terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Boca assina com Bianchi e quer a volta de Riquelme, alvo do Palmeiras


Secretário-geral do clube xeneize acredita em acerto com o ídolo para 2013

Por Agência de notícias Buenos Aires

Juan Román Riquelme Boca Juniors (Foto: Reprodução / Site Oficial)Juan Riquelme pode voltar ao Boca Juniors
em 2013 (Foto: Reprodução / Site Oficial)

O Boca Juniors celebrou a volta de Carlos Bianchi, o treinador mais vitorioso da história do popular clube argentino, e agora deve ir atrás do ídolo Juan Roman Riquelme, que se afastou do clube em junho por divergências com a diretoria e é um dos alvos do Palmeiras para a temporada 2013. Com o retorno do técnico, que não dirigia o Boca desde 2004, a intenção dos dirigentes é conseguir uma reaproximação com o meio-campista, de 34 anos, que havia dito que não jogaria mais pelo clube da capital.

Contudo, a presença de Bianchi, de 63 anos, poderia convencer Riquelme a mudar de opinião, já que foi com o treinador que o meio se sentia mais a vontade em campo e teve suas melhores atuações.

- Acredito que Bianchi falará com Riquelme para que ele volte. Quando Riquelme saiu, ninguém no clube queria que ele se fosse. Se ele quiser voltar, Bianchi poderá contar com ele no time - indicou César Martucci, secretário-geral do Boca, em declaração à rádio Rivadavia.

Desde de sua saída do Boca Juniors, o craque argentino foi cobiçado por diversos clubes brasileiros como Flamengo, Corinthians e mais recentemente Santos, mas as conversas não se concretizaram. O Palmeiras enviou uma proposta por e-mail nos últimos dias e almeja que Riquelme seja o maior reforço do clube para a disputa da Taça Libertadores - na qual o Boca também estará presente - e da Série B.

Em ritmo intenso de obras, gramado do Beira-Rio é totalmente retirado


Grama será reaproveitada em campos de golfe em Porto Alegre

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

A bola parou, mas as máquinas seguem ligadas. Enquanto o grupo do Inter aproveita as férias, os operários da Andrade Gutiérrez – construtora responsável pela reforma do Beira-Rio – mantêm o ritmo intenso. O gramado do estádio colorado foi totalmente retirado para a troca que ocorrerá até o começo de março de 2013.

Beira-Rio reforma grama (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)Beira-Rio será reaberto em setembro de 2013 (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)

O campo de jogo ficará mais centralizado em relação ao local que estava. Ficava mais próximo à Avenida Edvaldo Pereira Paiva e, nesta troca de gramado, está sendo feito o reposicionamento, como informa o engenheiro da Andrade Gutierrez, Roberto Maia.

A grama será reaproveitada em campos de golfe de Porto Alegre. O novo campo, que receberá a grama Bermuda e contará com sistema de irrigação a vácuo, deve ter finalizado o replantio até o começo de março.

- A fibra será misturada com 17 tipos de areia para depois ficar melhor fixada na grama. O gramado será replantado entre final de fevereiro e início de março - completa Rodrigo Bueno, também engenheiro da construtora.

Além disso, o torcedor ficará mais próximo ao campo. As arquibancadas estarão a 15 metros, em média. A bandeirinha do escanteio, no entanto, é ainda mais próxima ao fã: apenas oito metros. A divisória entre arquibancada e campo será apenas o muro de concreto, sem fosso ou um acrílico, lembrando os moldes dos estádios europeus.


Beira-Rio reforma grama (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)Inter atuará no Centenário enquanto Beira-Rio passa por reformas (Foto: Mauro Saraiva Junior / RBS TV)

O Beira-Rio será reaberto em setembro. Até lá, o time atuará em Caxias, no Estádio Centenário. A única exceção será o Gre-Nal do Gauchão, que será disputado no Colosso da Lagoa, em Erechim.

O estádio contará com 70 camarotes (dos quais quatro pertencerão ao clube neste período) – com capacidade para 16 pessoas, 5 mil assentos VIPs, na parte mais central do campo, onde ficava a social, e os 55 skyboxes, que serão uma área nobre, na parte mais alta do estádio, na antiga marquise, próximo às folhas metálicas que cobrirão o Beira-Rio – que abrigará até 24 pessoas cada.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/12/em-ritmo-intenso-de-obras-gramado-do-beira-rio-e-totalmente-retirado.html

Rescisão de contrato de Nilton com o Vasco é publicada pelo BID da CBF


Volante acionou clube na Justiça semana passada e é o quarto que estava nos planos a sair. Ele tem propostas do mundo árabe e do Rubro-Negro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

nilton vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Nilton não suportou a grave crise financeira do
Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

Nilton não é mais jogador do Vasco. A rescisão de contrato do volante foi publicada no Boletim Informativo diário (BID) da CBF no início da tarde desta terça-feira. Ele havia acionado a Justiça Trabalhista alegando falta de pagamento de FGTS. Trata-se do quarto nome que deixa o clube mesmo estando nos planos para 2013. Os outros foram Fernando Prass, Auremir (ambos pela dívida contraída) e Juninho, que não quis renovar  contrato e foi jogar nos Estados Unidos. Além destes, mais sete já partiram com a barca e pelo menos mais quatro podem ser negociados.

A caótica situação financeira cruz-maltina, principalmente por conta do bloqueio das receitas na Fazenda Nacional, tem tornado dramático o panorama para a próxima temporada. No caso de Nilton, no entanto, o Vasco afirma que quitou o fundo e também parte dos salários no dia 7. Por isso, havia a esperança de obter a vitória em primeira instância no processo. Mas os advogados do clube vão recorrer da liminar. O vice do setor, Aníbal Rouxinol, se reuniu com outros membros da cúpula para tratar do caso, que é semelhante com o do meia Bernardo, em fevereiro.

- Pelo que me foi dito, ele entrou na Justiça por atraso no pagamento do FGTS, mas está tudo pago. Essa é uma questão jurídica, mas ele está mantido na equipe - disse o diretor executivo René Simões na segunda-feira, contando com o volante no elenco da próxima temporada.

O camisa 19 tem propostas do Flamengo e de um time do Oriente Médio. Diretor do Rubro-Negro, Paulo Pelaipe, negou o interesse, que partiu da gestão de Patricia Amorim.  Ele definirá seu destino nos próximos dias. No Brasileirão, Nilton, de 25 anos, manteve uma regularidade como titular e foi um dos poucos destaques vascaínos. O clube detinha 50% de seus direitos econômicos.

Há quatro anos na Colina, fez 157 jogos, marcou 17 gols e ganhou dois títulos: a Série B de 2009 e a Copa do Brasil de 2011, na qual não atuou por ter operado o joelho no fim da temporada anterior.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/12/rescisao-de-contrato-de-nilton-com-o-vasco-e-publicada-no-bid-da-cbf.html

Com bananas, torcedores protestam contra Dinamite em São Januário


Diante de reforço policial solicitado pelo clube, aproximadamente 50 vascaínos pedem a renúncia do presidente na Colina

Por Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Protesto Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Bananas atiradas na entrada de São Januário
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Insatisfeitos com o momento do Vasco, aproximadamente 50 torcedores protestaram na tarde desta terça-feira contra o presidente Roberto Dinamite. A manifestação aconteceu em frente ao portão principal de São Januário. Os vascaínos pediram a renúncia do dirigente com gritos, xingamentos e adesivos colados na sede: "Fora, Dinamite". Bananas também foram atiradas na entrada principal do estádio, mas a polícia conseguiu conter os mais exaltados.

Para evitar tumultos, a diretoria do Vasco pediu reforço policial, e três viaturas chegaram ao local no início da tarde, antes mesmo de os torcedores aparecerem. Num momento tenso, os torcedores se exaltaram quando o vice-presidente de patrimônio do clube, Manuel Barbosa, tentou tirar adesivos que estavam colados no portão do clube, mas a polícia agiu e impediu que os xingamentos se transformassem em empurra-empurra.

Além dos protestos contra Roberto Dinamite, os torcedores também pediram a derrubada da estátua de Romário.

Protesto Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Torcedores protestam em frente ao portão principal da Colina (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Enquanto acontecia a manifestação, o representante de uma microempresa cobrava uma dívida na porta de São Januário. Em suas mãos, estava uma nota fiscal no valor de R$ 4.160,00, referente ao material para a construção da cobertura dos bancos de reserva do campo do CT das divisões de base, em Itaguaí. Segundo ele, desde setembro o Vasco diz não ter recursos para quitar o que deve.

Cobrador, Vasco, São Januário (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Empresário cobrou dívida do Vasco
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

- Ninguém bota a cara para me receber aqui. Mas eles vão me pagar de qualquer jeito. Esse valor pode ser pequeno para o Vasco, mas para a minha empresa é importante. Ainda mais no fim de ano. Eles dizem que estão com todo o dinheiro bloqueado pelo Ministério da Fazenda, mas precisam me pagar o que devem. Nem o frete para levar o material para Itaguaí o Vasco pagou - disse ele, que não se identificou.

Desde a última semana, o Vasco perdeu três de seus principais jogadores: Fernando Prass acertou com o Palmeiras, Juninho se transferiu para o New York RB, e Nilton conseguiu a rescisão de seu contrato na Justiça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/12/torcedores-protestam-contra-roberto-dinamite-em-sao-januario.html

São Paulo fecha a contratação de Lúcio para ser o xerife na Libertadores


Com contrato válido por duas temporadas, zagueiro de 34 anos será oficialmente apresentado às 12h desta quarta, no salão nobre do Morumbi

Por Marcelo Prado e Alexandre Lozetti São Paulo

O São Paulo anunciou na tarde desta terça-feira o seu primeiro reforço para a temporada 2013. Para dar mais experiência ao time que voltará a disputar a Taça Libertadores da América após dois anos, o clube acertou com o zagueiro Lúcio, de 34 anos, que estava no Juventus, da Itália. Revelado pelo Internacional, o defensor vestiu a camisa da seleção brasileira por 11 anos e foi um dos pilares da conquista do pentacampeonato mundial de 2002, na Ásia, sob comando de Luiz Felipe Scolari. O jogador assinou vínculo por duas temporadas e será oficialmente apresentado às 12h desta quarta-feira, no salão nobre do estádio do Morumbi.

Lúcio assina seu contrato no CT  (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Lúcio assina seu contrato com o Tricolor e será apresentado nesta quarta (Foto: Site oficial do São Paulo FC)

O defensor retorna ao futebol brasileiro após 12 anos. Revelado pelo Planaltina, do Distrito Federal, ganhou destaque no futebol brasileiro com a camisa do Internacional. Em 2001, foi negociado com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, e lá permaneceu por três temporadas. Na sequência, seguiu no futebol alemão, mas defendendo o Bayern de Munique, onde ficou mais cinco anos. Em 2009, iniciou sua temporada italiana: primeiro no Internazionale. No tradicional time do norte italiano, viveu grandes momentos e virou ídolo da torcida. Seguiu em Milão até o meio desse ano, quando fechou com o Juventus. Sem espaço e descontente com a reserva, chegou a um acordo, rescindiu seu contrato e rapidamente chegou a um acordo com o Tricolor.

- O Lúcio é um sonho antigo do São Paulo. Em julho chegamos muito perto de contratá-lo, mas acabou não sendo possível. Felizmente desta vez deu tudo certo e ele chega para agregar muita qualidade, experiência e liderança ao nosso grupo - afirmou o diretor de futebol do clube, Adalberto Baptista.
O vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, seguiu pela mesma linha de raciocínio.

- Um jogador com essa qualidade e perfil certamente vai qualificar ainda mais o nosso elenco para a disputa das importantes competições internacionais que teremos na próxima temporada - ressaltou.

Confira a ficha técnica do reforço
Nome: Lucimar da Silva Ferreira
Apelido esportivo: Lúcio
Nascimento: 08/05/1978 (34 anos)
Local de nascimento: Planaltina-DF
Altura: 1,88m
Peso: 86kg

Clubes que defendeu
1995/97 - Planaltina E.C.
1998/2000 - S.C. Internacional
2000/2004 - Bayer 04 Leverkusen (ALE)
2004/2009 - F.C. Bayern München (ALE)
2009/2012 - F.C. Internazionale Milano (ITA)
2012 - Juventus F.C. (ITA)
2013 - São Paulo F.C.

Títulos conquistados
1998 - Copa São Paulo de Futebol Júnior
2004 - Copa da Liga Alemã
2004/05 - Copa da Alemanha
2004/05 - Campeonato Alemão
2005/06 - Copa da Alemanha
2005/06 - Campeonato Alemão
2007 - Copa da Liga Alemã
2007/08 - Copa da Alemanha
2007/08 - Campeonato Alemão
2009/10 - Copa da Itália
2009/10 - Campeonato Italiano
2009/10 - Liga dos Campeões da Europa
2010/11 - Supercopa da Itália
2010 - Campeonato Mundial de Clubes da FIFA
2010/11 - Copa da Itália
2012/13 - Supercopa da Itália
Seleção Brasileira
2002 - Copa do Mundo - Japão e Coréia
2005 - Copa das Confederações
2009 - Copa das Confederações

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/12/sao-paulo-fecha-contratacao-de-lucio-para-ser-o-xerife-na-libertadores.html

Debate sobre Arena revive tensão entre Odone e Koff antes da posse


Atual presidente e dirigente eleito discordam do negócio feito com empresa na construção de novo estádio

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

fábio koff paulo odone grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Na transição, cordiolidade marcou relações entre
Koff (E) e Odone (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A campanha à presidência foi tensa no Grêmio. Após a vitória de Fábio Koff, porém, a transição comandada por Paulo Odone acalmou os ânimos. Tudo transcorria normalmente até o dirigente eleito manifestar preocupação com o projeto Arena. Novos debates, novas discussões, novas polêmicas voltaram à tona justamente na véspera da cerimônia de troca de direção, prevista na noite desta terça-feira, no Olímpico.

- O Grêmio foi para a Arena e não cobrou um centavo da marca, que é estimada pelas empresas de consultorias em mais de R$ 500 milhões. O uso e a venda da marca são muito fortes. Olha o balanço do Grêmio e vê qual a contribuição da Arena na receita do clube em 2013? Num orçamento de R$ 216 milhões, quanto representa a Arena? Não chega a R$ 10 milhões. Pelas projeções, a partir o quarto, quinto ano, o novo estádio poderá dar resultados melhores. A Arena não é nossa. Vamos levar 20 anos pagando – disse Koff em entrevista ao jornal Zero Hora.

Nesta segunda-feira, Odone respondeu. Tratou de explicar detalhes do acordo com a OAS, construtora responsável pela obra do novo estádio, no bairro Humaitá, em Porto Alegre.

- Em respeito ao torcedor do Grêmio, que está orgulhoso de ter construído sua Arena, o único clube particular do país que fez isso por seu esforço e concluiu em tempo recorde, eu digo: a Arena é do Grêmio. O torcedor pode se orgulhar. A Arena sua, é nossa casa. Durante 20 anos, como se paga um financiamento, vamos dar 35% do lucro que ela der para OAS. E se não der lucro, não pagamos nada. Esse é o negócio, de forma bem simples. Só entregaremos o Olímpico quando a gente receber a escritura do complexo Arena. E só vamos receber a Arena quando a gente disser que está 100% concluída e acabada. Não existe nenhum risco para o Grêmio – esclareceu.

A posse de Koff será às 19h30m desta terça-feira no Conselho Deliberativo, ainda no Olímpico. O novo presidente viaja na quarta-feira ao Paraguai, onde, na sexta, acompanhará o sorteio da Libertadores.

733 dias de Odone: feitos, erros e ovação ao presidente que dá adeus


A convite do GLOBOESPORTE.COM, dirigente faz balanço da gestão que dará lugar a Fábio Koff nesta terça-feira

Por Hector Werlang Porto Alegre

Avaliar os 733 dias em que esteve à frente do Grêmio é um convite ao passado para Paulo Odone. Às vésperas de passar à presidência a Fábio Koff, em cerimônia na noite desta terça-feira, o atual mandatário analisa o fim lembrando do começo.

- Só me candidatei ao ter a certeza de que a Arena estaria pronta a tempo de inaugurá-la. Fui a São Paulo, falei com o pessoal da OAS e, como garantiram que em dezembro de 2012 tudo seria concluído, me lancei. Saio com a sensação de dever cumprido – disse em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM ao fazer balanço dos últimos dois anos.

Odone se refere a uma conversa com Eduardo Pinto, diretor da construtora, no começo de 2010. Com a resposta, acatou as pressões internas de antigos apoiadores e se lançou à sucessão de Duda Kroeff. Queria completar o projeto do novo estádio desenvolvido desde o biênio 2005-2006, o seu segundo mandato – comandou ainda em 1987-1989 e 2008-2009.

Conseguiu. Inaugurou a Arena, classificou o time à Libertadores e profissionalizou a administração. Faltaram os títulos, teve o desgaste com a demissão de Renato Gaúcho, ídolo da torcida, e é claro que cometeu erros. Confira os principais trechos.

Odone se emociona com ovação da torcida do Grêmio na Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Odone se emociona com ovação da torcida do Grêmio na Arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Ovação na Arena
A construção do novo estádio mobilizou uma nação de 8 milhões de torcedores. Todos os gremistas em todos os lugares se sentiram emocionados com a mudança do Olímpico à Arena. Imagina, então, o presidente que comandou o projeto. A certeza de dever cumprido veio com a manifestação de 60 mil torcedores. Em discurso na cerimônia, Odone foi ovacionado pelo público. 

Detalhe: menos de dois meses após ter perdido a eleição.

- Sabia que seria difícil ser reeleito. Não enfrentei um candidato e, sim, uma lenda: o homem campeão do mundo. O sócio votou no sonho de voltar a ganhar o planeta. Então, não esperava essa reação dos torcedores. Fiquei emocionado. Na crise, me mantenho firme, racional. Na emoção, não seguro. O sonho, que surgiu lá com o Grêmio quebrado na Série B, idealizado com o (Eduardo) Antonini (presidente da Grêmio Empreendimentos) foi realizado. Com a Arena, o Grêmio vai deixar de tirar dinheiro do futebol para colocar no estádio. Agora, o estádio colocará dinheiro no futebol – comentou.

Tal emoção deixou até o amistoso contra o Hamburgo, revivendo a final do Mundial de 1983, em segundo plano:

- Quase esqueci que tinha o jogo! Me lembrei ao ver a bola rolar. Foi muito bacana o que aconteceu, fiquei fora de mim.

Profissionalização da administração
Odone gosta de enfatizar a profissionalização do clube. Em todas as áreas, tratou de contratar executivos para gerir os projetos. Financeira, jurídica, administrativa e até no futebol. A execução acompanhou a consultoria de empresas especializadas.
- Só cumpri o que manda o estatuto – resume.

A diferença, entende o presidente, foi vista na redução de custos (pagamento de R$ 100 milhões em dívidas no Condomínio de Credores desde 2005), o crescimento do Quadro Social (rende hoje R$ 60 milhões ao ano) e associação a fundos de investimento para reduzir a redução de custos e aumentar poder de investimento no futebol.

- Está tudo lá. É só dar continuidade. O FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios), que reduzirá o custo financeiro através da captação de recursos a taxa média de 10% ao ano, bem mais atrativa do que as praticadas pelo mercado, que chegam a 22%. E o FIP (Fundo de Investimento em Participações) tem por objetivo atrair parceiros de longo prazo para aumentar a capacidade de investimento no futebol - completa.

Ze Roberto gol Grêmio (Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)Zé Roberto é elogiado por Odone
(Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)

Recuperação do futebol
O primeiro ano da gestão foi tumultuado no futebol. Negociação frustrada com Ronaldinho Gaúcho, perda do Gauchão para o Inter e campanha irregular no Brasileirão. A recuperação veio em 2012 após a contratação de Vanderlei Luxemburgo.

- Na casa da minha mãe, se mudava a cozinheira, a comida continuava igual. É como funcionava. O Grêmio é igual. Foi vencedor sempre jogando de forma competitiva. O Luxa recuperou isso. Foi o nosso grande acerto – entende Odone.

O terceiro lugar no Nacional e a vaga à Libertadores consolidara o projeto de disputar o tri da América na Arena. A trinca Arena, Libertadores e Luxa foi a base para contratar jogadores como Zé Roberto.
- Ele só veio pela intervenção do treinador – acrescentou o dirigente.

Erros nas escolhas de técnico
Odone não se furta a reconhecer erros. Os centraliza na contratação de dois treinadores: Julinho Camargo e Caio Júnior. O primeiro substituiu Renato Gaúcho em 2011. O segundo, começou a temporada seguinte.

- Não gosto de falar de quem passou por aqui. Mas, sim, erramos. Julinho não deu certo, acho que faltou experiência. Caio não conseguiu implantar a forma certa de o Grêmio jogar. Então, fui pela minha intuição e contratei o Luxa.

Julinho Camargo ficou três meses e
 três dias no cargo. Disputou seis jogos e venceu apenas um. Caio, um mês e 20 dias. Ganhou quatro em oito jogos.

Futuro como torcedor
- Só volto com meu neto, o João, para ver jogos na Arena. Da arquibancada, das cadeiras, do camarote. Não importa.

É assim que Odone responde à pergunta se retornará à vida política do Tricolor. Aos 70 anos, o dirigente pretende voltar a ser apenas torcedor. Assistir aos jogos com a ‘vontade’ e não ‘obrigação’ de ganhar. Deixa a vida política do clube com um lamento.

- Há muita disputa interna. Todos precisam pensar nisso. Só o Grêmio perde. É preciso ter continuidade nos projetos para voltarmos a ter títulos.

Odone teve a companhia do neto João na eleição de outubro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Odone teve a companhia do neto João na eleição de outubro (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Dida reduz pedida salarial, e Grêmio se aproxima de acerto com goleiro


Clube colocou realidade financeira e projeto para Dida, que se mostrou "compreensivo". Goleiro estará em Porto Alegre para Jogo Contra a Pobreza

Por Lucas Rizzatti Porto Alegre

  •  
Craque da Galera - Dida Votação Largo Tudo 2012, 480 (Foto: Divulgação)Dida pode ser anunciado pelo Grêmio
(Foto: Divulgação)

O Grêmio se reaproximou de Dida. Após uma pedida salarial considerada alta demais para os padrões do clube, o goleiro se mostrou compreensivo com as novas condições colocadas pela diretoria. As conversas foram retomadas e deixam o ex-camisa 1 da Portuguesa mais perto de acertar com o Tricolor.

Na última conversa, a direção expôs a Dida o projeto que tem para o goleiro, explicando também a realidade financeira pela qual passa o clube. De acordo com o diretor executivo de futebol Rui Costa, o jogador se mostrou compreensivo com a situação. 

- Tivemos uma boa reaproximação. Ele compreendeu a nossa realidade e gostou do nosso projeto - explica o dirigente.

Mesmo com a boa temporada de Marcelo Grohe, 25 anos, cria da base que pegou a camisa 1 com a saída de Victor, em junho, a direção tricolor entende que, para disputar uma Libertadores, é necessário mais experiência. Atributo que Dida, 39 anos, tem de sobra.

- É um campeão do mundo (Copa de 2002 e Mundial de Clubes de 2000) -  elogia Rui Costa. - Deixando claro, sempre, que o Marcelo (Grohe) é um grande goleiro, de alto nível. Mas é preciso ter mais uma opção experiente.

Independentemente do acerto, Dida vai sentir o gosto de pisar na Arena nesta quarta-feira. A partir das 21h, o estádio do Grêmio sedia o Jogo Contra a Pobreza, um encontro beneficente entre os amigos de Ronaldo e Zidane.

Rui Costa não atrela a presença do jogador em Porto Alegre a um anúncio oficial da contratação, mas admite que a chegada do goleiro a Porto Alegre "facilita muito" a evolução das conversas.


Após empréstimo bancário, Flu paga os salários atrasados de novembro


Sofrendo com penhoras inclusive sobre o prêmio pelo tetra brasileiro, diretoria tricolor colocou a folha salarial do clube em dia na última sexta-feira

Por Edgard Maciel de Sá Rio de Janeiro

peter siemsen fluminense cafe imprensa (Foto: Bruno Haddad / FluminenseFC)Peter Siemsen precisou recorrer a um empréstimo
para pagar os salários atrasados de novembro(Foto: Bruno Haddad / FluminenseFC)

Depois de recorrer a um empréstimo bancário, a diretoria do Fluminense quitou na última sexta-feira os salários atrasados do mês de novembro. Normalmente, a folha é paga no quinto dia útil do mês, mas penhoras recentes - inclusive sobre parte do prêmio relativo à conquista do tetracampeonato brasileiro - acabaram comprometendo as finanças das Laranjeiras.

Segundo o presidente Peter Siemsen, a folha salarial do Fluminense gira em torno de R$ 2,2 milhões, sendo R$ 1,85 milhão referente apenas ao departamento de futebol. Os jogadores, por sua vez, recebem boa parte de seus vencimentos - normalmente entre 50% e 80% relativos ao direito de imagem - diretamente da Unimed, patrocinadora do clube. O empréstimo que permitiu o pagamento dos salários foi de cerca de R$ 1,1 milhão, uma vez que o Tricolor tinha em caixa o restante do dinheiro necessário.

- O problema são as penhoras, que acabam comprometendo a receita ordinária, do dia a dia, como a receita de TV, a mensalidade dos sócios, e atrapalham o pagamento mensal. Uma venda de jogador é receita extraordinária, não está prevista. Isso afeta nossa capacidade de cumprir com o fluxo das demandas mensais. Espero que até fevereiro tudo já esteja reorganizado - disse Peter na última sexta-feira, em café da manhã com jornalistas nas Laranjeiras, pouco antes de pagar os salários atrasados de seus funcionários.

Entenda o caso
Do montante de R$ 9 milhões a que o Fluminense tem direito pela conquista e ainda não recebeu, cerca de R$ 3 milhões foram penhorados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) no início de novembro na 9ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio, poucos dias depois da confirmação do título brasileiro, por causa de uma dívida antiga do clube, contraída durante a gestão anterior (2007 a 2010).

O problema se deve em grande maioria ao não pagamento do Imposto de Renda retido na fonte e à apropriação indébita do INSS dos funcionários durante o período citado. A primeira notificação da penhora total, representada por um montante total de R$ 22 milhões, aconteceu em agosto passado e também atrapalhou o pagamento dos salários daquele mês. O Tricolor conseguiu resolver a situação ao obter uma liminar que liberou o recurso para colocar as contas em dia. Logo em seguida, no entanto, um desembargador exigiu a devolução do dinheiro, o que a diretoria conseguiu realizar durante o mês de novembro.

A verba devolvida era justamente a que seria utilizada para quitar os salários de novembro. A solução mais rápida seria pagar os vencimentos dos funcionários com o prêmio pelo título brasileiro, que sequer entrou nas contas do clube e também já foi penhorado em parte.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2012/12/apos-emprestimo-bancario-flu-paga-os-salarios-atrasados-de-novembro.html

Frauches discute com torcedores na internet e cita atraso de salário no Fla


Zagueiro, de 20 anos, se irrita ao ser questionado por membros de organizada sobre ter cantado músicas da torcida do Vasco

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O zagueiro Frauches, do Flamengo, se envolveu numa discussão com torcedores pela internet nesta terça-feira. Em seu perfil no Facebook, o jogador foi questionado por membros de uma organizada do clube sobre ter cantado músicas da torcida do rival Vasco. Irritado, o jogador negou, respondeu aos torcedores e citou o atraso no pagamento do salários dos atletas.

- Ja que ta tão preocupado cmg paga meu salário que a atrasado meu decimo terceiro e ferias por favor ta (sic)? – diz um trecho do post do jogador.

O vencimento de outubro dos jogadores ainda não foi quitado. No próximo dia 25, o atraso pode completar dois meses. Além disso, o departamento financeiro ainda não resolveu pendências em relação à quitação de R$ 30 mil de bichos por atleta.


frauches facebook flamengo (Foto: Reprodução/Facebook)Frauches discute com torcedores no Facebook e cita atraso de salário (Foto: Reprodução/Facebook)

FONTE:
   

Natal gordo: funcionários e jogadores esperam pagamento de atrasados


Clube conseguiu aprovação de adiantamento financeiro na semana passada, mas ainda não quitou salários e precisa depositar 50% do 13º

Por Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Eduardo e Patricia Amorim (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Patricia pediu adiantamento das cotas de TV para
quitar dívidas antes de passar a presidência a Eduardo Bandeira (Foto: André Durão)

Com a proximidade do Natal, funcionários e jogadores do Flamengo estão na expectativa para caprichar na ceia e na compra de presentes. O salário de novembro ainda não foi depositado para quem trabalha no clube. Além disso, ainda falta o pagamento dos 50% restantes do 13º. Entre os atletas, o vencimento de outubro não foi quitado. No próximo dia 25, o atraso seria de dois meses. Mas a tendência é que os depósitos sejam feitos até esta quarta-feira.

O Conselho de Administração do Flamengo aprovou na semana passada o adiantamento das cotas de TV para o pagamento de dívidas. Patricia Amorim pediu R$ 27 milhões para equilibrar a situação financeira do Rubro-Negro antes de passar a presidência a Eduardo Bandeira de Mello. O clube receberá o valor em quatro parcelas anuais. A futura direção colocou uma condição para apoiar o pedido de adiantamento: todos os gastos têm de ser justificados pela gestão de Patricia.

A medida é a mesma que já foi tomada por Delair Dumbrosck em 2009, quando encerrou a gestão de Marcio Braga como presidente em exercício - era seu vice geral - e pegou adiantamento de receitas de bilheteria com a BWA no valor de R$ 13 milhões para quitar dívidas urgentes, como salários. Derrotado naquela eleição presidencial, mesmo após o título brasileiro, Delair deixou a conta para a gestão de Patricia Amorim.

Os jogadores do Flamengo entraram de férias sem que a promessa de que receberiam o salário de outubro e alguns prêmios atrasados fosse cumprida. Além disso, o departamento financeiro ainda não resolveu pendências em relação à quitação de R$ 30 mil de bichos por atleta

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/12/natal-gordo-funcionarios-e-jogadores-esperam-pagamento-de-atrasados.html

Já começou a troca dos ingressos para visitação ao Mineirão


Estádio será aberto sexta, sábado e domingo para que os belorizontinos possam ver como ficou a reforma. Haverá show do Jota Quest na sexta

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Fila de ingressos para visitação do Mineirão (Foto: Reprodução TV Globo Minas)Fila de ingressos para visitação do Mineirão
(Foto: Reprodução TV Globo Minas)

Começou, nesta terça-feira, a troca de ingressos para quem quiser visitar o Mineirão. Os interessados devem levar um quilo de alimento não-perecível - exceto sal e fubá - de terça, (entre 12 horas e 18 horas) e na quarta e quinta-feira (de 9 horas às 17 horas), no estacionamento do Mercado Central. Cada pessoa terá direito a trocar até quatro ingressos para um único dia.

Na sexta-feira, as visitas serão das 18 horas (de Brasília) até às 20 horas. Quinze mil ingressos estarão disponíveis. Encerrado o horário de visitação, haverá um show da banda mineira Jota Quest, que será realizado na esplanada do Mineirão - nova área externa do estádio. Importante: não será permitida a entrada de pessoas com camisas de clubes de futebol e jovens com menos de 16 anos deverão estar acompanhados pelos responsáveis. Ainda na sexta-feira, haverá comemoração pelo fim das obras de modernização do Mineirão, com presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Antonio Anastasia e outras autoridades estaduais, municipais e esportivas.

Para o sábado, estarão disponíveis 20 mil ingressos, e as visitas podem ser feitas do meio-dia às 18 horas. No domingo, mais 20 mil ingressos, e visitação de 10 horas às 16 horas. A troca de ingressos pode ser feita até quinta-feira.


Cada pessoa terá direito a trocar até quatro ingressos para um único dia. A troca poderá ser feita de terça (18), entre 12h e 18h, e na quarta e quinta-feira, de 9h às 17h, no estacionamento do Mercado Central.
Transporte.

A BHTrans vai disponibilizar ônibus de serviço especial saindo da rua Rio Grande do Sul, entre as ruas Tamoios e Tupis. O itinerário de ida para o estádio será pela avenida Carlos Luz, com ponto final na avenida, próximo à Escola de Veterinária. O retorno será pelas avenidas Abrahão Caram e Antônio Carlos, com ponto final no local de partida. O valor da passagem será R$ 2,65, e ela poderá ser paga com dinheiro ou cartão BHBus.

No dia 21, o ônibus começa a circular a partir de 15h30 até o término do show do Jota Quest, previsto para 22h30. Sábado e  domingo, os ônibus do serviço especial sairão do mesmo local da rua Rio Grande do Sul e vão circular das 8 horas às 20 horas.


Serão implantados pontos de táxis na avenida Oscar Pascoal, em frente ao Centro Esportivo Universitário, na avenida C, esquina com Abrahão Caram, e na Abrahão Caram, em frente ao Mineirinho.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/12/ja-comecou-troca-dos-15-mil-ingressos-para-visitacao-do-mineirao.html

Técnico do Chelsea: ‘Poderíamos ter vencido facilmente a final do Mundial’


Rafa Benítez diz que Corinthians ficou apenas esperando e se preparando para encarar os Blues, mas mostra desconhecimento ao falar em 15 dias

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

De volta a Londres depois de perder o título mundial para o Corinthians no Japão, o Chelsea agora concentra suas forças na Copa da Liga Inglesa. Nesta quarta, os Blues encaram o Leeds United pelas quartas de final do torneio. No entanto, a competição ficou em segundo plano na coletiva pré-jogo concedida pelo técnico Rafa Benítez.

O revés em Yokohama no último domingo dominou o bate-papo com os jornalistas, e o treinador espanhol revelou que o Chelsea merecia melhor sorte.

- Nós poderíamos ter vencido facilmente a final do Mundial se tivéssemos marcado primeiro. Eles (Corinthians) ficaram lá (no Japão) por 15 dias se preparando e esperando pela gente. Estou orgulhoso dos meus jogadores – afirmou Benítez, mostrando algum desconhecimento, já que o Timão desembarcou no país apenas no dia 6 de dezembro (os ingleses chegaram no dia 9).
Segundo o espanhol, a prova de que o Chelsea deveria ter vencido foi a atuação de Cássio.

- Nós criamos muitas chances. E o goleiro deles acabou sendo eleito o melhor jogador.

Rafael Benitez na partida do Chelsea no Mundial (Foto: Reuters)Rafael Benítez durante partida do Chelsea no Mundial (Foto: Reuters)

Benítez também reclamou da maratona que o Chelsea vem passando com jogos pelo Mundial, Campeonato Inglês e Liga dos Campeões.

- Nós jogamos oito jogos em 24 dias, não é fácil, mas é uma situação que não podemos controlar e temos que gerenciar isso – salientou o técnico, ressaltando que, pelo menos, o período na Ásia o ajudou a conhecer melhor o elenco.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2012/12/tecnico-do-chelsea-poderiamos-ter-vencido-facilmente-final-do-mundial.html

Musa atingida por bolinha de golfe comemora: olho já abre 'sozinho'


 'Ainda está legalmente cego, mas melhorando lentamente', diz Morgan Beck, após ter o rosto atindido por tacada errada do marido, Bode Miller

Por GLOBOESPORTE.COM San Diego, EUA

A jogadora de vôlei de praia Morgan Beck comemorou mais um progresso na recuperação. Disse que agora seu olho esquerdo já abre "sozinho". Na quarta-feira, a americana foi atingida por uma bolinha de golfe, após uma tacada do marido, o campeão olímpico de esqui alpino Bode Miller.
Morgan levou 50 pontos no rosto e ainda terá de ficar mais duas semanas em repouso. O estrago só não foi maior porque, na hora que levou a tacada, ela usava óculos escuros.

- O olho está abrindo sozinho. Ainda legalmente cego, mas melhorando lentamente. Voltei do médico. Visão saltou de 20/400 para 20/40 em dois dias - escreveu Morgan, em seu perfil em uma rede social.
Montagem, recuperação Morgan Beck (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Evolução da lesão no olho de Morgan Beck (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Espirituosa, Morgan brincou desde as primeiras horas do acidente. E tem postado fotos do passo a passo da recuperação.

Morgan Beck jogadora de vôlei de praia modelo e Bode Miller (Foto: Divulgação / Twitter)Bode e Morgan (Foto: Divulgação / Twitter)

- Agora não me sinto tão sexy. Levei uma bolada no rosto após uma tacada do meu querido marido. Mas ainda o amo - escreveu, logo depois do acidente.

Bode tem um ouro, três pratas e um bronze em Jogos de Inverno. Morgan, de 25 anos, é jogadora de vôlei de praia e costuma fazer trabalhos como modelo. Eles se casaram em outubro. Três meses antes, motivado pelas Olimpíadas de Londres, o casal fez  um desafio chamado "Guerra dos Sexos", onde os dois enfrentaram em alguns esportes, entre eles vôlei, badminton e tênis. (vídeo).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/musa-atingida-por-tacada-do-marido-comemora-olho-ja-abre-sozinho.html

Bruninho, Dante e cia. batem bola e entregam panetones em comunidade


Jogadores do Rio de Janeiro visitam escola social de vôlei e fazem a festa de cerca de 150 crianças do morro do Borel, na Zona Norte do Rio de Janeiro

Por GLOBOESPORTE.COM * Rio de Janeiro

Bruninho Rio de Janeiro vôlei escola social no Borel  (Foto: Divulgação)Bruninho sorri para foto na visita do Rio de Janeiro
à escola social no Borel (Foto: Divulgação)

Um contraste entre o sonho e a realidade. Em clima natalino, os jogadores do Rio de Janeiro tiraram a manhã desta segunda-feira para levar alegria a cerca de 150 crianças da comunidade do Borel, na Zona Norte carioca. A visita dos astros do vôlei masculino à Escola Social RJX trouxe alegria aos olhos das crianças, que aproveitaram o momento para conhecer de perto e até trocar passes com seus ídolos do esporte, e muitos panetones. Um dos mais festejados pelos alunos da escolinha, Bruninho elogiou a iniciativa e afirmou que são momentos como esse que lhe dão certeza da escolha de trocar Florianópolis por sua cidade natal.

- É sensacional. Este projeto vai além de uma vitória ou de uma derrota. Isso é a felicidade das crianças, você consegue ver a alegria no brilho dos olhos delas. A gente não faz por obrigação, mas sim por prazer mesmo. Elas nos enxergam como exemplo, como ídolo, então nós temos que ter responsabilidade. Espero voltar em outras comunidades para estar sempre vivendo essa experiência - contou o levantador.

Jogadores do vôlei do Rio levam panetones para crianças do Borel (Foto: Leandro Garrido/Globoesporte.com)Crianças do Borel ganham panetones (Foto: Leandro Garrido/Globoesporte.com)

Destaque da seleção brasileira e do time do Rio de Janeiro, Dante era só alegria. Com um sorriso de orelha a orelha, o ponteiro era um dos que mais se divertiam com a garotada. Trocou passes, fez piadas, ensinou uma criança de dois anos a dar manchete e acima de tudo, se mostrou realizado com a oportunidade.

- É um projeto maravilhoso, sensacional. Essas crianças têm tudo para seguir um outro tipo de caminho, um caminho mais fácil. Mas elas estão aqui interagindo, querendo aprender. E o mínimo que a gente pode fazer é conversar com elas, é bater uma bola e orientá-las. Na vida, se você tiver uma boa educação, uma boa orientação, você consegue chegar no lugar que você tanto almeja - afirmou o campeão olímpico.

equipe Rio de Janeiro vôlei escola social no Borel  (Foto: Divulgação)Equipe do Rio de Janeiro fez visita à comunidade na Zona Norte carioca (Foto: Divulgação)

Cada unidade do projeto atende 144 crianças de 7 a 13 anos, totalizando 720 meninos e meninas que realizam em média duas aulas por semana, com duração de 1h cada. Coordenador do projeto, José Inácio Salles explica que a iniciativa possui um viés social sem deixar de lado a perspectiva esportiva para os alunos.

ante no projeto social da equipe do Rio de Janeiro (Foto: Leandro Garrido / Globoesporte.com)O ponteiro Dante é cercado por crianças no Borel
(Foto: Leandro Garrido / Globoesporte.com)

- Procuramos agir com responsabilidade social, mas, esperemos que toda a preparação reflita no próprio esporte. A gente busca, a médio e longo prazo, jogadores para no futuro serem inseridos no nosso time - disse o responsável pelo projeto.

No fim da atividade, enquanto os jogadores gentilmente entregavam pacotes de panetone para os alunos, o olhar do treinador da equipe carioca, Marcelo Fronckowiak, chamava a atenção. Não era orgulho por um bom bloqueio de Lucão, ou um bom saque de Riad, nem mesmo por um ace de Dante. Era orgulho por saber o significado que cada jogador de seu time representa para cada uma dessas crianças.

- Os jogadores são a realidade. As crianças, o sonho. A alegria no rosto delas é evidente, mas tenho certeza que os jogadores também estão muito felizes - disse Fronckowiak.

* Leandro Garrido, estagiário, sob supervisão de Raphael Andriolo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/bruninho-dante-e-cia-batem-bola-e-entregam-panetones-em-comunidade.html

Dante espera jogos difíceis e quer terminar ano na liderança da Superliga


Com apenas uma derrota em sete jogos, Rio de Janeiro põe invencibilidade dentro de casa à prova em semana decisiva contra Minas e Cruzeiro

Por GLOBOESPORTE.COM* Rio de Janeiro

Recuperado da lesão no joelho esquerdo, Dante ainda busca recuperar o ritmo necessário para voltar a atuar em alto nível pela equipe do Rio de Janeiro. Líder isolado da Superliga, com seis vitórias e apenas uma derrota, o time carioca perdeu a invencibilidade na última rodada, para o Campinas. O revés, porém, não foi motivo para se abater. Pelo menos, isso é o que garante o camisa 18.

- Temos que manter o ritmo. Nós perdemos por vacilo nosso. Erramos no final, coisa que em campeonato de alto nível como esse, você não pode permitir - analisou o ponteiro.

Dante em ação pelo Rio de Janeiro (Foto: Inovafoto)Dante em ação pelo Rio de Janeiro (Foto: Inovafoto)

Até o fim do ano, a equipe carioca terá mais dois jogos pela frente. A semana decisiva começou ontem, com a visita dos jogadores a escola social de vôlei da comunidade do Borel, na Tijuca. Na quinta, Dante, Bruninho e cia. enfrentam o Minas no Maracanãzinho, onde o Rio de Janeiro ainda não perdeu na competição. Dois dias depois, o último adversário do ano: o Cruzeiro, no confronto direto pela liderança da Superliga.

- O importante é que ainda estamos na frente. Nossa programação é terminar 2012 na liderança. Vamos jogar contra o Minas na quinta, que vai ser um jogo bem complicado e sábado teremos o confronto direto contra o Cruzeiro para ver quem termina em primeiro - afirmou.

O Rio de Janeiro é o atual líder da competição com 18 pontos, um a mais que o Cruzeiro, que aparece na segunda colocação. O terceiro colocado é o Canoas, com 14, seguido de Campinas e Sesi, ambos com 12 pontos somados.

* Leandro Garrido, estagiário, sob supervisão de Raphael Andriolo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/dante-espera-jogos-dificeis-e-quer-terminar-ano-na-lideranca-da-superliga.html

São Caetano vira, vence clássico do ABC e afunda São Bernardo na tabela


Depois de perder os dois primeiros sets, equipe vence rival por 3 sets a 2

Por GLOBOESPORTE.COM São Caetano do Sul, SP


A fase dos dois lados não é das melhores. Mas, ao entrarem em quadra para o clássico do ABC Paulista, São Bernardo e São Caetano tentaram deixar de lado o retrospecto ruim na Superliga. Piores equipes na tabela, começaram a partida dispostas a reagir. São Bernardo teve um início melhor. Venceu os dois primeiros sets e parecia se encaminhar para o primeiro triunfo na competição. Mas ficou no quase. Com uma equipe jovem, o São Caetano mostrou força e chegou à virada por 3 sets a 2, parciais 18/25, 20/25, 25/23, 25/16 e 15/12.

Com a vitória, o São Caetano chegou aos seis pontos na classificação. O São Bernardo continua sem vencer, mas ao menos saiu do zero na tabela.

As duas equipes só voltam à quadra no ano que vem. O São Caetano enfrenta o Sesi-SP, às 18h, no dia 11/01, novamente em casa. Na mesma sexta-feira, São Bernardo encara o Pinheiros, às 19h30m, fora de casa.

São Bernardo vence primeiros sets

São Bernardo começou em ritmo acelerado. Com ótimas atuações de Giovanna e Renatinha, oposto, mas na função de ponteira, a equipe não dava qualquer chance às jovens de São Caetano. 
Dani e Isabela tentavam, mas as rivais usavam a maior experiência para abrir distância no placar e levar a melhor nos ralis do primeiro set. No fim, com tranquilidade, São Bernardo fechou a parcial em 25/18.


São Caetano vence São Bernardo Superliga (Foto: July Stanzioni/Divulgação)O São Caetano aproveitou o mau momento do rival para derrotá-lo (Foto: July Stanzioni/Divulgação)

As donas da casa se recuperaram no segundo set. Dani cresceu na partida e vencia quase todas as disputas com o bloqueio rival. Mas São Caetano parecia perder a concentração nos momentos importantes. Aos poucos, o São Bernardo, que chegou a ficar três pontos atrás, reagiu. Retomou a liderança com as pancadas da cubana Masso e, apesar de um breve cochilo no fim, fechou em 25/20. O técnico José Alexandre chegou a comemorar: “Ufa, marcamos um ponto”. Mal sabia ele que seria o único.

São Caetano vira e afunda rival

Para se manter vivo no jogo, São Caetano voltou à quadra disposto a acabar com a tranquilidade rival. E, ao contar com os muitos erros do São Bernardo, conseguiu. Com autoridade, abriu cinco pontos de vantagem (21/16). As visitantes esboçaram uma reação e ficaram a apenas um ponto do empate (24/23 e 23/22). Mas não adiantou. São Caetano fechou em 25/23 e garantiu o quarto set.

A vitória na parcial animou São Caetano. No início do quarto set, as donas da casa abriram 4/0 no placar com facilidade. Mas São Bernardo não demorou a reagir. Pelas mãos da cubana Masso, chegou ao empate e virou, indo para a primeira parada técnica com 8/6.


São Caetano, no entanto, não deixou São Bernardo disparar. Foi buscar a diferença e viu o rival se perder em erros seguidos. Apenas em erros das visitantes, abriu oito pontos no placar (18/10). Depois, apenas controlou até o fim: 25/16.

O tie-break começou equilibrado, mas o São Caetano não demorou a tomar conta da parcial final. Abriu três pontos de vantagem e, apesar do esforço do São Bernardo, não saiu mais do topo. Em um erro de saque das rivais, as donas da casa fecharam em 15/12.

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/sao-caetano-vira-vence-classico-do-abc-e-afunda-sao-bernardo-na-tabela.html

Campinas enfrenta Volta Redonda e busca 4ª vitória seguida na Superliga


Campineiros chegam motivados após derrubarem o Rio de Janeiro, último invicto da competição. Cariocas querem reabilitação depois de derrota

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

Rivaldo comemora com Rodriguinho após ponto do Campinas contra o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)Rivaldo é o principal jogador do Campinas na
temporada (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)

Em bom momento na Superliga Masculina de vôlei, o Campinas busca sua sexta vitória (a quarta consecutiva) na competição nacional para se firmar entre os primeiros colocados. Nesta terça-feira, às 21h, a equipe recebe o Volta Redonda, no Ginásio do Taquaral, pela oitava rodada, com transmissão ao vivo pelo canal Sportv.

Os campineiros chegam empolgados após vitória emocionante sobre o Rio de Janeiro, por 3 sets a 2, quando derrubaram o último invicto. Antes, a equipe havia vencido Florianópolis e Juiz de Fora, ambos fora de casa. Com 12 pontos, o Campinas aparece na quarta colocação.

O Volta Redonda, porém, tenta a reabilitação após a derrota para o Canoas, por 3 sets a 1, em casa, na última rodada. Com 10 pontos, a equipe carioca aparece na sexta colocação, tenta ultrapassar o Campinas, isso em caso de vitória como visitante, e se manter na zona de classificação.

Para esta partida os torcedores poderão trocar 1kg de alimento não perecível por ingressos a partir das 10h até o horário do jogo.

Quadra para encostar nos primeiros colocados

Apesar do bom momento na Superliga, o técnico Marcos Pacheco optou em poupar os titulares nos treinamentos. O treinador afirmou que isso é necessário em razão do grande esforço físico, já que as duas últimas vitórias da equipe foram definidas apenas após a realização do tie-break.


- Passamos por dois jogos intensos de cinco sets, o que ocasionou desgaste aos atletas. Em função disto, treinamos mais com os jogadores que foram menos solicitados nas partidas anteriores - avaliou o comandante.

Jogadores do Campinas comemoram vitória contra o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)Jogadores do Campinas comemoram vitória contra o Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/MedleyCampinas)

O ponteiro Renato Russomano acredita que a equipe pode conquistar a quarta vitória consecutiva nesta Superliga, mas pede a mesma dedicação das últimas partidas.

- Temos que manter um bom ritmo contra o Volta Redonda, assim como foi diante do Rio de Janeiro. Não podemos entrar sem foco porque aí seremos atropelados. Jogamos no sábado e quatro dias depois estamos em quadra novamente, por isso, precisamos descansar bastante - declarou.

Reação tem que ser longe de casa

No Volta Redonda, o técnico Alessandro Fadul elogiou o Campinas, principalmente pelo nível de preparação do adversário. No entanto, o treinador aposta em um bom desempenho do seu time, que até o momento venceu os dois jogos que realizou como visitante, contra Pindamonhangaba e Juiz de Fora.


- Será um jogo extramente difícil. Vamos enfrentar uma equipe bem preparada e, principalmente, muito motivada em função de uma grande vitória sobre o Rio de Janeiro. São favoritos, mas vamos entrar em quadra para fazer o nosso melhor, contando que o nosso melhor nos ajude a buscar mais uma vitória fora de casa - disse Fadul.

Pinda x Volta Redonda Superliga (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)Volta Redonda venceu duas vezes fora de casa na temporada (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

FONTE:

Escultor dá retoques finais em estátua de Pelé para o novo Maracanã


Após três meses de pesquisa e trabalho duro, Ique revela resultado de obra que será inaugurada em fevereiro, após a reforma do estádio

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Conhecido por retratar com ilustrações bem-humoradas momentos marcantes e polêmicos da história do Brasil nos últimos 35 anos, há três meses o cartunista e o escultor Ique se dedica ao seu mais novo 'filho'. O mais recente desafio do chargista, que iniciou carreira no "Jornal do Brasil" e venceu dois Prêmios Esso de Jornalismo, é esculpir uma estátua de Pelé, que será instalada no Maracanã em fevereiro (assista ao vídeo).

- É incrível porque é uma preocupação mesmo de filho e eu quero as etapas todas, porque esse filho tem que parecer comigo no final, não pode parecer com o vizinho - afirmou.

A tarefa de Ique é reproduzir o brasileiro mais famoso do mundo em uma estátua de bronze. Ele se inspirou na comemoração célebre de Pelé após o gol que o Rei do futebol marcou contra a Tchecoslováquia, na estreia da Copa do Mundo de 1970. Para isso, o escultor utilizou fotos de todos os ângulos do ex-atleta e reproduziu fielmente todos os detalhes, do cabelo geométrico, até os dentes levemente tortos.

- Ele tem que se sentir fazendo este gol, comemorando este gol. É isso que eu quero, que ele olhe e fale: "Poxa, esse sou eu".

O processo de fabricação é lento e demorou três meses para a obra ficar pronta (Foto: Arte SPORTV.COM)O processo de fabricação da estátua é lento e exigiu três meses de trabalho (Foto: Arte SPORTV.COM)

Além de charges premiadas, Ique já retratou outras personalidades em esculturas, como Michael Jackson, que está no Morro Santa Marta (Botafogo, Zona Sul do Rio), João Saldanha, no Maracanã e Martinho da Vila, em Duas Barras (RJ).

Para o mais novo filho do escultor vir ao mundo, a obra passa por várias fases durante sua fabricação. A primeira versão é em miniatura, feita em plastilina, uma massa. Depois ela passa por um molde com negativo e vira cera. Em outro molde, a cera vai para o forno e derrete deixando uma matriz.

Foto mostra Ique trabalhando na escultura em seu ateliê, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Ique dá os retoques finais na escultura de Pelé
em seu ateliê (Foto: Divulgação)

- A cera sendo perdida, é fundido o metal em alto-forno e esse metal incandescente, líquido é derramado aqui dentro, preenchendo o espaço. Depois de preenchido esse espaço, esse material esfria e com uma marreta você quebra esse material e, lá dentro está o bronze.

Com a versão pequena pronta, todo o processo precisa ser repetido em escala real. Ique precisou pesquisar para descobrir a exata altura de Pelé e encontrou registros entre 1,72m e 1,75m. Como a estátua reproduz o momento do salto e do soco no ar, a obra está na ponta do pé esquerdo, o que aumentou o tamanho do ex-jogador em alguns centímetros. No total, a escultura tem 1,84m e pesa 200kg.

No dia 20 de janeiro, a obra será entregue para o Governo do Rio de Janeiro e, no dia 28 de fevereiro será instalada no Maracanã, palco do milésimo gol do Rei do futebol, marcado em 1969.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2012/12/ique-mostra-fabricacao-de-escultura-de-pele-que-ficara-no-novo-maracana.html

Pelos critérios do Barça, 'Edmundo da Zâmbia' supera recorde de Messi


Comparado ao Animal por historiador, Chitalu chegou a 106 gols em 1972 levando em conta jogos oficiais por clube e seleção. Argentino tem 90

Por Felipe Schmidt Rio de Janeiro

O livro dos recordes pode ter optado por Lionel Messi, e a Fifa, ficado em cima do muro. Mas, se os registros levantados pela Federação de Futebol da Zâmbia (FAZ) estiverem realmente corretos, o maior artilheiro em um ano na história do futebol é mesmo Godfrey Chitalu, polêmico ex-atacante zambiano - comparado até a Edmundo pelo pesquisador que estudou sua carreira.
 Seguindo o critério adotado pelo Barcelona e pela imprensa europeia, "Ucar" bate o craque argentino com folga: 106 gols em partidas oficiais em 1972, contra 90, até o momento, do camisa 10 do Barça em 2012. A soma leva em conta jogos por seleções (incluindo amistosos) e por clubes (somente campeonatos).

O levantamento de Chitalu, chamado de "Ucar" no seu país, foi feito pelo historiador zambiano Jerry Muchimba. Após cinco anos coletando registros de jornais locais da época e outras fontes históricas, ele diz ter conseguido catalogar todos os gols marcados pelo jogador, que atuava no Kabwe Warriors quando estabeleceu o recorde. Assim que Messi bateu o recorde de Gerd Müller (85 em 1972, por Alemanha e Bayern de Munique), a FAZ alegou que Chitalu tinha feito 107 em 1972. Mas a conta incluía amistosos pelo clube e partidas festivas, além de excluir nove gols marcados na Liga dos Campeões da África. Usando os mesmos critérios do Barça, o GLOBOESPORTE.COM chegou ao número final do zambiano: 106 entre janeiro e dezembro (clique aqui e baixe a lista completa de gols de Chitalu em 1972 e de Messi em 2012).

Godfrey Chitalu, da Zâmbia (Foto: Zambian Football)Chitalu em ação: 106 gols em jogos oficiais em 1972 (Foto: Zambian Football)

- Foi muito difícil registrar todos os gols, porque nossa federação não tinha registros, e algumas edições de jornais não foram encontradas. Além disso, algumas crônicas não diziam quem havia feito os gols. Tive de ter paciência e procurar por outras fontes de informação. O importante é que, no fim, consegui achar todos os gols, assim como todas as partidas em que ele atuou – contou Muchimba, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Pelo critério do Barça e da imprensa europeia para determinar o recorde de Messi (assim como o de Gerd Müller antes), os gols computados para o argentino em 2012 são aqueles que ele anotou em jogos da Copa do Rei, da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol, da Supercopa da Espanha e dos amistosos e partidas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2014 pela seleção argentina. Ficam fora cinco gols de amistosos na pré-temporada do Barcelona: três contra o Raja Casablanca (goleada de 8 a 0, em 28 de julho), um contra o Paris Saint-Germain (2 a 2, em 4 de agosto) e um contra o Dínamo Bucareste (vitória de 2 a 0, em 11 de agosto).

Godfrey Chitalu, da Zâmbia (Foto: Reprodução)Registros em jornais foram usados por Muchimba
para catalogar todos os gols (Foto: Reprodução)

No total, o argentino atuou, até aqui, 68 vezes, entre jogos oficiais do Barça e partidas com a camisa da Argentina. Chitalu, entretanto, entrou em campo apenas 50 vezes em 1972 (pelo Kabwe Warriors e Zâmbia), de acordo com a pesquisa de Muchimba. Por outro lado, "Ucar" teve a seu favor duas competições a mais: além da Castle Cup, principal copa da Zâmbia (como se fosse a Copa do Brasil ou Copa do Rei), havia a Challenge Cup, equivalente à "Copa da Liga" de países como Alemanha e Inglaterra, e a Chibuku Cup, outro torneio de mata-mata no país.

Por fim, também era realizada a Charity Chield, disputada nos mesmos moldes da Supercopa da Espanha (vencedor da Castle Cup contra o campeão nacional). Em 1972, ano do recorde de Chitalu, o time do artilheiro levou para casa todos estes troféus. Ele marcou ainda pelo Campeonato Zambiano, pela Liga dos Campeões da África e também com a camisa da seleção nas eliminatórias para a Copa de 1974.

Outro fator que pode ser levado em conta, embora não tire o mérito de Chitalu, é o fato de que, na época do artilheiro, o futebol na Zâmbia não era bem estruturado e o nível técnico era muito abaixo do que Messi encontra pela frente atualmente.

- Naquela época, os clubes eram semiprofissionais. Os jogadores tinham empregos e só iam para os treinos após saírem do trabalho. O próprio Chitalu trabalhava para a empresa Zambia Railways, patrocinadora do Kabwe Warriors. A liga principal era chamada Divisão I, e existia também a Divisão II. Depois disso, havia um grande número de ligas amadoras em diversas províncias. Nos anos 70, a liga tinha 14 times na elite - explicou o historiador.

Godfrey Chitalu, da Zâmbia (Foto: Zambian Football)Chitalu posa com a bola comemora
tiva a seurecorde na época (Foto: Zambian Football)

Apesar disso, Muchimba não crê que a marca de Chitalu deve ser relativizada em relação à de Messi, alcançada nos principais campeonatos do mundo na atualidade.

- Os registros estão aí para provar o recorde de Chitalu. O fato de que há uma foto dele segurando uma bola com seu nome e a inscrição “107” mostra que não é uma história fabricada – argumentou.

A imagem citada pelo pesquisador foi a primeira coisa que chamou a atenção do mundo para Chitalu. Entretanto, nem o número registrado na foto é o correto. Na conta inicial, não são incluídos outros nove gols feitos pelo jogador no início daquele ano, pela Liga dos Campeões da África, o que elevaria o total para 116 tentos, incluindo amistosos.

- Acredito que estes gols não foram levados em conta porque a temporada na Zâmbia começa em março, e os jogos foram realizados em janeiro. Em um jornal local, eu vi uma explicação dizendo que os gols de Chitalu contra o Majantja, pela primeira fase da Liga dos Campeões, não foram considerados porque o jogo foi disputado do início da temporada. Isso, obviamente, estava errado. Os gols deveriam ser incluídos – explicou Muchimba.
‘Edmundo’ da Zâmbia

Ao contrário de Messi, conhecido como exemplo de profissional e pouco afeito a polêmicas, Chitalu era uma espécie de “bad boy” na Zâmbia. Ao mesmo tempo em que era elogiado pela capacidade de balançar as redes adversárias, era criticado pela falta de esforço e não costumava levar desaforo para casa. Perguntado se Chitalu seria uma espécie de Balotelli dos anos 70, Jerry Muchimba preferiu fazer uma comparação com Edmundo, ex-atacante brasileiro.

- Eu acho que Edmundo era similar a Chitalu. Controverso, mas brilhante como jogador. O italiano Paolo di Canio também era parecido. Balotelli não: ele faz coisas loucas, mas na maioria das vezes decepciona em campo. A habilidade de Chitalu nunca foi questionada, e ele era muito popular com os torcedores.

Chitalu é o maior nome do futebol da Zâmbia. Em 1968, ele já havia marcado 81 gols pelo Kitwe United, antes de rumar para o Kabwe Warriors, onde estabeleceria o recorde quatro anos depois. Ao longo de sua carreira, ele foi eleito cinco vezes o melhor jogador de seu país e, quando se aposentou, em 1982, recebeu da Fifa um prêmio especial por tudo que alcançou em campo.

Ao deixar os gramados, o ex-atacante ainda virou treinador, comandando o Kabwe Warriors, antes de chegar à seleção da Zâmbia em 1993, quando morreu em um acidente de avião, aos 45 anos, que também provocou o falecimento de todo o elenco da equipe na época.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2012/12/pelos-criterios-do-barca-edmundo-da-zambia-supera-recorde-de-messi.html