sábado, 24 de novembro de 2012

Fabi e Natália elogiam estreia, mas já miram o Campinas de Zé Roberto


Surpresas com desempenho do time e com o público que compareceu ao Tijuca, jogadoras do Rio de Janeiro esperam pedreira na segunda rodada

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

Vôlei, Natália, Unileve (Foto: Daniel Ramalho / Adoro Foto)Natália sorri: estreia na Superliga é primeiro jogo
importante pelo Rio (Daniel Ramalho / Adoro Foto)

Não foi só o público de 1.800 torcedores que lotou o ginásio do Tijuca em plena sexta-feira à noite que surpreendeu as jogadoras Fabi e Natália. Com apenas dois jogos oficiais disputados antes da estreia na Superliga, ambos pelo Campeonato Carioca, a líbero e a ponteira do Rio de Janeiro reconhecem que seria natural se a equipe de Bernardinho sentisse a falta de ritmo de jogo diante do São Caetano. A satisfação pelo bom resultado, porém, tem data e hora para ficar no passado. Afinal, na próxima terça-feira, às 19h, o adversário é o poderoso Campinas, do técnico Zé Roberto, comandante das campeãs olímpicas em Londres.

- Estreia é sempre complicada, mas fizemos uma boa partida. Pena que não dá para comemorar muito porque na próxima terça-feira já teremos a primeira pedreira pela frente. O Campinas montou um grande time e certamente terá o apoio dos seus torcedores jogando dentro de casa – disse Fabi.

Se os dois únicos compromissos oficiais nos dois últimos meses não foram suficientes para dar ritmo de jogo ao time do Rio de Janeiro, os seis amistosos diante de Minas, Uberlândia e Sesi foram importantes na reta final de preparação antes da estreia.

- Claro que o Carioca não serve como parâmetro, mas os amistosos que fizemos contra equipes jogueiras, como Minas e Sesi, nos deram ritmo de jogo e foram determinantes para nossa boa estreia - afirmou Fabi.


comemoração Unilever vôlei (Foto: Daniel Ramalho / Adorofoto)Jogadoras abraçam Fofão na estreia na Superliga
contra o São Caetano (Daniel Ramalho / Adorofoto)

Festejada pelos torcedores após a partida, Natália tinha motivos de sobra para festejar. Mais importante do que a fácil vitória por 3 a 0, foi a “estreia” da jogadora pelo Rio de Janeiro e o retorno às quadras como titular em uma partida oficial após muito tempo.

- Foi muito especial para mim essa estreia. Eu brinquei com as meninas antes do jogo que tinha um ano e três meses que eu não jogava uma partida oficial desde o início. Posso dizer que esse jogo foi praticamente minha estreia com a camisa do Rio de Janeiro, pois só tinha jogados os dois jogos pelo Carioca.


Outros jogos da rodada:
Campinas 3 x 1 Osasco
Sesi 3 x 1 Pinheiros
Praia Clube 3 x 1 São Bernardo


Sábado
11h – Minas x Rio do Sul

 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/fabi-e-natalia-elogiam-estreia-mas-ja-miram-o-campinas-de-ze-roberto.html

Sem metas, Vasco e Flamengo põem rivalidade e equilíbrio à prova


Frustrados por campanhas no Brasileirão, adversários têm como marca placares apertados nos duelos dos últimos três anos

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A expectativa era de que, como normalmente acontece, o clássico fosse mobilizar a cidade. As duas torcidas esperavam que o duelo decidisse o título ou pelo menos uma vaga na Libertadores. Mas como não há mais objetivos práticos a cumprir em ambos os lados, restou a rivalidade e o equilíbrio para Vasco e Flamengo no jogo deste sábado, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

A igualdade tem marcado o Clássico dos Milhões nos últimos anos. Isso fica visível no placar das últimas partidas. Por exemplo, desde 2009 não sai um vencedor por dois ou mais gols de diferença. Na última vez, o Vasco venceu por 2 a 0, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Desde então, foram 12 partidas, com cinco vitórias do Flamengo, cinco empates e duas vitórias cruz-maltinas.

Como para a torcida o clássico se trata de um campeonato à parte, o Vasco tem motivos para comemorar. Com seis pontos à frente do rival na tabela (54 pontos a 48), o time cruz-maltino não pode ser alcançado pelo Flamengo, que tem três vitórias a menos na competição. No entanto, em São Januário existe a certeza de que isso não ameniza a frustração por uma campanha que começou com a expectativa de briga pelo título e termina sem chances de vaga na Libertadores.

A formação cruz-maltina que entra em campo, aliás, é bem diferente daquela que os torcedores esperavam ver na penúltima rodada do Brasileirão - normalmente um momento de decisão. Em vez dos ídolos Dedé, Juninho e Felipe, o Vasco terá o quase desconhecido Abuda e o jovem Marlone.

O Premiere transmite a partida ao vivo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2

Vasco: Gaúcho contará com a volta dos atacantes Eder Luis e Tenorio, recuperados de lesão, e do zagueiro Douglas, que cumpriu suspensão automática na última rodada. Também fora do departamento médico, Carlos Alberto deve ser relacionado, mas ainda não foi confirmado como titular. O técnico vai manter a base da equipe que venceu o Coritiba na última rodada. O volante Abuda começa jogando pela primeira vez. O Vasco deve enfrentar o Flamengo com a seguinte formação: Fernando Prass; Jonas, Douglas, Renato Silva e William Matheus; Nilton, Fellipe Bastos, Abuda e Marlone; Eder Luis e Tenorio.

Flamengo: o técnico Dorival Junior não fez qualquer tipo de mistério para o clássico. Com a suspensão de Amaral, Airton entra na equipe titular. De resto, não há qualquer diferença em relação ao time que empatou em 1 a 1 com o Palmeiras na rodada passada. O Flamengo entra em campo com: Paulo Victor; Wellington Silva, Renato Santos, González e Ramon; Airton, Ibson, Renato e Cleber Santana; Hernane e Vagner Love. 

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Vasco: Dedé, com uma fratura na perna esquerda, retorna apenas em 2013. O mesmo acontece com Juninho, que será poupado por causa de fadiga muscular. Thiago Feltri é mais um entregue ao departamento médico, por causa de dores no calcanhar direito. Felipe, que retona neste sábado de uma viagem ao Catar, não será relacionado para a partida. O zagueiro Fabrício e o volante Wendel cumprem suspensão.

Flamengo: Felipe, Leonardo Moura, Liedson e Muralha ainda se recuperam de lesões e estão fora do time. Amaral, suspenso, é o outro desfalque rubro-negro. 

header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Vasco: Dedé, Eduardo Costa, Fellipe Bastos, Rodolfo e Wiliam Barbio.
Flamengo: Airton, Liedson e Negueba.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wagner Nascimento Magalhães (RJ) apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Miosés (RJ) e Rodrigo Henrique Correa (RJ). Wagner Nascimento arbitrou oito jogos no Brasileirão, marcou 290 faltas (média de 36,2 por jogo), mostrou 55 cartões amarelos (média de 6,9 por jogo) e dois vermelhos (média de 0,25 por jogo) e não marcou pênalti. O campeonato tem média de 5 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou um jogo de cada equipe na Série A deste ano: Fluminense 1 x 0 Flamengo (8ª rodada) e Vasco 1 x 0 Botafogo (12ª rodada).


header fique de olho 2
Vasco: Dakson deve ter sua primeira oportunidade de jogar com a camisa do Vasco, entrando no segundo tempo. Contratado sem mesmo ser apresentado oficialmente, o meia-atacante de 25 anos é um desconhecido no futebol brasileiro. No momento em que a equipe joga sem objetivos no Brasileirão, ele pode ter a chance de mostrar serviço visando à próxima temporada.


Flamengo: após encerrar o jejum de oito jogos sem gols diante do Palmeiras, Vagner Love entra em campo menos pressionado. Com isso, o técnico Dorival Junior espera que o atacante possa engrenar uma sequência de gols nas duas últimas rodadas para terminar a temporada por cima.

header o que eles disseram

Gaúcho, técnico do Vasco: "Não existe motivação maior do que disputar um Vasco x Flamengo. Foi o maior jogo de que já participei como atleta e treinador. Vamos manter a forma de jogar da equipe que venceu o Coritiba, e esperamos uma vitória num clássico que em qualquer ocasião mobiliza a cidade."


Dorival Junior, técnico do Flamengo: "Não é fácil motivar, mas é nossa obrigação entrar em campo assim. Só vestir a camisa do Flamengo já é motivo para estar motivado. Essa é uma exigência de todos nós. Vamos enfrentar o Vasco em busca de uma vitória para nos despedirmos de maneira honrosa." 
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.
* Esta é a décima vez que Vasco e Flamengo se enfrentam no Engenhão. Na primeira partida, válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2010, empate por 1 a 1. Em nove clássicos no Engenhão, o Fla leva uma pequena vantagem. Foram três vitórias rubro-negras, duas do Vasco e quatro empates. Nesses nove jogos, foram marcados 19 gols, e duas partidas terminaram 0 a 0
.
* Nos últimos 40 jogos disputados entre Vasco e Flamengo, apenas um terminou com uma vitória por mais de dois gols de diferença. Isso aconteceu na vitória do Vasco por 3 a 0, pelo Campeonato Carioca de 2007.

* Computando apenas o Campeonato Brasileiro, o Vasco não vence o Flamengo há seis anos (ou nove jogos). A última vitória do Vasco aconteceu no returno da edição 2006, quando venceu de virada por 3 a 1.

* Este ano, Flamengo e Vasco já se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias para cada lado.

header último confronto v2
No dia 19 de agosto, Flamengo e Vasco se enfrentaram pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2012. O Vasco tentou, mas parou nas mãos do goleiro Felipe. Já o Flamengo precisou de um lance para conseguir a vitória. Em falha de Fernando Prass e oportunismo de Vagner Love, o time derrotou o rival por 1 a 0, no Engenhão. Foi o terceiro gol de Love em quatro jogos contra o Vasco somente neste ano. Com o resultado, o time da Colina estacionou na terceira posição e viu Atlético-MG e Fluminense se distanciarem

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/sem-metas-vasco-e-flamengo-poem-rivalidade-e-equilibrio-prova.html

Versatilidade faz Fellype Gabriel abrir espaço para virar titular do Botafogo


Oswaldo de Oliveira admite que procura um lugar para o jogador no time, já que trio de meias está consolidado com Lodeiro, Seedorf e Andrezinho

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Fellype Gabriel na coletiva do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Fellype Gabriel tem a confiança de Oswaldo
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Na final da Taça Rio, a lesão de Renato desfalcou o Botafogo contra o Vasco. A opção natural seria a escalação de Jadson, jogador que havia subido recentemente para os profissionais. O técnico Oswaldo de Oliveira, no entanto, surpreendeu e escalou Fellype Gabriel. O resultado foi uma vitória por 3 a 1 e o título com uma grande atuação do seu escolhido.

Agora, contra o Atlético-MG, domingo, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro, Oswaldo deve fazer a mesma opção. O treinador admitiu a necessidade de encontrar um espaço para Fellype Gabriel no time depois de consolidar o trio de meias com Andrezinho, Seedorf e Lodeiro.

- Ainda não decidi se ele vai jogar, mas que estou procurando um lugar para Fellype Gabriel eu estou. Ele jogou assim em partidas importantes este ano. Contra o Vasco, iniciou na posição. Ele tem algumas características que podem ser utilizadas nessa função - disse Oswaldo.
Fellype Gabriel foi um pedido do treinador no começo da temporada. Ele havia atuado sob o comando de Oswaldo de Oliveira no Kashima Antlers, onde chegou a fazer a função de lateral-esquerdo, que já repetiu no Botafogo em algumas oportunidades.

A chance de Fellype Gabriel atuar como volante ao lado de Gabriel deve surgir pelo fato de Renato conviver com dores lombares e não ter participado dos treinamentos de quarta e quinta-feira. No coletivo de sexta-feira, ele foi escalado no time reserva.

- Renato não tem conseguido render o que normalmente rende. Mas vou contar com ele para o jogo sim, iniciando ou no banco de reservas - comentou Oswaldo.

Além da entrada de Fellype Gabriel, outra mudança será a escalação de Elkeson no ataque. Ele atuará no lugar de Bruno Mendes, que teve seu contrato de empréstimo com o Botafogo rescindido judicialmente por causa de uma ação contra o Guarani do ex-zagueiro Andrei, que penhorou os direitos econômicos do atacante.

- O Elkeson é o artilheiro do Botafogo no Campeonato Brasileiro, mesmo sem ter jogado todas as partidas como titular (fez 10 gols em 30 jogos) e embora tenha sido deslocado de outra função que fazia por ter as características exigidas para uma nova. É bom rever esses gols para saber se foram por acaso ou executando essa função - disse Oswaldo, claramente respondendo a quem criticou a mudança de posição de Elkeson.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/versatilidade-faz-fellype-gabriel-abrir-espaco-para-virar-titular-do-botafogo.html


Filhos de jogadores animam o treinamento do Bota no Engenhão


Herdeiros de Amaral, Brinner e Fellype Gabriel batem bola enquanto os pais treinam no campo anexo do estádio para confronto com o Atlético-MG

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Na reta final do Campeonato Brasileiro, sem maiores pretensões, o Botafogo vem aproveitando para descontrair o ambiente. Fellype Gabriel, Brinner e Amaral levaram os filhos ao treinamento deste sábado, véspera do confronto com o Atlético-MG, no Engenhão, pela penúltima rodada da competição.

Fellype Gabriel com o filho Yan treino Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)Fellype Gabriel com o filho Yan no treino do Botafogo (Foto: Thales Soares / Globoesporte.com)

O quarteto, já que Amaral é pai dos gêmeos Rafael e Gabriel, de quatro anos, se divertiu batendo bola ao lado do campo anexo do Engenhão. Ryan, filho de Brinner, e Yan Gabriel, de Fellype Gabriel, ambos de cinco anos, mostraram talento com a bola.

Na sexta-feira, Seedorf levou os filhos Denzel, de cinco anos, e Jusy, de nove, ao treinamento pela primeira vez. Os dois também bateram bola ao lado do campo anexo do Engenhão, enquanto o pai treinava.

Com 54 pontos, o Botafogo ainda pode terminar o Campeonato Brasileiro na quinta colocação. O time tem dois a menos do que o Corinthians.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/filhos-de-jogadores-animam-o-treinamento-do-bota-no-engenhao.html

Ronaldo vai à F-1 e aprova Guardiola na Seleção: 'É o melhor do mundo'


Fenômeno lamenta queda de Mano, mas diz que espanhol seria 'grande nome' para cargo. Lucas, do São Paulo, se diz triste com saída de treinador

Por Alexander Grünwald, Felipe Siqueira e João Gabriel Rodrigues São Paulo

Ronaldo já se disse fã de Fórmula 1 algumas vezes. No ano passado, visitou Interlagos pela primeira vez e até almoçou no box da Williams. Neste sábado, antes do treino de classificação, o Fenômeno voltou ao paddock do autódromo e recebeu um capacete autografado por Bruno Senna de presente. O automobilismo, porém, ficou em segundo plano. Um dia após a queda de Mano Menezes, o craque se disse surpreso com a demissão do treinador. Lamentou a decisão e preferiu não escolher um substituto, mas disse aprovar um nome polêmico: o espanhol Pep Guardiola.

Ronaldo disse ter dúvidas se a torcida brasileira aprovaria a escolha. Ainda assim, disse que o ex-técnico do Barcelona seria um bom nome para guiar a Seleção até a Copa do Mundo de 2014.

Ronaldo nos boxes do GP do Brasil (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Ronaldo ganhou um capacete de Bruno Senna (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)

- É o melhor treinador do mundo hoje. Fez um trabalho muito bom no Barcelona, seria um grande nome. Tem de ver se a torcida aprovaria. Temos grandes técnicos aqui. Precisamos de um que passe tranquilidade ao time.

O Fenômeno, no entanto, afirmou que a queda de Mano não faz bem à seleção brasileira. Ronaldo acredita que o novo treinador precisará de apoio.

Lucas nos boxes do GP do Brasil (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Lucas também lamentou saída de Mano da
Seleção (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)

- Todo mundo fica apreensivo. Mas temos sempre de olhar para frente. Eu não faria dessa maneira, mas a Seleção precisa pegar o rumo novamente.
Lucas, do São Paulo, também foi a Interlagos neste sábado. O jogador foi outro a lamentar a saída de Mano Menezes. O meia, no entanto, preferiu não apontar nenhum nome para o cargo
.
- Palpite, não tenho nenhum, deixo para o presidente da CBF decidir. Mas fiquei triste com a saída do Mano, porque foi o cara que me convocou pela primeira vez. Enquanto estive na Seleção, foi meu único treinador. Só tenho a agradecer e desejar sorte no restante

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/11/ronaldo-vai-f-1-e-aprova-guardiola-na-selecao-e-o-melhor-do-mundo.html

Hamilton faz a pole, e Vettel larga em quarto; Alonso é 8º e reza pela chuva


McLaren faz dobradinha na primeira fila do GP do Brasil; alemão da RBR só precisa manter posição para ser tri sem depender do resultado do espanhol

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Os olhos de Sebastian Vettel estavam imóveis. A expressão fria do alemão após o treino classificatório se recusava a dar pistas sobre o que se passava em sua cabeça. A insatisfação pelo quarto lugar no grid do GP do Brasil não deve ter sido maior que a sensação de conforto por saber que seu único rival na luta pelo tricampeonato estará longe, quatro posições atrás. O quarto lugar é exatamente o que o piloto da RBR precisa para não depender de mais nada e levantar a taça. A Fernando Alonso, resta fazer a dança da chuva e torcer para que a água leve o caos a Interlagos. A pajelança talvez nem seja necessária, já que a meteorologia promete tempo ruim constante. Quem não está nem aí para nada disso é a dupla da McLaren, que larga lá na frente. Em seu último GP pela equipe inglesa antes de ir para a Mercedes, Lewis Hamilton confirmou o bom rendimento no fim de semana e cravou a pole (1m12s458), com Jenson Button completando a dobradinha.

Vettel ainda tem um aliado na segunda fila: seu companheiro Mark Webber sai em terceiro. Alonso conta com Felipe Massa em quinto, mas logo após o treino o brasileiro já descartou manobra semelhante à do GP dos Estados Unidos, quando aceitou trocar o câmbio para perder cinco posições e facilitar a vida do espanhol. Antes de Alonso surgir no grid, ainda aparecem Pastor Maldonado, da Williams, e Nico Hulkenberg, da Force India. A oitava posição deixa o bicampeão da Ferrari em situação delicada, rezando para que a chuva mude a lógica da prova.



INFO - Chances de Vettel e alonso serem campeões (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Última das 20 etapas da temporada 2012, a corrida em Interlagos começa às 14h deste domingo. A TV Globo transmite ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes da prova em Tempo Real.

Bruno Senna fez bonito no Q1, mas caiu no Q2, ficou fora da superpole e vai largar com sua Williams em 12º lugar. Quem decepcionou foi Michael Schumacher. O alemão da Mercedes também não conseguiu se manter entre os dez primeiros e vai sair em 14º na última corrida da carreira.


Header_Q1 (Foto: Infoesporte)
Quinze minutos antes do início do treino, uma chuva fina molhou a pista em Interlagos. Quando os carros começaram a andar, as nuvens deram uma trégua, mas ainda havia spray à vontade. Os pilotos que costumam andar na frente ficaram sossegados nos boxes e deixaram para os menos cotados a missão de espalhar a água e secar o asfalto. Vergne, Koba, Petrov, Ricciardo, Pérez, Kovalainen, Glock, Pic, De La Rosa, foi essa turma que abriu os trabalhos em São Paulo. O último, inclusive, se chocou com Grosjean, em incidente que ficou sob investigação. Passados dez minutos, com o chão secando, aí sim os medalhões apareceram.
Bruno Senna chegou a puxar a fila por alguns minutos, com 1m15s333, mas foi superado por Hamilton, com 1m15s075. Vettel (quinto) e Alonso (10º) correram para o gasto e pularam para o Q2. O mesmo não se pode dizer de Grosjean, Petrov, Kovalainen, Glock, Pic, Karthikeyan e De La Rosa, os sete eliminados.


Header_Q2 (Foto: Infoesporte)
Mal começou o Q2, e os pilotos da Ferrari pularam na pista. Mesmo sem gastar um jogo de pneus macios, Alonso e Massa logo fizeram os melhores tempos. Mas os maiores rivais ainda estavam nos boxes. Quando foram para a disputa, passaram batidos pela equipe italiana. Vettel voou como de hábito e fez 1m13s209, seguido por Hamilton (1m13s398), polarizando a disputa pela pole. Em seguida vieram Button, Webber, Raikkonen, Maldonado, Hulkenberg e Rosberg.
Alonso se segurou em nono, mas Massa chegou a cair para 12º. Àquela altura, o sol já brilhava em Interlagos. Enquanto Vettel recolhia seu carro para os boxes, Felipe tinha uma volta derradeira para evitar a eliminação. Na bacia das almas, voltou para 10º com 1m14s048 e passou raspando. Bruno não teve a mesma sorte e ficou em 12º, fora da superpole, ao lado de Di Resta, Pérez, Schumacher, Kobayashi, Ricciardo e Vergne.

Header_Q3 (Foto: Infoesporte)
Com dez minutos para definir o grid, Hamilton foi o primeiro a fazer a volta ideal, com as melhores parciais e um impressionante 1m12s850. As Ferraris mordiam o calcanhar do alemão, mas por pouco tempo. Logo cederam espaço para Button e Webber. Na primeira tentativa de Vettel, a sorte de Alonso apareceu: o alemão cometeu um erro no início da segunda parcial e fez apenas o sexto melhor tempo. Mas a disputa ainda não tinha acabado.
Hamilton voltou à pista e confirmou a boa performance, agora com 1m12s458 para cravar à pole. Ao seu lado, o companheiro Jenson Button, com 1m12s513. As RBRs vieram em seguida, mas Vettel conseguiu apenas o quarto tempo, atrás de Webber. Massa ficou com a quinta posição na largada, à frente de Maldonado e Hulkenberg. Só então apareceu Alonso. O espanhol da Ferrari não conseguiu fazer sua parte e ficou apenas com a oitava posição no grid, tornando a missão ainda mais complicada para a corrida no domingo.

Confira o grid de largada após o treino deste sábado em Interlagos:
1 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m12s458
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m12s513
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m12s581
4 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m12s760
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m12s987
6 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - 1m13s174
7 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - 1m13s206
8 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m13s253
9 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - 1m13s298
10 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m13s489
Eliminados no Q2:
11 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m14s121
12 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - 1m14s219
13 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m14s234
14 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m14s334
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m14s380
16 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - 1m14s574
17 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - 1m14s619
Eliminados no Q1:
18 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - 1m16s967
19 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - 1m17s073
20 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - 1m17s086
21 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - 1m17s508
22 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - 1m18s104
23 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - 1m19s576
24 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - 1m19s699

Chance de chuva anima Alonso para decisão: 'Preciso de corrida estranha'


Variação brusca nas condições climáticas já decidiu vitórias e até um título mundial em Interlagos, que tem previsão de 90% de chances de chuva

Por Alexander Grünwald, Felipe Siqueira e João Gabriel Rodrigues São Paulo

Com 13 pontos de desvantagem para o líder do Mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, o espanhol Fernando Alonso tem apenas uma corrida para descontar esta diferença se quiser se sagrar o mais jovem tricampeão da categoria. Porém, um fator pode ajudar o piloto da Ferrari neste domingo, no GP do Brasil: a chuva. Em entrevista ao jornalista Reginaldo Leme no programa “Linha de Chegada”, do SporTV, o piloto declarou que torce por um cenário mais instável para a disputa da prova. Precisamente, algo que torne maiores as chances de uma reviravolta no campeonato e que, por consequência, lhe dê o título.

Fernando Alonso Ferrari (Foto: Scuderia Ferrari)Dono de dois títulos, Fernando Alonso precisa descontar 13 pontos para ser tri (Foto: Scuderia Ferrari)

- A chuva seria uma variante a mais, um fator a mais na corrida. Está claro que precisamos de uma corrida estranha. Em uma corrida normal, no seco, as RBR largam em primeiro e segundo e vencem a corrida. A não ser que quebrem, é difícil pensar que podemos tomar esses 13 pontos. Com a chuva, pode-se ter uma possibilidade a mais. Talvez estejam falando demais da chuva durante esta semana, parece até que se chover vamos ganhar e que eles irão muito mal, mas os RBR na chuva podem ser favoritos. Mas tem esse fator a mais, e pode ser bom – avalia o competidor, que está na Ferrari desde 2010.

De acordo com os boletins meteorológicos, as chances de a corrida ser disputada com pista molhada ultrapassam os 90%. Um desafio que contrasta de maneira brutal com o tempo extremamente seco dos treinos livres de sexta-feira, quando a umidade relativa do ar variou entre os 10% e os 16% na cidade de São Paulo, e a temperatura bateu os 33ºC no ambiente, com cerca de 50ºC no asfalto.

INFO - Chances de Vettel e alonso serem campeões (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Chuva costuma definir a vitória no Brasil
Para aumentar as esperanças de Alonso, o histórico de Interlagos desde que a corrida voltou para a capital paulista, em 1990, prova que as coisas raramente ficam próximas da lógica quando o céu manda água. Nas duas vitórias de Ayrton Senna, em 1991 e 1993, o brasileiro não tinha o carro mais rápido da pista, mas superou os adversários com ajuda da chuva. Uma década depois, em 2001 e 2003, novamente o GP do Brasil foi afetado pela chuva, e em ambas as ocasiões ela definiu o vencedor. Na primeira vez, o favorito Michael Schumacher – que terminaria o ano como campeão pela Ferrari – errou na escolha dos pneus e acabou superado pelo rival David Coulthard, da McLaren. Por pouco, o alemão não perdeu também o segundo lugar ao dar uma rodada e uma escapada na tentativa de alcançar o escocês.

Horário GP do Brasil - 300 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Já no outro ano, Schumi não teve a mesma sorte. Ele integrou a lista de pilotos que foram vitimados por uma forte pancada de chuva que fez com que vários carros batessem, muitos deles na mesma curva. Somente oito pilotos completaram a prova, e mesmo assim ela terminou muito depois da bandeirada. Como a corrida foi interrompida no momento em que Alonso acertou os destroços deixados por uma batida de Mark Webber na curva do Café, teria que valer o resultado da volta anterior. Mas um erro na cronometragem fez com que o italiano Giancarlo Fisichella subisse ao pódio na segunda posição, com o finlandês Kimi Raikkonen recebendo o troféu de vencedor. O engano só foi descoberto dias depois, e a troca das taças foi feita na corrida seguinte.

Novas datas, velhas confusões
A série de confusões com as águas de março que fechavam o verão estimulou os organizadores a alterar a data da corrida, passando o GP do Brasil para o fim do calendário. Desde 2004, foram disputadas oito corridas de F-1 entre os meses de setembro e novembro, mas a chuva continuou teimando em aparecer em algumas ocasiões. Logo no primeiro ano, uma garoa nas voltas iniciais prejudicou o rendimento do pole, Rubens Barrichello, cuja Ferrari usava pneus que rendiam melhor com a pista seca ou completamente molhada. A indefinição climática ajudou o colombiano Juan Pablo Montoya, que contou com a aderência dos compostos utilizados pela Williams para ganhar a liderança e ficar com a vitória.
Em 2008, a chuva foi mais uma vez protagonista. Um verdadeiro toró a instantes da volta de apresentação adiou a largada em dez minutos, e a corrida começou com pista úmida. Mas nada comparado às voltas finais, quando ela voltou a cair e fez com que os líderes parassem para trocar pneus. A Toyota de Timo Glock permaneceu na pista, mas não conseguiu segurar a McLaren de Lewis Hamilton, que ultrapassou o alemão na última curva e assim conseguiu chegar na posição que precisava para tirar o título do vencedor, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari.

chuva GP do Brasil arquivo (Foto: Getty Images)Chuva atrapalhou o treino classificatório do GP do Brasil em 2009 (Foto: Getty Images)

Já em 2009, a chuva não deu as caras durante a corrida, mas causou um transtorno imenso durante o treino classificatório de sábado. A água caía com tanta intensidade que a sessão ficou paralisada por quase três horas. Enquanto a pista era tomada por verdadeiros rios, os pilotos aguardavam nos boxes. Quando a luz natural já estava no limite, a pista enfim ficou em condições de receber novamente os carros, que andaram no asfalto ainda molhado. A pole ficou com Barrichello, então competindo pela Brawn. No ano seguinte, brasileiro esteve perto de repetir a dose em outra sessão com pista molhada – mas nem tanto, desta vez. A posição de honra coube a seu companheiro, o estreante alemão Nico Hulkenberg, que surpreendeu a todos ao fazer a melhor volta.
Curiosamente, os dois títulos que Fernando Alonso conquistou na Fórmula 1 foram em Interlagos, ambos em corridas com pista seca. Porém, em 2005 e 2006 era ele que estava em vantagem. Para quem não tem nada a perder, até que um pouco de água não seria má ideia neste domingo. O GP do Brasil será transmitido ao vivo pela TV Globo, a partir das 14h.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/11/chance-de-chuva-anima-alonso-para-decisao-preciso-de-corrida-estranha.html

Substituto de Mano deve ter currículo vitorioso e 5 jogos até Confederações


Favoritos ao cargo de técnico da Seleção têm histórico farto de conquistas, e escolhido vai estrear a apenas quatro meses da Copa das Confederações

Por Alexandre Lozetti, Carlos A. Ferrari e Marcelo Hazan Santos e São Paulo

Assim que a queda de Mano Menezes foi consumada, três técnicos passaram a ter seus nomes comentados para assumirem o comando da seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari, Muricy Ramalho e Tite. Em comum entre eles, um currículo muito mais recheado de títulos do que os últimos técnicos contratados pela CBF: Mano e Dunga, que fez seu primeiro trabalho justamente no ciclo entre 2006 e 2010.

O histórico de conquistas será aliado no desafio do escolhido, que deverá ser anunciado em janeiro e terá apenas cinco jogos antes da Copa das Confederações: sua estreia será no dia 6 de fevereiro, em Wembley, contra a Inglaterra. Depois, nos dias 22 e 26 de março, partidas contra adversários indefinidos. No dia 2 de junho, novo desafio contra a Inglaterra, no novo Maracanã, e no dia 9 está previsto um duelo contra a França - sendo que, nesses dois últimos confrontos, o treinador já terá que contar com o grupo que vai disputar a competição em gramados brasileiros, marcada para o dia 15 de junho.

info técnicos seleção (Foto: arte esporte)
Único desempregado do trio de postulantes após ter participado de boa parte da campanha que culminou na queda do Palmeiras para a Série B do Campeonato Brasileiro, Felipão tem a seu favor o fato de ser o último técnico campeão do mundo pela Seleção. Era ele o comandante do penta, em 2002, feito que o levou a ser adorado nacionalmente. Porém, seus últimos trabalhos não têm sido dignos de elogios.

Em 2009, após uma série de desavenças com os principais jogadores do elenco, Felipão foi mandado embora do Chelsea e depois treinou o Budyonkor, do Uzbequistão, sem grande repercussão. Voltou ao Palmeiras em 2010, conquistou o título da Copa do Brasil dois anos depois, mas não teve forças para tirar a equipe da zona de rebaixamento e acabou demitido em setembro.
Principais títulos de Felipão
Copa do Mundo (Seleção / 2002); Libertadores (Grêmio / 1996 e Palmeiras / 1999); Brasileirão (Grêmio / 1996); Copa do Brasil (Criciúma / 1991, Grêmio / 1994, e Palmeiras / 1998 e 2012); Gaúchão (Grêmio / 1987, 1995 e 1996); Copa Mercosul (Palmeiras / 1998) e Rio-São Paulo (Palmeiras / 2000)
Felipão nunca escondeu de ninguém a ambição de comandar uma seleção na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, mas em nenhum momento cogitou substituir Mano Menezes enquanto ele esteve empregado. Atualmente, ele tem cumprido uma agenda de compromissos, que inclui palestras e visitas, relacionados ao Ministério do Esporte. Por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou que não recebeu nenhum contato da CBF.

Outro nome que naturalmente desponta na lista de candidatos ao cargo é o de Muricy Ramalho, que tem contrato com o Santos até o fim do ano que vem, e conta com a simpatia pessoal do presidente da CBF, José Maria Marin. Na final do Campeonato Paulista deste ano, quando o Santos venceu o Guarani, o dirigente não se importou de estar em frente às câmeras e convidou o técnico para tomar um café. O primeiro flerte de Muricy com a Seleção ocorreu logo depois da Copa do Mundo de 2010, com a saída de Dunga.

Na ocasião, respaldado pelo tricampeonato brasileiro conquistado no São Paulo, ele chegou a se reunir com o ex-presidente Ricardo Teixeira e demonstrou interesse em assumir o projeto da CBF para a Copa de 14, mas segundo o treinador, o Fluminense, seu então clube, não abriu mão do contrato verbal que já tinha acertado com ele. Muricy diz até hoje que havia acordado sua situação com Celso Barros, presidente da Unimed, patrocinadora do Flu, que conquistaria o título nacional meses depois.
Principais títulos de Muricy
Libertadores (Santos / 2011); Brasileirão (São Paulo / 2006, 2007 e 2008, e Fluminense / 2008); Pernambucano (Náutico / 2001 e 2002); Gaúchão (Inter / 2003 e 2005); Paulistão (São Caetano / 2004, e Santos 2011 e 2012)
Muricy Ramalho já havia sido informado de um boato forte a respeito da demissão de Mano Menezes. Caso ele seja o escolhido, há grande possibilidade de Milton Cruz, observador-técnico do São Paulo, reeditar a parceria de sucesso na Seleção. Horas após o anúncio da saída do colega, Muricy se disse muito surpreso e comparou a situação atual à de 2010. O Santos não teme, por enquanto, assédio ao seu comandante.

- Não vou sair sem a permissão do Santos, nem para a Seleção nem para outro lugar. Acho que todo mundo está se perguntando por que isso aconteceu. Daquela outra vez eu fui convidado, tinha uma posição definida e passei ao presidente no momento. Caso aconteça, vamos decidir algo - afirmou Muricy, em entrevista coletiva.
Principais títulos de Tite
Libertadores (Corinthians / 2012); Brasileirão (Corinthians / 2011); Copa do Brasil (Grêmio / 2001); Sul-Americana (Inter / 2009); Gaúchão (Caxias / 2000, Grêmio / 2001 e Inter / 2009)
O terceiro favorito à sucessão de Mano é Tite, campeão brasileiro no ano passado e da Libertadores em 2012 com o Corinthians. Depois de ser muito criticado, inclusive pelo vocabulário particular, o técnico se tornou quase unanimidade dentro e fora de campo. Idolatrado pelos corintianos, também tem a simpatia da diretoria da CBF, além de boa relação com Andrés Sanchez, diretor de seleções da entidade.

Tite e Andrés, aliás, protagonizaram uma situação semelhante à atual em 2005, quando o técnico foi demitido do Corinthians por Kia Joorabchian, presidente do MSI, à revelia do diretor Andrés Sanchez, que, desta vez, também não aprovou a saída de Mano Menezes da seleção brasileira, mas cumpriu a determinação de seus superiores. Foi ele quem contratou Tite novamente, em 2010, para o Timão, e o manteve no cargo mesmo após a eliminação vexatória para o Tolima, na primeira fase da Libertadores de 2011.

A possível ida de Tite para a Seleção assusta os dirigentes do Corinthians, mas abriria as portas do Parque São Jorge para a volta de Mano Menezes, campeão da Série B, paulista e da Copa do Brasil pelo Timão, além de xodó do atual presidente, Mário Gobbi. Mas com a disputa do Mundial de Clubes pela frente, em dezembro, o gaúcho só fecharia negócio após a competição. A final está marcada para o dia 16 de dezembro, em Yokohama. A entrevista coletiva que ele normalmente concede às sextas-feiras foi cancelada, em razão justamente das perguntas que seriam feitas sobre a saída de Mano e suas chances de assumir.

Principais títulos de Mano
Superclássico das Américas (Seleção / 2011 e 2012);  Copa do Brasil (Corinthians / 2009); Série B (Grêmio / 2005 e Corinthians / 2008); Paulistão (Corinthians / 2009); Gaúchão (Guarani / 2002, e Grêmio 2006 e 2007)
Em 2012, nenhum dos três teve aproveitamento melhor do que Mano Menezes, embora o ex-técnico da Seleção tenha disputado menos partidas do que os possíveis sucessores. Foram 20, incluindo os jogos das Olimpíadas de Londres e o amistoso preparatório, contra o Reino Unido, com índice de 76,6%. O grande foco de críticas foi a derrota para o México na disputa da medalha de ouro.

Felipão conseguiu 50,2% de aproveitamento à frente do Palmeiras, menos do que os 56,9% de Muricy no Santos e os 62,8% de Tite no Corinthians.

 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2012/11/substituto-de-mano-deve-ter-curriculo-vitorioso-e-cinco-jogos-antes-da-copa.html

Com 14 jogadores em fim de contrato, Coelho se planeja para 2013


Entre os que têm com vínculo no fim, estão Fábio Jr. e Marquinhos Paraná

Por Tarcísio Badaró Belo Horizonte

Fábio Júnior e Marquinhos Paraná, do América-MG (Foto: Montagem / Globoesporte.com)Fábio Júnior e Marquinhos Paraná têm contrato no
fim (Foto: Montagem / Globoesporte.com)

A temporada 2013 já começou para o América-MG. O Coelho fracassou na busca por uma vaga na Série A e encerrou o ano do centenário abaixo das expectativas. Sob o comando do novo técnico, Vinícius Eutrópio, a maior certeza é que haverá uma reformulação no elenco. A grande aposta serão os jogadores das categorias de base e os jovens atletas que o clube deverá garimpar. Com mudanças a vista, muitos sairão, alguns deles, entre os 14 que têm o contrato até o fim deste ano.

Entre os têm vínculo perto do fim estão o atacante Fábio Júnior e o volante Marquinhos Paraná. Alessandro também, mas, contundido, estenderá o vínculo pelo período em que se recupera. Os que completam o grupo são: o zagueiro Gabriel; os laterais Rodrigo Heffner e Rafael Estevam; os volantes Leandro Ferreira e Dudu; os meias Gilberto, Thiago Humberto e Júnior Timbó; e os atacantes Rodrigo Pimpão, Ewerthon e Adeílson. O lateral-esquerdo Pará e o volante Thiago, que estavam na mesma situação, já rescindiram.

O técnico Vinícius Eutrópio, que usa a reta final de Série B para observar melhor os jogadores, afirmou que as decisões sobre o aproveitamento do atual elenco estão próximas de serem concluídas.

- As conclusões são mínimas agora. Muito pelas informações de todos que já estavam aqui. Vim para me juntar, claro que tenho meu ponto de vista, e vou colocá-lo. Falta muito pouco para que possamos acertar nossas conclusões. Já estamos em ação. Mas leva tempo, porque o mercado está aquecido, e os jogadores que queremos também são desejados por outras equipes.

A diretoria americana ainda conversa com os representantes, mas já comunicou aos jogadores quais seguirão nos plano. O diretor de futebol do clube, Jair Albano Félix, no entanto, preferiu não entrar em detalhes.

- Tratamos da situação dos 33 jogadores, tanto de saída quanto de renovação. Devemos ter confirmações na próxima semana.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/11/com-14-jogadores-em-fim-de-contrato-coelho-se-planeja-para-2013.html

Meninos do Coelho comemoram vitória no último jogo da temporada


Matheus, Patrick e Lula, todos revelados pelo clube, tiveram atuações importantes diante na vitória de 3 a 1 sobre o Ipatinga

Por Léo Simonini Belo Horizonte

O América-MG se despediu com vitória de 2012. O Coelho venceu o Ipatinga por 3 a 1, na última rodada da Série B (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). Apesar dos três pontos, o resultado pouco mudou o sentimento de torcedores e jogadores neste ano do centenário. Apesar de ter chegado à final do Mineiro e ter começado a Série B de forma avassaladora, o time completou o ano se nenhum de seus objetivos, nem o título estadual, tampouco a volta à elite do Brasileirão em 2013.

Mas se os resultados esperados ao longo do ano não vieram, pelo menos para a base do clube o saldo tem sido satisfatório. O goleiro Matheus, que barrou o experiente Neneca, ficou feliz com a vitória para encerrar o ano, sobretudo em casa.

- Foi um jogo para terminar o ano bem, além de terminar ganhando em casa, o que não vinha ocorrendo. Graças a Deus ganhamos aqui.

Lula, autor do terceiro gol do time na noite também falou sobre a oportunidade recebida e a felicidade por ter marcado.

- Fico muito feliz pela oportunidade, estava há muito tempo sem jogar. Fiquei feliz com a titularidade e ainda fechei com chave de ouro (a temporada). Vamos trabalhar para no ano que vem pegar essa vaga.

Por fim, Patrick falou sobre o deslocamento para o meio e a vontade de ajudar, mesmo fora de posição. Com a camisa 10 nesta sexta-feira, ele marcou um golaço por cobertura.

- Minha posição é a lateral direita, só que na base comecei como meia. Mas, independentemente do que o professor precisar vou estar à disposição para ajudar o América-MG. Fiz um belo gol e fico muito feliz com isso.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2012/11/meninos-do-coelho-comemoram-vitoria-no-ultimo-jogo-da-temporada.html

Na despedida da Série B, Coelho vence o Ipatinga, que muda de nome

América-MG despacha o Tigre do Vale do Aço por 3 a 1. Time, em 2013, sai de cena para o nascimento do Betim Futebol Clube


 A CRÔNICA
por Léo Simonini

Para o América-MG foi apenas uma despedida melancólica da Série B no ano de seu centenário, apesar da vitória por 3 a 1. O público presente no Independência foi de 847 pessoas. Os gols foram marcados por Patrick, Geovanni e Lula, contra um de Ronaldo. Pelo ano especial, o time tinha grandes projetos, principalmente de terminar a temporada com vaga garantida na Série A de 2013. Mas o sonho foi se desmanchando com o passar das rodadas. De certo mesmo apenas a disputa da Segundona no ano que vem. 

América-MG x Ipatinga (Foto: Samuel Aguiar / Ag. Estado)No último jogo da temporada, América-MG vence o Ipatinga: 3 a 1 (Foto: Samuel Aguiar / Ag. Estado)

Mas para o Ipatinga, também sem pretensões na tabela, já que amargará a Série C em 2013, o duelo não serviu apenas para se despedir da Segundona, mas também para dizer adeus ao futebol, pelo menos com o nome da cidade do Vale do Aço. Seguindo uma triste moda recente do futebol brasileiro, o clube mudará de nome e endereço na próxima temporada. Seu presidente, Itair Machado, já protocolou o pedido na Federação Mineira de Futebol. A partir de 2013, o Ipatinga Futebol Clube se transforma em Betim Esporte Clube, e mandará seus jogos na cidade homônima da região metropolitana de Belo Horizonte.

Com os três pontos, o Coelho chegou aos 55 na tabela, e pelo menos até este sábado, quando se encerrará a competição, o time fica na oitava colocação. Já o Ipatinga permanece na 19ª e penúltima posição, com apenas 31 pontos somados em 38 jogos. O clube ainda pode encerra sua breve história, de apenas 14 anos, amargando a lanterna da Série B em 2012. Para isso, o Barueri precisa vencer o Guaratinguetá neste sábado. 

Dois belos gols
Ao contrário do que se poderia imaginar, devido ao nenhum valor em termos de classificação da partida, América-MG e Ipatinga começaram num ritmo forte. Nem mesmo o pouco público presente ao Independência desanimou os jogadores.

Com um time repleto de garotos, escalados por Vinícius Eutrópio, apenas com Fábio Júnior, Dudu e Rodrigo Heffner com mais experiência, o Coelho partia para cima do rival. Logo aos três minutos, o zagueiro Vinícius Simon teve uma oportunidade que acabou desperdiçada. Mas na segunda chegada, o time da casa abriu o placar.

Júnior Timbó recebeu pela direita, levantou a cabeça e rolou para trás. Patrick, lateral de origem, mas escalado como camisa 10, fez jus ao número da camisa e, com um tapa na bola, encobriu Helton Leite, que se esticou todo, sem sucesso.

Como resposta, o Tigre tentava a chegada, sempre com o meia Bruninho responsável pela criação das jogadas. Por sua vez, o Coelho tentava ampliar. Patrick, sempre que pegava na bola, conseguia finalizar com perigo. Mas quem perdeu uma chance mais do que cristalina, digna de entrar para o Inacreditável Futebol Clube, foi o experiente Fábio Júnior. Rodrigo Heffner bateu lateral para a área, a bola quicou e matou os dois zagueiros do Tigre. Livre, dentro da pequena área, o camisa 7 conseguiu acertar o poste a menos de um metro da linha do gol.

Se perdeu com Fábio Júnior, o América-MG também deixou de marcar com Kaká. O camisa 9 arrancou livre do meio-campo, se livrou do zagueiro, mas parou nas mãos de Helton Leite. O erro custou caro, e a velha máxima do futebol se fez presente, quem não faz, leva.

Ronaldo recebeu na meia direita, se livrou do marcador, e do bico direito da área fez o levantamento. Mas o que era para ter sido um cruzamento acabou virando um lindo gol por cobertura. Na saída para o intervalo, o camisa 7 confessou que tinha a intenção de levantar a bola na área. O gol deu mais moral para o Tigre, que passou a apertar o adversário, que nitidamente sentiu o gol sofrido, tendo, inclusive, sido vaiado pela torcida após o apito final.

Mais um Inacreditável Futebol Clube na noite

Se terminou melhor o primeiro tempo, o Tigre voltou também superior ao adversário na segunda etapa. Com menos de dois minutos, duas chances. Max Carrasco mandou um petardo do meio da rua, que Matheus, meio sem jeito, colocou para escanteio. Na batida, o goleirão saiu socando o ar, a bola sobrou para Sílvio, que conseguiu mandar por cima.

A pontaria dos jogadores do Tigre corrobora o fato de a equipe já estar rebaixada para a Série C. Apesar de chegar por diversas vezes, contando ainda com as saídas erradas do goleiro Matheus, o gol não saía. Márcio Diogo, por exemplo, teve chance cara a cara, escolheu o canto e mandou para fora. Depois, em boa jogada do ataque, Léo bateu cruzado, mas também errou o alvo.

Vendo o time apático, Eutrópio fez duas alterações de uma vez. Sacou Timbó e Kaká para as entradas do experiente Geovanni e de Rodrigo Pimpão, respectivamente. E uma das mudanças do treinador surtiu efeito aos 27 minutos. Com a velha categoria que lhe fez chegar até ao Barcelona, Geovanni acertou uma bomba no ângulo de Helton, de longe, mas sem chances de defesa. Todo o time comemorou com o jogador, que desde o retorno ao Coelho não tinha feito um gol com essa característica.

E a dupla colocada por Eutrópio poderia ter definido a vitória americana com menos sofrimento. O autor do segundo gol fez boa jogada pela esquerda, foi ao fundo e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a pequena área e encontrou Pimpão, livre na segunda trave, que tinha o trabalho só de empurrar. O atacante fez o mais difícil e garantiu uma vaga no Inacreditável Futebol Clube, ao lado de Fábio Júnior.

No último lance do jogo, Lula ainda aproveitou uma cobrança de escanteio da direita para colocar números finais ao confronto. De cabeça, ele fez o terceiro gol do jogo. No ano do centenário, o time de BH colocou fim de forma melancólica a curta história do Ipatinga Futebol Clube.

 

FONTE:

Campinas supera apagão e derruba o Osasco na abertura da Superliga


Com Sheilla e Adenízia na arquibancada, time da casa sofre primeira derrota em cinco jogos contra equipe de Zé Roberto. Fernandinha é melhor em quadra

Por GLOBOESPORTE.COM Osasco, SP

Da arquibancada, Sheilla e Adenízia torceram. No primeiro set, roeram as unhas, franziram a testa. No segundo, deram palpites e vibraram. Mas a alegria da dupla durou pouco. Atropelado na segunda parcial, o Campinas superou o Osasco das campeãs olímpicas pela primeira vez em cinco confrontos, justamente na casa das rivais. Com destaque para o bloqueio no início do jogo e para os contra-ataques na reta final, o time de José Roberto Guimarães derrubou o atual campeão da Superliga feminina e, com parciais de 26/24, 11/25, 25/14 e 25/18, estreou com vitória na temporada 2012/13.

- Sabemos que elas ainda têm vantagem, mas estamos muito felizes com essa vitória. Agora vimos o nosso potencial e acreditamos ainda mais na gente. Não estamos completas ainda, e até por isso temos certeza de que podemos crescer a cada jogo - disse Fernandinha, eleita a melhor jogadora em quadra.

Na próxima terça-feira, às 19h (horário de Brasília) o Campinas recebe o Rio de Janeiro em jogo válido pela segunda rodada. Às 19h30m, o Osasco encara o São Bernardo no ginásio José Liberatti.

comemoração Campinas x Osasco (Foto: Felipe Christ / Amil)Elenco de Campinas celebra primeira vitória diante do Osasco em cinco jogos (Foto: Felipe Christ / Amil)

Bloqueio de Campinas cala a torcida de Osasco

O erro de saque de Fernandinha, no primeiro ponto do jogo, foi um dos raros lances comemorados pela torcida do Osasco no set inicial. Apesar de pecar bastante no saque, a equipe visitante dominou as donas da casa no princípio, apostando em jogadas rápidas pelo meio. No bloqueio, Walewska e Natasha sobraram, e até Fernandinha, a mais baixa na rede, pontuou. O técnico Luizomar Moura pediu tempo, mas suas comandadas não reagiram como esperado. Apenas Jaqueline e Fernanda Garay, em lances isolados, convertiam com regularidade.

Campinas x Osasco (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Bloqueio do Campinas funciona bem na primeira
parcial (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Luizomar parou o jogo mais uma vez e, quando Dani Suco marcou o primeiro ponto de bloqueio do Osasco no jogo, finalmente o time reagiu. A recepção melhorou, facilitando a vida de Fabíola na armação. Aos poucos, a vantagem foi caindo, e Zé Roberto pediu tempo. Sem a mesma força no bloqueio, o time foi se mantendo na ponta com aberturas constantes para Pri Daroit. Com a oposta marcada, o Osasco encostou. Garay salvou um set point, e um bloqueio espirrado, outro. Ramirez, no sexto bloqueio do Campinas no jogo, garantiu o set e o alívio das visitantes: 26/24.

Duelo de vagalumes: times se alternam entre brilho e apagão


A bronca no intervalo fez o Osasco acordar e responder na mesma moeda. Thaísa, que começou a parcial levantando de costas para Jaque, parou Ramirez duas vezes seguidas no bloqueio. Jaque e Garay também pontuaram no fundamento, alargando a margem. Fernandinha tentou variar mais as jogadas mas, nervosa, sua equipe acumulava erros. Quando a própria levantadora falhou na distribuição, Zé Roberto parou o jogo (13 a 8). Logo depois, gastou o segundo tempo e ficou sem ter o que fazer diante da apatia de suas comandadas. Substitutas de Sheilla e Adenízia, Ivna e Dani Suco se soltaram. Explorando o bloqueio rival, a jovem oposta encerrou a parcial, em 20 minutos, em 25/11.

Adenízia com a Sheilla do Osasco (Foto: Fabio Rubinato / AGF)Adenízia com a Sheilla na arquibancada: lesionadas
atletas apenas torcem (Foto: Fabio Rubinato / AGF)

No terceiro set, quem sofreu um apagão foi o Osasco. Em recepção errada de Camila Brait, o Campinas marcou 4 a 1, e Luizomar parou o jogo. As visitantes mantiveram o ímpeto e chegaram ao primeiro tempo técnico com o dobro dos pontos das rivais (8 a 4). Em uma passagem infeliz da levantadora Karine, a vantagem campineira aumentou ainda mais. Mesmo após o retorno de Fabíola, o Osasco seguiu sendo atropelado. No segundo tempo técnico, o placar já marcava 16 a 7. Sem reação a cada pausa de Luizomar, o time da casa acumulava erros. Em mais um, desta vez em ataque de Jaque para fora, o Campinas ganhou outro set: 25/14.

Embalado, o time de Zé Roberto abriu 3 a 0 na terceira parcial. Jaque, quando desencantou, chamou a torcida e pediu apoio. Os gritos vindos da arquibancada deram novo ânimo e, em bloqueio de Fabíola, a diferença que era de quatro caiu para dois pontos. Nos ralis, porém, o Osasco pecava. E o Campinas respondia com jogadas rápidas, das mãos de Fernandinha para as cortadas de Walewska. Sem mais pedidos de tempo, os dois treinadores gritavam à beira da quadra. No final, apenas Zé Roberto ficou satisfeito. Em uma pancada, Ramirez selou o triunfo: 25/18.

Osasco: Ivna, Jaqueline, Fernanda Garay, Dani Suco, Fabíola, Thaísa e Camila Brait
Entraram: Gabi, Karine, Larissa

Campinas: Fernandinha, Ramirez, Ju Nogueira, Pri Daroit, Walewska, Natasha e Suelen
Entraram: Priscila, Vasileva, Andressa

Outros jogos da rodada
Rio de Janeiro 3 x 0 São Caetano
Sesi 3 x 1 Pinheiros
Praia Clube 3 x 1 São Bernardo

Sábado
11h – Minas x Rio do Sul

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/campinas-supera-apagao-e-derruba-o-osasco-na-abertura-da-superliga.html

Macarrão é condenado a 15 anos de prisão; ex-namorada de Bruno pega 5


Júri culpou réu por cárcere e homicídio de Eliza e absolveu por ocultação.
Fernanda foi condenada pelo sequestro e cárcere privado de Eliza e bebê.

Rosanne D'Agostino Do G1, em Contagem (MG)

Após cinco dias, jurados consideraram culpados os réus que seguiram no júri (Foto: Leo Aragão/G1)Após cinco dias, jurados consideraram culpados os dois réus que seguiram no júri (Foto: Leo Aragão/G1)

saiba mais
Macarrão foi condenado a 15 anos, sendo 12 deles em regime fechado. Fernanda foi condenada a 5 anos e poderá cumprir em regime aberto.

O júri popular do caso Eliza Samudio condenou, na noite desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, os réus Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, por participação nas ações que resultaram na morte da ex-amante do jogador.

Macarrão pegou 15 anos de prisão - pena mínima por homicídio qualificado em razão de sua confissão -, e Fernanda, 5 anos em regime aberto. A sentença começou a lida às 23h50 da sexta-feira e terminou por vota de 0h10 de sábado. (Ouça a íntegra da sentença no vídeo acima.)

Eliza sumiu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, Bruno era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

Conforme a sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, Macarrão foi condenado a 12 anos em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima) e mais três anos em regime aberto por sequestro e cárcere privado. Ele foi absolvido da acusação de ocultação de cadáver. Ao ouvir a decisão, Macarrão chorou.

Fernanda foi culpada por dois crimes de sequestro e cárcere privado, de Eliza Samudio e de seu filho, Bruninho, condenada à pena de 5 anos a ser cumprida em regime aberto.
'Execução meticulosamente arquitetada'

Em sua decisão, a juíza afirmou que o crime foi uma "execução meticulosamente arquitetada" e que os acusados agiram com "perversidade" e que a culpabilidade é "acentuada".


A juíza fixou a pena base de 20 anos contra Macarrão pelo homicídio, que foi atenuada por sua confissão. "Embora a confissão do réu seja parcial, ela encontra especial valor", escreveu. "A admissão do réu de que realmente levou Eliza para o encontro com a morte foi de extrema relevância para tirar do conselho de sentença qualquer dúvida. Prestigio a sua confissão em plenário para reduzir a pena aplicada para o mínimo legal".

A juíza afirma que, mesmo antes do júri, tinha a convicção de que houve o crime com base na "prova indireta e que Eliza Samudio de fato havia sido brutalmente assassinada". "No entanto, alguns advogados dos corréus, no seu regular exercício da defesa, semearam de forma exitosa a dúvida na mente de milhares de pessoas que, ao longo de dois anos e cinco meses, se questionavam e se perguntavam se Eliza Samudio estava realmente morta", disse.

Promotor Henry Castro sorri após decisão que condenou réus (Foto: Maurício Vieira/G1)Promotor Henry Castro sorri ao fala sobre decisão
que condenou dois réus (Foto: Maurício Vieira/G1)

Quanto a Fernanda, a juíza entendeu que ela é primária e tem bons antecedentes, possui ocupação lícita e se dedica a trabalhos sociais, mas sua conduta é "altamente reprovável". "Embora fugindo do conhecimento de que o destino de Eliza era a morte, prestou inestimável auxílio aos demais envolvidos, não se preocupando com o destino daquela própria moça", afirmou. "Seu sequestro foi o prelúdio de seu extermínio"
.
Repercussão
O promotor Henry Wagner de Castro disse, após a leitura da sentença, que a Promotoria não vai recorrer da pena "porque entende que houve justiça na dosagem". Ele projetou possível pena para o goleiro Bruno, que ainda será julgado. "Se Macarrão pegou 20 anos pelo homicídio, é claro que a [sentença] do Bruno tem que começar por aí", afirmou no plenário, ressaltando que "não há escapatória" para o goleiro.


A advogado de Macarrão, Leonardo Diniz, disse que "a defesa vai analisar oportunamente na semana que vem se vai interpor recurso". Ele diz que vai analisar a dosimetria da pena, mas afirmou que "a defesa entende que foi uma vitória". Carla Silene, advogada de Fernanda, disse que, "dentro do contexto que se apresentou, ela já esperava esse resultado".

Os jurados saíram do plenário em direção à sala secreta às 21h e voltaram depois de mais de duas horas. Durante esse período, eles responderam a quesitos preparados pela juíza Marixa, com a concordância de advogados e do promotor. Com respostas "sim" e "não", os jurados decidiram se os réus cometeram o crime, se podem ser considerados culpados e se há agravantes ou atenuantes, como ser réu primário. Em seguida, a juíza redigiu a sentença.

O júri popular, que teve início com cinco réus, acabou com apenas dois acusados: Macarrão e Fernanda. O jogador Bruno Fernandes de Souza é acusado de ter arquitetado a morte da ex-amante, em 2010, para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia. Bruno, a sua ex-mulher Dayanne Rodrigues e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, tiveram o júri desmembrado pela juíza Marixa e serão julgados em 2013.
O crime
Conforme a denúncia, Eliza foi levada à força do Rio de Janeiro para um sítio do goleiro, em Esmeraldas (MG), onde foi mantida em cárcere privado. Depois, a vítima foi entregue para o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que a asfixiou e desapareceu com o corpo, nunca encontrado. O bebê Bruninho foi achado com desconhecidos em Ribeirão das Neves (MG).

Além de réus que tiveram júri desmembrado, dois acusados serão julgados separadamente – Elenílson Vitor da Silva e Wemerson Marques de Souza. Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno, foi morto a tiros em agosto. Outro suspeito, Flávio Caetano Araújo, que chegou a ser indiciado, teve o processo arquivado.

Investigações
A polícia encerrou o inquérito com base em laudos que atestam presença de sangue de Eliza em um carro de Bruno, nos depoimentos de dois primos que incriminam o goleiro, em sinais de antena de celular e multas de trânsito que mostram a viagem do grupo do Rio de Janeiro até Minas Gerais e em conversas de Eliza com amigos pela internet, nas quais relata o medo que sentia.


Eliza também havia prestado queixa contra o atleta quando ainda estava grávida, dizendo que ele a forçou, armado, a tomar abortivos. Ela ainda deixou um vídeo dizendo que poderia aparecer morta se não tivesse proteção.
Debates entre acusação e defesa

Promotor Henry Castro (Foto: Leo Aragão/G1)Promotor Henry Castro (Foto: Leo Aragão/G1)
Macarrão também protagonizou a execução do homicídio de Eliza"
Promotor Henry de Castro
 

Promotor vê Macarrão 'protagonista'
Durante sua primeira manifestação na fase de debates entre acusação e defesas, o promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro apresentou uma série de provas ao júri popular, entre elas registros de telefonemas realizados pelos réus, um laudo do sangue de Eliza achado no carro do atleta, além dos depoimentos de Jorge Luiz Rosa e de Sérgio Rosa Sales, primos de Bruno, dados à polícia e que dão detalhes sobre a morte da ex-amante do goleiro.


Ao falar novamente em sua réplica, Castro apontou Macarrão como "protagonista" dos eventos que resultaram na morte de Eliza. Ele citou novamente depoimento do primo do goleiro: "Sérgio, sobre a atuação do Macarrão, apontada por ele como de extrema relevância na divisão de tarefas que foi estipulada [...] Macarrão é colocado como protagonista desses acontecimentos".

Ele também pediu a condenação de Fernanda Gomes de Castro, dizendo que ela sabia o que estava sendo planejado quando foi à casa de Bruno. "Ela chegou lá sabendo qual era sua tarefa. Já no sítio, Fernanda não tinha dúvida do que aconteceria com Eliza", disse. "A absolvição de Fernanda é uma injustiça. Não há possibilidade de absolver Fernanda desse sequestro, sem absolver Macarrão do sequestro".

Advogado Leonardo Diniz (Foto: Leo Aragão/G1)
advogado macarrão (Foto: Leo Aragão/G1)
Não se condena pisando em areia movediça. [...] Se não tem prova robusta, melhor absolver"
Leonardo Diniz, advogado de Macarrão

Defesa pede 'reprimenda justa'
Leonardo Diniz, advogado de Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, pediu aos jurados uma "reprimenda justa" para seu cliente, na primeira vez em que se pronunciou no plenário. O defensor defendeu a absolvição do seu cliente dos crimes de sequestro, porque não teria participado, e de ocultação de cadáver, porque não saberia o que foi feito do corpo.


Ao se pronunciar durante a tréplica da fase de debates, o defensor disse que a condenação dos réus será um "troféu extraordinário" para o promotor do caso, para quem "condenação é estatística". Ele afirmou que "todo mundo está propenso a errar e estar subjugado a um processo cuja prova é fraca".

Ele voltou a pedir "uma condenação justa" para Macarrão e defendeu a confissão do réu, na madrugada de quinta (22). "A confissão ela é muito consistente sim. Ela traz um valor muito grande nesse processo sim", disse. "Suas informações não destoam aqui do processo em julgamento, em nada".

Diniz também voltou a dizer que o réu não presenciou a morte de Eliza. "Como? Macarrão estava no sítio. Ele chutou? Claro que não, nem lá ele estava", afirmou ao júri. "Não se condena pisando em areia movediça. O julgador quando julga, julga em terreno firme. Se não tem prova robusta, melhor absolver", defendeu.

Advogada Carla Silene (Foto: Leo Aragão/G1)Advogada Carla Silene (Foto: Leo Aragão/G1)
Os quatro meses que Fernanda ficou presa, isso não se apaga. Tem um paliativo, que é dar essa moça a absolvição"
Carla Silene, advoga de Fernanda Castro

Advogada de Fernanda pede provas
Carla Silene, responsável pela defesa de Fernanda Gomes de Castro, namorada do goleiro Bruno à época do desaparecimento de Eliza, disse, na primeira rodada de argumentações, que não é possível condenar sua cliente sem provas de sua participação no crime. "Cadê as provas? [...] Contra Fernanda Castro, pelo cárcere privado de Eliza e Bruninho, essas provas não vieram", afirmou. "Eu só posso condenar quando eu tenho prova"

.
Durante a tréplica, ela criticou o promotor Henry Castro por ofender sua cliente por diversas vezes e pediu que o caso seja levado à Corregedoria do Ministério Público, responsável por avaliar a conduta dos promotores. "A defesa, com todo respeito ao ser humano, em nenhum momento desqualificou a pessoa da vítima, especialmente respeitando a mãe dela, que se encontra neste plenário", disse.

Segundo a advogada de Fernanda, os depoimentos dos caseiros do sítio demonstram que Eliza não tinha ferimentos e não usava lenço na cabeça. "Que ela estava lá normal, não tinha cara de assustada e aterrorizada". Ela também desqualificou o depoimento de Jorge Luiz Rosa, primo de Bruno menor de idade à época do crime e que atualmente está em programa de proteção a testemunhas, dizendo que ele não confirmou à Justiça seu depoimento dado à polícia.
19 de novembro
   
Júri fica com um réu a menos e define jurados
O primeiro dia do júri popular, realizado na segunda-feira (19), foi marcado pela atuação dos advogados de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, que abandonaram o plenário, e pelo primeiro depoimento de testemunha de acusação, Cleiton Gonçalves, ex-motorista do goleiro Bruno Fernandes, principal acusado. Também foram definidos seis mulheres e um homem como jurados do caso.


O goleiro Bruno alternou risos e expressões sérias durante a primeira sessão. Sem algemas, direito de todos os réus em júri popular, o jogador mexeu no queixo, reclinou a cabeça em direção aos joelhos, mas, na maior parte do tempo, ficou parado, de queixo erguido e olhar atento a tudo que acontecia no julgamento.
20 de novembro
 
 
Bruno troca a defesa e júri fica com três réus
Na segunda sessão, realizada na terça (20), o goleiro Bruno destituiu o responsável por sua defesa, Rui Pimenta. Ele tentou afastar também o outro defensor, Francisco Simim, mas o pedido foi negado pela juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, que viu manobra para adiar o julgamento. Tiago Lenoir foi apresentado como novo advogado da equipe de defesa.


O pedido de Bruno resultou na saída da ré Dayanne, ex-mulher do goleiro, do júri popular. Ela responde à ação em liberdade e terá mais tempo para ser defendida por outro advogado. Ao longo do dia foram ouvidos depoimentos de três pessoas: João Batista, citado no depoimento de Cleiton Gonçalves, ex-motorista de Bruno; Ana Maria Santos, delegada que falou sobre o depoimento de Jorge Luiz Rosa, primo de Bruno Fernandes; e Jaílson Alves de Oliveira; detento que disse ter ouvido na cadeia a confissão de Bola sobre a morte de Eliza Samudio.
21 de novembro
 
 
Júri de Bruno é adiado e Macarrão liga goleiro ao crime
A terceira sessão, que durou da manhã de quarta até a madrugada de quinta-feira (22), foi marcada pelo interrogatório do réu Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, que disse ter levado de carro a ex-amante do jogador até local indicado pelo goleiro, em Belo Horizonte, onde a jovem entrou em um Palio. "Ele ia levar ela para morrer", afirmou sobre a ordem. Ele disse que não sabia o que iria acontecer com Eliza, mas que "pressentia" que a jovem seria morta.


Pela manhã de quarta, Bruno deixou o júri após ter o julgamento desmembrado e adiado para 4 de março de 2013 por decisão da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues, atendendo pedido da defesa. Lúcio Adolfo, novo advogado de Bruno após a saída de Francisco Simim, alegou não conhecer o processo.
22 de novembro
 
 
Ex confirma parte do depoimento de Macarrão
A ex-namorada do goleiro Bruno, Fernanda Gomes de Castro, confirmou na quinta (22), ao ser interrogada no quarto dia de júri popular, boa parte do depoimento de Macarrão. Ela disse ser inocente das acusações de sequestro e cárcere privado de Eliza e de Bruninho, filho da ex-amante com o goleiro, e confirmou que Macarrão usou seu carro, um Gol, por cerca de 20 minutos na noite do crime.


Fernanda ressaltou que não desconfiou do destino trágico que Eliza teria, "pela calma que ela apresentava" durante o tempo que esteve em Minas. "Só tive conhecimento verdadeiro de que a Eliza foi executada ontem pelas declarações de Luiz Henrique [Macarrão]", afirmou.

Para ler mais sobre o Caso Eliza Samudio, clique em g1.globo.com/minas-gerais/julgamento-do-caso-eliza-samudio/. Siga também o julgamento no Twitter e por RSS.

saiba mais