quinta-feira, 30 de maio de 2013

Sharapova encaminha vitória, mas chuva em Paris adia jogo para sexta

Depois de levar primeiro set contra Eugenie Bouchard, russa vencia o segundo por 4/2 quando partida da 2ª rodada de Roland Garros foi interrompida

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Maria Sharapova segunda rodada Roland Garros chuva (Foto: AFP)Sharapova se protege da chuva (Foto: AFP)

Maria Sharapova terá que jogar por mais um dia para buscar a classificação para a terceira rodada de Roland Garros. Por causa da chuva em Paris, o duelo desta quinta entre a número 2 do mundo e a canadense Eugenie Bouchard foi interrompido no final do segundo set e só será retomado nesta sexta-feira.

 A russa venceu o primeiro set por 6/2 e estava levando também a segunda parcial por 4/2.

A chuva atrapalhou a maioria dos confrontos desta quinta, e não podia ser diferente com o jogo de Sharapova. Na hora em que ela conquistou a segunda quebra na partida, a chuva apertou e forçou a interrupção do jogo. Após uma longa espera, a russa voltou à quadra sem dar chances para a adversária e saiu na frente.

No segundo set, a russa foi vítima dos próprios erros não forçados. Na parcial anterior, por exemplo, ela cometera 14 contra nove da canadense. Desperdiçando alguns pontos dessa forma, a número 2 do mundo foi quebrada logo depois de vencer um game de serviço da oponente: 2/2. Mas ao mesmo tempo ela dominava outros pontos soltando bolas vencedoras, e se colocou mais uma vez à frente do placar com a quarta quebra no jogo: 4/2. Quando Bouchard tinha o game point no sétimo game, a partida foi novamente paralisada por causa de chuva. E dessa vez Sharapova e a canadense deixaram a quadra para voltar somente nesta sexta-feira.

Quem passar enfrenta na terceira rodada a chinesa Jie Zheng, que derrotou a americana Melanie Oudin por 6/3 e 6/1. A partida será realizada neste sábado.

Confira os principais resultados desta quinta-feira:

Kristina Mladenovic (FRA) 0 x 2 Samantha Stosur (AUS) - 6/4 e 6/3
Annika Beck (ALE) 0 x 2 Victoria Azarenka (BLR) - 6/4 e 6/3
Na Li (CNH) 1 x 2 Bethanie Mattek-Sands (EUA) - 5/7, 6/3 e 6/2


Maria Sharapova segunda rodada Roland Garros (Foto: EFE)Sharapova terá que voltar à quadra nesta sexta para continuar duelo contra Bouchard (Foto: EFE)

FONTE:

Após ataque de Gulbis, Andy Murray admite ser 'chato' em entrevistas

Outro alvo de Ernests Gulbis, Roger Federer diz que rival tem alguma razão, mas afirma que o fato de os jogadores se respeitarem no circuito é positivo

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Andy Murray contra Granollers Masters 1000 de Roma (Foto: AFP)Andy Murray reconheceu ser 'chato' (Foto: AFP)

Ernests Gulbis foi ao ataque. Em entrevista ao “L’Equipe”, o letão não poupou críticas aos quatro melhores jogadores do mundo. “Honestamente, são chatos”, afirmou. Um deles, porém, não apresentou defesa. Nesta quinta-feira, Andy Murray assumiu não ser tão interessante em suas coletivas de imprensa após os jogos.

- Como atleta, tudo o que faço é tentar ser o melhor que posso. As pessoas gostarem ou não de você é irrelevante. Mas, para ser honesto, ao longo dos anos eu encontrei dificuldades de me abrir e causar gargalhadas em coletivas ou entrevistas. Eu sempre tento dar respostas honestas, mas elas são chatas. Você não vê o que as pessoas realmente são em frente à TV. É muito fácil ser falso e mentiroso na câmera. Mas contar piadas e ser divertido todo o tempo não é tão difícil. Se você vai ser verdadeiro e dizer coisas como elas são, isso é muito mais difícil – disse o número 2 do mundo, em entrevista à revista “GQ”.

Roger Federer, outro alvo de Gulbis, também preferiu não responder aos ataques. O letão, que criticou a imagem de “suíço perfeito”, tem uma certa razão, diz o 3º melhor do ranking da ATP.

- Eu entendo isso. Nossas entrevistas nem sempre são as mais animadas. Mas isso não é só culpa nossa, esse é o sistema. Sempre após as partidas, temos de ir às coletivas. Mas você não pode dizer o que não gosta de alguém sem ser criticado por muitas pessoas. Então, todos são muito cuidadosos. Por outro lado, eu acho legal o fato de nos tratarmos com respeito.

Eliminado na segunda rodada em Roland Garros, Gulbis não poupou seus rivais. O letão, filho do terceiro homem mais rico de seu país, criticou a postura dos quatro melhores do mundo – além de Murray e Federer, Novak Djokovic e Rafael Nadal foram atacados.

- Eu respeito Roger (Federer), Rafael (Nadal), Novak (Djokovic) e (Andy) Murray, mas, para mim, todos os quatro são jogadores chatos. As entrevistas deles são chatas. Honestamente, eles são chatos. Eu vou ao YouTube para ver suas entrevistas. Eu paro rápido. É uma piada. Foi Federer quem começou essa moda.

 Ele tem uma imagem de perfeito suíço. Eu repito: respeito Federer, mas não gosto que jovens jogadores tentem imitá-lo. Quando eu os ouço respondendo como Roger, eu sou atingido com respostas como: “Eu tive mais sucesso em alguns momentos e por isso venci”. Quando eu venço, eu mando o cara do outro lado da rede para casa. Essa é a realidade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/apos-ataque-de-gulbis-andy-murray-admite-ser-chato-em-entrevistas.html

Federer pode enfrentar só tenistas da França até decisão em Roland Garros

Caso derrote Benneteau nas oitavas, suíço tem chance de pegar Simon, Tsonga e Monfils na sequência do Grand Slam disputado em Paris

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Por onde passa, Roger Federer sempre é muito ovacionado e ganha o apoio dos torcedores em qualquer país, mas ele pode correr o risco de perder parte da torcida local nos próximos quatro compromissos possíveis em Paris. Isso porque o ex-número 1 do mundo pode ter pela frente quatro tenistas franceses até a decisão de Roland Garros. O primeiro adversário será o da terceira rodada, Julien Benneteau, na sexta-feira. A chave do suíço ainda conta com Gilles Simon, Jo-Wilfried Tsonga e Gael Monfils.

Montagem Adversários Federer Roland Garros (Foto: Editoria de Arte)Além de Benneteau, podem entrar no caminho de Federer: Simon, Tsonga e Monfils (Foto: Editoria de Arte)

Federer não passou por dificuldades nos dois primeiros jogos em Paris. Reconhecendo a facilidade com que teve para ganhar as partidas contra o espanhol Pablo Carreno-Busta e contra o indiano Somdev Devvarman, o suíço prevê um duelo duro e elucidativo na sexta-feira, contra Benneteau.

- Por enquanto estou jogando bem, mas a próxima partida será o grande teste. Vou poder ver então como estou exatamente. Nos dois primeiros jogos pude jogar um tênis agressivo porque tive as oportunidades.

Não fui passivo e isso é bom. Mas saberei muito mais depois do confronto contra Benneteau. Vou trabalhar com meus técnicos para ver o que deve ser mudado. Não que eu não o tenha vencido antes, mas é verdade que ele me dá problema em quadra. Cabe a mim achar a solução. Estou ansioso para enfrentá-lo, é um bom desafio.

Roger Federer Roland Garros (Foto: Getty Images)Federer atende a pedido de autógrafos da torcida
em Roland Garros (Foto: Getty Images)

Benneteau conseguiu vaga na terceira rodada após batalhar durante cinco sets para bater o alemão Tobias Kamke (#72), tirando forças após tomar um "pneu" (6/0) e garantindo a classificação com as parciais de 7/6(9), 7/5, 5/7, 0/6 e 6/4. Na estreia ele passou pelo lituano Ricardas Berankins. O 32º do ranking mundial ainda foi o vencedor do último duelo com Federer, derrotando-o no ATP de Rotterdam, na Holanda, por 6/3 e 7/5, em fevereiro.

Se passar por Benneteau, Federer pode pegar Simon, que joga contra o americano Sam Querrey, nas oitavas de final. Nas quartas, Tsonga é o favorito para sair vencedor do confronto contra o compatriota Jeremy Chardy nas oitavas e mais à frente se encontrar com Federer. Nas semifinais, o suíço pode pegar um Monfils que vem surpreendendo, principalmente depois de estrear já derrotando o cabeça de chave nº 5 Tomas Berdych e em seguida eliminar o letão Ernests Gulbis, algoz do brasileiro Rogério Dutra da Silva, o Rogerinho.

Confira os confrontos da terceira rodada da chave de Federer:

Gael Monfils (FRA) x Tommy Robredo (ESP)
Andreas Seppi (ITA) x Nicolás Almagro
Milos Raonic (CAN) x Kevin Anderson (AFS)
Feliciano López (ESP) x David Ferrer
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) x Jeremy Chardy (FRA)
Viktor Troicki (SER) x Marin Cilic (CRO)
Gilles Simon (FRA) x Sam Querrey (EUA)
Julien Benneteau (FRA) x Roger Federer (SUI)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/federer-pode-enfrentar-so-tenistas-da-franca-ate-decisao-em-roland-garros.html

http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/em-sete-dias-no-twitter-federer-conquista-os-fas-e-ja-passa-sharapova.html

Ernests Gulbis, eliminado na segunda rodada em Roland Garros, atacou Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray em entrevista

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Ernests Gulbis não foi tão longe em Roland Garros. Depois de eliminar o brasileiro Rogério Dutra e Silva, o letão caiu para o francês Gael Monfils na segunda rodada da competição. O número 40 do mundo, porém, mostrou estar com a língua mais afiada que seus golpes dentro de quadra. Em entrevista ao jornal “L’Equipe”, não poupou críticas aos quatro melhores jogadores do circuito.

- Eu respeito Roger (Federer), Rafael (Nadal), Novak (Djokovic) e (Andy) Murray, mas, para mim, todos os quatro são jogadores chatos. As entrevistas deles são chatas. Honestamente, eles são chatos. Eu vou ao YouTube para ver suas entrevistas. Eu paro rápido. É uma piada. Foi Federer quem começou essa moda. Ele tem uma imagem de perfeito suíço. Eu repito: respeito Federer, mas não gosto que jovens jogadores tentem imitá-lo. Quando eu os ouço respondendo como Roger, eu sou atingido com respostas como: “Eu tive mais sucesso em alguns momentos e por isso venci”. Quando eu venço, eu mando o cara do outro lado da rede para casa. Essa é a realidade.

Ernests Gulbis primeira rodada Roland Garros (Foto: AFP)Ernests Gulbis não poupou críticas aos líderes do ranking (Foto: AFP)

Gulbis não liga para a fama de bad boy. O letão, de 24 anos, diz não ter problemas em ser conhecido por sua acidez fora de quadra.

- Eu não ligo. Eu não tenho interesse em ser legal. Dentro de quadra, é uma Guerra. Fora, sem problemas. Eu tenho uma boa relação com a maior parte dos jogadores. Mas eu quero dizer o que penso. E, se meu prognóstico é de que eu vou vencer a partida, eu não ligo de dizer.

O letão afirma que o tênis precisa ser “emotivo”. Por isso, pede que o esporte tome lições com uma modalidade que pouco tem a ver com a bolinha amarela.

- Eu queria que as entrevistas fossem como são no boxe. Tudo bem, talvez aqueles caras não sejam os mais brilhantes do mundo, mas quando eles encaram os outros na pesagem, eles dão o que o público quer: guerra, sangue, emoção. Tudo o que falta no tênis, onde tudo é limpo e branco, com apertos de mão políticos e algumas boas jogadas, enquanto as pessoas querem ver raquetes quebradas e ouvir palavrões em quadra.

Gulbis diz que apenas os líderes do ranking podem mudar isso. Para ele, nomes como Federer, Nadal, Djokovic e Murray poderiam dar mais emoção e justiça ao circuito.

- O sistema é muito burocrático. Seria preciso que os líderes concordassem em mudar algumas coisas. Mas eles preferem que os jogadores menores sejam tratados como lixo e que não tenham dinheiro suficiente para pagar treinadores melhores.

Apesar dos ataques aos líderes, Gulbis não tem um bom histórico contra os rivais. Até aqui, perdeu seus seis jogos para Nadal e seus cinco para Murray. Venceu Federer uma vez, mas perdeu outras duas. Diante de Djokovic, conseguiu um triunfo, mas levou a pior em outros quatro confronto

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/letao-nao-poupa-criticas-lideres-da-atp-honestamente-sao-chatos.html

Em sete dias no Twitter, Federer conquista os fãs e já passa Sharapova

Ex-número 1 da ATP chega a 260 mil seguidores em uma semana. Com mais de 12 milhões de fãs, suíço lidera a lista dos tenistas no Facebook

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Roger Federer passeia por Paris entre um jogo e outro de Roland Garros (Foto: Reprodução Twitter)Roger Federer passeia por Paris entre um jogo e
outro de Roland Garros (Foto: Reprodução Twitter)

Roger Federer completou nesta quinta-feira uma semana de conta criada no Twitter. Em apenas sete dias na rede social, o ex-número 1 do mundo já ultrapassou Maria Sharapova em número de seguidores e segue crescendo em ritmo acelerado em popularidade virtual. O suíço ainda está bem longe de nomes como Rafael Nadal e Serena Williams, mas já demonstra saber bem como se promover e como dialogar com os fãs no mundo dos 140 caracteres.

Federer entrou no Twitter no último dia 23 já de acordo com o espírito da rede social. O primeiro tweet do atual número 3 do mundo foi bastante humorado.
- Um passarinho (azul) me disse que o lugar para se estar é o Twitter, então aqui estou! - postou o tenista de 31 anos.

Desde então, Federer escreveu outras nove vezes na rede social. Agradeceu uma mensagem de boas-vindas de Sharapova, quem ele ultrapassou na terça-feira. Na manhã desta quinta, Federer aparece com quase 260 mil seguidores, enquanto a musa russa, cujo primeiro tweet foi em meados de janeiro, tem pouco mais de 246 mil fãs.

Tenistas Twitter Facebook
Federer 259.611 12.814.433
Nadal 4.333.647 11.597.893
Serena 3.719.254 1.450.471
Djokovic 1.844.976 2.946.250
Sharapova 246.867 10.057.124

Nesse tempo, o suíço já aproveitou bem o Twitter, inclusive brincando com a altura de 2,06m de John Isner e recebendo várias menções e replicações.

- Explodiu! Você pode me dizer como está o tempo aí em cima? - perguntou ironicamente o suíço de 1,85m após um tweet de contagem regressiva de Isner, sobre o tempo que o ex-número 1 levaria para ultrapassá-lo em número de seguidores.

O suíço também promoveu a participação dos fãs. Em uma votação popular, ele pediu para que os adeptos elegessem qual bandana usaria na estreia em Roland Garros. Entre as cores azul marinho e branca, os internautas elegeram a primeira. E o tenista cumpriu a promessa no domingo.

Roger Federer primeira rodada Roland Garros (Foto: Reuters)Federer estreia em Roland Garros com a bandana escolhida pelos internautas (Foto: Reuters)

Federer lidera no Facebook

Federer ainda tem uma caminhada longa até chegar ao topo da lista de tenistas mais famosas do Twitter. O líder é Nadal, com mais de 4,3 milhões de seguidores. Em seguida vem Serena, com mais de 3,7 milhões. Em terceiro aparece o sérvio Novak Djokovic, com 1,8 milhão de fãs.

No entanto, a história é outra no Facebook. O suíço ocupa a liderança com mais de 12,8 milhões. Nadal dessa vez é o segundo, com quase 11,6 milhões de curtidas na página oficial. E Sharapova é a terceira colocada, com mais de 10 milhões.

FONTR:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/em-sete-dias-no-twitter-federer-conquista-os-fas-e-ja-passa-sharapova.html

Djokovic não baixa ritmo após chuva e vence com 'pneu' em Roland Garros

Depois de interrupção no começo do segundo set, número 1 do mundo derrota Guido Pella com direito a 6/0 na parcial. Dimitrov é próximo oponente

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


A chuva voltou a aparecer em Paris no dia em que Novak Djokovic entraria novamente em quadra em Roland Garros. Diferentemente de terça-feira, quando foi antes da estreia, dessa vez ela caiu durante o duelo entre o número 1 do mundo e o argentino Guido Pella, válido pela segunda rodada do Grand Slam francês. Porém, o sérvio mostrou que não foi prejudicado pela paralisação da partida desta quinta-feira no começo do segundo set. Com direito a "pneu" (6/0) nessa parcial, Nole despachou o adversário com propriedade, por 3 sets a 0 (6/2, 6/0 e 6/2).

tênis novak djokovic roland garros (Foto: Agência EFE)Djokovic se classificou sem problemas para a terceira rodada de Roland Garros (Foto: Agência EFE)

Djokovic e Pella estavam fazendo um confronto equilibrado, mas isso durou somente até o quarto game de jogo. Daí para frente o líder do ranking conquistou onze games seguidos. A corrida lhe deu o primeiro set, fechado em 6/2 acelerando com um forehand na paralela, e um "pneu" inquestionável na parcial seguinte. No meio disso tudo a partida ainda fora interrompida por causa da chuva quando o sérvio tinha 3/0 no segundo set.

Novak Djokovic segunda rodada Roland Garros chuva (Foto: AP)Chuva segue atrapalhando compromissos de
Djokovic em Roland Garros (Foto: AP)

Pella voltou enfim a confirmar um serviço, no terceiro game, mas nada que fizesse Nole correr riscos de sofrer uma virada. Com uma quebra de vantagem conquistada no começo da parcial, o sérvio seguiu dominando o jogo e alcançou o triplo break e match point mais à frente. O argentino forçou duas vezes o saque, mas na última oportunidade de se manter vivo na disputa, ele cometeu uma dupla falta e deu de presente a classificação para o número 1.

O próximo adversário de Djokovic será o búlgaro Grigor Dimitrov, que passou pelo francês Lucas Pouille. A partida válida pela terceira rodada do Grand Slam francês será realizada neste sábado e marca uma revanche para o sérvio. O namorado da russa Maria Sharapova levou a melhor no último confronto entre os dois, eliminando o líder do ranking na segunda rodada do Masters 1.000 de Madri, no começo de maio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/djokovic-nao-baixa-ritmo-apos-chuva-e-derrota-argentino-em-roland-garros.html

Azarenka é prejudicada por chuva, mas supera alemã em Roland Garros

Tenista de Belarus faz 5/0, mas chuva interrompe partida. Na sequência, ela acaba avançando à terceira rodada com as parciais de 6/4 e 6/3

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Victoria Azarenka segunda rodada Roland Garros chuva (Foto: AP)Depois da chuva, Azarenka desperdiçou dois
games em que sacava para o set (Foto: AP)

A chuva desta quinta-feira em Paris prejudicou Victoria Azarenka na segunda rodada de Roland Garros, mas não foi suficiente para provocar uma eliminação precoce da tenista de Belarus. A ex-número 1 do mundo perdeu por duas vezes a chance de aplicar um "pneu" (6/0) para cima da alemã Annika Beck, de 19 anos, depois que a partida foi interrompida pela chuva e acabou se classificando para a terceira rodada com um placar mais acirrado, com as parciais de 6/4 e 6/3.

Azarenka rapidamente abriu 5/0 no primeiro set, mas a chuva, que também interrompeu o jogo de Novak Djokovic e Guido Pella, tirou o embalo da tenista de Belarus. Depois que a partida foi retomada, ela foi quebrada duas vezes e só foi fechar a parcial na terceira vez que sacava para o set. No segundo set, a atual 3ª do ranking teve mais dificuldades para bater a adversária, mas conquistou uma quebra de vantagem que lhe facilitou o caminho até a classificação.

Na terceira rodada em Roland Garros, Azarenka vai jogar no sábado contra a francesa Alize Cornet, que derrotou a espanhola Silvia Soler-Espinosa por 6/1 e 6/3.

Victoria Azarenka segunda rodada Roland Garros (Foto: EFE)Confronto acabou sendo mais acirrado do que na parte anterior à chuva (Foto: EFE)

FONTE:

Cruzeiro anuncia a contratação do ponteiro venezuelano Luis Diaz

Jogador é o quinto e último reforço da equipe de vôlei para a próxima temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte


Luis Dias vôlei do Cruzeiro (Foto: Ángel Colmenares)Venezuelano Luis Dias já jogou no Brasil, em 2002,
pelo Suzano (Foto: Ángel Colmenares)

O time de vôlei do Cruzeiro anunciou a última contratação para a composição do elenco que disputará a temporada 2013/2014. Trata-se do ponteiro venezuelano Luis Diaz, que na última temporada estava na Turquia, defendendo o Halkbank Ankara, onde foi campeão europeu.

Esta não será a primeira passagem do jogador pelo Brasil. Quando tinha 17 anos, em 2002, ele defendeu o Suzano. Depois, se transferiu para o Japão e, em seguida, foi para o vôlei europeu, fazendo carreira em times da Itália, Espanha e Turquia. Agora, retorna ao país para disputar o campeonato que, segundo ele, é um dos mais fortes do mundo.

- Jogar no Brasil será um grande desafio, pois é um dos campeonatos mais fortes do mundo, com jogadores muito bons, atletas de seleção brasileira. Mas o Cruzeiro tem um time muito competitivo, visto que chegou à final por três anos consecutivos. Isso me motiva para chegar fazendo um bom trabalho e dar o meu melhor para ajudar a equipe – disse em entrevista ao site oficial do clube.

Ele também comentou sobre o fato de voltar a ser comandado por Marcelo Mendez, que já treinou o jogador no Palma de Mallorca, da Espanha.

- Estou muito feliz por ter a oportunidade de jogar novamente com o Marcelo (Mendez). Ele é um excelente treinador, muito inteligente, experiente e que trabalha muito bem a parte tática. Quero poder aprender bastante com ele de novo e contribuir para o sucesso da equipe.

Luis Dias é o quinto e último reforço do Cruzeiro para a próxima temporada. Além dele, o time anunciou as chegadas dos centrais Éder e Isac, do levantador Vinhedo e do oposto PV.

Ficha técnica:
Nome completo: Luis Augusto Diaz Mayorca
Data de nascimento: 20/08/1983 (Maracay-Venezuela)
Altura: 2,05 m
Peso: 82 kg


Principais clubes: Suzano-BRA (2002-2003); Club Voleibol Pòrtol-ESP (2004-2006); Callipo Sport-ITA (2006-2007); Pallavolo Padova-ITA (2007-2008); Callipo Sport-ITA (2008-2009); Pallavolo Modena-ITA (2009-2011); Callipo Sport-ITA (2011-2012); Halkbank Ankara-TUR (2012-2013); Sada Cruzeiro (05/2013).


Títulos pela seleção venezuelana: Jogos Panamericanos 2003; Jogos Bolivarianos 2005


Títulos por clubes: Campeonato Espanhol 2005/2006; Copa do Rei da Espanha 2004/2005 e 2005/2006; Copa CEV (Confederação Europeia de Vôlei) 2012/2013.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/05/cruzeiro-anuncia-contratacao-do-ponteiro-venezuelano-luis-diaz.html

Kalil pede 'espírito de guerra' no Galo no jogo contra o Tijuana, esta noite

Presidente destaca a concentração dos jogadores para a partida que pode levar o time à semifinal da Libertadores. SporTV transmite a partir das 21h30

Por SporTV.com São Paulo



Depois de conseguir um ótimo resultado no México na última semana, quando empatou com o Tijuana por 2 a 2, depois de estar perdendo por 2 a 0, o Atlético-MG entra em campo na noite desta quinta-feira, às 22h (de Brasília), para confirmar o seu favoritismo e avançar à semifinal da Taça Libertadores – o SporTV abre a sua transmissão às 21h30. Conhecedor da importância que a partida tem para o clube mineiro, o presidente Alexandre Kalil pediu que o time entre em campo com “espírito de guerra” para enfrentar os mexicanos no estádio Independência.

- Hoje o espírito é de guerra. Sabemos que é uma decisão, tem o frio na barriga. O oba-oba a gente deixa por conta da torcida. Internamente, estamos preparando o espírito para um jogo especial. Os jogadores estão concentrados há três dias, porque hoje temos, no bom sentido, uma batalha – ressaltou Kalil, durante entrevista ao “Arena SporTV”.


Alexandre kalil atlético-mg cruzeiro final (Foto: Daniel Oliveira / Agência Estado)Alexandre Kalil pede 'espírito de guerra' contra o Tijuana nesta noite (Foto: Daniel Oliveira / Agência Estado)

O Galo tem ampla vantagem para o duelo. Além de contar com o resultado obtido no jogo de ida, que dá ao time a possibilidade de classificação mesmo se empatar por sem gols ou em 1 a 1, o time comandado por Cuca tem ao seu lado o retrospecto quando atua no Independência.

Desde que o estádio, localizado no bairro do Horto, em Belo Horizonte, foi reinaugurado no ano passado, o time alvinegro jogou lá 34 vezes. E está invicto. São 27 vitórias e sete empates. Por isso a torcida atleticana cunhou a expressão “caiu no Horto, ta morto”. Mas Kalil não se ilude. Preferiu não falar com os jogadores nos últimos dias, dando aos atletas a intimidade que a concentração proporciona.

- Muito ajuda quem pouco atrapalha. É um momento muito íntimo deles, que é fruto exclusivo da comissão técnica e dos jogadores. Sabemos que a parte que nos cabe está muito bem feita, organizada. E eles é que são os heróis, largaram as suas famílias. Eu não larguei a minha casa, os diretores também não. Eles é que estão confinados. E eles têm uma corrente, uma união, uma pegada. E a intimidade dos jogadores, nesse momento, é importante ter que ser preservada.


   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2013/05/kalil-pede-espirito-de-guerra-no-galo-no-jogo-contra-o-tijuana-esta-noite.html#canal-sportv

Carrascas americanas dão aulas a jovens promessas do futebol brasileiro

Bicampeãs mundiais e olímpicas Julie Foudy e Brandi Chastain passaram por São Paulo e foram só elogios às jovens jogadoras

                                              Por SporTV.com São Paulo, SP


O Brasil contou nesta semana com a presença de duas verdadeiras carrascas. As ex-jogadoras da seleção americana de futebol Julie Foudy e Brandi Chastain, campeões olímpicas diante do Brasil em Atenas, na Grécia, em 2004, participaram de uma série de clínicas esportivas em São Paulo, e ficaram impressionadas com a habilidade das jovens brasileiras.

- Elas são muito boas, realmente boas. Nos Estados Unidos temos muitas garotas jogando, mas elas não jogam dessa maneira. Aqui, elas carregam a bola, driblam cinco ou seis adversárias. Eu queria que a gente tivesse meninas assim - ressalta Julie Foudy, bicampeã olímpica e mundial, que faz parte do Salão da Fama do esporte.

  Brandi Chastain lembrou que, apesar da força do futebol feminino nos Estados Unidos, as jogadoras não convivem rodeadas de craques como no Brasil.

Brandi Chastain, ex-jogadora de futebol dos EUA (Foto: Reprodução SporTV)Brandi Chastain ficou animada com o potencial dasjovens brasileiras (Foto: Reprodução SporTV) 

- É uma ótima experiência para mim como jogadora dos Estados Unidos, porque não cresci assistindo a futebol na televisão ou cercada de grandes craques o tempo todo. Então, estou muito animada e há grandes talentos entre essas garotas.
Foundy revelou inclusive que foi questionada em seu país pelo fato de vir ao Brasil para ensinar as brasileiras.

- Algumas americanas nos perguntam: "porque vocês estão indo ao Brasil para ensiná-las?" Brincadeira… Realmente, um dia elas podem nos vencer.

Chastain destaca que o importante é dar força às jovens para que possam se dedicar ao futebol.

- A razão que nos traz aqui é encorajar mais garotas a jogar futebol e mostrar ao público que meninas também jogam bola.

 Isso é importante. Elas podem marcar gols, mas também podem aprender o espírito da liderança, o espírito de equipe e servir à comunidade.


Em 2004, em Atenas, o Brasil perdeu para as americanas na prorrogação, por 2 a 1. Quatro anos depois, em Pequim, na China, novamente na prorrogação, as brasileiras perderam a medalha de ouro com derrota por 1 a 0. O próximo compromisso da seleção feminina é em 22 de setembro, na Copa da Suíça, diante da Nova Zelândia. O time vencedor enfrenta China ou África do Sul.

.
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/carrascas-americanas-dao-aulas-jovens-promessas-do-futebol-brasileiro.html#canal-sportv

Seleção de vôlei aposta em gigante de 2,17m no reencontro com Rússia

Renan é uma das novidades do time de Bernardinho, que encara algozes das Olimpíadas, em Moscou, antes da estreia na Liga Mundial

Por SporTV.com Rio de Janeiro



A seleção brasileira masculina de vôlei não disputa um jogo oficial desde que perdeu a medalha de ouro para a Rússia, na final das Olimpíadas de Londres, em 12 de agosto do ano passado. O retorno às competições oficiais será pela Liga Mundial, no dia 7 de junho, contra a Polônia. Antes disso, o Brasil tem um reencontro marcado com os algozes de 2012, que superaram o time de Bernardinho com uma vitória de virada e grande atuação de Muserskiy, de 2,18m. Agora, o time de Bernardinho também contará com um gigante: Renan Buiatti, de 2,17m, uma das novidades no grupo que embarcou na noite de quarta-feira para Moscou (assista ao vídeo).

O oposto é um retrato da renovada equipe de Bernardinho, que mudou bastante desde o ano passado.

 Depois da prata em Londres, Rodrigão, Giba, Serginho e Ricardinho aposentaram a camisa amarela. A ausência de Murilo e Sidão, machucados, abriu ainda mais espaço para jovens jogadores que buscam um espaço na seleção. Renan, de apenas 21 anos, quer abraçar a chance, mas admite que vive um momento de expectativa.

- A gente fica um pouco ansioso  - disse.

Renan, Seleção, vôlei (Foto: Reprodução/SporTV)Renan, de 2m17, chama atenção mesmo ao lado de jogadores altos do Brasil (Foto: Reprodução/SporTV)

O jogador, que defendeu o São Bernardo na última Superliga, vai vestir a camisa do Sesi na temporada 2013/2014. Por onde passa, ele chama atenção pela altura, mesmo ao lado dos companheiros, que também são altos - Renan é o maior jogador a defender o Brasil até hoje.

A seleção fará dois amistosos contra a Rússia, neste fim de semana, e seguirá de Moscou para a Varsóvia, onde estreia na Liga Mundial, contra a Polônia, no dia 7. De lá, o time viaja direto para a Argentina, onde volta a jogar antes da terceira etapa, no Brasil. O confronto com os russos será um grande teste. Para Wallace, o que aconteceu nas Olimpíadas é página virada.

- Encaro com naturalidade. Passou, aquilo não volta mais. Vamos tentar entrar o mais concentrado possível para conseguir uma vitória - afirmou.

Assista a outros vídeos do "SporTV News"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/selecao-de-volei-aposta-em-gigante-de-217m-no-reencontro-com-russia.html

Renovado, Sesi-SP apresenta equipe feminina para a próxima temporada

Time paulista perde Tandara, mas contrata Pri Daroit, Suellen e Ivna

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo


Com as jogadoras a serviço da seleção brasileira, o Sesi-SP não fez uma apresentação oficial de sua equipe feminina. Por isso, o clube paulista usou as redes sociais para mostrar suas caras novas para a próxima temporada. Quarto colocado na Superliga passada, a equipe se despediu de nomes como Tandara (em negociação com o Campinas), mas manteve Dani Lins, Fabiana e Bia, uma das revelações da competição.

Além delas, o Sesi-SP anunciou a contratação da ponteira Pri Daroit e da líbero Suellen, que estavam no Campinas; Ivna, ex-Osasco; Neneca, destaque do Rio do Sul; e Ju Costa, que estava no Azerbaijão.

Sesi vôlei time posado (Foto: Divulgação / Sesi)Sesi-SP apresenta sua equipe para a nova temporada (Foto: Divulgação / Sesi)

Confira a equipe do Sesi-SP para a temporada:

Ponteiras:
Suelle
Pri Daroit
Ju Costa
Mari Cassemiro
Dayse


Centrais:
Fabiana
Francine
Bia
Barbara


Opostos:
Ivna
Neneca
Mariele


Levantadoras:
Dani Lins
Carol Albuquerque
Ana Clara


Líberos:
Suelen
Juliana Paes


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/renovado-sesi-sp-apresenta-equipe-feminina-para-proxima-temporada.html

Invictas, Talita e Maria Elisa vão às semifinais da Copa do Mundo de praia

vôlei 

Brasileiras vencem dois jogos nesta quinta e agora encaram australianas

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Maria Elisa vence o bloqueio (Foto: FIVB/Divulgação)Maria Elisa vence o bloqueio (Foto: FIVB/Divulgação)

Talita e Maria Elisa estão nas semifinais da Copa do Mundo de Vôlei de Praia. Nesta quinta-feira, a dupla brasileira superou parcerias de República Tcheca e Alemanha e, invicta, garantiu o primeiro lugar do Grupo A do torneio. Nesta sexta-feira, as atletas da seleção verde-amarela voltam à quadra montada no Parque do Taquaral, em Campinas, em busca de uma vaga na decisãodiante das australianas Bawden e Clancy. Na outra chave, as medalhistas olímpicas Kessy e Ross encaram as alemãs Holtwick e Semmler. O SporTV transmite os confrontos a partir das 13h30m (de Brasília).

No primeiro duelo do dia, Talita e Maria encararam suas algozes nos Jogos de Londres. Diante de Kolocova e Slukova, as brasileiras não deram margem para erro desta vez. Em apenas 34  minutos, derrotaram as tchecas em duplo 21/12.

- Eu sempre vou lembrar daquele jogo. Foi a primeira vez que jogamos contra elas depois de Londres e entramos muito atentas para não deixar que elas gostassem do jogo e que o que aconteceu em Londres se repetisse. Acho que a cada jogo contra elas entrarei com mais raiva e mais determinação. Mas são águas passadas. Aqui é um outro torneio e nosso objetivo é vencer, independente do que aconteceu - disse Talita.

No confronto que definiria o primeiro lugar da chave e, teoricamente, garantiria um cruzamento melhor nas semifinais, Talita e Maria superaram as alemãs Holtwick e Semmler. Após um primeiro set duro, as brasileiras fecharam a segunda parcial com tranqüilidade e confirmaram a campanha invicta, sem perder sets: 22/20 e 21/14.

Talita comemora vitória (Foto: FIVB/Divulgação)Talita comemora mais uma vitória na Copa do Mundo de vôlei de praia (Foto: FIVB/Divulgação)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/invictas-talita-e-maria-elisa-vao-semifinais-da-copa-do-mundo-de-praia.html

Alison/Emanuel vence venezuelanos e se aproxima das semifinais na Copa

Dupla tem duas vitórias na fase de grupos, assim como letões Plavins/Smedins

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP


vôlei de praia Emanuel Campinas (Foto: FIVB)Emanuel no ataque em Campinas (Foto: FIVB)

Alison e Emanuel conquistaram mais uma vitória na fase final da Copa do Mundo de Vôlei de Praia. Nesta quinta-feira, em jogo válido pelo Grupo A, os campeões mundiais derrotaram os venezuelanos Jackson e Leon por 2 set a 0, em parciais de 21/17 e 21/16, e deram mais um passo rumo às semifinais da competição. A classificação será definida apenas nesta sexta-feira, quando os brasileiros entram em quadra duas vezes.

- Jogamos bem, com um grande equilíbrio durante a partida e, nos momentos em que eles mudaram a estratégia, soubemos controlar. Isso mostra a experiência que o nosso time está tendo. Estou feliz porque o sol saiu e o público veio até aqui, aproveitando o feriado para torcer por nós. Espero que o sol continue firme e que a gente continue jogando como foi nesta quinta - disse Emanuel.

- A Venezuela está de parabéns pelo ótimo trabalho que está fazendo. Está liderando as disputas no Circuito Sul-Americano, junto com o Brasil, e merece todo nosso respeito. Nossa maior superação neste início de torneio tem sido jogar contra times que não conhecemos muito bem. Mas temos conseguido nos adaptar a cada jogo - avaliou Alison.

Nesta quinta, os medalhistas olímpicos estrearam com vitória sobre os japoneses Aoki e Ogawa por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/10. Na sexta-feira, os adversários serão os suíços Chevallier e Gabathuler e Plavins e Smedins, bronze nos Jogos de Londres. Os letões, que somam duas vitórias até o momento, assim como os brasileiros, são os principais adversários na briga por vaga nas semifinais da Copa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/alisonemanuel-vence-venezuelanos-e-se-aproxima-das-semifinais-na-copa.html

Brasil vence Rússia e termina invicto a fase de classificação em Montreux


Seleção consegue o terceiro triunfo em três jogos sem ceder um set sequer

Por GLOBOESPORTE.COM Montreux, Suíça



Em sua melhor apresentação no Torneio de Montreux, o Brasil venceu a Rússia e terminou a fase de classificação da competição com a melhor campanha do Grupo A. Assim como nas partidas contra a Suíça e a China, a seleção não cedeu um set sequer ao adversário. Nesta quinta-feira, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães mostraram mais entrosamento, sobraram nos dois primeiros sets, tiveram um bom teste de exigência no último e comemoram mais uma vez: 3 a 0, parciais de 25/14, 25/20 e 25/23.

Pela terceira vez seguida, a maior pontuadora do confronto foi a ponteira Pri Daroit, com 17 acertos. Com dores no ombro direito, a campeã olímpica Tandara foi poupada. Pelo lado russo, Isaeva, com 11 pontos, foi o principal destaque. Nesta sexta-feira, a equipe folga e aguarda pela definição do adversário na semifinal, que será disputada no sábado, às 13h30m (de Brasília), com transmissão do SporTV.

O jogo

Consistente na recepção e com Dani Lins trabalhando bem com as centrais, o Brasil não demorou a abrir 10/4. Fernanda Garay passava pelo bloqueio e maltratava a defesa da Rússia. Pri Daroit também encontrava espaços e ajudava a equipe a deslanchar no marcador (18/11). Até que o bloqueio eo time adversário, que não contava com nenhuma jogadora do elenco que disputou os Jogos de Londres, começou a funcionar. Foi o suficiente para Zé Roberto pedir tempo. Na volta, a equipe  seguiu ditando o ritmo do jogo e fechou o primeiro set com um ace de Pri Daroit: 25/14.

russia x volei Montreaux Volley Masters  (Foto: Divulgação/Montreaux Volley Masters )Natalia Malykh não passa pelo bloqueio de Adenízia e Pri (Foto: Divulgação/Montreaux Volley Masters )

A tranquilidade continuou na parcial seguinte. Sem muita resistência, a seleção fez 7/1. As jovens russas se esforçavam para tentar diminuir o prejuízo. Contou com os erros brasileiros e um ace para se aproximar (9/6). Mas, pecando muito na definição dos ataques, a Rússia via Adenízia crescer no jogo (20/14). Ainda assim, o time não se abateu e voltou a esboçar uma reação. O Brasil voltou a se acertar e, com um bloqueio de Fê Garay, fez 2 a 0: 25/20. 

A Rússia foi para o tudo ou nada. Forçava mais o saque com a oposto Isaeva e arrancava o sorriso do rosto das brasileiras. Em seu melhor momento na partida, ela e suas companheiras abriram 6/3. A seleção já não jogava com a velocidade de antes. Mesmo assim, conseguiu a virada (9/8).  Com a passagem de Isaeva pelo saque, as russas retomaram o comando do placar (14/13) e encontraram nas jogadas de meio de rede um bom caminho para se manter na frente. Até que Pri Daroit conseguiu dois pontos seguidos e roubou a liderança (21/19). As adversárias empataram.
 Mas foi o Brasil que chegou ao match point primeiro. Um saque para fora da Rússia garantiu a terceiro vitória das comandadas de Zé Roberto: 25/23.
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/brasil-vence-russia-e-termina-invicto-fase-de-classificacao-em-montreux.html

Justiça suspende Brasil x Inglaterra; CBF diz ter laudos, e governo recorre

Rio de Janeiro diz que 'falha burocrática' não enviou laudo da PM que comprova cumprimento das regras

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Uma liminar da Justiça suspendeu nesta quinta-feira o amistoso entre Brasil e Inglaterra, domingo, no Maracanã, por "considerar que o estádio não oferece segurança para o público", após pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro. A informação foi publicada pelo jornal "Estado de S. Paulo". A CBF afirmou ter conhecimento da ação, mas garantiu ter todos os laudos necessários para a realização da partida. Em nota, o governo do Rio de Janeiro afirmou que já recorreu:

"Todos os requisitos de  segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj", diz o comunicado.

Obras no maracana, funcionários correm contra o tempo (Foto: Janir Junior)Já entregue à Fifa, Maracanã ainda tem muita obra ao redor do estádio (Foto: Janir Junior)

Durante o treino da Seleção na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, a assessoria de imprensa da CBF disse que o diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, vai enviar os laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar à juíza da 13.ª Vara de Fazenda da Capital, Adriana Costa dos Santos, que assinou a liminar.

Na concentração da Inglaterra, o auxiliar técnico Gary Neville ficou surpreso com a possibilidade do cancelamento do jogo e chegou a brincar antes da entrevista coletiva:

- Esse jogo? De domingo? Vamos jogar na praia então - disse, rindo.

Representantes da federação inglesa se reuniram em uma sala do hotel, no Leme, após serem comunicados por jornalistas do problema na Justiça. Em seguida, a assessoria de imprensa afirmou que não há ordem para a suspensão do amistoso e que a partida será realizada.

De acordo com a liminar, a CBF, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo e o presidente das duas entidades, José Maria Marin, terão de pagar multa de R$ 1 milhão caso o jogo seja realizado.

O MP entrou com a ação alegando que os laudos não forem entregues, "apesar das inúmeras solicitações feitas". Assim, a juíza alegou que o estádio não teria os "requisitos mínimos necessários para a realização de jogos ou eventos". O único laudo apresentado pela Policia Militar seria de 29 de maio de 2013 e "demonstra que o estádio ainda está em fase de construção".

Apesar de o governo do Rio garantir que o Maracanã já está 100% pronto e de o estádio já ter sido entregue para a Fifa, ainda há muitas obras ao redor do palco da final da Copa das Confederações. A existência de pedras, pedaços de calçadas e restos de obras, considerados materias perigosos podem ser utilizados em brigas de torcedores, entrou no relatório da Justiça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/05/justica-suspende-brasil-x-inglaterra-mas-cbf-diz-ter-laudos-para-partida.html

Marsiglia: árbitro de derrota do Flu acertou nos lances decisivos

Comentarista de arbitragem da TV Globo afirma que derrota do clube tricolor para o Olimpia, por 2 a 1, não passa pelo uruguaio Daniel Fedorzuck

Por SporTV.com Assunção, Paraguai



Num duelo de 180 minutos, cinco deles foram determinantes para que o Fluminense fosse eliminado da Taça Libertadores nesta quarta-feira, com a derrota por 2 a 1 para o Olimpia, em Assunção, no Paraguai. O time tricolor chegou a sair na frente, mas nesse curto espaço de cinco minutos o Olimpia fez exatamente o que precisava. Entre os brasileiros, a bronca era com a demora na reposição de bola e a cera do time paraguaio. O comentarista de arbitragem da TV Globo, Renato Marsiglia, isentou o árbitro uruguaio Daniel Fedorzuck.

- O resultado não passou pela atuação do árbitro, naqueles lances decisivos (pênalti e falta marcada nos lances dos gols do Olimpia), na marcação, ele foi correto, marcou 28 faltas do Olimpia e 12 do Fluminense, mais de uma dezena na proximidade da grande área do Olimpia, ou seja, não se omitiu - avalia Marsiglia.

Para o comentarista, a solução para os problemas com os gandulas seria a profissionalização, que passaria a ser de responsabilidade da organizadora dos respectivos eventos. No caso da Libertadores, a Conmebol. Renato Marsiglia ainda destacou que esse tipo de procedimento não é exclusividade de jogos longe do Brasil.

Edinho jogo Fluminense Olimpia (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)Fluminense chegou a sair na frente, mas viu o Olimpia virar e vencer (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)

- As questões da cera e gandula que desaparece, na América do Sul, e também no Brasileiro, acontecem. Enquanto a organização do evento não for a responsável pela questão do gandula, isso vai acontecer no Brasileiro, Libertadores, Estaduais... Cinco minutos de acréscimos já é um tempo considerável em Libertadores. As associações têm que se responsabilizar por essa questão dos gandulas, teriam que ser profissionais trabalhando, e não pessoas indicadas pelo clube (da casa).

Como as duas equipes ficaram no empate sem gols em São Januário, no jogo de ida no Rio de Janeiro, a vitória do Olimpia por 2 a 1 deu a vaga ao time paraguaio. Na próxima fase, o adversário será o Santa Fé, da Colômbia. Na outra semifinal, o argentino Newell's Old Boys espera por Atlético-MG ou Tijuana-MEX.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)
   
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/05/marsiglia-isenta-arbitro-no-paraguai-por-problemas-com-cera-e-gandulas.html

Abel minimiza arbitragem e reclama de sumiço das bolas em Assunção

Técnico disse ainda não ter assistido pênalti marcado para o Olimpia

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro


A principal reclamação do Fluminense e de sua torcida na derrota por 2 a 1 para o Olimpia, na quarta-feira, é referente ao controverso pênalti marcado para os paraguaios. Mas fatores externos também incomodaram o elenco tricolor e, principalmente, o técnico Abel Braga.

- Nao falo de arbitragem. Me disseram que o pênalti foi discutível. Bom, ainda nao vi. O que lamento foram os descontos, poderia ter dado mais. As bolas começaram a sumir, os gandulas atrasando. Essas situações ainda acontecem - protestou.

No segundo tempo, diante da malandragem dos gandulas, os atletas do Flu tinham de correr desesperadamente atrás das bolas escondidas pelos anfitriões.

Jogadores do Fluminense viram gandulas no fim do jogo contra Olympia (Foto: Rafael Cavalieri)Gum e Berna tiveram de correr atrás das bolas, já que gândulas não colaboravam (Foto: Rafael Cavalieri)

FONTE:

Da euforia à tristeza: voo de volta do Fluminense tem clima de velório

Se na ida torcedores mostraram empolgação e jogadores foram ovacionados, retorno é marcado por cansaço, dor e silêncio absoluto

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro


Os passageiros eram os mesmos. O roteiro também. Mas nunca um voo foi tão diferente.
 Enquanto na ida para Assunção os torcedores do Fluminense gritavam e incentivavam os jogadores, que retribuíam com fotos e autógrafos, a volta para o Rio de Janeiro foi em clima de dor e tristeza. A eliminação tricolor para o Olimpia abalou todos os presentes no voo fretado pelo clube a ponto de mal se ouvir uma voz dentro do avião.

Antes do embarque o semblante dos torcedores já dava uma prévia de como seria o clima do voo. Espalhados pelo aeroporto da capital paraguaia, vários tricolores lanchavam sem esboçar um sorriso sequer. Enquanto isso os jogadores jantavam também em clima de poucos amigos no hotel onde se concentraram desde a última segunda-feira.

Já no saguão o clima não mudou. Aos poucos os jogadores foram chegando e esperando a hora do embarque. Um ou outro torcedor pediu foto e autógrafo, mas sem euforia e sorrisos abertos. Mesmo no clima de tristeza, jogadores como Fred, Carlinhos, Edinho e Thiago Neves atenderam os tricolores.

Voo de volta do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri)Voo de volta do Fluminense exibiu o sentimento de tristeza dos tricolores (Foto: Rafael Cavalieri)

Após a entrada no avião, o cansaço acumulado se misturou com o sentimento de tristeza e a grande parte dos passageiros aproveitou para dormir. Os gritos de incentivo, músicas e o hino nem foram esboçados. Durante as quase duas horas de voo, as únicas vozes que ecoaram na aeronave foram as dos funcionários passando informações. Muitos jogadores aproveitaram para esticar as pernas nas cadeiras vazias ao lado. Um deles foi Wagner, que recebeu uma forte pancada no tornozelo esquerdo e chegou mancando.

No Rio os semblantes fechados continuaram principalmente após o confuso desembarque, no Galeão, onde grupo de torcedores rivais provocou a delegação tricolor inclusive fazendo com que o técnico Abel Braga respondesse com um gesto obsceno.

Após o desembarque, os relacionados ganharam a quinta de folga. O Fluminense agora volta a entrar em campo no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), contra o Criciúma, no Moacyrzão, em Macaé.

Torcedores Fluminense Voo  (Foto: Rafael Cavalieri)No voo de ida, panorama era totalmente diferente (Foto: Rafael Cavalieri)

FONTE:

Flu perde de virada no Paraguai e sai da Libertadores. Olimpia está na semi

Tricolor sucumbe à catimba em Assunção e perde por 2 a 1 em jogo com pênalti polêmico e falha de Cavalieri. Paraguaios vão enfrentar o Santa Fé

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Retranca fora, alçapão e catimba em casa. O Fluminense foi a nova vítima da receita de sucesso do Olimpia, do Paraguai, na Libertadores. Após passar em branco no duelo em São Januário, o Tricolor sucumbiu à pressão e à cera no Defensores del Chaco na noite desta quarta-feira, em Assunção. Mesmo após sair na frente do placar, a equipe sofreu a virada, saiu de campo derrotada por 2 a 1 e foi eliminada do torneio sul-americano. Autor dos dois gols paraguaios, um deles em um pênalti polêmico marcado pelo arbitro uruguaio Daniel Fedorzuck, Salgueiro foi o carrasco tricolor e garantiu o Olimpia na semifinal.

- É uma dor irreparável. Porque não foi merecido o 0 a 0 no Rio, nem a derrota aqui. Ganhou o Olimpia, parabéns. Mas a análise tem de ser fria. Não estou analisando com o coração. No segundo tempo eles não chutaram uma bola no nosso gol. Aí começa a sumir gangula, sumir bola... - analisou Abel Braga.

Até jogadores do Fluminense se posicionaram na lateral do campo para repor bolas na ausência de gandulas. E Wagner se irritou com um que andou para trás com a bola na mão, em um lance de lateral, e o empurrou.

O Fluminense agora volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, já que só entrará na Copa do Brasil nas oitavas de final, disputada no segundo semestre. O Olimpia, que segue na Libertadores, agora encara os colombianos do Santa Fé, que eliminaram o Real Garcilaso, do Peru. A Conmebol ainda vai definir as datas para a partida, mas a fase só será disputada em julho, após a Copa das Confederações.

Juan Manuel Salgueiro gol Olimpia jogo Fluminense (Foto: Reuters)Salgueiro, o carrasco: atacante marca os dois gols da virada sobre o Fluminense (Foto: Reuters)

Rhayner marca, mas pênalti e falha atrapalham planos

O Fluminense adotou uma tática diferente da que o Olimpia usou para atuar fora de casa. Em vez de se fechar atrás, saiu para o jogo e marcar a saída de bola do adversário. E foi numa falha da zaga que o Tricolor fez em nove minutos o que não conseguiu em 90 no Brasil: estufar a rede. Mansur recuou fraco de cabeça para Martín Silva, Rhayner foi mais rápido, chegou  primeiro na bola e tocou de chaleira por cima do goleiro. Gol que calou o Defensores del Chaco e deixou o time perto da vaga. De novo com Rhayner, o segundo só não saiu porque Miranda cortou o cruzamento certeiro que deixaria Fred com o gol aberto. Os brasileiros trocavam passes, tinham 62% de posse de bola, tudo ia de vento em popa. Até que...

O técnico Ever Almeida resolveu arriscar: tirou o meia Caballero e colocou o atacante Ferreyra. O Olimpia começou a chegar mais ao ataque, e aí a pressão deu resultado. Uma nova falha aconteceu, só que agora do Flu. Salgueiro bateu falta lateral, Cavalieri tentou adivinhar o cruzamento, mas a cobrança foi direta e encobriu o goleiro tricolor. O caldeirão voltou a ferver, e os paraguaios chegaram à virada ainda no primeiro tempo. Bareiro caiu na área ao ser marcado por Digão, e o árbitro uruguaio Daniel Fedorzuck marcou um pênalti polêmico para os donos da casa. Maior finalizador do time, Salgueiro converteu a penalidade e fez seu segundo. A vantagem só não foi maior porque o chute de Ferreyra, no minuto final, parou na trave.

Fred jogo Olimpia e Fluminense (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)Fred se estranhou com Manzur, e o Flu caiu na catimba paraguaia (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)

Fluminense para na catimba paraguaia

O Fluminense sentiu o golpe, e os 15 minutos de intervalo não foram suficientes para assimilá-lo. O Olimpia por pouco não chegou ao terceiro gol em novos erros tricolores. Jean perdeu a bola, e os paraguaios chegaram com três contra um, mas Edinho cortou o último passe. Pouco depois, Digão recuou mal e deu de graça para Ferreyra, que chutou em cima dos zagueiros. Estava difícil para o Flu, e foi a vez de Abel Braga arriscar. Tirou Bruno, que vinha bem, para a entrada de Thiago Neves. Jean foi para a lateral direita, posição em que joga na Seleção. Mas nem deu tempo para testar. Abel resolveu lançar Samuel na vaga de Jean, e foi a vez de Rhayner ir para a lateral. A última cartada foi Rafael Sobis no lugar de Wellington Nem.

Mas àquela altura do jogo, outros adversários já surgiam. A cera para cobrar faltas e tiros de metas, vários jogadores caindo em campo pedindo atendimento médico, duas bolas em campo... Até pontapé sem bola de Ferreyra em Wagner. Jogo de Libertadores. A pressão do Fluminense não refletia em perigo de gol, exceção de uma cabeçada de Fred que raspou a trave de Martín Silva. Samuel sofreu pênalti após carrinho na área, mas o juiz ignorou. No desespero, Cavalieri, que minutos antes salvara o time num chute à queima-roupa de Ortíz, foi para a área. Era escanteio faltando ainda três minutos para o fim. E lá ele ficou. Só que de nada adiantou. O Fluminense está eliminado da Libertadores.


FONTE:

Fred teria dito a zagueiro do Olimpia: 'É fácil jogar futebol, ganho 1 milhão'

Em entrevista à rádio local, Salustiano Candia diz que atacante foi soberbo em campo. Auxiliar: 'Defensores deixaram as unhas bem grandes para ele'

Por GLOBOESPORTE.COM Assunção



O Olimpia venceu o Fluminense, por 2 a 1, na última quarta-feira, e conseguiu avançar às semifinais da Taça Libertadores da América. Mas não sem colecionar algumas polêmicas, especialmente entre os seus defensores e o atacante Fred antes de faltas para a área e escanteios. Em entrevista à "Rádio Cardinal 730 AM", do Paraguai, o zagueiro Salustiano Candia afirmou que o camisa 9 tricolor e da seleção brasileira mostrou soberba no gramado e tornou-se vítima de uma manobra que definiu como legal por parte dos paraguaios.

- Fred queria se agigantar sobre nós e falava de dinheiro. Ele disse a Hernán Pérez (volante do time) que era fácil jogar futebol, pois ganhava um milhão.

Miranda, Candia e Manzur esta semana não foram à manicure. Deixaram as unhas bem grandes para esperar por Fred"
Iván Almeida, auxiliar-técnico do Olimpia

Candia contou, então, como o Olimpia tratou de anular a principal arma ofensiva do Tricolor, que passou em branco nos dois jogos - na ida das quartas de final, os dois times empataram por 0 a 0 em São Januário.

- Fred ficou com a pior parte, nos revezamos para bater nele. O Manzur deu uma forte, menos mal que o árbitro não viu. Não precisa ser sujo nem mal intencionado, mas as manhas valem muito - definiu o camisa 19 do time paraguaio.

O auxiliar-técnico do clube, Iván Almeida, também deixou claro qual foi a postura de seus zagueiro contra o centroavante.

- Miranda, Candia e Manzur esta semana não foram à manicure. Deixaram as unhas bem grandes para esperar por Fred.

Classificado à semifinal, o Olimpia aguarda o fim da Copa das Confederações para iniciar os confrontos contra o Independiente Santa Fé, da Colômbia. No outro lado da chave, o Atlético-MG e Tijuana decidem nesta quinta-feira quem será o adversário do Newell's Old Boys, da Argentina.

Fred jogo Olimpia e Fluminense (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)Fred em um de seus entreveros com a defesa do Olimpia (Foto: Ricardo Ayres / Photocamera)

Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/05/fred-teria-dito-zagueiro-do-olimpia-e-facil-jogar-futebol-ganho-us-1-mi.html

Flu é ironizado no desembarque, e Abel reage com gesto obsceno

Após eliminação na Libertadores com derrota para o Olimpia, delegação tricolor ouve provocações de torcedores rivais na chegada ao Rio

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro



O desembarque da delegação do Fluminense, no início da manhã desta quinta-feira, não foi dos mais tranquilos. Após a derrota por 2 a 1 para o Olimpia, na quarta, em Assunção, que acabou custando a eliminação na Taça Libertadores, jogadores e o treinador Abel Braga foram hostilizados e ironizados por cerca de dez torcedores de clubes cariocas rivais (sendo três vestidos com a camisa do Flamengo) que estavam no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Abel reagiu fazendo um gesto obsceno para os baderneiros.

Torcedores do Fla provocam delegação do Flu (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Torcedores do Fla provocam delegação do Flu 
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Aparentemente alcoolizados (alguns seguravam latas de cerveja), os homens cantavam paródias e provocavam os tricolores.  Fred foi o primeiro. Xingado e vaiado, o camisa 9 ignorou e apertou o passo. Já Abel não conseguiu se conter. Os gritos de "eliminado" e "Terceira Divisão" já renderam inicialmente um sorriso irônico. As provocações continuaram, com direito a partes da música "Show das Poderosas", de Anitta. Na porta do táxi que o esperava, o técnico xingou o grupo de "babaca" após o mandarem para casa. A explosão veio quando ele ouviu o coro "Abel é Mengão". O treinador fez gestos obscenos e levou as mãos à genitália.

Diego Cavalieri, desembarque do Flu (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Meia Wagner é abordado no aeroporto
(Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

O ato inflamou ainda mais o grupo, que estava esperando um amigo jogador de futsal desembarcar no Rio de Janeiro desde as 3h e coincidentemente cruzou o caminho dos tricolores. À medida que os jogadores iam saindo, os gritos e provocações aumentavam. Um dos mais visados após Fred foi Diego Cavalieri.

 Recepcionado com gritos de “ão, ão, ão, tem frangueiro na Seleção”, o goleiro do Flu passou pelo grupo sem reagir às provocações.

Preocupados com uma possível represália por parte de algum jogador ou até mesmo de um torcedor mais irritado, a Polícia Militar foi chamada ao local. Quatro homens armados com fuzis ficaram apenas cercando o grupo, que só assim diminuiu o tom das provocações e xingamentos. Assim que o último membro da delegação saiu, os ânimos se acalmaram. A gritaria só voltou quando o amigo finalmente desembarcou.

Antes disso, Wagner, também muito hostilizado, comentou em poucas palavras a eliminação tricolor. O apoiador lamentou o resultado, mas garantiu que o grupo está de cabeça em pé.

- Foi duro. Mas não podemos baixar a cabeça. Temos o Brasileiro pela frente e vamos brigar pelo título - afirmou.

Mais cedo, muros da sede das Laranjeiras apareceram pichados. Durante a madrugada, torcedores do Fluminense demonstraram sua insatisfação com a eliminação escrevendo dizeres como "Fora Abel" e "Time Sem Vergonha".

Necessitando de apenas uma igualdade com gols (houve empate por 0 a 0 na partida de ida, em São Januário) para passar às semifinais, a equipe carioca deixa novamente de forma precoce a competição e adia o sonho de conquistar, pela primeira vez em sua história, o cobiçado troféu continental.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/05/delegacao-do-flu-e-ironizada-por-torcedores-do-fla-na-chegada-ao-rio.html