quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Superliga masculina: Canoas ignora a liderança do Rio e atropela o rival


Com uma atuação convincente, time gaúcho vence por 3 sets a 0 (25-23, 25-21 e 25-18) e chega aos 20 pontos, três a menos que o rival desta noite

Por GLOBOESPORTE.COM Canoas, RS

Canoas vence o Rio pela Superliga masculina (Foto: Fernando Potrick/Divulgação)O ataque do Rio teve muita dificuldade com o bloqueiodo Canoas (Foto: Fernando Potrick/Divulgação)

Jogando em casa, o Canoas não tomou conhecimento do líder Rio de Janeiro, em partida realizada na noite desta quinta-feira pela primeira fase da Superliga Masculina de Vôlei. Com uma atuação convincente, o time gaúcho bateu o rival por 3 sets a 0 (25-23, 25-21 e 25-18), chegando aos 20 pontos, três a menos que o adversário desta noite. O resultado representou o segundo revés do time carioca em 10 jogos na temporada 2012/13.

O primeiro set foi marcado por muitos erros dos dois lados. O Rio liderou o placar no início do período, mas os donos da casa logo viraram, chegando a abrir 6 a 3, com uma diagonal de Dentinho. O jogo seguiu favorável aos gaúchos, que lideraram o placar até o 12º ponto, quando Bruninho empatou a partida. A partir de então, o jogo passou a ficar lá e cá e os erros de ataque foram muitos, principalmente de Théo, que desperdiçou duas cortadas em sequência.

Com um bloqueio duplo, o Canoas abriu 23 a 21, ficando muito próximo da vitória no set. Em seguida, Gustavo sacou na rede, recolocando os cariocas no jogo, mas Xanxa atacou em diagonal conseguindo o set point: 24 a 23. Em seguida, Bérgamo colocou no chão para fechar a parcial em 25 a 23.

O panorama seguiu o mesmo no segundo set, e logo o duelo estava empatado em 4 a 4 e 6 a 6. Com um ponto de Roberto Minuzzi, o Canoas foi para o tempo técnico em vantagem: 8 a 7. Após a parada, o time gaúcho passou a imprimir um ritmo ainda mais forte, abrindo 10 a 7. Com o veterano Gustavo forte no bloqueio, o Rio continuou sendo dominado, fazendo 13 a 9 com uma pancada de Bérgamo.

Canoas vence o Rio pela Superliga masculina (Foto: Fernando Potrick/Divulgação)Os gaúchos erraram menos e acabaram vencendo com facilidade (Foto: Fernando Potrick/Divulgação)

Os cariocas tentaram uma reação, reduzindo a diferença para dois pontos, mas os erros de ataque voltaram a se repetir, o que fez o Canoas ir para o segundo tempo técnico com 16 a 12 em seu favor. Na reta final, o time da casa apenas administrou o resultado. Dentinho conquistou o set point em ataque pelo meio, fazendo 24 a 19. O Rio ainda tentou uma última reação, mas o mesmo Dentinho fechou a parcial em 25 a 21.

O terceiro set começou com o Canoas se impondo mais uma vez. Com um belo bloqueio triplo, o time gaúcho levantou a torcida logo no terceiro ponto. Após um erro de recepção do saque de Bérgamo, o Rio viu o rival ir para o primeiro tempo técnico vencendo por 8 a 7. Os cariocas voltaram da parada mais ligados, chegando a fazer 12 a 11 e 13 a 12. Mas, depois de um ponto de Mânios, os gaúchos empataram e voltaram a deslanchar no placar. 

Com uma diagonal, Bérgamo fez 17 a 13, o que foi a senha para o Rio perder-se de vez em quadra. No 21º ponto, Dentinho sacou mal, a bola tocou na rede e caiu na quadra da equipe carioca, que ainda errou dois saques na reta final da partida. Depois de uma recepção para fora de Lukão, o Canoas fez 24 a 17, conseguindo o primeiro match point do jogo. Pouco depois, Dentinho colocou no chão e fechou em 25 a 18.

Grato ao Málaga, Julio Baptista descarta volta ao futebol brasileiro


Alvo do Vasco, atacante, há um ano sem jogar, está perto de retornar aos gramados e pretende retribuir o apoio que recebeu do clube espanhol

Por Felipe Schmidt Rio de Janeiro

Se depender de Julio Baptista, o Vasco terá de procurar outro nome para reforçar o ataque. Em fase final de uma cirurgia no tendão de Aquiles, o jogador do Málaga descartou a possibilidade de retornar ao Brasil neste momento e afirmou que, agora, pensa apenas em voltar a jogar e retribuir o apoio que recebeu do clube espanhol após ficar um ano longe dos gramados.

- Ninguém me procurou. Acredito até que exista o interesse, meu clube comentou que alguns clubes vieram sondar, mas não há a intenção de me vender. Nem eu nem as pessoas que trabalharam comigo conversamos com ninguém. No momento, não penso em voltar ao Brasil. A única coisa que estou pensando agora é em voltar a jogar – garantiu Julio Baptista.

julio baptista Malaga (Foto: Getty Images)Julio Baptista não pensa em retornar ao Brasil neste momento (Foto: Getty Images)

O atacante chegou ao Málaga em janeiro de 2011 e teve um bom início, ajudando o time a se livrar do rebaixamento. Depois, porém, sofreu duas lesões graves que o tiraram dos gramados em 2012. Primeiro, teve um problema na coxa; depois, passou por uma cirurgia no tendão de Aquiles. Durante este tempo, recebeu o apoio do clube espanhol, achou conforto na filha Isabella, de um ano e três meses, e agora, prestes a voltar, quer justificar o carinho que recebeu. O objetivo, claro, é retornar à seleção brasileira. Mas brilhando na Europa.

Confira a entrevista completa com Julio Baptista:
GLOBOESPORTE.COM: Você foi especulado como possível reforço do Vasco nos últimos dias. Houve algum contato?
Julio Baptista: Ninguém me procurou. Acredito até que exista o interesse, meu clube comentou que alguns times vieram sondar, mas não há a intenção de me vender, até porque estou voltando de contusão. Nem eu nem as pessoas que trabalham comigo conversamos com ninguém.

Mas você tem a intenção de voltar a atuar no Brasil?
No momento, eu não penso em voltar. A única coisa que eu estou pensando é em voltar a jogar. Tive duas lesões que dificultaram bastante meu ano, e o Málaga foi um time que se comportou muito bem comigo, segue apostando em mim, querendo que eu me recupere e volte a jogar. Só quero poder atuar em grande nível. Por agora não tenho cabeça para voltar (ao Brasil), só daqui a um ou dois anos.


Você não acha que atuando no Brasil teria mais chances de retornar à Seleção?
Eu acho que, se o jogador estiver bem, será visto onde estiver. Eu estou aqui num dos melhores campeonatos do mundo, meu time vem bem nos dois últimos anos, está disputando a Liga dos Campeões. O Málaga tem um time muito bom e, quando eu voltar, poderei demonstrar aqui o que eu sou. Por isso não tenho o pensamento de voltar ao Brasil por causa da Copa. Os treinadores conseguem ver tudo. Pode ser que num campeonato menos visto, no Catar, por exemplo, seja mais difícil, mas acho que posso mostrar meu valor aqui.


Julio Baptista malaga (Foto: Agência Getty Images)Na primeira temporada, atacante ajudou o Málagaa se livrar da degola (Foto: Agência Getty Images

Tem também a questão da gratidão ao Málaga?
Eu cheguei aqui e fui muito bem recebido, mas tive a infelicidade de me machucar e estou há um ano parado. Eles poderiam ter má vontade, tentado me vender, mas em nenhum momento aconteceu isso, pelo fato de eles acreditarem que eu posso ajudar o time. Nada mais justo do que eu poder demonstrar por que eles apostaram em mim, retribuindo o carinho, continuando aqui e mostrando o meu valor.

Como foi este tempo longe dos gramados?
É sempre difícil, por mais curta que seja a lesão. Eu tive duas lesões. Quando estava saindo de uma, sofri outra justo quando estava melhorando. Foi na época do nascimento da minha filha, então acompanhei todo este período dela. É duro passar muito tempo sem jogar, você fica naquela expectativa de voltar.


Pelo menos você pôde aproveitar o tempo com sua filha. Serviu de conforto?
Amenizou um pouco o sofrimento da parte profissional. Na parte emocional, da família, com certeza me ajudou. Ela me deu esse toque da alegria que no futebol foi deixada de lado.


Durante este tempo longe do time, o Málaga teve boas atuações e se destacou no Campeonato Espanhol e na Liga dos Campeões. É frustrante ficar fora da equipe neste momento?
É duro, porque você está vendo que o time está jogando bem e gostaria de estar participando e não pode, pelo fato de estar acontecendo isso (a lesão). Fica uma vontade de querer e não poder. Uma certa impotência.


Eles poderiam ter tentado
me vender, mas em nenhum momento aconteceu isso.
Nada mais justo do que eu
poder demonstrar por que eles apostaram em mim"
Julio Baptista
Você chegou ao Málaga assim que o clube foi comprado pelo novo dono (o sheik catari Abdullah Al Thani), que prometia montar uma grande equipe. No início da temporada atual, porém, houve um desmonte e surgiram novos problemas financeiros. Foi difícil?
Foi um período complicado, mas todos os clubes passam por isso. Hoje em dia o clube está muito mais estabilizado. O Málaga teve um momento de incertezas, mas foi logo solucionado. Agora está mais tranquilo, e isso se reflete nas atuações do time.


Os bons resultados em campo foram uma surpresa, depois de tantos problemas?
Não chegou a ser uma surpresa, mas é um fato importante, que deixa todo mundo ver o trabalho que vem sendo realizado. Temos jogadores jovens como Isco e Portillo, que têm muito caminho para percorrer. Todos são pessoas aplicadas, que gostam de trabalhar, de treinar.


Já pensou em voltar justamente na Liga dos Campeões?
Só o fato de poder estar com o grupo me deixa super contente. Voltar na Liga dos Campeões é só um detalhe, mas claro que seria incrível. Estou fazendo o trabalho para jogar no fim de janeiro, poder jogar algumas partidas e começar a recuperar a forma. Talvez no meio de fevereiro eu já tenha jogado e possa participar (da Liga dos Campeões).


Você acha que o time pode chegar longe?
Já demonstramos que somos um time competitivo e, a partir deste momento, em que você passa a enfrentar boas equipes, com qualquer erro você fica fora. O mais importante é não perder este foco e seguir forte.


A possibilidade de suspensão das competições europeias preocupa vocês? Pode acarretar num novo desmanche?
A punição ainda não foi realmente decretada, o Málaga entrou com um recurso. Não tenho ideia se pode haver desmanche, porque isso está muito na frente. O time está super tranquilo, tenta fazer o melhor e esperar. Se acontecer (a suspensão), a gente vai ter de aceitar.


N.R.: O Málaga foi punido com a suspensão de uma temporada dos torneios europeus pela Uefa por conta de dívidas com empregados, outras agremiações ou qualquer autoridade social ou tributária, mas já recorreu da decisão. O clube tem até 31 de março para saldar o débito para evitar ser suspenso também em um segunda temporada. Na atual Liga dos Campeões, porém, a equipe está mantida.

Julio Baptista treino Málaga (Foto: Divulgação / Site Oficial do Málaga)Atacante está em fase final de recuperação (Foto: Divulgação / Site Oficial do Málaga)

FONTE:

Garoto potiguar de 9 anos já chama a atenção de 'gigantes' europeus


Com carreira gerenciada por grupo de empresários, Gabriel Victor tem
multa rescisória de R$ 2,5 milhões e já vislumbra carreira profissional

Por Arthur Barbalho Natal

Ele ainda é um menino, mas joga um futebol de gente grande. Com dribles que chamam a atenção de alguns dos principais clubes do Brasil e do exterior, Gabriel Victor, natalense de 9 anos de idade, é a grande promessa do futebol do Rio Grande do Norte para os próximos anos. Hoje ele tem pouco mais de 1,50m de altura, mas desde cedo apresenta muita intimidade com a bola nos pés: dribles, arrancadas e, principalmente, gols. Muitos gols.

Potiguar Gabriel Victor, 9 anos, tem multa rescisória de R$ 2,5 milhões (Foto: Arthur Barbalho/GLOBOESPORTE.COM)Gabriel Victor visitou a redação do GLOBOESPORTE.COM (Foto: ArthurBarbalho/GLOBOESPORTE.COM)

Um grupo de investidores é quem gerencia a carreira do jovem craque, que tem multa rescisória avaliada em cerca R$ 2,5 milhões e já recebeu sondagens de vários clubes da Europa. Na segunda-feira, o garoto e a família viajam para Belo Horizonte, onde irão residir nos próximos meses. Gabriel irá fazer testes em dois clubes de Minas Gerais e São Paulo.

- Ele já foi sondado por Porto, São Paulo, Chelsea, Manchester United e Santos. Hoje, a expectativa é que ele um dia jogue no Santos, pois a estrutura do clube é muito boa - comenta o pai do atleta, Edmilson Soares.

Edmilson sonha ver o filho seguindo os passos do argentino Lionel Messi, mas, se depender da vontade de Gabriel...

- Meu sonho é que ele defenda o Barcelona. Seria fantástico vê-lo jogando pelo time do Messi. O único problema é que o ídolo dele é outro. Ele é fã de Cristiano Ronaldo - revelou Edmilson.

- Quero um dia jogar no Real Madrid, se possível com o Cristiano Ronaldo. Ele joga muito, é minha grande referência - conta o desinibido Gabriel Victor.

Se no Santos, Real Madrid, Chelsea ou Barcelona, só o futuro irá dizer. O certo é que Gabriel terá todo o tempo do mundo para se tornar um dos melhores e, um dia, quem sabe, ser uma estrela do futebol brasileiro.

- Tenho fé que ele vai vingar. É um jogador diferente. Meu grande sonho é vê-lo defendendo a seleção brasileira. Mesmo que isso não aconteça, já sou muito feliz por todas as oportunidades que teve até aqui. Quero que meu filho seja muito feliz - lembra Edmilson.

O início
Segundo Edmilson Soares, desde muito cedo que Gabriel demonstrou potencial para o futebol.

- Quando ele tinha dois anos eu dei de presente para ele um DVD com lances do Zico. Pouco tempo depois, o Gabriel começou a imitar o que o Galinho fazia com a bola nos pés - recorda.

Ainda de acordo com o pai, Gabriel sempre demonstrou ser diferenciado.
- Ele é perfeccionista. Lembro que quando comecei a levá-lo para jogar em campo, a maioria dos garotos buscava chutar a bola no gol. Ele era diferente, queria acertar a bola no travessão, que é muito mais alto que ele - explica.

Gabriel Victor visitou Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, em 2010 (Foto: Divulgação)Gabriel Victor visitou Estádio Santiago Bernabéu,em Madri, em 2010 (Foto: Divulgação)

Gabriel é louco por futebol. Gosta tanto de estar em contato com uma bola que chegou a adoecer porque uma delas furou quando ele tinha 5 anos. A única solução foi comprar uma nova, e logo o garoto melhorou.
Como todo craque, Gabriel, ou "Robertinho", como é chamado por alguns colegas devido a uma camisa do Corinthians com o nome do pentacampeão mundial Roberto Carlos, que usava em alguns jogos, começou bem cedo a trilhar seu caminho no mundo da bola. Seu primeiro clube foi o Cepe, situado em Nova Parnamirim, na Grande Natal.
'Com a cara e a coragem'

Depois, passou por ABC e América-RN até chegar ao voo mais alto de sua curta, mas meteórica carreira. Em 2010, Gabriel foi para Madri, na Espanha, disputar a Madrid Cup, torneio que reúne equipes de todo o mundo, com garotos entre 7 e 13 anos. Na Espanha, o garoto defendeu o Sporting Boadilla, clube que tem ligação com o Real Madrid. O resultado? Gabriel foi um dos craques da disputa, deixando o time com o vice-campeonato do torneio que reunia, entre outros clubes, Raja Casablanca, do Marrocos, e River Plate, da Argentina. Ao término da competição, Gabriel chamou a atenção de olheiros do Real Madrid. Entretanto, o pai do garoto optou por permanecer no Brasil.

- Fomos para a Espanha com a cara e a coragem. Eu e ele não falamos espanhol, e eles queriam que nós assinássemos um documento. Perguntei à diretoria do Real se as portas estavam abertas, e eles responderam que sim - lembra o pai.

No mesmo ano, o jovem potiguar fez 74 gols em 25 partidas.

Gabriel Victor é fã de Cristiano Ronaldo e sonha em jogar no Real Madrid (Foto: Divulgação)Gabriel Victor é fã de Cristiano Ronaldo e sonhaem jogar no Real Madrid (Foto: Divulgação)

Para Gabriel, tudo é uma festa. O importante é ter sempre uma bola para jogar. Para ele, a alegria está em ter a oportunidade de fazer gols.
- Na Espanha conheci o Daniel Alves (lateral do Barcelona), e mais alguns jogadores, mas fiquei feliz mesmo quando pude ir para o campo. Aí, sim, eu gostei - comenta.
A família também é um alicerce na vida de Gabriel. Segundo filho dos quatro do corretor Edmilson Soares, o menino também busca se dar bem nos estudos.
- Quero ser professor de educação física - enfatiza Gabriel.
Se depender dos pais, o garoto-prodígio deve conciliar os estudos.
- Ele quer ser jogador de futebol, mas tem que estudar. Tem que ser bom aluno - finaliza Edmilson.
FONTE:


futebol internacional Liga dos Campeões FUTEBOL ESPANHOL FUTEBOL FRANCÊS futebol inglês FUTEBOL ITALIANO Atlético de Madri empata fora de casa e avança às quartas de final (Agência EFE) Copa do Rei


Atlético de Madri empata fora de
casa e vai às quartas da Copa do Rei

Em partida sem muitas emoções, colchoneros empatam em 0 a 0 com o Getafe e garantem classificação. Rival sai de duelo entre Bétis e Las Palmas

Por GLOBOESPORTE.COM Madri, Espanha

Falcão Garcia, Getafe e Atlético de Madri (Foto: Agência EFE) Falcao Garcia foi titular, mas deixou a partida no início do segundo tempo (Foto: Agência EFE

O Atlético de Madri não teve problemas para garantir a vaga nas quartas de final da Copa do Rei nesta quinta-feira. Mesmo fora de casa, os colchoneros empataram em 0 a 0 com o Getafe e asseguraram a classificação, já que haviam vencido a primeira partida por 3 a 0 no estádio Vicente Calderón.

A tarefa do Atlético ficou ainda mais fácil depois que o Getafe teve um jogador expulso aos 33 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Rafa deu uma entrada violenta em Falcao Garcia no momento em que o artilheiro ia em direção ao gol. Antes mesmo da saída do defensor, os colchoneros já eram melhores na partida e criavam as principais chances de gol.

Na segunda etapa, talvez com medo de perder Falcao por lesão, o técnico Diego Simeone tirou o colombiano e colocou o brasileiro Diego Costa. Mas o placar não se alterou, apesar do domínio do Atlético, que agora vai enfrentar o vencedor do duelo entre Las Palmas e Bétis.

Veja os duelos das quartas da Copa do Rei (os jogos de ida acontecem no dia 16 de janeiro e os de volta, no dia 23):
Real Madrid x Valencia
Barcelona ou Córdoba x Málaga
Atlético de Madri x Las Palmas ou Bétis
Zaragoza x Sevilla


Falcão Garcia, Getafe e Atlético de Madri (Foto: Agência EFE)Falta dura em Falcao provocou expulsão de zagueiro do Getafe (Foto: Agência EFE)

FONTE:

Após prêmio no Uruguai, Neymar diz que não é hora de ir jogar na Europa


Atacante garante que momento vai chegar e cogita até renovar com Peixe após 2014. Craque fala também sobre Messi, Copa do Mundo e vida pessoal

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu

Neymar viveu mais uma noite de coroação na última quarta-feira, ao receber, pela segunda vez, o troféu de "Rei das Américas", em Montevidéu. O prêmio é promovido pelo jornal uruguaio "El Pais" e a eleição é feita por votos de jornalistas do continente. Centro das atenções, o atacante foi questionado sobre uma possível ida para o futebol europeu, mas avisou: agora não é o momento de deixar o Brasil.

- Este passo (ir para a Europa) chega para o jogador algum dia. Não busco isso agora. Preferi ficar no Santos, estar com os amigos e a família. Tenho contrato até 2014 e quero cumprir. Pode até haver uma renovação, é algo que poderá ser conversado - disse o craque, em entrevista ao "El Pais".

neymar santos rei das américas (Foto: EFE)Neymar beija troféu de "Rei das Américas" que ganhou no Uruguai (Foto: EFE)

Neymar também falou sobre Copa do Mundo, Felipão, Messi e vida pessoal. Confira os principais trechos da entrevista do atacante.
Relação com Messi

Não tenho uma relação com Messi, só nos vemos em alguns eventos e nos cumprimentamos, por educação. Para mim é o melhor do mundo, por isso ganhou a Bola de Ouro pela quarta vez. 

Felipão aposta em Neymar na Bola de Ouro de 2013
Estou muito feliz pelo que o Felipão diz, mas para isso tenho que trabalhar. Muito! Chegar ao posto de melhor não é algo que eu tenha como meta, o que eu quero é seguir trabalhando o máximo com o Santos e com a Seleção para conseguir ganhar todos os campeonatos possíveis.

Neymar recebe prêmio das Américas (Foto: EFE)Neymar recebe prêmio das Américas (Foto: EFE)

"Rei das Américas"
É um grande orgulho. Uma felicidade muito grande ganhar de novo. Quero agradecer a todos os jornalistas que votaram em mim e aos companheiros do Santos que me ajudaram muito a ganhar esse prêmio novamente.
Trabalhar com Guardiola

É um grande treinador e gostaria sim de trabalhar com ele um dia por tudo o que fez no Barcelona.

Pressão por jogar a Copa no Brasil
A pressão é grande. Uma Copa é muito importante para os brasileiros, e os jogadores sabem disso. Mas é uma pressão gostosa, que curtimos. Vamos estar bem preparados para jogar a Copa em casa.

Assédio e vida pessoal
Hoje o assédio é normal para mim. Estou muito acostumado a tudo isso e me sinto feliz de receber tanto carinho das pessoas. É difícil ter privacidade, as pessoas pedem sempre fotos e autógrafos. Mas gosto muito de poder falar com todos. Não gosto de ficar sozinho, gosto de estar com família e amigos, nunca estou sozinho (risos). E não estou namorando (risos).
Davi Lucca

É uma relação maravilhosa, um presente que Deus me deu. Os momentos livres que tenho trato de aproveitar com ele. Já me sinto um pai.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/01/apos-premio-neymar-afirma-que-nao-e-hora-de-ir-jogar-na-europa.html

'Embala neném': sub-20 busca o tetra sul-americano com sangue de 1994


Filhos de Bebeto e Mazinho, que eternizaram comemoração na Copa dos EUA, são atrações do torneio na Argentina: Brasil pega Equador às 20h45m

Por Marcelo Baltar Direto de San Juan, Argentina

Na última edição do Sul-Americano Sub-20, em 2011, Neymar era a bola da vez e o grande nome da seleção brasileira na conquista do tricampeonato. Nesta quinta, o Brasil inicia sua caminhada rumo ao tetra, às 20h45m (horário de Brasília), contra o Equador, no Estádio Bicentenário, em San Juan, na Argentina, sem uma grande estrela, mas com jogadores badalados. Entre eles, "os filhos do tetra" mundial de 1994. Os meias Mattheus, do Flamengo, e Rafinha Alcântara, do Barcelona, herdeiros de Mazinho e Bebeto respectivamente, são duas das principais atrações do torneio.

Bebeto, Mazinho e Romário comemoração Copa do Mundo 1994 (Foto: Getty Images)Bebeto faz o 'embala neném' para Mattheus em 1994 ao lado de Mazinho e Romário: filhos dos camisas 7 e 17 da Seleção tetracampeã do mundo agora fazem parte da sub-20 no Sul-Americano (Foto: Getty Images)


Mattheus e Rafinha ficaram famosos antes mesmo de darem os primeiros passos. Dois dias após o nascimento do primeiro, em 1994, Bebeto marcou um gol nas quartas de final contra a Holanda e comemorou como se embalasse o filho no colo: o "embala neném". A foto, que entrou para a história do futebol mundial, tem ainda Mazinho e Romário ao lado do camisa 7. Na época, Rafinha tinha pouco mais de um ano de idade e também acabou homenageado pelo pai.

- Já perdi as contas de quantas vezes falei sobre essa comemoração. Não me incomoda. Sei que ele fez esse gesto para mim e só tenho que agradecê-lo. Mas quero sair da sombra. Meu pai já fez a história dele, e eu quero fazer a minha. Ainda estou procurando a minha identidade em campo, a minha a carreira ainda tem muita coisa pela frente. Então, procuro sempre separar as coisas - disse a revelação do Flamengo.

mattheus rafinha seleção brasileira sub-20 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)Mattheus e Rafinha juntos na Seleção: geração do tetra dando frutos ao Brasil (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

Os dois jovens evitam as comparações com os tetracampeões, mas fazem questão de exaltar os pais sempre. Mattheus, por exemplo, usará a mesma camisa 7 com que Bebeto brilhou na Copa de 1994 e tentará repetir o feito do ex-atacante, que conquistou seu primeiro título com a camisa amarelinha defendendo a Seleção Sub-20, no Mundial de 1983. O habilidoso meia-esquerda do Flamengo terá a responsabilidade de municiar os atacantes ao lado de Felipe Anderson, do Santos.

Rafinha Alcantara na Granja Comary criança com Thiago Alcântara (Foto: Reprodução/Instagram)Rafinha ao lado do irmão Thiago e um amigo naGranja em 2004 (Foto: Reprodução/Instagram)

Já Rafinha não começa o torneio como titular. Existe, no entanto, uma grande expectativa em relação ao jogador, que fará no torneio a sua estreia pela Seleção.  Tratado como "uma conquista" pela CBF, o meia era nome frenquente na seleção sub-19 da Espanha, mas optou por "realizar um sonho" e defender o Brasil, ao contrário de seu irmão Thiago Alcântra, que também é do Barcelona e joga pela Fúria.

O filho de Mazinho se apresentou à Seleção após o Natal para o período de treinos na Granja Comary e não escondeu a empolgação de seguir os passos do pai. Usuário assíduo de redes sociais, Rafinha publicou duas fotos lembrando momentos em Teresópolis: na primeira, aparece ainda criança ao lado do irmão Thiago e de um amigo, em 2004; na segunda, acom o campo de treinos ao fundo e já com uniforme da CBF, o meia deixou claro sua emoção ao ficar concentrado no local e escreveu "Sonho realizado" na legenda.

Treinador espera estreia difícil contra o Equador
Maior vencedor da história do Sul-Americano Sub-20, com 11 títulos, o Brasil terá uma estreia difícil. Émerson Ávila conhece bem a seleção equatoriana, já que enfrentou a base desse time em duas oportunidades, quando comandava o time sub-17. Em ambas, o Brasil ganhou apertado.

- Sabemos da dificuldade que é o Sul-Americano. Esperamos jogar bem, mostrar ao povo argentino o futebol brasileiro e conquistar os pontos necessários para avançar. Contra o Equador será um jogo difícil. Eles cresceram muito no futebol sul-americano. A estreia sempre deixa os garotos apreensivos. Esperamos entrar em campo tranquilos para conseguir um bom resultado - disse o treinador.

Bebeto e Matheus com jogadores na seleção sub 20 (Foto: Reprodução / Instagram)Bebeto aproveitou treinos da Seleção na Granja Comary para visitar o filho e conhecer os outros jovens da equipe treinada por Émerson Ávila (Foto: Reprodução / Instagram)

Além dos filhos de Mazinho e Bebeto, o treinador conta com outras jovens estrelas para tentar o quarto título seguido. Nomes famosos como Adryan (Flamengo), Felipe Anderson (Santos), Marcos Júnior (Fluminense) e Bruno Mendes (Botafogo) estão na lista de inscritos.

Na véspera da estreia, Ávila teve uma baixa na equipe. O zagueiro Antônio Carlos, do Corinthians, foi cortado e deu lugar ao goleiro Jordi, do Vasco, mesmo sem nenhum problema médico. De acordo com a CBF, a troca foi uma opção da comissão técnica, que optou por ter três goleiros na competição. Sem o corintiano, a Seleção ficará com apenas três zagueiros na Argentina: Samir, do Flamengo, será a única opção aos titulares Luan e Dória.

O Equador irá fechado para o jogo de estreia. O técnico Julio César Rosero montou um esquema defensivo, com quatro volantes no meio-campo, um meia-atacante e um centroavante. O destaque é o camisa 8, José Cevallos, de apenas 17 anos. Filho do goleiro José Francisco Ceballos, que fez história no Equador e foi carrasco do Fluminense na decisão da Libertadores de 2008, defendendo três pênaltis no Maracanã.
O retrospecto em Sul-Americanos Sub-20 é extremamente favorável ao Brasil. Em 14 jogos, a Seleção venceu 13 e perdeu apenas uma vez, no primeiro confronto entre os dois países no torneio, em 1967.

BRASIL X EQUADOR
Luiz Gustavo; Wallace, Luan, Dória, Mansur; Misael, Felipe Anderson, Mattheus; Adryan, Marcos Júnior e Ademílson Auro Fernandez; Velazco, Fernando León, Maicon Mejia, Leonael Ramirez; Carlos Guezo, Edy Carozo, Uchari, Jacob Morillo; José Cevallos; Miguel Parrades
Técnico: Émerson Ávila Técnico: Julio César Rosero
Local: Estádio Bicentenário, San Juan, Argentina Horário: 20h45 (de Brasília)
Árbitro: Enrique Cáceres (PAR); Assistentes: Darío Gaona (PAR) y Wilson Arellano (BOL)
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real. O SporTV transmite ao vivo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/01/embala-nenem-sub-20-busca-o-tetra-sul-americano-com-sangue-de-1994.html

Rodrigo Defendi será apresentado nesta quinta-feira pelo Botafogo


Ex-Vitória de Guimarães, zagueiro, de 26 anos, é um dos cinco reforços contratados pelo clube para esta temporada e assina contrato de um ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Rodrigo Defendi botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Rodrigo Defendi treina no Botafogo
(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

O Botafogo vai apresentar mais um reforço nesta quinta-feira, às 12h (de Brasília), o terceiro em 2013, depois do atacante Henrique e do lateral-esquerdo Julio Cesar. Desta vez, será o zagueiro Rodrigo Defendi, de 26 anos, que estava no Vitória de Guimarães, de Portugal. Ele não tinha vínculo com qualquer clube e assinou contrato de um ano. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira.

Defendi é um dos cinco reforços contratados pelo Botafogo, já que Anderson Aquino, do Coritiba, acabou não sendo confirmado por ter um problema crônico de tendinite nos dois joelhos. Ainda faltam ser apresentados os zagueiros Bolívar e André Bahia. Todos já treinam com o grupo.

Com a chegada dos três zagueiros para esta temporada e a saída de Fábio Ferreira e Brinner, o grupo conta com seis jogadores para a posição, incluindo Dória, que está com a seleção brasileira sub-20. Defendi já está no clube desde o dia 4, data de abertura da pré-temporada.

Na sexta-feira, existe a expectativa de que o zagueiro Bolívar, ex-Internacional, seja apresentado. Faltaria apenas a de André Bahia, que treina com o grupo desde novembro e ainda espera a chegada da liberação do Samsunspor, seu ex-clube, com o qual está em litígio.

Lesão faz Botafogo devolver Anderson Aquino para o Coritiba


Clube divulga nota oficial para comunicar a desistência na contratação do jogador, que pertence ao Coritiba e seria emprestado até o fim do ano

Por Thales Soares Rio de Janeiro

anderson aquino  botafogo treino (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Anderson Aquino não passou nos exames do Bota(Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

O atacante Anderson Aquino não vai defender mais o Botafogo. O jogador havia sido contratado por empréstimo de um ano junto ao Coritiba, mas apresentou uma lesão durante os exames clínicos e por isso o negócio não foi concluído. Segundo a nota oficial divulgada pelo site oficial, sua recuperação plena demoraria um tempo maior do que o clube poderia aguardar.

O Botafogo não revelou a lesão de Anderson Aquino, que participou apenas de um treinamento desde que chegou ao clube no dia 4 de janeiro. No entanto, ele não foi contratado por ter tendinite patelar crônica nos dois joelhos. No ano passado, inclusive, ficou fora da pré-temporada do Coritiba por sentir dores no joelho esquerdo. Agora, elas passaram para o direito. Em 2012, só foi liberado para jogar em março. Com a sua saída, uma vaga no ataque fica em aberto no planejamento elaborado pelo departamento de futebol para este ano.

Anderson Aquino teve um histórico recente de lesões no Coritiba, inclusive com problemas no ombro esquerdo. No ano passado, ele participou de apenas 33 jogos durante a temporada, sendo 18 como titular. Ainda marcou 10 gols.

Com a desistência, o jogador, de 26 anos, volta ao Coritiba, clube com o qual tem contrato até junho de 2016. Na nota oficial, o Botafogo elogiou o profissionalismo do atleta e sua imensa vontade de defender o clube.

FONTE;
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/lesao-faz-botafogo-devolver-anderson-aquino-para-o-coritiba.html

Loco Abreu se desvincula do Botafogo e acerta com Nacional


Atacante deixa Alvinegro e volta para o Uruguai para ser apresentado em seu clube do coração

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

loco abreu botafogo gol vasco (Foto: Fernando Soutello / Agif)Loco Abreu deixa o Botafogo e acerta com Nacional(Foto: Fernando Soutello / Agif)

 Loco Abreu está desvinculado do Botafogo e acertou a sua ida para o Nacional, do Uruguai. A informação foi divulgada inicialmente pelo site do jornal "El Observador". O jogador já negociava com os uruguaios desde dezembro e os detalhes do acordo ainda não foram divulgados oficialmente, mas o contrato deve ter duração de três anos, para que ele se aposente em seu clube do coração. A apresentação será no próximo domingo, dia 13, em referência ao número que o atleta costuma utilizar.

Na última temporada, Loco Abreu defendeu o Figueirense, em passagem apagada e marcada por lesões. Ele atuou em apenas sete partidas, marcando um gol. O empréstimo, que seria até o fim de 2013, foi encerrado no fim de 2012.

Com a camisa do Botafogo, Loco fez 101 jogos, marcando 62 gols e conquistou o Campeonato Carioca de 2010. Fora dos planos do Alvinegro para 2013, foi liberado para negociar seu futuro e está de volta ao seu país.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/loco-abreu-se-desvincula-do-botafogo-e-acerta-com-nacional.html

Julio Cesar evita falar de Flu em sua chegada ao Botafogo: 'É vida nova'


Lateral-esquerdo contesta quem condena sua passagem pelo Tricolor: 'Fui campeão brasileiro no Fluminense jogando quase 30 jogos'

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O lateral-esquerdo Julio Cesar é mais um daqueles jogadores a vestir a camisa de mais de um grande clube no Rio de Janeiro. O Botafogo será o seu terceiro e a sua apresentação como reforço aconteceu na quarta-feira, assinando contrato até o fim de 2014. Antes, ele já havia defendido Flamengo e Fluminense.

Para escrever uma nova história no Rio, ele deixa de lado o passado recente, principalmente pelo Fluminense, clube com qual tinha contrato até dezembro do ano passado. Julio Cesar prefere falar do futuro e contesta quem condena sua passagem pelo atual campeão brasileiro.

Julio Cesar no treino do Botafogo] (Foto: Fernando Soutello / Agif)Julio Cesar mostra habilidade no treinamento do Botafogo] (Foto: Fernando Soutello / Agif)

- Fui campeão brasileiro no Fluminense jogando quase 30 jogos. Mas vamos parar de falar do Fluminense. Agora, sou jogador do Botafogo. É vida nova - afirmou Julio Cesar, que fez 24 jogos na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010, sendo 16 deles como titular, e marcou um gol.

Quando defendeu o Flamengo entre 2003 e 2005, Julio Cesar sofreu com longos períodos de atraso de salários. Foi quando conheceu o técnico Oswaldo de Oliveira. No Fluminense, atuou entre 2010 e 2011 até ser emprestado para o Grêmio, onde atuou um ano e meio. Ele não acredita em cobrança além do normal por ter defendido rivais.

- Já estive em outros do Rio e isso é normal. Estou preparado para isso. A cobrança anteriormente também foi grande. Pelo que já conheci do Botafogo, das pessoas, aqui é diferente de onde passei. Estou muito feliz - disse o lateral-esquerdo.

Em 2009, Julio Cesar viveu seu melhor momento atuando pelo Goiás e foi eleito o melhor lateral-esquerdo do Campeonato Brasileiro. Ele acha difícil jogar da mesma forma daquela época pela diferença do sistema utilizado por Oswaldo no Botafogo.

- No Goiás, eu atuava com três zagueiros e tinha muita liberdade para atacar. Desde então, só atuei no 4-4-2 e a obrigação de marcar é maior - explicou o jogador.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/julio-cesar-evita-falar-de-flu-em-sua-chegada-ao-botafogo-e-vida-nova.html

Matheus passa por cima de lesão e se diz pronto para estreia no Botafogo


Prestes a completar 22 anos de idade, zagueiro tem apenas um jogo como profissional, realizado no dia 5 de dezembro de 2010, pelo Goiás

Por Thales Soares Rio de Janeiro

O zagueiro Matheus vai completar 22 anos no sábado e ainda não conseguiu fazer a sua carreira engrenar. Com apenas um jogo profissional no seu currículo, realizado no dia 5 de dezembro de 2010, quando ainda estava no Goiás (foi titular no empate em 1 a 1 com o Corinthians), ele espera recuperar o tempo perdido em 2013 no Botafogo, clube que o contratou em 2011.

Na época, Matheus chegou no começo da temporada, atuou pelos juniores e foi titular na campanha do título do Campeonato Carioca da categoria. O clube não era campeão da competição desde 2000. Depois, incorporado ao elenco profissional não teve chances e ainda sofreu uma grave lesão no joelho direito em maio de 2012.

matheus botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Matheus treina ao lado do atacante Sassá no Botafogo (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Recuperado, Matheus se dedicou nas férias para ficar à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira já para a estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, dia 20, contra o Duque de Caxias, no Engenhão. A concorrência é grande. Por enquanto, são cinco zagueiros no grupo, sem contar Dória, que está com a seleção brasileira sub-20.

- A expectativa sempre é grande. Todo mundo começa do zero, brigando por uma posição. Sofri uma lesão que me tirou um ano inteiro e a concorrência é sempre grande em um clube como o Botafogo. A cada dia vou mostrando o meu valor. O número de zagueiros não muda muita coisa - afirmou Matheus.
No treinamento de quarta-feira, com times de quatro jogadores cada, Matheus foi colocado ao lado de Antônio Carlos, Lucas e Márcio Azevedo no que seria, teoricamente, a defesa titular. Não se sabe ainda se Rodrigo Defendi, Bolívar e André Bahia terão condições legais de estrear no dia 20 e ele pode ganhar uma chance.

- Ainda não teve conversa alguma. Acho que na semana que vem vai ter uma definição maior. Mas quanto mais junto com os companheiros melhor. Se aparecer a oportunidade, vou procurar aproveitar e agradar aos torcedores - comentou.

Passa muita coisa na cabeça nesse período (de recuperação), mas recebi apoio do presidente ao roupeiro e pude tirar algo positivo mesmo de uma experiência negativa"
Matheus

Matheus é irmão de Felipe Menezes, que atuou no Botafogo entre junho de 2011 e junho de 2012, pouco depois de sua lesão. Ele e toda a família foram importantes no processo de recuperação, principalmente em dezembro, durante as férias, quando recebeu uma programação especial do clube.

- Quando me machuquei, ele já estava no processo de saída do Botafogo. Mas meu contato com ele é diário, está sempre  passando força para eu continuar, pois sou muito jovem. Fiquei em Goiânia nas férias, trabalhando com um preparador físico e fazendo um trabalho específico. Passa muita coisa na cabeça nesse período, mas recebi apoio do presidente ao roupeiro e pude tirar algo positivo mesmo de uma experiência negativa - contou Matheus.

Concorrente no campo, ele tem como exemplo para se provar seu valor o sucesso de Dória. Aos 17 anos, a oportunidade apareceu e o jovem terminou a temporada como titular. Matheus espera trilhar o mesmo caminho.

- Dória teve a chance, mostrou personalidade e que tem talento. É olhar para frente e se espelhar nos exemplos que deram certo, pegar o que fizeram de melhor para que eu possa me firmar esse ano - afirmou Matheus.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/01/matheus-passa-por-cima-de-lesao-e-se-diz-pronto-para-estreia-no-botafogo.html

Fluminense entra em acordo com o Lyon e define contratação de Monzón


Empréstimo do lateral-esquerdo será até o fim de 2013, sem custos para o Tricolor. Clubes resolvem últimos detalhes para assinatura do contrato

Por André Gallindo e Edgard Maciel de Sá Atibaia (SP)

fabian Monzon lyon  (Foto: Agência AFP)Monzón, do Lyon, chega ao Flu para disputar alateral esquerda com Carlinhos (Foto: Agência AFP)

O Fluminense acertou na última quarta-feira a contratação de seu terceiro reforço para a temporada 2013: o lateral-esquerdo Fabian Monzón, de 25 anos, do Lyon. O Tricolor e o clube francês chegaram a um acordo para a liberação sem custos do jogador por empréstimo, e com passe fixado, até dezembro. Falta apenas resolver alguns últimos detalhes do contrato para que o argentino embarque para o Brasil e assine com o atual campeão brasileiro.

As últimas questões a serem alinhadas no contrato de Monzón dizem respeito às datas de liberação no meio do ano, caso surja uma proposta que agrade ao Lyon. O clube francês contratou o jogador em agosto do ano passado, por 3 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões), junto ao Nice.  Desde então, ele participou de 12 dos 25 jogos da equipe, marcando um gol. Sua última partida como titular foi no dia 6 de dezembro, pela Liga Europa. Por conta da crise econômica na Europa, o clube francês viu com bons olhos o empréstimo de um jogador que ganha bem e não é titular absoluto.

Enquanto o elenco do Fluminense realiza sua pré-temporada em Atibaia, no interior de São Paulo, o vice-presidente de futebol, Sandro Lima, e o diretor executivo de futebol, Rodrigo Caetano, estão no Rio trabalhando nas últimas contratações para a temporada 2013. Além do lateral-esquerdo, o Tricolor tem interesse ainda no também argentino Riquelme, que tem 34 anos e, apesar de não jogar desde o meio de 2012, ainda tem contrato vigente com o Boca Juniors. Felipe, ex-Vasco, é outra opção para o meio.
Ouro em Pequim e formado no Boca Juniors

Monzón chega ao Fluminense para brigar pela vaga de titular com Carlinhos. Revelado pelo Boca Juniors em 2008, ele tem passagem pelas seleções de base da Argentina - ganhou a medalha de ouro no futebol nas Olimpíadas de Pequim ao lado de Messi, Riquelme e Agüero - e já defendeu o Bétis (Espanha) e o Nice (França).

Assim que foi oferecido, o nome do lateral agradou muito à diretoria - sobretudo diante da escassez de laterais-esquerdos no Brasil. O clube até tentou as contratações de Márcio Azevedo, do Botafogo, e Reinaldo, do Sport, sem que nenhum dos dois fosse visto como a solução ideal para o problema. Atualmente, o técnico Abel Braga conta apenas com Carlinhos para o setor desde o retorno de Thiago Carleto para o São Paulo.

Confira a ficha técnica do jogador:
Nome: Luciano Fabian Monzón
Nascimento: 13 de abril de 1987, em Rosário, na Argentina
Idade: 25 anos
Peso e altura: 1,79m e 75kg
Clubes na carreira: Boca Juniors (2008 e 2009/11), Bétis (2008/09), Nice (2011/12) e Lyon (2012/13)


Clique aqui e veja mais vídeos do Fluminense

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2013/01/fluminense-entra-em-acordo-com-o-lyon-e-define-contratacao-de-monzon.html

Flamengo confirma nesta quinta as contratações de Elias e Gabriel


Volante e meia-atacante são os dois primeiros reforços da nova gestão. Lateral João Paulo também será anunciado

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Elias e Gabriel. É com eles que a gestão de Eduardo Bandeira de Mello começa a dar uma nova cara ao grupo de jogadores do Flamengo. Nesta quinta-feira, a diretoria confirma as contratações do volante e do meia-atacante. O primeiro chega por empréstimo, enquanto o segundo terá 50% dos direitos econômicos adquiridos. O lateral-esquerdo João Paulo, ex-Mogi Mirim, acertado desde a semana passada, também defenderá o clube. As apresentações devem ocorrer até esta sexta. 

Elias comemora gol do Sporting (Foto: AFP)Elias é o primeiro grande reforço da nova gestão do Flamengo (Foto: AFP)

Elias foi escolhido para ser o reforço número 1 do novo presidente. O volante, de 27 anos, estava no Sporting, de Portugal, e chega por empréstimo de um ano. O jogador foi revelado pelo Náutico e ganhou projeção no Corinthians entre 2008 e 2010. Posteriormente, acertou com o Atlético Madrid, mas não teve sucesso no clube espanhol e seguiu em 2011 para o Sporting por 8,8 milhões de euros (R$ 23 milhões) - a maior negociação da história do time de Lisboa, com quem tem contrato de 2016. Depois do Natal, foi liberado para negociar com um clube brasileiro.

Segundo o GLOBOESPORTE.COM apurou, o Flamengo aceitou pagar integralmente o salário do jogador: 1,3 milhão de euros (R$ 3,4 milhões) por ano – cerca de R$ 285 mil mensais. Elias chegou a Portugal na janela de verão de 2011, não teve grandes atuações, e o clube esperava maior retorno de um jogador que custou alto investimento. Sem se envolver em polêmicas, o volante era um dos líderes do elenco, usou a braçadeira de capitão, mas o Sporting faz uma das piores campanhas da sua história, com apenas quatro vitórias em 24 partidas disputadas na atual temporada.

 Os portugueses são donos de 50¨% dos direitos econômicos. A outra 
metade pertence a um grupo de investidores.

gabriel, meia do bahia (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)Gabriel vai vestir a camisa do Flamengo em 2013(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

No caso de Gabriel, também há divisão dos direitos econômicos: 70% para o Bahia e 30% do jogador e seu representante, o empresário Carlos Leite. O Flamengo adquire 50% da parte do clube baiano com o auxílio de um grupo de investimentos. Aos 23 anos, o meia-atacante foi uma das revelações do Campeonato Brasileiro e eleito craque do Campeonato Baiano de 2012. Gabriel passou por uma cirurgia no nariz recentemente, perdeu os primeiros treinos do Bahia na pré-temporada, mas chega ao Rubro-Negro apto a realizar todas as atividades.
João Paulo também chega

Além de Elias e Gabriel, o Flamengo está acertado com o lateral-esquerdo João Paulo desde a última semana. O jogador, contratado do Mogi Mirim, também será oficializado e apresentado. A diretoria preferiu deixá-lo em "modo espera" para evitar críticas. Temia-se repercussão negativa se ele chegasse como primeiro reforço.


João Paulo, de 26 anos, disputou o Brasileiro pela Ponte Preta e, no Troféu Armando Nogueira, teve a melhor média de um lateral-esquerdo: 6,02.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2013/01/flamengo-confirma-nesta-quinta-contratacoes-de-elias-e-gabriel.html

Sorridente, Alexandre Pato chega a São Paulo e avisa: ‘Quero jogar logo’


Atacante desembarca em Cumbica, diz estar bem fisicamente e não esconde a empolgação por acerto. Apresentação do reforço deve ser na sexta-feira

Por Diego Ribeiro São Paulo

O atacante Alexandre Pato chegou ao Brasil nesta quinta-feira e, se depender de sua animação, pode render bons frutos ao Corinthians. Sorridente, o jogador desembarcou no Aeroporto de Cumbica no início da manhã, em voo vindo de Milão, e disse estar em boas condições para treinar com os companheiros e estrear rapidamente com a camisa alvinegra.
 
alexandre pato corinthians desembarque (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Com aparência cansada, Pato desembarca em São Paulo (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

Ainda nesta quinta, Pato faz exames médicos e físicos e assina contrato de quatro temporadas com o Corinthians. A apresentação deve ser na sexta-feira, no CT Joaquim Grava. O atacante falou pouco em seu desembarque, mas deu notícias animadoras ao torcedor corintiano.

- Estou bem, estava treinando, esses dias eu só parei mesmo para descansar, mas estou bem e quero jogar logo, logo – avisou o reforço, em conversa com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM.

Os recentes títulos do Corinthians – Libertadores e Mundial de Clubes – deixam Pato ainda mais empolgado em seu retorno ao futebol brasileiro. Revelado pelo Internacional, em 2006, o atacante deixou o clube menos de um ano depois para jogar no exterior.

- Venho com muita vontade de ganhar e ajudar o Corinthians, não vejo a hora de começar o trabalho. Quero dar continuidade ao que venho planejando para minha carreira, volto feliz e para um time campeão do mundo – destacou Alexandre Pato.

- Vou fazer de tudo para agradar ao torcedor – completou, antes de entrar em um carro para deixar o aeroporto.

Pato foi recebido pelo empresário Gilmar Veloz e não ficou nem cinco minutos no saguão do aeroporto. Sozinho e com poucas malas, o atacante ainda vai resolver os últimos detalhes de sua mudança para o Brasil, depois de viver mais de cinco anos na Itália. O Milan o negociou com o Timão por € 15 milhões (mais de R$ 40 milhões) – o clube paulista tem 60% dos direitos econômicos, enquanto os outros 40% foram repassados ao jogador.

O atacante é um dos três reforços contratados pelo Corinthians para incrementar o elenco. Além dele, o clube acertou com o meia Renato Augusto, que treina com os companheiros e já foi apresentado, e o zagueiro Gil, que deve chegar para fazer exames até o fim da semana. O clube ainda tem interesse em Dedé, do Vasco, mas diz ter o grupo fechado para o início da temporada.
alexandre pato corinthians desembarque (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Pato (esq.) dentro do carro ao deixar o saguão do aeroporto (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

FONTE: