terça-feira, 16 de abril de 2013

Bernard é a única ausência, entre os titulares, na viagem para São Paulo


Leandro Donizete e Diego Tardelli estão confirmado para jogão de quarta

Por Valeska Silva Belo Horizonte

O técnico Cuca relacionou 20 jogadores para a viagem desta tarde, para São Paulo, onde o Atlético-MG enfrentará o Tricolor Paulista, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), pela Taça Libertadores. O meia Bernard, que se recupera de um problema no ombro esquerdo, ficou fora da relação. O volante Leandro Donizete, que deixou o treino de segunda-feira mais cedo, depois de torcer o tornozelo, treinou normalmente e segue com a delegação. O embarque está previsto para as 15h40m, no aeroporto de Confins. O volante Josué, que não foi inscrito na primeira fase da competição, também fica em Belo Horizonte.

Volante Rosinei, do Atlético-MG (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)Jogadores são relacionados para a viagem a São Paulo (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

Confira a lista

Goleiros: Victor e Giovanni
Zagueiros: Réver, Leonardo Silva e Gilberto Silva
Laterais: Marcos Rocha, Richarlyson, Junior Cesar
Volantes: Pierre, Leandro Donizete, Rosinei, Serginho
Meias: Ronaldinho Gaúcho, Luan
Atacantes: Jô, Tardelli, Guilherme, Araújo, Neto Berola e Alecsandro


FONTE^
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/04/bernard-e-unica-ausencia-entre-os-titulares-na-viagem-para-sao-paulo.html

Ronaldinho vibra com convocação para amistoso: 'É alegria em dobro'


Para meia, oportunidade de defender o Brasil contra o Chile é ainda melhor pelo fato de o amistoso ser no Mineirão

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Ronaldinho Gaúcho (Foto: Reprodução / TV Globo Minas)Ronaldinho Gaúcho: na Seleção e em BH
(Foto: Reprodução / TV Globo Minas)

A lista de jogadores convocados para o amistoso contra o Chile, no próximo dia 24, no Mineirão, em Belo Horizonte, foi divulgada pela CBF nesta terça-feira. Entre os 18 chamados estão Réver, Marcos Rocha e Ronaldinho Gaúcho, três titulares do Atlético-MG. Nesta tarde, durante o embarque do Galo para São Paulo, onde o time enfrenta o Tricolor Paulista nesta quarta pela Libertadores, os jogadores atleticanos comemoraram mais uma convocação para defender as cores do Brasil. R10, em excelente fase no Alvinegro, afirma que está duplamente feliz. Afinal, vai poder jogar pela Seleção diante da própria torcida.

- Ótimo, não é? Ainda mais aqui,  na frente da minha torcida, com camisa da Seleção. É maravilhoso, na cidade onde estou morando, na frente do povo onde estou vivendo. É alegria em dobro.

O zagueiro e capitão Réver conta que ficou surpreso com a antecipação da lista.

- (Estou) Muito feliz, até pensei que a convocação seria amanhã. Acabei sendo pego de surpresa novamente. É sempre bom ser convocado. Espero que, para melhorar, possamos voltar de São Paulo com a vitória, que é o mais importante.

O lateral-direito Marcos Rocha também ficou feliz com a convocação. Ele espera aproveitar a chance para, quem sabe, estar no grupo convocado para a Copa das Confederações. 

- Muito feliz, acho que é o reconhecimento novamente do trabalho que está sendo feito dentro do Atlético-MG. É mais uma oportunidade, espero que eu possa entrar bem e, quem sabe, conseguir uma vaga para a Copa das Confederações.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/04/ronaldinho-vibra-com-convocacao-para-amistoso-e-alegria-em-dobro.html

Mais de 100 torcedores recepcionam o Botafogo no Aeroporto de Brasília


Delegação desembarca na capital federal por volta das 18h (de Brasília) para enfrentar o Sobradinho-DF, quarta-feira, pela Copa do Brasil

Por Thales Soares Rio de Janeiro

A torcida do Botafogo demonstrou seu apoio ao grupo nesta terça-feira, quando lotou o Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek para receber os jogadores que enfrentam o Sobradinho-DF, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), pela primeira fase da Copa do Brasil. Entre os torcedores, estava o ex-jogador Mendonça, que cumprimentou o técnico Oswaldo de Oliveira em sua chegada, que aconteceu por volta das 18h (de Brasília).

Jefferson desembarque Botafogo torcida Brasília (Foto: Thales Soares)

Jefferson chega ao saguão (Foto: Thales Soares)

O mais festejado pelos torcedores foi Seedorf, que mal conseguiu andar e precisou da ajuda dos seguranças para chegar ao ônibus. O goleiro Jefferson, o atacante Vitinho e Fellype Gabriel também foram cercados.

O Botafogo volta ao Rio na manhã de quinta-feira. Depois do confronto pela Copa do Brasil, o time entra em campo domingo, contra o Volta Redonda, pela última rodada da Taça Rio, já classificado para a semifinal da competição.

desembarque Botafogo torcida Brasília (Foto: Thales Soares)Torcida aguarda o desembarque alvinegro (Foto: Thales Soares)

FONTE:

Bola nova e mais leve: outro desafio para Bota no duelo com Sobradinho


Técnico Oswaldo de Oliveira vê diferença em relação à bola usada no Carioca e aumenta duração dos treinos para facilitar a adaptação do time

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira, o Botafogo enfrenta o Sobradinho-DF na estreia na Copa do Brasil e jogará com uma bola diferente da usada no Campeonato Carioca. Os atletas só treinaram com a nova bola em duas atividades antes da partida. Informalmente, comentaram que existe bastante diferença, avaliando que a da Copa do Brasil é mais leve.

Seedorf botafogo treino (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Seedorf treina com a bola que será usada na Copa do Brasil (Foto: Satiro Sodré / AGIF)

O técnico Oswaldo de Oliveira ampliou o tempo dos treinamentos para que os jogadores pudessem ter um contato maior, especialmente nas jogadas de bola parada.
- Tem muita diferença. Só de pegar já dá para ver. É mais leve. A batida é diferente, não sei dizer o motivo. Por isso treinamos a bola parada bastante. É mais um problema do período curto de preparação - disse o comandante alvinegro.

Oswaldo quer se cercar de todos os lados para não ser surpreendido na Copa do Brasil, competição que costuma ser povoada por zebras. Nesta edição, clubes que participam da Libertadores também estão na disputa. Os jogos vão de abril a novembro.

- Todo ano tem uma surpresa. Já não acho que seja o caminho mais curto para a Libertadores, e nem o mais fácil.

Botafogo x Sobradinho-DF será nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), no estádio Bezerrão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/bola-nova-e-mais-leve-outro-desafio-para-bota-no-duelo-com-sobradinho.html

Após Fla, Roque Santa Cruz é oferecido ao Botafogo, que analisa


Representante do atacante paraguaio, de 31 anos, teve um encontro com a diretoria alvinegra na semana passada. Ele está emprestado ao Málaga

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Roque Santa Cruz Málaga (Foto: AFP)Roque Santa Cruz em ação pelo Málaga (Foto: AFP)

Depois do Flamengo, foi a vez de o atacante paraguaio Roque Santa Cruz, do Málaga, ser oferecido ao Botafogo. Na última semana, o representante do jogador no Brasil, Robson Lima, se reuniu com dirigentes do Alvinegro para iniciar a negociação. Por enquanto, o clima na diretoria é de cautela, já o atleta recebe um alto salário, mas o caso será analisado.

Santa Cruz, de 31 anos, está emprestado pelo Manchester City ao Málaga, pelo qual marcou dez gols em 40 partidas na temporada. No contato que teve com o Flamengo, o jogador sinalizou o desejo de receber aproximadamente R$ 500 mil mensais. A diretoria rubro-negra, no entanto, negou que esteja em negociação.

A presença de mais um centroavante é considerada a principal carência do elenco botafoguense, já que Rafael Marques não conseguiu engrenar e Bruno Mendes não tem repetido as boas atuações - e os gols - da temporada passada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/apos-fla-roque-santa-cruz-e-oferecido-ao-botafogo-que-analisa.html

Djokovic segue líder isolado, e Bellucci sobe uma posição no ranking da ATP


Serena Williams continua número um do mundo, seguida por Sharapova e Azarenka. Campeã do WTA de Katowice, Roberta Vinci sobe uma posição

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Novak Djokovic, Masters 1000 de Miami (Foto: Reuters)Novak Djokovic segue na liderança do ranking
da ATP, com 12.500 pontos (Foto: Reuters)

Antes de estrear na segunda rodada do Masters 1000 de Monte Carlo, nesta segunda-feira, Novak Djokovic se manteve na liderança isolada do ranking da ATP, com 12.500 pontos. O britânico Andy Murray vem atrás, com 8.700, e o suíço Roger Federer seguiu na terceira posição, somando 8.670. Nadal, que inicia a busca pelo seu nono título em Mônaco, é o quinto. Apenas o top 20 sofreu duas alterações, o argentino Juan Marco caiu de 18º colocado para 20º, enquanto o italiano Andreas Seppi e o americano Sam Querrey subiram um degrau e ficaram em 18º e 19º, respectivamente.

Campeã do WTA de Miami, a americana Serena Williams segue no topo do mundo entre as mulheres, com 11.115 pontos, na frente da russa Maria Sharapova (10.240) e da bielorrussa Victoria Azarenka, que liderou o ranking da WTA no início da temporada 2013. Após o título do WTA de Katowice, no último domingo, a italiana Roberta Vinci subiu uma posição, de 13º lugar para 12º. Vice na Polônia, a tcheca  Petra Kvitova se manteve na oitava posição.

Confira a pontuação do Top 10 masculino

1) Novak Djokovic - 12.500 pontos

2) Andy Murray - 8.750
3) Roger Federer - 8.670
4)  David Ferrer - 6.970
5) Rafael Nadal - 6.385
6) Tomas Berdych - 5.015
7) Juan Martin Del Potro - 4.750
8 ) Jo-Wilfried Tsonga - 3.695
9) RichardGasque, - 3.230
10) Janko Tipsarevic - 3.,000
...
39) Thomaz Belucci – 987


Confira a pontuação do Top 10 feminino
1) Serena Williams – 11.115
2) Maria Sharapova – 10.240
3) Victoria Azarenka – 9.325
4) Agnieszka Radwanska – 6.845
5) Na Li – 5.880
6) Angelique Kerber – 5.395
7) Sara Errani– 5.350
8) Petra Kvitova – 5.225
9) Samantha Stosur – 3.790
10) Nadia Petrova - 3.075


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/04/djokovic-segue-lider-isolado-e-bellucci-sobre-uma-posicao-no-ranking-da-atp.html

Após Austrália e US Open, Roland Garros também aumenta premiação


Torneio francês segue tendência, adiciona mais de € 3 milhões a montante de 2012 e distribuirá R$ 56,6 milhões em junho. Wimbledon não se manifesta

Por Agência de notícias Paris

Premiação dos Grand Slams 2012 2013
Aberto da Austrália R$ 53,4 milhões R$ 61,9 milhões
Roland Garros R$ 48,24 milhões R$ 56,6 milhões
Wimbledon R$ 48,5 milhões Indefinido
US Open R$ 50,6 milhões R$ 66,7 milhões

Seguindo a onda de aumentos de premiação nos Grand Slams, a organização de Roland Garros anunciou nesta segunda-feira que vai aumentar em mais de € 3 milhões o dinheiro que distribuirá aos tenistas em 2013. Com isso, o valor passará de € 18,718 milhões para € 22 milhões (R$ 56,6 milhões). O torneio será disputado entre 21 de maio e 9 de junho.

Os campeões de simples, tanto no masculino quanto no feminino, receberão € 1,5 milhão cada, € 250 mil a mais que no ano passado. Ainda há um plano da organização de elevar a premiação total para € 32 milhões (R$ 82,33 milhões) em 2016.

Somente Wimbledon não anunciou aumentos para este ano ainda. Em janeiro, o Aberto da Austrália teve a premiação total recorde de 30 milhões de dólares australianos (R$ 61,9 milhões). Porém, em março, o US Open anunciou que vai ultrapassar o torneio "rival" e dará US$ 33,6 milhões (R$ 66,7 milhões) em agosto.

Bola Roland Garros (Foto: AFP)Bola que será usada na edição deste ano de Roland Garros, entre 21 de maio e 9 de junho (Foto: AFP)

FONTE:

Na internet, Djokovic diz que está recuperado e vai jogar em Monte Carlo


Sérvio afirma que torção no tornozelo sofrida no último domingo, na Copa Davis, não é mais problema: 'Espero colocar meu melhor em quadra'

Por SporTV.com Monte Carlo, Mônaco

Djokovic garante presença em Monte Carlo via Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Djokovic garante presença em Monte Carlo
via Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)

Após testar o tornozelo em uma exibição de mini-tênis, neste sábado, contra o britânico Andy Murray, e treinar com o espanhol Rafael Nadal, nesta terça, o sérvio Novak Djokovic confirmou que jogará o Masters 1000 de Monte Carlo, em Mônaco, já que a lesão sofrida na Copa Davis, no último domingo, não o incomoda mais. O atual número 1 no ranking mundial da ATP postou um vídeo no Facebook em que se diz recuperado e ansioso para estar em quadra na quarta, pela segunda rodada do torneio, contra o russo Mikhail Youznhy, às 5h30m (de Brasília).

- Primeiramente, obrigado a todos por me darem apoio, por demonstrarem carinho durante todas essas semanas e por estarem lá por mim toda vez que podem. Eu tenho boas notícias! Vou jogar minha primeira partida em Monte Carlo amanhã e estou muito excitado com isso para ser honesto, porque nos últimos seis ou sete dias fiz tudo que pude após a Copa Davis, para que eu pudesse me recuperar. Meu tornozelo está em um estado em que está bom para mim para jogar. Amanhã espero colocar meu melhor em quadra. Vou esperar e ver como isso evolui diariamente - relatou o tenista.

Além de Djokovic, Rafael Nadal estará na competição. Em sua estreia, o espanhol enfrenta o australiano Marinko Matosevic, que venceu seu conterrâneo Fernando Verdasco. Monte Carlo é sinônimo de recordes para o Touro Miúra. Caso seja novamente campeão, Nadal passará a ser o tenista que mais vezes venceu um torneio na Era Aberta.

Atualmente, ele divide o posto com o argentino Guillermo Vilas, que ganhou o ATP de Buenos Aires em 1973, 1974, 1975, 1976, 1977(2), 1979 e 1982.  Os oito títulos em Monte Carlo representam também uma invencibilidade de 42 partidas no torneio. A marca é maior que as 41 vitórias do sueco Björn Borg e do suíço Roger Federer em Wimbledon, entre 1976-1981 e 2003-2008, respectivamente.

Andy Murray também faz sua estreia na segunda rodada, nesta quarta, a partir das 5h30m. O SporTV2 transmite ao vivo as partidas de simples.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/pelo-facebook-novak-djokovic-se-diz-recuperado-e-ansioso-por-monte-carlo.html

Bruninho revela recontagem feita por mãe: 'Tenho sete títulos nacionais'


Maior vencedor da Superliga, levantador do Rio de Janeiro diz que Vera Mossa o corrigiu após a final de domingo: 'Ganhei quando estava na barriga dela'

Por SporTV.com São Paulo


O título do Rio de Janeiro na Superliga Masculina deste ano transformou o levantador Bruninho em recordista em conquistas nacionais, com seis. Mas no “Bem, Amigos!” o jogador fez questão de “corrigir o erro”.

- A minha mãe fez questão de me corrigir ontem. Eu tenho sete títulos, porque um eu ganhei na barriga dela – lembrou Bruninho. A mãe em questão é a ex-jogadora de vôlei Vera Mossa.


Bruninho com a mãe Vera Mossa (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Bruninho, ainda adolescente, com a mãe Vera Mossa (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

Sobre o jogo, que rendeu à cidade carioca um título nacional de vôlei masculino após 32 anos, e o primeiro da Superliga, Bruninho falou que foi uma partida atípica.

- O Cruzeiro é um grande time, atual vice-campeão mundial. Sabíamos que seria difícil. O primeiro set foi preocupante. Eu nem vi nada, parece que só entrei em quadra no segundo set.


'Casal 20' segue junto: depois de Dani Lins, Sidão renova com o Sesi-SP


Renovação contratual do central de 30 anos foi pedido especial do novo treinador da equipe paulista, Marcos Pacheco: 'Não desiste nunca da vitória'

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Dani Lins e Sidão Vôlei (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)Casal do Sesi-SP continua defendendo a equipe
em 2013 (Foto: Marcos Guerra/Globoesporte.com)

Sidão, vice-campeão olímpico com a seleção brasileira nos Jogos de Londres, acertou sua renovação de contrato com o Sesi-SP. O jogador de 30 anos é o primeiro nome confirmado pelo time masculino da equipe paulista para a próxima temporada. Ele segue o exemplo de sua namorada, Dani Lins, que também assinou com o quarto colocado da Superliga Feminina. O central fez questão de elogiar seu novo treinador, Marcos Pacheco, com quem já trabalhou no Ulbra, em 2004/05, e no Cimed, em 2005/06.

- Marcos é um nome fantástico, um cara super correto e vencedor. Estou muito feliz que tenha acertado com o Sesi-SP e desde já muito ansioso em voltar a trabalhar com ele. A temporada promete, tenho certeza disso - declarou o camisa 9.

O técnico também não economiza elogios ao atleta e reforça que seu espírito de luta foi fundamental para a definição da renovação.

- Além da questão técnica, Sidão tem uma força muito grande de ataque, bloqueio e de saque e possui uma entrega espetacular. Não desiste nunca da vitória e tem o espírito que eu quero na equipe, de luta constante. Esse espírito foi fundamental para renovarmos - analisou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/casal-20-segue-junto-depois-de-dani-lins-sidao-renova-com-o-sesi-sp.html

Veja os bastidores da vitória do Rio de Janeiro na final da Superliga


Veja o que aconteceu por trás das câmeras e no meio da torcida durante vitória do Rio sobre o Cruzeiro na decisão da competição

Por Thiago Correia Rio de Janeiro


Antes mesmo dos atletas de Rio de Janeiro e Cruzeiro chegarem ao Maracanazinho para a final da Superliga, o ginásio já estava repleto de gente trabalhando tanto para a realização da partida quanto para a transmissão da televisão. Torcedores também chegaram cedo e puderam se divertir ao som do DJ que animava a casa enquanto os últimos ajustes eram feitos. Para o narrador Luiz Carlos Jr, a festa do público é fundamental e afeta até mesmo o seu modo de narrar.

 Luiz Carlos Jr. acompanha movimentação de torcedores antes do início da final (Foto: Thiago Correia/Globoesporte.com) Luiz Carlos Jr. acompanha movimentação antes da
final (Foto: Thiago Correia/Globoesporte.com)

- Eu gosto de ver o estádio enchendo, as pessoas chegando. Vai me inflamando para a transmissão. Da mesma forma que em casa o espetáculo fica muito bonito com o ginásio cheio, para quem trabalha um ginásio cheio tem sempre sabor especial - afirmou.

Do alto das arquibancadas era possível ver atletas do passado e presente perambulando entre jornalistas e pessoas da parte operacional. No meio do corre-corre, os apresentadores e produtores do Esporte Espetacular conferiam os últimos detalhes para o início do programa. O repórter Renato Ribeiro, apesar de sua grande experiência na cobertura esportiva, admite que ainda sente uma ponta de nervosismo antes de entrar no ar.

- Quando é final acho que tem uma atmosfera diferente. É legal, pois você fica um pouquinho ansioso, assim como os jogadores. É bacana - concluiu o repórter.

O Rio de Janeiro conquistou seu primeiro título da Superliga por 3 sets a 1, com parciais de 15/25; 25/18; 25/18 e 25/14.  Clique no vídeo e assista a tudo o que aconteceu nos bastidores desta emocionante decisão.

Equipe do Rio de Janeiro levanta o troféu da Superliga de Vôlei masculino 2012/2013 (Foto: Thiago Correia/Globoesporte.com)Equipe do Rio de Janeiro levanta o troféu da Superliga de Vôlei masculino 2012/2013 (Foto: Thiago Correia/Globoesporte.com)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/acompanhe-os-bastidores-da-vitoria-do-rjx-na-final-da-superliga-de-volei.html

Motivado e com novo foco, Emanuel chega 'bem resolvido' à casa dos 40


Com currículo repleto de títulos no vôlei de praia, paranaense agora acumula cargos em comissões do COB da Wada e revela segredos da longevidade

Por Helena Rebello Rio de Janeiro


Os cabelos continuam cacheados e relativamente curtos. O fôlego, construído à base de muito treino físico e bons hábitos, também lembra o do início da carreira. Apenas duas marquinhas em torno dos olhos, quando sorri, e os discursos cada vez mais articulados entregam que a maturidade de Emanuel atingiu uma nova fase. Nesta segunda-feira, o decacampeão do Circuito Mundial comemora 40 anos de uma vida repleta de conquistas. E, com ânimo de novato, o paranaense espera seguir por mais tempo em alto nível para ajudar o vôlei de praia a crescer ainda mais mundialmente.
emanuel duplas mosaico volei de praia (Foto: Editoria de Arte)

Emanuel começou no esporte em Curitiba como jogador de quadra. Os pais queriam que ele gastasse a energia que tinha de sobra, e a estatura, hoje de 1,90m, apontava o caminho das quadras. Mas foi nas areias que o rapaz franzino ganhou corpo e tornou-se um dos ícones da modalidade. Ao lado de Zé Marco, conquistou projeção nacional e foi às Olimpíadas pela primeira vez. Com Loiola, quatro anos depois, viveu a experiência de ser favorito e voltar para casa mais cedo nos Jogos de Sydney. Na breve parceria com Tande, também colheu bons frutos.

Para mim não mudou nada. Estou muito mais motivado do que antes"

Emanuel, campeão olímpico e quarentão

Mas foi ao lado de Ricardo que o paranaense alcançou o ápice. Em Atenas, no berço olímpico, o defensor faturou o ouro mais almejado da carreira, além de um bronze, em Pequim. A dupla multicampeã somaria tantos outros títulos e medalhas à galeria particular, até se desfazer, em 2009. Desde então, Emanuel passou a lapidar Alison, jovem bloqueador ao lado de quem conquistou Roma no Mundial de 2011 e bateu na trave em Londres, com a prata que completa a coleção dos três metais olímpicos.

Sem sentir o peso da idade de forma negativa, o atleta vê sua evolução em diversos aspectos ao longo dos anos. Acredita que, o que ganhou com a experiência, compensou por muito o que perdeu em vigor físico. E pulsa vibrante da mesma forma, ou até mais, do que tantos outros colegas de profissão em início de carreira.
- Estou muito bem resolvido porque estou chegando aos 40 em uma situação muito parecida como foi a minha vida toda. Estou muito tranquilo, trabalhando bem, e meu corpo está respondendo do jeito que eu preciso. Estou muito feliz, e minha família está me apoiando até hoje. Depois de 20 anos de vôlei eles continuando me ajudando. São essas pequenas coisas que me fazem sentir tão feliz aos 40. Para mim não mudou nada. Estou muito mais motivado do que antes.

Emanuel medalha vôlei de praia (Foto: Bianca Rothier / TV Globo)Emanuel com a esposa Leila após a conquista da prata em Londres (Foto: Bianca Rothier / TV Globo)

A fórmula do sucesso, Emanuel garante, é o trabalho árduo e contínuo. Com modéstia, diz que precisava compensar o que faltava em talento com uma preparação mais intensa do que a dos adversários. Longe da bola e da rede, ainda vê como essencial a dedicação com a saúde de modo geral.

- A primeira das lições para se manter em alto nível é entender seu próprio corpo. Cada um tem seu estilo de jogar, de correr, de dormir e brincar. Tem que entender o que pode fazer para ter mais tranquilidade para jogar. Eu sempre escolhi o caminho da boa alimentação, do descanso, por que eu sabia que eu não era um talento puro, que eu tinha que trabalhar muito. Tudo o que eu fiz foi trabalhado. Eu sabia que tinha que treinar mais que os outros.

Emanuel terno prêmio vôlei de praia (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Emanuel em cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico,
no Rio (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Atualmente, Emanuel também tem papel de destaque fora das quadras e do âmbito familiar – é pai de Mateus, fruto do primeiro casamento, e de Lukas, filho com a esposa, a ex-jogadora Leila. No final do ano passado, o campeão olímpico foi indicado pelo Ministério dos Esportes, pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), pela Confederação Internacional de Vôlei (FIVB) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para representar o país na comissão de atletas da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). O nome do jogador foi aceito e integrado ao grupo que reúne outros 13 nomes de destaque do esporte mundial para, até dezembro de 2015, ajudar a tornar a abordagem dos exames antidoping mais aceita pelos atletas. Em janeiro, viajou à Nova York para sua primeira reunião no novo cargo.

No Brasil, o paranaense ocupa a presidência da comissão de atletas do COB, formada por 14 nomes de 12 diferentes modalidades. Ciente de seu papel como líder, Emanuel quer que suas ações nos bastidores deixem um legado para as futuras gerações, tornando o esporte mais organizado.

- Esse é o caminho natural das minhas próprias escolhas. Eu escolhi sempre fazer o melhor pelo meu esporte, ser sempre um exemplo dentro da quadra. E agora, nessa fase mais madura da minha carreira, eu sinto que tenho que passar isso para fora. Essa minha preocupação de participar de comissões e reunir ideias é, para quando eu parar de jogar, eu conseguir melhorar a vida dos atletas, de dirigentes e patrocinadores.

Lesão de Alison ‘reduz voltagem’

A uma semana da última temporada do Circuito Brasileiro 2012/2013 e a menos de um mês da estreia no Circuito Mundial, Emanuel teve que lidar com a notícia da lesão de seu parceiro. Durante um treino de bloqueios no Centro de Desenvolvimento do vôlei, em Saquarema, Alison sofreu uma luxação no dedo mínimo da mão direita. O Mamute será avaliado pelos médicos ainda esta semana, mas não tem previsão de retorno às quadras.

- Deu uma esfriada na nossa motivação, porque estávamos treinando já há três meses focados no início do Circuito Mundial, em pegar ritmo para defender em julho o título mundial na Polônia. Acho que diminui um pouquinho a voltagem, mas fica ainda aquele negócio de termos tempo para correr atrás. Acredito que, com toda a força que ele (Alison) tem, assim que estiver pronto para jogar, acho que vamos conseguir decolar – disse o jogador, que ainda não sabe ao lado de quem jogará o Open de Brasília, neste fim de semana.

vôlei de praia Alison malha com mão imobilizada (Foto: Reprodução/Twitter)Alison faz treinamento de musculação com a mão imobilizada (Foto: Reprodução/Twitter)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/motivado-e-com-novo-foco-emanuel-chega-bem-resolvido-casa-dos-40.html

Fabi aprova lista de Zé Roberto com novatas: 'Quem ganha é a seleção' Primeira convocação do ano não conta com atletas de Rio de Janeiro e


Osasco, ainda de folga após a disputa da final da Superliga feminina

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Campinas enfrenta o São Caetano pela Superliga Feminina de Vôlei (Foto: Felipe Christ / Amil)Suelen e Pri Daroit estão entre as convocadas por
Zé Roberto Guimarães (Foto: Felipe Christ / Amil)

A primeira convocação do ano, sem jogadoras de Rio de Janeiro e Osasco, foi divulgada com várias novidades na última semana. Nomes como o da líbero Suelen, que defendeu o Campinas temporada 2012/2013 da Superliga feminina, mostram indícios de que o técnico José Roberto Guimarães deve poupar algumas bicampeãs olímpicas no primeiro ano do ciclo do Rio 2016. Longe de sentir ciúmes, Fabi vê com bons olhos as oportunidades dadas às jovens atletas.

- É bem bacana essa renovação. Graças a Deus o Brasil não tem sofrido com problema de renovação. É bom que todas tenham oportunidades, pois assim quem ganha é a seleção. Todos querem aproveitar a chance para seguir no grupo. Não tenho a menor dúvida de que a Suelen é uma grande jogadora, assim como a Brait (Camila Brait, que não aparece nesta primeira lista), e que vem fazendo um grande trabalho no clube dela. Fico feliz de ter participado de alguma forma do crescimento de algumas convocadas. A briga está muito boa.


Aos 33 anos, Fabi foi um dos destaques da campanha campeã do time feminino do Rio de Janeiro no último final de semana (relembre os melhores momentos da reação carioca sobre o Osasco no vídeo acima). Mesmo de folga, não abandonou o vôlei e prestigiou a decisão da Superliga masculina, no Maracanãzinho, neste domingo. E mostrou firmes nos planos de seguir em alto nível no esporte, inclusive defendendo o país em competições internacionais.

- Estou feliz para caramba, em um momento de títulos emocionantes, viradas bacanas. Eu amo isso aqui. Quero continuar a  jogar vôlei, curtir isso que me faz feliz. Se por acaso o Zé achar que eu tenho condições, vou estar ali brigando junto com elas.

marcelinho fabi emanuel  volei rio de janeiro x cruzeiro maracanazinho (Foto: Helena Rebello)Fabi assiste à final da Superliga masculina entre Marcelinho e Emanuel (Foto: Helena Rebello)

Por enquanto, Zé Roberto convocou apenas atletas que disputaram até as semifinais da Superliga feminina. A lista conta com as levantadoras Claudinha e Dani Lins, as opostos Monique e Tandara, as ponteiras Ellen, Priscila Daroit e Michelle, as centrais Bia e Angélica, além da já citada Suelen. As jogadoras se apresentaram nesta segunda-feira, no Centro de Treinamento de Saquarema, no Rio de Janeiro. O primeiro compromisso do grupo será a Montreux Volley Masters, de 28 de maio a 2 de junho, na Suíça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/04/fabi-aprova-lista-de-ze-roberto-com-novatas-quem-ganha-e-selecao.html

Vasco exime Carlos Alberto de culpa por doping e fala em contaminação


Em nota, clube diz que pode ter havido 'contaminação cruzada' com duas substâncias em tratamento ortomolecular. Meia levará suspensão preventiva

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Carlos Alberto treino Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Carlos Alberto já pediu contraprova de exame
(Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)

O Vasco divulgou um comunicado oficial nesta terça-feira revelando que foi avisado pela Federação do Rio do resultado do exame antidoping do meia Carlos Alberto na partida contra o Fluminense, no dia 2 de março. De acordo com a nota, as substâncias para as quais o atleta testou positivamente são Hidroclorotiazida e Carboxi-Tamoxifeno. (metabólico do tamoxifeno).

Segundo o clube, o atleta solicitou a análise da contraprova a um laboratório e aguarda novo resultado. A nota, assinada pelo diretor médico cruz-maltino Clovis Munhoz, diz que a possível presença das substâncias na contraprova não denotaria dolo para o atleta, e sim "contaminação cruzada na confecção dos suplementos medicamentosos (medicação ortomolecular) os quais o atleta já faz uso há mais de um ano, com autorização do clube".

Na opinião de Eduardo de Rose, brasileiro que integra a Organização Mundial Antidoping, a contaminação envolvendo as substâncias que aparecem no exame de Carlos Alberto não é comum.

- Já vi contaminação por hidroclorotiazida, mas nunca por tamoxífeno. No entanto, os dois juntos não é algo simples. Além disso, há substâncias permitidas e proibidas, e isso vale para aqueles atletas que fazem, ou não, tratamentos. A não ser que tenham uma autorização para tomar um certo tipo de medicamento – explicou De Rose.

Carlos Alberto soube do resultado do exame assim que chegou a São Januário na manhã desta terça-feira. Ainda no vestiário, o diretor executivo de futebol do clube, René Simões, procurou o jogador para avisá-lo. Por isso, o meia-atacante subiu atrasado ao campo e teve uma curta conversa com o técnico Paulo Autuori. O departamento médico informou a Carlos Alberto que uma das substâncias encontradas (Carboxi-Tamoxifeno) em seu organismo costuma aparecer em remédios que combatem o câncer de mama, enquanto a outra (Hidroclorotiazida) é um diurético que combate a hipertensão arterial.

O vice-presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, explicou o procedimento e indicou que o jogador será suspenso preventivamente.

- A partir do momento que ocorre o resultado, que é confirmado que o atleta atuou em alguma partida com substância proibida, o laboratório comunica a Ferj e o atleta, de forma sigilosa. A Ferj encaminha isso para o tribunal, que suspende preventivamente por determinação legal e abre prazo para o clube, o atleta e o médico apresentarem uma defesa prévia. É a diferença do procedimento do doping para o procedimento sumário, como em outros casos de infração disciplinar. Ele apresenta defesa antes de ser denunciado. A partir daí, a procuradoria do tribunal decide se oferece denúncia ou não. Desde 2009, com a mudança no CBJD, passamos a adotar integralmente o código mundial anti-dopagem da Wada. De acordo com o artigo 102 do CBJD, após o resultado, o presidente da Ferj tem 24h para enviar o laudo ao TJD. O TJD passa a ter então 24h para decretar suspensão preventiva por no máximo 30 dias.

Confira a nota oficial na íntegra:

O Departamento Médico do Club de Regatas Vasco da Gama foi informado através de ofício da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), datado de 15/4/2013, do resultado analítico adverso, com a presença de traços das substâncias Hidroclorotiazida e Carboxi-Tamoxifeno (metabólico do tamoxifeno) na amostra de urina do atleta Carlos Alberto Gomes de Jesus, no jogo Vasco x Fluminense, em 2/3/2013.

Temos a esclarecer o seguinte:


1- Foi solicitado pelo atleta a análise da contraprova ao laboratório LADETEC, no prazo legal;
2-Se confirmada pela contraprova, a presença das substâncias referidas, estas, na nossa visão, não denotam dolo por parte do atleta e, sim, contaminação cruzada na confecção dos suplementos medicamentosos (medicação ortomolecular) os quais o atleta já faz uso há mais de um ano, com autorização do clube.

Estamos tomando todas as medidas necessárias para identificar as causas desse problema e apresentar a defesa do atleta.

Clovis Munhoz
Diretor Médico


FONTE:http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/04/vasco-divulga-nota-oficial-sobre-doping-de-carlos-alberto.html

Copa: Diego faz belo gol, mas suíço e Gómez dão show, e Bayern vai à final


Xherdan Shaqiri, de apenas 21 anos, é decisivo nos 6 a 1 sobre Wolfsburg. Final será contra Stuttgart ou Freiburg, que se enfrentam nesta quarta-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Munique, Alemanha

Diego bem que tentou. Um dos poucos suspiros de bom futebol do Wolfsburg na temporada, o meia brasileiro anotou um belo gol de fora da área que rendeu esperanças aos visitantes no intervalo. O problema é que do outro lado estava o Bayern de Munique, campeão alemão com seis rodadas de antecedência, semifinalista da Liga dos Campeões e sedento para reerguer o troféu também da Copa da Alemanha e completar a Tríplice Coroa. Na Allianz Arena, o favorito se impôs com grande noite da revelação suíça Xherdan Shaqiri, atropelou por 6 a 1, nesta terça-feira, e avançou à grande decisão do torneio mata-mata.

Mario Gomez gol Bayern de Munique Wolfsburg (Foto: Reuters)Mario Gómez e Shaqiri foram decisivos na goleada do Bayern de Munique sobre o Wolfsburg (Foto: Reuters)

Apesar das presenças de Thomas Müller, Arjen Robben, Bastian Schweinsteiger e outros nomes importantes, o substituto de Franck Ribéry (suspenso) foi o dono do jogo. Aos 21 anos, Shaqiri marcou uma vez, distribuiu outras duas assistências e iniciou de forma brilhante o primeiro gol dos bávaros. Mandzukic, Robben e Mario Gómez, que anotou três vezes num intervalo de incríveis sete minutos, também movimentaram o placar.

Este já é o chamado hat-trick mais rápido da carreira de Super Mario. Ele substituiu Mandzukic aos 32 minutos do segundo tempo e deixou a sua marca aos 35, 38 e 42, chegando aos 107 tentos em 166 jogos com a camisa vermelha - em 12 partidas ele fez três ou mais gols. No Bayern, apenas Carsten Jancker foi mais veloz que ele ao marcar três vezes em cinco minutos em 1997.

A atuação deverá pressionar o clube por uma decisão quanto ao seu futuro, já que o agente do jogador mostrou-se insatisfeito com a condição de reserva do centrovante. Enquanto isso, times como Inter de Milão e Juventus já despertaram interesse numa possível contratação para a próxima temporada. Os rumores de que Robert Lewandowski, do Borussia Dortmund, esteja a caminho do Bayern também podem influenciar na decisão de Mario Gómez.

Robben gol Bayern de Munique Wolfsburg (Foto: Reuters)Robben também teve boa participação no atropelo do Bayern de Munique (Foto: Reuters)

 Xherdan Shaqiri Dante gol Bayern de Munique Wolfsburg (Foto: AP) Shaqiri abraça Dante em comemoração (Foto: AP)

Classificado para a finalíssima no Estádio Olímpico de Berlim, o time treinado por Jupp Heynckes aguarda agora a definição do seu adversário. Como já eliminou o atual campeão Borussia Dortmund nas quartas de final, o caminho em tese está aberto para o título: o Stuttgart (12º na Bundesliga) e o Freiburg (quinto) se enfrentam nesta quarta-feira, na casa dos Die Roten.

A equipe de Diego e dos também brasileiros Fágner e Naldo agoram tem como missão se livrar da ameaça de rebaixamento no Campeonato Alemão. Os Lobos estão em 13º, com 34 pontos, contra 27 do Augsburg (16º), que disputaria o playoff contra a degola. Já o time de Dante, Luiz Gustavo e Rafinha aguarda ansiosamente a próxima terça-feira, quando receberá o Barcelona pelo jogo de ida das semifinais da Liga dos Campeões. A volta será na semana seguinte, no Camp Nou.

Diego gol Wolfsburg jogo Bayern de Munique (Foto: Reuters)Ao lado de Fágner, Diego vibra com o chutaço que fez o Wolfsburg sonhar com a vaga (Foto: Reuters)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2013/04/copa-diego-faz-belo-gol-mas-suico-e-gomez-dao-show-e-bayern-vai-final.html

R10 e Neymar são chamados para amistoso da Seleção contra o Chile


CBF anunciou, via site oficial, a lista dos jogadores que viajam para o último teste antes da convocação para a Copa das Confederações

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

neymar brasil x bolivia (Foto: Reuters)Neymar, autor de dois contra Bolívia, está convocadopara o teste no Mineirão (Foto: Reuters) 

Um dia antes do previsto, a seleção brasileira está convocada para a partida do próximo dia 24 de abril, contra o Chile, às 22h, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Com Ronaldinho Gaúcho e Neymar na lista dos 18 jogadores que defenderão o Brasil no último teste antes da divulgação oficial dos convocados para a Copa das Confederações.

A CBF havia anunciado que a convocação seria apenas na quarta, mas publicou a relação em seu site às 12h55m (de Brasília) desta terça. Como o técnico Luiz Felipe Scolari havia adiantado na Bolívia, depois da goleada por 4 a 0 sobre o time local, o grupo é praticamente o mesmo para o duelo com o Chile.

- Dessa vez, como não há jogos no dia 24 de abril, tive mais opções na formação do grupo para a Copa das Confederações - disse Felipão, ao site da CBF.

As novidades em relação à lista para o duelo com a Bolívia, no último dia 6, foram os retornos de Diego Cavalieri (Fluminense), Marcos Rocha (Atlético-MG), Henrique (Palmeiras) e Fernando (Grêmio). Em uma gafe, o site da CBF escreveu errado o nome de Ralf, do Corinthians: "Ralph".


A seleção brasileira se apresenta em Belo Horizonte na próxima segunda-feira, faz um treinamento na terça e joga na quarta-feira, contra o Chile. A lista dos 23 convocados para a Copa das Confederações sairá na primeira quinzena de maio. Já com o grupo, o Brasil encara Inglaterra, dia 2 (Maracanã), e França, dia 9 (Arena do Grêmio).

- Contra a Bolívia, a atuação da Seleção Brasileira chegou a superar as expectativas, já que o time sequer treinou. Agora, contra o Chile, tenho esperança de que poderemos realizar outra boa atuação - completou o técnico pentacampeão.

O duelo contra o Chile será o quinto teste da Seleção sob o comando de Felipão. Até agora, o time perdeu da Inglaterra, empatou com Itália e Rússia e venceu a Bolívia. A estreia na Copa das Confederações será dia 15 de junho, contra o Japão, em Brasília.

A chave do Brasil ainda conta com o México, adversário do dia 19 de junho, no Castelão, em Fortaleza, e a Itália, rival do dia 22, na Fonte Nova, em Salvador.

Goleiros
Jefferson (Botafogo)
Diego Cavalieri (Fluminense)

Laterais
Marcos Rocha (Atlético-MG)
André Santos (Grêmio)

Zagueiros
Dedé (Vasco)
Henrique (Palmeiras)
Réver (Atlético-MG)

Meias
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Fernando (Grêmio)
Jean (Fluminense)
Jadson (São Paulo)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)

Atacantes
Alexandre Pato (Corinthians)
Leandro (Palmeiras)
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)
Osvaldo (São Paulo)
   

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/04/r10-e-neymar-sao-chamados-para-amistoso-da-selecao-contra-o-chile.html

Maracanã: redes são instaladas nas traves, e gols terão novo formato


Por padrão da Fifa, rede tradicional, que caía de forma inclinada no gramado, é substituída por uma com acabamento retangular

Por Felippe Costa Rio de Janeiro


O Maracanã já tem rede em suas traves. Mas o gol será diferente do que o torcedor carioca estava acostumado a ver no gramado antes da reforma para a Copa das Confederações e Copa do Mundo: a rede deixou de cair de forma inclinada e ganhou um formato retangular.

Até o fechamento para as obras em 2010, as traves do Maracanã tinham uma haste nos cantos superiores. A rede ficava apoiada ali e caía na diagonal e estufafa na hora do gol (no vídeo ao lado, imagens do último jogo antes da reforma, com o desenho antigo, em setembro de 2010: Flamengo 0 x 0 Santos). Agora, um mastro está localizado atrás das traves e um cabo estica a rede por cima, dando o formato mais reto, seguindo o padrão adotado pela Fifa em suas competições internacionais. A instalação foi feita pela Greenleaf, empresa responsável também por colocar o gramado da arena, e nada impede que o formato anterior seja retomado após os torneios da Fifa.

maracanã mosaico redes (Foto: Editoria de Arte)A rede nova do Maracanã (GLOBOESPORTE.COM) e a comparação com 2010 (André Durão e O Globo)


Apenas durante um período, em 1993, a baliza do Maracanã apresentou a rede retangular, como agora (veja no vídeo ao lado, com a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Vasco, no Brasileirão daquele ano). Após as obras por causa da queda de torcedores na segunda partida da final do Brasileirão de 1992 (Flamengo 2 x 2 Botafogo), a trave deixou de ter a rede inclinada. Mas a mudança durou pouco tempo. Até mesmo a animação no placar eletrônico do estádio, com um bonequinho comemorando gol, era com o desenho tradional, tendo a rede estufada após o chute.

Segundo os últimos dados divulgados pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), o Maracanã está com 95% da obra concluída. Recentemente, a cobertura foi totalmente instalada, assim como as duas traves no gramado.

O primeiro evento-teste está marcado para 27 de abril, com a presença apenas de operários e familiares nas arquibancadas durante partida entre amigos dos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto.

O Maracanã vai receber três jogos na Copa das Confederações: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a final, marcada para 30 de junho. Em 2014, o estádio também terá a decisão do Mundial (13 de julho) e mais seis partidas.

Inferno astral vascaíno: Carlos Alberto é flagrado no antidoping


Exame do meia-atacante deu positivo depois da vitória sobre o Fluminense por 3 a 2, na semifinal da Taça Guanabara, no dia 2 de março

Por Gustavo Rotstein e Vicente Seda Rio de Janeiro

Carlos alberto e paulo autuori vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein)Carlos Alberto conversa com Autuori antes do treino
da manhã desta terça (Foto: Gustavo Rotstein)

Em meio à eliminação do time no Campeonato Carioca, às notícias sobre a saída iminente de Dedé para o Cruzeiro, que pode ser anunciada oficialmente ainda nesta terça-feira, e à grave lesão de Bernardo, o Vasco sofre novo baque: Carlos Alberto foi flagrado no antidoping, em exame realizado depois da vitória sobre o Fluminense por 3 a 2, na semifinal da Taça Guanabara, no dia 2 de março. O clube já foi notificado do caso, mas a assessoria de imprensa avisou que os dirigentes e os médicos só vão se pronunciar depois do resultado da contraprova.

Carlos Alberto soube do resultado do exame assim que chegou a São Januário na manhã desta terça-feira. Ainda no vestiário, o diretor executivo de futebol do clube, René Simões, procurou o jogador para avisá-lo. Por isso, o meia-atacante subiu atrasado ao campo e teve uma curta conversa com o técnico Paulo Autuori. O departamento médico informou a Carlos Alberto que a substância encontrada em seu organismo costuma aparecer em remédios que combatem o câncer de mama. Os médicos acreditam que existe a chance de o resultado positivo ter relação com o tratamento ortomolecular a que o camisa 10 se submete, uma vez que a contaminação poderia vir da manipulação dos remédios utilizados pelo jogador.

Segundo o vice-presidente do TJD-RJ, Marcelo Jucá, explicou o procedimento e indicou que o jogador será suspenso preventivamente.

- A partir do momento que ocorre o resultado, que é confirmado que o atleta atuou em alguma partida com substância proibida, o laboratório comunica a Ferj e o atleta, de forma sigilosa. A Ferj encaminha isso para o tribunal, que suspende preventivamente por determinação legal e abre prazo para o clube, o atleta e o médico apresentarem uma defesa prévia. É a diferença do procedimento do doping para o procedimento sumário, como em outros casos de infração disciplinar. Ele apresenta defesa antes de ser denunciado. A partir daí, a procuradoria do tribunal decide se oferece denúncia ou não. Desde 2009, com a mudança no CBJD, passamos a adotar integralmente o código mundial anti-dopagem da Wada. De acordo com o artigo 102 do CBJD, após o resultado, o presidente da Ferj tem 24h para enviar o laudo ao TJD. O TJD passa a ter então 24h para decretar suspensão preventiva por no máximo 30 dias.


Titular da equipe vascaína desde o início da temporada, Carlos Alberto marcou três gols nos 13 jogos que disputou em 2013. O meia-atacante tem contrato com a equipe até o dia 2 de agosto, e a diretoria já manifestou interesse em estender o compromisso com o jogador.

Carlos Alberto já viveu altos e baixos desde que chegou a São Januário. Destaque da conquista da Série B, em 2009, ele perdeu espaço e foi afastado no início de 2011. O meia-atacante voltou à Colina no ano passado e demorou para se firmar, recuperando uma vaga entre os titulares apenas no início desta temporada, com o técnico Gaúcho. Desde sua chegada, Paulo Autuori manteve o jogador na equipe.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2013/04/carlos-alberto-e-flagrado-no-exame-antidoping.html

Julio Cesar inicia no Botafogo busca por tríplice coroa individual no Rio


Lateral-esquerdo já tem em seu currículo a conquista do Campeonato Carioca de 2004 pelo Flamengo e do Brasileiro de 2010 pelo Fluminense

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Lateral-esquerdo do Botafogo, Julio Cesar está em sua terceira passagem pelo futebol do Rio. Ele atuou quase um ano e meio pelo Flamengo entre 2003 e 2005, quando participou da conquista do Campeonato Carioca de 2004 e da derrota na final da Copa do Brasil na mesma temporada. Também passou o mesmo período no Fluminense entre 2010, na conquista do título brasileiro, e 2011.

Nesse currículo, falta apenas a conquista da Copa do Brasil e Julio Cesar começa a luta por sua tríplice coroa particular por três clubes cariocas nesta quarta-feira, quando o Botafogo vai enfrentar o Sobradinho-DF, no Bezerrão. Contratado este ano, espera alcançar esse título que também é inédito pelo Botafogo.

Julio Cesar Botafogo (Foto: Fair Play Assessoria)Julio Cesar posa com as medalhas de campeão carioca e brasileiro (Foto: Fair Play Assessoria)

- Eu me sinto muito bem. É gratificante passar por três grandes clubes do Rio. Pooucos conseguiram e é uma grande responsabilidade. o momento do Botafogo é muito bom e o clube também está precisando de um título de expressão nacional - comentou.

Este ano, a Copa do Brasil mudou sua fórmula de disputa. Agora, os clubes que jogam a Taça Libertadores também participam da competição. Além disso, ela terá jogos de abril a novembro.
- Esse ano, a competição é ainda mais equilibrada, uma das mais difíceis, mas  o Botafogo vai entrar muito forte - avisou o jogador, que disputou dois jogos pelo Flamengo na conquista do Carioca de 2004, mas foi titular em boa parte da campanha do título brasileiro de 2010.

Em sua história, o Botafogo teve a chance de disputar a final da copa do Brasil uma vez, mas acabou perdendo o título em 1999 para o Juventude em um Maracanã lotado. Julio Cesar passou por experiência semelhante em 2004, quando o Flamengo foi derrotado pelo Santo André em um dos grandes vexames do clube.

- Estava de sobreaviso naquele jogo e fui para a concentração. O clima ficou muito ruim e saí do estádio quase duas da manhã. Ninguém esperava aquilo. O Flamengo havia sido campeão carioca e enfrentava um clube de menor expressão. Foi um aprendizado para mim e para o clube também. Passamos uma noite difícil até mesmo para dormir - contou Julio Cesar, que assumiu a posição de titular do Botafogo com a negociação de Márcio Azevedo para o Metalist.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/julio-cesar-inicia-no-botafogo-busca-por-triplice-coroa-individual-no-rio.html

Perto de garantir vantagem, Botafogo fica a dois empates do título carioca


Time dificilmente será ultrapassado pelo Resende, que precisaria torcer para o Glorioso perder, vencer e tirar uma diferença de 12 gols de saldo

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Oswaldo de Oliveira treino Botafogo (Foto: Fábio Castro / Agif)Oswaldo de Oliveira: na prática, a dois empates
do título carioca (Foto: Fábio Castro / Agif)

Depois de levar a Taça Guanabara, o Botafogo não deixou o ritmo cair e segue em vantagem sobre os rivais na corrida pelo título do Carioca, que deve ir para General Severiano mesmo se o Alvinegro empatar na semifinal e final da Taça Rio. Isto porque, para deixar escapar a vantagem na reta final, a equipe teria que perder para o Volta Redonda na última rodada e o Resende vencer e tirar uma diferença de 12 gols de saldo em cima do Boavista, em Bacaxá. 

Com 18 pontos, o Bota já garantiu vantagem sobre o Fluminense, o outro grande ainda na disputa, que somou 13 pontos. Se por acaso o Tricolor for o campeão da Taça Rio, o Alvinegro terá a vantagem do empate também na decisão, já que tem melhor campanha no geral (atualmente 33 pontos contra 29 do Flu).
Apesar de tudo, a ordem é ter cautela e evitar o otimismo exagerado. Lodeiro acredita que relaxar pode ser um erro perigoso para as pretensões do Botafogo.

- É bom, mas sabemos que ainda não conquistamos nada. Temos que continuar a fazer o que estamos fazendo. Precisamos ter concentração, não pensamos em vantagem agora. Queremos ir jogo a jogo. Cada partida é difícil, seja contra time grande ou pequeno - disse o artilheiro do time, com sete gols.

Precisamos ter concentração, não pensamos em vantagem agora"
Lodeiro

Antônio Carlos também acredita que não é positivo entrar em campo com o pensamento de empatar. O zagueiro espera que, caso o Bota decida o título com o Fluminense, a história seja diferente do ano passado, quando o Tricolor levou a melhor.

- Não é muito bom entrar para empatar, temos que entrar para ganhar. Claro que, se acontecer o empate, podemos aproveitar. Nos últimos anos estamos enfrentando eles (Flu) bastante. Ano passado, a experiência na final não foi boa. Estamos em um momento diferente, em uma crescente, ganhando vários jogos. Esperamos fazer diferente neste ano.

O Botafogo encerra sua participação na fase de classificação da Taça Rio no domingo, contra o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira. Antes, na quarta-feira, contra o Sobradinho-DF, no estádio Bezerrão, a equipe faz sua estreia na Copa do Brasil.

 

Sem Gabriel, Bota faz últimos ajustes antes da estreia na Copa do Brasil


Volante foi vetado. Renato também não fica à disposição de Oswaldo de Oliveira para o jogo contra o Sobradinho-DF, nesta quarta-feira

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Depois de uma longa reunião para conversar com os jogadores sobre o Sobradinho-DF, adversário de estreia do Botafogo na Copa do Brasil, nesta quarta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira realizou os últimos ajustes na equipe para o duelo. Ele não poderá contar com Gabriel, que, com problemas musculares, está vetado pelo departamento médico. Jadson é o favorito para ficar com a vaga, já que Renato voltou a sentir um problema físico e não está à disposição.

Lucas, suspenso por causa da expulsão na partida contra o Vitória-BA, na edição do ano passado, dará vaga a Edilson. A provável escalação do Bota para o jogo é: Jefferson, Edilson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato (Jadson), Fellype Gabriel, Lodeiro e Seedorf; Rafael Marques.

Na atividade do campo, Oswaldo não montou a equipe titular. Fez apenas uma atividade tática sem a presença dos goleiros e exigiu bastante dos jogadores nas jogadas de bola parada. Depois do treinamento, a equipe viaja para Brasília.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/04/sem-gabriel-bota-faz-ultimos-ajustes-antes-da-estreia-na-copa-do-brasil.html

Em luto, Arena Palestra amanhece com incertezas sobre futuro


Análise da perícia no local onde operário morreu pode durar até 30 dias. Nesse período, setor ficará fechado. Construtora não fala sobre atrasos


16/04/2013 06h10 - Atualizado em 16/04/2013 11h47

Em luto, Arena Palestra amanhece com incertezas sobre futuro

Análise da perícia no local onde operário morreu pode durar até 30 dias. Nesse período, setor ficará fechado. Construtora não fala sobre atrasos

Por Marcelo Prado São Paulo



A Arena Palestra Itália amanheceu nesta terça-feira em clima de luto e incertezas sobre o futuro da obra depois do acidente que acabou vitimando um operário, na manhã da última segunda-feira. Por causa da tragédia, 4.800 m² do local onde Carlos de Jesus faleceu permanecerão interditados para que a polícia técnica trabalhe e consiga identificar as causas do desabamento.

A viga de três toneladas que atingiu o funcionário de uma empresa terceirizada pela WTorre, responsável por fornecer e montar os pré-moldados em concreto, fazia parte da estrutura de uma área que seria destinada aos camarotes, localizados em cima da parte que foi mantida do antigo estádio.

Acidente obras Arena Palmeiras (Foto: Marcelo Prado)Obra está paralisada e será retomada nesta quarta-feira (Foto: Marcelo Prado)

A construtora ainda não se pronunciou sobre atrasos ou mudanças no cronograma da construção por não saber quanto tempo o local do acidente ficará interditado. A expectativa é que a perícia consiga terminar os estudos em dez dias, mas o prazo oficial inicial avalia a possibilidade de os trabalhos ficarem suspensos no local por até 30 dias.

Por enquanto, a única certeza é que os trabalhos estão suspensos nesta terça. A WTorre divulgou nota oficial afirmando que o dia 16 de abril será de luto, e que as obras serão retomadas na quarta-feira nos demais espaços internos.

corpo funcionário obra palestra itália (Foto: Marcelo Prado)Corpo do funcionário é retirado da Arena Palestra Itália (Foto: Marcelo Prado)

No primeiro planejamento apresentado pela construtora, as obras na Arena Palestra Itália seriam finalizadas no segundo semestre de 2013. Um show com a banda britânica Rolling Stones já chegou a ser especulado para o fim do ano, como parte de um calendário de especial de eventos em comemoração a inauguração da casa palmeirense.

No mês passado, o Palmeiras declarou que planeja seu retorno ao estádio somente em fevereiro de 2014. Segundo José Carlos Brunoro, antes da tragédia da última segunda-feira, o clube alviverde já contava com um pequeno atraso na entrega da Arena.

A casa do Palmeiras, que terá capacidade para até 45 mil torcedores em dias de jogos de futebol, já conta com 80% de suas obras civis concluídas (o estádio está 63% pronto).

Os trabalhos se concentram atualmente na reforma do único pedaço da estrutura que foi mantido do antigo Palestra - uma nova arquibancada está sendo construída por cima da atual -, nas instalações de equipamentos e no acabamento. O estádio também funcionará como uma arena multiuso para sediar shows e outros eventos, com capacidade para até 55 mil pessoas. O custo total da obra é de R$ 350 milhões.

Info ARENA PALESTRA (Foto: Infoesporte)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/04/em-luto-arena-palestra-amanhece-com-incertezas-sobre-futuro.html