quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Categoria, sorte e gol: em noite de Seedorf, Bota vira sobre o Resende

Após primeiro tempo irreconhecível do Glorioso, holandês é responsável por despertar a equipe, que faz 4 a 2 e chega a 14 pontos no Grupo A


A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM

A noite começou atípica no Engenhão, com um Botafogo sonolento e dominado pelo Resende. Até Seedorf, quem diria, surpreendeu ao furar um chute. Mas foi só um lance isolado. O holandês não repetiu o hat-trick da última rodada, mas deu show: fez o gol que despertou o time, participou de outros dois gols - um sem querer, ao furar e fazer um corta-luz -, deu toques de peito e calcanhar e ajudou o time a virar o jogo sobre o Resende no segundo tempo. Márcio Aevedo, Sassá e Cidinho - aposta de Oswaldo para a vaga de Lodeiro, na seleção uruguaia - também marcaram na vitória por 4 a 2. Marcel e Elias fizeram para a equipe do Sul Fluminense.

O Botafogo, que chegou a ser vaiado no primeiro tempo por um público de 2.512 pagantes (3.448 presentes e renda de R$ 64.710), mudou o panorama na etapa final. No intervalo, Oswaldo precisou agir e dar uma dura no time, segundo Cidinho falou: "Ali no vestiário, quando a gente sai perdendo no primeiro tempo, não pode sair na imprensa". No fim, o Alvinegro foi aplaudido. O placar deixou o Botafogo com o melhor ataque do Campeonato Carioca, com 15 gols em seis jogos. Dois a mais que Vasco, que ainda entra em campo nesta rodada, e Flamengo.

O Botafogo chegou a 14 pontos e disparou na liderança do Grupo A. Com a vitória, o time vai embalado para o clássico contra o Flamengo, no domingo, 17 de favereiro, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Já o Resende, com seis pontos na Chave B, precisa torcer para o Fluminense perder o clássico contra o Vasco, neste sábado, para manter as mínimas chances matemáticas de se classificar. A equipe volta a campo no sábado, 16 de fevereiro, contra o Friburguense, no Estádio do Trabalhador.

Seedorf comemora gol do Botafogo contra o Resende (Foto: Fernando Soutello / Agif)Seedorf comemora o gol que despertou o Bota no fim do primeiro tempo (Foto: Fernando Soutello / Agif)
 
Resende surpreende, domina, mas vacila no fim
Com muita movimentação, Cidinho tabelava com Seedorf e Vitinho e ainda aparecia à frente para finalizar. A estratégia ofensiva adotada por Oswaldo parecia que ia dar resultado. Parecia. O esquema acabou deixando espaços no meio de campo e favoreceu a tática do Resende. Com três zagueiros e muita marcação, o time do Sul Fluminense conseguiu impedir a troca de passes envolvente do adversário e apostou no contra-ataque para surpreender.

Foram cinco contragolpes perigosos, e dois terminaram em gols: o primeiro num chute de Marcel, no cantinho direito de Jefferson, aos 20; e o segundo dez minutos depois, na cobrança de pênalti de Elias, após Léo ser derrubado na área por Bolívar. Foi o primeiro gol do atacante, eleito o terceiro melhor de sua posição no Carioca 2012, neste estadual. Ainda antes dos gols, em outras três descidas em velocidade com Elias e Geovane Maranhão, o time teve um pênalti cometido por Jefferson e ignorado pelo árbitro, um chute defendido pelo camisa 1 e uma finalização que Bolívar salvou sem goleiro, quase sobre a linha do gol.


Mas quando a torcida do Botafogo já começava a vaiar, um lance acordou o time no fim do primeiro tempo. Aos 42, Vitinho deu um bolão para Seedorf, que se projetou na área, dominou rápido e bateu para fazer seu quarto gol no estadual. Foi a motivação que faltava para a etapa final.

Sassá comemora gol Botafogo contra o Resende (Foto: Fernando Soutello / Agif)Sassá entrou no fim e marcou o último gol da partida  (Foto: Fernando Soutello / Agif)
 
Furada, caneta, passe de peito e assistência: o show de Seedorf
O Alvinegro voltou outro time para a segunda etapa. Não pela saída de Marcelo Mattos, que sentiu o tornozelo e deu lugar ao lateral Julio Cesar. Mas pela postura. Confiante, o time empatou logo aos dois minutos. E foi num lance para lá de anormal: Lucas cruzou na área, e Seedorf furou feio ao tentar concluir. Mas Márcio Azevedo salvou a pele do companheiro. Pegou a sobra, fintou o marcador e concluiu bonito, com a perna direita, para a rede.

E só deu Botafogo. Apesar da furada anterior, Seedorf orquestrava as jogadas ofensivas com muita categoria. Num toque de calcanhar para trás, deixou Vitinho na boa, mas seu chute raspou a trave. Aos 19, o holandês brigou pela bola com Marcelo, deu uma caneta no zagueiro e um bolão para Cidinho na área. O meia-atacante cortou para o lado errado, mas conseguiu girar sobre o marcador e abrir espaço para finalizar. O goleiro Mauro, que antes já havia salvado um chute de Bruno Mendes, nada pôde fazer. Era a virada: 3 a 2.

O show de Seedorf continuou. Ele tirou dois marcadores na área e deu trabalho a Mauro. No fim, num passe com o peito, deixou Jadson na cara do gol. Mas o volante, que entrou no lugar de um cansado Cidinho, desperdiçou. Apesar do esforço, o último gol acabou não tendo a participação do holandês. Ele saiu de um escanteio cobrado por Vitinho, desviado por Antônio Carlos e arrematado por Sassá. O atacante, que substituiu Bruno Mendes, deu números finais ao jogo.

 
FONTE:

Diego Tardelli veste a camisa do Galo e já fala em conquista da Libertadores

Atacante, principal contratação do Atlético-MG para a temporada 2013,
quer estrear na partida contra o São Paulo, na próxima quarta-feira, em BH

Por Fernando Martins Y Miguel Belo Horizonte
 
O atacante Diego Tardelli está de volta! Depois de quase dois anos longe do Atlético-MG, o jogador falou, pela primeira vez, após vestir novamente a camisa do clube e ser anunciado como o principal reforço do Galo para a disputa da Taça Libertadores.

Diego Tardelli veste a camisa do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Diego Tardelli veste a camisa do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
 
Contratado junto ao Al-Gharafa, do Catar, por cerca de cinco milhões de euros (quase R$ 13,5 milhões), o jogador assinou contrato de quatro anos com o Galo. Quando saiu do clube mineiro, em 2011, foi negociado e se transferiu para o Anzhi, da Rússia.

- A ficha ainda não caiu, por tudo que aconteceu nos últimos três dias. Mas sei da minha responsabilidade, do peso que carrego por tudo que fiz. Sei que não foi fácil minha vinda, agradeço ao Kalil, ao Maluf, ao meu representante, Giuliano, por terem acreditado em mim novamente, terem tido paciência em negociar. Vamos buscar o objetivo principal esse ano, que é a Libertadores. Foi por isso que voltei esse ano. Quero estar junto do Atlético-MG nesse momento importante. Tudo teve um final feliz.


Diego Tardelli veste a camisa do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Diego Tardelli mostra satisfação em voltar a BH
Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)
 
A novela da tal “cereja do bolo” teve fim após mais de dois meses de negociações entre o Atlético-MG e o clube árabe. Artilheiro da equipe do Catar, Tardelli teve influência direta na negociação, uma vez que o Al-Gharafa queria segurar o atacante, independentemente da questão financeira.

Tardelli demonstrou extrema vontade de voltar ao Brasil e defender as cores do clube pelo qual alcançou a condição de ídolo, após ser artilheiro do Campeonato Brasileiro de 2009 pelo clube. Em sua primeira passagem pelo Atlético-MG, Tardelli conquistou números expressivos, com 73 gols em 114 partidas.

- Aquele momento foi inesquecível. Sonhava com aquele momento, em chegar e reencontrar a torcida no aeroporto. Saí, mas acompanhava de perto, pela internet, pelo Twitter. Às vezes, fico pensando se mereço tudo isso. Só tenho que agradecer à massa. Espero retribuir tudo isso. Eles esperam isso de mim. Eles confiam em mim e foram lá me buscar. Eles me queriam aqui.
Mesmo sendo considerado ídolo do time, Tardelli se mostra humilde e não quer saber de ter lugar garantido no time. Segundo ele, a decisão será do treinador, porém, quer recuperar a condição física.

- Me vejo dentro do grupo e tenho que brigar pelo meu espaço. O campeonato, no ano passado, foi incrível. Vou buscar meu espaço, e quem vai decidir é o professor Cuca. Tenho que ter condições. Quero recuperar minha condição física porque meus treinamentos eram diferentes.
Ficha do jogador

Nome completo: Diego Tardelli Martins
Posição: atacante
Data de nascimento: 10/5/1985
Local de nascimento: Santa Bárbara D’Oeste-SP
Clubes: São Paulo-SP, Real Bétis-ESP, São Caetano-SP, PSV Eindhoven-HOL, Flamengo-RJ, Anzhi Makhachkala-RUS e Al-Gharafa-QAT
Principais títulos: Campeão Paulista (2005), Taça Libertadores (2005), Campeonato Holandês (2007), do Campeonato Brasileiro (2007), Campeonato Carioca (2008), Campeonato Mineiro (2010) e Copa do Emir (2012)


Veja os vídeos do Atlético-MG

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/02/diego-tardelli-veste-camisa-do-galo-e-ja-fala-em-conquista-da-libertadores.html

Kaká diz que seria pastor se não fosse jogador e acompanha jogos do Milan

Meia elege derrotas na final da Champions e quartas da Copa de 2006 como momentos mais tristes da carreira, mas gosta de comparação com Platini

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

A religiosidade sempre foi uma marca muito presente no meia Kaká. Desde que despontou como jogador de futebol, ainda no São Paulo, o então jovem sempre que marcava um gol, esticava os dedos para os céus, gesto repetido até os dias de hoje. Em entrevista à revista inglesa "FourFourTwo", o craque brasileiro revela que caso não seguisse carreira no futebol, provavelmente se tornaria pastor.

- Se eu não fosse jogador seria Pastor evangélico. Eu sempre fui muito religioso. É por isso que eu uso a camisa com os dizeres "Eu pertenço a Jesus" durante os jogos e aponto para o céu sempre quando marco um gol. É um jeito de mostrar a todo mundo onde está o meu coração – explicou o jogador à publicação.

Kaká gol Real madrid (Foto: AFP)Kaká comemora um gol pelo Real Madrid com os dedos apontando para o céu (Foto: AFP)
 
Sem muitas oportunidades no Real Madrid, Kaká lembra do ex-clube com muito carinho. No Milan, o meia ganhou visibilidade mundial, conquistou títulos e o carinho dos torcedores rossoneri. As seis temporadas em que vestiu a camisa do time italiano o fizeram um torcedor de carteirinha e que acompanha todos os jogos pela televisão.

Eu sempre achei uma experiência emocional jogar pelo Milan"
Kaká
 
- Eu sempre achei uma experiência emocional jogar pelo Milan. Eu fui parte da história do clube. Os torcedores são incríveis e sempre mostraram muito amor por mim. Eu ainda sou amigo de alguns jogadores do time e ainda os acompanho todo fim de semana – disse.

Não é difícil entender o por que Kaká gosta tanto da equipe milanesa. Por lá, ele chegou ao topo da Europa e do mundo, em 2007, e conquistou um Campeonato Italiano na temporada 2003-2004. Mas foi a final da Liga dos Campeões de 2005 que ficou marcada na sua vida. Uma lembrança triste de uma das finais mais marcantes da história da competição.

- Foi na final da Liga dos Campeões de 2005 contra o Liverpool. Quando você abre 3 a 0 deve ganhar o jogo. Não deveria ter ido para os pênaltis. Realmente não era para ser naquela noite para nós.

Kaká Milan (Foto: Getty Images)Kaká lembra da sua passagem pelo Milan e afirma
acompanhar a equipe (Foto: Getty Images)
 
Derrota para França na Copa de 2006 ainda doi
Apesar da lembrança ruim com o Milan, Kaká relembra de outro momento que gostaria de mudar, caso fosse possível voltar ao passado. As quartas de final da Copa do Mundo de 2006, o Brasil foi eliminado pela França, com um gol de Henry, aos 12 minutos da segunda etapa, foi a eleita para ter um final diferente, quem sabe com uma final entre Brasil e Itália.

- Seria a forma como a Copa de 2006 terminou para o Brasil. Tínhamos um time forte, mas não conseguimos vencer quando mais precisamos, contra a França. Isso nos machucou. Acho que Brasil e Itália teria sido uma grande decisão – lamentou Kaká.

Outro personagem que ficou marcado na memória do meia é o seu ex-treinador Carlo Ancelotti, mais precisamente uma comparação elogios feita pelo então comandante rossonero ao brasileiro. Ser comparado com Platini é, segundo Kaká, o momento que sentiu maior orgulho em toda a sua carreira.

- Meu ex-técnico Carlo Ancelotti me comparou a Michel Platini. Aquele foi o maior elogio que alguém poderia me dar - Platini foi um dos melhores meio-campistas de todos os tempos. Ser comparado a ele significou muito para mim – lembrou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/02/kaka-diz-que-seria-pastor-se-nao-fosse-jogador-e-acompanha-jogos-do-milan.html

Polêmico meia inglês volta a provocar Neymar: 'Esperava mais'

Barton usa Twitter para responder santista, que disse não conhecê-lo: 'Eu vou me apresentar quando ele decidir deixar a Liga da Amazônia'

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
Barton,  (Foto: Divulgação)Barton é mais famoso na Inglaterra pelas
polêmicas do que pelo futebol (Foto: Divulgação)
 
Primeiro, Joey Barton colocou em dúvida a qualidade de Neymar durante o amistoso entre Brasil e Inglaterra, quarta-feira, pelo Twitter. Após a derrota da Seleção em Wembley, o craque do Santos respondeu que não sabe nem quem é o meia do Olympique de Marselha. Nesta quinta, o polêmico atleta inglês voltou a provocar o camisa 11 na rede social:

- Parece que o Neymar não ficou feliz com o que eu falei sobre ele. Só que eu leio e vejo toda essa publicidade sobre ele e eu esperava mais...

Avisado por um jornalista sobre a declaração de Neymar a seu respeito ("Não sei nem quem é", disse o santista), o meia do Olympique atacou até o Campeonato Brasileiro:
- Eu vou me apresentar quando ele decidir deixar a Liga da Floresta da Amazônia.

Aos 30 anos, Barton foi revelado pelo Manchester City, passou por Newcastle e Queens Park Rangers na Inglaterra e desde o ano passado está no Olympique, da França. O meia é mais famoso pelas polêmicas do que pelo futebol. No primeiro tempo de Brasil x Inglaterra, Barton soltou dois comentários criticando Neymar:

- Esse Neymar é superestimado. Não anda na mesma rua de Cristiano Ronaldo e Messi - escreveu o meia do Olympique, querendo dizer que o santista não é do nível dos craques de Real Madrid e Barcelona.

- Eu não pagaria os 40 ou 50 milhões de libras que pedem por ele. Sem chance - completou Barton, chamando ainda o brasileiro de "pônei".

Após a partida, o craque santista foi questionado sobre as frases do meia e ignorou:

- Não sei nem quem é. Mas quem tem boca fala o que quer. Faço o meu trabalho para ajudar a Seleção - disse Neymar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/02/polemico-meia-ingles-volta-provocar-neymar-esperava-mais.html

CR7 critica noiva de Casillas por vazar informações do vestiário

Contrariado, português não desmente as informações apresentadas pela jornalista, mas diz que seu relacionamento com Mourinho é bom

Por GLOBOESPORTE.COM Guimarães, Portugal
 
Cristiano Ronaldo criticou as declarações dadas por Sara Carbonero, noiva do goleiro, seu companheiro no Real Madrid. O camisa 7 merengue lamentou a informação dada pela jornalista, que afirmou haver um racha na equipe de José Mourinho, e ainda explicou que certas coisas que acontecem no vestiário não podem vazar para a imprensa, deixando clara a sua insatisfação.

- É um tema delicado. Creio que ela não deveria ter feito isso. As pessoas são livres para pensar como quiserem. Portanto, creio que ela não fez bem, já que as coisas do vestiário devem ficar no vestiário, as coisas ditas não devem sair para a imprensa – afirmou o craque luso após a derrota de Portugal para o Equador, nesta quarta-feira.

Cristiano Ronaldo Portugal (Foto: AP)Cristiano Ronaldo lamentou o vazamento das informações do vestiário do Real (Foto: AP)
 
Apesar de discordar da atitude de Sara Carbonero, o jogador não desmentiu as informações apresentadas pela jornalista. Entretanto, afirmou que seu relacionamento com Mourinho é bom, apesar da discussão que ocorreu após a vitória sobre o Valencia, ainda pelas quartas de final da Copa do Rei.

- É um tema muito pessoal, que já superamos e está tudo bem – falou.

Desde 2009, Cristiano Ronaldo vê Messi levantar a Bola de Ouro da Fifa. Apesar da nova vitória do argentino, o português disse que não esperava palavras ou homenagens por parte do camisa 10 do Barça e também afirmou entender a ausência de Mourinho na festa.

- Não me surpreende já que não votou em mim e nem eu nele. Mourinho, acho que ele sabia o que aconteceria. Não conversei com ele sobre isso, mas acho que o compreendo – disse.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/02/cr7-lamenta-declaracoes-de-noiva-de-casillas-mas-nao-nega-informacoes.html

A 1 ano de Sochi, gastos recordes na Rússia e fôlego brasileiro em seletivas

Com orçamento estratosférico, cidade entra na reta final de construções, e Brasil amplia chances com nova equipe de bobsled e bons resultados na neve

Por GLOBOESPORTE.COM Sochi, Rússia
 
Sochi 1 ano (Foto: Reuters)Contagem regressiva: 1 ano (Foto: Reuters)
 
A cidade de Sochi comemora nesta quinta-feira a contagem regressiva de 1 ano para as Olimpíadas de Inverno. No dia 7 de fevereiro de 2014, a cerimônia de abertura dos Jogos dará a largada para a disputa de 98 medalhas em 15 esportes. Um sonho que, para sair do papel, custou aos russos cinco vezes mais do que o planejado: US$ 51 bilhões (R$ 102 bilhões) - recorde olímpico, superando os US$ 40 bilhões (R$ 80 bilhões) de Pequim 2008. Por aqui, o sonho verde-amarelo para chegar lá ganhou fôlego. As metas das confederações de gelo e neve continuam iguais, mas os atletas têm conseguido se destacar nas seletivas. A TV Globo, o SporTV e o GLOBOESPORTE.COM vão transmitir ao vivo as Olimpíadas de Sochi, de 7 a 23 de fevereiro de 2014.

esqui olimpíada de inverno sochi (Foto: Agência Getty Images)Pista de saltos é uma das que já foram testadas (Foto: Agência Getty Images)
 
Gelo ganha força com brasileira de 16 anos e Jadel Gregório
Apesar dos problemas políticos na Confederação Brasileira de Desportes no Gelo (CBDG), agora sob intervenção, foi feita uma seletiva para formar equipe e iniciar a busca por vaga no bobsled. Na equipe, a presença ilustre de Jadel Gregório, duas vezes finalista olímpico no salto triplo. Na patinação artística, Isadora Williams, de 16 anos, conseguiu índice para o Mundial adulto, que dará 30 vagas a Sochi.

Isabel precisa se manter entre as 24 do ranking

snowboard Isabel Clark treino canadá (Foto: Iván Fuenzalida Sáez)Isabel Clark no Canadá (Foto: Iván Fuenzalida Sáez)
 
Na neve, Isabel Clark segue como a principal representante brasileira. Foi 15ª no Mundial de snowboard e, se conseguir se manter entre as 24 até janeiro, estará em Sochi. Se conseguir, será dua terceira participação olímpica. Em Turim 2006, ela terminou em nono, o que até hoje é o melhor resultado do Brasil na história dos Jogos de Inverno.

Marcos Batista também batalha por um lugar no snowboard, mas no slopestyle, modalidade caloura em Olimpíadas de Inverno. No Mundial, Marcos sofreu uma queda e foi eliminado na classificatória.

Jaqueline briga por vaga no biatlo e no cross; quatro com chance no esqui alpino
Ex-ciclista, Jaqueline Mourão pode carimbar passaporte nos próximos dias, pelo Mundial de biatlo, em Nove Mesto, República Tcheca. Mas ela também buscará vaga no esqui cross country, assim como Mirlene Picin. No masculino, Leandro Ribela vem se mantendo com índices internacionais.

neve biatlo Jaqueline Mourão (Foto: cbdn)Jaqueline Mourão disputa nesta semana o
Mundial de biatlo (Foto: cbdn)
 
No esqui alpino, quatro brasileiros sonham com Sochi. Jhonatan Longhi e Fabio Guglielmini disputam nesta semana o Mundial, na Áustria. As meninas estão fora dessa competição, mas ainda assim têm boas perspectivas para as Olimpíadas. Chiara Marano tem mantido o índice de 140 pontos no ranking da Federação Internacional de Esqui (FIS). Já Maya Harrisson, que foi a Vancouver 2010, está se recuperando de uma lesão e deve voltar a competir na temporada 2013/2014.

A Confederação Brasileira de Deportos de Neve (CBDN) traçou uma meta para Sochi: aumentar o número de esportes e de atletas em pelo menos um. Em Vancouver, o Brasil levou cinco atletas, em três esportes: esqui alpino (Maya e Jhonatan), esqui cross country (Jaqueline e Leandro ) e snowboard (Isabel).

- Maya tem todas as condições de alcançar esses resultados retornando para as competições - conta Pedro Cavazzoni, diretor técnico da CBDN.

Para nos "não atletas", ainda há chance de fazer parte da "delegação". As inscrições para trabalhar como voluntário só vão fechar no dia 1º de março. Serão 25 mil durante os Jogos, sendo oito mil especialistas em alguma atividade específica e cinco mil atletas. Em Vancouver 2010 foram 29.500.

Orçamento estratosférico em cidade 'de verão'

Sochi 1 ano (Foto: AP)Cidade de Sochi tem clima 'de verão' (Foto: AP)
 
Projeto pessoal do presidente Vladimir Putin, Sochi parecia uma escolha equivocada para receber as Olimpíadas de Inverno. Afinal, a cidade fica à beira do Mar Negro, um balneário muito procurado por turistas durante o verão europeu. Mas a possibilidade de usar as montanhas e, claro, de construir instalações espetaculosas surgiu como uma boa maneira de pôr a cidade no centro do mundo.

Por conta disso, Sochi está tomando todas as precauções, com ajuda de alta tecnologia. No Rosa Khutor resort, casa do esqui alpino, há um dos maiores sistemas de produção de neve da Europa. São 400 geradores de neve instalados pela montanha. A ideia é armazenar 150 mil metros cúbicos, para o caso de não nevar o suficiente em fevereiro de 2014.

Sochi 1 ano parque olímpico (Foto: Agência AP)Vista aérea do parque olímpico, a 1 ano dos Jogos (Foto: Agência AP)
 
- O projeto está em permanente controle e com 100% de apoio do governo. Os Jogos são um projeto pessoal do presidente Vladmir Putin, porque ele reconhece o poder de o evento acelerar mudanças muito positivas no país - conta o presidente do comitê organizador Sochi 2014, Dmitry Chernyshenko.

Apesar do orçamento astronômico, Sochi se orgulha de ter planejado Jogos compactos. São duas grandes áreas: uma na costa e outra na montanha; cada uma delas com uma vila olímpica. Na costa ficarão o estádio olímpico, os centros de imprensa e os esportes indoor: curling, patinação artística e de velocidade e hóquei no gelo. Na montanha, todas as modalidades de esqui, além de snowboard, biatlo, bobsled, luge e skeleton.

Todas as instalações na costa estão prontas. As da neve, se não o estão, já tiveram condições de serem testadas - e aprovadas. Até abril, Sochi terá recebido 22 eventos teste em suas arenas.
Galeria de fotos das instalações de Sochi 2014
Estádio Olímpico (na costa)

Com capacidade para 40 mil pessoas, será palco das cerimônias de abertura, encerramento e entrega de medalhas. É a instalação cujas obras estão mais "atrasadas".


Fisht estádio olímpico de Sochi (Foto: Sochi 2014)Fisht, estádio olímpico de Sochi (Foto: Sochi 2014) Bolshoi Ice Dome (na costa)

Receberá as partidas de hóquei no gelo. Tem capacidade para 7 mil pessoas e será testado pela primeira vez em abril de 2013, com o Mundial sub 18. Depois dos Jogos, vai virar arena multiuso e centro de treinamento.

sochi 2014 Bolshoi Ice Dome hóquei (Foto: Sochi2014.com)Bolshoi Ice Dome hóquei (Foto: Sochi2014.com)
Shayba Arena (na costa)

Instalação temporária de hóquei no gelo. Tem capacidade para 7 mil pessoas e também será testada em abril. Depois dos Jogos, será transferida para outra cidade russa.

sochi 201 4 Shayba Arena hoquei (Foto: Sochi 2014)Shayba Arena hoquei (Foto: Sochi 2014)
Ice Cube Curling Center (na costa)

Centro de curling para 3 mil pessoas. Temporário, também será levado para outra cidade russa.

Ice Cube Curling Center Sochi 2014 (Foto: Sochi 2014)Ice Cube Curling Center (Foto: Sochi 2014)
Iceberg Skating Palace (na costa)

Palco da patinação artística e de velocidade, foi testado pela primeira vez no Grand Prix, em dezembro. Tem capacidade para 12 mil pessoas e, também temporário, vai ser levado para outra cidade russa.

patinação Sochi 2014 Grand Prix Iceberg Palace (Foto: AFP)Iceberg Palace (Foto: AFP)
Adler Arena (na costa)

Patinação velocidade - capacidade para 8 mil pessoas. Será testado no Mundial de pista curta, em março de 2013. Depois dos Jogos, vai virar um centro de convenções.

Sochi 1 ano Adler Arena patinação velocidade (Foto: Divulgação)Adler Arena (Foto: Divulgação)
Laura (na montanha)

Casa do esqui cross-country e do biatlo. Foi testada em janeiro, na Copa do Mundo. Tem capacidade para 7.500 pessoas.

Laura centro de esqui cross country e biatlo em Sochi (Foto: AFP)Laura, centro de esqui cross country e biatlo (Foto: AFP) Rosa Khutor (na montanha)

Com capacidade para 7.500 pessoas, receberá as provas de esqui alpino. Após os Jogos, vai virar uma estação de esqui.

Sochi 1 ano Rosa Khutor esqui alpino (Foto: Divulgação)Rosa Khutor, centro de esqui alpino (Foto: Divulgação) RusSki Gorki (na montanha)

Instalação dos saltos de esqui, com capacidade para 7500 pessoas. Foi testado em dezembro e, após os Jogos, vai virar um centro nacional de treinamento.

Sochi 1 ano RusSki Gorki saltos de equi  (Foto: Agência Getty Images)RusSki Gorki, centro de saltos de equi (Foto: Agência Getty Images)
 
Sanki (na montanha)
Bobsled e luge - Tem capac
idade para 5000 pessoas, e a pista  a maior do mundo, com 1,8km. Foi inaugurada em março.

Centro de bobsled Sanki, em Sochi (Foto: Sochi2014.com)Centro de bobsled Sanki (Foto: Sochi2014.com)
Rosa Khutor - Extreme Park (na montanha)

Snowboard e esqui estilo livre - tem capacidade para 4.000 pessoas no centro de snowboard e 6.250 no estilo livre. Após os Jogos, vai virar um centro de treinamento.

Sochi 1 ano Extreme Park snowboard e esqui estilo livre (Foto: Divulgação)Extreme Park snowboard e esqui estilo livre (Foto: Divulgação)
 
FONTE:

City quer dar 'cheque em branco' por Neymar, afirma jornal espanhol 'Mundo Deportivo' noticia encontro entre dirigente do clube ingl

'Mundo Deportivo' noticia encontro entre dirigente do clube inglês e agente em Londres na última terça, véspera do amistoso da Seleção na cidade

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha
 
Neymar e Pini Zahavi (Foto: Reprodução)Neymar com Pini Zahavi em 2011: israelense pode
ajudar City a ter o craque (Foto: Reprodução)
 
A viagem de Neymar a Londres para defender a Seleção contra a Inglaterra (derrota de 2 a 1) pode ter deixado o craque do Santos mais perto da Premier League. Segundo o jornal espanhol "Mundo Deportivo", o Manchester City está disposto a dar um "cheque em branco" pelo atacante e começou o "namoro" na última terça, véspera do amistoso em Wembley.

De acordo com a reportagem, o espanhol Txiki Begiristain, que trabalhou no Barcelona e atualmente é diretor do City, jantou na noite de terça, em Londres, com o famoso agente israelense Pini Zahavi e Joan Laporta, ex-presidente do Barça. No encontro, Begiristain teria deixado claro que Neymar é uma das prioridades do clube inglês. Já segundo o jornal "Sport", o pai do craque também teria participado do encontro.

O recado do diretor do City foi para Zahavi, empresário influente no futebol europeu e que em 2011 foi o responsável por "apresentar" Neymar aos clubes ingleses. Após amistoso do Brasil em Londres há dois anos, Neymar ficou na cidade, deu entrevistas à imprensa local e circulou ao lado do agente israelense. Para o "Mundo Deportivo", o City acredita que Zahavi pode ser o intermediário da negociação com o Santos para ter o camisa 11.

Com sede na Catalunha, o "Mundo Deportivo" tem publicado várias vezes que Neymar já teria um acordo com o Barça. A notícia também é divulgada sempre pelo "Sport", outro jornal esportivo da região do clube de Messi.

O "Mundo Deportivo" considera ainda ser "estranha" a presença de Laporta no jantar, mesmo o ex-presidente do Barça sendo amigo íntimo de Begiristain e também por ter boa relação com Zahavi. O jornal diz ainda que é "surpreendente" que o diretor do City volte a falar em contratar Neymar. A reportagem lembra que o espanhol esteve no Brasil no ano passado para conversar com a família do craque, mas que teria sido informado que o atleta já teria até recebido dinheiro adiantado do Barça. Assim, Begiristain teria dito que não voltaria mais a fazer proposta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/02/city-quer-dar-cheque-em-branco-por-neymar-afirma-jornal-espanhol.html


Uriah Hall, sobre nocaute no TUF: 'Realmente achei que tinha-o matado'

'Homem-ambulância' do The Ultimate Fighter 17 conta que pensou que seria preso pelo nocaute e que não suporta a fama recebida após a luta

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Antes mesmo da estreia da 17ª temporada do The Ultimate Fighter, o jamaicano radicado em Nova York Uriah Hall já tinha altas expectativas em cima dele, graças às declarações do presidente do UFC, Dana White, de que um dos competidores do reality show estava "mandando todos os seus adversário para o hospital". O terceiro episódio da séria, exibida na última terça-feira nos EUA, revelou que o atleta do Time Sonnen era o tal "homem-ambulância", ao mostrar seu nocaute espetacular com um chute rodado de calcanhar, à la Edson Barboza, contra Adam 
Cella.

UFC Adam Cella; Uriah Hall TUF 17 (Foto: Agência Getty Images)Chute rodado de Uriah Hall pega em cheio no rosto de Adam Cella (Foto: Agência Getty Images)
 
Após a exibição do episódio, White contou no Twitter que Cella ficou inconsciente por cerca de quatro minutos após o golpe, e que o canal americano parceiro do UFC nos EUA cortou parte dessa espera e do atendimento ao lutador por julgar as imagens muito fortes. O próprio Hall afirmou que ficou chocado com o ocorrido ainda durante a gravação.

- Eu realmente achei que tinha-o matado. Meu futuro passou na frente dos meus olhos. "Cara, eu vou para a cadeia. Vou para o inferno" - disse o lutador, em entrevista ao jornal "New York Post".

Na hora do nocaute, Hall comemorou inicialmente, mas, ao notar o estado do adversário, logo ficou preocupado.

- Foi muito amargo. Queria ficar empolgado, mas não queria machucar o cara de verdade. Foi bem assustador. O ruim desse negócio é machucar alguém. No final do dia, somos dois seres humanos. Por mais que eu ame o nível de competição, eu geralmente não gosto de machucar as pessoas. Infelizmente, é o que eu faço para viver - lamentou o jamaicano.

Hall já está fora da casa (o programa foi gravado entre novembro de 2012 e janeiro de 2013), mas não pode comentar nada sobre o reality show além do que foi ao ar. Mesmo assim, sua participação na série já está lhe rendendo fama. Seu número de seguidores saltou de 2.000 a 10.000. Na terça, o lutador teve de ir para o banheiro após a exibição do nocaute e ficar lá para evitar ser reconhecido e cercado pelos fãs.

- É só chato. Não posso nem usar meu telefone mais. Tenho que arrumar um novo telefone. É muito trabalho, cara. Não sei como as celebridades fazem isso - admitiu o atleta de 28 anos.

 
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2013/02/uriah-hall-sobre-nocaute-no-tuf-realmente-achei-que-tinha-o-matado.html

R10, sobre pênalti perdido: 'Normalmente não bato naquele canto'

Atacante diz que foi 'enganado' por Hart no lance da cobrança e afirma que diferença de preparação influenciou no resultado negativo do time canarinho

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Londres, Inglaterra
 
A seleção brasileira até poderia ter saído com um resultado melhor de Wembley nesta quarta-feira. Porém, a Inglaterra aproveitou o pênalti perdido por Ronaldinho Gaúcho quando o placar ainda estava 0 a 0 e saiu com o triunfo por 2 a 1. O camisa 10 do time canarinho respondeu apenas duas perguntas aos jornalistas na zona mista de Wembley sobre o lance desperdiçado aos 18 minutos da etapa inicial e o resultado adverso. Segundo o craque, o goleiro Joe Hart soube se comportar para fazer a defesa.

- Normalmente não bato nesse canto (esquerdo). O goleiro me enganou e acabei perdendo o pênalti - analisou Ronaldinho.

Hart defende pênalti de Ronaldinho (Foto: AFP)Hart defende pênalti de Ronaldinho (Foto: AFP)
 
Na opinião do jogador, a diferença de preparação das duas equipes também fez diferença. Enquanto todos os atletas da Inglaterra estão no meio da temporada, muitos dos brasileiros estão iniciando as competições no Brasil.

Ronaldinho em ação contra a Inglaterra (Foto: AFP)Ronaldinho em ação contra a Inglaterra (Foto: AFP)
 
- Sabíamos da dificuldade que seria jogando contra essa equipe que está quase no fim da temporada. No Brasil, alguns atletas estão começando a disputar as competições. Eu mesmo só joguei uma partida esse ano. Vamos seguir trabalhando para representar bem o Brasil nas próximas partidas - disse o jogador.

E os próximos compromissos do Brasil vão acontecer no mês de março. No dia 21, o time canarinho vai enfrentar a Itália, em Genebra, na Suíça. Quatro dias depois, o rival será a Rússia, em Stamford Bridge, em Londres.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/02/r10-sobre-penalti-perdido-normalmente-nao-bato-naquele-canto.html

Com Vettel, Kimi e Button na pista, Massa faz melhor tempo da semana

Brasileiro anda forte com a Ferrari F138 e lidera pela manhã em Jerez com melhor tempo até o momento; Rosberg fica em segundo em dia de estreias

Por GLOBOESPORTE.COM Jerez de la Frontera, Espanha
 
Foram dois dias de desempenhos discretos: na terça-feira, um sexto lugar no geral, com 1m20s536; na quarta-feira, um oitavo, com 1m19s914. Mas, na manhã desta quinta-feira, dia que marca a última sessão de Felipe Massa no cockpit da Ferrari em Jerez de La Frontera, o brasileiro mostrou que estava apenas trabalhando no ajuste do carro nos dias anteriores, e fez o melhor tempo da semana até o momento. Felipe marcou 1m17s879 com a nova Ferrari F138.
 Ele ficou mais de um segundo à frente da Mercedes de Nico Rosberg, que enfim conseguiu uma boa sequência de voltas. Andando pela primeira vez neste ano, os campeões mundiais Kimi Raikkonen, da Lotus, e Sebastian Vettel, da RBR, ficaram respectivamente na quarta e na sexta posições.

felipe massa formula 1 testes jerez de la frontera (Foto: Getty Images)Felipe Massa marcou o melhor tempo da semana nos testes de Jerez de la Frontera (Foto: Getty Images)
 
A Mercedes enfim conseguiu cumprir um bom cronograma de treinos, após ter muitos problemas nos dois dias anteriores – um incêndio no primeiro, com Nico Rosberg, e uma batida por falha nos freios no segundo, com Lewis Hamilton. Nesta quinta-feira, o alemão voltou ao cockpit da nova F1W04 e deu 69 voltas, marcando o segundo melhor tempo. Apesar de ter ficado a mais de um segundo de Felipe Massa, o tempo é promissor, e mostra que a confiabilidade pode ser um empecilho maior que a velocidade para o modelo prateado.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do terceiro dia de testes da F-1 em Jerez

Ainda sem confirmar seu segundo piloto, a Force India tornou a andar entre os primeiros colocados. O piloto de testes James Rossiter deu 32 voltas e marcou o terceiro melhor tempo, 0s3 atrás da Mercedes de Rosberg. À tarde, o titular Paul di Resta assumirá o cockpit. Mesmo assim, o time está otimista com o modelo VMJ06, que mais uma vez ficou à frente de times grandes, como McLaren e RBR.

vettel fórmula 1 jerez de la frontera (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel experimentou o cockpit do novo RBR pela primeira vez neste ano (Foto: Getty Images)
 
Em um dia que começou com muito frio, com temperaturas na casa dos três graus centígrados, três campeões mundiais foram à pista. Mais rápido no primeiro dia, Jenson Button retomou os trabalhos na McLaren, no lugar do companheiro Sergio Pérez, marcando a quinta melhor volta da manhã no circuito espanhol. Já Kimi Raikkonen entrou com a responsabilidade de guiar a Lotus que fez a melhor volta do segundo dia, com o francês Romain Grosjean, mas não passou do quarto posto. Dos três, quem andou mais foi Sebastian Vettel, que deu 47 voltas, contra 28 de Button e 23 de Raikkonen. Porém, o alemão da RBR (que substituiu Mark Webber, responsável pelos trabalhos nos dois primeiros dias) não foi além da sexta posição nos tempos da manhã.

A quinta-feira também marca as estreias de dois jovens pilotos como titulares de suas equipes.
 Um dia depois de Luiz Razia andar pela Marussia, equipe com a qual ingressará na categoria neste ano, é a vez do mexicano Esteban Gutierrez guiar o novo carro da Sauber e do finlandês Valtteri Bottas ir à pista pela Williams, única equipe que ainda usa o modelo de 2012 nestes primeiros testes. Eles ficaram respectivamente na oitava e na nona posições, atrás do francês Jean-Eric Vergne, que se fará em 2013 mais uma temporada pela STR.


gutierrez  fórmula 1 jerez de la frontera (Foto: Getty Images)Nesta quinta, o mexicano Estaban Gutierrez estreia como titular na Sauber (Foto: Getty Images)
 
Entre as “nanicas”, a Marussia deu o troco na Caterham, após dois dias de vantagem para o time verde. Companheiro de Luiz Razia, o britânico Max Chilton ficou com o décimo melhor tempo, à frente do francês Charles Pic. Ambos fizeram tempos de volta muito altos, mesmo para o padrão destes dois times, que invariavelmente fecham a folha de tempos nas últimas posições.

Confira os melhores tempos da manhã de quinta-feira em Jerez:
1 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m17s879 (49 voltas)
2 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m19s004, +1.125 (69)
3 – James Rossiter (ING/Force India) – 1m19s303, +1.424 (32)
4 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – 1m19s539, +1.660 (23)
5 – Jenson Button (ING/McLaren) – 1m19s603, +1.724 (28)
6 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 1m19s676, +1.797 (47)
7 – Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – 1m19s707, +1.828 (46)
8 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – 1m19s995, +2.116 (61)
9 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – 1m21s578, +3.699 (58)
10 – Max Chilton (ING/Marussia) – 1m23s938, +6.059 (27)
11 – Charles Pic (FRA/Caterham) – 1m25s365, +7.486 (28)

Os pilotos voltam à pista de Jerez à tarde para acumular mais quilometragem com os novos modelos de 2013.

Emerson fica em xeque com boas atuações de Pato e volta de Guerrero

Único dos principais atacantes ainda sem balançar as redes em 2013, jogador se incomoda com pequeno tabu. Tite minimiza preocupação

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

 Das cinco principais opções do técnico Tite para o ataque do Corinthians, quatro já marcaram gols nesta temporada: Paolo Guerrero, Jorge Henrique, Alexandre Pato e Romarinho. Apenas Emerson segue em branco, três jogos após o retorno dos titulares. As boas atuações dos concorrentes colocaram o Sheik em posição delicada: com vagas limitadas entre os titulares, o jogador vem se cobrando bastante para voltar a balançar as redes.

No último domingo, na vitória por 5 a 0 sobre o Oeste, Emerson teve boa atuação. Chamou faltas, correu bastante e participou de jogadas que resultaram em gol. Porém, não deixou a sua marca, enquanto Guerrero marcou dois e Pato também fez o seu. O próprio Tite admitiu que Sheik está incomodado com o pequeno “tabu”, mas o tranquilizou em relação ao fato.

– Um cara como ele fica p... da cara. Ele era merecedor de gols pelos desempenhos, mas futebol não é assim. Não é matemática: joga bem e faz um gol. Tem de manter o desempenho, isso é importante. Uma hora ele vai aparecer livre, como foi na Libertadores – avaliou o treinador, lembrando os gols do atacante na vitória por 2 a 0 sobre o Boca Juniors, pela final da competição continental.

Emerson no jogo do Corinthians contra o Botafogo-SP (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Emerson divide a bola no jogo do Corinthians contra o Botafogo-SP (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
 
Convocado pela seleção peruana, Paolo Guerrero foi desfalque no empate sem gols com o Botafogo de Ribeirão Preto, nesta quarta. Titular na vaga do peruano, Alexandre Pato se destacou: das sete finalizações que a equipe havia acumulado até o momento em que ele foi substituído por Romarinho, cinco haviam sido de sua autoria. O camisa 7 criou chances e apareceu para o jogo a todo momento.

Já Emerson não viveu noite feliz no estádio Santa Cruz: errou a maioria dos passes que tentou, ao receber a bola na transição entre a defesa e o ataque. Anulado pela marcação do Botafogo, assim como a maioria da equipe corintiana, ele jogou mais aberto pela esquerda que o normal. Foi perseguido pelo zagueiro Daniel Borges e não infernizou os adversários, como é de costume. Atuação atípica.

Ainda misterioso em relação a quem formará o setor ofensivo do time titular, o técnico Tite minimizou a “falha de comunicação” do Corinthians em Ribeirão Preto. Ciente de que foi apenas a terceira partida dos titulares em 2013, o comandante tem certeza de que, aos poucos, na sequência do Paulistão, todos chegarão à forma ideal e poderão disputar as vagas igualmente.

– Foi a primeira vez que essa equipe jogou junta, o Pato com o Emerson. Aquela coordenação e aquele entrosamento ainda não temos, mas vamos pegando – disse.

Quinto colocado do Campeonato Paulista, com 11 pontos, o Timão volta a campo já no sábado, às 16h20m, no estádio do Pacaembu. O adversário será o São Caetano, atualmente na zona de rebaixamento do estadual.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2013/02/emerson-fica-em-xeque-com-boas-atuacoes-de-pato-e-volta-de-guerrero.html

São Paulo joga mal, e Ponte Preta arranca empate no Morumbi

Em sua pior atuação no ano, Tricolor esbarra no bom momento vivido pela Macaca e chega ao terceiro jogo sem vencer. Campineiros seguem em 2º

A CRÔNICA 
 
por Carlos Augusto Ferrari

Em seu último teste, o São Paulo foi reprovado para a estreia na fase de grupos da Taça Libertadores. Em uma apresentação apática, a pior em 2013, o time não conseguiu furar o bloqueio da Ponte Preta e só empatou por 0 a 0, nesta quarta-feira, no Morumbi. Ruim para o Tricolor, ótimo para a Macaca, ainda invicta e em grande campanha no início do Campeonato Paulista.

O São Paulo, agora com apenas sete pontos, em 11º, chega ao terceiro jogo consecutivo sem vencer – perdeu para Bolívar e Santos  – e não consegue encontrar uma formação ideal para usar diante do Atlético-MG, na próxima quarta, em Belo Horizonte.

O argentino Cañete, a aposta da noite para atuar pela direita do ataque, decepcionou ao lado de um time pouco inspirado e sem vibração. Jadson, a referência da equipe, também esteve abaixo da média, enquanto Ganso entrou no segundo tempo para mais uma exibição bastante discreta. Clique aqui e veja as notas dos jogadores.

A Ponte Preta comemora o precioso ponto que a mantém em segundo lugar, agora com 14, perdendo apenas no saldo de gols para o Santos – oito contra seis. A Macaca, aliás, acumula de quebra o sexto jogo sem perder na competição – são quatro vitórias e dois empates. O time campineiro levou apenas um gol no Paulistão.

Com os reservas, o Tricolor volta a campo no sábado, contra o Guarani, às 16h20m, no Brinco de Ouro, em Campinas. A Ponte visita o Ituano, no mesmo dia, às 19h30m, no estádio Novelli Júnior, em Itu.

Osvaldo no jogo do São Paulo contra a Ponte Preta (Foto: Daniel Guimarães / Ag. Estado)Osvaldo foge da marcação de Cleber, da Ponte Preta (Foto: Daniel Guimarães / Ag. Estado)
 
Primeiro tempo sonolento
Dezoito minutos. Osvaldo recebe passe na entrada da área e chuta. A bola desvia em um marcador e sobra fácil para o goleiro Edson Bastos defender. A primeira e penúltima finalização do São Paulo foi o resumo da pior atuação da equipe dirigida por Ney Franco em seis partidas em 2013. Muito ruim, justamente no confronto que decidiria quem seriam os titulares na estreia na fase de grupos da Libertadores, contra o Atlético-MG, quarta-feira que vem, em Belo Horizonte.

A estratégia tricolor em trocar Paulo Henrique Ganso por Cañete, destaque no segundo tempo da derrota para o Santos, não funcionou como o treinador imaginou. O argentino apareceu pouco atuando quase como um ponta-direita e sobrecarregou Jadson na criação. O “efeito dominó” atingiu em cheio Osvaldo e Aloísio, apagados em campo.

Ney ainda tentou dar mais força ao meio de campo passando o gringo para atuar mais próximo de Jadson. A alteração durou poucos minutos e não surtiu efeito. O máximo que o Tricolor conseguiu foi uma bola enfiada por trás dos defensores alvinegros que Aloísio mandou pela linha de fundo.

A Ponte Preta também colaborou para frear o São Paulo. Com quatro vitórias consecutivas, a Macaca se mostrou satisfeita com o empate e jogou claramente por ele ao recuar toda em seu campo de defesa. Baraka anulou Jadson, enquanto Chiquinho ajudou a fechar o lado esquerdo da defesa, impedindo que Douglas descesse com frequência. William, já perto do fim, perdeu a única chance ao ganhar da zaga na velocidade e chutar em cima de Denis.

Douglas São Paulo x Ponte Preta (Foto: Willian Volcov / Ag. Estado)Aloisio se lamenta, durante jogo do São Paulo contra a Ponte Preta (Foto: Willian Volcov / Ag. Estado)
 
Tédio no Morumbi
A conversa no intervalo de nada adiantou para mudar o rendimento são-paulino. O treinador manteve a formação da primeira etapa e não encontrou soluções para corrigir os problemas ofensivos. Cañete pela direita, Jadson pelo centro e Osvaldo na esquerda... todos facilmente controlados pela forte e bem posicionada defesa campineira.

Com pouco mais de dez minutos, Ney Franco mostrou que está mesmo com a cabeça apenas na Libertadores. Ele sacou o zagueiro Rhodolfo para testar Rafael Toloi jogando pela esquerda, e Wellington para a entrada de Paulo Miranda. Alteração na frente apenas Paulo Henrique Ganso, ovacionado pelo pequeno público presente, em substituição a Jadson.

Com as modificações, Cañete passou a atuar mais pelo centro da criação, tendo Ganso logo atrás e Douglas liberado para ser um ponta pela direita. A evolução, contudo, não apareceu. Aloísio quase não foi acionado na frente e, quando recebeu a bola, foi muito bem marcado pelos alvinegros. Pior, o Tricolor passou a errar passes em demasia e a irritar a torcida. Apenas Osvaldo, pegando de primeira, exigiu trabalho de Edson Bastos.

A Macaca, aliás, poderia ter aproveitado melhor os espaços e as falhas adversárias. Chiquinho apareceu livre duas vezes pela esquerda do ataque, mas, primeiro, parou em grande defesa de Denis. Depois, no último lance, acertou o travessão.

 
FONTE:

Com Dagoberto, de novo, Cruzeiro garante vitória sobre o América TO

Anselmo Ramon abre placar de letra. Mineirão recebe cerca de 15 mil pessoas e reduz problemas, mas volta a ficar sem luz em alguns setores 

A CRÔNICA 
 
por Marco Antônio Astoni

O começo de 2013 está sendo bom para o Cruzeiro. Além de ter voltado a jogar no Mineirão, estádio onde se sente em casa, só conseguiu vitórias na temporada, seja em jogos-treino, amistosos ou partidas oficiais. A vítima desta quarta-feira foi o América de Teófilo Otoni. O Cruzeiro venceu por 2 a 0, em jogo válido pelo Campeonato Mineiro, praticamente com a mesma dupla que deu a vitória ao time azul no clássico contra o Atlético-MG. Os gols desta quarta-feira foram de Anselmo Ramon e Dagoberto.

Anselmo Cruzeiro x América-TO (Foto: Denilron Dias / VIPCOMM)Anselmo Ramon abriu o marcador contra o América TO (Foto: Denilton Dias / VIPCOMM)
 
No último domingo, na vitória por 2 a 1, Dagoberto marcou. Anselmo Ramon até comemorou o primeiro gol, porém, ele foi assinalado para Marcos Rocha, contra. Mas não importa. Os três pontos foram computados e, com isso, o Cruzeiro lidera o Estadual. O América TO ainda não pontuou. Este foi o primeiro jogo do Dragão na competição.

O time de Teófilo Otoni começou bem o jogo, fechado em seu campo defesa, o que causou grandes dificuldades para o Cruzeiro. O time azul, no entanto, teve paciência para achar os espaços para construir a justa vitória.

O público foi de 14.453 pagantes, o que gerou uma renda de R$ 596.705. Esses quase 15 mil torcedores não enfrentaram tantos problemas como os mais de 50 mil que estiveram no estádio domingo, contra o Atlético-MG. Após ser multada por vários problemas, a Minas Arena prometeu mudanças. E quase todas foram cumpridas. O fornecimento de comida e bebida aconteceu normalmente. Os banheiros, criticados pela falta de luz e até papel higiênico, estavam quase todos em condições de uso. Um incidente, já no intervalo, foi a queda de energia em alguns setores do estádio, mas nada que causasse pânico ou adiasse o recomeço do jogo.

Os times voltam a campo domingo, dia 17. O América TO recebe o Tombense, às 10h (de Brasília), no Nassri Mattar, em Teófilo Otoni. Mais tarde, às 18h30m, o Cruzeiro enfrenta o Guarani-MG, na Arena do Calçado, em Nova Serrana.

Água mole em pedra dura...
O jogo começou seguindo o roteiro que se esperava, com o Cruzeiro em cima do América TO, que, fechado em seu campo de defesa, tinha o contra-ataque como única opção ofensiva. O trio de armadores do Cruzeiro, formado por Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Everton, se movimentava muito, tentando confundir a zaga do Dragão. O pecado do Cruzeiro foi não envolver Anselmo Ramon no jogo. Isolado na frente, o atacante pouco produzia.

O América TO mostrava maturidade pouco comum aos times do interior mineiro. Mesmo sendo pressionado durante todo o jogo, não se afobou e manteve a tranquilidade e o padrão tático. A postura do Dragão fez com que o Cruzeiro se enervasse em campo e começasse a errar muitos passes, principalmente com Ceará e Egídio, que não repetiram as boas atuações que tiveram no clássico contra o Atlético-MG.

Depois dos 30 minutos, a qualidade técnica da partida diminuiu drasticamente, o que foi muito bom para o time de Teófilo Otoni. Diante de um adversário lutador, mas pouco inspirado, o América TO conseguia cumprir o que tinha proposto como plano de jogo.

Até que brilharam as estrelas de dois jogadores que não vinham bem em campo, Ceará e Anselmo Ramon, e o Cruzeiro abriu o placar, aos 41 minutos. O lateral recebeu na direita e fez cruzamento na medida para o atacante que, de letra, mandou para o fundo da rede de Eládio.
O gol não mudou o panorama do jogo. O América TO manteve-se recuado em campo, tentando acionar Felipe Dias e Erivelto. O Cruzeiro ficou em cima até o apito final do primeiro tempo, aliviado por ter conseguido furar o bloqueio do Dragão, após muito esforço.

Tranquilidade azul
O Cruzeiro desmoronou qualquer pretensão do América TO logo aos quatro minutos do segundo tempo. O árbitro marcou pênalti após Élder tocar o braço na bola. Dagoberto, que havia entrado no lugar de Ricardo Goulart, bateu com categoria e fez o segundo gol azul.
Ao América TO só restava buscar o ataque, mas o pouco hábito em criar jogadas ofensivas fez com que a tarefa fosse muito difícil para o time do interior.

Com o placar a seu favor, o Cruzeiro tocava a bola com muita tranquilidade. O técnico Marcelo Oliveira mandou a campo Alisson e Vinícius Araújo, duas crias das categorias de base do clube, campeões do Brasileiro Sub-20 ano passado, o que deu mais leveza e velocidade ao time.

Apenas para ilustrar a superioridade do Cruzeiro em campo, o América TO só deu o primeiro chute a gol aos 35 minutos da etapa final, com Erivelto. A bola passou sobre o gol de Fábio, sem perigo.

O Cruzeiro tocou a bola no final do jogo, com a vitória garantida e sem ser incomodado. A torcida foi embora feliz da vida, por ver o time apresentar bom futebol e por ter voltado para a velha casa.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/mineiro-2013/06-02-2013/cruzeiro-america-to.html

Copa do Nordeste: gol no fim evita clássico pernambucano nas quartas

Santa vence aos 40 e pega Fortaleza; Sport goleia e encara o Campinense; Vitória enfrenta o Ceará, e ABC vai medir forças com o ASA; Bahia fica fora

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Por cinco minutos, não aconteceu um clássico pernambucano logo nas quartas de final da Copa do Nordeste. Graças a um gol aos 40 minutos do segundo tempo, o Santa Cruz venceu o CRB por 3 a 2, no Rei Pelé, e terminou em primeiro no Grupo D. Se empatasse, ficaria em segundo e pegaria o arquirrival Sport, que goleou o Sousa por 6 a 1, na Ilha do Retiro, terminando em primeiro lugar no Grupo B. Com isso, o Leão vai enfrentar o Campinense, que derrotou o Feirense por 1 a 0, no Amigão, ficando em segundo no D; e o time coral pega o Fortaleza, que fez 3 a 0 no Confiança, no Presidente Vargas, e se garantiu como o segundo do B.

Do outro lado, o Vitória assegurou o primeiro lugar do Grupo C ao empatar por 1 a 1 com o América-RN, no Barradão, e ainda viu seu principal rival, o Bahia, ser eliminado. O Tricolor não saiu do 0 a 0 com o Itabaiana, em jogo que ficou mais de 20 minutos paralisado por causa de um apagão no Presidente Vargas, e ficou em terceiro no Grupo A. O segundo da chave do VItória foi o ASA, que passou pelo Salgueiro por 2 a 1, em Arapiraca. O ABC, que derrotou o Ceará por 3 a 0 no Frasqueirão, garantiu vaga em primeiro no Grupo A, deixando o Vozão em segundo.

Confira os jogos de ida, previstos para a quarta-feira de cinzas, dia 13 de fevereiro:
ASA (2º C) x ABC (1º A)
Ceará (2º A) x Vitória (1º C)

Campinense (2º D) x Sport (1º B)
Fortaleza (2º B) x Santa Cruz (1º D)


Os jogos de volta estão previstos para o fim de semana depois do carnaval (16 e 17 de fevereiro). Os times que tiverem maior pontuação somando as fases anteriores terão a vantagem de decidir os confrontos em casa nas semifinais e finais.

A partir desta fase até a decisão, os times se enfrentam em mata-mata, com jogos de ida e volta. Em caso de empate em pontos e saldo de gols ao fim das duas partidas, classifica-se a equipe que marcar mais gols no duelo fora de casa (critério que não vale para times de uma mesma cidade que joguem em estádio neutro). Persistindo a igualdade, a decisão vai para as cobranças de pênaltis.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-nordeste/noticia/2013/02/copa-do-nordeste-gol-no-fim-evita-classico-pernambucano-nas-quartas.html