sábado, 27 de abril de 2013

Com Neymar sob dúvida e 'sósia' em alta, Peixe e Verdão duelam por semi


Astro do Santos fará teste antes da partida para saber se terá condições. Já Leandro, em ótima fase, é a esperança do Palmeiras no clássico

Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

Andre Leandro Santos x Palmeiras (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)Andre e Leandro: os responsáveis por balançar as redes foto da Agência Estado)

Depois de 19 longas rodadas, o Paulistão enfim chega à sua fase decisiva.Aquartas de final começam este sábado, quando Santos e Palmeiras duelam a partir das 16h15m (horário de Brasília), na Vila Belmiro, por um lugar na semi. É o único clássico desta fase da competição. Atrás do inédito tetracampeonato, o Peixe contará com a força da torcida, que esgotou os ingressos desde a última quarta-feira, mas vive uma dúvida: Neymar joga ou não joga? Com uma lesão na coxa esquerda, ele será submetido a um teste.
O Verdão, por sua vez, briga para vencer o primeiro clássico de 2013 e ganhar moral para o duelo da próxima terça, contra Tijuana, no México, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Leandro, cuja maior inspiração é o astro santista, é a esperança verde. Ele é o artilheiro do Verdão, com seis gols.

A decisão é em jogo único. O Santos tem a vantagem de jogar em casa porque teve melhor campanha na primeira fase. Se o jogo terminar empatado, pênaltis. Quem passar, enfrenta na semifinal o vencedor de Mogi Mirim x Botafogo-SP, que também jogam neste sábado, mas às 18h30m, em Mogi.
Guilherme Ceretta de Lima apita a partida, auxiliado por Alberto Poletto Masseira e Maria Nubia Ferreira Leite. GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV transmite o jogo.

header as escalações 2
Santos: a maior dúvida do técnico Muricy Ramalho para o clássico é Neymar. Sentindo dores na coxa esquerda desde o empate por 2 a 2 com o Chile, pela Seleção, na última quarta-feira, o atacante não treinou com bola na quinta e na sexta-feira, e será reavaliado antes da partida. Caso o astro não jogue, Miralles é o favorito para a vaga. Na lateral direita, a novidade é Alan Santos, volante que será improvisado no setor no lugar de Galhardo. A escalação: Rafael Cabral; Alan Santos, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Renê Júnior, Cícero e Montillo; Neymar (Miralles) e André.
Palmeiras: o técnico Gilson Kleina vai para a partida com o que tem de melhor. Mesmo com o duelo da próxima terça-feira, contra o Tijuana, pela Libertadores, no México, o treinador resolveu não poupar ninguém. O time voltará a atuar no esquema 4-5-1. A escalação provável: Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo, Léo Gago, Charles, Souza e Wesley; Leandro.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Santos: Giva, Bruno Peres (ambos com dores no púbis) e Galhardo (liberado após a morte do irmão Marcus Vinícius Galhardo, na terça-feira, em um acidente de carro).
Palmeiras: Fernando Prass (luxação na clavícula esquerda), Leandro Amaro (lesão ligamentar no joelho esquerdo), Vilson (cirurgia no joelho direito), Patrick Vieira (problema muscular na coxa esquerda) e Edilson (entorse no tornozelo esquerdo) não estão à disposição.

header fique de olho 2

Santos: Vice-artilheiro do Peixe na temporada com seis gols, André recuperou o posto de titular depois da boa atuação contra o Penapolense, na última rodada da fase de classificação. O camisa 9 tem bom retrospecto nos mata-matas de estaduais, marcando gols decisivos na conquista do Paulistão de 2010, pelo Santos, e na final do Mineiro do ano passado, quando defendia o Atlético-MG.

Palmeiras: como só pode atuar no Campeonato Paulista, Leandro carrega a esperança da torcida alviverde no confronto deste sábado. Artilheiro da equipe na temporada, com seis gols, ele será o único homem de frente na Vila Belmiro.
header o que eles disseram

Muricy Ramalho, técnico do Santos: "(Sobre favoritismo) em clássico, o que se escreve não serve para nada. Existe camisa no meio dessa história. Ouço essa conversa há mais de 30 anos, não dá para entrar nessa. Será um jogo duro, temos de tomar cuidado".

Gilson Kleina, técnico do Palmeiras: "O Santos tem um treinador muito acostumado a esse tipo de decisão e que é vencedor. Ao analisar o time, você observa dois zagueiros experientes, um lateral-esquerdo que faz muito bem a linha de quatro defensiva e que é muito experiente. Os volantes saem para o jogo, o Cícero tem muita qualidade e o André faz gols. Como falei, é claro que se o Neymar não jogar, haverá uma perda técnica, mas não podemos perder o foco. É decisão, serão 90, 93 minutos de muita atenção."

header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* O Santos teve o segundo melhor ataque da primeira fase do Paulistão, com 35 gols, um atrás do Mogi Mirim. Já o Palmeiras teve a defesa mais vazada entre os oito classificados para as quartas de final. Em 19 jogos, o Verdão sofreu 24 gols.
* O clássico Santos x Palmeiras completa este ano 98 anos de história. O primeiro confronto aconteceu no dia 3 de outubro de 1915, com vitória santista por 7 a 0: a maior vitória do Peixe sobre o Verdão na história. Já a maior vitória palmeirense aconteceu no dia 11 de dezembro de 1932: 8 a 0.
* O Palmeiras não costuma respeitar a tradicional vantagem que o Santos tem jogando na Vila Belmiro. A história do clássico registra 94 jogos em Santos, com 42 vitórias do Verdão, 15 empates e 37 vitórias santistas, 167 gols do Palmeiras e 148 do Santos.

header último confronto v2

Santos e Palmeiras se enfrentaram pela última vez no dia 24 de março, pela primeira fase do estadual. No Pacaembu, os dois times jogaram mal e ficaram no 0 a 0. O Verdão, mandante da partida, jogou com: Fernando Prass, Welder, Maurício Ramos, André Luiz e (Marcelo Oliveira); Charles (Rondinelly), Léo Gago, Márcio Araújo e Leandro e Caio (Vinícius). O Peixe teve: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Renê Júnior e Cícero; Giva (Victor Andrade), Neílton (Alan Santos) e André (Miralles).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2013/04/com-neymar-sob-duvida-e-sosia-em-alta-peixe-e-verdao-duelam-por-semi.html

Schwarzenegger ganha camisa do Botafogo e é ovacionado no Jungle


Ator e fisiculturista exalta MMA em evento no Rio: 'É um esporte que alia habilidades, forma física e força, e é por isso que estamos promovendo'

Por SporTV.com Rio de Janeiro


Principal atração do Jungle Fight 51 - Jungle by Arnold, o ator e fisiculturista Arnold Schwarzenegger só chegou ao evento no ginásio do Botafogo, no Rio de Janeiro, após a quarta luta do card. Mesmo assim, o superastro do cinema e ex-governador da Califórnia foi ovacionado pelo público presente e muito tietado por todos na noite desta sexta-feira. Ao subir no centro da Arena Jungle, Schwarzenegger ganhou uma camisa do time de futebol do Botafogo e exaltou o MMA.

Jungle Fight Arnold Schwarzenegger camisa Botafogo (Foto: Divulgação)Arnold Schwarzenegger recebe a camisa do Botafogo no centro da Arena Jungle (Foto: Divulgação)

- Amo este esporte, acho que é muito divertido. É o esporte com mais fitness. Precisa ter muita coragem para fazer isso, e é ótimo tê-lo como parte do Arnold Classic. Estou ansioso para ver essas lutas, assisto MMA há muitos anos. É um grande esporte porque você tem que estar em forma, ter habilidades e ser forte, é um esporte único. Ele promove boa forma física e saúde, é o que queremos passar aos jovens do mundo inteiro e estamos promovendo no Arnold Classic - disse a celebridade, em entrevista ao canal Combate.

Jungle Fight Força Bruta Predador (Foto: Ivan Raupp)O Predador, personagem clássico de filme de
Schwarzenegger (Foto: Ivan Raupp)

O Jungle Fight 51 foi construído todo em volta da presença de Arnold Schwarzenegger. As músicas de entrada dos lutadores foram todas selecionadas em trilhas sonoras de filmes estrelados pelo ator, como "Conan, o Bárbaro", "O Extreminador do Futuro" e até "Batman e Robin". Um homem vestido como o personagem Predador, que Schwarzenegger enfrentou em um de seus filmes mais famosos, era uma das atrações na plateia.

No centro da Arena Jungle, o ex-governador da Califórnia recebeu ainda uma camisa do time de futebol do Botafogo, clube que sedia a competição, das mãos do presidente em exercício Paulo Mendes. Ele ergueu a camisa e recebeu uma reação mista da torcida, que misturou aplausos com vaias. Depois, Schwarzenegger se sentou ao lado do presidente do evento, Wallid Ismail. Porém, assistiu a apenas uma luta, a vitória de Kléber Orgulho sobre Ricardo Hulk, e deixou o ginásio.


Na luta principal do evento, Kevin Souza nocauteou Fabiano Soldado com um cruzado de esquerda no primeiro round para conquistar o cinturão dos pesos-penas do Jungle Fight. (No vídeo ao lado, Arnold Schwarzenegger recebe a camisa do Botafogo).

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Com poder ofensivo, Bota e Resende decidem primeiro finalista da Taça Rio


Times estão entre os quatro melhores ataques do Carioca e se enfrentam neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Raulino de Oliveira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O melhor ataque entre os grandes contra o melhor ataque entre os pequenos. Botafogo e Resende fazem a primeira semifinal da Taça Rio, às 18h30m deste sábado, no Raulino de Oliveira, apostando no sistema ofensivo. O Alvinegro depende menos dele, já que um placar por 0 a 0 lhe dá a vaga, por ter a vantagem do empate - ficou em primeiro lugar do Grupo A, e o adversário terminou o Grupo B na segunda colocação.

O confronto entre os dois na Taça Guanabara deu uma demonstração do poder de seus ataques: o Botafogo - que conquistaria o título do primeiro turno - venceu por 4 a 2, de virada, depois que o Resende abriu 2 a 0 de vantagem no Engenhão. O time de Oswaldo de Oliveira soma 40 gols no Carioca, contra 30 do Fluminense, 27 do Flamengo e 26 de Resende e Vasco. Apesar dos bons números, os dois semifinalistas não têm o artilheiro da competição. O rubro-negro Hernane marcou 12 vezes, cinco a mais do que o alvinegro Lodeiro e seis do que Marcel, do Resende.

Para o Botafogo, conseguir a classificação para a final da Taça Rio significa manter vivo o objetivo de evitar a decisão do Campeonato Carioca entre os vencedores dos turnos. A campanha do time na fase de classificação foi impecável, com sete vitórias em sete jogos - e, agora, sequer precisa ganhar para ser campeão estadual.

Já o Resende mostrou uma grande evolução e vive a expectativa de chegar a mais uma final de turno do Campeonato Carioca. Em 2009, conseguiu eliminar o Flamengo na semifinal da Taça Guanabara, fazendo 3 a 1.

Péricles Bassols apita a semifinal deste sábado, auxiliado por Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos. O Premiere exibe o jogo ao vivo para todo o Brasil através do sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.



header as escalações 2

Botafogo: depois de algumas dúvidas no começo da semana, o técnico Oswaldo de Oliveira poderá escalar o time que considera ideal no momento. Ele terá em campo Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Rafael Marques.
Resende: a única dúvida é o meia Marcel, que lesionou o púbis no jogo contra o Boavista. Ele vai para a concentração e o vestiário, mas o departamento médico só vai dar resposta sobre a liberação na hora do jogo. As opções do técnico Eduardo Allax são Denilson e Acosta. O time deve ser formado por Mauro, Filipi Souza, Dudu, Admilton e Tiago Silva; Leo Silva, Hiroshi, Marcel (Denilson ou Acosta) e Thiago Sales; Geovane Maranhão e Elias.


quem esta fora (Foto: arte esporte)

Botafogo: apesar de Oswaldo de Oliveira contar com o time ideal, ele ainda não deve contar com Andrezinho, recuperado de uma lesão no púbis, e Renato, com dores abdominais, que estão em processo de recondicionamento físico. Cidinho, com uma lesão no joelho direito, não está à disposição.
Resende: não há desfalques para este jogo.]

 

header fique de olho 2
Botafogo: Lodeiro está de volta ao time depois de dois jogos fora. Ele é o artilheiro do time na temporada, com sete gols.

Resende: Hiroshi, meia de 27 anos, tem experiência: marcou um dos gols da vitória sobre o Flamengo por 3 a 1, na semifinal da Taça Guanabara de 2009. Rápido e habilidoso, tem quatro gols na competição e é a principal arma do time.



header o que eles disseram

Seedorf, meia do Botafogo: “Time que ainda não ganhou tem que provar sempre. Prometer as coisas é inútil. A cabeça está no sábado e a cada jogo vamos construindo um caminho. O Botafogo nunca pensará em cair, mas em vencer campeonatos”.

Mauro, goleiro do Resende: "Nós temos consciência do que vamos fazer dentro de campo, do que a gente vai encontrar, tenho certeza de que o Botafogo vai nos respeitar também e vai ser um grande jogo".

 

header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* O confronto mais importante entre os times foi a final da Taça Guanabara de 2009. Na decisão, o Botafogo venceu por 3 a 0, no Maracanã, no dia 1 de março, com mais de 72 mil pessoas presentes. Os gols foram marcados por Reinaldo, Lucas Silva e Maicosuel.

* A média de gols das partidas entre Botafogo e Resende é de quatro gols por partida. Em sete confrontos, foram marcados 28 gols.

* Desde 2004, em dez oportunidades foram disputados confrontos entre equipes grandes e pequenas em semifinais de turnos dos Campeonatos Cariocas. Foram sete triunfos dos grandes contra três dos pequenos.

 

header último confronto v2

No dia 7 de fevereiro deste ano, pela fase de classificação da Taça Guanabara, o Resende chegou a abrir vantagem de 2 a 0, com gols de Marcel e Elias. Seedorf  diminuiu no fim do primeiro tempo para o Botafogo, que voltou embalado para o segundo e virou o jogo com gols de Márcio Azevedo, Cidinho e Sassá, vencendo por 4 a 2, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/04/com-poder-ofensivo-bota-e-resende-decidem-primeiro-finalista-da-taca-rio.html

Maracanã: convidados da abertura, operários trabalham até no dia do jogo


Expediente na obra do entorno deverá acabar apenas às 15h, quatro horas antes do jogo com Ronaldo e Bebeto. Muito entulho ainda cerca o estádio

Por Thiago Dias Rio de Janeiro

saiba mais
  • Após 1.154 dias em obras, Maracanã reabre neste sábado. Veja os detalhes
  • Especial do GLOBOESPORTE.COM conta a história do estádio. Confira!
  • Campo do Maracanã ganha marcação e será finalizado neste sábado
  • Fora da lista oficial, Romário é confirmado no jogo por Bebeto
  • Veja galeria de fotos da obra neste sábado, dia do primeiro evento-teste
Os operários do Maracanã não tiveram descanso neste sábado, dia da reabertura do estádio. Convidados especiais para a partida entre amigos de Ronaldo e Bebeto, que começa às 19h (de Brasília), os funcionários trabalham desde cedo nas obras do entorno do palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo e o expediente deverá acabar apenas às 15h.

A expectativa é que 27.500 pessoas compareçam ao evento-teste, que terá ainda shows de Naldo, Martinho da Vila, Neguinho da Beija-Flor e Preta Gil, além da interpretação do Hino Nacional por Sandra de Sá, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Eduardo Dusek antes de a bola rolar. Segundo o governo do estado do Rio de Janeiro, pelo menos 80% da obra do entorno estariam prontos neste sábado.

Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Thiago Dias)Operários trabalham no entorno do Maracanã na manhã deste sábado, dia da abertura (Foto: Thiago Dias)

Além dos operários, que poderão levar familiares (os ingressos foram distribuídos de acordo com o número de dependentes na ficha de contratação), estarão presentes cerca de mil jornalistas e convidados do governador Sergio Cabral, como a presidente Dilma Rousseff.

A entrada do público será pelo lado da estátua do Bellini, que é a área externa com melhor acabamento até o momento. Na manhã deste sábado, poucos operários davam retoques no local, que ganhou 13 palmeiras ao redor do monumento em homenagem aos jogadores campeões do mundo em 1958 e 1962.

Porém, os outros setores do entorno ainda estão com muita obra e entulho. Principalmente na entrada oposta, pelo lado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mas não haverá acesso de torcedores por este setor. A reforma da parte de fora do Complexo do Maracanã só deverá estar 100% pronta às vésperas da Copa do Mundo de 2014.

Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Thiago Dias)Ainda há muito entulho e máquinas ao redor do estádio para o primeiro evento-teste (Foto: Thiago Dias)

Durante o evento, alguns funcionários de manutenção ainda estarão trabalhando, de olho em eventuais falhas de estrutura (como banheiros). As lanchonetes do estádio não funcionarão, mas o consórcio responsável pela obra distribuirá lanche para os operários.

A imprensa terá acesso restrito ao Maracanã na tarde deste sábado. Os profissionais credenciados só poderão entrar com veículos do governo que sairão de um ponto de encontro no Sambódromo, na Marquês de Sapucaí, a partir das 16h. Não será permitida a entrada de jornalistas sozinhos pelos portões do estádio.

Nos últimos dias, alguns operários têm vendido os ingressos ao redor do Maracanã, com preços entre R$ 50 e R$ 100. Porém, as entradas têm o nome dos beneficiados gravados e deverá haver fiscalização no portão para evitar a fraude.

A princípio, o primeiro jogo com venda de ingressos para o público em geral será no dia 2 de junho, com o amistoso entre Brasil e Inglaterra. Mas a federação do Rio (Ferj) e clubes tentam a liberação para partidas da Copa do Brasil ou Libertadores em maio.
  •  
Obras operários maracanã reabertura  (Foto: Thiago Dias)Entrada principal da torcida, estátua do Bellini tem a área mais avançada da obra (Foto: Thiago Dias)

FONTE:

Provocado por Sonnen na pesagem do UFC 159, Jon Jones não responde


Campeão não encara o desafiante e diz que está lá para ser corajoso e para conquistar. Bisping e Belcher trocam ofensas após baterem peso em Newark

Por SporTV.com Newark, EUA


A pesagem do UFC 159, nesta sexta-feira, foi marcada por mais uma provocação do desafiante Chael Sonnen a Jon Jones, que não foi respondida pelo campeão dos meio-pesados. Após bater o peso, Sonnen foi entrevistado no palco e fez um discurso se autoelogiando, e convocando a todos a presenciar a história ser feita em Newark, Nova Jersey:

- Estou feliz que você e todos que estão aqui presentes poderão contar para os filhos dos filhos dos filhos dos seus filhos: o mito de Chael Sonnen existiu, e amanhã será mais um para os livros de recordes, mais um para os livros de história, e mais um para o vilão!

Jon Jones Chael Sonnen pesagem UFC (Foto: Reprodução/Twitter)Jon Jones olha para baixo e evita encarar Chael Sonnen de frente (Foto: Reprodução/Twitter)

Na sua vez de falar para o público, Jon Jones, que na entrada para o palco mostrou muita simpatia, atirando seu boné e seus tênis para o público, sempre acompanhado pelo irmão Chandler, que atua no New England Patriots, da NFL, foi lacônico:

- Estou aqui para conquistar e para ser corajoso. É isso.

Bisping e Belcher ensaiam uma discussão

Bisping e Belcher pesagem  (Foto: Reprodução/Twitter)Michael Bisping provoca Alan Belcher na pesagemdo UFC 159 em Newark (Foto: Reprodução/Twitter)

O ponto mais  tenso da pesagem foi a encarada entre o inglês Michael Bisping e o americano Alan Belcher, que farão o coevento principal do UFC 159. Após uma intensa troca de farpas pela imprensa e através da internet, os lutadores se encararam e Bisping, como sempre, começou a provocar Belcher, que respondeu com um sorriso e deu um leve empurrão no inglês. Dana White estava no meio dos atletas para evitar agressões, mas Bisping sorriu e debochou do rival. (Veja no vídeo abaixo).

No restante da pesagem, o clima foi de respeito e cordialidade entre os lutadores. Apenas Vinny Magalhães e Phil Davis, que também torcaram provocações durante meses antes da luta não se cumprimentaram após a encarada, que foi tensa da parte do brasileiro e debochada, com um leve sorriso de ironia de Davis.

Vinny Magalhães x Phil Davis pesagem ufc (Foto: Reprodução/Twitter)Vinny Magalhães e Phil Davis fazem encarada tensa após a pesagem no UFC 159 (Foto: Reprodução/Twitter)


Entre os pesos-pesados Cheick Kongo, da França, e Roy Nelson, dos EUA, o francês foi ao palco com um óculos com lentes decoradas: uma com a bandeira do seu país, e outra com o seu nome escrito. Já Nelson manteve o visual caipira, com cabelo e barba gigantescos.

No sábado, o canal Combate transmite o UFC 159 na íntegra a partir de 19h30m (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo da primeira luta, entre Steven Siler e Kurt Holobaugh.
Confira os pesos dos atletas do tirneio:

CARD PRINCIPAL
Peso-meio-pesado (até 93kg) - Jon Jones (93kg) x Chael Sonnen (93kg)
Peso-médio (até 84,3kg) - Michael Bisping (84,4kg) x Alan Belcher (83,9kg)
Peso-pesado (até 120,2kg) - Roy Nelson (117kg) x Cheick Kongo (107,5kg)
Peso-meio-pesado (até 93kg) - Phil Davis (93kg) x Vinny Magalhães (93,2kg)
Peso-leve (até 70,3kg) - Jim Miller (70,3kg) x Pat Healy (70,5kg)


CARD PRELIMINAR
Peso-leve (até 70,3kg) - Rustam Khabilov (70,7kg) x Yancy Medeiros (70,5kg)
Peso-meio-pesado (até 93kg) - Gian Villante (93,4kg) x Ovince St. Preux (93,4kg)
Peso-galo (até 61,2kg) - Sara McMann (60,8kg) x Sheila Gaff (60,3kg)
Peso-galo (até 61,7kg) - Bryan Caraway (61,7kg)* x Johnny Bedford (61,7kg)*
Peso-pena (até 66kg) - Leonard Garcia (65,8kg) x Cody McKenzie (65,8kg)
Peso-meio-médio (até 77,5kg) - Nick Catone (78,4kg)** x James Head (77,2kg)
Peso-pena (até 66kg) - Steven Siler (65,9kg) x Kurt Holobaugh (65,8kg)

* Precisou tirar a roupa para bater o peso da categoria
** Não bateu o peso e terá mais duas horas para atingir o limite.

Valores já incluindo uma libra (454g) de tolerância para lutas que não valem cinturão.

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

saiba mais
   FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/04/provocado-por-sonnen-na-pesagem-do-ufc-159-jon-jones-nao-responde.html

Bernardo, 'Heleno do Vasco': talento no pé e instabilidade na cabeça


De comportamento imprevisível, jogador acumula problemas em todos os clubes da carreira. 'Ele virou outra pessoa quando foi para o Rio', diz ex

Por Gustavo Rotstein e Raphael Zarko Rio de Janeiro

Bernardo treino Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)Bernardo se isola dos companheiros durante treino do Vasco (Foto: Cezar Loureiro / Agência O Globo)

Campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro, Bernardo era um dos jogadores mais festejados do Vasco no fim de 2011. Após o empate com o Flamengo, na última partida daquele Brasileiro, elenco, comissão técnica, dirigentes e alguns conselheiros foram comemorar o fim da temporada numa churrascaria. Depois de algumas horas no local, o jogador - artilheiro do time, mesmo na reserva, com 18 gols - foi de mesa em mesa pedir aos responsáveis do clube que o contratassem de vez.
- Não me deixem voltar para o Cruzeiro, por favor, por favor. Eu quero ficar aqui - pedia Bernardo.

Menos de dois meses depois - e quase R$ 4 milhões pagos pelo Vasco ao Cruzeiro para adquirir os direitos econômicos do jogador -, acontecia uma reunião na sala do diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, hoje no Náutico. Além dele, o presidente Roberto Dinamite, o vice-presidente Antônio Peralta e o vice de futebol José Hamilton Mandarino assistiram estarrecidos a um choro copioso de Bernardo. Dias antes, ele entrara na Justiça contra o clube, por atraso no salário e no depósito do FGTS.

- Foi só mais um episódio de completo desequilíbrio emocional do Bernardo. Ele chorava copiosamente, lamentava o que tinha feito, dizia que se sentia pressionado pelas dificuldades na família - lembrou um dos personagens que presenciaram a cena do início de 2012.

Na ocasião, chegou a São Januário a informação de que Bernardo acionara a Justiça pressionado por dívidas com traficantes e um agiota da Ilha do Governador, acumuladas por causa dos atrasos salariais. Pouco tempo antes, ele havia comprado uma casa para os pais em Sorocaba (SP). Aos 21 anos e sem muitas reservas econômicas, contava principalmente com o dinheiro das luvas relativas ao novo contrato com o Vasco para quitar o investimento e manter as contas em dia. De acordo com pessoas próximas, o atraso do clube no pagamento mexeu com o lado emocional do jogador, que, além de já ser pai de três filhos, estava em processo de separação com a esposa, então grávida.

O caso reforça um pouco a imagem de garoto-problema. Bernardo, com quatro filhos de dois casamentos, leva ao longo da carreira um histórico de indisciplina e confusões. Passou por todas as seleções de base - sub-15, sub-17 e sub-20 -, sempre com seu estilo marcante: muita entrega em campo e um jeitão meio tresloucado, além de ser um exímio cobrador de faltas.

Ele virou outra pessoa quando
foi para o Rio. Mudou totalmente. Por causa desses amigos, dessas idas a favelas"
Laila Fonseca, ex-mulher de Bernardo

Emprestado do Cruzeiro para o Goiás em 2010, Bernardo viveu boa fase e participou da campanha que levou o time à final da Copa Sul-Americana, quando perdeu nos pênaltis para o Independiente, da Argentina. No entanto, ele ficou fora dos dois últimos jogos, afastado por indisciplina pelo técnico Artur Neto.

Foi contratado pelo Vasco ao longo do Carioca de 2011 e não teve sequer uma apresentação oficial. O clube, que passava por má fase, sabia da fama de jogador-problema. O objetivo era tirar os holofotes do garoto que sempre mostrou talento e proporcionou polêmica por onde passou. Entrando aos poucos no time, chegou a deixar o camisa 10 Diego Souza no banco. Em boa fase, com o time disputando títulos, Bernardo estava nos braços da torcida. Mas fora de campo já se entrosava em boates e becos da pista e das favelas cariocas.

- Em Minas, ele também ia na favela. Eu ia com ele. Mas lá é mais tranquilo, vai qualquer um no morro. No Rio é mais perigoso, só sobe quem é autorizado - diz Laila Fonseca, ex-mulher de Bernardo.

Casada por seis anos com o meia, ela lamenta o deslumbramento de Bernardo na mudança de cidade.

- Ele virou outra pessoa quando foi para o Rio. Mudou totalmente. Por causa desses amigos, dessas idas a favelas - diz ela.

Bernardo chorando no treino do Vasco (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)Bernardo chora e é consolado por Cristóvão durante a reta final do Brasileiro 2011: jogador passava, novamente, por problemas particulares no clube. (Foto: Alexandre Cassiano / Agência O Globo)

Algumas pessoas no Vasco conheciam as histórias de Bernardo e as relações perigosas que o meia mantinha. Em uma ocasião, chegou em casa e entregou R$ 27 mil a Laila, que perguntou de onde vinha o dinheiro. Ao saber que era um empréstimo de traficantes, já que o Vasco atrasava os salários, mandou que ele devolvesse a quantia.

Ele nunca chegou a ser afastado, embora proporcionasse episódios desconfortáveis. Na reta final do Brasileiro de 2011, subiu atrasado para o treino e de repente começou a chorar. O motivo nunca foi bem explicado.
- Ele alegou que passava por problemas na família. Dizem que ele sempre foi muito pressionado, que a família o vê como a salvação da lavoura - diz um dirigente que estava no Vasco em 2011.

Na primeira passagem pelo Vasco, Bernardo ainda estava casado com Laila, mãe de três dos quatro filhos que ele tem. Agora, após passagem apagada pelo Santos, voltou ao clube solteiro. Mora sozinho num apart-hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Pessoas próximas dizem que ele parecia mais calmo, mas as festas - da Zona Sul ou de favelas - nunca pararam. Relacionamento com traficantes também não foi surpresa para muita gente.

O Vasco pagou cerca de
R$ 4 milhões para ficar com
50% dos direitos de Bernardo. O Cruzeiro tem 37,5%, e a empresa de Léo Rabello, 12,5%

- Descobrimos depois, mas ele sempre foi conhecido por isso. Não é à toa que, mesmo sendo reconhecidamente um bom jogador, nunca se firmou em lugar algum - contou outra fonte do Vasco ouvida pelo GLOBOESPORTE.COM.
No Santos, uma grave lesão muscular o obrigou a ficar alguns meses parado em recuperação. Foi a senha para que ele novamente se deixasse levar pela noite paulista, fazendo com que o técnico Muricy Ramalho sequer lhe dirigisse a palavra ou olhasse em sua direção. Percebendo o clima ruim, Bernardo passou a falar com frequência com jogadores e integrantes da comissão técnica, sondando a possibilidade de ser reaproveitado no clube em 2013.
Bernardo iniciou a atual temporada disposto a finalmente se firmar como titular do Vasco, dono de 50% de seus direitos (o Cruzeiro tem 37,5%, e a empresa de Léo Rabello, 12,5%). Durante os 15 dias de reclusão em Pinheiral (RJ), ele foi um dos destaques nos treinamentos de um time enfraquecido após a saída de alguns dos principais jogadores do elenco. E iniciou o Campeonato Carioca absoluto na equipe montada por Gaúcho, disparando como artilheiro. Mas a frequência na noite carioca acabou por cobrar seu preço dentro de campo.

- A gente sabia que ele estava perdendo a linha nas noitadas, não estava se cuidando. E, claro, isso afetou o rendimento no campo. Então não tinha como mantê-lo no time - afirmou um integrante da comissão técnica cruz-maltina.

A ex-mulher defende Bernardo. Lembra que ele "é um menino que carrega muita responsabilidade" para a idade que tem.

- Ele tem 23 anos, quatro filhos e uma família que depende totalmente dele. Até eu mesma sou um problema, porque preciso cobrar as coisas dele. A cabeça dele fica a mil - diz Laila, que admite já ter ido buscá-lo na favela depois de dois dias fora de casa.

O Vasco emitiu nota oficial de apoio ao jogador. Apesar de todos os problemas que causa, o meia é querido em São Januário. O diretor técnico Ricardo Gomes é um dos que tentam acalmar a fera. Bernardo chegou a ser barrado por Gaúcho no início do ano, mesmo sendo - ainda - o artilheiro do time. O acompanhamento psicológico também não surte muito efeito no meia, que, muitos apostam, ainda não aprendeu a lição.

- O Bernardo é um cara dócil, mas é um pouco oito ou 80. Tem esse jeito Menino Maluquinho de ser. É o nosso Heleno de Freitas - resume um integrante da comissão técnica do Vasco.

Mosaico Bernardo Vasco (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Campo do Maracanã ganha marcação e será finalizado neste sábado


Gramado recebe linhas, mas "segunda mão" ainda é necessária no dia do primeiro evento-teste,com amistoso entre amigos de Bebeto e Ronaldo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Na véspera de receber seu primeiro jogo após 31 meses fechado para reformas, o Maracanã deu um passo fundamental, nesta sexta-feira, para voltar a abrigar uma partida de futebol. Durante toda a tarde e o início da noite, o gramado foi marcado com as linhas, e o campo está quase pronto para o amistoso entre amigos dos ex-jogadores Bebeto e Ronaldo. As traves e redes também já estão no palco.

As linhas, no entanto, ainda estão um pouco fracas, e uma "segunda mão" será realizada neste sábado para reforçar a marcação. O processo começou na quarta-feira, quando apenas as linhas de fundo foram parcialmente feitas.
A marcação está sendo realizado pela Greenleaf, empresa líder de mercado de gramados esportivos no Brasil. Ela também é responsável pelos campos dos seis estádios que sediarão a Copa das Confederações: Arena Pernambuco, em Recife, Arena Fonte Nova, em Salvador, Castelão, em Fortaleza, Mineirão, em Belo Horizonte, Mané Garrincha, em Brasília e Maracanã, no Rio de Janeiro.

Maracanã (Foto: Divulgação)Campo do Maracanã já tem marcação (Foto: Globoesporte.com)

Apesar de a Greenleaf fornecer e cuidar dos seis gramados, o Maracanã recebeu um tratamento especial.  O estádio carioca é o único a ter o sistema de irrigação considerado o mais moderno do mundo, com 54 aspersores e fertirrigação, o que Isso permite uma precisão no controle da quantidade de água e de fertilizantes. A pintura da marcação do campo está sendo feita a laser - algo inédito na América Latina. De acordo com a empresa, o equipamento corrige automaticamente possíveis erros, mesmo que o operador da máquina saia da reta da marcação. Um técnico espanhol está no Rio de Janeiro exclusivamente para o procedimento.

Por causa das mudanças para se adaptar aos padrões da Fifa , o campo do Maracanã deixará de ter a dimensão de 110 m x 75 m e passará a ter 105 m x 68 m. A grama tipo Bermudas (espécie Cynodon Dactylon) foi cultivada durante cinco meses em uma fazenda na Região dos Lagos e depois foi levada pela Greenleaf em rolos para o estádio. A área ao redor do espaço para o jogo é coberta com grama artificial, assim como as áreas de aquecimento dos vestiários. que receberam um gramado sintético francês, que conta com um amortecedor alemão que ajuda a evitar lesões nos jogadores.

Maracanã (Foto: Divulgação)Neste sábado pela manhã, linhas ainda vão receber retoques (Foto: Globoesporte.com)

O Maracanã também terá um pátio de maquinário de manutenção dos mais modernos, avaliado em R$ 900 mil reais. Ele é composto de vários equipamentos de última geração, entre eles, luzes artificiais para evitar desgaste da grama pela sombra.

O evento de sábado será o primeiro jogo-teste do Maracanã para a Copa das Confederações. No entanto, não haverá venda de ingressos. Apenas os funcionários e seus familiares acompanharão a partida. São esperadas cerca de 27 mil pessoas, entre operários, autoridades e jornalistas. A presidente Dilma Rousseff e o ministro Aldo Rebelo também estarão presentes.

Entre os jogadores e ex-atletas convidados para o amistoso, oito foram campeões do mundo em 1994 e dois participaram da campanha do penta em 2002.

O estádio vai receber três jogos na Copa das Confederações: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final, marcada para 30 de junho. Em 2014, o Maracanãtambém terá a decisão do Mundial (13 de julho) e mais seis partidas.

Maracanã (Foto: Divulgação)Maracanã na noite desta sexta-feira (Foto: Globoesporte.com)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/04/gramado-do-maracana-ganha-linhas-e-sera-finalizado-neste-sabado.html