sábado, 6 de abril de 2013

TAÇA RIO - 5ª RODADA Flu bate Resende com fim de jejum de Rhayner, mas vê Fred sair lesionado

Tricolor fica perto das semifinais e elimina o Flamengo do Carioca. Apesar disso, ganha dúvidas importantes para duelo decisivo na Libertadores


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM
rios

O Fluminense interrompeu neste sábado, no estádio Raulino de Oliveira, a série de quatro vitórias do Resende com grande estilo: gol do jovem promissor Michael, fim do jejum de mais de dois anos do atacante Rhayner, vitória por 2 a 0 que praticamente garante a vaga nas semifinais da Taça Rio e que assegura a eliminação do rival Flamengo no Campeonato Carioca.
- Fui cruzar a bola. Foi uma jogada de sorte. A sorte está virando. Importante é que pude ajudar a equipe da melhor maneira possível - admitiu Rhayner após o apito final.

Mas um lance em especial preocupou a torcida tricolor: o artilheiro Fred saiu de campo carregado, sem conseguir pisar no chão, com dores na perna direita. Ainda no segundo tempo, quando até Rhayner e o volante Valencia também saíram machucados, o camisa 9 deixou o estádio em Volta Redonda para fazer exames detalhados. Isso em uma semana importante: antes de tentar o ponto que falta para confirmar a classificação no clássico com o Flamengo, domingo que vem, encara um jogo importante contra o Grêmio, quarta, fora de casa, pela Taça Libertadores.

Além de Fred, Rhayner e Valencia, estão no departamento médico do Flu Thiago Neves, Wellington Silva, Diguinho, Marcos Júnior e Wellington Nem - este tem chance de jogar  quarta.

Com o resultado, o Tricolor chega aos 13 pontos, assume o primeiro lugar do Grupo B e se credencia como o principal adversário do Botafogo, campeão do turno e finalista, na luta pelo título carioca. O Resende, em segundo, com 12, continua com boa vantagem: se vencer o Audax Rio no sábado que vem, assegura uma das duas vagas da chave.

michael fluminense x resende (Foto: Photocamera)Michael comemora o primeiro gol do Flu, feito numa cabeçada certeira (Foto: Photocamera)
Suspense logo no início

A partida tinha apenas sete minutos, quando o principal candidato a protagonista pediu para ser substituído. Fred, ao tentar alcançar um cruzamento, sentiu dores no joelho direito e teve que sair de campo carregado, dando vaga ao garoto Michael. Em seguida, o Resende quase abriu o placar em grande estilo: Kim cobrou uma falta do meio da rua fazendo a bola explodir no travessão. Pelo Flu, Rhayner, ainda lutando contra o jejum que acabaria minutos depois, se enrolou com Leandro Eusébio na área após lançamento de Wagner. Aos 22, o zagueiro tricolor apareceu bem, mas o goleiro Mauro tirou a bola da sua cabeça com um tapa providencial.

Diego Cavalieri também trabalhou bem defendendo em dois tempos um chute à queima-roupa de Dudu, em contra-ataque do Resende. Mas, aos poucos, o Flu foi se organizando e tomando conta do jogo. Primeiro, Michael cabeceou para fora um cruzamento perfeito de Bruno pela direita. E aos 39, na melhor oportunidade tricolor na etapa inicial, Wagner recebeu de Rafael Sobis, cortou para dentro e bateu no canto. De novo o goleiro Mauro apareceu, desta vez se esticando para espalmar para fora.
  •  
fred Resende x Fluminense (Foto: Photocamera)Fred sai carregado de campo logo no começo de Resende x Fluminense (Foto: Photocamera) Michael resolve, Rhayner desencanta, e mais problemas

Mesmo com o empate garantindo a classificação, o Resende começou a etapa complementar atacando. Em duas avançadas seguidas pela esquerda levou perigo, um com Elias, defendida por Cavalieri, outra com Kim, esta furada pelo veterano uruguaio Acosta na área. Mas a estrela do garoto Michael brilhou mais. Aos oito minutos, em escanteio cobrado por Wagner, o jovem atacante apenas desviou com estilo, sem chance para o goleiro Mauro: o quarto gol dele no Carioca.

Mas o que levou o Raulino de Oliveira abaixo aconteceu em seguida. Aos 14, Rhayner botou fim ao jejum de 83 jogos sem marcar. O atacante fez ótima jogada pelo lado direito, indo até a linha fundo, e mesmo sem ângulo, arriscou. Ao tentar tirar com um leve toque, Mauro acabou ajudando na direção da bola ao gol. Os jogadores comemoram efusivamente com ele, e até o técnico Abel Braga o premiou com um beijo. A última vez em que Rhayner havia balançado a rede foi no dia 30 de janeiro de 2011, quando ainda atuava pelo Barueri, na derrota por 3 a 1 para o Mogi Mirim. Pouco depois de marcar, machucado, o camisa 22 saiu de campo preocupado, mas visivelmente aliviado e feliz pelos aplausos calorosos da torcida.

No fim, o Fluminense não correu riscos e administrou bem a vitória por 2 a 0.

rhayner fluminense x resende (Foto: Nelson Perez/Flickr Fluminense)Rhayner põe fim ao jejum de gols e comemora efusivamente (Foto: Nelson Perez/Flickr Fluminense)
 

FONTE:

Atuações: entediante, Fla tem festival de notas baixas contra o Duque


Rubro-Negro joga mal e empata por 1 a 1 em Moça Bonita e está eliminado

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Header-Materia_Flamengo (Foto: infoesporte)
FELIPE - GOLEIRO
Fez grande defesa no primeiro tempo, mas não conseguiu evitar o gol de Charles Chad, que acertou o ângulo. Foi seguro quado exigido.
Nota: 6,0


ELIAS - LATERAL-DIREITO
O volante jogou improvisado no lugar de Léo Moura. Fora de posição, acrescentou pouco, mas não comprometeu.
Nota: 5,5


WALLACE - ZAGUEIRO
Lento na marcação, deu espaço para Charles Chad dominar e chutar para fazer o gol do Duque. Fez partida irregular.
Nota: 4,0


RENATO SANTOS - ZAGUEIRO
Também não fez boa partida. Deu espaços e perdeu para os atacantes na corrida algumas vezes. Teve chance de fazer um gol, mas concluiu muito mal.
Nota: 4,5


JOÃO PAULO - LATERAL-ESQUERDO
Apareceu muito mais comentendo erros, como um cruzamento totalmente sem direção no segundo tempo.
Nota: 3,0


IBSON - VOLANTE
De volta ao time após ter ficado fora contra o Remo, ficou pouco tempo em campo. Tentou ajudar, mas não conseguiu.
Nota: 5,0


AMARAL - VOLANTE
Esforçado na marcação e só. Errou passes curtos e arriscou chutes completamente sem direção.
Nota: 4,0


RENATO ABREU - MEIA
Dois chutes perigosos no primeiro tempo que pararam no goleiro Fernando. Cobrou a falta no primeiro gol anulado do Flamengo. Tentou ajudar na marcação e também organizar o time. Na parte final do jogo, foi deslocado para a lateral esquerda.
Nota: 6,0


RAFINHA - ATACANTE
Carregou demais a bola e chegou a armar um contra-ataque para o Duque. Errou praticamente tudo que tentou.
Nota: 4,5


RODOLFO - MEIA
Assim como Rafinha, teve desempenho muito ruim. Saiu no intervalo.
Nota: 4,0


CARLOS EDUARDO - MEIA
Ficou só 11 minutos em campo. Pediu para sair por sentir dores na coxa esquerda.
Sem nota


CLEBER SANTANA - MEIA
Chamado para o lugar de Carlos Eduardo, melhorou o toque de bola do time, mas foi burocrático. No fim, fez o gol de empate.
Nota: 6,0


GABRIEL - MEIA
Perdeu praticamente todas as divididas que disputou. Foi lento na conclusão de jogadas.
Nota: 4,5


HERNANE - ATACANTE
Brigou com a defesa adversária e com a bola. Foi esforçado, saiu da área para dar opção e tentar fazer o papel de pivô e teve dois gols anulados.
Nota: 6,0


JORGINHO
Previsível nas substituições, não conseguiu fazer o time jogar. A falta de disposição dos jogadores chamou a atenção. O esquema 4-2-3-1 não tem funcionado, e o treinador não cria alternativas para superar as dificuldades.
Nota: 4,0



Header-Materia_DuqueCaxias (Foto: infoesporte)
O time cumpriu com a proposta de jogar no contra-ataque e se defendeu bem. Destaque para o goleiro Fernando e para o atacante Charles Chad, autor de um lindo gol da entrada da área.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/04/atuacoes-entediante-fla-tem-festival-de-notas-baixas-contra-o-duque.html

Jorginho chama responsabilidade e pede desculpas: ‘Profunda tristeza’


Eliminado, técnico admite que a atuação contra o Duque foi muito ruim

Por Richard Souza Rio de Janeiro


Antes mesmo de acompanhar a vitória do Fluminense sobre o Resende, que decretou a eliminação do Flamengo da Taça Rio e, consequentemente, do Campeonato Carioca, Jorginho jogou a toalha. Ele assumiu a responsabilidade pelo desempenho ruim do time no empate por 1 a 1 com o Duque de Caxias, neste sábado, em Moça Bonita, e pediu desculpas aos rubro-negros. O treinador se disse frustrado com a campanha decepcionante do clube no returno e prometeu uma equipe forte para a sequência da temporada.

- Quero expressar minha profunda tristeza por não ter conquistado o objetivo, que é a conquista da Taça Rio. E pedir desculpas ao nosso torcedor, que está sempre presente. Mesmo nas dificuldades, está sempre apoiando. É uma realidade nossa, estamos num momento de renovação, de muitas mudanças. A gente vai formar uma equipe competitiva para o Brasileiro, mas infelizmente a gente não alcançou o objetivo inicial, que seria essa conquista da Taça Rio. Claro que temos dois jogos (contra Fluminense e Macaé), mas claro que é impossível acontecer - decretou, quando ainda havia mínimas chances de avançar.


Para ir a sexta rodada com esperanças, era necessário que o Fluminense empatasse ou perdesse para o Resende, então líder do Grupo A. Agora, já não há chances matemáticas.


jorginho flamengo x duque de caxias (Foto: Richard Souza)Jorginho reclama com quarto árbitro após a anulação de gol de Hernane (Foto: Richard Souza)

Jorginho evitou fazer críticas aos jogadores, mas reconheceu que o primeiro tempo do Flamengo contra o Duque foi muito abaixo da expectativa. Não apenas na questão técnica.

- Eu sou responsável, sou o treinador. Assumo a responsabilidade em relação a isso. Pode faltar tudo no Flamengo, pode faltar a coisa técnica, às vezes a equipe não está num dia bom. O que não pode faltar é a paixão por aquilo que você faz. Faltou um pouquinho no primeiro tempo. O empate foi uma derrota. A falta de aplicação fez do nosso início de jogo muito ruim. Não posso entrar meia bomba numa dividida. A equipe foi completamente diferente no segundo tempo. A única coisa que peço é isso. Não pode faltar raça, paixão pelo aquilo que faz.




Sobre a atuação da arbitragem, que anulou dois gols rubro-negros, ambos de Hernane (o segundo chegou a ser validado, mas o juiz Pathrice Maia, após conversa com o árbitro que fica na linha de fundo, optou por marcar impedimento - o lance é duvidoso - e anulou o tento, 40 segundos depois de tê-lo confirmado), Jorginho preferiu ser curto no comentário.

- As imagens dizem exatamente o que aconteceu. Não sou a pessoa responsável para discutir a arbitragem. São seres humanos, cometem falhas, a gente viu que foram absurdas, eles não se entendiam. O que tenho que dizer é que a equipe jogou muito mal, a gente não fez um bom jogo. Eu, como treinador, tenho a responsabilidade de fazer a equipe trabalhar, a equipe não rendeu o que eu esperava. Não posso depositar toda a responsabilidade nos árbitros, apesar dos erros claros.

Neste domingo, os jogadores terão folga e voltam a trabalhar na tarde de segunda-feira, no Ninho do Urubu. O próximo jogo será contra o Flu, domingo que vem, em Volta Redonda. Na semana seguinte, a partida de vfolta da primeira fase da Copa do Brasil, diante do Remo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/04/jorginho-joga-toalha-e-se-desculpa-com-torcedores-profunda-tristeza.html

Em jogo polêmico, Fla empata com o Duque e fica sem chance na Taça Rio


Rubro-Negro tem gol que chega a ser validado, mas arbitragem volta atrás 40 segundos depois e dá impedimento. Flu vence Resende e enterra chance

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Flamengo está morto na Taça Rio. Na UTI antes mesmo de a bola rolar pela quinta rodada, o time empatou com o Duque de Caxias por 1 a 1, neste sábado, em Moça Bonita. Mais tarde, com a derrota do Resende diante do Fluminense, por 2 a 0, o Rubro-Negro ficou sem qualquer chance de chegar à fase semifinal. As duas últimas rodadas servirão apenas para o Fla tentar melhorar o time que disputa a Copa do Brasil e vai começar, no fim de maio, a jogar o Campeonato Brasileiro.

Charles Chad marcou o primeiro do jogo, ainda na etapa inicial. O atacante fez oito dos 13 gols do Duque de Caxias no Carioca e é o vice-artilheiro, com um a menos que Hernane. Cleber Santana, no fim, empatou. O Flamengo teve ainda um gol de Hernane que chegou a ser validado pela arbitragem. Porém, o juiz Pathrice Maia, após conversa com o árbitro que fica na linha de fundo, optou por marcar impedimento (o lance é duvidoso) e anulou o tento, 40 segundos depois de tê-lo confirmado. A  reclamação dos jogadores flamenguistas foi grande.

- O auxiliar falou que deu gol, o outro (árbitro adicional) falou que não foi ele que falou. Tem cinco árbitros no campo. Se foi de cima, está errado. O lance foi rápido, não tem como ver ao mesmo tempo. Não tem como voltar mais atrás, a determinação é essa. A não ser que venha lá de cima, não tem como voltar mais. Não é pelo jogo em si, poderíamos ter feito por onde, mas a indignação é pela arbitragem - disse Renato Abreu.

No total, 929 pessoas pagaram ingressos neste sábado em Moça Bonita (1.756 presentes), para uma renda de R$ 27.100,00. Na quarta posição, com cinco pontos, os rubro-negros encaram o clássico com o Fluminense no próximo domingo, pela sexta rodada. O Duque de Caxias, terceiro, soma seis e ainda tem chance remota de classificação. No sábado que vem, vai encarar o Boavista, em Bacaxá.

Um bloqueio e pouca criatividade

A luta para sobreviver parecia ser superior a algumas deficiências que o time do Flamengo apresenta. Foram minutos iniciais de mais posse de bola, com controle da partida. O problema era como se infiltrar na área adversária. No esquema 3-6-1, o Duque de Caxias até deu liberdade para o toque de bola, mas criou uma parede próxima à meia-lua. Restava a opção de chutes de longa distância, que obrigaram Fernando a segurar duas bombas de Renato Abreu.


jogadores reclamam flamengo x duque de caxias (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado)Jogadores do Flamengo reclamam com a arbitragem (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado)

Quando as chances pintaram, Hernane e Gabriel desperdiçaram, na pequena área, pressionados pelos defensores adversários. Elias, não muito entrosado com a função de lateral-direito, vez por outra aparecia no meio, e Rafinha dava apoio pela ponta direita.

O Duque de Caxias era quem parecia estar morto. Mas, em um bonito chute de fora da área, Charles Chad acertou com precisão de artilheiro o gol de Felipe. O atacante fez oito dos 13 gols do Tricolor da Baixada - é o vice-artilheiro do Carioca, com um a menos que Hernane.

Polêmica, muita polêmica

A verdade é que parecia faltar força, seja física ou de vontade, para o Flamengo conseguir uma sobrevida. E a torcida pediu raça antes mesmo de a bola rolar no segundo tempo. Jorginho tentou injetar ânimo. Tirou o esforçado, porém pouco eficaz Rodolfo, para colocar Carlos Eduardo com a função de arrumar a equipe.


Foi uma injeção sem efeito algum. Até porque Carlos Eduardo sentiu dores na coxa esquerda e deixou o campo 11 minutos após entrar. Cleber Santana foi o substituto. Houve melhora na postura. O problema é que parecia um dia daqueles em que nada daria certo.

rodolfo FLAMENGO X DUQUE DE CAXIAS (Foto: RUDY TRINDADE/FRAME/AGÊNCIA ESTADO)Em tarde pouco inspirada, Rodolfo sai no intervalo (Foto: Rudy Trindade/Frame/Agência Estado)

Renato Abreu cobrou falta, Hernane desviou, e a bola parou no fundo da rede. Pathrice Wallace Maia marcou impedimento. Depois Elias bateu cruzado, o Brocador empurrou de cabeça para o gol novamente. Ele comemorou, vibrou muito, o bandeirinha Paulo Vitor Carneiro correu para o meio. Pathrice Maia, que havia validado o gol, resolveu conversar com o juiz que fica atrás do gol, Lenilton Rodrigues. Resultado: voltou atrás, 40 segundos depois de ter confirmado o gol, alegando impedimento. Pelas imagens da TV, o lance é duvidoso. Logo em seguida, houve a parada para o tempo técnico. Jogadores pressionaram a arbitragem, Jorginho chiou, e de nada adiantou.

O jogo seguiu, com o Flamengo pouco inspirado, mas tentando buscar o gol. Aos 37 minutos Sagaz quase ajudou os rubro-negros. Cleber Santana cruzou, e o jogador do Duque de Caxias cabeceou contra o patrimônio, acertando o travessão e cedendo o escanteio. Plantados na defesa, os comandados de Mário Marques se seguraram na retranca até os acréscimos, quando Cleber Santana chutou colocado para empatar. Mas foi pouco para o Flamengo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/04/em-jogo-polemico-fla-empata-com-duque-de-caxias-e-fica-longe-da-vaga.html

Brasil aproveita rival fácil e bate Bolívia no fim da 'seca' de Neymar e Felipão


Após quatro jogos sem gols, santista faz dois e lidera Seleção na primeira vitória após retorno do treinador. Damião e Leandro também marcam: 4 a 0

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia


Sem dificuldades e contra um rival bem fraco, Neymar e Luiz Felipe Scolari precisaram de apenas 45 minutos para desencantarem com a Seleção neste sábado. Depois de quatro partidas sem marcar, o craque santista balançou a rede duas vezes e ajudou Felipão a conseguir a primeira vitória após o retorno no lugar de Mano Menezes: 4 a 0 sobre a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, no penúltimo amistoso antes da convocação para a Copa das Confederações. O time pentacampeão abriu 3 a 0 (Leandro Damião também fez) na etapa inicial e depois só marcou aos 46 do segundo tempo, com o palmeirense Leandro.

A partida seria uma homenagem ao jovem boliviano Kevin Beltrán Espada, que morreu durante a partida entre Corinthians e San Jose no último 20 de fevereiro, mas não houve nenhuma menção ao menino no jogo e sua família não compareceu ao estádio Ramon “Tauhichi” Aguilera. As seleções entraram com uma faixa contra a violência no esporte: "Um jogo pela paz e amizade nos estádios."

Felipão só contou com atletas que atuam no futebol brasileiro e escalou o time titular com Jefferson, Jean, Réver, Dedé e André Santos; Ralf, Paulinho, Jadson e Ronaldinho; Neymar e Leandro Damião. O atacante colorado abriu o placar e depois Neymar marcou duas vezes, no primeiro tempo. Na etapa final, o técnico testou Alexandre Pato, Osvaldo, Leandro e Dória nos lugares de Damião, Neymar, Ronaldinho e Dedé. Mas a Seleção diminuiu o ritmo e passou a criar menos chances de gol. O quarto gol só saiu nos acréscimos.

neymar brasil x bolivia (Foto: AP)Neymar desencanta após quatro jogos sem marcar com a camisa amarelinha  (Foto: AP)

O último jogo antes da convocação, marcada primeiro para 14 de maio, será no próximo dia 24, contra o Chile, no Mineirão, também só com atletas de clubes brasileiros. Depois, a Seleção fará testes com Inglaterra (2 de junho, no Maracanã) e França (9 de junho, na Arena do Grêmio) antes da Copa das Confederações.

Antes da vitória fácil sobre a Bolívia, que está na penúltima colocação das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, Felipão havia perdido na estreia por 2 a 1 para a Inglaterra e empatado com Itália (2 a 2) e Rússia (1 a 1).
Três gols em 45 minutos

O Brasil precisou de apenas três minutos para abrir o placar no estádio Ramon “Tauhichi” Aguilera, que contava com a maioria da torcida a favor da Seleção. Ronaldinho iniciou boa jogada pelo meio, passou por dois rivais e tocou para Jadson pela direita. O meia do São Paulo avançou e achou Jean, que invadiu a área e cruzou para Leandro Damião marcar 1 a 0.

Dois minutos depois, foi a vez de Neymar arrancar com facilidade pelo meio e tocar para Ronaldinho, que pegou fraco e facilitou a defesa de Galarza. A Seleção passou a pressionar e não dava espaços ao rival. Aos 8, o goleiro boliviano fez grande defesa e evitou o segundo de Damião. Aos 11, Neymar entrou pela esquerda e bateu na trave direita de Galarza. Dois minutos depois, tiro livre indireto para o Brasil: Neymar rolou, e Ronaldinho chutou rente ao travessão.

O 2 a 0 passou a ser questão de tempo. Aos 30, a rede chegou a balançar, mas o árbitro argentino Patricio Loustau anulou por impedimento: Ronaldinho cobrou falta, Dedé subiu bem e cabeceou, o goleiro salvou, e no rebote Damião marcou. Mas o zagueiro do Vasco estava em posição irregular.


Logo depois, a rede balançou para valer. Ronaldinho acertou belo toque para  Neymar, que dominou com estilo com o calcanhar e chutou sem defesa para Galarza. Era o fim da seca do santista, que estava há quatro partidas sem marcar com a amarelinha.

O camisa 11 queria mais e fez mais um aos 41, quando recebeu sozinho na área após cruzamento de Jadson da direita e bateu de primeira de canhota: 3 a 0, sem dificuldades no primeiro tempo.
No intervalo, Felipão decidiu mudar o ataque da Seleção. Neymar e Damião deixaram o gramado para as entradas de Osvaldo e Alexandre Pato. Com o placar garantido e o apoio da torcida, o Brasil continuou mandando no jogo e pressionando, com direito a gritos de "olé" na arquibancada.

Acomodada, a Seleção passou a ter menos chances de gol e viu Marcelo Moreno, do Grêmio, quase marcar aos 28 com um chute cruzado, perto da trave esquerda de Jefferson. Aos 32, Felipão substituiu o capitão Ronaldinho, bastante aplaudido pela torcida, para a entrada do palmeirense Leandro. Nos minutos finais, o jovem Dória fez sua estreia na Seleção ao substituir Dedé.

Já aos 46, o estreante Leandro, do Palmeiras, marcou o quarto depois de bela troca de passes da Seleção: Paulinho tocou para Pato, que deu para Osvaldo, e o são-paulino rolou para o palmeirense fechar o placar.

BOLÍVIA 0 X 4 BRASIL
Sergio Galarza; Ronald Eguino, Diego Bejarano (Rony Jimenez), Edward Zenteno, Marvin Bejarano (Jair Torrico); Alejandro Meleán (Ronald Garcia), Walter Veizaga (Alejandro Chumacero), Edivaldo Rojas, Jhasmani Campos (Danny Bejarano), Juan Carlos Arce (Rodrigo Vargas) e Marcelo Moreno Jefferson, Jean, Réver, Dedé (Dória), André Santos; Ralf, Paulinho, Jadson, Ronaldinho (Leandro); Neymar (Osvaldo) e Leandro Damião (Alexandre Pato)
Técnico: Xabier Azkargorta Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Leandro Damião, aos três do primeiro tempo; Neymar, aos 30 do primeiro tempo; Neymar, aos 41 do primeiro tempo; Leandro, aos 46 do segundo tempo
Cartões amarelos: Ronald Eguino (Bolívia), Osvaldo (Brasil)
Estádio: Ramon “Tauhichi” Aguilera. Data:
6/4/2013. Árbitro: Patricio Loustau (ARG). Auxiliares: Erenesto Uziga (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/04/brasil-aproveita-rival-facil-e-bate-bolivia-no-fim-da-seca-de-neymar-e-felipao.html