domingo, 21 de abril de 2013

Bruno Mendes encerra jejum, Bota derrota Voltaço e garante vantagem

Com melhor desempenho na Taça Rio e na soma dos turnos, Alvinegro tem vantagem e pode conquistar o Carioca antecipdamente, com dois empates


A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Classificados para as semifinais da Taça Rio, Botafogo e Volta Redonda entraram sem grandes ambições no gramado do Raulino de Oliveira, na tarde deste domingo. Diante de 2.437 torcedores (2.052 pagantes, renda de R$ 27.110), o clube de General Severiano venceu por 1 a 0, gol de Bruno Mendes, encerrando um jejum do atacante que durava desde 30 de janeiro. Os alvinegros jogaram com a equipe reserva, e o time da Cidade do Aço começou sem o seu principal jogador, Frontini - poupado, ele deu vaga a Josiel, ex-Flamengo. Ele, no entanto, acabou sendo utilizado no segundo tempo e por pouco não empatou o confronto.

Na semifinal, o Botafogo encara o Resende, segundo colocado do Grupo B. O Volta Redonda enfrentará o Fluminense. Os jogos serão realizados no próximo fim de semana.

- Temos que estar preparados para quem vier. Podemos brigar de igual para igual com qualquer time do Brasil - declarou o volante Jadson, logo após o jogo, minimizando o fato de o Botafogo ter escapado de um duelo com o Fluminense logo na fase semifinal.

Os alvinegros, campeões da Taça Guanabara, terminam a Taça Rio com a melhor campanha dos dois grupos - 100% de aproveitamento - e terão vantagem de empate no mata-mata do turno. No Grupo A, o time de Oswaldo de Oliveira ficou em primeiro na classificação com oito pontos à frente do segundo colocado, o Volta Redonda, e mais do que o dobro de pontos do terceiro, o Madureira. Como também tem a melhor campanha geral no Campeonato Carioca, o Botafogo está a dois empates do título estadual. No caso de outra equipe vencer a Taça Rio, jogará a final estadual por dois empates. Contudo, no caso de uma vitória e uma derrota para cada lado pelo mesmo placar, o regulamento prevê decisão por pênaltis.


O próximo compromisso do Glorioso é nesta quarta-feira, outra vez no Raulino de Oliveira, onde recebe o Sobradinho, em jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil. No Distrito Federal, na última semana, a partida terminou empatada em 0 a 0, e o Botafogo precisa vencer para avançar à segunda fase. Novo empate sem gols leva a decisão da vaga para os pênaltis, e igualdade por 1 a 1 em adiante classifica o adversário.

O Voltaço, por sua vez, vai a Florianópolis na mesma quarta-feira. Depois de vencer o Avaí por 1 a 0, no Raulino, o time sul-fluminense joga por empate para avançar na competição nacional.

Correria no início

Bruno Mendes gol Botafogo Volta Redonda (Foto: Fabio Castro / Agif)Bruno Mendes comemora o gol contra o Volta Redonda e o fim do seu jejum (Foto: Fabio Castro / Agif)

Apesar de não valer muito na sequência do segundo turno do Campeonato Carioca, a partida começou com bastante correria. Recheado de jogadores querendo mostrar serviço, o Botafogo mostrava mais ímpeto, tentando abrir jogadas pelos flancos ou avançar em contra-ataques após roubadas de bola. A qualidade técnica, porém, deixava a desejar. Muitos dos lances ficavam no congestionado meio de campo, e a primeira grande chance só foi acontecer depois da parada técnica. Antes disso, somente a bola recebida por Bruno Mendes na entrada da área aos três minutos - ele demorou a chutar e perdeu o lance - e uma tentativa de Henrique após cruzamento de Edílson, aos dez, para fora.

A deixa para a parada técnica, iniciada aos 20 minutos, foi um susto para os alvinegros. Em disputa na área, Henrique foi atingido na cabeça pelo joelho de Éder - lance involuntário - e precisou de atendimento no gramado. Depois do período de refresco para os atletas, o mesmo cenário se desenhou. Erros de passe, toques para o lado e algumas bolas cruzadas para a área à feição para o corte dos zagueiros ditavam o ritmo de tentativas frustradas de contra-ataque pelos mesmos erros de passe que as originaram. Aos 41 minutos, um ótimo contra-ataque do Volta Redonda, drible no goleiro, toque para trás e furada bisonha de Josiel. Na sequência, o Botafogo também chegou a fazer uma bagunça na área do rival, mas o intervalo veio em boa hora.

Jogo melhora na etapa final

Lucas Zen jogo Botafogo Volta Redona (Foto: Fabio Castro / Agif)Lucas Zen disputa bola na partida contra o Volta
Redonda (Foto: Fabio Castro / Agif)

Depois de um primeiro tempo insosso, a etapa final começou mais animada e com fim do jejum de Bruno Mendes, que não marcava desde 30 de janeiro, contra o Audax. Jeferson cobrou falta com força, e Gatti rebateu nos pés de André Bahia, que chutou em cima do goleiro. Na sobra, Bruno Mendes pegou o rebote, a bola bateu no chão e passou por cima do goleiro, já caído: 1 a 0. Aos 17 minutos, outro lance de Josiel chamou atenção. Após cruzamento, a bola sobrou limpa na área, com o goleiro do Botafogo já batido. Em vez de dar um toque com o pé e comemorar o empate, Josiel tentou uma finalização de cabeça e caiu sozinho, com a bola pela linha de fundo.

A partida ficou mais movimentada, com o Volta Redonda tentando articular oportunidades após sofrer o gol. Insatisfeito com o ataque, o técnico Cairo Lima resolveu lançar Frontini, que inicialmente seria poupado. Deu certo. Logo em seu primeiro lance, aos 26 minutos, aproveitou saída em falso de Renan e finalizou uma cobrança de falta de cabeça. A bola carimbou o travessão. O Botafogo respondeu com belo chute de Jadson, dois minutos depois, obrigando Gatti a realizar boa defesa.

O jogo ficou lá e cá, com Rafael Granja desperdiçando nova chance para a equipe do interior em chute cruzado, para fora, aos 30. Cinco minutos depois, Frontini desviou cruzamento na área, mas Renan mostrou estar atento, impedindo Josiel de aproveitar a sobra. O Volta Redonda continuou tentando buscar o empate, mas o 1 a 0 prevaleceu.



FONTE:

Nenhum comentário: