nas quartas de final de Wimbledon

O brasileiro Rogerinho e o britânico Andy Murray também estão no caminho do suíço até seu oitavo título do Grand Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Londres, Inglaterra


O suíço Roger Federer vai ter uma grande pedra em seu caminho para defender seu título de simples de Wimbledon neste ano. O sorteio da manhã desta sexta-feira colocou o número 3 na mesma chave do espanhol Rafael Nadal (quinto do ranking), e os dois podem se enfrentar já nas quartas de final do Grand Slam britânico. O rei da grama ainda pode reeditar a decisão de 2012 na semifinal deste ano, contra o escocês Andy Murray, vice-líder na lista da ATP (associação de Tenistas Profissionais).

Federer tênis duplas Alemanha (Foto: EFE)Federer tenta se isolar como o maior campeão de Wimbledon (Foto: EFE)

Federer busca seu oitavo título na grama de Wimbledon para se isolar como o maior campeão do torneio. Ele não se apresentou bem neste primeiro semestre, mas acabou com o fim do jejum de dez meses sem títulos, com a conquista do ATP alemão de Halle, na semana passada. O suíço não deve ter problemas para bater Victor Hanescu na estreia - o romeno é o 47º do ranking.

Na segunda rodada, o atual campeão da grama pode encarar o único brasileiro na chave principal do torneio de simples. Número 102 do mundo, Rogério Dutra da Silva faz seu primeiro duelo contra o ucraniano Sergiy Stakhovsky. Rafael Nadal, por sua vez, estreia contra o belga Steve Darcis e só tem um Top 10 no caminho nas quartas de final, justamente Federer.

Vice-campeão em 2012, Andy Murray tenta ser o primeiro britânico em mais de 70 anos a levar o título de simples do tradicional Grand Slam. O último a conseguir tal feito foi Fred Perry, em 1936. Ele pega o alemão Benjamin Becker na primeira rodada.

Número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic estreia contra o alemão Florian Mayer. Ele pode pegar o quarto colocado do ranking na semifinal, o espanhol David Ferrer, que encara na primeira rodada o argentino Martin Alund.

Serena Williams roland garros tenis final (Foto: AFP)Serena é a atual campeã de Wimbledon (Foto: AFP)

Chave feminina

Entre as mulheres, as principais tenistas só se enfrentarão nas fases finais. Líder do ranking, a americana Serena Williams estreia contra Mandy Minella, de Luxemburgo. A atual campeão de Wimbledon pode enfrentar a polonesa Agnieszka Radwanska (número quatro do mundo) na semifinal.


A russa Maria Sharapova, terceira do ranking, foi sorteada na chave oposta. Ele pega a francesa Kristina Mladenovic na primeira rodada. Na semifinal, a adversária pode ser Victoria Azarenka, de Belarus. A número 2 do mundo estreia contra a portuguesa Maria João Koehler.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/roger-federer-pode-pegar-nadal-nas-quartas-de-final-de-wimbledon.html

Ao lado de Peya, Soares supera britânicos, fatura título e 200ª vitória

De virada, brasileiro conquista seu quarto troféu do ano no ATP de Eastborune

Por GLOBOESPORTE.COM Eastbourne, Inglaterra


Bruno Soares Alexander Peya  ATP DE Eastbourne tenis (Foto: Getty Images)Bruno Soares e Alexander Peya celebram vitória no ATP de Eastbourne (Foto: Getty Images)

Mais do que um novo título, o triunfo de Bruno Soares ao lado do austríaco Alexander Peya sobre os britânicos Colin Fleming e Jonathan Marray, na final do ATP de Eastbourne, representou mais uma marca importante na carreira do brasileiro: sua vitória de número 200. Vencendo a decisão por 2 sets a 1, com parciais de (3/6, 6/3 e 10/8).  Este foi o quarto título de Soares na temporada. Em 2013, ele já foi vitorioso em Auckland (ao lado de Fleming), Aberto do Brasil e Barcelona.

- Esta foi mais uma grande semana. Aproveitamos o embalo de Queens e jogamos muito bem todos os jogos. Estamos muito bem adaptados à grama e super confiantes no nosso jogo. Pegamos uma chave dura e conseguimos nos impor em todos os jogos - comenta Bruno, melhor tenista brasileiro desde Gustavo Kuerten, e membro da segunda melhor dupla do planeta em 2013, de acordo com a Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

No primeiro set, a dupla da casa teve 82% de aproveitamento no primeiro serviço e quebrou o saque adversário nas quatro vezes que tiveram a oportunidade. A resposta de Soares e Peya, no entanto, veio com força no segundo set, quando eles tiveram bom aproveitamento no saque e também na quebra. Já o último set foi mais equilibrado. No entanto, o brasileiro e seu parceiro austríaco foram mais precisos e faturaram o sexto título juntos.

Na disputa na cidade Eastbourne, Inglaterra, Soares e Peya não tiveram a dura concorrência dos irmãos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, que formam a melhor dupla do ano. O brasileiro e o austríaco não venceram uma vez sequer os rivais em 2013, perdendo as quatro partidas que fizeram, inclusive a decisão do ATP de Queen's, no último domingo. O ATP de Eastbourne foi um torneio preparatório para o Grand Slam de Wimbledon, que será disputado entre 24 de junho e 7 de julho.

- A preparacao pra Wimbledon nao poderia ter sido melhor. Disputamos dois torneios com um vice e um título. Agora é descansar e entrar com foco total na semana que vem - completa Bruno, que está praticamente classificado para a grande final do ano, o Masters 1000 de Londres, que acontece no início de novembro. O Grand Slam de Wimbledon tem início na segunda-feira, com o sorteio dos confrontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/ao-lado-de-peya-soares-supera-britanicos-e-alcanca-200-vitoria.html

Recuperada de cirurgia, Natália pega leve na musculação para evitar recaída


Ponteira só volta a treinar com bola na próxima semana, mas técnico José Roberto Guimarães crê que a terá à disposição para jogar em seis semanas

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

As anilhas colocadas na barra e nos aparelhos impressionam. O peso a ser levantado, porém, ainda está longe da carga que Natália normalmente suporta durante os treinamentos na academia. Liberada para retomar a preparação física após mais de um mês de recuperação de uma cirurgia na canela esquerda, a ponteira ainda precisa se poupar para evitar um retrocesso na cicatrização. A confiança, porém, segue em alta, e a atleta acredita que poderá alcançar 100% de sua forma física já na estreia do Grand Prix.

vôlei Natália Saquarema (Foto: Helena Rebello)Natália faz exercício para fortalecer a canela: peso nos aparelhos ainda é reduzido (Foto: Helena Rebello)

Natália descobriu um tumor benigno na canela esquerda e enfrentou o primeiro procedimento cirúrgico em junho de 2011. Durante a recuperação, voltou a sentir dores e precisou ser operada novamente em dezembro daquele ano e não atuou na Superliga 2011/2012, quando estrearia no Rio de Janeiro sob o comando de Bernardinho. Natalia intensificou a fisioterapia e, mesmo ainda longe da melhor forma, foi convocada por José Roberto Guimarães para os Jogos de Londres. De volta ao Brasil como campeã olímpica, finalmente defendeu o Rio e conquistou o título da Superliga feminina com virada sobre o arquirrival Osasco, seu ex-clube.

Durante a disputa do Sul-Americano de Clubes, Natália sofreu muito com um incômodo causado por um dos quatro parafusos colocados em uma das cirurgias na canela – algo que acontecia vez ou outra, mais frequentemente quando havia mudança de temperatura. Como teria folga da seleção no primeiro semestre, aproveitou para se livrar do problema.


vôlei Natália parafuso perna (Foto: Reprodução / Instagram)Natália postou em uma rede social a foto do parafuso que retirou (Foto: Reprodução / Instagram)

- Na maior parte do tempo não incomodava, mas no Sul-Americano fomos para um lugar mais frio (Lima, no Peru) e aí incomodou muito. Como eu sabia que ficaria um mês parada e que esta recuperação era mais curta, decidi operar. Minha canela já está 100%. Esse tempo sem fazer absolutamente nada ajudou nisto. Mas é bom voltar devagar, gradativamente. Não dá para voltar com muito peso, pegando carga máxima, senão vai estourar tudo.

Nesta semana Natália está totalmente voltada para o fortalecimento muscular. Mas, na próxima, estará liberada para retomar os treinos com bola. O técnico José Roberto Guimarães afirma que o planejamento da comissão técnica prevê um processo de evolução gradativo para garantir que a jogadora cumpra todas as etapas de sua readaptação. Para o treinador, a principal meta é que a ponteira atinja o auge de seu potencial nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

- Acho que a parte mais difícil já passou, que foi a do tumor, das operações. Ter colocado os pinos faz parte do processo. Agora vai começar a tirá-los. Um já foi, faltam três. Então esse processo de adaptação é importante ela estar se sentindo bem. Ela é um talento, uma jogadora que vislumbramos com um futuro bastante promissor nos Jogos Olímpicos de 2016. É uma jogadora extremamente importante desta nova geração, e a gente tem que tratá-la com muito carinho. Vamos ver se ela consegue chegar no seu melhor momento em 2016. Agora ela já começa a se apresentar muito melhor. Ela fez um final de superliga muito bom. Espero que mantenha esse nível até o final deste próximo quadriênio olímpico.


vôlei Natália Saquarema (Foto: Helena Rebello)Enquanto fortalece a perna, ponteira conversa Com camila Brait e Pri Daroit (Foto: Helena Rebello)

O próximo compromisso da seleção brasileira será uma série de amistosos contra a Holanda no Nordeste. Em 12 e 13 de julho, o time jogará em Maceió. No dia 15 do mesmo mês, Natal receberá o confronto. A próxima competição oficial será o Grand Prix, de 2 de agosto a 1º de setembro. Depois de três vice-campeonatos seguidos, a equipe verde-amarela busca o nono título na competição.


FONTE
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/recuperada-de-cirurgia-natalia-pega-leve-na-musculacao-para-evitar-recaida.html

Lucarelli pode voltar nos jogos contra a França, e Sidão já salta nos treinos

Lucão também evolui na recuperação de lesão no abdômen, e Isac mantém atividades físicas e técnicas para aperfeiçoar o posicionamento do bloqueio

Por GLOBOESPORTE.COM Saquarema, RJ


O departamento médico da seleção masculina de vôlei deve ficar mais vazio em breve. Lucão e Lucarelli, que sofreram lesões musculares nas duas primeiras rodadas da Liga Mundial, já estão em fase final de recuperação e devem ser os primeiros a ficar à disposição do técnico Bernardinho para a seqüência da competição. O jovem ponteiro, que intensificou os treinamentos, pode ser liberado até para os jogos contra a França, na próxima semana. E Sidão, que se recupera de uma cirurgia na coluna, já salta nos treinamento em Saquarema.

Lucarelli vôlei treino seleção (Foto: Divulgação / CBV)Lucarelli intensifica treinos e pode ficar à disposição de Bernardinho em breve (Foto: Divulgação / CBV)

Lucão sentiu dores na região abdominal ainda na primeira rodada da Liga, nos jogos contra a Polônia, e não enfrentou a Argentina. Lucarelli lesionou a coxa no segundo confronto com os hermanos e deixou a quadra para aplicar gelo no local. Na avaliação de Ney Pecegueiro, o quadro da dupla evoluiu sensivelmente.

- Os dois têm um edema muito leve, que já está 99% melhor. O Lucarelli já intensificou os treinamentos nesta semana, e o Lucão está fazendo um trabalho um pouco mais leve e também deve treinar normalmente a partir da próxima semana.


Isac, que sofreu uma luxação exposta no segundo duelo com a Argentina, segue em processo de recuperação e, para não perder a forma física, manteve parte da rotina de treinamentos no CT de Saquarema. Além de atividades na academia, o central também acertou detalhes de seu posicionamento do bloqueio em treino solitário com o técnico Bernardinho nesta quinta-feira. No entanto, não tem previsão de retorno às competições.

- Estou me sentindo bem, sem dor. O dedo não está inchado. O Dr. Ney disse que a recuperação está indo muito bem. E, acima de tudo, estou confiante de que vou melhorar mais rápido do que o esperado. Estou em Saquarema com o grupo e sei que logo vou estar de volta – disse.

Afastado das quadras desde o final da Superliga por conta de uma operação na coluna, Sidão não estreou na Liga Mundial. Mas a evolução do central já permite que, nos treinamento, ele salte normalmente.

- O Sidão já iniciou os saltos e tudo indica que a partir da semana que vem já volte a treinar normalmente, no mesmo ritmo de toda a equipe – disse Dr. Ney.

Após as duas primeiras rodadas da Liga Mundial, o Brasil é líder do Grupo A, com 11 pontos. Na próxima rodada, a seleção brasileira jogará em casa. As partidas contra a França serão no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 28 e 29 de junho. No primeiro dia, o confronto será às 10h, e, no segundo, às 10h10m (horários de Brasília).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/lucarelli-pode-voltar-nos-jogos-contra-franca-e-sidao-ja-salta-nos-treinos.html

Invicta, Itália bate Rússia fora de casa e lidera Grupo B da Liga Mundial

Com grande atuação de Zaytsev no ataque, italianos tiram a invencibilidade do atual campeão olímpico, com uma vitória de 3 sets a 1. Revanche é amanhã

Por GLOBOESPORTE.COM surgut, Rússia


vôlei itália e Rússia liga mundial (Foto: FIVB)A Itália venceu a Rússia por 3 sets a 1, fora de casa, pela Liga Mundial de Vôlei (Foto: FIVB)

A Itália venceu a Rússia por 3 sets a 1, com parciais de 26/24, 28/30, 25/20 e 25/17, em Surgut, na Rússia, nesta sexta-feira. O duelo foi válido pela primeira fase da Liga Mundial. Com o resultado, a Itália permanece invicta na competição e lidera o Grupo B com 14 pontos. Já os russos perderam a primeira no torneio e estão na vice-liderança do grupo. As duas equipes voltam a se enfrentar amanhã, também em Surgut, às 9h, pelo horário de Brasília.(Confira no vídeo o ponto final de cada set.)


O primeiro set foi equilibrado. A Rússia chegou a abrir uma pequena vantagem, teve um ponto do set, sacando em 24 a 23, mas a Itália reagiu e com um ponto de saque de Travica conseguiu fechar em 26 a 24 em meia hora de jogo.

A Itália abriu uma pequena vantagem no início do segundo set, mas a Rússia reagiu, empatando em 12 a 12, em um bonito ataque de Spiridonov. O set seguiu equilibrado até o fim, quando a Itália teve cinco set points, mas a Rússia, em sua primeira chance de vencer o set, não desperdiçou e com um bloqueio de Pavlov fechou o set em 30 a 28, em 41 minutos.

O equilíbrio também foi a tônica no início do terceiro set. Até a Itália abrir 18 a 15. A partir daí, a Rússia não conseguiu reagir e a Itália fechou em 25 a 20, em 29 minutos.

O quarto set foi o único em que uma equipe deslanchou. Com Zaytsev muito bem no ataque e pontos de bloqueio, a Itália abriu uma boa diferença e fechou em 25 a 17, em 26 minutos.

Completam o Grupo B Sérvia com 9 pontos, Irã e Alemanha, com 1 e Cuba, que ainda não pontuou.

Nesta rodada, a Alemanha recebe Cuba e o Irã recebe a Sérvia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/invicta-italia-bate-russia-fora-de-casa-e-lidera-grupo-b-da-liga-mundial.html

Taiana/Talita e Lili/Bárbara Seixas avançam para as quartas em Roma

Duplas passam pelas oitavas e enfrentam algozes de suas compatriotas

Por GLOBOESPORTE.COM Roma


Taiana/Talita e Lili/Bárbara Seixas serão as representantes brasileiras nas quartas de final da chave feminina do Grand Slam de Roma do Circuito Mundial 2013. As duplas passaram pelas oitavas de final nesta sexta-feira e enfrentarão justamente as algozes de suas compatriotas, neste sábado.

Campeã do Grand Slam de Haia, no fim de semana passado, Taiana/Talita teve de entrar duas vezes em quadra nesta sexta. Primeiro, bateu Ukolova/Khomyakova, da Rússia, por 2 a 0 (21/18 e 21/14) na repescagem. Depois, venceu as alemãs Ludwig e Walkenhorst por 2 a 1 (21/12, 16/21 e 15/9) e avançou para as quartas de final.

vôlei de praia Lili e Bárbara Seixas Mundial (Foto: Divulgação / FIVB)Lili e Bárbara Seixas estão nas quartas de final do Circuito Mundial em Roma (Foto: Divulgação / FIVB)

Na próxima fase, Taiana/Talita enfrentará as suíças Zumkehr e Heidrich, que eliminaram as também brasileiras Maria Clara e Carol com vitória de virada por 2 sets a 1, parciais de 18/21, 21/16 e 15/12.

Lili e Bárbara Seixas, que haviam avançado diretamente para as oitavas, saíram perdendo contra Schwaiger D./Schwaiger S., da Áustria. No entanto, buscaram a virada e venceram a partida por 2 a 1 (18/21, 21/13 e 15/12).

Nas quartas de final, Lili/Bárbara Seixas terá pela frente as holandesas Meppelink e Van Gestel, responsáveis pela eliminação de Ágatha/Maria Elisa. A dupla brasileira passou pela repescagem ao bater as alemãs Holtwick e Semmler por 2 a 0, parciais de 21/16 e 21/18. No entanto, acabou eliminada nas oitavas com derrota por 2 a 0 (21/16 e 21/18).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/06/taianatalita-e-lilibarbara-seixas-avancam-para-quartas-em-roma.html

Prefeitura institui comissão para acompanhar obras no Engenhão

Vice de futebol do Botafogo, Chico Fonseca foi integrado à comissão. Reforma para reforço estrutural, porém, segue sem prazo para começar

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro instituiu, através de decreto publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Município, uma nova comissão especial para acompanhar as obras de reforço estrutural da cobertura do Engenhão. Os engenheiros que vão verificar os procedimentos técnicos adotados serão os mesmos nomeados para a primeira comissão. A novidade é a presença do vice-presidente de futebol do Botafogo Chico Fonseca, que também é engenheiro.

No entanto, apesar de a prefeitura ter decretado o início imediato das obras no último dia 10, a reforma ainda não começou e segue sem previsão.

Segundo a nota publicada na sessão “Atos do prefeito”, a comissão especial terá como tarefa “acompanhar os serviços de reforço estrutural da cobertura metálica do Estádio Olímpico João Havelange, de forma a verificar os procedimentos técnicos utilizados na condição dos referidos trabalhos, e, especialmente, da implementação de medidas necessárias a solucionar as não conformidades identificadas na obra de construção da cobertura do estádio”.

Reprodução Diário Oficial atos do prefeito sobre o Engenhão (Foto: Reprodução Diário Oficial)Reprodução do Diário Oficial desta sexta-feira (Foto: Reprodução Diário Oficial)

Em entrevista coletiva concedida no último dia 7,  o engenheiro Sebastião Andrade, o secretário municipal de obras, Alexandre Pinto, e o presidente da RioUrbe, Armando Queiroga, anunciaram que a cobertura do Engenhão precisaria passar por um reforço estrutural imediato, e que a obra levaria em torno de 18 meses para ser concluída. Na ocasião, não havia uma previsão de custos, mas os presentes garantiram que eles não seriam de responsabilidade da prefeitura. Os consórcios - Delta, Racional e Recoma, na primeira fase, e OAS e Odebrecht foram notificados.

Construído para o Pan-Americano de 2007 e alugado ao Botafogo, o Engenhão está fechado desde o dia 26 de março após o poder municipal receber um laudo da empresa alemã SBP que constatou problemas na cobertura do estádio. A interdição foi cercada por polêmicas e desinformação. Em resposta ao laudo alemão, uma empresa da Inglaterra (RWDI) analisou os dois estudos - da Alemanha e o original da empresa canadense, que fez os cálculos estruturais - e referendou o estudo do Canadá, que apontava até três vezes menos riscos na estrutura que os alemães.

O grande ponto de divergên

cia entre os dois cálculos diz respeito à segurança da estrutura em caso de ventos muito fortes no Rio de Janeiro. Segundo a RWDI, haveria riscos - mas não de colapso - apenas em casos de ventos acima de 115 km/h. O parecer da SBP, no entanto, aponta que já há perigo se os ventos atingirem 63 km/h.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/06/prefeitura-institui-comissao-para-acompanhar-obras-no-engenhao.html






Vasco quer corte salarial superior a 50% para renovar com Carlos Alberto

Redução visa adequação ao orçamento. Provável saída do meia, que está em fim de contrato e ainda não falou com diretoria, deve iniciar reformulação

Por Raphael Zarko Rio de Janeiro


Carlos Alberto treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Carlos Alberto em treino do Vasco
(Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)

Mesmo antes do despacho do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro, José Teixeira Fernandes, que acatou o recurso da Procuradoria do TJD/RJ por um novo julgamento no caso de doping de Carlos Alberto, o destino do meia no Vasco já estava praticamente selado. Um encontro nesta semana entre a diretoria e o empresário Carlos Leite, que representa o jogador, deu o tom do fim da relação de mais de quatro anos do meia-atacante com o time de São Januário. Com a meta de redução da folha salarial, entre tantos ajustes no orçamento do Vasco, a direção propôs uma redução salarial acima de 50% dos atuais vencimentos de Carlos Alberto no clube. Embora ainda não haja uma definição nem a conversa prevista entre o diretor executivo de futebol Ricardo Gomes e o jogador, a possibilidade de permanência do meia-atacante é remota. O contrato de Carlos Alberto com o Vasco termina no dia 2 de agosto.

A advogada do Vasco, Luciana Lopes, que segue como representante do jogador no caso do atleta deixar o clube, vai defender o jogador no Pleno do TJD/RJ. Em qualquer resultado do novo julgamento, o caso ainda deve ir para o STJD e para o CAS (Corte Arbitral do Esporte, na Suíça).

Carlos Alberto foi liberado do treino desta quinta. No sábado, como a intenção da comissão técnica é colocar reservas no jogo-treino contra o Madureira, ele deve trabalhar com outro grupo de jogadores no Cefan.

Mas a provável despedida de Carlos Alberto do Vasco não se deve ao julgamento que ainda vai acontecer no TJD. O jogador de 28 anos tem o maior salário do elenco hoje, algo em torno de R$ 300 mil. Para permanecer, o meia teria que se adequar ao teto salarial estabelecido pelo clube - R$ 150 mil. A pessoas próximas, Carlos Alberto se queixou da falta de atenção do Vasco nas últimas semanas, desde antes da saída de René Simões do clube. Pessoalmente, ele ainda não foi procurado para tratar da situação contratual.
Símbolo da campanha de retorno do Vasco para a Primeira Divisão, na conquista da Série B em 2009, ele viveu altos e baixos em São Januário. Em 2011, Carlos Alberto foi emprestado para o Grêmio e para o Bahia, após ser afastado do clube depois de discutir asperamente com o presidente Roberto Dinamite no vestiário - o Vasco vinha de três derrotas consecutivas na Taça Guanabara.

Paulo Autuori e Carlos Alberto treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Apesar do pedido de Autuori, Carlos Alberto dificilmente fica no Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

A provável saída de Carlos Alberto é o ponto inicial de uma importante reformulação no elenco do Vasco. Depois de contratar quase 20 jogadores este ano, o clube ainda deve promover mais mudanças até o fim do ano. Com a abertura da janela de transferências, o Vasco vê com bons olhos as negociações de Wendel, que está na lista dos maiores salários do time, e Eder Luis, cuja dívida pela compra no meio do ano passado já foi renegociada para ser quitada até dezembro de 2014, mas é considerada alta demais para o Vasco arcar.

O objetivo do clube, além de reduzir a folha salarial e buscar nova relação custo-benefício com a renovação do elenco, é abrir espaço para novas contratações. Nomes como do atacante Emerson Sheik, do Corinthians, e do goleiro Gomes, ex-seleção brasileira, são discutidos pelo clube, que espera anunciar reforços de peso assim que conseguir o acordo com a Fazenda Nacional e os aguardados novos patrocinadores.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/06/vasco-quer-corte-salarial-superior-50-para-renovar-com-carlos-alberto.html

Inter vê avanço e espera anunciar dois reforços na próxima semana

Luís César Souto de Moura evita falar em nomes, mas mostra otimismo em negócios. Adriano Imperador e Julio Baptista são os nomes mais cotados

Por Tomás Hammes Porto Alegre


Adriano no treino do Flamengo  (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Adriano está próximo de ser anunciado
(Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Os reforços pretendidos por Dunga ainda não chegaram. O Inter só apresentou Jorge Henrique neste recesso do Brasileirão. Entretanto, um atacante e um meia estão próximos de serem anunciados pela direção. Quem sabe, Adriano e Julio Baptista.

Ao seu estilo, o departamento de futebol não entra em detalhes. Evita comentar os nomes dos jogadores. Todavia, o diretor Luís César Souto de Moura, admite que há duas contratações iminentes:

- Não podemos tornar público nada porque nosso comportamento é o de anunciar após os exames médicos e o acerto contratual, quando não cabe mais discussão no negócio. Mas posso falar que há duas contratações bem encaminhadas que devem chegar até a próxima semana.

Por um exame

A questão com o Imperador depende do exame clínico para comprovar que o tendão de Aquiles do pé esquerdo está curado. O Inter quer se cercar de todos os cuidados para não ser surpreendido pelo problema. Tanto que ainda não definiu o local e quando será a consulta. Além disso, a direção quer se proteger o clube de qualquer problema comportamental pelo qual o jogador de 31 anos possa estar envolvido e busca colocar cláusulas contratuais a respeito do tema.


Para receber a oportunidade no Inter, Adriano recebeu mais um defensor da causa. Paulo Paixão, preparador físico da Seleção e do clube gaúcho, espera que a direção feche a contratação. E aposta que o Imperador recuperará o auge na carreira.

- Acho que ele voltará a jogar em alto nível. Temos a confiança por causa do astro que ele é, com uma força além do comum em relação aos outros. Falo em potência nas investidas. Ninguém se esquece de jogar futebol. Não está sendo nenhum favor ao Adriano, mas ao futebol mundial. É um atleta de alto nível - diz Paixão, em Fortaleza, onde o Brasil está concentrado, na Copa das Confederações.

Já no meio o principal candidato ainda é Julio Baptista. O jogador esteve muito próximo, mas o pedido salarial (junto com as luvas) freou o ímpeto da direção. Agora, a direção pode voltar a carga, ainda mais com o assédio do Shakhtar sobre Fred. Ambos cumprem mais de uma função, algo pretendido pela direção.


Menino de Brescia: paixão pela bola move Balotelli de Concesio à Azzurra

Fã de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho na juventude, atacante é referência na seleção italiana pelo que tem de mais constante, o amor ao futebol

Por Cláudia Garcia, especial para o GLOBOESPORTE.COM Brescia, Itália

Explosivo, gênio, rebelde, excêntrico, extravagante. Parecem faltar adjetivos para definir Balotelli pelo seu comportamento irascível dentro e fora de campo. Mas, na essência, o atacante italiano é um menino de Concesio, na província de Brescia, norte da Itália, criado num ambiente simples, ligado à igreja e ao futebol. Ligado fortemente ainda a essa origem, Mario mantém até hoje o que parece ser o mais constante em sua vida, o que realmente lhe proporcionou sucesso, dinheiro e fama: a paixão pela bola.

Balotelli deixou Brescia há sete anos, quando foi viver em Milão, distante cerca de cem quilômetros. Mas, desde então, Mario, de Concesio, sempre é visto com frequência na cidade, na casa do pai e da mãe. Passa fins de semana no bairro, dorme num quarto com duas camas de solteiro, sem luxos, passeia com o cachorro, os amigos de infância, assiste a jogos de futebol do Brescia no estádio e compra até cigarros na tabacaria. Seus costumes são semelhantes aos de um jovem qualquer de 22 anos. Porém, quando está em Concesio, é fácil ser notado.

- Todo mundo sabe quando ele está na vila. Nós escutamos o barulho do motor da Ferrari. Às vezes, traz uma vermelha, outras vezes, uma branca. E não dirige propriamente devagar aí pelas ruas - comenta a empregada de um café de Concesio que garante não se alegrar com a excêntrica presença do jogador do Milan no bairro.

Mosaico Balotelli infância futebol (Foto: Editoria de Arte)

Infância difícil

O Balotelli milionário não teve um início de vida fácil. Natural de Palermo, maior cidade da ilha de Sicília, no Sul da Itália, filho de Thomas e Rose Barwuah, dois imigrantes ganeses, foi adotado e cresceu no seio de uma família italiana. Por causa de problemas intestinais desde o nascimento, que se complicaram nos primeiros anos de vida, seus pais biológicos se mudaram para Bagnolo Mella, na província bresciana, mas tiveram de recorrer à ajuda dos serviços sociais, porque não conseguiam cuidar do menino.
Marino Bossini infância Balotelli clube cidade  (Foto: Claudia Garcia)Marino Bossini, motorista do Lumezzanne, time que Balotelli jogou em Brescia (Foto: Claudia Garcia)

Mario foi acolhido por uma família italiana, envolvida em causas sociais com crianças carentes. Mas com ele foi diferente. Mesmo com três filhos, a família de Franco e Silvia Balotelli se apegou ao menino. Até que o casal decidiu pedir sua adoção definitiva. Cuidaram e financiaram sua cura e até hoje são os que o jogador reconhece como os verdadeiros pais.

Dos parentes biológicos e o motivo do afastamento, ninguém conhece os detalhes. Vizinhos e conhecidos de Brescia se dividem: alguns dizem que os Balotelli levavam Mario para visitar os Barwuah com frequência, e estes não queriam saber dele. Outros defendem que os pais sempre quiseram ter contato com o menino, mas simplesmente não tinham dinheiro para pagar o seu tratamento.

Mario foi batizado pela família adotiva com os dois sobrenomes: Barwuah e Balotelli. Porém, o menino de Concesio não permitia que ninguém o chamasse pelo nome de origem ganesa. Ele queria ser chamado só como italiano.

Os outros moleques quando queriam provocá-lo o chamavam de Barwuah. Ele ficava nervoso. Repetia várias vezes: 'Eu não sou Barwuah, sou Balotelli'
Marino Bossini, motorista do Lumezzanne, clube onde Balotelli jogou desde os 11 anos

- Os outros moleques quando queriam provocá-lo o chamavam de Barwuah. Ele ficava nervoso. Repetia várias vezes: "Eu não sou Barwuah, sou Balotelli" - conta o senhor Marino Bossini, motorista voluntário do clube de futebol Lumezzanne, onde Balotelli jogou desde os 11 anos.

Nos últimos anos, o centroavante do Milan e da seleção se reaproximou dos irmãos biológicos, Enock, Abigail e Angel Barwua, mas nem quer ouvir falar dos pais que ainda residem na província bresciana - são três também os adotivos Giovanni, Corrado e a jornalista Cristina Balotelli. Procurada pela reportagem, a família italiana não quis dar entrevista.

No clube Lumezzane e no oratório de Concesio, onde o jogador passou parte da infância e adolescência, os mais próximos garantem que Mario nunca falava dos pais e irmãos biológicos.

– Ele era um menino normal, um pouco impulsivo e irrequieto, mas como tantos outros. Aqui, ele nunca foi discriminado por ser adotado, até porque havia outras crianças nessa situação. Mas sabíamos que ele sofria com isso. Nunca quis falar sobre a família biológica, e a mãe Silvia ainda hoje nos diz que ele sofreu muito na infância pelo fato de ser adotado - afirma, sem querer ser identificada, a responsável pelo oratório (espécie de paróquia de Igreja Católica, típica das cidades italianas) que Mario frequentou até ir para o Internazionale, com 16 anos.


oratório de Concesio infância Balotelli cidade  (Foto: Claudia Garcia)Crianças brinca no oratório de Concesio,
onde Mario passou boa parte de sua infância (Foto: Claudia Garcia)

Foi no oratório, com um amplo campo de futebol, bar, mesa de jogos, espaço para churrasco e sala de catequese que Mario passava parte dos seus dias, depois da escola e dos treinos no Lumezzane. A mãe, Silvia, dava catequese, e o filho, Mario, sempre a acompanhava. A cerca de um quilômetro dali, está a casa da família Balotelli, que fica mesmo em frente a um campo de futebol. Predestinado ou não, o certo é que a imagem do campo mexeu com ele. Desde criança, só queria uma coisa: jogar futebol. O sonho de ser jogador é normal entre os meninos, mas para Mario parecia ser mais do que isso.

– Todos os meninos sonham ser jogador de futebol, mas para Mario era mais do que um sonho, ele acreditava muito nas qualidades dele e ser esforçava mais do que os outros para realizar o seu sonho. Ele era maior e mais forte do que os garotos, mas também parecia mais esperto - afirma.

Todos os domingos, depois dos jogos, o senhor Bossini transportava as crianças até em casa. Momentos em que o jovem jogador com apenas 11 e 12 anos ficava apenas com a bola na mão, pensativo, e não partilhava dos mesmos interesses que os colegas.

- Ele nunca largava a bola nem faltava a um treino que fosse. Eu me lembro que, quando regressávamos dos jogos,

 os outros meninos já usavam o celular e falavam de mulheres. Ele, nada. Só queria saber da bola e ainda ia para o oratório jogar mais tarde.

oratório de Concesio infância Balotelli cidade  (Foto: Claudia Garcia)Campo do oratório de Concesio: palco dos primeiros jogos de Balotelli (Foto: Claudia Garcia)

Mario Balotelli que não pensa em mulheres? Parece piada, mas o garoto nunca passeou com namorada, tampouco falava muito com as outras meninas.
- Mulheres? Não, aqui ele nunca teve namoradas ou falava de outras meninas. Era sempre futebol, futebol... Nossa Senhora! Ele chutava a bola contra essas paredes e nós ficávamos loucas com ele. Ele ficava aí jogando até de noite, a mãe tinha de levá-lo para casa na marra, e depois ainda jogava no campo lá em frente da casa dele - afirmou Fulvia Boletti, de 55 anos, que há vários anos se dedica o tempo inteiro ao oratório de Concesio.

Quando a brincadeira virou coisa séria

Com o passar dos anos, Mario ia aperfeiçoando as suas técnicas, inspirado por dois brasileiros: Ronaldo, o fenômeno que brilhava no Internazionale, e mais tarde por Ronaldinho Gaúcho. Quis o destino que começasse sua carreira na mesma equipe onde um dos ídolos jogou.

- Não sei como é que ele agora diz que é torcedor do Milan. Aqui, ele nunca falava do Milan. Era sempre o Inter de Milão de Ronaldo. Ele era fã do Ronaldo - conta o senhor Bossini.

O único momento em que Mario não jogava futebol pelas ruas era quando assistia aos jogos do Fenômeno na televisão e no outro dia queria fazer igual nos treinos do Lumezzane.

Um dia ele chegou aqui para mim e disse: 'Você viu o duplo drible do Ronaldo ontem? Daqui a duas semanas no máximo vou fazer igual'. Ele ficava treinando, aperfeiçoando a sua técnica, que já era muita, e conseguia fazer mesmo"

Bossini, motorista do Lumezzane

- Um dia ele chegou aqui para mim e disse: "Você viu o duplo drible do Ronaldo ontem? Daqui a duas semanas no máximo vou fazer igual." Ele ficava treinando, aperfeiçoando a sua técnica, que já era muita, e conseguia fazer mesmo as habilidades do Ronaldo. Ele também tinha o hábito de treinar o chute depois do treino. Pegava numas 15 bolas e colocava todas à entrada da área e dizia para mim: "Agora vou acertar todas elas no travessão." E acertava umas sete, oito bolas, dá para acreditar? - conta com um sorriso nos lábios o senhor Bossini, que garante que nunca viu um talento igual ao de Balotelli em 20 anos no clube bresciano, onde outro astro da Azzurra foi revelado também, Alessandro Matri, do Juventus.

O talento de Mario era tanto como a sua vontade de jogar sempre. O menino do Lumezzane ganhava fama e era temido pelos outros jovens e seus pais de toda a região norte da Itália. Quando o clube disputava torneios juvenis contra Milan, Inter, Varese e Como, a curiosidade dos adversários era saber se Mario ia jogar.

- Ele sempre jogava, e os pais dos outros meninos diziam: "Ai não! Lá está o Mario...". Eles o temiam. Ele tinha 11, 12 anos e já fazia 20 gols por temporada. Era muito para um moleque daquela idade. Ele ia crescendo e ficava cada vez mais forte fisicamente, mas não como vocês veem agora. Isso só aconteceu depois de ir para o Inter mesmo - observa o motorista.

Reportagem Balotelli aos 15 anos jornal Gazzetta dello Sport (Foto: Reprodução)Reportagem sobre o jovem Barwuah, o outro sobrenome de Balotelli, aos 15 anos, no jornal italiano de esportes Gazzetta dello Sport: "A fábula de Barwuah"  (Foto: Reprodução)
 
O senhor Marino Bossini também se lembrou que um certo dia nesses torneios, já Mario Balotelli grandão com 14 anos, não fez parte das opções do treinador.

– Ele já tinha um caráter complicado. O Mario era como é agora. Eu não direi mal-educado, mas teimoso e com personalidade forte. Um dia, teve uma zanga com o treinador que não quis que ele fosse titular. Ele não jogou e passou todo o primeiro tempo chorando no banco de reservas. Depois, entrou no segundo tempo e fez gol.

Herói da Azzurra

Determinado a vencer no futebol, Balotelli chegou a fazer testes no Barcelona, em 2006, guiado pela idolatria a outro brasileiro, Ronaldinho Gaúcho. Antes de tentar a sorte na Catalunha, chegou a dizer numa entrevista ao jornal italiano "Gazzetta dello Sport" que "sabia que seria impossível alcançar o nível do brasileiro". Mario acabou não ficando na Espanha e rumou para começar a brilhar no Internazionale.

Do clube de Milão até chegar a vestir a camisa da seleção italiana, precisou exercer o que parece ter pouco, a paciência. Como a legislação italiana não prevê que filhos de imigrantes estrangeiros que nasçam no país adquiram de imediato a cidadania, Mario teve de esperar até os 18 anos para obter o passaporte do país e poder representar o país. No dia 12 de agosto de 2008, a família Balotelli organizou uma grande festa para comemorar a maioridade do filho em Concesio. O jogador recebeu de surpresa o seu cartão de identidade nacional e declarou que se sentia italiano. Duas semanas depois, foi imediatamente convocado para a seleção sub-21 e nunca mais deixou de vestir a camisa da Azzurra, a sua preferida.

- O sonho dele era jogar na seleção. Os outros meninos falavam em jogar no Juventus, Inter e Milan. Mas ele dizia: "Um dia quero representar a seleção italiana" - recorda Bossini.

Atualmente, Balotelli é um dos poucos jogadores indiscutíveis na seleção de Cesare Prandelli. O treinador, também originário de Brescia, estruturou a equipe partindo do camisa 9.

Desde pequeno que Balotelli era um predestinado. Tecnicamente e fisicamente, ele sempre foi muito superior aos da sua idade."

Giuseppe Baresi, ex-jogador e treinador de Balotelli nos juniores do Internazionale

–  Desde pequeno que Balotelli era um predestinado. Tecnicamente e fisicamente, ele sempre foi muito superior aos da sua idade. Melhorou nos últimos anos o seu jogo coletivo e ainda tem muita margem de melhora. Acho que ele será a primeira aposta do ataque italiano durante muitos anos. O treinador tem agora de escolher quem é que vai jogar ao seu lado - analisa Giuseppe Baresi, ex-jogador que foi o primeiro treinador de Balotelli nos juniores do Internazionale e auxiliar técnico quando José Mourinho comandava o atacante na equipe principal do time de Milão.

Depois da eliminação na fase de grupos da Copa de 2010, os italianos perderam a confiança na Azzurra. Mas desde que Balotelli se destacou, muitos torcedores voltaram a se interessar pela seleção nacional, que hoje já é vista como candidata ao título no Brasil. Campeão e protagonista da final do Mundial de 2006, o zagueiro Marco Materazzi, com quem Mario se desentendeu no Internazionale, não dúvida de que o atacante seja a pessoa certa para liderar a equipe na disputa pelo pentacampeonato.

- Com Pirlo, Balotelli é o melhor jogador italiano no momento. É justo que Prandelli construa a equipe pensando nele, porque é a nossa grande esperança do presente e futuro.

A instabilidade de Balotelli e suas excentricidades fora de campo parecem mesmo ter menos importância para os italianos do que aquilo que é mais constante na vida do craque. Num país famoso pela expansividade de gestos e sentimentos à flor da pele de seus habitantes, o menino Mario representa a pura paixão pelo futebol, explosiva, à italiana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/italia/noticia/2013/06/menino-de-brescia-paixao-pela-bola-move-balotelli-de-concesio-azzurra.html

Dia de torcedor: no Rio, informações e estrutura ajudam, mas metrô assusta

Quantidade de voluntários trabalhando no Maracanã facilita vida das pessoas. Contudo, alguns sofrem com a lotação do transporte público

Por Felippe Costa Rio de Janeiro


Header_DIA-TORCEDOR (Foto: Infoesporte)
Dia de Torcedor (Foto: Felippe Costa)Metrô lotado para ir ao jogo (Foto: Felippe Costa)

A vida de alguns torcedores que presenciaram a goleada da Espanha por 10 a 0 sobre o Taiti, na tarde desta quinta-feira, no Maracanã, foi um pouco mais complicada daquela do último domingo, na partida entre Itália e México. Por ser um dia útil, as pessoas que usaram o metrô, por exemplo, sofreram com a lotação e perderam tempo esperando vagões mais vazios. Contudo, dentro do estádio as coisas fluíram bem. Bares, banheiros e acesso também funcionaram.

Por volta das 15h, a Estação da Central do Brasil, uma das mais movimentadas da cidade, já apresentava um grande volume de pessoas. A linha do metrô, que seguia em direção do Maracanã, estava lotada. Morador de Campos, o eletricista Miller Roberto, de 25 anos, disse que não teve problemas com informações, mas surpreende-se com o número de passageiros.

- Vim de Campos, paramos o carro em um shopping e resolvemos pegar o metrô para chegar com mais facilidade ao estádio. Até agora conseguimos boas informação, mas o problema está sendo o volume de pessoas.

Dia de Torcedor (Foto: Felippe Costa)Do alto, voluntário ajuda na informação a torcedores que chegavam ao Maracanã (Foto: Felippe Costa)

Os torcedores que desembarcavam na Estação Maracanã encontravam dificuldades para chegar à rampa de acesso ao estádio. Policiais fizeram uma barreira e exigiam que as pessoas mostrassem os ingressos, o que causou uma pequena demora. Logo após os militares, podia-se ver um voluntário da Copa das Confederações sentado em uma cadeira alta, usando um megafone para orientar o público.

Ao redor do Maracanã, diversos voluntários faziam o mesmo trabalho. Mesmo assim, alguns torcedores encontravam dificuldades para achar o portão, que foi um dos pontos positivos. Apesar de muita gente ter chegado em cima da hora, o que é um ato desaprovado pela Fifa, a entrada ao estádio foi tranquila. A fila mais lenta foi a das pessoas com bolsas e mochilas, pois tinham que passar no detector de metais.

Dentro do Maracanã, os torcedores foram bem recebidos. Tanto na hora de achar os lugares quanto na de ir ao banheiro, orientações não faltavam. Para comprar na lanchonete, esperava-se cerca de 10 minutos.

A saída foi tranquila, mesmo com a quantidade de gente ao mesmo tempo. Um fator que facilitou foi que alguns torcedores ficaram apreciando o interior do reformado Maracanã e demoraram para sair.

Dia de Torcedor (Foto: Felippe Costa)Nas lanchonetes, torcedores perdiam cerca de 10 minutos na fila (Foto: Felippe Costa)

FONTE:

Pacotão: 'Neymaravilha', Torres e goleiro herói por um dia na rodada#2

Atacante brasileiro se destaca com golaço e drible, centroavante espanhol iguala recorde de gols no torneio, e camisa 1 do Taiti vibra mesmo goleado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Mickael roche penalti, Espanha x Taiti (Foto: AP)Roche: agradecimento aos céus após a Espanhaperder um pênalti com 8 a 0 no placar (Foto: AP)

"Neymaravilha", "gênio", "fantasia"... Contando os dias para ver Neymar em ação pelo Barcelona, a imprensa espanhola não poupou elogios à atuação do atacante na última quarta-feira. O camisa 10 da Seleção fez um golaço e, com direito a drible no meio de dois adversários, ainda foi garçom de Jô na vitória brasileira por 2 a 0 sobre o México, no Castelão. O craque foi o destaque da segunda rodada da Copa das Confederações e comandou o Brasil à classificação antecipada para a semifinal da competição. Mas o brilho do jogador não ofuscou outros dois coadjuvantes de luxo: Fernando Torres, camisa 9 da Espanha, e Mikael Roche, número 1 do Taiti.

Os dois compartilharam momentos: foram adversários no mesmo palco, o Maracanã, e terminaram o jogo comemorando. Só que a vibração de um dos lados não tinha o apelo racional. Era emoção. Mikael Roche, goleiro do Taiti de 30 anos, entrou em campo pela primeira vez na Copa das Confederações (contra a Nigéria, o titular da posição foi Samin). Sofreu dez gols, um deles num frangaço. Mas também fez grandes defesas. Ainda viu um pênalti explodir em seu travessão e festejou como se tivesse marcado um gol. Conquistou a torcida, e deixou o estádio como herói por um dia para os brasileiros.


Já para Fernando Torres, tudo conspirou a favor: foi titular graças ao fato de a Espanha poupar sua equipe principal, e ainda por cima teve pela frente o frágil Taiti. O centroavante fez quatro (veja no vídeo ao lado) no massacre espanhol por 10 a 0, a maior goleada da história do torneio. E o camisa 9 se tornou o maior artilheiro em um só jogo da Copa das Confederações ao lado de outros dois jogadores. Ele igualou a marca de Blanco, do México, e Al-Otaibi, da Arábia Saudita, que também balançaram as redes quatro vezes cada um em partidas da competição em 1999.

E a mística do centésimo jogo voltou a atacar na Copa das Confederações. Depois de Pirlo deixar o seu contra o México ao completar cem jogos pela Itália, nesta rodada foi a vez de Forlán fazer o mesmo ao atingir a marca pelo Uruguai. No primeiro jogo da competição na Fonte Nova, o camisa 10 uruguaio fez o gol que deu a vitória por 2 a 1 sobre a Nigéria.


PACOTAO_COPA_#02 (Foto: Infoesporte)
PERSONAGEM (Foto: Infoesporte)

Neymar pode ter sido o craque, mas quem mais chamou a atenção na rodada foi o goleiro do Taiti. Corajoso, desajeitado e figura, Mikael Roche ganhou a torcida brasileira ao comemorar pequenos momentos de insucessos da Espanha durante a goleada sofrida por 10 a 0. Primeiro, defendeu no cantinho uma cobrança de falta de David Villa, ajoelhou e pediu o apoio do público no Maracanã. Depois, quando Fernando Torres cobrou o pênalti no travessão, ergueu os braços e apontou para o céu. Vibração quando o placar já era 8 a 0.

GOLACO (Foto: Infoesporte)

Ele de novo. Depois de fazer o gol mais bonito da primeira rodada da Copa das Confederações, Neymar voltou a brilhar no quesito beleza para estufar a rede adversária. Quando Rodríguez cortou mal o cruzamento de Daniel Alves, o camisa 10 da Seleção não perdoou. Com um pancada de dentro da área, numa bola difícil de pegar de primeira, o atacante mandou no cantinho de Corona, indefensável, e abriu o caminho para a vitória brasileira por 2 a 0 sobre o México, no Castelão.

MICO (Foto: Infoesporte)

Vergonha? Para quê? David Luiz não se intimidou diante de 50.791 pessoas no Castelão. Durante a vitória por 2 a 0 sobre o México, o zagueiro da Seleção sofreu um corte no nariz em dividida cabeça com cabeça com Thiago Silva. Entre saídas e voltas ao gramado, o camisa 4 do Brasil foi atendido pelos médicos mais de uma vez. O sangramento custou a estancar e deixou o uniforme do jogador todo sujo. Ele teve que trocar de roupa, mas não quis ir para o vestiário e ficou só de cueca à beira do campo.

Header Pacotão drible (Foto: Editoria de Arte)

Neymar também deu show de habilidade no quesito drible. Em sua melhor partida sob o comando de Felipão, o camisa 10 do Brasil infernizou a defesa adversária na vitória por 2 a 0 sobre o México, no Castelão. No segundo gol, o craque passou entre dois adversários na ponta esquerda, gingou para enganar mais um que estava na cobertura e deu a assistência precisa para Jô fechar o placar e carimbar a classificação da Seleção à semifinal.


Header Pacotão gol mais perdido (Foto: Editoria de Arte)
Um lance da derrota por 4 a 3 para a Itália ainda vai ficar um tempo atormentando os jogadores da seleção japonesa. Melhor em campo, o time asiático abriu 2 a 0 na Arena Pernambuco. No segundo tempo, permitiu a virada, empatou o jogo, e teve a chance de ouro de passar à frente no placar faltando nove minutos para o fim. Okazaki pegou uma sobra na área e chutou na trave. No rebote, a bola voltou na cabeça de Kagawa, sem goleiro à frente. Mas o camisa 10, atrapalhado pelo marcador, testou para o chão. A bola quicou, subiu e explodiu no travessão. Na sequência, a equipe levou o quarto gol e foi eliminada do torneio.

Header Pacotão sarrafo (Foto: Editoria de Arte)
Guardado e Torres não aliviaram para Neymar. Pouco depois de abrir o placar na vitória do Brasil por 2 a 0 sobre o México, no Castelão, o craque foi alvo de duas pancadas fortes ao tentar puxar um contra-ataque. Na disputa em velocidade, levou um carrinho violento de Guardado e ficou estirado em campo. Torres veio depois: na corrida, pulou sobre o atacante, mas deixou o calcanhar nas costas do camisa 10 da Seleção. Um sarrafo em dose dupla que não intimidou o atacante.

FRANGO (Foto: Infoesporte)
Apesar de ser um dos destaques da rodada, o goleiro do Taiti não escapou de ser lembrado também pelo lado negativo na goleada sofrida por 10 a 0 na Arena Pernambuco. Num lançamento de David Silva para David Villa, o atacante saiu na cara do gol, em posição de impedimento ignorada pela arbitragem. Mesmo assim, Roche deixou a sua meta e chegou primeiro na bola. Ele só não contava errar o movimento e deixar a redonda passar por baixo de seus braços, permitindo ao espanhol marcar o sétimo da Fúria. Sem querer, o camisa 1 manteve o país no topo do quesito, já que na estreia Samin também engoliu o maior frango entre os quatro jogos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/06/pacotao-neymaravilha-torres-e-goleiro-heroi-por-um-dia-na-rodada2.html