sexta-feira, 8 de março de 2013

No 'pancadão' de Lucão, Rio vence e sai na frente nas quartas de final


Com pontos decisivos do central, equipe carioca vence São Bernardo por 3 sets a 0 e faz 1 a 0 na série dos playoffs da Superliga masculina

Por Leo Velasco Rio de Janeiro


No Ginásio do Maracanãzinho, cada jogador do Rio de Janeiro tem uma vinheta própria. A música de Lucão diz que ele é o "pancadão da Superliga". Na noite desta sexta-feira, o meio de rede mostrou mais uma vez o motivo de ser considerado por muitos o melhor jogador do campeonato. Com pontos importantes, o central foi decisivo para a equipe carioca largar na frente nas quartas de final com uma vitória sobre o São Bernardo por 3 sets a 0 (25/20, 28/26 e 25/21).

- Ele está jogando muito bem. É um cara que é uma segurança para nossa equipe. Está numa forma física muito boa. Vem sendo destaque não só no ataque, como no bloqueio e no saque. Então, a gente tem que se apoiar em jogadores que estão fazendo a diferença em certos momentos. Nos momentos mais complicados ele tem que ser nosso desafogo. Ele é a grande bola de segurança do nosso time - disse Bruninho sobre Lucão, maior pontuador do jogo ao lado de Renan, com 16 pontos cada.

As equipes voltam a se enfrentar na terça-feira, às 18h30m, no Ginásio Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo. O SporTV transmite o confronto. Se houver necessidade da terceira partida, ela será disputada na próxima sexta, no Rio de Janeiro.

Mesmo sem encher o Maracanãzinho, a torcida carioca mostrou bastante animação nesta sexta. Pressionando muito o saque do São Bernardo, os torcedores comemoravam cada erro do adversário como se eles tivessem feito o ponto. Riad tinha "torcida organizada", com três meninas usando camisas declarando amor ao central. Quando sacava, Bruninho era um dos mais festejados pelas meninas. Tudo acompanhado das muitas vinhetas da equipe.

O jogo
O Rio de Janeiro começou o jogo com tudo. Depois de três pontos seguidos de bloqueio, Dante fez 6/1 em um ace. O São Bernardo até tentava voltar ao jogo, mas a equipe carioca conseguiu segurar a reação do adversário, e, em um bloqueio de Lucão, fechou o set por 25/20.

Volei Superliga, Bruninho levanta para Lucão, Rio de Janeiro x São Bernardo (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)Bruninho e Lucão tiveram boa atuação na partida (Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto)

O time da casa mais uma vez largou bem no segundo set e deu a impressão de que teria vida fácil depois que Théo marcou dois pontos seguidos para fazer 17/9. Até que Renan decidiu aparecer. Ele marcou 11 pontos na parcial, e o São Bernardo deixou o duelo empatado e muito complicado para o time da casa. No banco de reservas, o experiente Joel sofria, gritava, gesticulava e até corria acompanhando saques dos companheiros.
Mas o Rio de Janeiro tinha Lucão. Com o set em 26/26, ele chamou a responsabilidade. Primeiro, pediu a bola para atacar com força. Depois, ao lado de Dante, conseguiu mais um bloqueio para fazer 28/26.

O São Bernardo estava definitivamente disposto a complicar as coisas para o Rio de Janeiro, e, pela primeira vez na partida, ficou na frente no placar (9/8), com dois aces de Isac. Theo, Lucão e Riad começaram a aparecer para a equipe mandante, que retomou o controle da partida e abriu cinco  pontos (20/15). Apesar do esforço paulista, os cariocas conseguiram se manter na frente para fazer 25/21 e fechar o jogo por 3 sets a 0. Lucão, mais uma vez, apareceu na hora H, com um bloqueio e um grande saque nos dois últimos pontos.

Djokovic, Federer, Azarenka, Ivanovic e Nadal 'abrem' obras em Indian Wells


Tenistas participam de cerimônia que da início à construção de estádio para 8 mil espectadores. Organização espera quebra de recorde com nova arena

Por SporTV.com Indian Wells, EUA

Com um time de estrelas, a organização do Masters 1.000 de Indian Wells deu início nesta sexta-feira à expansão do complexo de quadras que recebem o evento, na cidade homônima, na Califórnia, EUA. Novak Djokovic, Roger Federer, Rafael Nadal Victoria Azarenka e Ana Ivanovic colocoram os capacetes, trocaram as raquetes pelas pás e realizaram a primeira escavação da área que abrigará um novo estádio no Indian Wells Tennis Garden. Os tenistas estavam acompanhados da atriz Nikita Kahn e de Larry Ellison, dono e fundador do torneio.

O plano da organização é construir um estádio com espaço para 8 mil espectadores, além de um estacionamento para 2.000 veículos. Com a novidade, os organizadores esperam que o torneio receba 500 mil torcedores em 2014, ultrapassando assim o recorde obtido no ano passado, de 370.408 fãs. Serão dez meses de obras para levantar a nova arena.

O Indian Wells Tennis Garden é composto por 22 quadras, e a principal já comporta 16,1 mil pessoas.

Ana Ivanovic, Rafael Nadal, Roger Federer, atriz Nikita Kahn, fundador Larry Ellison, Victoria Azarenka e Novak Djokovic na cerimônia de construção do novo estádio em Indian Wells (Foto: EFE)Ivanovic, Nadal, Federer, Nikita Kahn, Larry Ellison, Azarenka e Djokovic deram o pontapé inicial para a construção do novo estádio de 8 mil espectadores no Indian Wells Tennis Garden (Foto: EFE)

FONTE:

Pronto, gramado começará a ser levado sábado para o Maracanã


Espanhóis que cuidam do campo do Barcelona ajudarão no processo de instalação. Grama será levada à noite para evitar problemas com calor

Por Felippe Costa Rio de Janeiro

Depois da tempestade, a bonança. Após sofrer com a chuva que deixou a obra alagada na noite da última terça-feira, o Maracanã começará a receber o novo gramado na noite deste sábado. É o primeiro passo para deixar o palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo finalmente com "cara" de estádio.

A grama foi plantada em uma fazenda no distrito de Sampaio Corrêa, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, e será transportada para o estádio em 25 caminhões, à noite, para evitar que o calor cause danos ao material. A ideia inicial era começar a instalação no dia 26 de fevereiro, mas problemas na obra acabaram atrasando o processo.

gramado para o estádio maracanã (Foto: Divulgação)Gramado do Maracanã está pronto para ser instalado no estádio a partir de sábado (Foto: Divulgação)

Responsável pelo gramado, a Greenleaf tem parceria com a empresa espanhola que cuida do Camp Nou (estádio do Barcelona) e seis profissionais espanhóis estão no Brasil para ajudar na instalação. O processo todo (da retirada da fazenda ao "tapete" instalado no estádio) levará entre três e quatro dias.

No total, 8.900 metros quadrados de grama serão transportados da Região dos Lagos para o Maracanã, em rolos de 1,20m (maiores do que o normal). O nivelamento da grama foi todo feito em laser, forma inédita no Brasil. Os primeiros pedaços de grama já serão instalados na madrugada de sábado para domingo.

Segundo a Empresa de Obras Públicas do Rio (Emop), a arena carioca terminou fevereiro com 87% da obra concluída. Em encontro com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, na última quarta, o governador Sérgio Cabral prometeu entregar o estádio pronto no dia 27 de abril. Uma nova reunião aconteceu na manhã desta sexta, entre representantes do Comitê Organizador Local (COL) e do governo. O primeiro jogo marcado no novo Maracanã é entre Brasil e Inglaterra em 2 de junho. Na Copa das Confederações, serão três partidas: México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão (30 de junho).

Na noite de terça, um temporal causou estragos ao redor do estádio e alagou os vestiários e o local onde ficará o gramado. Boa parte do sistema de drenagem já está instalada, mas não conseguiu evitar o problema. A principal causa é que toda a região do Maracanã fica abaixo do nível do mar, o que facilita a formação de enchentes.


Maracanã alagado pelas chuvas no Rio de Janeiro (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)Maracanã alagado na manhã de quarta: drenagem não resolveu (Foto:Genílson Araújo/Ag.O Globo)


FONTE:

Diego Costa sonha com a Copa e diz que não é agressivo, mas chato


Atacante do Atlético de Madri afirma que objetivo é conquistar espaço na Seleção e que não mudará seu estilo após polêmicas em campo

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Diego Costa na partida do Atlético de Madri (Foto: AFP)Diego Costa festeja gol do Atlético de Madri (Foto: AFP)

Convocado por Luiz Felipe Scolari, Diego Costa teve bons motivos para festejar nesta semana. O atacante do Atlético de Madri estará com a seleção brasileira nos amistosos contra a Itália, em Genebra (Suíça) no dia 21, e a Rússia, em Londres (Inglaterra), no dia 25. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o jogador disse que a convocação o fez acreditar mais no sonho de disputar a Copa do Mundo.

- É a melhor coisa que poderia acontecer na minha carreira. É um sonho. A verdade é que estou muito feliz. Acho que foi pela temporada que estamos fazendo. Quero estar na Copa do Mundo, mas o primeiro passo é fazer as coisas com a seleção. Sabemos que o Brasil é o Brasil. É muito difícil, mas vou tentar - declarou o jogador de 25 anos.

Diego Costa também comentou sobre a decisão contra o Real Madrid, pela Copa do Rei, competição em que é artilheiro com sete gols. A Federação Espanhola de Futebol anunciou nesta sexta que a final será realizada no estádio Santiago Bernabéu, casa dos merengues, no dia 17 de maio. Apesar disso, o atacante acredita na força dos Colchoneros fora dos seus domínios.
-  A coisa mais importante é estar na final. Não me importo de jogar lá. Temos que jogar lá e os fãs estarão conosco. Isso é o mais importante - disse.

Diego Costa na partida do Atlético de Madri (Foto: Getty Images)Diego Costa diz que não irá mudar seu estilo de jogo na Espanha (Foto: Getty Images)

Apontado com um jogador "agressivo" pela imprensa espanhola, Diego Costa minimizou o fato e ressaltou que não irá modificar o seu estilo aguerrido com a camisa do Atlético de Madri.
 

- Eu não vou mudar porque é o modo como entro em campo. Eu sou um jogador chato. Os adversários sabem que eu vou lutar a cada jogo. No futebol é normal ter contato, mas sem ser desleal. É como eu jogo. Não pretendo mudar por nada - explicou o atacante.

A relação com os árbitros na Espanha também foi tema durante a entrevista. Enfático, o atacante afirmou que tem sido marcado pela arbitragem.

- Tenho sido perseguido pelos árbitros ou estou errando muitas vezes. Mas é importante deixar o árbitro fazer o seu trabalho durante as partidas - finalizou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/03/diego-costa-sonha-com-copa-do-mundo-e-descarta-estilo-agressivo.html

Balotelli marca, Milan vence Genoa e se aproxima do vice-líder Napoli


Rossonero mantém embalo no Campeonato Italiano antes de decidir com o Barcelona a vaga nas quartas da Liga dos Campeões, terça-feira que vem

Por GLOBOESPORTE.COM Genova, Itália

Invicto neste ano no Campeonato Italiano, o Milan deu sequência à boa fase ao vencer fora de casa o Genoa por 2 a 0, nesta sexta-feira, pela 28ª rodada, no estádio Luigi Ferraris. Pazzini abriu o placar aos 22 minutos, mesmo mancando na jogada. Poupado por causa de uma lesão na canela que o tirou da vitória sobre o Lazio, Balotelli teve que entrar em seu lugar ainda antes do intervalo, mas mostrou que está recuperado: ampliou a vantagem no segundo tempo numa linda jogada, fazendo seu quinto gol em cinco partidas desde a estreia pelo clube rossonero.

Com a vitória, o Milan manteve a terceira colocação, chegou a 51 pontos e ficou a um do vice-líder Napoli, diminuindo para oito a diferença para o primeiro lugar Juventus. De quebra, ganhou mais moral para decidir com o Barcelona a vaga nas quartas da Liga dos Campeões na próxima terça-feira - como ganhou por 2 a 0 em casa, pode até perder por diferença mínima ou dois gols, desde que marque também no Camp Nou. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogão em tempo real a partir de 16h45m (de Brasília).

Balotelli comemora gol do Milan sobre o Genoa (Foto: Getty Images)Balotelli comemora gol do Milan sobre o Genoa (Foto: Getty Images)

O Milan só foi derrotado em 2013 pelo Juventus, nas quartas de final da Copa da Itália, por 2 a 1, fora de casa. No Italiano, perdeu pela última vez em 22 de dezembro, para o Roma, por 4 a 2, no estádio Olímpico, há dez rodadas. Na competição nacional, volta a jogar em casa, diante do Palermo, no próximo fim de semana.
Pazzini supera dor e marca
O time rubro-negro assustou pela primeira vez aos 21 minutos, em chute de Niang que Frey salvou. Logo depois, não teve jeito. Mesmo mancando por causa de uma falta dura por trás pouco antes, Pazzini aproveitou rebatida de cruzamento na área e fez um belo gol, mandando uma bomba de direita no ângulo. A bola explodiu no travessão e já quicou dentro do gol.

Pazzini e El Shaarawy comemoram gol do Milan sobre o Genoa (Foto: AP)Pazzini comemora com El Shaarawy o primeiro gol do Milan sobre o Genoa (Foto: AP)

Logo depois de marcar, Pazzini foi substituído por Balotelli. Mal entrou, o atacante foi punido com um cartão amarelo, por atropelar Vargas em busca da bola. Em desvantagem, o Genoa passou a pressionar o Milan em busca do empate. E quase conseguiu antes do intervalo. Reclamou de dois pênaltis cometidos por Niang. O primeiro, aos 33, quando a bola bateu em seu braço e saiu pela linha de fundo num cruzamento. Pouco depois, em cobrança de falta lateral para a área, o rossonero empurrou Granqvist por trás, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

No segundo tempo, brilhou a estrela de Balotelli. Aos nove, ele ensaiou o gol, mandando uma bomba de fora da área que assustou o Genoa. Aos 15, recebeu por trás da zaga pela direita e, quase sem ângulo, chutou forte, ampliando a vantagem do Milan.

Pouco depois, aos 20, o rossonero ficou com um a menos. Após sofrer carrinho por trás, Constant quis briga com Bovo e foi expulso. A esta altura, o brasileiro Robinho se aquecia com o restante dos jogadores do banco de reservas. Mas não chegou a entrar. O Milan passou a ser pressionado, sofreu alguns sustos, mas conseguiu administrar a vantagem até o apito final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/2013/03/balotelli-marca-milan-vence-genoa-e-se-aproxima-do-vice-lider-napoli.html

Ronaldinho Gaúcho surpreende repórter: 'Quer namorar comigo?'


Assim como Fred, craque do Atlético-MG mostra lado conquistador e faz pedido a jornalista, que deu explicações após o jogo: 'Foi tudo brincadeira'

Por SporTV.com Belo Horizonte, MG


Minas Gerais tem inspirado os jogadores a investirem no xaveco. Depois de Fred ter abordado uma motoqueira nas ruas de Belo Horizonte, Ronaldinho Gaúcho também mostrou seu lado conquistador ao pedir uma repórter em namoro após a vitória do Atlético-MG sobre o Strongest por 2 a 1, quinta-feira, no Independência. O pedido foi em tom de brincadeira, mas deixou a jornalista Maíra Lemos, do Globo Esporte de Minas Gerais, surpresa e sem graça (assista ao vídeo).

A cantada surgiu na resposta a uma pergunta a respeito do Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março, nesta quinta-feira. Como o jogo foi na quarta, dia 7, e terminou depois da meia-noite, ela abordou o craque assim:

- Conseguiu fazer o gol para as mulheres, né?

Ronaldinho se deu conta da data e também dedicou o gol a elas. Mas o "pedido" inesperado veio em seguida. Maíra aproveitou e perguntou o que muitas torcedoras gostariam de saber, se o atacante está solteiro. Diante do questionamento, ele respondeu:

- Quer namorar comigo? - perguntou, olhando nos olhos da repórter.

O pedido veio acompanhado de muitas risadas, que deram fim a entrevista. Ela ficou sem graça e riu também. Nesta sexta-feira, Maíra, que tem namorado, usou uma rede social para comentar o assunto: "Gente foi tudo uma brincadeira! Pra fazer vocês todos rirem muito da minha falta de graça....!", escreveu.

Ronaldinho Gaúcho e Maíra Lemos, repórter da Globo Minas (Foto: Reprodução / TV Globo)Ronaldinho Gaúcho foi entrevistada por Maíra Lemos para o Esporte Espetacular (Foto: Reprodução / TV Globo)

O episódio também rendeu algumas risadas no "Arena". Convidado do programa, o lateral esquerdo Junior Cesar se divertiu com a atitude do companheiro.

- Como ele surpreende dentro de campo, ele tem a capacidade de surpreender fora também. É um cara sensacional - disse.

Fred e mulher (Foto: Reprodução)Atacante Fred abordou fã na rua, em Belo Horizonte, xavecou e ganhou um beijo (Foto: Reprodução)

Ao comparar a cantada de R10 com a de Fred, que abordou uma fã, perguntou "o que você faz, além de sucesso" e ainda arrancou um selinho, o comentarista Marcelo Bechler deu os pontos para o jogador do Fluminense.
- No quesito xaveco, o Fred mandou melhor que o Ronaldo - considerou. 
A repórter "pedida em namoro" já entrevistou Ronaldinho Gaúcho em outras oportunidades. Em uma delas, em entrevista exclusiva ao Esporte Espetacular, o jogador chorou ao falar da mãe, dona Miguelina, recém curada de um câncer.

Assista a outros vídeos do "Arena"

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/arena-sportv/noticia/2013/03/ronaldinho-gaucho-surpreende-reporter-quer-namorar-comigo.html

Na boca do Jacaré: início por acaso, clássico com Gracie e chance no UFC


Oito vezes campeão mundial de jiu-jítsu, brasileiro caminha para repetir sucesso no MMA. Ele estreia no Ultimate contra Costa Philippou em maio

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro

Ronaldo Jacaré xgym MMA (Foto: Ivan Raupp)Ronaldo Jacaré na XGym (Foto: Ivan Raupp)

Durante toda a decadência do Strikeforce, Ronaldo Jacaré aguardou com muita ansiedade a notícia da transferência para o UFC. Quando ela finalmente chegou, o lutador capixaba logo se viu como um dos protagonistas de um card do maior evento de MMA do mundo, e no Brasil, mostrando que chega com moral à organização. No ranking oficial do Ultimate, elaborado por jornalistas do mundo todo, Jacaré já é o oitavo na categoria peso-médio. E ele nem estreou ainda, o que está marcado para dia 18 de maio, em Jaraguá do Sul, contra o cipriota Costa Philippou. Fenômeno multicampeão como atleta de jiu-jítsu, Jacaré busca chegar ao menos perto desse patamar nas artes marciais mistas. Nas 21 lutas que fez até o momento, foram 17 vitórias, três derrotas e um "no contest" (sem resultado). Nada mau para quem, aos 33 anos, ainda vê muito a percorrer pela frente.

- Acredito que eles (UFC) estão apostando no meu potencial pelo meu histórico de lutas de MMA. Fui o único cara que lutei contra um cara do Ultimate (Ed Herman, emprestado ao Strikeforce no último evento da franquia), um casca-grossa, e me saí bem, fiz uma grande luta e consegui uma bela finalização. Isso deu uma avalancada para me colocarem como número 8 do ranking. E também pelo fato de eu já ter sido campeão do Strikeforce - disse ao SPORTV.COM.

Oito vezes campeão mundial de jiu-jítsu (três na faixa-preta) e duas vezes campeão do ADCC (campeonato de grappling, ou seja, luta agarrada), Jacaré cultiva uma grande rivalidade com Roger Gracie, que por sua vez tem dez títulos mundiais na arte suave como faixa-preta e dois no ADCC. Entre um torneio e outro, eles se enfrentaram cinco vezes, com duas vitórias de Jacaré, e três de Roger. Os fãs esperam que eles se encarem no octógono do UFC, agora que os dois foram contratados, mas o capixaba acredita que ainda não é a hora de isso acontecer:

Roger Gracie, Josuel Distak e Ronaldo Jacaré (Foto: Reprodução / Twitter)Roger Gracie (E), o treinador de MMA Josuel Distak e Ronaldo Jacaré (Foto: Reprodução / Twitter)

- A gente não tem essa intenção de lutar, mas se for preciso nós seremos profissionais e vamos fazer a luta. Mas, pelo momento em que eu me encontro e ele se encontra, está meio difícil de acontecer por enquanto. É pelo fato de eu ter lutado mais vezes, ter um cartel maior do que o dele (Roger tem 6-1). Só por isso, mas acredito que ele vai chegar no topo também.

Está meio difícil de acontecer por enquanto. É pelo fato de eu ter lutado mais vezes, ter um cartel maior do que o dele. Só por isso, mas acredito que ele vai chegarno topo também"

Jacaré, sobre encarar Roger Gracie no UFC
Nascido no Espírito Santo, Jacaré foi com 15 anos para Manaus, onde morou com o irmão mais velho. "Fiz 15 anos dentro do avião", lembra. E a carreira de sucesso no jiu-jítsu teve início totalmente por acaso:


- Meu irmão Reginaldo era marinheiro, viajava muito. Na época, ele já tinha treinado judô e, quando nos mudamos para perto da academia de jiu-jítsu do Henrique Machado, ele resolveu treinar. Ele pagou um mês, mas se machucou logo no início, aí eu fui treinar no lugar dele. Foi assim que comecei, bem por acaso mesmo. Foi uma coisa pela qual me apaixonei de cara. O professor me deu uma bolsa para treinar, e passei a morar na academia. Eu era o faz-tudo de lá, limpava a academia todo dia, treinava de manhã, à tarde e à noite.


Rogerio Camoes Ronaldo Jacare Distak xgym MMA (Foto: Ivan Raupp)O preparador físico Rogério Camões (E), Jacaré e o treinador de MMA Josuel Distak (Foto: Ivan Raupp)

A ideia de lutar MMA veio mais tarde, com inspiração em Royce Gracie. Quando fez 23 anos, Jacaré fez sua primeira luta, contra o experiente Jorge Patino "Macaco", na primeira edição do Jungle Fight, e acabou derrotado por nocaute. Mas serviu para definir a vida dele dali em diante:
Ele (o irmão) pagou um mês, mas se machucou logo no início, aí eu
fui treinar no lugar dele. Foi
assim que comecei, bem por acaso mesmo. Foi uma coisa pela qual me apaixonei de cara"

Sobre início 'bem por acaso' no jiu-jítsu

- Eu passei a querer muito fazer MMA a partir de 2002. Enchi muito a cabeça do meu professor, e ele me liberou. Na primeira luta eu perdi, fui nocauteado, foi falta de estratégia, peguei um cara muito experiente e muito duro, o que não era o ideal para primeira luta. Mas foi um aprendizado muito grande, e de lá para cá vi que era isso mesmo que eu queria fazer.
Após várias lutas no Brasil, Jacaré deixou a academia de Manaus e foi para os EUA, onde treinou com Chuck Liddell e Randy Couture. Retornou posteriormente e, há quatro anos, faz parte da equipe XGym, no Rio de Janeiro, onde também treinam Anderson Silva, Erick Silva, Rafael Feijão, Paulo Thiago, entre outros. Foi por lá que o capixaba conquistou o cinturão dos médios do Strikeforce, contra Tim Kennedy, e o defendeu contra Robbie Lawler, até perdê-lo para Luke Rockhold, em setembro de 2011. Ele ainda contesta:

- Ele (Rockhold) me tirou o cinturão, mas quando eu estava no Strikeforce ele me desafiava, eu não entendia nada. O campeão desafiando? Bom, foi uma decisão muito polêmica na época. Não falei nada, mas 80% de um grupo de especialistas nos EUA disseram que eu ganhei a luta. Infelizmente deixei na mão dos juízes e perdi meu cinturão.

Ronaldo Jacaré x Ed Herman MMA (Foto: Esther Lin / Showtime)Ronaldo imita um jacaré após bater Ed Herman no último evento do Strikeforce (Foto: Esther Lin / Showtime)

E o próximo passo de Jacaré é um dos mais importante de sua carreira. Costa Philippou, sexto colocado do ranking oficial do UFC no peso-médio, é visto como uma pedreira pelo brasileiro, que por outro lado está confiante na possibilidade de vencê-lo da sua maneira preferida.

- Ele tem uma mão muito pesada, é um cara muito duro. Tem um boxe excelente e uma boa defesa de queda, só que ainda não foi testado no chão, onde eu quero testá-lo. Quero botar para baixo e finalizar. Esse é o meu objetivo. Estou muito confiante que isso possa acontecer - finalizou.

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

 
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/03/na-boca-do-jacare-inicio-por-acaso-classico-com-roger-e-moral-no-ufc.html

Leomar: 'Achei que estivesse na Seleção pelos meus méritos'


Em entrevista à rádio Transamérica Recife, ex-jogador diz que ficou surpreso com negociação envolvendo sua convocação pelo Brasil

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

leomar Karembeu brasil x frança   (Foto: Getty Images)Leomar em ação pela Seleção contra a França (Foto: Getty Images)

No ano 2001, o meio-campo Leomar viveu uma das maiores alegrias da carreira como jogador de futebol ao ser convocado para a seleção brasileira. A conquista do então jogador do Sport foi “manchada” nesta sexta-feira pelo presidente do clube, Luciano Bivar. O dirigente afirmou que pagou a um lobista para que o atleta fosse convocado. Em entrevista à rádio Transamérica Recife, Leomar comentou o assunto.

- Fiquei tão surpreso como todo mundo. Achei que estivesse na Seleção pelos meus méritos pelo Campeonato Brasileiro de 2000 quando o Sport ficou em quinto. Se ele (Bivar) ofereceu dinheiro por que não ofereceu para mim, que estava precisando?

Leomar garantiu que não se abalou com as declarações de Luciano Bivar.

- As coisas vão cair todas em cima dele. Não tive envolvimento com nada e ponto final. Não estou chateado. Quem tem que ficar chateado é ele que criou a polêmica.

Para Leomar, sua convocação para a Seleção foi justa.

- O Leão (técnico que dirigia a seleção brasileira em 2001) não podia convocar alguns jogadores e eu, como fui bem no Brasileiro de 2000, fui chamado. Nada mais justo. Leão quis me convocar e convocou.

O ex-jogador afirmou que deixou os gramados, mas segue ligado ao futebol.

- Hoje eu moro em Curitiba e trabalho empresariando atletas.


Entenda a declaração de Bivar
O presidente do Sport, Luciano Bivar, abriu uma polêmica sobre um suposto esquema para a convocação de Leomar ao tentar  justificar a decisão de efetivar Marcos Amaral como diretor remunerado de futebol de seu clube em vez de contratar um executivo para o cargo. Bivar criticou a atuação de profissionais do futebol e citou o caso de Leomar como exemplo.

- Você precisa ter cuidado com executivos de futebol, porque muitos chegam ao clube para realizar negócios e não para ajudar o clube. Nós até já utilizamos esse tipo de expediente. Empurramos o Leomar na Seleção. Pagamos uma comissão para ele jogar na seleção brasileira.

Apesar de confirmar que pagou para que seu atleta defendesse a Seleção, Luciano Bivar evitou falar se o dinheiro teria sido encaminhado para Émerson Leão, que à época comandava o Brasil, ou se teria pago para a Confederação Brasileira de Futebol, que era comandada por Ricardo Teixeira.

- Pagamos para ele jogar na Seleção, foi isso – limitou-se a falar o dirigente.
Mais tarde, em entrevista ao Arena SporTV, Luciano Bivar alegou que o polêmico pagamento foi dado a um intermediário.
- O Sport contratou um lobista para vender a imagem de Leomar e defender a Seleção - disse.

Bivar não revelou, contudo, o nome do lobista ao qual teria pago. Segundo o dirigente, é comum técnicos do Brasil serem alvo de lobby.

- Todo mundo faz isso. Se falarem com o (Luiz Felipe) Scolari hoje, ele vai falar que recebe ligações de empresários de jogadores do Catar, de toda a parte, mandam scout ou vídeo. O futebol brasileiro só vive em cima. O nome desse lobista é indiferente, e eticamente eu não poderia revelar o nome dele, se é que eu me lembro. Esse lobby existe todo dia - disse.

   FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sport/noticia/2013/03/leomar-achei-que-estivesse-na-selecao-pelos-meus-meritos.html

Seedorf aposta em carreira de técnico e comanda treinos em clubes do Rio


Jogador do Botafogo, holandês passa por experiência nas categorias de base de Nova Iguaçu e Boavista e faz curso ministrado pela Uefa

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O futuro da carreira de Seedorf começa a se desenhar. Desde que voltou de suas férias, o jogador do Botafogo começou a procurar clubes no Rio de Janeiro onde possa passar a sua experiência para possíveis revelações do futebol, iniciando um processo de aprendizado que deve ser consolidado com um curso a distância de treinador ministrado pela Uefa.

Seedorf visita o Nova Iguaçu (Foto: Nova Iguaçu)Seedorf orienta jogadores da categoria infanfil do Nova Iguaçu em visita ao CT do clube (Foto: Nova Iguaçu)

Seedorf esteve no dia 15 de fevereiro no centro de treinamento do Nova Iguaçu, onde comandou um treinamento para a categoria infantil. Ele chegou ao local de helicóptero, acompanhado de duas pessoas, representando a Uefa, que estavam no local para observar seu trabalho.

Na terça-feira, o holandês voltou a trabalhar no campo, desta vez, com os juvenis do Boavista, em Curicica, conforme informou o jornal "Extra" nesta sexta. Ele entrou em contato com o supervisor Américo Faria para marcar sua visita e comandar um treinamento.


Seedorf visita o Nova Iguaçu (Foto: Nova Iguaçu)Seedorf conversa com garotos  (Foto: Nova Iguaçu)

Nas duas oportunidades, Seedorf passou um bom tempo com os jovens jogadores, contou suas histórias desde o início da carreira, no Ajax, e deu dicas sobre o futuro dos garotos. Ele posou para fotos e, inclusive, pediu para que não fossem divulgadas.

Nos próximos meses, Seedorf deve repetir o processo nos mesmos clubes ou em outras frentes. Seu contrato com o Botafogo vai até junho de 2016, mas ele ainda não definiu se vai encerrar sua carreira ao fim do compromisso.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/03/seedorf-aposta-em-carreira-de-tecnico-e-comanda-treinos-em-clubes-do-rio.html

Muricy admite torcer para Neymar escolher o Barça: 'Somos fãs deles'


Treinador ressalta vontade de contar com atacante por mais tempo no Brasil, mas admite torcida para que astro escolha o time catalão no futuro

Por Lincoln Chaves Santos, SP

O técnico Muricy Ramalho, do Santos, nunca escondeu a vontade de ver Neymar brilhar no futebol brasileiro, mas também sempre admitiu que, um dia, o atacante terá de ir a Europa. O treinador vê o Barcelona como time ideal para o astro no Velho Continente. Em entrevista à rádio espanhola "La Xarsa", o comandante ratificou a opinião, e na coletiva concedida na tarde desta sexta-feira, ele explicou que a admiração pelo clube catalão vem desde a derrota na decisão do Mundial de Clubes de 2011, por 4 a 0. Ao ser questionado se gostaria que Neymar escolhesse o Barcelona, Muricy
respondeu:

- É o que a gente torce. Depois da derrota que sofremos no Japão, nós viramos fãs do Barceona. De como o time joga e é administrado. Lemos livros e tudo mais. É um palpite. Uma torcida. Lá, o futebol é mais parecido com o dele, pelas partes tática e técnica.

Muricy Ramalho no treino do Santos (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)Muricy Ramalho, em treino do Santos (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)

Apesar disso, Muricy fez questão de ressaltar a vontade de que Neymar permaneça mais tempo no Santos - o atacante tem contrato até metade de 2014 e já admite a possibilidade de prolongar o vínculo com o Peixe.

- Aqui, ele está sempre feliz, independentemente de fase. Ele chega feliz, treina feliz... Não é problema. Ele deve até estar cansado de responder a vocês (jornalistas) que não vai para o Barcelona, então, às vezes, ele muda um pouco para ver se vocês o deixam em paz (risos). A ideia é que ele fique até 2014, mas a gente não sabe, pois o futebol muda muito. Me parece que ele quer jogar onde está feliz, mas sobre o que vai acontecer a frente, quem cuida disso são os pais, as pessoas próximas a ele - explica.

Neymar será desfalque no próximo compromisso do Santos. O atacante levou o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra o Corinthians, no último final de semana, e não enfrenta o Atlético Sorocaba domingo, às 18h30 (de Brasília), em Sorocaba. Giva, de 20 anos, será o substituto do craque, que é o artilheiro santista no Estadual com sete gols.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/03/muricy-admite-torcer-para-neymar-escolher-o-barca-somos-fas-deles.html

Gosto não se discute?



Claro que gosto se discute. Mais ainda quando há pessoas famosas se vestindo de forma completamente diferente da que estamos acostumados a ver. E no caso específico do tênis, um esporte superanalisado (observamos roupas, manias curiosas, penteados e até quantas vezes alguém quica a bolina antes de sacar) por natureza, por que não fazer o mesmo durante os eventos extraquadra? E como a noite de quinta-feira foi marcada pela festa dos tenistas em Indian Wells, que tal dar uma olhada no visual de alguns deles? Veja!



Coisas que eu acho:
- Caso você não reconheça alguém, os tenistas são, da esquerda para a direita e de cima para baixo: Rafael Nadal, Ana Ivanovic, Novak Djokovic, Tomas Berdych, Victoria Azarenka, Urszula e Agnieszka Radwanska, Dominika Cibulkova e Petra Kvitova, Angelique Kerber, Sloane Stephens, Sam Querrey, Viktor Troicki, Kevin Anderson, Richard Gasquet, David Ferrer, David Nalbandian, Juan Mónaco, James Blake e John Isner, Alexandr Dolgopolov.

- Eu deveria deixar as opiniões para os especialistas em moda, mas algumas coisas são bastante óbvias para qualquer um. Experimente, por exemplo, ignorar a existência de Redfoo. Você olha o visual de Azarenka e fica pensando se ficou bacana ou não. É questão de gosto. Mas aí você olha pro Redfoo, olha de novo para Vika e pensa: “é, ela ficou bonita”. E sempre vai ficar ao lado dele.

- Dominika Cibulkova mostra o que tem de melhor. Profissionalmente falando.

- Que tal Tomas Berdych vestido de rock star anos 80/90?
- Querrey, Troicki e Anderson foram bem acompanhados à festa, não?
- Vou parar por aqui, antes de comentar o visual True Blood/Crepúsculo de Ivanovic, o gorro sem noção de Mónaco e a roupa de playboy-mafioso-de-leste-europeu-em-filme-americano de Dolgopolov.

FONTE:

http://globoesporte.globo.com/platb/saqueevoleio/2013/03/08/gosto-nao-se-discute/



Azarenka e Sharapova encabeçam disputa do WTA de Indian Wells


Em chaves separadas, tenista de Belarus e musa russa podem repetir decisão de 2012. Irmãs Serena e Venus Williams boicotam torneio há mais de dez anos

Por GLOBOESPORTE.COM Indian Wells, EUA


Principais nomes do WTA de Indian Wells, Maria Sharapova e Victoria Azarenka entram em quadra a partir desta sexta-feira. Sem a presença de Serena Williams, atual número 1 do mundo, as duas lideram a lista das 32 cabeças de chave que estream na segunda rodada após não precisarem disputar a primeira. A musa russa, 3ª colocada do ranking, enfrenta na noite desta sexta-feira a italiana Francesca Schiavone (#47), que passou pela compatriota Flavia Pennetta na fase anterior. Já Azarenka (#2) joga no sábado, contra a eslovaca Daniela Hantuchova (#73), que eliminou nesta quinta a francesa Stephanie Foretz Gacon (#114) por 2 sets 1 (parciais de 6/3, 3/6 e 6/4).


Azarenka Sharapova final indian wells 2012 (Foto: AFP)Novamente sem Serena, Indian Wells terá Azarenka e Sharapova como potências em quadra (Foto: AFP)

- Estou me sentindo bem. Foi bom poder treinar nas últimas duas semanas e se preparar para esses dois eventos. Indian Wells e Miami são os mais duros torneios consecutivos. Eu venho tendo sucesso, mas certamente quero repeti-lo e dar um passo além neste ano – disse Sharapova.

Em lados opostos da chave, Sharapova e Azarenka só se encontram se as duas conseguirem chegar à final. A decisão de 2012 foi, inclusive, disputada por elas. A tenista de Belarus conquistou o título com uma vitória por 6/2 e 6/3 em cima da russa.

- Eu nunca penso em como joguei ontem nem em trazer boas memórias porque isso não importa. Eu prefiro criar novas memórias. Estou bastante por estar aqui e espero continuar jogando bem. Sempre foco na minha primeira partida e é daí que vamos começar – disse Azarenka.
Serena e Venus Williams boicotam o WTA de Indian Wells desde 2002. No ano anterior, as duas se enfrentariam na semifinal, mas a mais velha das irmãs desistiu por causa de lesão. Serena avançou à final e foi vaiada a todo instante durante a decisão, a qual venceu diante da belga Kim Clijsters. Venus foi assistir à partida do box da irmã e também foi recepcionada sob vaias dos torcedores.

Confira a programação do WTA de Indian Wells:
Jogos a partir de 16h e de meia-noite (horário de Brasília)

Segunda rodada: Sexta, sábado e domingo; dias 8, 9 e 10
Terceira rodada: Domingo, Segunda e Terça; dias 10, 11 e 12
Oitavas de final: Terça e Quarta; dias 12 e 13
Quartas de final: Quarta, quinta e sexta; dias 13, 14 e 15
Semifinal: Sexta e sábado; dias 15 e 16
Final: Domingo, a partir de 17h

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/azarenka-e-sharapova-encabecam-disputa-do-wta-de-indian-wells.html

'O voleibol abriu um mundo de oportunidades em minha vida', Erlane


Atleta representou o Acre em competições nacionais e já disputou torneios internacionais de voleibol na Bulgária e na Itália.

Por Ingreson Derze Rio Branco, AC

Foi com ajuda de um casal de amigos que Erlane Mota começou uma vida dedicada ao voleibol. Em 1995, Erlane foi convidada para participar de uma escolinha de voleibol em Rio Branco (AC), após ser vista jogando em um campo de terra no fundo do quintal de uma residência.

Não demorou muito para Erlane Mota mostrar competência e se destacar. Com menos de um ano, a jogadora foi convidada para defender o clube Juventus. Em sua primeira competição oficial, a jovem sagrou-se campeã da Copa Norte de voleibol, assegurando vaga para Copa Brasil, disputada em São Paulo-SP.

Erlane Mota com colgas durante disputa de jogos (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)Erlane Mota com colegas durante disputa de jogos (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)

Por conta do voleibol, Erlane participou de várias competições em todo o Brasil. Em entrevista ao GLOBOESPORTE/AC, ela explica que é mais  fácil citar os estados que não conheceu - Rio de Janeiro e Santa Catarina - do que os que conheceu, representando o Acre nas quadras, inclusive conquistando títulos.

Embarque para jogos fora do estado do Acre (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)Embarque para jogos fora do estado do Acre (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)


- Me sinto maravilhada em ter representado o estado em tantos lugares do Brasil, levando o potencial do esporte acreano em diversas regiões. O voleibol abriu um mundo de oportunidades em minha vida, e fiz todo o possível para aproveitar e retribuir, com amor e dedicação - relata Erlane Mota.

Vôlei de praia

Erlane Mora participou de competições na Europa. (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)Erlane Mota participou de competições na Europa. (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)

Mas, a perseverante atleta, não se limitou apenas às quadras brasileiras. Depois de aderir ao vôlei de praia, conseguiu a quarta colocação nos Jogos Industriais, na Itália, em 2008. Não satisfeita com o resultado, competiu novamente em mais uma edição da competição, desta vez, na Bulgária, onde foi vice-campeã, na categoria trio, em 2011.

O desejo de migrar para o vôlei de praia foi uma opção conjunta com o marido José Carlos. O esposo é técnico e ainda disputa competições como atleta. Erlane explica que o vôlei de praia oferece mais oportunidades para participar de competições em âmbito nacional e até internacional, enquanto que o de quadra fica limitado às competições regionais.

- Adoro o que eu faço, mas a opção da quadra para areia é em decorrência das facilidades em torno de patrocínios e participações em competições de alto nível. Na verdade, os torneios do circuito de vôlei de praia são constantes, tanto no Acre, como em todo o Brasil. Mas, o apoio fundamental, vem do meu marido que sempre me incentiva - declara.

Participação em competição de vôlei de areia. (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)Participação em competição de vôlei de areia. (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)

Tarefa doméstica e treinamentos
Erlane também divide o tempo com tarefas domésticas durante as pausas dos intensos treinamentos. Recentemente, a jogadora retornou às quadras de voleibol. Agora, além dos treinos na areia, corre para as quadras, onde defende o Andirá. Mesmo com todos os obstáculos, Erlane apresenta muita força de vontade, demonstrando seu amor ao voleibol acreano, por meio da incessante dedicação e respeito ao esporte.

Realizando treinamento físico na quadra do Parque da Materniadade (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)Realizando treinamento físico na quadra do Parque da Materniadade (Foto: Erlane Mota/Arquivo pessoal)

- Treinamento e dedicação. Correr atrás, pois nada vem de graça. Se eu quiser ir longe, conquistar meus objetivos, tenho que meter a cara. Mas tudo tem seu tempo, e é com paciência e determinação que atingimos nossos sonhos - finaliza.

Para ler mais notícias do Globo Esporte Acre, clique em globoesporte.globo.com/ac. Siga também o GE AC no Twitter.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ac/noticia/2013/03/o-voleibol-abriu-um-mundo-de-oportunidades-em-minha-vida-erlane.html

Superliga masculina: especialistas veem Rio e Cruzeiro em vantagem


Alexandre Oliveira e Marco Freitas, do SporTV, analisam as quartas de final e apontam equilíbrio entre Sesi-SP e Canoas e Minas e Campinas

Por João Gabriel Rodrigues e Leo Velasco São Paulo e Rio de Janeiro

Alguns palpites foram dados sem medo. Diante do favoritismo de certas equipes, o apresentador e repórter Alexandre Oliveira e o comentarista Marco Freitas não tiveram dúvidas ao opinar sobre as quartas de final da Superliga masculina de vôlei. Em outros casos, no entanto, não foi assim tão fácil. Com duelos equilibrados, os dois apostam em uma chave complicada na primeira fase dos playoffs da competição, que têm início nesta sexta-feira.

Líderes na fase de classificação, Rio de Janeiro e Cruzeiro não devem ter muitos problemas na briga por uma vaga nas semifinais contra São Bernardo e Volta Redonda, segundo os especialistas. Mas, nos confrontos entre Sesi-SP e Canoas e Campinas e Minas, o equilíbrio deve prevalecer, dizem.

montagem jogadores de vôlei Superliga masculina (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

As quartas de final começam nesta sexta-feira, com Rio de Janeiro e São Bernardo, às 18h30m, no ginásio do Maracanãzinho. O SporTV transmite, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Confira as opiniões dos  especialistas

Header Superliga Rio de Janeiro X São Bernardo (Foto: arte esporte)

Os dois comentaristas acreditam em uma classificação tranquila para o Rio de Janeiro. Ainda que São Bernardo tenha dado trabalho para o Cruzeiro nas quartas de final da última temporada, Marco Freitas acredita que a fase é superior no lado carioca.

- Além de ter um time mais experiente, o Rio tem um conjunto muito bom. E tem uma espinha dorsal que vem desde os tempos de Florianópolis, com Thiago Alves, Lucão, Bruninho, Théo, Mário Jr. O time tem resultados, tem consistência e tem a torcida. Mas o São Bernardo é um time perigoso. Um time que ofereceu uma enorme resistência ao Cruzeiro nas quartas de final no ano passado. Tem alguns jogadores que certamente vão fazer parte do ciclo olímpico. Classificou em oitavo, mas o Rio tem que tomar cuidado, ainda mais porque o São Bernardo joga com menos responsabilidade.


Ex-levantador, Alexandre Oliveira, que foi campeão da Superliga com a Unisul, na temporada 2003/2004, acredita que o Rio tem um jogador capaz de desequilibrar no confronto. O apresentador do Arena SporTV afirma que o central Lucão tem sido o principal nome da competição até aqui.

- Acho que quem vai chamar o confronto sem dúvida nenhuma é o Lucão. Acho que ele está sendo o grande jogador da Superliga. Eu ganhei em 2003/2004, com Milinkovic (argentino, destaque daquela temporada na Unisul) jogando. Foi a maior exibição individual que eu já vi em uma Superliga. E acho que Lucão está bem próximo disso.


Header Superliga Cruzeiro X Volta Redonda (Foto: arte esporte)

Os dois especialistas também apontam um caminho razoavelmente fácil para o Cruzeiro rumo às semifinais. Diante do clube do Rio de Janeiro, a qualidade do elenco mineiro deve prevalecer, diz Alexandre Oliveira.

- Cruzeiro passa até com certa facilidade. Nos últimos jogos, tem sido o melhor time da reta final da fase de classificação. Recuperou aquele entrosamento que funcionou muito bem no ano passado, é um time que se conhece muito bem. Tem William, que é um ótimo levantador, com um entrosamento muito bom com Douglas Cordeiro. Além de ter o Leal, que é o cara que está desequilibrando, jogando muita bola. Está resolvendo qualquer problema, dividindo essa responsabilidade com Wallace, acho que está sendo até mais importante.


Marco Freitas ressalta a qualidade de William, levantador dos mineiros. Mas, para o comentarista, o cubano Leal deve ser o maior referencial do time no confronto.

- Levando em consideração que o William está em quadra, já é um personagem, porque é um grande levantador. Mas se tivesse que chutar, diria o cubano. Mas tem que enfatizar que o Cruzeiro tem dois definidores espetaculares, o Leal e o Wallace. Mas o Leal vive uma fase excepcional. Ele está em grande fase.

Header Superliga Sesi-SP X Canoas (Foto: arte esporte)
Alexandre Oliveira e Marco Freitas concordam que o equilíbrio da série começa neste confronto. Os dois acreditam que, pelo elenco, o time paulista leva vantagem. Mas a classificação não virá tão facilmente.
- É o confronto mais legal que tem. Primeiro porque o Sesi é um baita time que começou a se encontrar agora. Começou a temporada com contusões e largou atrás. E o Canoas tem uma coisa que eu acho muito legal. É um time velho, realmente velho, todos acima de 30 anos. É um time experiente que sabe jogar. O Gustavo há dez anos, ia para o saque viagem no 24/24, a chance de fazer um ace era de 90%. E a chance de errar era de 70%. Hoje, ele vai com a mesma pontuação, a chance de fazer um ace caiu bastante. Mas a de errar é quase nula, 2%. São jogadores que não têm a mesma explosão de antigamente, mas que sabem muito bem o que fazer. Erram pouco e acabam irritando os adversários. Eu acho que o Sesi leva, mas vai ser muito disputado. Mas o Sesi tem vantagem – disse Alexandre Oliveira.


E o maior atrativo do confronto é realmente o duelo entre irmãos. De personalidades opostas, Murilo, do Sesi-SP, e Gustavo, do Canoas, devem ser o referencial das equipes dentro de quadra.

- Um bom duelo é o duelo de família. O Murilo é um líder mais silencioso, e o Gustavo é mais fanfarrão, leva mais na malandragem. Os dois têm um peso muito grande na liderança das equipes – afirmou Freitas.

Header Superliga Campinas X Minas (Foto: arte esporte)

Até mais do que no confronto anterior, o equilíbrio deve marcar o duelo
entre 
Campinas e Minas nas quartas de final. Marco Freitas preferiu nem apontar um vencedor. Se tivesse de apostar, Alexandre Oliveira colocaria suas fichas no Campinas. Mas sem tanta certeza se levaria o páreo.

- É um jogo muito legal de ver. Minas teve um momento muito bom no segundo turno, tem craques, como Marcelinho, que, mesmo mais rodado, pode desequilibrar. Tem a juventude do Lucarelli. É o jogo mais equilibrado do mata-mata, o mais igual. Se tivesse de apostar, apostaria no Campinas, até por decidir um possível terceiro jogo em casa. Campinas tem mais chances, estou apostando pelo retrospecto.


Se não aposta em um vencedor, Marco Freitas sabe quais serão os personagens dos confrontos. Para o comentarista, Rivaldo, do Campinas, e Marcelinho, do Minas, podem fazer a diferença.

- Rivaldo é sempre um grande personagem, o oposto do Campinas. Diria Marcelinho de um lado e Rivaldo do outro. Acho que nesse momento de playoffs faz bem mais diferença a presença dos jogadores experientes.

Confira a tabela das quartas de final:
Rio de Janeiro x São Bernardo
1º jogo: 08/03 (sexta-feira), às 18h30m, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
2º jogo: 12/03 (terça-feira), às 18h30m, no ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo (SP)
3º jogo (se necessário):  15/03 (sexta-feira), às 18h30m, no Maracanãzinho.

Cruzeiro x Volta Redonda
1º jogo: 09/03 (sábado), às 15h30m, no ginásio Riacho, em Contagem (MG)
2º jogo: 13/03 (quarta-feira), às 18h45m, no ginásio Ilha de São João, em Volta Redonda (RJ)
3º jogo (se necessário): 16/03 (sábado), às 16h, no ginásio Riacho, em Contagem (MG)

Sesi-SP x Canoas
1º jogo: 09/03 (sábado), às 18h, no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo
2º jogo: 14/03 (quinta), às 18h, no ginásio da Unilasalle, em Canoas (RS)
3º jogo (se necessário): 16/03 (sábado), no ginásio da Vila Leopoldina, em São Paulo

Campinas x Minas
1º jogo: 09/03 (sábado), às 21h30m, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP)
2º jogo: 14/03 (quinta-feira), às 20h30m, na Arena Vivo, em Belo Horizonte
3º jogo (se necessário): 17/03 (domingo), às 13h, no ginásio Taquaral, em Campinas (SP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/superliga-masculina-especialistas-veem-rio-e-cruzeiro-em-vantagem.html

Atual campeão, Osasco tenta ignorar pressão para passar pelo Campinas


Ciente de favoritismo, time de Jaqueline e Sheilla inicia semis em casa, atento para não ser surpreendido pela equipe de Zé Roberto Guimarães

Por GLOBOESPORTE.COM* Osasco, SP

Jaqueline e Sheilla vôlei Osasco (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Osasco tenta ignorar pressão para vencer (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A pressão está toda sobre os ombros do Osasco, e Jaqueline sabe disso. Não apenas pela fato de se tratar do atual campeão da Superliga, mas também por ser uma equipe experimentada e acostumada a chegar à decisão do campeonato. Do outro lado da rede, o Campinas entra na semifinal com o apetite de estreante que quer mais. A série melhor de três terá início neste sábado, às 10h, no ginásio José Liberatti. A partida terá transmissão da Rede Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
- Acho que agora todos vão colocar a pressão em cima de nós. Mas já estamos prevenidas. Vão dizer que somos favoritas para a final. O Campinas também tem grandes jogadoras, tem condições. Queremos muito estar na final, mas eles também têm campeãs olímpicas que podem assumir isso. Não vou falar que podem vencer o jogo porque nossa equipe quer muito isso. E elas têm o Zé Roberto (Guimarães, técnico tricampeão olímpico), que torna isso mais complicado. Ele conhece os golpes de todas as jogadoras que estão aqui. E isso dificulta bastante para a nossa equipe. Mas é como eu falo, a responsabilidade é nossa e temos de colocar isso na cabeça. Vamos fazer o nosso trabalho porque eles também têm uma equipe muito boa - disse Jaqueline.

Nas duas vezes em que se enfrentaram na competição, uma vitória para cada lado. No primeiro turno deu Campinas (3 sets a 1). No segundo, Osasco (3 sets a 0). Apesar do equilíbrio, Sheilla prefere não pensar se do outro lado estará Zé Roberto.

- Acho que é uma decisão como outra qualquer. Cada fase agora é uma decisão que a gente quer vencer. A gente quer vencer, quer chegar à final. Então, precisamos encarar como um adversário qualquer, independentemente se tem Zé do outro lado ou não. Acho que não faz diferença se essa será a primeira semifinal do Campinas. As jogadoras já participaram de outras fases finais na vida. Então, é indiferente - afirmou.

Zé Roberto Guimarães orienta Walewska no treino do Campinas (Foto: Felipe Christ / Amil)So comando de Zé Roberto Guimarães, Campinas quer surpreender (Foto: Felipe Christ / Amil)

Zé Roberto sabe bem o valor do adversário. Tem consciência do tamanho da dificuldade que ele e suas comandadas irão enfrentar. Mas também promete dar muito trabalho.

- Sabemos de todas as complicações para bater o Osasco, que é um time formado pela base da seleção brasileira, que erra pouco e te obriga a jogar no seu limite máximo para conseguir os pontos. Sabemos que teremos que apresentar o nosso melhor vôlei para ganhar. E acredito que temos plenas condições de fazer uma boa partida para brigar por um resultado positivo.
 Tivemos altos e baixos ao longo do campeonato e sofremos com contusões, mas alcançamos nosso objetivo inicial, que era chegar nas semifinais. Neste primeiro ano faço um balanço positivo do projeto, mas ainda não acabou. Vamos lutar para fazer grandes jogos contra o Osasco - disse.

A equipe acredita que não ter os holofotes voltados em sua direção seja uma vantagem para tentar surpreender as atuais campeãs.


- A responsabilidade agora não é mais nossa e gostaria muito que as meninas entendessem dessa forma. Isso pode ser um ponto muito forte para nós. Jogar para ganhar, claro, mas sem esse peso, pois essa responsabilidade o Osasco conquistou ao longo dos anos, por ter sempre estado nas finais. Assim elas têm a pressão hoje de vencer os jogos e acho que podemos usar isso como uma arma - garantiu a capitã Walewska.

* Colaborou Murilo Borges, da EPTV

FONTE.
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/atual-campeao-osasco-tenta-ignorar-pressao-para-passar-pelo-campinas.html