quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Flamengo x Botafogo e Santos x Palmeiras são antecipados pela CBF


Clássicos, anteriormente marcados para 2 de dezembro (domingo), serão disputados dia 1º, às 19h30m (de Brasília)

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A CBF divulgou em seu site oficial o desmembramento de duas partidas da última rodada do Campeonato Brasileiro, que estavam marcadas para domingo, 2 de dezembro, às 17h (de Brasília). Agora, os clássicos Flamengo x Botafogo e Santos x Palmeiras serão disputados um dia antes, no sábado, às 19h30m (de Brasília), no Engenhão e na Vila Belmiro, respectivamente.

As quatro equipes envolvidas já têm suas vidas definidas dentro da competição. Enquanto Flamengo, Botafogo e Santos não disputam mais nada, o Palmeiras teve seu rebaixamento sacramentado na 36ª rodada, quando empatou com o Rubro-Negro por 1 a 1 e viu os concorrentes diretos na luta para fugir da degola somarem pontos e selar a queda do Verdão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/flamengo-x-botafogo-e-santos-x-palmeiras-sao-antecipados-pela-cbf.html

Lodeiro festeja boa adaptação ao Botafogo sem perder suas raízes


Titular do técnico Oswaldo de Oliveira, uruguaio não anda sem sua garrafa de chimarrão e projeta conquista de títulos na próxima temporada

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Lodeiro botafogo treino (Foto: Ivo Gonzalez / Agência o Globo)Lodeiro comemora bom momento que vive
(Foto: Ivo Gonzalez / Agência o Globo)

São 17 jogos e três gols. Em números, esse é o rendimento do uruguaio Lodeiro como jogador do Botafogo desde sua chegada ao clube em agosto. Mais do que isso, ele se consolidou como um dos titulares do técnico Oswaldo de Oliveira nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, ganhando ainda mais importância no grupo.

Apesar de já ter disputado uma Copa do Mundo, uma Copa América e as Olimpíadas de Londres com a seleção uruguaia, Lodeiro tem apenas 23 anos de idade. Por isso, ainda acredita em uma evolução no seu futebol para o ano que vem, mas sem perder suas raízes.
- Sempre trato de seguir as minhas coisas. Aprendo muito e gosto da forma de ser dos brasileiros, mas sigo minha cultura, sem perder minhas raízes - afirmou Lodeiro, sempre com sua garrafa de chimarrão.

Durante o seu período de adaptação, Lodeiro precisou conviver com os serviços para a seleção uruguaia e o Botafogo. Com isso, demorou a conseguir o espaço no time pela falta de participação nos treinamentos.

Todos querem representar o país e fico feliz por estar sempre sendo chamado. Mas também gosto de defender o Botafogo. É uma situação boa e difícil ao mesmo tempo"
Lodeiro

- Todos querem representar o país e fico feliz por estar sempre sendo chamado. Mas também gosto de defender o Botafogo. É uma situação boa e difícil ao mesmo tempo - comentou Lodeiro.
Considerado um jogador extremamente versátil e capaz de ajudar o time até defensivamente, Lodeiro agradeceu pela oportunidade recebida no time titular, como acontecerá novamente contra o Atlético-MG, domingo, no Engenhão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa, agora, é por títulos em 2013.

- Estou jogando, satisfeito com essa sequência e isso era o que eu queria. Mas ainda tenho mais gana de melhorar e ajudar o time. Sei que posso melhorar. Tenho muita expectativa pelo próximo campeonato. Estou muito feliz aqui e pretendo continuar, pois muita gente confiou em mim. Minha adaptação foi boa e quero trata de ganhar títulos com essa camisa - avisou Lodeiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/lodeiro-festeja-boa-adaptacao-ao-botafogo-sem-perder-suas-raizes.html

Agente de Alecsandro espera fim do Brasileiro para procurar novo clube


Insatisfeito, atacante não descarta ficar, mas oferta que interesse ao Vasco pode levá-lo de São Januário. Lesionado, ele não deve mais jogar este ano

Por André Casado e Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Alecsandro Juninho Pernambucano vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Como Juninho, Alecsandro pode não ir mais a
campo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Fora de ação provavelmente nos três últimos jogos do Brasileirão, Alecsandro é um dos titulares que pode deixar o Vasco no fim da temporada. A insatisfação com a crise financeira vivida pelo clube, que se intensificou recentemente, fez com que o atacante desse sinal verde para seu empresário procurar outro destino a partir do dia 3 de dezembro. Até agora, garante Oldegard Filho, ainda não há sondagens pelo camisa 9, mas as chances de permanência não parecem grandes.

O artilheiro cruz-maltino na competição, com dez gols, marcou apenas duas vezes no segundo turno e tem convivido com lesões - primeiro foi na coxa e, depois, na panturrilha. A ponto de o departamento médico não crer que ele entre mais em campo na temporada, a exemplo de Juninho, com  fadiga muscular.

Ao longo de 2012, porém, Alecsandro fez 58 partidas (26 gols) e segurou a barra quando não havia um substituto, já que Tenorio operou o tendão de Aquiles em fevereiro. Seu contrato vai até fevereiro de 2014, mas uma proposta que interesse às duas partes pode tirá-lo da Colina.

- Vou me movimentar no mercado para ver se fazemos uma boa colocação para o atleta e para o Vasco. Isso eu tenho certeza de que vou fazer, com a autorização do Alecsandro. Se essa situação continuar, vai ser insustentável para qualquer jogador. Tomara que encontrem uma solução logo - afirmou o agente, que aproveitou para registrar que seu cliente não pensa em acionar o clube na Justiça, como fez o meia Bernardo, por exemplo, sem sucesso.

O Vasco nunca honrou com o pagamento em dia, à exceção da época do Rodrigo Caetano, que brigava muito por isso. Por uns seis meses, o Alecsandro nunca teve problema. Depois, piorou tudo. Em uma analogia, o clube estava normal, entrou no leito, passou para a UTI e agora parece que espera a hora da morte"

Oldegard Filho, agente de Alecsandro
No início de setembro, o atacante concedeu sua última entrevista coletiva, na qual já mostrava sua chateação com o cenário sombrio. Sua declarações repercutiram muito, e Alecsandro alega que foi mal interpretado. Por isso, tem evitado a imprensa desde então. Neste meio tempo, a queda de rendimento no ataque vascaíno tornou a despertar as críticas dos torcedores.

De acordo com o empresário, é consenso entre o grupo e pessoas do meio que a saída de Rodrigo Caetano foi fundamental para que a administração perdesse o controle.

- O Vasco nunca honrou com o pagamento em dia, à exceção da época do Rodrigo Caetano, que brigava muito por isso. Por uns seis meses, o Alecsandro nunca teve problema. Foi apresentado um plano de carreira para ele, mostrando que tudo que estava sendo oferecido era em cima das receitas. O (José Hamilton) Mandarino (ex- vice de futebol, que saiu há dois meses e meio) ajudou nisso. Depois, piorou tudo. Em uma analogia, o clube estava normal, entrou no leito, passou para a UTI e agora parece que espera a hora da morte - lamentou.

Alecsandro assumiu um compromisso financeiro alto com um imóvel, e a incerteza vem lhe chateando cada dia mais. Em contrapartida, o diretor de futebol do Vasco, Daniel Freitas, diz que ainda não notou nenhuma manifestação de vontade de sair por parte do camisa 9.

- Ainda não conversei com o empresário, mas tenho falado com o Alecsandro e ele nunca manifestou qualquer tipo de insatisfação. Sempre disse que gostaria de permanecer no Vasco na próxima temporada, até porque tem contrato em vigor - frisou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/11/agente-de-alecsandro-espera-fim-do-brasileiro-para-procurar-novo-clube.html

STJD mantém decisão em caso de exame antidoping de Juninho


Meia leva advertência, e Vasco é multado em R$ 3 mil pelo jogador não ter ido direto para a sala de coleta

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

juninho pernambucano vasco treino (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Juninho foi advertido pelo Pleno do STJD
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

O Vasco tentou recorrer no Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do resultado sobre a polêmica do exame antidoping de Juninho Pernambucano, que foi sorteado na partida do Vasco contra a Ponte Preta, no dia 23 de setembro, e foi ao vestiário, antes de se dirigir para a sala de coleta. O STJD considerou de bom tamanho a pena e manteve a advertência ao meia e a multa de R$ 3 mil ao clube.

O regulamento prevê que os jogadores sorteados para realizar exame antidoping devem ir diretamente ao local do teste e a advertência aconteceu por "deixar de cumprir a obrigação legal e o regulamento, geral ou especial, da competição".

Nesta sexta-feira, Juninho ainda será julgado pelo gesto obsceno que fez para a torcida do Sport, há 18 dias. O Reizinho pode pegar de uma a seis partidas de punução, de acordo com o artigo 258 (assumir qualquer conduta contrário à disciplina ou à ética desportiva) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O jogador não vai atuar nas duas partidas restantes do Campeonato Brasileiro e, caso pegue mais de dois jogos de pena, terá que cumprir o restante em 2013, em outra competição organizada pela CBF.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2012/11/stjd-mantem-decisao-em-caso-de-exame-antidoping-de-juninho.html

Atriz pornô oferece 'noite de paixão' caso Barça conquiste o Espanhol


Janeira Ventura garante que para participar basta provar que é torcedor culé

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

atriz -  Janeira Ventura - torcedora - Barcelona (Foto: Reprodução) Janeira Ventura  (Foto: Reprodução)

Vale tudo por um título? Para a Janeira Ventura a resposta é sim. A atriz pornô prometeu sortear uma noite de 'paixão' caso o Barcelona conquiste o Campeonato Espanhol.

- Se este ano ganhamos a liga me comprometo publicamente a passar uma noite de paixão com qualquer sócio ou torcedor culé que se arrisque. Como provar? É fácil! Com o carnê do clube ou com fotos, entradas...todo mundo tem uma lembrança do seu clube! - disse.

Janeira ainda não teve pudores de eleger seus jogadores preferidos no Barça:

- Os mais sexys? Messi Xavi e Puyol - garantiu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/boleirama/noticia/2012/11/atriz-porno-oferece-noite-de-paixao-caso-barca-conquiste-o-espanhol.html

Evento com Gasparzinho e show do CPM 22 terá ring girls 'roqueiras


MMA Rocks terá lutas envolvendo participantes do TUF Brasil e
apresentações da banda paulista e de um grupo de humoristas

Por SporTV.com São Paulo

Ring Girls MMA Rocks (Foto: Divulgação)Simone (esq.) e Kellen serão as ring girls do
MMA Rocks, em São Paulo (Fotos: Divulgação)

O MMA Rocks, que será disputado no próximo dia 8 de dezembro, em São Paulo, apresenta mais uma novidade. Depois de anunciar um evento com três atrações - lutas de MMA, show de rock e apresentação de humoristas -, a organização divulgou que as ring girls que trabalharão nos combates são fãs de MMA e rock, tudo para combinar ainda mais com a proposta do que vai ser apresentada no HSBC Brasil.

Simone Beltramini nasceu em Blumenau  (SC) e possui diversas tatuagens que demonstram o gosto pelo gênero musical. A loira também adora MMA, é fã do lutador Vitor Belfort e tem a genética privilegiada, já que sua boa forma física é natural. A bela come de tudo e começou a malhar há poucos meses. Já foi apresentadora de programas esportivos, é bicampeã catarinense de bodyboard, ama esportes radicais e revelou admiração pela banda paulista que se apresentará no evento.

- Eu adoro o CPM, é uma das minhas bandas preferidas e tem tudo a ver comigo. É a minha cara! Estou super ansiosa para agitarmos o público juntos - disse a catarinense Simone Beltramini, via assessoria de imprensa.

Ring Girls MMA Rocks (Foto: Divulgação)
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA

A morena da dupla, Kellen Cheque, além de uma alimentação balanceada, tem a vida mais ativa na academia. A modelo pratica musculação três vezes por semana para manter tudo bem distribuído nos seus 65kg. Agora o resultado desse esforço poderá ser visto também fora das praias de São Paulo, onde a gata costuma estar presente durante os fins de semana e feriados.

Ring Girls MMA Rocks (Foto: Divulgação)
Participantes da primeira edição do TUF no Brasil, Gasparzinho Medeiros, John Macapá e Wagner Galeto seguem normalmente com suas carreiras com esperança de lutar novamente em uma edição do UFC. Os três vão enfrentar respectivamente Nilson Feijão, Francisco Cylderlan e Fernando Duarte.

Header, UFC ao vivo (Foto: SporTV)

Polícia Civil prende membros de organizada, e Michel Levy vai depor


Presidente da torcida, acusado de participar de assassinato de vascaíno em agosto, está entre os presos. Dirigente é intimado e deve depor na sexta

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

O assassinato do vascaíno Diego Martins Leal, em agosto do ano passado, em Tomaz Coelho,  subúrbio do Rio, desencadeou uma série de investigações. As informações foram repassadas para a Divisão de Homicídios da Polícia Civil, que iniciou a Operação Fair-Play realizada desde o fim da noite desta quarta-feira. A ação culminou na prisão de oito integrandes da Torcida Jovem do Flamengo, entre eles Carlos Renato Silva Santos, conhecido como Macedo. A operação busca suspeitos de crimes de corrupção, fraude e também contra outras pessoas não só entre os rubro-negros como também nas demais torcidas do Rio de Janeiro.

O vice-presidente de finanças do Flamengo, Michel Levy foi intimado a depor para ajudar nas investigações. O dirigente, no entanto, não recebeu a intimação em mãos, mas seu depoimento está marcado para esta sexta-feira na Divisão de Homicídios da Polícia Civil, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Segundo o delegado Rivaldo, que concedeu entrevista coletiva, o assunto do interrogatório é sigiloso, mas ele revelou que espera a colaboração do vice de finanças do clube. Ele ressaltou ainda que Levy vem na condição de testemunha.

Torcedores flamengo presos Material confiscado em operação da polícia civil (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Polícia apreendeu armamento, dinheiro falso e materal oficial do Flamengo na sede da Jovem Fla (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

- Ele foi intimado para esclarecer alguns pontos. Ele esteve aqui no dia da morte (do torcedor vascaíno) e servirá como testemunha. De resto não posso mais entrar em detalhes. O assunto é sigiloso - explicou.

A polícia lacrou a sede da Jovem Fla, no Centro, e apreendeu computadores, documentos e um cofre. Após a coletiva, o delegado fez questão de mostrar todo o material apreendido pela Polícia Civil. Nas residências dos presos também foram levados armamentos, drogas e dinheiro falso. Havia também muito material oficial do clube como camisas de jogo ainda com etiqueta. Foram apreendidos também veículos que serviam para fazer escolta dos torcedores.

- O que nos causa surpresa, além de todo material, é o conhecimento de ensinamentos militares que esses torcedores possuem. Apreendemos carros e motos que faziam escolta armada. A estrutura não é de torcida e sim de crime organizado. Nossa ordem é atuar implacavelmente, e é assim que vamos fazer - explicou o delegado.

Em nota, a assessoria de imprensa do Flamengo informou que o clube irá apurar a origem do material oficial apreendido. Algumas das camisas exibidas pela polícia possuem o escudo do Unicef no peito, modelo que não é vendido na loja oficial do clube e exclusivamente usado pelo time.


- O Flamengo desconhece, a denúncia é grave, e vai apurar se este material realmente saiu de dentro do clube - informou a direção do Rubro-Negro, em nota.

Chefe da Polícia Civil, a delegada Martha Rocha corroborou as palavras do delegado e aproveitou para mandar o recado para as outras torcidas do Rio de Janeiro.

- Estamos apenas começando. O estádio é lugar de paz, alegria e palco de um espetáculo que deve ser visto por famílias e não por bandidos. O foco não é o Flamengo e sim todos os demais clubes. Temos o apoio do Ministério Público e vamos em busca dessas pessoas que não se comportam como torcedores - finalizou.

Torcedores flamengo presos Material confiscado em operação da polícia civil (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Membros de torcida organizada foram presos em flagrante (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Dos dez mandados de prisão, oito foram efetuados - começando pelo Norte e pelo Sul do estado. O acusado Fernando Porto de Oliveira, por exemplo, foi preso em Volta Redonda e chegou ao Rio de Janeiro de helicóptero.

Confira os nomes dos presos (na foto, da esquerda para a direita): Alexandre de Oliveira Medeiros, o Corredor; Afonso Ribeiro da Silva Júnior, o Afonsinho; Alan Flores da Costa, o Fininho; Carlos Renato Silva Santos, o Macedo; Anderson Mendes da Silva, o Padrinho; Felipe Ventura dos Santos Silva, o Felipinho; Thiago de Oliveira Ramos, o Noturno; Fernando Porto de Oliveira.

No início da tarde, o Flamengo divulgou uma nota oficial repudiando qualquer tipo de violência cometido por torcedores do clube. Além disso, o clube disse que não tem responsabilidade alguma sobre os atos cometidos pela torcida organizada. Confira a íntegra abaixo.

O Clube de Regatas do Flamengo reitera que repudia qualquer tipo de violência. E ainda esclarece que não possui qualquer tipo de responsabilidade por todo e qualquer episódio causado por facções de torcidas organizadas.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/11/membros-de-organizada-do-fla-sao-presos-em-operacao-da-policia-civil.html

Com 18 anos recém-completados, Dória inicia as aulas na autoescola


Zagueiro do Botafogo diz que vem sendo mais reconhecido nas ruas e confessa maior assédio feminino, vigiado de perto pela namorada Andressa

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Doria no treino do Botafigo (Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)Doria, com a idade estampada no short
(Foto: Marcos Tristão / Ag. O Globo)

O zagueiro Dória, titular do Botafogo, já começou a colher os frutos de ter feito 18 anos de idade no dia 8 deste mês. Na quarta-feira, ele fez a inscrição em uma autoescola de Niterói, onde mora, e iniciou o processo para se habilitar a dirigir.

Na maioria das vezes, Dória aproveita a carona do goleiro Jefferson, que também mora em Niterói, para ir treinar. Agora, já se prepara para andar com o próprio carro em breve. Mas as mudanças não param por aí. Ao caminhar pelo seu bairro, ele nota que os olhares passaram a ser diferentes.

- As pessoas que sempre me viam na rua, perto de casa, no mercado, no meu caminho de rotina, agora me veem de outro jeito. Aquele pequenininho e cabeçudo agora é jogador. Vou comer um lanche, e o pessoal não acredita. Pede para tirar foto e autógrafo - disse Dória.

Segundo Dória, o assédio feminino também aumentou. O zagueiro, no entanto, tem a marcação cerrada da namorada Andressa, que conheceu quando ainda morava em São Gonçalo. Ele garante só ter olhos para ela.

- Quando as meninas olham mais firme, ela fica mais séria, e aí dispersam - brincou Dória, que mais uma vez será titular do Botafogo no confronto com o Atlético-MG, domingo, no Engenhão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/com-18-anos-recem-completados-doria-inicia-aulas-na-autoescola.html

Circuito Mundial amplia calendário e terá só duplas convocadas nas etapas


Confederações definirão os representantes de cada país em Grand Slams e Opens. Campeonato Mundial é confirmado para Stare Jablonki, na Polônia

Por SporTV.com Rio de Janeiro

A próxima temporada do Circuito Mundial terá uma série de mudanças em relação ao formato dos últimos anos. Com o fim do contrato do antigo patrocinador máster, o evento será desmembrado em 10 Grand Slams – além do Mundial em Stare Jablonki - e 18 Opens, tendo cerca de 10 meses de duração. Outra mudança significativa será a restrição do número de atletas por etapa, com cada confederação nacional sendo responsável por convocar e inscrever jogadores. O calendário oficial e todas as alterações devem ser divulgados pela Federanção Internacional de Vôlei (FIVB) até a metade de dezembro.

reunião de vôlei FIVB lausanne (Foto: Divulgação / FIVB)Reunião na sede da FIVB, em Lausanne, esboça o calendário do Circuito em 2013 (Foto: Divulgação / FIVB)

O calendário do Circuito Mundial de 2013 sofreu com atraso em sua formulação devido, entre outros fatores menores, à troca de comando da FIVB, agora presidida pelo brasileiro Ary Graça, e à saída da Swatch, fabricante suíça de relógios que patrocinava e batizava o evento (FIVB Beach Volleyball Swatch World Tour) desde 2003.

O martelo ainda não foi batido, mas a nova temporada deve ter 10 meses de duração. Desta forma, provavelmente haverá etapas com datas conflitantes com as do Circuito Brasileiro e outros campeonatos nacionais mundo afora. Na última semana, uma reunião em Lausanne entre representantes de todas as cinco confederações continentais definiu que 10 Grand Slams (Brasil, China, Itália, Holanda, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Rússia, Emirados Árabes e Malásia demonstraram interesse em serem sedes) reunirão a elite do vôlei de praia e serão propriedade da FIVB, enquanto outros 18 eventos intermediários, chamados Opens, terão propriedade dividida e visarão ampliar o alcance da modalidade. Em 2012, o Circuito Mundial teve seis Opens e nove Grand Slams, entre torneios femininos e masculinos.

O Campeonato Mundial de 2013, na Polônia, foi confirmado em Stare Jablonki, de 1º a 7 de julho. O calendário internacional contará ainda com a Continental Cup, competição que permite a participação de 143 países nas seletivas olímpicas, e o Mundial sub-23, disputado na Croácia.


vôlei de praia arena Stare Jablonki (Foto: Divulgação / FIVB)Stare Jablonki, sede de Grand Slam em 2012, receberá o Mundial no próximo ano (Foto: Divulgação / FIVB)

Duplas serão convocadas pelas confederações
Até esta temporada, qualquer dupla poderia se inscrever em uma etapa do Circuito Mundial. As três parcerias de cada país com mais pontos no ranking garantiam vaga direta na fase principal, enquanto as demais disputavam uma única vaga no country cota (confrontos apenas entre compatriotas) para competirem no qualifying com atletas de outros países. Com o novo formato, não existirá mais country cota ou qualifying.

Os representantes de cada país serão definidos e convocados pela respectiva confederação. A ideia é que três duplas de cada nacionalidade por naipe (masculino e feminino) sejam inscritas nos Grand Slams, enquanto os Opens contariam com duas parcerias. Estas questões ainda estão em pauta e podem sofrer alterações nas próximas semanas.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/circuito-mundial-amplia-calendario-e-tera-so-duplas-convocadas-nas-etapas.html

Com 'acordo verbal', Zé Roberto tem reunião para renovar com a seleção


Após conversa com Ary Graça deixar situação encaminhada, técnico marca viagem ao Rio de Janeiro para próxima semana

Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

José Roberto Guimarães vôlei (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)Zé Roberto está perto de renovar (Foto: João GabrielRodrigues/GLOBOESPORTE.COM)

Tudo indica que a seleção feminina de vôlei tentará o tricampeonato olímpico nos Jogos do Rio, em 2016, com o comandante das duas conquistas anteriores. Uma conversa com o presidente da CBV, Ary Graça, durante o lançamento da Superliga 2012/2013, na última quarta-feira, em São Paulo, encaminhou a renovação de José Roberto Guimarães para o próximo ciclo olímpico. Com um ‘acordo verbal’, o técnico marcou uma reunião para a próxima semana, no Rio de Janeiro, para acertar os detalhes do novo contrato.

- O Ary falou que a vontade dele é que eu permaneça. Eu disse que também gostaria (de continuar). Marquei de ir ao Rio Janeiro na próxima semana. Pelo Ary, está tudo certo. Existe a vontade dos dois lados. Tem tudo para dar certo – afirmou Zé Roberto, durante o treino do Campinas nesta quinta-feira, em entrevista ao repórter Caio Maciel, da EPTV.

A situação chegou a emperrar quando Ary Graça, em setembro, manifestou o desejo de exclusividade do treinador com a seleção, o que dificultaria o acerto, já que Zé Roberto assumiu um ambicioso projeto com o Campinas.

- Tudo é questão de conversar. Não acredito que a minha atuação no Campinas seja um problema. Eu quero continuar na seleção – disse o tricampeão olímpico.
Existe a vontade dos dois lados. Tem tudo para dar certo"
Zé Roberto

Desde que assumiu a seleção, em 2003, Zé Roberto sempre esteve ligado a um clube. Antes de comandar a equipe no bicampeonato olímpico em Londres, o técnico dirigiu o Fenerbahce (Turquia) a partir de 2010. Anteriormente, havia dirigido o Osasco (2000 a 2005), o Unisul (2006) e o Scavolini Pesaro-ITA (2006 a 2009). Além das medalhas olímpicas de ouro com as meninas, Zé também foi campeão olímpico com os homens, em Barcelona-92.

Nem mesmo a recente polêmica envolvendo as declarações de Mari esfriou o interesse das partes de renovar. Cortada do grupo semanas antes dos Jogos de Londres, a ponteira criticou a relação do treinador com as jogadoras e disse que o clima era ruim. Zé Roberto adotou a postura de não alimentar o assunto.

- Acho que é a opinião dela como jogadora. Tem de ser respeitada – comentou Zé Roberto, mudando rapidamente o foco da resposta.

- O mais importante foi o que fizemos em Londres, com a conquista do ouro. Isso é mais importante do que qualquer outra coisa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/11/com-acordo-verbal-ze-roberto-tem-reuniao-para-renovar-com-selecao.html

Sheilla, Sarah, Yane, Zanetti, Esquiva e Thiago na briga por prêmio do COB


Vencedores serão conhecidos na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, dia 18

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Seis nomes que se destacaram nos Jogos Olímpicos de Londres estão na briga pelo título de melhor atleta brasileiro em 2012, premiação oferecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). No feminino, a jogadora de vôlei Sheilla, a judoca Sarah Menezes e a pentatleta Yane Marques estão na disputa. Entre os homens, o ginasta Arthur Zanetti, o boxeador Esquiva Falcão e o nadador Thiago Pereira são os candidatos.

montagem Atletas prêmio brasil olímpico (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Medalhistas em Londres disputam prêmio do COB (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

A votação para a escolha dos melhores do ano será através do site do COB (
www.cob.org.br), a partir desta quinta-feira. Os dois vencedores, um em cada categoria, serão conhecidos durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, marcada para o dia 18 de dezembro, no Theatro Municipal do Rio.

O ginasta Arthur Zanetti, nas argolas, a judoca Sarah Menezes (até 48kg) e a jogadora de vôlei Sheilla foram ouro em Londres. Já o boxeador Esquiva Falcão (até 75kg) e o nadador Thiago Pereira, nos 400m medley, garantiram a prata. Yane Marques ficou com o bronze no pentatlo. 
Além dos indicados a melhor do ano, o COB anunciou nesta quarta-feira os melhores em cada uma das 43 modalidades. O evento, que terá como tema:  "Rio – A vez de todos", em alusão aos Jogos Olímpicos Rio 2016, homenageará também os medalhistas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Ainda serão distribuídos prêmios de melhor técnico individual e coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; melhores atletas das Olimpíadas Escolares e Universitárias.

Em 2011, o nadador Cesar Cielo e a saltadora Fabiana Murer foram eleitos os melhores do esporte.

Confira os melhores de 2012 em cada modalidade:
Atletismo – Marilson dos Santos
Badminton – Daniel Paiola

Basquete – Marcelo Huertas
Boxe – Esquiva Falcão
Canoagem Slalom – Ana Sátila
Canoagem Velocidade – Erlon Silva e Ronilson Oliveira
Ciclismo BMX – Squel Stein
Ciclismo Estrada – Magno Nazareth
Ciclismo Mountain Bike – Rubens Valeriano
Ciclismo Pista – Gabriel Yumi
Desportos na Neve – Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo – Luiz Fernando Manella
Esgrima – Renzo Agresta
Futebol – Neymar
Ginástica Artística – Arthur Zanetti
Ginástica de Trampolim – Carlos Pala
Ginástica Rítmica – Natália Gaudio
Golfe – Alexandre Rocha
Handebol – Eduarda Amorim
Hipismo Adestramento – Luiza Almeida
Hipismo CCE – Ruy Leme da Fonseca
Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda (Doda)
Hóquei Sobre Grama – Matheus Ferreira
Judô – Sarah Menezes
Levantamento de Peso – Jaqueline Ferreira
Lutas – Joice Silva
Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha
Natação – Thiago Pereira
Natação Sincronizada – Nayara Figueira
Pentatlo Moderno – Yane Marques
Polo Aquático – Gustavo Guimarães
Remo – Fabiana Beltrame
Rugby – Paula Ishibashi
Saltos Ornamentais – Cesar Castro
Taekwondo – Diogo Silva
Tênis – Bruno Soares
Tênis de Mesa – Caroline Kumahara
Tiro com Arco – Daniel Xavier
Tiro Esportivo – Roberto Schmits
Triatlo – Pamela Oliveira
Vela – Robert Scheidt e Bruno Prada
Vôlei de Praia – Alison Cerutti e Emanuel Rego
Vôlei – Sheila Castro


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/11/sheilla-sarah-yane-zanetti-esquiva-e-thiago-na-briga-por-premio-do-cob.html

Ao som de forró, festa marca início da edição 2012/2013 da Superliga


Jogadores dançam em vídeo de apresentação e celebram começo dos torneios masculino e feminino na próxima sexta-feira

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Os problemas nos aeroportos brasileiros nesta quarta-feira fizeram com que os representantes do Cruzeiro, atual campeão da Superliga masculina, chegassem ao evento já no fim da festa. Ficaram fora da foto oficial, não viram o vídeo do SporTV em que jogadores de todas as equipes aparecem dançando forró (veja ao lado) e perderam a cerimônia que deu início ao principal campeonato nacional, em São Paulo. Mas o clima foi o mesmo dos últimos anos. Com o salão ocupado por astros e estrelas, a edição 2012/2013 das Superligas masculina e feminina deu seu passo inicial novamente com a promessa de ser um campeonato ainda mais forte que as temporadas passadas, ainda que não seja tão simples.

Os dois campeonatos sofreram perdas importantes. No masculino, o Vôlei Futuro, finalista no último ano, ficou sem grande parte de sua força, assim como o Florianópolis. Entre as mulheres, a equipe de Araçatuba não resistiu ao alto custo do investimento e foi desmanchada. Por outro lado, a competição feminina terá o reforço do Campinas, formado por jogadoras de renome e que tem à frente do grupo José Roberto Guimarães, técnico tricampeão olímpico.

Superliga Vôlei masculino apresentação (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Representantes das equipes masculinas durante o lançamento (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Entre perdas e ganhos, as equipes apostam em Superligas marcadas pelo equilíbrio. William levantador do Cruzeiro, confia na força de sua equipe para buscar o bicampeonato.

Superliga Vôlei feminino apresentação (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Sesi e Osasco são candidatos ao título da
Superliga feminina (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

- Estamos bem, tivemos um ano movimentado. Quando chegarmos ao ponto certo, vai ser bacana. Nunca é bom ver equipes (como Vôlei Futuro e Florianópolis) se enfraquecendo, mas outras equipes se reforçaram também.

Após a conquista do Mundial no último mês, o Osasco inicia a nova Superliga com status de quase imbatível, após a chegada de reforços importantes, como Sheilla e Fernanda Garay. As jogadoras, no entanto, tentam manter os pés no chão. Jaqueline, grande destaque do time no título nacional da última temporada, diz que outras equipes podem fazer frente ao time paulista.

- Qualquer equipe pode acabar virando pedra no nosso sapato. O ano de 2012 foi especial para o Osasco, ganhamos tudo que disputamos. A Superliga é um grande campeonato.

Superliga Vôlei feminino apresentação (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Estrelas das equipes femininas também marcaram presença (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

Um dos remanescentes do time do Vôlei Futuro da última temporada, Ricardinho reconhece que sua equipe tem pretensões diferentes para a nova edição. O levantador admite que a busca pelo título, que ditou o ritmo da equipe nos últimos anos, terá de ser deixada de lado.

- A Superliga agora vai se dividir em classes A e B. Infelizmente, ou felizmente, as outras equipes se reforçaram ainda mais. Nosso time sofreu grandes perdas. O objetivo agora é outro. Queremos chegar aos playoffs – admitiu.

Em seu retorno à Superliga, o técnico José Roberto Guimarães admite que não terá vida fácil à frente do Campinas. O treinador reconheceu que Osasco, time que enfrenta na estreia, e Rio de Janeiro ainda se encontram em um nível superior.

- São dois times muito fortes. Não é simples (fazer frente), eles têm uma estrutura montada há anos. Jogar contra o Osasco é sempre muito difícil. Muitas jogaram as Olimpíadas juntas, é um time muito forte – disse o treinador.

Superliga começa nesta sexta
Murilo e Bruninho vôlei Masculino apresentação (Foto: Alexandre Arruda / CBV)Amigos, Murilo, do Sesi, e Bruninho, do Rio de
Janeiro, serão rivais (Foto: Alexandre Arruda / CBV)

São dez equipes na competição feminina: Uberlândia, São Bernardo, Sesi, Pinheiros, Rio do Sul, Osasco, Minas, São Caetano e Campinas. No masculino, também dez times vão buscar o título: Canoas, Florianópolis, Pindamonhangaba, São Bernardo, Campinas, Rio de Janeiro, Cruzeiro, Sesi, Minas, Juiz de Fora, Vôlei Futuro e Volta Redonda. Na fase classificatória, as equipes jogarão em sistema de turno e returno. Os oito times mais bem classificados passarão para as quartas de final, que serão disputadas em série melhor de três, assim como as semifinais. A final será disputada em jogo único.

Na próxima sexta, cinco jogos marcarão a estreia da Superliga feminina. O Sesi receberá o Pinheiros, às 18h, no ginásio Vila Leopoldina. Às 19h30m, Uberlândia receberá o São Bernardo, enquanto o Rio de Janeiro enfrenta o São Caetano em casa. Às 20h, o Minas encara o Rio do Sul, também dentro de casa. Às 21h, o Osasco e o Campinas reeditarão a final do último Campeonato Paulista, em casa. O SporTV transmitirá ao vivo.

A competição masculina começa no sábado. São Bernardo encara o Sesi, às 18h, enquanto o Pindamonhangaba enfrenta o Volta Redonda no mesmo horário. O Juiz de Fora pega o Rio de Janeiro, às 19h30m, e o Canoas enfrenta o Florianópolis, às 20h. Mais tarde, às 21h30m, o Minas enfrenta o Cruzeiro, com transmissão do SporTV. No domingo, em jogo isolado, o Campinas encara o Vôlei Futuro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/ao-som-de-forro-festa-marca-inicio-da-edicao-20122013-da-superliga.html

Treinamento do Bota tem Seedorf e bronca de Oswaldo


Holandês trabalha com o grupo e treinador fica irritado com comportamento durante atividade técnica no campo anexo do Engenhão

Por Thales Soares Rio de Janeiro

botafogo Seedorf  (Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)Seedorf voltou a treinar com companheiros
(Foto: Thales Soares/GLOBOESPORTE.COM)

Seedorf voltou a treinar com o grupo nesta quinta-feira, no campo anexo do Engenhão, depois de um dia de trabalho na academia do estádio. No entanto, o que mais chamou a atenção foi uma bronca do técnico Oswaldo de Oliveira durante a atividade técnica.

Depois de um erro de passe, houve jogadores que viraram as costas e reclamaram de um companheiro. Oswaldo parou a atividade, abriu os braços e reclamou do comportamento.
- Pode errar, mas não dá para ficar parado ou sair andando - reclamou Oswaldo, apesar de o Botafogo não ter maiores pretensões no Campeonato Brasileiro.

Depois disso, os jogadores voltaram para a atividade técnica, que mais uma vez não contou com a presença do atacante Bruno Mendes, envolvido em um imbróglio judicial, e do volante Renato, poupado.

O próximo jogo do Botafogo é domingo, contra o Atlético-MG, no Engenhão, pelo Campeonato Brasileiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/treinamento-do-bota-tem-seedorf-e-bronca-de-oswaldo.html

Com elenco de contratos longos, Bota 2013 deve ter poucas caras novas


Apenas três atletas encerram o vínculo com o clube no fim deste ano. Saída de Anderson Barros criará redivisão de tarefas no departamento de futebol

Por Fred Huber e Thales Soares Rio de Janeiro

Apesar de o Botafogo não ter conseguido o objetivo de se classificar para a Libertadores, o discurso no clube é de que o trabalho precisa ser mantido para que os frutos possam ser colhidos mais à frente. E a tendência é de que o elenco alvinegro tenha muitas caras já conhecidas do torcedor na próxima temporada, isso sem falar do técnico Oswaldo de Oliveira, que em breve deve definir sua renovação.

A grande maioria do elenco botafoguense tem no mínimo mais dois anos de vínculo com o clube. No fim deste ano, apenas três jogadores têm o contrato encerrado: o meia Vítor Júnior, o volante Amaral e o zagueiro Vinícius. O clube ainda não sinalizou oficialmente se haverá renovação.

Oswaldo de Oliveira conversa com time do Botafogo (Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)Base do elenco alvinegro será mantida para 2013 (Foto: Alexandre Cassiano / Agência o Globo)

Outra boa notícia para os alvinegros é que os jovens que despontaram nesta temporada, como Dória e Jadson, têm contratos longos. O do zagueiro vai até 2015, e o do volante, até 2017. Outros mais experientes, como Fellype Gabriel, tiveram o vínculo renovado. Com um grupo quase montado, a diretoria irá ao mercado em busca de peças para as posições consideradas carentes, principalmente o ataque.

- Vamos manter de 85 a 90% do nosso elenco, até porque 90% ou mais dos nossos jogadores têm contrato longo. Mas claro que temos deficiências e sabemos disso. Por exemplo, precisamos de atacante e estamos procurando, mas ainda não temos nomes - disse o vice de futebol Chico Fonseca.

Dois dos atacantes que poderiam defender o Bota não desfrutam de confiança dentro do clube, mas por motivos diferentes. Rafael Marques, contratado com o aval de Oswaldo, não rendeu o esperado e foi perseguido pela torcida. Jobson não deixa dúvidas sobre sua qualidade técnica, mas seu comportamento fora de campo já fez a diretoria jogar a toalha. Apesar disso, segue treinando à parte esperando uma resolução sobre seu futuro. Outra incógnita é Elkeson, artilheiro do time no Brasileiro, mas que passou a ser reserva após o bom rendimento de Bruno Mendes. Uma transferência não está descartada.

Vamos manter de 85 a 90% do nosso elenco, até porque 90% ou mais dos nossos jogadores têm contrato longo. Mas claro que temos deficiências e sabemos disso"
Chico Fonseca, vice de futebol

Duas opções "caseiras" para este setor podem ser Loco Abreu e Caio, emprestados ao Figueirense e que têm chance de voltar. Caberá ao departamento de futebol avaliar caso a caso. Em 2013, o gerente de futebol Anderson Barros, demitido, não estará mais no Botafogo. A ideia é não contratar outro profissional para seu lugar, e sim dividir responsabilidades entre as pessoas que já estão no clube.

Atualmente, Chico Fonseca comanda as questões de mercado com Maurício Assumpção, Sergio Landau, Marcelo Murad e Aníbal Rouxinol.

- No dia 3 de dezembro, apresentaremos um organograma do futebol com todos os nomes e funções de cada um. A função de gerente de futebol não pode mais ser tratada da forma como acontecia. É um modelo arcaico. Precisamos profissionalizar cada vez mais o futebol e isso já vem acontecendo no Botafogo. O Anderson Barros é um excelente profissional, mas acumula uma série de situações que, na minha opinião, não deveria acontecer. Teremos um gerente de logística, de contratos, técnico e outras funções - disse Chico Fonseca.

Confira a validade do contrato dos jogadores do Bota:
Vítor Júnior - 31/12/2012
Vinícius - 31/12/2012
Amaral - 31/12/2012
Gabriel - 31/12/2013
Rodrigo Dantas - 04/05/2014
Antônio Carlos - 30/06/2014
Seedorf - 30/06/2014
Lodeiro - 30/06/2014
Renato - 30/06/2014
Jefferson - 31/12/2014
Márcio Azevedo - 31/12/2014
Fábio Ferreira - 31/12/2014
William - 31/03/2015
Dória - 16/04/2015
Elkeson - 24/05/2015
Sassá - 31/05/2015
Jobson - 24/06/2015
Cidinho - 30/06/2015
Lucas - 31/12/2015
Rafael Marques - 31/12/2015
Renan - 31/12/2015
Fellype Gabriel - 31/12/2015
Brinner -31/12/2015
Jeferson - 31/12/2015
Marcelo Mattos - 30/06/2016
Vitinho - 10/10/2016
Lennon - 31/12/2016
Lucas Zen - 31/12/2016
Jadson - 02/07/2017
Lima - 22/07/2017


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/com-elenco-de-contratos-longos-bota-2013-deve-ter-poucas-caras-novas.html

Por vaga em 2013, Bruno Senna tenta superar ano de 'sextas perdidas'


Com quatro treinos livres em 2012, piloto da Williams se sente prejudicado, mas afirma estar confiante na luta por um lugar no grid da próxima temporada

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo

Bruno Senna GP do Brasil (Foto: João Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)Bruno vive período de negociação (Foto: João
Gabriel Rodrigues/GLOBOESPORTE.COM)

Durante todo o ano, tudo o que Bruno Senna queria era correr às sextas-feiras. Mas, ao olhar para o cockpit que ocupa nos outros dias de um final de semana de Grande Prêmio, o piloto teve de se acostumar a ver o finlandês Valteri Bottas, reserva da Williams e apontado como seu maior rival na briga por uma vaga na equipe no ano que vem. Ao analisar seu desempenho em 2012, o brasileiro diz que poderia ter diminuído alguns décimos de seu tempo na classificação se tivesse participado de todos os treinos livres da temporada e não apenas dos quatro que pôde andar. Perto do GP do Brasil, o último da temporada, ele reconhece que não será fácil conquistar um lugar no grid em 2013. Ainda assim, diz estar tranquilo.

- Estou negociando. A F-1 é cheia de curvas e dificuldades. Tive muitas conversas, com algumas equipes. Espero definir meu futuro depois do GP Brasil. Claro, estou correndo atrás do prejuízo. Mas acredito que teremos um carro bastante competitivo no ano que vem. Foi um ano difícil, de muito aprendizado. Às vezes, sofrido; outras, gratificante– afirmou o piloto, durante entrevista organizada por um de seus patrocinadores em São Paulo.

O maior problema, ele diz, foi ter tido um rendimento abaixo de seu companheiro, Pastor Maldonado, durante os treinos classificatórios. Bruno tem 31 pontos, oito atrás do venezuelano, que também soma uma vitória na temporada. Ainda assim, o brasileiro tem tido um desempenho mais consistente nas corridas, quase sempre na zona de pontuação.

Bruno Senna GP dos EUA Fórmula 1 (Foto: AFP)O piloto brasileiro da Williams no GP dos Estados Unidos, no último domingo (Foto: AFP)

- É fácil concluir que o maior problema foi na classificação. Mas perdi quase todos os treinos de sexta-feira. Depois de Austin (quando ficou fora do Q3 por dois décimos), vi que faz diferença. Dois décimos podem significar até oito posições atrás no grid. Acho que quando você acaba perdendo parte da experiência, é natural sofrer com isso - disse o brasileiro, que disputou os treinos livres apenas na Austrália, na Malásia, em Mônaco e na Índia, já que Bottas tem contrato com a Williams para andar com o carro da equipe às sextas.

Ao final de seu primeiro ano como piloto titular em uma equipe, Bruno Senna admite um ano complicado. Diz que, depois de um início animador, sofreu para encontrar o melhor acerto do carro.

- No início, com todo mundo pegado, tentando encontrar o melhor acerto do carro, tivemos resultados muito bons, como na Malásia (sexto) e na China (sétimo). Algumas coisas me deixaram frustrado, como não correr nos treinos livres. São altos e baixos que criam bastante expectativa para o próximo ano.

Bruno Senna GP dos EUA Fórmula 1 (Foto: AFP)O brasileiro espera que o sol brilhe mais na temporada 2013 da Fórmula 1 (Foto: AFP)

Bruno chega ao seu terceiro GP do Brasil. Segundo ele, mais preparado que nunca. Em sua estreia, em 2010, corria pela fraca HRT e pouco pôde fazer. No ano passado, andou pela Lotus, sua primeira equipe competitiva, mas um incidente com Michael Schumacher o empurrou para 17º lugar. Agora, se diz ponto para fazer seu melhor GP.

- Eu estou animado para correr no Brasil. No ano passado, cheguei muito mais despreparado. Agora, tenho muito mais experiência, bagagem, mais carro. Temos marcado pontos constantemente. Quero conquistar uma boa posição, terminar o ano em alta.

Enquanto tenta fechar o ano com uma boa corrida, Bruno acompanha a definição do campeonato. O brasileiro diz que Sebastian Vettel e Fernando Alonso merecem o título. Ele, no entanto, revela sua torcida pelo espanhol.

- Se você olhar o campeonato, verá que o Alonso venceu corridas com uma Ferrari não tão competitiva. Ele tem o talento de aproveitar o carro ao máximo. Eu nunca desmereceria o Vettel, mas, com o carro em um nível abaixo, ele não foi tão bem sucedido quanto o Alonso.

A uma etapa para o fim da temporada, Vettel lidera o campeonato com vantagem de 13 pontos sobre Alonso. Nesta sexta, o SporTV transmite as duas sessões de treinos livres em Interlagos, às 10h e 14h (de Brasília). No sábado, a terceira parcial livre será às 11h, também no SporTV, e o treino classificatório começa às 14h, com transmissão da TV Globo e do SporTV. A corrida, que definirá o campeão da temporada 2012, será disputada no domingo, também às 14h (ao vivo na TV Globo e no SporTV).

horários gp do brasil interlagos f-1 fórmula 1 globo (Foto: GLOBOESPORTE.COM)
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2012/11/por-vaga-em-2013-bruno-senna-tenta-superar-ano-de-sextas-perdidas.html
 

Perfil: Kalil, 'demônio' que ficou light, avisa que braba mesmo é a ex-mulher


Presidente do Galo relembra discussões com dirigentes, sofrimentos, fé, religião, fala de sua fase 'light' e do ódio que sente pelo Cruzeiro

Por Valeska Silva Belo Horizonte

Supersticioso e religioso. Alguém poderia imaginar que, com a braveza que lhe é peculiar, o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, vai à igreja rezar? Que, nos jogos do Galo, usa sempre a mesma calça jeans e deposita restos de cigarro em copos de plástico com água, nunca em cinzeiros? E que se incomoda com a fama de "bronco" que carrega há anos? Pois o dirigente atleticano garante ser, na vida pessoal, bem diferente daquele que levantou a voz repetidas vezes para brigar pelo clube que preside.

- Meu filho chegava em casa rindo, porque os colegas diziam: "Nossa, você é filho do Kalil?". Ele ria e dizia: "Pai, eles acham que você é um demônio." Lá em casa, braba era a minha ex-mulher. Pode perguntar aos meus filhos.

alexandre kalil mosaico montagem atlético-mg (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Explosivo, emotivo, fanático, negociador: as faces de Kalil (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Separado, pai de três homens, Alexandre Kalil, 53 anos, namora há seis anos a paisagista Ana. É empreiteiro. Largou a faculdade de engenharia no quarto ano, pois precisava trabalhar. E começou na empresa fundada pelo pai e pelo tio, especializada em infraestrutura rodoviária, urbana, civil e industrial, a Erkal. Atualmente, divide o tempo entre a empresa e o Atlético-MG. Não mede as palavras quando o assunto é o clube que idolatra e para o qual torce toda a família - cujo sobrenome está ligado à história da instituição. O pai dele, Elias Kalil, já falecido, também foi presidente. Alexandre já viajou de ônibus para acompanhar os jogos do time de coração e é conhecido Brasil afora por não levar desaforo para casa. 

Colecionador de desafetos no futebol, o principal dirigente do Galo é garantia de notícia sempre que resolve falar. Durante algum tempo, ficou sumido dos holofotes, mas não deixou de mostrar que, no clube, era ele quem mandava. Anunciava contratações pelo Twitter e raramente dava entrevistas. Teria nascido o Kalil light?

- Não que eu tenha mudado... Quando assumi a presidência do Atlético-MG, imaginei que o desgaste seria muito grande. E você tem que ter inteligência de se preservar. Imagine eu, igual a arroz de festa, dando entrevista? Quem fala muito dá bom dia a cavalo.

Não conheço ninguém que lute alisando. Mas não sou brigão" - Kalil

Historicamente, Kalil já deu muito "bom dia a cavalo". Chamou árbitros de bandidos, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF e chegou a referendar uma possível postura violenta por parte da torcida, considerando que seria normal jogadores "tomarem um cacete na madrugada". Tripudiou em cima de quem fez chacota com a camisa rosa lançada pelo clube. As discussões no Clube dos 13 com o ex-presidente do Flamengo Kléber Leite e com o ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella, entre outras, o fizeram ter a fama de brigão. Fama que o incomoda.

- Sou um cara que luta pelos meus direitos. E não conheço ninguém que luta alisando. Agora, falar que sou brigão? Sou um cara delicado, educado. Sou! Você nunca me viu fazer falta de educação, humilhar alguém. A não ser quando estou com ódio mortal de alguém, aí eu falo alguma coisa mais ríspida.

Seria esse alguém Ronaldinho Gaúcho? Durante o campeonato, correu a história de que o presidente do Galo discutiu com a principal estrela do time por causa de baladas às vésperas das partidas. Entre um cigarro e outro, Kalil nega:

- Não discuti com o Ronaldinho, nunca bati boca com ele. Nunca! Não sei de onde surgiu essa notícia. Quem fala que o Ronaldinho levantou a voz nunca conversou com ele dez minutos. Ele é um dos seres humanos mais dóceis que conheço. No dia que fui contratá-lo, eu perguntei: "Você não fala não, menino?".


Kalil costuma aparecer como um furacão na Cidade do Galo, local de treinamentos do time. A visita é frequente - não como as entrevistas. E quando ele fala, sempre vem bomba. Seja para anunciar a badaladíssima contratação de Ronaldinho Gaúcho, para detonar o ex-jogador e atual dirigente do Flamengo, Zinho, ou o auditor do Superior Tribunal de Justiça Desportiva que pediu punição rigorosa ao desafeto do Flamengo, time para o qual o torce. Ou, então, para explodir contra os próprios jogadores, como na derrota de 6 a 2 para o Corinthians, no Brasileirão de 2002. Na oportunidade, Kalil disse que os atletas do Galo haviam "se borrado nas calças" (veja o vídeo acima).

O estilo "pavio curto" já o fez ser comparado ao ex-presidente do Vasco Eurico Miranda. O próprio Kalil conta de onde vem a comparação. E admite o comportamento meio... estourado.

- Uma jornalista (do Rio) colocou que eu sou o novo Eurico Miranda porque ela se achou no direito de me ligar no sábado à tarde, me acordar...  e eu tinha que tratá-la maravilhosamente bem. Achou que sou obrigado a atender todo mundo, que não trabalho, não tenho hora de descanso. Então, a classe de jornalistas, com raras exceções, por a classe de dirigente morrer de medo deles, se sente num direito que eu não dou para ninguém. Eu nunca respondi uma pessoa que me faz uma pergunta correta num tom arrogante. Eu devolvo do jeito que me perguntam. 

O próprio Eurico Miranda confirma que o temperamento dos dois é semelhante.

- Fazer comparação comigo não é muito fácil, mas não acho a comparação ruim. Ser assim é positivo. Temos como semelhança o fato de ele ser um defensor intransigente do Atlético. Ele custa a abaixar a crista, a ser subserviente. Defende os interesses do clube. Foi eleito para isso. As atitudes dele demonstram isso. E as minhas também. Agora, muita coisa minha é folclore. Tem um ditado que diz que quem conta um conto, aumenta um ponto. Não sou tão bravo assim. Senão, não seria casado com a mesma mulher há 40 anos. Mulher não atura homem brabo.

Galeria Alexandre Kalil (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A comparação com o ex-dirigente vascaíno foi fortalecida por um desafeto antigo, o técnico Geninho. Atualmente na Portuguesa, ele treinou o Galo pela primeira vez quando Kalil era presidente do Conselho. E foi comparado a uma prostituta quando trocou o clube mineiro pelo Corinthians, visando à disputa da Libertadores. Pensou em processar o dirigente atleticano.

Geninho, ex-técnico do Atlético-MG (Foto: Reprodução TV Globo Minas)Geninho no dia em que foi anunciado técnico do
Galo, em 2002 (Foto: Reprodução TV Globo Minas)

- O Kalil, como diretor, é um tremendo dirigente. O problema é que é passional, machuca sem querer machucar. Fala o que pensa, não escolhe lugar, nem momento. E às vezes fala alguma bobagem.  Eu saí chateado por aquilo que ele falou. Aquilo repercutiu... Saí mais chateado ainda porque a torcida do Galo tinha pensado que eu fiz aquilo: ele falou, a torcida acreditou. Para ela, eu larguei o Atlético. Saí como vilão, peguei o time f..., revelei Paulinho, fomos para a fase final do  campeonato (Brasileiro). Falou um tanto de bobagem, eu poderia ter até processado, tomado uma grana alta. Mas o entendo e deixei para lá. Kalil é assim, 90% emoção, 10% razão. Sempre autêntico. Um estilo Eurico Miranda: são contra quem é contra o clube.

Geninho e Kalil ficaram um ano sem se falar. Hoje, o treinador garante não guardar mais mágoas. 
- Voltei a falar com ele quando teve um acidente de carro. Um amigo comum me ligou e eu liguei no hospital. Ele ficou meio assim... Fazia um ano que eu tinha saído do Atlético. E vou contar uma coisa: ele até me ligou para voltar na época do Ziza (Valadares, presidente da gestão anterior a Kalil).
  
Anti-Cruzeiro
O ódio visceral pelo Cruzeiro vem de berço. Ele aprendeu com o pai a não gostar do time da camisa azul estrelada. Conta que tem muitos amigos cruzeirenses. Mas não consegue esconder a raiva que tem do Cruzeiro. Só não sabe explicar o porquê.

Elias Kalil, ex-presidente do Atlético-MG (Foto: Centro Atleticano de Memória)Elias Kalil (ao microfone): ele ensinou Alexandre a odiar o Cruzeiro (Foto: Centro Atleticano de Memória)

- Eu tenho repugnância pelo Cruzeiro. Fui educado a ser assim. Meu pai me ensinou a não roubar, a tratar bem mulher, a levantar para um senhor de idade sentar, falou que eu tinha de tratar bem as pessoas... e me ensinou a ter ódio do Cruzeiro. Não sei por que, mas eu obedeci. Mas me dou bem com todos, ninguém é culpado de ser cruzeirense. É igual a ser aleijado. Coitado, não tem culpa, nasceu! O futebol só é encantador por esse ódio visceral que eu tenho do Cruzeiro. Mas eu tenho amigos queridos que são cruzeirenses. Gente que eu gosto muito. Não consigo ter ódio de uma pessoa por ela ser cruzeirense. Não gosto é do time.

E como terá sido a noite do presidente cujo currículo entrará para a história com muitos méritos mas, também, com um 6 a 1 para o maior rival, em um jogo que poderia ter decretado a queda do Cruzeiro para a segunda divisão? Como encarar as acusações de que teria sido um jogo vendido?
- Bobagem tem limite. Se tivesse combinado, tinha sido 1 a 0, 2 a 1. Foi a maior tristeza como presidente do Atlético e como atleticano. E não vai ter outra. Agora, aquilo foi o que virou a página do Atlético. Aquele 6 a 1 tampa e disfarça. Para quem aplicou fez um mal danado, pois estão vivendo dos 6 a 1 até hoje. Depois daqueles 6 a 1, só deu Atlético. Tomei uma lição na vida. Eu tenho 53 anos, toda porrada que levei me serviu de alguma coisa. Toda. Independentemente do tamanho.

Doeu mais que a queda do Atlético-MG para a segunda divisão (em 2005)?
- Não. Aquele foi o dia mais sofrido da minha vida. 
Kalil manso

O lado light de Kalil mostrado nos últimos tempos, que poucos conheciam, surpreendeu até mesmo antigos desafetos. Atualmente dedicado ao cargo de senador da República, o ex-presidente do Cruzeiro Zezé Perrella lembrou discussões históricas entre os rivais. Garantiu que o relacionamento entre os dois, apesar dos bate-bocas via microfones, era o melhor possível. O cruzeirense avaliou que a nova postura do dirigente maior do Galo tem como consequência o amadurecimento do clube. E aproveitou, é claro, para dar uma alfinetada.

- Nunca levei desaforo para casa, ele também não. Respeito o Kalil como dirigente. É competente, defende os interesses do clube dele. Acho que mudou, está mais light. Aprendeu, diria, até na forma de dirigir. Você não pode olhar com olho de torcedor. Sempre fui muito criticado por isso, era tachado de mercantilista. Mas foi dessa forma que ganhei 23 títulos. Ele hoje tem olhar mais comercial. E esse modelo é vencedor. São Paulo, Corinthians, Santos e Cruzeiro são os que mais ganharam títulos e, por isso, são vencedores. O Atlético-MG mudou a maneira de enxergar futebol. E passou a dar certo. O Kalil recebia propostas e não vendia, perdia negócio. Não vendeu o Guilherme, o Marques. Recentemente, vendeu o Tardelli, o André. Ficou provado que, depois de mudar o clube, virou mais vencedor. Acho que até copiou a fórmula do Cruzeiro.

A respeito das discussões homéricas entre os dois dirigentes (veja o vídeo acima ), Perrella não citou apenas uma. Fez questão de tripudiar sobre o eterno rival.

- Tivemos várias. Mas é aquela história: se fizermos um ranking, sempre ganhei dele. O Kalil tem que aproveitar agora, que estou distante (risos)...


Outro dirigente que, em determinado momento, se desentendeu com Kalil foi Kléber Leite. O ex-presidente do Flamengo ansiava pela liderança do Clube dos 13, mas Kalil apoiou Fábio Koff. No entanto, Kléber Leite manteve o respeito ao falar do comandante do Galo.

- Ele escolheu errado naquela época. Nosso processo é democrático. Lamento, porque deixamos de provocar uma grande revolução no futebol brasileiro. A bem da verdade, tenho percebido nele todo tipo de engajamento. Assim como foi o pai dele. Nunca houve nenhum tipo de discussão entre nós dois. Nos debates que aconteceram, sempre trilhamos o caminho da educação, da cordialidade. Não tenho nenhum tipo de observação a fazer em relação à conduta do Kalil. Quanto ao fato de ser enérgico, é uma característica pessoal dele, que tem, inegavelmente, esse lado marcante. Cada um na sua.

Por falar em Flamengo, ao contrário da reação de muitos atleticanos, Kalil não tem qualquer problema com o clube rubro-negro. Não guarda mágoa do time que tirou o título do Galo em 1980, que muitos acusam ter sido com favorecimento da arbitragem. Mas também não perde a oportunidade de alfinetar
.
- Não. Até por questão de piedade, tenho dó do Flamengo. Não tenho a menor raiva. Podia ter sido o Inter, o Grêmio, o Vasco... Eu não tenho nada contra o Flamengo. Nada, nada.

Ex-ateu

Alexandre Kalil foi eleito presidente do Atlético-MG em 30 de outubro de 2008. Está no segundo mandato. Antes, presidiu o Conselho Deliberativo do clube de 2000 a julho de 2006. Em 2009, ganhou da CBF o prêmio de melhor dirigente do ano, época em que recebeu convite para entrar para a política, para se candidatar a deputado federal pelo Partido Verde (PV) - convite prontamente negado. Seu pai, Elias Kalil, foi diretor de futebol e, depois, presidente do Atlético-MG (de 80 a 85). Foi quem o introduziu no mundo atleticano.

- Papai foi diretor de futebol, a primeira vez, em 65. Eu tinha seis anos. Foi quando comecei a frequentar concentração. E, desde que eu me entendo por gente, vou ao Mineirão. Não consigo lembrar da minha infância não tendo um jogo do Atlético. Fui criado basicamente com o Atlético sendo a coisa mais importante. Papai tornou a ser diretor em 69. Disputou eleição em 76, eu tinha 17 anos. Foi quando comecei a participar da vida política do Atlético. Eu era muito ligado ao meu pai. Entrei no Atlético quando Paulo Cury (ex-presidente) renunciou. Eu tinha sido diretor de vôlei na época do papai, mas, quando fui chamado para ser candidato a presidente do conselho, no fim de 98, papai já tinha morrido há seis anos.

Alexandre Kalil, Atlético-mg (Foto: Lucas Fernando / Globoesporte.com)Ao lado da mesa na sede, bandeira do Galo e do
Brasil  (Foto: Valeska Silva / Globoesporte.com)

Elias Kalil morreu vítima de câncer de pulmão. Doença que fez o filho passar a acreditar em Deus - mas não o suficiente para fazê-lo largar o vício. Alexandre fuma muito. São dois maços por dia. Durante a entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, foi um cigarro atrás do outro. E nem mesmo a ideia de prometer largar caso o Galo fosse campeão, feita pela reportagem, o atraiu. 

- A doença do papai, diziam, causava muita dor. Minha ex-mulher me sugeriu ir à igreja rezar. Eu disse a ela que não sabia. E ela me aconselhou a apenas pedir. E pedi para que meu pai não sofresse com dores. Ele morreu sem tomar um remédio sequer para dor. E daí para frente, vi que Deus é muito bom para mim. Recebo pastores na minha casa. Fui rezar quando o Atlético-MG estava quase caindo. E eu acreditei. Vou à missa. De vez em quando, bato com a cara na porta na Igreja de Santa Rita, porque não sabia que igreja fechava. Outro dia, cheguei lá e estava fechada. Esculhambei o vigia: "Isso é casa de Deus. Vocês estão doidos, fechar a igreja?". Eu me sinto bem dentro da igreja.

Dívidas

Nacionalmente conhecido como um clube que não conquista um título de expressão há anos, o Atlético-MG sempre carregou, também, a fama de ser dono de uma dívida milionária. O que, segundo Kalil, tem mudado. A arrecadação, que era de R$ 65 milhões por ano, há três temporadas, está prevista, em 2013, para R$ 180 milhões. Garantiu que só o Flamengo arrecada mais. Milagre? E as dívidas?
- O Atlético-MG conseguiu se organizar e pensa no futuro. É um clube patrimonialmente muito rico, que tem uma dívida equacionada. Uma dívida fiscal que é comum a todos os clubes do Brasil. Pegamos nosso orçamento e melhoramos e organizamos. E o passivo trabalhista está organizado, com todo mundo pago. Não temos ação trabalhista nova. Então, o Atlético-MG se organizou.
Indagado por que tais procedimentos não eram feitos antes, Kalil respondeu:

- Não sei. Falo isso quando me chamam de mágico. É o círculo virtuoso: você contrata, aumenta ingresso, enche o campo, pega um estádio, compra os direitos comerciais. Aí você melhora o time, o pay-per-view dobra. Nós somos donos do direito comercial de um estádio de futebol. Sem gastar nada! Não falo da bilheteria, falo da pipoca, do picolé, da água, de tudo que tem lá dentro. O Atlético-MG arrecada cerca de R$ 100 mil fora a renda de todo jogo que tem no Independência. Então, criamos um círculo virtuoso, e que tem de continuar.


Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Kalil no Independência, que ele chama de 'casa do Galo'  (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

E o que esperar do Galo, do ex-bravo e agora light Kalil? Como o presidente espera ver o clube daqui 20 anos?
- Sendo campeão, campeão, campeão, campeão. Porque é disso que um time vive. Quero que o povo atleticano seja feliz. Daqui 20 anos, será o maior time de Minas, com a maior torcida de Minas e um monte de vezes campeão. E cada vez mais bem administrado possível. O Brasil sabe o que acontece aqui em Minas hoje. O Atlético-MG contratou o Vanderlei Luxemburgo, o Atlético-MG trouxe o fulano, o Diego Souza, o Richarlyson, buscou o Victor, o Ronaldinho. O que que é isso? Tem um time lá, um clube lá, que paga. É uma história que está sendo diferente no Atlético-MG, depois de anos, anos e anos.

E uma história que, para a torcida, continua com o desafio de manter o ídolo Ronaldinho Gaúcho para a disputa da Libertadores em 2013, 12 anos após a última participação do time na competição. Mais uma missão para o "demônio light" Alexandre Kalil.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2012/11/perfil-kalil-demonio-que-ficou-light-avisa-que-brava-mesmo-e-ex-mulher.html