domingo, 21 de abril de 2013

campeonato mineiro - Cruzeiro, Atlético-MG, Villa Nova e o estreante Tombense garantem vaga


Semifinais do Campeonato Mineiro serão disputadas em partidas
de ida e volta. Confrontos começam no próximo fim de semana

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Dagoberto Diego Souza gol Cruzeiro Tupi (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)Dagoberto e Diego Souza comemoram gol sobre
o Tupi (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)

A primeira fase do Campeonato Mineiro acabou neste domingo. Foram 11 rodadas, que definiram os quatro semifinalistas e os dois rebaixados ao Módulo II do Estadual. Agora, seguem na competição apenas Cruzeiro e Atlético-MG, que já estavam garantidos, além de Tombense e Villa Nova, que conquistaram a vaga na última partida. Os confrontos serão em dois jogos, em sistema de ida e volta: Cruzeiro x Villa Nova e Atlético-MG x Tombense.

Por terem melhor campanha na primeira fase, o Cruzeiro conta com vantagem sobre o Villa Nova, e o Atlético-MG, sobre o Tombense. Para chegar à decisão, os times da capital jogam por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.

A primeira fase do Cruzeiro foi muito boa. O time celeste só não venceu o Guarani-MG, na segunda rodada, no empate por 0 a 0, na Arena do Calçado, em Nova Serrana. Única equipe invicta no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro garantiu o primeiro lugar geral, com dez vitórias. A equipe comandada por Marcelo Oliveira começou o ano com o pé direito e venceu o grande rival Atlético-MG, por 2 a 1, na reabertura do Mineirão. Desde aquela partida, o time foi arrasador e somou 31 pontos. A equipe celeste conta com o atacante Borges, artilheiro do campeonato, ao lado de Junior Negão, do Tombense, com sete gols.

Adversário celeste nas semifinais, o Villa Nova fez também uma boa campanha. A equipe foi derrotada apenas em três oportunidades, duas delas para a dupla Cruzeiro e Atlético-MG. O Leão do Bonfim conta o habilidoso meia Tchô, ex-Atlético-MG, que, com boas atuações, assistências e cinco gols marcados, é o destaque do elenco. O início de campeonato foi marcado por um empate,  contra o Tupi, por 1 a 1, mas o time conseguiu, logo em seguida, uma boa sequência de resultados, que aproximaram o time de Nova Lima do G-4. Ao término das 11 rodadas, o Villa ficou em quarto lugar.


A outra semifinal será disputada entre Atlético-MG e Tombense. O Galo iniciou a temporada com derrota, mas, depois, conseguiu vitórias seguidas, interrompida apenas diante da Caldense, na décima rodada. Na ocasião, o time era composto por jogadores reservas, já que os titulares foram poupados para o jogo contra o São Paulo, pela Taça Libertadores. A equipe, segunda melhor da primeira fase, conquistou 27 pontos e tem dois artilheiros, um deles inusitado. O zagueiro Réver e o atacante Jô já balançaram as redes em cinco oportunidades cada um. Na campanha, o Galo também contou com a habilidade de Ronaldinho Gaúcho, os gols de Diego Tardelli e a grande movimentação e volume de jogo de Bernard.

O atual campeão mineiro terá como adversário o Tombense, um estreante na elite do futebol mineiro. Em 98 anos de existência, é a primeira vez que o time de Tombos disputa o Módulo I. E justamente no ano de estreia, o time se classificou para as semifinais, após vencer o América-MG, por 2 a 0, no estádio Independência, e terminar em terceiro lugar (veja o vídeo acima). O técnico Marcelo Cabo conseguiu montar um bom time, que superou as desconfianças e contou com o inspirado artilheiro Junior Negão.

Rebaixados

A temporada 2013 deverá ser esquecida por América TO e Araxá. Se não, pelo menos que seja lembrada para que os erros cometidos não voltem a acontecer. As duas equipes foram rebaixadas para o Módulo II do Campeonato Mineiro, após péssima campanha. O América TO só conseguiu somar nove pontos no torneio e apresentou o fraco aproveitamento de 27,3%. O Araxá, que terminou na lanterna da competição, terminou com seis pontos, com aproveitamento de 18,2%.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/campeonato-mineiro/noticia/2013/04/cruzeiro-atletico-mg-villa-nova-e-o-estreante-tombense-garantem-vaga.html

Nenhum comentário: