quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Feijão vence Hidalgo e encara Nadal nas oitavas: 'Vou entrar para ganhar'


Após um primeiro set decidido no tie-break, espanhol torce o tornozelo e abandona a partida sentindo muitas dores no início do segundo set

Por SporTV.com São Paulo

João Souza Feijão no tênis do Brasil Open (Foto: Gaspar Nóbrega  / Inovafoto)João Souza encara Nadal nas oitavas do torneio (Foto: Gaspar Nóbrega / Inovafoto)

O espanhol Ruben Ramirez Hidalgo deu trabalho para João Souza, o Feijão, mas após sofrer uma torção no tornozelo direito, logo no início do segundo set, abandonou o jogo após 1h06m de confronto. Feijão venceu por 7/6, com parcial de 8 a 6 no tie break, e avançou para as oitavas de final onde enfrentará Rafael Nadal. O duelo acontece nesta quinta-feira no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e o brasileiro, que veio do qualifying, está confiante na vitória.

- Óbvio que não é a melhor maneira de ganhar, mas vinha jogando muito bem, principalmente no saque. Lamento por ele, mas estou feliz de ganhar e agora é pensar no próximo jogo. Vai ser o maior jogo da minha vida, mas vou entrar para ganhar. O estádio vai estar lotado, mas tenho certeza que a torcida vai estar para mim, estou confiante, vou bater de frente. Respeito ele (Rafael Nadal), mas vai ser um jogo onde tenho condições de sair vencedor - afirmou Feijão, que disputou sua quarta partida na competição contra Hidalgo.

Hidalgo torce tornozelo direito e abandona partida contra Feijão (Foto: Reprodução SporTV)Hidalgo torce tornozelo direito e abandona partida contra Feijão (Foto: Reprodução SporTV)

Foi a primeira vez que o brasileiro e o espanhol se enfrentaram e o confronto foi muito equilibrado no único set do jogo. Os dois atletas sacavam bem, mas cometiam muitos erros de devolução. A disputa foi game a game e Hidalgo, assim como Feijão, estudava os movimentos do adversário. O espanhol de 35 anos conseguiu abrir 2 games a 1, porém o brasileiro empatou e não deixou fácil para o número 91 do mundo. No tie-break, Feijão caprichou nos saques e conseguiu abrir uma vantagem de dois pontos. Mas, cedeu o empate em 5 a 5 e precisou se recuperar. Apesar do vacilo, João conseguiu fechar o game desempate em 8 a 6 e garantiu o primeiro set para alegria da torcida.

Sentindo dores nas costas, Ramirez pediu atendimento médico após o encerramento do set. O espanhol alongou e precisou tomar um remédio. Apesar do esforço em continuar no jogo, o espanhol sofreu uma torção no tornozelo ao tentar uma devolução logo no primeiro game do segundo set. Sentindo muitas dores, ele recebeu atendimento na quadra e, após uma avaliação do fisioterapeuta, desistiu da partida.

- Às vezes, mesmo se a lesão não for muito séria e você volta a jogar, acaba piorando. Existem muitos recursos atualmente para tratar uma lesão dessa, mas depende muito do que realmente aconteceu - disse a comentarista Maria Esther Bueno.

Para poupar joelho, Rafael Nadal desiste das duplas no Aberto do Bras


Nas simples, espanhol enfrenta Feijão às 20h (de Brasília) desta quinta-feira

Por Alexandre Cossenza São Paulo

Rafael Nadal está fora da chave de duplas do Aberto do Brasil. Depois alcançar as finais de simples e duplas no ATP 250 de Viña del Mar na última semana e estrear com vitória em São Paulo, o tenista espanhol decidiu, enfim, poupar-se. Ele e seu parceiro, o argentino David Nalbandian, não entrarão em quadra nesta quarta-feira para enfrentar o austríaco Oliver Marach e o também argentino Horacio Zeballos, que vão às semifinais na modalidade.

Nadal tênis (Foto: Reuters)Nadal vem de um período de sete meses sem disputar competições oficiais (Foto: Reuters)

Cabeça de chave número 1, Nadal continua inscrito nas simples. A desistência nas duplas foi justamente para que o espanhol possa estar em boas condições para enfrentar o brasileiro João Souza, o Feijão, às 20h (de Brasília) desta quinta-feira. O SporTV exibe a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

- É uma pena. Nadal é um grande campeão, e ontem fizemos um jogo de dupla com uma atmosfera incrível, as pessoas apoiando muito, mas entendo que ele talvez precise se poupar para os jogos de simples, que são os mais importantes - disse Nalbandian, após vencer sua partida de estreia nas simples. O argentino fez 7/5, 5/7 e 6/3 em cima do chileno Jorge Aguilar e passou para as oitavas de final para enfrentar o compatriota Guido Pella.

Por causa de uma lesão no joelho esquerdo, Nadal ficou sete meses sem disputar um torneio oficial. Na semana passada, em seu retorno, fez oito partidas em uma semana no ATP de Viña del Mar. Em São Paulo, seguindo recomendação médica, optou por descansar. A decisão foi tomada de última hora. Por volta das 19h, Nadal ainda estava na sala dos jogadores, assistindo pela TV ao jogo de simples de Nalbandian e aguardando o horário de seu confronto válido pela chave de duplas.

Enquanto sonha com coroa, Rebecca se aproxima de título nacional com Lili


Ajudante de Talita na conquista do 'Rainha da Praia', jovem cearense vai assumir, ao lado da capixaba, a liderança do ranking na etapa de João Pessoa

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Quando Talita sagrou-se Rainha da Praia pela primeira vez, em 2008, Rebecca ainda nem jogava vôlei de praia. Revelada por um projeto de Reis Castro, técnico multicampeão com Juliana e Larissa, a jovem cearense foi fundamental na conquista do bicampeonato da atleta olímpica na edição 2013 do torneio carioca. “Como gente grande”, como definiu a parceira de ocasião, a defensora dividiu o brilho com a dona da festa sentindo o título sendo, em parte, seu. Mas, enquanto herdar a coroa no próximo ano não passa de um sonho, Rebecca se aproxima de vencer, ao lado de Lili, a temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro.

Volei - Rainha da Praia - Rebecca usando a coroa da Talita (Foto: Jorge William/Agência O Globo) Talita reconhece a ajuda de Rebecca e divide a coroa com a cearense (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Integrante mais jovem da recém-criada seleção brasileira de vôlei de praia, a cearense também foi a caçula entre as participantes do Rainha da Praia 2013. Derrotada no primeiro jogo, a defensora ajudou Talita a se classificar para a decisão contra Vivian e, pelo desempenho, foi convidada pela sul-mato-grossense para atuar novamente na final, no último domingo. Mais uma vez, Rebecca se destacou e colaborou diretamente para o triunfo da parceira da ocasião – que reconheceu seu mérito “dividindo” os louros.

- Foi maravilhoso proporcionar isso para a Talita. Na chave eu fui quem se entrosou melhor com ela, então já estava meio que esperando o convite. Ela é uma pessoa muito calma, paciente, bem experiente. E me passou muita tranqüilidade, me deixou jogar como eu gosto, falando durante o jogo. Ela passou a coroa para mim e fiquei muito feliz porque a ajudei a estar ali. Foi tudo de bom. Vamos ver se, no ano que vem, eu tenho a chance de brigar pelo título. Fiquei muito feliz, mas também quero sentir a alegria que ela sentiu – disse Rebecca.

Título da temporada ao alcance das mãos

vôlei de praia Lili e Rebecca (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com) Rebecca e Lili no alto do pódio no Rio de Janeiro (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Eleita revelação do Circuito Brasileiro em 2011, a defensora de 19 anos tem boas chances de sagrar-se campeã da temporada 2012/2013 ao lado de Lili. Vencedora do Open do Rio, a dupla subiu ao pódio em Campinas e Curitiba e foi favorecida com a formação de nove novas parcerias entre as 12 principais da competição, sobretudo após o torneio carioca, em dezembro.

Juliana e Larissa ainda lideram a classificação (2320), mas serão ultrapassadas já na etapa de João Pessoa, de 21 a 24 de fevereiro. Com 2200 pontos, Rebecca e Lili formam a dupla mais bem colocada em atividade vão somar no mínimo 180 pontos na capital paraibana, sem chances de serem ultrapassadas por Ágatha e Bárbara Seixas. Apesar da vantagem, as futuras líderes do ranking evitam comemorar antes da hora.
- Estivemos juntas na seleção, mas lá não treinávamos juntas. Vamos treinar nesta semana e meia o máximo possível para ter um bom resultado em João Pessoa. Queremos nos esforçar ao máximo para pensar só nos jogos, sem pensar na pontuação. Quando terminar o torneio e virmos que passamos (na classificação), aí sim vai cair a ficha e vamos ficar felizes. Vai ser maravilhoso – disse Rebecca.

O Open de João Pessoa é a oitava etapa da temporada 2012/2013. Nele, a jovem cearense e Lili terão a concorrência de Juliana/Maria Elisa, Ângela/Neide, Ágatha/Bárbara Seixas, Talita/Taiana, Maria Clara/Carolina, Val/Thaís, Vivian/Shaylyn, Thati/Érica Freitas, Bruno/Natasha Valente e mais as duas duplas finalistas do Nacional, disputado neste final de semana.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/02/enquanto-sonha-com-coroa-rebecca-se-aproxima-de-titulo-nacional-com-lili.html

Juniores: após sair perdendo por dois gols, Flu supera o Vasco


Botafogo vence o Resende e também segue com boa campanha

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Fluminense segue imbatível no Carioca de Juniores. Nesta quinta-feira, o Tricolor superou o Vasco por 3 a 2, depois de ficar dois gols atrás no placar, no CT Vale Laranjeiras, em Xerém. Os gols tricolores foram marcados por Pablo (duas vezes) e Rafinha, enquanto o Vasco fez os seus com Daniel e Guilherme Costa.

Com o resultado, os juniores do Flu chegam a 18 pontos no torneio, mantendo a liderança isolada do Grupo B, com 100% de aproveitamento. Já os cruz-maltinos caem para a terceira colocação do grupo A, com 10 pontos.

O Botafogo continua líder na chave do Vasco. O Alvinegro superou o Resende por 2 a 0, jogando no Caio Martins, com gols de Yguinho e Falque, e alcançou 15 pontos. O segundo colocado agora é o Madureira, que venceu o Duque de Caxias.

O Flamengo só voltará a entrar em campo no dia 14 de fevereiro, diante do Friburguense, no Eduardo Guinle.

Resultados da sexta rodada:
Botafogo 2 x 0 Resende
Olaria 2 x 3 Macaé
Nova Iguaçu 3 x 0 Boavista
Duque de Caxias 0 x 2 Madureira
Audax 1 x 0 Volta Redonda
Bangu 3 x 1 Quissamã
Fluminense 3 x 2 Vasco


Próximos jogos:
Sexta rodada:
14 de fevereiro - quinta-feira:
Friburguense x Flamengo - 15h

Sétima rodada:
16 de fevereiro - sábado:
Madureira x Bangu - 14h45m
Resende x Friburguense - 14h45m
Macaé x Nova Iguaçu - 14h45m

17 de fevereiro - domingo:
Vasco x Audax - 15h
Volta Redonda x Fluminense - 16h
Quissamã x Duque de Caxias - 15h
Flamengo x Botafogo - 10h
Boavista x Olaria - 15h
 

A classificação:
Grupo A:
1º Botafogo, 15 pontos
2º Madureira, 13
3º Vasco, 10
3º Nova Iguaçu, 10
5º Quissamã, 7
6º Volta Redonda, 6
7º Olaria, 5
8º Friburguense, 4

Grupo B:
1º Fluminense, 18 pontos
2º Flamengo, 12
3º Bangu, 10
4º Macaé, 9
5º Audax Rio, 7
6º Duque de Caxias, 4
7º Boavista, 3
8º Resende, 1


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2013/02/juniores-apos-sair-perdendo-por-dois-gols-flu-supera-o-vasco.html

Com atuação de gala, Brasil massacra Venezuela e avança às semis: 11 a 5


Time canarinho mantém invencibilidade nas eliminatórias sul-americanas e está a uma vitória de garantir uma das três vagas para o Mundial do Taiti

Por GLOBOESPORTE.COM Merlo, Argentina

A seleção brasileira de futebol de areia não tomou conhecimento da Venezuela na terceira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, em Merlo, na Argentina. Com uma atuação impecável, o time comandado por Júnior Negão atropelou os rivais por 11 a 5, com gols dos vascaínos Bruno Xavier (2) e Jorginho, dos rubro-negros Benjamin e Daniel, e das novas promessas da nova geração, Datinha (3), do Sampaio Corrêa, e Anderson Wesley (2), que atua pelo Corinthians de Santo André. Cardone, Ferrera, Edgar e Vaamonde (2) descontaram para os venezuelanos.

Com o resultado, o Brasil chegou à terceira vitória consecutiva e manteve 100% de aproveitamento no torneio, que irá distribuir três vagas para o Taiti. A equipe canarinho volta à quadra neste sábado para a semifinal, às 14h, ainda sem um adversário definido.

Datinha e Cesinha seleção brasileira de futebol de areia Brasil eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo (Foto: Divulgação BSWW)Datinha e o goleiro Cesinha contêm o ataque do camisa 10 da Venezuela (Foto: Divulgação BSWW)

Eleito o melhor atleta do Maranhão em 2012, Datinha exaltou a postura do time na goleada.

- Entramos muito concentrados e isso fez diferença. Fizemos uma boa defesa, nosso ataque funcionou, criamos oportunidades e marcamos os gols. Tudo deu certo e conseguimos essa excelente vitória – comentou o maranhense, um dos destaques da partida, com três gols.

Nas eliminatórias, as seleções foram divididas em dois grupos, um de cinco e outro de quatro. Quem chegar à final, se garante no Taiti, enquanto os perdedores ainda têm uma última chance na disputa pelo bronze. Embora os brasileiros sejam os favoritos, todos têm potencial para estar entre os 16 que lutarão pelo título mundial, entre os dias 18 e 28 de setembro. A seleção canarinho já disputou o torneio cinco vezes, somando 27 vitórias em 27 jogos.

O jogo

Jorginho e Cardone seleção brasileira de futebol de areia Brasil eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo (Foto: Divulgação BSWW)Jorginho arranca com velocidade e foge da marcação do goleiro Cardone (Foto: Divulgação BSWW)

Com boa marcação e velocidade, o Brasil controlou as ações no duelo. O primeiro lance de perigo saiu dos pés de Daniel, que arriscou um chute de fora da área, arrancando tinta do travessão. Mas quem abriu o placar foi o vascaíno Bruno Xavier. O defensor cobrou falta com categoria, a bola desviou na zaga e entrou. Companheiro no time da Colina, Jorginho partiu para o ataque, sofreu o pênalti e contou com a ajuda do "montinho-artilheiro" para ampliar. No último minuto, o rubro-negro Benjamin arrancou e bateu cruzado para anotar o terceiro. Promessa da nova geração, Anderson Wesley, do Corinthians de Santo André, acertou uma bomba, carimbando a goleada ainda na primeira etapa: 4 a 0.

A seleção brasileira entrou com sede de gol no segundo período e manteve o domínio. A Venezuela tinha dificuldades em furar a marcação verde-amarela e pouco produziu. Datinha, também conhecido como "Joia de Tutóia", marcou o quinto do Brasil. Em ritmo de treino, o time canarinho reinava absoluto. Após boa troca de passes, o habilidoso Bruno Xavier chutou rasteiro no cantinho esquerdo, sem chances de defesa. O goleiro Cardone mostrou categoria com uma série de embaixadinhas e arriscou um chute de longe, que resvalou na cabeça de um companheiro e enganou Cesinha: 6 a 1.

Nos primeiros segundos do terceiro período, Datinha, do Sampaio Corrêa, deu passe açucarado para Anderson Wesley, que ameaçou chutar, mas deu um drible e bateu rasteiro no cantinho: 7 a 1. Na sequência, a dupla de novatos inverteu os papéis. Foi a vez de Anderson tocar para Datinha empurrar para o fundo da rede. Sem se intimidar pela pressão, Ferrera diminuiu: 8 a 2. Datinha respondeu com um lindo chute na gaveta, marcando o nono.

No fim, o venezuelano Edgar surpreendeu Cesinha com um belo gol por cobertura. Vaamonde anotou o quarto, mas Daniel freou a reação. Aproveitando a bobeada de Cardone na saída de bola, o defensor levou a melhor na dividida e encheu o pé: 10 a 4. Na sequência, o arqueiro se atrapalhou de novo, dessa vez, diante do experiente Benjamin, que não perdoou e marcou um golaço. Vaamonde ainda diminuiu, de pênalti, mas já era tarde e restou esperar o cronômetro zerar para festejar a goleada por 11 a 5.

Confira a tabela do Brasil nas eliminatórias sul-americanas:
Dia 10 – Folga
Dia 11 – Equador 4 x 6 Brasil
Dia 12 – Brasil 7 x 3 Uruguai – 15h30m (16h30m Brasília)
Dia 13 – Brasil 11 x 5 Venezuela - 15h30m (16h30m Brasília)
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – Semifinal Brasil x 2º colocado do Grupo A - 14h (de Brasília)
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2013/02/com-atuacao-de-gala-brasil-massacra-venezuela-e-avanca-semis-11-5.html

Sindicato e Consórcio do Maracanã retomam negociações nesta sexta


Possibilidade de paralisação não está descartada, e trabalhadores usam cronograma apertado para pressionar responsáveis pelas obras do estádio

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

O carnaval chegou ao fim, e as negociações entre Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sintraicp) e Consórcio do Maracanã serão retomadas. Na tarde da próxima sexta-feira, eles se reunirão na sede do Sindicato Patronal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, para discutir o reajuste salarial dos operários que trabalham nas obras do estádio.

O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sintraicp) pede ao consórcio responsável pelo estádio um reajuste salarial de 15%, mais cesta básica de R$ 330, plano de saúde também para familiares, participação nos lucros de dois salários, além de hora extra de 100%.O consórcio, por sua vez, já ofereceu aumento de 8% além de cesta básica de R$ 250 e bonificação de R$ 150.

Obras estádio Maracanã copa 2014 (Foto: Arena)Obras no Maracanã (Foto: Arena)

Na última semana, uma assembleia em frente ao Maracanã foi realizada, e os números oferecidos pelo consórcio foram apresentados aos trabalhadores. A possibilidade de paralisação nas obras não está descartada. Quando as negociações forem encerradas, uma nova assembleia definirá se os trabalhadores cruzaram os braços ou não. O Sintraicp acredita que o cronograma apertado e o curto prazo para que o estádio seja entregue à Fifa sejam formas de pressionar os responsáveis pelo Maracanã a ceder e atender os pedidos.
- Uma nova assembléia só acontecerá quando as negociações forem encerradas. A decisão dos operários será soberana. Temos sempre que respeitar a democracia. Respeitar a democracia. Vamos ver o que acontece. As negociações estão avançando, mas ainda não é o que os trabalhadores querem. Eles (consórcio) têm prazo. O Maracanã é a menina dos olhos do mundo neste momento. Eles estão preocupados – disse o presidente do Sintraicp, Nilson Duarte.

Operários Maracanã (Foto: Marcelo Baltar)Assembleias dos operários do Maracanã na semana passada (Foto: Marcelo Baltar)

Na semana passada, após a primeira assembleia dos trabalhadores, o Consórcio do Maracanã emitiu um comunicado negando qualquer possibilidade de greve: "O Consórcio Maracanã Rio 2014, executor da obra de reforma do estádio, esclarece que a assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (06/02), no portão 13, foi para discutir as negociações do acordo coletivo entre o Consórcio e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro da Construção (SITRAICP). Assim como o SITRAICP reuniu os trabalhadores para apresentar as propostas do acordo anual, o Consórcio também realizou um Treinamento Diário de Segurança (TDS) com os trabalhadores na manhã do dia 05/02 para propor as suas.  O principal objetivo de ambos os encontros foi informar o processo de negociação entre as partes de forma clara e transparente".

Antes previsto para ser entregue no dia 28 deste mês, o Maracanã só deve estar totalmente pronto em março. O Consórcio responsável pelo estádio, no entanto, garante a entrega no dia 24 de abril, quando acontecerá um jogo-teste, ainda sem os times definidos. A partida não será aberta ao público e terá como expectadores apenas os operários do estádio e seus familiares, de acordo com o consórcio.

O GLOBOESPORTE.COM apurou que, no momento, a maior preocupação do consórcio é em relação à instalação das quase 80 mil cadeiras, que ainda não começou. A maior parte sequer foi entregue pela fabricante. A cobertura está sendo erguida e, se não ocorrer maiores contratempos, será concluída em meados de março.

O primeiro grande jogo do novo Maracanã provavelmente será o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho, a 13 dias da abertura da Copa das Confederações.


Obras maracanã tela proteção içamento  (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)Alpinistas instalam rede de proteção para a montagem da cobertura (Foto: Celso Pupo / Fotoarena)

FONTE:

No duelo de gerações, Rafinha encontra ídolo Seedorf: ‘É craque’


Rubro-negro, que passa a conviver com o reconhecimento nas ruas, diz que assistia ao holandês pela televisão e 'torcia bastante' por ele

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

rafinha, jogador do flamengo (Foto: Janir Júnior)Rafinha diz que é reconhecido nas ruas: "Pessoal pede para tirar fotos" (Foto: Janir Júnior)

Há poucos anos, Rafinha sentava em frente à TV para assistir aos jogos do Campeonato Italiano. Ainda longe do sonho de ser jogador profissional, o jovem torcia para um jogador em especial: Seedorf. O tempo passou, o atual camisa 11 do Flamengo cresceu, foi integrado ao elenco principal no início da temporada e conseguiu belas atuações no Campeonato Carioca. No domingo, ficará frente a frente com o ídolo, agora de verdade, em um duelo de gerações no clássico contra o Botafogo. O maranhense tem 19 anos, e o holandês, 36 - ambos nascidos em um 1º de abril.
- É importante para mim (o duelo com Seedorf). Ele é um cara que até pouco tempo eu via na televisão. Torcia quando ele jogava no Milan, torcia bastante. Ele é craque. Temos que colocar a bola no chão e sair com a vitória - afirmou Rafinha.
Questionado se poderia arriscar um drible por entre as pernas de Seedorf no Engenhão, Rafinha disse que vale tudo, mas passou longe de qualquer tipo de provocação:

- Dentro de campo tudo é válido, independentemente se for dar caneta ou não, vou dar o meu melhor, e ele o melhor dele.

Fui na praça de São Pedro da Aldeia, tinha muita gente. Aí, uma pessoa chegou no meu ouvido e perguntou: 'É você mesmo?'. Levei um susto, mas é legal o reconhecimento do trabalho"
Rafinha, sobre o seu carnaval

Rafinha começa a dar os primeiros passos na longa estrada que Seedorf percorreu com grande sucesso. O camisa 10 do Botafogo teve passagens por Ajax, Sampdoria, Real Madrid, Internazionale de Milão e Milan, além da seleção holandesa.

Já o jovem rubro-negro, nascido em Porto Franco (MA), logo foi com a família para Brasília e passou a jogar futebol. Há cinco anos, chegou ao Rio para defender o CFZ e, depois, se transferiu para o Flamengo.

Rafinha e Seedorf têm tido boas atuações no Carioca e são os dois jogadores com maiores médias nas atuações do GLOBOESPORTE.COM. Ainda muito distante de ter o reconhecimento que o holandês conquistou, Rafinha já desfruta da fama, mas sempre com os pés no chão.

- Pessoal pede para tirar fotos. Às vezes, nem sei a dimensão disso tudo, só quando eu saio que vejo. Não era tanto, agora é bem mais - disse o jogador.

Durante o carnaval, enquanto Seedorf acompanhou o desfile das escolas de samba em um badalado camarote na Marquês de Sapucaí, Rafinha viajou para São Pedro da Aldeia, Região dos Lagos. Em vez de ser alvo de flashes, ouviu apenas uma perguntinha ao pé do ouvido.

- Descansei, pois a temporada é muito longa. Foi relax total. Fui na praça de São Pedro da Aldeia, tinha muita gente. Aí, uma pessoa chegou no meu ouvido e perguntou: “É você mesmo?”. Levei um susto, mas é legal o reconhecimento do trabalho

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/02/no-duelo-de-geracoes-rafinha-encontra-idolo-seedorf-e-craque.html

De olho no Fla, Bota dá ênfase no físico para chegar bem no clássico


Depois de treino técnico na manhã desta quarta, time fica na sala de musculação à tarde. Gabriel tem chance de ser relacionado

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Depois de um treino técnico na manhã desta Quarta-Feira de Cinzas, a parte da tarde foi dedicada a um trabalho físico na sala de musculação da sede de General Severiano. Apenas os goleiros e os jogadores que estão em fase de recondicionamento foram a campo. São os casos de André Bahia, Lucas Zen e Gabriel. Por cerca de uma hora e meia, os três realizaram uma atividade que privilegiava a parte física, mas que incluía a bola em todos eles.
Gabriel no treino do Botafogo (Foto: Fred Huber)Gabriel e Lucas Zen (de costas) fazem trabalho de recondicionamento (Foto: Fred Huber)

Como o setor defensivo do meio de campo é o principal problema do técnico Oswaldo de Oliveira, já que Marcelo Mattos está machucado, existe a expectativa sobre a possibilidade de Gabriel ser relacionado para o clássico com o Flamengo, domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Uma outra opção é a improvisação do lateral-esquerdo Julio Cesar, que atuou nesta função no jogo contra o Resende e no treino técnico desta quarta.
Depois do treinamento da tarde, o goleiro Jefferson atendeu pedidos de fotografias e autógrafos de torcedores que acompanharam a atividade.

Nesta quinta-feira o time volta ao Engenhão para dar seguimento ao planejamento para enfrentar o Flamengo. O Botafogo é o primeiro colocado do Grupo A da Taça Guanabara com 14 pontos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/de-olho-no-fla-bota-da-enfase-no-fisico-para-chegar-bem-no-classico.html

Bruno Mendes calibra a pontaria para voltar a fazer gols pelo Botafogo


Com apenas um gol em cinco jogos, atacante ganha a companhia de Sassá e Henrique na atividade antes do clássico com o Flamengo, domingo

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bruno Mendes botafogo treino (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)Goleador em 2012, Bruno Mendes só fez um gol esse ano no Carioca (Foto: Ivo Gonzalez / O Globo)

O começo de 2013 não tem sido tão bom para Bruno Mendes quanto o final de 2012. Em cinco jogos disputados este ano com o Botafogo, ele fez apenas um gol e a torcida já mostrou uma certa impaciência com o jogador no confronto com o Resende. No entanto, ainda xodó, ele segue com prestígio entre os fãs e a comissão técnica.

Nesta quarta-feira, depois do treinamento com o grupo, Bruno Mendes, de apenas 18 anos, trabalhou as finalizações próximas ao gol, acompanhado de Sassá e Henrique. O auxiliar Luiz Alberto comandou a atividade para os atacantes calibrarem a pontaria.

- Todo jogador quer fazer gols e espero sempre por isso. Mas se a bola não está entrando, procuro ajudar para que o time saia de campo vitorioso. Acontece com todo jogador. Espero que possa voltar a fazer gol domingo e ajudar o Botafogo a vencer o Flamengo no clássico.

Ao contrário do fim do ano passado, quando acabou vencendo facilmente a concorrência de Rafael Marques, Bruno Mendes sabe que pode ser ameaçado. Sassá fez um gol na vitória por 4 a 2 sobre o Resende, o seu segundo em quatro jogos com a camisa do Botafogo, e o clube contratou Henrique, ex-São Paulo e Sport, que já disputou três jogos sem marcar.
- Estou aqui para sempre batalhar pela posição, mas o Oswaldo é o técnico e sabe o que é melhor para o time - afirmou Bruno Mendes, que marcou seis gols em oito jogos disputados pelo Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Depois de participar do treinamento com o grupo, o atacante Rafael Marques não foi convocado para trabalhar finalizações com os outros atacantes. O jogador ainda não foi relacionado para um jogo sequer nesta temporada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/02/bruno-mendes-calibra-pontaria-para-voltar-fazer-gols-pelo-botafogo.html

Feliz com começo, Marcelo Oliveira espera evolução do time cruzeirense


Treinador ressalta que é preciso atenção, para não cair na zona de conforto

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Marcelo Oliveira, técnico do Cruzeiro (Foto: Denilton Dias / VIPCOMM )Marcelo Oliveira: feliz com início de ano do time cruzeirense (Foto: Denilton Dias / VIPCOMM )

O técnico Marcelo Oliveira disse estar feliz com o início de temporada do Cruzeiro. Em 2013, foram três jogos-treino, um amistoso e duas partidas oficiais (uma delas, o clássico contra o Atlético-MG), com vitória celeste em todas as oportunidades. Marcelo, no entanto, espera evolução. Ele destacou a necessidade da equipe não se acomodar, por mais que as coisas estejam correndo bem.


- Sempre espero coisas boas, desde que vim para o Cruzeiro. A gente trabalha intensamente. No dia a dia é um trabalho prazeroso. Mas tem que estar bem atento para não sentir confortável com o que fez, e estar sempre cobrando melhora. Mas fiquei satisfeito. Ainda hoje conversei com os jogadores sobre isso, marcamos bem o Atlético-MG e o América TO, criamos situações de gol. Temos que continuar trabalhando.

Para satisfação de Marcelo Oliveira, o Cruzeiro deve ter uma evolução natural, em função dos reforços. Após começar o ano com desfalques, o treinador já recebe alguns jogadores importantes. Borges e Thiago Carvalho já estão recuperados de lesão; Diego Souza deve ser regularizado esta semana; Luan e Ananias já treinam com o grupo.

- Acho que para se ter um bom ano depende de uma combinação de situações. É importantíssimo que se tenha um elenco qualificado, de qualidade semelhante, e de jogadores disponíveis, concorrendo de forma sadia. É isso que queremos: uma concorrência boa, um banco forte. Porque, às vezes, se ganha jogo com o banco de reservas.

No departamento médico, o Cruzeiro ainda tem os zagueiros Léo e Victorino, o volante Henrique, e os atacantes Martinuccio e Lucca. Os dois últimos têm um retorno mais distante. Lucca, que se recupera de cirurgia no joelho, tem volta prevista para abril. Já Martinuccio, só deve retornar aos gramados em maio.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2013/02/feliz-com-comeco-marcelo-oliveira-espera-evolucao-do-time-cruzeirense.html

Fábio Santos vê Corinthians em vantagem no clássico de domingo


Lateral-esquerdo cita semana livre e momento bom como trunfos do Timão para duelo contra o Palmeiras e admite um leve favoritismo

Por Diego Ribeiro São Paulo

Fabio Santos corinthians mudial especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Fabio Santos vê Timão em vantagem, mas prega respeito ao Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli)

O lateral-esquerdo Fábio Santos sabe que o Corinthians vai encarar o Palmeiras, domingo que vem, no Pacaembu, vivendo um melhor momento que o rival. Não que isso seja uma garantia de que os alvinegros vão vencer com facilidade o adversário, mas ele admite um certo favoritismo. Com um discurso de extremo respeito ao Verdão, Fábio mediu cada palavra ao falar do duelo pelo Campeonato Paulista.

- O momento do Corinthians é melhor, não tem como fugir disso, mas já cansei de ganhar clássico quando o outro time era favorito. E já perdi muito quando meu time era o favorito também. Respeito o momento que eles estão passando, e domingo os dois times vão entrar com uma motivação diferente – afirmou o lateral, em entrevista coletiva nesta quarta-feira.

Além do melhor momento natural, o Corinthians se vê com outra leve vantagem para o confronto: enquanto o Palmeiras estreia na Taça Libertadores nesta quinta-feira, contra o Sporting Cristal, do Peru, o clube alvinegro tem semana livre para se concentrar no clássico - o primeiro jogo na competição internacional é só na próxima quarta-feira, contra o San José, da Bolívia.

- É uma vantagem (ter semana livre). Não dá para dizer o tamanho dela, mas é sempre boa. O Palmeiras tem um jogo de Libertadores, envolve uma grande adrenalina, desgasta fisicamente e mentalmente. E nós temos uma semana cheia para pensar no clássico – analisou Fábio Santos.

O lateral deve ser titular no duelo de domingo, já que o técnico Tite pretende manter a formação das últimas partidas com a intenção de deixar a equipe muito próxima de seu ideal na estreia na Libertadores. Após o carnaval, Tite começa a preparar o time na tarde desta quarta-feira, em treino com bola. Na manhã desta quarta, os jogadores fizeram apenas trabalhos físicos no CT Joaquim Grava.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/fabio-santos-ve-corinthians-em-vantagem-no-classico-de-domingo.html

Atlético-PR retorna para o Brasil com título e reforço estrangeiro


Time principal do Furacão tem desembarque previsto para a tarde de quarta-feira, porém segue sem previsão de estreia na temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Marbella, Espanha

O Atlético-PR terminou a excursão na Espanha, que teve como objetivo inicial a preparação do grupo principal, mas serviu para outros fins. O principal foi confirmado na noite desta segunda-feira. No país europeu, o Furacão contratou o meia Fran Mérida, que foi revelado no Barcelona e pertencia ao Atlético de Madrid. Além do reforço, o grupo rubro-negro traz a taça da Marbella Cup na bagagem.

A delegação embarcou no início da tarde no aeroporto de Málaga, com uma conexão em Madrid. A chegada no Brasil está prevista para a madrugada de quarta-feira. O Atlético-PR permaneceu doze dias na Espanha, com um saldo de três vitórias, um empate e uma derrota.

Delegação do Atlético-PR retorna para o Brasil, após 12 dias na Espanha (Foto: Divulgação / Site oficial do Atlético-PR)Delegação retorna para o Brasil, após 12 dias na Espanha (Foto: Divulgação / Site oficial do Atlético-PR)

No Marbella Cup, o Furacão terminou com uma campanha de 100%, após vencer o Ludogorets Razgrad-BUL (6 a 2), Dínamo de Kiev-UCR (1 a 0) e Dínamo de Bucareste-ROM (1 a 0). Além do torneio, o time fez mais dois amistosos: derrota para o Cluj-UCR (3 a 0) e empate com o FC Otelul Galati (1 a 1).

Após o retorno ao Brasil, a equipe titular do Furacão ainda não tem previsão para estrear na temporada 2013. O primeiro turno do Campeonato Paranaense está sendo disputado por um grupo reserva, que ainda não engrenou na competição, com sete pontos em sete jogos, ocupando a nona colocação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2013/02/atletico-pr-retorna-para-o-brasil-com-titulo-e-reforco-estrangeiro.html

Victor vê grupo mais mobilizado para duelo contra o São Paulo


Mas alerta para que excesso de vontade não provoque erros na equipe

Por Léo Simonini Belo Horizonte

Victor Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini)Victor: é preciso jogar com vontade, mas calma (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)

Um clássico estadual geralmente serve de combustível natural para uma equipe de futebol. Os jogadores do Atlético-MG frisaram isso ao longo da pré-temporada, mas, em campo, na abertura do Mineiro, esse foco não foi notado ao longo dos 90 minutos, culminando com a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro.

Passado o confronto, o objetivo que todos na Cidade do Galo consideram mais importante passou a ser o único assunto. Para o jogo contra o São Paulo, nesta quarta-feira, o goleiro Victor reconhece que há uma mobilização maior para o confronto.

- Temos notado isso no dia a dia e sabemos que Libertadores é diferente.

Para ele, diversos fatores influenciam para isso, inclusive a forma como as partidas são disputadas.

- O tipo de disputa é diferente, a pegada é outra, tem mais contato, os juízes sul-americanos deixam o jogo correr mais. Então, a bola corre mais, as jogadas que normalmente são paradas com faltas os juízes deixam correr, por isso todos os detalhes têm que ser usados a nosso favor.

E esses detalhes passam pela ansiedade da estreia em casa, diante da torcida. Victor não quer que o time confunda motivação com excesso de vontade, fator que faz com que os erros aconteçam.

- É controlar a ansiedade, tentar transformá-la em motivação e não confundir isso com excesso de vontade. Não podemos querer fazer mais do que foi determinado, porque isso pode gerar empolgação além do necessário, e com isso acabamos cometendo erros. Temos que controlar a ansiedade e sempre fazer aquilo que o Cuca pede, cada um com sua função e brigando por cada centímetro de campo.

Atlético-MG e São Paulo se enfrentam nesta quarta, às 22h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real e com vídeos exclusivos a partir das 21h30m.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/victor-ve-grupo-mais-mobilizado-para-duelo-contra-o-sao-paulo.html

Duelo entre Galo e Tricolor reúne campeões mundiais e promessas


Times têm atletas que venceram Copa do Mundo e brilharam na Europa, além de jovens de talento como Bernard e Wellington

Por Marcelo Prado e Fernando Martins Belo Horizonte

Um duelo repleto de história no futebol brasileiro. Pela Taça Libertadores da América, Atlético-MG e São Paulo se enfrentarão pela quinta vez, mas mineiros e paulistas até já decidiram um Campeonato Brasileiro, vencido pelo Tricolor, em 1977. Na noite desta quarta-feira, quando as duas equipes estrearão na fase de grupos do torneio sul-americano, 23 mil privilegiados verão ao vivo um verdadeiro desfile de craques no gramado do estádio Independência.

Montagem: Atlético-MG x São Paulo - Ronaldinho Gaúcho, Gilberto Silva, Rogério Ceni e Lúcio (Foto: Editoria de arte/Globoesporte.com) Ronaldinho, Gilberto Silva, Ceni e Lúcio: campeões mundiais (Montagem Globoesporte.com)

Estarão em campo quatro atletas que já foram campeões do mundo com a Seleção: Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva, pelo Galo, e Rogério Ceni e Lúcio, pelo São Paulo. Jogadores que disputaram Copa do Mundo, como o são-paulino Luis Fabiano. Peças que já vestiram a camisa amarelinha, como Victor, Rever e Diego Tardelli, pelos mandantes, e Jadson, Cortez e Rhodolfo, pelos visitantes. O arsenal de destaques ainda conta, por exemplo, com ótimas revelações do futebol brasileiro, casos do meia Bernard e do volante Wellington.

É uma alegria encontrar grandes amigos, aqueles com quem joguei muito tempo na Seleção"
Ronaldinho Gaúcho

– Sem dúvida, será um grande jogo. Grandes jogadores, estádio cheio, pressão da torcida. Estamos preparados – avisou o são-paulino Ney Franco.
Do lado são-paulino, apesar dos elogios feitos a todos os atletas do rival, um jogador chama a atenção em especial: Ronaldinho Gaúcho. Ele é quem dita o ritmo do Galo. Quando está bem, o time voa. Quando não se destaca, os mineiros sentem. Para o zagueiro Lúcio, que enfrentou o rival em três oportunidades na Europa, não se pode bobear com o camisa 10 rival. Dois confrontos foram no Campeonato Italiano (Inter x Milan), além de um amistoso entre Bayern de Munqiue e Barcelona.

– Todos o conhecem muito bem e sabem o grande jogador que ele é. Será um grande jogo, até porque tem muita gente boa em campo. A pressão será forte e temos de entrar em campo atentos a tudo – ressaltou Lúcio.
Ney Franco diz que seus comandados não mudarão o estilo de jogo por causa de Ronaldinho Gaúcho.

– Estamos acostumados a fazer marcação por zona e não vamos alterar isso. Quando ele cai na direita, o Wellington marca e o Denilson avança para combater os volantes adversários. Quando ele atuar na esquerda, a coisa se inverte – explicou.

Ney Franco ainda lembra a força do Atlético-MG dentro do estádio Independência. Os mineiros não perdem em casa desde agosto de 2011. De lá para cá, são 40 partidas de invencibilidade.

– Será um grande jogo. Os dois times possuem peças maduras, experientes, algumas com passagem pelo futebol internacional e com Copa do Mundo. Se não me engano, o Atlético-MG fechou o último Campeonato Brasileiro invicto dentro de casa. Será um grande desafio para nós  – disse Ney.

Para Ronaldinho Gaúcho, o duelo traz muita motivação para qualquer jogador envolto em um clima de estreia de Libertadores recheada de jogadores renomados em campo.

– Esse jogo é especial devido à história que tem pelo fato de o time estar muitos anos sem disputar e esse fator é o que mais motiva, mas lógico que jogo com grandes jogadores, em começo de competição, tudo isso, faz com que atraia ainda mais a atenção de todos.

Ronaldinho comentou sobre duelos à parte, especificamente com o companheiro de seleção, Luis Fabiano, e com o zagueiro Lúcio e o goleiro Rogério Ceni, estes dois últimos campeões mundiais com R10 na Copa de 2002.

– É uma alegria encontrar grandes amigos, aqueles com quem joguei muito tempo junto na Seleção.

Montagem Atlético-MG x São Paulo: Victor, Rever, Jadson e Luis Fabiano (Foto: Editoria de arte/Globoesporte.com) Victor, Rever, Jadson e Luis Fabiano: todos já foram da Seleção (Montagem Globoesporte.com)

O goleiro Victor, que tenta voltar à seleção brasileira e já contabiliza boas atuações no ano, valoriza o duelo entre as estrelas da partida, mas espera que as do Galo brilhem mais.

– Será um grande duelo, com jogadores renomados, consagrados no futebol mundial. Quem tem a ganhar é o torcedor que vai ao campo, que vai assistir de casa a um grande jogo. Espero que os atletas do Atlético-MG estejam melhores do que os grandes nomes do São Paulo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/02/duelo-entre-galo-e-tricolor-reune-campeoes-mundiais-e-promessas.html

Dana confirma: Vitor Belfort e Luke Rockhold se enfrentam no Brasil


Após nocautear Michael Bisping em SP, carioca fará o evento principal no
país pela segunda vez consecutiva. Data e local ainda não estão definidos

Por SporTV.com Dublin e Londres


Vitor Belfort vai protagonizar pela segunda vez seguida um UFC no Brasil. O peso-médio carioca está escalado para enfrentar o americano Luke Rockhold no próximo evento a ser realizado no país, ainda sem data e cidade definidas. A notícia foi revelada por Dana White durante uma cerimônia na Irlanda, na terça-feira, e confirmada pelo próprio nesta quarta em bate-papo com a imprensa após a coletiva do "UFC: Barão x McDonald", na Inglaterra.

montagem Vitor Belfort x Luke Rockhold UFC (Foto: Editoria de Arte)Vitor Belfort x Luke Rockhold: duelo ocorre no Brasil (Foto: Editoria de Arte)

Belfort vem de um nocaute técnico em São Paulo sobre Michael Bisping, até então o principal nome entre os médios para desafiar o campeão, Anderson Silva, enquanto Rockhold acabou de migrar do extinto Strikeforce, onde era o detentor do cinturão, para o UFC. O americano, por sinal, pediu recentemente por meio da imprensa para enfrentar o lutador brasileiro. Quem vencer esse duelo vai se posicionar muito bem na divisão e pode ganhar uma chance de disputar o título.

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Nadal tenta ser um 'mortal' em São Paulo, mas ganha suíte presidencial


Rei do saibro não pede tratamento especial e chega concentrado no tênis

Por Alexandre Cossenza São Paulo

Nada de carro particular, esquema especial de segurança ou pedidos excêntricos. Rafael Nadal chegou a São Paulo com status de estrela mundial, mas tentando agir como um atleta comum. O heptacampeão de Roland Garros dispensou todos os mimos oferecidos pelo Aberto do Brasil e desembarcou na cidade concentrado apenas em jogar tênis. O único luxo que o espanhol aceitou - sem exigir - foi a suíte presidencial de um badalado hotel paulista.

hotel Nadal jacuzzi tênis (Foto: Alexandre Cossenza)A cama king size que recebe Rafael Nadal nesta semana em São Paulo (Foto: Alexandre Cossenza)

Enquanto estiver na cidade, Nadal ficará hospedado no 25º andar do hotel Renaissance, com direito a 309 metros quadrados só para ele. A suíte, que tem escritório com fax e impressora, sala de estar com lareira, sala de jantar, cozinha de apoio, dois quartos, dois banheiros e a atração principal: um gigante solarium com banheira de hidromassagem e vista de 180 graus para a capital paulista.

CONFIRA GALERIA DE FOTOS DA SUÍTE DE NADAL EM SÃO PAULO

Além da suíte, cuja diária custa R$ 24 mil, o cabeça de chave número 1 do Aberto do Brasil tem à disposição uma bem equipada sala de musculação e um luxuoso spa no hotel. Nadal, no entanto, não deve passar muito tempo fora do Ibirapuera, já que está inscrito em simples e duplas no torneio. Ele já venceu sua estreia nas duplas, na noite desta terça-feira, e volta a jogar na noite desta quarta, novamente ao lado do argentino David Nalbandian. Na quinta, o espanhol começa sua participação nas simples.O SporTV exibe o torneio ao vivo.

Negociação começou em agosto
Os primeiros contatos para que Nadal estivesse no Aberto do Brasil aconteceram durante o US Open do ano passado, em agosto. Luis Felipe Tavares, dono da Koch Tavares, promotora do torneio paulista, foi a Nova York e conversou com Carlos Costa, empresário do espanhol. Na época, porém, Nadal ainda se recuperava de uma lesão nos joelhos e não havia estipulado uma data para seu retorno às quadras.

hotel Nadal jacuzzi tênis (Foto: Alexandre Cossenza)O solarium faz parte dos 309 metros quadrados da suíte  (Foto: Alexandre Cossenza)

As conversas reiniciaram em janeiro deste ano. O ex-número 1 do mundo disputaria torneios em Abu Dhabi e Doha antes do Australian Open, mas teve problemas estomacais e optou por adiar sua volta. A organização do Aberto do Brasil, então, entrou em contato mais uma vez. Segundo Roberto Burigo, gerente do Aberto do Brasil, os valores foram acertados sem demora, e logo Nadal foi confirmado como atração do torneio.

- Não quis esquema especial de segurança, nem transporte particular, nada. Ele (Nadal) não pediu nada diferente dos outros jogadores. Só requisitou cinco quartos, mas é porque ele vem com técnico, fisioterapeuta, assessor e agente - explica Burigo, lembrando que o hotel que recebe o craque é o mesmo que abriga todos os tenistas que disputam a chave principal.
Ainda segundo Burigo, até o fim de semana anterior ao torneio, a venda de ingressos estava em um ritmo parecido ao da edição 2012 do evento. Ano passado, no entanto, as entradas para as fases mais importantes do torneio (a partir de quinta-feira, quando começam as oitavas de final) tinham valores muito mais acessíveis. Para ver a final de simples de 2012, o fã de tênis pagou R$ 35 no anel superior e R$ 100 no anel inferior do Ibirapuera. Este ano, os mesmos bilhetes custam R$ 150 e R$ 300, respectivamente. O otimismo da promotora está baseado principalmente em Nadal, que jogará praticamente todos os dias - de terça a domingo - se confirmar o favoritismo no torneio.

- A expectativa é de casa cheia todos os dias - completa um empolgado Burigo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/aberto-de-tenis-do-brasil/noticia/2013/02/nadal-tenta-ser-um-mortal-em-sao-paulo-mas-ganha-suite-presidencial-l.html

Zé Roberto diz que seleção tem carências e nega favoritismo em 2016


Treinador tricampeão olímpico de vôlei diz esperar que novas jogadoras surjam até os Jogos e revela já sentir pressão por atuar em casa

Por SporTV.com Santana de Parnaíba, SP

Zé Roberto Guimarães orienta Campinas na partida contra o São Caetano, pela Superliga Feminina (Foto: Felipe Christ / Amil)Zé Roberto Guimarães diz já sentir a pressão pelos Jogos de 2016  (Foto: Felipe Christ / Amil)

O desafio da seleção feminina de vôlei será grande em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas é isso o que motiva o técnico José Roberto Guimarães, campeão olímpico com o time masculino em 1992 e com as mulheres em 2008 e 2012. Em caso de mais uma medalha de ouro, o time feminino vai igualar o recorde de Cuba, campeão dos Jogos por três vezes seguidas (1992/96/2000). Para alcançar a marca, o treinador espera que, neste período, apareçam revelações, que reduzam "carências" em determinadas posições da equipe. Carências que não tornam o Brasil favorito ao ouro em 2016, segundo o técnico.

- Acho que a gente não tem uma quantidade enorme de jogadoras que você possa escolher. E em algumas posições, a gente está carente, e isso dificulta muito. A base é boa, mas temos carência de jogadoras em determinadas posições, e tivemos que improvisar. Não entraremos como favoritos no Rio - afirmou em entrevista ao SporTV.

A base é boa, mas temos carência em determinadas posições (...) Não entraremos como favoritos no Rio"
Autor

Até 2016, a seleção deverá passar por uma renovação, apesar de ter uma base montada.

- Acho que a gente tem uma base, mas existe sempre uma abertura, haja vista o que aconteceu na seleção de 2009 a 2012. Algumas jogadoras que estavam na 'B' vieram para a seleção 'A' e ficaram, como o caso da Tandara. Isso pode acontecer. O importante é dar essa abertura, conseguir ver todas as jogadoras possíveis. Estamos com o planejamento de montar duas seleções novamente, uma até 23 anos, já que vai ter o Mundial da categoria. Torço sempre para que apareça um grande talento. Acho que é importante que apareçam caras novas e que obriguem as mais velhas a correrem, se dedicarem, isso faz parte da seleção, e tomara que aconteça - disse.

A experiência não tira o peso da pressão de Zé Roberto, que revelou sentir um frio na barriga sempre que é lembrado da disputa em casa, apesar de ainda faltarem quase três anos e meio para a disputa.

- Já dá para sentir a pressão. Vai ser mais difícil, muito mais, principalmente em função de sermos bicampeões olímpicos e de a Olimpíada ser no Rio. E a gente sabe que o vôlei é uma grande esperança (de medalha), assim como os outros esportes também são, mas vai ser complicado. A gente tem que se preparar desde já, botar a cabeça no trabalho e pensar as coisas que temos que realizar para chegarmos bem, porque tem muita coisa para ser feita. A dedicação terá que ser maior porque você passa a ser uma referência, o time a ser batido - ressaltou o treinador.

- Só de falar já me deu um frio na barriga. E esqueço por alguns momentos que a Olimpíada está aí. E não é que três anos e meio seja um tempo muito grande para se jogar os Jogos Olímpicos em casa. Já estou achando o tempo pequeno, e que a gente já teria que estar treinando. O técnico da Holanda já mandou e-mails querendo fazer amistosos com a gente. A movimentação é grande, já está todo mundo concentrado - acrescentou.

Fabiana, Fabi, Sheilla, Dani Lins e Natália Brasil ouro vôlei Jogos de Londres (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)Fabiana, Fabi, Sheilla, Dani Lins e Natália Brasil no pódio em Londres (Foto: Ivan Alvarado/Reuters)

O treinador da seleção feminina de vôlei confessou que sofre por antecipação, já que o trabalho a ser feito em um ciclo olímpico é sempre muito grande e detalhista.

- Todo dia (sofro), porque é aquela busca incessante de diminuir o erro, pelo movimento perfeito, pelo sincronismo das jogadas e movimentos. Para conseguir fechar esse quebra-cabeça, nos quatro quesitos que a gente trabalha (parte física, técnica, tática e psicológica), é um trabalho de muita dedicação. A gente fica muito tempo junto, mais tempo do que com a nossa família, e temos que aprender a lidar com isso. Só que é difícil aprender, principalmente agora.

A temporada de 2015, às vésperas das Olimpíadas, deve ser a mais complicada na opinião do tricampeão olímpico. E Zé Roberto explica o porquê, relembrando as edições anteriores da principal competição esportiva do mundo.

- Pelas experiências que tive, os anos mais difíceis são os anteriores às Olimpíadas. Em 2007 e 2011, tivemos muitos problemas. Nesses dois ciclos, sempre o penúltimo ano foi o mais complicado. O primeiro ano de todos os ciclos é mais tranquilo, o segundo tem Mundial, fomos duas vezes vice perdendo pra Rússia, mas felizmente o ano da Olimpíada tem sido de muita felicidade. Então está tudo certo.

Sobre a hora de parar, Zé Roberto, 58 anos, sabe que este momento está mais próximo, mas não planeja a aposentadoria e se vê ainda disposto a lutar pelas vitórias. O desafio da próxima competição o mantém à beira da quadra.

- Encaro tudo isso como uma missão que tenho e ainda me sinto com forças para brigar, discutir, tentar fazer o melhor possível, tentar ganhar títulos. O que mais gosto é de vencer, esse é o meu desafio, ganhar o campeonato seguinte, o próximo é sempre o mais importante. Acho que tenho força para mais esses três anos, tem coisas a serem feitas. Acho que ainda não é a hora de parar. Vestir a camisa da seleção brasileira, representar o país, ganhar e ouvir o hino nacional deve ser mais maravilhoso ainda. Quando as jogadoras se perfilam no primeiro lugar no pódio, aquilo é uma sensação indescritível.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2013/02/ze-roberto-diz-que-selecao-tem-carencias-e-nega-favoritismo-em-2016.html

Bruninho, Rapha, Sheilla, Thaísa e Jaque vão às ‘finais’ de eleição italiana


Disputa dos melhores de 2012 por função do site 'Volleyball.it' tem confronto de brasileiros entre levantadores e técnicos, com Zé Roberto e Bernardinho

Por GLOBOESPORTE.COM Roma

Dos 23 nomes iniciais, sobraram quatro. Jaqueline, Sheilla, Thaísa, Bruninho e Rapha, que atua no Trentino, foram os únicos brasileiros a alcançarem a final de suas respectivas posições na eleição do site italiano ''Volleyball.It'' com os melhores do vôlei mundial em 2012. Para esquentar a decisão, haverá um confronto verde e amarelo para a definição do melhor técnico de equipe feminina: José Roberto Guimarães e Bernardinho são os concorrentes. A votação masculina vai até o dia 18 de fevereiro, e a feminina será do dia 21 ao 27 do mesmo mês.

montagem vôlei Jaqueline, Sheilla, Thaísa, Bruninho e Rapha (Foto: Divulgação)Jaqueline, Sheilla, Thaísa, Bruninho e Rapha vão às finais em eleição (Foto: Divulgação)

Nas semifinais da disputa entre as ponteiras femininas, Jaqueline superou a italiana Lucia Bosetti com 65% dos votos, e agora enfrentará a sul-coroana Kim Yeon-Koung, que deu trabalho ao Brasil nos Jogos de Londres. Entre as opostas, Sheilla derrotou ninguém menos que a russa Ekaterina Gamova, com 69% da preferência, para chegar a decisão. A rival da vez é a americana Destinee Hooker, ex-Osasco e vice-campeã olímpica.

Na disputa entre centrais, Thaísa completou a trinca brasileira ao bater a francesa Christina Bauer por 68% dos votos, e agora encara a italiana Valentina Arrighetti. A líbero Fabi e a levantadora Fabíola foram derrotadas nas semis pela dominicana Brenda Castillo e pela tailandesa Nootsara Tomkom, respectivamente.

Zé Roberto e Bernardinho, no encontro durante partida entre Campinas e Rio de Janeiro (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Zé Roberto e Bernardinho em duelo entre Campinas e Rio de Janeiro (Foto: Carlos Velardi / EPTV)

No masculino, Bruninho vai encarar o compatriota Rapha, que defende o italiano Trentino, na decisão de melhor levantador. O atleta do Rio de Janeiro chegou a esta fase ao superar o italiano Dragan Travica, enquanto Rapha foi mais citado do que o sérvio Nikola Grbic. Sidão e Serginho foram eliminados nesta etapa.

Entre os treinadores, Zé Roberto e Bernardinho derrotaram dois italianos para alcançarem a decisão. O técnico tricampeão olímpico superou Giovanni Guidetti com 64% dos votos. O marido de Fernanda Venturini, por sua vez, bateu Massimo Barbolini com 68% da preferência.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/bruninho-rapha-sheilla-thaisa-e-jaque-vao-finais-de-eleicao-italiana.html

Enquanto sonha com coroa, Rebecca se aproxima de título nacional com Lil


Ajudante de Talita na conquista do 'Rainha da Praia', jovem cearense vai assumir, ao lado da capixaba, a liderança do ranking na etapa de João Pessoa

Por Helena Rebello Rio de Janeiro

Quando Talita sagrou-se Rainha da Praia pela primeira vez, em 2008, Rebecca ainda nem jogava vôlei de praia. Revelada por um projeto de Reis Castro, técnico multicampeão com Juliana e Larissa, a jovem cearense foi fundamental na conquista do bicampeonato da atleta olímpica na edição 2013 do torneio carioca. “Como gente grande”, como definiu a parceira de ocasião, a defensora dividiu o brilho com a dona da festa sentindo o título sendo, em parte, seu. Mas, enquanto herdar a coroa no próximo ano não passa de um sonho, Rebecca se aproxima de vencer, ao lado de Lili, a temporada 2012/2013 do Circuito Brasileiro.

Volei - Rainha da Praia - Rebecca usando a coroa da Talita (Foto: Jorge William/Agência O Globo) Talita reconhece a ajuda de Rebecca e divide a coroa com a cearense (Foto: Jorge William/Agência O Globo)

Integrante mais jovem da recém-criada seleção brasileira de vôlei de praia, a cearense também foi a caçula entre as participantes do Rainha da Praia 2013. Derrotada no primeiro jogo, a defensora ajudou Talita a se classificar para a decisão contra Vivian e, pelo desempenho, foi convidada pela sul-mato-grossense para atuar novamente na final, no último domingo. Mais uma vez, Rebecca se destacou e colaborou diretamente para o triunfo da parceira da ocasião – que reconheceu seu mérito “dividindo” os louros.

- Foi maravilhoso proporcionar isso para a Talita. Na chave eu fui quem se entrosou melhor com ela, então já estava meio que esperando o convite. Ela é uma pessoa muito calma, paciente, bem experiente. E me passou muita tranqüilidade, me deixou jogar como eu gosto, falando durante o jogo. Ela passou a coroa para mim e fiquei muito feliz porque a ajudei a estar ali. Foi tudo de bom. Vamos ver se, no ano que vem, eu tenho a chance de brigar pelo título. Fiquei muito feliz, mas também quero sentir a alegria que ela sentiu – disse Rebecca.

Título da temporada ao alcance das mãos

vôlei de praia Lili e Rebecca (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com) Rebecca e Lili no alto do pódio no Rio de Janeiro (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Eleita revelação do Circuito Brasileiro em 2011, a defensora de 19 anos tem boas chances de sagrar-se campeã da temporada 2012/2013 ao lado de Lili. Vencedora do Open do Rio, a dupla subiu ao pódio em Campinas e Curitiba e foi favorecida com a formação de nove novas parcerias entre as 12 principais da competição, sobretudo após o torneio carioca, em dezembro.
Juliana e Larissa ainda lideram a classificação (2320), mas serão ultrapassadas já na etapa de João Pessoa, de 21 a 24 de fevereiro. Com 2200 pontos, Rebecca e Lili formam a dupla mais bem colocada em atividade vão somar no mínimo 180 pontos na capital paraibana, sem chances de serem ultrapassadas por Ágatha e Bárbara Seixas. Apesar da vantagem, as futuras líderes do ranking evitam comemorar antes da hora.

- Estivemos juntas na seleção, mas lá não treinávamos juntas. Vamos treinar nesta semana e meia o máximo possível para ter um bom resultado em João Pessoa. Queremos nos esforçar ao máximo para pensar só nos jogos, sem pensar na pontuação. Quando terminar o torneio e virmos que passamos (na classificação), aí sim vai cair a ficha e vamos ficar felizes. Vai ser maravilhoso – disse Rebecca.

O Open de João Pessoa é a oitava etapa da temporada 2012/2013. Nele, a jovem cearense e Lili terão a concorrência de Juliana/Maria Elisa, Ângela/Neide, Ágatha/Bárbara Seixas, Talita/Taiana, Maria Clara/Carolina, Val/Thaís, Vivian/Shaylyn, Thati/Érica Freitas, Bruno/Natasha Valente e mais as duas duplas finalistas do Nacional, disputado neste final de semana.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2013/02/enquanto-sonha-com-coroa-rebecca-se-aproxima-de-titulo-nacional-com-lili.html