segunda-feira, 6 de maio de 2013

Brasil é tri do sul-americano sub-16 feminino e vai ao Mundial da categoria


Trio brasileiro se classifica para Fed Cup júnior de forma invicta em torneio realizado em La Paz. No masculino, país fica em quarto e não consegue vaga

Por GLOBOESPORTE.COM La Paz

Brasil sul-americano sub-16 junior tênis (Foto: Divulgação)Julia, Leticia e Luisa trouxeram título sul-americano sub-16 para o Brasil (Foto: Divulgação)

O Brasil conquistou nesse fim de semana o tricampeonato sul-americano sub-16 feminino. O trio formado por Julia Gomide, Leticia Vidal e Luisa Stefani derrotou a Bolívia na decisão, jogando em La Paz, fechando a série melhor de três em 3 a 0. Com o resultado, as brasileiras garantiram vaga no Mundial da categoria, a Fed Cup júnior, que será realizada entre 24 e 29 de setembro em San Luis de Potosí, no México.

Gomide, Vidal e Stefani tiveram 100% de aproveitamento em La Paz. Antes da vitória na final contra as donas da casa, as três venceram os duelos de simples e de duplas da fase de grupos, batendo Venezuela, Uruguai, Peru e Paraguai. Os representantes sul-americanos na Fed Cup júnior serão Brasil, Bolívia e Colômbia.

Já no masculino o Brasil terminou o Sul-Americano sub-16 em quarto. Fernando Yamacita, José Evaldo Neto e Orlando Luz tiveram duas derrotas no campeonato que determinaram a posição fora do pódio e da classificação para o Mundial da categoria. Após vitórias sobre Chile, Paraguai e Venezuela, os brasileiros perderam para o Peru e, na decisão do terceiro lugar, sofreram nova derrota, dessa vez para a Bolívia. Entre os homens, o campeão Peru, a vice-campeã Argentina e a própria Bolívia estarão na Copa Davis júnior.

Revista americana elege as dez mais sexys do esporte. Azarenka é vice


Tenista bielorrussa perde para a piloto de Nascar Tia Norfleet. Surfista Sage Erickson completa o pódio das três primeiras beldades. Veja galeria de fotos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Da corrida ao tênis, passando por esportes como surfe, golfe, futebol, snowboard e patinação artística no gelo. A publicação americana Men's Fitness elegeu as dez atletas mais sexys do mundo em 2013. E a grande campeã é Tia Norfleet, filha do ex-piloto da Nascar, Bobby Norfleet. Aos 24 anos, Tia desbancou ninguém menos que a tenista Victoria Azarenka. A atual número 3 do ranking mundial tem apenas 22 anos e já foi bicampeã do Australian Open.

Em terceiro está a surfista Sage Erickson. Os belos olhos azuis e cabelos loiros da californiana chama atenção, mas ela é uma das grandes promessas da nova geração do esporte. A número quatro é a golfista Sidney Michaels, que foi eleita a caloura do ano pela LPGA.

Confira uma galeria de fotos das beldades!

Victoria Azarenka lista (Foto: Getty Images)Victoria Azarenka é a segunda da lista de beldades (Foto: Getty Images)

Em quinto, ficou a jogadora de futebol americana Sydney Leroux. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, ela marcou dez gols, tendo quebrado o recorde mundial para uma atleta substituta. Depois dela, aparece Alissa Czisny, bicampeã americana de patinação artística no gelo e uma das promessas para as Olimpíadas de Sochi, em 2014.

Em sétimo, aparece a musa Alana Blanchard, surfista profissional e modelo de biquíni. Depois dela, vem a loira do snowboard Aimee Fuller, que completou um double backflip em 2013. O nono lugar é da canadense Kaylyn Kyle, que defende a seleção de futebol de seu país. E, por último, vem a tenista Agnieszka Radwanksa, uma polonesa de apenas 24 anos, mas que já é a atual número 4 do ranking da WTA.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2013/05/revista-americana-elege-dez-mais-sexies-do-esporte-azarenka-e-vice.html

Stephens revela mágoa com Serena Williams: 'Não olhou na minha cara'


Relação das duas se deteriorou após vitória de jovem tenista no Aberto da Austrália: Stephens conta dia em que foi ignorada pelas irmãs aos 12 anos

Por GLOBOESPORTE.COM Nova York

Sloane Stephens se lamenta após um erro (Foto: AFP)Stephens lamenta que a comparem com Serena (Foto: AFP)

Janeiro deste ano, quartas de final do Aberto da Austrália. Serena Williams perdia para Sloans Stephens e descontava a raiva esmagando sua raquete na quadra. A jovem de 20 anos avançou para as semifinais, quando foi eliminada por Victoria Azarenka. Mas naquela partida não foi apenas a raquete de Serena que sofreu. Desde então, a relação entre as duas americanas não é mais a mesma, como revelou Stephens em entrevista à revista da ESPN.

- Ela não disse uma palavra para mim, nem um ‘oi’, tampouco olhou na minha cara ou esteve no mesmo lugar que eu desde que eu a enfrentei na Austrália. Isso deve dizer alguma coisa, porque antes ela falava coisas legais sobre mim e depois parou de me seguir no Twitter - disse a tenista.

A entrevista foi dada durante a repescagem da FED Cup em abril, quando a equipe dos Estados Unidos derrotou a Suécia com as duas em quadra. A mãe de Stephens ainda tentou demover a filha a falar. Sem sucesso.

- As pessoas deveriam saber. Elas acham que Serena é amigável, que ela é isso e aquilo. Não é verdade! Você não deixa de seguir alguém no Twitter ou apaga do messenger à toa. Para quê? Por que? - continuou Stephens.

Serena Williams quebra raquete quartas aberto da austrália (Foto: Reuters)Serena quebra a raquete na derrota para Stephens pelas quartas do Aberto da Austrália (Foto: Reuters)

Dois dias depois daquela derrota na Austrália, Serena escreveu em seu twitter uma mensagem para sua algoz: "Eu fiz você". A jovem tenista aproveitou para dizer que sua jogadora favorita sempre foi Kim Clijsters, em vez de Serena como a imprensa sempre supôs, apenas pelo fato das duas serem negras. E contou um fato ocorrido quando ela foi assistir a um treino das irmãs Williams quando tinha 12 anos:

- Esperei o dia inteiro por um autógrafo. Elas passaram três vezes e não assinaram nossos pôsteres. Eu fiquei muito triste, mas depois superei. Achei outra jogadora para gostar porque não gostava mais delas - desabafou.

Por fim, Stephens negou que Serena tenha sido sua mentora e lamentou as comparações:

- Nos primeiros 16 anos da minha vida ela nunca esteve envolvida na minha carreira. Não acho que muda o fato de não estar agora. Querem outra Serena.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/stephens-revela-magoa-com-serena-williams-nao-olhou-na-minha-cara.html

Após início equilibrado, Sharapova deslancha e vence na estreia em Madri


Em 1h36m de partida, russa derrota número 334 do mundo por 7/5 e 6/2 e vai para a segunda rodada contra Christina Mchale. Radwanska é eliminada

A estreia de Maria Sharapova no WTA de Madri teve dois momentos distintos nesta segunda-feira. Depois de um primeiro set equilibrado contra a romena Alexandra Dulgheru, a número 2 do mundo tratou de eliminar a 334ª do ranking, que veio do qualifying, por 7/5 e 6/2 e avançou à segunda rodada na Caja Mágica, complexo que recebe o torneio, em uma hora e 36 minutos de jogo.

Não foi uma partida boa de Sharapova. No primeiro set, ela tomou uma quebra antes de fechar a parcial. Mesmo dominando o último set, ela sacou 42% das vezes no segundo serviço. Mas ela foi eficiente quando acertou o saque de primeira, levando 80% dos pontos disputados assim e conquistando seis aces na partida.

Sharapova enfrenta na segunda rodada a americana Christina Mchale (#54), que passou pela chinesa Shuai Peng (#35) por 7/5, 5/7 e 6/1.

Maria Sharapova contra Dulgheru WTA de Madri (Foto: AP)Sharapova não teve vida fácil no primeiro set da estreia contra Dulgheru no WTA de Madri (Foto: AP)

Radwanska eliminada

Tenista da Grã-Bretanha mais bem ranqueada da WTA, Laura Robson derrotou com tranquilidade a polonesa Agnieszka Radwanska, número 4 do mundo. A 41ª do ranking superou a cabeça de chave em uma hora e 13 minutos, garantindo vaga nas oitavas de final em sets diretos, por 6/1 e 6/3.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/apos-inicio-equilibrado-sharapova-deslancha-e-vence-na-estreia-em-madri.html

Recuperada de lesão, Azarenka bate pupila de Martina Hingis em Madri


De volta após contusão no tornozelo que a tirou de Indian Wells, tenista de Belarus tem dificuldades contra Pavlyunchenkova, mas avança na Espanha

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Victoria Azarenka contra Pavlyunchenkova WTA de Madri (Foto: EFE)Azarenka precisou de mais de duas horas de jogo para se classificar para a 2ª rodada (Foto: EFE)

Foi um mês e meio fora das quadras se tratando de uma lesão no tornozelo, e Victoria Azarenka retornou ao circuito ainda longe da melhor forma. Depois da última atuação, no WTA de Indian Wells, em março, a número 3 do mundo voltou a disputar jogos oficiais nesta segunda-feira e derrotou a russa Anastasia Pavlyuchenkova (#19), pela primeira rodada do WTA de Madri. A bielorrusa levou duas horas e 14 minutos para garantir vaga na segunda rodada, batendo a adversária, que é treinada pela ex-tenista Martina Hingis, por 7/6(8) e 7/6(3).

Azarenka não teve vida fácil no confronto. Com uma quebra para cada lado no primeiro set, a disputa foi para o tie-break. Com 6 a 5 a favor, Pavlyuchenkova teve o set point nas mãos, mas a bielorrussa conseguiu a virada e o 10 a 8. A segunda parcial parecia que seria mais tranquila para a número 3 do mundo, porém a quebra de frente que ela conquistara no início do set foi para o lixo quando ela permitiu o empate em 5/5.

Embalada, a russa levou a melhor no game seguinte e quebrou novamente o saque da adversária, que salvou apenas um dos dois break points. Pavlyunchekova teve outra vez um set point a favor, desperdiçado com uma bola para fora. O erro foi fatal. Azarenka não só devolveu a quebra como foi superior no segundo tie-break da partida, vencendo-o por 7 a 3 e espantando a "zebra".

Na próxima fase, Azarenka vai enfrentar outra russa, Ekaterina Makarova, na quarta-feira. A número 24 do mundo passou pela checa Lucie Safarova (#25) por 6/2 e 7/5.

Martina Hingis no jogo Pavlyunchenkova contra Azarenka (Foto: EFE)Martina Hingis torce pela 'aluna' Pavlyunchenkova, que fez jogo duro contra Azarenka (Foto: EFE)

Parceiro de treino de Sharapova tem contrato com cláusula contra assédio


Aposentado em razão de uma séria lesão no ombro, Dieter Kindlmann, de 30 anos, trabalha com a musa do tênis mundial desde fevereiro de 2013

Por GLOBOESPORTE.COM Alemanha

Dieter Kindlmann foi obrigado a encerrar sua carreira como tenista prematuramente em razão de um séria lesão no ombro, aos 28 anos. O que o ex-tenista não imaginava, porém, era que com a aposentadoria ele arrumaria um trabalho que qualquer homem gostaria de ter. O alemão, que teve como melhor posição no ranking da ATP um modesto 130º lugar em 2004, virou um parceiro de treino da musa russa Maria Sharapova, atual número 2 do mundo, que nesta semana disputa o WTA de Madri, na Espanha. O que ele, provavelmente, não esperava é que em seu contrato tivesse uma cláusula que proíbe qualquer tipo de assédio.

Sharapova ensaio tênis (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)A musa Maria Sharapova fez um ensaio sensual recentemente (Foto: Reprodução / Facebook Oficial)

Segundo o jornal alemão Bild, para acompanhar Maria Sharapova nas viagens e nos torneios do circuito da WTA, Dieter precisou aceitar uma cláusula "anti-assédio" em seu contrato e não pode cortejá-la ou tentar qualquer investida na musa do tênis. O alemão concorda que não é fácil resistir à loira de 1,88m desejada por milhares de homens ao redor do mundo, mas mostra respeito pela tenista, campeã de quatro Grand Slams, e garante que sua relação com a russa é extritamente profissional.

Dieter Kindlmann tênis (Foto: Getty Images)Dieter Kindlmann treina diariamente com a russa Maria Sharapova (Foto: Getty Images)

- Tive de assinar o contrato, entre outras coisas. Esta não é uma tarefa fácil, não importa onde Maria está, todos os olhos estão voltados para ela. Mas isso nunca aconteceu. Além disso, ela está muito feliz com o namorado - disse Dieter ao diário Bild, da Alemanha, referindo-se ao dono do coração da musa desde o fim de 2012, o tenista búlgaro Grigor Dimitrov, de 21 anos.

Dieter Kindlmann garante que Dimitrov não vê qualquer problema de ele conviver diariamente com Sharapova pelos quatro cantos do planeta.

- Não há ciúmes por causa de mim - afirmou Kindlmann.

Sharapova, que completou 26 anos no último dia 19 de abril, foi a esportista mulher mais bem paga do mundo em 2012. De acordo com a revista americana Forbes, a tenista teve rendimentos de US$ 27,9 milhões (cerca de R$ 55,8 milhões) nessa temporada, sendo US$ 22 milhões (cerca de R$ 44 milhões) provenientes de contratos de patrocínio e o restante de premiação em torneios. Perseguindo a americana Serena Williams na busca pelo topo do ranking mundial, a russa assume a liderança se vencer o WTA de Madri.

Maria Sharapova oitavas wta de stuttgart (Foto: AP)Maria Sharapova em ação no WTA de Stuttgart (Foto: AP)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/parceiro-de-treino-de-sharapova-tem-contrato-com-clausula-contra-assedio.html

futebol italiano - Pogba é suspenso por três partidas após cuspir em zagueiro adversário


Volante francês recebe punição referente à expulsão contra o Palermo, no último domingo, em partida que garantiu o título italiano ao Juventus

Por GLOBOESPORTE.COM Turim, Itália

Apesar da vitória sobre o Palermo e a conquista do Campeonato Italiano, nem tudo foi festa para o Juventus no Domingo. Expulso por cuspir no zagueiro Aronica, o meia Paul Pogba foi suspenso por três rodadas por conta da agressão. Assim, ele não atua mais na atual edição da Serie A.

O incidente ocorreu no fim da partida, quando Pogba recebeu um empurrão de Aronica após uma disputa de bola e, para revidar, cuspiu na direção do adversário. O bandeirinha percebeu e relatou ao árbitro, que expulsou o francês, de apenas 20 anos.

Mesmo sem Pogba, o Juventus segurou a vantagem de 1 a 0 e assegurou o scudetto, já que manteve 11 pontos de vantagem em relação ao Napoli, faltando apenas três jogos para o fim do Campeonato Italiano.

Garcia, Pogba Juventus x Palermo (Foto: AFP)Pogba em ação na partida contra o Palermo (Foto: AFP)

futebol francês - Leonardo se revolta com expulsão de Thiago Silva: 'Inexplicável, inaceitável'


Diretor esportivo do Paris Saint-Germain reclama de escalação de árbitro do empate com Valenciennes e tenta frear empolgação com chance de título

Por Rafael Cavalieri Paris, França


Normalmente calmo e ponderado desde os tempos de jogador, Leonardo saiu do eixo no domingo. O diretor esportivo do Paris Saint-Germain ficou revoltado com a expulsão de Thiago Silva no empate com o Vallencienes, no Parque dos Príncipes, pela 35ª rodada do Campeonato Francês. O zagueiro foi punido com o cartão vermelho sem tomar o amarelo por segurar o árbitro Alexandre Castro durante uma reclamação após um lance banal da partida.

- Por que a expulsão do Thiago Silva? Por que? É inexplicável. Inaceitável. Para mim, é difícil julgar por ser uma coisa absurda. O árbitro foi mal escolhido. Em um jogo calmo como esse ele aplica sete cartões amarelos e um vermelho. Não entendo como um árbitro que só apitou nove partidas até agora é escolhido para um jogo como esse - disse Leonardo na saída do PSG do Parque dos Príncipes.

Thiago Silva cartão vermelho PSG  Valenciennes (Foto: Reuters)Thiago Silva e Matuidi reclamam do cartão vermelho contra o Valenciennes (Foto: Reuters)

Se ganhasse, o PSG ficaria com a mão na taça que não conquista há 19 anos. Abriria nove pontos na liderança a três rodadas do fim da temporada. Como tem muito mais gols de saldo para o segundo colocado Olympique de Marselha (41 contra sete), a confirmação oficial da conquista seria apenas uma formalidade no restante da competição. Mas, com o empate, o time da capital viu a vantagem diminuir para sete pontos. Mesmo assim, precisa de apenas mais uma vitória para garantir o título, ou que o adversário tropece em qualquer um dos jogos restantes. Mesmo assim, Leonardo tenta conter a euforia.

- Tem de frear essa empolgação. Faltam três jogos e precisamos de uma vitória - afirmou Leonardo.

Na próxima partida, contra o terceiro colocado Lyon, fora de casa, além de Thiago Silva, o PSG não terá o volante brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, suspenso por mais uma partida devido à expulsão na eliminação da Copa da França diante do Evian. Poupado por causa de dores nas costas, Lucas deve ter condições de jogo.

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2013/05/leonardo-se-revolta-com-expulsao-de-thiago-silva-inexplicavel-inaceitavel.html

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2013/05/leonardo-se-revolta-com-expulsao-de-thiago-silva-inexplicavel-inaceitavel.html

Flu vira alvo de piada após vice


Depois de ser derrotado pelo Botafogo na final da Taça Rio, o Fluminense não escapou de virar alvo de piadas dos torcedores cariocas. Nas redes sociais, muitas montagens foram feitas para provocar os tricolores. E sobrou até para o Vasco. Confira abaixo.











FONTE:
http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2013/05/06/flu-vira-alvo-de-piada-apos-vice/

De zebrinha alvinegra, gandula-musa vibra com título e segundo aniversário


Fernanda Maia festeja conquista com estilo, diz que não é supersticiosa e vira símbolo do clube: ‘Muita gente liga para me dar parabéns’

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

Ao contrário de uma ala da torcida do Botafogo, Fernanda Maia, a gandula que virou musa do time, não é supersticiosa. Por conta do trabalho, ela não esteve no Raulino de Oliveira neste domingo e assistiu ao jogo com o Fluminense em casa, com a roupa que acabara de fazer uma trilha. Nesta segunda-feira, porém, o modelito escolhido foi o de “zebrinha alvinegra”, com estilo para comemorar o título estadual no dia que virou uma espécie de segundo aniversário.

- Não é só pelo Botafogo, mas a combinação que eu mais gosto é preto e branco, de zebrinha. Eu adoro. Não sou supersticiosa, essa coisa de usar a mesma blusa, sentar no mesmo lugar, não faço isso. Conheço muito botafoguense assim - disse Fernanda Maia, de preto e branco da cabeça aos pés, com exceção de um batom rosa.
MOSAICO - fernanda maia gandula botafogo campeã (Foto: Janir Júnior)Fernanda posa para fotos vestida de Botafogo da cabeça aos pés (Foto: Janir Júnior)

No dia 29 de abril do ano passado, Fernanda Maia devolveu rapidamente uma bola que havia saído. Maicosuel bateu o lateral para Márcio Azevedo, que fez o cruzamento para o gol de Loco Abreu, o primeiro da vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, que garantiu o título da Taça Rio para o Botafogo. E, desde que saiu do anonimato, ela passou a ser quase um símbolo do clube.

- Já me ligaram muito nesta segunda, dão os parabéns, parece até meu aniversário (risos). Outros dizem que me procuraram na TV, falam que meu time foi campeão. Parece mesmo como se eu fosse um símbolo do clube – destacou Fernanda, que completará 25 anos no dia 10 de agosto.

Já me ligaram muito nesta segunda, dão os parabéns, parece até meu aniversário (risos). Outros dizem que me procuraram na TV, falam que meu time foi campeão"
Fernanda Maia

Por conta de um trabalho neste domingo, Fernanda Maia teve que participar de uma trilha em Barra de Guaratiba, zona oeste do Rio. Ela tentou dar um jeitinho com o chefe, não conseguiu se ausentar, não foi ao Raulino de Oliveira e chegou em casa, no Méier, no exato momento que o árbitro apitava o início da partida.
- Sentei com a mesma roupa que fiz a trilha para assistir ao primeiro tempo. Só no intervalo que fui tomar banho – brincou.

Com a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, Fernanda comemorou o título ao lado do marido, que é vascaíno, com um simples jantar. Mas lembrou da comemoração de 2010, quando foi até General Severiano, pulou um muro e conseguiu comemorar ao lado de jogadores como Caio e Loco Abreu.

Fernanda, que tem como um dos sonhos se tornar comentarista de futebol, lamentou o esvaziamento do Carioca, o fechamento do Engenhão, mas não tirou o brilho da conquista alvinegra:

Fernanda Maia gandula na decisão Fluminense x Botafogo (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Fernanda trabalhou em jogos decisivos do Carioca em 2012 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- O Botafogo foi campeão direto e ponto final.

Para os torcedores de Flamengo, Vasco e Fluminense, o ditado que diz para “chorar na cama que é lugar quente” se encaixou perfeitamente na segunda-feira chuvosa e com o título do Botafogo.

Para Fernanda Maia, porém, o bandeirão alvinegro serviu para aquecer o dia frio e acalentar sonhos futuros:

- No dia seguinte ao título brasileiro do Botafogo vai estar sol.

Final do Paulista: primeiro jogo será no Pacaembu, e finalíssima na Vila


Corinthians recebe o Santos no estádio municipal no próximo domingo, enquanto o Peixe faz a grande decisão em sua casa no dia 19 de maio

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

A Federação Paulista de Futebol definiu nesta segunda-feira, em reunião na sede da entidade, as datas, horários e locais da final do Paulistão 2013. Santos e Corinthians vão duelar nos dois próximos domingos, dias 12 e 19 de maio, às 16h.

O primeiro jogo, com mando do Timão, será no estádio do Pacaembu. E o segundo, no qual o Peixe é mandante, será na Vila Belmiro. Em caso de empate, não há vantagem por melhor campanha. A decisão do título vai para os pênaltis.

Pato comemoração Corinthians São Paulo Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Corinthians chega à final depois de bater o São Paulo, no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A equipe da Vila Belmiro tem a vantagem de decidir o título em sua casa por ter tido melhor campanha até aqui. Contando a primeira fase mais os resultados das quartas e das semifinais, o Peixe somou 41 pontos. O Timão, 39. Saldo de gols é critério de desvantagem, mas gol na casa do adversário não tem peso extra. Se os dois confrontos terminarem empatados ou com igualdade de pontos e saldo de gols, a decisão será nos pênaltis, sem prorrogação.

Os dois jogos da final do Campeonato Paulista terão transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real pelo GLOBOESPORTE.COM. Essa é a quinta decisão seguida do Peixe no estadual.

Neymar comemoração jogo Santos Mogi Mirim (Foto: Alex Silva / Ag. estado)Santos, de Neymar, conquistou a vaga ao eliminar o Mogi Mirim, fora de casa (Foto: Alex Silva / Ag. estado)

Troféu do Interior

Penapolense e Ponte Preta também decidem quem é o melhor time do interior em duas partidas. O primeiro jogo será no dia 12 de maio, domingo, às 19h30, em Penápolis. O segundo encontro está marcado para o dia 18 de maio, sábado, às 18h30, em Campinas.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2013/05/final-do-paulista-primeiro-jogo-sera-no-pacaembu-e-finalissima-na-vila.html

Oswaldo exalta importância de Seedorf: 'É muito especial'


Técnico alvinegro diz ser difícil medir a contribuição do meia holandês para a conquista do título estadual e destaca seu exemplo de caráter

Por SporTV.com Rio de Janeiro


Entre o elenco campeão carioca do Botafogo, Oswaldo de Oliveira é capaz de identificar um jogador diferenciado, dentro e fora dos gramados. Na visão do técnico alvinegro, o holandês Clarence Seedorf está em um patamar acima dos outros. Em entrevista ao "Arena SporTV", o treinador disse ser difícil mensurar a importância do meia para a conquista do título estadual pelo Alvinegro e apontou sua personalidade como exemplo para os companheiros.

- Não tem dimensão. Esse cara é muito especial. Ele tem características definitivamente muito diferentes da gente, o que é normal, porque tem outra escola, outra origem. Tem princípios de caráter muito contundentes - declarou.

Seedorf festa Botafogo campeão carioca (Foto: Satiro Sodré / Agif)Seedorf festeja título de campeão carioca
(Foto: Satiro Sodré / Agif)

Seedorf terminou o Carioca como o segundo artilheiro do Botafogo, com sete gols, atrás apenas do uruguaio Lodeiro, que anotou oito. O título carioca é o primeiro do holandês no clube. Quatro vezes campeão da Liga dos Campeões, com Milan, Real Madrid e Ajax, o meia chorou após a vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense, no último domingo, na decisão que garantiu o troféu do Estadual.
- Foi decisiva a participação dele. É um cara que desequilibra tanto dentro quanto fora. É redundante falar do Seedorf - completou Oswaldo.

O Botafogo volta a campo agora no dia 15, pela Copa do Brasil, para enfrentar o CRB. Depois de empatar por 0 a 0, no jogo de ida, em Maceió, o Alvinegro precisa de uma vitória simples para se classificar para a terceira fase.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2013/05/oswaldo-ve-importancia-de-seedorf-sem-dimencao-e-muito-especial.html

Família Dunga: técnico elogia 'staff' e valoriza a força do grupo no Inter


Há quatro meses no comando do Inter, Dunga conquistou as Taças Piratini e Farroupilha e, consequentemente, também o Gauchão

Por Jessica Mello Porto Alegre

Dunga ao lado das três taças conquistadas do Gauchão (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)Dunga ao lado das três taças conquistadas em 2013 (Foto: Jessica Mello/GLOBOESPORTE.COM)

Em quatro meses no comando técnico do Inter, Dunga já levantou três taças e foi campeão do seu primeiro torneio disputado. Mesmo assim, não enxerga apenas no seu trabalho os resultados que levaram a equipe às primeiras conquistas da temporada. Para o treinador, o sucesso é fruto do trabalho em equipe.

- Não é só o meu trabalho, é o trabalho de uma equipe. Acho que sou o melhor em escolher as pessoas que trabalham comigo. O Paulo Paixão (preparador físico), o Andrey Lopes (auxiliar técnico), o Élio Carravetta (coordenador da preparação física), o Mauro Cruz, o João Gourlart... (ambos auxiliares da preparação física). Temos uma estrutura boa de trabalhar - afirmou, em conversa com o GLOBOESPORTE.COM.

Neste domingo, teve uma vitória dupla. Foi campeão da Taça Farroupilha em cima do Juventude e, consequentemente, tornou-se dono também do título do Gauchão, já que havia conquistado, em março, a Taça Piratini - o primeiro turno da competição.

Em sua segunda experiência como técnico, Dunga voltou a repetir o que havia feito em sua primeira, no comando da Seleção Brasileira. Assim como o fez no Inter neste final de semana, com o Brasil levantou a taça de sua primeira competição disputada: a Copa América de 2007. Ainda venceria a Copa das Confederações, em 2009, sendo eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo, um ano depois.

Na visão do técnico, a comparação é apenas sinal de que o trabalho está sendo bem feito:

- Fico feliz, é sinal de que o trabalho foi bom.

Após a conquista do Gauchão, Dunga terá uma semana para preparar sua equipe visando o confronto de quarta-feira que vem, contra o Santa Cruz-PE, pela Copa do Brasil. O primeiro duelo acabou com o placar em branco. Um novo 0 a 0 levará a decisão da vaga para os pênaltis, mas qualquer empate com gols dá a vaga nas oitavas de final ao time pernambucano. Quem vencer avança.
Depois, terá outra semana inteira para treinar até a estreia no Brasileirão. O primeiro jogo será no sábado, dia 25, contra o Vitória, na Bahia.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2013/05/familia-dunga-tecnico-elogia-staff-e-valoriza-forca-do-grupo-no-inter.html

Topete dá sorte, crucifixo ajuda time, e técnico defende pênalti: Teve Isso!


Neymar cai no choro, cinegrafista leva carrinho de zagueiro, jogador ajeita topete imaginário, e sósia do Rei comemora título do Botafogo. Confira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Os Estaduais estão na reta final, e alguns times já estão faznedo a festa pelo Brasil. Mas em um jogo válido por um torneio consolação, um jogador quase faz um golaço histórico. Pai e filho saíram tristes após um vice-campeonato. Neymar abriu o berreiro após uma classificação suada. Um crucifixo ajudou a dar vaga na final a um time. E um treinador entrou em campo e defendeu um pênalti. Confira o que de curioso aconteceu neste fim de semana no futebol brasileiro.

Quase um golaço

O jogo valia pelo Torneio do Interior, espécie de competição consolação dos eliminados das quartas de final do Paulistão. E quando a goleada do Penapolense sobre o Botafogo-SP por 4 a 1 já estava consolidada, o jogador Raí, da equipe de Ribeirão Preto arriscou um chute de trás da linha do meio de campo e por pouco não faz um golaço. O goleiro Marcelo, que estava adiantado, teve que voltar corrrendo, fazer uma defesa improvisada e ver ainda a bola bater no travessão antes de sair. Isso aos 46 minutos do segundo tempo, quando nada de mais importante parecia acontecer.

O choro de Neymar

A pressão de ser o melhor jogador do Brasil em atividade às vésperas da Copa das Confederações e da Copa do Mundo que serão disputadas no país pode estar fazendo com que Neymar esteja vivendo um turbilhão de emoções. A sofrida classificação do Santos nos pênaltis em cima do Mogi Mirim (5 a 4 depois de empate por 1 a 1 no tempo normal) contribuiu para que o atacante do Santos desabafasse após a semifinal - isso depois de o Peixe ter levado a vaga nas quartas também nas cobranças.

Após a cobrança de Roni, defendida pelo goleiro Rafael, ele ajoelhado durante aproximadamente um minuto no centro do gramado, foi amparado por membros da comissão técnica e companheiros de time, e vibrou com a vaga em mais uma final de Paulistão. Em todas as cinco vezes que participou do estadual, Neymar chegou à final.

- Hoje, estou escrevendo mais um capítulo da história na minha vida. São cinco campeonatos paulistas, e estou mais uma vez na final. Não sei o que é ficar fora de uma final - desabafou o atacante santista, que pode conquistar seu quarto título, de forma consecutiva.

Walter, atacante do Goiás, com topete (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Walter, atacante do Goiás, com topete
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Topete da sorte

O atacante Walter, do Goiás, ousou no visual para a semifinal do Goiano neste domingo, contra a Aparecidense: apostou num corte à lá Ronaldinho na Copa de 2002 - na época, comparado ao personagem Cascão, da turma da Mônica. O resultado aconteceu dentro de campo: um gol e três assistências na vitória por 4 a 1 de virada e a classificação para as finais do Campeonato Goiano.

Após o jogo, e por ter chegado aos 29 gols com a camisa verde, Walter desabafou aos microfones:

- Venho trabalhando muito. Muita gente vem me dando ‘porrada’, mas cada vez mais levanto a cabeça para dar continuidade aqui - disse.

Cláudio Adão treinador do Mixto (Foto: Robson Boamorte)Cláudio Adão, técnico do Mixto, fica com
o vice-campeonato (Foto: Robson Boamorte)

Em nome do pai

Pai e filho foram protagonistas na final do Campeonato Mato-grossense. O treinador Cláudio Adão e o atacante Felipe Adão, foram do céu ao inferno na derrota do Mixto por 2 a 1 para o Cuiabá no tempo normal, e por 3 a 2 nos pênaltis, na final do Campeonato Mato-grossense. O pai buscava seu primeiro título como técnico. O filho em busca de seu primeiro gol com a camisa do Mixto.
O treinador Cláudio Adão sucumbiu. Em seu primeiro ano no Mixto, levou o time ao vice-campeonato. Seu chute certeiro da época de jogador, bateu na trave como treinador. O filho, Felipe, fez o primeiro gol do jogo e seu primeiro com a camisa do clube. Foi contratado para ser o homem-gol, mas sucumbiu na decisão por pênaltis: errou a cobrança que deu o título para o Cuiabá.

O pai continua. Vai tentar levar o Mixto para a Série C 2014 do Campeonato Brasileiro, com a disputa da Série D neste ano. O filho se despediu neste domingo. Vai para a Arábia fazer seu pé-de-meia. Sua história com o Tigre foi curta, mas com ingredientes de sobra para contar.

Felipe Adão atacante do Mixto (Foto: Robson Boamorte)Felipe Adão ajeita a bola antes da cobrança decisiva (Foto: Robson Boamorte)


Vaiado e aplaudido

O Atlético-MG segue embalado, tanto na Libertadores, quanto no Mineiro. Neste domingo, na goleada por 5 a 1 sobre o Tombense, até quem vive às turras com a torcida teve oportunidade de se redimir. Logo aos 28 minutos da etapa inicial, o titular Bernard sentiu dores no ombro, e seu substituto Guilherme foi chamado por Cuca. Em campo, a cada toque na bola recebia apoio, mas também um bocado de vaias vindas das cadeiras. O motivo era polêmica causada por declarações do procurador dele, Sérgio Suarez, que alegou que o atleta é subutilizado no Galo.


Até que aos 30 minutos do segundo tempo, um pênalti a favor do Galo. Mostrando que a torcida a favor era maior que a contra, o nome de Guilherme foi gritado. Alecsandro tomou a bola do irmão Richarlysson e deu nas mãos do atacante, que partiu para a cobrança e fez o quinto gol. No fim das contas, comemorou aliviado.
- Fiquei meio confuso e pasmo, não imaginei que pudesse entrar tão rápido. Mas teve a situação do Bernard, e tudo que Deus faz é bom. Entrei e fiz meu melhor. Fiz gol e sigo trabalhando - disse Guilherme.

Técnico defende pênalti

No futebol há o ditado que pênalti é tão importante que o presidente deve batê-lo. No Campeonato Roraimense, aconteceu algo parecido. No empate por 2 a 2 entre GAS e Atlético Roraima deste sábado, o goleiro Aldair do GAS não compareceu à partida. O treinador do time, Rogério Vieira, literalmente entrou em campo e defendeu a meta da equipe. E ele fez mais: defendeu um pênalti no jogo, mostrando que não está para brincadeira.

- O goleiro Aldair faltou e não deu nenhuma explicação. O jeito foi eu defender a meta da minha equipe. Já brinquei como goleiro no futebol amador. Hoje tive a oportunidade e, graças a Deus, evitei a derrota e ainda peguei um penâlti - afirmou o técnico goleiro, inscrito na competição como treinador e atleta.

Treinador Rogério Vieira vai para o gol e pega pênalti (Foto: Rodrigo Litaiff)Treinador Rogério Vieira vai para o gol e pega pênalti (Foto: Rodrigo Litaiff)


Ajeitada no cabelo imaginário

Clássico é clássico, e qualquer tipo de intimidação pode dar certo nesses momentos decisivos. Mas no empate sem gols entre São Paulo e Corinthians, vencido pelo Timão nos pênaltis por 4 a 3, uma nova tática foi usada com a bola rolando.

Em uma disputa de bola no ataque corintiano, o atacante Emerson se viu cara a cara com o lateral-esquerdo são-paulino Carleto. Por alguns segundos, nada aconteceu. Mas eis que o jogador tricolor, que usa a cabeça quase completamente raspada, dá uma "ajeitada" na cabeleira imaginária, como se estivesse removendo uma densa franja da testa e das orelhas. Sheik até que ficou desconcertado de início, mas deu sequência à jogada. Nada que pudesse atemorizar o adversário, Carleto, é melhor tentar outra maneira...


Cinegrafista atropelado

No clássico carioca, o Botafogo disputou todas as bolas possíveis para vencer o Fluminense por 1 a 0, assegurar a Taça Rio e conquistar o seu 20º título carioca da sua história. Mas o zagueiro Dória levou isso a sério demais. No primeiro tempo, ao tentar evitar que a bola saísse para a lateral, o beque botafoguense entrou duro no repórter cinematográfico que estava à beira do gramado, trabalhando na transmissão do jogo, e derrubou sua câmera. Mas foi o jogador que acabou levando a pior, precisando ser atendido pelo massagista do clube.

Reza e crucifixo de ‘garota do placar’ ajudam em virada épica da Desportiva (Foto: Eduardo Dias/Globoesporte.com)Crucifixo de ‘garota do placar’
(Foto: Eduardo Dias/Globoesporte.com)

Crucifixo no Espírito Santo

No primeiro tempo, foi um pesadelo para a Desportiva Ferroviária: foi para o vestiário perdendo por 2 a 0 para o Conilon. A história mudou na etapa final e uma heroica virada para 3 a 2 aconteceu neste sábado, pela semifinal do Capixaba. Para chegar ao resultado foi preciso um misto de raça, bom futebol, e um pouco de fé, que nunca é demais. No caso da Tiva, boa parte partiu da dona Marilsa Rodrigues Coutinho, responsável por controlar o placar eletrônico do estádio. Na função a mais de um ano, a senhora que por quatro temporadas já foi a responsável por lavar os uniformes da Tiva explica o seu ritual para assistir os jogos.

- Trago um crucifixo, coloco em cima do botão da Desportiva e fico rezando pra gente fazer gol. Fico aqui sozinha, pedindo a Deus para o time ter forças e garra. Enquanto a torcida faz a festa do lado de lá, eu rezo aqui - explica Marilsa.

Reza e crucifixo de ‘garota do placar’ ajudam em virada épica da Desportiva (Foto: Eduardo Dias/Globoesporte.com)Crucifixo da ‘garota do placar’ ajudam em virada épica da Desportiva (Foto: Eduardo Dias/Globoesporte.com)

São tantas emoções...

Durante a conquista do título carioca pelo Botafogo, a torcida não fez feio. Em meio aos mais de 15 mil presentes no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, um torcedor em especial dava um show. Vestido de oficial da Marinha, como se estivesse no comando de um cruzeiro, Nelson Cover, sósia de Roberto Carlos, empunhava um microfone diante de alvinegros que acompanhavam o triunfo diante do Fluminense. Hoje com 61 anos, Nelson chegou a ganhar um concurso de covers do Rei em 1984.

Nelson Cover sósia Roberto Carlos (Foto: Vinícius Lima (GLOBOESPORTE.COM))Nelson Cover, sósia Roberto Carlos, na torcida do Botafogo (Foto: Vinícius Lima/GLOBOESPORTE.COM)
 
FONT:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/05/topete-da-sorte-crucifixo-ajuda-time-e-tecnico-defende-penalti-teve-isso.html

Victor diz que goleada dá motivação extra para enfrentar o São Paulo


Para o goleiro do Galo, confiança é muito grande para a Taça Libertadores

Por Léo Simonini Belo Horizonte


O Atlético-MG entrou em campo, nesse domingo, com um pé e meio na final do Estadual, uma vez que poderia perder por dois gols de diferença que, ainda assim, estaria na decisão. Mas em campo, com apenas três desfalques, o time foi com tudo para cima do Tombense e goleou por 5 a 1 (veja o vídeos dos melhores momentos acima). Victor explicou porque o time se empenhou tanto, mesmo com o São Paulo pela frente, na próxima quarta-feira.

- Tínhamos o foco de fazer uma partida boa e jogar com segurança, até para ter confiança na quarta. O resultado do primeiro jogo nos deixou em uma situação favorável, mas não deixamos de jogar. Prova disso foi o placar. Agora, é pensar no São Paulo e estudar mais profundamente o adversário, que é uma grande equipe.

Para o goleiro, a decisão de Cuca de não poupar jogadores, exceção feita a Ronaldinho Gaúcho, é importante para aprimorar ainda mais o entrosamento.

- Não podemos deixar o ritmo cair, e, quando tem sequência de jogos, facilita o entrosamento. Assim, cada um sabe como o outro joga. Isso é importante. Nos postamos bem, mesmo com a vantagem, e não nos acomodados. Jogamos o tempo todo para frente, em cima do adversário.

Com a vitória, o Atlético-MG deverá enfrentar o Cruzeiro na final, já que a Raposa tem imensa vantagem diante do Villa Nova. O duelo será no domingo, mas, antes, o Galo se voltará para a Libertadores. Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília), encara o São Paulo, no Independência.

Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/05/victor-diz-que-goleada-da-motivacao-extra-para-enfrentar-o-sao-paulo.html

Atuações do Atlético-MG: Marcos Rocha é destaque contra o Tombense



Atuações do Atlético-MG: Marcos Rocha é destaque contra o Tombense

Lateral-direito do Galo participa de dois gols na primeira etapa e volta a apresentar o bom futebol que o levou à Seleção Brasileira

Por Rodrigo Fuscaldi Belo Horizonte

Victor - goleiro
Muito pouco exigido. Não conseguiu pegar o pênalti cobrado por Júnior Negão. Nota: 5

Marcos Rocha - lateral-direito
Ótima atuação, principalmente na etapa inicial. Participou dos dois primeiros gols do Atlético-MG. Nota: 7,5

Gilberto Silva - zagueiro
Mostrou mais firmeza do que nos jogos anteriores e ainda marcou o primeiro gol desde que voltou a jogar pelo Atlético-MG. Nota: 7

Leonardo Silva - zagueiro
Muito bem na zaga. Impediu que os atacante do Tombense se destacassem. Cometeu o pênalti. Nota: 6

Richarlyson - lateral-esquerdo
Discreto, participou pouco do jogo. Nota 5

Pierre - volante
Mais uma vez, muito constante durante todo o jogo. Marcação implacável e muita seriedade em campo. Nota: 6,5

Josué - volante
Tem se destacado no ataque, com gols. Contra o Tombense, marcou mais um. Nota: 6,5

Diego Tardelli - atacante
Na ausência de Ronaldinho Gaúcho, assumiu o comando da equipe. Trabalhou muito bem, abriu espaços e conduziu o time à goleada, mas foi substituído por Rosinei. Nota: 6,5

Luan - atacante
Muito rápido, mas sem constância. Alternou bons e maus momentos, mas fez o primeiro gol da partida. Nota: 6,5

 Bernard - meia
Enquanto esteve em campo, foi bem. Saiu aos 28 minutos do primeiro tempo, com uma contusão no ombro. Nota: 5,5

Jô - atacante
Apagado no jogo, não repetiu as mesmas atuações de outros jogos. Foi substituído. Nota: 4,5

Guilherme - atacante
Entrou em campo vaiado, mas, com bom futebol, reconquistou o torcedor. Deu uma linda assistência e marcou um gol de pênalti. Nota: 7

Rosinei - meia
Entrou na vaga de Tardelli e pouco produziu. Nota: 5

Alecsandro - atacante
Substituto de Jô, teve poucas chances para aparecer na partida. Sem nota

Luan Josué gol Atlético-MG Tombense (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Jogadores comemoram mais um gol do Galo (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

FONTE:
   

Alex admite que não conseguiu ter uma boa atuação contra o Atlético-PR


Camisa 10 foi novamente anulado pela marcação do Sub-23 do Atlético-PR, perdeum gol no primeiro tempo e foi substituído por Lincoln

Por Gabriel Hamilko Curitiba


O meia Alex passou em branco no primeiro Atletiba que decidiu o Campeonato Paranaense 2013. O jogo terminou empatado em 2 a 2, mas a principal esperança da torcida alviverde não conseguiu ter uma boa atuação. A diferença entre a partida e a derrota para o Furacão no returno é que, naquela oportunidade, ele tinha feito um gol de falta.

Agora, Alex não se mostrou o mesmo "matador" que costuma ser quando sai cara a cara com o goleiro adversário. No primeiro tempo, quando o duelo estava em 1 a 1, Alex ficou de frente para o arqueiro Santos. Só a indecisão em que fazer com a bola fez com que Santos defendesse com facilidade, sem precisar fazer falta.
Além da chance jogada fora, Alex também não teve a mesma eficiência nas bolas cruzadas na área - seja em escanteios ou faltas. Na saída do gramado, ele mesmo foi sincero em admitir que não conseguiu render o máximo.

- O meu desempenho foi muito ruim, muito abaixo. Não joguei no nível que posse jogoar. Mas no final conseguimos o empate e vamos levar a decisão para o Couto - disse, sem muitas palavras.
O técnico Marquinhos Santos fez uma análise mais completa do desempenho de Alex. Para o treinador, o nível técnico do camisa 10 fez com que ele fosse prejudicado pelo gramado diferente da Vila Olímpica, além da forte marcação.

Alex Coritiba Atlético-PR Santos (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)Alex perdeu uma boa chance de colocar o Coxa na frente (Foto: Divulgação / Site oficial do Coritiba)

- O Alex é um jogador altamente técnico. No primeiro jogo já foi assim. Ele sentiu a dificuldade em relação ao tipo de piso, o tipo de marcação. Isso aconteceu e taticamente não conseguimos criar situações para que ele pudesse receber a bola de frente para o gol. Todos os momentos que ele recebeu a bola, estava de costas. Isso foi uma situação que ocorreu.

No segundo tempo, Alex foi substituído pelo meia Lincoln. Além de preservar o atleta, que estava pendurado com dois cartões amarelos, a alteração era para o meio-campo do Coxa ter mais agilidade.


- A substituição foi pelo fato de faltar oito minutos para o final, além de dar uma mobilidade com a entrada do Lincoln - completou Marquinhos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/coritiba/noticia/2013/05/alex-admite-que-nao-conseguiu-ter-uma-boa-atuacao-contra-o-atletico-pr.html

Arthur Bernardes cita 'infelicidade' e classifica empate como injusto


'Houve uma infelicidade quando o Crislan acusou uma lesão na panturrilha. Eu tirei, e nós sofremos o gol', afirma o comandante rubro-negro

Por Fernando Freire Curitiba

Arthur Bernardes, técnico do sub-23 atleticano, na Vila Olímpica (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)Arthur Bernardes lamenta empate no jogo de ida da final (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)

O técnico Arthur Bernardes classificou o empate em 2 a 2 no Atletiba como injusto. O Furacão saiu atrás e virou, mas sofreu um gol no fim. Para o comandante rubro-negro, o Furacão merecia sair com a vitória no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense. Ele apontou uma "infelicidade" como decisiva para a igualdade na tarde deste domingo, na Vila Olímpica do Boqueirão: a lesão do Crislan. Arthur Bernardes tirou o atacante, colocou o zagueiro Erwin e, logo na sequência, o time levou o gol de empate:

- Foi um jogo bem difícil. Nós sabíamos que o nosso oponente é uma equipe muito bem montada, bem treinada e experiente. Nossa equipe é totalmente o contrário. No aspecto técnico e tático, melhoramos muito durante o campeonato. Foi um jogo difícil, mas acho que não merecíamos o empate. Houve uma infelicidade quando o Crislan acusou uma lesão na panturrilha. Eu tirei, e nós sofremos o gol - afirmou o comandante rubro-negro em entrevista para a RPC TV.

O segundo e decisivo jogo está marcado para o próximo domingo, às 15h50m (horário de Brasília), no Estádio Couto Pereira. O Furacão precisa vencer para conquistar o título. Em caso de empate, o Rubro-Negro fica com o vice-campeonato porque o Coxa teve melhor campanha na classificação geral.
- Nossa equipe corre muito, é competitiva. Eles vão jogar em um campo em que estão acostumados, que tem um gramado muito bom. De qualquer forma, estou satisfeito com o trabalho que fizemos aqui. A questão não é o jogo final. É o todo do trabalho. São garotos, e o resultado foi excelente. Agora, tomara que a gente consiga um bom resultado na final - completou o técnico atleticano.

Antes da final, o Furacão entra em campo com os titulares para enfrentar o América-RN, pela segunda fase da Copa do Brasil. O duelo está marcado para 19h30m de quinta-feira, no Rio Grande do Norte.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/05/arthur-bernardes-cita-infelicidade-e-classifica-empate-como-injusto.html

Atlético-PR e Coritiba ficam no 2 a 2 no primeiro jogo da final paranaense

Patric, contra, e Hernani marcam para o Furacão. Deivid e Geraldo, para o Coxa - que leva vantagem do empate no jogo de volta, no próximo domingo


 A CRÔNICA

por Fernando Freire

Em um Atletiba com todos os ingredientes de uma clássico decisivo, com lances de perigo, quatro gols, virada, emoção e muita provocação, Atlético-PR e Coritiba empataram por 2 a 2 na tarde deste domingo, na Vila Olímpica do Boqueirão, pela primeira partida da final do Campeonato Paranaense. O atacante Deivid, em assistência precisa de Robinho, anotou o primeiro gol alviverde. O lateral-direito Patric, após cruzamento de Crislan, desviou contra e empatou no primeiro tempo. Hernani virou depois de escanteio cobrado por Zezinho, Geraldo, em chute no canto, fechou o placar na etapa final.

O segundo e decisivo jogo está marcado para o próximo domingo, às 15h50m (de Brasília), no Estádio Couto Pereira. Quem vencer leva a taça. O Coxa tem vantagem do empate por ter feito mais pontos na classificação geral: 48 a 40.

Os 6.162 pagantes - 7.131 pessoas ao todo, para renda de R$ 123.190,00 - assistiram a um jogo com muitas provocações de ambos os lados. Os torcedores do Atlético-PR, por exemplo, xingaram o coxa-branca Rafinha, que falou que gostaria de enfrentar o Rubro-Negro na final. A torcida do Coxa, por outro lado, gritou "vice outra vez" em relação aos títulos de 2010, 2011 e 2012 sobre o maior rival. Com a bola rolando, os times protagonizaram duelo equlibrado. Mas o placar poderia ter sido ainda mais cheio. Isso se Crislan, Renato, Alex e Deivid tivessem aproveitado chances claras.

jogo Coritiba Atlético-PR empate (Foto: Albari Rosa / Agência Estado)Empate no primeiro Atletiba da decisão de 2013 (Foto: Albari Rosa / Agência Estado)

Antes da final, o Furacão entra em campo com os titulares para enfrentar o América-RN, pela segunda fase da Copa do Brasil. O duelo está marcado para 19h30m de quinta-feira, no Rio Grande do Norte. Já o Coxa, que volta a jogar pelo torneio nacional apenas no dia 15 de maio, contra o Nacional-AM, tem a semana cheia para trabalhar para o clássico.

Um gol para cada lado

Os primeiros minutos já mostraram que o Atletiba seria emocionante. O jogo era aberto, com oportunidades claras para os dois times e com muitas divididas (a maioria delas duras, mas leais). Os mandantes assustaram primeiro. Edigar Junio chutou no canto, mas parou em Vanderlei. Os coxas-brancas responderam com gol. Robinho aproveitou espaço deixado pelo volante Renato, improvisado na lateral esquerda, e cruzou. Deivid cabeceou no canto e abriu o placar aos quatro minutos.

Apesar da idade, os garotos do sub-23 atleticano não sentiram o gol. Eles apostavam na velocidade de jogadores como Hernani, Edigar Junio, Douglas Coutinho e Crislan. E, em um lance de velocidade, o último cruzou. Patric tentou tirar, mas mandou para o próprio gol. O Furacão teve chance de virar com Crislan e Renato, mas ambos erraram o alvo. O Coxa também quase balançou as redes. Alex saiu cara a cara com Santos, mas o goleiro rubro-negro salvou. Depois Deivid tentou por cobertura e também parou no camisa 1 adversário.

Furacão vira; Coxa empata

Os 45 minutos finais seguiram equilibrados, mas com menos lances de gol. O Furacão, com Elivélton no lugar de Renato, tentava surpreender em contra-ataques, jogadas individuais e chutes de longa distância, como nas batidas de Elivélton, Hernani e Douglas Coutinho - diretas para fora. O Coxa conseguiu encaixar a marcação e frear a empolgação rubro-negra. Mas, na frente, o time visitante não tinha criatividade nem velocidade para chegar ao gol de Santos. Como o Atlético-PR rondava a área alviverde e era mais perigoso, Marquinhos Santos mexeu no time: Patric saiu; Escudero entrou - substituição comemorada pela torcida da casa.

O jogo, porém, não mudou. O Furacão seguiu pressionando, em busca do gol da virada. De tanto tentar, o Rubro-Negro conseguiu. Aos 34, Zezinho cobrou escanteio, e Hernani subiu mais alto que todo mundo para desviar no ângulo. Antes do fim, porém, o Coxa conseguiu o empate. Geraldo, que tinha acabado de entrar, avançou pela esquerda e soltou a bomba. Tudo igual no primeiro jogo da final do Campeonato Paranaense. A decisão fica para o próximo domingo, na casa alviverde.


FONTE:

futebol espanhol - Messi sai do banco, faz dois e deixa o Barça a uma vitória do título espanhol


Barcelona sofre, mas vence o Bétis de virada por 4 a 2 no Camp Nou. Triunfo no próximo domingo diante do Atlético de Madri garante o caneco

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

Na última quarta-feira o Barcelona viu a chance de chegar à decisão da Liga dos Campeões escorrer pelo ralo. No entanto, se um sonho acabou, o outro está muito próximo de se tornar realidade. Neste domingo, em um jogo complicado, o clube catalão derrotou o Bétis por 4 a 2 e está a uma vitória de conquistar o Campeonato Espanhol.

O jogo foi difícil, e o Barcelona, por duas oportunidades, esteve atrás no placar. Coube ao técnico Tito Vilanova usar a solução que não teve diante do Bayern de Munique, na última quarta: Lionel Messi. O argentino, que começou no banco de reservas, precisou de apenas três minutos em campo para virar o jogo. Em pouco mais de 30 minutos, ainda marcou o segundo e carimbou o travessão. Sanchéz e Villa também marcaram para o Barça, enquanto Pabón e Rubén Perez descontaram para o Bétis.

A vitória deixa o Barcelona na boa. A quatro rodadas do fim do Campeonato Espanhol, a vantagem para o segundo colocado Real Madrid é de 11 pontos (88 a 77). Um resultado positivo diante do Atlético de Madri, no próximo domingo, no Vicente Calderón, assegura a conquista para os catalães. O título também pode sair se o rival tropeçar em qualquer um dos jogos restantes.

Messi gol Barcelona Betis (Foto: AP)Messi feliz de novo: em pouco mais de 30 minutos, faz dois gols e acerta uma na trave (Foto: AP)

Apesar da derrota, o Bétis segue vivo na briga por uma vaga na Liga Europa. Na sétima colocação, com 49 pontos, está a três do Málaga (6º). No próximo domingo, o time recebe o penúltimo lugar Celta de Vigo, no Benito Villamarim.

Barça sofre sem Messi

Ainda em recuperação de uma lesão na coxa direita, Lionel Messi, mais uma vez, começou no banco de reservas. A cena vem se tornando uma constante, uma vez que, desde 2 de abril, quando sentiu o problema pela primeira vez no jogo de ida pelas quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Paris Saint-Germain, o argentino seguidamente tem iniciado entre os reservas.

Messi banco de reservas Barcelona (Foto: AFP)Messi no banco de reservas (Foto: AFP)

Sem seu principal jogador desde o início, o Barcelona entrou em campo com a missão de vencer para esquecer a vergonhosa eliminação para o Bayern de Munique na Champions - quando sofreu sete gols e não marcou um nos dois jogos das semifinais - e se aproximar mais do iminente título espanhol.

A diferença de 36 pontos na classificação e um Camp Nou lotado davam a entender que que a meta seria atingida com facilidade, mas não foi bem assim que o jogo se desenrolou. Logo no primeiro minuto, uma bobeira do goleiro José Pinto colocou os visitantes na frente. O arqueiro do time catalão saiu jogando errado, Pabón foi lançado na esquerda e chutou cruzado para fazer 1 a 0.

Apesar do susto, o gol não intimidou o Barcelona, que chegou ao empate sete minutos depois. Melhor do time catalão no primeiro tempo, Tello levou ao fundo e cruzou na medida para Alexis Sánchez empatar de cabeça.

Villa: show de gols... perdidos

O rápido empate colocou o Barcelona novamente no jogo, e a virada parecia questão de tempo. Oportunidades para isso não faltaram. Azar que a maioria delas caiu nos pés de David Villa, em uma noite pouco inspirada. As chances foram aparecendo, mas o camisa 7 foi desperdiçando em sequência. Somente na primeira etapa, o espanhol teve pelo menos cinco lances sozinho com o goleiro, mas, com a pontaria ruim, não conseguiu marcar. Mérito também para Adrían, que salvou algumas vezes.

 Dorlan Pabon gol Betis jogo Barcelona (Foto: AFP) Dorlan Pabon comemora no primeiro minuto de jogo (Foto: AFP)

Já no fim do primeiro tempo, as chances desperdiçadas por Villa custaram caro. Em um lance a princípio despretensioso, Rubén Perez recebeu na intermediário e soltou o pé. A bola foi no ângulo: 2 a 1.

Messi entra e decide

Na volta do intervalo, David Villa teve a oportunidade de se redimir. Justamente quando a torcida ensaiava as primeiras vaiais, e o camisa 7 era o principal alvo, o atacante aproveitou cruzamento na medida de Daniel Alves e, de cabeça, empatou a partida.

Ao deixar o campo no minuto seguinte, Villa ouviu aplausos. Apesar da saudação para o espanhol, a torcida vibrou mesmo foi com seu substituto: Lionel Messi entrou em campo aos 11 do segundo tempo e precisou de apenas três minutos para mudar a história da partida. Aos 14, em seu primeiro toque na bola, acertou uma  cobrança de falta primorosa no ângulo e virou a partida: 3 a 2.

Os momentos seguintes de perigo foram todos protagonizados pelo camisa 10. Aos 23, em nova cobrança de falta, Messi carimbou o travessão. Dois minutos depois, mais um golaço, em bonita jogada coletiva do Barcelona. O próprio argentino tocou para Iniesta, que, de letra, achou Sanchéz livre na área. O chileno devolveu na medida para o melhor do mundo, que marcou seu 46º gol no campeonato. Ele agora tem três jogos para superar o seu próprio recorde, estabelecido na temproada passada, de 50 bolas na rede em uma única edição no Espanhol. Alguém duvida?

Messi gol Barcelona Betis (Foto: AP)Messi comemora com Xavi e Iniesta o seu segundo gol no jogo (Foto: AP)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/05/messi-sai-do-banco-faz-dois-e-deixa-o-barca-uma-vitoria-do-titulo-espanhol.html