sábado, 23 de fevereiro de 2013


Improvisado na posição mais uma vez contra o Boavista, domingo, jogador atua dessa forma desde a segunda rodada da Taça Guanabara

Por Thales Soares Rio de Janeiro

No ano passado, o técnico Oswaldo de Oliveira surpreendeu ao escalar Fellype Gabriel como volante na final da Taça Rio. Mas o Botafogo venceu o Vasco por 3 a 1 com grande atuação do jogador. Dali para a frente, ele mostrou sua versatilidade e chegou a atuar até como lateral-esquerdo, apesar de ser destro.

Desde a segunda rodada da Taça Guanabara deste ano, Fellype Gabriel vem atuando como volante. A posição se tornou carente com as lesões de Marcelo Mattos e Renato e o processo de recuperação de Gabriel e Lucas Zen. Apesar da boa sequência de jogos, ele ainda se considera meia no elenco do Botafogo.

Fellype Gabriel botafogo (Foto: Thales Soares)Fellype Gabriel se recupera de pancada no joelho esquerdo para jogar domingo (Foto: Thales Soares)

- Minha ida para a posição foi pela sequência de lesões. Sei que ainda posso melhorar, evoluir, pois é diferente. Ano passado, foi um jogo e agora tive uma sequência. Com isso, você vai aprimorando. O Gabriel treinou essa semana e volta contra o Boavista. Ainda tem Jadson, Lucas Zen. Minha posição é meia e já conversei com o Oswaldo sobre isso. Se for preciso, volto a ajudar, pois o importante é ganhar os jogos e fazer o nosso melhor, independentemente da posição em que joga - explicou Fellype Gabriel.

Na rodada passada, uma forte pancada no joelho esquerdo preocupou a comissão técnica. Fellype Gabriel chegou a sair de maca do clássico com o Flamengo. No entanto, o jogador, mais uma vez, se recuperou e estará em campo neste domingo, contra o Boavista, pela última rodada da Taça Guanabara.

- Na hora, ficou um caroço bem grande. Fiquei dois dias em tratamento. Não foi nada ligamentar, apenas um inchaço. Fiz academia na terça-feira, na quarta segurei, pois o treinamento era de contato, mas depois treinei bem, sem problemas - garantiu Fellype Gabriel.

O Botafogo lidera o Grupo A, com 14 pontos. Para manter a primeira colocação e levar a vantagem do empate para a semifinal da Taça Guanabara precisa de uma vitória. Se empatar, também garante a vaga.

Com gandula musa como atração, Túlio faz novo jogo pelo milésimo gol


Fernanda Maia será mestre de cerimônias no confronto entre Botafogo e Santos, de Angola, no Caio Martins, neste domingo, às 10h (de Brasília)

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Gandula Fernanda Maia com a camisa rosa do Botafogo (Foto: Divulgação / Puma)Fernanda Maia será uma das atrações do evento (Foto: Divulgação / Puma)

A saga de Túlio Maravilha em busca do gol mil, segundo suas contas, terá mais um capítulo neste domingo. Desta vez, o jogo será contra o Santos, de Angola, às 10h (de Brasília), no Caio Martins, apenas para um público de 300 pessoas contempladas em promoção do programa de sócio-torcedor do clube.

O jogo terá como atração a gandula musa Fernanda Maia, que será a mestre de cerimônias do evento. Haverá uma sessão de autógrafos depois do jogo e sorteio de brindes e promoções no intervalo.

Segundo o atacante, de 42 anos, faltam cinco gols para alcançar a marca. Até o momento, foram realizados três jogos do projeto "Túlio a 1000 - Sete gols de Solidariedade". Passou em branco contra o Boavista, no Engenhão, e Cachoeiro FC, em Cachoeiro do Itapemirim-ES, mas marcou duas vezes contra o Rio Branco, em Campos.

Apesar de o time à diposição do projeto ser o sub-23, os jogadores que entrarão em campo neste domingo com Túlio ainda têm idade para a categoria júnior. A escalação deve ser a seguinte: Marlon, Emerson, Cazu, Kerlyson e Moraes; Bruninho, Carlinhos, Matheus Salomão e Rafael; Jefferson e Túlio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/com-gandula-musa-como-atracao-tulio-faz-novo-jogo-pelo-milesimo-gol.html

Passagem de Rafael Marques pelo Omiya é destacada por Fellype Gabriel


Segundo ele, atacante, que não considera um homem de área, era o principal jogador de seu time no Japão e despertava preocupação nos rivais

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Fellype Gabriel botafogo (Foto: Thales Soares)Fellype Gabriel enfrentou Rafael Marques quando jogou no Kashima Antlers (Foto: Thales Soares)

Rafael Marques foi contratado pelo Botafogo pelo que havia feito no Japão com a camisa do Omiya Ardija entre 2009 e 2012. Lá, usava a camisa  10 do time e se tornou conhecido dos outros brasileiros que passaram pelo país, como o técnico Oswaldo de Oliveira e o meia Fellype Gabriel, que defenderam o Kashima Antlers.

Oswaldo acompanhou praticamente toda a trajetória de Rafael Marques no Japão. Fellype Gabriel jogou duas temporadas no país e viu o atacante ser considerado o jogador a ser marcado a cada confronto com o Omiya. Neste domingo, ele será titular do Botafogo no confronto com o Boavista, no Engenhão, pela última rodada da Taça Guanabara.

- Ele era o principal jogador do omyia e faz ia uma função de vir buscar o jogo, pois tem qualidade para isso. Ele saía bastante da área e pelo tamanho dele pode parecer estranho. As pessoas olham e identificam como um jogador de área, mas é mais um segundo atacante. A despedida dele mostra a importância que tinha para a equipe. No Japão, todos se preocupavam em marcá-lo bem - comentou Fellype Gabriel.

Rafael Marques chegou ao Omiya depois de passar por dois clubes da Turquia. Ele marcou 26 gols em 92 jogos. Em números absolutos, sua melhor temporada foi em 2011, quando entrou em campo 31 vezes e fez 10 gols. No Botafogo, são 17 jogos sem marcar e, contra o Boavista, terá a sua primeira chance em 2013.

- O Rafael é um cara que, com todas as críticas que recebeu, sempre trabalhou sério e se dedicou totalmente. Por isso, tem a confiança do grupo. Ele é um batalhador e estou muito feliz por vê-lo de volta ao time. Espero que possamos repetir no jogo tudo que fizemos no treinamento - afirmou Fellype Gabriel.

Oswaldo barrou Bruno Mendes, que marcou um gol em seis jogos nesta temporada e não vinha com um bom rendimento. Sassá fez um gol em dois jogos em 2013 e Henrique, contratado este ano, ainda não balançou a rede em três jogos disputados.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/passagem-de-rafael-marques-pelo-omiya-e-destacada-por-fellype-gabriel.html

Rafinha sofre corte próximo ao olho e reclama de faltas: 'Me perseguem'


Atacante vê árbitro marcar poucas faltas ao longo da partida e sai de campo se queixando de uma cotovelada que deixou seu olho direito inchado

Por GLOBOESPORTE.COM Volta Redonda, RJ

Graças a uma bela atuação de Renato Abreu, autor de dois gols, o Flamengo venceu o Olaria por 2 a 0 e foi a 22 pontos, liderando com folga o Grupo B na Taça Guanabara. Quem deixou o jogo sem muitos motivos para comemorar, no entanto, foi o atacante Rafinha.

Ele sofreu muitas faltas de seus marcadores no Raulino de Oliveira, entre elas uma cotovelada que abriu um corte abaixo do olho direito. Indignado com o árbitro Philip Georg Bennett, que deixou seguir a maioria dos lances, Rafinha desabafou na saída de campo.

- Toda hora os jogadores batem, me perseguem. Vou tentar um drible, o juiz não marca falta e fala que não posso fazer porque vão me bater. Fica difícil - afirmou o jogador, que neste sábado à noite vestiu a camisa 8.


Rafinha foi titular nas oito partidas do Flamengo no ano e deixou sua marca duas vezes. Foi destaque sobretudo nas vitórias por 4 a 2 sobre o Vasco e por 4 a 0 sobre o Friburguense, alcançando a segunda maior média das notas dadas pelo GLOBOESPORTE.COM até esta rodada no Carioca. Com 7,21, estava atrás apenas do botafoguense Seedorf (com 7,40).


O Flamengo terá folga nos dois próximos dias e volta a treinar na terça-feira, visando ao jogo do fim de semana contra o segundo colocado do Grupo A, que será conhecido neste domingo. O adversário será Botafogo, Madureira ou Vasco - atualmente, o vice-líder da chave.


Rafinha, Flamengo x Olaria (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Rafinha sofre marcação dupla durante vitória sobre o Olaria (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

FONTE:

Atuações: Renato se destaca, e Alex Silva e Gabriel têm estreia discreta


Meia marca os gols da vitória por 2 a 0 sobre o Olaria. Zagueiro sente a falta de ritmo de jogo, e meia-atacante dá apenas alguns piques

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Header-Materia_Flamengo (Foto: infoesporte)

FELIPE - GOLEIRO
Nas poucas vezes em que foi exigido, demonstrou segurança. Fez uma boa defesa com o pé quando o jogo ainda estava empatado e outra bela intervenção no segundo tempo.
Nota: 7,0


LÉO MOURA - LATERAL-DIREITO
Participativo, tentou levar o time ao ataque. Conseguiu algumas boas investidas, mas sem grande brilho.
Nota: 6,5


WALLACE - ZAGUEIRO
Contou com a afobação do time do Olaria e fez o simples, dando chutão quando necessário, mas saindo com a bola no chão quando não era ameaçado.
Nota: 6,5


MARCOS GONZÁLEZ - ZAGUEIRO
Assim como seu companheiro de zaga, não foi muito incomodado pelo ataque adversário. Nas vezes em que apareceu, não comprometeu. Saiu no intervalo.
Nota: 6,5


ALEX SILVA - ZAGUEIRO
Entrou no lugar de González e fez sua estreia na temporada, atuando pela primeira vez com Wallace. Sentiu a falta de ritmo de jogo e não encontrou o melhor posicionamento.
Nota: 5,5


JOÃO PAULO - LATERAL-ESQUERDO
Mesmo sem apoiar no primeiro tempo, deu espaços para o Olaria atacar. No segundo, ficou mais postado para dar liberdade para Rafinha subir ao ataque.
Nota: 5,5


CÁCERES - VOLANTE
Com seriedade na marcação, levou a melhor na grande maioria das divididas.
Nota: 6,5


IBSON - VOLANTE
Muita disposição, brigando pelas jogadas. Foi bem na parte defensiva, nos desarmes e conseguiu uma ou outra boa virada de jogo.
Nota: 6,5


RENATO ABREU - VOLANTE
Apareceu bem na área para fazer o gol de cabeça. Fez um golaço de falta, cobrou bem outro lance de bola parada e criou uma dor de cabeça para Dorival escalar o time na semifinal.
Nota: 7,5


CARLOS EDUARDO - MEIA-ATACANTE
Conseguiu uma boa finalização, alçou bem a bola na área na falta que resultou no gol de cabeça de Renato, mas ainda é visível sua falta de ritmo de jogo.
Nota: 6,0


GABRIEL - MEIA-ATACANTE
Entrou no lugar de Carlos Eduardo e fez sua estreia com a camisa do Flamengo. Demonstrou velocidade ao dar alguns piques, mas pouco apareceu.
Nota: 5,5


RAFINHA - ATACANTE
Participativo, começou a partida arisco e caindo pelo lado esquerdo de ataque. Mas, aos poucos, sumiu do jogo e teve apenas lampejos.
Nota: 6,0


HERNANE - ATACANTE
Não levou perigo ao gol do Olaria: a bola pouco chegou aos seus pés e passou em branco, demonstrando lentidão em alguns lances.
Nota: 5,0


IGOR SARTORI - ATACANTE
Entrou no lugar de Hernane e pouco apareceu no jogo.
Nota: 5,0


DORIVAL JÚNIOR
Decidiu levar o time titular a campo, mesmo com a classificação garantida.
 A única alteração que fez na equipe antes do início do jogo surtiu efeito. Renato, que entrou na vaga de Elias, marcou duas vezes. Na volta do intervalo, o treinador colocou Alex Silva na vaga de González. Promoveu a estreia de Gabriel no segundo tempo e lançou Igor Sartori.
Nota: 7,0

Header-Materia_Olaria (Foto: infoesporte)

Sendo o único time que ainda não venceu no Campeonato Carioca, o Olaria só conseguiu chegar três vezes com algum perigo ao gol do Flamengo. O treinador Luiz Antônio ainda não conseguiu dar padrão tático à equipe, que diante do Rubro-Negro não teve um destaque individual.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/02/atuacoes-renato-se-destaca-e-alex-silva-e-gabriel-tem-estreia-discreta.html

campeonato carioca - O retorno de Renato: camisa 11 faz dois e dá vitória ao Fla sobre o Olaria

Meia assume número de Rafinha e lugar de xodó por um dia para a torcida. Carlos Eduardo dá assistência, e Gabriel e Alex Silva têm estreias discretas


 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

A camisa 11 do Flamengo voltou a brilhar na noite deste sábado, mas desta vez não foi com Rafinha. Como não há numeração fixa neste início de temporada, o novo xodó da torcida cedeu o número que vinha usando para Renato, o antigo dono. De volta ao time titular na vaga de Elias, o meia retornou inspirado e, em lances de bola parada, fez os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Olaria, em Volta Redonda. O primeiro teve assistência de Carlos Eduardo, que cobrou falta em direção à área - e se mostrou melhor fisicamente em seu segundo jogo. O outro saiu em uma bela cobrança de falta, com muito efeito.

A partida, que nada valia para o Flamengo em termos de classificação, teve a estreia de Gabriel e Alex Silva. Ambos entraram no segundo tempo para atuar diante de 4.712 pagantes (6.653 presentes) no Raulino de Oliveira - a renda foi de R$ 60.840. O meia-atacante, que passou por um longo trabalho de reforço muscular, movimentou-se bastante, mas não teve chance de gol. Já o zagueiro, de volta ao clube depois de passar por uma séria lesão no Cruzeiro, jogou ao lado de Wallace, mas ainda demonstra falta de ritmo e entrosamento.

- A gente consegue corresponder àquilo que o treinador pede. E, ainda mais com dois gols, é maravilhoso. Sei que o Elias vai voltar à equipe. Acho que dá (para jogar junto com Elias), mas o técnico é que sabe a melhor formação para a equipe. Se puder jogar 90 minutos, ou 15 minutos, ou dar uma palavra no vestiário, quero ajudar. Pude contribuir e fico feliz. Sei que posso sempre dar mais. É bom saber que, quando entra, pode corresponder - comemorou Renato.

Já classificado com a melhor campanha do turno para a semifinal da Taça Guanabara, o Flamengo chegou a 22 pontos e agora aguarda a conclusão da rodada neste domingo para saber seu adversário no mata-mata. O Olaria, por sua vez, é o oposto do Rubro-Negro até agora: tem a pior campanha entre os 16 participantes Soma três pontos e terá o segundo turno para lutar contra o risco de rebaixamento. O primeiro adversário na Taça Rio será o Madureira, no dia 17 de março, às 16h (de Brasília), na Rua Bariri.

- Ainda temos sete jogos. Vamos agora para uma intertemporada com o professor Luiz Antônio. Perdemos o jogo com duas bolas paradas. Tivemos chances de empatar, mas perdemos as oportunidades - observou Calisto, ex-Vasco, lateral-esquerdo do Olaria.

Renato Abreu comemora gol do Flamengo sobre o Olaria (Foto: Ernesto Carriço/Agência Estado)Renato teve seu nome gritado pela torcida e uma noite de herói (Foto: Ernesto Carriço/Agência Estado)

Renato assume papel de Rafinha, tem nome gritado e vira destaque
A troca dos números não confundiu a torcida, que ovacionou o camisa 8 Rafinha logo em seu primeiro toqure na bola. Arisco como de costume, o atacante caiu pelos dois lados do campo, tabelou, mas sofreu com uma marcação mais forte, principalmente do lateral-esquerdo Calisto. Em compensação, sobrava mais espaço para Carlos Eduardo. Melhor fisicamente, o meia-atacante voltava para marcar no campo de defesa e apertava a saída de bola dos zagueiros adversários. Em uma delas, aproveitou falha de Cleberson e arriscou seu primeiro chute, defendido por Moreno.

Se na finalização o meia-atacante não teve sucesso, ele mostrou qualidade no passe. Aos 21 minutos, cobrou falta e cruzou na medida para Renato cabecear por baixo do goleiro, abrindo o placar numa conclusão atípica do camisa 11. Três minutos depois, o meia repetiu a dose, mas agora em sua especialidade: a cobrança de falta. Relembrando os velhos tempos, teve o nome gritado pela torcida, soltou uma pancada e colocou a bola no ângulo esquerdo de Moreno. O goleiro, que com a exceção dos dois gols não foi muito exigido no primeiro tempo, impediu a única chance que teve o artilheiro Hernane no jogo, na pequena área, após tabela de calcanhar de Rafinha e João Paulo.

Carlos Eduardo, Flamengo x Olaria (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)Em seu segundo jogo, CE10 foi melhor e deu uma assistência (Foto: Alexandre Vidal/Fla Imagem)

Olaria para em Felipe e na trave. Gabriel e Alex Silva estreiam
O Flamengo voltou do intervalo com Alex Silva no lugar de González, promovendo a reestreia do zagueiro que voltou ao clube para esta temporada. O Olaria retornou com mudança de postura e aproveitou o desentrosamento da zaga do Fla. A equipe, que na etapa inicial teve oportunidade de marcar apenas num chute de Leozinho - que Felipe defendeu com o pé - e numa finalização com perigo de Waldir para fora, criou duas chances claras logo de início. E sempre nas costas de João Paulo, que dava espaços na marcação. Sorte do lateral que Felipe estava inspirado. O goleiro fez uma defesa incrível no chute de Lenine, no cantinho da trave, e saiu no abafa para dividir com Leozinho no mano a mano e salvar o Fla.

O Rubro-Negro demorou 15 minutos para acordar. Em dois chutes cruzados de Rafinha e Ibson, da direita, quase saiu o terceiro gol. Dorival, então, promoveu a estreia de Gabriel no lugar de um já exausto Carlos Eduardo. E logo depois colocou Igor Sartori na vaga de um apagado Hernane. A nova dupla de ataque aumentou a movimentação, mas com poucas chances de conclusão. A bola parada continuou sendo a melhor arma do Fla, mas Moreno impediu que Renato fizesse o seu terceiro. O Olaria, que ainda viu um cruzamento de Emílio carimbar a trave direita de Felipe, já não tinha mais forças para nada.


FONTE:

Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight tem inscrições encerradas


Anúncio das 10 candidatas que passarão à segunda fase acontece na
próxima quinta. Confira mais fotos das participantes do concurso

Por SporTV.com Rio de Janeiro

O Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight encerrou suas inscrições nesta sexta-feira. Diversas beldades do Brasil enviaram fotos, vídeos e o questionário completo sobre MMA na primeira etapa do concurso, que dará à vencedora uma participação especial como ring girl em um evento do Jungle Fight, principal organização de MMA da América Latina.

Agora, as musas aguardam até o dia 28 de fevereiro, próxima quinta-feira, quando serão anunciadas as 10 candidatas que passarão à segunda fase. No mesmo dia, inicia-se a votação para escolher as quatro finalistas do concurso no SPORTV.COM.

montagem concurso combate-jungle fight concorrentes (Foto: Editoria de Arte)Fábia Paes, Suelen Carvalho, Karina Gibi e Syllvia Andrade estão entre as inscritas (Foto: Editoria de Arte)

Conheça algumas candidatas do Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight. Confira as fotos!

A segunda etapa termina no dia 15 de março, com o anúncio oficial das quatro finalistas. A partir daí, as beldades participam de um ensaio fotográfico e de matérias e chamadas do canal Combate. A votação final começa no dia primeiro de abril no SPORTV.COM e acaba no dia 19 do mesmo mês, quando será anunciado o nome da grande vencedora.

Geisa dá dicas para futura ring girl: 'Não pode ter nojo de sangue e suor'

Confira abaixo a programação das próximas etapas do Concurso Ring Girl Combate-Jungle Fight:
Segunda fase do concurso: enquete entre as dez candidatas selecionadas

Seleção das dez candidatas: 26/02
Anúncio das dez selecionadas: 28/02
Data do início da enquete: 28/02
Data de encerramento da enquete: 15/03

Terceira fase do concurso: final
Anúncio das quatro finalistas: 15/03
Ensaio fotográfico com as quatro finalistas: 18/03
Matérias com as quatro finalistas para o Combate: 18/03
Gravação de chamadas para a final: 18/03
Data de início da votação final: 01/04
Data de encerramento da votação e anúncio da vencedora: 19/04


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Conheça as pioneiras que abriram as portas do MMA para as mulheres


Muito antes de Ronda Rousey, Liz Carmouche e Gina Carano, americanas e brasileiras lutavam pelo mundo sem reconhecimento do UFC e da mídia

Por Ana Hissa Rio de Janeiro

Ex-campeã do EliteXC e atual atriz de cinema, Gina Carano é considerada a grande responsável pela popularização do MMA feminino. Mas, muito antes da americana fazer sua estreia na modalidade, em 2006, outras guerreiras já acumulavam lutas no cartel nas artes marciais mistas. Neste sábado, Ronda Rousey e Liz Carmouche entram para a história ao se tornarem as primeiras profissionais a lutarem no octógono mais famoso do mundo, do UFC. Conheça algumas das pioneiras que construíram a história do esporte.

Debi Purcell, pioneira do MMA feminino (Foto: Reprodução/Site oficial)Debi Purcell foi aluna de Marco Ruas
(Foto: Reprodução/Site oficial) 
Debi Purcell

Quando adolescente, Purcell era cheerleader e se dedicava em competições de dança e ginástica artística. Aos 17 anos, começou a praticar taekwondo e logo se envolveu com kickboxing, boxe e jiu-jítsu. A americana conheceu então o brasileiro Marco Ruas, campeão do torneio do UFC 7, e passou a representar a equipe do "Rei das Ruas". Faixa-preta na "Arte suave" e no taekwondo, sua estreia no MMA foi com vitória em cima de Amber Mosely, em 2001, por nocaute técnico. Possui um cartel de seis vitórias e duas derrotas, com a última luta em 2008, pelo Elite XC. Criou um site chamado Fightergirls.com e uma liga chamada WMAA (Women's Martial Arts Association). Atualmente, além de estar envolvida ativamente com as mulheres no MMA, possui uma empresa de ar condicionados e uma loja de roupas especializada em artigos vintage. É casada com o brasileiro faixa-preta de jiu-jítsu Ronald Assunção.


Olga Bakalopoulos
A canadense, atualmente radicada em Los Angeles, teve como treinadores Bas Rutten e Marco Ruas no início da carreira. Começou treinando wrestling e, logo depois, foi introduzida na "Arte Suave" pelo brasileiro Marcos Vinicius. Começou a treinar MMA em 2000 e fez sua estreia no mesmo ano. O cartel é de três vitórias, todas por finalização. Hoje com 35 anos, a lutadora, que usava como nome de guerra "A sensação grega", pelos anos que morou na Grécia, se aposentou do mundo das lutas em 2005.
Becky Levy

Becky começou a carreira treinando submission e judô no Arizona. Treinada por Don Frye, chegou a fazer parte do córner do americano nos UFCs 8, 9 e 10. Fez sua estreia no MMA em 1996, no Japão, engatando uma série de sete vitórias até 2000, quando, na última luta da sua carreira, foi finalizada com uma chave de braço voadora por Marloes Coenen.
 Atualmente, é responsável pela parte de fitness e co-diretora da academia Spiece Fitness, em Indiana.

montagem mulheres  pioneiras do MMA  (Foto: Divulgação)Em sentido horário, a partir do canto superior esquerdo: Shelby Walker, Olga Bakalopoulos, Amanda Buckner, Jacqueline Andrade, Debi Purcell, Jennifer Howe e Becky Levy (Foto: Divulgação)

Jennifer Howe


Michelle Tavares lutadora MMA (Foto: Arquivo pessoal)Michelle Tavares (Foto: Arquivo pessoal)

Michelle Tavares
Vinda da mesma escola de Renan Barão, campeão interino dos pesos-galos do UFC, Michelle Tavares foi uma das primeiras brasileiras a lutar MMA no exterior. Faixa-preta da Kimura Nova União, a potiguar possui um cartel de sete vitórias e duas derrotas, com todas as vitórias por finalização. Morando no Rio de Janeiro, Michelle hoje ministra aulas de jiu-jítsu na equipe e, depois de um tempo afastada das artes marciais mistas, se prepara novamente para a volta ao MMA.
Shelby Walker

A texana foi lutadora profissional de boxe e MMA. Depois de cinco anos como reservista nas Forças Armadas dos EUA, ingressou no MMA em 2001, acumulando três vitórias e três derrotas. Possui o recorde de nocaute mais rápido na história da modalidade feminina, com um golpe desferido em cinco segundos contra Angela Wilson no Ring Of Fury 3.  Em 2006, foi encontrada morta por overdose de analgésicos.


O Combate transmite neste sábado, a partir de 20h30m (de Brasília), o UFC 157 na íntegra e com exclusividade. O SporTV 2 exibe o card preliminar. O SPORTV.COM fará o acompanhamento do torneio na íntegra em Tempo Real.

Confira o card completo do evento:
UFC 157
23 de fevereiro de 2013, em Anaheim (EUA)


CARD PRINCIPAL
Ronda Rousey x Liz Carmouche
Lyoto Machida x Dan Henderson
Urijah Faber x Ivan Menjivar
Court McGee x Josh Neer
Josh Koscheck x Robbie Lawler


CARD PRELIMINAR
Brendan Shaub x Lavar Johnson
Michael Chiesa x Anton Kuivanen
Dennis Bermudez x Matt Grice
Sam Stout x Caros Fodor
Kenny Robertson x Brock Jardine
Jon Manley x Neil Magny
Nah-Shon Burrell x Yuri Villefort


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Espanhola volta ao pódio da Copa do Mundo de esqui alpino após 13 anos


Carolina Ruiz vence o downhill na etapa de Méribel; a última vez que havia estado entre as três foi em 2000, quando levou a prata no slalom gigante

Por GLOBOESPORTE.COM Meribel, França

Treze anos. Esse foi o tempo que a espanhola Carolina Ruiz esperou para subir ao pódio novamente. A última vez que esteve entre as três melhores foi em 2000, quando conquistou a medalha de prata no slalom gigante em Sestrière. Neste sábado, o ouro pôs fim ao jejum. Com o tempo de 1m42s56, Carolina venceu a prova do downhill da etapa de Méribel da Copa do Mundo de esqui alpino. Deixou para trás a alemã Maria Hoefl-Riesch (1m42s76) e a francesa Marie Marchand-Arvier (1m42s77). 

carolina ruiz meribel frança (Foto: Reuters)Carolina Ruiz em ação na Copa do Mundo de Méribel (Foto: Reuters)

- Até agora tem sido a minha melhor temporada e estou incrivelmente feliz com o que aconteceu hoje. Mas eu tenho que dizer que nada mudou de repente em minha vida para me fazer ganhar hoje. Este é o resultado de muito trabalho e da colaboração com a seleção francesa - disse a esquiadora de 31 anos, que se tornou a segunda espanhola a vencer na história da competição (antes dela, María José Rienda foi a melhor em Hafjell, em 2006).

Na Alemanha, depois de ganhar três medalhas no Campeonato Mundial de 2011 em Garmisch-Partenkirchen, o italiano Christof Innerhofer mostrou como se sente confortável na encosta Kandahar. Com o tempo de 1m37s83, ele foi o mais rápido no downhill da etapa da Copa do Mundo. Deixou para os austríacos Georg Streitberger (1m37s95) e Klaus Kroell (1m37s99).

carolina ruiz meribel frança (Foto: Reuters)Espanhola comemora a vitória na etapa francesa (Foto: Reuters)

FONTE:

Fábio Gomes da Silva alcança índice para Mundial e retoma recorde indoor


Atleta vence prova ao saltar 5,70m, melhor marca sul-americana no masculino

Por GLOBOESPORTE.COM São Caetano do Sul, SP

Fábio salta 5,70 m, faz índice A para o Mundial e bate o recorde sul-americano indoor - Fábio Gomes da Silva (Foto: Osvaldo F./Contrapé)Fábio salta 5,70 m, faz índice A para o Mundial e baterecorde sul-americano indoor (Osvaldo F./Contrapé)

Único representante do Brasil no salto com vara masculino nos Jogos de Londres, Fábio Gomes da Silva alcançou o índice A exigido pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf, na sigla em inglês) para disputar o Mundial de Moscou, em agosto. Neste sábado, em competição sob chancela da Federação Paulista de Atletismo, o atleta de Campinas saltou sobre o sarrafo a 5,70m e recuperou o recorde sul-americano indoor. Augusto Dutra, com 5,60m, e João Gabriel Souza, com 5,40m, completaram o pódio.
- É minha terceira competição da temporada e deu tudo certo. Consegui o índice. É ótimo não ter de me preocupar mais com isso. Agora, é começar a treinar mesmo para o Mundial e pensar no ciclo olímpico, que já começou. Retomar o recorde é sempre bom, assim como ver que o Brasil tem, atualmente, três atletas que saltam mais do que 5,50m. O Thiago Braz não fez neste sábado, mas já saltou isso na semana passada – lembrou Fábio.
Técnico do paulista e campeã mundial Fabiana Murer, Élson Miranda ficou bastante satisfeito com o resultado de seus comandados neste final de semana.

- É bom ver que o salto com vara evoluiu no Brasil. Vai ser bom poder ter uma briga de quatro atletas para o Mundial. O João Gabriel, do Pinheiros, também está indo muito bem. É um marco no salto com vara no Brasil, fruto de um trabalho de anos e anos. Quero ser representativo com vários atletas e não só com um. O Fábio já é conhecido, mas agora temos o Augusto e o Thiago. Estou feliz com essa competitividade, um tirando o recorde do outro – referindo-se ao fato que Augusto havia quebrado o recorde sul-americano indoor na semana passada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/02/fabio-gomes-da-silva-alcanca-indice-para-mundial-e-retoma-recorde-indoor.html

Em Floripa, Venus vai conhecer Guga e comprar biquínis para irmã Serena


Sábado da tenista, favorita ao título do Brasil Tennis Cup, teve sorteio das chaves principais, coletiva de imprensa e treino sob olhares de fãs

Por Renan Koerich Florianópolis

Venus Williams, no WTA de Florianópolis (Foto: Vitor Vieira de Oliveira)Venus chegou preparada para comprar biquinis para a irmã tenista  (Foto: Vitor Vieira de Oliveira)

Antes de focar na luta pelo título do Brasil Tennis Cup, a tenista Venus Williams irá realizar, neste sábado, dois desejos que trouxe consigo para Florianópolis: comprar biquínis para a irmã Serena e conhecer Gustavo Kuerten. O pedido de compra do traje de banho é da parente, mas a vontade de conversar com o ídolo brasileiro já vem de longa data. No entanto, antes da diversão, o segundo dia de Willams no Brasil teve muito trabalho.

Se durante a noite irá jantar com Guga, em um apartamento na Praia Brava, e comprar os biquínis que a irmã pediu, antes teve que realizar as tarefas previstas na agendas do evento. Desde o desembarque em Florianópolis, na última sexta, Venus se divide entre o hotel, situado no centro da capital catarinense, e as quadras do torneio localizadas a poucos quilômetros de distância de onde está hospedada.

O café da manhã foi logo cedo, perto das 6h. Em seguida, acompanhada do pai e treinador, Richard Williams, a tenista esteve na sede da Federação Catarinense de Tênis, local da disputa do torneio, para treinar. No entanto, devido ao mau tempo, teve de deixar a atividade para depois. A jogadora retornou para o hotel para dormir.

Após o descanso, Venus, sempre observada de seguranças e acompanhada de um amigo pessoal de Guga, realizou o sorteio da chave principal do Brasil Tennis Cup, pouco depois das 13h — na estreia, Venus encara a croata Mirjana Lucic-Baroni. Na sequência, conversou com jornalistas em uma coletiva de imprensa por aproximadamente 15 minutos. Sempre sorridente, se mostrou empolgada com a primeira vez no Brasil e pronta para lutar pelo título do torneio.

- Claro que estou aqui para tentar ganhar o torneio, eu tenho uma nova câmera e então quero tirar boas fotos (aponta para a amiga fotógrafa). Vou tentar ganhar uma rodada após a outra para poder pensar em ganhar o torneio. Eu estou ansiosa pela primeira partida – falou Venus.


Venus Williams, no WTA de Florianópolis (Foto: Vitor Vieira de Oliveira)Venus deve conhecer Guga na noite de sábado (Foto: Vitor Vieira de Oliveira)

Com a melhora do tempo, o treino que estava previsto para a manhã, ficou para a parte da tarde. Venus bateu bola com o pai e também com amigas que formam a equipe de preparação da atleta. Durante quase duas horas, nas quadras secundárias da competição, a tenista arrancou aplausos e fotos dos fã.

À noite, após descansar mais uma vez, será o momento de Venus conhecer um pouco das belezas e atrações de Florianópolis. A tenista irá comprar biquínis para a irmã e, pouco depois, jantar com Gustavo Kuerten, em um apartamento localizado na Praia Brava.

O que espera do Brasil Tennis Cup? O calor pode atrapalhar?
Sei que será quente, mas eu sou da Flórida e lá é quente também. Ontem (sexta) o calor estava intenso, hoje (sábado) vou querer bater-bola novamente. A quadra está um pouco lenta e sei que os jogos não serão fáceis. São muitas jogadoras talentosas, mas vou tentar fazer o meu melhor para jogar duro.


A quadra lenta pode prejudicar o seu jogo?
Eu gosto de acelerar, mas todas as quadras são lentas agora, terei que ser mais paciente para ver de que forma o jogo está indo.  Não sei porque todas as quadras estão lentas hoje. Quem está por trás disso? (Sorri) Mas, as quadras estão lentas e tenho que estar preparada para jogar.


Você conhece o Guga? Pretende bater uma bola com ele?
Conheço o Guga e também Florianópolis por causa dele. Agora que estou aqui, claro que vou querer conhecer ele. Ele teve uma grande carreira, fez muito pelo tênis brasileiro e isso é uma das razões para o torneio ser aqui em Florianópolis.


Venus Williams, no WTA de Florianópolis (Foto: Renan Koerich)Bate-bola de Venus nas quadra da Federação Catarinense de Tênis (Foto: Renan Koerich)

O que sabe das tenistas brasileiras? O que esperar delas?
A Teliana Pereira é a primeira brasileira a chegar nas quartas de final (em uma torneio do WTA – a tenista foi eliminada nas semifinais em Bogotá) Bogotá depois de 14 anos, acho que a última foi a Vanessa Menga. A Teliana (disputará o Brasil Tennis Cup) é uma boa notícia para o tênis brasileiro.

O que pretende conhecer do Brasil?
Ouvi muitas coisas boas sobre a moda brasileira, eu sou muito ligada em moda. Serena pediu para eu levar biquínis para ela e, se eu voltar sem biquínis, ela me expulsa de casa. Esses são alguns dos meus planos aqui. Também, claro, quero provar a comida daqui, sou vegetariana, mas eu sei que tem muitas carnes brasileiras boas, mas não vou poder experimenNTE:

tar mas vou conhecer um pouco disso.

Rubinho ‘sofre’ em estreia do filho no kart: ‘Mistura de emoção e pavor’


Recordista de GPs na Fórmula 1, Barrichello vira mero espectador na primeira corrida oficial de seu filho Dudu, de 11 anos, no kart: ‘Dia especial’

Por Alexander Grünwald Cotia, SP

Acostumado a disputar posições a mais de 300 km/h por mais de duas décadas ao redor do planeta, Rubens Barrichello viveu uma experiência diferente neste sábado. Pai de Eduardo, de 11 anos, e de Fernando, de seis, ele viu seu filho mais velho se aventurar pela primeira vez em uma competição oficial. Durante a primeira bateria da Copa São Paulo de Kart, disputada no kartódromo da Granja Viana, região metropolitana da capital, o recordista de GPs na Fórmula 1 passou 15 minutos na condição de mero espectador, enquanto Dudu escalava o pelotão para sair do 13º lugar na largada para o sétimo na bandeirada. Motivo de orgulho para Rubinho, que confessa ter sentido algo que jamais imaginou passar.

- Foi uma das coisas mais extravagantes que eu fiz na minha vida. Foi uma mistura de emoção, medo, pavor... eu fiquei emocionado demais, deu para ver – admite o piloto de 40 anos.

Rubens Barrichello  estreia de seu filho Dudu no kart (Foto: Bruno Terena / Divulgação)Rubens Barrichello orienta  o filho Dudu em sua estreia no kart (Foto: Bruno Terena / Divulgação)

Para Rubinho, a sequência de uma possível carreira no esporte a motor é algo que requer mais envolvimento. Por enquanto, a participação do herdeiro na categoria Mini Max Rotax não passa de um sábado de diversão para a família Barrichello. Filho de Silvana – que vem de outra família com muita história nas pistas, os Giaffone –, Dudu sabe muito bem que vida de piloto não é brincadeira, e que a pressão por carregar um sobrenome famoso será inevitável caso ele decida se tornar um profissional. Por isso, os conselhos do pai são fundamentais em um momento como este. Ainda mais vindo de alguém que compete desde os seis anos de idade.

- Eu vi aquele olhinho dele com vontade de correr, e é legal poder passar uma coisa que eu sempre deixei claro para ele: não vá correr porque o papai corre. O que você fizer da vida, vai ter meu apoio, mas quero que dê raça. Se dedique àquilo que você faz, como seu pai fez. Campeão ou não campeão, não interessa. Sempre fui um cara determinado, e é dessa forma que ele deve seguir a vidinha dele. As pessoas com certeza criarão uma pressãozinha por ele ser filho de um Barrichello, e eu não sei se ele vai querer isso para a vida dele. E honestamente, não me interessa. Mas o dia de hoje está sendo muito especial – disse Rubinho.

Mosaico - Rubens Barrichello e filho Dudu (Foto: Editoria de Arte)Fotos de Bruno Terena / Divulgação

Uma semana antes de iniciar sua primeira temporada completa na Stock Car, Rubens Barrichello tentou separar a visão de pai da de um piloto profissional no momento de analisar o desempenho de Dudu na pista da Granja em sua primeira prova. Porém, quem se acostumou a acompanhar os filhos sabe que isso é uma tarefa praticamente impossível. Mesmo para alguém com tanta vivência no mundo da velocidade, não foi diferente. Emocionado, Rubinho apelou para a proteção divina ao falar do filho e dos perigos que rondam o automobilismo.

- Na corrida ele foi para cima, mas se mostrou bem contido, muito pausado para uma primeira vez. Dudu tem seis meses de kart, nem isso. Nesse kart aqui, ele treina há dois meses, então não tem experiência nenhuma. Achei a primeira corrida dele muito boa e, graças a Deus, ele saiu ileso. Um acidente muito feio pode acontecer caindo de uma bicicleta. Então tudo o que eu pedi é que o Papai do Céu cuide muito dele, como sempre cuidou de mim. É muito duro para um pai ver um acidente, como eu vi de outras crianças, mas eu dedico a ele toda a minha proteção, se eu puder fazer isso, para que ele possa estar sempre isento de coisas ruins e possa se divertir, que é o mais importante – frisou Barrichello, que foi pentacampeão brasileiro de kart antes de iniciar a carreira nos carros de fórmula, aos 16 anos.

Rubens Barrichello  estreia de seu filho Dudu no kart (Foto: Bruno Terena / Divulgação)Rubens Barrichello avaliou como 'muito boa' a primeira corrida do filho (Foto: Bruno Terena / Divulgação)

FONTE:

Juciely justifica choro em Osasco: 'Foi um desabafo. Sou mulher'


Meio de rede do Rio de Janeiro foi substituída após erro em clássico na
derrota da equipe para o Osasco, pela última rodada da Superliga

Por João Gabriel Rodrigues e Thiago Braga Osasco, SP

No início do terceiro set da partida entre Osasco e Rio de Janeiro, que valia a liderança da fase de classificação da Superliga Feminina, uma cena chamou a atenção. Com dois sets a zero no placar, a equipe carioca estava pressionada. Precisava pelo menos igualar o jogo em sets para manter o primeiro lugar na tabela. A meio de rede Juciely sentiu a pressão e, ao ser substituída pela líbero Fabi e encontrar suas companheiras no banco, desabou em lágrimas (veja a cena no vídeo ao lado).

- Aquilo foi um desabafo. Nós, atletas, não gostamos de errar. Dá uma agonia muito grande errar uma coisa que a gente faz todos os dias. Ali foi um erro meu e saí, aí chorei com as meninas. Sou uma mulher - justificou Juciely após a partida.


Jucielly chora depois de erro contra o Osasco (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globoesporte.com)Juciely chora depois de erro no terceiro set contra o Osasco (Foto: João Gabriel Rodrigues/Globo.com)

Depois do choro, porém, Juciely cresceu em quadra. E o aumento do seu rendimento foi decisivo para a recuperação das comandadas de Bernardinho na partida. Ela foi a maior pontuadora do quarto set, com seis pontos, terminando o jogo com 20 pontos anotados. De quebra, ajudou o Rio, que perdia por dois sets a zero, a igualar o jogo, vendendo caro a derrota na última e decisiva parcial. Mas o revés não impediu que o Rio de Janeiro deixasse a liderança para o Osasco.

- Quando saí chorando, as meninas vieram e me acalmaram. Disseram que para a gente reagir, que precisavam de mim. Aí você tem que buscar força de algum lugar, motivação, para continuar. A gente queria ganhar, mas manter a liderança já foi importante - finalizou Juciely.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/jucielly-justifica-choro-em-osasco-foi-um-desabafo-sou-mulher.html

Após inovar no UFC, Barão pode entrar com um novo hit a cada luta


Campeão interino dos galos no UFC, lutador potiguar pode fechar parceria com banda de forró para repetir repercussão da música 'Tô Topando Tudo'

Por Matheus Magalhães Natal

"Olha me diz aí, novinha, o que você vai querer, que hoje eu tô topando tudo". Foi com esses versos que o lutador potiguar Renan Barão entrou no octógono do UFC Londres no último dia 16, minutos antes de finalizar o americano Michael McDonald e se manter como campeão interino dos galos. A música "Tô Topando Tudo" repercutiu mundo afora, e, agora, a banda Forró da Pegação quer firmar uma parceria para que a cada evento o campeão entre com um novo hit. O campeão disse ao GLOBOESPORTE.COM que tem interesse.

Renan Barão derrota Michael McDonald no UFC Londres (Foto: Divulgação/UFC)Renan Barão entrou no octógono ao som de "Tô Topando Tudo" (Foto: Divulgação/UFC)

- Se é isso que eles querem, não vejo problema em firmar essa parceria. Na semana que vem vamos sentar para conversar. Só sei que quando eu saí da luta, foi todo mundo me perguntando que música era aquela - declarou Barão, que neste domingo participa do Domingão do Faustão.

Jair me mostrou a música, eu dei valor e ficou massa a entrada!"
Renan Barão, lutador de MMA

Os proprietários da banda norte-rio-grandense, Léo Martins e Alex Padang, disseram que só não formalizaram a proposta ainda porque o lutador vai ao Rio de Janeiro neste fim de semana, e não teria tempo para uma conversa.

- Por mim, em toda luta ele entra com uma música nossa, é lógico. Já sabemos que ele se interessa, mas a reunião não deu certo por causa da ida ao Rio. Na próxima semana vamos conversar. Em todo CD 'estoura' pelo menos duas músicas, ele escolheria uma - disse Léo.

Padang, que também é presidente do América-RN, ratificou o interesse na parceria.

- O retorno foi muito grande. Dos Estados Unidos até rádios do interior do estado queriam saber o que a gente achou, que música era aquela... Queremos estudar o prolongamento para essa parceria - declarou Padang.

Renan Barão em Londres mma ufc (Foto: Divulgação/ UFC)Proposta é que Barão divulgue um novo hit a cada luta (Foto: Divulgação/ UFC)

Alguns integrantes do grupo e da produtora foram pegos completamente de surpresa. Antes da luta, Léo Martins ouviu o boato que Barão era fã da banda e que iria prestar essa homenagem descontraída, mas não sabia se era verdade. Aí precisou ver para crer.

Renan Barão revelou que esse é seu estilo musical favorito, mas não conhecia "Tô Topando Tudo". O treinador Jair Lourenço foi quem apresentou.

- Eu já estava pensando em fazer algo diferente. Jair me mostrou a música, eu dei valor e ficou massa a entrada! - lembra o campeão dos pesos-galos.
A repercussão foi a melhor possível. Além da procura da imprensa internacional, a entrada do lutador, que arriscou até alguns passos enquanto aquecia, foi destaque nas redes sociais e a música ganhou notoriedade pelo Brasil.

- Como a música já estava 'estourada' aqui na região, a mudança que sentimos foi mais nacional. Houve um reconhecimento grande. E agora até uma dupla sertaneja de renome já ligou querendo regravar nosso sucesso - finalizou Léo.

Jonas marca duas vezes e evita derrota do Valencia fora de casa


Zaragoza abre 2 a 0, mas atacante brasileiro garante empate de 2 a 2

Por GLOBOESPORTE.COM Zaragoza, Espanha

O Valencia contou com o oportunismo de Jonas neste sábado para sair do estádio La Romareda com um ponto: o ex-atacante do Grêmio marcou duas vezes e evitou a derrota para o Zaragoza, garantindo o 2 a 2 pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol.

Os donos da casa abriram 2 a 0 com gols de Apoño, aos cinco minutos do primeiro tempo, e Postiga, aos 32. Quatro minutos depois, Jonas aproveitou cruzamento, dominou na pequena área e diminuiu para o Valencia. O segundo do brasileiro foi aos 24 da etapa final, também dentro da pequena área, após passe de cabeça de Víctor Ruíz.

O Valencia teve chance de virar a partida aos 32, quando o goleiro do Zaragoza, Leo Franco, foi driblado por Soldado fora da área e acabou cortando a bola com a mão, sendo expulso. Em seguida, o técnico Manuel Jiménez tirou o meia José Mari para a entrada de Alcolea, terceiro goleiro da equipe.

Mas foi o Zaragoza quem conseguiu balançar a rede já aos 48 minutos, quando Diego Alves furou pelo alto, a zaga se atrapalhou e Postiga concluiu. Porém, o árbitro marcou falta no goleiro brasileiro e anulou o lance.

O empate em La Romareda deixou o Valencia com 41 pontos na quinta posição, atrás de Barcelona (65), Atlético de Madri (43), Real Madrid (52) e Málaga (42). O Zaragoza é o 16º, somando 25.

jonas valencia x real zaragoza (Foto: AFP)Jonas comemora pelo Valencia, que conseguiu empate após levar 2 a 0 no placar  (Foto: AFP)

FONTE:

Embaixador chega a Oruro neste domingo para ajudar corintianos


Marcel Fortuna Biato estava ocupado com outras funções na embaixada, mas vai tentar ajudar a acelerar julgamento de recurso dos 12 corintianos

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia

O embaixador do Brasil na Bolívia, Marcel Fortuna Biato, chega a Oruro neste domingo para tentar auxiliar os 12 corintianos presos após a morte de um garoto de 14 anos durante o jogo entre San José e Corinthians, quarta-feira, na Bolívia. A intenção é tentar acelerar o julgamento do recurso que foi pedido pelos advogados dos torcedores para que eles possam responder em liberdade à acusação de homicídio – um sinalizador lançado pelos alvinegros matou o boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada. O corpo de Kevin Beltrán Espada foi enterrado neste sábado, em Cochabamba.

Quem representou a Embaixada nos últimos dias foi o ministro conselheiro Eduardo Saboia, segundo na hierarquia da instituição. Marcel não pôde comparecer antes porque estava em Guayaramerín, na divisa com o Brasil, onde participa da reativação de um consulado na região.

- Ele tinha esses compromissos, mas agora vai a Oruro ajudar nessa questão. Eu estarei com ele, nossos advogados também acompanham o caso com extrema atenção – afirmou Saboia.

O ministro conselheiro teve de voltar para La Paz na tarde de sexta, por causa de outros compromissos com a Embaixada. No entanto, desmarcou alguns agendamentos para poder retornar e tentar ajudar os corintianos presos.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM teve acesso ao inquérito policial que revela os nomes dos dois torcedores indiciados como autores do homicídio. O documento de sete páginas também aponta que o disparo foi premeditado, o que pode complicar bastante a situação da dupla.

Os torcedores estão na penitenciária de San Pedro. As duas celas que recebem os corintianos são isoladas dos presos bolivianos e sequer há contato visual entre eles, segundo o coronel Carlos Coritza, responsável pela penitenciária. De acordo com a mulher de um dos presos, no entanto, é possível ouvir os bolivianos, que gritaram "San José, San José" na chegada dos brasileiros, na sexta-feira. Ela considerou o clima hostil e "assustador".

- Temos de cumprir a lei, mas creio que nem todos ficarão por tanto tempo. A questão é mais preventiva, pois eles podem fugir se responderem ao processo em liberdade. Vamos obedecer à decisão do juiz cautelar, mas não sei se era necessário prender todos eles – disse o coronel.
Segundo Carlos Coritza, a ocupação da penitenciária está acima de sua capacidade: o local comporta 300 presos e atualmente tem 500 encarcerados.

Cárcere de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia (Foto: globoesporte.com (com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google))Vista aérea da penitenciária de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia, e do estádio Jesús Bermúdez (globoesporte.com, com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google)

FONTE:

Corintianos aguardam julgamento em prisão a 200m do cenário da tragédia


Coronel responsável pela Penitenciária San Pedro afirma que vai cumprir a lei, mas pondera: ‘Não sei se era necessário prender todos eles’

Por Diego Ribeiro Oruro, Bolívia

Cerca de 200 metros separam o estádio Jesús Bermúdez da penitenciária de San Pedro, em Oruro. Foi no estádio que Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, morreu ao ser atingido no olho por um sinalizador marítimo. E é na penitenciária quase vizinha que os 12 torcedores brasileiros indiciados por homicídio cumprem a prisão preventiva enquanto aguardam o julgamento do caso.

As duas celas que recebem os corintianos são isoladas dos presos bolivianos, amenizando um dos maiores temores dos brasileiros. Sequer há contato visual entre eles, segundo o coronel Carlos Coritza, responsável pela penitenciária. De acordo com a mulher de um dos presos, no entanto, é possível ouvir os bolivianos, que gritaram "San José, San José" na chegada dos brasileiros, na sexta-feira. Ela considerou o clima hostil e "assustador".

Cárcere de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia (Foto: globoesporte.com (com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google))Vista aérea da penitenciária de San Pedro, onde ficarão os torcedores do Corinthians presos na Bolívia, e do estádio Jesús Bermúdez (globoesporte.com, com fotos de Diego Ribeiro e imagem do Google)

- Temos de cumprir a lei, mas creio que nem todos ficarão por tanto tempo. A questão é mais preventiva, pois eles podem fugir se responderem ao processo em liberdade. Vamos obedecer à decisão do juiz cautelar, mas não sei se era necessário prender todos eles – disse o coronel.

Segundo Carlos Coritza, a ocupação da penitenciária está acima de sua capacidade: o local comporta 300 presos e atualmente tem 500 encarcerados.

Esta é a primeira vez que Oruro recebe presos brasileiros. E justamente como consequência de uma tragédia que causou comoção nacional.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Penitenciária San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)

Os 12 torcedores foram indiciados por homicídio na investigação da morte de Kevin Espada e tiveram a prisão preventiva decretada nesta sexta-feira. Representantes da embaixada brasileira na Bolívia preparam recurso para fazer com que o grupo responda em liberdade.

A análise será feita pelo juiz cautelar Julio Huarachi Pozo, o mesmo que decretou a prisão preventiva. A decisão sobre o recurso pode demorar horas ou dias. Na apelação feita durante a análise das medidas cautelares, o juiz se mostrou irredutível.

- Decidimos manter os 12 encarcerados nessa fase de investigação por questões de segurança. Sabemos que não há provas contundentes, mas vamos mantê-los encarcerados porque sabemos que é muito fácil sair da Bolívia – argumentou Julio Pozo.

corinthians torcedores presos Penitenciária de San Pedro (Foto: Diego Ribeiro)Da penitenciária é possível ver o estádio ao fundo (Foto: Diego Ribeiro)

Os torcedores reclamaram que estão em situação precária desde o momento em que foram presos e pediram a ajuda da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Advogados e três agentes da embaixada brasileira, entre eles o ministro conselheiro Eduardo Saboia, acompanham o caso em Oruro.

Nem com apelo de Sean Penn: caso de americano preocupa corintianos


Ator tentou interceder para libertar Jacob Ostreicher, sem sucesso - ele continua encarcerado sem ser julgado. Brasileiros falam em corrupção

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

O caso de um americano preso preventivamente na Bolívia há dois anos mostra que os 12 corintianos que tiveram a mesma prisão preventiva decretada na sexta-feira não terão vida fácil em Oruro, local da morte de um torcedor de 14 anos após ser atingido por um sinalizador que partiu da torcida brasileira. O empresário Jacob Ostreicher recebeu até a visita do ator Sean Penn – duas vezes – mas não conseguiu ter seu caso julgado até hoje. Com problemas de saúde, ele está internado há mais de dois meses em Santa Cruz de la Sierra.

Em junho de 2011, Ostreicher foi preso e acusado de colaboração com o narcotráfico e evasão de divisas, mesmo sem provas concretas sobre seu envolvimento nessa questão. A justiça boliviana trava o processo de julgamento do americano, e os envolvidos nesse caso e representantes da embaixada brasileira veem o mesmo motivo: corrupção.

De acordo com pessoas ouvidas pela reportagem, a justiça boliviana chega a cobrar US$ 15 mil por uma simples sentença. Tudo “por baixo dos panos”, claro. Para casos mais simples também há um preço: a trivial marcação de data de uma audiência pode valer até US$ 1 mil. O governo americano, e agora o brasileiro, recusam-se a pagar essas quantias.

No caso de Jacob Ostreicher, nem mesmo a visita de Sean Penn sensibilizou a justiça boliviana. Ainda sem data para o julgamento, o máximo que o empresário conseguiu foi a prisão domiciliar em dezembro do ano passado – ele não fica na cela com outros presos e vai para casa, mas tem saídas controladas pela polícia. Mesmo assim, isso só foi possível após o pagamento de uma fiança de US$ 14 mil.

Sean Penn pede libertação do empresário americano Jacob Ostreicher preso na Bolívia (Foto: AFP)Sean Penn foi à Bolívia pedir libertação do americano Jacob Ostreicher (Foto: AFP)

O caso abriu as portas para as autoridades descobrirem uma rede de extorsão dentro da própria polícia boliviana. Entre um juiz, oficiais do governo e promotores, 12 pessoas foram presas.

Mesmo assim, a embaixada brasileira vê dificuldades para os corintianos que estão em Oruro. Isso porque o “sistema” ainda é muito forte na Bolívia, e boa parte dos 100 a 120 brasileiros presos no país estão ali de forma preventiva – alguns esperam julgamento há mais de um ano.

– A justiça boliviana é muito lenta, e isso nos preocupa. Não os vejo saindo em menos de seis meses – lamentou o funcionário administrativo do Itamaraty, Beymar Duchén Rojas.

Enquanto o julgamento não ocorre, os advogados tentam um recurso para fazer com que os 12 corintianos respondam em liberdade à acusação de homicídio. Mesmo assim, não poderiam sair da Bolívia até que o caso fosse encerrado. O próprio juiz cautelar responsável pelas prisões reconheceu que “é muito fácil fugir do país”.

A tendência é que todos os investigados continuem na dependência da boa vontade da justiça local. Enquanto isso, os brasileiros vão ficar em duas celas na Penitenciária San Pedro, em Oruro, a 200 metros do Estádio Jesús Bermudez, local da morte do torcedor do San José.

torcedores corinthians presos (Foto: Ricardo Taves)Torcedores corintianos presos na Bolívia (Foto: Ricardo Taves)

FONTE: