terça-feira, 20 de novembro de 2012

Longe das quadras há cinco meses, Nadal volta aos treinos: 'Melhorando'


Tenista espanhol se recupera de uma lesão no joelho esquerdo e planeja competir em 2013, quando estiver 100%. Australian Open é possibilidade

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Nadal treino tênis quadra (Foto: EFE)Após cinco meses afastado das quadras por conta
de uma lesão, Nadal volta aos treinos (Foto: EFE)

Afastado das quadras desde o mês de junho por conta de uma lesão no joelho esquerdo, Rafael Nadal voltou aos treinos, nesta terça-feira, e se mostrou confiante no processo de recuperação.

- Hoje é meu primeiro dia de treinamento depois de tantas semanas. Estou melhorando e espero seguir com uma boa evolução - declarou o tenista, em uma rede social.


O heptacampeão de Roland Garros (2005, '06, '07, '08, '10, '11 e '12) traça planos para retornar profissionalmente às quadras no Australian Open, em janeiro, caso esteja totalmente recuperado.

 O primeiro Grand Slam da temporada pode ser o próximo desafio do espanhol, que não conseguiu se recuperar a tempo de disputar a final da Copa Davis contra a República Checa, que conquistou o título, de virada, por 3 a 2.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/longe-das-quadras-ha-cinco-meses-nadal-volta-aos-treinos-na-espanha.html

Após almoço com patrocinador, nome de R49 encontra resistência no Flu


Diretoria do Tricolor não considera prioritária a contratação de mais um jogador para o setor de criação, que tem Deco, Thiago Neves e Wagner

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Ronaldinho Gaúcho no treino do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Ronaldinho tem contrato com o Galo até dezembro
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

O nome de Ronaldinho Gaúcho encontra forte resistência no Fluminense. Depois de um almoço com o irmão e empresário do jogador, Assis, o presidente da Unimed, Celso Barros, não fechou as portas para a contratação do meia-atacante do Atlético-MG, mas já sabe que o jogador está longe de ser uma unanimidade nas Laranjeiras.

Assis avisou que não vai avançar nas conversas com clube algum antes do fim do Brasileirão. O empresário quer esperar a definição da situação do Atlético antes de negociar onde Ronaldinho jogará em 2013. O meia-atacante admitiu que aumentam as chances de renovar seu contrato com o Galo se o clube for vice-campeão brasileiro, o que garantiria vaga direta na fase de grupos da Libertadores. No entanto, a equipe mineira ocupa a terceira colocação, com 66 pontos, um a menos do que o Grêmio. Com o título nacional assegurado, o Fluminense já está na fase de grupos da competição continental.

A cúpula de futebol do Fluminense não foi comunicada oficialmente de qualquer conversa com Ronaldinho. A diretoria não considera prioritária a contratação de um novo articulador no meio-campo, uma vez que o elenco já conta com Deco, Thiago Neves e Wagner para a posição. Caso jogasse mais avançado, como um atacante, R49 concorreria com Wellington Nem, peça fundamental do time neste ano.

- Um almoço não significa que ele esteja para vir. Não conversamos nada. Foi ventilado seu nome durante a competição e nós descartamos de imediato. Se lá na frente o doutor Celso passar para nós a viabilidade, formaremos a nossa opinião. Agora eu não falo nada. Não faço exercício de futurologia - disse o diretor de futebol do clube, Rodrigo Caetano.

Desde a conquista do Brasileiro, no último dia 11, dirigentes do Fluminense dizem que a prioridade é contratar três ou quatro reforços para 2013. As laterais, a zaga e o ataque surgem como os principais setores. Em alguns casos, os jogadores não chegariam necessariamente com status de titulares absolutos, mas refoçariam a disputa interna do elenco, que será mantido quase em sua totalidade para 2013 - Diguinho está próximo de renovar, enquanto Carleto, reserva na lateral esquerda, deve ser devolvido ao São Paulo.


Diretoria tricolor vai contratar no máximo quatro reforços para 2013. Posições mais carentes são as laterais, a zaga e o ataque

Após a festa pela conquista do Brasileiro, Celso Barros afirmou que não iria aumentar o investimento no departamento de futebol do Fluminense em 2013. Até mesmo a chegada de Conca, grande sonho da torcida, foi esfriada pelo presidente da Unimed.
Abel Braga comentou o nome de Ronaldinho recentemente, no programa "Bem Amigos", do SporTV. Ele elogiou o jogador, a maneira como Cuca o utiliza no Galo e lembrou que, se Celso Barros realmente quiser, tem todas as condições de trazê-lo, apesar de desconhecer a negociação. Fred também disse que R49 seria bem-vindo. Por sua vez, o presidente Peter Siemsen disse que não há "qualquer possibilidade" de Ronaldinho defender o Tricolor em 2013.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/11/apos-almoco-com-patrocinador-nome-de-r49-encontra-resistencia-no-flu.html

Demitido, Fernandão chora no adeus: 'Fui amigo de quem não deveria ser'


Ex-técnico do Inter não quis falar sobre motivos de sua saída, chorou ao lembrar Ygor e desabafou: 'Você não pode falar a verdade no futebol'

Por Gabriel Cardoso e Tomás Hammes Porto Alegre

Da reticência ao conformismo. Do lamento ao desabafo. E, no fim, o choro, compulsivo, copioso. Assim, Fernandão deu adeus oficialmente ao comando técnico do Inter, em entrevista coletiva nesta terça-feira, no Beira-Rio, após 122 dias à frente da equipe que, anos atrás, havia defendido como jogador e capitão, erguendo inclusive a taça do Mundial de Clubes.

Fernandão, técnico do Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Fernandão chora em sua despedida do Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

As lágrimas surgiram quando Fernandão começou a agradecer a lealdade de Ygor, o único jogador a ser lembrado especificamente pelo treinador, que também mencionou vagamente Índio e Muriel. 
A manifestação mais forte do ex-técnico do Inter surgira um pouco antes, também ao falar sobre o grupo de jogadores. Questionado sobre a polêmica entrevista em que afirmara haver jogadores em "zona de conforto", em 16 de setembro, após o 2 a 2 com o Sport, negou que tenha errado naquele momento. Entende que a falha ocorreria logo depois.

- Acho que não vou conseguir falar. Sei que às vezes é difícil, mas o Ygor me deu uma demonstração muito grande contra o Atlético-MG (vitória por 3 a 0). Estávamos sem zagueiro nenhum e ele se colocou à disposição, falou que eu não me preocupasse, que colocasse ele, disse que ia jogar. Ali, foi meu grande jogo. A atitude dele me ensinou muita coisa. Infelizmente, em um determinado momento, a gente perdeu a linha e isso prejudicou os resultados. Só lamento. Peço desculpas. Era um ano importante para o Inter. O elenco foi montado minuciosamente por todos.
 Acabou que, no papel, estava sempre maravilhoso, mas a gente nunca teve aqui dentro (do campo). Quando falei da zona de conforto, não estava mudando o foco do jogo contra o Sport. Não falei que botei o Cassiano e tirei um volante. Poderia ter inventado histórias. Falei o que sentia. O meu grande erro acho que não foi ali, foi depois. Fui amigo de quem não deveria ser. A gente aprende. Aprendi mais uma lição. Aprendi a separar amizade de profissionalismo. Me arrependo hoje. Agi como amigo e não deveria fazer isso. Se tivesse tomado uma atitude mais firme e não pensado na amizade, eu teria mais uma postura diferente. Fui amigo e me perdi - reconheceu, sem citar nomes.

Sobre as causas de sua demissão, Fernandão não entrou em detalhes. Disse que os jornalistas deveriam se basear na entrevista coletiva do vice-presidente de futebol Luciano Davi, concedida minutos antes. E desabafou:

O meu grande erro acho que não foi ali (entrevista da 'zona de conforto'), foi depois. Fui amigo de quem nao deveria ser. A gente aprende. Aprendi mais uma lição. Aprendi a separar amizade de profissionalismo. Me arrependo hoje. Fui amigo e me perdi"
Fernandão

- Uma coisa que aprendi ontem (segunda, após a reunião decisiva com a direção). Você não pode falar a verdade no futebol. Não vou mentir, mas vou omitir. Me guardo o direito de ficar calado. Os motivos (da demissão), se são verdadeiros (que o grupo não o apoiaria no Gre-Nal), eu não posso falar nada. Só tenho que agradecer a torcida.
  
Davi já havia negado que a demissão de Fernandão teria ocorrido por um temor da direção de que houvesse um eventual boicote dos jogadores sobre o treinador no Gre-Nal de 2 de dezembro, que marca a despedida do Estádio Olímpico.

- Os resultados de campo influenciaram e temos a visão de que precisamos começar o ano com um técnico novo, que venha para a pré-temporada. Como o Fernandão estava contratado, por uma questão ética, a gente não podia procurar um técnico. Até por isso, falei para ele que a gente ia mudar - anunciou o dirigente. 

Fernandão também soube ser crítico com ele próprio. Disse que, por vezes, lhe faltou experiência e lamenta ter "fraquejado" no momento de intervir em problemas no vestiário:

- Faltou experiência. O próximo treinador que chegar terá um projeto apresentando várias situações. Algumas coisas vão mudar, em relação a elenco. Só lamento não poder fazer parte disso. Fraquejei e não pude fazer essas mudanças no vestiário. Se existem problemas (no vestiário), a direção e os jogadores estão aí para falar. Não sou eu que vou falar. Os resultados foram horríveis, principalmente no segundo turno. O sentimento é de frustração por não fazer o time jogar.

Faltou experiência. Fraquejei e não pude fazer as mudanças no vestiário. Se existem problemas, a direção e os jogadores estão aí para falar. Não sou eu que vou falar. Os resultados foram horríveis.

O sentimento é de frustração por não fazer o time jogar."
Fernandão

O técnico também deixou claro que não deixou o clube devido à polêmica com Bolívar. Depois da derrota para o Corinthians, no domingo, Fernandão disse que o zagueiro se recusara a ficar no banco na ocasião. Um dia depois, Bolívar retrucou, em entrevista, que jamais iria se negar a fardar pelo Inter.

- A minha demissão não teve nada a ver com o episodio Bolívar. Não tive problema com ele - destacou.

Por fim, agradeceu o presidente Giovanni Luigi e o vice Luciano Davi pela chance à frente de um equipe "muito antes do que poderia imaginar". Diante de tantas dúvidas, indagações e reticências, Fernandão tem a certeza de que vai seguir na profissão, iniciada em 20 de julho.
- É a única certeza sobre o meu futuro: seguirei como treinador - adiantou.
Fernandão: 4 meses de poucos resultados

O ídolo colorado, antes diretor executivo, foi alçado à condição de técnico após a demissão de Dorival Júnior, no dia 20 de julho. Permaneceu no cargo por 122 dias. Durante o período, comandou o time gaúcho em 26 jogos, conquistando nove vitórias, empatando oito jogos e perdendo outros nove, tendo um aproveitamento de 44,87%. 

Fernandão tinha como objetivo colocar o Inter na disputa pelo título do Brasileirão. Após um início promissor, em que permaneceu por seis jogos invictos, começou a ver o time cair de produção. Ficou quatro partidas sem vencer, com três derrotas e um empate e o pensamento se focou na busca pela Libertadores.

O então técnico buscava atingir a meta de 70 pontos que, segundo ele, colocaria o clube no torneio continental em 2013. Entretanto, sem nunca conseguir repetir a escalação, com problemas de vestiário e declarações bombásticas, não teve forças para alçar o Inter ao G-4. No segundo turno, em 17 jogos, só somou 20 pontos, um rendimento de 39%. 

Osmar Loss é o interino

osmar loss Internacional x milan   (Foto: AP)Osmar Loss comandará Inter no Gre-Nal (Foto: AP)

Horas depois de comunicar a Fernandão a sua demissão, a direção do Inter tratou de buscar um substituto. Mas ainda em caráter emergencial. Técnico da equipe sub-23, Osmar Loss será o treinador do time principal até o final da temporada.
- A tendência é essa, 101%. Ele está indo para o Beira-Rio - confirmou
um dirigente, ao GLOBOESPORTE.COM. 


Assim, Loss comandará o Inter no domingo, contra a Portuguesa, no Beira-Rio, e no dia 2 de dezembro, no Gre-Nal. O Colorado é o oitavo colocado no campeonato, com 51 pontos. 
Loss já havia treinado interinamente o Inter em julho e agosto de 2011, após a saída de Falcão e antes da chegada de Dorival Júnior. Reuniu bons números, com sua equipe tendo atuações elogiadas na Copa Audi, na Alemanha, em confrontos com Barcelona e Milan. Além desse torneio, também treinou no Brasileiro.

No total, foram oito jogos, com duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. Marcou 12 gols e sofreu outros 12, com aproveitamento de 41% dos pontos disputados. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/11/demitido-fernandao-chora-no-adeus-fui-amigo-de-quem-nao-deveria-ser.html

Messi marca duas vezes, se aproxima de recordes e ajuda o Barça a avançar


Craque se iguala a inglês em gols internacionais no ano e a Van Nistelrooy como o segundo maior artilheiro da Champions nos 3 a 0 sobre o Spartak

Por GLOBOESPORTE.COM Moscou

O Barcelona venceu o Spartak por 3 a 0 e garantiu classificação antecipada às oitavas de final da Liga dos Campeões, nesta terça-feira, no Estádio Luzhniki, mas quem continua roubando a cena é Lionel Messi. O craque argentino marcou mais duas vezes e não só ajudou diretamente o clube catalão a ampliar a liderança no Grupo G e eliminar o time russo, como também a se aproximar de recordes individuais. O brasileiro Daniel Alves, com um bonito chute, abriu o marcador - Rafael Carioca, Ari e Welliton representaram o Brasil do lado russo.

Mesmo fazendo questão de ressaltar que as conquistas pessoais não chegam perto do coletivo, o camisa 10 deve ter deixado o gramado satisfeito com os feitos que acabara de atingir. Messi igualou-se ao inglês Vivian Woordward com 25 gols em jogos internacionais num só ano e precisa apenas de mais um contra o Benfica, no próximo dia 5 de dezembro, pelo fechamento da fase de grupos da Champions, para estabelecer nova marca e acabar com a antiga, de 103 anos de duração.

Messi, Spartak e Barcelona (Foto: Agência Reuters)Lionel Messi marcou mais duas vezes com a camisa do Barcelona (Foto: Agência Reuters)

A caçada ao alemão Gerd Müller também continua. O argentino agora soma 80 gols em 2012, contra 85 do ex-atacante da seleção alemã e Bayern de Munique, que ainda é o maior artilheiro em um só ano na história do futebol mundial. Müller, no entanto, precisou de 61 jogos para atingir a marca em 1972, enquanto Messi já está na casa dos 64. Restam nove jogos para o Barcelona até a chegada de 2013 (dois são da Copa do Rei).

De quebra, Messi também se igualou ao holandês Ruud van Nistelrooy como segundo maior artilheiro da fase moderna da Liga dos Campeões (desde 1992). O argentino tem 56 gols, embora o ex-centroavante de PSV, Manchester United e Real Madrid tivesse apenas 12 gols na sua idade (25 anos). O espanhol Raúl González lidera a lista com 71 gols.

Classificado, o Barcelona aguarda agora a definição para descobrir se será o primeiro colocado - o que é muito provável. Benfica e Celtic ainda duelarão nesta terça-feira, no Estádio da Luz. Os escoceses somam sete pontos, enquanto os lusos têm quatro. O Spartak é o lanterna, com três, e não possui mais chances de ir às oitavas.

Daniel Alves marca gol do Barcelona contra o Spartak (Foto: AP)Daniel Alves acerta bonito chute para abrir o marcador no Estádio Luzhniki (Foto: AP)

Messi, o aniquilador
O estádio estava lotado pela primeira vez em cinco anos. Mas nenhuma das 70 mil vozes no Luzhniki ou mesmo o frio de 1ºC a um mês do ínicio do inverno europeu foram capazes de impedir Lionel Messi de fazer o que melhor sabe. O argentino é mesmo imparável - como se fosse novidade. E desta vez sequer foram necessárias arrancadas ou dribles desconcertantes para definir o triunfo do Barcelona em 45 minutos.

Rafael Carioca na partida do Spartak contra o Barcelona (Foto: Reuters)Rafael Carioca foi um dos três brasileiros em
campo pelo lado do Spartak Moscou (Foto: Reuters)

"Liso", como manda a gíria do boleiro, o camisa 10 adotou um perfil mais frio, de finalizador. Poderia ter até entrado para a estatística também como um garçom, mas o passe para Daniel Alves não saiu com perfeição. O desvio, sim, deixou a bola à feição do lateral-direito brasileiro para abrir o placar, em bonito chute, aos 15 minutos de jogo.

O Spartak, por sua vez, atacava. E quando chegava mostrava que a defesa catalã continua frágil - o capitão Puyol começou no banco de reservas. Aos 8, Källström viu seu chute de fora da área subir demais. O próprio sueco iniciou trama aos 13, mas Kombarov foi quem encerrou a jogada. Aos 22, Suchy concluiu mal ao completar cruzamento do lado direito - a melhor chance ainda viria aos 34, com Emenike.

Se não aproveitava suas oportunidades, o Spartak acabou sendo punido. Logo na sequência, aos 25, Iniesta subiu pelo lado esquerdo e chutou forte. Dykan deu rebote justamente nos pés de Messi. De direita, o argentino completou para as redes e ampliou. Coube ao próprio argentino praticamenta selar a vitória já na etapa inicial: aos 37, Pedro deu bonito passe pelo meio da defesa, Insaurralde não conseguiu cortar e o camisa 10 só teve o trabalho de driblar o goleiro: 3 a 0.

Messi, Spartak e Barcelona (Foto: Agência Reuters)Messi foi vigiado de perto por muitos marcadores, mas deu o seu 'jeitinho' para marcar (Foto: Reuters)

Barça administra vantagem
Do jeito que sabe, o Barcelona se limitou a adminstrar a sua ótima vantagem na etapa final. O jogo tornou-se até certo ponto monótono com um ritmo desacelerado, mas ainda assim os espanhóis se aproximaram mais do quarto gol do que levar o primeiro.

Sergio Busquets e Ari, Spartak e Barcelona, AP (Foto: Agência AP)Ari, ex-Fortaleza, disputa bola com Busquets (AP)

Foi o que aconteceu nos minutos iniciais, quando Fàbregas e Pedro lamentaram não terem deixado suas marcas em Moscou. No primeiro lance, aos nove, o ex-jogador do Arsenal tabelou com Iniesta e saiu livre na cara de Dykan, que praticou boa defesa. Aos 11, o atacante cabeceou fraco, fraco, nas mãos do arqueiro ucraniano.

O Spartak mudou para ensaiar uma reação, mas foi o Barcelona quem seguiu com chances. Aos 33, Dani Alves encontrou Messi em profundidade. O argentino acionou Iniesta, que perdoou com uma fraca finalização. Pouco depois, aos 37, Messi aproveitou recuou mal feito da zaga, se antecipou a Dykan, mas se enrolou ao dominar a bola - fato raro. Seria o terceiro dele. Ficou para domingo. Que o Levante se cuide.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/11/messi-marca-duas-vezes-se-aproxima-de-recordes-e-ajuda-o-barca-avancar.html

Caio diz que gostaria de voltar ao Bota, mas teme não ter espaço


Atacante, que se recupera de uma lesão, acredita que está mais maduro e confiante para disputar uma vaga no Glorioso

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Caio com a namorada em Copacabana (Foto: Fair Play Assessoria)Caio se recupera de uma fratura no
pé esquerdo (Foto: Fair Play Assessoria)

Em casa junto com os familiares, em Volta Redonda-RJ, para se recuperar de uma fratura no dedo mindinho do pé esquerdo, Caio já faz planos para a temporada 2013. Emprestado pelo Botafogo ao Figueirense, que foi rebaixado no Brasileiro, o atacante vê com bons olhos o possível retorno ao time carioca, com quem tem vínculo até 2014.

Agora, ele tem que esperar uma definição, que passa pela vontade do técnico Oswaldo de Oliveira. O maior medo de Caio é retornar e ter poucas chances de jogar, como acontecia antes de ele decidir pela ida para o time catarinense. O setor ofensivo, no entanto, é uma das carências do elenco de acordo com avaliação da diretoria do Glorioso.

- Serei eternamente grato ao Botafogo, não tem como não gostar do clube. Mas eu não sei. Para mim seria maravilhoso, mas não depende de mim. Maior medo é voltar e não entrar. Mas quem sou eu para cobrar ser titular? Quero uma briga sadia, sem passar por cima de ninguém. Seria perfeito estar jogando, ser titular melhor ainda. Tentei mostrar meu potencial. Vamos ver o que meu representante vai acertar com o Botafogo, o que o Oswaldo vai querer - disse à Rádio Brasil.
Caio acredita que sua ida para o Figueira foi válida, já que teve a sequência de jogos que desejava e conseguiu mostrar seu futebol. Ele considera que agora está mais maduro e confiante.

- Eu sempre confiei no meu potencial. Precisava jogar para poder mostrar um pouco mais. Esse foi o motivo de eu ser emprestado depois do Carioca. Em Santa Catarina tive oportunidade para isso acontecer. O Figueirense tem uma estrutura invejável. A diretoria e a torcida me receberam com carinho. Estava com nove gols até a minha lesão. Com certeza estou muito mais maduro e confiante.

Em entrevista recente, o presidente Maurício Assumpção disse que há clubes interessados no atacante, mas que só liberaria em caso de uma boa proposta. Além de Caio, o Bota pode ter o retorno de Loco Abreu para 2013. O uruguaio não teve uma boa participação neste período de empréstimo ao Figueira.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/11/caio-diz-que-gostaria-de-voltar-ao-bota-mas-teme-nao-ter-espaco.html

Plantão de 8h e R$ 2.500 no cartão: abraço de Djokovic recompensa fãs


Número 1 do mundo mostra simpatia durante passagem pelo Rio de Janeiro

Por Alexandre Cossenza Rio de Janeiro

Diante das câmeras, em campanhas publicitárias ou em partidas amistosas, Novak Djokovic mostra-se um tenista simpático e brincalhão. Tem sorriso fácil e está sempre disposto a fazer piada de algo. E fora das quadras? Seria o sérvio tão simpático? Um grupo de fãs teve sua resposta neste fim de semana, quando o número 1 do mundo esteve no Rio de Janeiro para fazer uma animada exibição com Gustavo Kuerten. Após muitas horas e reais investidos pela trupe, Nole fez a festa de todos, com sorrisos, fotos e um abraço inesquecível, mostrado para todo Brasil.

Novak Djokovic tênis Rio de Janeiro fãs (Foto: Arquivo pessoal)Rodrigo, Lívia, Mônica e Débora foram bem recebidos pelo ídolo Djokovic (Foto: Arquivo pessoal)

Para alguns, a jornada foi mais longa. Débora Motta saiu de Salvador na quinta-feira, só para ver o ídolo. Ávida participante de um grupo dedicado ao tenista no Facebook, a professora universitária conseguiu montar um calendário para repor suas aulas e rumou para o Rio de Janeiro. Entre passagem, ingresso, hospedagem e transporte na Cidade Maravilhosa, a baiana gastou cerca de R$ 2.500. E sem arrependimento: "Pagaria de novo, feliz, sorridente".

Débora chegou à portaria do hotel onde Djokovic estava hospedado na sexta-feira, por volta das 15h30m de sexta-feira. A seu lado, Giovanna Biasi, Rodrigo Figueiredo, Lívia Marton e Mônica Santos - todos fanáticos pelo número 1 do mundo. Nole estava em seu quarto, e não havia como saber o horário do próximo compromisso. A baiana ainda puxou papo com Dejan Petkovic - o sérvio foi o responsável pela vinda do tenista ao Rio -, mas conseguiu poucas informações.

O grupo, então, foi a um bar em Ipanema e voltou ao plantão em frente ao hotel às 21h. Um dos motoristas informou que Djokovic havia saído para jantar. A notícia foi recebida com esperança. Afinal, o sérvio voltaria e teria de passar pela porta principal, de onde o quinteto não saiu e encarou com determinação a chuva fina e o frio carioca.

- Deu 22h, 23h, 23h30min... Aí chegou o carro preto com ele. Eu disse: "Gente, é ele!". Abriu a porta do carro e saiu na minha frente. Eu olhei para ele, ele riu, aí eu fui e abracei. É exatamente o que eu imaginava, aquele cara carismático, simpático... E não é forçado. Se ele quisesse, ele estava muito cansado e poderia ter passado direto - contou Mônica, que voltou à porta do hotel no dia seguinte para rever o ídolo.

Novak Djokovic tênis  fãs (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Fã faz declaração de amor em sérvio

Mesmo cansado pela agenda cheia do dia, Djokovic falou com os cinco fãs. Tirou uma foto com cada jovem e, em seguida, posou para mais um clique, desta vez com todos. O melhor, contudo, ainda estaria por vir. No dia seguinte, durante a exibição no Maracanãzinho, o sérvio correu até um dos setores da arquibancada e deu um grande abraço em todas. Os rostos de Débora e Giovanna foram mostrados pelo SporTV para todo o Brasil.

- Acho que ele nos reconheceu na quadra. Parou e nos abraçou. Eu estava de frente para ele. A única coisa que eu consegui dizer foi "Volim te", que é "te amo" em sérvio. Ele virou o olhar e deu um último sorriso - relatou Débora.

A baiana, aliás, não estava acopanhada do marido, Rodrigo, que ficou em Salvador. Débora assegura, no entanto, que a viagem valeu a pena e que o relacionamento não será abalado.

- Valeu a pena demais. É a realização de um sonho, uma coisa que não tem preço. O Rodrigo também torce pelo Djokovic, ele entende que não é um amor de forma apaixonada, de mulher para homem. É admiração. Ele (Rodrigo) entende e me apoia muito neste sentido - explicou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/11/plantao-de-8h-e-r-2500-no-cartao-abraco-de-djokovic-recompensa-fas.html

Ju e Larissa penam, mas repetem roteiro e são campeãs em Curitiba


Talita faz grande partida, mas não evita o quinto título das campeãs mundiais na temporada 2012/13. Lili e Rebecca ficam com o terceiro lugar

Por Helena Rebello Direto de Curitiba

As personagens eram novas. Do outro lado, pela primeira vez na temporada, Talita e Maria Elisa chegavam à uma final para tentar destronar Juliana e Larissa. Ao fim de dois sets, porém, o roteiro teve o mesmo desfecho das quatro etapas anteriores. Em Curitiba, as campeãs mundiais superaram a dupla olímpica com um duplo 21/19 e conquistaram, invictas, o quinto título no Circuito Brasileiro 2012/13, além do tetracampeonato no Paraná - em 2006, venceram na capital; em 2007, em Londrina; e em 2008, em Foz do Iguaçu.
Em 44 confrontos entre as duplas, que serão desfeitas após a etapa do Rio de Janeiro, esta foi a 33ª vitória de Juliana e Larissa. As líderes do ranking nacional também ampliaram a série invicta em território nacional para 24 partidas.

O terceiro lugar em Curitiba ficou com Lili e Rebecca. A jovem dupla superou Val e Taiana de virada, em parciais de 15/21, 21/19 e 15/13. No Paraná, a capixaba e a cearense conquistam o segundo pódio da breve carreira. Em Campinas, as duas foram vice-campeãs.
Talita brilha, mas Juliana decide o jogo

O início do jogo foi um duelo particular entre Talita e Juliana. A sul-mato-grossense abriu o placar após ganhar três disputas na rede mas, a cada ponto, recebia a resposta à altura da santista. Em um bloqueio, a parceira de Larissa pôs o time em vantagem no placar. As campeãs mundiais alcançaram cinco pontos de frente em uma bela conclusão de Juliana após longo rali. O lance foi tão bonito que Larissa aplaudiu a companheira e pediu à torcida que fizesse o mesmo: 13 a 8.

vôlei de praia Juliana, Larissa e Talita Curitiba (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)Juliana e Larissa faturam quinto título na temporada (Foto: Helena Rebello/Globoesporte.com)

Na volta do tempo técnico, Talita voltou a se destacar. De bloqueio, de xeque e em contra-ataques, marcou quatro pontos seguidos. As campeãs mundiais voltaram a arrancar em dois bolas fora seguidas de Maria Elisa, mas a carioca se redimiu com estilo. Pontuou improvisada no bloqueio e, em contra-ataque, igualou o jogo em 18 pontos. A seqüência positiva, porém, parou por aí. Em ataque para fora, Maria cedeu o ponto do set às rivais: 21/19.

A segunda parcial começou novamente equilibrada, e Talita conseguiu a dianteira em bloqueio sobre Juliana (4/3). Larissa, explorando bom freqüência a paralela, recuperou a frente do placar. Mas Talita, muito bem junto à rede, retomou a ponta em bloqueio sobre a capixaba (14/13). O técnico Reis Castro pediu tempo, mas a sul-mato-grossense arrancou mais um ponto em lance de puro reflexo. Juliana e Larissa se recuperaram duas vezes e, quando voltaram a liderar, foi a vez do técnico Abel Martins parar a partida. Juliana brilhou, marcou os três pontos que faltavam. Com 21/19 na parcial, confirmou mais um final feliz para a dupla.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/ju-e-larissa-penam-mas-repetem-roteiro-e-sao-campeas-em-curitiba.html


Recuperado, Dante mira 2016: 'Sem dor, eu ainda posso fazer a diferença'


Liberado para voltar às quadras, atacante espera enfrentar o Juiz de Fora na estreia do Rio de Janeiro na Superliga, dia 24 de novembro, em Minas Gerais

Por Marcello Pires Rio de Janeiro

Enquanto seu corpo resistiu, Dante foi decisivo na conquista da medalha de prata da seleção brasileira masculina de vôlei nos Jogos de Londres. O indesejável aviso de que não suportaria as dores que já o atormentavam há meses, porém, chegou durante o segundo set da final contra os gigantes russos, quando a coisa pegou de verdade. A bravura do camisa 18 ainda se estendeu até os últimos pontos da parcial seguinte, mas após o Brasil desperdiçar duas oportunidades de matar a partida, só restou ao jogador assistir à reação da Rússia do banco de reservas. Três meses após as Olimpíadas, as dores causadas pela calcificação no tendão do joelho esquerdo já não incomodam mais, e, quase 100% para voltar às quadras, Dante afirma que ainda pode fazer a diferença.

Dante recebe atendimento no vôlei contra a Rússia (Foto: Reuters)Recuperado da lesão no joelho esquerdo, Dante espera estar em quadra na estreia do Rio (Foto: Reuters)

- A lesão já está 70% calcificada. Eu brinco com os meninos que tinha muito tempo que não sabia o que era treinar sem dor. Acredito que bem fisicamente eu ainda posso fazer alguma coisa diferente. Você vai amadurecendo e aprende a encurtar o caminho.

Caminho que Dante pretende percorrer por mais um ciclo olímpico. Aos 32 anos, o atacante do Rio de Janeiro lamenta a saída de Giba, Serginho, Ricardinho e Rodrigão da seleção e reconhece que a caminhada até as Olimpíadas de 2016 será bem mais complicada sem a companhia dos ex-companheiros.

Bem fisicamente eu ainda posso fazer alguma coisa diferente. Você vai amadurecendo e aprende a encurtar o caminho"
Dante

- Tenho certeza de que será muito difícil. O Brasil sempre será candidato a vencer, ainda mais jogando em casa. Mas o sexteto titular vai permanecer e será praticamente o mesmo de Londres. Nós temos material humano para segurar a barra por mais um ciclo e estamos preparados para lidar com esse tipo de pressão.

Antes de pensar em seleção, no entanto, Dante quer levar o Rio de Janeiro a voos mais altos na segunda temporada da equipe. Mesmo ainda sem ter participado de nenhum coletivo, o atacante espera estar à disposição do técnico Marcelo Fronckowiak na estreia da Superliga diante do Juiz de Fora, dia 24 de novembro, fora de casa.

- Já estou liberado para fazer tudo, mas ainda não treinei com o grupo e não fiz nenhum coletivo. Mas isso não preocupa, o problema é recuperar a parte física, pois durante a pré-temporada eu estava em recuperação. Estou me sentindo muito bem e quero estar à disposição para a estreia, mas nada de risco. Se achar que não é o momento, vou me segurar. Não é hora de forçar a barra e nem de bancar de herói - afirmou.

Com as chegadas dos selecionáveis Bruninho, Thiago Alves e Mário Júnior, Dante inclui o Rio de Janeiro na lista de favoritos para vencer a Superliga, que conta ainda com Sesi, Cruzeiro, Campinas e Minas. Se na avaliação do jogador Vôlei Futuro e Florianópolis perderam força com a saída de alguns jogadores, o jovem time de São Bernardo merece atenção e tem tudo para ser a pedra no sapato dos candidatos ao título.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2012/11/recuperado-dante-mira-2016-sem-dor-eu-ainda-posso-fazer-diferenca.html

Seu Jorge, Jô... 'À la Sansão', Thiago cultiva cabeleira e coleciona apelidos


Bloqueador é confundido com o atacante do Atlético-MG com frequência. Com o cabelo grande, carioca guarda as melhores lembranças da carreira no vôlei

Por Helena Rebello Direto de Curitiba

Com um 1,98m, Thiago dificilmente passa despercebido em meio à multidão. Cercado por outros jogadores de vôlei tão altos quanto ele, a cabeleira torna-se responsável pela identificação imediata. Graças ao estilo, já recebeu apelidos como "Seu Jorge", em referência ao cantor, e também foi confundido com o atacante , hoje no Atlético-MG. O carioca se diverte e não se importa. Ao melhor estilo "Sansão", Thiago coleciona boas lembranças de todas as vezes que deixou as madeixas crescerem.

Thiago cabelo vôlei de praia Jô e Seu Jorge (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Thiago, mas pode chamar de Jô e Seu Jorge também (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Por outras duas vezes o atual parceiro de Álvaro Filho deixou o cabelo crescer. Experimentou todas as combinações possíveis, com tranças, rastafari, black power. Enjoou, raspou na máquina zero e ficou carequinha. No ano passado decidiu parar de cortar mais uma vez. E reparou em uma coincidência. Toda vez que ficava com os fios longos, alcançava objetivos importantes. Lembrou-se da história de Sansão, personagem bíblico cujos cabelos eram a fonte de sua força sobre-humana. Neste último ciclo de "crescimento", Thiago foi finalista da etapa de Belo Horizonte do Circuito Brasileiro, semifinalista em Curitiba e convocado para um período de testes na seleção B masculina.

- Por coincidência as coisas acontecem muito quando estou com cabelo grande. Quando eu jogava com o Jean, deixei crescer, e nós fizemos uma sequência ótima de semifinais. Com Pedro (Cunha) fui campeão brasileiro (em 2010). Esse ano fiz dois pódios e tive uma ótima temporada europeia. Acho que é melhor deixar assim, né? Em time que está ganhando, não se mexe.

Thiago cabelo vôlei de praia (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)Thiago adota o cabelo grande à la Sansão (Foto: Helena Rebello / Globoesporte.com)

Apelidos para a cabeleira

O visual parecido com o do atacante Jô, do Atlético-MG, já gerou situações inusitadas. Na etapa de Belo Horizonte, na semifinal contra Evandro e Vitor Felipe, o bloqueador ganhou o apoio da torcida, que o tempo todo gritava a seu favor, mas sempre chamando pelo nome do jogador do Galo (relembre o jogo no vídeo ao lado). Em aeroportos, a confusão dos fãs é ainda mais frequente.

Thiago leva as brincadeiras e confusões na esportiva. Vaidoso, preocupa-se apenas com os cuidados para manter a cabeleira arrumada. Apesar de admitir que demora muito no banho para livrar-se da areia, confessa que nunca esteve em um cabeleireiro.

- Se ficar cheio de areia, são horas de banho. Deixo até o parceiro ir na frente para não reclamar. Mas meu cuidado mesmo é só para ele não ficar sujo. Uso shampoo, condicionador, mas só. Deixo ele cheirosinho, mas não passo mais cremes, senão ele perde esse efeito "toinhoinhoin".

Thiago cabelo vôlei de praia (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Thiago com cabelo em todos os tamanhos: fios longos trazem melhores lembranças (Foto: Editoria de Arte)

Ao lado de Álvaro Filho, Thiago representará Brasil na etapa de abertura do Sul-Americano de Vôlei de Praia. A competição será disputada de 23 a 25 de novembro, em Santa Fé, na Argentina, e também terá Lili e Rebecca defendendo o país no feminino. De 7 a 9 de dezembro, os quatro atletas jogarão o Open do Rio de Janeiro, sexta etapa da temporada 2012/13 do Circuito Brasileiro.

Às vésperas da separação, Talita se alegra por final com Maria: 'Foi digno'


Vice-campeã na etapa de Curitiba, sul-mato-grossense teve grande atuação, brilhando no bloqueio e nos contra-ataques. Despedida da dupla será no Rio

Por Helena Rebello Direto de Curitiba

Talita deixou a quadra em Curitiba derrotada, mas com semblante tranquilo. Tinha consciência de que tinha feito uma grande partida, de que seu bloqueio finalmente havia funcionado com a eficiência esperada para um confronto difícil. Às vésperas do fim da parceria de quatro anos com Maria Elisa (as duas só jogam juntas até a próxima etapa, no Rio de Janeiro), a sul-mato-grossense comemorou a participação na final da etapa paranaense, a única da dupla nesta temporada do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. Para ela, um papel digno pelo que as duas representaram para o esporte nacional no último ciclo olímpico.

Pedro Solberg e Bruno Schmidt vôlei de praia Curitiba (Foto: Divulgação / CBV)Talita (dir.) abraça Maria Elisa em Curitiba: primeira final da dupla na temporada (Foto: Divulgação / CBV)

- Foi muito importante voltarmos a uma decisão, porque é para isso que trabalhamos diariamente, mesmo com a separação marcada. Foi digno do que construímos. No Rio jogaremos a última etapa da dupla, a última etapa do ano. Apesar de ser a metade da temporada no novo sistema, é o fim de um ano muito desgastante, muito difícil. Mas fecho esse ciclo feliz. Eu e a Maria formamos uma parceria que durou quatro anos com vitórias e que vai chegar ao fim fazendo o nosso melhor. E aí cada uma vai poder seguir feliz em seu novo caminho.


vôlei de praia Talita e lili etapa de curitiba (Foto: Mauricio Kaye / CBV)Talita encara o bloqueio de Lili nas semifinais: contra-ataque funcionou bem (Foto: Mauricio Kaye / CBV)

Com o vice-campeonato no Paraná, Talita e Maria Elisa saltaram para a segunda colocação no ranking nacional feminino, com com 1.520 pontos, deixando para trás Lili e Rebecca, que têm 1.480, e Agatha e Bárbara Seixas, que somam 1.440. Juliana e Larissa, campeãs nas cinco etapas realizadas até o momento, conquistaram 2.000 pontos e lideram com folga.

A próxima sede do Circuito Brasileiro será o Rio de Janeiro. O Open, torneio que reúne a elite do vôlei de praia nacional, será disputado de 7 a 9 de dezembro em arena montada na Praia de Copacabana. O SporTV transmitirá as semifinais e finais da competição, ao vivo, no sábado e no domingo.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2012/11/vesperas-da-separacao-talita-se-alegra-por-final-com-maria-foi-digno.html

Cautelosa, presidente do Fla pouco fala sobre caso Bruno: 'Nada mudou'


Patricia Amorim trata assunto com discrição. Jurídico não demite por justa causa e aguarda veredicto. Se for absolvido, goleiro pode se apresentar

Por Janir Júnior Rio de Janeiro

O julgamento de Bruno Fernandes de Souza, suspeito do assassinato de Eliza Samudio, acontece desde segunda-feira no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, mas ecoa na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Na sede do Flamengo, o caso é tratado com extrema discrição pela presidente Patricia Amorim, que teve na prisão do goleiro a primeira grande bomba de sua gestão. O ex-camisa 1 tem vínculo empregatício com o clube até dia 31 de dezembro deste ano. O corpo jurídico suspendeu o contrato de Bruno ainda em 2010, quando o problema veio à tona, evitou demissão por justa causa antes que qualquer condenação fosse transitada em julgado e, agora, apenas acompanha o andamento até o veredicto. Em caso de absolvição, o jogador tem direito de se reapresentar no Rubro-Negro assim que deixar a prisão. Mas os advogados do Flamengo se baseiam na condenação que ele já teve na Justiça do Rio para comprovar os prejuízos que o funcionário causou ao empregador.

- Nada mudou neste caso. O contrato permanece suspenso e vamos aguardar o julgamento. Qualquer coisa que seja dita neste momento é precipitada – afirmou a presidente Patricia Amorim, através da sua assessoria de imprensa.

montagem Bruno goleiro preso (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Dois tons de vermelho, dois momentos distintos: Bruno com a camisa número 1 ainda como jogador do Flamengo e, depois, algemado e com uniforme de detento (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O caso Bruno é extremamente delicado para Patricia, ainda mais às vésperas da eleição para presidente do clube, marcada para o dia 3 de dezembro. A mandatária não se estende sobre o assunto, evita tecer maiores comentários, mas pessoas próximas repassam para a presidente o andamento do julgamento que envolve o funcionário do Flamengo.

Em julho de 2010, Patricia Amorim chegou a declarar que, mesmo absolvido, o goleiro não vestiria mais a camisa rubro-negra. E relatou o primeiro encontro com Bruno quando o caso já tinha vindo à tona, mas o jogador ainda estava em liberdade. A conversa aconteceu para que o afastamento fosse comunicado ao atleta:

- Ele me olhou no olho. Naquele momento não estava abatido, não tinha nenhum tipo de situação conflitante em que você poderia notar tristeza. Nós estávamos curiosos, mas não perguntamos nada. Ele disse que era inocente, disse que gostava do Flamengo, não queria prejudicar a imagem do clube, e aceitou (o afastamento). Ele ainda queria conversar com os jogadores no vestiário, mas o Isaías (Tinoco, então supervisor de futebol) disse que não seria bom. Ele estava muito tranquilo, muito tranquilo. Olhava no olho. Foi muito chocante e muito dificil. Especialmente para mim, que sou mulher, é dificil de falar também. Mesmo que seja julgado inocente, ele não jogará mais no Flamengo.

Em setembro de 2010, a presidente, Zico, então diretor de futebol, e Léo Moura tiveram que depor na 1ª Vara Criminal de Jacarepaguá, no Rio, para prestar esclarecimentos sobre o dia a dia do goleiro.

Advogado do Fla: 'O julgamento cabe à Justiça'
O contrato de Bruno firmado com o clube vai até 31 de dezembro e está suspenso por causa da prisão do goleiro em julho de 2010, suspeito do assassinato de Eliza Samudio. O corpo jurídico do Flamengo optou por não demitir o goleiro por justa causa antes do julgamento que começou na segunda-feira. Mas o clube se resguarda.

No processo que corre na Justiça do Rio, o jogador já foi condenado por sequestro, cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal contra Eliza Samudio, numa pena inicial de quatro anos que foi reduzida para um ano e dois meses. Os advogados entendem que já seriam elementos suficientes para romper o contrato por danos ao clube. Mas a estratégia é aguardar o dia 31 de dezembro, quando terminará o vínculo entre as partes.

- O Flamengo não pode prejulgar, o julgamento cabe à Justiça. Tomamos as medidas que eram cabíveis, agora aguardamos a decisão judicial. O contrato está suspenso, qualquer questão em relação ao futuro tem que aguardar o julgamento. Vamos esperar o fim do caso - disse o advogado André Galdeano, que integra o quadro do futebol do Rubro-Negro.

Bruno contrato Ferj lista 2 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)A
pós chegar ao Fla em 2006, Bruno renovou contrato em janeiro de 2008, com vínculo até 31 de dezembro de 2012, como mostra site da Federação de Futebol do Rio (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Os advogados têm ciência de que, caso conseguisse um habeas corpus, Bruno teria direito legal de aparecer no Ninho do Urubu para treinar. Mesmo com a prisão, o clube não teve como recorrer à demissão por justa causa, pois nenhuma sentença condenatória foi transitada em julgado. As leis trabalhistas também protegem o ex-camisa 1.
- Como funcionário, o Flamengo tem que recebê-lo. Se seria aproveitado, é uma outra questão - completou Galdeano.

Internamente no clube, ninguém acredita - nem quer apostar - em absolvição. Depois do término do contrato, quando estiver em liberdade, Bruno poderá questionar judicialmente o não pagamento dos vencimentos, suspensos no dia 7 de julho de 2010. O clube, porém, poderia argumentar que o atleta não prestou o serviço para o qual foi contratado. O departamento jurídico decidiu não rescindir o contrato do ex-camisa 1 porque havia o risco de pagar multa rescisória em caso de rompimento unilateral. O goleiro recebia salários de R$ 160 mil por mês.

Acompanhe o julgamento do goleiro Bruno no site do G1

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/11/cautelosa-presidente-do-fla-pouco-fala-sobre-caso-bruno-nada-mudou.html

Fernandão é demitido do Inter a duas rodadas do fim do Brasileirão


Técnico foi comunicado nesta terça-feira e não comandará o Inter diante da Portuguesa e do Grêmio

Por Tomás Hammes Porto Alegre

Fernandão internacional coletiva (Foto: Wesley Santos / Press Digital)Fernandão não é mais técnico do Internacional
(Foto: Wesley Santos / Press Digital)

A “era Fernandão” chegou ao fim. Dois dias após o presidente Giovanni Luigi aventar a possibilidade de manter o técnico para 2013, o clube tomou a decisão de demiti-lo do cargo. Ele foi comunicado nesta terça-feira, faltando apenas duas rodadas para o término do Brasileirão.
O ex-atacante não resistiu à terceira derrota seguida - além do revés para o Corinthians, o time ainda perdeu para Ponte Preta e Náutico. Com Fernandão, deixa o Beira-Rio Josué Teixeira, auxiliar técnico pedido por ele.

O ídolo colorado, antes diretor executivo, foi alçado à condição de técnico após a demissão de Dorival Júnior, no dia 20 de julho. Permaneceu no cargo por 122 dias. Durante o período, comandou o time gaúcho em 26 jogos, conquistando nove vitórias, empatando oito jogos e perdendo outros nove, tendo um aproveitamento de 44,87%.

Fernandão tinha como objetivo colocar o Inter na disputa pelo título do Brasileirão. Após um início promissor, em que permaneceu por seis jogos invictos, começou a ver o time cair de produção. Ficou quatro partidas sem vencer, com três derrotas e um empate e o pensamento se focou na busca pela Libertadores.

Fernandão como técnico
26 jogos
9 vitórias
8 empates
9 derrotas
44,87% de aproveitamento

O então técnico buscava atingir a meta de 70 pontos que, segundo ele, colocaria o clube no torneio continental em 2013. Entretanto, sem nunca conseguir repetir a escalação, com problemas de vestiário e declarações bombásticas, não teve forças para alçar o Inter ao G-4. No segundo turno, em 17 jogos, só somou 20 pontos, um rendimento de 39%. 
Nos bastidores, chegou a ser cogitado que o técnico do time sub-23, Osmar Loss, poderia assumir a equipe nas duas últimas rodadas. O treinador comandou a equipe B na derrota por 2 a 0 para o Juventude, na noite desta segunda-feira, e não quis tocar no assunto, quando questionado por um repórter.

- Não é o momento para falar isso. Acho que essa pauta nem deve ser tratada - disse Loss, para a Rádio Galera.

Restam ainda dois jogos a cumprir. No domingo, contra a Portuguesa, no Beira-Rio, e no dia 2 de dezembro, no Gre-Nal. O Inter é o oitavo colocado no campeonato, com 51 pontos.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/internacional/noticia/2012/11/fernandao-e-demitido-do-inter-duas-rodadas-do-fim-do-brasileirao.html

Seedorf pede paciência e diz que manutenção do trabalho é necessária


Meia holandês, que voltou ao time titular contra o Sport, lamenta que a reação do time no Campeonato Brasileiro tenha começado muito tarde

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Seedorf no desembarque do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Seedorf lamentou a reação tardia do Bota
(Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

O Botafogo ainda tem dois jogos neste Brasileiro para disputar, mas, depois da derrota para o Sport, no domingo, e do fim da chance de classificação para Libertadores, os planos para 2013 já dominam a lista de assuntos. Para Seedorf, é preciso ter paciência e não achar que tudo que foi feito até agora está errado.

O camisa 10 só lamentou que a reação do Alvinegro no Brasileiro tenha acontecido de forma tardia, o que diminui as chances de entrada no G-4.

- São 17 anos que o Botafogo não joga a Libertadores, temos que ter paciência para conseguir. O trabalho é bom e vai dar resultado se não mudar muita coisa. A derrota para o Sport não foi a causa para não nos classificarmos para a Libertadores. Temos que dar sequência no trabalho para conseguirmos coisas importantes. O Botafogo mostrou nos últimos oito jogos isso, mas tínhamos que ter iniciado antes - analisou o holandês na chegada ao Rio de Janeiro.

Seedorf voltou ao time titular do Bota no domingo, após se recuperar de um problema na coxa direita. Bem marcado, o meia teve uma participação discreta. Os jogadores ganham folga nesta terça-feira e se reapresentam na manhã de quarta para o início da preparação para o jogo contra o Atlético-MG, domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/seedorf-pede-paciencia-e-diz-que-manutencao-do-trabalho-e-necessaria.html

Renato garante motivação do Bota e lembra clássico com o Flamengo


Volante faz balanço da campanha alvinegra e diz que time tem de aprender com os vacilos que deu em jogos dentro do Engenhão

Por Fred Huber Rio de Janeiro

Renato no desembarque do Botafogo (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)Renato acredita em bons duelos nas últimas
rodadas (Foto: Fred Huber / Globoesporte.com)

Para muitos alvinegros, o clima nestas duas rodadas restantes do Campeonato Brasileiro será de melancolia, já que o Botafogo não tem mais chances de classificação para a Taça Libertadores. Os jogadores, no entanto, ao menos no discurso garantem que haverá motivação.
Os duelos são contra grandes clubes. No próximo domingo, o Bota enfrenta o Galo, e encerra sua participação no Brasileiro no clássico com o Flamengo, que também não tem ambições na competição.

- Temos motivação, nunca entramos em campo para perder. Ainda mais no último jogo, um clássico com o Flamengo. Será complicado. Antes temos o Atlético-MG, que ainda briga com o Grêmio para ficar em segundo - afirmou o volante Renato.

Renato fez um balanço da participação do Bota no Brasileiro e disse que alguns vacilos, principalmente os dentro de casa, têm de servir de lição para o time não repetir daqui para frente. Como mandante, o Alvinegro conseguiu nove vitórias, quatro empates e cinco derrotas.

- Tem de servir de aprendizado. Sabemos que desperdiçamos muitos pontos em casa, o que acaba pesando bastante. Principalmente jogos contra Palmeiras, Ponte Preta e Cruzeiro, que estávamos vencendo. Tem de tirar de lição mesmo e não repetir.
Sexto colocado com 54 pontos, o Botafogo enfrenta o Atlético-MG neste domingo, às 17h (de Brasília), no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/renato-garante-motivacao-do-bota-e-lembra-classico-com-o-flamengo.html

Bruno Mendes está fora do Botafogo, pelo menos, até audiência em janeiro


Por determinação judicial, CBF publica a rescisão de contrato do atacante com o Botafogo e a reativação do mesmo com o Guarani, seu ex-clube

Por Thales Soares Rio de Janeiro

Bruno Mendes treino Botafogo (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Bruno Mendes durante treino no Botafogo
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

A Justiça determinou, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cumpriu. O Botafogo, por enquanto, não conta mais com Bruno Mendes para as duas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. No Boletim Informativo Diário (BID) da entidade, nesta segunda-feira, o jogador teve o seu contrato de empréstimo com o clube carioca rescindido por decisão judicial, assim como o definitivo com o Macaé, e seu compromisso com o Guarani, que vai até 31 de maio de 2014, foi reativado. O motivo é a penhora não paga ao ex-jogador Andrei, em um processo trabalhista, que corre em Campinas (SP). O departamento jurídico do Bota avisou que não vai se pronunciar, mas que dará auxílio ao atleta e aguarda uma solução para o caso o quanto antes.

Como terceiro interessado, o Botafogo até tentou mudar a decisão do juiz Maurício Bearzotti de Souza, mas não teve atendido o seu pedido de reconsideração da determinação do cancelamento do registro de Bruno Pereira Mendes no BID da CBF. No entanto, o clube alvinegro conseguiu que uma audiência com todas as partes envolvidas fosse marcada para o dia 11 de janeiro de 2013.

Bruno Mendes dificilmente poderá jogar pelo Botafogo novamente até que se chegue a uma solução para a ação, já que o juiz informa na decisão que suas férias começam na próxima quarta-feira, dia 21, e não haverá expediente no foro até lá.
A decisão do juiz foi publicada no dia 14 de novembro. Dois dias antes, a CBF entrou em contato com o tribunal por e-mail para pedir esclarecimentos. Pela mesma via, a entidade foi informada de como deveria proceder e da multa diária de R$ 5 mil, caso não cumprisse a ordem judicial.

No documento, o juiz lembrou os últimos acontecimentos relacionados ao caso, como a renúncia do presidente do Guarani, Marcelo Mingone, e a entrevista na qual disse que não possuía conhecimento da penhora no momento da negociação, mas a manteve mesmo após o conhecimento do caso, porque "deu a palavra" e não poderia "voltar atrás". Na decisão, ele escreveu que o dirigente "desprezou a decisão judicial deliberadamente, sobressaltando a fraude".
]
bruno mendes bid botafogo (Foto: Reprodução)BID desta segunda-feira mostra rescisões do contrato de Bruno Mendes com Botafogo e Macaé e a reativação do compromisso com o Guarani  (Foto: Reprodução)

No processo iniciado em 2005, na 9ª Vara do Trabalho de Campinas, Andrei penhorou os direitos econômicos de Bruno Mendes, mas não recebeu qualquer montante relacionado à negociação com o grupo HAZ Sport Agency, no valor de R$ 7 milhões. O Guarani deveria ter depositado R$ 516.563,19 em favor do ex-zagueiro.
Apesar da penhora feita em julho deste ano, Bruno Mendes foi registrado pelo grupo com contrato até setembro de 2017 no Macaé. Então, o Botafogo acertou o seu empréstimo até dezembro de 2013. O jogador teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF no dia 21 de setembro. Nove dias antes, já havia uma decisão da Justiça na qual o Guarani era intimado a depositar o valor do processo.

Como proteção, o Botafogo conta com uma cláusula indenizatória desportiva durante o empréstimo, que vai até 2013, no valor de seis milhões de euros (R$ 15 milhões). Ou seja, se por qualquer motivo alheio ao clube carioca acontecer a rescisão do atual compromisso, esse valor deverá ser pago pelos donos de seus direitos. É o mesmo montante estabelecido para o percentual a que tem direito em caso de negociação. Se isso acontecer também durante o período, o clube teria direito a 25% do valor líquido.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/11/bruno-mendes-por-enquanto-nao-e-mais-jogador-do-botafogo.html