domingo, 21 de abril de 2013

Em exibição de gala, Djoko quebra sequência de Nadal e leva Monte Carlo


'Em casa', sérvio derrota espanhol, que havia conquistado oito títulos consecutivos em Mônaco, e alcança conquista inédita na carreira

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Carlo, Mônaco


Com quase 1h de atraso por conta da chuva, Novak Djokovic e Rafael Nadal entraram em quadra, neste domingo, pela grande decisão do Masters 1000 de Monte Carlo. Depois da espera, o sol se abriu. E parece ter iluminado o sérvio, que fez uma partida espetacular, venceu por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6(1), e levou seu primeiro título em Mônaco, onde reside.

A participação do sérvio na competição era incerta, já que ele havia sofrido uma lesão no tornozelo na Copa Davis, uma semana antes da primeira partida do torneio em Mônaco. Mas Djokovic conseguiu se recuperar e saiu com a taça. Além disso, quebrou a sequência de oito títulos consecutivos de Nadal em Monte Carlo. O espanhol, atual quinto no ranking da ATP, derrotou o número 1 do mundo em duas delas (2009 e 2012), mas dessa vez não conseguiu repetir a dose.

Djokovic e Nadal são velhos conhecidos em decisões. Com a vitória neste domingo, o sérvio deixa tudo igual no restrospecto: oito títulos em cima do rival, para cada lado, em um total de 16 finais. No geral, são 34 jogos entre os dois, sendo 19 vitórias do espanhol contra 15 do número 1 do mundo.
  
O jogo

No primeiro set, Djokovic mostrou o melhor de si. Ele abriu 5 games a 0 em uma sequência de jogadas espetaculares, que exibiram seu talento. No primeiro game, entrou tranquilo e confirmou o serviço. No segundo, fechou com uma pancada forte. Depois, Djokovic fez uma jogada espetacular quando estava 30/15 para Nadal. Os dois duelaram em um rali até chegar à rede, quando o sérvio deu uma bomba no fundo da quadra, sem chances. O número 1 do mundo fez 5/0 com um ace. No fim, o rival respondeu, conseguiu marcar dois games, mas levou o 6/2 e perdeu o set após cometer duas duplas faltas.

tênis novak djokovic atp de Monte carlo (Foto: Agência AP)Djokovic vence Rafael Nadal e comemora conquista (Foto: Agência AP)

Na etapa seguinte, Nadal veio concentrado. E o jogo ficou bastante equilibrado. Após um empate em 2/2, o espanhol conseguiu ficar na frente e ampliar, em seguida, para 4/2. Mas o dia era mesmo de Djokovic. Primeiro, ele confirmou o serviço, no 4/3. Depois, chegou ao break point e vibrou demais, recebendo aplausos das arquibancadas. A virada veio nos erros de Nadal e nas paralelas. Na última bola, o sérvio deu quase de costas. O espanhol saltou, mas mandou na rede.

O espanhol empatou mais uma vez, Djokovic passou à frente e Nadal igualou em 6/6. A partir daí, só deu Djokovic, que fechou em 7/6, após fazer 6/1 no desempate. Após o ponto, ele abriu os braços e beijou o saibro molhado de Monte Carlo.

tênis novak djokovic atp de Monte carlo (Foto: Agência Reuters)Djokovic beija a taça de campeão do Masters 1000 de Monte Carlo (Foto: Agência Reuters)

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/04/em-exibicao-de-gala-djoko-quebra-sequencia-de-nadal-e-leva-monte-carlo.html

Nenhum comentário: