domingo, 3 de março de 2013

Heróis da vitória, Julio Cesar e Vitinho vibram: 'Mostramos o que é o Bota'


Lateral confessa que time 'apanhou durante a semana com razão' porque não vinha bem. E meia-atacante enaltece gol após vários desperdiçados

Jefferson fechou o gol, a defesa estava em tarde inspirada, e Seedorf comandou o meio de campo como sempre. Mas o brilho dos autores dos gols que colocaram o Botafogo na final da Taça Guanabara com a vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo (confira os melhores momentos), neste domingo, ninguém vai tirar. De quebra, acabaram com o jejum contra o arquirrival no Engenhão, que já durava cinco anos.

O lateral Julio Cesar desabafou com a superação demonstrada pelo time e admitiu que as críticas pré-clássico, que serviram de motivação, foram justas.

- Tivemos raça, vontade. Apanhamos durante a semana com razão, não vínhamos bem. Mas hoje mostramos o que é o Botafogo. Temos que vencer jogos importantes no Engenhão, e começamos hoje - ressaltou Julio, confirmado na vaga de Márcio Azevedo na sexta-feira.


O meia-atacante Vitinho, que fechou o placar no finzinho da partida, respondeu com tranquilidade sobre as chances que desperdiçou antes de escrever seu nome na história. O jovem de 19 anos marcou seu primeiro gol pela equipe profissional do Botafogo.

Vitinho comemora gol na partida do Botafogo contra o Flamengo (Foto: Ag. Estado)Com Seedorf ao fundo, Vitinho comemora o gol que selou a vaga na final da Taça GB (Foto: Ag. Estado)

- O clima do jogo é dificil ter frieza, mas acertei um belo chute e ajudei o Botafogo. Errar é normal, só insistir que é burrice. Eu estava buscando bastante. O gol foi maravilhoso, espero que seja o primeiro de muitos - frisou Vitinho.

Frequentemente lesionado nos últimos meses, o volante Marcelo Mattos, outro destaque do ferrolho alvinegro, aproveitou para agradecer o apoio que vem recebendo.

- Hoje foi difícil para mim, mas meus companheiros me incentivaram e ajudaram muito. Quero agradecer aos fisioterapeutas e companheiros, que me deram força e me fizeram recuperar em 15 dias de duas lesões esse ano.

Agora, o Glorioso decide o turno contra o Vasco, no próximo domingo, às 16h, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/03/herois-da-vitoria-julio-cesar-e-vitinho-vibram-mostramos-o-que-e-o-bota.html

Atuações: Jefferson e Seedorf são os destaques do Botafogo na vitória


Goleiro leva a maior nota do time após impedir o empate do Rubro-Negro com muitas defesas na etapa final. No fim, Fla 0 x 2 Bota e vaga na decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Header-Materia_Botafogo (Foto: infoesporte)

JEFFERSON - GOLEIRO
Foi o destaque do Botafogo na partida. Realizou grandes defesas, principalmente na etapa final, quando o Flamengo partiu com tudo para tentar o empate.
Nota: 8,0


LUCAS - LATERAL-DIREITO
Participação efetiva. Levou a melhor na disputa com João Paulo.
Nota: 6,0


BOLÍVAR - ZAGUEIRO
Jogou sério e ganhou a maioria dos confrontos diretos, tanto por cima quanto por baixo.
Nota: 6,5


DÓRIA - ZAGUEIRO
Assim como seu companheiro, atuou com muita seriedade. Foi bem nas bolas aéreas.
Nota: 7,0


JULIO CESAR - LATERAL-ESQUERDO
Além de um belo gol logo no primeiro minuto da partida, auxiliou na marcação de Rafinha, que caiu sempre pelo seu lado.
Nota: 7,5


MARCELO MATTOS - VOLANTE
Fez bem seu papel na marcação dos homens de criação do meio de campo do Flamengo. No segundo tempo teve uma queda de rendimento físico grande.
Nota: 6,0


FELLYPE GABRIEL - VOLANTE
Atuação discreta. Apesar de participativo, pouco produziu.
Nota: 6,0


LODEIRO - MEIA
Jogou com bastante garra e tentou bastante finalizações, mas não estava com o pé calibrado neste domingo.
Nota: 6,0


ANDREZINHO - MEIA
Saiu machucado aos 38 minutos do primeiro tempo. Enquanto este em campo, distribuiu bons passes.
Nota: 6,0


SEEDORF - MEIA
A categoria e a liderança de sempre. Lindos passes e inversão de jogo. Quando precisou dar chutão, o fez.
Nota: 7,5


RAFAEL MARQUES - ATACANTE
Se esforçou, mas teve dificuldades para dar sequência nos lances. Não teve chance clara de gol.
Nota: 5,0


GABRIEL - VOLANTE
Entrou bastante "pilhado" e conseguiu bons desarmes.
Nota: 6,5


VITINHO -  MEIA-ATACANTE
Entrou perto do fim e conseguiu criar bons lances, mas abusou da individualidade. Antes de fazer seu gol, perdeu algumas chances.
Nota: 7,0


ANDRÉ BAHIA - ZAGUEIRO
Entrou no fim para jogar na lateral esquerda.
Sem nota


OSWALDO DE OLIVEIRA
Sua equipe conseguiu tirar a vantagem do empate já no primeiro minuto de jogo e depois conseguiu administrar o placar. Quando Andrezinho teve que sair, optou por fortalecer a marcação com a entrada de Gabriel.
Nota: 7,0


Header-Materia_Flamengo (Foto: infoesporte)
Confira aqui as atuações do Flamengo na semifinal da Taça Guanabara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/03/jefferson-e-seedorf-sao-os-destaques-do-botafogo-na-vitoria-sobre-o-fla.html

Botafogo quebra escritas, bate o Fla por 2 a 0 e vai à final da Taça GB

Julio Cesar abre o placar no primeiro minuto de jogo, Vitinho carimba a vitória no último, a primeira sobre Fla no Engenhão, pondo fim a jejum


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Uma vitória implacável do primeiro ao último minuto. Assim foi, de forma emocionante, o triunfo do Botafogo sobre o Flamengo por 2 a 0, neste domingo, no Engenhão. Com um gol de Julio Cesar logo no lance inicial e de Vitinho no fim (aos 48), o time alvinegro garantiu vaga na final da Taça Guanabara e quebrou um jejum de quase três anos sem vencer o rival. Os último triunfo havia sido conquistado em 18 de abril de 2010, no 2 a 1 da cavadinha de Loco Abreu que garantiu a Taça Rio e o título carioca no Maracanã.

Ainda por cima, essa vitória é a primeira sobre os rubro-negros no Engenhão, justamente no dia do aniversário de Zico, que completou 60 anos. O "presente" para o ídolo rival teve a assinatura de vários personagens importantes. Além dos autores dos gols, outros dois não podem ser esquecidos: o goleiro Jefferson, que além das grandes defesas puxou o contra-ataque para o segundo gol, de Vitinho. E o camisa 10 Seedorf, que com experiência comandou a equipe nos momentos mais críticos na partida.

A torcida alvinegra que compareceu ao Engenhão - cuja renda foi de 831.380,00, com público pagante de 17.554 pessoas e presente de 21.545 - já começara o domingo feliz por conta dos juniores, que eliminaram também o Flamengo na fase semifinal da Taça Guanabara, mais cedo, na Gávea. Depois, saiu de campo eufórica com a boa atuação do time. O goleiro Jefferson também não escondia a empolgação, e mandou um recado.
- O Botafogo não pode se contentar com o vice. Vamos brigar para sermos campeões.

A torcida rubro-negra, que chegara ao Engenhão fazendo festa para Zico - levou máscaras com o rosto do ídolo e bandeiras com mensagens -, saiu com a certeza de que o time precisa melhorar, e muito, para brigar pelo título. Agora, ao Flamengo só resta a Taça Rio para ter esperanças de chegar à decisão do Campeonato Estadual. O time não perdia desde 10 de outubro, quando foi derrotado por 3 a 2 pelo Corinthians, no Campeonato Brasileiro.
O lateral Léo Moura pede ao time que não se abata com a derrota e considerou o goleiro Jefferson o grande responsável pelo resultado.
- Tivemos chances de empatar e até virar. Mas o goleiro deles estava em uma tarde muito inspirada. Agora é trabalhar para o segundo turno.
Gol veloz
O primeiro tempo já terminara com vitória incontestável do Botafogo. Sob comando de Seedorf e Lodeiro, o time alvinegro foi superior desde o primeiro minuto, quando abriu o placar sobre uma equipe que sequer conseguiu dar um chute a gol em 45 minutos. E o Flamengo, que entrou em campo com o nome de Zico às costas na camisa - em homenagem aos 60 anos completados neste domingo -, tinha a vantagem do empate. Que virou pó graças a uma grande jogada do novo titular da lateral esquerda alvinegra.

Confirmado pelo técnico Oswaldo de Oliveira no lugar do negociado Márcio Azevedo, Julio Cesar entrou querendo matar um leão. E, após receber de Seedorf, partiu da esquerda para o meio driblando o primeiro, depois o segundo e o terceiro, até bater cruzado, sem defesa para Felipe: golaço alvinegro numa defesa que não via a bola entrar na rede havia quatro partidas.

Julio Cesar comemora gol na partida do Botafogo contra o Flamengo (Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Globo)Após jogada sensacional, o lateral-esquerdo Julio Cesar bate sem defesa e sai para comemorar o gol logo noprimeiro minuto contra o Flamengo (Foto: Reginaldo Pimenta / Agência O Globo)

Não poderia ser melhor para o Botafogo o começo. Após tomar a vantagem do rival logo no começo, a estratégia era botar a bola no chão e tentar conter um possível ímpeto rubro-negro. Ficou até mais fácil diante da pouca organização do Flamengo, que sentiu o duro golpe. Na tentativa de reagir logo, a opção era passar todas as bolas para Rafinha. A velocidade do camisa 11 não garantia, no entanto, sequência na jogada. Ainda por cima, Hernane passava a querer resolver sozinho - o que está longe de ser seu forte. E Carlos Eduardo pouco aparecia.

Bota soberano
Melhor, muito melhor, para a equipe alvinegra. Se o camisa 10 do Flamengo nada produzia e ainda sofria com os erros de passe e marcação de Ibson e Elias, Seedorf virava o jogo com a habitual inteligência e tinha em Lodeiro um grande parceiro. Marcelo Mattos fechava bem o meio-campo, Fellype Gabriel fazia o vaivém sem comprometer, Lucas subia bem pela direita... E Bolivar voltou a aparecer de surpresa na área adversária, em boa cabeçada que Felipe defendeu. Na frente, no entanto, Rafael Marques se atrapalhou sempre - furou até bicicleta.

Se tivesse um atacante melhor, o Botafogo poderia muito bem ter aumentado a vantagem. A defesa rubro-negra, lenta com Wallace e González, dava espaços, ao contrário da alvinegra. O Flamengo não conseguia nem chutar a gol. Sequer abria o jogo pelas laterais - Léo Moura voltava a fechar para o meio e João Paulo apoiava mal.

Aos 38 minutos, Oswaldo de Oliveira sacou Andrezinho, que se contundiu mas era o jogador com atuação mais fraca no meio-campo, para pôr Gabriel, aumentando mais ainda o poder de marcação. Um choque de cabeça entre González e Fellype Gabriel - sem graves consequências - esfriou mais ainda os times no fim da primeira etapa. Com uma vantagem alvinegra embalada por momentos inspirados do camisa 10, Seedorf.
Mexidas no Fla

Dorival Junior mexeu no Flamengo. Sacou os reforços mais badalados da temporada mas apáticos em campo - Elias e Carlos Eduardo - para pôr Renato Abreu e Rodolfo. E a primeira jogada de ataque do Flamengo na partida ocorreu aos quatro minutos, quando João Paulo cobrou falta pela esquerda para Renato cabecear. Jefferson fez a defesa.

Ibson na partida do Flamengo contra o Botafogo (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)Ibson perdeu maioria dos duelos para Lodeiro noclássico (Foto: Ivo Gonzalez / Agencia O Globo)

Renato até melhorou um pouco o meio-campo do Flamengo. Mas Cáceres, lento, errava, e muito, na saída de bola. Do lado alvinegro, Lodeiro sobrava na partida. Numa falta levantada na área rubro-negra, Fellype Gabriel - outro muito bem em campo - por pouco não ampliou o placar. Felipe defendeu, mas o árbitro já dera falta do jogador alvinegro.

O técnico rubro-negro mexeu novamente. Tirou Cáceres e botou Gabriel, recuando Ibson. Pelas laterais, João Paulo e Léo Moura procuravam abrir mais as jogadas, mas encontravam na defesa Bolívar e Dória bem seguros. E, aos 20 minutos, houve um lance polêmico: Rodolfo arriscou chute próximo da meia-lua. A bola tocou no braço de Marcelo Mattos, dentro da área. O árbitro Graziani Maciel Rocha interpretou como bola na mão.

Emoção até o fim
O Fla cresceu um pouco na partida. João Paulo, mais acionado, fez bom cruzamento para cabeçada de Hernane. Jefferson espalmou e, no rebote, foi com o pé esquerdo para impedir o gol do atacante rubro-negro, que teve atuação apagadíssima. Pouco depois, Gabriel, o rubro-negro, começou a aparecer no jogo e por pouco não empatou ao bater com perigo de fora da área. Jefferson voou e fez a defesa mais bonita.

Seedorf no jogo do Botafogo contra o Flamengo (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)Seedorf mostra a velha classe e comanda time na vitória sobre o Fla (Foto: Jorge William / Ag. O Globo)

Lodeiro, cansado, deu vez a Vitinho, que passou a usar a velocidade nos contra-ataques. A partida ficou lá e cá. Ibson obrigou Jefferson a outra grande defesa. Vitinho também deu trabalho para Felipe. Depois, teve mais chances ao entrar livre na área.

A partida, emocionante até o fim, teve sufoco do Flamengo, com o goleiro Felipe na área do Botafogo tentando o gol de empate. Mas o contra-ataque do Botafogo tinha tudo para ser fatal. E foi. Jefferson salvou e puxou o contra-ataque para Vitinho, depois de perder várias chances, fazer o gol que levou a torcida alvinegra ao delírio. Nada mais justo para quem teve melhor organização em campo. Agora, é esperar o Vasco.


FONTE:

'O couro comeu': Cacá ousa na tática e inicia ano com vitória incrível em SP


Pentacampeão leva a melhor em disputa lado a lado com Valdeno Brito e Átila Abreu nas voltas finais; Rubinho tem pneu do carro furado e abandona prova

Por Alexander Grünwald São Paulo

Antes da estreia da temporada 2013 Cacá Bueno declarou, em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM,  que já provou tudo o que tinha de provas. E que, na briga pelo hexacampeonato da Stock Car, ele entraria na disputa com o mesmo “sangue nos olhos” de quando era um novato na categoria. Na primeira prova do ano, que marcou as chegadas de Rubens Barrichello de forma permanete na categoria e dos novos pneus importados (feitos pela mesma fábrica que fornece para a F-1), o piloto carioca mostrou que a experiência também faz diferença. Após ousar na tática, fazendo seu reabastecimento logo ao fim da primeira volta, ele levou o carro de número 0 à vitória depois de vencer um duelo eletrizante com Valdeno Brito e Átila Abreu nas duas voltas finais e desabafou após cruzar a linha de chegada: "O couro comeu!". (assista ao vídeo da incrível ultrapassagem).

- Nas duas últimas voltas o couro comeu, ninguém sabia quem ia ganhar. Começamos mais um ano com o pé direito - vibrou o piloto, que saiu do carro após o fim da corrida e beijou o barrigão da esposa, Talita Stoppazzolli, grávida de sete meses.

- Estou feliz da vida. Está sendo um ano abençoado. Está vindo um filho aí e vai encher ainda mais a casa de alegria. Quero ser, com certeza, o super-herói do meu filho. Quando ele nascer não tem essa história de ficar mais lento, vou ficar ainda mais rápido. Quero que ele veja o pai ao vivo ganhando e vá para a escola contar aos amigos. Filho é o maior troféu que Deus me deu.

caca bueno stock car (Foto: Duda Bairros / Vicar)Com a esposa vibrando, Cacá Bueno sobe no teto do carro e comemora vitória (Foto: Duda Bairros / Vicar)

Estratégia foi a chave para a prova

Pole position pela primeira vez na carreira, Julio Campos manteve a primeira posição, apesar dos ataques de Daniel Serra e Ricardo Maurício, que superaram o segundo colocado, Cacá Bueno. Prevendo a necessidade de completar o tanque de combustível e temendo uma entrada prematura de um safety car, onze pilotos pararam nos boxes para reabastecer logo ao fim da primeira volta, incluindo Cacá. Na segunda volta, foi a vez do líder fazer seu pit stop, voltando à pista na 13ª posição. Átila Abreu assumiu a liderança.

Consciente da necessidade de atacar, Julio Campos pressionou Thiago Camilo. Os dois travaram um belo duelo, trocando de posição ao longo da sexta volta. O paranaense do carro 4 levou a melhor, mas isso fez com que Allam Khodair e Daniel Serra se aproximassem da dupla. Logo à frente, Cacá Bueno e Ricardo Maurício aproveitavam a vantagem obtida por parar antes nos boxes e abriam uma certa margem. Com as paradas dos concorrentes que iam à frente, o pentacampeão já aparecia em sexto lugar na volta 8, a 38 segundos do líder Átila. Valdeno Brito vinha em segundo, com Fábio Fogaça em terceiro.

caca bueno stock car (Foto: Divulgação)Cacá acelera forte para vencer a primeira etapa da temporada 2013 (Foto: Divulgação)

Na nona volta, Valdeno Brito fez seu pit stop e trocou o pneu traseiro direito, voltando à pista atrás de Ricardo Maurício. Átila Abreu fez o mesmo na volta seguinte, mas sua tática de se manter mais tempo na pista deu certo: o sorocabano deixou os boxes pouco mais de quatro segundos à frente de Cacá Bueno, levando um de seus mecânicos às lágrimas. Afinal, a “liderança virtual” estava garantida.

Com 25 minutos de prova, o desgaste dos pneus começou a fazer as primeiras vítimas. Patrick Gonçalves perdeu uma roda no S do Senna e Popó Bueno rodou na chicane do Café. Na disputa pela oitava posição com Allam Khodair, o pole Julio Campos rodou à frente do pelotão que tinha também Daniel Serra, perdendo várias posições. Na volta seguinte, ele passou reto no mesmo ponto – o fim da reta principal – após o estouro do pneu traseiro direito, o mais exigido no traçado de 4314 metros. Fim de prova para o paranaense da Mico’s Racing. Mais duas voltas e foi vez de Rubens Barrichello sofrer com um rasgo no mesmo pneu que vitimou Julio.

Mesmo andando cerca de um segundo por volta mais lento que os adversários, o estreante Vitor Genz sentiu o gostinho de liderar a prova por dez voltas, mantendo-se na pista até faltar cinco minutos para a bandeirada. Com a parada do piloto da Gramacho Racing para reabastecimento, Átila assumiu a ponta, tendo Cacá Bueno e Valdeno Brito em sua cola. Com o combustível no limite, já que pararam logo no início, os três protagonizaram uma disputa sensacional, andando lado a lado por diversas curvas.

As esperanças de Átila ficaram pelo caminho a uma volta e meia para o fim, quando seu combustível chegou ao fim. Valdeno Brito chegou a superar Cacá Bueno, mas o pentacampeão foi inteligente e usou a falta de força do carro 51 de Átila, que “encaixotou” o paraibano, para ganhar definitivamente a liderança. Um final sensacional para uma corrida que projeta uma temporada de muitas emoções em 2013. Campeão de 2008, Ricardo Maurício completou o pódio na terceira posição.

Confira a classificação da prova em Interlagos:
1. Cacá Bueno (Red Bull Racing) – Chevrolet: 25 voltas em 43min21s489
2. Valdeno Brito (Shell Racing) – Peugeot: a 0.763
3. Ricardo Maurício (Eurofarma RC) – Chevrolet: a 7.906
4. Daniel Serra (Red Bull Racing) – Chevrolet: a 11.861
5. Tuka Rocha (BMC Racing) – Chevrolet: a 15.462
6. Max Wilson (Eurofarma RC) – Chevrolet: a 15.639
7. Allam Khodair (Vogel Motorsport) – Chevrolet: a 22.250
8. Luciano Burti (Boettger Competições) – Peugeot: a 22.367
9. Fábio Fogaça (Vogel Motorsport) – Chevrolet: a 23.868
10. Rafa Matos (Hot Car Competições) – Chevrolet: a 26.834
11. Galid Osman (Ipiranga-RCM) – Chevrolet: a 28.370
12. Atila Abreu (Mobil Super Pionner Racing) – Chevrolet: a 28.591
13. Marcos Gomes (Carlos Alves) – Chevrolet: a 30.464
14. Ricardo Sperafico (Prati-Donaduzzi) – Chevrolet: a 31.167
15. Lico Kaesemodel (Boettger Competições) – Peugeot: a 31.184
16. Diego Nunes (RC3 Bassani) – Peugeot: a 35.926
17. Wellington Justino (Hot Car Competições) – Chevrolet: a 40.571
18. Vitor Genz (Gramacho Racing) – Peugeot: a 51.813
19. Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) – Chevrolet: a 55.023
20. Duda Pamplona (Officer Pro GP) – Chevrolet: a 55.783
21. Popó Bueno (Shell Racing) – Peugeot: a 56.161
22. Rodrigo Pimenta (Gramacho Racing) – Peugeot: a 1:01.899
23. Ricardo Zonta (BMC Racing) – Chevrolet: a 1:21.911
24. Nonô Figueiredo (Mobil Super Pionner Racing) – Chevrolet: a 1:22.460
25. Rubens Barrichello (Medley/Full Time) – Chevrolet: a 1:30.068
26. Denis Navarro (Voxx Suplementos) – Peugeot: a 1 volta
27. Beto Cavaleiro (Hanier Racing) – Peugeot: a 1 volta.
28. Sérgio Jimenez (Full Time Competições) – Peugeot: a 2 voltas
29. Alceu Feldmann (Voxx Suplementos) – Chevrolet: a 2 voltas
30. Julio Campos (Prati-Donaduzzi) – Peugeot: a 9 voltas
31. Patrick Gonçalves (RC3 Bassani ) – Peugeot: a voltas
32. David Muffato (Carlos Alves) – Chevrolet: a 17 voltas
33. Felipe Lapenna (Hanier Racing) – Peugeot: a 21 voltas
34. Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi) – Chevrolet: a 25 voltas


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/stock-car/noticia/2013/03/caca-ousa-na-tatica-repete-2012-e-abre-temporada-com-vitoria-em-sp.html

Bellucci perde nas duplas e cai na semifinal do ATP 500 de Acapulco


Jogando com o italiano Paolo Lorenzi, brasileiro não resiste à parceria entre o polonês Lukasz Kubot e o espanhol David Marrero e perde por 2 sets a 0

Por GLOBOESPORTE.COM Acapulco, México

Jogando com o italiano Paolo Lorenzi, o brasileiro Thomaz Bellucci foi eliminado na semifinal do torneio de duplas do ATP 500 de Acapulco, nesta sexta-feira. A dupla perdeu para a parceria formada entre o polonês Lukasz Kubot e o espanhol David Marrero por 2 sets a 0 (6-1, 6-2).  Com o resultado, Bellucci se despede da competição, uma vez que fora eliminado na primeira rodada do torneio de simples.

O grande diferencial do resultado foi o aproveitamento dos rivais em bolas de primeiro serviço. Enquanto Bellucci/Lorenzi converteu 52% deste tipo de jogada, Kubot/Marrerro converteu 82% dos lances do mesmo fundamento.

Apesar da eliminação de Bellucci, o Brasil ainda pode chegar à final, uma vez que Bruno Soares, que faz dupla com Alexander Peya, da Áustria, disputa a outra semifinal, contra a parceria formada pelos italianos Simone Bolelli e Fabio Fognini. O duelo acontece na madrugada deste sábado.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/bellucci-perde-nas-duplas-e-cai-na-semifinal-do-atp-500-de-acapulco.html

Presidente da CBT garante que WTA continuará em Florianópolis em 2014


Com expectativa de público superada, Jorge Lacerda afirma que cidade receberá o evento mais uma vez. Ainda não há, porém, confirmação oficial

Por Matheus Tibúrcio Florianópolis

 Jorge Lacerda, presidente da Federação Brasileira de Tênis (Foto: Caetano Barreira / Fotoarena) Jorge Lacerda diz que WTA seguirá na capital catarinense (Foto: Caetano Barreira / Fotoarena)

Durante a cerimônia de premiação do WTA Brasil, que consagrou a romena Monica Niculescu como campeã, em cima da russa Olga Putchkova, em Florianópolis, o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Lacerda, garantiu que o torneio será realizado novamente na capital catarinense em 2014. A disputa continuará acontecendo uma semana antes do Masters 1000 de Indian Wells, na semana do dia 24 de fevereiro.

- Já está confirmado o evento aqui para o ano que vem – afirmou Lacerda, diante de atletas, funcionários, jornalistas e torcedores.
Nada foi assinado ainda, mas o dirigente ressaltou após o discurso que todas as partes envolvidas na realização da competição, tanto a CBT, em parceria com o Governo de Santa Catarina, quanto patrocinadores estão interessados na permanência do campeonato em Florianópolis. Eles terão uma nova reunião neste ano para avaliar a edição deste ano e confirmar a continuidade na capital catarinense no ano que vem.

Público acima do esperado
A expectativa de público para os oito dias de evento, entre 23 de fevereiro e 2 de março, de acordo com a organização do torneio, era de 10 mil pessoas. No balanço final da competição, cerca de 20 mil espectadores assistiram às partidas na sede da Federação Catarinense de Tênis. Os números comprovam o interesse na manutenção do WTA em Florianópolis.

- Acredito que tínhamos uma expectativa grande em relação à presença de público e ela foi superada. Tivemos praticamente todos os jogos noturnos com quase a capacidade toda da quadra central lotada. Na final, a gente não contou com a estrela do torneio (Venus Williams), e foi uma final lotada, com quase todos os ingressos vendidos em todos os setores. Temos que louvar esse momento, principalmente por se tratar de uma primeira edição e de ser tênis feminino, que sabemos que não tem a mesma visibilidade do feminino. Agora é entender e digerir positivamente o que aconteceu nessa semana - comemorou Rafael Westrupp, diretor técnico do torneio.

De acordo com Westrupp, nos dois dias em que a entrada para o evento foi gratuita, no sábado e no domingo, aproximadamente 4,5 mil pessoas assistiram ao qualifying e aos primeiros jogos da chave principal.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/presidente-da-cbt-garante-que-wta-continuara-em-florianopolis-em-2014.html

Torcida apoia, mas algoz de Venus cai, e Niculescu é campeã em Floripa


Queridinha dos brasileiros, Puchkova, que bateu americana na semi, perde para romena na final do WTA Brasil. Foi o primeiro título da 75ª do mundo

Por Matheus Tibúrcio Florianópolis

Monica Niculescu é a grande campeã do WTA Brasil, realizado nesta semana em Florianópolis. Mesmo com a torcida vibrando com sua adversária, a romena, número 75 do mundo, bateu neste sábado a russa Olga Puchkova (#109), algoz da favorita Venus Williams na semifinal, por 2 sets a 1, com parciais de 6/2 , 4/6 e 6/4. Além de ser a primeira campeã do torneio catarinense, Niculescu conquistou, no Brasil, o primeiro título da carreira em um campeonato da WTA.

Niculescu na final do WTA Brasil tênis (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)Niculescu foi a campeã do WTA do Brasil (Foto: Cristiano Andujar / Foto Arena)

O jogo
Niculescu foi avançando de fase em Florianópolis utilizando sua jogada característica: os slices no forehand. Puchkova conseguiu lidar bem com a arma da adversária no primeiro game da partida, mas depois sofreu duas quebras que deixaram o trabalho da romena mais fácil. Mesmo também pontuando em um serviço da oponente, Puchkova não foi párea para ela, e Niculescu fechou o primeiro set em 6/2 em apenas 30 minutos.

Punchkova na final do WTA Brasil tênis (Foto: Marcelo Ruschel / POA Press)Punchkova contou com a torcida, mas ficou sem o título (Foto: Marcelo Ruschel / POA Press)

Na arquibancada, os torcedores se irritavam com os slices da romena, julgando que a tenista estava adotando uma postura defensiva para ganhar a partida. Vendo que Puchkova buscava as raquetadas mais agressivas, logo o público passou a apoiar a russa. Praticamente jogando em casa, Puchkova teve o saque quebrado já no primeiro game do segundo set. Ela tentou correr atrás do prejuízo, sempre com a torcida do seu lado, e conseguiu chegar ao empate em 3/3. Embalada, contou com os erros da adversária para virar o set em 6/4 e igualar o placar da partida.

A esse ponto, Puchkova já havia se acostumado com os slices da romena. Porém, acabou vacilando em pontos importantes, cometendo alguns erros não forçados decisivos. Com uma bola forte demais, para fora, a russa deu a quebra no quinto game do terceiro set para Niculescu, que abriu 4/2 em seguida. Guerreira, Puchkova alcançou o empate em 4/4.

Mas o esforço todo da russa foi jogado no lixo quando ela cedeu novamente a quebra para Niculescu. Sacando para o jogo, a romena contou mais uma vez com os erros da rival para fazer 6/4 e levantar o troféu de campeã do WTA Brasil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/torcida-apoia-mas-algoz-de-venus-cai-e-niculescu-e-campea-em-floripa.html

Cruzeiro vence, elimina Vôlei Futuro e avança às quartas em segundo lugar


O time de Araçatuba até conseguiu sair na frente no primeiro set, mas os mineiros mostraram em quadra por que são os vice-líderes do campeonato

Por GLOBOESPORTE.COM Araçatuba, SP

A tarefa não era a das mais fáceis para o Vôlei Futuro na noite deste sábado, em confronto com o Cruzeiro, realizado no Ginásio Plácido Rocha, em Araçatuba. O time da casa recebeu o vice-líder da Superliga masculina de vôlei e, apesar de ter saído na frente no primeiro set, acabou perdendo o jogo por 3 sets a 1, com parciais de 25/22, 23/25, 19/25 e 23/25.

Com o resultado, a equipe de Araçatuba não conseguiu conquistar os dois objetivos que traçou antes da partida. Primeiro, o de vencer o forte time de Minas Gerais e, por segundo, garantir a classificação para os playoffs. Assim, o Vôlei Futuro se despede da Superliga.

Nesta edição do campeonato, o time de Araçatuba participou de 22 jogos, conquistando oito vitórias e 14 derrotas. Para o técnico Cezar Douglas, erros em pontos fundamentais durante as partidas prejudicaram a equipe, que, por fim, não conseguiu se mantér entre os oito melhores times do campeonato.

Já o Cruzeiro, que fecha essa etapa do campeonato em segundo lugar na tabela, atrás apenas do Rio de Janeiro, agora soma 18 vitórias e quatro derrotas, também em 22 partidas. Na próxima fase, vai encarar o Volta Redonda, sétimo colocado na fase de classificação.
Confira os playoffs da Superliga:

Rio de Janeiro x São Bernardo
Cruzeiro x Volta Redonda
Sesi-SP x Minas
Campinas x Canoas


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/sorocaba/noticia/2013/03/cruzeiro-supera-volei-futuro-em-jogo-decisivo-pelos-playoffs-da-superliga.html







Após garantir vaga na semi, Rio de Janeiro prega respeito a Praia e Sesi


Sem dificuldade, cariocas derrotam Rio do Sul e esperam vencedor do confronto que acontece na segunda-feira

Por GLOBOESPORTE.COM Rio do Sul, SC

Tranquilidade é a palavra certa para definir o time do Rio de Janeiro na vitória por 3 sets a 0, neste sábado, contra o Rio do Sul. E é no mesmo espírito que as cariocas aguardam pelo adversário da semifinal da Superliga feminina de vôlei. A equipe de Uberlândia, que havia saído derrotada do primeiro jogo, se superou e venceu a segunda partida nesta sexta-feira, por 3 sets a 0, forçando a necessidade de mais um duelo. A definição de quem encara o Rio sai do confronto entre Praia Clube x Sesi-SP, nesta segunda-feira, às 18h30m (de Brasília), que tem transmissão do SporTV.

Contra o Rio do Sul, a equipe de Bernardinho, que não fez substituições, pregou respeito aos possíveis rivais. Para o treinador, haverá dificuldades, independemente de quem passar.


- O time entrou seguro (neste sábado), mostrou confiança. Jogamos bem taticamente, o que obrigou o adversário a arriscar. E quando você arrisca, pode errar. Agora é pensar na semifinal. Tanto o Praia quanto o Sesi-SP serão adversários complicados - relatou o comandante.

vôlei superliga valeskinha rio de janeiro x rio do sul (Foto: Luiz Doro / Adoro)Bernardinho assiste à vitória do Rio e nem mexe no time (Foto: Luiz Doro / Adoro)

Um dos destaques do jogo, a ponteiro Natália comemorou muito a vitória contra o Rio do Sul. Afinal, foi em Santa Catarina que ela começou, mais especificamente nas categorias de base do Joaçabense. Depois, foi para o Osasco e, atualmente, defende o Rio. Com os pais na torcida, ela demonstrou satisfação por estar no ginásio, mas, assim como Bernardinho, mostrou que a cabeça já está na semifinal.

- É sempre bom voltar a jogar aqui e sentir o carinho dessa torcida. Tive o prazer de ter meus pais no ginásio. Agora é voltar para o Rio e começar a trabalhar pesado. Não tenho preferência por nenhum adversário na semifinal. Quem quer ganhar a competição não pode escolher adversário - concluiu.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/apos-garantir-vaga-na-semi-rio-de-janeiro-prega-respeito-praia-e-sesi.html

Em prévia das quartas, Campinas desbanca Minas e fica com vantagem


Time do técnico Marcos Pacheco vence por 3 a 1 e tira o quarto lugar dos mineiros na última rodada. Equipes voltam a se enfrentar nos playoffs

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Rivaldo e Rodriguinho comemoram ponto do Campinas (Foto: Cinara Piccolo | Piccolo & Inamine)Rivaldo foi o destaque da partida, com 28 pontos (Foto: Cinara Piccolo | Piccolo & Inamine)

Se o duelo deste sábado à noite servir de parâmetro, Campinas e Minas farão uma série de quartas de final das mais equilibradas na Superliga masculina. Em prévia dos playoffs, os paulistas venceram o duelo direto por 3 sets a 1 (25/22, 23/25, 34/32 e 29/27), em um Ginásio do Taquaral lotado, desbancaram os mineiros do quarto lugar e passaram com vantagem. A quinta posição do Minas faz as equipes se reencontrarem na sequência da competição.

Campinas ainda contou com a ajuda do Juiz de Fora para alcançar o sonhado G4 no momento decisivo. Os mineiros perderam para o Canoas, mas tiraram um ponto dos gaúchos, o que foi suficiente para os comandados de Marcos Pacheco. Campinas, Minas e Canoas terminaram a primeira fase com 40 pontos. Os dois primeiros fecharam com 15 triunfos, contra 14 do Canoas. No segundo critério de desempate (sets average), Campinas levou a melhor.

Em sexto, o Canoas terá pela frente o Sesi-SP (3º). Rio de Janeiro (1º) x São Bernardo (8º) e Cruzeiro (2º) x Volta Redonda (7º) fazem os outros confrontos. As disputas são em melhor de três. A primeira rodada das quartas será disputada no meio de semana. A CBV ainda não divulgou oficialmente as datas.

Deu tudo certo para o Campinas, que entrou na última rodada em pior situação que os outros dois. O time do técnico Marcos Pacheco precisava fazer a sua parte por 3 a 0 ou 3 a 1 e torcer para que Canoas não somasse três pontos em Minas Gerais. Não foi fácil, mas Campinas contou com uma atuação inspirada de Rivaldo para desbancar o Minas no duelo direito. O oposto fez 28 pontos e foi eleito o melhor em quadra. Depois foi secar Canoas. A torcida surtiu efeito.

Jogando muito bem, Nadal conquista ATP de Acapulco sobre David Ferrer


No duelo espanhol, Rafael Nadal aplica 6/0 e 6/2 sobre David Ferrer para conquistar seu segundo título depois que voltou de contusão no joelho

Por GLOBOESPORTE.COM Acapulco, México

Rafael Nadal co o troféu do ATP do México (Foto: AP)Nadal com troféu do ATP do México (Foto: AP)

O espanhol Rafael Nadal venceu David Ferrer por 2 a 0 (6/0 e 6/2) em 1h05min e conquistou o ATP 500 de Acapulco, no México, na noite deste sábado. Numa partida muito boa, Nadal, cabeça de chave número dois, mostrou que está voltando ao seu melhor tênis e destronou na final seu compatriota que era o tricampeão do torneio e cabeça de chave número 1. Foi o segundo título do espanhol número cinco do mundo depois de sua volta às quadras.

Nadal não deu chance a Ferrer no primeiro set e simplesmente atropelou, quebrando três vezes seguidas o saque adversário para fechar em 6/0. Na sequência, venceu também os dois primeiros games do segundo set e complicou a vida de Ferrer. Depois, confirmou seus serviços e venceu o segundo set por 6/2. Com a vitória, Nadal soma agora 17 vitórias contra apenas quatro de Ferrer no confronto direto.

Essa foi a terceira decisão que o Touro Miúra jogou desde que uma lesão no joelho esquerdo o afastou das quadras por seis meses. Nadal retornou em fevereiro, com um segundo lugar em Viña del Mar, no Chile. Em seguida, venceu o Aberto do Brasil, em São Paulo. Ao todo, são 12 vitórias em 13 partidas.

Rafael Nadal, ATP 500 de Acapulco (Foto: Reuters)Rafael Nadal bateu David Ferrer e levou o ATP 500 de Acapulco (Foto: Reuters)

Sua campanha em Acapulco foi perfeita, o ex-número 1 do mundo não perdeu um set sequer. Nadal derrubou três argentinos em sequência: primeiro Diego Schwartzman (6/2 e 62), depois Martín Alund (6/0 e 6/4) e finalmente Leonardo Mayer (6/1 e 7/5), na semifinal superou o espanhol Nicolás Almagro (7/5 e 6/4) e coroou sua campanha com mais uma vitória por 2 a 0 sobre o também espanhol David Ferrer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/jogando-muito-bem-nadal-conquista-atp-de-acapulco-sobre-david-ferrer.html

Achei! Dado como morto em 2003, goleiro Hiran, aos 41, busca Guinness


Ex-Inter e Guarani que fez 2 gols de cabeça e levou um do meio-campo na saida chegou a ganhar minuto de silêncio, mas voltou a jogar após 7 anos

Por Bruno Marques Colatina, ES

À boca pequena, chegava a notícia: "Hiran morreu!". "Como?" "Num terrível acidente de carro." Na cidade de Jaguaré, no norte do Espírito Santo, a pouco mais de 200km de distância da capital Vitória, o árbitro de uma das partidas da divisão de acesso do Campeonato Capixaba de 2003 não teve outra alternativa a não ser autorizar o tradicional minuto de silêncio em homenagem àquele que fora um dos maiores goleiros nascidos no estado.

Era alarme falso. Hiran estava vivo, mas as notícias boas terminavam aí. Seu estado de saúde era gravíssimo.

HIRAN, GOLEIRO (Foto: ToninhoCosta)Na estreia no Colatina nessa segunda-feira, Hiran é destaque e time vence Esso: 2 a 0 (Foto: ToninhoCosta)

Braços, pernas, bacia, costelas... Difícil é citar os ossos que permaneceram inteiros. Após o choque de seu carro com uma carreta na BR 101, no município de Aracruz, quando ia de Linhares, sua terra natal, ao Aeroporto de Vitória, o ex-goleiro de Guarani, Ponte Preta e Internacional, entre outros clubes, passaria pelo pior momento de sua vida. Com um detalhe: o amigo, José Luís, que estava no banco do carona, não sofreu praticamente nada.

HIRAN, GOLEIRO (Foto: ToninhoCosta)Hiran espera poder ajudar o futebol capixaba mesmo atuando na Série B (Foto: ToninhoCosta)

Sem condições de reagir, Hiran foi salvo por policiais rodoviários que apagaram o fogo que começava a tomar conta de seu veículo. Retirado das ferragens, só não fez jus ao tal minuto de silêncio graças a um desfibrilador, que manteve seu coração batendo. O baço, porém, foi perdido. O órgão que ajuda a "limpar o sangue" e a produzir células de defesa do organismo teve que ser sacrificado. Os 12 meses seguintes seriam dentro de hospitais e levariam praticamente todo o patrimônio acumulado pelo jogador em dez anos de futebol.

Não menos impressionante que essa história é o fato de que, uma década depois, Hiran ainda esteja agarrando. O goleiro que chegou a ser dado como morto resolveu dar sobrevida à própria carreira. Depois de quase oito anos parado, voltou a jogar em 2010. Na última segunda-feira, estreou oficialmente, aos 41 anos, com a camisa do Colatina, na modesta Série B do Campeonato Capixaba. E foi o destaque na vitória por 2 a 0  sobre o Esse. Mas o passado permanece vivo na memória do grandalhão de 1,96m que conseguiu a proeza de marcar dois gols de cabeça - e no último acabou sofrendo um gol do meio de campo enquanto ainda comemorava.

Vi os policiais apagando o fogo e desmaiei. A dor era muito grande. Tomei desfibrilador. Tive hemorragia interna. Perdi o baço..."
Hiran, goleiro

- Na época do acidente, eu tinha acertado com o Brasiliense, estava indo para Vitória pegar o voo para Brasília. Chovia na estrada, e numa curva veio uma carreta cortando outra, pela contramão. A carreta conseguiu ultrapassar a outra, mas rodou na pista e veio em minha direção. Lembro dos policiais com extintor apagando o fogo, depois desmaiei porque a dor era muito grande. Sei que "tomei" até desfibrilador também. Tive hemorragia interna. Meu baço foi arrancado.

O goleiro contou as dificuldades pelas quais passou no período de recuperação. Agora, concentra-se no futuro e traça planos sem dar sinal do drama que protagonizou.

-  Passei em vários hospitais, por mais de um ano. Vendi duas empresas, uma de cosméticos, que eu tinha montado para minha esposa, e uma revendedora de carros. Eu comprava os carros em Campinas e vendia em Linhares. Gastei R$ 500 mil. O pessoal comenta que perdi tudo. Mas foi para salvar minha vida. E ainda bem que pensei no futuro quando era mais novo. Houve um período em que eu tomava uma injeção por dia e cada uma custava R$ 6 mil. A parte financeira é um dos motivos de eu continuar hoje. Vivo só do futebol. E ainda me sinto em condições. Não sinto dor, não sinto nada - contou.

Na temporada passada, Hiran jogou a Série D do Brasileiro pelo Aracruz, atual campeão do Espírito Santo. Foi eleito o melhor jogador do time em quase todas, senão todas as partidas. Nem a idade nem o risco de ter menos imunidade, em função da perda do baço, o fazem pedir privilégios na rotina de treinamentos.

- Não quero carga mais leve. Mesmo com 43 anos, eu puxo a fila nos treinos. Tento dar exemplo. Se eu correr, ninguém vai querer dar "migué". Não me poupo. Não fico pensando em imunidade baixa. Sou meio doido. Se Deus quiser tirar minha vida amanhã, ele tira.

Hiran, goleiro do Aracruz (Foto: Simon Dias/Rádio ES)Hiran foi destaque do Aracruz na Série D do Brasileiro em 2012 (Foto: Simon Dias/Rádio ES)

E já que é assim, o goleiro vai traçando novos objetivos. Um deles diz respeito a um recorde que ele quer bater. Hiran acredita que se jogar por mais três anos entrará para a história ao superar a marca de Manga, ex-camisa 1 de Botafogo, Internacional e Sport, entre outros clubes, e que agarrou até os 44 anos. Há, no entanto, registros de que Jairo do Nascimento, ex-Corinthians e Fluminense, entre outros clubes, atuou até os 46 anos, quando encerrou sua carreira pelo Trespontano (MG), em 1993. Isso obrigaria Hiran a atuar por mais cinco anos. Quem duvida?

Outro recorde, porém, já não dependeria mais de nenhum feito seu dentro de campo. O capixaba reivindica o reconhecimento de ter sido o único goleiro do futebol mundial a marcar dois gols de cabeça ao longo da carreira. O primeiro, pelo Guarani sobre o Palmeiras, que decretou um empate por 3 a 3, pelo Campeonato Paulista de 1997 (assista ao vídeo ao lado). O segundo, pelo Santo André sobre o Juventus, em 1999, na Série A2 do Paulistão (assista ao vídeo acimz).

- Que eu saiba, sou o único goleiro do mundo que fez dois gols de cabeça. Vários fizeram de falta, de pênalti, mas dois de cabeça, só eu. É algo que ainda espero ver no Guinness Book (Livro dos Recordes). Já faz sete anos que estou tentando, mas não consigo, não sei direito o caminho, não tenho inglês fluente... Peço ajuda para saber como é que faz. Dão até recorde de "cuspe a distância", por que não vão reconhecer que fiz dois de cabeça? É fato, é real, existem imagens. No meu primeiro gol, sobre o Velloso (do Palmeiras), eu bati uma falta que ia entrar no ângulo, mas ele espalmou. Após o escanteio, fiz de cabeça. Duas semanas depois, o Rogério Ceni fez o primeiro gol de falta da carreira dele, contra o União (São João). Por pouco não faço antes - gabou-se Hiran, que na final do Capixaba de 2011 também quase fez um gol de falta, pelo Linhares (Futebol Clube), vice-campeão, sobre o São Mateus.

O segundo gol de cabeça feito por Hiran teve outra peculiaridade. Na saída de bola do Juventus, o meia Adil marcou do meio de campo, enquanto o goleiro voltava correndo em direção à meta após longa comemoração, decretando a vitória do Moleque Travesso por 2 a 1. Hiran garante que o "anticlímax" ficou só para seus companheiros de Santo André.

- Nem liguei. A minha parte eu fiz, que foi ir ao ataque e fazer o gol de empate, de cabeça. Falei com eles (demais jogadores do Santo André): "Bem feito para vocês, cambada de juvenis". Faltou alguém marcar a bola, ué! Eu tinha que voltar para o gol, não tinha jeito. Mas isso aconteceu também com o Rogério Ceni (em que o meia Roger marcou pelo Fluminense sobre o São Paulo enquanto Rogério Ceni corria de volta ao gol) - afirmou.
O fim da carreira, arrastado já para além dos 41, faz par com um início também tardio. Até os 22 anos de idade, Hiran vendia os salgados que sua mãe fazia em Linhares. O começo no futebol foi mais por acaso do que por convicção. Hiran foi revelado no já extinto Linhares Esporte Clube, vencedor de quatro títulos capixabas nos anos 1990 e responsável por eliminar o Fluminense da Copa do Brasil de 1994, quando o time alvianil só caiu nas semifinais, diante do Grêmio.

- Eu jogava de tudo quando era mais novo. Futebol, handebol, vôlei, por ser grandão, também... E conhecia o pessoal do esporte. Um dia, o Delei (ex-meia do Linhares EC) passou de bicicleta e me chamou para ir ver o treino. Ele insistiu, montei na garupa e fui. Chegando lá, um dos goleiros tinha faltado. Zuza (treinador; ex-jogador de Desportiva e Palmeiras) me pediu para ficar no gol, gostou do jeito que treinei e me incluiu no elenco. Fui campeão estadual como reserva do Zé Luís. No ano seguinte, em 1994, virei titular. Defendi tudo contra o Fluminense, fizemos uma boa campanha. O Fluminense me fez proposta, mas achei a do Guarani melhor.

Que eu saiba, sou o único goleiro do mundo que fez dois gols de cabeça"
Hiran

No Bugre, Hiran afirmou que se tornou, de fato, um goleiro. Na época em que chegou ao Brinco de Ouro da Princesa, o time tinha jogadores como Amoroso e Luizão. Narciso era o titular da posição. Hiran assumiria o gol na temporada seguinte. Ficou no clube até 1998. Em 1997, o famoso gol de cabeça sobre o Palmeiras, que empatou o jogo por 3 a 3, no finalzinho, lhe deu projeção. Em outro Campeonato Paulista, mas dessa vez da Série A2, em 1999, ele repetiria a dose pelo Santo André diante do Juventus.
Outra passagem marcante foi pelo Internacional, onde diz ter feito a sua melhor partida. Foi pelas oitavas de final da Copa João Havelange, em 2000, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba, quando o Colorado venceu por 2 a 1. Entre várias defesas, Hiran pegou uma cabeçada cruzada, rente à grama, que ele acha que foi do zagueiro Reginaldo.

Na época, sentiu-se um selecionável. O sonho de vestir a amarelinha, porém, jamais se concretizou. Hiran também já havia tido rápidas passagens por Atlético-MG (1999/2000) e Remo (2000). Do Galo, foi dispensado por indisciplina. No Remo, onde sofreu um pênalti ao tentar novo gol de cabeça, ficou só três meses. Segundo Hiran, porque em Belém chovia demais. Em 2002, já depois do Inter, chegaria à Ponte Preta, seu último time antes do acidente de carro sofrido em 2003.

Passar mais de um ano hospitalizado deixou feridas. A aposentadoria forçada, por si só, já era motivo de frustração. Mas o futebol ainda teria um novo capítulo na vida de Hiran. Em 2007, já recuperado, ele foi a Porto Alegre indicar dois jogadores ao Inter. Por lá, passou 15 dias num estágio para ser treinador de goleiros. De volta ao Espírito Santo, assumiu a função no Jaguaré. Em julho de 2008 foi para o Rio Branco-ES, onde recebeu um pedido fatal do caçula, Hiran Filho.

- Quando um dos goleiros (do Rio Branco-ES), o Walter ou o Felipe, não podia treinar, eu pegava no gol nos treinos. Meu filho mais novo (hoje com 12 anos) me perguntava se eu havia sido mesmo goleiro. Eu dizia: "Eu era, sim, e dos bons!". Mas nem a mais velha, Paola (atualmente com 15 anos), e o Ícaro (de 14 anos e que treina como goleiro numa escolinha de futebol em Belo Horizonte) tinham me visto jogar. Eu estava encostado pelo INSS. O Hiranzinho pediu, e resolvi voltar. Foi surpresa até para mim. Em 2011 fui eleito o melhor goleiro, o goleiro menos vazado e o craque do campeonato (Capixaba) - relembrou, com orgulho.

Hiran, ex-goleiro do São Mateus (Foto: Arquivo/Cedoc A Gazeta)Hiran foi o melhor goleiro e craque do Capixabão 2011, pelo Linhares FC (Foto: Arquivo/Cedoc A Gazeta)

Jogar pelo Colatina na Série B do Campeonato Capixaba, para Hiran, não é demérito. Ele garante ter recebido quatro propostas de times que estão na principal divisão do Espírito Santo - Aracruz, São Mateus, Linhares e Real Noroeste -, mas optou pelo Colá sem remorso. O contraste entre a realidade atual e seus tempos de Paulistão e Brasileirão também não o incomoda.

- A oferta do Colatina foi boa, e a estrutura é melhor que a de alguns times da elite do estado. Na vida e no futebol, tudo faz parte. Há momentos bons e ruins. Num dia você está por cima; no outro, por baixo. Quero ajudar o futebol capixaba. O "glamour" não é igual ao de antes, mas temos bons jogadores. E fora também não tem só coisa boa.

Do alto da sua experiência, Hiran desabafa sobre os problemas que o glamou causa nos grandes clubes.

- Tem acordo de empresário com dirigente, só joga quem está dentro do esquema... Isso é triste. Tem adversário que também joga "sujo". Até 1998, lembro que era comum você chegar ao seu andar no hotel e encontrar 15 garotas de programa contratadas pelo adversário. E jogador não quer saber, vai na mulher e depois pensa no jogo do dia seguinte. Depois, os clubes passaram a colocar seguranças e a vigiar. Então, em todo lugar há coisas boas e ruins. No fim, o mais importante são as amizades. Não sou de bajular, puxar saco, ficar telefonando, mas fiz amigos no futebol. Estive em Campinas há um tempo e me encontrei com Amoroso, Ronaldão, Neto... Em Porto Alegre também sou lembrado. Acho que sou querido, isso que importa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/es/futebol/capixaba-serie-b/noticia/2013/03/achei-dado-como-morto-em-2003-goleiro-hiran-aos-41-busca-guinness.html

Com status de popstars, Pato e Neymar medem forças no Morumbi


Protagonistas de Corinthians e Santos, respectivamente, atacantes duelam por objetivos diferentes neste domingo:

 reafirmação contra crescimento

Por Marcelo Hazan e Rodrigo Faber Santos, SP e São Paulo

 Eles são os jogadores mais badalados do Brasil no momento. No último fim de semana, estavam juntos em uma famosa casa noturna paulistana comemorando o aniversário de um deles. Neste domingo, a partir das 16h, estarão frente a frente, medindo forças, no estádio do Morumbi, pelo Campeonato Paulista. As trajetórias e os momentos que vivem atualmente em suas respectivas carreiras são distintos, mas ambos têm peso semelhante para suas equipes: chegou a hora de Santos x Corinthians. Chegou a hora de Neymar x Alexandre Pato.

O status de estrela aproxima os atacantes. Ambos são alvos da ala feminina de suas respectivas torcidas. Seja na Vila Belmiro, no Pacaembu ou em qualquer estádio pelo Brasil, Neymar e Pato sempre arrancam gritos histéricos de fãs em busca de autógrafos, fotos ou de um simples aceno. Outro ponto em comum: os dois namoram famosas. O craque santista está saindo com Bruna Marquezine, atriz da TV Globo; o astro corintiano é companheiro de Bárbara Berlusconi, filha do ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi.

Neymar e Pato no treino da Seleção Brasileira (Foto: Mowa Press)Neymar e Pato juntos pela Seleção. Ataque titular em 2014 (Foto: Mowa Press)

Em plena evolução no Corinthians, Alexandre Pato fará sua oitava partida pelo clube - a quarta como titular. Ele acumula três gols e vem de grande atuação na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, na última quarta-feira. O desempenho agradou tanto a comissão técnica que ele ganhou o lugar de Emerson Sheik, herói do título da Libertadores no ano passado.

No caso de Neymar, a tarde será de retorno. Expulso na derrota do Peixe por 3 a 1 para a Ponte Preta, há duas semanas, o atacante entra em campo para provar mais uma vez que pode levar o Santos ao seu quarto título estadual consecutivo. E, de quebra, ajudar o técnico Muricy Ramalho, questionado por torcedores, conselheiros e até mesmo dirigentes do clube após a instabilidade neste início de temporada. As recentes atuações sem brilho dão motivação para o camisa 11 voltar a apresentar seu bom futebol no clássico.
Dentro dos respectivos elencos, os status do corintiano e do santista são diferentes. Recém-chegado ao clube do Parque São Jorge, comprado do Milan por R$ 40 milhões, Alexandre Pato rapidamente se integrou ao restante dos companheiros, apesar do jeito tímido e retraído. Ao lado do meia Renato Augusto e do zagueiro Gil - outros dois reforços do Timão para 2013 - o atacante representa uma peça nova em meio a um elenco que não perdeu nenhum atleta, mesmo após o bicampeonato mundial, conquistado em dezembro.

No Corinthians, o camisa 7 busca a superação, após ser atrapalhado por nada menos que 15 lesões no tempo em que atuou pelo Milan, da Itália. Apesar dos holofotes inevitavelmente voltados para ele, Pato demonstrou humildade desde que chegou ao clube: negou ser uma estrela e logo se adequou à filosofia de igualdade pregada pelo técnico Tite. O atacante quer mostrar seu valor, mas ao mesmo tempo provar que é só mais um “louco do bando”, como a Fiel gosta de definir.

neymar bruna marquezine  (Foto: Reprodução/Instagram)Neymar no colo de Bruna Marquezine
(Foto: Reprodução/Instagram)

Por outro lado, a trajetória de Neymar pelo Santos é vasta. Desde sua estreia como profissional, aos 17 anos, em 2009, o garoto conquistou seis títulos. Tornou-se uma espécie de “presidente” do elenco, mesmo sendo um dos mais jovens - 21 anos.Sondado por clubes europeus e constantemente comparado ao argentino Lionel Messi, comandou o Peixe como protagonista da terceira geração de Meninos da Vila. Recolocou o clube no topo da América, após 48 anos. Unanimidade, principalmente para os santistas, mas também entre os rivais.

O craque é tão importante para o Santos que, hoje, enfrentar o Peixe significa ter de parar Neymar. Para o Corinthians, não será diferente. Mal havia acabado a partida contra o Millonarios, na quarta, e o santista já era o assunto mais comentado entre os corintianos.

- O Neymar vem de uma grande sequência de jogos e vive um bom momento. O Pato acumulou uma série de lesões e está voltando agora. Ele tem muito a evoluir ainda. São dois grandes jogadores, mas não tem como comparar um ao outro - avaliou o corintiano Renato Augusto.

alexandre pato barbara berlusconi comemoração estação de esqui (Foto: Reprodução Vanity Fair.it)Pato e Barbara Berlusconi em estação de esqui (Foto: Reprodução Vanity Fair.it)

Espaço na Seleção também está em jogo. Enquanto Pato já viveu momento de badalação na era Mano Menezes, mas hoje luta para se reafirmar e provar a Luiz Felipe Scolari que pode vestir a camisa amarela, Neymar segue como principal destaque do Brasil e representa a maior esperança para a Copa do Mundo de 2014. Quem sabe, formando dupla com o adversário deste domingo.

Em campo no estádio do Morumbi, os últimos dois campeões da Taça Libertadores da América. Protagonistas do futebol brasileiro e mundial, com dois dos melhores atacantes do mundo. Independentemente do momento, corintianos e santistas só esperam uma coisa de Alexandre Pato e Neymar nesta tarde: gols.

Ex-Flu, Alan marca 1º gol pelo Salzburg após volta de grave lesão


Atacante deixaa sua marca no triunfo por 3 a 1 sobre o FC Magna

Por GLOBOESPORTE.COM Salzburgo, Áustria

Alan celebra gol do Salzburg (Foto: Reprodução / Site oficial)Alan celebra gol do Salzburg
(Foto: Reprodução / Site oficial)

Depois de mais um ano parado por causa de uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito, Alan marcou pela primeira vez em uma competição oficial pelo RB Salzburg. O ex-atacante do Fluminense balançou as redes na vitória do time por 3 a 1 sobre o FC Magna, sábado, dentro de casa, pelo campeonato austríaco. Ao final da partida, emocionado, o jogador, cujo último gol oficial foi em agosto de 2011 (mesmo mês que sofreu a lesão), celebrou o reencontro com as redes e agradeceu o apoio que teve no período em que ficou fora dos gramados.

- Voltar a marcar um gol em uma competição oficial é algo muito especial. Estava com saudade deste sentimento. Assim que a bola entrou, pensei muito nos meus familiares e nos amigos que estavam ao meu lado quando mais precisei. Tenho como principal objetivo ajudar ainda mais o time na competição. Estou totalmente recuperado da lesão e motivado para as partidas que teremos pela frente - disse.

Alan deverá estar em campo na partida diante do St Andra, quarta-feira (06/03), fora de casa. Com a vitória, a equipe do ex-atacante do Fluminense chegou aos 45 pontos e ocupa a segunda posição do campeonato austríaco.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/03/ex-flu-alan-marca-1-gol-pelo-salzburg-apos-volta-de-grave-lesao.html

Jogando muito bem, Nadal conquista ATP de Acapulco sobre David Ferrer


No duelo espanhol, Rafael Nadal aplica 6/0 e 6/2 sobre David Ferrer para conquistar seu segundo título depois que voltou de contusão no joelho

Por GLOBOESPORTE.COM Acapulco, México

Rafael Nadal co o troféu do ATP do México (Foto: AP)Nadal com troféu do ATP do México (Foto: AP)

O espanhol Rafael Nadal venceu David Ferrer por 2 a 0 (6/0 e 6/2) em 1h05min e conquistou o ATP 500 de Acapulco, no México, na noite deste sábado. Numa partida muito boa, Nadal, cabeça de chave número dois, mostrou que está voltando ao seu melhor tênis e destronou na final seu compatriota que era o tricampeão do torneio e cabeça de chave número 1. Foi o segundo título do espanhol número cinco do mundo depois de sua volta às quadras.

Nadal não deu chance a Ferrer no primeiro set e simplesmente atropelou, quebrando três vezes seguidas o saque adversário para fechar em 6/0. Na sequência, venceu também os dois primeiros games do segundo set e complicou a vida de Ferrer. Depois, confirmou seus serviços e venceu o segundo set por 6/2. Com a vitória, Nadal soma agora 17 vitórias contra apenas quatro de Ferrer no confronto direto.

Essa foi a terceira decisão que o Touro Miúra jogou desde que uma lesão no joelho esquerdo o afastou das quadras por seis meses. Nadal retornou em fevereiro, com um segundo lugar em Viña del Mar, no Chile. Em seguida, venceu o Aberto do Brasil, em São Paulo. Ao todo, são 12 vitórias em 13 partidas.

Rafael Nadal, ATP 500 de Acapulco (Foto: Reuters)Rafael Nadal bateu David Ferrer e levou o ATP 500 de Acapulco (Foto: Reuters)

Sua campanha em Acapulco foi perfeita, o ex-número 1 do mundo não perdeu um set sequer. Nadal derrubou três argentinos em sequência: primeiro Diego Schwartzman (6/2 e 62), depois Martín Alund (6/0 e 6/4) e finalmente Leonardo Mayer (6/1 e 7/5), na semifinal superou o espanhol Nicolás Almagro (7/5 e 6/4) e coroou sua campanha com mais uma vitória por 2 a 0 sobre o também espanhol David Ferrer.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/jogando-muito-bem-nadal-conquista-atp-de-acapulco-sobre-david-ferrer.html

Mourinho volta a se estranhar com Daniel Alves e o xinga no clássico


Treinador português do Real Madrid chama o lateral brasileiro do Barcelona de 'filho da p...' após falta em Cristiano Ronaldo no clássico deste sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

Daniel Alves e Sergio Ramos no jogo do Real Madrid e Barcelona (Foto: AFP)Alves e Sergio Ramos se encaram (Foto: AFP)

José Mourinho, técnico do Real Madrid, e Daniel Alves, lateral do Barcelona, têm trocado farpas frequentemente em entrevistas, mas, durante o clássico deste sábado vencido pelo time da capital por 2 a 1, o embate entre os dois foi bem direto. Após um carrinho por trás do brasileiro no craque Cristiano Ronaldo nos acréscimos do segundo tempo, o treinador português saiu bastante nervoso do banco de reservas e xingou o jogador de "filho da p..." diversas vezes. Imagens da rede de TV "Canal Plus" exibem de forma clara a ofensa.

Em janeiro do ano passado, Daniel Alves disse que Mourinho não descobriu o futebol, em uma provocação ao estilo egocêntrico do técnico do Real. O português respondeu com ironia, comparando o jogador a Albert Einstein e lembrando que foi um compatriota luso que descobriu o Brasil.

Eladio Paramés, assessor do técnico, foi mais direto e chamou o camisa 2 do Barcelona de burro.

- Alves está diferente desde que chegou à Espanha. Operou as orelhas, as fez menores, usa óculos de intelectual... Mas um burro de orelhas pequenas e com óculos não vira doutor, continua sendo burro.

Em dezembro passado, Mourinho atacou de novo, chamando o jogador de ator, por simular muitas faltas em campo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/03/mourinho-xinga-daniel-alves-apos-falta-em-cristiano-ronaldo-diz-jornal.html