segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Lucas celebra seu 'melhor jogo no ano', mas admite má atuação do time


Autor de um dos gols, lateral-direito elogia participação de Rafael Marques

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Lucas comemora gol do Botafogo sobre o Boavista (Foto: André Luiz Mello/Agência Estado)Lucas comemora gol contra o Boavista
(Foto: André Luiz Mello/Agência Estado)

Lucas foi um dos destaques do Botafogo no empate por 2 a 2 com o Boavista, no último domingo, no Engenhão, pela última rodada da fase classificatória da Taça Guanabara. O jogador marcou o primeiro gol do Alvinegro no jogo e deu passe para o segundo, feito por Lodeiro, sendo decisivo para a equipe que perdia por 2 a 0 e conseguiu arrancar o empate. Lucas lamentou o resultado, mas acredita ter feito sua melhor atuação na temporada. Ele espera que o time não repita os erros desse jogo na semifinal contra o Flamengo, no próximo domingo, às 16h, no Engenhão.

- Fiquei feliz pelo gol marcado e pela atuação, que considerei a minha melhor esse ano. Mas gosto sempre de analisar as coisas pelo lado coletivo. Sabemos que ficamos devendo. Queríamos a vitória e infelizmente não aconteceu - disse o camisa 2, que ainda elogiou a participação do atacante Rafael Marques, titular pela primeira vez no ano:

 - Tivemos pontos positivos na partida, como a reação, após estarmos perdendo por 2 a 0, além da boa partida realizada pelo Rafael Marques, o que nos deixou muito felizes. Agora vamos tentar manter o que deu certo e, principalmente, corrigir as falhas para que elas não se repitam na semifinal. É um jogo que mexe com todos e uma boa oportunidade de mostrarmos nossa força.

Lucas ainda lembrou que a partida diante do Boavista foi apenas a sua quarta na temporada. Ou seja, atuou apenas a metade dos jogos do clube no ano. O jogador havia desfalcado o Botafogo nos primeiros jogos por problemas musculares e fez sua estreia na competição apenas contra o Macaé, na quinta rodada da Taça Guanabara.

- Ainda estou recuperando meu melhor ritmo de jogo e contra o Boavista já me aproximei um pouco mais do que considero o ideal. Fui constante nas subidas ao ataque, ajudei na marcação e vou procurar repetir isso mais vezes, a começar por esse jogo decisivo contra o Flamengo - completou.

Como empatou com o Boavista, o Botafogo terminou a primeira fase em segundo lugar no Grupo A, com 15 pontos, um atrás do Vasco. Na semifinal diante do Flamengo, o time de General Severiano precisa vencer para garantir a vaga na decisão do primeiro turno. Um empate elimina o Glorioso da Taça Guanabara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/lucas-comemora-melhor-partida-do-ano-mas-admite-ma-atuacao-do-time.html

Reunião na CBF extingue clássicos nas últimas rodadas do Brasileirão


Modelo de tabela, utilizado nos últimos dois anos do campeonato nacional, foi reprovado em votação com representantes de 19 clubes da Série A

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Campeonato Brasileiro não terá mais suas últimas rodadas destinadas aos clássicos estaduais. O modelo, utilizado nos últimos dois anos, foi um dos temas de uma reunião na tarde desta segunda-feira entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, e os representantes de 19 clubes da Série A na sede da entidade, no Rio de Janeiro (a Portuguesa não compareceu). Colocada em votação, a ideia foi reprovada pela maioria dos votos (11 a 8) e não fará mais parte da tabela nacional a partir deste ano.

- O Vasco votou a favor (da extinção) e houve um consenso de que não haja mais clássicos em sequência no fim do Brasileiro. Pode até acontecer um, mas não achamos produtivo como está. Então, isso acabou - explicou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, que esteve na reunião.

Um dos motivos para a decisão foi o maior policiamento necessário para cobrir dois jogos simultâneos na mesma cidade. O modelo com clássicos na reta final foi instituído pela CBF em 2011 para evitar que os jogos das últimas duas rodadas percam emoção quando um clube se tornar campeão antecipadamente. Além disso, evitar que uma equipe sem ambições no fim do torneio não leve a sério um jogo contra um postulante ao título ou a uma vaga na Libertadores.

Notadamente, casos que chamaram a atenção aconteceram em 2009 e 2010. Com o Flamengo dependendo de uma vitória sobre o Grêmio na última rodada, em 2009, o time gaúcho escalou  reservas para o confronto no Maracanã. Se o Grêmio ao menos empatasse aquele jogo, o campeão seria o arquirrival Internacional. Ao fim dos 90 minutos, o Flamengo suou muito, mas venceu por 2 a 1, de virada, e ficou com a taça.

No ano seguinte, o Fluminense, que disputava o título ponto a ponto com o Corinthians, enfrentou e venceu nas últimas rodadas, fora de casa, os desinteressados Palmeiras e São Paulo. O derradeiro rival foi o já rebaixado Guarani, que mandou a campo um time de reservas. A vitória do Flu foi muito difícil, por 1 a 0, e valeu o título.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/02/reuniao-na-cbf-cancela-rodadas-de-classico-estadual-no-fim-do-brasileiro.html

Fã se inspira na garra de Jaqueline e homenageia musa com tatuagem


Personal trainer e jogador de vôlei amador, Matheus Bonato tatuou imagem da jogadora no ombro. No primeiro encontro, deu sorte à ponteira em vitória

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Matheus Bonato havia visto Jaqueline ao vivo apenas uma vez, durante o Grand Prix de 2010, em São Carlos, no interior de São Paulo. Lá, tentou falar com a jogadora, mas não conseguiu. O fã, no entanto, seguiu acompanhando de perto a carreira da musa. Junto dela, sofreu com as lesões e a gravidez interrompida e se inspirou com a volta por cima da ponteira. Depois conquista do ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, o atleta amador de vôlei resolveu ir além. Procurou imagens na internet e, empolgado, homenageou Jaque com uma tatuagem em seu ombro direito. Na vitória do Osasco sobre o Rio de Janeiro, na noite de sexta, a jogadora conheceu seu fã pessoalmente, após alguns contatos pela internet. E se emocionou.

Jaqueline com fã tatuado (Foto: Fabio Rubinato/AGF)Matheus mostra tatuagem para Jaqueline antes do jogo contra o Rio de Janeiro (Foto: Fabio Rubinato/AGF)

- Eu fico feliz com esse carinho, estou vendo as lágrimas nos olhos dele. Eu jamais imaginei que um fã fizesse isso por mim. Acho que é um reconhecimento do meu trabalho, tudo o que eu já passei na minha vida. Ele falou que reconhece quantas dificuldades que eu passei. Mas eu consegui dar a volta por cima e eu espero que as pessoas saibam levar isso como exemplo. Eu adoro tudo isso, fiquei muito emocionada com tudo o que ele fez. E hoje ele me deu sorte – disse a musa, que deu o troféu que recebeu de melhor jogadora em quadra para o fã.

O fã, de 25 anos, ficou ainda mais emocionado. Empolgado com o carinho que a jogadora demonstrou no primeiro encontro, o personal trainer, que joga no time amador de São Joaquim da Barra, no interior paulista, encheu a musa de elogios.

vôlei fã tatuagem Jaqueline (Foto: Reprodução / Twitter)Matheus se inspirou em foto de Jaque nos Jogos de Londres (Foto: Reprodução / Twitter)

- Ela é muito mais linda pessoalmente do que por televisão e foto. Ela é muito mais simpática do que aparenta. Superou ainda mais as minhas expectativas, é maravilhosa. Você cria uma expectativa e fica com medo de frustrar, mas ela é maravilhosa. Sem palavras. Todo mundo sabia que ia ser um jogo emocionante e foi. Claro que o resultado ideal seria um 3 sets a 0 ou 3 sets a 1, mas foi um jogaço – disse Matheus, que presenteou Jaqueline com doces de sua cidade e ganhou também uma camisa do Osasco autografada.

A admiração de Matheus por Jaqueline não se explica apenas pelo talento da jogadora. A ponteira carrega no currículo algumas histórias de superação, como uma gravidez interrompida e uma fratura cervical durante os Pan de Guadalajara, em 2011. A força de vontade com a qual deu a volta por cima fez com que o fã admirasse ainda mais a garra de Jaque.
- Desde 2005, quando vi a Jaque jogar pela primeira vez, me chamou muito a atenção a garra com que ela joga. Claro, a qualidade técnica e a beleza dela também. Então, me chamou a atenção em todos os sentidos e eu passei a acompanhá-la. Eu queria fazer uma tatuagem que representasse o vôlei para mim. E não tem como falar de vôlei na minha vida sem falar da Jaqueline. Já sofri muito com a Jaqueline, como todos os outros fãs, por tudo o que ela passou. Sempre sofri muito junto com ela. Mas também sempre acreditei, assim como ela, que ela daria a volta por cima e seria vitoriosa como ela é.

No primeiro encontro com Jaqueline, Matheus deu sorte à jogadora. No clássico contra o Rio de Janeiro, a ponteira foi a melhor em quadra, ainda que Osasco tenha deixado escapar a liderança da fase classificatória. Agora, o time paulista vai encarar o Minas pelas quartas de final da competição. O primeiro confronto será nesta terça-feira, às 18h30m, no ginásio José Liberatti. O SporTV transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Jaqueline com fã tatuado (Foto: Fabio Rubinato/AGF)Jaqueline ao lado do fã Matheus (Foto: Fabio Rubinato/AGF)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/fa-se-inspira-na-garra-de-jaqueline-e-homenageia-musa-com-tatuagem.html

Elize Maia e Fê Berti vencem etapa uruguaia do Sul-Americano de praia


Brasileiras batem argentinas na final, enquanto Leonardo Gomes e Daniel Souza terminam em terceiro no masculino. Brasil lidera ambos os rankings

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu, Uruguai

Elize e Maia e Fernanda Berti conquistaram o primeiro título juntas neste domingo. Na terceira etapa do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia 2012/2013, em Montevidéu, no Uruguai, a dupla derrotou as argentinas Ana Gallar e Virgínia Zonta para faturar o ouro. No masculino, o país foi representado no pódio por Leonardo Gomes e Daniel Souza, que faturaram o bronze.

Com os resultados, o Brasil segue na liderança do ranking sul-americano nos dois naipes. No feminino, o país lidera com 580 pontos, seguido pela Argentina, que tem 540. No masculino, brasileiros e chilenos dividem a ponta, com 560 pontos. A quarta etapa do Circuito será disputada em Lima, no Peru, de 1º a 3 de março.

vôlei de praia brasil circuito sul-americano (Foto: Reprodução / Facebook)Seleção posa com a bandeira brasileira em Montevidéu, no Uruguai (Foto: Reprodução / Facebook)

A campanha perfeita de Elize e Fernanda também teve vitórias sobre duplas de Uruguai, Venezuela e Colômbia sem cedes sets às rivais. Contra as argentinas Gallay e Zonta, representantes do país nos Jogos de Londres, as brasileiras venceram o primeiro set por 21/18. A partida foi finalizada na metade do segundo set, quando o placar marcava 11 a 10 para a parceria verde-amarela.

vôlei de praia Elize Maia Fernanda Berti Uruguai (Foto: Divulgação/CBV) Elize Maia e Fernanda Berti após a conquista no Uruguai (Foto: Divulgação/CBV)

Esta foi a segunda medalha conquistada pela dupla brasileira na temporada 2012/2013 do Circuito Sul-Americana. Fernanda e Elize levaram a prata na etapa de Viña Del Mar, no Chile, há duas semanas. Lili e Rebecca conquistaram o ouro na etapa da Argentina, a primeira da temporada.

No masculino, Leonardo Gomes e Daniel Souza ganharam o bronze ao derrubar os paraguaios Mauricio Brizuela e Luis Riveros por 2 sets a 0, parciais de 21/18 e 21/19. O ouro ficou com os venezuelanos Leonard Colina e Jackson Henriquez, que derrotaram os primos chilenos Marco Grimalt e Esteban Grimalt por 2 a 0 (22/20 e 21/14).

Esta também foi a terceira medalha do vôlei de praia masculino do Brasil na temporada continental. Thiago e Álvaro Filho conquistaram a prata na Argentina, enquanto Vitor Felipe e Evandro levaram o ouro no Chile.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/elize-maia-e-fe-berti-vencem-etapa-uruguaia-do-sul-americano-de-praia.html

Capitão do Campinas vira líbero por um dia e é eleito o melhor da rodada


Renato Russomano substitui o titular Alan, suspenso com três cartões amarelos, e tem boa atuação mesmo improvisado. 'Foi diferente', diz

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Renato Russomano provou que pode ser útil ao elenco do Campinas mesmo quando atua fora da posição habitual. Capitão desde sua chegada ao clube, no início da temporada, o ponteiro quebrou o galho do técnico Marcos Pacheco e fez a função de líbero na vitória por 3 sets a 1 sobre o Pindamonhangaba - o titular Alan cumpriu suspensão por três cartões amarelos.

Renato Russomano, ponteiro do Campinas (Foto: Cinara Piccolo / Piccolo & Inamine)Renato sai da ponta e vira líbero por uma partida: prêmio duplo (Foto: Cinara Piccolo / Piccolo & Inamine)

Mesmo deslocado para uma posição bem diferente da sua, Renato mostrou versatilidade. Ajudou a equipe na recepção dos saques e em passes precisos para os levantadores Murilo Radke e Rodriguinho. Como prêmio, recebeu o troféu Viva Vôlei como o melhor em quadra e foi eleito pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) o melhor da posição na nona rodada do segundo turno da Superliga.

- Foi uma situação diferente. Nunca esperava ter saído como melhor em quadra e ainda ser eleito o líbero da rodada. O importante foi que ajudei o time a sair com a vitória, num jogo decisivo no torneio - afirmou Renato, surpreso com a premiação.

Esse não foi o único destaque campineiro na vitória sobre Pindamonhangaba. O cubano Jurquin foi eleito o melhor atacante da rodada, ao marcar 17 pontos (77% de aproveitamento nas viradas).

Quinto colocado da Superliga, com 37 pontos, Campinas terá dois confrontos com mineiros nesta semana. Na quinta-feira, os comandados de Marcos Pacheco enfrentam o Cruzeiro em casa, no Ginásio do Taquaral, às 21h30. Já no sábado, recebem o Minas, novamente no interior de São Paulo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2013/02/capitao-do-campinas-vira-libero-por-um-dia-e-e-eleito-o-melhor-da-rodada.html

Vissotto supera susto na Rússia, dá pitacos sobre a Superliga e mira 2016



Após sofrer arritmia em quadra, oposto é destaque de Jogo das Estrelas, fala sobre retorno ao Brasil e à seleção e revela interesse em comércio exterior

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

O coração acelerado, geralmente sinônimo de adrenalina e emoção no esporte, já deu alguns sustos em Leandro Vissotto. O último deles foi no dia 31 de janeiro, quando uma arritmia cardíaca tirou o oposto de quadra em jogo válido pelo Campeonato Russo. Depois de um 2012 amargo devido a lesões e à perda do ouro olímpico, o jogador tenta transformar 2013 em um ano de volta por cima. Com 112 pontos marcados apenas neste mês, o brasileiro foi escalado para o Jogo das Estrelas da liga em que atua, em Moscou, neste sábado. E, em meio a diversos algozes do Brasil nos Jogos de Londres, mostrou que o recomeço está bem encaminhado.

Maior pontuador do Ural Ufa nos últimos cinco jogos da equipe, sendo três pelo campeonato nacional e dois pela Challenger Cup, Vissotto conversou com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM por telefone. Durante a entrevista, contou maiores detalhes sobre o problema que o persegue desde o tempo em que atuava pelo Trentino, da Itália, e revelou que temeu o fim precoce da carreira. Com o problema sob controle, no entanto, o oposto se cerca de planos. Aberto a propostas para atuar na Superliga masculina na próxima temporada, o atleta também sonha defender a seleção no ciclo para os Jogos de 2016, mas já se prepara para novos desafios no futuro. Em meio à rotina de treinos e viagens, o carioca aprofunda seus conhecimentos sobre as dinâmicas do comercio exterior, área em que cogita trabalhar após aposentar-se do vôlei. Confira a entrevista na íntegra.


leandro vissotto Ural Ufa volei (Foto: Divulgação/Ural Ufa)Leandro Vissotto supera susto e comanda o Ural Ufa no Campeonato Russo (Foto: Divulgação/Ural Ufa)

Em algum momento você temeu que sua carreira pudesse ser encurtada devido à arritmia?
Na primeira vez que consultei um médico no Brasil eu tive medo. O único momento em que fiquei preocupado foi antes de fazer o cateterismo. Mas o médico me explicou os tipos de arritmia e confirmou o tipo que tenho é a mais branda, chamada de flutter. Só tem perigo se durar de 24h a 48h, e a última que tive não durou nem cinco minutos. Em Cuneo tive a mais longe, e fiquei umas três horas me sentindo mal. Penso sempre na minha família. A possibilidade de não poder exercer a profissão, por mais remota que seja, sempre assusta. Desta vez minha esposa estava no Brasil, então estava sozinho mesmo e foi duro. Mas sou uma pessoa de muita fé e, nesses momentos de solidão, a gente se apega ainda mais.

Você se assustou com a repercussão do caso no Brasil, já que o Campeonato Russo não costuma ganhar muito destaque?

A repercussão era algo inevitável porque passei mal no meio do jogo. O pessoal tirou foto, o próprio clube divulgou. Brincamos que noticia ruim chega rápido. Achei ruim porque é um campeonato de altíssimo nível, tenho feito ótimas partidas, e a torcida não chega a ter informações positivas.


vôlei Leandro Vissotto ural ufa (Foto: Reprodução / Site Oficial do Ural Ufa)Vissotto recebe atendimento ainda em quadra apósarritmia (Foto: Reprodução / Site Oficial do Ural Ufa)

As além das arritmias que você sentiu em quadra defendendo o Cuneo e o Ural Ufa, houve algum outro episódio?
Tive uma vez em Araçatuba, quando defendia o Vôlei Futuro. Eu não estava jogando. Estava andando no ginásio depois de fazer musculação. Foi até o pior de todos. A primeira vez que senti eu estava na Itália, em Trento. Eu fico meio mole, o coração bate mais rápido, e tenho a sensação de que vou perder a consciência. Mas eu nunca cheguei a perder de fato.

Você mudou sua rotina? Tem que tomar alguma medicação?
Não tomo nenhuma medicação específica, mas na quarta mesmo passei por mais uma bateria de exames. O levantador do meu time (o espanhol Miguel Angel Falasca) também tem arritmia e tem ainda mais cuidados por ser de um tipo mais grave. Fiquei impressionado com a assistência que eles dão aqui na Rússia. Nem na Itália tive algo parecido.


Em 2012 você também enfrentou lesões no joelho e na coxa, e o Brasil perdeu outros jogadores machucados. Acha que a seleção teve azar?
Eu estava no meu melhor ano na Itália. Nunca tinha me sentindo tão bem física e tecnicamente como no ano passado. Quando voltei pra treinar depois do cateterismo tive a inflamação no joelho, e em vez de parar 15 dias, fiquei quase 45 fora. Também sofremos com Giba, o Murilo lesionou o ombro, Dante machucou o joelho... Foi um ano difícil e pagamos o preço na final olímpica. Perder jogo por 3 a 2, da forma que perdemos, com certeza teve influência da parte física. Mas nos bastidores também soube que o time russo teve lesões. Não podemos usar isso como justificativa, mas realmente não foi a melhor condição que tivemos durante o ciclo.


vôlei Leandro Vissotto Dmitriy Muserskiy Jogos das Estrelas Rússia (Foto: Reprodução)Vissotto 'se vinga' de Muserskiy, algoz do Brasil em Londres, antes do Jogos das Estrelas (Foto: Reprodução)

E como foi migrar justo para o vôlei russo depois das Olimpíadas de Londres?
Mandei até mensagem pro Bruninho brincando que ia dar um chute no grandão que mudou a partida (o oposto Dmitriy Muserskiy, de 2,18m). Mas eles nos respeitam muito. Sabem que não foi fácil e até hoje não têm certeza sobre como conseguiram. Foi de uma forma que não se repetiria se jogássemos novamente, em um playoffs de cinco jogos, por exemplo. Em jogo único a sorte e o fator psicológico influenciam muito. Mas aqui eles me respeitam muito. Estavam praticamente todos no All Star Game (Jogo das Estrelas).

Temos sempre que pegar bons exemplos para usar na Superliga. (...) Tive oportunidade de continuar no Brasil, mas não pude aproveitar por ser um atleta de sete pontos. Isso tem que mudar"
Vissotto

Acha que falta um evento neste mesmo estilo na Superliga?
Acho que temos sempre que pegar os bons exemplos nos campeonato mundo afora para usar na Superliga. Nos países europeus há vários formatos interessantes que podem servir. Outra coisa interessante é que aqui fora não existe o ranking de atletas, que hoje prejudica muitos atletas de ponta que tem que sair por causa da pontuação. Já tive oportunidade de continuar no Brasil, mas não pude por ser um atleta de sete pontos. Acho que isso tem que mudar.


Você quer voltar ao Brasil na próxima temporada da Superliga?
Tudo depende. Essa questão da pontuação limita muito a volta para o Brasil. Eu sou natural do Rio de Janeiro, só teria um time para jogar se quisesse morar lá. Mas sou jogador de sete pontos, e o time do Rio já tem três atletas com essa pontuação (Bruninho, Dante e Lucão). Aqui na Rússia há um campeonato com investimento muito grande, com altíssimo nível, sem necessidade destas limitações. Estou contente, mas tendo uma possibilidade boa de voltar, é claro que eu consideraria.


E qual o seu palpite para o título masculino deste ano?
Tenho acompanhado os jogos pela internet e, até pela classificação na tabela, o Rio de Janeiro aparece como favorito. Mas é a teoria, e também não está muito à frente dos outros times. Como a final é em um jogo seco (jogo único, enquanto na Rússia é em melhor de cinco), vejo os quatro primeiros (Rio, Cruzeiro, Seis-SP e Canoas) com chances de título. Vai ter equilíbrio até o fim. Prefiro não torcer para ninguém porque tenho amigos em todas essas equipes.


E como você se vê o ciclo para os Jogos de 2016?
Fisicamente minha idade não ajuda (29 anos), mas vejo a experiência como uma grande vantagem a meu favor. Tenho vivência de jogo, seis anos jogando fora e muita tranqüilidade para jogar em momentos decisivos. Sempre consegui render bem e contribuir em jogos delicados. O Bernardo é um ótimo treinador e sempre faz as melhores escolhas. Se eu tiver condições, ele vai me deixar entre os melhores.


Vissotto Neves e Murilo, Comemoração, Brasil x EUA, Vôlei (Foto: Agência AP)Vissotto e Murilo em Londres: oposto torce para seguir na seleção até os Jogos do Rio (Foto: Agência AP)

No Brasil seu principal hobby é pescar. E aí na Rússia? Conheceu bem a região de Ufa?
Meu único hobby aqui é jogar videogame. Os russos até pescam em rios congelados, mas não acho nada animador sair em um frio de menos 20 graus. Acabei não fazendo muito turismo justamente por isso, porque não tem como ficar mais de cinco minutos fora do carro. no gelo. No meu tempo livre jogo mais videogame, converso com parentes na internet e aproveito para estudar um pouco assuntos que me interessam.

E que assuntos são estes?
Na última viagem do clube eu li muito sobre comercio exterior. Não faço nem nunca fiz graduação na área, mas acho muito importante me aprofundar em assuntos que me interessam. Por estar há muito tempo fora acabei conhecendo pessoas importantes e vislumbrando possibilidades. Hoje vivemos em um mundo globalizado, e a Rússia está crescendo assim como Brasil. Quem sabe, quando eu parar de jogar , não possa trabalhar com exportação e importação. Tenho amigos que mexem com isso e, acima de tudo, sou curioso. Acho importante estar preparado para qualquer oportunidade


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/vissotto-supera-susto-na-russia-da-pitacos-sobre-superliga-e-mira-2016.html

Exames flagram arritmia cardíaca, e Veridiana desfalca o Sesi-SP


Afastada da equipe, líbero não enfrentará Praia Clube nas quartas

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Veridiana vôlei entre Suelle e Marcela desfalca o Sesi-SP  (Foto: João Gabriel Rodrigues)Com arritmia, Veridiana fica na arquibancada, entre Suelle e Marcela (Foto: João Gabriel Rodrigues)

Uma semana antes dos playoffs, o susto. Líbero do Sesi-SP, Veridiana, também conhecida como Verê, passou por exames de rotina no clube e descobriu uma arritmia no coração. Por precaução, a comissão médica da equipe decidiu afastá-la dos jogos até que se tenha uma noção real do problema. Por isso, a jogadora será desfalque do time no confronto contra o Praia Clube, nas quartas de final da Superliga.

- Foram os exames de rotina do Sesi-SP, médico sempre faz com as atletas e, nesse exame cardiológico, foi detectada uma arritmia. Foi um susto mesmo para mim, para a minha família, porque nunca tive nenhum sintoma, nenhum problema em nenhuma temporada. Mas, para não correr nenhum risco e por precaução, os médicos me afastaram para que, depois dos exames, possamos saber qual o tipo de tratamento que vou fazer e quanto tempo vou ficar afastada – disse a jogadora.

Apesar do problema, Veridiana não perde a esperança de jogar os playoffs pela equipe. A jogadora aguarda a avaliação médica para saber quando poderá retornar à quadra.

- Os exames já foram feitos, estou aguardando. Os médicos vão se reunir, analisar direitinho, para poder ter diagnóstico certo. Mas tenho total esperança de jogar os playoffs. Eles me deixaram afastada porque, se tem um risco, em primeiro lugar é a minha vida. Então, acharam melhor que eu ficasse afastada.

O Sesi-SP estreia nas quartas de final da competição nesta segunda-feira, contra o Praia Clube. O segundo confronto está marcado para a próxima sexta, às 21h, em Uberlândia.

Alvo em Osasco, Natália diz: 'Entrou por um ouvido e saiu pelo outro'


Ponteira que trocou o time paulista pelo Rio de Janeiro comenta hostilidade da torcida no jogo de sexta-feira: 'Sabia o que me esperava, joguei aqui'

Por Thiago Braga e João Gabriel Rodrigues Osasco, SP

A dor de ver um ídolo deixar o seu time para jogar no seu maior rival é algo que demora a cicatrizar. E para extravasar esse sentimento, muitas vezes o torcedor “traído” age passionalmente. A ponteira Natália, do Rio de Janeiro, sentiu toda a ira dos torcedores do Osasco, clube onde foi formada e ficou por cinco anos na noite da última sexta-feira, quando as duas equipes duelaram pela última rodada da fase de classificação da Superliga. Osasco venceu por 3 sets a 2, em três horas de vôlei da melhor qualidade, fazendo jus à presença de nove medalhistas olímpicas em quadra.

Logo quando entrou no Ginásio José Liberatti para jogar contra a equipe da casa pela primeira vez desde que se transferiu para o Rio, Natália percebeu que não teria vida fácil. Ela foi recebida com gritos de “mercenária” e “pipoqueira”, além de vários cartazes que a chamavam de “Judas” e que pediam para as jogadoras de Osasco sacarem na camisa 12 adversária. Em um deles havia, uma réplica de uma cédula de R$ 50 com a foto de Natália (Veja no vídeo abaixo a recepção da torcida para Natália).

-  Estou trabalhando e tentando me concentrar mais. Eu sabia o que me esperava, joguei aqui. A torcida faz o que acha que é certo, mas entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Estou vindo de uma sequência de jogos não muito boa e estou trabalhando para melhorar – resumiu.

Extremamente vaiada, Natália sentiu a pressão já no início, que resultou no primeiro erro da partida, no que foi prontamente “saudada” pela torcida adversária com os gritos de “burra”. Mas a coisa só piorava. A cada vez que ela se encaminhava para a linha de saque, os 4.500 presentes se tornavam uma única voz e a vaiavam sem piedade.



Torcida do Osasco (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)Torcida do Osasco pede para o time explorar a ponteira do Rio de Janeiro (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)

No primeiro tempo técnico do jogo, Natália recebeu uma atenção especial da líbero Fabi, da levantadora e capitã Fofão e do técnico Bernardinho. Todos pediam para que ela mantivesse a calma. Fabi, talvez, tenha sido a mais importante. O pedido da torcida para que os saques de Osasco fossem direcionados a ela foi atendido pelas jogadoras da equipe paulista. Na primeira parcial, foram nove saques em cima de Natália. Poderiam ser mais, não fosse a cobertura que Fabi fazia da companheira.

No segundo set a história se repetiu. Nove saques tiveram como direção a posição que Natália ocupava em quadra. Além disso, a camisa 12 da equipe carioca pecava no ataque e no saque, mandando na rede a bola por duas vezes.
 

Com dois sets a zero para Osasco no placar, o que se viu na virada para o terceiro set foi uma Natália cabisbaixa, abatida. Se no jogo do primeiro turno, Natália foi um dos destaques, com 15 pontos, neste ela deixou a desejar, anotando apenas três pontos. A irregularidade fez com que Bernardinho a substituísse por Regiane. Rio de Janeiro reagiu, venceu os dois sets seguintes e garantiu assim o primeiro lugar na fase de classificação.

Depois de um rápido bate-papo com seu ex-técnico Luizomar de Moura, Natália se emocionou. Com lágrimas nos olhos, deixou transparecer que ficou incomodada com a reação dos torcedores.

- Foi a coisa mais ridícula eu ver a minha cara na nota de R$ 50. Eu fiquei gargalhando. Já me chamaram de gorda em outros lugares. Mas tenho que me acostumar.


Cédula com o rosto de Natália (Foto: Divulgação/Osasco)Cartaz com a cédula que tinha o rosto de Natália (Foto: Divulgação/Osasco)

Luizomar preferiu relativizar a participação da torcida na atuação apagada de Natália. E deu um conselho.

- É uma mágoa muito grande (que a torcida tem). Ninguém queria que ela saísse. Ela ganhou um título importante para nós no Ibirapuera (em 2010, contra o Rio de Janeiro, após cinco vices seguidos). Mas isso é importante, faz parte do crescimento dela – garantiu Luizomar.

Sobre o pedido da torcida para forçar o jogo em cima da camisa 12, Luizomar desconversou.

- Isso faz parte da estratégia de jogo. E a minha estratégia eu não posso revelar – despistou.

Agora o Osasco encara o Minas na próxima terça-feira, às 18h30m, no José Liberatti, no primeiro confronto das quartas de final. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/alvo-em-osasco-natalia-diz-entrou-por-um-ouvido-e-saiu-pelo-outro.html

Na Paraíba, Solberg supera dores e fatura sexto título ao lado de Schmidt


Ricardo/Cunha e Alison/Emanuel ficam em 2º e 3º lugares, respectivamente

Por SporTV.com João Pessoa

Nada como um dia após o outro. Na noite deste sábado, Ricardo e Pedro Cunha deixaram a arena montada na Praia de Cabo Branco ovacionados após uma vitória impecável. Pedro Solberg e Bruno Schmidt, apesar da classificação para a final do Open de João Pessoa, saíram preocupados com uma lesão nas costas do carioca. Na manhã deste domingo, porém, a dor deu lugar à adrenalina do jogo e a alegria da superação. Por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 21/16, os líderes do ranking nacional derrubaram seus maiores adversários na disputa do título da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e comemoraram no lugar mais alto do pódio pela sexta vez em oito etapas. Alison e Emanuel terminaram em terceiro lugar.

- Foi mais um susto. Uma vértebra acabou rodando, mas o Mark (Mark Hudson, fisioterapeuta) deu um show e me deixou bem para essa final. Eu não esperava ter um início tão bom ao lado do Bruno. Sabia do potencial, mas não acreditava que fosse ser nesse ritmo tão acelerado. Não vejo a hora de chegar o Circuito Mundial para conquistarmos nossos objetivos - disse Solberg.


Quem são o Muso e a Musa da Praia? Clique aqui e vote na primeira fase do concurso

Bruno Schmidt Pedro Solberg volei de praia (Foto: Daniel Fonseca/CBV)Bruno Schmidt e Pedro Solberg comemoram o sexto título em oito etapas (Foto: Daniel Fonseca/CBV)

Além da conquista deste domingo, Solberg e Schmidt subiram ao lugar mais alto do pódio em Goiânia, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza. Com 2720 pontos, os dois se isolaram ainda mais na ponta da classificação que definirá o campeão do Circuito. Ricardo e Pedro Cunha, em segundo, somam 2280.

Superação e sorte para os líderes
Com uma lesão nas costas, sofrida na véspera, Pedro Solberg foi o alvo de Ricardo e Pedro Cunha durante a maior parte do set. Com a dor sob controle, o bloqueador não demonstrou qualquer incômodo e distribuiu pancadas no ataque. Ricardo pedia apoio da torcida sempre que pontuava, e Pedro Cunha ajudou a manter o placar equilibrado com bons ataques na paralela. O saque de Bruno Schmidt, porém, fez a diferença na reta final e deu à dupla a vantagem necessária para fechar a parcial, encerrada com saque para fora de Ricardo: 21/17.


Schmidt seguiu muito eficiente no saque, e o jogo ganhou emoção com mais ralis. A cada cravada, Ricardo chamava a torcida para ganhar confiança. Com o placar empatado em 7 a 7, Pedro Cunha sentiu um mal estar e solicitou atendimento médico. Após se hidratar e descansar um pouco, o defensor carioca voltou ao jogo. O rendimento, no entanto, teve queda significativa. Schmidt se valeu do cansaço visível do adversário para explorar as largadas no fundo de quadra, abrindo três pontos de vantagem em 18/15. Solberg soltou o braço e, em ataque de Cunha na rede, o campeão de definiu: 21/16.



pedro cunha volei de praia (Foto: Daniel Fonseca/CBV)Pedro Cunha tenta o ataque: atleta olímpico passa mal e cai de rendimento (Foto: Daniel Fonseca/CBV)

A campanha da dupla campeã
Pedro Solberg/Bruno Schmidt venceu Bruno/Hevaldo - 21/18 e 21/11
Pedro Solberg/Bruno Schmidt venceu Tocantins/Bob Filho - 21/17 e 21/15
Pedro Solberg/Bruno Schmidt venceu Evandro/Vitor Felipe - 21/16, 19/21 e 15/8
Pedro Solberg/Bruno Schmidt venceu Thiago/Álvaro Filho - 21/10 e 21/11
Pedro Solberg/Bruno Schmidt venceu Ricardo/Pedro Cunha – 21/17 e 21/16


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/02/na-paraiba-solberg-supera-dor-e-fatura-sexto-titulo-ao-lado-de-schmidt.html

Ágatha/Bárbara derruba Juliana/Maria e desencanta com 1º título na Paraíba


Invictas no Open de João Pessoa, paranaense e carioca encurtam distância para as líderes do ranking pela metade. Talita e Taiana completam o pódio

Por SporTV.com João Pessoa

Por duas vezes, Ágatha e Bárbara Seixas bateram na trave. Em Cuiabá e Belo Horizonte, a dupla chegou invicta à final, mas caiu diante de Juliana e Larissa. Neste domingo, com a santista ao lado de Maria Elisa, a parceria finalmente desencantou. No Open de João Pessoa, oitavo do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia 2012/13, a paranaense e a carioca sagraram-se campeãs juntas pela primeira vez, com parciais de 21/18, 14/21 e 15/10. Talita e Taiana, por 2 sets a 1, derrubaram Karin e Pri Lima e completaram o pódio.

- Estou muito emocionada. A gente já tinha ido a algumas finais, mas é o primeiro título meu e de toda a equipe. Eu lembro todos os dias da nossa batalha, da dedicação e da disciplina que temos todos os dias para chegar onde estamos chegando agora. Fico feliz e muito orgulhosa pela minha parceira e pela minha equipe. Obrigada a todos – disse Bárbara.


Quem são o Muso e a Musa do Vôlei de Praia? Clique aqui e vote na primeira parcial

podio feminino volei de praia (Foto: Daniel Fonseca/CBV)Bárbara e Ágatha sobem ao alto do pódio pela primeira no Circuito Brasileiro  (Foto: Daniel Fonseca/CBV)

Com o título na Paraíba, Ágatha e Bárbara encurtaram pela metade a distância para Rebecca e Lili na briga pelo título da temporada. As comandadas de Rico de Freitas agora somam 2.360 pontos contra 2.440 das atuais líderes do ranking.

Bárbara e Ágatha se alternam no comando


Bárbara Seixas e Ágatha volei de praia (Foto: Daniel Fonseca/CBV)Dupla faz a festa com champanhe no pódio(Foto: Daniel Fonseca/CBV)

O placar no início foi movimentado basicamente através dos contra-ataques. Maria Elisa de um lado, e Bárbara Seixas do outro, brilharam nas defesas e concluíram com precisão em um rali após o outro. Ágatha, após recuo perfeito, abriu 10 a 7 e forçou o pedido de tempo do técnico Reis Castro. Na volta à quadra, Maria comandou a reação e selou o empate. Foi a vez do treinador Rico de Freitas parar o jogo.

A bronca pesada em Bárbara surtiu efeito, e a canhota deslanchou. Se Maria Elisa virava sobre a linha, a carioca confundia a defesa rival em seqüência. Um ataque para fora de Maria deu o set point. Após saque tático de Ágatha, a bola voltou de graça para Bárbara  fechar em 21/18.

No segundo set, Juliana voltou com a pontaria mais calibrada e dividiu a responsabilidade com Maria Elisa, largando com dois pontos de vantagem. Com um ataque de segunda, a santista abriu 7 a 4. Maria Elisa ajudou a manter a vantagem, e Ágatha e Bárbara somaram erros em seqüência. Juliana apareceu mais no bloqueio e ampliou a margem. Bárbara ainda salvou um set point, mas já era tarde para evitar o tie-break: 21/14.

Apesar de terem cedido o empate, foram Ágatha e Bárbara que voltaram com ânimo renovado. Muito bem no saque, a paranaense liderou a arrancada e, com ponto de bloqueio, abriu 5 a 1. Reis Castro pediu tempo, e suas comandadas responderam. A distância, porém, já era enorme. Com a sorte ao lado, Bárbara cravou ace após a bola bater na fita. Afiada, a carioca esbanjou habilidade encobrindo o bloqueio rival seguidamente.
 Quando Maria Elisa arriscou com sucesso no saque e esboçou uma reação, Rico parou a partida. Em um ataque na rede, Juliana deu o título às adversárias: 15/10.

maria elisa agatha volei de praia (Foto: Daniel Fonseca/CBV)Ágatha arma o bloqueio para barrar Maria Elisa, destaque durante todo o Open (Foto: Daniel Fonseca/CBV)

A campanha da dupla campeã
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Thaís/Val - 21/15 e 21/16
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Karin/Pri Lima – 21/9, 19/21 e 15/13
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Lili/Rebecca - 22/20 e 21/12
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Talita/Taiana - 19/21, 22/20 e 15/13
Ágatha/Bárbara Seixas venceu Juliana/Maria Elisa - 21/18, 14/21 e 15/10


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/02/agathabarbara-derruba-julianamaria-e-desencanta-com-1-titulo-na-paraiba.html

Federer espanta zebra e, com pneu, sela virada na estreia no ATP de Dubai


Derrotado no 1º set, suíço elimina tunisiano Malek Jaziri após 1h30m de jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Dubai, Emirados Árabes

Roger Federer tomou um susto mas, com direito a pneu na sequência, espantou a zebra e estreou com vitória no ATP de Dubai. Nesta segunda-feira, o suíço perdeu o primeiro set para o tunisiano Malek Jaziri, número 128 do mundo, mas selou a virada com parciais de 5/7, 6/0 e 6/2, em 1h30m de jogo. Classificado para a segunda rodada da competição, o vice-líder do ranking aguarda agora o vencedor do confronto entre os espanhóis Marcel Granollers e Albert Montañés.

tênis roger federer atp de dubai (Foto: Agência Reuters)Roger Federer no serviço em Dubai: suíço vira sobre tunisiano com direito a pneu (Foto: Agência Reuters)

Nesta terça-feira, mais representantes da elite do tênis mundial estreiam no torneio dos Emirados Árabes. Na quadra central, Nikolay Davydenko encara o sérvio Janko Tipsarevic. Não antes das 12h (de Brasília), Djokovic enfrenta o compatriota Viktor Troicki. No confronto direto, o número 1 do mundo leva ampla vantagem, com 12 vitórias em 13 duelos. Na sequência, outro jogo de compatriotas, desta vez entre franceses: Jo-Wilfried Tsonga contra Michael Llodra. O tcheco Tomas Berdych compete na quadra 2 com o americano Rajeev Ram.

Federer 'se vinga' de quebra com pneu


No primeiro set, Jaziri salvou três break points e, na única chance que teve, quebrou o serviço de Federer, fechando o placar em 7/5 após 45 minutos de jogo. Mordido, Federer atropelou o rival na sequência e, com um pneu (6/0), empatou a partida. Na terceira parcial, o suíço teve o serviço ameaçado no terceiro game, mas se recuperou e confirmou o ponto. No sexto game, Jaziri salvou outro break-point, mas não resistiu às investidas do número 2 do mundo. O tunisiano ainda salvou um match point com um ace, mas Federer quebrou novamente o saque do adversário e encerrou a partida com 6/2 no placar.

Governo lança edital, e licitação do Maracanã será no dia 11 de abril


Diário oficial publica todos os detalhes do processo, divulga comissão responsável e vai revelar vencedor da disputa no Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

obras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters)Processo de licitação do Maracanã é incluído no plano estadual de parcerias público-privadas Rio de Janeiro (Foto: Agência Reuters)

O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou nesta segunda-feira o edital de concessão administrativa de gestão, operação e manutenção do complexo do Maracanã. O decreto nº 44.082, datada do dia 22 de fevereiro, foi assinado pelo governador Sérgio Cabral. Além disso, o Governo anunciou também que a licitação acontecerá no dia 11 de abril, às 10h (horário de Brasília), no auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara, na Rua Pinheiro Machado, no bairro de Laranjeiras, na Zona Sul da cidade.

No artigo 1º da decisão, o estádio do Maracanã é incluído no Plano de Parcerias Público-privadas do Rio de Janeiro, assim como o ginásio do Maracanãzinho e demais obras que estão sendo feitas no entorno do complexo. A previsão de conclusão das obras do local e entrega para a Fifa é no dia 28 de maio.

O decreto coloca sob a responsabilidade da Casa Civil a organização do processo de licitação do complexo do Maracanã. Além disso, o órgão do Governo do Rio de Janeiro poderá praticar os atos de homologação do processo de concessão e confirmar o vencedor da concessão, que será anunciado também no dia 11 de abril.

De acordo com o Diário Oficial desta segunda-feira, a Comissão Especial de Licitação instituída  para cuidar do processo é a seguinte: Luiz Roberto Silveira Leite (presidente) e Angela Leite (primeira-secretária), ambos da Casa Civil, e Sandra Vigné Lo Fiego, representante da unidade de PPP (parceria público-privada) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

Lona da cobertura e assentos em fase de instalação

cadeiras estádio maracanã  (Foto: Agência Reuters)Cadeiras já estão sendo instaladas no Maracanã (Foto: Agência Reuters)

Atualmente, o estádio passa pela fase de instalação das cadeiras e da lona da cobertura. O Maracanã já tem cerca de 10 mil assentos nas arquibancandas e, visivelmente, quase 25% da lona superior colocada. De acordo com a última medição oficial do consórcio responsável pela construção, o projeto está 80% concluído.

O primeiro jogo confirmado no Maracanã é o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. Na Copa das Confederações, o estádio receberá México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão em 30 de junho.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2013/02/maracana-e-incluido-no-plano-de-parceria-publico-privadas-do-rj.html

Gêmeos e rivais: Fábio admite que quase comemorou golaço de Rafael


Agora no QPR, lateral brinca sobre belo gol do irmão no jogo do último sábado: 'Nunca faz um desses, tinha que ser logo contra o meu time?'

Por Felipe Rocha Direto de Londres, especial para o GLOBOESPORTE.COM

Minutos após o fim da partida, Rafael e Fábio se despedem dos companheiros de clube, esquecem o dia como adversários e, novamente juntos, deixam o estádio no mesmo carro. No caminho até a casa de Fábio, porém, Rafael não consegue evitar uma provocação ou outra ao irmão. Natural para quem acabara de fazer um lindo gol na vitória por 2 a 0 de sua equipe, o Manchester United, contra o time do irmão gêmeo, o Queens Park Rangers.

Fábio não entrou em campo. Como está emprestado pelos Diabos Vermelhos ao cube de Londres, o contrato não permite que enfrente a ex-equipe. Das tribunas do estádio Loftus Road, viu Rafael abrir o placar em belo chute de direita de fora da área. Entre a alegria de ver o golaço do irmão e a tristeza de ver seu time sofrer um gol, Fábio admite que a primeira sensação prevaleceu. Aqui entre nós.

- Na hora foi difícil, cara. Você fica feliz em ver teu irmão fazer um golaço daqueles e naturalmente quer vibrar. Mas eu não podia porque estava do lado do presidente do QPR, da torcida. Foi difícil. Falei com ele depois: ‘Nunca faz um gol desses, tinha que ser logo contra o meu time (risos)?’ Mas fiquei feliz por ele – confessou o defensor do QPR, em sua casa na Zona Oeste de Londres.


fabio rafael queens park rangers manchester united (Foto: Felipe Rocha)Fábio, com a camisa do QPR, e Rafael, com a do United: gêmeos agora são rivais (Foto: Felipe Rocha)

A situação de ver o irmão como rival é novidade para os gêmeos. Desde os primeiros chutes em Petrópolis (RJ), onde nasceram, passando pelas categorias de base do Fluminense, até chegar ao futebol inglês, onde estão desde os 17 anos de idade, eles jamais haviam vivido essa experiência. Pelo menos, não como agora.

- Olha, jogar contra o meu irmão só em peladas mesmo. Na verdade, a mudança do Fábio pra Londres foi a primeira grande separação em nossas vidas. A gente nunca tinha ficado um ano longe. Mas estamos lidando bem com isso, a gente se visita bastante – diz Rafael, que passaria a noite do jogo na casa do irmão.

Enquanto Rafael fala, Fábio balança a cabeça como quem concorda com o que ouve. E completa o pensamento do irmão dizendo que o período tem sido positivo também para o amadurecimento deles em campo.


rafael Queens Park Rangers x Manchester United (Foto: Reuters)Rafael comemora o belo gol marcado sábado. Irmão ficou fora por contrato (Foto: Reuters)

- Cresci muito nesse tempo, cara. Acho que nós dois amadurecemos mais ainda. E dá pra ver isso em campo. Ele está voando e eu estou jogando com mais frequência aqui no QPR. Então a mudança está fazendo bem pra nós dois – disse.


A sintonia entre Fábio e Rafael é proporcional à diferença de pontos que separa seus clubes na tabela de classificação da Premier League. Enquanto o Manchester United caminha a passos largos rumo ao título da competição, com 12 pontos de vantagem para o vice-líder e atual campeão Manchester City, o Queens Park Rangers não é somente o lanterna, como está 7 pontos atrás do primeiro clube fora da zona do rebaixamento.

- Na hora do jogo, esquecemos tudo isso, esquecemos que do outro lado está o time do irmão. A gente é profissional e tem que jogar pra vencer. Até porque, o Manchester está brigando pra ser campeão e queremos ganhar todos os jogos. Estou feliz que a gente ganhou hoje e ficou um pouco mais perto do título – afirmou Rafael.

Para o Queens Park Rangers, que também tem o goleiro brasileiro Júlio César, a matemática é tão ingrata que Fábio prefere simplificar as contas na hora de responder o que precisar ser feito para escapar da degola.

- Está tão difícil, cara, que pra gente é melhor pensar em ganhar o próximo jogo. Precisamos de muitos pontos, mas vamos pensando de 3 em 3, senão fica mais complicado ainda – declarou Fábio.

Na sala, uma imensa TV ligada num canal no qual só se vê os gols do fim de semana, certamente passaria inúmeras vezes os melhores momentos entre QPR e Man Utd. Jogo em que os gêmeos estavam de lados opostos e, pouco depois, curtiriam as imagens dividindo o mesmo sofá.


fabio rafael queens park rangers manchester united (Foto: Felipe Rocha)Rafael aproveitou ida a Londres para matar a saudade do irmão, que mora na cidade (Foto: Felipe Rocha)

FONTE:

Daniel Alves confirma que Neymar tem acordo com o Barcelona


Em entrevista a jornal catalão, lateral diz que passou todos os detalhes sobre o clube e sobre a cidade para o atacante do Santos

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona

neymar daniel alves seleção brasileira   (Foto: Mowa Press)Neymar e Daniel Alves brincam (Foto: Mowa Press)

Daniel Alves pode ter antecipado uma boa notícia aos torcedores do Barcelona. Amigo de Neymar, o lateral-direito deu uma entrevista ao jornal "Mundo Deportivo" nesta segunda-feira em que garante que o atacante santista tem um acordo para defender o clube catalão no futuro. O diário diz que o Barça antecipou o pagamento de 10 milhões de euros (R$ 26 milhões) para garantir o negócio. Animado, o defensor aconselha o camisa 11 a trocar de clube o quanto antes.

- Ele sabe o que está acontecendo, o acordo que tem, que é vir mais para a frente, mas se eu fosse ele, para chegar bem à Copa do Mundo (de 2014, que será disputada no Brasil), da qual é nossa esperança, viria agora porque melhoraria muito seu jogo taticamente. Além disso, viria para uma equipe que se adapta muito bem às suas qualidades - explicou.

Dani garante ter feito de tudo para fazer a cabeça da estrela do Santos a se mudar para Barcelona e diz que agora a decisão depende exclusivamente de Neymar.

- Eu já falei tudo com ele. Ele já sabe o que há por aqui porque já me encarreguei de lhe passar todos os detalhes, mas também não posso pegá-lo e trazê-lo, se não, já teria feito. É uma decisão dele.

O lateral acha difícil que seu amigo repita os feitos de Messi. Contudo, Alves confia que o atacante brasileiro deixará seu nome marcado na história do Barça.

- Não sei se poderá chegar ao nível de Messi, mas devido às suas qualidades vai conseguir estar a um nível parecido. Conseguir o que Messi já conseguiu é complicado, mas houve jogadores que marcaram uma época e Neymar também poderá conseguir isso.

De rosto coberto, menor se entrega por morte de adolescente boliviano


Jovem de 17 anos diz ter sido autor do disparo do sinalizador que atingiu e matou Kevin Espada, de 14 anos. Torcida sabia quando ele voltou ao Brasil

Por Leandro Canônico Guarulhos, SP

De rosto coberto pelo boné e pelas próprias mãos, o jovem H. A. M., de 17 anos, se apresentou na tarde desta segunda-feira na Vara da Infância e da Juventude, no centro da cidade de Guarulhos, para assumir a autoria do disparo do sinalizador que atingiu e matou o adolescente boliviano Kevin Beltrán Espada na noite da última quarta-feira, durante a partida entre Corinthians e San José, em Oruro.

O adolescente apareceu na Vara da Infância no carro do advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, sentado no banco da frente. Acompanhado pela mãe, ele começou a dar seu depoimento por volta das 15h30 na sala da promotoria localizada no terceiro andar. Ele deve ser liberado ainda nesta segunda-feira (até as 19h). Depois de ouvir o menor, o promotor Gabriel Rodrigues Alves irá confrontar as informações para decidir qual encaminhamento dará ao caso.

Repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e curiosos se acumularam no local para esperar a chegada do jovem, que voltou ao Brasil de ônibus no último sábado. Em entrevista ao "Fantástico", no domingo, ele afirmou ser o responsável pela morte de Kevin.

Menor chega acompanhado do advogado (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)Menor chega com as mãos cobrindo o rosto (Foto: Leandro Canônico / GLOBOESPORTE.COM)

O jovem é associado da torcida organizada há dois anos e estava na arquibancada destinada aos visitantes no estádio Jesús Bermúdez. Segundo Cabral, ele gostaria de ter se entregado na Bolívia depois que 12 corintianos foram presos, mas por estar sob responsabilidade da torcida, foi decidido que ele seria entregue à sua mãe. Havia temor por sua integridade física em caso de confissão na Bolívia.

A versão do advogado é que o garoto ficou em choque e muito preocupado após o disparo acidental do sinalizador naval. Cabral diz que o artefato foi comprado num camelô, no centro da cidade de São Paulo, e levado para a Bolívia. Ainda de acordo com o advogado, todos os objetos apreendidos eram de H. A. M..

- Aqueles sinalizadores apreendidos pertenciam ao menor brasileiro. Ele abandonou a mochila porque estava sendo hostilizado por membros da Gaviões, se afastou e depois retornou em outro lugar na arquibancada. Foi quando os policiais vieram e apreenderam mochilas, bandeiras - disse o advogado.

Em Oruro, dois torcedores foram indiciados como autores do crime por portarem sinalizadores: Cleuter Barreto Barros e Leandro Silva de Oliveira. Os outros dez estão acusados como cúmplices. A expectativa da Gaviões é que a confissão amenize a situação dos brasileiros detidos - um deles, Tadeu Macedo Andrade, é diretor da torcida -, mas o embaixador do Brasil na Bolívia afirmou que o cenário, ao menos inicialmente, não deve ser alterado.

H. A. M. não pode ser extraditado, mas é provável que as autoridades bolivianas queiram participar da investigação, que será feita no Brasil. Ricardo Cabral afirma ter como provar que o menor foi mesmo o autor do disparo e que a confissão não se trata de uma estratégia para tentar que os torcedores sejam soltos em Oruro.

O advogado garante que ao comparar a identidade e a foto do jovem em sua ficha cadastral com a imagem ampliada do vídeo feito por uma emissora de televisão boliviana, que mostra de onde teria saído o sinalizador, não restará dúvidas que se trata de seu cliente.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians

Menor corinthians chega acompanhado do advogado (Foto: Alberto Augusto/Sigmapress/Agência Estado)Menor se apresentou na Vara da Infância e da Juventude (Foto: Alberto Augusto/Sigmapress/Agência
 Estado)

FONTE:

Emoção e pressão são combustíveis de Bernardo, herói do Vasco


Jogador volta a brilhar após passar novo período no banco de reservas, e técnico diz que sucesso virá com a regularidade

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Bernardo mostra qualidade nas finalizações e cobranças de bola parada, apuradas por empenho nos treinos. Nos jogos, aparece com bom posicionamento e visão de jogo. Mas em São Januário, todos sabem, a frieza passa longe. Ele é quase que exclusivamente emoção. E este parece ser o combustível do jogador de 22 anos, que nesse domingo marcou os dois gols do Vasco na virória por 2 a 1 sobre o Duque de Caxias (veja no vídeo ao lado), garantindo a classificação para a semifinal da  Taça Guanabara.
O meia começou a temporada como um dos destaques do time, marcando quatro gols nas três primeiras rodadas do Campeonato Carioca, sempre como titular. Mas as atuações apagadas nas derrotas para Flamengo e Bangu fizeram a comissão técnica colocá-lo no banco de reservas. Após duas partidas na geladeira, Bernardo teve nova oportunidade de iniciar um jogo. E o tempo afastado da equipe parece ter servido de estímulo para uma atuação decisiva, num capítulo que praticamente simboliza sua trajetória em São Januário, iniciada em 2011.

Precisamos estar bem próximos dele para ajudá-lo a crescer"
Gaúcho

Por conta dessa característica, Bernardo passou a ser considerado um 12º jogador do Vasco. Embora sempre tenha deixado claro que pretende brigar para ser titular, o meia teve suas atuações mais marcantes saindo do banco de reservas. Contra o Duque, ele entendeu que a chance que novamente apareceu deveria ser aproveitada para que pudesse recuperar a vaga de titular. Depois de uma atuação apagada no primeiro tempo, o meia venceu pela perseverança e foi o nome da virada.

- Coloquei na minha cabeça que seria um dia feliz para o Vasco e para mim - disse ele ao final da partida.

Ao comemorar os dois gols, Bernardo se traduziu nos gestos: uma explosão de sentimentos com cambalhota, dança, beijo no escudo e camisa atirada. O técnico Gaúcho reconheceu que enxerga o meia como alguém que responde de forma positiva aos períodos de adversidade.

- Você quer dizer que sob pressão ele funciona, né? Pode ser. Essas oscilações são normais na vida de qualquer jovem que busca logo o sucesso. E o Bernardo está bem próximo disso. Basta conseguir uma sequência de partidas mostrando esse dinamismo. Por isso precisamos estar bem próximos dele para ajudá-lo a crescer - afirmou o treinador.

Bernardo comemora gol do Vasco sobre o Duque de Caxias (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Bernardo tira a camisa ao comemorar seu primeiro gol (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

FNTE:

Menor diz ter disparado sinalizador: 'Me sinto a pior pessoa do mundo'


Fantástico localiza corintiano que teria causado morte de Kevin. Ele afirma que não protege ninguém, e será apresentado nesta segunda à Justiça

Por Fantástico São Paulo

O "Fantástico" localizou o torcedor corintiano que teria detonado o sinalizador naval responsável pela morte do torcedor boliviano. Ele será apresentado nesta segunda-feira à Justiça por orientação do advogado da torcida organizada Gaviões da Fiel.

Sempre ao lado da mãe, o jovem falou com exclusividade ao repórter Valmir Salaro.

Visite o site do Fantástico

Ele tem 17 anos, é o terceiro dos seis filhos de uma família humilde. Quase quatro dias depois da tragédia na Bolívia, o garoto está novamente ao lado da mãe. Ele decidiu contar a versão dele para o que aconteceu na noite da última quarta-feira. Como é menor de idade, não pode mostrar o rosto.

Repórter: O que aconteceu?
Jovem: Bom, naquele exato momento lá que o sinalizador disparou, nós estávamos comemorando o gol. Eu trouxe o sinalizador na minha mochila, estava dentro de uma sacola, eu fui acender, para mim, era como se fosse um igual aos outros. Eu tirei a tampinha em cima, puxei a cordinha embaixo e não aconteceu nada. No momento que eu fui puxar de novo, eu estava manuseando, não sabia como manusear, puxei pela segunda vez e disparou, foi para a torcida boliviana.


Repórter: Você fez mira pra atingir a torcida?
Jovem: Não, não fiz nenhum tipo de mira. Estava apoiado na minha mão assim. Para mim só ia acender e pronto, não sabia que o negócio ia sair voando assim ou algo parecido.


Repórter: Você viu quando acertou no menino?
Jovem: Não, não. No intervalo do jogo, eu perguntei para os policiais lá se tinha machucado alguém, os policiais falaram que estava tudo bem.Começaram a gritar assassino, falou que nós íamos morrer. Eu perguntei para o policial lá, ele falou: ‘Não, está tudo bem e o menino está bem’. Quando acabou o jogo, nós fomos embora. Nós fomos lá para fora do estádio, esperamos nosso ônibus chegar e embarcamos no ônibus. Só fui ter certeza que ele morreu no ônibus mesmo, só na volta mesmo, que mostraram lá para mim, começaram a falar, entraram na internet. Depois daquele momento, eu falei: ‘minha vida acabou, o que eu vou fazer?’ Eu matei uma criança de 14 anos de idade.


Repórter: E você também não se apresentou como sendo o torcedor que fez o disparo?
Jovem: Não, não porque eu fiquei com medo na hora mesmo de alguma coisa, eu fiquei com medo, não sabia o que fazer, para mim o garoto não tinha morrido, eu pensei que os meninos iam ser soltos no final do jogo. Eu perguntei opinião (de outros integrantes da Gaviões) se eu podia me entregar lá para o pessoal no lugar dos meninos. O pessoal me recomendou: ‘Não, é melhor não se entregar porque nós estamos na Bolívia, você veio com a gente, você é nossa responsabilidade’.

Repórter: Você está confessando que fez o disparo do sinalizador porque realmente você fez isso ou para proteger alguém da torcida?
Jovem: Não, não protegi ninguém não. Eu só quero assumir meu erro mesmo. Porque não é certo as pessoas pagarem por uma coisa que não fizeram, se eu tivesse no lugar delas, também não queria pagar com uma coisa que eu não fiz, ficar preso injustamente.


O adolescente contou que faz parte da torcida organizada há dois anos e que não conhecia os torcedores que ficaram presos, "apenas de vista". O jovem diz que comprou o sinalizador naval na Rua 25 de março, área de comércio popular em São Paulo.

- Fui comprar uns jogos do videogame lá, eu vi um cara vendendo, eu falei: ‘vou comprar um sinalizador para levar para o jogo’.
Para ele, o sinalizador seria usado para chamar a atenção dos outros torcedores da Gaviões.

- Quis buscar um espaço, quis mostrar que eu que fiz aquilo lá, quis fazer uma festa para o Corinthians. Eu amo o Corinthians.

O advogado da torcida organizada Gaviões da Fiel diz que o adolescente vai ser encaminhado à Justiça na tarde de segunda. “Ele vai ser apresentado juntamente com a mãe dele, mas o juiz da Vara Da Infância e Juventude provavelmente aplicará algum tipo de medida sócio-educativa, nesse primeiro momento, e entregará a guarda desse menor à mãe, que responsável e representante legal dele”, afirmou o advogado Ricardo Cabral.

Segundo a especialista em direito internacional Maristela Basso, os dois países têm acordo de extradição, mas isso não se aplica a menores porque Brasil e Bolívia seguem a convenção da ONU sobre os direitos da criança e do adolescente.

- Trata-se de uma criança, um menor para não dizer uma criança, e, portanto, ele é submetido a uma legislação especial, tanto aqui quanto na Bolívia, muito semelhante a legislação, protetiva da criança - ressalta Basso.
O jovem brasileiro pode ter que prestar serviços comunitários ou ficar  apreendido por no máximo três anos.

Repórter: O que você diria pra família do garoto?
Jovem: Primeiramente, perdão mesmo. Não só para a família do Kevin, mas para a família dos meninos que estão presos lá também.


A mãe do jovem diz que, se o filho não se apresentasse como autor do disparo, ela mesma o entregaria à polícia.

- Ele sabe, ele me conhece, ele sabe que eu entregaria ele - diz a mãe do jovem.

Repórter: Se a senhora pudesse ter contato com a família desse garoto, o que a senhora diria para a família?
Mãe do jovem: Eu pediria perdão à mãe, eu sei a dor que ela está sentindo.
 Eu sei que jamais, é uma coisa que mãe nenhuma perdoa, mas eu pediria.
Repórter: A senhora perdoaria se a situação fosse ao contrário?
Mãe do jovem: Eu acho que não.


Repórter: Como você se sente agora?
Jovem: Eu me sinto a pior pessoa do mundo. Não sei mais o que fazer da minha vida. Me arrependo amargamente.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/menor-assume-ter-disparado-sinalizador-que-matou-boliviano.html