sábado, 11 de maio de 2013

baú do esporte - 100 anos de Bota x Fla: o Clássico da Rivalidade e de goleadas históricas


GLOBOESPORTE.COM apresenta especiais sobre centenário do duelo. De Garrincha a Zico, de Junior a Loco Abreu, craques fazem a história

Por Alexandre Alliatti, Diego Rodrigues e Márcio Mará Rio de Janeiro

Header-Materia_100anos_FLAxBOTA (Foto: Infoesporte)
No campo, tudo começou no dia 13 de maio de 1913, no estádio de General Severiano, quando Botafogo e Flamengo se enfrentaram pela primeira vez numa partida de futebol. O gol do atacante  chamado Mimi, aos 26 minutos da etapa inicial, dava a vitória alvinegra ao confronto. O Flamengo só venceria o rival dois anos depois, em 1915. Ao longo dos anos, a rixa construída acabou emprestada à alcunha nem tão conhecida assim. Mas o Clássico da Rivalidade já existia no remo, desde o fim do século 19. E por causa de mulher. Os jovens dos bairros de Flamengo e Botafogo, situados na Zona Sul do Rio e vizinhos, duelavam pelas garotas mais bonitas.

Eu dizia que era bicho garantido, e a gente ganhava o jogo"
Manga

Levavam vantagem pelo físico os remadores do Grupo de Regatas Botafogo - depois Club de Regatas Botafogo, fundado em 1894, que em 1942 se juntou ao Botafogo Futebol Clube, criado em 1904, para originar o atual Botafogo de Futebol e Regatas. Os garotos rivais resolveram reagir e criaram o Grupo de Regatas do Flamengo, em 1895, depois Clube de Regatas do Flamengo, que em dezembro de 1911 abriu as portas para o futebol ao receber os rebelados do Fluminense.

É. Flamengo e Botafogo se interligam em suas histórias. O mais curioso de tudo é que, antes de formarem times de futebol, deram o pontapé inicial no esporte com um amistoso... Na verdade uma pelada entre os remadores. Foi em 25 de outubro de 1903, antes da fundação do Botafogo Futebol Clube. O time, formado por W. Schuback, C. Freire e Oscar Cox; A. Shorts, M. Rocha e R. Rocha; G. Masset, F. Frias Júnior, Horácio Costa Santos, N. Hime e H. Chaves Júnior, goleou o Flamengo por 5 a 1 no campo do Paysandu. Alguns dos atletas alvinegros, como Oscar Cox, integrariam depois o time de futebol do recém-fundado Fluminense. Que depois sofreria uma ruptura e originaria o do... Flamengo.

O centenário da rivalidade, que será completado nesta segunda-feira e começa a ser contado pelo GLOBOESPORTE.COM neste sábado, é feito de goleadas históricas, grandes craques e muita emoção. Dá para montar uma seleção mundial dos dois clubes: Manga, Carlos Alberto Torres, Leandro, Domingos da Guia, Nilton Santos, Junior, Marinho Chagas, Andrade, Didi, Zizinho, Gerson, Adílio, Zico, Garrincha, Heleno, Jairzinho, Romário, Leônidas da Silva, Paulo Cezar Caju, Amarildo, Quarentinha, Zagallo, Bebeto, Adriano, Loco Abreu, Silva Batuta, Almir, Dida, Túlio Maravilha, Donizete, Perácio, Nilson Dias, Gil, Dirceu, Mendonça, Doval, Nunes, Maurício, Nilo Murtinho, Nonô, Carvalho Leite, Moderato, Joel, Fischer, Mozer, Rubens, Bruno, Jefferson, Dodô, Léo Moura, Seedorf, Lodeiro...

botafogo x flamengo centenário mosaico 2 (Foto: Editoria de Arte)No sentido horário, grandes personagens do clássico: Manga. Zico, Didi e Zagallo com o Bota de 1961-62, depois Túlio Maravilha, Seedorf, Loco Abreu, Bruno, Léo Moura, Adriano, Romário (Foto: Editoria de Arte)

Botafogo e Flamengo decidiram cinco vezes o Campeonato Carioca (1962, 1989, 2007, 2008 e 2009) e apenas uma vez o Brasileiro (1992). Em 2010, o time alvinegro ganhou os dois turnos, o segundo em cima dos rubro-negros com o gol de pênalti de cavadinha de Loco Abreu, e a partida não conta nas estatísticas como final. Mas não foram apenas nas decisões os momentos mais marcantes. O clássico tem uma história de euforia e dor de duas goleadas - uma para cada lado - por 6 a 0 num espaço de nove anos, entre 1972 e 1981. E mostra um equilíbrio tão grande de forças a ponto de uma vantagem em vitórias ser invertida com o tempo.

O 'bicho certo' de Manga

No 3 a 0 do Garrincha eu fui. Três gols dele. Era um timaço. Por causa dessas coisas, eu sempre queria ganhar do Botafogo"
Zico, ídolodo  Flamengo

Por muitos anos os rubro-negros foram fregueses de carteirinha dos alvinegros. A ponto de, nos anos 1960, década em que o Botafogo montou dois timaços, o goleiro Manga, um dos principais personagens da equipe bicampeã carioca de 1961-62, base da Seleção bicampeã do mundo no Chile, declarar sempre às vésperas das partidas que gastaria o bicho antecipadamente, porque "jogar com o Flamengo é bicho certo".

- Eu dizia que era bicho garantido, e a gente ganhava o jogo. Era uma brincadeira que fazia. E o Botafogo tinha grandes jogadores, como o Amarildo. Mas tínhamos consciência que era difícil enfrentar o Flamengo durante os noventa minutos - afirmou Manga, hoje com 76 anos, um dos primeiros a encarar com bom humor a rivalidade.

Manga, que hoje vive no Equador, citou apenas o Possesso, como era conhecido Amarildo. Mas o time tinha mais. Muito mais. Tinha Garrincha, que fez algumas de suas maiores exibições contra o Flamengo. Principalmente na decisão carioca de 1962, quando marcou os três gols da vitória por 3 a 0 (na súmula, um dos gols foi dado a Vanderlei, contra, mas nos tempos de hoje seria certamente conferido para o Mané).

- Raramente vi derrota para o Botafogo, mesmo naquele tempo. Porque eu não ia também (risos). Mas no 3 a 0 do Garrincha eu fui. Três gols dele. Um foi meio contra, a bola bateu no Vanderlei. Era um timaço. A linha era Garrincha, Didi, Quarentinha, Amarildo e Zagallo. Pampollini no gol... Por causa dessas coisas, eu queria sempre ganhar do Botafogo. Tinha a freguesia, por causa do Manga.

Quando você é torcedor, sente mais. Ele chegava sempre e dizia "Vou gastar o bicho na véspera." E eles iam lá e ganhavam mesmo - afirmou Zico, maior artilheiro do Flamengo no clássico, com 20 gols, e o grande responsável pela geração que inverteria a "freguesia" nos anos 1980.

Jairzinho gol Botafogo Flamengo Centenário (Foto: Arquivo / Agência O Globo)Jairzinho marca um dos três gols na goleada por 6 a 0 do Botafogo sobre o Flamengo em 1972. Furacão do tri em 70 é um dos carrascos do Rubro-Negro, com 16 gols em 35 partidas (Foto: Arquivo / Agência O Globo)

A letra do Furacão nos 6 a 0

Foi um momento especial. O gol de letra foi um recurso. Não houve má intenção"
Jairzinho, ídolo alvinegro

Zico jamais escondeu que era com o Botafogo a sua maior rivalidade. Principalmente após os 6 a 0 do dia 15 de novembro de 1972. Dia do aniversário do Flamengo, que completava 77 anos. a partida era pelo Campeonato Brasileiro. Na época, já juvenil, não foi aproveitado nessa partida pelo então técnico Zagallo. E o massacre alvinegro foi tão grande que teve até gol de letra, marcado por Jairzinho, autor de mais outros dois.

- Foi um momento especial porque o Botafogo era melhor. E tinha jogadores campeões mundiais. O gol de letra foi um recurso. Aconteceu a jogada do Zequinha. Cheguei atrasado, e a bola passou pelo meu posicionamento. Fiz o que podia, e o movimento acabou em gol. Mas não houve má intenção. Queria era ter sucesso na carreira, ser útil para a Seleção. Ganhei uma Copa, hoje sou coroado, o único a marcar em todos os jogos. Tive o apelido de Furacão, a Europa me consagrou como melhor jogador de 70. Meu objetivo era chegar ao máximo do estrelato, e cheguei. Não tinha essa coisa de rivalidade. Sempre tive muito respeito pelos adversários - afirmou Jairzinho.

Andrade gol Flamengo Botafogo Centenário (Foto: J. Marinho / Arquivo Agência O Globo)Andrade marca o sexto gol, e Flamengo devolve o 6 a 0 ao Botafogo em 1981: geração de Zico, Nunes e Cia. inverte a 'freguesia' no número de vitórias (Foto: J. Marinho / Arquivo Agência O Globo)

Andrade, vingador da camisa 6

A partida teve sabor especial para o torcedor alvinegro, que durante anos estendia a faixa no Maracanã a cada clássico com o rival: "Mengo, nós gostamos muito de vo6." Um deles, de longe, torceu como nunca naquele jogo pela TV. Em Minas, o garoto Jorge Luis Andrade sonhava pisar um dia no Maracanã e seguir a carreira dos ídolos. Só não poderia imaginar que, nove anos depois, seria personagem do troco, do jogo da vingança. Volante do Flamengo campeão mundial, da Libertadores e daquele carioca de 1981, quando marcou o sexto gol da goleada rubro-negra por 6 a 0. Com a camisa 6.

Na hora, você entra em órbita. É como se estivesse só no deserto. É como ganhar na loteria sozinho"
Andrade,
ídolo do Fla

- Eu torcia para o Botafogo lá em Minas. Era o time sensação da época, com o Jairzinho e todos aqueles craques. Todo mundo gostava de ver. Lembro de alguns detalhes daquele jogo, do último gol do Jairzinho, de letra. Mas cheguei muito cedo ao Flamengo. Fiquei na base 15 anos, mais dez como profissional, mais oito como funcionário. Aí essa relação muda completamente. E aquele jogo representou  muito para a torcida e para nós, jogadores. Tinha aquela faixa velha, rasgada: "Nós gostamos de vo6." A grande forma de o botafoguense sacanear era aquele 6 a 0. A grande vontade era devolver. Aquela faixa sumiria, como realmente sumiu. Hoje, você não ouve nenhum botafoguense dizer isso. O que fica é a última.

Andrade jogou também na vitória rubro-negra de 6 a 1 em 1985, também pelo Brasileiro, quando o grande personagem foi o lateral-esquerdo Adalberto, autor de dois gols. Mas a partida de 1981 é muito mais lembrada. E o eterno camisa 6 disse que o time só pensou em devolver a goleada de 1972 no intervalo, quando virou vencendo já por 4 a 0. Era a chance, segundo o ex-jogador, de o time "lavar a alma da torcida".

- Com tanto artilheiro em nossa equipe, fui o "escolhido" para fazer o sexto gol. Sempre fiz alguns de fora da área. Numa jogada antes, tinha dado um chute. Até brinquei que foi só para aquecer. Depois, foi numa jogada bem típica do Flamengo, com troca de passes. Ela dá uma quicadinha antes e eu acerto de bate-pronto. Foi só alegria. Na hora, você não pensa. Entra em órbita. É como se estivesse sozinho no deserto. É como ganhar na loteria sozinho. Eu corri pro lado oposto ao túnel. Em vez de correr pra geral, corri pro outro lado. Foi mais um título para nós.

Maurício gol Botafogo Flamengo 1989 Centenário (Foto: Marcos André Pinto / Arquivo Agência O Globo)Maurício leva a melhor sobre Leonardo, faz o gol e dá o título carioca de 1989 ao Botafogo, quebrando jejum de 21 anos sem título: momento histórico no Maracanã (Foto: Marcos André Pinto / Arquivo Agência O Globo)

Maurício e a camisa 7

Se Andrade lembra até hoje com emoção do sexto gol do jogo da vingança, o que dizer do alvinegro Maurício? Oito anos depois da catarse do ex-volante rubro-negro, o ex-ponta-direita do Botafogo viveu também a sua no Maracanã ao livrar o clube do jejum de 21 anos de títulos justamente numa decisão de Carioca com o rival. E foi uma das finais mais emocionantes da história do estádio. O Flamengo era treinado por Telê Santana e ainda tinha Zico. Aos 12 minutos do segundo tempo, o camisa 7 livrou-se de Leonardo e mandou para o fundo das redes.
- É uma data que ficou marcada não só para os botafoguenses, mas para o Maracanã. Foi uma decisão em que os torcedores do Fluminense torciam para o Botafogo, os vascaínos também. Foi uma emoção generalizada, não só para os botafoguenses, mas para todos. Um cara beijou meu pé dia desses no shopping. Outro me disse que pôs o nome do filho como Maurício por minha causa. São coisas de que a gente só tem noção com o passar dos anos. Foi uma conquista muito grande. Tive amadurecimento, fui para a Espanha, fui para a Seleção, tudo por causa do Botafogo.

No vestiário, Nilton Santos estendeu as mãos, me abraçou e disse: "Filho,  o Garrincha vai estar com você."
Maurício, ídolo
do Botafogo

Campeão também no Internacional e no Grêmio, depois na Coreia, Maurício, botafoguense declarado, afirmou que nada se compara a ganhar um título com a camisa 7 alvinegra vestida um dia por Mané Garrincha. E, ao contar a história que teve com Nilton Santos naquela quarta-feira de 21 de junho de 1989, não escondeu o choro de emoção, mesmo por telefone.

- Esse título para mim marcou a história. Eu estava febril. Não pude tomar nenhum tipo de medicação. Na terça-feira, fiquei mal. Na quarta, falei que não ia jogar. Meus companheiros falaram: "Nós vamos jogar por você. Você tem que estar no campo. Você faz gol contra o Flamengo". Isso foi de uma importância muito grande. Valorizou muito. foi aquele senso de grupo. E, para minha vida, o grande personagem foi o Nilton Santos. Quando cheguei ao vestiário, ele me viu, estendeu as mãos, me abraçou e disse: "Filho, Mané Garrincha vai estar com você."

Show  e desabafo do Mané

Parecia realmente que Garrincha estava naquela camisa 7 em 1989. Tal como em 1963, quando o Mané teve uma das maiores atuações de sua carreira - por sinal, uma das últimas antes da decadência originada, principalmente, pelas sucessivas lesões e o álcool. E, curiosamente, naquela ocasião, ao contrário da euforia de Maurício, o Mané fez um desabafo ao "Jornal do Brasil" após a partida, em resposta às críticas dos torcedores e da crítica.

Centenário Flamengo x Botafogo - GArrincha (Foto: Agência O Globo)Garrincha é um dos grandes personagens do clássico Bota x Fla (Foto: Agência O Globo)

- Acho que foi a primeira vez que fiquei inteiramente livre de tratamentos e fiz todo o treinamento normal do time. Entrei em campo para ganhar o jogo e tenho a certeza que fui bem. Hoje, até os que já não acreditavam em mim estão me empurrando de novo para o pedestal. Fico contente, é lógico, mas como sempre não me considero melhor do que ninguém. Faço o que posso. Tenho meus títulos e deles me orgulho muito, mas aprendi uma coisa: ser ídolo é um engano. Não há nada mais falso. Os que hoje erguem vivas, amanhã, com mais facilidade, apedrejam. A mim não escondo, me feriram e muito. Mas tudo já passou. Peço apenas, que de agora em diante, ao menos respeitem minha vida particular. E quero que todos saibam que nunca, nem no passado nem no futuro, deixarei de dar todo o meu melhor esforço para a glória do Botafogo. Repito o que tenho dito muitas vezes: estou bem no Botafogo, nunca pedi para ser vendido, nem fiz exigências descabidas - afirmou Garrincha, na época.

Centenário Flamengo x Botafogo - Junior 1992 (Foto: Agência Estado)A corrida desengonçada, como um garoto:  Junior comemora o primeiro gol do empate por 2 a 2 que garante o pentacampeonato brasileiro ao Fla na final contra o Botafogo (Foto: Agência Estado)

O penta do Vovô Junior

Anos depois, Garrincha vestiria a camisa rubro-negra, mas sem o brilho de antes. Ídolo alvinegro, ídolo do mundo, jogou 38 clássicos contra o Flamengo. O mesmo número de Zico. Os dois só perdem para Nilton Santos, que disputou 40, e Junior, com 41, o recordista de jogos, que viveu uma de suas maiores emoções na única final de Brasileiro entre os dois clubes, em 1992. Com 38 anos, foi o grande comandante em campo da equipe que venceu a primeira partida por 3 a 0 e depois empatou a segunda por 2 a 2, resultados que garantiram o penta brasileiro.
Dava para perceber o clima pela comemoração no gol. Corri desengonçado de tanta emoção"
Junior,
ídolo do Fla

Nesse jogo, houve uma tragédia momentos antes de os times entrarem em campo. As grades que ficavam no primeiro degrau das arquibancadas cederam. Muitos torcedores do Flamengo caíram. Três pessoas morreram e 90 ficaram feridas. Depois, o jogo foi realizado normalmente. E o time rubro-negro foi campeão.
- Acho inclusive que o 2 a 2 foi mais emocionante que o 3 a 0. O Maracanã era todo rubro-negro, até pelo resultado da primeira partida. Dava para perceber o nosso clima pela minha comemoração no gol de falta. Corri todo desengonçado de tanta emoção.

Heleno alvinegro, Zagallo dividido

Junior perdeu um gol feito, mas isso dificilmente acontecia com Heleno de Freitas num Botafogo x Flamengo. O polêmico atacante, destaque do time nos anos 1940, é o maior artilheiro do clássico, com 22 gols e atuações épicas, como a que marcou quatro gols na vitória por 6 a 4, em 1946. Mas nunca foi campeão com a camisa alvinegra. Coisa que não aconteceu com Mario Jorge Lobo Zagallo.
Tricampeão carioca pelo Flamengo em 1953-54-55 como ponta-esquerda ao lado de Joel, Dida, Evaristo e Rubens e com dois Cariocas como treinador, em 1972 - quando tinha Doval e Paulo Cezar Caju - e em 2001 - contando com Petkovic e Edilson -, repetiu a dose no Botafogo. Na ponta esquerda do mítico time do começo dos anos 1960, formava a linha com Garrincha, Quarentinha e Amarildo e sagrou-se bicampeão carioca em 1961-62. Depois, foi o treinador no outro bi carioca na mesma década, em 1967-68, quando Gerson, Jairzinho, Paulo Cezar Caju, Roberto Miranda, Rogério e Sebastião Leônidas eram os outros craques.  Mas quando perguntam para que time torce, sai pela tangente.

- Eu sou seleção brasileira. Sempre tive um ambiente muito grande no Flamengo e o outro grande no Botafogo. Sendo que no ambiente do Botafogo eu atravessei as duas grandes fases como jogador e como treinador. A minha vida como treinador eu comecei no Botafogo. Foi até o doutor Nei que me convidou para seguir o caminho de técnico. Foram os dois grandes clubes. Mas sempre que me perguntam, eu digo: “Sou os dois.” Minha vida foi Seleção.

Romário, Túlio, Loco Abreu...

.Zagallo se dava tão bem nos dois clubes que jamais se deixou envolver pelo forte clima de rivalidade, que cresceu nos últimos anos com as últimas decisões. Nos anos 1990, Romário e Túlio Maravilha rivalizaram na preferência dos cariocas e na artilharia. No confronto direto, o Baixinho levou a melhor na final da Taça Guanabara, quando fez os três gols da vitória por 3 a 2, único triunfo rubro-negro no ano do centenário. E o camisa 11 tornou-se o segundo maior goleador dos rubro-negros nesse clássico, com 12 gols, perdendo apenas para Zico.

Loco Abreu Botafogo 2010 arquivo (Foto: O Globo)Loco Abreu comemora a cavadinha do título no pênalti: Bota vence Fla no Carioca 2010 (Foto: O Globo)

Mas no século 21 a rivalidade cresceu ainda mais. Em 2007, 2008 e 2009, os dois clubes decidiram o Estadual, e o Flamengo sagrou-se tricampeão. Em 2007 e 2009, a partida, empatada no tempo normal, foi para os pênaltis, e brilhou a estrela do goleiro Bruno. Em 2008, o Flamengo venceu a partida final por 3 a 1. Mas a grande polêmica aconteceu na decisão da Taça Guanabara.

Você só fica sabendo a importância quando o tempo passa e as pessoas vão lembrando cada vez que estamos na rua."

Loco Abreu, campeão pelo Bota em 2010

Diego Tardelli fez o gol decisivo aos 46 minutos do segundo tempo na vitória por 2 a 1, e o time do Botafogo, além do técnico Cuca e do então presidente Bebeto de Freitas, reclamou do árbitro Marcelo de Lima Henrique, que expulsou dois jogadores alvinegros, e alguns choraram no vestiário, dando origem à provocação do "chororô".

Em 2010, o Botafogo quebrou a série do Flamengo. Ganhou os dois turnos, tal como este ano. E a decisão da Taça Rio, contra o rival, tornou-se inesquecível. O time venceu por 2 a 1 com direito a gol de pênalti do atacante uruguaio Loco Abreu, que usou a sua tradicional cavadinha e superou o goleiro Bruno, até então vitorioso contra o rival nas penalidades. O atacante conta que sentiu a rivalidade á flor da pele.

- O Botafogo vinha sofrendo nas decisões com o Flamengo, que tinha um timaço e era dado como favorito. Quando ganhamos, consegui fazer o gol do título, que foi especial. Mas você só fica sabendo a importância quando o tempo passa e as pessoas vão lembrando cada vez que estamos na rua. No dia a dia, dava para perceber que, dos três clássicos que temos, o mais importante para o torcedor era esse (contra o Flamengo)  - afirmou o atacante uruguaio, de volta ao Nacional, do seu país.

Este ano, o Botafogo levou a melhor no último confronto com o Flamengo. Com o camisa 10 holandês Seedorf no comando, venceu por 2 a 0, gols de Júlio Césa e Vitinho, e depois conquistou o Carioca diante do Fluminense. Mas o duelo promete mais encontros emocionantes. Afinal, foi num Botafogo x Flamengo em 1997 que os alvinegros venceram os rivais com o time reserva por 1 a 0. Gol de Renato, conhecido como Pé Murcho. São histórias como essas que deixam mais viva ainda a rivalidade. Seja em placares apertados ou goleadas. Que não começaram no duelo dos 6 a 0. Muito antes, nos anos 1920, os dois clubes já haviam trocado penca de gols. Em 1926, o Flamengo venceu o Botafogo por 8 a 1. No ano seguinte, os alvinegros devolveram: 9 a 2.  Coisas de um Botafogo x Flamengo.

FONTE^
http://globoesporte.globo.com/bau-do-esporte/noticia/2013/05/100-anos-de-bota-x-fla-o-classico-da-rivalidade-e-de-goleadas-historicas.html

De poços na Indonésia a molde dos seios: a engajada Lakey Peterson


Americana de 18 anos defende meio ambiente, ajuda a levar água limpa para quem não tem e busca conscientização sobre o câncer de mama

Por Leo Velasco Rio de Janeiro

Lakey Peterson é mais uma das muitas meninas loiras de olhos claros no Circuito Mundial feminino de surfe. Mas a americana não é somente isso. Sexta colocada do ranking, a surfista de 18 anos tem se envolvido em diversos trabalhos filantrópicos, passando por causas ambientais, levar água potável para diferentes lugares do mundo e trazer conscientização sobre o câncer de mama.

Talvez por passar tanto tempo na natureza, em especial na água, o meio ambiente é uma das maiores preocupações de Lakey. A surfista é porta-voz de uma associação para estudantes que ajuda a limpar praias, parques nacionais e florestas chamada Students Conservation Association. Ela também trabalha com uma organização chamada Hands4Others, que constrói poços e leva água potável para lugares onde falta esse recurso.

Lakey Peterson molde peito surfe  (Foto: Reprodução / Instagram)Por conscientização sobre câncer, Lakey Peterson fez  molde de seus seios (Foto: Reprodução / Instagram)

- A causa ambiental definitivamente é importante para mim, porque tantas praias estão tão ruins, e às vezes eu não consigo nem surfar porque a água está muito suja. Então eu tenho um carinho por isso. A água (potável) também tem sido importante. Eu fui a algumas missões com eles para instalar poços, viajei para a Indonésia e dei água limpa para pessoas pela primeira vez na vida delas. Foi bem incrível ver essas pessoas que nunca tiveram água limpa para beber na vida e finalmente estavam recebendo isso. É algo que todos nós precisamos e é tão simples, é apenas água. Mas eu trabalho com muitas coisas diferentes, trabalho com crianças com câncer, sempre visito hospitais – contou.

surfe Lakey Peterson wct do rio de janeiro praia da barra (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)Lakey Peterson é uma das musas da etapa do Rio (Foto: Wagner Meier / Agência Estado)

Mas a americana não para por aí. Recentemente, em entrevista para o site da revista Transworld Surf, Lakey Peterson topou ajudar a fundação Keep A Breast, que busca atrair atenção para a prevenção do câncer de mama através da arte. Uma das principais ações da fundação é produzir moldes de seios, que depois são pintados e expostos ou vendidos. A surfista, agora, foi uma das modelos.

- O molde do peito foi interessante. Foi um pouco estranho, eu acho. Mas tudo bem, foi por uma boa causa. Tantas mulheres têm câncer de mama, e, atualmente, o câncer em geral está pior do que nunca. Foi uma grande oportunidade de trazer conscientização sobre isso. Keep A Breast é uma fundação muito boa e eu realmente acredito no que eles fazem – afirmou Lakey.

Depois de vencer duas baterias nesta sexta-feira, no primeiro dia de disputas da competição feminina do Rio Pro, Lakey Peterson chegou às quartas de final. A americana não resistiu, porém, ao duelo contra a australiana Sally Fitzgibbons, logo na primeira bateria da manhã deste sábado.

Quartas de final:
1. Sally Fitzgibbons AUS 13,50 x 8,34 Lakey Peterson EUA
2. Carissa Moore HAV 15,10 x 10,24 Laura Enever AUS
3. Tyler Wright AUS 15,83 x 13,74 Malia Manuel HAV
4. Bianca Buitendag AFS 13,54 x 10,77 Courtney Conlogue EUA

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/radicais/surfe/noticia/2013/05/de-pocos-na-indonesia-molde-dos-seios-engajada-lakey-peterson.html

futsal - Simi decide, Corinthians bate Floripa e assume liderança da Liga Futsal


Jogando no ginásio do Parque São Jorge, Timão triunfa por 4 a 2, com dois gols do camisa 11, que ressalta a importância de vencer em casa no certame

Por SporTV.com São Paulo


Ao menos até a noite deste sábado, o Corinthians é o líder da Liga Futsal. Jogando no ginásio do Parque São Jorge, em São Paulo, o Timão venceu o Florianópolis por 4 a 2 (assista aos gols no vídeo acima), nesta sexta-feira,  chegando a 18 pontos em oito partidas. Líder até o início da rodada, o Joinville enfrenta o Carlos Barbosa, neste sábado, às 21h45. O Tricolor Catarinense, que caiu para a segunda colocação, tem 17 pontos, mas um jogo a menos que o Timão.

Autor de dois gols na vitória corintiana (Douglas e Fernando completaram o placar, com Bruninho e Bipe descontando), o pivô Simi ressaltou a importância de vencer em casa. Na próxima segunda-feira, o Corinthians recebe o Cascavel, novamente no Parque São Jorge, às 19h30m.

- Os jogos em casa a gente sabe que são fundamentais. Os pontos que a gente conquista são fruto de um grande trabalho. Fizemos uma boa marcação e conseguimos fazer o gol no final. Tem que parabenizar toda a equipe pelo trabalho que vem sendo feito

Alvinegro toma a iniciativa

O primeiro tempo foi movimentado, com o Corinthians tomando a iniciativa da partida. Com mais posse de bola, o Timão marcava na quadra adversária, obrigando o Florianópolis a jogar no contra-ataque. Aos cinco, Schumcher finalizou com perigo, mandando a bola à direita do gol defendido por Ney. Dois minutos depois, Lukaian girou para cima de um marcador e também chutou para fora, desta vez por cima da meta.

O Florianópolis conseguiu a sua primeira finalização aos 10, com Luiz Felipe. Atento, Franklin apareceu para fazer a defesa. Dois minutos depois, o placar finalmente foi inaugurado. Após chute de Jackson, Ney deu rebote, e Douglas apareceu para conferir: 1 a 0. Em desvatagem, o Floripa passou a sair mais para o jogo. Aos 13, Leandro salvou chute de Bip que tinha o gol como endereço certo.
A resposta do Corinthians veio aos 14, quando Simi mandou uma bomba no canto, obrigando Ney a praticar grande defesa. A um minuto do fim do primeiro tempo, o Timão conseguiu o seu segundo gol. Em erro na saída de bola do Floripa, Arthur tabelou com Simi e serviu Fernando, que completou para a rede. A equipe catarinense ainda tentou descontar no primeiro tempo, mas Franklin defendeu um chute forte de Ney, garantindo o resultado da etapa.

Bruninho diminui

O Florianópolis voltou para o segundo tempo empolgado, diminuindo para 2 a 1 logo aos dois minutos, em chute cruzado de Bruninho. Em alerta com o placar apertado, o Corinthians voltou a lançar-se mais ao ataque, e, aos quatro, Schumacher desperdiçou chance incrível, concluindo para fora, de dentro da área, com Ney já batido. Dois minutos depois, foi a vez de o goleiro catarinense defender finalização frontal de Douglas. A bola foi colocada para escanteio.

FRAME - simi corinthians florianópolis liga futsal (Foto: Reprodução SporTV)Simi comemora com a torcida após marcar o terceiro gol do Corinthians (Foto: Reprodução SporTV)

O jogo seguiu movimentado, com chances para os dois lados. Com o goleiro reserva Diogo no lugar de Franklin, que sofreu um desconforto muscular, o Corinthians levou um susto aos oito, em uma bomba de Renato. Atento, o camisa 23 fez a defesa. Um minuto depois, Diogo trabalhou novamente, dessa vez em conclusão de Bip. O Corinthians chegou bem aos 11, quando Lukaian avançou pelo meio e arriscou o chute. Ney foi buscar.

Aos 15, Schumacher foi puxado por William dentro da área, e a arbitragem assinalou o pênalti. Na cobrança, Simi bateu deslocando Ney, marcando 3 a 1. Após a saída, o técnico Vandré da Costa lançou Bruninho como goleiro-linha. Aos 18, Bipe diminuiu após passe de cabeça de Renato, incendiando os minutos finais. Com o limite de faltas estourado, o Corinthians sofreu pressão até o final. A nove segundos do término, Everton arriscou de longe e Diogo fez a defesa. Na volta, Simi aproveitou a ausência de goleiro e chutou da sua quadra para fazer 4 a 2, placar final.

Escalações:
Corinthians:
Franklin, Arthur, Paulinho Japonês, Simi e Fernando. Entraram: Lukaian, Schumacher, Alex, Rafinha, Jackon, Leandro, Bruno Souza, Douglas e Diogo. Técnico: Miltinho.

Florianópolis: Ney, Márcio, Jedson, Bruninho e William. Entraram: Bernardo, Antônio, Bipe, Everton, Renato, Luiz Felipe. Técnico: Vandré da Costa.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/liga-futsal/noticia/2013/05/simi-decide-corinthians-bate-floripa-e-assume-lideranca-da-classificacao.html

Rio perde e reedita semi da Superliga contra o Minas no Sul-Americano


Após entrar já com a vaga garantida, time carioca sofre derrota para o Club Buenos Aires Unidos por 3 sets a 1 e termina Grupo B em segundo

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Theo Vôlei Rio de Janeiro x Club Buenos Aires (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)Theo dá cortada no Sul-Americano
(Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)

Com a vaga para a semifinal já garantida, o Rio de Janeiro entrou em quadra nesta sexta-feira, em Belo Horizonte, para tentar buscar a liderança no Grupo B do Sul-Americano de clubes. Mas foi surpreendido pelo Club Buenos Aires Unidos, da Argentina, e levou a pior. O time carioca sofreu a derrota pelo placar de 3 sets a 1, parciais de  25/20, 23/25, 19/25 e 20/25, em 1h41m de partida, e terá de enfrentar um brasileiro pela vaga da decisão.

Como os comandados de Marcelo Froncowiak encerraram a fase de classificação da competição em segundo lugar do Grupo B, eles enfrentam o Minas, que ficou na liderança do Grupo A. A partida reedita a semifinal da Superliga masculina de vôlei, em que os cariocas levaram a melhor na série.

- Jogamos muito aquém das nossas possibilidades, mas eles também atuaram muito bem. O Minas é um velho conhecido e um adversário fortíssimo. Não era o cenário em que gostaríamos de enfrenta-lo, mas vamos em busca do nosso objetivo, que é o título - disse o técnico Froncowiack, atual campeão da Superliga, por meio de assessoria de imprensa.

A partida acontece neste sábado, às 18h30m (de Brasília), e terá transmissão do SporTV. Com a vitória, o Club Buenos Aires Unidos encara o rival UPCN, também da Argentina, na semifinal.

Bruninho e Lucão Vôlei Rio de Janeiro x Club Buenos Aires (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)Bruninho e Lucão tentam, mas Rio perde nesta sexta (Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)

O jogo

Bruninho, Dante, Thiago Alves, Lucão, Riad, Theo e Mario Jr. começaram a partida como titulares. Aproveitando os contra-ataques e sendo eficiente no bloqueio, o time do Rio de Janeiro logo abriu 10 a 7 no primeiro set, com um ataque do central Lucão. Um bloqueio de Da Silva, que entrou em quadra na inversão, aumentou a vantagem para quatro pontos, 22 a 18. Um novo bloqueio, dessa vez de Lucão, deu números finais ao set: 25 a 20, em 26 minutos.

Mais organizado no segundo set, o rival chegou à frente no primeiro tempo técnico, vencendo por 8 a 6. Os argentinos seguiram melhores e aumentaram a vantagem para 16 a 11. O Rio de Janeiro chegou a empatar a partida em 23 a 23, mas o Buenos Aires aproveitou um contra-ataque e fechou a parcial em 25 a 23, em 27 minutos.

A situação seguiu a mesma no terceiro set, com o Buenos Aires abrindo 14 a 11. O técnico Marcelo Fronckowiak mexeu no time, mas a mudança não surtiu efeito, e o adversário fechou em 25 a 19, em 23 minutos.

No quarto set, o Rio de Janeiro errou muito e facilitou os contra-ataques do time argentino, que fechou o set em 25 a 20, em 24 minutos.

Confira os resultados desta sexta-feira:

Vikingos de Miranda 3 x 0 Carmelo Rowing Club
Club Perless 0 x 3 UPCN
Rio de Janeiro 1 x 3 Club Buenos Aires Unidos

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/rio-perde-e-reedita-semi-da-superliga-contra-o-minas-no-sul-americano.html

Sem Rose, Bulls perdem para o Heat, que vira série em dia de Bosh e Cole


Atletas do Miami brilham, praticamente não erram e, em jogo duro, levam a vitória por 104 a 94. Astro do Chicago esteve cotado, mas volta não ocorre

Por GLOBOESPORTE.COM Chicago, EUA

Chris Bosh Miami Heat x Chicago Bull (Foto: Getty Images)Chris Bosh fez grande jogo (Foto: Getty Images)

A expectativa era grande pelo retorno de Derrick Rose ao time do Chicago Bulls. A imprensa americana especulava que, no terceiro jogo, o astro, que está fora desde os playoffs da temporada passada por conta de uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, enfim poderia voltar. Mas ele não voltou. E, em um jogo disputadíssimo, o Miami Heat venceu por 104 a 94, em dia inspirado de Chris Bosh, que conseguiu duplo-duplo, e Norris Cole. Os dois praticamente não erraram durante o confronto e tiveram bons números.

Com o resultado positivo, a equipe da Flórida vira a série de sete jogos da segunda rodada dos playoffs da NBA para 2 a 1. Apesar da grande atuação de Cole, com 18 pontos, e Bosh, com 20, o cestinha foi o atual MVP, LeBron James, com 25. O armador da camisa 30 deu uma assistência e pegou dois rebotes. Foram três cestas de três dele. Já o pivô conseguiu um duplo-duplo. Ele deu dois tocos, uma roubada, quatro assistências e 19 rebotes, além de duas cestas em chutes longos.

Pelos Bulls, chamaram a atenção Carlos Boozer, com 21 pontos e quatro rebotes. Nate Robinson e Jimmy Butler marcaram 17 cada um. Marco Belinelli fez 16.
A próxima partida acontece novamente no United Center, em Chicago, na segunda-feira.

O jogo

A partida desta sexta-feira foi como uma reprise do primeiro jogo, em que o Chicago Bulls venceu por 93 a 86, em um duelo disputado. O equilíbrio era tão grande que o primeiro quarto terminou 25 a 25, com destaque para Carlos Boozer, da equipe de Chicago, com dez pontos e um rebote. Pelo lado do Miami Heat, Chris Bosh marcou seis, deu um toco, uma assistência e quatro rebotes. LeBron fez quatro.

 LeBron James do Chicago Bulls e Marco Belinelli do Miami Heat (Foto: Reuters) LeBron James, do Heat, marca Marco Belinelli, dos Bulls (Foto: Reuters)

No segundo quarto, melhor para o time da Flórida, mas apenas por dois pontos. A parcial ficou 27 a 25. Chamaram a atenção o italiano Marco Belinelli, pelos Bulls, com oito pontos, duas assistências e um rebote, e Shane Battier, do Heat, que começou como reserva, mas fez nove pontos. Bosh fez quatro, além de seis rebotes e uma assistência. LeBron repetiu os quatro da primeira parcial.

Antes do intervalo, o camisa 48 dos Bulls, Nazr Mohammad, levou uma ombrada de LeBron James em uma jogada, mas ficou revoltado e resolveu dar um empurrão que jogou o atual MVP no chão. A arbitragem marcou falta técnica do camisa 6 do Heat e mandou Mohammad mais cedo para o vestiário.

No terceiro quarto, a disputa seguiu equilibrada. Os Bulls levaram a melhor repetindo a vantagem de dois pontos do Heat, fazendo 20 a 18. Dwyane Wade marcou seis pontos na etapa, pelo Miami. LeBron fez cinco. Jimmy Butler fez o mesmo, pelo Chicago.

A etapa final definiu o resultado do jogo, que continuou duro. A vontade de ambas as equipes era tão grande que, em um determinado momento, Taj Gibson, dos Bulls, rasgou a camisa de Norris Cole, que saltava para dar uma enterrada. A parcial ficou em 34 a 24 para o Miami. E o jogo terminou 104 a 94 para o time do Heat.

   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2013/05/sem-rose-bulls-perdem-para-o-heat-que-vira-serie-em-dia-de-bosh-e-nole.html

basquete - Spurs dão o troco fora e voltam a liderar confronto com os Warriors


Quadro texano se recupera do revés de quarta-feira em casa e agora tem 2 a 1 na série semifinal dos playoffs do Oeste


Tim Duncan, San Antonio Spurs - AP (Foto: AP)Com mais um duplo-duplo para a conta, Duncan foi decisivo na vitória dos Spurs (Foto: AP)

Os Spurs recuperaram-se da derrota de quarta-feira em San Antonio e venceram na noite desta sexta (já madrugada de sábado no Brasil), fora de casa, o Golden State Warriors por 102 a 92, reassumindo a dianteira nos confrontos pelas semifinais do Oeste. Agora com 2 a 1 a seus favor, a equipe texana fica mais perto de encontrar Memphis Grizzlies ou Oklahoma City Thunder (que empatam por 1 a 1) na decisão da Conferência.

Mais uma vez, a dupla Tim Duncan e Tony Parker fez a diferença pelos Spurs. Com 32 pontos, Parker foi o cestinha do embate, enquanto o ala frisou sua atuação com um duplo-duplo (23 pontos e dez rebotes). O brasileiro Tiago Splitter atuou durante 18 minutos e teve desempenho apagado, com quatro pontos e o mesmo número de rebotes.

O armador Klay Thompson foi o melhor anotador dos Warriors, com 17 pontos, um a mais que o armador Stephen Curry. Os dois foram cruciais na vitória de quarta, porém pouco puderam fazer diante  do revigorado oponente desta noite. O pivô australiano Andrew Bogut, com 11 pontos e 12 rebotes, chegou aos dois dígitos em dois fundamentos pelo time local.

San Antonio Spurs e Golden State Warriors voltam a se enfrentar no domingo, novamente em Oakland. Para a equipe californiana, outra derrota a deixará em situação crítica, pois o duelo seguinte, no Texas, poderá definir a classificação do rival. Confira os confrontos e os resultados dos playoffs da NBA.

Tony Parker e Stephen Curry, Spurs x Warriors - AP (Foto: AP)Parker superou Curry com sobras no duelo de armadores (Foto: AP)

Confira os duelos desta sexta pelos playoffs:

Chicago Bulls 94 x 104 Miami Heat
Golden State Warriors 92 x 102 San Antonio Spurs
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2013/05/spurs-dao-o-troco-fora-e-voltam-liderar-confronto-com-os-warriors.html

Fifa divulga centros de treinamentos usados na Copa das Confederações


Seleção fará atividades em campo de Bombeiros de Brasília, Pituaçu em Salvador e estádio Presidente Vargas em Fortaleza na primeira fase

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A Fifa divulgou nesta sexta-feira os locais escolhidos para servir de centro de treinamento das seleções durante a Copa das Confederações, jogo a jogo. A Seleção de Luiz Felipe Scolari usará Centro de Capacitação Física dos Bombeiros em Brasília, o Pituaçu em Salvador e o estádio Presidente Vargas em Fortaleza, durante a primeira fase.

As atividades não serão abertas aos jornalistas, que só poderão conferir 15 minutos dos trabalhos de Brasil, Espanha, Itália, Japão, México, Taiti e Nigéria. As seleções não terão base fixa no torneio, ou seja, viajarão de acordo com a tabela pelas seis cidades-sedes, geralmente nos dias seguintes aos jogos.

Parreira, Murtosa e sua comitiva no estádio de Pituaçu, em Salvador (Foto: Eric Luis Carvalho)Comitiva com Parreira visitou recentemente o Pituaçu, que receberá a Seleção (Foto: Eric Luis Carvalho)

Além do Centro de Capacitação Física dos Bombeiros, Brasília também cederá o Bezerrão para treinamentos dos times. No Rio de Janeiro, Engenhão e São Januário estão reservados pela Fifa. No Recife, os escolhidos são o CT Wilson Campos, do Náutico, e o estádio Arruda, do Santa Cruz. O SESC Venda Nova e o estádio Independência receberão as seleções em Belo Horizonte. Em Fortaleza, os treinos serão no estádio Presidente Vargas e no Centro de Treinamento do Nordeste (CETEN). E Salvador terá os estádios Pituaçu e Barradão.
Nas vésperas das partidas, as arenas da Copa das Confederações (Maracanã, Mineirão, Castelão, Arena Pernambuco, Fonte Nova e Mané Garrincha) poderão ser usadas pelas equipes, como reconhecimento do gramado.

Felipão convoca a Seleção na próxima terça. A apresentação está marcada para o dia 27, no Rio de Janeiro. Após a partida com a Inglaterra, em 2 de junho no Maracanã, a delegação segue para o período de treinamentos em Goiânia até perto da estreia contra o Japão, em 15 de julho, no Mané Garrincha (Brasília).

Confira todos os campos reservados para treinos pela Fifa e a divisão das seleções:

15/6 – BRASIL X JAPÃO (Brasília)
Brasil: Centro de Capacitação Física dos Bombeiros
Japão: Estádio Bezerrão

16/6 – MÉXICO X ITÁLIA (Rio de Janeiro)
México: Estádio de São Januário
Itália: Engenhão

16/6 – ESPANHA X URUGUAI (Recife)
Espanha: CT Wilson Campos
Uruguai: Arruda

17/6 – TAITI X NIGÉRIA (Belo Horizonte)
Taiti: SESC Venda Nova
Nigéria: Estádio Independência

19/6 – BRASIL X MÉXICO (Fortaleza)
Brasil: Estádio Presidente Vargas
México: CETEN

19/6 – ITÁLIA X JAPÃO (Recife)
Itália: CT Wilson Campos
Japão: Arruda

20/6 ESPANHA X TAITI (Rio de Janeiro)
Espanha: Estádio de São Januário
Taiti: Engenhão

20/6 – NIGÉRIA X URUGUAI (Salvador)
Nigéria: Pituaçu
Uruguai: Barradão

22/6 – ITÁLIA X BRASIL (Salvador)
Itália: Barradão
Brasil: Pituaçu

22/6 – JAPÃO X MÉXICO (Belo Horizonte)
Japão: SESC Venda Nova
México: Estádio Independência

23/6 – NIGÉRIA X ESPANHA (Fortaleza)
Nigéria: Estádio Presidente Vargas
Espanha: CETEN

23/6 – URUGUAI X TAITI (Recife)
Uruguai: Arruda
Taiti: CT Wilson Campos

26/6 – SEMIFINAL 1ºA X 2ºB (Belo Horizonte)
1ºA: SESC Venda Nova
2ºB: Estádio Independência

27/6 – SEMIFINAL 1ºB X 2ºA (Fortaleza)
1ºB: Estadio Presidente Vargas ou Unifor
2ºA: Unifor

30/6 – DISPUTA DE TERCEIRO E QUARTO (Salvador)
Time 1: Pituaçu
Time 2: Barradão

30/6 – FINAL (Rio de Janeiro)
Time 1: Estádio de São Januário
Time 2: Engenhão

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/fifa-divulga-centros-de-treinamentos-usados-na-copa-das-confederacoes.html

Maracanã: contrato exige acordo com clubes e cerca de 40 jogos por ano


Novo gestor, 'Consórcio Maracanã' tem 90 dias para fechar parceria com pelo menos dois time do Rio. Veja os deveres e direitos dos novos administradores

Por Felippe Costa e Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Praticamente concluído após quase três anos fechado para reformas, o Maracanã vai entrar em uma nova era a partir da Copa das Confederações: de forma inédita, o estádio será administrado por empresas privadas. Para administrar o complexo esportivo pelos próximos 35, o consórcio formado por Odebrecht Participações e Investimentos S.A. (empresa líder, com 90%), IMX Venues e Arena S.A (de propriedade de Eike Batista, com 5%) e AEG Administração de Estádios do Brasil LTDA (também com 5%) terá que cumprir uma série de exigências presentes no edital de licitação. O GLOBOESPORTE.COM levantou os principais pontos do contrato, que exige, por exemplo, a realização de pelo menos 40 "jogos de primeira linha" por ano na arena carioca.

O "Consórcio Maracanã" só assume o estádio na prática em julho, após a Copa das Confederações. Será o início de um novo modelo de gestão do sexagenário Maracanã. A nova administração terá muitas obrigações e direitos sobre o complexo esportivo acompanhados de uma rigorosa fiscalização, garante o governo do Rio de Janeiro. O primeiro passo será chegar a um acordo com os grandes clubes cariocas. O contrato exige que o consórcio feche parceria com pelo menos dois dos principais times do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), apesar deles não poderem exercer exclusividade do estádio.

Maracanã (Foto: Divulgação/Governo do Rio de Janeiro)Consórcio Maracanã vai administrar o estádio pelos próximos 35 anos (Foto: Divulgação/Governo do Rio)

O governo também exige que o Maracanã seja palco de muitos jogos de "primeira linha" (segundo o edital, partidas de maior relevância no cenário estadual, nacional e internacional, como Série A do Campeonato Carioca, Série A do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, seleção brasileira ou jogos com o público superior a 40 mil pessoas).

O número recomendado de partidas por ano é 40, apesar de não ser obrigatório. Como os gestores serão avaliados anualmente, organizar 40 ou mais partidas por temporada rende a nota máxima ao consórcio. 20 partidas é o mínimo de partidas que o Maracanã pode ter por ano. Menos do que isso, a concessionária será avaliada com nota zero.

O “Consórcio Maracanã” também terá de investir R$ 594 milhões em obras no complexo. No valor estão incluídas a construção do Museu do Futebol e de um estacionamento para 3 mil carros, a demolição do Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare, e a reconstrução de novos centros de treinamento de atletismo e de esportes aquáticos no local. Ainda não é certo, no entanto, quando essas obras terão início, e algumas delas podem ficar para depois da Copa do Mundo de 2014.

- Vamos sentar com o consórcio e definir o que é possível ser concluído até a Copa do Mundo. Não teremos uma Copa com obras no Maracanã. Após a Copa das Confederações terão início as obras que serão finalizadas até a Copa - afirmou o secretário da Casa Civil, Régis Fichtner, nesta quinta, logo após a confirmação do “Consórcio Maracanã” como vencedor do processo de licitação.

Confira abaixo os principais direitos e deveres da concessionária
Relação com clubes

- O consórcio precisa fechar parceria com pelo menos dois dos principais clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco)no prazo de até três meses.

- Apesar de ter a obrigação de negociar com pelo menos dois dos principais clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco), tais agremiações não poderão ter a exclusividade do Maracanã.

- Apesar de a exclusividade ser proibida, o consórcio tem o direito de realizar a customização de vestiários para utilização pelos principais clubes do Rio de Janeiro que se comprometam a utilizar o Estádio em número mínimo de partidas, conforme negociação a ser realizada com cada agremiação, desde que mantenha, durante todo prazo do contrato, pelo menos dois vestiários neutros sem qualquer tipo de identificação ou customização.

- O consórcio terá que manter a vocação do Maracanã como "Templo Mundial do Futebol", sendo assim, obrigado a ter um grande número (o governo considera 40 partidas por ano como o ideal) de jogos de "primeira linha" (jogos de maior relevância no cenário estadual, nacional e internacional,  Série A do Campeonato Carioca, da Série A do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, seleção brasileira ou jogos com o público superior a 40 mil pessoas)

- O governo do Rio de Janeiro considera que 40 partidas de futebol por ano seja o número ideal para o Maracanã. Nada impede que o estádio receba mais jogos. Para o governo, quanto menos partidas, pior. No caso do Ginásio do Maracanãzinho, o número sobe para 50 partidas.

torcida reabertura maracanã  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)tEmpresas precisam chegar a acordo com pelo menos dois grandes clubes cariocas Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- O consórcio tem o direito de negociar de maneira diferente com os clubes ou produtores de entretenimento levando em conta questões como média histórica de público pagante ou nível de compromissos ou contrapartidas assumidas.

- A concessionária tem que gerir o Maracanã de forma não discriminatória em relação aos chamados principais clubes do Rio de Janeiro (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) e suas respectivas torcidas.

- O consórcio não poderá negociar naming rights, ao contrário do Ginásio do Maracanãzinho, que poderá ter seu nome explorado por empresas privadas.

- A utilização do Maracanã deverá prestigiar a de promoção de eventos de futebol profissional, outros eventos desportivos e/ou eventos de entretenimento.

- O consórcio tem a obrigação de receber no Maracanã e no Maracanãzinho o maior número possível de eventos esportivos, sendo de sua responsabilidade a organização, promoção, condução, divulgação e demais atividades necessárias para a sua realização

Copa e Olimpíadas

Eike Batista (Foto: Ag. Estado)Grupo de Eike só assume o Maracanã na prática após a Copa das Confederações (Foto: Ag. Estado)

- O consórcio terá de ceder gratuitamente o Maracanã durante os eventos internacionais previstos para o estádio. No caso, a Copa das Confederações (2013) e a Copa do Mundo (2014) para a Fifa, e os Jogos Olímpicos (2016) para o Comitê Olímpico Internacional (COI).

- Além de ceder o Maracanã e o Ginásio do Maracanãzinho para Fifa e Comitê Olímpico Internacional durante a Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016), o consórcio também terá a obrigação de disponibilizar as instalações por até 24 dias por ano para o governo do Rio de Janeiro, desde que as datas sejam acertadas em comum acordo, agendadas com pelo menos seis meses de antecedência e não entre em conflitos com eventos esportivos.

- Seis meses antes da realização da Copa do Mundo, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) terão acesso irrestrito ao Maracanã para a instalação de estruturas temporárias. No período de quinze dias úteis anteriores ao primeiro jogo do torneio e até cinco dias úteis após o último jogo, Fifa/COL terão uso exclusivo.

- Os prazos são os mesmo em relação à Copa das Confederações

- Em caso de danos ao Maracanã durante a Copa das Confederações ou Copa do Mundo, o governo do Rio de Janeiro e a Fifa arcarão com as despesas
- No caso da Copa do Mundo, no entanto, o consórcio tem a obrigação de entregar o Maracanã nas mesmas condições em que irá receber, após a Copa das Confederações. Porém, os gestores não tem a obrigação de arcar com qualquer nova exigência da Fifa

- No caso das Olimpíadas de 2016, o consórcio também deverá entregar o Maracanã ao COI durante período que ainda será estabelecido pelo governo do Rio de Janeiro.

Equipamento e serviços

- Ao término da concessão (35 anos), os equipamentos e instalações devem retornar ao governo preservados nas mesmas condições.

- O consórcio terá de executar as atividades relativas à preservação e conservação patrimonial, vigilância, limpeza, instalação e operação de bilheterias e catracas, controle de entrada e saída de seus equipamentos, conservação dos gramados, piso, cadeiras e demais instalações

- O consórcio tema obrigação de selecionar, contratar e supervisionar as atividades de provedores de roupas, materiais esportivos, alimentos, bebidas e outros artigos vendidos nas dependências do Estádio do Maracanã e do Maracanãzinho

- A concessionária terá de cumprir rigorosamente todas as normas e exigências relativas ao tombamento (parcial ou integral) do Estádio do Maracanã.

Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)Complexo do Maracanã ainda terá muitas obras (Foto: Domingos Peixoto / Agência O Globo)

Obras Incidentais

- As Obras Incidentais deverão ser executadas de acordo com os projetos de engenharia do governo do Rio de Janeiro, os quais serão elaborados sob inteira responsabilidade e às expensas da Concessionária

- As Obras Incidentais previstas deverão ser executadas por conta e risco da Concessionária e devem ainda às melhores práticas da indústria de construção e do setor de complexos esportivos, sempre pautando-se por nível de excelência nos trabalhos.

- A concessionária terá de demolir o Estádio de Atletismo Célio de Barros e o Parque Aquático Júlio Delamare e reconstruir novos centros de treinamento de atletismo e de esportes aquáticos no local onde atualmente funciona o Presídio Evaristo de Moraes (neste caso, o consórcio vai ressarcir o governo pelas demolições)

- A concessionária tem o dever de demolir o Presídio Evaristo de Moraes e a Escola Municipal Friedenreich, os quais serão reconstruídos, respectivamente, em terreno no Complexo Penitenciário de Japeri. A demolição do colégio, no entanto, somente poderá  ser iniciada após a reconstrução da nova escola.

- O consórcio terá de gerir o aluguel para clubes ou produtores de entretenimento, a exploração dos espaços publicitários, bares, lanchonetes e restaurante, além de atividades turísticas.

- O valor previsto das obras que ainda serão realizadas no Complexo do Maracanã é de R$ 594.162.148,71. Caso o custo real seja menor, a diferença reverterá em favor do governo do Rio de Janeiro, mediante aumento do valor da outorga e pagamento proporcional nas parcelas.

- A Concessionária terá o dever de construir, operar e manter o Museu do Futebol e um estacionamento para três mil veículos.

- O projeto do Museu do Futebol, no entanto, deverá ser aprovado previamente pelo governo do Rio de Janeiro

Outros pontos do contrato

- O consórcio deverá reembolsar o valor total de R$ 2.380.427,00  relativos aos custos do estudo de viabilidade econômica. Neste caso não fica claro como será feito o reembolso, uma vez que o estudo foi realizado pela IMX (do empresário Eike Batista), uma das integrantes do consórcio vencedor.

- O consórcio precisa empregar de 2% a 5% de seus cargos beneficiários da Previdência Social reabilitados ou portadores de deficiência.
- O consórcio precisa apresentar garantias bancárias no prazo de até 120 dias (4 meses)

-A concessionária poderá realizar qualquer atividade comercial de seu interesse, tais como exploração de bares, lojas e restaurantes.

- O Complexo Maracanã poderá permanecer parcial ou integralmente fechado em razão de manutenção ou melhorias a serem realizadas pela Concessionária
- Para realizar reformas, no entanto, o consórcio vai precisar da aprovação de engenheiros do governo do Rio de Janeiro.

Carrossel_MARACANA_360º (Foto: Infoesporte)Maracan㺠(Foto: Infoesporte)

- Desde que autorizado pelo governo do Rio de Janeiro, a consórcio terá o direito de explorar economicamente a propriedade intelectual do Maracanã e licenciar a mesma para uso de terceiros

- O governo do Rio de Janeiro, por sua vez, permanecerá titular dos direitos intelectuais do Maracanã

- A concessionária deverá buscar o aprimoramento contínuo de seu serviço, segundo técnicas e tecnologia que se façam disponíveis em bases comercialmente viáveis,

- A titularidade sobre os 82 assentos que compõe a Tribuna de Honra do Maracanã permanecerá sendo do governo do Rio de Janeiro. Por sua vez, o consórcio terá de ceder 82 vagas no estacionamento para o governo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/maracana-contrato-exige-acordo-com-clubes-e-cerca-de-40-jogos-por-ano.html

Mané Garrincha - Iniciada a instalação das traves do novo estádio de Brasília


Palco da abertura, Mané Garrincha inicia a instalação das novas traves

Com padrão de arena multiuso, balizas serão facilmente desmontáveis

Por GLOBOESPORTE.COM Brasília


O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha recebe os últimos detalhes para a partida de inauguração, marcada para o dia 18 de maio. Começou nesta sexta-feira a montagem das traves do campo. A previsão é que a instalação seja concluída em 48 horas.

Fabricadas em alumínio, as traves têm 120mm (milímetros) de espessura, com dimensão de 7,32m de largura por 2,44m de altura. A estrutura será nivelada com a ajuda de um aparelho de topografia que calcula a altura e o posicionamento ideais.

Em função dos demais eventos culturais e esportivos que o estádio sediará futuramente, por ter sido concebido como arena multiuso, o travamento será por pressão e as traves são desmontáveis. As redes serão brancas, com formato retangular.
Veja outras fotos do novo Mané Garrincha

Além do primeiro evento-teste, em 18 de maio, as mesmas traves serão usadas na semana seguinte, em 26 de maio, quando a arena recebe o jogo entre Santos e Flamengo, pela abertura do Brasilleirão.

Para a Copa das Confederações, o estádio utilizará outras traves, fornecidas pela Fifa. Os equipamentos terão sensores que confirmarão a entrada da bola no gol.

instalação traves estádio Mané Garrincha (Foto: Lula Marques / Secopa-DF)Inauguração do estádio está marcada para o dia 18 de maio (Foto: Lula Marques / Secopa-DF)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/iniciada-instalacao-das-traves-do-novo-mane-garrincha.html

Götze voltará a correr após lesão e deverá jogar decisão contra Bayern


Revelação do Borussia Dortmund completará mais uma etapa de processo  de recuperação no início da próxima semana. Ele já está vendido ao rival

Por GLOBOESPORTE.COM Dortmund, Alemanha

Mario Götze Borussia Dortmund (Foto: Reuters)Mario Götze deverá voltar a correr no gramado no início da próxima semana (Foto: Reuters)

O Borussia Dortmund recebeu uma grande notícia nesta sexta-feira. Apesar de já estar vendido ao Bayern de Munique, justamente o adversário da finalíssima da Liga dos Campeões, o meia Mario Götze tem previsão para voltar a realizar atividades físicas no campo no início da próxima semana e pode voltar a tempo de entrar em campo em Wembley pela última vez com a camisa aurinegra.

Götze se recupera de uma lesão muscular na coxa direita sofrida na derrota para o Real Madrid, no dia 30 de abril - que acabou classificando o Borussia à decisão da Champions por ter vencido a ida por 4 a 1. A expectativa é que ele comece a correr entre segunda ou terça-feira para seguir o cronograma de recuperação e se encontrar totalmente pronto antes de 25 de maio.

- Se der certo, é uma ótima para nós. Aí o teríamos de volta nos treinos em uma semana e ele estaria disponível para a final - disse o empolgado técnico Jürgen Klopp.

Há uma semana, o clube divulgou um comunicado em sua página oficial informando que ter Götze na final era uma "meta realista". A torcida, porém, não parece muito satisfeita com o jogador desde que ele foi anunciado como reforço do Bayern, que desembolsou € 37 milhões (R$ 97,4 milhões) - o valor de sua cláuscula rescisória.

Prova da ira da torcida com a revelação alemã foi o recado enviado através de algumas faixas no empate entre Borussia e Bayern, no último fim de semana, pelo Campeonato Alemão: "A busca pelo dinheiro mostra quanto coração você realmente tem. Cai fora, Götze!", disse a mensagem.

   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/05/gotze-voltara-correr-apos-lesao-e-devera-jogar-decisao-contra-bayern.html

'Incaível', Wigan tenta 'milagre' contra o City na final da Copa da Inglaterra


Acostumada a escapar do rebaixamento, equipe pode conquistar o maior  título de sua história neste sábado, em duelo com o milionário elenco azul

Por Felipe Schmidt Rio de Janeiro

Conhecida por possuir em sua história diversos exemplos de times pequenos derrotando gigantes, a Copa da Inglaterra poderá ter mais um episódio deste tipo neste sábado, quando o todo poderoso Manchester City entra campo para enfrentar o Wigan na decisão da competição, às 13h15m (de Brasília), no estádio de Wembley – O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. Enquanto o troféu para os Citizens será uma espécie de consolação por uma temporada abaixo das expectativas, para os Latics será a maior glória de seus 81 anos de existência.

Curiosamente, o principal título da história do Wigan pode vir justamente na temporada em que a equipe deve amargar o rebaixamento. O time da cidade homônima, localizada nos arredores de Manchester, no noroeste inglês, ganhou a alcunha de “incaível” por se safar freqüentemente da degola na Premier League nos últimos anos, algo que já é um feito e tanto dada a dimensão da equipe. Neste ano, porém, a situação é complicada: os Latics estão na 18ª colocação, na zona de rebaixamento, a três pontos do Newcastle, o rival mais próximo. Por outro lado, a presença na final da Copa da Inglaterra já garantiu uma vaga na Liga Europa.

Roberto Martínez técnico Wigan (Foto: Getty Images)Roberto Martínez, técnico do Wigan; cartaz no fundo mostra confiança da torcida (Foto: Getty Images)

- O Wigan não tem uma longa história na primeira divisão. Eles são um clube pequeno, com poucos torcedores, em uma cidade que tem paixão por outro esporte, o rúgbi. Portanto, é impressionante que eles consigam permanecer tanto tempo na elite. Mas acho que é difícil para o Wigan, com um elenco pequeno, disputar duas competições. E uma ocasião grande como a Copa da Inglaterra deve ser uma distração, mesmo que evitar o rebaixamento seja a coisa mais importante. Os jogadores, por exemplo, estarão pensando que eles não querem se machucar e perder um jogo em Wembley, então podem não atuar a 100% em alguns momentos - contou o jornalista inglês Ashley Gray, do “Daily Mail”.

O Wigan, aliás, pode ser considerado um caçula no meio de clubes de tanta tradição na Inglaterra: foi fundado “apenas” em 1932 e só entrou para a Football League, que organizava as divisões de elite do país, em 1978. Desde então, a equipe oscilou entre a quarta e terceira divisões, subindo para o segundo escalão em 2003, e, finalmente, chegando à elite em 2005.

Torcedora Wigan (Foto: Getty Images)Torcedora do Wigan na arquibancada: time busca 'zebra' na decisão da Copa (Foto: Getty Images)

A evolução do clube, porém, não foi muito além. Sem muitos recursos, o máximo que o Wigan conseguiu foi o 10º lugar em 2006. Depois, passou a ser figurinha fácil na briga contra o rebaixamento, sempre se salvando nas últimas rodadas. Escapar da degola virou a especialidade dos Latics.

- Uma das razões pelas quais eles não conseguem sair da zona de perigo é que eles têm dificuldades para manter os jogadores e treinadores que se destacam. O Wigan consegue achar bons jogadores estrangeiros, mas muitos deles preferem atuar em Londres ou em outros países depois que fazem uma boa temporada no clube – explica Gray, que acredita que o time já sabe o caminho das pedras para evitar o descenso.

- Eles têm experiência e confiança. Esta luta se tornou familiar para eles, que sabem que já escaparam antes, então isso dá coragem para conseguir de novo. Roberto Martinez (técnico da equipe) é bom em manter todo mundo calmo nestas situações. Outra razão pode ser o tempo e o padrão da temporada. O Wigan sempre começa mal a temporada, por contratar muitos jogadores, que levam tempo para se adaptar. O time também tem problemas no inverno, quando o estilo de jogo de toque de bola que eles preferem não é tão efetivo.

Aguero comemora, Manchester United x Manchester City (Foto: Getty Images)Agüero quer dar o titulo para os torcedoresdo Manchester City  (Foto: Getty Images)

Com os pés no chão, City garante motivação

Se a Copa da Inglaterra, ao mesmo tempo que representa a chance de glória, significou a razão pela má campanha na Premier League para o Wigan, no caso do Manchester City a situação é oposta. Sem conseguir manter o título inglês conquistado na temporada passada, o time azul vê no torneio a chance de garantir um troféu em 2012/2013.

- Estou muito emocionado de jogar novamente em Wembley, é um grande estádio, onde se sente uma energia incrível. Ganhar do Chelsea nas semifinais foi o melhor, um sentimento muito especial marcar um gol em um jogo tão importante e em um estádio com tanta história. Temos muito respeito ao Wigan por terem chegado à final, tiveram um desempenho muito bom na Copa da Inglaterra e sabemos que estarão muito motivados para erguer o troféu. Mas nós também estamos, queremos ganhar e dar este prêmio ao clube e nossos torcedores – disse o atacante Sergio Agüero.

Na temporada, a vantagem é toda do City, que venceu os dois encontros válidos pelo Campeonato Inglês: 2 a 0 em Wigan e 1 a 0 em Manchester. Ainda assim, o técnico Roberto Mancini garante que sua equipe não vai subestimar o adversário.
- O Wigan é um bom time. Final é final, o que pode acontecer na Premier League não é importante amanhã. Não acho que na final há um time favorito – comentou Mancini.

Para o jornalista Ashley Gray, porém, a vantagem do City é enorme. Para fazer história, o Wigan terá de contar com os deuses do futebol.

- Não acredito que o Wigan tem um plano para vencer o jogo. Eles não têm capacidade defensiva para anular o City e devem jogar de forma aberta, tentando tocar a bola. Para terem alguma chance, precisam de muita sorte ou de um dia muito ruim do City. Mas, quem sabe? O futebol é belo por causa dessas coisas – completou Gray.

Tevez comemora, Manchester City x Wigan (Foto: AP)Tevez festeja gol em partida contra o Wigan no Campeonato Inglês (Foto: AP)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/05/incaivel-wigan-tenta-milagre-contra-o-city-na-final-da-copa-da-inglaterra.html

Manuel Pellegrini será o novo técnico do Manchester City, garante jornal


Segundo imprensa espanhola, chileno teria chegado a acordo com os ingleses. Diretoria do City busca ainda levar para o Etihad Stadium o promissor Isco

Por GLOBOESPORTE.COM Málaga, Espanha

Manuel Pellegrini será o novo técnico do Manchester City. Pelo menos é o que garante o jornal "As". O chileno já teria sinalizado aos ingleses que irá deixar o Málaga ao término da temporada. A notícia chega às vésperas da decisão da Copa de Inglaterra entre Wigan e City, neste sábado, às 13h15m (de Brasília). Segundo o periódico, nem mesmo o título da competição garante a permanência de Roberto Mancini à beira do campo no Etihad Stadium.

O diretor do Manchester City, Txiki Begiristain, teria mediado as conversas com o agente do treinador, Jesus Martinez. Pellegrini tem vínculo de mais dois anos com o Málaga, mas o City já se propôs a pagar a cláusula de quatro milhões de euros. Por outro lado, Roberto Mancini também tem contrato com os ingleses, mas não seguirá no projeto do clube.

Manuel Pellegrini técnico Málaga (Foto: Getty Images)Manuel Pellegrini pode assumir o comando do City na próxima temporada (Foto: Getty Images)

Com o acerto com Pellegrini, Begiristain busca ainda uma alternativa para levar o Isco no mesmo pacote para Inglaterra. Destaque dos espanhóis, o meia possui uma cláusula de 35 milhões de euros (R$ 91,6 mi).

Experiente, Manuel Pellegrini teve o seu trabalho em destaque novamente nesta temporada. O chileno levou o Málaga às quartas de final da Liga dos Campeões, em sua primeira participação no torneio. Pelo Espanhol, a equipe segue na briga para conquistar uma vaga nas competições continentais, em sexto, com 53 pontos. Na Europa, o chileno passou ainda por Villarreal e Real Madrid.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/05/manuel-pellegrini-sera-o-novo-tecnico-do-manchester-city-garante-jornal.html

Com Tite e direção irredutíveis, Jorge Henrique será negociado


Clube e treinador dizem que jogador quebrou a confiança e vão colocá-lo no mercado depois dos jogos decisivos das próximas semanas

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Jorge Henrique Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Jorge Henrique está afastado por indisciplina (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians

A história de Jorge Henrique no Corinthians está prestes a acabar. A diretoria e o técnico Tite consideraram como a gota d’água o ato de indisciplina que resultou no afastamento do jogador por tempo indeterminado. O clube aguarda apenas a passagem das finais do Campeonato Paulista e das oitavas da Taça Libertadores para oficializar a saída do jogador.

Um membro da alta cúpula do Alvinegro confirmou ao GLOBOESPORTE.COM que Jorge Henrique não vestirá mais a camisa do Timão. Tite e a direção estão irredutíveis e não querem mais o atleta por considerarem que ele quebrou a confiança de ambos e poderia desencadear uma série de problemas envolvendo outros jogadores.

Na sexta-feira que antecedeu o clássico contra o São Paulo, pelo estadual, o elenco solicitou à comissão técnica para começar a concentração somente após o treino de sábado pela manhã, no CT Joaquim Grava. A alegação era de que eles queriam passar mais tempo com a família antes do início de uma sequência de partidas decisivas.

Jorge Henrique não apareceu para participar da atividade e, quando chegou ao local, no período da tarde, apresentou um atestado médico mostrando que havia passado a madrugada com o filho Thiago Henrique, que estaria com dengue. Tite aceitou e relacionou o atleta. Depois, a direção apurou que a história não era verdadeira, mas não revelou o que realmente aconteceu.

O atacante foi afastado por tempo indeterminado pela direção e dificilmente terá uma nova chance. O contrato dele acaba em 31 de dezembro de 2014. A tendência é de que ele seja negociado nas próximas semanas. O jogador tem bastante mercado, e constantemente a direção recebe ofertas para liberá-lo.

Esta não foi a primeira vez que o baixinho se envolveu em polêmicas e irritou Tite. Internamente, a expressão usada é de que o clube “chegou ao limite” com tantos problemas criados pelo atacante ao longo dos anos. Dirigentes acreditam que o jogador enganou o clube algumas vezes, já que as desculpas sempre estavam relacionadas à família.

Jorge Henrique chegou ao Corinthians em 2009 vindo do Botafogo. Polivalente, se destacou mais por ajudar o time taticamente do que pelos gols marcados. Neste período, conquistou um Paulistão, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Foram 216 jogos e 30 gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/05/com-tite-e-direcao-irredutiveis-jorge-henrique-sera-negociado.html