terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Após aparecer gordinho no Twitter, Michael Johnson é liberado do City


Jogador de 24 anos, que chegou a ser considerado uma das grandes promessas do futebol inglês, já esteve envolvido em várias confusões


Uma imagem vale mais de mil palavras. Que o diga o jovem volante do Manchester City, Michael Johnson. O jogador teve seu contrato cancelado, 24h depois de uma foto sua ter sido publicada na rede social, de acordo com o jornal The Guardian.

Johnson, que estava emprestado ao Leicester City, além de se lesionar com frequência, tem um carinho especial pelas noitadas. Em maio do ano passado, ele foi preso por dirigir bêbado, menos de três meses depois de ter ido para trás das grades pelo mesmo motivo. A imagem, mostrando o volante visivelmente fora de forma, foi a gota d’água para o clube.

Michael Johnson (Foto: Reprodução) Johnson em dois momentos: na foto que pôs fim aos seus dias no City e em 2008 (Foto: Reprodução)

FONTE:

Barça acusa o Manchester City de tentar contratar seus funcionários


Presidente Sandro Rosell, no entanto, assegura que todos querem seguir
no clube: 'Não estão se deixando levar e querem continuar trabalhando'

Por Agência de notícias Barcelona, Espanha

O presidente do Barcelona, Sandro Rosell, afirmou que o Manchester City lançou uma ofensiva para tentar contratar diversos jogadores e diretores do clube catalão. O mandatário, porém, garantiu que ninguém deseja sair.

- O City já lançou algumas ofensivas, em diferentes níveis dentro da estrutura do clube. Mas insisto no fato de que todas as tentativas de contratar alguém do nosso clube não funcionaram. Todos estão muito bem aqui e querem ficar aqui, com este grupo fantástico que temos de jogadores, com este líder que é o Tito (Vilanova) - disse Rosell em entrevista à rádio catalã "RAC1".

Sandro Rosell Barcelona (Foto: Reuters)Sandro Rosell não gostou do comportamento do Manchester City (Foto: Reuters)

O Manchester City contratou em outubro do ano passado o ex-diretor desportivo do Barcelona, Txiki Begiristain, o que levou a imprensa espanhola a especular a possibilidade de outras tentativas de atrair membros do Barça.

- Na parte executiva também tentaram fazer alguns contatos, mas nossos dirigentes não estão se deixando levar e querem continuar trabalhando aqui - avisou.

A imprensa inglesa também publicou recentemente que o ex-técnico do clube catalão, Josep Guardiola, poderia substituir o italiano Roberto Mancini como próximo treinador da equipe inglesa. O Bayern de Munique também estaria na disputa pelo treinador, que está no fim de seu ano sabático nos Estados Unidos.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/01/barca-acusa-o-manchester-city-de-tentar-contratar-seus-funcionarios.html

Público vai ouvir o que espera', diz Oprah após entrevistar Armstrong


Apresentadora afirma que equipe se comprometeu a não fazer juízo de valor e que não divulgará o conteúdo das respostas antes do programa

Por GLOBOESPORTE.COM Austin, Estados Unidos

A imprensa americana dá como certa a confissão de doping de Lance Armstrong, mas Oprah Winfrey mantém mistério sobre a entrevista exclusiva que gravou com o ciclista nesta segunda-feira. Em breve participação no programa “This Morning” da rede CBS, a apresentadora contou alguns detalhes sobre sua preparação para encontrar o ex-atleta e revelou que, por acordo com o agente de Armstrong, não fará qualquer juízo de valor sobre o caso.

- A entrevista inteira foi difícil. Concordamos antes da entrevista que os termos e o que estaria incluso na gravação seriam para deixar as pessoas terem o próprio julgamento sobre o caso. Todos (imprensa) estão confirmando (o doping), mas como podem saber? Todos concordamos que não divulgaríamos nada antes de a entrevista ir ao ar. Foi surpreendente para mim, para minha equipe, para todos na sala. Me preparei muito para a entrevista, assisti a tudo que era possível, todas as reportagens, li tudo, os processos... Preparei 112 perguntas, e fizemos 2h30m de entrevista. Fiz a maioria das perguntas que pude, e ele respondeu da forma em que estava pronto. Não consegui a resposta de todas as perguntas, mas consegui das que considero mais importantes. O público vai ouvir o que espera ouvir – disse Oprah.

Lance Armstrong na entrevista para a Oprah (Foto: Reprodução)Lance Armstrong na entrevista a Oprah Winfrey: gravação vai ao ar nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

Segundo fontes do jornal “The New York Times”, Lance Armstrong não apenas admitiu ter se dopado durante sua carreira, como também acusou nomes do alto escalão do esporte e donos de equipes que acobertaram todo o esquema. A intenção é, com a delação, tentar uma redução da pena dada pela União Ciclística Internacional (UCI), que o baniu do esporte.
A conversa com a apresentadora americana foi gravada em Austin, no Texas, nesta segunda-feira e será exibida na noite de quinta. Nela, Armstrong negou ter incentivado outros companheiros a se dopar, dizendo que apenas fazia o mesmo que os demais. Ainda durante a gravação, ele teria revelado conversas com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos para testemunhar contra dirigentes da UCI. Ex-colega de equipe do ciclista, Floyd Landis, alegou publicamente que o ciclista lesou o país, já que a equipe pela qual ele competia era patrocinada pelo serviço nacional de correios. O órgão já teria demonstrado interesse em ser ressarcido pelo atleta e por seu agente, Bill Stapleton, já que mais de 30 milhões de dólares 
(mais de R$60 milhões) foram investidos no time.

Lance Armstrong na entrevista para a Oprah (Foto: AFP)Entrevista de Oprah ao programa 'This Morning'atiça ainda mais o público (Foto: AFP)

De acordo com o “NY Times”, Armstrong teria decidido revelar publicamente o esquema após um encontro com membros da Agência Antidoping Americana, incluindo o executivo chefe, Travis Tygart. Nesta conversa, Tygart teria se mostrado inclinado a rever o banimento do ciclista caso nomes de peso relacionados ao caso fossem expostos. A lista de possíveis alvos conta com Pat McQuaid, atual presidente da UCI, e Hein Verbrugen, que esteve no comando da entidade entre 1991 e 2005 e é membro honorário do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Sem chance de reaver seus títulos da Volta da França, conquistados entre 1999 e 2005, Armstrong deseja competir em provas de triatlo e corrida. Como vários destes eventos são regidos por organizações que seguem o código da Wada, segundo o qual ele está banido pelo resto da vida, sua participação está inviabilizada no momento.

Lance Armstrong se defendeu das acusações de doping por quase uma década. O dossiê que determinou a punição do americano foi formado a partir dos depoimentos de 26 pessoas que tiveram contato com o ex-ciclista na época, além de exames laboratoriais, e-mails e relatórios. Além de perder os sete títulos da Volta da França, o americano também pode ter sua medalha de bronze nas Olimpíadas de Sydney 2000 retirada, além de outros títulos conquistados no período em questão. Fora do esporte, Armstrong perdeu oito patrocínios nos últimos meses e deixou a presidência da fundação Livestrong, criada por ele mesmo em combate ao câncer.

Estiloso, Belfort chega a SP e avisa Bisping: 'Nossa conversa é lá dentro'


Lutador carioca desembarca na capital paulista para o UFC deste sábado, onde encara o falastrão inglês, e é muito assediado pelos fãs

Por Adriano Albuquerque e Ivan Raupp São Paulo

Vitor Belfort desembarcou na manhã desta terça-feira em São Paulo, onde no sábado encara Michael Bisping na luta principal de mais um evento do UFC no Brasil. O carioca chegou de bom humor, ao lado dos treinadores Zé Mario Sperry e Gilbert Durinho, e com um visual estiloso, com direito a terno e óculos escuros. À sua maneira, ele respondeu as provocações do falastrão inglês, que o chamou de "trapaceiro" e criticou seu gás:
- A gente vai ter 25 minutos lá para se encontrar. A gente deixa para falar tudo lá dentro. Nossa conversa é lá dentro - disse ao SPORTV.COM.

VITOR BELFORT mma ufc (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)Vitor Belfort com Durinho e Zé Mário Sperry (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)

O peso-médio foi bastante assediado pelos fãs no aeroporto de Guarulhos, tirou fotos e agradeceu o carinho de todos.

- O voo foi ótimo, maravilha, só alegria. Agora é o momento mais gostoso. Já amassei a uva, agora é só beber o vinho. Isso aqui é a melhor coisa do mundo. É o amor, é o carinho. Isso é o que vale. São eles que fazem o show.

Vitor se mostrou muito feliz por, pela primeira vez na carreira, protagonizar uma luta principal de um evento do Ultimate em seu país. Em 1998, quando nocauteou Wanderlei Silva, e 2012, quando finalizou Anthony Johnson, o combate dele não era a atração principal:

VITOR BELFORT mma ufc (Foto: Adriano Albuquerque/Globoesporte.com)Belfort atende aos fãs no desembarque em São Paulo (Foto: Adrian Albuquerque/Globoesporte.com)

- O que eu mais esperava a minha carreira inteira era o meu esporte ser reconhecido no meu país. Estou conseguindo isso em vida no esporte, antes de me aposentar, conseguindo fazer parte dessa estrutura e vivenciar isso. Não tem preço.

Belfort e Bisping se enfrentam na noite deste sábado, no UFC São Paulo. O canal Combate transmite o evento ao vivo e com exclusividade, a partir das 20h (de Brasília), e o SPORTV.COM acompanha tudo em Tempo Real.

SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA

UFC São Paulo
19 de janeiro de 2013, em São Paulo (SP)
CARD PRINCIPAL
Vitor Belfort x Michael Bisping
Daniel Sarafian x CB Dollaway
Gabriel Napão x Ben Rothwell
Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov
CARD PRELIMINAR
Godofredo Pepey x Miltinho Vieira
Ronny Markes x Andrew Craig
Diego Nunes x Nik Lentz
Edson Barboza x Lucas "Mineiro" Martins
Iuri Marajó x Pedro Nobre
Ildemar Marajó x Wagner Caldeirão
C.J. Keith x Francisco Massaranduba


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Napoli confirma liberação de Vargas por 6 meses para jogar a Libertadores


São Paulo afirmou que não vai entrar em "leilão" e desistiu do negócio. Já o Grêmio segue otimistas e espera fechar contratação até o fim da semana

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Eduardo Vargas, Napoli (Foto: Getty Images)Atacante vai disputar a Libertadores (Getty Images)

Há uma certeza na novela envolvendo o atacante Vargas, do Napoli. Ele jogará a Libertadores deste ano. Pretendido por Grêmio e São Paulo, o jogador será emprestado por um período de seis meses. A confirmação veio nesta terça-feira em entrevista coletiva concedida pelo diretor esportivo do Napoli, Riccardo Bigon. O dirigente, porém, não revelou o clube que Vargas irá defender.

A disputa está entre Grêmio e São Paulo. O clube paulista estava em vantagem na negociação, mas os gaúchos igualaram a proposta e ganharam espaço. Irritado com a posição do Napoli, o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, encerrou as tratativas pelo jogador. Porém, nesta terça-feira, o técnico Ney Franco afirmou que ainda tem esperanças em contar com o atacante. O Grêmio segue à espera da resposta dos italianos.

- Foram muitas propostas pelo Vargas, mas em poucas horas devemos oficializar. Será um empréstimo de seis meses. Acreditamos que a melhor solução técnica para ele é disputar a Libertadores - disse.

A declaração de Bigon coloca o jogador mais perto do Grêmio. Nesta segunda-feira, o São Paulo desistiu de contratar o jogador. O presidente Juvenal Juvêncio afirmou que o clube paulista não fará "leilão" pelo jogador.

- Nunca vi um leilão tão despudorado. Eu achei que só nós, brasileiros, fazíamos isso, mas descobri que somos crianças de escola. Mandei parar com isso. Nesses termos não há mais conversas - disse.

Já o Grêmio mantém a confiança. O presidente Fábio Koff negou o acerto, mas disse que o clube gaúcho está próximo de fechar a contratação Vargas.

- Agora, o Napoli precisa se manifestar. Espero que até o final de semana isso ocorra. Creio que ele esteja próximo de vir para o Grêmio - analisou.

Mais do que o clube paulista, os gaúchos precisam também passar por cima do tempo. Mesmo com o acerto iminente, o prazo é curto para que a documentação esteja pronta e Vargas seja inscrito até o dia 21, data-limite de inclusão de atletas na pré-Libertadores.


Lembra Dele? Corte na Copa de 98 ainda incomoda Flávio Conceição


Ex-volante é dono do Nova Odessa Atlético Clube e também trabalha no
ramo imobiliário. Mundial da França é a principal frustração da carreira

Por Guto Marchiori Americana, SP

Flávio Conceição - ex-jogador (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)Flávio Conceição lamenta não ter disputado a Copa de 1998 (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)

O que poderia faltar para um currículo com passagens por Palmeiras, Real Madrid, Deportivo La Coruña, Borussia Dortmund e Seleção? Diante de tantas potências, fica difícil imaginar, mas o ex-volante Flávio Conceição, hoje dono de um clube federado no interior de São Paulo, tem a resposta na ponta da língua: uma Copa do Mundo. Ter ficado fora do Mundial de 1998 é a principal frustração da carreira. Titular durante o ciclo de preparação, como no título da Copa América de 1997, foi cortado às vésperas da divulgação da lista final devido a uma torção no joelho, mas, até hoje, não engole a justificativa do departamento médico da CBF e mostra mágoa com a maneira como a situação foi conduzida. Quatorze anos depois, a ferida continua aberta.

- Fui titular da Seleção praticamente por dois anos antes de ficar fora da Copa. Eu tive a torção no joelho, acho que foi o direito, se não me engano. O falecido médico Lídio de Toledo me ligou e perguntou como eu estava. Eu disse: "Se eu não jogar no sábado, você pode me cortar". Esse papo ocorreu numa segunda-feira. Na quinta-feira, ele me liga novamente e me dá a notícia: "Olha, você está cortado. Vamos chamar outro para o seu lugar, pois não podemos esperar mais" - relata o ex-volante.

- Eu insisti em querer saber o motivo daquilo, mas ele desligou o telefone na minha cara. Retornei a ligação do Dr. Lídio. Ele atendeu e me disse que havia conversado com o médico do La Coruña e sabia que eu não tinha condições de jogo. Liguei na hora para o médico do time, que me disse: "Flávio, ninguém ligou para mim. Como eu vou dizer que você não tem condições de jogo se você está escalado para jogar no sábado?". Joguei no sábado, fiz gol e fiquei fora da Copa de 98 sem saber o motivo até hoje - completa Conceição.

A versão final - e oficial - sobre a ausência de Flávio Conceição é que ele não iria se recuperar a tempo da contusão para ficar à disposição do técnico Zagallo (veja vídeo acima com declarações do jogador na época do corte). Para o ex-volante, ele pode até ter sido vítima de um boicote envolvendo fornecedoras de material esportivo. Sem realmente saber o motivo, Conceição lamenta não ter realizado o sonho de criança, talvez o único porém de uma trajetória de títulos por onde passou.

Flávio Conceição - ex-jogador (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)Conceição posa ao lado do quadro em que ele está com a Seleção (Foto: Guto Marchiori / Globoesporte.com)

- Não me passaram mais nada depois disso. Inclusive surgiu que tinha uma imposição que só iriam jogadores da Nike, e eu tinha um patrocínio da Reebok. Então passa um monte de coisa pela minha cabeça, mas até hoje eu não sei. Não sei dizer se foi algum tipo de boicote. No futebol, infelizmente, tem coisas que a gente não entende. Eu fiquei triste pra caramba, porque vinha de um trabalho muito bom, jogando bem na Olimpíada, dois anos como titular na Seleção. E quando chega na hora de comer o filé, o cara te tira sem explicação alguma. Me tirou o direito da Copa de 98. Esse era meu filé mignon. É o sonho de qualquer jogador.

Apesar de estar fora do futebol, Flávio Conceição não foge da raia quando o assunto é a atual Seleção. O ex-volante é claro sobre o que pensa do atual time, dirigido desde 2010 por Mano Menezes e que será comandado por Luiz Felipe Scolari a partir de fevereiro, no amistoso contra a Inglaterra.

- Pra falar a verdade, não gostava do trabalho do Mano. Não via o Mano como treinador da Seleção. É uma Seleção triste. Não sei se isso é a época.Quando eu fui, tinha Ronaldo, Romário, Zinho... era uma Seleção alegre. Sempre estava brincando, se divertindo. Hoje você vê o Neymar se sacrificando pra voltar e marcar. Parece uma seleção europeia dos tempos em que eu jogava. Hoje você vê o futebol que a gente jogava antes com a Espanha.

Aposentadoria e nova área de atuação

Sete anos. Esse é o tempo em que Flávio Conceição está oficialmente aposentado. Aos 38 anos, o ex-volante teve grandes momentos na carreira, mas a aposentadoria veio precoce, aos 32, devido a lesões que o incomodavam bastante. Bem-sucedido com as camisas de Palmeiras, La Coruña e Real Madrid, Conceição se dedica atualmente à função de empresário. Morando na cidade de Americana, ele alterna seu tempo cuidando do Nova Odessa Atlético Clube, comprado por ele em 2009, e também de empreendimentos imobiliários.

Flávio Conceição - ex-jogador (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)Ex-jogador é dono de um clube e trabalha com o ramo imobiliário (Foto: Guto Marchiori / Globoesporte.com)

- Tenho um clube que é federado. Chama NOAC (Nova Odessa Atlético Clube). Eu tinha começado esse projeto há dois anos e encerrei no começo deste ano. Pretendemos começar a disputar os campeonatos a partir deste ano. Hoje o clube está no papel. Ele existe, mas não tem nenhum jogador. Ano que vem pretendo colocar o time na Série B do Paulista (quarta divisão). Eu tenho uma empresa em que compro e vendo imóveis. Estou com um projeto futuro envolvendo alguns empreendimentos grandes - afirmou.

Entre uma reunião e outra, ele aproveita para manter a forma atuando em partidas de futebol com amigos. Resultado disso foi o braço esquerdo fraturado. Em um momento descontraído, o ex-volante revela que atua mais avançado nas peladas. E não decepciona.

- Jogo no fim de semana com os amigos. Tem que ficar em atividade para o corpo não aumentar. O pessoal respeita. Conheço todo mundo lá. O braço mesmo foi um acidente. Não foi porque o cara entrou de maneira maldosa. Na brincadeira, eu jogo lá na frente. Sou um centroavante nato - garante.
Passaporte para Europa

Flávio Conceição foi revelado pelo Rio Branco-SP, em 1992, e um ano depois já integrava o elenco do Palmeiras. Por meio do time do coração, chegaria à Europa. Em quase três anos no Verdão, o volante ganhou espaço sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo, principalmente após a ida de Mazinho ao Celta de Vigo, da Espanha. E conquistou títulos: campeão do Torneio Rio-SP de 1993, bicampeão paulista (1994 e 1996) e bicampeão brasileiro (1993 e 1994).

Em 1996, o volante era um dos destaques do Palmeiras e titular absoluto no time que havia conquistado o título paulista. Chamado por Zagallo para integrar a equipe olímpica para os Jogos de Atlanta, nos Estados Unidos, Conceição foi um dos destaques, mas lamenta um descuido fatal da Seleção, que ganhava a semifinal da Nigéria por 3 a 1 e permitiu a virada dos africanos para 4 a 3. No jogo, fez dois gols (relembre no vídeo). Na disputa do terceiro lugar, garantiu a medalha de bronze.

- A Olimpíada de 96 foi meu passaporte para a Europa. Não ganhamos a medalha de ouro, mas para mim foi o bilhete para o futebol europeu. Foi um absurdo a gente não ter ganho aquela semifinal. Estava tudo tranquilo e, de uma hora para a outra, a Nigéria tirou a chance de disputar o ouro da nossa mão. Até hoje me pergunto: "Como perdemos um jogo que estava ganho?".

Flávio Conceição - ex-jogador (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)Conceição mostra algumas das conquistas que teve como volante (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)




Flávio Conceição - ex-jogador (Foto: Guto Marchiori/Globoesporte.com)Conceição mostra braço faturado durante futebol entre amigos (Foto: Guto Marchiori  /Globoesporte.com)

FONTE:

Primeira fase de venda de ingressos termina com quase 400 mil pedidos


Fifa fará sorteio para determinar torcedores que comprarão as entradas. Brasil x Japão, em Brasília, é a partida com maior procura

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Taça copa das confederações (Foto: Reprodução )A taça da Copa das Confederações: campeão será conhecido dia 30 de junho (Reprodução)

A Fifa divulgou os números da primeira fase de venda pública de ingressos para a Copa das Confederações de 2013, que terminou nesta terça-feira: foram feitos quase 400 mil pedidos de entradas para o torneio.
No total, os torcedores de 78 países requisitaram 399.525 ingressos para as partidas da Copa das Confederações. A partir de quarta, a Fifa realizará o sorteio para determinar as pessoas que poderão comprar as entradas para os jogos e categorias que tiveram mais pedidos do que ingressos disponíveis.

De acordo com a Fifa, os sorteios acontecerão jogo por jogo, categoria por categoria, e "levará alguns dias até ser finalizado". Assim, todos os torcedores serão avisados entre quarta e o dia 14 de fevereiro sobre a situação do pedido: se foi aprovado, negado ou parcialmente aprovado.

Em um comunicado oficial, a Fifa fez questão de enfatizar que não terá como atender a todas as solicitações, "já que o número de pedidos recebidos para algumas partidas e categorias excede a capacidade disponível até o momento". A entidade também lembrou que pelo menos 50 mil ingressos serão colocados na categoria 4, disponíveis apenas para residentes no Brasil e com prioridade para estudantes, idosos e beneficiários do Programa Bolsa Família.

Salvador é cidade com mais pedido de ingressos
Sede de três jogos da Copa das Confederações, Salvador lidera o ranking com 93.567 ingressos pedidos. Em seguida aparecem Rio de Janeiro (88.420), Brasília (68.912), Fortaleza (68.352), Recife (51.518) e Belo Horizonte (28.756).

A estreia do Brasil contra o Japão, no dia 15 de junho em Brasília, foi a partida mais procurada, com 68.912, seguido por Brasil x Itália (22 de junho, em Salvador) com 68.114 e a final (30 de junho, no Rio de Janeiro) com 51.388.

Antes da abertura para o público em geral, houve uma pré-venda apenas para clientes da operadora de cartão de crédito Visa, no ano passado, com a comercialização de 132.843 ingressos. Haverá ainda mais uma fase de vendas, a partir de 15 de fevereiro, por ordem de chegada no site da Fifa (www.fifa.com/ingressos).

Os torcedores podem tirar dúvidas pelo email enquiries@2013ftc.com.br ou pelo telefone 0300 0212014.
tabela_confederacoes_10_13-12-12 (Foto: infoesporte)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/01/primeira-fase-de-venda-de-ingressos-termina-com-quase-400-mil-pedidos.html

Antônio Carlos revela problema pessoal de Seedorf na Holanda


Com dez dias a mais de férias, holandês se junta aos companheiros de Bota, treina, e médico deixa decisão sobre estreia nas mãos de técnico

Por Thales Soares Saquarema, RJ

Seedorf chegou a Saquarema na tarde de segunda-feira para se juntar aos companheiros de Botafogo e recebeu o apoio de todos ao superar um problema pessoal que viveu na Holanda durante as suas férias. Ele conversou com o grupo à noite, depois de realizar sua primeira atividade física, ao correr no campo do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Sem revelar o teor da situação, Seedorf se mostrou disposto a treinar. Na manhã desta terça-feira, trabalhou na academia do CT da CBV e à tarde deve ir a campo, mas ainda sem atividade com o grupo.

- Seedorf é um cara pelo qual temos um respeito muito grande. Ele teve um problema familiar na Holanda, e procuramos dar força a ele. Ninguém espera. Conversou com a gente na janta e quer rapidamente se integrar no campo - comentou o zagueiro Antônio Carlos.

Antônio Carlos treino Botafogo (Foto: Thales Soares)Antônio Carlos treina e revela problema de Seedorf (Foto: Thales Soares)

Em sua chegada para a pré-temporada, Seedorf passou pelos exames médicos antes de se juntar ao grupo em Saquarema. Segundo o médico Gustavo Magliocca, os resultados foram normais. Ele ainda não informou se o jogador estará ou não em campo na estreia, no domingo, contra o Duque de Caxias, no Engenhão, e passou a decisão para o técnico Oswaldo de Oliveira.

É uma decisão do Oswaldo e vai depender desses três dias"
 Magliocca, médico do Botafogo

- Seedorf está liberado para atividades de carga e, ao longo do tempo, vamos definir um trabalho individual para ele. O primeiro entendimento é a evolução dele, que ficou sem férias no meio do ano passado, e respondeu bem ao descanso. Quando vai jogar, depende da resposta no dia a dia. Para domingo, é uma decisão do Oswaldo, e vai depender desses três dias para ver se é uma opção ou não - explicou Magliocca.

Seedorf teve dez dias a mais de férias do que os outros jogadores. Nesse período, ele seguiu uma cartilha enviada pelo Botafogo e fez relatórios semanais para o departamento médico avaliar a sua situação. Ele havia sofrido uma lesão na coxa direita na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.

- O descanso faz parte do ganho. Junto com o Seedorf, vamos diminuir bem as cargas para compensar ao longo desse ano. Nem foi para retomar o prejuízo, mas otimizar o ganho - comentou o médico.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/antonio-carlos-revela-problema-pessoal-de-seedorf-na-holanda.html

'Além de artilheiro, pescador'... Bota posta foto de Sassá pescando


Imagem feita em Saquarema, na Região dos Lagos, onde time faz pré-temporada, é publicada no Facebook e no Instagram oficial

Por GLOBOESPORTE.COM Saquarema, RJ

O perfil oficial do Botafogo no Facebook postou uma foto do atacante Sassá na pré-temporada em Saquarema, na Região dos Lagos. Na imagem, acompanhada dos dizeres "Sassá, além de artilheiro, pescador", o jovem jogador aparece sorrindo e pescando. A foto também está no Instagram e no Twitter do Glorioso.

Sassá no treino do Botafogo pescaria (Foto: Reprodução / Instagram)Sassá pesca em Saquarema (Foto: Reprodução / Instagram)

O garoto, que completou 19 anos no dia 11 de janeiro, marcou o primeiro gol pelo profissional no empate em 2 a 2 com o Flamengo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, no ano passado. Com seu bom desempenho nos juniores, acabou ficando como opção para Oswaldo.

A estreia do Alvinegro no Campeonato Carioca será no dia 20 de janeiro, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/alem-de-artilheiro-pescador-bota-posta-foto-de-sassa-pescando.html

Lampard rejeita proposta de R$ 65,3 milhões do futebol chinês


Guizhou Renhe estava disposto a pagar R$ 816 mil por semana ao inglês

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

lampard chelsea  (Foto: Agência Reuters)Futuro de Lamps segue indefinido (Foto: Reuters)

O meia Frank Lampard, do Chelsea, rejeitou uma proposta de 20 milhões de libras (R$ 65,3 milhões) do futebol chinês. O Guizhou Renhe pretendia pagar ao jogador 250 mil libras (R$ 816 mil) por semana em um contrato de dois anos e chegou a anunciá-lo como novo reforço em sua página oficial. Todavia, o inglês acabou não aceitando a oferta.

O contrato de Lampard com os Blues se encerra no fim da atual temporada e o inglês tem seu nome ligado a diversos clubes, entre eles LA Galaxy, Manchester United, Juventus, Lazio e Monaco. Nos Estados Unidos, o meia poderia ser o substituto de David Beckham, que deixou a equipe de Los Angeles após o fim da última campanha da MLS (a liga americana de futebol).

- O contrato oferecido a Lampard era incrível e ele seria tratado como um rei na China. Seria uma grande aventura para ele - disse uma fonte chinesa do jornal "Daily Mail".

Segundo a fonte do diário britânico, o jogador não se manifestou sobre a proposta final do Guizhou Renhe apesar do avanço das negociações.
- Houve várias conversas, mas ele nunca deu um "sim" definitivo e há algumas semanas o Guizhou finalmente desistiu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2013/01/lampard-rejeita-proposta-de-r-653-milhoes-do-futebol-chines.html

Palmeirenses minimizam 'grupo enxuto' e apostam em 'qualidade'


Verdão dispensou vários jogadores e contratou apenas dois, além de ganhar outros dois que voltaram de empréstimo

Por Gustavo Serbonchini São Paulo

Wendel, Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Wendel, na Academia de Futebol do Palmeiras (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O elenco do Palmeiras está mais enxuto do que o normal para o início de uma temporada. Mais de 20 jogadores foram dispensados do clube, que contratou apenas dois atletas e trouxe outros dois de volta de empréstimo. Mas isso não é motivo de preocupação. Pelo menos para Souza e Wendel, justamente os dois que retornaram ao Verdão. A dupla acredita que a qualidade é muito mais importante que a quantidade.

– O grupo pode estar reduzido, mas a vontade de cada um que está buscando o espaço é enorme. Todo mundo vai trabalhar forte para buscar o espaço. Com todo mundo empenhado para mostrar o trabalho a gente vai longe – disse Souza.

O início de temporada não teve muitas contratações por conta de problemas políticos. Ayrton e Fernando Prass tiveram suas transferências concretizadas no fim do ano passado. Como o mandato de Arnaldo Tirone se encerra ainda nesse mês, qualquer transação envolvendo dinheiro tem de ser aprovada pelo COF (comitê de orientação e fiscalização). As coisas devem melhorar a partir da semana que vem. Na segunda será realizada a eleição para novo presidente do clube. Antes disso, porém, Riquelme ainda pode ser contratado.

– Houve um planejamento. Eles procuraram fazer a coisa com qualidade e não quantidade. Vai haver a parte de política, então estão esperando isso também. Sabemos que vai chegar mais reforços. Mas agora estamos trabalhando. Nesse momento a qualidade vale mais do que a quantidade. Tudo feito com sabedoria e planejamento – destacou Wendel.
Além disso, o Palmeiras tem certa dificuldade de contratar por conta da situação da equipe para esta temporada. O time disputa a Taça Libertadores, principal competição do continente, mas está na Série B do Campeonato Brasileiro. Por isso, alguns jogadores se recusam a acertar com o Verdão.

Além destas duas competições, o clube ainda disputa o Campeonato Paulista, que começa neste domingo, contra o Bragantino, às 17h, no Pacaembu, e tem chances de jogar a Copa do Brasil - participação depende do desempenho da equipe na Liberta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2013/01/palmeirenses-minimizam-grupo-enxuto-e-apostam-em-qualidade.html

Organização do Aberto do Brasil anuncia que Nadal disputará o torneio


Espanhol estava desde julho do ano passado sem jogar e buscará o bicampeonato do único torneio ATP realizado no país

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Rafael Nadal Aberto do Brasil 2005 (Foto: João Pires/Fotojump)Nadal levou o troféu do Aberto do Brasil em 2005 e vai buscar o bi em SP (Foto: João Pires/Fotojump)

A organização do Aberto do Brasil anunciou nesta terça-feira que Rafael Nadal vai disputar a competição, de 9 a 17 de fevereiro, no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, que engloba o Ginásio do Ibirapuera e o Ginásio Mauro Pinheiro, em São Paulo. Não há confirmação oficial por parte do tenista, mas caso aconteça, será a primeira vez que o espanhol entrará em quadra após seis meses parado devido a uma inflamação crônica nos joelhos.

Ex-número 1 do mundo, Nadal ocupa atualmente a quarta colocação do ranking mundial. A última partida oficial do tenista foi em julho, em Wimbledon, o penúltimo Grand Slam da temporada. Um mês antes, ele havia conquistado o sétimo título no saibro de Roland Garros, tornando-se o recordista de títulos de simples do torneio francês.
Em outubro de 2012, o tio e técnico do espanhol, Toni Nadal, revelou que o sobrinho poderia disputar o Aberto do Brasil. No início de janeiro, porém, a organização do torneio anunciou a lista de competidores ainda 
sem o tenista.

O Aberto do Brasil não será novidade para Nadal, a não ser pelo local da competição. Ele já venceu o único torneio ATP realizado no país. Foi em 2005, quando o torneio ainda era realizado na Costa do Sauípe, na Bahia.

niesta é eleito o melhor criador de jogadas de 2012. Neymar é o sétimo


Xavi e Messi ficam entre os três melhores em lista que conta com artilheiros como Cristiano Ronaldo, Ibrahimovic e Falcao García

Por GLOBOESPORTE.COM Berlim

Iniesta, Alaves e Barcelona (Foto: Agência AFP)Iniesta foi eleito o melhor jogador da Europa(Foto: AFP)

O meia Iniesta, do Barcelona, foi eleito o melhor criador de jogadas do mundo em 2012 segundo a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Completam o pódio o meia Xavi, "tetracampeão", vencendo entre 2008 e 2011, e o atacante Messi, entre os top 3 pela quinta vez desde 2007. O brasileiro Neymar, do Santos, divide a 7ª colocação com David Silva e Yaya Touré, ambos do Manchester City.

Há outros goleadores na lista: Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, figura apenas na sexta posição do ranking enquanto Ibrahimovic, do PSG, é o 11º, e Falcao García, do Atlético de Madri, é o 12º, dividindo o posto com outros quatro atletas. Barça e Real são os clubes com o maior número de jogadores entre os 15 melhores, com três cada. O City vem em seguida com dois.

Confira os 15 melhores da lista:
1 - Andrés Iniesta (Barcelona) - 146 votos
2 - Xavi Hernández (Barcelona) - 128
3 - Lionel Messi (Barcelona) - 98
4 - Andrea Pirlo (Juventus) - 87
5 - Mesut Özil (Real Madrid) - 43
6 - Cristiano Ronaldo (Real Madrid) - 34
7 - Neymar Júnior (Santos) - 9
David Silva (Manchester City)
Yaya Touré (Manchester City)
10 - Steven Gerrard (Liverpool) - 8
11 - Zlatan Ibrahimovic (Paris Saint-Germain) - 7
12 - Xabi Alonso (Real Madrid) - 5
Frank Lampard (Chelsea)
Juan Mata (Chelsea)
Falcao García (Atlético de Madri)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/01/iniesta-e-eleito-o-melhor-criador-de-jogadas-de-2012-neymar-e-o-setimo.html

À la Camp Nou, Maracanã terá sistema de irrigação mais moderno do mundo


Ao todo, 54 aspersores estarão espelhados pelo campo com fertirrigação, que utiliza a água para levar nutrientes ao solo cultivado e o mantém forte

Por Felippe Costa Rio de Janeiro

Mantida em sigilo pelo Governo do Rio de Janeiro em uma fazenda no interior do estado, a grama do Maracanã terá um cuidado todo especial assim que for colocada em seu devido lugar. Para isso, o sistema de irrigação promete ser o mais moderno do mundo, ao lado do utilizado no famoso Camp Nou, do Barcelona. Ao todo, serão 54 aspersores espalhados pelo campo com fertirrigação, que utiliza a água para levar nutrientes ao solo cultivado.

Na irrigação por aspersão a aplicação de água ao solo resulta da fragmentação de um jato de água lançado sob pressão no ar atmosférico, por meio de simples orifícios ou bocais de aspersores. A fertirrigação tem a finalidade de tão somente adubar o solo de uma maneira mais eficiente, barata e com um grau de precisão maior do que outros métodos de adubação, através da diluição de fertilizantes comerciais.

Segundo Flávio Piquet e Paulo Azeredo, sócios da Greenleaf , que cuida dos seis gramados dos estádios da Copa das Confederações, o modelo é superior ao exigido pela Fifa.

- Serão 54 aspersores, e a Fifa exige apenas 32. Vamos deixar o gramado do Maracanã cercado por todas as ferramentas para que permaneça com qualidade por muitos anos. Temos uma responsabilidade enorme. Por isso, estamos tratando com muito cuidado. O mundo se surpreenderá com a qualidade da grama da Copa das Confederações e da Copa do Mundo - disse Flávio.

Gramas plantadas em três fazendas
Dos seis estádios para a Copa das Confederações, três receberão o gramado através de rolos: Maracanã, Arena Pernambuco e Estádio Nacional de Brasília. Todas as gramas estão sendo plantadas em fazendas especializadas, com nivelamento a laser e preparadas para serem colocadas em, no máximo, três dias. Um feito inédito no Brasil. No Mineirão e Castelão, que já foram entregues, elas foram plantadas no local. Na Arena Fonte Nova, em Salvador, esse processo começa nesta terça-feira.

irrigação gramado (Foto: Reprodução)Maracanã terá 54 aspersores para irrigar o campo de futebol (Foto: Reprodução)

FONTE:

Murer vira página de Londres e foca no bi mundial: 'É o objetivo do ano'


Atleta quer seguir rotina de treinamentos, sem parar, até 2016 e garante já ter esquecido frustração do ano passado para buscar novo título de peso

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro

Fabiana Murar no treino de salto de vara (Foto: Rodrigo Iglesias / BM&FBPVESPA) Murer no treino de salto de vara de olho na temporada (Rodrigo Iglesias / BM&FBPVESPA)

A página foi virada. Mesmo apontando a decepção nas Olimpíadas de Londres 2012, quando caiu na fase eliminatória, como um dos momentos mais dolorosos de sua carreira, Fabiana Murer sabe que precisa erguer a cabeça e olhar para a frente. A temporada 2013 da brasileira começa na próxima sexta-feira, em Reno, nos Estados Unidos, em um torneio só de salto com vara. De olho em mais um título mundial, a atleta não pensa em dar um tempo na carreira. Cuidar da vida pessoal? Só depois de 2016.

- Eu vou direto. Tenho sempre uma parada entre as competições. Mas estou sempre treinando. Pretendo continuar assim até 2016. Tenho fôlego de sobra para isso. Quero aproveitar todas as oportunidades que puder, sentir essa adrenalina da competição – disse Fabiana, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

A vontade de ter mais tempo para si mesmo e ser mãe existe. Mas, no momento, está sendo deixada de lado. Aos 31 anos, Fabiana quer competir em alto nível até os Jogos Olímpicos do Rio 2016 e está 100% dedicada para isso.

- Só depois de 2016. Para mim, seria muito complicado ter filho e voltar. Muitas atletas fazem, mas eu não conseguiria – completou.

A experiência não mudou sua forma de ser. Mesmo calejada, Fabiana mantém o jeito tranquilo de sempre. A voz só fica mais lenta ao falar da frustração olímpica do ano passado. Mas, por outro lado, a atleta afirma estar mais fortalecida do que nunca.

Fabiana Murar no treino de salto de vara (Foto: Rodrigo Iglesias / BM&FBPVESPA)Fabiana Murer no treino de salto de vara (Foto: Rodrigo Iglesias / BM&FBPVESPA)

- Foi um momento difícil da minha carreira. Tive que ter força para conseguir me levantar novamente. Precisei seguir competindo e isso me ajudou a me recuperar mais fácil. Acho que tudo que a gente passa na vida dá uma lição. Não foi só Londres, tive outros momentos ruins na minha carreira. Tive lesões pelo meu caminho, fui mal em algumas competições e bem em outras. Todas essas experiências me fortaleceram muito - afirmou.

O início da temporada de Fabiana será na pista coberta, mas o objetivo do ano é o Mundial de pista aberta, em agosto, em Moscou. Em 2011, Murer ganhou o ouro inédito da competição para o Brasil, na Coreia do Sul. Assim como daquela vez, a brasileira diz que foca, primeiramente, na conquista de uma medalha, depois pensa em ouro.

- O objetivo é o Mundial. É claro que é muito difícil. Primeiro tenho que pensar em buscar uma medalha no mundial. Lógico que quero o bi, mas tenho que buscar tudo passo a passo. É o objetivo do ano. Salto com vara feminino é uma prova muito disputada. Várias atletas têm chance de ganhar. Quero uma medalha. Posso saltar bem, mas elas podem saltar melhor – disse Fabiana.

Antes do Mundial de Moscou, no entanto, Fabiana Murer já tem um calendário de competições previstas para esse começo de ano.  Depois de Reno, ela embarca para Rússia, Ucrânia e Polônia. Por fim, compete na Inglaterra e na Suécia, no fim de fevereiro.

- Quero chegar bem no Mundial e voltar a fazer o meu melhor. Vou passar por muitas competições antes do Mundial e estou me preparando para bater o recorde sul-americano. Estou bem focada na temporada e gostaria de surpreender. Estou motivada e bem tranquila. 4,82 é meu objetivo na pista coberta. Tenho que fazer tudo gradativamente - finalizou Fabiana, que não passou de 4,50m nos Jogos de Londres .

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2013/01/murer-vira-pagina-de-londres-e-foca-no-bi-mundial-e-o-objetivo-do-ano.html

Sem treinar com o grupo, Seedorf faz trabalho funcional na academia


Meia está em Saquarema, mas ainda não treina com os colegas em seu segundo dia. Além dele, cinco atletas ficam fora da atividade da manhã

Por Thales Soares Saquarema, RJ

Em seu segundo dia no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Saquarema, o holandês Seedorf fez um trabalho funcional na academia na manhã desta terça-feira e a previsão é de que vá para o campo à tarde, mas ainda sem treinar com o grupo. Dificilmente ele será escalado na estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, domingo, contra o Duque de Caxias, no Engenhão.

Outros cinco jogadores não foram para o campo na manhã desta terça-feira. Lucas e André Bahia fizeram um trabalho na piscina, enquanto Bolívar ficou na academia. Lucas Zen seguiu com a programação de sua recuperação de uma lesão no joelho esquerdo, e Rafael Marques foi liberado para resolver problemas particulares. Ele deve voltar a Saquarema até a manhã dequarta-feira.

Treino do Botafogo nesta terça-feira  (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Treino do Botafogo nesta terça-feira. Seedorf fica na academia (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

O Botafogo fica em Saquarema até quinta-feira. Ainda existe a expectativa do anúncio da contratação do lateral-direito Edilson, do Grêmio, e a possibilidade da chegada de mais um atacante. O clube já tem cinco reforços trabalhando com o grupo na pré-temporada.

Confira os vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/sem-treinar-com-o-grupo-seedorf-faz-trabalho-funcional-na-academia.html

Disposto a sacrifício, Peixe vê Carlos Eduardo como último grande reforço


Após investimento forte por Montillo, clube quer o meia-atacante para fechar ciclo de nomes de peso. Vontade do jogador deixa Peixe otimista

Por Diego Ribeiro e Marcelo Hazan São Paulo e Santos

Carlos Eduardo desembarque (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Carlos Eduardo chegou a São Paulo na segunda(Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)

O Santos está disposto a fazer um sacrifício financeiro pela contratação do meia-atacante Carlos Eduardo, de 25 anos, liberado pelo Rubin Kazan, da Rússia, para voltar ao futebol brasileiro por empréstimo. Após investir forte por Montillo, pelo qual pagou R$ 16 milhões, além da cessão de Henrique ao Cruzeiro, por 60% dos direitos econômicos, o Peixe concentra todos os esforços no jogador revelado pelo Grêmio, visto como último grande nome para o início de 2013.

Depois de confirmar reforços como Cícero e Marcos Assunção, e perder Nenê para o Al Gharafa, do Catar, Carlos Eduardo é a prioridade final na Vila Belmiro.

- Estávamos aguardando a liberação do Carlos Eduardo do clube russo. Como ela ocorreu, então agora é com o Jorge Machado (empresário). Vamos ver os números para começarmos a desenvolver - explicou o vice-presidente do Peixe, Odílio Rodrigues.

Assim como Nenê, tentativa santista frustrada, Carlos Eduardo tem um patamar salarial elevado. O Santos sabe disso, mas quer investir e está otimista. Nos bastidores, o clube considera a contratação palpável justamente pela vontade do meia-atacante de se transferir para a Vila, mesmo com a concorrência do Flamengo - Fluminense e Internacional correm por fora.

Pesam a favor do Peixe a presença de Neymar e a formação de uma boa equipe para 2013, além da conversa do técnico Muricy Ramalho com o atleta - Dorival Júnior, do Rubro-Negro, também manteve contato com o jogador. Em papo com amigos jogadores que já trabalharam com Muricy, o meia só ouviu boas referências.

No Peixe, Carlos Eduardo entende que pode ter a visibilidade necessária para retornar à Seleção e disputar a Copa do Mundo de 2014. Sem priorizar o lado financeiro, Carlos Eduardo prefere o Santos justamente pela gestão de carreira, fator fundamental para decidir seu novo clube.

Pedro Luiz Conceição, membro do Comitê de Gestão, tem conversado com Jorge Machado, empresário do atleta com quem mantém boa relação. Nesta semana, o futuro do atleta deve ser definido, e a probabilidade de ter a Vila como nova casa é real.

carlos eduardo brasil Fedetskiy ucrânia (Foto: Mowa Press)Carlos Eduardo, em ação pelo Brasil, contra aUcrânia, em 2010 (Foto: Mowa Press)

Nos últimos dias, o Inter entrou em contato com Machado por meio do presidente Giovanni Luigi. O fato de o Colorado ser um rival do Grêmio, clube que revelou o meia, não seria um impedimento para a negociação. A escolha de Dunga como técnico também seria um atrativo, mas não o suficiente para fazer o jogador mudar de ideia. O Flu é outro que manifestou interesse.

O Flamengo mantém o interesse no jogador, mas a saída de Vagner Love e os problemas financeiros deixam Carlos Eduardo em dúvida sobre a possível ida para o clube carioca. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o meia adotou discurso mais político.
– O Santos seria uma ótima escolha, pois está montando um grande time. Mas o Flamengo é grande e tem a maior torcida do Brasil, também me daria bem lá. Com o Muricy foi uma conversa muito legal, ele disse que as portas estão abertas no Santos. O Dorival também disse que seria ótimo contar comigo no Flamengo – disse.

Depois de chegar a São Paulo, Carlos Eduardo viajou para Porto Alegre na tarde da última segunda-feira e conversou com seu empresário, mas seu futuro segue indefinido. Independentemente disso, ele diz que precisa de menos de duas semanas para entrar em forma e estrear pelo seu novo clube.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/01/disposto-sacrificio-peixe-ve-carlos-eduardo-como-ultimo-grande-reforco.html

Sem estrelas: saída de Love abre lacuna e deixa Flamengo carente


Atacante era o mais badalado do time desde a saída de Ronaldinho. Léo Moura diz que grupo ainda conta com peças importantes: 'Temos qualidade'

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Petkovic, Adriano, Thiago Neves, Ronaldinho Gaúcho e Vagner Love. Astros da história recente do Flamengo que transformaram a rotina do clube. Para o bem e para o mal. A torcida rubro-negra se acostumou a ver nomes de expressão no time, jogadores contratados para resolver partidas e conquistar campeonatos. Deu certo em alguns momentos, como na conquista do hexa, comandada por Pet e o Imperador. Em outras fases, nem tanto, como a curta passagem da dupla Ronaldinho e Thiago. A constelação começou a sofrer baixas no ano passado. Thiago Neves não renovou e se transferiu para o Fluminense; R10 acionou o clube na Justiça para cobrar atrasados e foi para o Atlético-MG. Restava Vagner Love, principal expoente do time na última temporada.

Artilheiro e capitão, o camisa 99 se despediu no sábado. Saiu porque o Flamengo alegou que não teria dinheiro para quitar o que deve a ele e ao CSKA. A volta de Love à Rússia apaga a última estrela do céu rubro-negro. Deixa desatualizada a calçada da fama. O Flamengo que começa 2013 é um time sem astros, pelo menos até que a diretoria reponha.

Vagner Love Flamengo (Foto: Domingos Peixoto / O Globo)Love deixa a Gávea: última estrela de um time sem brilho do Fla (Foto: Domingos Peixoto / O Globo)


  
Flamengo Leo Moura treino praia (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Léo Moura posa para fotos com torcedores na praia(Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Há quase oito anos no Flamengo, Léo Moura jogou com Pet, Adriano, Thiago Neves, Ronaldinho e Love. De 2005 até agora, transformou-se em um dos jogadores mais vitoriosos do clube e virou referência. Léo já foi o capitão do time e pode retomar a braçadeira com a saída de Vagner. O lateral-direito diz que, assim como os torcedores, também está acostumado a conviver com atletas badalados, mas procura valorizar o grupo.

- O Flamengo sempre tem essas estrelas, virou uma coisa normal no clube. Analisando por 2011, tinha o Ronaldo, Thiago Neves. Agora tinha o Love. Mas ainda existem estrelas no time. Nosso grupo tem Ibson, Alex Silva, Felipe, Liedson. Jogadores com currículo vitorioso. Prefiro dar moral para os jogadores que estão aqui. Mesmo com as saídas, nosso grupo tem qualidade.

Mesmo antes de Love partir, Léo havia notado uma diferença no comportamento dos torcedores. Com menos estrelas para dividir espaço, o assédio aumenta. A pressão sobre quem ficou, segundo ele, também.
- Eu tenho um público, conquistei isso. O assédio está maior porque confiam no meu potencial, colocam uma responsabilidade maior sobre mim e sei disso. Gosto disso. Todas as vezes que isso aconteceu, eu correspondi. Isso me dá a sensação de que vai ser um ano muito bom - disse o camisa 2.

A tendência é que o assédio sobre os mais jovens também aumente. Os meias Mattheus e Adryan, que estão com a seleção brasileira sub-20 na Argentina para o Sul-Americano da categoria, costumam ser os alvos preferidos dos rubro-negros com pedidos de fotos e autógrafos, especialmente em cidades fora do Rio. Em algumas viagens do último Campeonato Brasileiro, a dupla fez sucesso mesmo com a presença de nomes de peso como Vagner Love, Léo Moura, Felipe e Liedson.   


Adryan e Mattheus no desembarque do Flamengo na Bahia (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)Adryan e Mattheus no desembarque na Bahia, no ano passado (Foto: Richard Souza / Globoesporte.com)

FONTE: