quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Renê Simões é apresentado no Vasco e diz que permanência de Juninho depende mais do meia



Renê Simões cumprimenta Ricardo Gomes durante sua apresentação à imprensa
Renê Simões cumprimenta Ricardo Gomes durante sua apresentação à imprensa Foto: Cezar Loureiro
Rafael Oliveira

Renê Simões foi apresentado na manhã desta terça-feira como novo diretor executivo do Vasco, com contrato de dois anos. Ele chegou com muito planos para o futuro, mas muitos problemas no presente para resolver. No seu primeiro discurso, o dirigente afirmou que sonha montar uma equipe ideal em que oito jogadores sejam formados na base do clube e, estes jovens sejam liderados por três grandes astros que fortaleceriam a marca do time.

Mas, atualmente, sua prioridade é resolver a situação de Juninho Pernambucano, que tem uma proposta sedutora do Red Bulls, de Nova York, mesmo time de Thierry Henry.
- Vai depender mais dele do que do Vasco. Mas o clube, é óbvio, vai buscar todos os recursos possíveis e imagináveis para fazê-lo ficar – falou.

Enquanto o Vasco não consegue trazer os astros sonhados por Renê, o clube corre atrás de jogadores mais modestos. É o caso Elsinho, do Figueirense, Thiaguinho, do Cruzeiro, e João Paulo, da Ponte Preta. Segundo o diretor, haverá uma reunião entre ele e o diretor técnico, Ricardo Gomes, na próxima quinta-feira, para falar sobre esses assuntos.

O presidente Roberto Dinamite, que estava na coletiva, confirmou também que está perto de fechar com Cristiano Koehler, que estava no Grêmio, para ser diretor adminstrativo do clube.

FONTE:

Seedorf distribui autógrafos para torcedores do Botafogo e esbanja simpatia



Seedorf posa com um torcedor do Botafogo no Rio de Janeiro
Seedorf posa com um torcedor do Botafogo no Rio de Janeiro Foto: Ricardo Moraes / Reuters
Extra

O meia Seedorf conquistou, de fato, o coração dos torcedores do Botafogo. O holandês, que chegou no clube em julho deste ano, deu um passeio pela Zona Sul do Rio de Janeiro e foi parado por muitos torcedores para tirar fotos e distribuir autógrafos. De camisa vinho e bermuda branca, o jogador esbanjou simpatia.
Seedorf dá autógrafos para torcedores
Seedorf dá autógrafos para torcedores Foto: Ricardo Moraes / Reuters

Em entrevista à agência "Reuters", o meia afirmou que não se arrepende de ter deixado o Milan e se transferido para o Botafogo, o qual chama de "clube ambicioso".

– O Botafogo tem um projeto muito ambicioso, é um clube muito ambicioso, eles querem voltar para onde já estiveram antes. Essa foi realmente uma grande motivação para eu deixar o Milan após dez anos. Devo dizer que não lamento minha escolha. Está sendo muito intenso, uma grande experiência, nova cultura no futebol e também na vida – disse.
Meia assina camisa de menino
Meia assina camisa de menino Foto: Ricardo Moraes / Reuters


Seedorf caminha pela ciclovia na Zona Sul do Rio

FONTE:

Após se dizer nervoso, Cristiano Ronaldo posa com troféu do Prêmio Nacional do Esporte na Espanha





Cristiano Ronaldo posa com prêmio recebido do governo da Espanha Foto: Reprodução / Instagram
Extra

O atacante Cristiano Ronaldo foi receber uma grande honraria nesta terça-feira em Madri, na Espanha. O camisa 7 do Real Madrid foi eleito o melhor jogador de 2011 e recebeu o Prêmio Nacional do Esporte, na categoria melhor esportista ibero-americano, concedido todos os anos pelo governo espanhol.

Antes de subir no palco do Palácio do Pardo, o jogador havia postado uma foto se dizendo “nervoso” por receber tal honraria. Depois, com o troféu em mãos, o português posou sorridente e postou uma foto na internet.

Cristiano Ronaldo foi receber um prêmio dado pelo Governo da Espanha
Cristiano Ronaldo foi receber um prêmio dado pelo Governo da Espanha Foto: Reprodução / Instagram

Em anos anteriores, os argentinos Lionel Messi e Sergio Aguero também receberam a honraria.

FONTE:

Celtic garante classificação após vitória sobre o Spartak Moscou


Reuters
Campeões ao marcar de pênalti na vitória de 2 x 1 sobre o Spartak Moscou, na quarta-feira, na última rodada do Grupo G no Celtic Park.

Foi uma grande recompensa para o Celtic, que deu um grande passo para avançar à fase eliminatória no mês passado ao bater o Barcelona por 2 x 1.

O time escocês se classificou para as oitavas de final pela primeira vez desde a temporada 2007-08.

FONTE:
http://extra.globo.com/esporte/celtic-garante-classificacao-apos-vitoria-sobre-spartak-moscou-6943534.html


Harley perto da marca de 1000 vitórias na carreira


Lancepress
 
O vôlei de praia brasileiro está próximo de ter mais um integrante no seleto grupo de atletas com 1000 vitórias na carreira. Depois de Juliana e Larissa atingirem a marca na etapa de Belo Horizonte do Circuito Nacional, Harley pode conseguir o feito neste fim de semana, na etapa do Rio de Janeiro da competição. Para isso, o jogador precisa ganhar apenas duas partidas na fase classificatória, que acontece nesta sexta, dia 7.

- Estou muito emocionado com essa possibilidade de fazer parte de um grupo tão restrito no vôlei de praia. Foram poucos atletas que chegaram a essa marca. Mas em primeiro lugar vem a vontade de vencer. Se fizermos tudo certo, essa marca virá naturalmente e será muito especial, por ser no Rio de Janeiro, onde moro. Tomara que possa passar das mil e comemorar também o título da etapa - disse o brasiliense, de 38 anos.

Harley soma até o momento 530 vitórias em torneios brasileiros e 468 em torneios internacionais. Até este ano, apenas Ricardo, Emanuel, Roberto Lopes, Márcio, Franco, Benjamim, Sandra Pires, Adriana Behar e Shelda haviam superado este número expressivo de conquistas.

FONTE:

Oswaldo de Oliveira afirma que sua renovação com o Botafogo está acertada



Oswaldo de Oliveira afirmou que vai ficar no Botafogo Foto: Jorge William / O Globo
Rafael Oliveira

O técnico Oswaldo de Oliveira disse que vai permanecer no Botafogo na próxima temporada. O treinador afirmou que nesta quinta-feira a sua renovação com o Botafogo está praticamente acertada. Ele se mostrou muito otimista e falou que terá mais uma reunião com a diretoria para selar a renovação.

– Está em curso. Vamos ter mais um encontro esta semana, mas acho que já está acertada. Não vai ter dificuldade não – garantiu o comandante.

O treinador comentou sobre o planejamento do Botafogo para 2013. Ele disse que espera contar com a volta de Bruno Mendes e falou ainda da necessidade de reforços para alguns setores do time.

- Já temos algumas posições carentes, que foram citadas. Precisamos de um jogador no ataque, um de defesa e no meio-campo. Apesar de termos um grupo bom, se possível vamos reforçar – disse.

FONTE:
http://extra.globo.com/esporte/botafogo/oswaldo-de-oliveira-afirma-que-sua-renovacao-com-botafogo-esta-acertada-6939902.html



Romarinho, filho de Romário, rescinde com o Vasco e revela mágoa: ‘Não querem ver meu sucesso’




Pelas palavras do garoto de 19 anos, a direção do clube não quer ver o seu sucesso e, por isso, ele irá procurar um novo time.

“Estou rescindindo com o Vasco, triste por estar deixando amigos e por estar deixando o clube que eu comecei no futebol e passei a minha vida inteira. O clube que eu tinha o sonho de ser revelado e fazer história, mas se quem esta lá dentro não quer ver meu sucesso, tenho que procurar outro lugar pra fazer o que eu mais gosto. Mas mesmo assim. Obrigado Vasco por todos esses anos que a maioria dos momentos eu fui muito feliz”, escreveu no microblog.

O menino não vinha sendo aproveitado pelo técnico da base, Sorato. Em junho, Romário havia usado o Twitter para dizer que o filho não jogaria mais no Vasco e que iria para o Barcelona. Na época, o jovem negou as palavras do pai.

FONTE:
http://extra.globo.com/esporte/vasco/romarinho-filho-de-romario-rescinde-com-vasco-revela-magoa-nao-querem-ver-meu-sucesso-6938830.html


Fluminense: Rodrigo Caetano afirma que clube irá contratar jogadores para compor elenco em 2013



Rodrigo Caetano afirmou que Carleto não deve permanecer no clube Foto: Jorge William / O Globo
Rafael Oliveira

As contratações do Fluminense para 2013 vão passar longe de grandes jogadores, como Ronaldinho Gaúcho e Conca, que a torcida tanto sonhava. O diretor executivo, Rodrigo Caetano, falou durante coletiva no Footecon nesta quarta-feira e traçou o perfil dos jogadores que vão ser contratados. O dirigente deixou claro que serão atletas apenas para compor elenco.

– Vamos trazer jogadores que tenham atuado em suas equipes, mas que venham para ser mais uma opção. Hoje, o elenco do Fluminense é polarizado. Tem jogadores experientes, que são considerados titulares, e jogadores jovens. Temos esse vácuo de jogadores que já jogaram em seus clubes e tem certa experiência, mas que não viriam para ser os ditos titulares – disse.

Ele confirmou que dificilmente o lateral-esquerdo Thiago Carleto vai permanecer no clube. O jogador veio por empréstimo junto ao São Paulo. Sem a renovação, abrirá mais uma vaga para o Tricolor repor.

– O Carleto pertence ao Fluminense, é um empréstimo e a situação é difícil de permanência. Consequentemente temos que buscar uma peça na posição sim – afirmou.

FONTE:
http://extra.globo.com/esporte/fluminense/fluminense-rodrigo-caetano-afirma-que-clube-ira-contratar-jogadores-para-compor-elenco-em-2013-6937992.html

Dorival Júnior confirma que ele e Zinho permanecem no Flamengo



Dorival Junior e Zinho durante um treino do Flamengo em outubro deste ano
Dorival Junior e Zinho durante um treino do Flamengo em outubro deste ano Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem


Antes de dar início a sua palestra no Footecon 2012, o técnico Dorival Júnior confirmou que irá permanecer no Flamengo. O treinador disse ainda que o diretor de futebol, Zinho, também ficará no cargo no próximo ano. Segundo o comandante, o novo presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, ligou para a ele para informar a sua permanência.

– Recebi uma ligação do presidente e ele falou que gosta do meu trabalho e do Zinho e por isso vamos continuar no clube. Eu agradeço muito a confiança dele – disse Dorival.

O treinador chegou no clube em julho deste ano, após a saída do técnico Joel Santana. Dorival assinou contrato com o clube até o fim de 2013.

Top 5 dos dribles: da lambreta de Neymar à meia-lua de Damião


Jogadas ao longo do Brasileirão mostram alta categoria. Assista ao vídeo

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A cada uma das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, dribles  desconcertantes ajudaram a desmontar  sistemas defensivos. O GLOBOESPORTE.COM apresenta agora o vídeo dos melhores. Há quem considere, inclusive, os dribles o grande charme, a cereja do bolo.
Para começar a lista, nada melhor do que a lambreta de Neymar em Carlos César, no clássico Santos x Atlético-MG, pela 31ª rodada, na Vila Belmiro. A bola já estava quase saindo pela lateral no lado esquerdo do ataque santista aos 46 do segundo tempo quando o camisa 11, apertado por dois marcadores, usou o difícil e bonito recurso de levantar a bola por trás com os dois pés para dar o balão no adversário. A torcida, feliz, comemorou como se fosse gol. O jogo terminou 2 a 2. Mas isso, àquela altura, pouco importava.

Muito antes disso, na quinta rodada, o atacante  Leandro Damião, mais ou menos no mesmo espaço de campo em que Neymar deu a lambreta, aplicou a meia-lua no seu marcador, o zagueiro Brinner, do Botafogo, que deixou muita gente com a boca aberta. O Inter até perdeu o jogo em casa por 2 a 1, mas a jogada foi tema de discussão em muita mesa de bar. Tanto quanto o drible de Carlos Alberto, do Vasco, em Lucas e Márcio Azevedo pela 12ª rodada. Os dois ficaram sentados no chão, e o chute parou na trave. Mas o Vasco venceu o Botafogo por 1 a 0.

Mas o que dizer da caneta de Lincoln, do Coritiba, em Pará, do Grêmio, na vitória do Coxa por 2 a 1? O jogador tricolor passou lotado após o drible na linha de fundo. O lance que fecha a lista é o lençol duplo de Elkeson, do Botafogo, sobre Everton e Leandro Guerreiro, do Cruzeiro, na vitória alvinegra por 3 a 1 na 22ª rodada.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/12/top-5-dos-dribles-da-lambreta-de-neymar-meia-lua-de-damiao.html

Recorde: nove equipes terminam o Brasileirão sem trocar de técnico


Dança dos treinadores foi menos intensa nesta temporada que em todos os outros campeonatos da era dos pontos corridos: 20 mudanças no total

Por Rodrigo Breves e Roberto Teixeira Rio de Janeiro

abel FLUMINENSE x VASCO (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)Abel Braga comandou a conquista do tetra desde o
início (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)

A velha máxima de que time que está ganhando não se mexe valeu também para quem comandou as equipes na Série A. No Brasileirão 2012, nove clubes terminaram a competição com o mesmo técnico que começou o trabalho em maio, o que é um recorde na era dos pontos corridos. Até então, o máximo de times com o mesmo comando do início ao fim havia sido das temporadas 2008 e 2011, quando sete técnicos mantiveram o emprego.

Os times que não mexeram seguirão na Primeira Divisão em 2013. Os três primeiros não mexeram no comando: o campeão Fluminense, de Abel Braga, o vice Atlético-MG, de Cuca, e o terceiro colocado Grêmio, de Vanderlei Luxemburgo. Entre os times que asseguraram vaga na Libertadores 2013, apenas o São Paulo mudou de técnico durante a competição. Ney Franco assumiu o cargo que foi de Emerson Leão.

O Corinthians, de Tite, campeão da Libertadores, também não teve motivo para mudar, já que o Brasileiro foi tratado como um grande teste para o Mundial de Clubes. O Botafogo, de Oswaldo de Oliveira, o Santos, de Muricy Ramalho, o Náutico, de Alexandre Gallo, e a Portuguesa, de Geninho, preferiram a manutenção do trabalho e, mesmo sem campanhas brilhantes, todos permaneceram na elite nacional. Por fim, o Cruzeiro até anunciou que Celso Roth não seria mais o treinador para a próxima temporada, mas ele manteve o emprego até a última rodada. A Raposa terminou em nono lugar geral.

vai vem técnicos info (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Outro recorde foi o total de número de trocas que a Série A deste ano superou a do ano passado: 20 contra 22. Quem mais fez mudanças foram justamente os clubes que foram rebaixados ou sofreram até o fim para não cair. O recorde ficou com o Atlético-GO, que começou com Adilson Batista, apelou para Hélio dos Anjos, efetivou Jairo Araújo, chamou Artur Neto para tentar o milagre e, por fim, fechou o campeonato novamente com Jairo Araújo, agora apenas como interino. O Figueirense teve Argel Fucks, coincidentemente também Hélio dos Anjos e Márcio Goiano, mas também fechou a temporada comandado por um interino: Fernando Gil. Pelo Sport, passaram Vagner Mancini, Waldemar Lemos e Sérgio Guedes.

Dos rebaixados, só o Palmeiras fez apenas duas trocas: Felipão deu lugar a Gilson Kleina, que seguiu no cargo até o fim. Outro clube que mexeu muito no comando técnico, mas acabou se salvando da Série B na última rodada foi o Bahia. Falcão, Caio Júnior e Jorginho estiveram no comando do Tricolor em 2012.

Na Série B, só quatro clubes não trocaram de técnico

Enderson Moreira, técnico do Goiás (Foto: Wildes Barbosa / O Popular)Enderson Moreira conduziu o Goiás ao acesso e ao
título da Série B (Foto: Wildes Barbosa / O Popular)

Se verificarmos, porém, o que aconteceu na Série B com os mesmos 20 clubes e regulamento de pontos corridos, a paciência não é a mesma. Só quatro equipes mantiveram os treinadores do início ao fim. Curiosamente, dois deles foram exatamente o campeão Goiás, de Enderson Moreira, e o vice Criciúma, de Paulo Comelli. Além disso, Roberto Fernandes, no América-RN, e Sidney Moraes, no Boa Esporte, também fecharam a competição no cargo e as duas equipes permaneceram na Segundona.

Os outros dois clubes que voltaram à Série A viveram momentos conturbados. No Vitória, Carpegiani mantinha o time no G-4 até a 31ª rodada, quando foi surpreendido pela diretoria com a sua demissão. Ricardo Silva, eterno interino do Leão, foi efetivado, mas durou apenas três jogos. Após duas derrotas seguidas, a diretoria trouxe PC Gusmão para a reta final, que, aos trancos e barrancos, garantiu o acesso. Já no Atlético-PR, Juan Ramon Carrasco começou o campeonato e foi substituído por Ricardo Drubscky. Depois de apenas dois jogos, porém, ele foi "rebaixado" a auxiliar com a contratação de Jorginho. No entanto, o novo comandante também não agradou e Drubscky voltou ao cargo para levar o Furacão de volta à elite.

Apesar das confusões da Série B, a tendência pela manutenção do trabalho parece clara pelos números da Série A. As próximas temporadas vão mostrar se cada vez mais técnicos terão sequência no emprego ou se a pressão interna e externa será mais forte pela quebra da continuidade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/12/recorde-nove-equipes-terminam-o-brasileirao-sem-trocar-de-tecnico.html

Unidos pela dor: fusão do remo e futebol do Botafogo completa 70 anos


Morte de jogador de basquete em quadra foi fundamental para unir os dois clubes. Família do ex-atleta doará camisa oficial do último jogo de Albano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No início dos anos 40, o bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, abrigava dois dos clubes mais importantes da cidade. Ambos com nome parecido, mas distantes um quilômetro um do outro. O Clube de Regatas Botafogo ficava na praia. Já a sede do Botafogo Futebol Clube era a mesma de hoje, na Rua General Severiano.

Embora tão próximos, os dois Botafogos continuavam separados. Até o dia 12 de junho de 1942, quando se enfrentaram em uma partida de basquete: Botafogo de Regatas contra Botafogo FC. Armando Albano era um dos principais jogadores da equipe de General Severiano. Um dos cestinhas do clube, saiu atrasado do trabalho e chegou à quadra com o jogo já em andamento. Trocou de roupa com pressa e se juntou ao grupo.

- Ele entra no final do primeiro tempo. Apesar de ser um dos cestinhas do clube, nessa partida ele não marca nenhum ponto. E vai para o intervalo. (...) Eles estavam fazendo um bate bola de aquecimento para a segunda etapa. Quando ele foi abaixar para pegar a bola, ele caiu na quadra - explica o jornalista e autor do livro sobre a fusão do Clube, Rafael Casé.
Albano foi levado ao vestiário e a partida recomeçou. Após alguns minutos tentando trazê-lo de volta à vida, a notícia da tragédia interrompeu o jogo. Até hoje, o duelo nunca foi terminado. O Botafogo de Regatas abdicou do direito de jogar a continuação para que o Albano tivesse como homenagem uma última vitória. O placar permaneceu o mesmo: 23 a 21.

- A morte em um jogo justamente entre os dois clubes foi o estopim. O presidente Augusto Frederico Schmidt, do Regatas, disse que não havia mais como os dois Botafogos serem um só. E o presidente do Futebol concordou - relembra Rafael.

A fusão foi oficializada seis meses depois, no dia 8 de dezembro de 1942. Da união dos dois nasceu o Botafogo de Futebol e Regatas. Os escudos também se misturaram e o preto e o branco, comum aos dois, foram mantidos.

Escudo Botafogo antes da fusão (Foto: Reprodução TV Globo)À esquerda, o escudo do Clube de Regadas. À direita, do Botafogo FC (Foto: Reprodução TV Globo)

A camisa que Albano usava quando faleceu em quadra está preservada e será doada pela família ao alvinegro. Botafoguense, o filho Arnaldo guarda com carinho a relíquia, que é considerada o maior símbolo da união dos dois clubes.

- (A camisa) vai ficar no lugar onde ele jogou, onde ele gostava, onde ele viveu, onde ele deu a vida. Nós nunca tivemos mágoa do Botafogo, muito pelo contrário. Temos um orgulho muito grande, uma satisfação muito grande de meu pai ter jogado lá. Por tudo que eles fizeram, não só pelo meu pai, mas por mim.

Já o clube presenteou a família de Albano com uma camisa de basquete atual, para marcar o aniversário da fusão do futebol com o remo.

Clique aqui e veja mais vídeos do Botafogo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/12/unidos-pela-dor-fusao-do-remo-e-futebol-do-botafogo-completa-70-anos.html

Ceni festeja volta por cima antes de 'viver a vida em 90 minutos'


Goleiro comemora final após 6 meses longe dos gramados, elogia grupo, mas teme pelo futuro sem Lucas. Para ele, 2013 tem de começar logo

Por Alexandre Lozetti e Marcelo Prado Buenos Aires, Argentina

Não estranhe se, no vídeo da entrevista de Rogério Ceni, você ouvir um incômodo barulho ao fundo. É que o goleiro do São Paulo atendeu o GLOBOESPORTE.COM num cenário um tanto quanto rústico. Uma arquibancada de ferro no ginásio poliesportivo do Boca Juniors, na Bombonera, local onde nesta quarta-feira o seu Tricolor começa a lutar pelo título da Copa Sul-Americana contra o Tigre.

À frente, garotas treinavam futsal. Atrás, rapazes jogavam bocha, e “participavam” da entrevista a cada vez que a pesada bola batia com força na parede. A rápida entrevista, antes que Ney Franco chamasse os jogadores para o último treino antes da decisão, teve de ser feita dentro do ginásio porque fora, no estacionamento, dezenas de garotos com camisa do Boca cercaram o capitão em busca de fotos e autógrafos. Garotos que certamente nem eram nascidos quando Rogério Ceni esteve na Bombonera pela primeira vez, em 1993.

- Eu mudei mais do que o estádio. O concreto não muda tanto quanto o rosto da gente.

A pouco mais de um mês de completar 40 anos, Ceni vive também uma vitória pessoal ao disputar a final da Sul-Americana. No início do ano, a séria lesão no ombro direito gerou dúvidas sobre a sequência de sua carreira. Na época, o goleiro gravou um vídeo e disse que aquele “não era o fim”. E não era mesmo. O ótimo momento na reta final do Brasileiro e na Sul-Americana, e o fato de disputar uma final tão rapidamente, não surpreendem tanto quanto os mais de 30 jogos consecutivos sem lesões musculares. Fruto de um trabalho intensivo de recuperação, que vai continuar até nas férias.

Rogério Ceni treino São Paulo La Bombonera (Foto: José Patrício / Ag. Estado)Rogério Ceni em ação no treino na Argentina (Foto: José Patrício / Ag. Estado)

A decisão empolga Rogério Ceni, mas o futuro o preocupa, principalmente sem Lucas, xodó do capitão. Entre elogios ao comportamento do grupo, ele alertou contra o relaxamento em razão de um possível título da Sul-Americana, pediu reforços ainda neste ano e analisou a contratação do goleiro Renan Ribeiro, do Atlético-MG.

- É jovem, tem certa experiência, mas te confesso que há outras posições mais carentes.
GLOBOESPORTE.COM: Você teve um início de ano muito sofrido, e termina numa final. Foram sensações muito diferentes, como você viveu isso?

Rogério Ceni: Ter lesão em pré-temporada é sempre complicado, mas houve tempo de pegar as principais competições, já que não disputamos a Libertadores. Foram momentos distintos.
 Chegamos às semifinais do Paulista, o que não deixa de ser obrigação, e da Copa do Brasil. Não participei, foram tempos de paciência, dedicação e trabalho, que reverteram em coisas difíceis, como a volta à Libertadores e a oportunidade de chegar a uma final inédita. Quem sabe a gente não traga essa Sul-Americana para o torcedor, acho que ele ficaria muito feliz. Seria um fim de ano justo e razoável por tudo que se passou em 2012.
E jogar aqui na Bombonera...

Pra você ter uma ideia, joguei uma Recopa aqui em 1993 contra o Boca, aos 20 anos. Fico muito feliz de, chegando aos 40, poder jogar uma final novamente nesse estádio. É extremamente gratificante viver situações semelhantes quando garoto e no fim da carreira.

O que mudou mais, você ou a Bombonera?
Acho que eu. Aqui a tinta faz uma diferença, nós não podemos usar maquiagem. Fiquei mais velho, experiente, conheci mais coisas. Foram mais de mil jogos de lá pra cá, aqui também provavelmente foram mais de mil jogos disputados. É um estádio muito bacana, de uma grande equipe, palco de grandes decisões, assim como o Morumbi, onde será o jogo da volta. Eu fiquei mais velho. O concreto não muda tanto quanto o rosto da gente.


Você disse, ainda machucado, que esse grupo merecia coisas boas porque era muito aguerrido. Depois que você voltou a jogar, confirmou essa impressão?
Olha, é um grupo excepcional em amizade, relacionamento, comportamento diário. Tem algumas deficiências, é natural. Por mais que haja opções em determinadas posições, faltam em outras, mas esse grupo merece pela maneira como vive as coisas. Podemos evoluir bastante como equipe, é a última oportunidade do Lucas chegar a um título, e tudo passou pelo amadurecimento desse jogador. Um menino que cresceu muito nesse fim de ano, carrega uma pressão grande, mas joga mais solto. Seria um fechamento com chave de ouro ter uma conquista internacional.


E é uma vitória pessoal para você também, após a lesão, as dores, chegar à final jogando bem?
Sim, e tão rapidamente porque as dores continuam no ombro. Faço fortalecimento todo dia para entrar numa partida em condições. Foram seis meses no ostracismo, na recuperação física, com dificuldades, e poder desfrutar de um momento tão bacana, de tentar ser campeão novamente, foi uma surpresa. E outra grande surpresa foi ter conseguido me manter sem lesões musculares, pela falta de ritmo. Convivi com edemas, líquido, joelho dolorido, mas consegui manter essa sequência fundamental para estar bem e confiante antes dessa decisão.


Independentemente do que acontecer na final, suas férias serão diferentes?
Serão muito diferentes dependendo do resultado. Quando sai vitorioso, são férias. Derrotado, é só uma sequência para o ano que vem. Mas a preparação tem de ser diferente. Não posso me dar o luxo de parar, mesmo sendo só três semanas, o que também não é nada fora do comum. Preciso de musculação e manter o peso para voltar bem.


Como você avalia a contratação do Renan Ribeiro e a situação do Denis?
O Denis é um ótimo goleiro tecnicamente, se aprimorou, é natural para mim que ele venha a ser o titular, e está sendo preparado para isso. E vejo o Léo (terceiro goleiro) num ótimo momento técnico, apesar de inexperiente. O Renan é uma aposta, jovem, mas jogou numa equipe de grande porte que é o Atlético-MG. Confesso que há outras posições mais carentes, mas entendo como uma aposta. O São Paulo fez uma análise do seu potencial e viu que ele teria futuro.


Depois de um 2011 tão ruim, essa final pode ser a reconstrução do São Paulo?
Tenho muito medo da saída do Lucas para o ano que vem, e a conquista de um título pode trazer um relaxamento que não fará bem. 2013 já está sendo pensado, mas tem de ser executado ainda este ano. Temos de ter reposição. Dificilmente será à altura do Lucas, mas temos de ter opções porque teremos o Fluminense e o Corinthians prontos, o Grêmio competitivo. Nesse campeonato, somamos um ponto contra o Fluminense, nenhum contra o Grêmio e tivemos 50% de aproveitamento contra o Atlético-MG, times que terminaram à nossa frente. E o Lucas faz muita diferença. 2013 pode começar com muito entusiasmo, mas com muita preocupação. Serão várias competições e se faz necessário um grande elenco.


É gostoso estar numa final, não é?
Ah, é sempre muito bom. Torneios eliminatórios têm jogos especiais, é preciso minimizar o erro, viver a vida naqueles 90 minutos. O Campeonato Brasileiro tem de continuar sempre por pontos corridos, mas essas copas são muito legais. Gera ansiedade até em quem é mais velho, como eu.
 Você fica mais ligado, vive a emoção do jogo, tem a parte psicológica. É uma atmosfera diferente.
Você jogou duas Copas do Mundo, uma com Felipão e outra com Parreira. Como vê a volta deles à Seleção?
A troca em meio a uma caminhada gera dúvidas, mas acho que foi feita por pessoas acostumadas à seleção brasileira e à Copa do Mundo. O Felipão tem o carisma da última conquista, e o Parreira, a experiência de outras Copas. Foi uma boa escolha, acalma o torcedor. Troca-se a vontade que o Mano tinha de vencer pela experiência de treinadores que sabem viver bem aquilo.
 Torço muito pelos dois, em especial pelo Felipão, que conheci naquela conquista de 2002. Acho que a intenção do presidente da CBF foi dar mais credibilidade à Seleção para o torcedor.

 FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/12/ceni-festeja-volta-por-cima-antes-de-viver-vida-em-90-minutos.html

Jarbas Soares enaltece vitória sobre o Rio de Janeiro: ‘Para dar moral’


Técnico reconhece que time perdeu força com relação à última temporada, mas destaca força de vontade das comandadas

Por Léo Simonini Belo Horizonte

vôlei Jarbas Soares, técnico do Minas  (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)Jarbas Soares: satisfeito com a vitória sobre o Rio
(Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)

A vitória do Minas sobre o Rio de Janeiro foi surpreendente, não só pelo placar de 3 a 0 (29/27, 25/21 e 26/24), mas pela disposição demonstrada pelas jogadoras do time. Com grandes atuações de Lia e Carla, o técnico Jarbas Soares enalteceu a vitória, que como o próprio disse, serviu para dar moral ao grupo. Ainda mais pelo ceticismo que gira em torno da equipe, devido à grande reformulação do elenco.

- Foi uma vitória para elevar o moral do nosso time. Muita gente não acredita, sabemos que perdemos muito para este ano, jogadoras importantes, mas nós temos que disputar. A equipe é muito boa, tem jogadoras experientes, a Lia fez uma bela partida, temos a Tássia, a Claudinha também foi muito bem. Então, temos que fazer o que fizemos, encarar mesmo e jogar.

Mas o técnico coloca um freio na empolgação e lembra que a temporada é longa.

- É um campeonato muito longo, vamos ter dificuldades pela frente, e saber, nessas horas, administrar as vitórias. Não podemos achar que está ótimo, pelo contrário, temos que trabalhar mais ainda.

Para o técnico do Minas, mesmo com o pouco tempo de preparação, as atletas do time souberam assimilar aquilo que foi pedido pela comissão técnica.

- Não tivemos muito tempo de preparação, apenas um dia de estudo, mas isso mostra como as meninas estavam motivadas e dispostas. Só tivemos o dia de ontem (segunda-feira) para poder analisar, olhar os vídeos, então, o que nós determinamos para elas fazerem, fizeram. As jogadoras estão de parabéns, mostraram vontade, acreditaram no que nós traçamos para a estratégia de hoje aqui.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/noticia/2012/12/jarbas-soares-enaltece-vitoria-sobre-o-rio-de-janeiro-para-dar-moral.html

Fofão reconhece que Natália fez falta na partida diante do Minas


Levantadora, porém, reconhece força dos rivais e apoio da torcida mineira

Por Léo Simonini Belo Horizonte

vôlei Fofão, técnico do Minas  (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)Fofão: Natália, lesionada, fez falta nesta terça
(Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)

Experiência não faltou para Fofão, levantadora campeão olímpica em 2008 com a seleção brasileira. Mas nem mesmo as tentativas de variações de jogadas da camisa 7 do Rio de Janeiro surtiram efeito diante de um Minas empolgado, que venceu por 3 sets a 0. Para ela, além desses fatores, a ponteira Natália, lesionada e fora da partida, também fez falta no duelo, já que o time de Bernardinho ainda busca sua formação ideal e ela é peça fundamental.

- Ela é a titular que vem jogando sempre. Estamos tentando encontrar uma base para começar e terminar os jogos. Hoje, praticamente mudou o time todo, então, qualquer peça que começa e não termina é porque acho que ainda não encontramos a melhor formação.
Independentemente dos problemas internos, Fofão reconhece a superioridade do rival desta terça, que não deu chances para qualquer reação.

- O time delas jogou muito bem. A gente começou mal e terminou mal, não soubemos sair da situação adversa em nenhum momento e isso dificulta muito contra um time que está jogando em casa, jogando solto, de forma alegre. Por isso ficou muito difícil delas darem chance para alguma recuperação.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/noticia/2012/12/fofao-reconhece-que-natalia-fez-falta-na-partida-diante-do-minas.html

Com maior pontuadora, Praia segue líder em melhor início de temporada


Time do Triângulo Mineiro é o único ainda invicto em quatro rodadas da Superliga. 'Montamos o melhor time de todas as edições', diz Spencer Lee

Por Caroline Aleixo Uberlândia, MG

A quarta rodada da Superliga Nacional 2012/2013, realizada na noite desta terça-feira, garantiu a permanência do Praia Clube na ponta da tabela e, agora, com a moral de ser a única equipe invicta da competição, além de ter a maior pontuadora, Herrera. A situação inédita na história do clube mostra um time consolidado após quatro temporadas disputadas e pode ser explicada pela sintonia e esforço do conjunto.

- Temos um grupo muito bom e montamos o melhor time de todas as edições da Superliga. As meninas são muito dedicadas, se esforçam, têm perspectivas e são muito profissionais. Apesar da Arlene, Dani Scott e Sara que são mais experientes, o perfil é de um time muito novo, pois temos meninas de 20, 21 e 22 anos. Mesmo assim, elas são capazes de se envolverem totalmente no projeto – comentou o treinador Spencer Lee.

Praia Clube Superliga Sesi (Foto: Fabiano Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)Time novo, porém unido e esforçado é um dos elementos que colocam o Praia invencível, segundo o treinador da equipe(Foto: Fabiano Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)

A opção de aproveitar oito atletas da base e contratar mais cinco para integrar o elenco para a atual edição também foi um acerto da comissão técnica. Segundo Spencer, a satisfação com o time é grande e com a torcida é maior ainda.

- Nossa torcida é maravilhosa. Não tem como não se arrepiar! Além de jogar pelo time e por elas mesmas, as meninas jogam pela torcida e isso é muito motivador. Só temos a agradecer esse apoio – ressaltou.

Torcida do Praia Clube no jogo contra o Sesi-SP (Foto: Fabiano Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)Torcida do Praia Clube no jogo contra o Sesi-SP
(Foto: Fabiano Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)

Realista
O técnico é otimista, mas tem os pés no chão e sabe que muita coisa pode mudar ao longo do campeonato. Na última temporada, o Praia Clube terminou em sexto lugar com 12 vitórias. Agora, a equipe até sonha com o título só que visa primeiro o objetivo de figurar entre os quatro primeiros da edição.
  
- É o nosso melhor início de todas as temporadas. Manter-se em primeiro por três rodadas seguidas é algo realmente inédito. Em compensação, este ano está mais difícil, pois são dois times a menos na disputa e em consequência menos jogos para disputar. A gente sabe que outras equipes têm uma história na competição que as favorecem muito mais ao título, só que nosso desempenho também nos leva a acreditar no nosso potencial – disse Lee.

Herrera, ponteira do Praia Clube (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)Herrera, ponteira do Praia Clube
(Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)

Estatísticas
O Praia se mantém em primeiro com a soma de 12 pontos seguido do Osasco, Minas Tênis e Rio de Janeiro que somam nove. A maior pontuadora da competição até agora também continua sendo a praiana Herrera que já calcula 86 pontos, sendo 81 de ataque, quatro de bloqueio e um de saque.
No ranking de fundamentos, as mineiras estão em primeiro no ataque e em terceiro no bloqueio e no saque. No levantamento e na defesa, a levantadora Juliana Carrijo garante a segunda e terceira colocação, respectivamente, para o time.

Próximo desafio
O jogo do Praia Clube pela quinta rodada da Superliga Nacional será realizada no Rio de Janeiro, contra o time do treinador Bernadinho. O time uberlandense venceu a equipe, pela primeira vez, em um amistoso de preparação e conta com essa possibilidade para a próxima disputa.  Na última rodada, o Rio de Janeiro perdeu para o Minas Tênis por 3 a 0 e caiu para a quarta colocação.

Dani Scott, Praia Clube (Foto: Reprodução/TV Integração)Dani Scott deve estrear e 'brigar' pela posição titular
(Foto: Reprodução/TV Integração)

Como em time que está ganhando não se mexe, a comissão técnica pretende manter a mesma equipe que atuou desde a partida contra o Sesi. Se todas estiverem aptas a jogar até sexta-feira, entram Mayhara, Juliana Carrijo, Angélica, Herrera e as Irmãs Monique e Michele Pavão.  A possibilidade de colocar Dani Scott para fazer sua estreia ainda não está confirmada, mas se mantém. Liberada para entrar em quadra, a pretensão é de que a central jogue em algum momento da partida e dependendo do desempenho, posteriormente, ela possa disputar a posição titular.

O clube viaja às 7h, nesta quinta-feira e a partida será realizada no Tijuca Tênis Clubes, às 21h, com transmissão do SporTV.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2012/12/com-maior-pontuadora-praia-segue-lider-em-melhor-inicio-de-temporada.html

Rio vence duelo contra São Paulo na decisão da Primeira Divisão do vôlei


Rafaela Freitas, do Fluminense, se destaca na distribuição do jogo

Por GLOBOESPORTE.COM Cuiabá, MT


CEL pódio vôlei feminino nas Olimpíadas Escolares (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)Pódio do vôlei feminino nas Olimpíadas Escolares,
em Cuiabá (MT) (Foto: Andre Mourao/AGIF/COB)

O Centro Educacional da Lagoa (CEL-RJ) venceu o Colégio Campos Salles (SP) por 3 sets a 0, com parciais de 25/10, 25/23 e 25/18, e conquistou o título do torneio feminino de vôlei da Primeira Divisão das Olimpíadas Escolares, para atletas de 15 a 17 anos, em Cuiabá. Com o resultado, a equipe carioca voltou a subir no lugar mais alto do pódio. Em Curitiba, no ano passado, as cariocas perderam a decisão para Santa Catarina.

- O resultado da final não mostra o que foi o campeonato. Vencemos na estreia e perdemos para o Paraná na segunda partida. No jogo seguinte, o jogo contra o Rio Grande do Sul era de vida ou morte. Dali que a gente entrou na competição - comentou a levantadora de 17 anos.

Rafaela distribuiu bem o jogo e foi um dos destaques do CEL, uma verdadeira seleção carioca formada em grande parte por atletas do Fluminense, com reforços de jogadoras de Vasco e Flamengo. O time carioca venceu o primeiro set com facilidade (25/10), mas encontrou um grande adversário no segundo set.

Com o reforço da niteroiense Ana Carolina Westermann, contratada em janeiro de 2012 pelo Sesi-SP, as paulistas abriram logo três pontos de vantagem (5 a 2). A capitã e levantadora Mariana Prazeres trouxe a central Ingrid Rizatti e a ponta Maressa Guimarães de volta para o jogo e o time liderou o jogo até o fim do segundo tempo técnico (16 a 14). No entanto, após um belo rally, o Rio venceu a parcial, com um toque de segunda da central Luisa Bonete.

- O time entrou disperso em quadra. Parecia nervoso, desesperado. Nos pontos decisivos manter a calma faz a diferença - considerou Ana Carolina, de 17 anos, que disputa o torneio estudantil pela segunda vez. Depois do segundo lugar defendendo o CEL, em 2011, ela voltou a ficar com a prata.

Meninas do CEL do Rio de Janeiro são campeãs no vôlei feminino das Olimpíadas Escolares (Foto: Heuler Andrey/AGIF/COB)Meninas do CEL (RJ) são campeãs no vôlei feminino das Olimpíadas Escolares (Foto: Heuler Andrey/AGIF/COB)

As cariocas aproveitaram o nervosismo do adversário e marcaram os oito primeiros pontos do terceiro set. Após o segundo tempo técnico, a vantagem era de dez pontos (16 a 6). As paulistas não se entregaram, diminuíram a diferença para apenas dois pontos (19 a 17), mas não tiveram forças para levar o jogo para o quarto set.

Duas campeãs das Olimpíadas Escolares, Marcella Antunes e Laís Vasques, acabaram de voltar de Lima, no Peru, onde defenderam a seleção brasileira no Campeonato Sul-Americano infanto-juvenil. Na ocasião, a equipe conquistou o vice-campeonato.

Nosso time era melhor, mas as peruanas tinham seis mil pessoas torcendo por elas o tempo todo e sentimos a pressão. Infelizmente, não conseguimos trazer a taça"
Marcella Antunes

- Nosso time era melhor, mas as peruanas tinham seis mil pessoas torcendo por elas o tempo todo e sentimos a pressão. Infelizmente, não conseguimos trazer a taça - disse a oposta Marcella.

Destaque ainda para a dupla Paula Hoffmann e Luisa Domingues, que conquistaram duas medalhas de ouro na competição. Elas também foram ouro no vôlei de praia. A dupla joga junta desde 2010 e conquistou o título do Mundial Sub-15, em Porto Rico, no ano passado.

Na preliminar, as catarinenses do Colégio Conexão, de Joaçaba (SC), venceram as gaúchas do Colégio Matin Luther por 3 sets a 1, parciais de 26/24, 30/28, 22/25 e 25/22, e conquistaram a medalha de bronze. Os jogos foram disputados no ginásio do Quilombo, em Cuiabá (MT).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/12/rio-vence-duelo-contra-sao-paulo-na-decisao-da-primeira-divisao-do-volei.html

Na estreia em casa, Florianópolis faz arrecadação de brinquedos de Natal


Equipe catarinense faz promoção de ingressos por solidariedade na primeira partida com mando de quadra na Superliga Masculina de Vôlei

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis

Na primeira partida que vai jogar em casa pela Superliga de vôlei, Florianópolis quer mostrar que não faz bonito só dentro das quadras. O time está recolhendo doações de brinquedos para a campanha de Natal Solidário. A partida é contra o Vôlei Futuro, nesta quinta-feira, às 20h30m.

As doações serão entregues pelos próprios jogadores e comissão técnica para as obras de assistência social Dom Orione, de Florianópolis, que tem como missão acolher, amparar, promover e educar famílias em dificuldades. Os torcedores que comparecerem ao ginásio do Capoeirão terão direito a pipoca gratuita.

— Queremos unir o esporte com ação solidária, e os torcedores que trouxerem um brinquedo para a campanha de natal, vão pagar meia-entrada — declarou Marcelo Vanzelotti, dirigente do clube.

Os ingressos serão vendidos na bilheteria do ginásio duas horas antes do início da partida a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) para estudantes, idosos e torcedores que doarem um brinquedo em boas condições.

O time ainda está longe de ser o mesmo que a cidade da capital catarinense estava acostumada a ver. No entanto, Florianópolis, que ocupa a penúltima colocação na tabela, tem mostrado uma evolução rápida. Na última partida, contra o líder Cruzeiro, o mostrou boa qualidade e chegou a abrir 2 sets a 0, mas sofreu a virada.

Das três partidas disputadas até agora, o time catarinense não venceu nenhuma. 3 a 1 para o Canoas, 3 a 2 para o Minas e 3 a 2 para o Cruzeiro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2012/12/em-estreia-em-casa-florianopolis-faz-arrecadacao-de-brinquedos-de-natal.html

FIVB define processo de classificação para 2016; sede, Brasil está garantido


Demais vagas estarão em disputa a partir da Copa do Mundo de 2015

Por GLOBOESPORTE.COM Lausanne, Suíça

Após dois dias de reuniões entre dirigentes em Lausanne, na Suíça, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) fechou o calendário de eventos que definirá os 12 países classificados para os Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. O Brasil já está garantido nas disputas masculina e feminina por ser o país sede, mas as outras 11 vagas serão definidas apenas a partir da Copa do Mundo de 2015, que classificará campeão e vice para as Olimpíadas.

vôlei reunião na FIVB Lausanne (Foto: Divulgação / FIVB)Reuniões em Lausanne nesta semana definiram calendáriodeclassificação olímpica para 2016 (Foto:FIVB)

A Copa do Mundo, primeira oportunidade das seleções garantirem a vaga olímpica, terá 12 países lutando pelo título e deve ser disputada entre 22 de agosto e 22 de setembro de 2015. Participarão o país sede, o campeão mundial de 2014 e dois países por confederação, escolhidos ou por competição regional ou pela posição no ranking em 1º de janeiro de 2015.

Além dos classificados através da Copa do Mundo, terão vaga olímpica um país de cada confederação, garantidos através de campeonatos continentais (disputados depois da Copa do Mundo), e ainda um país de cada um dos pré-olímpicos continentais, disputados já em 2016.
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/12/fivb-define-processo-de-classificacao-para-2016-sede-brasil-esta-garantido.html

Ibirapuera prepara os últimos detalhes para receber Federer, Sharapova e cia.



De quinta a domingo, ginásio vai ser palco do Desafio Internacional de Tênis

Por Ivan Raupp São Paulo

O ginásio do Ibirapuera acerta os últimos detalhes para receber o Desafio Internacional de Tênis, que acontece de quinta a domingo em São Paulo. O evento reunirá grandes nomes da modalidade, como o suíço Roger Federer, a musa russa Maria Sharapova e a fera americana Serena Williams, entre outros. O Brasil será representado por Thomaz Bellucci e pela dupla Bruno Soares/Marcelo Melo.

As imagens de Federer, Azarenka, Serena, Bellucci estampam cartazes pelo Ibirapuera. No caso do brasileiro, a patrocinadora cometeu uma gafe, errando a grafia de Thomaz Bellucci, ao trocar o "z" pelo "s" (Thomas). Lojas ainda estão sendo montadas, e a quadra recebe os últimos cuidados para as apresentações. O SporTV.com acompanha os jogos em Tempo Real com vídeos!

ginásio Ibirapuera Federer tênis (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)A quadra já está praticamente pronta para receber as feras do tênis (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)

ginásio Ibirapuera Federer tênis (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)As fotos de Roger Federer estampam os cartazes (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)

ginásio Ibirapuera Federer tênis (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)Loja se prepara para vender os produtos de tênis (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)

ginásio Ibirapuera Federer tênis (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)O nome de Thomaz Bellucci está escrito errado no cartaz: Thomas  (Foto: Ivan Raupp / Globoesporte.com)

Confira a programação do Desafio Internacional em São Paulo:
6 de dezembro
19h30m - Bob/Mike Bryan x Bruno Soares/Marcelo Melo
Não antes das 21h30m - Roger Federer x Thomaz Bellucci


7 de dezembro
19h30m - Maria Sharapova x Caroline Wozniacki
Não antes das 21h30m - Thomaz Bellucci x Jo-Wilfried Tsonga


8 de dezembro
19h30m - Serena Williams x Victoria Azarenka
Não antes das 21h30m - Roger Federer x Jo-Wilfried Tsonga


9 de dezembro
16h - Thomaz Bellucci x Tommy Robredo
Não antes das 18h - Roger Federer x Tommy Haas


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/desafio-internacional-de-tenis/noticia/2012/12/ibirapuera-prepara-os-ultimos-detalhes-para-receber-federer-sharapova-e-cia.html

Com ‘trave tecnológica’, Yokohama recebe maquiagem para Mundial


Sensores instalados para testes do chip na bola chamam a atenção em estádio que recebe abertura entre Sanfrecce Hiroshima e Auckland City

Por Cahê Mota Yokohama, Japão

Palco do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 2002, o Estádio Internacional de Yokohama volta a atrair as atenções do mundo do futebol nesta quinta-feira. Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e Auckland City, da Nova Zelândia, abrem, às 8h45m (de Brasília), o Mundial de Clubes, na véspera do confronto foi de retoques finais e testes no local, com destaque para toda parafernália instalada nas duas balizas por conta da implementação de chips nas bolas da competição. Com autorização da Fifa, a tecnologia será testada para confirmação de gols em lances duvidosos.

Traves do estádio de Yokohama (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Traves do estádio de Yokohama (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

A novidade consiste na implementação de um material de acrílico por toda trave, na parte de dentro, composta de dispositivos que serão acionados toda vez que a bola cruzar a linha do gol. Nada discretos, os sensores podem ser observados até mesmo à distância. E se tanto no Aeroporto Internacional de Narita quanto nas ruas de Tóquio a disputa é ignorada e não conta nem mesmo com cartazes ou anúncio de boas-vindas, a força-tarefa dentro do estádio é grande para que a competição, que dura até o próximo dia 16, comece com o pé direito.

Entre as medidas tomadas antes do pontapé inicial, uma chamou a atenção, apesar de ser corriqueira no local: funcionários espalhavam tapetes ao redor do campo para esconder a pista de atletismo e manter todo o espaço verde. Além disso, responsáveis pela área de mídia da Fifa também checavam ângulos para câmeras oficiais, fotos e até imagens nos imensos telões atrás dos gols. No lado oposto às cabines de televisão, bandeiras de todos os sete clubes participantes estão expostas, com o Corinthians localizado ao lado da logo oficial da entidade máxima do futebol.

Traves do estádio de Yokohama (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)Traves do estádio de Yokohama (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Toda a preparação, obviamente, destaca o confronto entre Auckland e Sanfrecce. Assim, os nomes das duas equipes já estão estampados nos bancos de reservas e avisos de caminhos para vestiários, zonas mistas e sala de entrevista coletiva. As outras cinco equipes participantes do Mundial, entretanto, também são lembradas com seus distintivos espalhados pelos acessos, principalmente na área VIP.

Além de japoneses e neozelandeses, o Mundial de Clubes da Fifa conta também com Corinthians, Chelsea, Al Ahly, do Egito, que enfrenta o vencedor do jogo desta quinta, Ulsan, da Coreia do Sul, e Monterrey, do México. O Estádio Nacional de Yokohama, que já recebeu as decisões de 2005, 2006, 2007, 2008 e 2011 da competição, sediará quatro partidas em 2012: a abertura, a semifinal que contará com o Chelsea, dia 13, além da final e disputa de terceiro lugar, ambas dia 16.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2012/12/com-trave-tecnologica-yokohama-recebe-maquiagem-para-mundial.html

Em Dubai, Timão visita 'shopping faraônico' e reclama dos preços


Para fugir do sono, jogadores conhecem o Dubai Mall, maior centro de compras do planeta, mas poucos se arriscam a encarar os altos valores

Por Carlos Augusto Ferrari Dubai, Emirados Árabes Unidos

Os jogadores do Corinthians trocaram a manhã de descanso nesta quarta-feira pela diversão. Mesmo muito cansados pela viagem de quase 14h até os Emirados Árabes Unidos, os atletas foram levados pela comissão técnica ao maior shopping center do mundo, em Dubai, para darem continuidade ao processo de adaptação ao fuso-horário.

O grupo chegou ao local por volta das 10h (4h de Brasília) e se dividiu rapidamente entre as mais variadas seções. Os andares são segmentados, com destaque para o enorme número de lojas de roupas destinadas às mulheres.


Jogadores do Corinthians no Dubai Mall, o maior shopping do mundo (Foto: Carlos Ferrari / Globoesporte.com)Jogadores do Corinthians visitam o Dubai Mall, o maior shopping do mundo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Grifes famosas não faltam, mesclando a moda internacional e a cultura árabe. Os longos corredores são cercados também por diversas marcas de joias. Poucas lojas expõem os preços dos produtos colocados nas vitrines. Na maior parte delas, sempre as mais luxuosas, é necessário entrar e consultar um dos vendedores.

- Vamos aproveitar que não podemos dormir para conhecer. É um lugar muito interessante, bem grande mesmo - afirmou o goleiro Cássio.


Jogadores do Corinthians no Dubai Mall, o maior shopping do mundo (Foto: Carlos Ferrari / Globoesporte.com)O luxuoso e gigantesco Dubai Mall tem produtos caros (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

Com poucas pessoas no local naquele momento, os jogadores puderam caminhar livremente, sem nenhum assédio. Apenas o volante Paulinho foi reconhecido por um árabe. A curiosidade só aumentava quando algum atleta parava para conceder entrevistas aos jornalistas brasileiros.

O passeio, aliás, serviu mesmo para enganar o sono no primeiro dia nos Emirados Árabes. Poucos jogadores foram às compras devido ao preço elevado dos produtos. Segundo moradores da cidade, o local é o mais caro de Dubai. A atração dos atletas só aumentou quando se aproximaram de uma famosa marca de jeans.

Jogadores do Corinthians no Dubai Mall, o maior shopping do mundo (Foto: Carlos Ferrari / Globoesporte.com)Paulinho foi reconhecido por um árabe no Shopping (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

- As coisas estarão caras. Vou deixar para comprar algo no Japão. Eu só comprei um prato de Dubai que vou dar de presente para minha mãe - disse o zagueiro Paulo André.
Uma das principais atrações do shopping é um enorme aquário. Os visitantes podem vê-lo pelos corredores ou pagar por um passeio em que circularão pela parte interna, protegidos por vidros.
Guerrero e Martinez, em frente ao Kalifa Tower (Foto: Sergio Gandolphi/Globoesporte.com)Martinez e Guerrero ficaram pequenos em frente ao
Khalifa Tower (Foto: Sergio Gandolphi)

Além do aquário, o complexo possui 1.200 lojas, 22 salas de cinema, praça de alimentação para 160 fast-foods, 120 restaurantes, pista de patinação no gelo, estacionamento para 14 mil veículos e até um hotel. A obra custou R$ 40 bilhões.
Outro ponto turístico visitado pela delegação alvinegra foi o Khalifa Tower, o maior prédio do mundo, com 828m de altura e 160 andares habitáveis. Os jogadores fizeram pose e tiraram fotos em frente ao edifício.

Após o passeio, os jogadores voltaram ao hotel. O elenco treinará às 17h (11h de Brasília), no CT do Al Nassr. A viagem para o Japão está marcada para 2h55m de quinta-feira (20h55m de quarta no Brasil).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/

‘Império de Roman’: os mistérios do homem que transformou o Chelsea


Ousado nos negócios e avesso a entrevistas, Abramovich já investiu quase R$ 7 bilhões em nove anos de Blues

Por Cahê Mota Direto de Londres

A faixa estendida atrás de um dos gols do Stamford Bridge em todas as partidas define bem o Chelsea: “O Império de Roman”. Atual campeão europeu, o clube inglês completa nesta temporada o décimo ano de uma parceria que o tirou do escalão mediano do futebol inglês e elevou ao posto de potência mundial graças ao dinheiro de um russo que tem dois adjetivos diretamente atrelados ao seu nome: ousado e misterioso. Se em quase uma década o “imperador” Roman Abramovich já desembolsou mais de 2 bilhões de libras (quase R$ 7 bilhões) para obter sucesso nos gramados e expor seu clube como vitorioso mundo afora, ao mesmo tempo se esconde em uma personalidade extremamente reservada e rodeada de questionamentos e polêmicas.

Torcida Chelsea Abramovich (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)O império de Roman Abramovich, diz a faixa da torcida do Chelsea (Foto: Cahê Mota / Globoesporte.com)

Empresário bem-sucedido no ramo de petróleo e gás na Rússia, Abramovich, de 46 anos, foi apontado pela revista Forbes, em 2012, como 50º homem mais rico do mundo, com fortuna avaliada em cerca de R$ 30 bilhões. O patrimônio foi alavancado, de acordo com muitos, graças a benefícios do governo Boris Yeltsin, na década de 90, quando chegou a ser preso por transações ilegais. A fortuna o levou ao futebol em meados de 2003, época em que resolveu fazer do Chelsea uma mistura de investimento e lazer. Mais do que retorno financeiro, a missão era clara: se tornar poderoso no badalado e glamoroso meio esportivo, livre do passado nebuloso.

saiba mais
  • Em crise, Chelsea busca 'milagre' para seguir na Liga dos Campeões
  • Conheça a era pré-Abramovich do clube
  • Confira a tabela da Liga dos Campeões
  • Numerólogos: veja os números do duelo entre Chelsea e Nordsjaelland
  • Louco por Guardiola, dono do Chelsea mira o treinador para o ano que vem
Uma década depois, uma evidente história de sucesso foi escrita, mas que pode, logo após atingir a glória máxima, ter um de seus capítulos mais frustrantes definido nesta quarta-feira: pouco mais de seis meses depois de bater o Bayern de Munique e se sagrar campeão europeu, os Blues podem se tornar os primeiros detentores do troféu a serem eliminados na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa seguinte. Bastaria a equipe de Rafa Benítez não vencer o Nordsjaelland, no Stamford Bridge, ou o Juventus não perder para o Shakhtar, em Donetsk, pelo Grupo E. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o jogo ao vivo, a partir das 17h20m (de Brasília).

O capítulo desta noite, porém, será apenas mais um em um livro repleto de casos de poder, dinheiro, questionamentos, vitórias e decisões abruptas, onde o protagonista sempre foi Roman Abramovich. Empresário sem limites, ao ponto de ter começado sua vida nos negócios vendendo gasolina roubada nas forças armadas soviéticas, ainda nos anos 80, o russo desembolsou mais de 100 milhões de libras para adquirir o Chelsea no começo da temporada 2003/2004. Foi quando teve início uma trajetória pautada em decisões individualistas e no poder aquisitivo, seja qual fosse o preço necessário a ser pago pelo sucesso.

Roman Abramovich Chelsea 2003 (Foto: Getty Images)Abramovich cumprimenta adolescentes torcedores do Chelsea após comprar o clube, em 2003 (Getty)

Logo na primeira temporada, o bilionário gastou outros 140 milhões de libras na compra de jogadores e levou o Chelsea ao vice-campeonato da Premier League, além de uma inédita semifinal da Liga dos Campeões. Os resultados, entretanto, não eram suficientes, e o que se viu nos anos seguintes foi um investimento cada vez maior atrelado às conquistas dentro de campo. Em nove temporadas, os Blues levantaram 12 troféus (três ingleses, quatro Copas da Inglaterra, duas Copas da Liga, duas Supercopas Inglesas e a Liga dos Campeões da Europa), enquanto Abramovich desembolsou mais de dois bilhões de libras entre reforços, salários, investimentos estruturais e rescisões de contratos. E o sucesso em campo não está diretamente atrelado ao econômico, uma vez que somente ao término da última temporada o clube terminou no azul pela primeira vez sob a “nova” direção.

Se investiu 650 milhões de libras em contratações e outros 1,2 bilhão em salários, o russo gastou ainda 70 milhões somente em rescisões contratuais de treinadores

Para alcançar a glória máxima, no último dia 19 de maio, em Munique, contra o Bayern, nos pênaltis, Roman não poupou dinheiro e também não teve pena de quem ele acreditava ser um empecilho. Se investiu 650 milhões de libras em contratações e outros 1,2 bilhão em salários, o russo gastou ainda 70 milhões somente em rescisões contratuais de treinadores, deixando claro que seu apego ao Chelsea em nada significa o mesmo sentimento por quem lá passa. Comandante atual, o espanhol Rafa Benítez é o nono em número igual de temporadas na gestão Abramovich. E o comandante tem uma posição muito bem definida: interino até o fim da temporada. Frio e objetivo como um homem de negócios muitas vezes deve ser, o patrão tem uma meta: contratar Josep Guardiola em maio do próximo ano.

Fanatismo conquista torcedores

A postura centralizadora e autoritária, por sua vez, não torna Roman Abramovich uma figura antipática. Não ao menos para os torcedores do Chelsea. Gratos ao russo pela reviravolta dos últimos nove anos, quando levantaram mais troféus do que nos 98 anteriores de história (12 a 11), os Blues têm uma relação de adoração com o dono do clube, chegando até mesmo ao ponto de se apegarem aos seus poucos gestos públicos e afetivos, transformando-os em qualidades irrefutáveis.

Roman Abramovich Chelsea (Foto: AFP)Conquista da Liga dos Campeões fez a 'Era Abramovich' superar os 98 anos anteriores em títulos (Foto: AFP)

Primeiro dos grandes milionários a se meter no futebol - em atitude que se tornou comum na década seguinte -, Roman é visto pelos torcedores como um apaixonado pelo clube, como eles, o que o faz justificar toda e qualquer atitude intempestiva e surpreendente. O caso mais recente foi a demissão de Roberto Di Matteo, ídolo também como jogador, apenas seis meses após a conquista da Liga dos Campeões.

Ele muda bastante os treinadores, mas não por vaidade ou simplesmente por querer. Ele faz isso por tentar fazer o time jogar mais bonito."
Rick Glanvill, historiador do Chelsea

– Acho que, independentemente de qualquer coisa, temos que dar todo o apoio ao nosso dono. Sim, ele muda bastante os treinadores, mas não por vaidade ou simplesmente por querer. Ele faz isso por tentar fazer o time jogar mais bonito. Sob o comando dele, vencemos mais do que qualquer outro clube inglês nos últimos 10 anos. Vencemos a Champions League após anos de dor e lágrimas. Ninguém vai tirar de mim aquele momento em Munique – defendeu o torcedor Jeremy Sice, em uma mistura de gratidão e devoção.

A verdade é que a presença constante em seu camarote no Stamford Bridge e as reações comedidas, mas espontâneas, durante as partidas cativam e vão ao encontro dos anseios dos torcedores, já satisfeitos com os milhões gastos. O investimento “por amor” é apontado até mesmo por Rick Glanvill, historiador oficial do clube, como fator principal da empatia entre “imperador” e súditos.

– Ele não é do tipo de dono que coloca o dinheiro esperando recebê-lo de volta. Roman Abramovich aprendeu a amar esse clube, o que naturalmente não existia há nove anos. Ele viu o filho dele chorando com o título da Champions League. Tenho certeza de que hoje o Chelsea está no sangue dele. A sinceridade dele a todo tempo nos conquistou. Vê-lo no estádio reagindo a cada jogada mostra que se tornou um torcedor de verdade.

Responsável pela construção do museu do clube, em Stamford Bridge, custeada por Abramovich, Glanvill é mais um dos que se envolve com o lado apaixonado do patrão e conta com orgulho um caso onde o dono foi “apenas” torcedor:

– Certa vez, quando disputamos um jogo classificatório da Champions League, ele estava em seu iate em algum lugar do oceano e deu um jeito de conseguir um satélite para acompanhar o jogo. Se eu tivesse dinheiro e estivesse nesta situação, faria o mesmo. Isso é o que mostra sentimento. Mostra que ele se tornou um dos nossos.

Iate Roman Abramovich Chelsea (Foto: Getty Images)Um dos três iates de Roman Abramovich, em Mônaco (Foto: Getty Images)

Di Matteo: 'Ele é um apaixonado pelo clube'

A compra de clubes tradicionais na Inglaterra costuma gerar reações distintas. Em Manchester, por exemplo, os fãs do City amam o Sheik Mansour, responsável por colocar o clube novamente na parte de cima da tabela, inclusive com o título da temporada passada, enquanto parte da torcida do United abriu mão da paixão no período em que os americanos da família Glazer estiverem no comando. Nos arredores do Stamford Bridge, nunca houve dúvidas: Abramovich sempre foi bem-vindo.

– Sempre que um bilionário que ninguém conhece compra um clube, há dúvidas. Mas desde o começo Roman Abramovich mostrou que faria as coisas do "jeito correto". Ele nunca mudou nada drasticamente. Além disso, quando um cara gasta mais de 100 milhões de libras na compra de jogadores, qual torcedor vai ser contra? (risos) Como não gostar? – se diverte Glanvill.

Roberto Di Matteo Chelsea (Foto: EFE)Roberto Di Matteo foi demitido recentemente do
comando do Chelsea: elogios ao 'Mister' (EFE)

Nem mesmos questionamentos sobre uma possível saída repentina do russo do clube preocupam o historiador. Em um verdadeiro caos financeiro na ocasião da venda, em 2003, o Chelsea atualmente é um clube capaz de andar com suas próprias pernas, na opinião de Rick.

– Não estávamos nada bem em 2003. O dinheiro era curtíssimo e provavelmente teríamos que nos desfazer de um bom elenco para sanar dívidas. Se olharmos para o que tínhamos e o que temos hoje... Sinceramente, se Mister Abramovich resolver ir embora, já vai ter deixado muito, mas muito mais do que tínhamos uma década atrás. Hoje somos um clube sensacional.
Até mesmo “vítimas” do russo, como Roberto Di Matteo, são incapazes de questionarem os benefícios para o clube. Pouco antes da demissão, o ex-treinador traçou um paralelo entre sua época de jogador, na década de 90, e a situação atual do Chelsea, e foi claro ao admitir que o antigo patrão abriu as portas do mundo.

– Após a chegada de Abramovich, o clube passou para um outro patamar. Passou a brigar pela Premier League e também em torneios internacionais com frequência. O investimento foi substancial para nos permitir competir em alto nível e contratar os melhores jogadores do mercado. A próxima temporada será a décima dessa longa parceria que melhora ano após ano. Ele é um apaixonado por este clube, e hoje vemos o Chelsea brigar por grandes troféus.

Terry Lampard Abramovich Chelsea (Foto: Getty Images)Terry e Lampard comemoram título inglês de 2005 com Roman Abramovich (Foto: Getty Images)

Mistério marca personalidade de Roman
Autoritário como chefe, fanático como torcedor, Abramovich ainda é um enigma fora dos portões do Stamford Bridge. Em quase uma década em Londres, jamais concedeu entrevistas para veículos britânicos e pouco se sabe sobre seus hábitos ou preferências. Nem mesmo o convívio na época da construção do museu foi capaz de fazer com que Rick Glanvill tirasse conclusões mais profundas.

Ninguém o conhece bem. A verdade, é que é um enigma: quem é ele? Eu não sei"
Simon Haydon, editor da AP

– Ele não é muito comunicativo, mas é amigável, apesar de ser bastante reservado.
Editor da AP, uma das principais agências de notícias do mundo, Simon Haydon acredita que, por toda visibilidade que atrai, o russo faz questão de se proteger ao máximo dos olhares externos. O jornalista, no entanto, garantiu que no meio empresarial Roman tem a agressividade como característica.

– Ninguém o conhece bem. A verdade, é que é um enigma: quem é ele? Eu não sei. Parece ser um pouco tímido, mas também sabemos que em termos de negócio trata-se de um homem muito agressivo. Nesse meio, não dá para ser suave, e ele sabe ser duro. Mister Abramovich nunca falou com a imprensa inglesa. Nunca. Ele procura se reservar ao máximo. Não posso falar sobre sua relação com a mídia russa, mas não tenho conhecimento de declarações sobre sua história com o Chelsea.

Nem mesmo os jogadores do elenco dos Blues têm tanto contato com Abramovich. Ao contrário do que é comum no Brasil, a presença em vestiário e concentração não é corriqueira, mas se torna mais constante quando, mesmo que sem palavras, o chefe tenta deixar seu recado. Recentemente, por exemplo, ele tem ficado próximo de Rafa Benítez, seja no CT de Cobham, na Grande Londres, ou em momentos antes e depois das partidas. O objetivo é dar respaldo e tranquilidade ao espanhol.

Roman Abramovich Chelsea (Foto: Getty Images)'Ele não é muito comunicativo, mas é amigável',
diz historiador do Chelsea (Foto: Getty Images)

Um dos líderes do elenco azul, o brasileiro David Luiz é um dos poucos que já tiveram a oportunidade de passar minutos a sós com o chefão e garante ter tido a melhor das impressões. A recordação mais marcante, porém, aconteceu no meio de todo grupo, quando, na Allianz Arena, em Munique, Abramovich se despiu da frieza russa para festejar o título da Champions League.

– Sempre que pode ele está próximo do clube. É um cara muito reservado, que tem o jeito dele de trabalhar, mas é fanático pelo Chelsea. É fácil perceber isso nos jogos, com as vibrações durante as partidas. Eu já tive algumas oportunidades de estar próximo e conversar com ele. Um momento que me marcou muito foi a presença dele no vestiário após a final da Champions. Vibrava como uma criança. Acho que era um grande sonho. Foi uma cena marcante. Também já tive conversas em uma sala, só eu e ele. Me perguntou o que poderia melhorar, o que se passava no dia a dia. Está sempre aberto a ouvir todo mundo, apesar de muita gente achar que ele faz tudo da forma dele.

Patrão ou torcedor, autoritário ou democrático, misterioso ou ousado, uma coisa é certa: em menos de uma década, Roman Abramovich se tornou o homem mais importante de um clube de 107 anos e que pode, graças aos seus bilhões, se tornar, no próximo dia 16 de dezembro, o maior do mundo.

Saiba algumas curiosidades sobre Roman Abramovich:

- Além do Chelsea, o russo já investiu também no CSKA Moscou, como patrocinador através de um de suas empresas, entre 2004 e 2006. No período, o clube venceu a Copa da Uefa, primeira e única competição continental conquistada por um clube do país. Após investigação de conflito de interesses por parte da Uefa, devido a sua relação com o Chelsea, o empresário abriu mão da parceria.

- Abramovich é ex-governador da região de Chukotka, na Rússia. O histórico político o deu imunidade durante a investigação de acusações de desvio de dinheiro e ações ilegais na época do governo Boris Yeltsin.

- Roman Abramovich comprou recentemente o famoso castelo do Conde Drácula, na Romênia, por 50 milhões de euros.]


Roman Abramovich Chelsea (Foto: Getty Images)Roman Abramovich distribui autógrafos durante a Eurocopa 2012 (Foto: Getty Images)

- Entre 1992 e 1996, o russo abriu mais de 15 empresas na Rússia para investimento nos mais variados ramos. No fim desse período, em união com o também milionário Boris Berezovsky, Abramovich viu sua fortuna aumentar na época do governo do presidente Boris Yeltsin.

- Além de petróleo e gás, Roman Abramovich já investiu em ramos menos badalados, como patos de borracha, bonecas e brinquedos de plástico, chegando a ser preso em 1992 por transações ilegais.

- Informações dão conta que em 2007 o russo criou seu próprio "exército", formado por 40 homens, se tornando um dos empresários mais bem protegidos do mundo.

- Abramovich é fascinado por iates (tem três), barcos (também três) e aeronaves (tem um Boeing 767-33A/ER, um Falcon e outros três helicópteros).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2012/12/imperio-de-roman-os-misterios-do-homem-que-transformou-o-chelsea.html