terça-feira, 27 de novembro de 2012

Bernardinho leva a melhor sobre Zé Roberto, e Rio passa por Campinas


Time carioca ignora pressão na lotada Arena Concórdia e vence por 3 sets a 1. Técnicos evitam olhares e adiam outra vez a esperada reaproximação

Por Heitor Esmeriz e Murilo Borges Campinas, SP

A tensão estava no ar para o duelo entre Campinas e Rio de Janeiro, principalmente à beira da quadra. No centro das atenções, José Roberto Guimarães e Bernardinho evitavam olhares. Apenas dois rápidos e frios apertos de mão antes e depois da partida. Se a expectativa de reaproximação entre os dois foi frustrada, as equipes não decepcionaram e fizeram jus ao histórico de conquistas dos seus comandantes. No que mais interessava para os técnicos na noite desta terça-feira – o jogo -, Bernardinho levou a melhor. Mais experiente, o Rio de Janeiro ignorou a pressão na lotada Arena Concórdia, em Campinas, e venceu por 3 sets a 1 (23/25, 21/15, 25/21 e 25/15), pela segunda rodada da Superliga feminina.

O bloqueio fez a diferença para os cariocas. Juciely comandou a equipe nesse fundamento. Foi um verdadeiro paredão, com nove pontos. O título de melhor em quadra, porém, ficou com Natália, decisiva na última parcial. Do lado de Campinas, o destaque individual foi a búlgara Vasileva, que foi a responsável por dar esperanças ao time no terceiro set.

- O mais importante de tudo é ver que a Natália está voltando a atuar em alto nível. Nós ficamos uma temporada inteira sem a Natália. Ela é nosso maior reforço. Em boas condições, poderá nos ajudar muito ao longo da competição. Foi uma boa vitória, na casa de um grande time. Um resultado para dar confiança – afirmou Bernardinho, ao canal SporTV.

Zé Roberto reconheceu a superioridade do adversário no confronto, elogiou particularmente Fofão e Natália, mas também fez questão de ressaltar a importância da entrada de Vasileva.

- Não é muito difícil avaliar o que aconteceu aqui. Nossa quantidade de erros foi enorme, mas o time do Rio de Janeiro mereceu, jogou melhor. A Fofão, na sua simplicidade, distribuiu bem o jogo, e a Natália fez uma grande partida também. Mas também temos motivos para comemorar. Foi o primeiro jogo efetivo da Vasileva e deu para perceber que ela será muito útil para nós no decorrer da competição - analisou Zé, também em entrevista ao SporTV.

Com o resultado, o Rio de Janeiro manteve o aproveitamento de 100% - já havia superado São Caetano – para permanecer entre os primeiros, agora com seis pontos. Depois de estrear com triunfo sobre o atual campeão Osasco, Campinas sofreu a primeira derrota e estacionou nos três pontos. Os times voltam à quadra sexta-feira. Rio continua sua excursão por São Paulo para enfrentar Pinheiros, às 20h, enquanto Campinas sai para duelar contra o Rio do Sul, em Santa Catarina, às 20h15.

Sarah Pavan Rio de Janeiro vôlei (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)Sarah Pavan sobe para pontuar para o Rio contra Campinas (Foto: Luiz Doro / Adorofoto)

Bloqueio faz a diferença para o Rio
O equilíbrio prevaleceu no primeiro set, tanto nos acertos quanto nos erros. Mais regular, o Rio de Janeiro soube aproveitar as brechas e largou na frente, com o bloqueio como arma principal. Juciely entrou em ação, fez três pontos seguidos neste fundamento e colocou o Rio com 9/5. Campinas esboçou reação, mas o Rio foi para o segundo tempo técnico com 16/12. Após a parada, as meninas de Zé Roberto voltaram melhor e encostaram.
Em um belo rali, Natasha ganhou disputa na rede e fez 16/18. O ponto inflamou a torcida, e o time manteve o ritmo. Natasha e Fernandinha pararam Logan Tom no bloqueio e baixaram para um ponto a vantagem do Rio: 18/17. Ju Nogueira teve a oportunidade de empatar, mas mandou para fora. Campinas não desistiu e seguiu na perseguição. Zé Roberto apostou em Vasileva. A búlgara entrou bem, mas o Rio administrou a vantagem e fechou em 25/23 em um ataque de Logan Tom mal defendido por Suelen.

Rio mantém regularidade
O cenário de equilíbrio continuou no segundo set. Campinas começou melhor, com Vasileva e Ramirez bem no ataque, mas o Rio de Janeiro rapidamente neutralizou as estrangeiras e passou à frente em 8/5 com dois pontos seguidos de saque de Nathália. A instabilidade tomou conta das campineiras. A vantagem chegou a 14/9 em um bloqueio de Juciely em Ramirez.

As equipes ainda protagonizaram 34 segundos de rali, com Vasileva colocando a bola no chão. Na sequência, porém, a búlgara errou o saque e permitiu que o time carioca conduzisse a reta final do set com tranquilidade para fazer 2 a 0 em um bloqueio de Juciely: 25/21. Foi o sexto ponto da central do Rio de Janeiro neste fundamento na partida.

Vasileva faz Campinas renascer
A necessidade de reação fez Campinas entrar mais ligada no terceiro set. O início apontou 5/2 para as donas da casa. Mas o bom momento das paulistas durou pouco. Rio de Janeiro já foi para o primeiro tempo técnico na frente. Diferentemente das parciais anteriores, porém, Campinas conseguiu manter a cabeça no lugar para não deixar o adversário deslanchar. A reação culminou com a virada no placar em 17/16.

Percebendo a queda de rendimento da sua equipe, Bernardinho parou o jogo. Rio até voltou à frente do placar na sequência, em 18/17, mas Campinas cresceu de produção, melhorou na defesa e não desperdiçou os contra-ataques. Assim, fechou 25 a 21, com Vasileva, que já começava a se transformar na principal figura da partida.

Fim de papo: Rio cresce no fim
A vitória no terceiro set incendiou a torcida. A empolgação aumentou com uma largadinha perfeita de Fernandinha para fazer 6/4. O Rio de Janeiro tratou de frear a arrancada do Campinas. Natália passou a chamar a responsabilidade. Sarah Pavan também começou a desequilibrar. Um erro de Fernandinha, ao dar dois toques, fez o Rio ir para o segundo tempo técnico com 16/12. Rio continuou firme na defesa e impecável no ataque. A consequência foi um passeio a partir de então. Coube a Natália, eleita a melhor do jogo, fechar em uma pancada que estourou no peito de Suelen: 25 a 15. Fim de papo. Vitória do Rio de Janeiro sobre Campinas. Vitória de Bernardinho sobre Zé Roberto.

Fofão Rio de Janeiro vôlei (Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)Fofão comemora ponto contra o Campinas(Foto: Luiz Doro / Adoro Foto)

Grêmio entra na briga e faz primeiro contato por Montillo


Cruzeiro diz não ter interesse em se desfazer do meia, mas também sofre assédio de clubes paulistas pelo argentino

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

Montillo no treino do Cruzeiro (Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)Montillo está na mira do Grêmio
(Foto: Tarciso Badaró / Globoesporte.com)

Depois de confirmar a permanência de Zé Roberto, o Grêmio quer qualificar ainda mais o meio-campo. O presidente eleito Fábio Koff revelou nesta terça-feira que tem interesse em Montillo, do Cruzeiro, e inclusive já travou as primeiras conversas.

- Montillo é uma ambição de diversos clubes no Brasil. E o Grêmio já manteve esse primeiro contato. É difícil. São valores fora do poder dos nossos clubes, mas... - deixou no ar o dirigente, em entrevista coletiva.

Os fatos mostram que Koff tem razão. Não será uma investida fácil. Primeiro, pelo tempo de contrato. O argentino tem vínculo com o Cruzeiro até fim de 2015. Montillo também custa caro, é um dos três maiores salários na Toca da Raposa. Para completar, o clube mineiro, dono de 60% dos direitos econômicos do meia, não tem interesse em se desfazer do jogador - embora ressalve que o camisa 10 não é "inegociável".

A briga do Grêmio, que deve usar como chamariz a sua presença na Libertadores, não é solitária. Santos e São Paulo também estão interessados em Montillo, mas ainda não transformaram a vontade em proposta oficial. No ano passado, Corinthians e o mesmo São Paulo fizeram ofertas, mas o clube mineiro as rechaçou, estipulando um preço na ocasião: 15 milhões de euros pelo argentino.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/11/gremio-entra-na-briga-e-faz-primeiro-contato-por-montillo-do-cruzeiro.html

Indeciso, Barcos cobra Tirone e diz que seleção pesa em escolha


Artilheiro do Palmeiras teme perder espaço com Série B, fala em gratidão ao clube, mas avisa que não quer 'passar vergonha' em 2013

Por Diego Ribeiro São Paulo

Barcos palmeiras (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)Barcos voltou a dizer que não sabe se fica no Verdão
em 2013 (Foto: Diego Ribeiro/Globoesporte.com)

Uma conversa com o técnico da seleção argentina, Alejandro Sabella, deixou o atacante Hernán Barcos com uma dúvida enorme na cabeça. O objetivo do artilheiro do Palmeiras é disputar a Copa do Mundo em 2014, no Brasil, mas a mensagem que recebeu de Sabella é de que a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro dificultaria uma sequência do Pirata com a camisa da Argentina. Por isso, Barcos fez questão de avisar que não tem seu futuro definido. Com propostas em mãos, ele pode, sim, deixar o Verdão.

Durante cerca de 30 minutos de entrevista coletiva nesta terça-feira, na Academia de Futebol, Barcos mostrou que tem pesado uma série de fatores para definir seu futuro, mas que o lado profissional pode ter maior influência na decisão. O artilheiro fez até uma crítica ao presidente Arnaldo Tirone, que chegou a assegurar a permanência do jogador para a próxima temporada – a multa rescisória para o mercado internacional é de 20 milhões de euros (R$ 51,8 milhões).
– Conversei com o Sabella, e posso dizer que vou perder espaço se jogar a Série B. O presidente disse que não saio por nada nesse mundo, mas ele não pode dizer isso. Tem de respeitar o que eu quero, ele não sabe o que eu quero. Nada é certo até agora. Tem algumas propostas, mas acho que isso vai se intensificar em dezembro. Quero ficar, mas a seleção para mim é muito importante, tem Mundial daqui a um ano e meio – avisou Barcos.

– Se por acaso eu sair, a pressão fica toda para cima de mim. Se eu for embora, não é por não querer jogar a Série B, mas sim porque penso na seleção. Para mim é muito importante – reclamou.

Se por acaso eu sair, a pressão fica toda para cima de mim. Se eu for embora, não é por não querer jogar a Série B, mas sim porque penso na seleção"
Hernán Barcos

A disputa da Taça Libertadores no primeiro semestre de 2013 não chega a seduzir o artilheiro, que quer um time competitivo para o caso de permanecer no Palmeiras. Barcos não quer “passar vergonha” semelhante à da Copa Sul-Americana, quando a equipe foi eliminada pelo Millonarios, da Colômbia, após derrota por 3 a 0 em Bogotá.

– Para jogar uma Libertadores, você não pode ter só os meninos. Não pode jogar como jogou na Colômbia, onde passou vergonha. Tem de ter um time competitivo para o Palmeiras ser protagonista dentro desse torneio. Acho que todo mundo quer um time para ser protagonista, o Palmeiras merece isso – disse o atacante.

Com 28 gols na temporada, o Pirata admite que teve o melhor ano de sua carreira, mesmo com o rebaixamento no Brasileiro. O Mundial, porém, é um sonho muito vivo na mente do atacante. E ele está convicto de que o nível técnico mais baixo da Série B pode prejudicá-lo. Nem mesmo o ex-goleiro Marcos é exemplo – com proposta do exterior, ele jogou a Série B em 2003.

– Falou-se muito no Marcos, mas ele já havia jogado uma Copa do Mundo antes (em 2002). É diferente do que estou vivendo hoje. Ainda não posso garantir nada. O problema não é a falta de exposição do campeonato, mas sim o nível técnico que vamos enfrentar, a competitividade é diferente. Para ir à seleção e jogar com os melhores, fica complicado – explicou Barcos.
A decisão deve sair em dezembro, até porque o atacante tem pressa para se planejar. A diretoria do Palmeiras vai tentar atender aos anseios do Pirata com uma proposta de reajuste salarial e um projeto de marketing específico para explorar sua imagem. Tirone também já afirmou que quer montar um time para entrar bem em todos os campeonatos.

Clique e veja mais vídeos do Palmeiras

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2012/11/indeciso-barcos-cobra-tirone-e-diz-que-selecao-pesa-em-escolha.html

Carlão pede para Bernardinho e Zé Roberto esquecerem 'bobagem'


Os dois técnicos se encontram em partida da Superliga feminina desta terça e comentarista do SporTV pede fim das desavenças entre os dois

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Nesta terça-feira, as equipes de Campinas, treinada por Zé Roberto Guimarães, e do Rio de Janeiro, comandada por Bernardinho, duelam pela Superliga feminina de vôlei. Os dois treinadores, donos de quatro medalhas de ouro olímpicas juntos, não mantém uma boa relação desde 2004. E, para o comentarista do SporTV Carlão, campeão em Barcelona-1992 ao lado de Zé Roberto, a partida é uma boa oportunidade para fazer as pazes.

- Houve problemas particulares entre o Bernardinho e o Zé Roberto. Pessoalmente, acho isso uma bobagem. Os dois técnicos são supercampeões. Deveriam ser amigos. A disputa faz parte do esporte. Fora da quadra, todo mundo tem que se falar educadamente. É isso que a gente espera dos dois - afirmou o comentarista, no "Redação SporTV".


Apesar da briga, Carlão acredita que os dois treinadores deverão se cumprimentar.
- Eu acredito que os dois vão apertar as mãos, porque são dois profissionais que são exemplos, para o público e para os jogadores, por tudo que fizeram. O importante também é que as pessoas que estão em torno deles, que se dizem amigas, não criem mais animosidade.

Carlão lembrou ainda que trabalhou com Bernardinho nos Jogos de Seul, em 1988, e ainda que os técnicos da seleção brasileira masculina e feminina são discípulos do mesmo treinador.
- Os dois foram formados pelo Bebeto de Freitas. O Zé Roberto foi meu treinador, fomos campeões olímpicos em 1992. E também tive a oportunidade, em minha primeira Olimpíada, de treinar com o Bernardinho, que foi auxiliar do Bebeto em Seul-1988. Considero os dois como meus amigos, como irmãos. E os dois, na verdade, são irmãos.

O SporTV transmiste a partida entre Campinas e Rio de Janeiro a partir das 19h (de Brasília) para todo o Brasil.


Bernardinho e Zé Roberto Guimarães, Vôlei (Foto: Agência Reuters)Bernardinho e Zé Roberto Guimarães se enfrentam nesta terça, pela Superliga (Foto: Agência Reuters)


FONTE:

Mayhara retorna as quadras e Praia Clube vence Pinheiros fora de casa


Equipe de Uberlândia desbanca paulista por 3 sets a 0

Por Luiz Vieira Uberlândia, MG

Técnico Spencer Lee do Praia Clube de Uberlândia (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)Para Spencer Lee, jogo foi o melhor da temporada
(Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)

O Praia Clube fez bonito mais uma vez na Superliga Feminina, a equipe que enfrentou nesta quarta-feira o Pinheiros pela segunda rodada do primeiro turno da competição, acertou nos saques, investiu nos bloqueios e garantiu a vitória fora de casa por 3 sets a 0, parciais de 19/25, 14/25 e 17/25.
A partida que marcou o retorno de Mayhara Silva foi para o técnico da equipe, Spencer Lee, uma das melhores até agora na temporada. Em quadra a cubana Herrera foi a maior pontuadora da partida com14 pontos.
- Nossa equipe jogou um voleibol lindo, maduro, com muita agressividade no saque. Erramos apenas três no jogo inteiro. Para se ter uma ideia, no último jogo em Uberlândia tínhamos errado onze. Então erramos poucos saques e bloqueamos muito. A jogadora Mayhara que estava com uma lesão no abdômen, fez uma partida impecável- complementou o técnico.
Spencer disse que a tática adotada para conquistar a vitória foi investir na marcação das principais jogadoras da equipe paulista.

- O volume de saques foi muito bom. Nós tivemos todos os sistemas, de bloqueio, defensivo, tudo funcionou muito bem. Viemos jogar na casa deles com muito respeito, fizemos uma estratégia tática de marcar as principais jogadoras e isso funcionou. Jogamos uma partida ímpar, ousaria dizer que foi a melhor que o Praia fez na temporada até agora – disse Spencer.

Ainda de acordo com o técnico, o resultado positivo, mostra que o Praia está a cada dia mais preparado para os desafios da Superliga. O próximo jogo do grupo será em casa, desta vez contra o Sesi, às 19h.

- O Sesi é uma equipe que briga pelo título da Superliga, tem cinco campeãs olímpicas. Temos um sentimento que o time está caminhando para uma evolução. A Superliga vai preparar melhor a nossa equipe, pelo volume de jogo que a gente realiza, temos jogos toda terça e sexta-feira, jogar é muito legal para evoluir o nosso grupo- finalizou Spencer.

De olho em Osvaldo, diretor do Roma fará reunião com empresário quarta


Atacante é um dos destaques do São Paulo no segundo semestre de 2012

Por Marcelo Prado São Paulo

osvaldo são paulo treino (Foto: Luis Pires / VipComm)Osvaldo é cobiçado por clube italiano
(Foto: Luis Pires / VipComm)

Um dos destaques do São Paulo no segundo semestre da temporada 2012, o atacante Osvaldo já chama a atenção de equipes do exterior. O empresário do atleta, Gilmar Veloz, está na Itália e nesta quarta-feira vai se encontrar com o diretor esportivo doRoma, Franco Baldini, para discutir a possibilidade de transferência já na próxima janela, em janeiro.

- O Baldini é meu amigo e teremos uma reunião para conversar sobre essa questão. Eles estão acompanhando a carreira do Osvaldo faz tempo. Por enquanto, ainda não existe uma proposta oficial, vamos ver o que acontece – afirmou o representante do jogador.

Osvaldo foi um dos reforços contratados pelo São Paulo no início da temporada. Chegou para ocupar a vaga deixada por Dagoberto e custou R$ 4,6 milhões aos cofres da equipe do Morumbi, que adquiriu 50% dos seus direitos econômicos. Começou como reserva com Emerson Leão que, inclusive, chegou a não relacioná-lo para algumas partidas. Com a saída do ex-técnico e a chegada de Ney Franco, tudo mudou para o atacante, que virou titular, fez boas partidas e marcou dez gols, sendo o quarto maior goleador da equipe em 2012, ao lado de Jadson.

Com a saída de Lucas, que irá para o PSG no início do ano, Osvaldo é considerado peça fundamental pelo atual treinador para o começo da próxima temporada. Inicialmente, a vaga do camisa 7 será ocupada por Paulo Henrique Ganso no meio-campo, o que coloca o ex-jogador do Ceará como parceiro de ataque de Luis Fabiano. Por isso, ao menos que apareça uma proposta fora do comum, a diretoria não vai aceitar vender o atleta. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/11/de-olho-em-osvaldo-diretor-do-roma-fara-reuniao-com-empresario-quarta.html


Seedorf causa alvoroço na Soccerex e avalia o ano do Botafogo: 'Nota 7


Meia se diz satisfeito com adaptação e feliz no Rio de Janeiro, mas lembra que temporada 2012 não acabou: 'Ainda temos nossos vizinhos (Flamengo)'

Por Marcelo Baltar Rio de Janeiro

Há cinco meses no Brasil, Seedorf já percebeu várias diferenças entre o futebol brasileiro e o europeu. E não somente dentro de campo. Fora das quatro linhas, o contato com torcedores e imprensa é muito mais intenso. Nesta terça-feira, na Soccerex, em Copacabana, no Rio de Janeiro, ele teve mais uma prova disso. O holandês causou alvoroço no evento e foi cercado por jornalistas e por fãs sedentos por um contato com o ídolo.

- Essa é uma das grandes diferenças. No Brasil tem essa maior proximidade com os torcedores e com vocês (jornalistas). Em certo ponto, isso é bom para nos conhecermos melhor. Acho bacana. Em relação à imprensa, é muito mais difícil inventar notícias e problemas internos, já que nos acompanha a todo momento - disse o camisa 10, que curiosamente negou ter cogitado um possível retorno ao Milan.

Seedorf no SOCCEREX Botafogo  (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Seedorf participa de um sorteio no stand do Botafogo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Durante a visita na Soccerex, Seedorf acompanhou no stand do Botafogo, ao lado de Dória e Jefferson, um desfile dos uniformes do clube e participou de sorteio com torcedores. A uma partida do fim da temporada, ele avaliou o ano do Alvinegro e lamentou somente os resultados.

- Dou nota 7. Trabalhamos muito, o clube fez investimentos e colocou jogadores na seleção brasileira. O resultado não foi o que esperávamos, mas coisas boas aconteceram. Mas o ano ainda não acabou. Ainda temos um grande jogo contra os nossos vizinhos - disse Seedorf, em alusão ao clássico contra o Flamengo, neste sábado, que fecha a temporada alvinegra de 2012.

Seedorf no SOCCEREX Botafogo (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)Holandês foi muito solicitado na visita à Soccerex (Foto: Marcelo Baltar / Globoesporte.com)

Sobre a sua rápida adaptação ao futebol brasileiro, Seedorf optou por não opinar sobre seu desempenho dentro dos gramados. Disse, apenas, que está satisfeito com o trabalho realizado e se disse feliz no Botafogo.

- Vou deixar para os outros opinarem. Foram cinco meses de muito trabalho e estou satisfeito com isso, não com os resultados. O trabalho interno é muito bom. Construímos coisas. O time é muito unido e valorizo muito as pessoas que estão lá.

Sobre o Rio de Janeiro, Seedorf garantiu estar totalmente adaptado à cidade.
- Estou muito feliz no Rio. Principalmente pelas pessoas. Às vezes, um lugar é bonito, mas as pessoas são tristes, antipáticas. No Rio, as pessoas são felizes mesmo com tantos problemas próximos. É uma cidade muito gostosa de se viver.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/seedorf-causa-alvoroco-na-soccerex-e-avalia-ano-do-botafogo-nota-7.html

Tito poupará Messi na Copa do Rei: 'Não joga para conseguir recordes'


A três gols de se igualar ao alemão Gerd Müller como artilheiro de um ano, argentino descansará, com outros titulares, contra o Alavés nesta quarta

Por GLOBOESPORTE.COM Barcelona, Espanha

Lionel Messi Barcelona (Foto: Getty Images)Lionel Messi descansará nesta quarta (Foto: Getty)

Não será nesta quarta-feira que Lionel Messi se igualará ou quebrará o recorde de Gerd Müller como maior artilheiro em um único ano. Com 82 gols em 2012, o craque argentino será poupado na partida contra o Alavés, da Terceira Divisão, pelo jogo de volta da fase 16 avos da Copa do Rei, no Camp Nou.
A ausência de Messi, no entanto, não deverá ser decisiva. O Barça carrega uma vantagem de 3 a 0 do jogo de ida, no fim de outubro, fora de casa, e só será eliminado em caso de um desastre. Ainda assim, a oportunidade seria ótima para o camisa 10 se aproximar ainda mais - ou até mesmo superar - a marca do alemão, que fez 85 gols em 1972 pela seleção e Bayern de Munique.

- Messi só pensa em ajudar o grupo e não em recordes pessoais. Já deu mostras disso contra o Levante, quando pensou na equipe. Além disso, se somente pensasse nos recordes teria pedido para jogar essa partida. Messi não entra em campo para conseguir recordes, seria pior para ele - disse o técnico Tito Vilanova em sua entrevista coletiva nesta terça.

Deulofeu Barcelona (Foto: Getty Images)Deulofeu, de apenas 18 anos, deverá ganhar chance contra o Alavés (Foto: Getty Images)

Além de Messi, Tito resolveu dar descanso a outros do time titular, como Xavi, Iniesta, Piqué e o goleiro Victor Valdés, que já não costuma atuar na competição. Jogadores como David Villa, Adriano e Thiago Alcântara foram convocados para ganharem ritmo de jogo. A promessa Gerard Deulofeu, de 18 anos, poderá ser titular.

- Se um jogador da filial (time B) tem uma boa progressão, sobe sim ou sim ao time principal. Deulofeu já fez uma boa temporada no ano passado e nesse ano também. É muito bom jogador, mas tem que melhorar em algumas coisas para jogar no primeiro time. É espetacular, mas o futebol é muito mais do que fazer duas boas jogadas numa partida. Temos seis nomes na sua posição, por isso temos que vê-lo nesses jogos. É importante esquecer que é muito jovem, mas tudo isso vai determinar sua evolução - afirmou o treinador.

Líder do Campeonato Espanhol com 37 pontos em 13 rodadas, o Barcelona voltará a jogar pela competição no próximo fim de semana. O adversário será o Athletic Bilbao, apenas 14º colocado, no Camp Nou.

Tito Vilanova Barcelona (Foto: Reprodução / Site Oficial)Tito Vilanova em entrevista coletiva nesta quarta-feira: descanso aos titulares (Foto: Reproduçã

Barça versão 2013


O Barcelona ficou sem os dois principais títulos que poderia conquistar em 2012: o Campeonato Espanhol, do Real Madrid, e a Liga dos Campeões, do Chelsea. Mas 2013 está quase aí. Por isso, uma ala da torcida do clube catalão, o Penya Lombarda Barcelona, que fica na Itália, tratou de lançar um calendário da próxima temporada. Só que o que chama a atenção não é exatamente isso.





FONTE:

Andrés diz que ainda não entregou cargo e quer participar de sorteio


Diretor afirma que terá reunião nos próximos dias com Marin para 'acertar os ponteiros'. Evento sábado define tabela da Copa das Confederações

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Um dia após dizer que a tendência era sair da CBF, Andrés Sanches afirmou nesta terça-feira que ainda não entregou o cargo de diretor de Seleções ao presidente José Maria Marin e que pretende representar a entidade na coletiva sobre a Copa das Confederações, sexta, em São Paulo, com a participação de técnicos e membros dos países já classificadas para o torneio de 2013.

Em entrevista à TV Bandeirantes, o ex-presidente do Corinthians afirmou que está "machucado" por causa da demissão de Mano Menezes sem o seu aval, mas que tem que ter a "cabeça no lugar" já que a Seleção é "maior que treinador ou diretor":

- Eu não sairia da CBF publicamente ou com uma coletiva. Terei uma reunião nos próximos dias com o presidente Marin para acertar os ponteiros - disse Andrés.

Andres Sanchez soccerex (Foto: TASSO MARCELO/Agêcia Estado)Andrés participou da Soccerex no Rio, segunda, e depois retornou a São Paulo (Foto: Agêcia Estado)

Com a saída de Mano, o Brasil ficaria sem representante no evento da Copa das Confederações. Mas Andrés está disposto a ocupar a vaga da CBF. O sorteio dos grupos do torneio será no sábado, também em São Paulo.

- Não devia mudar o treinador, tem o sorteio aí e só estão credenciados o treinador e o diretor de Seleções, e já não temos mais o técnico. Vou fazer de tudo para ir.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/11/andres-diz-que-ainda-nao-entregou-cargo-e-quer-participar-de-sorteio.html

Massa se declara à torcida: 'Amor por mim é grande, o meu por eles é maior


De casamento reatado com torcedor brasileiro após recuperação, piloto diz entender críticas durante fase díficil: 'Há horas que eles têm o direito de falar'

Por Alexander Grünwald e Felipe Siqueira São Paulo

Em todo tipo de relacionamento que envolve paixão, também há cobrança. E, de vez em quando, brigas. No casamento entre Felipe Massa e a torcida brasileira não foi diferente. Após a lua de mel de 2008, quando o piloto disputou o título com Lewis Hamilton, e ficou a apenas um ponto de garantir a taça, a relação entrou em crise.

De lá para cá, muita coisa aconteceu. O acidente em 2009, a necessidade de readaptação de 2010 e o jejum de pódios de 2011. No início deste ano, Massa voltou a enfrentar dificuldades. Nas primeiras 11 etapas do campeonato, não teve bons resultados e foi alvo de duras, pesadas e – em alguns casos, desleais – críticas. Boa parte dos torcedores que vibraram com a quase conquista do título em Interlagos, 2008, haviam se virado contra ele. “Era porrada de todos os lados”, o próprio piloto disse neste fim de semana.

Mas após as férias de agosto da categoria, veio a redenção. Felipe andou forte, no ritmo do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso e foi o quarto maior pontuador nas últimas nove etapas do ano. A coroação veio com a boa exibição neste domingo, diante da torcida brasileira, no mesmo circuito de Interlagos. No pódio, não conteve as lágrimas. Perguntado se ficou chateado com as críticas que recebeu, Massa diz que as compreendeu. De casamento reatado com a torcida, o piloto abriu o coração:

- Torcida é torcida. Tem o momento em que eles têm o direito de falar, de criticar, quando eu deveria ser criticado, sem dúvida. Só que é torcida. Brasil gosta de ver brasileiro. É paixão. Na verdade, o resultado é o que interessa. Quando você tem o resultado, tudo muda rápido. Eu tenho certeza que o amor que eles tem por mim é grande, e o amor que eu tenho por eles é maior ainda – declarou-se.

Felipe Massa no pódio do GP do Brasil, em Interlagos (Foto: Getty Images)Felipe Massa no pódio do GP do Brasil, em Interlagos (Foto: Getty Images)

Massa terminou a temporada em sétimo. Dos 122 pontos que marcou, 97 foram nas últimas nove das 20 etapas, o que equivale a 79%. Ele credita a reação a uma melhor compreensão do carro da Ferrari e também à recuperação da confiança, abalada pela fase difícil e pelas críticas.

- Acho que eu entendi um pouco mais o carro, muitas coisas em volta, acerto, em geral. Isso foi o primeiro passo. O segundo foi tirar aquele problema que eu estava, de muita gente batendo na minha cabeça. Acabei colocando isso de lado, ou vai ou racha, se for, foi, se não for, também está bom. A partir do momento que comecei a pensar assim na hora de entrar no carro, passei a fazer aquilo da maneira que eu mais sei e o resultado foi aparecendo. Foi uma virada muito, também, do lado psicológico.

Felipe massa ferrari GP do Brasil 2006 (Foto: Agência Getty Images)Felipe Massa acena para torcida após primeira vitória no Brasil, em 2006 (Foto: Getty Images)

Não foi só do Brasil que vieram as “pancadas”. Massa precisou aguentar a pressão da imprensa italiana. Os jornais da terra da Ferrari foram duros com o brasileiro. Chegaram a estimular a saída do piloto da equipe e não cansou de especular nomes para substituí-lo, como Mark Webber, Jenson Button, Sergio Pérez, Nico Hulkenberg, Paul di Resta, Heikki Kovalainen e até Michael Schumacher. Mas Felipe renovou com o time de Maranello e, em 2013, disputará sua oitava temporada com o macacão vermelho. Com o desempenho na parte final, o piloto fecha o ano em alta também com a mídia da Itália.

- A gente conhece muito bem a imprensa italiana. Gosta muito de falar, mas muda de opinião rápido. Já demonstraram que a opinião deles mudou, e vou ter um pouco mais de força e de valor quando começar 2013. Espero estar neste caminho forte e competitivo com o qual nós términos 2012.

Massa Interlagos 2008 2 (Foto: AFP)Torcida confortou Massa em 2008 após a vitória que não foi suficiente para tirar título de Hamilton (Foto: AFP)

No GP do Brasil deste domingo, Massa começou com uma largada agressiva, saltando de quinto para segundo após o “S do Senna”. Em seguida, foi cirúrgico ao segurar a RBR de Mark Webber para deixar Alonso, que disputava o título com Vettel, passar. Na sequência, arriscou ficar com pneus de pista seca no asfalto úmido e acabou sendo engolido, despencando para 13º. Quando finalemnte foi para os pits colocar os compostos intermediários, a chuva diminuiu e precisou retornar aos boxes. Mesmo assim, superou a falta de sorte com uma recuperação sensacional. Ultrapassou diversos carros e recebeu a bandeirada em terceiro. Foi seu segundo pódio no ano - o primeiro havia sido no GP do Japão. Após a prova, não conteve as lágrimas. O choro copioso foi até o pódio. Não era pela terceiro lugar. Era por tudo que havia superado nos últimos anos.

- A emoção não foi de subir no pódio no Brasil, até porque eu subi em primeiro duas vezes, em segundo uma outra vez. Não foi essa a sensação. Foi de estar virando tudo aquilo que vinha acontecendo comigo, o problema que eu tive até o meio do ano, a virada, guiar do jeito que eu sei. Depois de tudo aquilo que passei, a hora que eu encontrei todas as pessoas que torcem por mim - minha família, minha mulher, meus amigos e a torcida brasileira - aí eu não consegui segurar e realmente desabei. Não foi só no pódio que eu chorei foi quando saí do carro e encontrei todas essas pessoas, a arquibancada. Quando vi isso desabei, não conseguia parar de chorar. Nunca tinha acontecido isso na minha vida – explicou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/11/massa-se-declara-torcida-amor-por-mim-e-grande-o-meu-por-eles-e-maior.html

Após divulgar bastidores, Arianny mostra decote generoso em ensaio


Campeão mundial no tênis de mesa, jovem de 24 anos ressalta desejo de conhecer o ídolo brasileiro que inspirou seu nome e já pensa no Rio 2016

Por Túlio Moreira Rio de Janeiro

Montagem, chinês Zhang Jike e Zico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)O chinês Jike está ansioso para conhecer o ídoloZico(Foto:EditoriadeArte /Globoesporte.com)

Apesar do estranhamento inicial que pode causar aos brasileiros, o nome do mesatenista chinês Zhang Jike (no mandarim, o sobrenome vem primeiro) se pronuncia exatamente da mesma forma que a alcunha que consagrou Arthur Antunes Coimbra no futebol. O jovem foi batizado pelo pai em homenagem a Zico, na época em que o jogador carioca encantava o planeta com seu carisma e os dribles fascinantes. O objetivo era incentivar o filho a seguir carreira nos gramados, mas a tradicional paixão pelo tênis de mesa falou mais alto e o atleta de 24 anos já detém os principais títulos mundiais da categoria.

- Meu pai era treinador de tênis de mesa, mas adorava futebol. Quando nasci, a Seleção brasileira e suas estrelas eram muito populares em todo o mundo. Então, ele me deu o nome de Zico, na esperança de que eu pudesse me tornar um jogador. Mas o futebol chinês ainda não se sai muito bem, e ele percebeu que a minha aptidão não estava nos gramados - conta o mesatenista, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM por e-mail.
Com o passar do tempo, a opção pelo tênis de mesa se mostrou mais do que acertada. Além das medalhas de ouro individual e por equipes conquistadas nos Jogos Olímpicos de Londres, o fenômeno chinês é dono de inúmeros títulos em competições mundiais. Contudo, apesar de não ter seguido carreira com a bola, Jike honrou a homenagem do pai ao ídolo do Flamengo e se tornou um grande admirador do esporte.

- Eu continuo gostando muito de futebol, e adoro a Seleção brasileira. Eu conheço Pelé, Zico, Sócrates e Ronaldo. E, claro, Kaká, Ronaldinho, Pato e Neymar. Acredito que o futebol pode aproximar países tão diferentes, como China e Brasil. Nós temos culturas distintas e falamos línguas completamente diferentes, mas o esporte é um idioma universal, que funciona como uma ponte - afirma Jike.

Montagem, chinês Zhang Jike e Zico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Inspirado por Zico, o chinês mostra intimidade com a bola (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Após sua campanha vitoriosa em Londres, Jike já desponta como uma das promessas da delegação chinesa para os Jogos do Rio, em 2016. A oportunidade de defender seu país na próxima edição das Olimpíadas se torna ainda mais empolgante com a possibilidade de encontrar o ídolo na cidade natal do “Galinho de Quintino”.

- Eu estou realmente ansioso com a chance de conhecer Zico pessoalmente. Gostaria de trocar minha camisa com ele. Ainda há um longo caminho até as Olimpíadas do Rio, mas estou confiante de que vou ter a chance de representar a China no Brasil. Nos próximos anos, vou me dedicar ao máximo. E, claro, se eu puder encontrar Zico, a recompensa será ainda maior - projeta o chinês.

Desde junho, Jike ocupa a primeira posição do ranking mundial de sua modalidade. Em 2009, ele foi vice-campeão da Liga Asiática e chegou à semifinal do Mundial de duplas. No ano seguinte, a carreira internacional do chinês deslanchou, com a vitória na Copa Asiática e outros títulos no continente. A consagração veio em 2011, quando o atleta triunfou na Copa do Mundo da categoria. Com a campanha olímpica em Londres, Jike se tornou o quarto mesatenista da história a conquistar todos os títulos importantes do esporte. Além disso, o chinês foi o mais rápido a alcançar o feito, levando apenas 445 dias para vencer todo o circuito Grand Slam do tênis de mes

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/11/zico-chines-mostra-intimidade-com-bola-e-cita-kaka-pato-e-neymar.html

Após divulgar bastidores, Arianny mostra decote generoso em ensaio


Ring girl do UFC esbanja excelente forma com biquíni tomara que caia

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Arianny Celeste durante ensaio sensual  (Foto: Reprodução/Twitter)Arianny em ensaio sensual ( Reprodução/Twitter)

Musa do octógono, Arianny Celeste continua sendo destaque em revistas americanas. Depois de divulgar os bastidores de seu ensaio fotográfico para a ''Maxim'', a morena mostrou aos fãs um aperitivo do novo trabalho. Com a mesma forma boa de sempre, a ring girl do UFC esbanjou sensualidade com seu biquíni tomara que caia e um decote generoso.

SporTV.com/Combate: as últimas notícias do MMA e do UFC

Arianny Celeste volta a desfilar seu carisma no próximo evento do UFC, dia 8 de dezembro, em Seattle. Na luta principal, o campeão dos leves Ben Henderson encara Nate Diaz. No coevento principal da noite, o meio-pesado brasileiro Maurício Shogun enfrenta o sueco Alexander Gustafsson.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/combate/noticia/2012/11/apos-divulgar-bastidores-arianny-mostra-decote-generoso-em-ensaio.html

Sergipana vence etapa do Circuito Nacional Sub-21 de Vôlei de Praia


Duda fez dupla com a carioca Drussyla e foi campeã da etapa do Rio de Janeiro no último domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Aracaju, SE

A sergipana Duda, de 14 anos, conquistou o primeiro lugar na sexta e última etapa do Circuito Nacional Sub-21 de Vôlei de Praia, que aconteceu no Rio de Janeiro, no último domingo. Ela fez dupla com a carioca Drussyla, 16 anos.

Foi o terceiro pódio das meninas na competição. Elas também foram campeãs na etapa de Brasília e ficaram em terceiro na Paraíba. Este ano elas também representaram o Brasil no Campeonato Mundial Sub-19.

Sergipana sobe ao lugar mais alto do pódio no Circuito Sub-21 de Vôlei de Praia (Foto: Divulgação /CBV)Sergipana Duda (ao centro de blusa branca) subiu no lugar mais alto do pódio  (Foto: Divulgação /CBV)

- Foi o melhor torneio que disputamos. A dupla funiconou bem. Somos muito novas, então cada etapa representa muito em termos de experiência. Procuramos aproveitar todas as oportunidades que tivemos -  afirmou Duda.

Na decisão da etapa, Duda e Drussyla derrotaram as cariocas Natália Silveira e Fernanda por 2 sets a 0 com parciais de 21/9 e 21/13.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/se/noticia/2012/11/sergipana-vence-etapa-do-circuito-nacional-sub-21-de-volei-de-praia.html

Ex-levantador da seleção brasileira de vôlei fará palestra em Manaus


Maurício Lima integra o projeto "Embaixadores do Esporte", do Banco do Brasil, que leva ídolos a interagir com estudantes e professores por todo o país

Por Adeilson Albuquerque Manaus

Maurício Lima é diretor técnico do Campinas (Foto: Divulgação Medley/Campinas)Maurício faz parte do projeto Embaixadores do Esporte, que desenvolve atividades por todo o Brasil (Foto: Divulgação Medley/Campinas)

O bicampeão olímpico e ex-levantador da seleção brasileira de vôlei, Maurício Lima, de 44 anos, estará em Manaus, na próxima quarta-feira (28), ministrando palestra para professores de educação física e estudantes da rede estadual de ensino. Na ocasião, ele ainda participará de um jogo exibição com alunos esportistas do Amazonas. A programação será realizada, a partir das 8h (10h de Brasília), no Centro de Educação de Tempo Integral Áurea Braga, no Bairro da Compensa, Zona Oeste da capital.

O evento faz parte do projeto "Embaixadores do Esporte", idealizado pelo Banco do Brasil, que leva ícones do esporte brasileiro a interagir com estudantes e professores por meio de palestras e jogos beneficentes por todo o país.


Maurício Lima, ex-levantador da seleção brasileira de vôlei (Foto: Divulgação)Atleta participou de cinco Olímpiadas
(Foto: Divulgação)

- Conjuntamente com o Banco do Brasil planejamos esta programação que, acredito, será bastante valiosa para nossa comunidade escolar - disse o secretário de Estado de Educação do Amazonas (Seduc), Rossieli Soares da Silva, completando que o ato está sendo organizado com o intuito de oportunizar a professores de educação física e a estudantes da rede pública um momento informativo e de interação com Maurício.

O atleta
O jogador Maurício participou de cinco Olimpíadas, sagrando-se campeão em duas delas (Barcelona/1992 e em Atenas/2004). O atleta obteve êxito ao se destacar como um dos maiores levantadores do voleibol mundial no período em que esteve em atividade.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/am/noticia/2012/11/ex-levantador-da-selecao-brasileira-de-volei-fara-palestra-em-manaus.html

Arena: polícia proíbe 'avalanche' e exige cadeiras no espaço da Geral


Veto é por questões de segurança e será reforçado com a instalação de anteparos para evitar o deslocamento de torcedores no dia da inauguração

Por GLOBOESPORTE.COM Porto Alegre

O evento de inauguração da Arena está estimado em aproximadamente R$ 20 milhões.  (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)Arena será inaugurada no dia 8 de dezembro
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

A torcida Geral do Grêmio terá que se adaptar no amistoso de inauguração da Arena, no dia 8 de dezembro. De acordo com o Coronel Alfeu Freitas, responsável pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC), os gremistas estarão proibidos de realizar a tradicional "avalanche", movimento de descer correndo as arquibancadas após um gol.

O veto se dá por questões de segurança e será reforçado com a instalação de anteparos que dificultarão alguma providência da torcida em descumprir a ordem - medida semelhante à adotada em estádio argentinos como a Bombonera, do Boca Juniors. Essa é uma medida emergencial para o dia 8 e o Jogo Contra a Pobreza, no dia 19 de dezembro. Em um prazo de 60 dias, o setor precisará contar com cadeiras. 

- Não importa se serão jogos Fifa ou não. O fato é que a avalanche acabou. Não existe mais. Nossa legislação prevê cadeiras em todo o estádio - disse Freitas, em coletiva de apresentação do plano de mobilidade da Arena para a inauguração.

A estrutura atual do espaço da 'avalanche', com capacidade para 10.132 pessoas, apresenta uma composição diferenciada do resto do estádio. Ali, não há cadeiras e foram colocados espécies de degraus menores entre os intervalos das arquibancadas, para facilitar a descida da torcida no momento do gol. Nada, porém, que diminua os riscos, na avaliação do responsável pelo policiamento da capital gaúcha.

arena grêmio avalanche (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)Espaço da avalanche previa degraus diferenciados (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Famoso quem? Torcida do Chelsea desconhece elenco do Corinthians


GLOBOESPORTE.COM faz teste no entorno de Stamford Bridge e recebe respostas divertidas, precavidas e confiantes: nenhum rival é identificado

Por Cahê Mota Direto de Londres

Campeões do Brasileirão, da Libertadores e consagrados com a camisa de um dos maiores clubes do Brasil. Muitos deles já passaram até mesmo pela Seleção. Independentemente do que fizerem no Japão, a maioria dos 23 samurais que defenderão o Corinthians no Mundial de Clubes da Fifa já tem o nome marcado na história do Timão. No caminho para a glória máxima, porém, eles vão se deparar com uma situação diferente no Oriente: passarão por meros desconhecidos. Pelo menos para a torcida do Chelsea, principal candidato a rival na final do dia 16 de dezembro, em Yokohama.

Que a constelação dos Blues, com nomes como Fernando Torres, Lampard, Terry, e até mesmo o trio brasuca David Luiz, Ramires e Oscar já é conhecida e badalada mundo afora, ninguém tem dúvida. Por isso, o GLOBOESPORTE.COM aproveitou um dia de clássico no Stamford Bridge para saber até que ponto a recíproca é verdadeira. Com fotos dos 13 principais jogadores corintianos nas mãos, a reportagem abordou torcedores do Chelsea para conferir se os rivais reconhecem os trunfos do Corinthians. Mas o resultado foi total desconhecimento. Em alguns momentos, até mesmo sobre o Timão.

torcida do Chelsea na festa do título da Liga dos Campeões (Foto: Reuters)Torcida do Chelsea demonstrou desconhecimento dos samurais corintianos (Foto: Reuters)

- Corinthians? Eu não sei muito, para ser sincero. Sei que produziram muitos jogadores ao longo dos anos. Não tenho dúvidas disso, mas não sei quais. E sei também que é um bom time – disse o britânico Alex Riffchen, para emendar um diálogo, no mínimo, inusitado com o irmão Eugene.
- O Oscar veio de lá, não foi?
- Não. Ele veio do Inter alguma coisa – rebateu Alex.

- Então, é o time que o Maradona era o técnico – tentou mais uma vez Eugene, antes de desistir – É, não sei mesmo.

A dupla continua com respostas inesperadas mesmo diante das imagens dos jogadores. Já no goleiro Cássio, Alex ironizou:

- É aquela marca de relógios?
David Luiz para marcar o Sheik, e Oscar de informante
Ele é o goleador? Hmm... Vamos ver. Temos o David Luiz para cuidar dele."
Torcedor - sobre Emerson Sheik

Entre dez entrevistados nos arredores do estádio, nenhum soube identificar um corintiano sequer. Fábio Santos foi apontado até mesmo como um piloto de automobilismo por Eugene. Nomes como Alessandro e o peruano Paolo Guerrero foram os que tiveram maiores citações no sentido de “já ouvi este nome, mas não sei quem é, nem em qual posição joga”.

Herói do título da Libertadores e uma das principais apostas do Mundial, Emerson Sheik não chamou a atenção dos torcedores. Matty Winter, entretanto, já foi informado sobre o histórico do atacante e designou seu preferido para detê-lo no Japão.

- Ele é o goleador? Hmm... Vamos ver. Temos o David Luiz para cuidar dele.

As respostas divertidas, por sua vez, também deram lugar a palavras de precaução. Peter Winter, pai de Matty, por exemplo, apostou na ajuda de Oscar para que Rafa Benítez não seja surpreendido e lembrou de um brasileiro desconhecido que o impressionou recentemente.

- Oscar acabou de vir (do Brasil) e pode nos ajudar bastante com informações. Vimos os brasileiros do Shakhtar, são incríveis. Fernandinho nos impressionou. Suspeito que o Corinthians é forte, já que é o campeão da América. Será um bom jogo.

Outro que optou pelo respeito ao comentar um possível encontro na decisão do Mundial foi Steve Nash. Homônimo do jogador de basquete da NBA, o inglês confessou não ter o costume de observar o que acontece fora das fronteiras europeias, mas não espera facilidade.

- Eu não conheço a maioria dos jogadores. Para ser realista, não estamos acostumados a acompanhar o futebol sul-americano. Precisamos conhecê-los melhor. Acho que o treinador tem que fazer o dever de casa ou será estranho. Creio que vai ser um jogo equilibrado.
'Ronaldo e Adriano ainda estão lá?'
Do grupo, o mais bem informado foi Henry Dawson. Demonstrando conhecimento até mesmo do apelido “Timão”, o torcedor questionou se Adriano e Ronaldo fazem parte do elenco que viajará ao Oriente. Por outro lado, ele não se mostrou muito preocupado com a competição que começa no próximo dia 6.

- Acho que não podemos tirar o foco da Champions e da Premier League, que são competições-chave. O Mundial não é tão grande, espero que ninguém volte machucado.
Significa menos do que vencer a Champions League. O Mundial é um bônus."
Fã do Chelsea

Peter Winter seguiu a linha de prioridade, mas demonstrou um pouco mais de apreço pela disputa organizada pela Fifa.

- Poder falar que somos campeões mundiais seria fantástico, mas significa menos do que vencer a Champions League, que esperamos por tanto tempo, ou a Premier League, que é tão difícil. O Mundial é um bônus.

Na mistura de reações azul, também houve espaço para confiança, como a de Phill Kief. Completamente desinformado do que acontece em gramados brasileiros, ele disse:
- Não sabemos o nível da liga de vocês. Acho que somos favoritos, mas é difícil falar isso sem saber da qualidade dos brasileiros.

O Chelsea tem estreia marcada no Mundial para o próximo dia 13, contra o vencedor do confronto entre Monterrey, do México, e Ulsan, da Coreia do Sul. Os torcedores ingleses terão a oportunidade de observar os corintianos na semifinal da véspera, dia 12, mas, se quiserem se antecipar, podem conhecer os escolhidos de Tite na série “23 samurais”, do GLOBOESPORTE.COM. Fica a dica.

* Os jogadores apresentados ao torcedor do Chelsea na reportagem foram: Cássio, Alessandro, Chicão, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Douglas, Danilo, Emerson, Guerrero, Jorge Henrique e Martinez.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/mundial-de-clubes/noticia/2012/11/famoso-quem-torcida-do-chelsea-desconhece-elenco-do-corinthians.html

Oito jogadores do Bota estouram idade de juniores no ano que vem


Com Gabriel como destaque, grupo ainda tem Fabiano, Elber, Medeiros, Jeferson e uruguaio Tellechea. Vinícius não deve ficar, e Dagostin está fora

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

gabriel Botafogo x Atlético-GO (Foto: Luciano Belford/ Futura Press)Gabriel assume posição de titular no Botafogo
(Foto: Luciano Belford/ Futura Press)

Em todo começo de temporada há jogadores que acabam sendo obrigados a fazer parte do grupo profissional por não terem mais idade para integrar os juniores. O Botafogo já tem uma lista de oito nesta situação (nascidos em 1992) e todos estão com suas situações pré-definidas. O principal deles é o volante Gabriel, que se firmou como titular do time principal este ano e renovou contrato até o fim de 2015. Ele está garantido como uma das peças importantes para 2013.

Além de Gabriel, outros três jogadores que estouram a idade contam com contratos longos para, pelo menos, fazerem parte do grupo. O volante Fabiano, com compromisso até o fim de 2014, e o meia Jeferson, que tem contrato até o fim de 2015, já treinam com os profissionais. Já o uruguaio Tellechea, vinculado até setembro de 2014, ficou no banco de reservas na final da Taça Otávio Pinto Guimarães, disputada domingo.

Mais quatro jogadores que nasceram em 1992 terminam seus contratos no fim do ano com o Botafogo. Destes, o atacante Dagostin já foi liberado. O zagueiro Vinícius ainda integra os juniores, mas não faz parte dos planos da diretoria para 2013. Já os volantes Elber e Bruno Medeiros terão seus compromissos renovados por mais um ano.

Gabriel é exemplo de que, muitas vezes, o desempenho em campo pode superar expectativas. Ele foi incorporado aos profissionais no começo do ano por não ter idade para disputar a Taça São Paulo de Futebol Júnior, que era Sub-19 e voltará a ser Sub-20 em 2013. Utilizado como lateral-direito na maior parte do primeiro semeste, ele ganhou uma chance como volante titular no começo do segundo turno do Brasileiro e não saiu mais do time.

- Espero ganhar o Carioca e depois entrar forte no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil para a gente fazer um ano bom e quem sabe conseguir a classificação para a Taça Libertadores - disse Gabriel, em entrevista à Rádio Brasil, que será titular mais uma vez no clássico com o Flamengo, sábado, no Engenhão, pela última rodada do Brasileiro.

Outro na mesma situação é o goleiro Luis Guilherme. No entanto, ele já está emprestado desde agosto ao Boavista, com contrato até 30 de abril de 2013, quando participará do Campeonato Carioca. Por isso, não faz parte da lista de jogadores que serão incorporados ao grupo por estourar a idade.

Além dos jogadores nascidos em 1992, outros destaques dos juniores poderão ser incorporados ao time principal para a realização da pré-temporada. O lateral-direito Gilberto, o volante Dedé, o meia Vitinho e o atacante Sassá estão entre os cotados. Este ano, ainda será disputado o Campeonato Brasileiro Sub-20, a partir do dia 6 de dezembro, no Rio Grande do Sul.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/oito-jogadores-do-bota-estouram-idade-de-juniores-no-ano-que-vem.html

Bruno Mendes aparece para treinar e utiliza uniforme do Botafogo


Jogador está impedido de jogar por decisão judicial que o vincula novamente ao Guarani e cancela empréstimo ao clube carioca

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

O treino do Botafogo da manhã desta terça-feira, no Engenhão, teve uma presença inesperada no campo. Bruno Mendes apareceu no gramado e participou da atividade com o grupo, utilizando com o uniforme do clube. O atacante está envolvido em um problema na justiça. Seus direitos econômicos foram penhorados na Justiça e seu empréstimo para o clube carioca foi cancelado. Com isso, seu vínculo com o Guarani foi reativado.

A expectativa do Botafogo e dos representantes do atacante é de que a Justiça do Trabalho aceite o mandado de segurança para revalidar a negociação entre o Guarani e o grupo HAZ, no valor de R$ 7 milhões. Assim, ele poderá ter seu registro novamente validado junto ao Macaé, assim como seu empréstimo ao Botafogo.

bruno mendes botafogo andre bahia (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Bruno Mendes e André Bahia (direita) no treino desta terça-feira (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Quem apareceu pela primeira vez no campo foi o zagueiro André Bahia. com o uniforme do Botafogo, ele também treinou o grupo e vive a expectativa de assinar contrato com o clube. Ele entrou com uma ação na Fifa contra o Samsunspor, da Turquia, por atraso de salários.
Enquanto os reservas fizeram um treino técnico no campo, os titulares realizaram apenas uma atividade na sala de musculação. O volante Marcelo Mattos, que se recupera de uma cirurgia no púbis, esteve no clube nesta terça.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/bruno-mendes-aparece-para-treinar-e-utiliza-uniforme-do-botafogo.html

Seedorf não descarta volta ao Milan e afirma que seria útil a qualquer time


Em entrevista a canal de TV italiano, craque do Botafogo reafirma carinho pelos rossoneri e explica que deixou o clube para buscar novos desafios

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


seedorf Botafogo   (Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)Seedorf não escondeu a ligação que ainda tem
com o Milan(Foto: Satiro Sodré/Agif/Agência Estado)

Ídolo do Botafogo e já adaptado ao Brasil, o meia Seedorf não descarta um retorno ao Milan. Nesta terça-feira, o craque holandês reafirmou seu carinho pelo clube italiano e disse que uma volta ao time rossonero nunca estará fora de questão.

- Minha história com o Milan não acabou. Sou muito ligado à família Berlusconi, e as portas estão abertas de ambos os lados – afirmou ao canal italiano Sky Sports o meia, que tem contrato com o Botafogo até junho de 2014.

Seedorf foi além: afirmou que ainda poderia ajudar qualquer equipe na Europa. Mas explicou que, ao decidir deixar o Milan, queria buscar novos desafios.

- Eu seria útil a qualquer time europeu. Eu não saí por causa de Allegri (técnico do Milan). Após 10 anos, eu decidi me separar do Milan porque eu queria outras experiências – completou.
O camisa 10 botafoguense mostrou também que ainda acompanha o Milan. Apesar da campanha mediana no Campeonato Italiano - o time está em nono lugar, a 10 pontos da zona de classificação para a Liga dos Campeões -, Seedorf fez elogios ao elenco, em especial ao brasileiro Alexandre Pato.

- O Milan tem um elenco que não corresponde à posição em que está. Mas é óbvio que, depois da saída de tantos jogadores importantes, levará um tempo para o time se recuperar. Eu não sei como é o relacionamento de Pato com o técnico e os companheiros, mas não há crise. Ele é um grande talento, precisa trabalhar e ser paciente. Não há muitos jogadores como ele.

robinho thiago silva alexandre pato seedorf milan gol cagliari (Foto: agência AP)Seedorf com Pato e outros brasileiros nos tempos de Milan (Foto: agência AP)